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Peças prateadas: cada dia mais raras.

De:: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do fórum: Fórum Principal
Descrição:: Debate de assuntos gerais, independentes de modalidade.
URL:: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=95997
Data:: 25 Mai 2019 as 11:55
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Tópico: Peças prateadas: cada dia mais raras.
Enviado por: Dragum
Assunto: Peças prateadas: cada dia mais raras.
Data: 10 Fev 2019 as 08:48
Olá, venho aqui apenas levantar uma coisa que tenho percebido agora que fiz o projeto de uma bike mais antiga: como as peças OEM, hoje em dia, vem apenas com acabamento preto, deixando de lado o aspecto crú do alumínio que vimos durante os anos 90 e 2000. A partir dos anos 10, as linhas foram ganhado aspecto preto fosco, na maioria dos produtos Shimano, e os concorrentes seguiram a tendência.
Alguém sabe se isso é apenas uma moda ou se há um motivo comercial ou na cadeia de produção para isso? Claro, além de deixar o visual mais distante do alumínio e mais próximo das de fibra de carbono, que é "O material" dos tempos modernos.
No meu caso, ao modificar a bike, para manter um pouco de coerência entre o aspecto das peças, busco sempre por acabamentos semelhantes, tendo na minha atual bike um conjunto cromado/de alumínio, que mais cedo ou mais tarde será afetado pela falta de peças de reposição. Algumas peças que consegui achar prateadas com algum esforço foram: mesa; guidom; caixa de direção; cambio traseiro e canote. A que eu não consegui achar foi um pedivela reduzido 22/32/4X, apenas modelos com braços pretos ou quase isso. O melhor que achei foi o M914 da Sunrace. Como a bike é 26, o alívio 4000 fica muito reduzido. Estou pensando. Atualmente tenho um Acera X de época e prateado 24/34/42.

E vocês, se preocupam em montar tudo da mesma cor, ou isso é um toque meu? Tem alguém com dificuldades em achar peças - em especial pedivela - em alumínio polido?



Respostas:
Enviado por: sidserra
Data: 10 Fev 2019 as 13:04
No meu caso, a única questão que eu faço ser cromado ou perto disso são as rodas e raios da bike. Gosto de ver aquele brilho, tanto no sol qto de noite e qdo comprei minha bike ela veio com raios pretos, que mandei tirar e colocar raios inox. Cheguei a procurar rodas (aros) decentes sem ser pintadas mas só tinha achado de folha simples e de aço (queria de alumínio).

É a tendência, fazer o que, o negócio é esperar uma "Apple" dessas aí (fabricantes que criam tendências) voltar a fabricar e disponibilizar rodas cromadas (sem pintura, no alumínio polido) pra ver se a tendência muda, mas é querer demais, hehehe...


Originalmente Postado por Dragum Dragum Escreveu:

Olá, venho aqui apenas levantar uma coisa que tenho percebido agora que fiz o projeto de uma bike mais antiga: como as peças OEM, hoje em dia, vem apenas com acabamento preto, deixando de lado o aspecto crú do alumínio que vimos durante os anos 90 e 2000. A partir dos anos 10, as linhas foram ganhado aspecto preto fosco, na maioria dos produtos Shimano, e os concorrentes seguiram a tendência.
Alguém sabe se isso é apenas uma moda ou se há um motivo comercial ou na cadeia de produção para isso? Claro, além de deixar o visual mais distante do alumínio e mais próximo das de fibra de carbono, que é "O material" dos tempos modernos.
No meu caso, ao modificar a bike, para manter um pouco de coerência entre o aspecto das peças, busco sempre por acabamentos semelhantes, tendo na minha atual bike um conjunto cromado/de alumínio, que mais cedo ou mais tarde será afetado pela falta de peças de reposição. Algumas peças que consegui achar prateadas com algum esforço foram: mesa; guidom; caixa de direção; cambio traseiro e canote. A que eu não consegui achar foi um pedivela reduzido 22/32/4X, apenas modelos com braços pretos ou quase isso. O melhor que achei foi o M914 da Sunrace. Como a bike é 26, o alívio 4000 fica muito reduzido. Estou pensando. Atualmente tenho um Acera X de época e prateado 24/34/42.

E vocês, se preocupam em montar tudo da mesma cor, ou isso é um toque meu? Tem alguém com dificuldades em achar peças - em especial pedivela - em alumínio polido?


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Pedestre, respeite o ciclista que usa a ciclovia; ciclista, nunca discuta com o pedestre, na cabeça dele você SEMPRE estará errado...


Enviado por: misera
Data: 10 Fev 2019 as 13:30
Eu já sinto mais falta é das peças anodizadas dos anos 90 , algumas mtb pareciam as caloi extra light hehe.

Tipo a manitou com suspensão violeta peças azuis eu achava linda.


Enviado por: Fabio
Data: 11 Fev 2019 as 00:36
Originalmente Postado por misera misera Escreveu:

Eu já sinto mais falta é das peças anodizadas dos anos 90 , algumas mtb pareciam as caloi extra light hehe.

Tipo a manitou com suspensão violeta peças azuis eu achava linda.



Lembrei das peças Kooka.


Enviado por: Fabio
Data: 11 Fev 2019 as 00:41


Enviado por: Ligeirinho
Data: 11 Fev 2019 as 00:45
Suspeito fortemente de corte de custos. Veja por exemplo q cubos Shimanos dá década de 90 eram quase todos polidos e as exceções notáveis eram o belíssimo Deore Lx 1995 Preto de alto brilho ou ainda o STX acobreado de 1996. Mas não sei qnd isso começou a mudar. Mas as vezes vejo nessa marca cubos com acabamento prata fosco como alívio M 430 e cubo Deore XT 775 acho, pra V-Break.


Enviado por: Fabio
Data: 11 Fev 2019 as 00:46
Originalmente Postado por Ligeirinho Ligeirinho Escreveu:

Suspeito fortemente de corte de custos. Veja por exemplo q cubos Shimanos dá década de 90 eram quase todos polidos e as exceções notáveis eram o belíssimo Deore Lx 1995 Preto de alto brilho ou ainda o STX acobreado de 1996. Mas não sei qnd isso começou a mudar. Mas as vezes vejo nessa marca cubos com acabamento prata fosco como alívio M 430 e cubo Deore XT 775 acho, pra V-Break.


Tenho até hoje esse LX Parallax e nunca abri.


Enviado por: misera
Data: 11 Fev 2019 as 00:59
Lindo esse pedivela.


Enviado por: Ismah/Cabelo
Data: 11 Fev 2019 as 04:27
Meus 5 centavos... Creio que isso seja a tendência, já que preto é neutro, enquanto o polido não costuma combinar com cores mais claras... Note-se que isso também tem ocorrido nos uniformes de MTB, onde uma maioria das peças é preta.

Outro caso é que a fibra de carbono é preta, e isso pode ter ditado as tendências de mercado...

As cores existem, mas é mais usual em marcas não tão conhecidas.

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Enviado por: Weber Dias
Data: 11 Fev 2019 as 07:20
Acho q é meio q a tendência o preto... ele é neutro... se vc colorir ou "descolorir" acaba por limitando seus compradores... no entanto eu pirei na cor do K7 e Corrente q a Sram acabou de lançar! Tô louco pra montar na minha bike....


Enviado por: ThiagoZnL
Data: 11 Fev 2019 as 07:39
Originalmente Postado por Weber Dias Weber Dias Escreveu:

Acho q é meio q a tendência o preto... ele é neutro... se vc colorir ou "descolorir" acaba por limitando seus compradores... no entanto eu pirei na cor do K7 e Corrente q a Sram acabou de lançar! Tô louco pra montar na minha bike....




Enviado por: Ismah/Cabelo
Data: 11 Fev 2019 as 14:54
Quem pode... Pode.

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Enviado por: Fabio
Data: 11 Fev 2019 as 15:11
Na verdade a cor deveria de ser a original que ficaria depois de desgastado, pois até pedivela muda de cor com o pé raspando.


Enviado por: vshadow
Data: 11 Fev 2019 as 17:18
Eu acho cassete preto bonito, mas vc vai na padaria, a corrente já come a tinta.... Então de nada adianta.
Por isso só coloco cassete cromado.

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2016 - Cannondale Trail 6


Enviado por: am.araujo
Data: 11 Fev 2019 as 17:27
Desconfio que seja uma jogada de marketing. Quando uma peço polida arranha, fica bem discreto por que é a cor do alumínio, quando uma peça preta arranha fica feio pacas e o dono quer logo trocar por outra nova.


Enviado por: Weber Dias
Data: 11 Fev 2019 as 17:55
Originalmente Postado por am.araujo am.araujo Escreveu:

Desconfio que seja uma jogada de marketing. Quando uma peço polida arranha, fica bem discreto por que é a cor do alumínio, quando uma peça preta arranha fica feio pacas e o dono quer logo trocar por outra nova.


Faz sentido rsrs


Enviado por: Fabio
Data: 11 Fev 2019 as 18:01
Originalmente Postado por am.araujo am.araujo Escreveu:

Desconfio que seja uma jogada de marketing. Quando uma peço polida arranha, fica bem discreto por que é a cor do alumínio, quando uma peça preta arranha fica feio pacas e o dono quer logo trocar por outra nova.


Boa


Enviado por: sascencio
Data: 11 Fev 2019 as 18:44

Cada caso é uma história diferente, especificamente no post, montagem de uma bike vintage.

Mas eu prefiro as peças na cor preta, não curto muito brilho prateado nas bikes/motos/carros...


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*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********


Enviado por: misera
Data: 11 Fev 2019 as 19:39


Enviado por: Dragum
Data: 11 Fev 2019 as 20:31
Originalmente Postado por sascencio sascencio Escreveu:


Cada caso é uma história diferente, especificamente no post, montagem de uma bike vintage.

Mas eu prefiro as peças na cor preta, não curto muito brilho prateado nas bikes/motos/carros...
Concordo que tudo depende do projeto. Eu mesmo já tive uma 29 toda preto fosca e era lindo. No caso de MTB mais agressiva, o preto normalmente é mais esportivo. Hoje em dia não é difícil fazer uma bike com componentes pretos, só querer, o contrário que é dose. No meu caso, acabei optando por peças prateadas mais pelo fato da bike já vir com diversos componentes prateados - de qualidade e daqueles anos onde o alumínio ainda tinha o seu glamour -, do que com objetivo de fazer dela uma bike com aparência antiga, estritamente. Ai percebi como é difícil achar peças com acabamentos prateados, principalmente se você é chato pra escolher componentes. Infelizmente no Brasil é um pouco pior pois no AliExpress tem Acera prateado 22/32/44, mas no Brasil só se encontra o preto ou o Torney 24/34/42 que pesa 1kg quase e não tem o mesmo range. Os únicos pedivela abaixo de 500 reais em acabamento prata são os Alívio para 29 22/30/40 e esse Torney que deve ser antigo.
Cubo é outro parto. Os meus são pretos, mas devo admitir que acho os prateados mais bonitos em muitos casos.



Nas speeds é bem mais comum que nas MTB...

O pedivela com braço em alumínio na minha opinião da um visual mais bacana, mas esse ai de cima custa mais de mil novinho.


Enviado por: joaoandre1990
Data: 12 Fev 2019 as 11:34
Originalmente Postado por misera misera Escreveu:

Eu já sinto mais falta é das peças anodizadas dos anos 90 , algumas mtb pareciam as caloi extra light hehe.

Tipo a manitou com suspensão violeta peças azuis eu achava linda.


Eu cresci vendo essas bikes com peças anodizadas, azul, verde, vermelho, violeta, uma combinação mais linda que a outra!

Pq tudo tá ficando preto eu não sei, deve ser tendência mesmo.
Não é só nas bikes... Motocicletas, automóveis, etc... Cada dia mais preto e se possível fosco ainda por cima.



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NO GEARS, NO PROBLEMS!


Enviado por: misera
Data: 12 Fev 2019 as 12:24
Uma explicação possível tbm é o uso de diferentes materiais , por exemplo o alívio novo , o corpo dele é de resina não de alumínio.

A manete do 315 é de aço , pintando tudo de preto pode dar pro leigo a impressão que deve ser tudo de alumínio.


Enviado por: Pinho
Data: 12 Fev 2019 as 21:10
Fala pessoal, montei recentemente minha 29. Uma Mosso preta com laranja e tinha a ideia de colocar umas peças prateadas só para fazer um diferencial mais clássico. Consegui algumas: mesa/avanço Ritchey Classic, canote selim Control Tech e abraçadeira de selim em titânio. Estou procurando outras peças mas é bem raro encontrar, principalmente de boa qualidade.


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Pinho!


Enviado por: Fabio
Data: 12 Fev 2019 as 21:12
Originalmente Postado por Pinho Pinho Escreveu:

Fala pessoal, montei recentemente minha 29. Uma Mosso preta com laranja e tinha a ideia de colocar umas peças prateadas só para fazer um diferencial mais clássico. Consegui algumas: mesa/avanço Ritchey Classic, canote selim Control Tech e abraçadeira de selim em titânio. Estou procurando outras peças mas é bem raro encontrar, principalmente de boa qualidade.



Anos que não ouvia sobre a Control Tech. Da época da Kore.


Enviado por: misera
Data: 12 Fev 2019 as 21:52
Titânio aí fica mais bonito que prateado.



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