Imprimir Página | Fechar Janela

Trocar cubos das rodas r500 Shimano por novatec

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Acessórios para bicicleta e ciclista
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre acessórios: faróis, lanternas, trancas, vestuários, capacetes, bombas, ciclocomputadores, rastreadores, GPS, câmeras, aplicativos/softwares e assuntos afins.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=95624
Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 22:40
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Trocar cubos das rodas r500 Shimano por novatec
Postado Por: tinda
Assunto: Trocar cubos das rodas r500 Shimano por novatec
Data de Publicação: 21 Dez 2018 as 11:51
Bom dia gostaria da opinião de vcs que são mais experientes no pedal, tenho um par de rodas R500 Shimano e gostaria de substituir os cubos por algum de rolamento no caso os da Novatec, alguém pode me dar um feedback se consigo trocar somente os cubos sem mexer nos raios ....
Desde já agradeço....



Respostas:
Postado Por: jklaser
Data de Publicação: 21 Dez 2018 as 12:02
Qual o objetivo ? Isso dá uma trabalheira, sem contar que vai ser muita sorte q o cubo novo use o mesmo comprimento dos raios existentes...Não vai na pilha que rolamento é melhor q esfera q não é, esfera bem lubrificada e regulada anda tanto ou mais q rolamento , a única coisa q precisa de manutenção cuidada para não estragar as pistas e consequentemente o cubo todo...
Se for por peso o ganho não será muito ainda mais contando que vai trocar a parte de dentro da roda, onde se nota menos a diferença de peso...


-------------
http://app.strava.com/athletes/1173127" rel="nofollow - Strava


Postado Por: tinda
Data de Publicação: 21 Dez 2018 as 14:10
na verdade seria mesmo pelos rolamentos que falam quem pra speed e muito melhor, fiz a pergunta caso alguém tivesse feito e o resultado satisfatório


Postado Por: tinda
Data de Publicação: 21 Dez 2018 as 14:12
Originalmente postado por jklaser jklaser escreveu:

Qual o objetivo ? Isso dá uma trabalheira, sem contar que vai ser muita sorte q o cubo novo use o mesmo comprimento dos raios existentes...Não vai na pilha que rolamento é melhor q esfera q não é, esfera bem lubrificada e regulada anda tanto ou mais q rolamento , a única coisa q precisa de manutenção cuidada para não estragar as pistas e consequentemente o cubo todo...
Se for por peso o ganho não será muito ainda mais contando que vai trocar a parte de dentro da roda, onde se nota menos a diferença de peso...
Falam bastante que o rendimento pra Road e muito melhor com rolamentos do que esferas....


Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 21 Dez 2018 as 14:43
Então vamos lá, minha Caloi Strada R, fechada com kit Tiagra... Achei que iria trocar rapidamente as rodas, porém me surpreendi...

Posso afirmar que os cubos Tiagra rolam muito bem, pessoal inclusive já perguntou se realmente eram as rodas originais... Pois em decidas já passei algumas Vzan apenas na rolagem...

Sempre fui um dos que defendi que a Shimano, Compagnolo e Fulcrum seriam muito idiotas em apostar nos cubos de copos e cones (esferas) em rodas de alta performance, se simplesmente os rolamentos são "melhores"...

Agora requer um bom profissional para hora que precisar fazer manutenção, monte e deixe tudo ajeitado para continuar girando bem...

Cubos de rolamentos sempre tem manutenção mais fácil... E devido a falta de bons profissionais, ficou nesse mito que rolamentos giram mais...

Rolamentos giram mais que os de esferas com má manutenção, aí sim concordo...

-------------
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 21 Dez 2018 as 15:16
Acho que aqui não é questão de desmistificar o mito de quem rola mais ou menos...
Pessoalmente optei por rolamentos a muito tempo, tive meus argumentos e minhas experiências para isso. Como continuo tendo essa preferência - e não é para road.

A troca, não é tão simples, cada marca tem uma medida diferente de flange e blá blá blá.
Provavelmente baseado no custo, compensa montar rodas do zero, com os cubos novos.




-------------
Sigam-me os bons
https://www.strava.com/athletes/12011746" rel="nofollow - Strava -
http://Instagram.com/ismah_cabelo" rel="nofollow - Instagram
Prost!


Postado Por: DALOMBA
Data de Publicação: 21 Dez 2018 as 16:57
" Velha discussão entre rolamento e cone de esfera"

Contra fatos não há argumentos, posso ter um rolamento "quadrado" que nuca vai girar mais que um cone de esfera....
Tenho as duas tecnologias e ambas giram muito.... 

O Fato é que o contanto interno das esferas com as pistas nos rolamentos é menor que nos cones de esfera.... Ganha-se por um lado perde-se por outro
> menos contato, menos atrito, menos capacidade de carga, menos variação angular = mais velocidade

O contrário não se traduz assim isso depende da tecnologia e da qualidade do material empregado...

abs.


Postado Por: tinda
Data de Publicação: 22 Dez 2018 as 08:12
muito obrigado a todos pelo relato e experiências me ajudaram muito ..
.


Postado Por: christianmdt
Data de Publicação: 22 Dez 2018 as 08:31
Originalmente postado por tinda tinda escreveu:

Bom dia gostaria da opinião de vcs que são mais experientes no pedal, tenho um par de rodas R500 Shimano e gostaria de substituir os cubos por algum de rolamento no caso os da Novatec, alguém pode me dar um feedback se consigo trocar somente os cubos sem mexer nos raios ....
Desde já agradeço....


alem do que falaram ai...
o cubo novatec faz um barulhao rodando...
para quem e acostumado com shimano que e totalmentr silencioso....o navatec parece ate que esta quebrado.
ate acostumar com o barulho....
coloca ai no youtubr o barulho desses cubos ai... vai se assustar


Postado Por: am.araujo
Data de Publicação: 26 Dez 2018 as 12:58
O problema dessa questão é a qualidade. Se vc pegar cubos shimano de entrada, eles são muito fracos, perdem feio pra outros na mesma faixa de preço com rolamentos, ai cria essa disputa de esfera x rolamentos. Mas se vc pegar uma roda refinada, como a R500, ai a historia muda, os colegas que usam dizem que está no mesmo nível da vzan, talvez não faça sentido mudar.

Mas a questão de rolagem é bem subjetivo, a qualidade do cubo influencia, porem o peso da roda, o perfil aerodinâmico, também alteram bastante o comportamento final.


Postado Por: tinda
Data de Publicação: 26 Dez 2018 as 13:33
Minhas rodas são a R500 como é minha roda speed, gostaria de opiniões porque muito falar que rodas de rolamentos são melhores, muito obrigado a todos 
Vou continuar com minhas R500 mesmo ate porque meu objetivo é só melhorar o condicionamento físico 


Postado Por: tinda
Data de Publicação: 26 Dez 2018 as 13:34
Originalmente postado por tinda tinda escreveu:

Minhas rodas são a R500 como é minha primeira roda speed, gostaria de opiniões porque ouço muito falar que rodas de rolamentos são melhores, muito obrigado a todos 
Vou continuar com minhas R500 mesmo ate porque meu objetivo é só melhorar o condicionamento físico 


Postado Por: mmenezesf
Data de Publicação: 25 Fev 2021 as 11:58
Sei que o questionamento foi em 2018, mas caso alguém em 2021 ainda tenha essa dúvida, não hesite! Sem dúvidas utilizar os cubos Novatec fazem uma diferença enorme numa rodagem Shimano R500, e os comprimentos dos raios são os mesmos, só comprar o cubo com furação 20-24. Na minha opinião é o que melhor pode-se fazer em relação a custo X benefício em rodagem de speed atualmente.
Eu peguei uma rodagem shimano R500 usada na olx por 500 reais, e comprei os cubos novatec no Aliexpresss por 300 reais. O desempenho e conforto da bicicleta mudou consideravelmente, é uma mudança que vale muito a pena. Gastei apenas 800 reais, tenho uma rodagem leve, e com desempenho melhor que muitas mavic e outras próprias shimano mais novas por ai.


Postado Por: Mateuslscarvalho
Data de Publicação: 11 Set 2021 as 22:39
qual o modelo de cubos utilizados por você da marca Novatec?



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net