Imprimir página | Fechar Janela

Dúvidas pedal Petrópolis x Itaipava x Teresópolis

De:: Pedal.com.br
Categoria: Fóruns Novos - Encontros / Passeios / Treinos
Nome do fórum: REGIÃO SUDESTE - Encontros / Passeios / Treinos
Descrição:: Fórum para marcar de encontros, passeios e treinos dos ciclistas da Região Sudeste
URL:: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=94738
Data:: 30 Set 2020 as 04:02
Versão do Software: Web Wiz Forums 11.06 - http://www.webwizforums.com


Tópico: Dúvidas pedal Petrópolis x Itaipava x Teresópolis
Enviado por: giulianoxt
Assunto: Dúvidas pedal Petrópolis x Itaipava x Teresópolis
Data: 20 Ago 2018 as 14:02
Prezados,

estou planejando realizar um primeiro passeio de cicloturismo pela serra do RJ, o caminho desejado é Petrópolis x Itaipava x Teresópolis, utilizando a BR-040 e a RJ-495. Eu iria de speed e meu colega com uma MTB.

O roteiro seria esse: https://www.strava.com/routes/15051541
(inicia na entrada de Petrópolis e termina em Terê)

Estamos realizando treinos semanais fazendo a subida da Mesa do Imperador no Rio, assim como alguns treinos longos pelo Recreio / Grumari, então acredito que teremos condições físicas mínimas para encarar o percurso rs.

Já fiz esse trajeto todo de carro algumas vezes então conheço o caminho, minhas dúvidas são mais básicas devido a ser a primeira vez pedalando fora da cidade:

- Escolhi fazer pela BR-040 ao invés de outro caminho para Itaipava por ser o único que conheço, e acredito que o caminho antigo é de paralelepípedo, dificultando muito para a minha speed. Estou correto?
- Como é o acostamento da BR-040 para quem vai pedalando? muitos buracos ou sujeira? vale mais a pena arriscar e ir pela faixa mesmo?
- Alguma outra observação ou algo que não estamos levando em conta?
- Ao invés desse roteiro, algum outro interessante na região e que não seja ruim pra quem vai de speed?
- Para quem está acostumado com as subidas mais clássicas no RJ, como é esta subida final na serra das hortências, indo para Teresópolis? Mais ou menos puxada? pela altimetria achei mais longa, mas não tão íngrime.


Achei este tópico anterior https://www.pedal.com.br/forum/rio-petropolis-dicas-sugestoes-e-avisos_topic101.html mas estava mais focado no caminho RJ -> Petrópolis.

Obrigado!!



Respostas:
Enviado por: daa
Data: 20 Ago 2018 as 16:22
Segue a minha resposta para alguns dos pontos:

Citação de
- Escolhi fazer pela BR-040 ao invés de outro caminho para Itaipava por ser o único que conheço, e acredito que o caminho antigo é de paralelepípedo, dificultando muito para a minha speed. Estou correto?


O caminho por dentro (estrada União Indústria) não é de paralelepípedo, no entanto, pela BR-040 é melhor, principalmente porque já sairão do Quitandinha (até começar a descer há uma subida, mas nada muito puxado).

Citação de - Como é o acostamento da BR-040 para quem vai pedalando? muitos buracos ou sujeira? vale mais a pena arriscar e ir pela faixa mesmo?


É relativamente limpo. Não vá pela faixa.


Enviado por: Marcos Ferrari
Data: 20 Ago 2018 as 19:26
Não aconselho pedalar no trecho Petrópolis x Itaipava via Estr.União e Indústria. Tem fluxo intenso de diversos tipos de veículos, muito sinuosa, sem acostamento, etc.....Já na Br 040 o acostamento tá ok, pode seguir até a altura do Supermercado Bramil pela Br 040, ali tem uma ponte para travessia de pedestres sobre o rio Piabanha, vai sair bem no inicio da Br 495.

-------------
Soul SL 100, Up grade para 27.5, Sram X0,



Imprimir página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06 - http://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.co.uk