Imprimir Página | Fechar Janela

Puxar pelotão

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Fórum Principal
Descrição Fórum: Debate de assuntos gerais, independentes de modalidade.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=96250
Data da Impressão: 25 Abr 2024 as 04:09
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Puxar pelotão
Postado Por: Rai7
Assunto: Puxar pelotão
Data de Publicação: 19 Mar 2019 as 21:33
Pessoal, boa noite! Sempre gostei de pedalar só, além de que o pessoal é meio preguiçoso aqui para sair ( ). Estou pensando em organizar um pedal beneficente aqui na minha cidade, mas fico receosa em puxar pelotão.

Quais são as dicas que vocês poderiam dar? Já vi uma postagem que falava de dicas e etiqueta, mas era para seguir o pelotão e não puxar.



Respostas:
Postado Por: marp
Data de Publicação: 19 Mar 2019 as 23:19
O que o pessoal quer dizer de etiqueta de pelotão do fórum de estrada, é como se portar numa pegada mais competitiva, ritmo de corrida onde é muito fácil cometer gafes e essas gafes custam caro (muita gente caindo em cascata um atrás do outro) embora muitas das dicas ali são regras gerais pra passeios em grupo e vão funcionar muito bem em qualquer situação, então o estudo não foi em vão.

Pra um pedal beneficiente, você não precisa fazer nada especial em relação ao pedalar em si, a única dificuldade é organizar o evento e conseguir levar o pessoal, arrecadar as doações e apoio das instituições que você quer ajudar, talvez até entrar em contato com o pessoal da prefeitura da tua cidade pra ver se consegue algum apoio pra tua iniciativa. Seja uma tenda pras doações ou um pessoal do trânsito pra funcionar como batedor pro teu pedal. Divulgação também é absolutamente essencial e apenas postar nas redes sociais muitas vezes não resolve porque não "viraliza".

Pra abrir esse pedal, você pode andar na velocidade que quiser, normalmente entre 14 e 16km/h é uma velocidade boa pra esse tipo de pedal se o relevo for plano.
O termo pelotão costuma ser usado pro pessoal mais competitivo, em ritmo de corrida, a não ser que tu queira andar a 35km/h de média no pedal beneficiente hahahaha

Não sei como funciona na tua cidade, mas se não tiver nenhum grupo que organiza passeios semanalmente, (geralmente tem pelo menos um) recomendo ir pra uma capital próxima fazer um desses passeios pra aprender a dinâmica do grupo e como são organizados, daí você consegue aprender com esse grupo e trazer isso pra tua cidade.
Boa sorte na empreitada.


Postado Por: Leo Amaral
Data de Publicação: 19 Mar 2019 as 23:39
Você é de Fortaleza pelo que vi.

Como o colega aconselhou, o ideal é buscar um grupo de pedal experiente.

Se o passeio for na orla ou em uma avenida é bom contar com apoio da polícia.

O grupo abaixo organiza grandes eventos aqui em Brasília e podem ajudar. Entre no grupo e peça ajuda,. As coordenadoras vão aparecer e explicar:

https://www.facebook.com/groups/www.batombikersbrasilia.com.br/" rel="nofollow - https://www.facebook.com/groups/www.batombikersbrasilia.com.br/

-------------
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.


Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 19 Mar 2019 as 23:42
Além das dicas acima, primeiro passo é se enturmar...

Toda cidade, mesmo as pequenas, tem seus grupos de pedais... Troque uma idéia com os donos das Lojas de Bikes e eles vão saber quais grupos mais ativos... São nas lojas e grupos que será sua principal divulgação..

Depois é se enturmar com a prefeitura, escolas, instituições... É nela que vc vai atrair aquele público mais família, que também participam bastante destes eventos...

Conseguir apoio da prefeitura para fornecer um batedor, um ponto de água, distribuição frutas (banana, maçã, laranja, mixirica)... E tentar parceria com os donos de lojas para sortear alguns brindes...

Esses tipos de pedais não podem ser muito longos, cerca de 10 a 20 km no máximo... Lembre-se que esses pedais podem atrair crianças e pessoas que não pedalam com frequência...

Se é beneficente, tem que ter uma causa e algum tipo de arrecadar (leite, comida, etc)...

Pode começar com datas festivas, como pedal do dia das crianças ou de natal, distribuindo balas e doces para crianças... Aqui fica legal, que vc arrecada um pouco de saquinhos de doces, mas fala para os ciclistas levarem mais no dia...

Acho que é isso aí...

Boa sorte...



-------------
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 20 Mar 2019 as 00:08
Sua pergunta está muito mal formulada... Deixou a dúvida se é só o evento, ou tu quer ser o primeiro do pelotão...

É o caso de fazer qualquer evento... Precisa haver um fundo para marketing direto (redes sociais, cartazes...) e indireto (premiação ou brindes, por exemplo) que no caso, viria de algum patrocinador.

Em 12 anos trabalhando com isso, disparado o marketing é mais importante elo de um evento. Pode servir cerveja ruim, mas não pode errar no marketing.

Outro fator, é que algo BENEFICENTE, tem um certo ar de ser INCLUSIVO, apenas visando ser mais efetivo. Logo, é muito mais fácil fazer um passeio ciclístico que uma prova em si - que no fim pode não valer grande coisa. O que rola aqui, é usar trechos conhecidos, e deixar que cada um descida se vai pelo caminho peba, ciclista, ou galático.

Em todos esses casos, é convém que exista algum apoio médico, e isso gera custos - algumas vezes a prefeitura fornece parte disso, e cobra nos projetos de incentivo a cultura. Tão bem, como ter um seguro do investimento, ou coisa assim, não é má ideia! Não sei bem como funciona, mas seja realista: é um evento perigoso, e tu é responsável por ele e pelos participantes, mesmo que de forma indireta - essas clausulas são bem claras nas inscrições, ainda que pouca gente leia.
Logo um acidente e num caso mais extremo, uma morte, vai recair sobre teus ombros.

Fora isso, cabe a ti decidir os parâmetros pra seguir e os riscos a serem assumidos. Conhecidamente, tem os "rachões", que é cada um por si e salve-se quem puder... Sem estrutura de nenhum tipo algumas vezes, apenas contando com a sorte.

-------------
Sigam-me os bons
https://www.strava.com/athletes/12011746" rel="nofollow - Strava -
http://Instagram.com/ismah_cabelo" rel="nofollow - Instagram
Prost!


Postado Por: Rai7
Data de Publicação: 21 Mar 2019 as 22:02
A duvida era referente a puxar o pelotão mesmo.

Entretanto vocês acabaram em tocar em um assunto bem importante, esse da responsabilidade por alguém passar mal.

Muito obrigada pela contribuição!



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net