Imprimir Página | Fechar Janela

Acidente - Passageiro do Uber abriu a porta

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Fórum Principal
Descrição Fórum: Debate de assuntos gerais, independentes de modalidade.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=95314
Data da Impressão: 26 Abr 2024 as 05:00
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Acidente - Passageiro do Uber abriu a porta
Postado Por: Lupa
Assunto: Acidente - Passageiro do Uber abriu a porta
Data de Publicação: 08 Nov 2018 as 17:00
Fala Galera, 

A seguinte situação aconteceu comigo dia 06/11/2018.
Estava indo encontrar um amigo para treinar, estava subindo a Rua Augusta sentido Av Paulista.
Quase chegando na paulista o transito parou e fui passando pelo corredor. Ja bem próximo da Av Paulista, um passageiro de Uber abriu a porta para descer, o detalhe eh que o carro estava na pista do meio. Nao deu outra, bati com tudo na porta. 
A minha roda ficou bem torta (mavic aksium) e o freio entortou, fazendo a pastilha bater no garfo e tirar uma lasca do garfo de carbono. 
O passageiro e o motorista foram ver se eu estava bem e tudo mais, porem o passageiro logo quis ir embora. Falei para ele ficar e chamei a policia, ja que o mesmo nao queria me dar os contatos dele.
O motorista ficou afirmando que pediu para o passageiro nao descer, mas que o mesmo o ignorou.

A policia demorou para chegar e seguindo instruções dos CETs, mudamos o carro do uber para um lugar onde não atrapalhasse o transito. Porem, nesse momento o  passageiro "fugiu" do local.

Depois da chegada da policia, peguei os dados do motorista e fui aconselhado a fazer um BO em uma delegacia da policia Civil.

Agora a duvida, quem eh responsavel? O motorista do uber ou o passageiro?
Alguem ja sofreu algum acidente parecido?

Valeu


-------------
http://www.tripsdolupa.com.br



Respostas:
Postado Por: Leo Amaral
Data de Publicação: 08 Nov 2018 as 17:09
Eu diria que o Uber não é responsável. Você não impede uma pessoa de saltar do carro, principalmente se ela está atrás. Você vai precisar de uma ordem para o Uber fornecer os dados do passageiro e processa-lo.


-------------
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.


Postado Por: RuanRAC
Data de Publicação: 08 Nov 2018 as 17:24
o uber tem um seguro pra isso, acione ele que esse seguro resolve


Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 08 Nov 2018 as 18:02
"A própria Uber já oferece seguro para acidentes pessoais de passageiros, que indeniza danos físicos e materiais sofridos aos usuários do aplicativo. No entanto, esse seguro cobre somente no caso de acidentes em que o passageiros sofra algum dano e não caso aconteça alguma coisa com o carro ou com terceiros."

Primeiro, abra um boletim de ocorrência, nele você não esta acusando ninguém de nada ainda, você simplesmente estará relatando o que houve, os envolvidos, etc...

Ai tem dois caminhos a seguir, entrar com mandando de segurança para obter os dados do passageiro e processar ele...

Ou, se o dono do carro tiver seguro completo (inclusive danos a terceiros), ele pode acionar o seguro dele, sem pagar franquia nenhuma (franquia so se paga para arrumar o seu próprio carro), e te ressarcir dos prejuízos...  

Ai vem o porem, para ter Seguro que cobre a exercício de atividade remunerada (uber), o valor sobe pra caramba, ainda mais em SP... Muitos donos de uber acabam por esconder essa informação da seguradora, e ai vai dar BO, e a seguradora não vai cobrir... 



Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

o uber tem um seguro pra isso, acione ele que esse seguro resolve


-------------
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html


Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 08 Nov 2018 as 18:06
Lembrando que perante a legislação de transito diz que o responsável por tudo que acontece dentro do veiculo é responsabilidade do motorista...  O caminho mais fácil juridicamente é você acionar o dono do carro... Desde pedir para todos colocarem o cinto de segurança, como de nenhum doido pular do seu veiculo em local não apropriado... Ainda mais exercendo atividade remunerada, o prestador de serviços assume os riscos inerentes ao seu trabalho...

Depois ele pode entrar com um processo contra o passageiro....


-------------
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 08 Nov 2018 as 18:07
Situação complicada, mas seria melhor acionar o seguro do Uber, e a seguradora do Uber que vá atrás do causador do acidente. Se é culpa do motorista, na dá pra dizer, mas quando o passageiro está sem cinto quem leva a multa?
Ex: tive a porta do meu carro (Fox) amassada por uma porta de uma Hilux que estacionou do meu lado em um shopping aqui de BH. Fiz a ocorrência do shopping que me pagou e ele por sua vez acionou o motorista da Hilux na justiça. No dia nem esperei o dono aparecer.


Postado Por: am.araujo
Data de Publicação: 09 Nov 2018 as 10:11
Primeiro, que bom que vc não sofreu nada, acidentes assim são perigosos. A lei é bem clara nesses casos, quem abre a porta é sempre o responsável pelo acidente e o motorista é o responsável por todos os passageiros dentro do seu veiculo. Se vc pegar um advogado, tiver feito o BO tudo direitinho, é causa ganha. O problema é que na justiça provavelmente vc nem consiga processar o passageiro, terá que processar o motorista mesmo, pra então o motorista acionar a Uber e pedir que se responsabilizem por seus passageiros. O melhor é procurar um advogado de confiança e pedir orientação, não deve ser complicado de resolver, só não mexa em nada na bike até receber orientação do advogado.


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 09 Nov 2018 as 13:34
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Lembrando que perante a legislação de transito diz que o responsável por tudo que acontece dentro do veiculo é responsabilidade do motorista...  O caminho mais fácil juridicamente é você acionar o dono do carro... Desde pedir para todos colocarem o cinto de segurança, como de nenhum doido pular do seu veiculo em local não apropriado... Ainda mais exercendo atividade remunerada, o prestador de serviços assume os riscos inerentes ao seu trabalho...

Depois ele pode entrar com um processo contra o passageiro....


Exatamente!

Acredito que o motorista tenha acesso aos dados de histórico dos passageiros que já solicitaram o serviço, e presume-se tenha transportado, para casos de bens perdidos, assaltos, etc...
O caminho inverso existe, pelos mesmos motivos. Basta acessar "Suas viagens", no menu lateral, e procurar por qual a corrida realizada.

Como o lugar do acidente é o destino final, a informação para o pax, está com data e hora, nome do motorista, carro, placa, valor pago, cor das meias, pressão do óleo e nome da sogra... 
Mesmo sem isso, ele deve lembrar direitinho qual a corrida, já que algo quebrou a rotina de maneira bem feita.
Vias de fato, ele pode negar essa informação. Aí cabe acionar a justiça, seja para exigir a quebra de sigilo junto a Uber, ou seja para o mais óbvio: o motorista, como responsável pelo veículo e seus ocupantes, ou cagueta o pax, ou assume o abacaxi sozinho...
Nessas muito provável que ele vá entregar com gosto o nome do vivente, capaz até de se oferecer pra buscar o cara em casa.
Isso não isenta o motorista da responsabilidade como condutor (não conte isso a ele), mas pode mostrar boa vontade em cooperar, amenizando a pena.

Com o nome do passageiro, é acessado via banco de dados o endereço, e ele intimado a uma sessão. Caso não encontrado no endereço informado, o passageiro e agora réu, pode passar a ser procurado por participação em crime de trânsito. Aí é questão de tempo e um pouco de sorte, do cara cair numa blitz, batida, enquadro... Ou se apresentar de forma voluntária (o menos provável).

Não é um processo complicado, mas daquele jeito BR, pode demorar...
Por agora, é o BO, concertar o quebrado e TIRAR NOTA FISCAL DE TUDO, que é a forma efetiva de cobrança. Para as peças quebradas, vai precisar pelo menos 3 orçamentos, onde valem os valores menores. A única dúvida que tenho é como proceder em caso de peças fora de linha.
Se aceitar um conselho, invista um pouco e troque todas as peças que podem ter se danificado, é algo mais seguro.

-------------
Sigam-me os bons
https://www.strava.com/athletes/12011746" rel="nofollow - Strava -
http://Instagram.com/ismah_cabelo" rel="nofollow - Instagram
Prost!


Postado Por: JcFiebig
Data de Publicação: 09 Nov 2018 as 13:42
Juridicamente falando, o caminho mais fácil para você ter ressarcido o dano sofrido é processando a Uber. Enquanto empresa, ela é solidariamente responsável pelos danos causados pelos seus colaboradores. Com isso, a Uber vai te pagar o dano causado, que pode inclusive ser acordado em audiência conciliatória, e depois mover ação regressiva contra quem deu causa ao acidente, aí você não se envolve em discussão de quem tem culpa no fato. No pior dos casos, a Uber vai chamar ao processo o motorista e/ou o passageiro, para figurarem ambos como co-responsáveis, mas neste caso o pagamento vai ser mais complicado, certamente.

Procure um advogado para te auxiliar e orientar!
Boa sorte.


-------------
https://www.strava.com/athletes/18555940
Bike Team Palmeira
Oggi Big Wheel 7.3 2017
Caloi Strada Racing 2017


Postado Por: jh1991
Data de Publicação: 09 Nov 2018 as 15:30
Originalmente postado por JcFiebig JcFiebig escreveu:

Juridicamente falando, o caminho mais fácil para você ter ressarcido o dano sofrido é processando a Uber. Enquanto empresa, ela é solidariamente responsável pelos danos causados pelos seus colaboradores. Com isso, a Uber vai te pagar o dano causado, que pode inclusive ser acordado em audiência conciliatória, e depois mover ação regressiva contra quem deu causa ao acidente, aí você não se envolve em discussão de quem tem culpa no fato. No pior dos casos, a Uber vai chamar ao processo o motorista e/ou o passageiro, para figurarem ambos como co-responsáveis, mas neste caso o pagamento vai ser mais complicado, certamente.

Procure um advogado para te auxiliar e orientar!
Boa sorte.

Dificilmente ele vai conseguir comprovar que a UBER estava sendo usado no momento sem arrolar o motorista na petição... Se não seria muito fácil imputar a UBER em qualquer acidente.

O caminho para colocar a UBER na parada é o motorista alegando não ter capacidade para pagamento e alegar o vinculo com a UBER (o que contratualmente falando não existe).
Primeiro o cara tem que ser condenado (o que vai ser dificil, ações de transito é uma das mais difíceis de ganho), alegar impossibilidade para o pagamento (mais fácil ele alegar que pode pagar 10 bolsominions por mês e ficar a vida toda pagando), o juiz acatar e chamar a UBER. 


-------------
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net