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PROJETO MONARK IPANEMA 1984

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fóruns Novos - Outras Categorias
Nome do Fórum: Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre bicicletas antigas e assuntos afins.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=95311
Data da Impressão: 18 Abr 2024 as 11:16
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: PROJETO MONARK IPANEMA 1984
Postado Por: Robson Calixto
Assunto: PROJETO MONARK IPANEMA 1984
Data de Publicação: 08 Nov 2018 as 11:18
Companheiros do Pedal, vou relatar aqui minha saga na busca desta bicicleta que eu sempre admirei, e pensava algum dia reformar um exemplar, optei por buscar um dos últimos modelos produzidos,  a Ipanema 1984! 




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Kaskudus Bikers



Respostas:
Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 08 Nov 2018 as 11:40
Neste projeto, queria dar um toque meio retrô, enquanto não conseguia a tão procurada bicicleta, seguia buscando em feiras aqui em Recife peças que eu pudesse adequar ao projeto. Um dia (Abril/2017), eis que surge uma relíquia...um par de paralamas da chinesa Phoenix (1955), que me encantou (cheio de detalhes)...e os arrematei, mesmo sabendo que me dariam muito trabalho. Rs!









Peças de fixação dos paralamas ao quadro e garfo, e ponteira do dianteiro...tudo futuramente irá pra cromagem...


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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 08 Nov 2018 as 12:49
Depois de longa busca, em 11 de Outubro de 2017, consegui minha Monark Ipanema 1984, vinda de Sampa.
   
   

Assim chegou a Ipanema...num sarcófago de papelão...KKkkk!



Tudo conforme o combinado...quadro, garfo, pedivela, coroa, paralamas e bagageiro...bacana! Rs!











  
Esta coroa será substituída por uma mais antiga, porém com um visual mais bonito...






O bagageiro irá pra cromagem...



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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 08 Nov 2018 as 13:37
Do dia 27 de Outubro ao final de Dezembro de 2017, quadro, garfo, e os paralamas  Phoenix 1955, foram preparados pra pintura, e as peças que teriam que ir pra cromagem seguiram seu rumo...rs!


Garfo e quadro já sem a tinta original...












Bagageiro + kit de fixação dos paralamas pós-cromagem...


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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 08 Nov 2018 as 15:08
Até o fechar de 2017, foram arrematados os seguintes componentes para o projeto...



Caixa de direção GTS





Cobre-coroa  Duque/Monark 1980




Movimento central com rolamentos Rodan 45mm



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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 08 Nov 2018 as 15:14
Continuando...rs...



Coroa 46 dentes  Duque/Monark 1980



Manoplas 



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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 08 Nov 2018 as 15:20
...



Cubo Dianteiro Shimano Nexave HB-IM50-F



Freio Dianteiro Roller Brake Shimano BR-IM41-F




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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 08 Nov 2018 as 15:35
...





Aros Aero Vzan Escape 26 x 1.3/8...e como eu os queria na cor natural do alumínio (a Vzan só tem nesta medida o de cor preta), tive que remover a tinta dos mesmos...




...o resultado ficou bom...gostei!




Guidão Modelo Monark Antigo





Réplica dos pedais antigos





Freio Roller Brake Traseiro BR-IM45-R





Pinhão 23 dentes Shimano Nexus


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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 08 Nov 2018 as 16:43
Com a chegada de 2018, continuei buscando itens pro projeto...



Canote de selim 22,2mm cromado




Mesa de selim standard cromada




Manetes Shimano Altus M-421




Selim Retrô Astor




Cassete Joint Shimano CJ-8S20 p/acionamento do cubo torpedo nexus 8v




Kit de fixação do cubo torpedo Shimano Nexus 8v
Obs.: As arruelas coloridas que vieram servem somente para gancheiras verticais; e como o quadro da Monark Ipanema tem gancheira horizontal, as arruelas apropriadas são as de cores cinza e preta...estes itens continuo na busca.




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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 08 Nov 2018 as 16:57
Continuando...



Corrente Shimano Nexus CN-NX10




Descanso Central Befit



Canetas Artline900XF Gold...com elas em punho, me aventurarei a confeccionar os filetes dourados nos paralamas chineses Phoenix 1955...espero que fique legal! Rs!




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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 08 Nov 2018 as 17:10
Com a chegada inesperada da MTB Sakae Litage 1990  (Abril de 2018), que tinha quase todas as peças, optei por dar um tempo no Projeto Monark Ipanema 1984, até o findar da reforma feita na japonesa Sakae Litage, que ocorreu recentemente (03/11/2018). No dia 06/11/2018, adivinha quem saiu da garagem pra ganhar uma corzinha na TSB (Toca Studio Bike)???? Hein...hum? Rs!




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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 13 Nov 2018 as 17:10
Novos itens para o projeto...



Guidão Retrô Asa de Morcego em Alumínio...







Farol de Led Retrô Cromado...







Removi o cromado da capa do farol pra que ele receba a mesma cor do quadro....vamos ver como vai ficar depois de montado sobre o paralamas dianteiro...rs!





Capa de farol pronta para receber primer cinza...





Já com primer cinza...show...o mesmo foi pra Toca Studio Bike (20/11/2018), receber aquele trato especial do mestre Wagner...rs!





Testando o guidão asa de morcego na mesa...gostei do efeito visual, resta saber se me dará uma boa dirigibilidade...se sim, será ele! Rs!






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Kaskudus Bikers


Postado Por: Rebono
Data de Publicação: 14 Jan 2019 as 23:02
Muito bacana... Já teve mais progressos?? Gosto de fazer minhas reformas tbm... Mas não escrevo muito aqui pq fujo da originalidade e a maioria do pessoal do forum não gosta!! Mas se quiser dar uma olhada na monark brisa que montei acessa www.rebono.com.br


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 20 Fev 2019 as 19:58
Rebono, tive que dar uma diminuída no ritmo do projeto por causa de uma obra em casa, mas a Ipanema está ainda na Toca Stúdio pra ser pintada (somente agora defini a cor), e estou na captação de componentes pro projeto...quero colocar um cubo traseiro Shimano Nexus 8V (prata)...e nem a Shimano tem pra venda...tô na espera! Rs! 
   Pô Brother, não deixe de postar seus projetos aqui não! Sua Brisa ficou linda! Respeito os puristas, mas pra mim bicicleta tem que ter a impressão digital do dono. Forte abraço! 


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Kaskudus Bikers


Postado Por: Rebono
Data de Publicação: 22 Fev 2019 as 11:22
Valeu Robson, legal que curtiu a Brisa.... tenho um estilo meio chip Foose, gosto do antigo com um toque moderno.... kkk

Quando tiver novidades no projetos posta aqui que estou na espera! 

Abraços


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 09 Mar 2019 as 03:10
 
No dia 07-03-2019, estive na Toca Studio Bike para testes com a cor escolhida no para-lamas Phoenix 1955. Aplicamos a cor, o filete, e sobre eles o verniz pra verificar se haveria algum problema sobre o filete...tudo bacana! Segue o barco! Rs!







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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 18 Mar 2019 as 08:35
Os pneus  banda amarela  + câmaras de ar Kenda chegaram dia 14/03/19. Bem...pelo menos poderei montar a roda dianteira, já que a traseira continua à espera do cubo Nexus 8v (pelo visto terei que importar, a Shimano do Brasil está sem o produto pra venda à um bom tempo).






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Kaskudus Bikers


Postado Por: Rebono
Data de Publicação: 18 Mar 2019 as 08:57
Fala Robson, bacana a cor, vai dar um ar bem clássico! agora deixa eu te fazer uma pergunta, vc pretende usar muito essa bike? eu sinceramente acho colocar um nexus 8v um exagero principalmente pelo preço dele! acho que dependendo do uso, um 3v já atenderia muito bem, mas se quiser um pouco melhor, você acha 5v no mercado livre, tipo esse  https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1191037212-kit-nexus-5v-36f-com-trocador-pinhao-ns-reais-_JM - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1191037212-kit-nexus-5v-36f-com-trocador-pinhao-imagens-reais-_JM

Bom essa é só minha opinião, por que geralmente não utilizamos essas bikes reformas para compensar investir um nexus 8v!!

Continua Atualizando!

abraços


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 18 Mar 2019 as 09:21
Originalmente postado por Rebono Rebono escreveu:

Fala Robson, bacana a cor, vai dar um ar bem clássico! agora deixa eu te fazer uma pergunta, vc pretende usar muito essa bike? eu sinceramente acho colocar um nexus 8v um exagero principalmente pelo preço dele! acho que dependendo do uso, um 3v já atenderia muito bem, mas se quiser um pouco melhor, você acha 5v no mercado livre, tipo esse  https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1191037212-kit-nexus-5v-36f-com-trocador-pinhao-ns-reais-_JM" rel="nofollow - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1191037212-kit-nexus-5v-36f-com-trocador-pinhao-ns-reais-_JM - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1191037212-kit-nexus-5v-36f-com-trocador-pinhao-imagens-reais-_JM" rel="nofollow - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1191037212-kit-nexus-5v-36f-com-trocador-pinhao-imagens-reais-_JM

Bom essa é só minha opinião, por que geralmente não utilizamos essas bikes reformas para compensar investir um nexus 8v!!

Continua Atualizando!

abraços

Diga lá Rebono! Na minha Monark Brisa https://www.pedal.com.br/forum/projeto-monark-brisa-1986_topic90650.html, tenho Nexus 3V...e cá pra nós...quando a uso, sinto aquele gostinho de quero mais, mas não tem! Rs!
A opção pelo de 8v pra este projeto foi por isso, para a montagem do mesmo, só me falta o cubo, o que faltava, encomendei  semana passada (revoshift + arruelas trava cubo).
Já estes cubos de 5v, estou paquerando para um projeto futuro...uma bicicleta chopper! Rs!


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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 22 Mar 2019 as 14:40
Itens encomendados chegando...arruelas trava cubo Shimano Nexus 8V.

   


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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 11 Abr 2019 as 15:05
Mais um item chegando...


   





Presentim japonês! Rs! Manoplas Shimano Nexus SB-TS40 marrons.








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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 24 Abr 2019 as 16:37
Chegada de mais um item, depois da terceira tentativa de compra...consegui! 
Revoshift Shimano Nexus 8v.
   
   
   









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Kaskudus Bikers


Postado Por: Lauro Elias
Data de Publicação: 24 Abr 2019 as 17:55
ola amigo Robson Calixto

Sinceramente não entendi muito bem o que você quer fazer nessa REFORMA, dessa Monark Ipanema. 
Sou novo aqui e lhe digo estou achando muito engraçado tudo isso até meio perdido,
aqui nesse fórum.  
As pessoas aqui parecem não entenderem nada de Bike antiga ou vintage.
Uma verdadeira salada de peças bem hilario isso, tudo na maioria colocando peças chinesas. 
que convenhamos é pra rir ou pra chorar. 

Se me permitir poderia dar alguns sugestões.. 
Monark Ipanema 1984, nada haver do que você esta fazendo.
Primeiramente o par de para-lamas na cor verde japonês, nada haver você colocar eles.
pois ele tem um friso no meio o mesmo para-lama da Caloi Fiorentina,
e algumas bikes década 50/60.
Para-lamas Monark é um padrão deles facilmente de reconhecer, 
são achatados quase quadrados nada arrendondados. 
Muito facílimo de achar pra comprar tanto no ML ou Olx. 
eu colocaria estes seus a venda pra quem realmente precise,
numa Bike original japonesa ou Caloi Fiorentina.
Muito pela dificuldades de achar uma peça dessa ainda mais pronta igual esta os seus. 
Pode pedir um valor Bom acima do preço de mercado que o pessoal pagara, por ser mosca branca.
E colocaria os para-lamas Originais Monark num custo mais baixo, 
tentaria fazer essa Bike o mais próximo da original de época. 
Não vejo vantagem investir nessas peças só um leigo compraria uma Bike antiga feito desse jeito.
Mais cada, um cada um. assim mesmo valeu. abs. Thumbs Up



Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 24 Abr 2019 as 19:39
Originalmente postado por Lauro Elias Lauro Elias escreveu:

ola amigo Robson Calixto

Sinceramente não entendi muito bem o que você quer fazer nessa REFORMA, dessa Monark Ipanema. 
Sou novo aqui e lhe digo estou achando muito engraçado tudo isso até meio perdido,
aqui nesse fórum.  
As pessoas aqui parecem não entenderem nada de Bike antiga ou vintage.
Uma verdadeira salada de peças bem hilario isso, tudo na maioria colocando peças chinesas. 
que convenhamos é pra rir ou pra chorar. 

Se me permitir poderia dar alguns sugestões.. 
Monark Ipanema 1984, nada haver do que você esta fazendo.
Primeiramente o par de para-lamas na cor verde japonês, nada haver você colocar eles.
pois ele tem um friso no meio o mesmo para-lama da Caloi Fiorentina,
e algumas bikes década 50/60.
Para-lamas Monark é um padrão deles facilmente de reconhecer, 
são achatados quase quadrados nada arrendondados. 
Muito facílimo de achar pra comprar tanto no ML ou Olx. 
eu colocaria estes seus a venda pra quem realmente precise,
numa Bike original japonesa ou Caloi Fiorentina.
Muito pela dificuldades de achar uma peça dessa ainda mais pronta igual esta os seus. 
Pode pedir um valor Bom acima do preço de mercado que o pessoal pagara, por ser mosca branca.
E colocaria os para-lamas Originais Monark num custo mais baixo, 
tentaria fazer essa Bike o mais próximo da original de época. 
Não vejo vantagem investir nessas peças só um leigo compraria uma Bike antiga feito desse jeito.
Mais cada, um cada um. assim mesmo valeu. abs. Thumbs Up

Caro Lauro Elias, não estou buscando originalidade neste projeto, e sim dar uma nova vida a esta Ipanema 1984. A cor verde testada nos paralamas chineses será também a do quadro. Tenho os para-lamas originais, mas não gosto de suas formas,  por isso vou testar os chineses. E tem outra coisa, não faço bicicletas para revenda. Sou um mecânico de bicicletas que gosta de personalização...purismo nunca foi a minha!! Abração!

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Kaskudus Bikers


Postado Por: Lauro Elias
Data de Publicação: 24 Abr 2019 as 22:36
Ola amigo, certo entendo o que diz, mais nesse seu caso nem convém dizer ser uma Ipanema 1984. 
visto não ser pois de original basicamente não vai ter é nada. 
Esta confusão tem ser sempre informada.

Outro ponto de vista. Numa coisa também concordamos em 2 requisitos seus também,
sou mecânico das minhas Bikes. E também as faço tudo de ponta a ponta pra mim .
sem intuito de vender. 
É sabido de todos valor duma Bike 100% Original Restaurada o valor é outro, isto é fato.
Eu sempre procurei fazer 100%original principalmente na parte de peças,
estudando tudo da Bike e sua marca.

E convenhamos muitos aqui que tenho visto, vou deixar bem claro, " QUE NÃO É O SEU CASO"  
Dizem num serviço igual esse seu afirmam ser "Restauro" E é nítido não é. 
por que nesta sua o correto sempre dizer  trata-se duma "Reforma". 
Pois reforma é isso adapta-se varias  peças sabe-la de onde não Originais e novas.
E restauro segue-se o Padrão das peças sempre Originais da mesma Marca ou da época. 
Que convenhamos é bem diferente disso esta fazendo.
Isto que tem ficar sempre bem claro pra todos. 
E não estou vendo falarem isso em nenhum tópico aqui.   Esta pautado. 

No mais só tenho agradecer ao debate salutar com o amigo.  Abraços a todos. Thumbs Up



Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 15 Mai 2019 as 11:26
Pintura acontecendo, fotos enviadas pelo mestre Wagner da Toca Studio.







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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 15 Mai 2019 as 11:28
Mais fotos da pintura na Toca Studio.







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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 26 Mai 2019 as 12:17
Com a chegada do quadro, garfo e paralamas dianteiro (o traseiro ainda não ficou pronto), iniciei os ajustes...












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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 10 Jun 2019 as 08:32
Ajustes na direção, paralamas dianteiro e farol definidos, agora é esperar a chegada do cubo Nexus traseiro (vindo da Itália com uma prima, porque aqui quando o encontramos, tá um absurdo de caro) pra dar continuidade à montagem."Paciência"...este tem sido o meu nome neste projeto!




















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Kaskudus Bikers


Postado Por: raulino
Data de Publicação: 20 Jun 2019 as 22:17
Nossa, está ficando linda d+

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"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport


Postado Por: Rebono
Data de Publicação: 21 Jun 2019 as 07:39
Tá ficando linda mesmo!! Gostei muito do guidão ficou show... Parabéns pelo projeto


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 16:35
Cubo Shimano Nexus SG-8R36 já nas mãos da prima em Milão, o mesmo teve que ser comprado na Alemanha, nem na Itália tinha o carcamano...em breve chega aqui...rs!




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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 27 Jul 2019 as 06:49
Depois de 4 dias de  luta com dimensões de raios, o cubo foi instalado.







Instalado o Rollerbrake...




...catraca + Cassete Joint...




...e o pedivela. Esta fase é a mais bacana da montagem...a dos testes, pra que tudo funcione corretamente. Muitas vezes o que se planeja, não é o melhor pro projeto...vivendo e aprendendo sempre! Rs!














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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 28 Jul 2019 as 15:21
Roller Brakes  e Marchas funcionando, com os respectivos cabos nas medidas ideais. Precisarei confeccionar duas peças em alumínio para a fixação do pára-lamas traseiro...segue o baile! Rs!








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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 02 Ago 2019 as 10:50
Peças confeccionadas para fixação do pára-lamas traseiro no lugar...





...agora começam os ajustes finos, pra que fique tudo bacana...continua seguindo o baile! Rs!





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Kaskudus Bikers


Postado Por: Rebono
Data de Publicação: 02 Ago 2019 as 12:38
Ficou Show.... só no aguardo para ver finalizadinha... manda bastante foto e escreve como ficou para andar com esse cambio... abraços


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 03 Ago 2019 as 17:48
Monark Ipanema 1984 finalizada, hoje fiz uns testes na rua, mas a chuva me impediu de ir além de meu bairro. Mestre Rebono, quanto ao Cubo Nexus de 8 velocidades, gostei muito de andar com o mesmo. Na minha Monark Brisa 1985 eu tenho o Nexus de 3 velocidades, e sempre senti que ficava o gostinho de querer mais marchas, principalmente nas subidas. Na Ipanema o sonho foi realizado. O fato de estar utilizando  uma coroa de mais dentes que o oferecido pela Nexus, a deixou mais espertinha na marchas de alta também. Só gostaria que este sistema tivesse um preço menos salgado, com certeza muitas pessoas o utilizariam. Parece que a Shimano do Brasil não teve interesse em popularizar a linha, uma pena...











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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 03 Ago 2019 as 18:41
     FICHA TÉCNICA MONARK IPANEMA 1984


    Quadro / Garfo / Bagageiro / Pedivela  – Monark Ipanema 1984 (Aro 26)

    Paralamas – Phoenix 1955 "reformados"
     
    Mesa Suporte do Guidão – Zummi  (aço carbono cromado) 

    Movimento de Direção – GTS HDM29DW (preto)

    Guidão - Retrô asa de morcego (alumínio polido)

    Manetes de Freio – V-Brake Shimano Altus M-421 (alumínio polido c/preto)

    Manoplas - Shimano Nexus SB-TS40  (marrons)

    Cabos de Freio  em Aço Inox + Conduítes de freio c/teflon (pretos)

    Selim - Retrô Astor (marrom)

    Castanha para selim - Selle Royal

    Canote do Selim - Zummi  22,2mm (aço carbono cromado)  

    Cobre-coroa – Duque/Monark 1980 (cromada)

    Coroa - Duque/Monark 1980 - 46 dentes (cromada)
 
    Movimento Central – Rodan c/ rolamentos 45mm 

    Pedais – Retrô c/refletores 

    Cubo Dianteiro - Shimano Nexave Power Modulator HB-IM50-F (36 Furos c/blocagem)

    Freio Dianteiro - Roller Brake Shimano Nexus BR-IM41-F 

    36 Raios (roda dianteira)– Inox  280 x 2.00 mm 

    Pneus – 26 x 1.3/8 Kenda (híbrido / faixa amarela)

    Aros - Vzan Escape 26 x 1.3/8 (36 furos) 

    Câmaras de ar  Kenda – Para pneus 26 x 1.3/8 

    Fitas anti-furos - Zoedo 

    Fitas protetoras de aros - Zummi 

    36 Raios (roda traseira) – Inox  265 x 2.00 mm 

    Cubo Traseiro – Shimano Nexus Inter 8V SG-8R36 (36F) Prata

    Revo-Shift - Shimano Nexus Lever 8v -SL-8S20  (com cabo)

    Cassete Joint - Shimano Nexus CJ-NX10

    Par Arruelas Trava Cubo - Shimano  Nexus 8V (para gancheira horizontal 20/ 38°) 

    Freio Traseiro - Roller Brake Shimano Nexus BR-IM45-R 

    Pinhão 23 dentes - Shimano Nexus NX-SM-GEAR 23SP 

    Corrente - Nexus Shimano CN-NX10 

    Descanso - Befit (central)  

    Número de Marchas - 8 velocidades.

    Tamanho do quadro - 19" 

    


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Kaskudus Bikers


Postado Por: rafudo
Data de Publicação: 05 Nov 2019 as 14:47
Parabéns pelo, projeto! Achei perfeita! Desculpe a indiscrição, mas a brincadeira aí terminou em quanto? Sou teu conterrâneo e estou doido para montar uma dessas. Mas antes queria ter uma ideia do custo para saber se cabe no meu bolso/expectativa.


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 30 Nov 2019 as 12:04
Diga lá rafudo! A brincadeira ficou salgadinha...em cerca de R$ 2.500,00...mas também ficou única!
   Estou muito satisfeito com o resultado.


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Kaskudus Bikers


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 12 Fev 2020 as 06:18
Ficou muito bacana. Você tem um quadro de uma bike histórica com muita sofisticação nas peças. Isso a torna confiável. Se optasse pelo restauro original, a finalidade que é andar ficaria mais restrita. Não há a o certo ou errado, existe o desejo de se sentir bem. Parabéns!!

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Bike forever


Postado Por: Ligeirinho
Data de Publicação: 12 Fev 2020 as 18:35
Robson, essas Canetas Artline900XF Gold são relativamente fáceis pra contornar os lugs do quadro??!
Tenho uma Caloi Sportíssima 1976 e quero pintar de Branco nos cachimbo do Headtube. A cor sólida do quadro vai ser o Amarelo Grand Prix 1973 do Opala. O selim o Pedal  e a Mesa também serão brancos. Também vou utilizar um Cubo Nexus 8V Redline.




Postado Por: Campestre
Data de Publicação: 13 Fev 2020 as 11:28
Só não entendi pq uma 1984. Para um projeto desses poderia ser qualquer uma. Deu pena ver uma bicicleta que estava tão boa e original ser modificada assim, mas enfim... o que importa é vc gostar.


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 13 Fev 2020 as 11:56
Ano passado encontrei uma pessoa disposta a me passar 1 quadro com garfo, pedivela e coroa de uma caloi 10 em troca das rodas do meu carro. Aceitei. Agora eu tenho duas opções: ou gasto uma fortuna comprando peças originais Dia Compe para encher os olhos de quem curte a bike toda original ( não que eu também não curta) ou monto do jeito que preferir usando a minha personalidade. Qual o certo a ser feito?

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Bike forever


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 13 Fev 2020 as 12:07
Originalmente postado por Guga-RJ Guga-RJ escreveu:

Ano passado encontrei uma pessoa disposta a me passar 1 quadro com garfo, pedivela e coroa de uma caloi 10 em troca das rodas do meu carro. Aceitei. Agora eu tenho duas opções: ou gasto uma fortuna comprando peças originais Dia Compe para encher os olhos de quem curte a bike toda original ( não que eu também não curta) ou monto do jeito que preferir usando a minha personalidade. Qual o certo a ser feito?

O certo? O certo é o que te agradar mais, vai sair do teu bolso o restauro.

Eu seguiria a seguinte lógica: 

- Peça de exibição, para ficar em mostruário, parede de casa, garagem, etc: peças originais de época
- Bike para curtir a pedalada e USAR de verdade: peças atualizadas com "estilo" da época, focando na funcionalidade.

É a coisa mais linda um freio de varão. No museu! 


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 13 Fev 2020 as 12:40
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Guga-RJ Guga-RJ escreveu:

Ano passado encontrei uma pessoa disposta a me passar 1 quadro com garfo, pedivela e coroa de uma caloi 10 em troca das rodas do meu carro. Aceitei. Agora eu tenho duas opções: ou gasto uma fortuna comprando peças originais Dia Compe para encher os olhos de quem curte a bike toda original ( não que eu também não curta) ou monto do jeito que preferir usando a minha personalidade. Qual o certo a ser feito?

O certo? O certo é o que te agradar mais, vai sair do teu bolso o restauro.

Eu seguiria a seguinte lógica: 

- Peça de exibição, para ficar em mostruário, parede de casa, garagem, etc: peças originais de época
- Bike para curtir a pedalada e USAR de verdade: peças atualizadas com "estilo" da época, focando na funcionalidade.

É a coisa mais linda um freio de varão. No museu! 

Gostei do seu ponto de vista, ainda mais quando disse " É a coisa mais linda um freio de varão. No museu! " 

Concordo! 


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Bike forever


Postado Por: Lauro Elias
Data de Publicação: 23 Fev 2020 as 22:18
Originalmente postado por Guga-RJ Guga-RJ escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Guga-RJ Guga-RJ escreveu:

Ano passado encontrei uma pessoa disposta a me passar 1 quadro com garfo, pedivela e coroa de uma caloi 10 em troca das rodas do meu carro. Aceitei. Agora eu tenho duas opções: ou gasto uma fortuna comprando peças originais Dia Compe para encher os olhos de quem curte a bike toda original ( não que eu também não curta) ou monto do jeito que preferir usando a minha personalidade. Qual o certo a ser feito?

O certo? O certo é o que te agradar mais, vai sair do teu bolso o restauro.

Eu seguiria a seguinte lógica: 

- Peça de exibição, para ficar em mostruário, parede de casa, garagem, etc: peças originais de época
- Bike para curtir a pedalada e USAR de verdade: peças atualizadas com "estilo" da época, focando na funcionalidade.

É a coisa mais linda um freio de varão. No museu! 

Gostei do seu ponto de vista, ainda mais quando disse " É a coisa mais linda um freio de varão. No museu! " 

Concordo! 

 
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Na boa colega, o que você fala só comprova é sem conhecimento algum ainda mais essa dizer vai sair uma fortuna e blá, bla´, blá;...Thumbs Down

Pois a Caloi 10 é uma das mais baratas pra restauro de todas que já fiz e sei o que digo.

Eu lhe provo se você for restaurar essa sua Caloi 10 no original como diz seria o correto fazer.

Ela vai lhe custar à mesma coisa que você comprar uma Bike nova da marca Caloi simples em qualquer loja ou sites do Brasil.

Agora os caras querem restaurar uma Bike antiga sem investir nada nem o valor duma bike nova,

 e ainda fica achando pelo em ovo pra fazer, é isso que tenho lido por aqui.

E outro coisa, eu tenho varias Bicicletas antigas que eu mesmo restaurei 100% no original, dessas freio de varão.

E não deixam nada a desejar a uma bike nova comum de lojas de hoje, das marcas Caloi, etc.

Pois todas minhas Bikes eu mesmo faço tudo nelas os ajustes em mecânica, pintura . Etc.

E afirmo minhas bikes antiga, é só montar nelas e pedalar normalmente pelas ruas, parques, calçadas etc.

Todas funcionam perfeitamente como saíram na época.

Agora uma coisa é certa eu mesmo não as uso direto como gostaria e lhe explico,

Mais pela falta de segurança que não existe no Brasil.

Você sair na rua com uma bike diferente chamativa é pedir pra ser roubado, ai nisso concordo com você, a Bike antiga não presta mesmo. pra ser alvo de roubo e ser roubado ai não presta mesmo.

Agora dizer que a bike freio de varão antigo é de museu que não funciona e blá, blá, blá..

Digo-lhe é conversa pra boi dormir. De alguém fala sem conhecimento de causa, 

opinam na base do ouvi dizer dos outros ou pura orelhada mesmo.

Já pedalei com uma bike antiga minha Caloi Bianchi freios de varões de 1940, que tem 80 anos de idade,

já fiz um pedal com ela de mais de 35 km num dia foi a mesma coisa estar pedalando numa Caloi aro 700, sem nem dar nenhum problema mecânico, tudo normal e de boa igual Dessas modernas de hoje. Não deixa em nada a desejar.

Respeito seu ponto de vista contra as antigas, mais o que diz não se sustenta é pura balela ou conversa pra boi dormir. Ok. Disapprove

Valeu a todos. Thumbs Up


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 27 Fev 2020 as 13:05
Sem conhecimento eu kkkkkkkk 
Freio varão é muito bom para afugentar ladrão...quando ele vê uma bike amarrada num bicicletário e tenta roubar a roda, quando vê que é freio varão o desgraçado nem tenta kkkkkkk




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Bike forever


Postado Por: Lauro Elias
Data de Publicação: 27 Fev 2020 as 13:37
Originalmente postado por Guga-RJ Guga-RJ escreveu:

Sem conhecimento eu kkkkkkkk 
Freio varão é muito bom para afugentar ladrão...quando ele vê uma bike amarrada num bicicletário e tenta roubar a roda, quando vê que é freio varão o desgraçado nem tenta kkkkkkk


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Colega novamente não retiro nada o que disse, 
Repito você não tem conhecimento no que diz, pelo monte de bobagens que disse.
e sem delongas, acho você esta no forum errado DE CATEGORIA...
aqui é VINTAGE- CLÁSSICAS- BICICLETAS ANTIGAS. 
Eu mesmo não sendo aficionado por outras antigas 
jamais virei aqui criticar o sonho de consumo de um colega. OK. 
Eu mesmo nem comento nada noutros fóruns pra não ter escutar sem conhecimento.
Só opino o que sei,,  Nada na base do ouvi dizer ou de orelhada, 
e pior criando dificuldades onde não existe famoso pelo em ovo.
Então acho que nem convêm mais falarmos mais nada. Ok. valeu. até mais.Thumbs Up


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 27 Fev 2020 as 14:17
Blz colega, abraços já que não nos falaremos mais , Feliz Natal!

Eu realmente não gosto de bikes vintages, não sei nem porque estou aqui.
só tenho uma BMX SUPER amarela, que ganhei em 1982 e que fui muito feliz com ela, usei a no barro, na rampa no asfalto etc...
Tenho a Cruiser que até 2015 estava toda original e resolvi mudar o visual dela, porém não me desfiz de nenhum componente dela, tenho tudo guardado; inclusive o câmbio Suntour de 3v que retirei da bike da minha mão quando eu era um garoto ainda; ela tinha uma caloi Ceci dourada, a bike era linda, com componentes de 1a.linha, nunca vi um selim tão macio quanto aquele da Caloi Ceci 1981
Tenho uma Monark Brisa toda original com freios side pull
Tenho uma Monark Pincesa também com rodas originais, guidão, cachimbo sueco e com "FREIO VARÃO" KKKKK 
Além de uma Caloi Aluminum anos 90 e uma Sundown também anos 90 e essa Caloi 10 Concord RT   com quadro, garfo, coroa e pedivela de chaveta originais. 
Não mencionei outras bikes como a da minha filha e esposa porque não são vintage.
Como se pode notar, estou no fórum errado. 
Mas cada um com seu pensamento.
Abraços, tenha um ótimo final de Semana!


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Bike forever


Postado Por: MarcosTri
Data de Publicação: 27 Fev 2020 as 14:37
Parabéns pela restauração da Monark. Gostei da restauração. Entendo aos puristas de restaurar a original, mas entendo aos que restauram com estilo também. O importante é "ser feliz" e respeitar quem restaura da sua maneira. Tenho vontade de restaurar uma bicicleta de estrada, mas me falta dinheiro e tempo (Prefiro utilizar o meu tempo pedalando. rs)


Postado Por: Lauro Elias
Data de Publicação: 27 Fev 2020 as 14:41
Originalmente postado por Guga-RJ Guga-RJ escreveu:

Blz colega, abraços já que não nos falaremos mais , Feliz Natal!

Eu realmente não gosto de bikes vintages, não sei nem porque estou aqui.
só tenho uma BMX SUPER amarela, que ganhei em 1982 e que fui muito feliz com ela, usei a no barro, na rampa no asfalto etc...
Tenho a Cruiser que até 2015 estava toda original e resolvi mudar o visual dela, porém não me desfiz de nenhum componente dela, tenho tudo guardado; inclusive o câmbio Suntour de 3v que retirei da bike da minha mão quando eu era um garoto ainda; ela tinha uma caloi Ceci dourada, a bike era linda, com componentes de 1a.linha, nunca vi um selim tão macio quanto aquele da Caloi Ceci 1981
Tenho uma Monark Brisa toda original com freios side pull
Tenho uma Monark Pincesa também com rodas originais, guidão, cachimbo sueco e com "FREIO VARÃO" KKKKK 
Além de uma Caloi Aluminum anos 90 e uma Sundown também anos 90 e essa Caloi 10 Concord RT   com quadro, garfo, coroa e pedivela de chaveta originais. 
Não mencionei outras bikes como a da minha filha e esposa porque não são vintage.
Como se pode notar, estou no fórum errado. 
Mas cada um com seu pensamento.
Abraços, tenha um ótimo final de Semana!

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Ok feliz natal bem que poderia ser até mais, ou completa-se como quiser. 
So veja se alguém veio zombar ou criticar as suas do seu acervo... 
Novamente repito você nem sabe nada de antigas pois suas todas suas bikes são década 90, 
nem pode ser consideradas antigas, são classificas nas vintage retro etc .
Posso enumerar todas que tenho antigas aqui mas nem as farei pois pra você seria perca de tempo.
Grande maioria acervo alemão, Inglês, italiano e Nacional década de ouro das Bike no Brasil e no mundo com uma infinidade de marcas e modelos. 
Produção dessas na casa das milhões de bikes, 
muitas ainda até hoje do mesmo jeito sairam de fabrica... 
realmente você esta no fórum errado mesmo cidadão.
Pois o cara que se preza jamais vira aqui denegrir essa ou aquela bike antiga desse,
ou daquele pra atirar pedra mesmo que não seja da sua preferencia...
Se pra você modelo antigos D ou Z não presta , pra outros certeza vai prestar .
Pois não teria mercado pra elas, eram museus como você bem disse, 
mais não é isso que vemos por ai nos sites de compra ,vendas e peças avulsas. 
Altos preços e procura onde quiser no mundo inteiro, tudo facilmente vendável. 
Na boa pra mim e muitos desse segmento das antigas, tudo você disse é balela, e conversa pra boi dormir. Ok.  
Assim mesmo saudações e fica na Paz. Ok.Thumbs Up



Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 27 Fev 2020 as 16:38
meu querido, Caloi Cruiser é uma bike dos anos oitenta, a minha eu ganhei com 15 anos. A bike tem 32 anos. A monark Princesa é um projeto dos anos 70, a minha BMX Super é um projeto dos anos 70 embora aminha seja de 1982. Nao tenho tantas bikes porque não sou um COLECIONADOR. Tenho outras coisas para fazer, não desmereci niguem aqui, não sei de onde você tirou isso. Alias, você foi quem desmereceu a mim dizendo que não entendo nada, que minhas bikes não são vintage, e etc. Agora vou ser sincero contigo: se vc tivesse realmente todas essas bikes aí, não estaria perdendo seu tempo aqui no foro, estaria com um espanador na mão tirando o pó das bikes.

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Bike forever


Postado Por: Lauro Elias
Data de Publicação: 27 Fev 2020 as 17:10
Originalmente postado por Guga-RJ Guga-RJ escreveu:

meu querido, Caloi Cruiser é uma bike dos anos oitenta, a minha eu ganhei com 15 anos. A bike tem 32 anos. A monark Princesa é um projeto dos anos 70, a minha BMX Super é um projeto dos anos 70 embora aminha seja de 1982. Nao tenho tantas bikes porque não sou um COLECIONADOR. Tenho outras coisas para fazer, não desmereci niguem aqui, não sei de onde você tirou isso. Alias, você foi quem desmereceu a mim dizendo que não entendo nada, que minhas bikes não são vintage, e etc. Agora vou ser sincero contigo: se vc tivesse realmente todas essas bikes aí, não estaria perdendo seu tempo aqui no foro, estaria com um espanador na mão tirando o pó das bikes.

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Na boa cidadão, eu não falei nada diferente do que você esta dizendo das suas bikes década 90. com palavras diferentes.
Caso queira posso postar fotos das minhas bikes aqui no site pra não encher muito a pagina coloco apenas 3 minhas todas década 40/50/60.
e lustrar digamos acertou sou zeloso com meu acervo.
agora novamente repito não atirei pedras  em nenhuma bike antiga de nenhum colega aqui no fórum, ja o colega veio esculachando sem necessidade. 
Ainda bem que o que você diz contra não se sustenta, 
porque se não pensaríamos que você esta 100% certo 
e na real quem coleciona ou tem bikes antigas pensa próximo ou igual a mim. Ok. valeu.



Postado Por: Paulo Britto
Data de Publicação: 10 Mai 2020 as 16:29
Prezado Robson,
Estou montando freios tipo roller brake em uma Monark Barra Circular 1966 aro 28.
Observei em site estrangeiro que no garfo dianteiro existe uma chapa soldada pelo lado interno para fixação do braço do freio.
Nas fotos de sua bela bicicleta, não consegui observar como Vc fez esta fixação.
Vc poderia descrever ou até mesmo, postar umas fotos deste detalhe.
Desde já agradeço.


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 04 Ago 2020 as 16:12
Mestre Ligeirinho....o trampo com a caneta requer uma certa firmeza no traçado...fora isso é de boa! Só não sei se esta marca tem a cor branca...cá pra nós...ficará maneiraço seu projeto com esta cor! Não deixe de postar aqui...valeu? Abração!



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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 04 Ago 2020 as 16:26
Mestre Campestre, Quanto ao ano (1984), não foi por minha escolha, e sim por ter sido o único encontrado em boas condições para a reforma, pelo visto você não atentou que a foto que aparece a Ipanema 1984 montada, é de uma propaganda oficial da Monark na época, o que  eu tinha em mãos eram somente os seguintes itens: quadro, garfo, paralamas e o bagageiro. Foi uma reforma e não restauração...dificilmente faria uma restauração...não é a minha praia, gosto de reformas pois me permitem criar algo...respeito os puristas, mas não é o meu estilo. Forte abraço!

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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 04 Ago 2020 as 16:41
Mestre Guga-RJ, o conselho que lhe dou é fazer duas listagens (original e reformada)... ver qual o gasto a ser feito em ambas, e optar pro projeto que seu coração direcionar...e seja feliz! Rs! Só não deixe de postar para gente ver o processo...valeu? Forte abraço!

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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 04 Ago 2020 as 16:54
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Robson, essas Canetas Artline900XF Gold são relativamente fáceis pra contornar os lugs do quadro??!
Tenho uma Caloi Sportíssima 1976 e quero pintar de Branco nos cachimbo do Headtube. A cor sólida do quadro vai ser o Amarelo Grand Prix 1973 do Opala. O selim o Pedal  e a Mesa também serão brancos. Também vou utilizar um Cubo Nexus 8V Redline.




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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 04 Ago 2020 as 16:56
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Robson, essas Canetas Artline900XF Gold são relativamente fáceis pra contornar os lugs do quadro??!
Tenho uma Caloi Sportíssima 1976 e quero pintar de Branco nos cachimbo do Headtube. A cor sólida do quadro vai ser o Amarelo Grand Prix 1973 do Opala. O selim o Pedal  e a Mesa também serão brancos. Também vou utilizar um Cubo Nexus 8V Redline.




Mestre Ligeirinho....o trampo com a caneta requer uma certa firmeza no traçado...fora isso é de boa! Só não sei se esta marca tem a cor branca...cá pra nós...ficará maneiraço seu projeto com esta cor! Não deixe de postar aqui...valeu? Abração!


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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 04 Ago 2020 as 16:59
Originalmente postado por Guga-RJ Guga-RJ escreveu:

Ano passado encontrei uma pessoa disposta a me passar 1 quadro com garfo, pedivela e coroa de uma caloi 10 em troca das rodas do meu carro. Aceitei. Agora eu tenho duas opções: ou gasto uma fortuna comprando peças originais Dia Compe para encher os olhos de quem curte a bike toda original ( não que eu também não curta) ou monto do jeito que preferir usando a minha personalidade. Qual o certo a ser feito?



Mestre Guga-RJ, o conselho que lhe dou é fazer duas listas (original e reformada)... ver qual o gasto a ser feito em ambas, e optar pelo projeto que seu coração direcionar...e seja feliz! Rs! Só não deixe de postar para gente ver o processo...valeu? Forte abraço!


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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 04 Ago 2020 as 17:08
Originalmente postado por Campestre Campestre escreveu:

Só não entendi pq uma 1984. Para um projeto desses poderia ser qualquer uma. Deu pena ver uma bicicleta que estava tão boa e original ser modificada assim, mas enfim... o que importa é vc gostar.


 Mestre Campestre, quanto ao ano da mesma (1984), foi o único encontrado em boas condições para a reforma. Pelo visto você não atentou que a foto que aparece a Ipanema 1984 inteira, é de uma propaganda oficial da Monark na época; o que  eu tinha em mãos eram somente os seguintes itens: quadro, garfo, pedivela, paralamas e o bagageiro (que vieram de Sampa num caixãozinho de papelão)...Rs! Foi uma reforma e não restauração, dificilmente faria uma restauração...não é a minha praia, gosto de reformas pois me permitem dar melhor performance aos meus projetos...respeito os puristas, mas não é o meu estilo. Forte abraço!


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Kaskudus Bikers


Postado Por: Robson Calixto
Data de Publicação: 04 Ago 2020 as 17:36
Originalmente postado por Paulo  Britto Paulo Britto escreveu:

Prezado Robson,
Estou montando freios tipo roller brake em uma Monark Barra Circular 1966 aro 28.
Observei em site estrangeiro que no garfo dianteiro existe uma chapa soldada pelo lado interno para fixação do braço do freio.
Nas fotos de sua bela bicicleta, não consegui observar como Vc fez esta fixação.
Vc poderia descrever ou até mesmo, postar umas fotos deste detalhe.
Desde já agradeço.

 Mestre Paulo Britto, desculpe-me por demorar a responder-te, estava meio sem tempo...mas vamos lá! Rs! Antes de obter o Rollerbrake + cubo dianteiro (que é diferenciado tbm), fiz como vc, pesquisei bastante sobre o sistema em sites europeus (eles usam muito este sistema em bicicletas de carga por lá, precisam de um freio confiável qdo carregadas). Constatei que se faz necessária a implantação no lado de dentro do garfo, de um meio tubo soldado (no meu projeto soldei meio tubo, obtido do um espaçador de eixo de bicicleta), para a fixação da haste do Rollerbrake...será que me fiz endender? Rs!
Vou deixar aqui um vídeo onde um colega mostra detalhadamente onde fixa a haste do Rollerbrake no garfo dianteiro ao ajustar o freio...belê?
https://www.youtube.com/watch?v=cycB6t10Q44" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=cycB6t10Q44

Espero que possa lhe ajudar! Depois dê feedback...ok? Forte abraço!


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Kaskudus Bikers



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