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Upgrade Bike Aro 26

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Data da Impressão: 25 Abr 2024 as 20:08
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Tópico: Upgrade Bike Aro 26
Postado Por: olamarilene741
Assunto: Upgrade Bike Aro 26
Data de Publicação: 24 Nov 2018 as 13:56
Tenho uma Bike MTB, aro 26 com 18 marchas não indexada, gostaria de saber oque tenho que trocar para mudar para o sistema indexado e também se devo trocar o pneu que atualmente é um de cravos.

PS: Utilizo a Bike apenas para percorrer grandes distâncias na cidade então não procuro nada high end pra aguentar um tranco pesado.



Respostas:
Postado Por: RuanRAC
Data de Publicação: 24 Nov 2018 as 17:16
trocar o passador deve resolver (por um indexado), se der problema troca o câmbio traseiro também mas acho que não vai precisar


Postado Por: versolato
Data de Publicação: 25 Nov 2018 as 21:04
pneu slick 1.75 vira outra bike


Postado Por: 90452
Data de Publicação: 26 Nov 2018 as 08:15
Pra deixar a bike mais "invocada", vc vai ter que gastar uma grana que talvez não compense. Por exemplo, vc poderia colocar freio a disco, indexar o câmbio (trocar os conjuntos o traseiro e dianteiro) e botar um pneu do tipo slick (liso) mais estreito, o problema é o custo:

1- freio a disco (mecânico): 120,00
2- câmbio indexado: 350,00
3- pneus: 150,00

Preços do Mercado Livre e sem a mão de obra do mecânico. E nem falei da suspensão, que não sei se vc já tem na sua bike. Acho que seria mais interessante vc vender a sua bike e comprar uma nova mais completa, mas aí é com vc. Como vc só anda na cidade, mudanças de marchas não parece ser problema, vc simplesmente "fixa" a mais adequada e manda brasa. Acho que então deveria mudar os pneus pois eles fazem diferença já que pneus com cravos diminuem a velocidade da bike. Vc pode fazer as mudanças aos poucos e a ordem seria essa mesma: pneus, freio e câmbio...


Originalmente postado por olamarilene741 olamarilene741 escreveu:

Tenho uma Bike MTB, aro 26 com 18 marchas não indexada, gostaria de saber oque tenho que trocar para mudar para o sistema indexado e também se devo trocar o pneu que atualmente é um de cravos.

PS: Utilizo a Bike apenas para percorrer grandes distâncias na cidade então não procuro nada high end pra aguentar um tranco pesado.


Postado Por: Ironman
Data de Publicação: 26 Nov 2018 as 14:09
Fala brôw!

Posta uma foto da tua bike aí para dar uma analisada.

Valew!


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Postado Por: olamarilene741
Data de Publicação: 26 Nov 2018 as 19:34
Pretendo não colocar freio a disco pois não saio em situação de chuva e etc, suspensão é algo a se pensar mesmo com esses asfaltos zoados q tem por ai. Já vou postar uma foto como o membro acima pediu pra avaliar melhor.


Postado Por: rodrigo4t
Data de Publicação: 27 Nov 2018 as 10:36
Galera, tô na mesma dúvida dele..  a situação é a seguinte (não riam):

Semana retrasada eu renovei o plano anual da academia meu e da patroa... na renovação tinha uma promoção onde "ganhamos" (óbvio que embutiram o preço no valor do reajuste) duas bikes aro 26.

Pensei comigo "olha que bacana! finalmente vou convencer minha mulher a aprender a pedalar pra sair comibo". Além do mais, uma bike baratinha dessas de mercado convém pra mim quando eu quero sair pra passar pelas quebradas da vizinhança sem medo se roubarem minha Sense 29 caríssima.

Bike montada, primeiras impressões:

- O freio é um lixo, tudo de plástico (os vbrakes, sapatas, manetes), impossível regular e frear
- Cambio não indexado e horroroso, do mais barato possível

Os freios eu já resolvi comprando uns v-brake com manetes da shimano no ML por um preço bem razoável. A dúvida é: pra passar o cambio pra indexado, eu preciso trocar só os manetes ou tenho que trocar o conjunto todo (manetes, cambio traseiro e dianteiro) ?








Postado Por: misera
Data de Publicação: 27 Nov 2018 as 11:09
A diferença na indexação está na corrente cassete/catraca coroas , no caso vc teria que trocar tudo , única coisa que poderia manter são os câmbios , mais imaginando o nível dos componentes nem valeria a pena , seria melhor partir pra um tourney ty300 completo.

coisa que provavelmente tbm não vale a pena pelo nível do quadro que imagino deve ser aqueles de aço com caixa grossa.


Postado Por: Ironman
Data de Publicação: 27 Nov 2018 as 12:59
Originalmente postado por rodrigo4t rodrigo4t escreveu:

Galera, tô na mesma dúvida dele..  a situação é a seguinte (não riam):

Semana retrasada eu renovei o plano anual da academia meu e da patroa... na renovação tinha uma promoção onde "ganhamos" (óbvio que embutiram o preço no valor do reajuste) duas bikes aro 26.

Pensei comigo "olha que bacana! finalmente vou convencer minha mulher a aprender a pedalar pra sair comibo". Além do mais, uma bike baratinha dessas de mercado convém pra mim quando eu quero sair pra passar pelas quebradas da vizinhança sem medo se roubarem minha Sense 29 caríssima.

Bike montada, primeiras impressões:

- O freio é um lixo, tudo de plástico (os vbrakes, sapatas, manetes), impossível regular e frear
- Cambio não indexado e horroroso, do mais barato possível

Os freios eu já resolvi comprando uns v-brake com manetes da shimano no ML por um preço bem razoável. A dúvida é: pra passar o cambio pra indexado, eu preciso trocar só os manetes ou tenho que trocar o conjunto todo (manetes, cambio traseiro e dianteiro) ?







Tem fotos da bike aí para a gente dar uma avaliada?


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Postado Por: rodrigo4t
Data de Publicação: 27 Nov 2018 as 13:13
Originalmente postado por misera misera escreveu:

A diferença na indexação está na corrente cassete/catraca coroas , no caso vc teria que trocar tudo , única coisa que poderia manter são os câmbios , mais imaginando o nível dos componentes nem valeria a pena , seria melhor partir pra um tourney ty300 completo.

coisa que provavelmente tbm não vale a pena pelo nível do quadro que imagino deve ser aqueles de aço com caixa grossa.

Partir pra um grupo tourney não compensa, o quadro é horrível... até mesmo pelo preço de um tourney completo com cassete e pedivela. A idéia é só melhorar o que é sofrível. Eu vi uns kits frankenstein no mercado livre por menos de 200 R$ onde só o cambio dianteiro e o traseiro são tourney, o restante é uma mistureba de componentes xingling, mas pra quem ia gastar 0 reais se não tivesse a bike, gastar quase o preço dela em upgrades duvidosos não é muito sensato. 

Melhor continuar com o que veio e ir usando até quebrar!


Postado Por: rodrigo4t
Data de Publicação: 27 Nov 2018 as 13:15
Originalmente postado por Ironman Ironman escreveu:

Tem fotos da bike aí para a gente dar uma avaliada?

Cara, não tenho aqui fotos aqui, mas a bike é essa:




Postado Por: misera
Data de Publicação: 27 Nov 2018 as 13:29
Vc pode de repente achar alguma coisa no aliexpress.

Eu comprei uma rapidfire cambio traseiro e dianteiro pra 27 lá , micronew , saiu por 34 reais.

Não é aquela maravilha mais pelo preço vlw.


Postado Por: Pantoja
Data de Publicação: 27 Nov 2018 as 13:33
Por sua bike possuir 18 marchas, creio que não seja muito nova. E isso não influi em nada na qualidade dela. Pelo contrário: as bikes antigas eram mais duráveis, apenas mais antigas.

Então, nem tente adaptar freio a disco. Antigamente o padrão era freio varão e não haviam mais pessoas esborrachadas em muros do que hoje. Apenas dê manutenção no seu sistema, no máximo troque p ou todo o componente. Se vc tiver cantilever, coloque um v-break. Só. Freio a disco é muito bom, numa bike projetada para tal. 

Os pneus já disseram aí: invista em slick, são ótimos para estradas e cidades. 

Quanto ao câmbio indexado, se vc investir uns R$200, vc compra uma catraca 7v, um câmbio tourney, corrente e passadores... talvez caiba até um pedivela novo. Assim terás um sistema de 21 velocidades novo pra alguns anos.


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Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com


Postado Por: rodrigo4t
Data de Publicação: 27 Nov 2018 as 15:08
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Vc pode de repente achar alguma coisa no aliexpress.

Eu comprei uma rapidfire cambio traseiro e dianteiro pra 27 lá , micronew , saiu por 34 reais.

Não é aquela maravilha mais pelo preço vlw.

Procurei no Aliexpress, achei uns grupos completos da Microsh*t bem razoavéis, mas acho que vou deixar de lado... não vou gastar muito dinheiro numa bike que o quadro é torto LOL 

Como eu disse, se quebrar eu até considero alguma coisa, mas pra ficar dando voltinha dentro do condomínio e ir na padaria buscar pão, tá bom demais o que veio nela.

Pior que eu tinha um grupo altus quase novo completinho em casa que tirei da minha Sense quando fiz um upgrade pra um Deore, mas bati rolo num cortador de grama com o meu cunhado pra ele colocar na bike dele que quebrou o cambio Unhappy


Postado Por: Ironman
Data de Publicação: 27 Nov 2018 as 15:37
Originalmente postado por rodrigo4t rodrigo4t escreveu:

Originalmente postado por Ironman Ironman escreveu:

Tem fotos da bike aí para a gente dar uma avaliada?

Cara, não tenho aqui fotos aqui, mas a bike é essa:



A foto não aparece para mim. Diz aí a marca e o modelo que eu pesquiso na internet.


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Postado Por: misera
Data de Publicação: 27 Nov 2018 as 16:24
Vc pode experimentar colocar um desses gripshifts de 15 reais nela.

Acredito até que vai passar , só vai ficar mais lento porque a catraca não tem os recortes e a corrente não tem os chanfrados.

No seu caso que já tem uma já sabe como é eu nem ligaria , o problema é sua esposa desanimar por causa da marcha.
Muitas pessoas tem dificuldade até mesmo com as marchas indexadas.

Vai em qualquer loja simples de bairro e pega um desses https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1100069849-alavanca-cambio-yamada-grip-shift-18-velocidades-_JM" rel="nofollow - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1100069849-alavanca-cambio-yamada-grip-shift-18-velocidades-_JM , se não der certo não perde muito.


Postado Por: rodrigo4t
Data de Publicação: 27 Nov 2018 as 17:50
Originalmente postado por Ironman Ironman escreveu:

A foto não aparece para mim. Diz aí a marca e o modelo que eu pesquiso na internet.

É uma track viper 18v


Postado Por: ghd
Data de Publicação: 27 Nov 2018 as 18:05
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Vc pode experimentar colocar um desses gripshifts de 15 reais nela.

Acredito até que vai passar , só vai ficar mais lento porque a catraca não tem os recortes e a corrente não tem os chanfrados.

No seu caso que já tem uma já sabe como é eu nem ligaria , o problema é sua esposa desanimar por causa da marcha.
Muitas pessoas tem dificuldade até mesmo com as marchas indexadas.

Vai em qualquer loja simples de bairro e pega um desses https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1100069849-alavanca-cambio-yamada-grip-shift-18-velocidades-_JM" rel="nofollow - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1100069849-alavanca-cambio-yamada-grip-shift-18-velocidades-_JM , se não der certo não perde muito.


Isso é verdade. Minha mulher usava uma BTwin simples e se enroscava nas marchas e grip shift, era 18 marchas.
No dia que usou a Trail 5 1x10 achou a maior maravilha devido a simplicidade e precisão.

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https://www.strava.com/athletes/18579736" rel="nofollow - https://www.strava.com/athletes/18579736


Postado Por: Ironman
Data de Publicação: 27 Nov 2018 as 20:48
Fala Rodrigo!

Eu aconselharia ficar com essa bike como ela está agora, trocando só o necessário, e comprar outra melhor. Investir numa melhoria muito grande nessa bike não compensa. Com R$1700,00 ou R$2000,00, no máximo, você compra uma bike maneira.

Valew!


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Postado Por: rodrigo4t
Data de Publicação: 28 Nov 2018 as 09:08
Originalmente postado por Ironman Ironman escreveu:

Fala Rodrigo!

Eu aconselharia ficar com essa bike como ela está agora, trocando só o necessário, e comprar outra melhor. Investir numa melhoria muito grande nessa bike não compensa. Com R$1700,00 ou R$2000,00, no máximo, você compra uma bike maneira.

Valew!

Obrigado Ironman, mas não tenho necessidade de comprar outra bike. Eu tenho uma bike já que uso pra fazer trilhas, a intenção mesmo era só melhorar essa bikezinha simples que peguei de graça.


Postado Por: 90452
Data de Publicação: 28 Nov 2018 as 11:08
Cacildis, se eu fosse vc eu processava essa sua academia por lhe "dar" uma bike de 400 pratas, hehehe... Vc não tem muito mesmo o que melhorar na bike para valer a pena gastar o que precisa, mas eu acho que vc deveria deixar a bike da sua esposa mais incrementada e deixar a sua bike a mesma perereca que é, hehehe...


Originalmente postado por rodrigo4t rodrigo4t escreveu:

Originalmente postado por Ironman Ironman escreveu:

A foto não aparece para mim. Diz aí a marca e o modelo que eu pesquiso na internet.

É uma track viper 18v


Postado Por: olamarilene741
Data de Publicação: 28 Nov 2018 as 23:48
Podemos dizer como veredito final então que não compensa dar upgrades?(ainda mais no meu caso que é antiguinha e tem umas partes um pouco enferrujadas). Tipo, compensa mais eu guardar uma grana pra depois vender essa pelo valor que der e comprar outra já com os componentes que eu quero ou dar os upgrades nessa pra ir usando por enquanto e depois pegar uma com uma base boa tirar os equipamentos dessa e colocar na nova?


Postado Por: misera
Data de Publicação: 29 Nov 2018 as 00:06
Compensa fazer up nao.


Postado Por: Ironman
Data de Publicação: 29 Nov 2018 as 00:23
Originalmente postado por olamarilene741 olamarilene741 escreveu:

Podemos dizer como veredito final então que não compensa dar upgrades?(ainda mais no meu caso que é antiguinha e tem umas partes um pouco enferrujadas). Tipo, compensa mais eu guardar uma grana pra depois vender essa pelo valor que der e comprar outra já com os componentes que eu quero ou dar os upgrades nessa pra ir usando por enquanto e depois pegar uma com uma base boa tirar os equipamentos dessa e colocar na nova?

Fala brôw!

Esse tipo de bicicleta que se ganha em promocão é, geralmente, bicicletas que se compra em supermercado ou em loja como Casas Bahia e afins. Ela vem com os componentes mais inferiores possíveis para ter baixo custo, fora o quadro, que não permite bons upgrades. Então, é melhor ficar com ela como ela está agora e trocar só o que for quebrando, sem fazer um alto investimento. Melhor então guardar a grana e vender essa pelo valor que der e comprar outra já com os componentes que você quer.

Valew!


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