O quanto esses bikefits virtuais são confiáveis?
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Tópico: O quanto esses bikefits virtuais são confiáveis?
Postado Por: 90452
Assunto: O quanto esses bikefits virtuais são confiáveis?
Data de Publicação: 20 Fev 2019 as 10:39
Moçada, andei vendo uns bike fits virtuais por aí e uma coisa me chamou a atenção. Comparando esses dois:
http://www.nograu.com.br/bike-fit-no-grau/ http://www.mediafire.com/file/5xnxnyynzih/Biomechanicalcyclingv8english.zip (esse é um arquivo excel)
e até que foram bem "exatos" em algumas coisas (quadro, altura do banco), mas o No Grau me disse que a soma dos tamanhos do top tube e da mesa deveria dar um tamanho de 76,5 cm no total. Minha bike é quadro 19 (por minha escolha) e do jeito que ela está me atende muito bem (76 cavalo, 176 de altura, externo de 158, de braço 63 e de cotovelo 46 para testes nos dois sistemas de medidas). Pô, 76 cm de top+mesa numa bike de quadro 17? Na de 19 eu teria que usar um avanço de 120 mm (uso um de 80 mm com 7º de inclinação positiva) e com canote sem recuo. Fiz outros testes com medidas de amigos e amigas e os resultados do top tube + mesa deram resultados assim "hilários" (usando o No Grau).
Esse do No Grau não está meio furado não?
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Respostas:
Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 20 Fev 2019 as 11:01
Esses bike fit são apenas um norte a seguir, para não errar tão feio na compra da bike, depois somente com um bikefit presencial para ajeitar...
Eles não analisam o Reach, Stack, que variam de acordo com a geometria da bike, devido aos diferentes ângulos de Head Tube e Seat Tube, altura do Head Tube, recuo do selim, e proporções corporais próprias....
Nenhuma bike tem as mesmas proporções que a outra, assim como nenhum corpo é igual ao outro....
Esse do excel tem mais dados que o do Nograu, como a flexibilidade....
O mais completo, mas que requer mais atenção para tirar as medidas corretas, e depois para saber analisar os dados é este site:
https://www.competitivecyclist.com/Store/catalog/fitCalculatorBike.jsp" rel="nofollow - https://www.competitivecyclist.com/Store/catalog/fitCalculatorBike.jsp
------------- Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
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Postado Por: ghd
Data de Publicação: 20 Fev 2019 as 11:12
Como o Rafael disse, Bike fit virtual é somente pra dar uma noção e não errar feio na compra da bike, comprando uma bike "não ajustável" pro seu corpo.
Por isso que digo que o melhor deles é o do NoGrau. É simples, rápido e não deixa vc cometer esse erro.
Depois disso os ajustes finos só em um Bike fit presencial ou estudando mais do assunto e ir ajustando de acordo com seu corpo e demais indicações das ferramentas disponíveis.
------------- https://www.strava.com/athletes/18579736" rel="nofollow - https://www.strava.com/athletes/18579736
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Postado Por: 90452
Data de Publicação: 20 Fev 2019 as 11:46
É, eu sei disso (de ser uma base para a compra de uma bike), mas caramba...
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Postado Por: ghd
Data de Publicação: 20 Fev 2019 as 11:49
Só pra efeito comparação, a medida de top tube + mesa que o nograu me dá como ideal é menor do que a minha bike tamanho 17 veio originalmente.
------------- https://www.strava.com/athletes/18579736" rel="nofollow - https://www.strava.com/athletes/18579736
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Postado Por: ThiagoZnL
Data de Publicação: 20 Fev 2019 as 13:21
ghd escreveu:
Só pra efeito comparação, a medida de top tube + mesa que o nograu me dá como ideal é menor do que a minha bike tamanho 17 veio originalmente. |
Qual sua altura? Pq o toptube da fsi carbon 5 no tamanho 17 é de 60cm + mesa de que? 90?
Pq eu tenho 1,90 e o toptube + mesa pra mim da 70cm, a não ser que eu esteja medindo o braço de força errada ( oque acho dificil)
Falando sobre BIKEFIT... sei la, se for pra pagar teria que ser um lugar muito bom, maioria faz de qualquer jeito. Amigo meu pagou 250 reais e pagou pra trocar a mesa também! Mas aí esses dias fui pedalar com ele e vi que o selim dele tava muito baixo. 250 reais e não ajeitaram nem o selim?
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Postado Por: ghd
Data de Publicação: 20 Fev 2019 as 13:25
1,73m 86cm de cavalo
Mesa original era 70 ou 80mm. Hoje uso uma de 60mm. Mas como troquei o guidão por um com menos backsweep perdi 1cm de distância que queria encurtar, não ficou curto como queria (bikefit virtual tb não leva isso em conta).
------------- https://www.strava.com/athletes/18579736" rel="nofollow - https://www.strava.com/athletes/18579736
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Postado Por: BR040
Data de Publicação: 20 Fev 2019 as 13:32
O complemento do bikefit é no pedal, leva o jogo compacto de ferramentas e vai sentindo os ajustes, o selim cede uns milímetros, o pneu traseiro abaula outros milímetros e o movimento da suspensão, em um pedal longo a mesa, selim, guidão, etc, acusa se estão no jeito e qualidade, assim eu acho, o bikefit presencial que eu fiz não resolveu...
------------- se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás
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Postado Por: Fabio.dmn
Data de Publicação: 20 Fev 2019 as 13:49
Nunca fiz BikeFit, sou uma pessoa muito atenta ao meu corpo e sempre fiz as correções conforme sentia a necessidade, claro que observando alguns detalhes básicos como posicionamento do corpo sentado em relação ao pedal, ângulo do corpo referente ao guidão e no meio do pedal, quando algo começa a incomodar e doer com uma ferramenta já faço uma correção pontual ou alteração de equipamento até chegar no ponto de conforto e desempenho.
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Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 20 Fev 2019 as 14:02
Virtual para mim é tão útil (ou inútil) quanto o presencial. Como já disse várias vezes aqui, isso não é ciência exata. E só confiaria no dia que visse uma seção de bikefit com dinamômetro e túnel de vento (caso de bikes de triatlo e speed). Enquanto isso, é tudo muito achismo e serve só para não comprarmos uma bike muito grande ou muito pequena.
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Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 20 Fev 2019 as 14:21
Há um outro detalhe que já havia observado: temos uma tendência a mesas curtas... Seja por influência, ou seja por hábito, nossos amigos gringos, usam mesas generosamente mais longas... Talvez por influência do ciclismo de estrada...
Pessoalmente, me senti bem surpreso quando o Henrique do PQP, usou uma mesa de 100 mm. No meu caso, já seria uma de quase 140 mm, para ficar proporcional a ele. Evidentemente, isso não funciona, já que temos um biotipo diferente. Outro relato, mais técnico, é que o Samuca trocou a mesa de um assessorado por uma maior. O argumento de que isso traria maior aerodinâmica, e ele era flexível o suficiente para isso. Desta feita, tiro a conclusão de que o limite é muito mais determinado pela flexibilidade, que por qualquer outra coisa...
------------- Sigam-me os bons https://www.strava.com/athletes/12011746" rel="nofollow - Strava - http://Instagram.com/ismah_cabelo" rel="nofollow - Instagram Prost!
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Postado Por: ThiagoZnL
Data de Publicação: 20 Fev 2019 as 14:22
ghd escreveu:
1,73m 86cm de cavalo
Mesa original era 70 ou 80mm. Hoje uso uma de 60mm. Mas como troquei o guidão por um com menos backsweep perdi 1cm de distância que queria encurtar, não ficou curto como queria (bikefit virtual tb não leva isso em conta). |
Isso que eu tava em duvida.
Tipo, meu indicado é cerca de 70cm+-. Porém meu guidão é um specialized com 8 ou 9º graus de backsweep o que joga acho que uns 4cm pra trás da minha mesa que é de 110mm
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Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 20 Fev 2019 as 14:26
Ismah/Cabelo escreveu:
Há um outro detalhe que já havia observado: temos uma tendência a mesas curtas... Seja por influência, ou seja por hábito, nossos amigos gringos, usam mesas generosamente mais longas... Talvez por influência do ciclismo de estrada...
Pessoalmente, me senti bem surpreso quando o Henrique do PQP, usou uma mesa de 100 mm. No meu caso, já seria uma de quase 140 mm, para ficar proporcional a ele. Evidentemente, isso não funciona, já que temos um biotipo diferente. Outro relato, mais técnico, é que o Samuca trocou a mesa de um assessorado por uma maior. O argumento de que isso traria maior aerodinâmica, e ele era flexível o suficiente para isso. Desta feita, tiro a conclusão de que o limite é muito mais determinado pela flexibilidade, que por qualquer outra coisa...
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Eu já acho o contrário. Acho que existe uma tendência muito louca por mesas longas. Flexibilidade é ponto chave. Mas depende do curso e do tipo de bike. Nada adianta um MTBiker com uma super flexibilidade usar uma posição aerodinâmica em detrimento do torque numa prova de MTB.
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Postado Por: TGTECH
Data de Publicação: 20 Fev 2019 as 15:33
Eu fiz bikefit presencial na sexta da semana passada. No sábado fiz 62 km de MTB com muito mais conforto que antes. Ja na segunda fiz uma volta que normalmente fazia em 70 minutos, agora em 59minutos (peguei 2 KOM). Pra mim mudou muito.
Ele corrigiu principalmente a altura do banco (pedalava com banco muito alto), distancia do banco ao guidão, que aumentou 40mm, ajustou a posição do taco da sapatilha e recomendou cortar o guidão 50mm de cada lado (isso não fiz e nao vou fazer).
------------- MTB - Sense Carbon Gravel - Enduravox GR Road - Hypervox
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Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 20 Fev 2019 as 15:41
TGTECH escreveu:
Eu fiz bikefit presencial na sexta da semana passada. No sábado fiz 62 km de MTB com muito mais conforto que antes. Ja na segunda fiz uma volta que normalmente fazia em 70 minutos, agora em 59minutos (peguei 2 KOM). Pra mim mudou muito.
Ele corrigiu principalmente a altura do banco (pedalava com banco muito alto), distancia do banco ao guidão, que aumentou 40mm, ajustou a posição do taco da sapatilha e recomendou cortar o guidão 50mm de cada lado (isso não fiz e nao vou fazer). |
Esse valeu a pena então. 20% de diferença no tempo. Não sei como era antes, mas um leigo imaginaria que você estava até torto na bike antes do bikefit.
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Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 20 Fev 2019 as 15:42
TGTECH escreveu:
recomendou cortar o guidão 50mm de cada lado (isso não fiz e nao vou fazer).
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Isso eu não faria nunca. Se fizer vai se arrepender.
Agora uma curiosidade minha. Esse bikefit te filmou de frente para entrar no mérito da largura do guidão, pois ele teria que trabalhar com o terceiro eixo para isso? A largura influi no alcance como um todo e ele poderia indicar uma mesa menor em vez de diminuir o guidão. A não ser que a sua envergadura de cotovelo à cotovelo fosse muito pequena igual uma criança que não deve ser o caso. E deduzo ainda que seu guidão seja entre 680mm e 740mm.
Sei lá, as vezes tenho a impressão que se fosse possível você voltar nesse mesmo bikefitter sem que ele lhe reconhecesse, o mesmo ia achar outras coisas para mudar só para dizer que fez algo. Tipo frentista que sempre quer colocar 1/2 litro de óleo no motor de qualquer carro, mesmo que o carro tenha acabado de sair de uma troca de óleo em outro lugar. Ou mesmo um "oculista" de ótica que sempre vai querer te vender um óculos. Aliás, o que bikefitter mais gosta é de trocar mesa, já que eles tem várias para vender.
"O Bike Fitting é um ajuste da geometria de uma bicicleta a um indivíduo com o objetivo de aumentar a eficiência mecânica, o conforto e, ao mesmo tempo, reduzir o risco de ocorrência de lesões"
No trecho acima retirado de um site se vê o absurdo já que eficiência mecânica (no caso potência) nem sempre consegue ser atingido com conforto. São 2 situações antagônicas.
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Postado Por: miniic
Data de Publicação: 20 Fev 2019 as 17:09
É comum deixar o selim apontando para baixo para aumentar o desempenho, o que certamente diminui o conforto.
Fabio escreveu:
"O Bike Fitting é um ajuste da geometria de uma bicicleta a um indivíduo com o objetivo de aumentar a eficiência mecânica, o conforto e, ao mesmo tempo, reduzir o risco de ocorrência de lesões"
No trecho acima retirado de um site se vê o absurdo já que eficiência mecânica (no caso potência) nem sempre consegue ser atingido com conforto. São 2 situações antagônicas.
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Postado Por: TGTECH
Data de Publicação: 20 Fev 2019 as 17:10
Fabio escreveu:
TGTECH escreveu:
Eu fiz bikefit presencial na sexta da semana passada. No sábado fiz 62 km de MTB com muito mais conforto que antes. Ja na segunda fiz uma volta que normalmente fazia em 70 minutos, agora em 59minutos (peguei 2 KOM). Pra mim mudou muito.
Ele corrigiu principalmente a altura do banco (pedalava com banco muito alto), distancia do banco ao guidão, que aumentou 40mm, ajustou a posição do taco da sapatilha e recomendou cortar o guidão 50mm de cada lado (isso não fiz e nao vou fazer). |
Esse valeu a pena então. 20% de diferença no tempo. Não sei como era antes, mas um leigo imaginaria que você estava até torto na bike antes do bikefit. |
Eu sou amador, então os ganhos sempre são em percentuais maiores que os profissionais do pedal. Mas entra neste 20% o fator psicológico. Eu gostei do resultado.
Quanto a filmagem não foi feito. Ele não é um profissional dedicado somente ao tema ciclismo. O estudo da engenharia do movimento foi feito em seu doutorado, voltado para o ciclismo como auxilio de recuperação de lesionados e deficientes motores . Ele trabalha pouco com isso, não divulga seu trabalho (bikefit). Sua clinica de fisioterapia está mais voltada para recuperação motora de pessoas com deficiências temporárias ou permanentes.
------------- MTB - Sense Carbon Gravel - Enduravox GR Road - Hypervox
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Postado Por: 90452
Data de Publicação: 20 Fev 2019 as 18:22
No meu caso eu deixo o banco levemente apontado para cima, pra diminuir a carga nas mãos e nos braços, já que se eu deixar o banco mais pra baixo ou mesmo na horizontal sou projetado para a frente da bike.
miniic escreveu:
É comum deixar o selim apontando para baixo para aumentar o desempenho, o que certamente diminui o conforto.
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Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 20 Fev 2019 as 18:26
sidserra escreveu:
No meu caso eu deixo o banco levemente apontado para cima, pra diminuir a carga nas mãos e nos braços, já que se eu deixar o banco mais pra baixo ou mesmo na horizontal sou projetado para a frente da bike.
miniic escreveu:
É comum deixar o selim apontando para baixo para aumentar o desempenho, o que certamente diminui o conforto.
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Uma vez quando era garoto peguei uma Caloi 12 assim para andar. Loucura. Medo de machucar o períneo.
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Postado Por: miniic
Data de Publicação: 20 Fev 2019 as 18:29
Teu selin é vazado?
sidserra escreveu:
No meu caso eu deixo o banco levemente apontado para cima, pra diminuir a carga nas mãos e nos braços, já que se eu deixar o banco mais pra baixo ou mesmo na horizontal sou projetado para a frente da bike.
miniic escreveu:
É comum deixar o selim apontando para baixo para aumentar o desempenho, o que certamente diminui o conforto.
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Postado Por: 90452
Data de Publicação: 20 Fev 2019 as 22:41
É, uso um Venzo TX e outro VX...
miniic escreveu:
Teu selin é vazado?
sidserra escreveu:
No meu caso eu deixo o banco levemente apontado para cima, pra diminuir a carga nas mãos e nos braços, já que se eu deixar o banco mais pra baixo ou mesmo na horizontal sou projetado para a frente da bike.
miniic escreveu:
É comum deixar o selim apontando para baixo para aumentar o desempenho, o que certamente diminui o conforto.
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Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 21 Fev 2019 as 03:59
Da ótica esportiva... Na prática, quase nunca se está sentado em descida. Logo, faz todo sentido apontar a frente levemente para baixo, já que é na subida que está o maior tempo sentado... No plano, é mais um senta e levanta...
Fabio escreveu:
Eu já acho o contrário. Acho que existe uma tendência muito louca por mesas longas. Flexibilidade é ponto chave. Mas depende co curso e do tipo de bike. Nada adianta um MTBiker com uma super flexibilidade usar uma posição aerodinâmico em detrimento do torque numa prova de MTB.
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É possível, já que não posso aplicar o que observo no meu círculo, como estatística...
------------- Sigam-me os bons https://www.strava.com/athletes/12011746" rel="nofollow - Strava - http://Instagram.com/ismah_cabelo" rel="nofollow - Instagram Prost!
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Postado Por: BR040
Data de Publicação: 21 Fev 2019 as 06:21
Se o selim não estiver plano vai forçar os braços, mãos e punhos, pois o corpo ficará deslizando pra trás ou pra frente com mais intensidade nas inclinações do terreno
------------- se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás
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Postado Por: am.araujo
Data de Publicação: 21 Fev 2019 as 06:42
Não sei na terra, mas pedalando no asfalto a gente passa muito tempo sentado, e parece mesmo que quando vc pedala muito agressivo os solavancos das imperfeições do asfalto te joga pra frente. Quando eu deixo o selim totalmente plano, fico o tempo todo ajustando minha posição, parece que eu to sempre indo na direção do bico do selim. Logo eu deixo levemente inclinado pra trás, só o suficiente pra ficar estável mesmo no asfalto ruim, mas interessante que na estradeira eu tenho um fizik gobi e esse eu deixo plano, ele é bem flexível e quando eu sento parece que ele se molda, não tenho problemas com ele.
Mas isso eu acho bem pessoal, depende da forma como o sujeito pedala, do tipo de terreno, eu costumo seguir meu feeling, se não tiver indo e voltando no selim é por que tá ok.
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Postado Por: miniic
Data de Publicação: 21 Fev 2019 as 07:19
Selim plano assim como o KOPS devem ser pontos de partida... Se está sentindo braço ou períneo pode-se fazer ajustes de poucos mm / graus para tentar corrigir. Se mesmo assim não funcionar, aí o selin não casou com o ciclista.
BR040 escreveu:
Se o selim não estiver plano vai forçar os braços, mãos e punhos, pois o corpo ficará deslizando pra trás ou pra frente com mais intensidade nas inclinações do terreno |
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Postado Por: ghd
Data de Publicação: 21 Fev 2019 as 08:21
Ismah/Cabelo escreveu:
Da ótica esportiva... Na prática, quase nunca se está sentado em descida. Logo, faz todo sentido apontar a frente levemente para baixo, já que é na subida que está o maior tempo sentado... No plano, é mais um senta e levanta...
Fabio escreveu:
Eu já acho o contrário. Acho que existe uma tendência muito louca por mesas longas. Flexibilidade é ponto chave. Mas depende co curso e do tipo de bike. Nada adianta um MTBiker com uma super flexibilidade usar uma posição aerodinâmico em detrimento do torque numa prova de MTB.
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É possível, já que não posso aplicar o que observo no meu círculo, como estatística... |
Acho que isso faz sentido. Existe algum documento ou relato de profissionais de bike fit confirmando isso?
------------- https://www.strava.com/athletes/18579736" rel="nofollow - https://www.strava.com/athletes/18579736
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Postado Por: 90452
Data de Publicação: 21 Fev 2019 as 08:38
Então, Ismah, essa do banco depende da pessoa em cima da bike e do "momento". Quem faz grau na bike ou "brinca" de BMX normalmente usa o banco apontado para cima, pois isso facilita as manobras; os bunda-mole (numa concordância plural bem ruim, hehehe) como eu que andam 80% em plano/asfalto, no meu caso o banco levemente levantado diminui o efeito "pra frente" mesmo sentado praticamente o tempo todo no banco. Mas é bem sutil essa elevação, usando-se um programa de "nível de bolha", a pontinha da bolha que fica fora do nível central é de uns 2-3 mm...
Ismah/Cabelo escreveu:
Da ótica esportiva... Na prática, quase nunca se está sentado em descida. Logo, faz todo sentido apontar a frente levemente para baixo, já que é na subida que está o maior tempo sentado... No plano, é mais um senta e levanta...
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Postado Por: am.araujo
Data de Publicação: 21 Fev 2019 as 10:44
Tem um programa no celular que ajuda a ajustar o selim, é ótimo.
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Postado Por: BR040
Data de Publicação: 21 Fev 2019 as 11:02
am.araujo escreveu:
Tem um programa no celular que ajuda a ajustar o selim, é ótimo.
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olá amigo, qual programa é esse? eu tenho o nivel de bolha para deixar o selim plano, não conheço outro.
------------- se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás
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Postado Por: Pierrex
Data de Publicação: 21 Fev 2019 as 11:15
no meu caso (80% mtb) ajusto o selim paralelo ao solo. sentia uma tendência a deslizar para a frente e isso só parou de acontecer após um bikefit presencial. o selim estava muito para trás. após o ajuste minha sensação é que a pedalada me empurra contra o selim, que continua plano. no dia o profissional que fez o fit me disse que dois graus pra cima ou para baixo são perfeitamente admissíveis, dentro do que se pode chamar de preferência pessoal.
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Postado Por: zoda
Data de Publicação: 21 Fev 2019 as 11:54
am.araujo escreveu:
Tem um programa no celular que ajuda a ajustar o selim, é ótimo.
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Se puder passar o nome desse programa, agradeço.
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Postado Por: ThiagoZnL
Data de Publicação: 21 Fev 2019 as 13:27
zoda escreveu:
am.araujo escreveu:
Tem um programa no celular que ajuda a ajustar o selim, é ótimo.
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Se puder passar o nome desse programa, agradeço. |
numa rápida pesquisa no google achei este:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.saddl&hl=pt_BR&showAllReviews=true" rel="nofollow - https://play.google.com/store/apps/details?id=com.saddl&hl=pt_BR&showAllReviews=true
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Postado Por: zoda
Data de Publicação: 21 Fev 2019 as 13:44
ThiagoZnL escreveu:
zoda escreveu:
am.araujo escreveu:
Tem um programa no celular que ajuda a ajustar o selim, é ótimo.
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Se puder passar o nome desse programa, agradeço. |
numa rápida pesquisa no google achei este:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.saddl&hl=pt_BR&showAllReviews=true" rel="nofollow - https://play.google.com/store/apps/details?id=com.saddl&hl=pt_BR&showAllReviews=true
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Muito obrigado
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Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 22 Fev 2019 as 02:18
ghd escreveu:
Acho que isso faz sentido. Existe algum documento ou relato de profissionais de bike fit confirmando isso? |
Eu vi em alguma entrevista escrita, acho que no GMBN... Mas realmente não tenho ideia de qual era. Sei que estava no dilema: no passo da "castanha", ou o selim apontava um pouco para cima, ou um pouco para baixo e cheguei nesse texto..
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Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 22 Fev 2019 as 02:30
sidserra escreveu:
Então, Ismah, essa do banco depende da pessoa em cima da bike e do "momento". Quem faz grau na bike ou "brinca" de BMX normalmente usa o banco apontado para cima, pois isso facilita as manobras; os bunda-mole (numa concordância plural bem ruim, hehehe) como eu que andam 80% em plano/asfalto, no meu caso o banco levemente levantado diminui o efeito "pra frente" mesmo sentado praticamente o tempo todo no banco. Mas é bem sutil essa elevação, usando-se um programa de "nível de bolha", a pontinha da bolha que fica fora do nível central é de uns 2-3 mm... |
Então Sid... Eu falei da ótica esportiva, aka XC* mais puro possível... O que não é o seu caso, e nem de quem "brinca de BMX"...
* Pensando pela ótica que cito, no XCM faz sentido uma posição mais neutra, com selim mais plano. Enquanto no XCE, XCO e XCC, faz sentido a posição mais agressiva... Até acredito que acabem eliminando o selim algum dia, porque os cabrones não sentam nunca...
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Postado Por: 90452
Data de Publicação: 22 Fev 2019 as 08:26
Se isso acontecer vai ser engraçado os caras procurarem o banco e o "crú" deles dar de cara com o buraquinho de colocar o canote, hehehehehehe...
Ismah/Cabelo escreveu:
Até acredito que acabem eliminando o selim algum dia, porque os cabrones não sentam nunca... |
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Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 22 Fev 2019 as 13:30
Desde que conheço o pessoal do trial, eles não usam selim, e ninguém acertou o "cru" em nada...
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Postado Por: 90452
Data de Publicação: 22 Fev 2019 as 13:56
Foi gozação, Ismah, gozação...
Ismah/Cabelo escreveu:
Desde que conheço o pessoal do trial, eles não usam selim, e ninguém acertou o "cru" em nada... |
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Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 22 Fev 2019 as 13:57
Na década de 90 teve uma BMX sem selim e canote com o freio a disco traseiro Pro Stop, aquele da Mountain Cycles, que era hidráulico, mas usava cabos, porque na época os manetes da Shimano eram grudados nos Rapid Fire. Depois eu comecei a questionar por que as DH tinham. Mas depois que comecei a usar dropper eu entendi, pois no começo eu achava falta do selim quando abaixava e tive que me acostumar. O negócio é que a gente seguro o selim no meio dos joelhos para ajudar a controlar a bike. A ideia do dropper da Specialized é essa, deixar a ponta mais alta para prender com os joelhos e a traseira mais baixa para facilitar os movimentos.
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Postado Por: Jaozeiro
Data de Publicação: 23 Dez 2019 as 19:00
Coloquei no Google "Effective Tob Tube Lenght" e em nenhum site gringo a medida do top tube efetivo considera a mesa (avanço).
Mas aqui fala-se o contrário, que ao top tube efetivo tem que ser adicionada a medida do avanço.
Inclusive estou lendo um site em que diz que o avanço é uma das partes para você justamente ajustar o quão esticado você fica na bike. Ou seja, pra eles é normal trocar a mesa em função de você ficar melhor na bike.
Diferente daqui, onde li vários e vários posts dizendo que se o quadro tá um pouco maior ou menor, não se deve mexer na mesa, e sim trocar de bike.
Isso soa totalmente absurdo. Fosse assim não seria possível ajustes finos para pessoas de medidas diferentes mas que no bikefit concordam com o mesmo tamanho de quadro. Ou então teria que haver infinitas medidas de top tube para o mesmo quadro, para atender milimetricamente todas as dimensões físicas existentes de ciclistas, o que é um absurdo maior ainda.
BikeFit é uma das coisas mais mal esclarecidas no ciclismo. Pelo menos por aqui.
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Postado Por: misera
Data de Publicação: 23 Dez 2019 as 23:50
Não me lembro de ter visto esse tipo de recomendação por aqui não.
O que o povo diz aqui é pra não pegar um quadro muito longe do recomendado porque apesar de poder fazer alguns ajustes na bike isso é limitado e se vc comprar um quadro muito fora da sua medida vai ser difícil a bike ficar boa mesmo trocando mesa guidão canote pedivela.
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Postado Por: leao
Data de Publicação: 24 Dez 2019 as 09:28
Uma coisa que considero muito importante e que não é feito em bike fit virtual (até porque não dá), mas tem vários sites que ensinam como fazer é a posição do taquinho na sapatilha. Eu quase ferrei o meu joelho de verdade, cheguei até a parar de pedalar por isso, e depois que fiz um fit real aqui na cidade (simples, mas me ajudou bastante) resolveu meu problema com isso. Tá certo que era um pouco de burrice minha ter colocado o taquinho errado, mas faz bastante diferença.
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Postado Por: Jaozeiro
Data de Publicação: 24 Dez 2019 as 09:51
misera escreveu:
Não me lembro de ter visto esse tipo de recomendação por aqui não.
O que o povo diz aqui é pra não pegar um quadro muito longe do recomendado porque apesar de poder fazer alguns ajustes na bike isso é limitado e se vc comprar um quadro muito fora da sua medida vai ser difícil a bike ficar boa mesmo trocando mesa guidão canote pedivela. |
Tem um tópico em que a pessoa diz que a bike que comprou tem top tube 5 cm a mais do que o bike fit dele. Ele diz que tem sentido algumas dores e pergunta o que pode ser feito.
As opiniões são quase unânimes, que 5 centímetros é um exagero, que não tem salvação, que não pode usar mesa mais curta pra corrigir (mas no mesmo tópico dizem que pode usar mesa mais longa pra corrigir top tube curto (????)) e que ele tem que trocar de quadro urgente.
Ele dizia estar sentindo dores no pescoço apenas. Em momento algum perguntam qual o estilo de pedalada dele, o tempo em que ele pedala, o que ele pode estar fazendo de certo ou errado, nem perguntam coml esse bike fit foi feito, quais medidas foram tiradas, qual o peso dele, sua flexibilidade. Simplesmente condenam o quadro porque 5 centímetros é um caso absurdo irremediável e que com certeza é esse o problema.
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Postado Por: leao
Data de Publicação: 24 Dez 2019 as 10:36
Jaozeiro escreveu:
misera escreveu:
Não me lembro de ter visto esse tipo de recomendação por aqui não.
O que o povo diz aqui é pra não pegar um quadro muito longe do recomendado porque apesar de poder fazer alguns ajustes na bike isso é limitado e se vc comprar um quadro muito fora da sua medida vai ser difícil a bike ficar boa mesmo trocando mesa guidão canote pedivela. |
Tem um tópico em que a pessoa diz que a bike que comprou tem top tube 5 cm a mais do que o bike fit dele. Ele diz que tem sentido algumas dores e pergunta o que pode ser feito.
As opiniões são quase unânimes, que 5 centímetros é um exagero, que não tem salvação, que não pode usar mesa mais curta pra corrigir (mas no mesmo tópico dizem que pode usar mesa mais longa pra corrigir top tube curto (????)) e que ele tem que trocar de quadro urgente.
Ele dizia estar sentindo dores no pescoço apenas. Em momento algum perguntam qual o estilo de pedalada dele, o tempo em que ele pedala, o que ele pode estar fazendo de certo ou errado, nem perguntam coml esse bike fit foi feito, quais medidas foram tiradas, qual o peso dele, sua flexibilidade. Simplesmente condenam o quadro porque 5 centímetros é um caso absurdo irremediável e que com certeza é esse o problema.
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5 cm realmente é muita coisa se tratando do comprimento do toptube. É só olhar os tamanhos de top tube de uma bike qualquer, nos tamanhos S, M, L, XL. Vai ver que a difrença é bem pequena entre eles.
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Postado Por: Jaozeiro
Data de Publicação: 24 Dez 2019 as 10:42
E qual o problema em encurtar a mesa? Lá fora não consideram a mesa no top tube efetivo e mudam esse componente a gosto.
Aqui não pode encurtar pra encaixar o fit?
Qual é a única explicação pra isso acontecer aqui?
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Postado Por: leao
Data de Publicação: 24 Dez 2019 as 11:02
Jaozeiro escreveu:
E qual o problema em encurtar a mesa? Lá fora não consideram a mesa no top tube efetivo e mudam esse componente a gosto.
Aqui não pode encurtar pra encaixar o fit?
Qual é a única explicação pra isso acontecer aqui?
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Então, se o quadro tem 5cm a mais de top tube que o recomenado para o ciclista, nitidamente não é o tamanho adequado para essa pessoa. Se encurtar a mesa, digamos, esses 5cm, vai ficar com a medida da distância entre o selim e o guidão correta (isso se a mesa original for longa o suficiente para permitir troca-lá por uma 5cm menor, pois tem bikes hoje com mesa original de 60mm). Mas e o restante das medidas quadro ? O canote dá para ajustar, beleza, mas e altura total do quadro em relação ao solo ? E também tem outras medidas e como vai ficar a dirigibilidade depois disso.
É igual você usar uma calça número 40 e pegar uma 56 e colocar um cinto. Vai ficar bom ? Não.
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Postado Por: Jaozeiro
Data de Publicação: 24 Dez 2019 as 11:33
leao escreveu:
Jaozeiro escreveu:
E qual o problema em encurtar a mesa? Lá fora não consideram a mesa no top tube efetivo e mudam esse componente a gosto.
Aqui não pode encurtar pra encaixar o fit?
Qual é a única explicação pra isso acontecer aqui?
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<span style="white-space:pre"> </span>Então, se o quadro tem 5cm a mais de top tube que o recomenado para o ciclista, nitidamente não é o tamanho adequado para essa pessoa. Se encurtar a mesa, digamos, esses 5cm, vai ficar com a medida da distância entre o selim e o guidão correta (isso se a mesa original for longa o suficiente para permitir troca-lá por uma 5cm menor, pois tem bikes hoje com mesa original de 60mm). <span style="white-space:pre"> </span>Mas e o restante das medidas quadro ? O canote dá para ajustar, beleza, mas e altura total do quadro em relação ao solo ? E também tem outras medidas e como vai ficar a dirigibilidade depois disso. |
A mesa dele era 100mm. Com a mesa mais curta ele ajusta a medida correta entre selim e guidão (como você mesmo disse). A medida do Seat Tube praticamente não interessa pra esse propósito, ninguém se guia por essa medida pra mensurar um quadro no bike fit, já que se ajusta com a altura do canote (que você também concorda).
Temos então duas importantíssimas medidas ajustadas sem precisar trocar de quadro, que você mesmo concordou.
E então? O que mais tá crítico que a pessoa precisa trocar o quadro da bike porque algum fit que ela fez tá dizendo que tem 5 centímetros errados?
Novamente a pergunta: a turma lá fora troca mesa a gosto, desconsiderando essa medida no Effective Tob Tube Lenght. Por que aqui é esse escândalo quando falam em encurtar a mesa?
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Postado Por: leao
Data de Publicação: 24 Dez 2019 as 11:57
Jaozeiro escreveu:
leao escreveu:
Jaozeiro escreveu:
E qual o problema em encurtar a mesa? Lá fora não consideram a mesa no top tube efetivo e mudam esse componente a gosto.
Aqui não pode encurtar pra encaixar o fit?
Qual é a única explicação pra isso acontecer aqui?
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<span style="white-space:pre"> </span>Então, se o quadro tem 5cm a mais de top tube que o recomenado para o ciclista, nitidamente não é o tamanho adequado para essa pessoa. Se encurtar a mesa, digamos, esses 5cm, vai ficar com a medida da distância entre o selim e o guidão correta (isso se a mesa original for longa o suficiente para permitir troca-lá por uma 5cm menor, pois tem bikes hoje com mesa original de 60mm). <span style="white-space:pre"> </span>Mas e o restante das medidas quadro ? O canote dá para ajustar, beleza, mas e altura total do quadro em relação ao solo ? E também tem outras medidas e como vai ficar a dirigibilidade depois disso. |
A mesa dele era 100mm. Com a mesa mais curta ele ajusta a medida correta entre selim e guidão (como você mesmo disse). A medida do Seat Tube praticamente não interessa pra esse propósito, ninguém se guia por essa medida pra mensurar um quadro no bike fit, já que se ajusta com a altura do canote (que você também concorda).
Temos então duas importantíssimas medidas ajustadas sem precisar trocar de quadro, que você mesmo concordou.
E então? O que mais tá crítico que a pessoa precisa trocar o quadro da bike porque algum fit que ela fez tá dizendo que tem 5 centímetros errados?
Novamente a pergunta: a turma lá fora troca mesa a gosto, desconsiderando essa medida no Effective Tob Tube Lenght. Por que aqui é esse escândalo quando falam em encurtar a mesa? |
Altura do quadro em relação ao solo, comprimento total da bike, entre eixos.
O uso da bike é tranporte, na cidade, 1 hora pedalando. É um caso, daria para usar de boa um quadro maior ajustado para a pessoa.
O uso da bike é trilhas, singles, trechos técnicos travados, etc. É outro caso que vai fazer muita diferença o tamanho do quadro.
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Postado Por: misera
Data de Publicação: 24 Dez 2019 as 14:33
Não sei de que escândalo vc ta falando , seria melhor postar todos esses exemplos.
Quase todo mundo que eu vejo aqui usa mesa super curta hj em dia.
Vale lembrar que mesa curta vc acha uma maior nem sempre , se vc compra uma bike pequena com avanço de 80 e vc precisa de mais 5 cm como no exemplo que vc deu falando que 5 cm não é nada vai ser bem difícil achar uma mesa de 130 mm.
Mais vc tem que ser mais específico , dizer "ah porque eu vi um posto onde UM cara falou isso e OUTRO veio e falou aquilo" não quer dizer muita coisa pra condenar todo mundo como vc fez.
Poste todos os exemplos que vc achou que devem ser muitos pelo que vc disse lá em cima tenho certeza que vai ser fácil ja que são a amioria.
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Postado Por: misera
Data de Publicação: 24 Dez 2019 as 14:47
Inclusive já que vc fomentou essa discussão seria bom vc dizer qual é o método correto de se medir uma bike já que aqui ta todo mundo errado e vc tá antenado nos métodos gringos revolucionários.
Compartilhe a informação.
O que eles usam lá fora agora pra medir ao inves de ett ? Seria o reach ? stack ?
Ou lá fora a pessoa simplesmente compra a primeira bike que vê pela frente e depois troca a mesa pra consertar tudo ?
Hello , i bought this 16inch wheel bike and i need a 250mm steam please
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Postado Por: dimas2dimas
Data de Publicação: 24 Dez 2019 as 15:11
Olha colega, 5cm num quasro de estrada é inviável devido ao fato de um avanço de downhill de 50mm quando utilizado com um guidão pequeno de 400mm deixar a direçao muito instável e arisca.
Eu, por exemplo, tenho 1,67m e utilizo quasro com toptube de 52 cm e avanço de 90mm. Um quadro de 57cm seria inviável, o headtube seria muito alto e altura do selim talvez ficasse abaixo do guidao e eu teria então uma speed allmountain.
O melhor bike fit virtual é o do competitivecyclist.com que além das medidas dos quadro dispõe ainda das medidas de avanço recomendadas, com uma tolerância de quase 2cm para maior ou menor, um compensando o outro.
Faz o fit do competiyivecyclist e pista o resultado pra gente discutir o fit baseado em algo sério.
Agora se você comprou uma bike enorme e quer compensar com uma mesa minúscula, vai simplesmente perder rendimento e culpar o pseudo fit corrigido eternamente.
Comprei uma MTB outro dia, com geometria mais moderna, headtube com 69.8 graus e suspensao com 51mm offset que leva a roda lá pra frente. Utilizo um avanco de 70mm original da bike e a mesma é totalmente na mão devido ao enorme guidão de 750mm. Para cada aplicacao há diferenças.
------------- Dimas C. Prado
https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas
https://www.strava.com/athletes/11470031
https://www.instagram.com/dimas2dimas/
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Postado Por: Jaozeiro
Data de Publicação: 24 Dez 2019 as 15:12
misera escreveu:
Vale lembrar que mesa curta vc acha uma maior nem sempre , se vc compra uma bike pequena com avanço de 80 e vc precisa de mais 5 cm como no exemplo que vc deu falando que 5 cm não é nada vai ser bem difícil achar uma mesa de 130 mm. |
Prestou atenção que eu disse que no caso da pessoa ele queria encurtar é não alongar?
misera escreveu:
Mais vc tem que ser mais específico , dizer "ah porque eu vi um posto onde UM cara falou isso e OUTRO veio e falou aquilo" não quer dizer muita coisa pra condenar todo mundo como vc fez. |
O tópico é "Top Tube muito longo, o que fazer?" Dá uma busca aí no Forum. E eu não "condenei" todo mundo. Mas a sua opinião tá sendo parecida...de que não pode mexer em 5, centímetros a menos numa mesa de 100mm/90mm.
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Postado Por: Jaozeiro
Data de Publicação: 24 Dez 2019 as 15:15
misera escreveu:
Inclusive já que vc fomentou essa discussão seria bom vc dizer qual é o método correto de se medir uma bike já que aqui ta todo mundo errado e vc tá antenado nos métodos gringos revolucionários.
Compartilhe a informação.
O que eles usam lá fora agora pra medir ao inves de ett ? Seria o reach ? stack ?
Ou lá fora a pessoa simplesmente compra a primeira bike que vê pela frente e depois troca a mesa pra consertar tudo ?
Hello , i bought this 16inch wheel bike and i need a 250mm steam please |
Dispensável sua ironia. Não tô ligado de método revolucionário nenhum. Coloque "Effective Tob Tube Lenght" no Google e volte aqui postando os sites em que é considerado o avanço nessa medida.
É só isso. Não tô dizendo que a pessoa tem que andar com medida errada, apenas questionando por que ela não pode compensar alguns centímetros no avanço apenas. É só isso. E isso tudo eu disse desde meu primeiro post. Só ler devagar que você consegue.
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Postado Por: Jaozeiro
Data de Publicação: 24 Dez 2019 as 15:21
dimas2dimas escreveu:
Olha colega, 5cm num quasro de estrada é inviável devido ao fato de um avanço de downhill de 50mm quando utilizado com um guidão pequeno de 400mm deixar a direçao muito instável e arisca.
Eu, por exemplo, tenho 1,67m e utilizo quasro com toptube de 52 cm e avanço de 90mm. Um quadro de 57cm seria inviável, o headtube seria muito alto e altura do selim talvez ficasse abaixo do guidao e eu teria então uma speed allmountain. |
Interessante seu post. Bem argumentado e relacionado ao caso da road bike. Gostei
dimas2dimas escreveu:
Agora se você comprou uma bike enorme e quer compensar com uma mesa minúscula, vai simplesmente perder rendimento e culpar o pseudo fit corrigido eternamente. |
Tenho minha bike há 1 ano e sem problemas com fit ou dores. Só estou discutindo.
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Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 24 Dez 2019 as 15:35
dimas2dimas escreveu:
Olha colega, 5cm num quasro de estrada é inviável devido ao fato de um avanço de downhill de 50mm quando utilizado com um guidão pequeno de 400mm deixar a direçao muito instável e arisca.
Eu, por exemplo, tenho 1,67m e utilizo quasro com toptube de 52 cm e avanço de 90mm. Um quadro de 57cm seria inviável, o headtube seria muito alto e altura do selim talvez ficasse abaixo do guidao e eu teria então uma speed allmountain.
O melhor bike fit virtual é o do competitivecyclist.com que além das medidas dos quadro dispõe ainda das medidas de avanço recomendadas, com uma tolerância de quase 2cm para maior ou menor, um compensando o outro.
Faz o fit do competiyivecyclist e pista o resultado pra gente discutir o fit baseado em algo sério.
Agora se você comprou uma bike enorme e quer compensar com uma mesa minúscula, vai simplesmente perder rendimento e culpar o pseudo fit corrigido eternamente.
Comprei uma MTB outro dia, com geometria mais moderna, headtube com 69.8 graus e suspensao com 51mm offset que leva a roda lá pra frente. Utilizo um avanco de 70mm original da bike e a mesma é totalmente na mão devido ao enorme guidão de 750mm. Para cada aplicacao há diferenças. |
Não achei o bike fit nesse site.
Pelos seus números ou é uma Chisel M ou uma Epic HT M antiga.
51mm de offset já não é mais moderno, hoje ou é 42mm em Rock Shox ou 44mm em Fox. Isso diminui infimamente o entre-eixos, mas aumenta o trail dando estabilidade. No fim essas bikes novas usam menor ângulo no STA e acaba ficando com entre-eixos igual mesmo com offset menor, e isso junto com o trail deixam as bikes mais estáveis ainda.
Minha Crave tem 71,5° e veio com guidão de 700mm e mesa de 60mm. As vezes, em altas velocidades dava shimmie em curvas. Troquei por uma mesa de 33mm e coloquei um guidão de 820mm, nunca mais senti nada. Agora estou testando uma mesa de 35mm com guidão de 780mm e ainda está de boa. Desci um trecho da Anchieta a milhão.
Mas na Chisel de 69,8° talvez eu teste a mesa de 35mm com o guidão original de 720mm para ver de curiosidade.
Realmente é foda ajustar um quadro muito errado na base de troca da mesa, pois o resto vai estar errado também, se bem que dá para fazer loucuras e descontar na mesa, no canote e no carrinho do selim para acertar a triangulação. Descontar no canote é o de menos, depois na mesa é o pior se for para por mesa grande, pois o ângulo formado entre o CG e o eixo dianteiro vai ficar maior e mais chance de voar por cima do guidão em impactos, agora se for mesa menor basta descontar no guidão para aumentar o paralelogramo. Mais foda é descontar no carrinho, pois isso muda o STA real e a forma de aplicação de força mudando até o grupo de músculos em ação e em qual ° do pedivela eles vão entrar em ação. E também muda o CG em relação aos eixos.
Foda mesmo é que quadros maiores ainda se aumentam muito o ST. Pois eu gostaria de um quadro com grande top tube efetivo para usar mesa curta, mas com seat tube menor para não bater o saco e poder usar dropper maior, se fosse o caso.
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Postado Por: misera
Data de Publicação: 24 Dez 2019 as 15:44
Jaozeiro escreveu:
misera escreveu:
Vale lembrar que mesa curta vc acha uma maior nem sempre , se vc compra uma bike pequena com avanço de 80 e vc precisa de mais 5 cm como no exemplo que vc deu falando que 5 cm não é nada vai ser bem difícil achar uma mesa de 130 mm. |
Prestou atenção que eu disse que no caso da pessoa ele queria encurtar é não alongar?
misera escreveu:
Mais vc tem que ser mais específico , dizer "ah porque eu vi um posto onde UM cara falou isso e OUTRO veio e falou aquilo" não quer dizer muita coisa pra condenar todo mundo como vc fez. |
O tópico é "Top Tube muito longo, o que fazer?" Dá uma busca aí no Forum. E eu não "condenei" todo mundo. Mas a sua opinião tá sendo parecida...de que não pode mexer em 5, centímetros a menos numa mesa de 100mm/90mm. |
Vamos relembrar o que vc falou inicialmente então...
Jaozeiro escreveu:
Coloquei no Google "Effective Tob Tube Lenght" e em nenhum site gringo a medida do top tube efetivo considera a mesa (avanço).
Mas aqui fala-se o contrário, que ao top tube efetivo tem que ser adicionada a medida do avanço. |
Aqui vc já falou errado , ninguém aqui considera mesa parte do tte , o BIKEFIT te da medida que vc precisa dos DOIS combinados , aí fica a seu critério um tte de 55 com mesa 80 ou um tte de 60 com mesa de 4 guidão de 600 ou 800 etc de acordo com o que vc vai fazer. O bike fit é apenas uma referência pra vc não fazer uma besteira e comprar uma bike muito fora do seu tamanho e depois não ter como utiliza-la de forma confortável.
Jaozeiro escreveu:
Diferente daqui, onde li vários e vários posts dizendo que se o quadro tá um pouco maior ou menor, não se deve mexer na mesa, e sim trocar de bike. |
Aqui vc não fala sobre encurtar a mesa , quadro pouco maior ou menor dá a entender que a pessoa vai precisar de uma mesa mais longa ou mais curta , vai depender do tamanho do quadro. E fez a afirmação que em VARIOS E VARIOS posts aqui o povo diz que não se deve mexer na mesa e sim trocar de bike... o povo so recomendaria isso no caso de a pessoa ter comprado a bike sem ter feito o fit e comprado um tamanho muito errado (por isso vc faz o fit pra ter uma referência depois faz o ajuste fino ...)
Jaozeiro escreveu:
BikeFit é uma das coisas mais mal esclarecidas no ciclismo. Pelo menos por aqui. |
Essa última fala por si só , o bikefit por aqui é uma das coisas mais mal esclarecidas , ou seja ninguém aqui sabe nada.
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Postado Por: misera
Data de Publicação: 24 Dez 2019 as 15:46
Jaozeiro escreveu:
misera escreveu:
Inclusive já que vc fomentou essa discussão seria bom vc dizer qual é o método correto de se medir uma bike já que aqui ta todo mundo errado e vc tá antenado nos métodos gringos revolucionários.
Compartilhe a informação.
O que eles usam lá fora agora pra medir ao inves de ett ? Seria o reach ? stack ?
Ou lá fora a pessoa simplesmente compra a primeira bike que vê pela frente e depois troca a mesa pra consertar tudo ?
Hello , i bought this 16inch wheel bike and i need a 250mm steam please |
Dispensável sua ironia. Não tô ligado de método revolucionário nenhum. Coloque "Effective Tob Tube Lenght" no Google e volte aqui postando os sites em que é considerado o avanço nessa medida.
É só isso. Não tô dizendo que a pessoa tem que andar com medida errada, apenas questionando por que ela não pode compensar alguns centímetros no avanço apenas. É só isso. E isso tudo eu disse desde meu primeiro post. Só ler devagar que você consegue. |
Realmente a confusão se deu porque eu não percebi o que vc disse inicialmente , mais como já falei acima vc é que se confundiu nas medidas.
assim é medido o tte aqui, igual em qualquer lugar do mundo.
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Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 24 Dez 2019 as 15:48
https://www.competitivecyclist.com/Store/catalog/fitCalculatorBike.jsp" rel="nofollow - https://www.competitivecyclist.com/Store/catalog/fitCalculatorBike.jsp
Acho que o bike fit deveria dar o top tube efetivo sem a mesa mesmo e depois a gente escolhe qual quadro quer baseado em qual comprimento de mesa a gente vai querer.
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Postado Por: misera
Data de Publicação: 24 Dez 2019 as 15:51
Fabio escreveu:
https://www.competitivecyclist.com/Store/catalog/fitCalculatorBike.jsp" rel="nofollow - https://www.competitivecyclist.com/Store/catalog/fitCalculatorBike.jsp
Acho que o bike fit deveria dar o top tube efetivo sem a mesa mesmo e depois a gente escolhe qual quadro quer baseado em qual comprimento de mesa a gente vai querer. |
Isso não sei se seria bom , o bikefit te da a distância baseado no tamanho do seu tronco e braço , essa distância é até o guidão , a informação apenas do tte é incompleta.
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Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 24 Dez 2019 as 15:55
misera escreveu:
Fabio escreveu:
https://www.competitivecyclist.com/Store/catalog/fitCalculatorBike.jsp" rel="nofollow - https://www.competitivecyclist.com/Store/catalog/fitCalculatorBike.jsp
Acho que o bike fit deveria dar o top tube efetivo sem a mesa mesmo e depois a gente escolhe qual quadro quer baseado em qual comprimento de mesa a gente vai querer. |
Isso não sei se seria bom , o bikefit te da a distância baseado no tamanho do seu tronco e braço , essa distância é até o guidão , a informação apenas do tte é incompleta. |
Me expressei totalmente errado. Ele deveria sim dar o total de top tube efetivo + mesa e depois a gente decide se quer TTE grande + mesa curta ou vice-versa.as acabei de fazer no tal link e apesar de darem a distância do selim até o guidão (ótimo), eles levam depois em dar a sugestão de meses ridiculamente grandes, logo para se usar um TTE menor.
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Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 24 Dez 2019 as 16:00
Fabio escreveu:
dimas2dimas escreveu:
Olha colega, 5cm num quasro de estrada é inviável devido ao fato de um avanço de downhill de 50mm quando utilizado com um guidão pequeno de 400mm deixar a direçao muito instável e arisca.
Eu, por exemplo, tenho 1,67m e utilizo quasro com toptube de 52 cm e avanço de 90mm. Um quadro de 57cm seria inviável, o headtube seria muito alto e altura do selim talvez ficasse abaixo do guidao e eu teria então uma speed allmountain.
O melhor bike fit virtual é o do competitivecyclist.com que além das medidas dos quadro dispõe ainda das medidas de avanço recomendadas, com uma tolerância de quase 2cm para maior ou menor, um compensando o outro.
Faz o fit do competiyivecyclist e pista o resultado pra gente discutir o fit baseado em algo sério.
Agora se você comprou uma bike enorme e quer compensar com uma mesa minúscula, vai simplesmente perder rendimento e culpar o pseudo fit corrigido eternamente.
Comprei uma MTB outro dia, com geometria mais moderna, headtube com 69.8 graus e suspensao com 51mm offset que leva a roda lá pra frente. Utilizo um avanco de 70mm original da bike e a mesma é totalmente na mão devido ao enorme guidão de 750mm. Para cada aplicacao há diferenças. |
Não achei o bike fit nesse site.
Pelos seus números ou é uma Chisel M ou uma Epic HT M antiga.
51mm de offset já não é mais moderno, hoje ou é 42mm em Rock Shox ou 44mm em Fox. Isso diminui infimamente o entre-eixos, mas aumenta o trail dando estabilidade. No fim essas bikes novas usam menor ângulo no STA e acaba ficando com entre-eixos igual mesmo com offset menor, e isso junto com o trail deixam as bikes mais estáveis ainda.
Minha Crave tem 71,5° e veio com guidão de 700mm e mesa de 60mm. As vezes, em altas velocidades dava shimmie em curvas. Troquei por uma mesa de 33mm e coloquei um guidão de 820mm, nunca mais senti nada. Agora estou testando uma mesa de 35mm com guidão de 780mm e ainda está de boa.
Mas na Chisel de 69,8° talvez eu teste a mesa de 35mm com o guidão original de 720mm para ver de curiosidade.
Realmente é foda ajustar um quadro muito errado na base de troca da mesa, pois o resto vai estar errado também, se bem que dá para fazer loucuras e descontar na mesa, no canote e no carrinho do selim para acertar a triangulação. Descontar no canote é o de menos, depois na mesa é o pior se for para por mesa grande, pois o ângulo formado entre o CG e o eixo dianteiro vai ficar maior e mais chance de voar por cima do guidão em impactos, agora se for mesa menor basta descontar no guidão para aumentar o paralelogramo. Mais foda é descontar no carrinho, pois isso muda o STA real e a forma de aplicação de força mudando até o grupo de músculos em ação e em qual ° do pedivela eles vão entrar em ação. E também muda o CG em relação aos eixos.
Foda mesmo é que quadros maiores ainda se aumentam muito o ST. Pois eu gostaria de um quadro com grande top tube efetivo para usar mesa curta, mas com seat tube menor para não bater o saco e poder usar dropper maior, se fosse o caso.
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Acrescentando, esse dia peguei uma trena e coloquei de ponta a ponta no guidão de 820mm com a mesa de 33m e, com o backsweet do guidão, essa linha projetada passou exatamente por cima do parafuso do top cap, oi seja, efetivamente minhas mãos ficam no limite do eixo da caixa de direção. Fabian Barel já tinha testado isso e disse que precisa ficar pelo menos 10mm a frente para auto-estabilizar a direção quando os braços pressionam o guidão. Mas ele testou isso numa época que não tinham guidões de 820mm. Lembrando que motos, as mãos ficam a trás do eixo de direção como se fosse uma mesa negativa efetivamente e elas são estáveis, deve ser também porque a moto também é pilotada pelos joelhos e não se tem tanto peso sobre as mãos nas MX. Tanto que o alcance geral mas MX é girando o guidão para frente ou para trás mudando o backsweet efetivo.
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Postado Por: misera
Data de Publicação: 24 Dez 2019 as 16:21
O bikefit no grau que foi muito utilizado aqui pelo que eu me lembre não dá nenhuma sugestão , só te dá a distância mesmo.
Aí depois vai entrar a experiência da pessoa e o uso da bike , se vc vai fazer trilha e quer usar um guidão de 760-600 mm e uma mesa curta vc vai comprar o quadro onde o tte ou reach complementa seu conjunto mesa/guidão levando em consideração que quanto maior o guidão mais arqueado seus braços ficam e seu alcance diminui.
A mesa pequena compensa isso mais não sei dizer até que ponto , isso é algo que nunca vi sendo discutido aqui , a cada x mm que vc adiciona de cada lado do guidão seu corpo vai se inclinar tantos graus pra frente.
esse negocio de sugestão pode ser porque muitos fits desses são antigos e baseados em bikes road ou mtbs que vieram das roads ?
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Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 24 Dez 2019 as 16:25
misera escreveu:
O bikefit no grau que foi muito utilizado aqui pelo que eu me lembre não dá nenhuma sugestão , só te dá a distância mesmo.
Aí depois vai entrar a experiência da pessoa e o uso da bike , se vc vai fazer trilha e quer usar um guidão de 760-600 mm e uma mesa curta vc vai comprar o quadro onde o tte ou reach complementa seu conjunto mesa/guidão levando em consideração que quanto maior o guidão mais arqueado seus braços ficam e seu alcance diminui.
A mesa pequena compensa isso mais não sei dizer até que ponto , isso é algo que nunca vi sendo discutido aqui , a cada x mm que vc adiciona de cada lado do guidão seu corpo vai se inclinar tantos graus pra frente.
esse negocio de sugestão pode ser porque muitos fits desses são antigos e baseados em bikes road ou mtbs que vieram das roads ?
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Já li em sites de fora que diziam que para cada 2cm de guidão a mais deveria encurtar 1cm da mesa. Mas tem mais coisas envolvidas, backsweet que hoje temos inúmeros, sem falar que isso também não diz nada, pois depende de onde o backsweet se inicia em relação à largura do guidão. Tem ainda guidão com muito backsweet que vão para frente antes de voltar, tipo da SQLab e outro que não lembro de mais de 16°.
Em road bikes o cara ainda tem que considerar o reach do próprio guidão que somados com a mesa chegam ao redor de 20cm, por isso usam quadros com TTE pequenos e que chega a causar interferência da ponta do pé com o pneu nas curvas.
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