Imprimir Página | Fechar Janela

SHIMANO = Descartável?!

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Fórum Principal
Descrição Fórum: Debate de assuntos gerais, independentes de modalidade.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=96005
Data da Impressão: 23 Abr 2024 as 14:13
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: SHIMANO = Descartável?!
Postado Por: MERIDA
Assunto: SHIMANO = Descartável?!
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 08:03
Bom dia.

Há alguns dias atrás tive um problema com o núcleo Freehub do cubo Deore XT FH-M785 que rachou em 3 partes, depois tive um trabalhão pra conseguir outra peça original que fosse compativel já que esse Freehub só serve para 2 cubos da linha. Agora 3 semanas depois com menos de 400km rodados o Freehub novo travou novamente, por sorte das duas vezes que quebrou estava devagar e não me aconteceu nada, na última vez a bicicleta estava pendurada e eu estava girando o pe de vela quando escutei um barulho e de imediato acionei o freio (ia quebrar o cambio, pois a corrente embola).

Agora estou desanimado com essa bicicleta, comprei ela por ter componentes de competição (sendo que só ando na cidade) e não ter dor de cabeça.

Agora alguém pode me dar uma luz quanto a garantia, tenho nota fiscal do freehub que comprei. Como faço para aciona-lá? Eu tenho que avisar o vendedor ou faço isso diretamente com a Shimano?

Obrigado.



Respostas:
Postado Por: Weber Dias
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 08:37
Cara... realmente vc teve muito azar... uso na minha bike cubos XT... elas hoje está com 2000km e zera... e eu coloco a bike em situações pesadas... faço trilhas em todo tipo de terreno e provas de XCM e XCO.. nunca ví problemas assim...
Primeiramente já pensou em trocar seu mecânico (só pra testar)...
Como já trocou o freehub 2 Vezes talvez o problema esteja no próprio cubo... eu já trocaria tudo... mas não tenho uma outra marca com um custo acessível com a "qualidade" igual ou melhor q shimano... tenta trocar em alguma bicicletaria que te de uma boa garantia...

Boa sorte amigo...


Postado Por: RuanRAC
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 09:00
também acho, alguma coisa errada ai com certeza


Postado Por: ghd
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 09:28
Quem instalou esse cubo chegou a abri-lo?
Esse sistema da Shimano em cubos exige conhecimento na hora de fechar pra não estrangular as esferas/cone.

-------------
https://www.strava.com/athletes/18579736" rel="nofollow - https://www.strava.com/athletes/18579736


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 09:34
Quando acontece esse tipo de problemas, 99% de chance de ser erro humano, ou falta de conhecimento técnico do mecânico.

Mude de mecânico...

-------------
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition


Postado Por: Weber Dias
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 10:03
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Quando acontece esse tipo de problemas, 99% de chance de ser erro humano, ou falta de conhecimento técnico do mecânico.

Mude de mecânico...


Concordo... um pequeno erro pode causar um estrago enorme...


Postado Por: MERIDA
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 12:34
Quem fechou o conjunto foi uma pessoa que é mecanico e conheço há mais de 20 anos. E sim, teve que retirar o eixo do cubo por completo para fazer a troca do freehub.

Se procurarem na gringa vão ver que existem N casos de Freehub desse modelo com o mesmo defeito.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 12:49
Esse caso do XT eu já tinha comentado no outro fórum do XTR. Não sei se é o modelo em si ou um lote, mas quase todo mundo que anda comigo e tem esse XT deu pau. E todo mundo trocou o cubo todo. E um trocou por outro XT e quebrou logo em seguida. Mas realmente é estranho, pois tenho LX 95 em uso desde 94.


Postado Por: MERIDA
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 12:49
Segue o Tópico que citei

https://forums.mtbr.com/wheels-tires/shimano-xt-m775-wheelset-freehub-fails-465660-2.html


Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 13:20
Estava conversando com um mecânico esse fim de semana e ele estava com uma Vzan montada com cubos shimano, não sei o modelo ao certo...

Sei que estava com barulho no freehub, ele olhou bem e viu que o dono havia mexido no freehub, e me soltou a frase: 
-Já avisei ele que freehub shimano não da para mexer... 
-Indaguei ele o porque, ele respondeu que a recomendação técnica da Shimano é fazer a troca do cubo todo, e não apenas reparo ou troca do freehub..... 


-------------
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html


Postado Por: adrianomtb
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 13:35
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Estava conversando com um mecânico esse fim de semana e ele estava com uma Vzan montada com cubos shimano, não sei o modelo ao certo...

Sei que estava com barulho no freehub, ele olhou bem e viu que o dono havia mexido no freehub, e me soltou a frase: 
-Já avisei ele que freehub shimano não da para mexer... 
-Indaguei ele o porque, ele respondeu que a recomendação técnica da Shimano é fazer a troca do cubo todo, e não apenas reparo ou troca do freehub..... 
Que bacana essa política da Shimano hein, estragou o freehub troca o cubo inteiro... Dead


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 13:52
Não sei se é excesso de zelo ou então ganância. Ou mesmo falha técnica por não permitir mexer


U manete meu XTR não retornava mais e a solução é comprar outro manete, pois não vendem o kit de reparo com as borrachas, etc. Isso se achar o manete solto sem a pinça


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 14:48
Outro detalhe: itens de competição NUNCA serão itens duráveis, e nem é o objetivo.
400 km, é pouco sim, mas talvez algum fator externo simples, como falta de graxa pode ter danificado a "pista" onde correm os macaquinhos e... Dead

Seu mecânico pode ser quem for, isso não o torna infalível.

-------------
Sigam-me os bons
https://www.strava.com/athletes/12011746" rel="nofollow - Strava -
http://Instagram.com/ismah_cabelo" rel="nofollow - Instagram
Prost!


Postado Por: ghd
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 14:51
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Outro detalhe: itens de competição NUNCA serão itens duráveis, e nem é o objetivo.
400 km, é pouco sim, mas talvez algum fator externo simples, como falta de graxa pode ter danificado a "pista" onde correm os macaquinhos e... Dead

Seu mecânico pode ser quem for, isso não o torna infalível.


Nunca é uma palavra muito forte.
Há vários equipamentos top de linha de competição que tem durabilidade igual aos demais de alto nível.

-------------
https://www.strava.com/athletes/18579736" rel="nofollow - https://www.strava.com/athletes/18579736


Postado Por: MERIDA
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 14:52
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Estava conversando com um mecânico esse fim de semana e ele estava com uma Vzan montada com cubos shimano, não sei o modelo ao certo...

Sei que estava com barulho no freehub, ele olhou bem e viu que o dono havia mexido no freehub, e me soltou a frase: 
-Já avisei ele que freehub shimano não da para mexer... 
-Indaguei ele o porque, ele respondeu que a recomendação técnica da Shimano é fazer a troca do cubo todo, e não apenas reparo ou troca do freehub..... 

Mas então pra que a SHIMANO vende peças de cubos de reposição? É só pro usuário se f*der pelo jeito kkkkkkk


Postado Por: adrianomtb
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 14:55
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Outro detalhe: itens de competição NUNCA serão itens duráveis, e nem é o objetivo.
Sério? Então avisa isso pra galera que usa cubos Chris King e DT há mais de uma década, já era pros cubos deles terem derretido.


Postado Por: MERIDA
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 16:17
Segue vídeo antes de desmontar essa MERIDA! 



Postado Por: hug0.dts
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 16:42
O seu mecânico usou torquímetro ao apertar as peças?

Qual o cassete que você está usando? Pelo manual, o seu cubo só pode ser usado com cassetes de no máximo 36 dentes.

https://si.shimano.com/pdfs/si/SI-3TG0A-002-ENG.pdf" rel="nofollow - https://si.shimano.com/pdfs/si/SI-3TG0A-002-ENG.pdf


Postado Por: MERIDA
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 16:50
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

O seu mecânico usou torquímetro ao apertar as peças?

Qual o cassete que você está usando? Pelo manual, o seu cubo só pode ser usado com cassetes de no máximo 36 dentes.

https://si.shimano.com/pdfs/si/SI-3TG0A-002-ENG.pdf - https://si.shimano.com/pdfs/si/SI-3TG0A-002-ENG.pdf

Não sei te dizer se ele usou torquimetro ou não. Meu K-7 é 11-34 Deore XT 9v.


Postado Por: am.araujo
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 17:34
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

O seu mecânico usou torquímetro ao apertar as peças?


Existe uma chance de 90% dele não ter usado torquímetro, poucas bicicletarias tem. Mas no geral, se ele apertar com cuidado o suficiente pra não estrangular, apenas tirar a folga, creio que não deveria afetar tanto o freehub, a menos que esse cubo seja muito sensível.


Postado Por: hug0.dts
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 18:55
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

O seu mecânico usou torquímetro ao apertar as peças?


Existe uma chance de 90% dele não ter usado torquímetro, poucas bicicletarias tem. Mas no geral, se ele apertar com cuidado o suficiente pra não estrangular, apenas tirar a folga, creio que não deveria afetar tanto o freehub, a menos que esse cubo seja muito sensível.

O problema é que é complicado só no chutômetro, especialmente no caso de peças mais sensíveis, como parece sero caso dessa peça no cubo (não deveria, mas...). Numa peça menos sensível (normalmente peças de entrada), realmente pode não fazer diferença, pois espera-se que ela aguente uma manipulação não adequada. Já em peças mais caras, a exemplo das peças em fibra de carbono, aplicar o torque correto faz uma bela diferença na durabilidade e na segurança da peça.

ps. Um torquímetro nem é muito caro. Por uns R$150 já se consegue alguns com boa qualidade, mas sei que alguns donos de oficina são mão-de-vaca pra caramba.


Postado Por: hug0.dts
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 18:58
Originalmente postado por MERIDA MERIDA escreveu:

Não sei te dizer se ele usou torquimetro ou não. Meu K-7 é 11-34 Deore XT 9v.


Como o colega comentou, são boas as chances dele não ter usado.

Das duas uma, ou ele é muito sensível a instalação incorreta ou é problema crônico. Particularmente, eu trocaria esse cubo por outro modelo, mesmo que você consiga a troca em garantia.


Postado Por: am.araujo
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 19:29
Torquímetro de baixa carga eu tenho em casa, um parktools que vai até 15nm. O problema é que pra apertar cubo, cassete, central, é preciso de muito torque, e esses costumam ser caros. Eu comprei esse torquímetro por que coloquei um garfo de carbono na minha estradeira, mandei montar numa bicicletaria bem avaliada aqui da região. Quando fui checar o torque, que deveria ser de 5nm, num lado tava 7nm, no outro estava 9nm, só pude deduzir que foi apertado no olho.

Mas é um excelente investimento, depois que comprei o torquimetro nunca mais espanei um parafuso na bike, é uma maravilha.


Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 20:22
Acho que custo não deveria ser desculpa para nenhuma bicicletaria usar torquímetro, nem que seja um de vareta ou estalo dos mais simples...

Comprei um de vareta simples, 52 reais, não corro o risco de passar o torque de alguns parafusos... Vai de 0 a 200 N.m. graduado de 10 em 10...

O problema é a velha preguiça de pesquisar os torques recomendados, eles nunca vão admitir que é preguiça, vão falar: aaa estou acostumado, com o tempo a gente aprende o torque na mão, não preciso disso tenho anos de experiência...

-------------
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html


Postado Por: am.araujo
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 20:27
Rafael, onde vc comprou esse torquímetro? Eu tenho interesse, pra apertar cassete ou central é ótimo.


Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 20:28
No ML:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-951229610-torquimetro-de-vareta-6213-38-e-12-pol-waft-_JM" rel="nofollow - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-951229610-torquimetro-de-vareta-6213-38-e-12-pol-waft-_JM

Na época coloquei em um carrinho e deu frete grátis...


Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Rafael, onde vc comprou esse torquímetro? Eu tenho interesse, pra apertar cassete ou central é ótimo.


-------------
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 11 Fev 2019 as 20:33

Eu tenho um torquímetro da Pro com escala de 3-15 Nm muito bom com vários bits (ponteiras) próprias para bikes:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-940407702-torquimetro-shimano-pro-315nm-com-bicos-em-cromo-vanadio-_JM?quantity=1" rel="nofollow - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-940407702-torquimetro-shimano-pro-315nm-com-bicos-em-cromo-vanadio-_JM?quantity=1



Postado Por: adrianomtb
Data de Publicação: 12 Fev 2019 as 07:54
Duvido que o problema tenha sido por não ter usado torquímetro. 
O torquímetro nesse caso só é usado pra apertar a trava do cassete. E as estrias que tem na trava e no cog menor já impedem que se aplique um torque excessivo. Pra apertar os cones contra as esferas tem que ser no feeling mesmo, pra usar um torquímetro pra isso ele precisaria ter uma graduação em centésimos de Nm.
Qual foi a parte do freehub que quebrou?


Postado Por: am.araujo
Data de Publicação: 12 Fev 2019 as 08:27
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

No ML:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-951229610-torquimetro-de-vareta-6213-38-e-12-pol-waft-_JM" rel="nofollow - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-951229610-torquimetro-de-vareta-6213-38-e-12-pol-waft-_JM

Na época coloquei em um carrinho e deu frete grátis...


Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Rafael, onde vc comprou esse torquímetro? Eu tenho interesse, pra apertar cassete ou central é ótimo.


Valeu colega, vou colocar na minha lista de desejos e assim que der compro um, nunca mais erro a mão na hora de apertar o cassete, rsrsrsrs.


Postado Por: ajunio3
Data de Publicação: 12 Fev 2019 as 08:53
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Pra apertar os cones contra as esferas tem que ser no feeling mesmo, pra usar um torquímetro pra isso ele precisaria ter uma graduação em centésimos de Nm.

Precisamente

Eu vejo muita gente falando que pra fazer manutenção em cubos de cones e esferas precisa-se de um torquimetro e eu nunca entendi porque..so se for ultrassensível.

Tem que ser no feeling mesmo, alguns cubos (como da RS11) a propria rosca do eixo acaba no ponto exato da posição do cone, mas deve-se ir apertando devagar, testa a folga, aperta a contra-porca e assim vai. 

Não há necessidade de torquimetro, mas experiência e feeling


Postado Por: MERIDA
Data de Publicação: 12 Fev 2019 as 09:05
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Duvido que o problema tenha sido por não ter usado torquímetro. 
O torquímetro nesse caso só é usado pra apertar a trava do cassete. E as estrias que tem na trava e no cog menor já impedem que se aplique um torque excessivo. Pra apertar os cones contra as esferas tem que ser no feeling mesmo, pra usar um torquímetro pra isso ele precisaria ter uma graduação em centésimos de Nm.
Qual foi a parte do freehub que quebrou?

Ainda vou desmontar, mas já posso te adiantar que rachou o corpo externo onde o K7 vai. (aconteceu igual com o original do cubo)


Postado Por: am.araujo
Data de Publicação: 12 Fev 2019 as 09:29
Pode parecer besteira, mas é muito fácil colocar mais torque ou menos torque que o recomendado. Os docs da shimano indicam de 15  a 20nm pro cubo, com uma chave grande é muito fácil passar de 20nm e se deixar muito solto pega folga. Se isso pode causar problemas com o cubo eu também tenho minhas duvidas, mas como não tenho certeza, prefiro ficar em cima do muro.

A gente fala em torquímetro mas pra uma questão de desempenho. Pega a roda da frente, dá um bom aperto nas bacias, ela vai girar super travada, depois solta bem e aperta de leve, ela vai girar como um cubo rolamentado. Porem bacias com pouco aperto pegam jogo fácil, mecanico nenhum fica girando a roda pra ver se precisa de mais ou menos aperto, eles preferem dar um aperto mais forte e deixar que os cones se ajustem com o tempo, e partir logo pro próximo serviço. Com um torquímetro vc joga 17nm pra ficar bem no meio, não fica nem muito nem pouco, em 10 segundos vc tem um cubo girando solto e que vai demorar muito a pegar folga, é muito prático.

Dá pra fazer manutenção sem torquímetro? Dá sim sem problemas, mas ai vc tem uma margem de erro grande, enquanto com uma ferramenta de 50 reais vc reduz a margem de erro pra valores ínfimos.


Postado Por: ajunio3
Data de Publicação: 12 Fev 2019 as 09:32
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Estava conversando com um mecânico esse fim de semana e ele estava com uma Vzan montada com cubos shimano, não sei o modelo ao certo...

Sei que estava com barulho no freehub, ele olhou bem e viu que o dono havia mexido no freehub, e me soltou a frase: 
-Já avisei ele que freehub shimano não da para mexer... 
-Indaguei ele o porque, ele respondeu que a recomendação técnica da Shimano é fazer a troca do cubo todo, e não apenas reparo ou troca do freehub..... 

Desculpe discordar do seu mecânico, mas dá pra mexer sim

Ele tem razão no quesito recomendação shimano, que vende o produto como "selado" e que não deveria ter manutenção. Mas se tiver as ferramentas corretas (sendo a mais importante essa aqui  https://pt.aliexpress.com/item/Cubo-da-bicicleta-Ferramenta-de-Desmontagem-Mountain-Road-Bicicleta-Deslizamento-Remover-Repara-o-Volante-Hub-Bicicleta/32838098012.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2742b90azK2i8U" rel="nofollow - https://pt.aliexpress.com/item/Cubo-da-bicicleta-Ferramenta-de-Desmontagem-Mountain-Road-Bicicleta-Deslizamento-Remover-Repara-o-Volante-Hub-Bicicleta/32838098012.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2742b90azK2i8U ) é perfeitamente possível e seguro

Já fiz isso uma vez na minha RS11 (tenho um freehub 0km aqui guardado, caso dessa merda) e, com paciência (e potes pra guardas as esferinhas, recomendo ímãs kkk) foi de boa e o freehub tá perfeito.


Postado Por: ajunio3
Data de Publicação: 12 Fev 2019 as 09:34
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Pode parecer besteira, mas é muito fácil colocar mais torque ou menos torque que o recomendado. Os docs da shimano indicam de 15  a 20nm pro cubo, com uma chave grande é muito fácil passar de 20nm e se deixar muito solto pega folga. Se isso pode causar problemas com o cubo eu também tenho minhas duvidas, mas como não tenho certeza, prefiro ficar em cima do muro.

A gente fala em torquímetro mas pra uma questão de desempenho. Pega a roda da frente, dá um bom aperto nas bacias, ela vai girar super travada, depois solta bem e aperta de leve, ela vai girar como um cubo rolamentado. Porem bacias com pouco aperto pegam jogo fácil, mecanico nenhum fica girando a roda pra ver se precisa de mais ou menos aperto, eles preferem dar um aperto mais forte e deixar que os cones se ajustem com o tempo, e partir logo pro próximo serviço. Com um torquímetro vc joga 17nm pra ficar bem no meio, não fica nem muito nem pouco, em 10 segundos vc tem um cubo girando solto e que vai demorar muito a pegar folga, é muito prático.

Dá pra fazer manutenção sem torquímetro? Dá sim sem problemas, mas ai vc tem uma margem de erro grande, enquanto com uma ferramenta de 50 reais vc reduz a margem de erro pra valores ínfimos.

Então vc não está falando do torque de aperto dos cones contra as esferas, mas dos cones com as contra-porcas, aí eu posso até concordar e faz algum sentido

Mas mesmo assim, não é essencial na minha opinião.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 12 Fev 2019 as 10:42
Mas se os cones são colocados com a mão para manter o giro livre e sem jogo, as porcas só servem para travar os cones nessa posição e não forçam o freehub. Funcionam como as antigas caixas de direção de rosca e contra-porca.


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 12 Fev 2019 as 11:21
Cada doido com sua mania, mas é essa sensibilidade toda, que não sei como avaliar se o mecânico tem, que me faz pender para os rolamentos... Me desculpem os puristas, mas é muita mão... Paguei 3 vezes o que queria, só para ter um cubo, onde o freehub é com mancais também...

-------------
Sigam-me os bons
https://www.strava.com/athletes/12011746" rel="nofollow - Strava -
http://Instagram.com/ismah_cabelo" rel="nofollow - Instagram
Prost!


Postado Por: joaoandre1990
Data de Publicação: 12 Fev 2019 as 11:44
Desculpa ser chato, mas pra que usar um equipamento de competição CARO só pra rodar na cidade??? As vezes a chave está na simplicidade...
Tá, eu sei que o dinheiro é seu então vc gasta como quiser, mas talvez se estivesse usando um TX505 de 50 pila não tava dando tanta dor de cabeça.

-------------
NO GEARS, NO PROBLEMS!


Postado Por: misera
Data de Publicação: 12 Fev 2019 as 12:21
MBR magazine , "One thing that's been disconcerting is from the very first ride the Shimano freehub body has cracked and slipped loudly".

Varias pessoas relataram o mesmo problema , o problema é no freehub do cubo xt , não tem nada a ver com torque esfera etc.


Postado Por: MERIDA
Data de Publicação: 12 Fev 2019 as 14:45
***ATUALIZANDO***

O freehub foi desmontado e por fora está sem nenhuma rachadura, mas acontece dele travar quando se tenta gira-lo, um provavel problema nas linguetas dentro dele. Então não tem nada haver com o torque nem do parafuso do freehub quanto aos cones do cubo, já que um é independente do outro.

Agora vou tentar enviar o produto com defeito de volta e estornar o dinheiro. Vou acabar comprando um Cubo ACERA e aproveitar pra trocar o aro que está rachando.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 12 Fev 2019 as 16:27
Originalmente postado por joaoandre1990 joaoandre1990 escreveu:

Desculpa ser chato, mas pra que usar um equipamento de competição CARO só pra rodar na cidade??? As vezes a chave está na simplicidade...
Tá, eu sei que o dinheiro é seu então vc gasta como quiser, mas talvez se estivesse usando um TX505 de 50 pila não tava dando tanta dor de cabeça.

As vezes me questiono isso. Mas um grupo mais caro pode ter frescura quanto aos torques quando se compara partes de alumínio com partes de aço nos mais simples. Mas muitos mais simples tem peças de plástico que num arranhão se vai metade da peça. Sem falar em vedação muito mais eficiente nos mais caros.




Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 12 Fev 2019 as 16:28
Originalmente postado por joaoandre1990 joaoandre1990 escreveu:

Desculpa ser chato, mas pra que usar um equipamento de competição CARO só pra rodar na cidade??? As vezes a chave está na simplicidade...
Tá, eu sei que o dinheiro é seu então vc gasta comol quiser, mas talvez se estivesse usando um TX505 de 50 pila não tava dando tanta dor de cabeça.


Dependendo do modelo e da peça, pecas de competição tendem a ser mair resistentes, porém a mao de obra tem que ser mais específica... e isso custa mais caro.
Meu primo sempre teve bike peba e mandava na revisão de 50 conto... comprou uma corratec full, avisei que o cara que vai mexer tem que saber mexer em equipamento de ponta, resumo... o "mecanico" ferrou o manete de freio dianteiro, passou um produto pra lavar que estragou os retentores e o freio foi pro saco.... um outro amigo é muquirana e não gastou com manutenção, perdeu uma suspensão dianteira manitou das boas....
O barato sempre sai caro... no caso desse cubo, la fora teve muita reclamação... mas fica de aviso.



-------------
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition


Postado Por: zoda
Data de Publicação: 12 Fev 2019 as 16:31
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Outro detalhe: itens de competição NUNCA serão itens duráveis, e nem é o objetivo.
400 km, é pouco sim, mas talvez algum fator externo simples, como falta de graxa pode ter danificado a "pista" onde correm os macaquinhos e... Dead

Seu mecânico pode ser quem for, isso não o torna infalível.


De onde vc tirou esse "NUNCA"? Pedalo desde 1996 com grupos XT, XTR, e X0, e te garanto que no geral são bem duráveis. Só para ilustrar: uns anos atrás fui atropelado por uma L200, ela pegou perpendicularmente na roda traseira, uma XTR. A balança do quadro partiu em vários pedaços, o cantor trincou, a blocagem partiu, o braço do câmbio foi para o saco, a coroa do meio empenhou, o selim saiu do trilho, mas a roda, tirando a blocagem, nem empenou. Tive vários cassetes XTR e duraram muito. Câmbios e passadores item. Freios, o mesmo. Cuidado com conclusões levianas. Tem muita gente que busca informação aqui.


Postado Por: Weber Dias
Data de Publicação: 12 Fev 2019 as 16:56
Eu uso XT e XTR tmb faz anos e nunca tive problemas... somente desgaste natural... sei que toda marca tem seus erros e problemas em um componente ou outro... mas daí a dizer q shimano é descartável é no mínimo imprudente... estamos falando da maior empresa de componentes do mundo... e na minha pequena vida de Biker (São 22 anos de pedal dentre eles 6 competindo) não tenho nada a reclamar da marca... pelo contrario acho q é a marca que mais me trás confiança em suas peças... como disse antes acho q o amigo que criou o tópico teve um grande azar de comprar algo realmente com defeito mas isso não é motivo para denegrir a imagem de uma empresa desta forma...
De novo meu conselho é trocar o cubo completo... mas ainda sim iria de Shimano... outra linha é claro...


Postado Por: Ligeirinho
Data de Publicação: 12 Fev 2019 as 23:48
Esse modelo do XT é pra Disco ou V-brake?
Não é de hj os relatos sobre o drama dos núcleos dos XT, vejam a data dos posts

https://www.pedal.com.br/forum/defeito-em-cubo-deore-xt-freehub-resolvido_topic67814.html" rel="nofollow - https://www.pedal.com.br/forum/defeito-em-cubo-deore-xt-freehub-resolvido_topic67814.html

Tinha escrito:

Olhe só q ironia Carlos sp. O leonilzu já tinha alertado. E eu to p/ montar rodas com esse cubo. Além do q o freehub dele é diferente dos modelos de entrada... http://www.pedal.com.br/forum/trocar-cubos-deore-para-xt_topic55612_page2.html" rel="nofollow - http://www.pedal.com.br/forum/trocar-cubos-deore-para-xt_topic55612_page2.html


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 13 Fev 2019 as 00:23
Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

 De onde vc tirou esse "NUNCA"? Pedalo desde 1996 com grupos XT, XTR, e X0, e te garanto que no geral são bem duráveis. (...) Tive vários cassetes XTR e duraram muito. Câmbios e passadores item. Freios, o mesmo. Cuidado com conclusões levianas. Tem muita gente que busca informação aqui.
 

Não há nada de conclusão leviana... Isso é uma coisa bastante conhecida...
TODAS as peças de competição, o enfoque não é durabilidade, indiferente a área.
Um equipamento de competição visando corrida, é para ser, funcional, leve, e durar no limite do necessário. Sempre tenha em mente isso. 
E como dito, tão bem como a tecnologia embarcada, é a precisão requirida no manuseio, manutenção etc... Traga o melhor mecânico, e peça para ele apertar uma peça na mão... Se ele realmente for o melhor, ele não vai fazer, pois sabe que ainda que grande, a sensibilidade é falha.

E sua, a minha, ou a nossa experiência pessoal não é estatística. Por isso que não adianta se basear em um ou dois relatos, é preciso reunir vários para ter uma média. E quanto mais, mais próximo de um valor real se está.

Vendo pelo lado da mecânica/preparação que trago do automobilismo, um motor e câmbio de arrancada, precisa durar os 10~20 segundos dos 402m (quarto de milha) de uma puxada, e não mais que isso. Se durar mais que uma puxada, excelente, se não durar foda-se...
A Stock Car, tira peso da pintura da bolha (!!!), e aparece nos números quando o carro tem mais de uma camada...!

Está cheio de material mostrando que a elite troca o grupo praticamente inteiro, após cada corrida/etapa. Pegue as décadas passadas, o pessoal fazia furos por tudo, para aliviar peso. 
Vale a pena? Depende, isso diminui o peso, por consequência melhora a aceleração, porém trás maior fragilidade para a peça. Pra uma corrida, onde faz total sentido ir pro "tudo que dá", é diferente de andar na rua.

Não te conheço, não sei como tu anda, onde tu anda e tudo mais... Mas me conheço, e ainda que não seja estatístico, é uma ilustração... A pessoa que me deu um Bontrager XR2 meia vida, falou em (mil) 1 000 km rodados, e o pneu está com 50% de desgaste, só competindo com ele em provas praticamente só off-road.
Por minha vez, já fiz 1/3 disso rodando meio parelho entre on-road e off-road. O desgaste é tão pouco que não consigo medir com o paquímetro de que disponho, quero catar um micrômetro e tirar a curiosidade.
Quero dizer com isso, que a durabilidade não é a principal preocupação, quando se fala em peças a nível competitivo. E que não é apenas a peça que vai ditar a durabilidade, importa muito como é cuidada, e principalmente o uso...

-------------
Sigam-me os bons
https://www.strava.com/athletes/12011746" rel="nofollow - Strava -
http://Instagram.com/ismah_cabelo" rel="nofollow - Instagram
Prost!


Postado Por: adrianomtb
Data de Publicação: 13 Fev 2019 as 07:43
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Está cheio de material mostrando que a elite troca o grupo praticamente inteiro, após cada corrida/etapa. 
De onde você tirou isso?


Postado Por: ghd
Data de Publicação: 13 Fev 2019 as 08:00
Uma coisa é dizer que o enfoque não é durabilidade outra coisa completamente diferente é afirmar "itens de competição NUNCA serão itens duráveis" .

Como já exemplificado aqui mesmo neste tópico, os cubos DT Swiss 240 provam o contrário.

Quanto a dizer que a elite troca o grupo praticamente inteiro é outra afirmação infeliz.
Eles trocam a corrente em toda corrida...
Você realmente acha que as equipes estão com tanta verba sobrando assim?

Outro ponto é que apesar das corridas de XCO serem na casa dos 30km, temos competições de maratona e ultramaratona de estágios que o equipamento deve suportar muuuuito mais que isso. Pode também somar o fato de que a citada "elite" treina com o equipamento de competição, e não dá pra ficar toda hora trocando componentes quando chegaram a 1500 a 2000km.

-------------
https://www.strava.com/athletes/18579736" rel="nofollow - https://www.strava.com/athletes/18579736


Postado Por: ajunio3
Data de Publicação: 13 Fev 2019 as 08:32
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Está cheio de material mostrando que a elite troca o grupo praticamente inteiro, após cada corrida/etapa. 
De onde você tirou isso?

Também gostaria de muito de saber

Aliás...vou jogar meu XX1 completo fora pois com 3000km ja passou e muito da hora de ir pro lixo Shocked


Postado Por: adrianomtb
Data de Publicação: 13 Fev 2019 as 08:35
Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Está cheio de material mostrando que a elite troca o grupo praticamente inteiro, após cada corrida/etapa. 
De onde você tirou isso?

Também gostaria de muito de saber

Aliás...vou jogar meu XX1 completo fora pois com 3000km ja passou e muito da hora de ir pro lixo Shocked
Vixe, aí você abusou dele. Tinha que ter jogado fora depois da primeira semana de uso. LOL


Postado Por: adrianomtb
Data de Publicação: 13 Fev 2019 as 08:36
A propósito, lá em casa tem uma lixeira bem grande, pode jogar lá.


Postado Por: ajunio3
Data de Publicação: 13 Fev 2019 as 08:36
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Uma coisa é dizer que o enfoque não é durabilidade outra coisa completamente diferente é afirmar "itens de competição NUNCA serão itens duráveis" .

Como já exemplificado aqui mesmo neste tópico, os cubos DT Swiss 240 provam o contrário.

Quanto a dizer que a elite troca o grupo praticamente inteiro é outra afirmação infeliz.
Eles trocam a corrente em toda corrida...
Você realmente acha que as equipes estão com tanta verba sobrando assim?

Outro ponto é que apesar das corridas de XCO serem na casa dos 30km, temos competições de maratona e ultramaratona de estágios que o equipamento deve suportar muuuuito mais que isso. Pode também somar o fato de que a citada "elite" treina com o equipamento de competição, e não dá pra ficar toda hora trocando componentes quando chegaram a 1500 a 2000km.

Tem vários exemplos

1 - A corrente do Eagle XX1 simplesmente não desgasta, 3000 km e nem sequer no 0.5 o medidor passou ainda. A do GX gasta bem mais rapido (ou seja, o inverso do que nosso colega ai postou)
2 - Idem pro câmbio XX1 vs GX
3 - Minhas rodas Mavic Crossmax Elite estão inteiras, perfeitamente alinhadas e com o freehub em perfeito funcionamento e so rodam em trilhas (nunca asfalto) recebendo muita pancada. A ZTR do meu irmão já foi pro lixo (um aro) e as everest idem
4 - A ex relação XTR do meu irmão rodou mais de 5.000 km até ele migrar pro eagle e nunca deu pau, mudou pra bike de treino

E por ai vai...
 


Postado Por: ajunio3
Data de Publicação: 13 Fev 2019 as 08:39
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

A propósito, lá em casa tem uma lixeira bem grande, pode jogar lá.

Shocked


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 13 Fev 2019 as 08:39
Essa da corrente do Eagle é realmente impressionante. Não sei se depois que começar a gastar vai ladeira abaixo a rapidez do desgaste, mas a minha com 3.000 km marca 0,25 igual outra na caixa com o mesmo medidor


Postado Por: ajunio3
Data de Publicação: 13 Fev 2019 as 08:41
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Essa da corrente do Eagle é realmente impressionante. Não sei se depois que começar a gastar vai ladeira abaixo a rapidez do desgaste, mas a minha com 3.000 km marca 0,25 igual outra na caixa com o mesmo medidor

Depois de varias medições eu fiquei intrigado e fui procurar nos foruns gringos sobre isso

Achei um post longo sobre o assunto (seu eu encontrar posto aqui) onde tecnicos de oficinas conversavam dizendo que precisavam de outro método pra medir desgaste do eagle xx1, pois o tradicional nao funcionava mais

Se nao estou enganado o primeiro item a desgastar era a coroa, e estavam tentando dar um jeito de medir isso pra ficar padrão pras oficinas


Postado Por: ajunio3
Data de Publicação: 13 Fev 2019 as 08:44
Achei

https://www.vitalmtb.com/forums/The-Hub,2/SRAM-Eagle-chain-longevity-is-impressive,9934" rel="nofollow - https://www.vitalmtb.com/forums/The-Hub,2/SRAM-Eagle-chain-longevity-is-impressive,9934

Ponto mais impressionante é esse (gasta-se duas coroas na vida de uma corrente LOL:

"After long phone calls with the service department at SRAM, they claim their engineers were finding that they would wear out two chain rings in the time it took to wear the chain out. "


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 13 Fev 2019 as 09:24
Li o link.

Como já havia dito pelo que vi no XX1 11V, eles viram muitos casos onde o 50 vai embora antes dos outros de aço, ao contrário do que diz a Sram, que diz que o torque é distribuído em 50 dentes e, portanto, dura mais que as restantes em aço. 

No começo eu até achei que meu medidor estivesse errado e usei outro para confirmar. Mas ela dura muito mesmo, ao contrário do que diziam no fórum logo no lançamento e, obviamente sem terem usado, até porque nem teria dado tempo logo no lançamento de já terem rodado tanto, mas tem gente que gosta de falar o que houve por aí como se fosse verdade absoluta. Então aqui no fórum era cheio dizendo que não trocaria seu sistema 9V ou 10V pelo Eagle, pois ouviram dizer que a corrente não durava nada. Ouviram dizer onde?

Montei uma bike bike e coloquei a coroa de aço do Eagle, vamos ver como vai e comportar. Deve durar tanto ou mais que a corrente então, já que a proporção de 2 coroas para 1 corrente é feita com coroas de alumínio. Só não sei se por ser de aço ela acabe desgastando mais a corrente, se bem que o que estica a corrente é o fato das placas "comerem" os pinos. Por isso também acho que a dourada não dura mais, já que os pinos não tem esse tratamento e tenho medo que por ter mais dureza ela desgaste mais as coroas e cassete. Quando ao cassete dourado, sempre achei que se o 50 de alumínio já dura menos do que o restante, então não teria motivo para o restante ter o tratamento dourado, pois o elo fraco ainda seria o 50 de alumínio sem tal tratamento. 



Postado Por: Dragum
Data de Publicação: 13 Fev 2019 as 09:27
Só para deixar uma opinião...

Você ta com a peça errada no lugar errado. Este cubo em si já tem um projeto delicado, você não tem assistência de um profissional da marca nem nada. Vai usar na cidade, provavelmente evitando os bolsões d'água suja e tal, e mesmo assim investiu uma grana numa peça que a manutenção é super difícil de dar - ninguém acha as peças de reposição de cubo em bicicletarias, nem no Mercado Livre.

Shimano pra mim é sinônimo de qualidade de materiais, não de projeto, normalmente. Quer projeto elaborado, cubo com rolamento, passadores melhores, peças com projeto mais moderno, vai pra Sram.

Agora, se o que você quer é uma bike precisa e durável para cidade, opte preferencialmente pelos grupos Acera e Alívio da SHIMANO, são meus grupos preferidos, novos ou antigos, são feitos com materiais muito bons e são sinônimo de não ter dor de cabeça pagando barato. Não são os mais leves, mas aguentam bastante desaforo e são muito mais rígidos, precisos e resistentes que a linha Torney - é de aço estampado, etc.

Falo com propriedade pois já tive um TX numa 29 e o meu atual Acera M390 "old scholl" da um banho em rigidez e precisão no Torney. O grupo Altus tem duas qualidades, o M310 ta defasado e chega a ser pior que os Torney novos com aquele cadge pequeno e roldana enorme. Já o grupo novo M2000 com Shadow e tal é uma boa opção custo/benefício aos preferidos Acera e Alívio. Isso tudo na minha opinião, hoje. Nos cubos, a mesma coisa: O quarda-pó dos torney é uma latinha que depois que amassa, báu báu, já os Alivio são de resina muito mais resistente.

Quando tive um cambio Deore, o mesmo enganchou o cadge nos raios e partiu, o mecânico falou que não era bom botar peças caras em quadros nacionais. Eu era mais novo, não duvido ter cruzado corrente, mas isso não devia acontecer. São peças de ajuste mais delicados. Ok, não acho que isso aconteceria de novo, mas se eu fosse trocar o cambio hoje, iria de Acera, provavelmente. O ganho de uma linha deore ou melhor será proporcionado sob chuva, barro, mato, submersão repetida, poeira, etc... e temos de concordar que pedalar na chuva, na cidade, por si só já costuma ser algo meio nojento.

Agora, sobre Shimano ser descartável: se você precisa fazer manutenção no cubo, aqui no rio de janeiro, te um nome: cubo novo.

Falando pra uma pessoa que só vai andar na cidade e não quer investir muito na bike, eu recomendo:
Torney => cidade, alguma dor de cabeça
Altus => cidade, pouca dor de cabeça
Acera => cidade, sem dor de cabeça
Alívio => cidade, sem dor de cabeça

Deore pra cima já é pra uso no campo, em trilha, etc... Na minha opinião a dor de cabeça começa a subir de novo... =P

Essa são minhas dicas. Acera e Alívio pra cidade é tudo de bom e gasta pouco.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 13 Fev 2019 as 09:36
Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:


Você ta com a peça errada no lugar errado. Este cubo em si já tem um projeto delicado, você não tem assistência de um profissional da marca nem nada. Vai usar na cidade, provavelmente evitando os bolsões d'água suja e tal, e mesmo assim investiu uma grana numa peça que a manutenção é super difícil de dar - ninguém acha as peças de reposição de cubo em bicicletarias, nem no Mercado Livre.


Eu acredito friamente em falha de projeto do modelo. Não acredito que um cubo XT tenha projeto delicado. Nem acredito que um cubo XT tenha manutenção super difícil. Que não tenha peças eu acredito, afinal isso parece ser um lema da Shimano.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 13 Fev 2019 as 09:42
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Li o link.

Como já havia dito pelo que vi no XX1 11V, eles viram muitos casos onde o 50 vai embora antes dos outros de aço, ao contrário do que diz a Sram, que diz que o torque é distribuído em 50 dentes e, portanto, dura mais que as restantes em aço. 

No começo eu até achei que meu medidor estivesse errado e usei outro para confirmar. Mas ela dura muito mesmo, ao contrário do que diziam no fórum logo no lançamento e, obviamente sem terem usado, até porque nem teria dado tempo logo no lançamento de já terem rodado tanto, mas tem gente que gosta de falar o que houve por aí como se fosse verdade absoluta. Então aqui no fórum era cheio dizendo que não trocaria seu sistema 9V ou 10V pelo Eagle, pois ouviram dizer que a corrente não durava nada. Ouviram dizer onde?

Montei uma bike bike e coloquei a coroa de aço do Eagle, vamos ver como vai e comportar. Deve durar tanto ou mais que a corrente então, já que a proporção de 2 coroas para 1 corrente é feita com coroas de alumínio. Só não sei se por ser de aço ela acabe desgastando mais a corrente, se bem que o que estica a corrente é o fato das placas "comerem" os pinos. Por isso também acho que a dourada não dura mais, já que os pinos não tem esse tratamento e tenho medo que por ter mais dureza ela desgaste mais as coroas e cassete. Quando ao cassete dourado, sempre achei que se o 50 de alumínio já dura menos do que o restante, então não teria motivo para o restante ter o tratamento dourado, pois o elo fraco ainda seria o 50 de alumínio sem tal tratamento. 



Lembrei daquele medidos da Rohloff para verificar cassete, não sei se funciona a contento. 




Postado Por: Fabriciogc
Data de Publicação: 13 Fev 2019 as 09:45
Não tem um tópico que esse Ismah não chega querendo ser o dono da verdade. 
Pega leve, cara.
Ninguém gosta de um "sabichão". E normalmente vc fala várias groselhas... 


-------------
https://pt.wikiloc.com/wikiloc/user.do?id=896107" rel="nofollow - Wikiloco


Postado Por: adrianomtb
Data de Publicação: 13 Fev 2019 as 10:14
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:


Você ta com a peça errada no lugar errado. Este cubo em si já tem um projeto delicado, você não tem assistência de um profissional da marca nem nada. Vai usar na cidade, provavelmente evitando os bolsões d'água suja e tal, e mesmo assim investiu uma grana numa peça que a manutenção é super difícil de dar - ninguém acha as peças de reposição de cubo em bicicletarias, nem no Mercado Livre.


Eu acredito friamente em falha de projeto do modelo. Não acredito que um cubo XT tenha projeto delicado. Nem acredito que um cubo XT tenha manutenção super difícil. Que não tenha peças eu acredito, afinal isso parece ser um lema da Shimano.
Também acho que é uma falha de projeto. Quem fica falando que XT e peças top são frágeis é nego sem noção que fica falando do que não sabe. Quem entende um pouquinho que seja de bike sabe que XT é pau pra toda obra.


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 13 Fev 2019 as 15:02
Mesmo porque a tecnologia do xt de 2017/2018, vai para o deore de 2019, a tecnologia do deore 2017/2018 vai para o alivio 2019.... e assim por diante.

Peso 100kg, tenho uma GT sanction toda XT, e rodas com cubos dtswiss... ponho pra torar a coitada, certeza que se fosse uma bike intermediária ja teria aberto o bico.... agora o segredo de não ter dor de cabeça.... revisão em dia e com quem sabe o que esta fazendo.

-------------
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition


Postado Por: zoda
Data de Publicação: 13 Fev 2019 as 15:16
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

 De onde vc tirou esse "NUNCA"? Pedalo desde 1996 com grupos XT, XTR, e X0, e te garanto que no geral são bem duráveis. (...) Tive vários cassetes XTR e duraram muito. Câmbios e passadores item. Freios, o mesmo. Cuidado com conclusões levianas. Tem muita gente que busca informação aqui.
 

Não há nada de conclusão leviana... Isso é uma coisa bastante conhecida...
TODAS as peças de competição, o enfoque não é durabilidade, indiferente a área.
Um equipamento de competição visando corrida, é para ser, funcional, leve, e durar no limite do necessário. Sempre tenha em mente isso. 
E como dito, tão bem como a tecnologia embarcada, é a precisão requirida no manuseio, manutenção etc... Traga o melhor mecânico, e peça para ele apertar uma peça na mão... Se ele realmente for o melhor, ele não vai fazer, pois sabe que ainda que grande, a sensibilidade é falha.

E sua, a minha, ou a nossa experiência pessoal não é estatística. Por isso que não adianta se basear em um ou dois relatos, é preciso reunir vários para ter uma média. E quanto mais, mais próximo de um valor real se está.

Vendo pelo lado da mecânica/preparação que trago do automobilismo, um motor e câmbio de arrancada, precisa durar os 10~20 segundos dos 402m (quarto de milha) de uma puxada, e não mais que isso. Se durar mais que uma puxada, excelente, se não durar foda-se...
A Stock Car, tira peso da pintura da bolha (!!!), e aparece nos números quando o carro tem mais de uma camada...!

Está cheio de material mostrando que a elite troca o grupo praticamente inteiro, após cada corrida/etapa. Pegue as décadas passadas, o pessoal fazia furos por tudo, para aliviar peso. 
Vale a pena? Depende, isso diminui o peso, por consequência melhora a aceleração, porém trás maior fragilidade para a peça. Pra uma corrida, onde faz total sentido ir pro "tudo que dá", é diferente de andar na rua.

Não te conheço, não sei como tu anda, onde tu anda e tudo mais... Mas me conheço, e ainda que não seja estatístico, é uma ilustração... A pessoa que me deu um Bontrager XR2 meia vida, falou em (mil) 1 000 km rodados, e o pneu está com 50% de desgaste, só competindo com ele em provas praticamente só off-road.
Por minha vez, já fiz 1/3 disso rodando meio parelho entre on-road e off-road. O desgaste é tão pouco que não consigo medir com o paquímetro de que disponho, quero catar um micrômetro e tirar a curiosidade.
Quero dizer com isso, que a durabilidade não é a principal preocupação, quando se fala em peças a nível competitivo. E que não é apenas a peça que vai ditar a durabilidade, importa muito como é cuidada, e principalmente o uso...

Cara na boa para de escrever besteira. Imagina se grupos de competição não fosse duráveis. O risco de quebrar em cada prova iria ser grande. Estudei muita estatística, em nenhum momento usei meus exemplos como dados estatísticos. Quem estava escrevendo sem fundamentação é vc. Desde o início falei de peças de bike, não vem escrever de outros universos. Tirou uma conclusão sem fundamento e continua achando que está certo. Parabéns


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 13 Fev 2019 as 16:48
É óbvio que vou defender minha tese, qual a lógica de dizer algo se não? Mas tudo bem, não faz sentido impor a força, o que penso a ninguém... Acho que a discussão de mostrar quem tem a pingola maior não faz sentido, mas uma última contribuição, já que o exemplo de fora não agrada...

Não existe distância ideal de troca, como estão supondo, porém vocês mesmos relatam de casos pontuais do 50t desgastando primeiro, e da suspeita que depois que passou a camada tratada (temperada) da corrente, ir ladeira abaixo o desgaste - o que tende a acontecer.
Isso aponta que no aspecto geral, o XX1 é uma maravilha, de fato. Só não dá para esquecer que é um item competitivo, que custa caro, exige muita precisão no ajuste, e tem a durabilidade comprometida... Ou vão negar que seria melhor o cog de 50, durar pelo menos o que os demais duram? 
O que justifica seu uso num contexto e não em outros...

Se alguém quiser jogar o XX1 ou semelhante na minha lixeira, vou ficar feliz em doar para os interessados. No meu contexto, ainda há melhores benefícios de outros sistemas... Quem sabe ao final do ano de treino de fato, pense ao contrário.

-------------
Sigam-me os bons
https://www.strava.com/athletes/12011746" rel="nofollow - Strava -
http://Instagram.com/ismah_cabelo" rel="nofollow - Instagram
Prost!


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 13 Fev 2019 as 17:22
Relembrando uns detalhes que já falei, mas parece que está sendo mal interpretado: O que já vi foi o 42 do XX1 11V ir pro saco primeiro que o cassete. Eu disse isso. E não disse do Eagle. Isso eu vi num cara que andava de XTR 2x10 e trocou por 1x11. Foi um dos primeiros. A bike veio com coroa 32 ou 34 e com o cog 42 ficava extremamente pesada onde a gente anda e baseado que ele estava acostumado com 2x10. Aí aconteceu do cara estar direto no 42, vacilou, já estava ele no 42. Duas diferenças pro Eagle. A marcha era mais pesava e tinha sói 42 dentes para distribuir o torque. Quando ao fato da corrente "acabar" de uma vez só, eu não disse que isso existiu. Disse que poderia ocorrer. Um achismo meu. E não disse que era depois que o revestimento fosse pro saco. Tanto que disse que os pinos que determinam o desgaste não tem o tal revestimento. E disse isso baseado em motores de carros, onde nos primeiros 90% de uso o desgaste é de apenas 10% e nos últimos 10% da vida ele se desgasta os 90% restante. Peça de competição não precisa mesmo durar uma eternidade, mas precisa suportar mais pancada, maior torque, etc., tudo isso sem desregular, afinal o que um pro faz num Cape Epic como a mesma transmissão é mais castigo do que uma pessoa normal possa fazer durante a vida inteira do Tourney.


Postado Por: marp
Data de Publicação: 15 Fev 2019 as 16:41
Quanto as peças de alto nível serem menos duráveis, já li diversos relatos por aí, nada assim completamente testado, mas faz sentido uma peça ultra leve não ter a mesma resistência do que uma mais pesada.
Não entendo de mtb, mas imagino que seja similar. Nos comparativos de peso da linha de estrada da shimano a diferença de peso do dura ace é bem brutal.

https://weightweenies.starbike.com/forum/viewtopic.php?t=147665


Um 105 pesa 12.5% a menos que um claris, enquanto o dura ace mecânico chega a ser 31.6%, agora quem sou eu pra dizer que o 105 dura mais que o dura ace? Não sei, mas fica aí no ar pra cada um tirar suas próprias conclusões ou pesquisar.

Não digo que troquem o dura ace ou o xtr inteiro em cada prova, mas se der qualquer indicativo que não está completamente funcional, tenho certeza que jogariam no lixo sem dó.
Uma equipe está pagando profissionais pra acompanhar o treino, nutrição, alojamento, salário desse cara, é meio insanidade comparar a equipe com a capacidade financeira de nós mortais amadores que um dura ace/xtr muitas vezes nunca vai passar de um sonho.
Mas pra uma equipe, o que sai mais barato? o cara ser dropado da prova porque quebrou um cassete no meio e jogar fora todo o dinheiro investido no treino/nutrição/salário do atleta ou comprar um cassete novo?

Já li bastante também que quando o pessoal profissional sofre uma queda com quadro de carbono em ciclismo de estrada, trocam o quadro, mesmo custando caro não vale a pena o risco.
Agora se tudo isso é lenda ou balela, só quem é profissional pra nos dizer, agora pra mim isso tudo faz bastante sentido.


Postado Por: misera
Data de Publicação: 15 Fev 2019 as 16:53
Sem falar que essas equipes não devem pagar o mesmo preço absurdo que a gente , com certeza pra eles custa menos que pra nós.


Postado Por: adrianomtb
Data de Publicação: 15 Fev 2019 as 17:05
Pras equipes o custo é 0800. O patrocinador banca as bikes e as peças de reposição.

E esse negócio de que peça top dura menos não condiz com a realidade.
Quando a Shimano lançou o Dura Ace 10V, a revista espanhola Ciclismo en Ruta fez um teste de longa duração dele. Os caras usaram o grupo por 24.000 Km sem trocar nada, segundo eles não trocaram nem a corrente (deve ter terminado o teste com um alongamento kilométrico, mas não falhou em momento nenhum).


Postado Por: joaoandre1990
Data de Publicação: 15 Fev 2019 as 17:43
Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:


Você ta com a peça errada no lugar errado.




Essa resposta resumiu meu comentário anterior, compartilho do mesmo ponto de vista. Não questiono a qualidade do material, Shimano é Shimano, indiscutível! Mas cada um no seu qual.

Dois pontos que concordo muito:
1) Ainda existem peças antigas que são melhores que as modernas. Eu uso cubos SANSIN e Shimano 600 nas minhas bikes e não troco por cubos modernos "de entrada" de jeito nenhum!
2) Altus, Acera e Alivio são excelentes pra cidade! Hoje não uso mais bike com marchas, mas quando usava era o que eu tinha e nunca fiquei na mão.

Mas acho que essa "confusão" é normal... O consumidor quer comprar o melhor do melhor, o vendedor quer vender o mais caro, e ai que as coisas se enrolam.
Aqui onde moro vejo muita gente com bike top de linha (full, speed de carbono, etc) apenas passeando pela cidade, dando voltinhas no parque, aquele rolê de 30km sem sair do centro. Mas é aquela, quem pode, pode!

Eu no seu caso amigo, pegaria um grupo mais adequado pro seu uso e resolveria o problema.

-------------
NO GEARS, NO PROBLEMS!


Postado Por: am.araujo
Data de Publicação: 15 Fev 2019 as 17:47
Originalmente postado por marp marp escreveu:


Um 105 pesa 12.5% a menos que um claris, enquanto o dura ace mecânico chega a ser 31.6%,


Existe muita coisa envolvida além do peso, os materiais utilizados por exemplo. As peças dos grupos superiores da shimano usam aço de alta resistência, enquanto o claris usa apenas aço cromado, no muito niquelado. Logo é comum uma relação claris durar bem menos que uma 105.

Ainda tem o fator que bikes de estrada exigem bem menos da relação, num ambiente de mtb vc tem muitas condições adversas que forçam a relação e aceleram o desgaste, então é possível que esse efeito seja mais evidente no mtb do que no speed. Mas o quanto isso é verdade, só testando pra saber.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 15 Fev 2019 as 19:11

Vamos lá:

 

Cada peça tem que seguir alguns quesitos:

-resistência a esforços;

-resistência a impactos;

-resistência a fadiga;

-menor peso possível;

-precisão;

-resistência ao desgaste;

-resistência aos fatores externos.

 

 

Vamos aos exemplos:

 

-Eixo de pedal:

 

-Pode ser feito de aço carbono comum em casos de pedais vagabundos (pedal da loja do seu Zé de R$ 9,90);

-Pode ser feito em alguma liga de aço especial, tipo cromo-molibdênio 4130 (Wellgo);

-Pode ser feito em titânio (Syntace).

 

Agora vamos pensar...

 

Qual é mais leve?

 

Qual é mais resistente?

 

Qual é mais durável?

 

Para ser mais leve que o pedal de R$ 9,90, o Syntace ficou mais pesado?

 

-Cubos:

 

-Podem ser de colar de esferas soltas em aço comum (cubos da Caloi Cross);

-Podem ser de colar de esferas soltas em inox com vedação (estilo Shimano);

-Podem ser de rolamentos de cartucho em aço comum (cubos rolamentados genéricos);

-Podem ser de rolamentos de cartucho em aço comum com vedação no cubo, fora a vedação do rolamento (DT 350);

-Podem ser de rolamentos de cartucho em aço inox com vedação no cubo, fora a vedação do rolamento (DT 240).

 

 

Agora vamos pensar...

 

Qual é mais leve?

 

Qual é mais resistente?

 

Qual é mais durável? O que gasta a bacia do cubo (corpo do cubo) ou o que se pode trocar os rolamentos de cartucho?

 

Qual tem melhor vedação?

 

Qual as esferas não vão enferrujar nunca?

 

 

No caso de cubos, o material do corpo, não muda em absolutamente nada a vida útil.

 

 

-Câmbio traseiro:

 

-Podem ser embuchados (Dimosil);

-Podem ser de rolamentos de cartucho (Shimano);

-Podem ser de rolamentos de cartucho e alto grau de precisão nas junções do paralelogramo (tops);

-Podem ser aço carbono;

-Podem ser de alumínio;

-Podem ter hardware de titânio (Sram Eagle).

 

 

Agora vamos pensar...

 

Qual é mais leve?

 

Qual é mais resistente?

 

Qual é mais durável?

 

Qual roldana vai durar mais? A embuchada ou a com rolamentos de cartucho?

 

Numa corrida não pode se desregular nunca, mesmo num Cape Epic. Quais junções vão durar mais sob esforços de 350W numa Cape Epic em meio ao pó absurdo?

 

 

-Cabos de câmbio:

 

-Em aço

-Em inox

 

Qual vai durar mais?

 

Qual tem mais resistência a tração?

 

Qual tem mais resistência a oxidação?

 

 

-Aros

 

-Pode ser aquele aro de parede simples e aço das Caloi antigas que pesam 1 tonelada;

-Podem ser de alumínio com parede dupla.

 

 

 

 

-Pedivela:

 

-pedivela monobloco Duque em aço carbono da Caloi Cross;

-pedivela XTR 12V (a tal que não existe)

 

Qual suporta mais um salto do 1º andar?

Qual tem mais blindagem ao pó e elementos externos no seu movimento central?

Qual é mais leve?

Para ser mais resistente que a Duque, a XTR ficou mais pesada?

 

 

 

OS esforços numa competição são absurdos. A repetição é feita até a exaustão. Impactos. Buracos. Poeira fina. Lama extrema. Chuva durante horas seguidas. Quedas. E não pode nem perder a precisão devido as folgas nas junções. O material tem que ser bem duro nas junções. Tem que resistir a abrasão.

 

 

Existem sim peças que as de competição duram menos e vou citar abaixo, mas não são os cubos, nem os câmbios, etc. São simples, sem mecanismos, onde não tem como baixar peso deixando a mesma durabilidade.

 

 

Coroas:

 

A coroa independente do material tem que ter a mesma espessura devido ao padrão da transmissão. Logo, não tem como baixar o peso de uma coroa de aço comum, usando aço especial em sua composição, pois a densidade de ambos é muito próxima e a queda de peso nesses casos é devido ao aço especial ser mais forte e se usar menos material, mas como dito, no caso da coroa tem que usar a espessura padrão, portanto, o único jeito de baixar peso, é usar alumínio que dura menos mesmo. Não adianta o tipo de liga do alumínio. Isso é fato.

 

Idem para cassete. Um com cog de alumínio ou titânio sempre irá durar menos, a não ser em casos atípicos como a Sram que usa um aço especial, mas consegue fazer com menos material nos seus cassetes usinados.

 

Corpo do freehub é um caso especial, se for para usar cassete Shimano, com certeza o de alumínio vai durar menos, pois os cassetes Shimano com cogs individuais junto com as estrias do sistema HG fazem o cassete comer o freehub, por isso a Shimano tinha XTR com freehub de titânio e a Chris King e DT fazem modelos em aço.

 

Pneus. Aqui para ser leve tem que ter menos material. Logo vai durar menos mesmo. Isso é válido também para modelos com composto mais macio para DH e AM.

 

 

 

 

 

 

 

 



Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 15 Fev 2019 as 23:13
Eu não entendi bem o texto, mas tem alguns poréns...
Por exemplo, não necessariamente um pneu mais leve, vai ter menos material. Isso é relativo ao parâmetro. Em tese, kevlar é uma fibra equivalente ao aço, mas leve e flexível... Logo, um mesmo pneu de kevlar, tem uma generosa diferença no peso. Resta saber se a trama pode ser igual ou equivalente...

Ou o caso do pedivela, comparar o monobloco e o suposto XTR, é um pouco tendencioso. Vou mudar a pergunta então. quem aguenta o impacto lateral contra uma árvore a 40 kph? Aço em geral, tende a deformar, alumínio a trincar e o carbono a romper... 

Tenho ouvido mais relatos de um guidão de carbono quebrado, que um de alumínio ou aço... Falta de relatos por parte dos menos favorecidos? Menor taxa de uso do segundo? São possíveis e prováveis.
Não necessariamente o risco de quebra maior, é algo suficiente para anular todos os outros benefícios. Acaba-se evidentemente tendo que priorizar alguns.
Na minha análise, obviamente estou falando da minha ótica. Aqui, de quem é limitado pelo fator financeiro, e deseja que o custo seja o menor possível. Apesar de ser aplicável a quem quer destinar um valor baixo para o ciclismo também.

Falei um pouco da proporcionalidade das coisas. A corrente X8 custa metade da X10, então a X8 pesaria menos do que ter que trocar a X10, e meu sonho é que a X10 dure ao menos o mesmo da X8 - coisa que não deve acontecer...!

-------------
Sigam-me os bons
https://www.strava.com/athletes/12011746" rel="nofollow - Strava -
http://Instagram.com/ismah_cabelo" rel="nofollow - Instagram
Prost!


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 15 Fev 2019 as 23:19
Proporcionalidade no topo da cadeia cai absurdamente em todos os setores. Álcool de posto é 96% porque para chegar a 99% custaria absurdamente mais. Não lembro se 10x mais para melhorar quase nada.

Todos meus pedivelas de aço monobloco partiram de uma vez, nunca entortaram. Já quebrei eixo de pedal de Caloi Cruiser sem entortar antes. Fora os parafusos de ferradura que quebravam em freadas fortes. Mesa de aço que quebrava na junção da caixa de direção sem entortar. Só ver que o Titanic afundou, pois sei casco de aço quebrou todo e não amassou. Eixos dos truques de vagões quebravam do nada sem entortar, aliás, foi aí que começou o estudo da resistência a fadiga.


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 15 Fev 2019 as 23:52
Possivelmente porque o monobloco e a mesa são fundidos, por isso que praticamente nada é fundido hoje, e quase tudo forjado... O eixo de pedal, é tratado para ser rígido, e como o casco do Titanic, tende a partir mesmo.

As exceções que poderia encontrar... Tu encontrou...

Por sua vez, não é incomum ver quadro de aço carbono, que tomou uma pancada e deformou, mas não partiu... Ou aquela suspensão lá que tu postou, não é algo característico do alumínio, mas é possível que seja...
Roda de ferro em carro, é a campeã de amassados... As de liga leve, eu nunca vi amassadas, mas quebradas já vi várias...

-------------
Sigam-me os bons
https://www.strava.com/athletes/12011746" rel="nofollow - Strava -
http://Instagram.com/ismah_cabelo" rel="nofollow - Instagram
Prost!


Postado Por: marp
Data de Publicação: 16 Fev 2019 as 04:19
Sobre aço ser rígido ou maleável, não tem correlação com a "qualidade" do aço, e sim de como foi projetado ou quão mal projetado foi a peça.
Um vídeo bem interessante sobre forjar é de um canal de engenharia no YouTube, logo no começo do vídeo tem uma demonstração sobre deformação por impacto de diferentes tratamentos e tem uma introdução sobre materiais nos vídeos relacionados, acho um bom material de introdução pra começar a tirar conclusões pra quem for curioso a ponto de ir atrás disso.

https://youtu.be/6jQ4y0LK1kY


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 17 Fev 2019 as 22:08
Alfine ou Nexus vs Rohloff?





Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 17 Fev 2019 as 23:30
[QUOTE=marp]Sobre aço ser rígido ou maleável, não tem correlação com a "qualidade" do aço, e sim de como foi projetado ou quão mal projetado foi a peça.
Um vídeo bem interessante sobre forjar é de um canal de engenharia no YouTube, logo no começo do vídeo tem uma demonstração sobre deformação por impacto de diferentes tratamentos e tem uma introdução sobre materiais nos vídeos relacionados, acho um bom material de introdução pra começar a tirar conclusões pra quem for curioso a ponto de ir atrás disso.

https://youtu.be/6jQ4y0LK1kY%5b" rel="nofollow - https://youtu.be/6jQ4y0LK1kY[ /QUOTE]

Qualidade não, propriedade... Aços mais ou menos maleáveis existem, que tem efeito memória, elasticidade, resistência a torção e compressão... A lista é longa...

-------------
Sigam-me os bons
https://www.strava.com/athletes/12011746" rel="nofollow - Strava -
http://Instagram.com/ismah_cabelo" rel="nofollow - Instagram
Prost!


Postado Por: zoda
Data de Publicação: 18 Fev 2019 as 10:27
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Alfine ou Nexus vs Rohloff?





Se tiver dinheiro, Rohloff


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 18 Fev 2019 as 10:31
Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Alfine ou Nexus vs Rohloff?





Se tiver dinheiro, Rohloff

Exato, mais um caso que a peça recomendada para competição e mais cara também tem maior durabilidade.


Postado Por: Binotto
Data de Publicação: 09 Mar 2020 as 11:13
TAmbém estou com problema com roda SHIMANO. MInha bike de estrada veio com as "indestrutíveis" Shimano RS010, que tem os raiso comuns fáceis de achar etc. O problema é com 1500km deu pau no freehub, e não encontro pra vender. Só achei pelo ebay e custaria 400 areias ao chegar aqui. Inviável. 
O cubo tive de trocar o eixo (na verdade adaptar pois tb não existe a venda), com os cones etc. Tudo porque as vedações são ruins e entrou agua tanto no free hub quanto no cubo, no lado da catraca. 
Eu tenho bicicleta desde a decada de 80. E uso cubo shimano desde o incio das mtbs. Eu lembro que em 1997 montei 2 rodas com cubo STX e aquilo ficou anos sem incomodar. Fazia manutenção só por precaução. Realmente houve uma queda muito grande na qualidade das peças.
Eu particularmente, fiquei muito decepcionado pois uma bike de carbono top vir com RS010 justamente por ser endurance, e facilita manutenção, vai tudo por agaua abaixo pois estamos no Brasil, e aqui dificil achar reposição. 
NA MTB tenho MAVIC e provavel que vou trocar por mavic na road tb.
Bons tempos que SHIMANO era SHIMANO, via aquele escrito pequeniniho "Via Japan". Bons tempos.
Hoje parece tudo descartável.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 09 Mar 2020 as 11:20
Cubo que eu tive que mais durou e ainda dura, é o LX de 1995. Mas parece que hoje eles não são mais assim. Olha esse link abaixo o que falam dos freehub Shimano.


https://enduro-mtb.com/en/deviate-highlander-2020-review/" rel="nofollow - https://enduro-mtb.com/en/deviate-highlander-2020-review/


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 09 Mar 2020 as 11:50
Sinceramente, é o "payload" do sistema 1x...

Alguém disse que era a 8ª maravilha do mundo usar só uma coroa... Aí se bateram com o problema da falta de range... Aí fizeram o 11-50, garantindo o range das marchas leves, mas faltando pesada... Aí fizeram o 10-50, porém pra isso precisou do freehub XD... Aumentou os esforços, diminui-se o tamanho... O que resultou? Um componente mais fraco, de baixa confiabilidade, que só visa performance!

Agora com as quebras, vão evoluir o material... até consolidar o projeto. É o processo de desenvolvimento, faz parte.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 09 Mar 2020 as 12:13
10 veio antes de 11-50 com o 10-42. XD tinha sido lançado e 15 dias depois já tinha gente aqui falando que não durava nada. Nem tinha no mercado ainda. Kkk



Postado Por: CaioB
Data de Publicação: 09 Mar 2020 as 17:29
A velha falácia que equipamentos topo de linha são feitos para serem leves e não duráveis.

Equipamentos de ponta tem que ser leve, claro, mas acima de tudo tem que ser preciso e confiável, provas da elite exigem equipamentos de elite, são testados ao extreme e exigidos ao extremo, podem quebrar? Sim, claro, tudo é passível de falha, mas a menos que você seja um cupim de ferro, vai durar uma eternidade.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 09 Mar 2020 as 21:15
Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

A velha falácia que equipamentos topo de linha são feitos para serem leves e não duráveis.


Cômodo acreditarem nisso.

Achem um guidão barato mais resistente que Syntace. Ou um cubo que suporte mais torque no freehub do que um DT ou CK.


Postado Por: adrianomtb
Data de Publicação: 09 Mar 2020 as 21:24
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

A velha falácia que equipamentos topo de linha são feitos para serem leves e não duráveis.


Cômodo acreditarem nisso.

Achem um guidão barato mais resistente que Syntace. Ou um cubo que suporte mais torque no freehub do que um DT ou CK.

Guidão de barraforte.


Postado Por: ajunio3
Data de Publicação: 09 Mar 2020 as 22:02
Estão misturando tudo aqui

O camarada veio reclamar da RS010, uma roda de 10v de speed que não tem nada a ver com sistemas 1x

Alias, eu usei a irmã maior dela RS11 (para sistemas 10/11v) por 7500 km sem problemas. Cheguei a abrir o freehub dela uma vez para lubrificar e estava em perfeito estado. Roda, na minha opinião, muito resistente e com rolagem aceitável

Em comparação: Estou atualmente usando as Mavic Ksyrium elite UST e adivinha? Raios ja oxidando. Problema cronico das Mavic, ate mesmo das Crossmax de MTB.

Aliás, eu tenho um freehub novinho dela guardado aqui. Acredito que sirva na RS010 também. Se tiver interesse manda MP


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 10 Mar 2020 as 09:22
Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

A velha falácia que equipamentos topo de linha são feitos para serem leves e não duráveis.

Equipamentos de ponta tem que ser leve, claro, mas acima de tudo tem que ser preciso e confiável, provas da elite exigem equipamentos de elite, são testados ao extreme e exigidos ao extremo, podem quebrar? Sim, claro, tudo é passível de falha, mas a menos que você seja um cupim de ferro, vai durar uma eternidade.

O que foi dito, é que pelo freehub XD ser um projeto recente, ainda não é um produto consolidado! Sabe o que isso significa? Nenhum projeto consegue ser 100% simulado e testado no desenvolvimento. Todas simulações e testes se baseiam em suposições de carregamento e uso, até chegar a vida real e o joão cupim usar o item... quebrar, mandar pra garantia... Fazer análise e encontrar pontos de fragilidade.

Automóveis são assim... As montadoras pegam o carro, e literalmente destroem o mesmo, para verificar onde falha e melhorar o projeto... E olha que industria automotiva tem recursos infinitos de simulação e prototipagem


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 10 Mar 2020 as 13:15
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

A velha falácia que equipamentos topo de linha são feitos para serem leves e não duráveis.

Equipamentos de ponta tem que ser leve, claro, mas acima de tudo tem que ser preciso e confiável, provas da elite exigem equipamentos de elite, são testados ao extreme e exigidos ao extremo, podem quebrar? Sim, claro, tudo é passível de falha, mas a menos que você seja um cupim de ferro, vai durar uma eternidade.


O que foi dito, é que pelo freehub XD ser um projeto recente, ainda não é um produto consolidado! Sabe o que isso significa? Nenhum projeto consegue ser 100% simulado e testado no desenvolvimento. Todas simulações e testes se baseiam em suposições de carregamento e uso, até chegar a vida real e o joão cupim usar o item... quebrar, mandar pra garantia... Fazer análise e encontrar pontos de fragilidade.

Automóveis são assim... As montadoras pegam o carro, e literalmente destroem o mesmo, para verificar onde falha e melhorar o projeto... E olha que industria automotiva tem recursos infinitos de simulação e prototipagem


Sempre que lançam alguma novidade, eu deixo os "emocionados" comprarem na frente, serem cobaias, depois de 1 ano consolidado o produto, com todos os defeitos apresentados neste ano, e resolvidos, ai vou lá e efetivamente compro... funciona para carros e bicicletas....

-------------
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 10 Mar 2020 as 14:16
Acho que vou comprar um Atari.

Brincadeira, é assim mesmo que funciona. Tem coisas que ainda não estão maduras para serem lançadas.


Mas XD já está no mercado a 6 anos. Já amadureceu.


Problema é que hoje em dia tem coisas que nem tem tempo de amadurecerecem e já lançam outra.


Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 10 Mar 2020 as 15:14
Funciona na verdade para qualquer aparelho industrializado: Carros, bikes, smartphones, eletrodomésticos, etc...

Já perceberam que alguns lançamentos utilizam da estrategia de: "preço exclusivo de lançamento"... 

Quando a esmola é demais, melhor desconfiar... Os primeiros consumidores farão os testes que não se consegue replicar em laboratórios ou nos ditos testes de "uso real"... Os teste em massa serão feitos pelos primeiros compradores...  


Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Sempre que lançam alguma novidade, eu deixo os "emocionados" comprarem na frente, serem cobaias, depois de 1 ano consolidado o produto, com todos os defeitos apresentados neste ano, e resolvidos, ai vou lá e efetivamente compro... funciona para carros e bicicletas....


-------------
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 10 Mar 2020 as 15:44
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Funciona na verdade para qualquer aparelho industrializado: Carros, bikes, smartphones, eletrodomésticos, etc...

Já perceberam que alguns lançamentos utilizam da estrategia de: "preço exclusivo de lançamento"... 

Quando a esmola é demais, melhor desconfiar... Os primeiros consumidores farão os testes que não se consegue replicar em laboratórios ou nos ditos testes de "uso real"... Os teste em massa serão feitos pelos primeiros compradores...  


Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Sempre que lançam alguma novidade, eu deixo os "emocionados" comprarem na frente, serem cobaias, depois de 1 ano consolidado o produto, com todos os defeitos apresentados neste ano, e resolvidos, ai vou lá e efetivamente compro... funciona para carros e bicicletas....



Só ver testes em sites por aí a quantidade de coisas que os caras quebram. Quadro, garfo, freios que falham, etc. Quem compra primeiro é boi de piranha. Se a Shimano lançou e depois recuou com o cubo silencioso, imagina a merda que ia dar.



Postado Por: Binotto
Data de Publicação: 11 Mar 2020 as 10:43
Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Estão misturando tudo aqui

O camarada veio reclamar da RS010, uma roda de 10v de speed que não tem nada a ver com sistemas 1x

Alias, eu usei a irmã maior dela RS11 (para sistemas 10/11v) por 7500 km sem problemas. Cheguei a abrir o freehub dela uma vez para lubrificar e estava em perfeito estado. Roda, na minha opinião, muito resistente e com rolagem aceitável

Em comparação: Estou atualmente usando as Mavic Ksyrium elite UST e adivinha? Raios ja oxidando. Problema cronico das Mavic, ate mesmo das Crossmax de MTB.

Aliás, eu tenho um freehub novinho dela guardado aqui. Acredito que sirva na RS010 também. Se tiver interesse manda MP

 Eu não vim aqui reclamar da RS010 , eu vim aqui relatar e trocar uma idéia a respeito.

Tenho duvidas que o free hub da RS11 sirva na RS010 . Eu tive de trocar o eixo completo com os cones, e comprei justamente o da RS11 que é o unico a venda disponivel, e teve diferença nos cones me obrigando a adaptar arruelas para manter os espaçamentos. Enjambra. Sinceramente não vou investir nem um tostão a mais nessas rodas, pois o sistema de eixo e os cubos são muito básicos, semelhantes a uma linha altus acera de mtb. Para uma roda de mais de 1 mil reais, é um absurdo. São rodas de 100 dinheiros lá fora, bem básicas mesmo.

O que vou fazer é montar um par de 32 raios mesmo com cubos ultegra 6800. Já tive esse set em outra bike e prefiro. 

Eu uso mavic na mtb e realmente tem problema de oxidação de niples e raios. E o free hub mavic é bem propenso a apresentar folgas. O meu ja deu enroscos quando a roda era nova e tive de desmontar e revisar elas novas.

Ao meu ver o problema mesmo é que estamos pagando mais de mil reais por rodas que la fora custam 100 dolares, e começamos a esperar demais delas.

RS010 são Shimano altus ou acera para speed.








Postado Por: Kamikaze_Zero
Data de Publicação: 12 Mar 2020 as 15:00
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

A velha falácia que equipamentos topo de linha são feitos para serem leves e não duráveis.


Cômodo acreditarem nisso.

Achem um guidão barato mais resistente que Syntace. Ou um cubo que suporte mais torque no freehub do que um DT ou CK.

Mais torque em questão de marcar o freehub (dentes) ou em questão de estragar os macaquinhos/ratchet? Geek


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 12 Mar 2020 as 15:08
Originalmente postado por Kamikaze_Zero Kamikaze_Zero escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

A velha falácia que equipamentos topo de linha são feitos para serem leves e não duráveis.


Cômodo acreditarem nisso.

Achem um guidão barato mais resistente que Syntace. Ou um cubo que suporte mais torque no freehub do que um DT ou CK.


Mais torque em questão de marcar o freehub (dentes) ou em questão de estragar os macaquinhos/ratchet? Geek



Macaquinhos. Corpo de for de alumínio e HG, estraga do mesmo jeito.


Postado Por: Kamikaze_Zero
Data de Publicação: 12 Mar 2020 as 16:09
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por Kamikaze_Zero Kamikaze_Zero escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

A velha falácia que equipamentos topo de linha são feitos para serem leves e não duráveis.


Cômodo acreditarem nisso.

Achem um guidão barato mais resistente que Syntace. Ou um cubo que suporte mais torque no freehub do que um DT ou CK.


Mais torque em questão de marcar o freehub (dentes) ou em questão de estragar os macaquinhos/ratchet? Geek



Macaquinhos. Corpo de for de alumínio e HG, estraga do mesmo jeito.

No meu caso vou ter uma experiência agora com o dabomb R-142
Ele vem com os "end caps" rosqueáveis para usar tanto 12x142 quanto 10x135 com blocagem/QR

Os cubos shimano da década de 90 realmente eram indestrutíveis e até hoje ainda tenho uma aro 26 da época com câmbio dianteiro LX e com uma roda usando cubo deles que passou anos sem manutenção (inclusive eu nem sabia na época que tinha que fazer manutenção deles) e provavelmente rodaria por muito tempo ainda.

Em contrapartida quando montei a 29 usei um par de cubos Altus que duraram bastante também, pelo que me lembre algo em torno de 2 à 3 anos faça sol faça chuva. Porém o Shimano XT M8000 (que foi o "up lógico" depois que o altus quebrou) não durou 2 meses e quebrou 2 macaquinhos e as molas estavam sem pressão, o vendedor trocou na garantia, remontamos a roda e eis que dia 06 agora o freehub foi pro saco de novo mesmo com a revisão em dia (só rodo no asfalto e revisava ele de 2 em 2 meses)

Vejo muita gente comentando que a shimano é isso, aquilo, qualidade, indestrutível etc e, de acordo com o meu uso realmente:
- câmbios (XT), pedivela (Deore), pedal (saint) e freios (alivio) são excelentes, não tenho do que reclamar
- trocadores (no meu é um alivio) são bons mas poderiam ser melhores
- cubo altus foi bem robusto e durável

agora o cubo traseiro XT M8000 mesmo com toda atenção e cuidado revisando não conseguiu fechar 1 ano de uso em asfalto sem mandar 2 freehubs pra vala Thumbs Down

Resta torcer pro dabomb ser mais durável.



Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 12 Mar 2020 as 16:38
Anos arás teve uma leva muita grande de freehub XT com o pessoal que andava comigo. Na época do 10V. Não sei até hoje se foi um lote, sei lá. Mas engraçado é que quebravam o XT e não o SLX. XTGR não sei, pois ninguém tem. 


Postado Por: ajunio3
Data de Publicação: 19 Mar 2020 as 09:43
Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Estão misturando tudo aqui

O camarada veio reclamar da RS010, uma roda de 10v de speed que não tem nada a ver com sistemas 1x

Alias, eu usei a irmã maior dela RS11 (para sistemas 10/11v) por 7500 km sem problemas. Cheguei a abrir o freehub dela uma vez para lubrificar e estava em perfeito estado. Roda, na minha opinião, muito resistente e com rolagem aceitável

Em comparação: Estou atualmente usando as Mavic Ksyrium elite UST e adivinha? Raios ja oxidando. Problema cronico das Mavic, ate mesmo das Crossmax de MTB.

Aliás, eu tenho um freehub novinho dela guardado aqui. Acredito que sirva na RS010 também. Se tiver interesse manda MP

 Eu não vim aqui reclamar da RS010 , eu vim aqui relatar e trocar uma idéia a respeito.

Tenho duvidas que o free hub da RS11 sirva na RS010 . Eu tive de trocar o eixo completo com os cones, e comprei justamente o da RS11 que é o unico a venda disponivel, e teve diferença nos cones me obrigando a adaptar arruelas para manter os espaçamentos. Enjambra. Sinceramente não vou investir nem um tostão a mais nessas rodas, pois o sistema de eixo e os cubos são muito básicos, semelhantes a uma linha altus acera de mtb. Para uma roda de mais de 1 mil reais, é um absurdo. São rodas de 100 dinheiros lá fora, bem básicas mesmo.

O que vou fazer é montar um par de 32 raios mesmo com cubos ultegra 6800. Já tive esse set em outra bike e prefiro. 

Eu uso mavic na mtb e realmente tem problema de oxidação de niples e raios. E o free hub mavic é bem propenso a apresentar folgas. O meu ja deu enroscos quando a roda era nova e tive de desmontar e revisar elas novas.

Ao meu ver o problema mesmo é que estamos pagando mais de mil reais por rodas que la fora custam 100 dolares, e começamos a esperar demais delas.

RS010 são Shimano altus ou acera para speed.


então...mas rodas de R$ 1.000, aqui, são básicas mesmo

As Mavic custaram mais de R$ 4.500



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net