Imprimir Página | Fechar Janela

Bar ends em pleno 2018?

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Acessórios para bicicleta e ciclista
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre acessórios: faróis, lanternas, trancas, vestuários, capacetes, bombas, ciclocomputadores, rastreadores, GPS, câmeras, aplicativos/softwares e assuntos afins.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=94622
Data da Impressão: 19 Abr 2024 as 05:57
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Bar ends em pleno 2018?
Postado Por: rowisen
Assunto: Bar ends em pleno 2018?
Data de Publicação: 05 Ago 2018 as 08:31
E aí, pessoal... beleza?

Estou transformando minha mtb em híbrida e até o momento os únicos componentes trocados/a serem trocados no projeto são pneus 700 (já coloquei) e garfo rígido. Estive olhando algumas imagens de bikes híbridas pelo google e vi que várias delas possuem bar ends, que é um acessório que parece ser muito bacana e para o meu uso acredito que seja muito útil, já que com certa frequência faço percursos de 60, 70, 80 e até 90 km's. 

Porém eu li em algum lugar que os bar ends estão "ultrapassados", fora de moda e etc... isso procede? Eu sei que o correto é a gente não ligar para o que os outros pensam e tal, mas infelizmente em todas as esferas da sociedade tem aquele pessoal que tira sarro de coisas muito "fora do padrão", e querendo ou não isso é um tanto chato né, então gostaria de saber a opinião de vocês sobre esse acessório...

Segue algumas imagens de bikes com o acessório instalado:







Eu particularmente acho o acessório esteticamente bonito e estranho ao mesmo tempo huahua sei lá, depende do modelo do bar ends e da bike...

O que vocês acham do acessório? Vale a pena colocar considerando tudo que falei?



Respostas:
Postado Por: Leo Amaral
Data de Publicação: 05 Ago 2018 as 08:42
Não entendi.

-------------
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.


Postado Por: rowisen
Data de Publicação: 05 Ago 2018 as 08:45
Originalmente postado por Leo Amaral Leo Amaral escreveu:

Não entendi.
O que você não entendeu? Eu sei qual é a utilidade do acessório, teoricamente falando, mas como vi a galera dizendo que é um acessório ultrapassado e tudo mais, quis abrir essa discussão para ver o que o pessoal aqui do forum tem a dizer sobre ele. Além disso, como eu nunca utilizei o acessório, opiniões de uso também são bem vindas.


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 05 Ago 2018 as 10:35
Eu tenho um par de bar ends, vira e mexe estou colocando e retirando da bike. Esteticamente falando, são feios pra cacete, porém funcionais. Eles estão caindo em desuso devido ao advento gravel bike. Mas o que isso tem haver?
Uma gravel bike não passa de uma híbrida com nome próprio e acaba que um guidão Drop, juntamente com os STI's oferecem o mesmo tipo de pegada, na verdade até melhor. Com esse guidão largo da Breezer ou esse Ride que colocou vai ficar um trombolho, só mais uma coisa pra agarrar em algo e te jogar no chão.


Postado Por: misera
Data de Publicação: 05 Ago 2018 as 10:42
Realmente os guidãos novos são muito largos , põe um bar ends fica parecendo uma asa de avião , feio demais.



Postado Por: rowisen
Data de Publicação: 05 Ago 2018 as 11:50
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Eu tenho um par de bar ends, vira e mexe estou colocando e retirando da bike. Esteticamente falando, são feios pra cacete, porém funcionais. Eles estão caindo em desuso devido ao advento gravel bike. Mas o que isso tem haver?
Uma gravel bike não passa de uma híbrida com nome próprio e acaba que um guidão Drop, juntamente com os STI's oferecem o mesmo tipo de pegada, na verdade até melhor. Com esse guidão largo da Breezer ou esse Ride que colocou vai ficar um trombolho, só mais uma coisa pra agarrar em algo e te jogar no chão.

Originalmente postado por misera misera escreveu:

Realmente os guidãos novos são muito largos , põe um bar ends fica parecendo uma asa de avião , feio demais.
Pois é, estava pensando nisso da largura do guidão... Eu vi mais de uma vez dizerem que a largura do guidão é a mesma dos ombros e tal... mas acho que isso é algo das 26, pois nas 29 realmente os guidões são um mais largo que o outro LOLLOLLOLLOL Porém pro meu uso eu acho que não preciso de guidão tão largo assim, já que ando em linha reta a maior parte do tempo e com esses pneus a bike fica tipo uma 26 no diâmetro externo do pneu se comparar uma 26 com pneu largo.

Por outro lado eu acho meio estranho aqueles guidões estreitinhos, então... qual seria uma largura intermediária que daria pra utilizar de forma que não ficasse estreito demais para a 29 e nem largo demais para utilizar bar ends? Dependendo compro mais um guidão ou até mesmo passo a serra no original da Breezer, já que tenho o riser que pra usar SEM bar ends eu acho mais bonito (com bar ends não consigo imaginar um guidão riser, deve ficar ainda mais estranho kkk).

Sobre as gravel... faz sentido! Mas confesso que tenho um pouco de dificuldade para "aceitar" certas tendências, talvez seja excesso de saudosismo da minha parte mas eu não colocaria um guidão drop na minha bike LOLLOLLOL


Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 05 Ago 2018 as 11:53
No mundo do MTB realmente caiu em desuso, além de esteticamente feio, vc não quer esse negócio enroscando em nenhum galho, cerca, arbustos, e até em outros ciclistas no meio da trilha... E esse risco aumentou com o uso de guidões mais largos...

Porém nas híbridas são bem vindas, esteticamente uma híbrida já não é a coisa mais linda no mundo das Bikes, então nada demais, e você ganha um acessório para mudar a posição da pegada em um pedal mais longo...


Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 05 Ago 2018 as 11:57
Sobre as gravel, curto muito o conceito, não aqueles passados no vídeos que mostram o pessoal fazendo trilha com uma bike daquelas, mas sim o conceito que tenho uma road Bike com geometria endurance, e que no meio do Pedal posso cortar caminho por aquele estradão, sem pressa de chegar...

Mas o custo de uma nova ainda é alto, e montar pode sair mais caro ainda, gudao drop e STIs são caros pra caramba...


Postado Por: RuanRAC
Data de Publicação: 05 Ago 2018 as 12:26
Cara eu uso e digo só uma coisa, se você sente falta use também e foda-se opinião alheia


por mais que bicicleta seja a mesma máquina por 100 anos ela mudou também (é... foi de propósito), o que isso indica, que por mais perto de perfeita ela ainda não é, por uma simples razão: quem usa não é o modelo perfeito de corpo humano, cada um tem suas peculiaridades.

p.s.: Uso na aro 29 e prefiro bar-ends que guidão largo mas tem gente que prefere o contrário, pessoalmente acho guidão largo ótimo em trilhas difíceis mas pra passar em um corredor é uma merda, quem faz uso urbano da bicicleta (mesmo que seja misto) NA MINHA OPINIÃO tem mais perdas que ganhos com o uso de guidão largos pois fica muito mais difícil desviar de obstáculos e passar em espaços apertados, fora que guidão e retrovisor lateral adoram se bater.


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 05 Ago 2018 as 14:32
A razão do guidão mais largo nas 29 é que se precisa de uma alavanca maior para virar a roda que possui um diâmetro maior e pneus mais largos em terrenos off road (areia, lama, terra solta, etc) No caso das híbridas essa função se perde, pois a adoção de pneus finos e na maioria das vezes Slick não seria necessário essa alavanca maior.
Lembrando que as road bikes possuem guidão bem estreito e um angulação de direção mais limitado.
Em uma híbrida 29 acho que um guidão entre 640mm e 680mm fica ideal.Vai de cada um.


Postado Por: ghd
Data de Publicação: 05 Ago 2018 as 16:29
Sim, caíram no desuso no MTB.
Mas se é útil pra vc na híbrida use e seja feliz, foda se a opinião alheia.


Postado Por: Ramai
Data de Publicação: 05 Ago 2018 as 17:09
Use e seja feliz, amigo! Já usei muito e só parei porque me adaptei sem ele, aí a bike ficou mais leve. LOL

-------------
Scott
Bikes e aviões <3


Postado Por: BBSantos
Data de Publicação: 05 Ago 2018 as 17:39
Para pedalar em pé na subida, em uma bike híbrida com guidão reto de MTB, o bar end é essencial para mim.


Postado Por: Bonny
Data de Publicação: 05 Ago 2018 as 18:16
Eu uso em uma híbrida, Caad Quick CX. Considero uma boa opção para mais uma pegada em distâncias maiores.


Postado Por: sascencio
Data de Publicação: 05 Ago 2018 as 18:41

Não estou nem aí para o que os outros falam ou pensam: que é feio, pesado, etc...

Uso barends na minha mtb (Stumpjumper 29) e na bike de turismo (hibrida 26).

Gosto das opções de posicionamento na bike que os barends proporcionam, principalmente nas subidas.




-------------
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********


Postado Por: misera
Data de Publicação: 05 Ago 2018 as 19:04
Se vc não vai ligar pra aparência e quer opções de pegada então apela logo ...

Põe um bar ends desse aqui



Ai termina o combo com um extensor de freio





Postado Por: caco55
Data de Publicação: 05 Ago 2018 as 19:46
Se eu fosse ligar pra moda ou para o que os outros pensam ou vão falar nem saia de casa para pedalar ,sempre preferi pneu 2.0 ou mais ,pelo conforto ,estabilidade e segurança ,umas gramas a mais nunca fizeram diferença pra mim ,como dizia um velho amigo,quem tem que perder peso sou eu ,depois a bike !

Quando a galera fica discutindo se ia colocar 1.0 ou 1.3 pra fazer um passeio do Leblon ao pontal , sempre usei bermuda mais larga por me sentir mais confortável e não gostar de roupa colada , inclusive em provas , uso bar ends até hoje porque eles sempre ajudam nas subidas ,mas isso vai de cada um ,se você usar e sentir que faz diferença pra melhor continue usando , mas se se importar com a opinião dos outros ...


Postado Por: misera
Data de Publicação: 05 Ago 2018 as 19:49
Verdade , eu sigo a mesma linha bermuda pneu largo , ate hj uso relação 3x e vou continuar porque gosto.
Mais bar ends na época que eu usava nunca senti que me foi muito útil , fica va só ocupando espaço , vai de cada um mesmo.
Mais que aquele bar ends + drop e louco é


Postado Por: zoda
Data de Publicação: 05 Ago 2018 as 20:10
O Bart ainda usa no Cape Epic. Cara, eles são bons para pedalar em pé em subidas. Em singles fechados tem o problema de se enroscar na vegetação. Na híbrida não vejo problemas. TB é bom em longas retas para mudar a posição das mãos. Tenho um amigo que perdeu o baço em uma queda por causa de um bar end (caiu em cima dele). Mas isso é acidente. Quanto ao fato de ser ultrapassado, moda, amigos falando, nem comento isso.


Postado Por: joaoandre1990
Data de Publicação: 05 Ago 2018 as 20:34
Pode até ser feio, mas ainda é menos feio que esses guidões gigantes...
Se vc usa mais a bike em ambiente urbano, eu recomendo! Na cidade e na estrada ajuda que é uma beleza! E outra, se vc gosta de usar o acessório na SUA bike, manda um "foda-se" pra opinião de quem está criticando e seja feliz.

-------------
NO GEARS, NO PROBLEMS!


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 05 Ago 2018 as 22:03
Bar end caiu em desuso no MTB (uso Offroad). Em híbridas ainda é um acessório muito comum, tem algumas que até saem com ele de fábrica. Para pedais longos no asfalto acho bem útil numa híbrida ou mesmo numa MTB, independente do tamanho do aro.
Já no MTB em trilhas apertadas ele tende a atrapalhar mesmo. No uso urbano com trânsito intenso eu também acho desnecessário (segurando neles vc está com as mãos longe dos manetes de freio, e como no trânsito vc anda e para o tempo todo, é melhor poder frear instantaneamente se precisar).
Ainda tenho um, estavam guardados faz tempo, mas usei mês passado nuns pedais que fiz pela serra catarinense).


-------------
strava.com/athletes/6410495


Postado Por: rowisen
Data de Publicação: 06 Ago 2018 as 00:16
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

A razão do guidão mais largo nas 29 é que se precisa de uma alavanca maior para virar a roda que possui um diâmetro maior e pneus mais largos em terrenos off road (areia, lama, terra solta, etc) No caso das híbridas essa função se perde, pois a adoção de pneus finos e na maioria das vezes Slick não seria necessário essa alavanca maior.
Lembrando que as road bikes possuem guidão bem estreito e um angulação de direção mais limitado.
Em uma híbrida 29 acho que um guidão entre 640mm e 680mm fica ideal.Vai de cada um.
Pois é, eu troquei o de 710mm original da Breezer por um 720mm riser (isso você já sabe, mas estou dizendo só pra quem for ler depois saber kkk) e não vi diferença de dirigibilidade nos usos que faço. Sim, é só 10mm a mais, mas por mais incrível que possa parecer já faz diferença e dá pra notar que é mais largo só de olhar... mas pra mim a diferença que senti é na abertura dos braços, na dirigibilidade não fez diferença nenhuma já que eu só faço as curvas nas esquinas das ruas e nas BR's mesmo... nada técnico. Acredito que um menor também não irá fazer muita diferença na dirigibilidade e irá ser mais confortável pra mim... eu fiz alguns testes segurando a bike pela parte central do guidão e realmente fica bem mais confortável com os braços mais fechados e tal... de guidão largo a gente fica parecendo um pato LOLLOLLOLLOL

Acho que vou meter a faca no flat original, deixar ele com 680mm para ver qualé. Como tenho o Riser não tem problema se eventualmente eu não curtir muito o resultado ou algo do tipo. Esse guidão da Oval não é um componente "valioso" né? Quero dizer... não é burrice cortar ele em vez de vendê-lo, por exemplo...


Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

No mundo do MTB realmente caiu em desuso, além de esteticamente feio, vc não quer esse negócio enroscando em nenhum galho, cerca, arbustos, e até em outros ciclistas no meio da trilha... E esse risco aumentou com o uso de guidões mais largos...

Porém nas híbridas são bem vindas, esteticamente uma híbrida já não é a coisa mais linda no mundo das Bikes, então nada demais, e você ganha um acessório para mudar a posição da pegada em um pedal mais longo...

Pois é. Quando eu decidi pela transformação já sabia que a bike iria ficar estranha, porém eu acho melhor a bike ser estranha e funcional do que a coisa mais linda do mundo e totalmente fora das minhas necessidades.


Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Cara eu uso e digo só uma coisa, se você sente falta use também e foda-se opinião alheia

por mais que bicicleta seja a mesma máquina por 100 anos ela mudou também (é... foi de propósito), o que isso indica, que por mais perto de perfeita ela ainda não é, por uma simples razão: quem usa não é o modelo perfeito de corpo humano, cada um tem suas peculiaridades.

p.s.: Uso na aro 29 e prefiro bar-ends que guidão largo mas tem gente que prefere o contrário, pessoalmente acho guidão largo ótimo em trilhas difíceis mas pra passar em um corredor é uma merda, quem faz uso urbano da bicicleta (mesmo que seja misto) NA MINHA OPINIÃO tem mais perdas que ganhos com o uso de guidão largos pois fica muito mais difícil desviar de obstáculos e passar em espaços apertados, fora que guidão e retrovisor lateral adoram se bater.

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Sim, caíram no desuso no MTB.
Mas se é útil pra vc na híbrida use e seja feliz, foda se a opinião alheia.

Originalmente postado por Ramai Ramai escreveu:

Use e seja feliz, amigo! Já usei muito e só parei porque me adaptei sem ele, aí a bike ficou mais leve. LOL

Originalmente postado por BBSantos BBSantos escreveu:

Para pedalar em pé na subida, em uma bike híbrida com guidão reto de MTB, o bar end é essencial para mim.

Originalmente postado por Bonny Bonny escreveu:

Eu uso em uma híbrida, Caad Quick CX. Considero uma boa opção para mais uma pegada em distâncias maiores.

Originalmente postado por sascencio sascencio escreveu:

Não estou nem aí para o que os outros falam ou pensam: que é feio, pesado, etc...

Uso barends na minha mtb (Stumpjumper 29) e na bike de turismo (hibrida 26).

Gosto das opções de posicionamento na bike que os barends proporcionam, principalmente nas subidas.

Originalmente postado por caco55 caco55 escreveu:

Se eu fosse ligar pra moda ou para o que os outros pensam ou vão falar nem saia de casa para pedalar ,sempre preferi pneu 2.0 ou mais ,pelo conforto ,estabilidade e segurança ,umas gramas a mais nunca fizeram diferença pra mim ,como dizia um velho amigo,quem tem que perder peso sou eu ,depois a bike !

Quando a galera fica discutindo se ia colocar 1.0 ou 1.3 pra fazer um passeio do Leblon ao pontal , sempre usei bermuda mais larga por me sentir mais confortável e não gostar de roupa colada , inclusive em provas , uso bar ends até hoje porque eles sempre ajudam nas subidas ,mas isso vai de cada um ,se você usar e sentir que faz diferença pra melhor continue usando , mas se se importar com a opinião dos outros ...

Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

O Bart ainda usa no Cape Epic. Cara, eles são bons para pedalar em pé em subidas. Em singles fechados tem o problema de se enroscar na vegetação. Na híbrida não vejo problemas. TB é bom em longas retas para mudar a posição das mãos. Tenho um amigo que perdeu o baço em uma queda por causa de um bar end (caiu em cima dele). Mas isso é acidente. Quanto ao fato de ser ultrapassado, moda, amigos falando, nem comento isso.

Originalmente postado por joaoandre1990 joaoandre1990 escreveu:

Pode até ser feio, mas ainda é menos feio que esses guidões gigantes... 
Se vc usa mais a bike em ambiente urbano, eu recomendo! Na cidade e na estrada ajuda que é uma beleza! E outra, se vc gosta de usar o acessório na SUA bike, manda um "foda-se" pra opinião de quem está criticando e seja feliz.

Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Bar end caiu em desuso no MTB (uso Offroad). Em híbridas ainda é um acessório muito comum, tem algumas que até saem com ele de fábrica. Para pedais longos no asfalto acho bem útil numa híbrida ou mesmo numa MTB, independente do tamanho do aro. 
Já no MTB em trilhas apertadas ele tende a atrapalhar mesmo. No uso urbano com trânsito intenso eu também acho desnecessário (segurando neles vc está com as mãos longe dos manetes de freio, e como no trânsito vc anda e para o tempo todo, é melhor poder frear instantaneamente se precisar).
Ainda tenho um, estavam guardados faz tempo, mas usei mês passado nuns pedais que fiz pela serra catarinense).

Vocês tem razão, caras. Acho que já "liguei o foda-se" no momento que decidi transformar minha mtb em híbrida, pois aqui por onde ando nesses dois meses de pedal eu não vi UMA híbrida. Ou a galera tá de speed ou de mtb mesmo, e eu tô andando na contramão da tendência LOLLOLLOL mas realmente é algo que a gente não pode se importar... alguém até pode torcer o nariz e tal, mas no fundo todo mundo sabe que a bike é minha e eu faço o que eu quiser com ela. Além disso as mudanças que estou fazendo não são coisas de outro mundo, tem várias como a minha pelo Brasil afora (vide as fotos do início do tópico... a minha vai ser mais uma como essas aí).

Confesso que essa informação sobre pedalar em pé em subidas eu não tinha conhecimento, isso torna o uso dos bar ends ainda mais interessante pra mim! Eu imaginei eles mais como um descanso mesmo, pois chega um momento que começa a formigar as mãos de tanto ficarem na mesma posição e tal. Show de bola os relatos de vocês.

Eu também uso bermuda larga pra pedalar... coloco a calça de ciclismo por baixo e uma bermuda de tactel por cima, acho que não me acostumei com a ideia de usar a calça e bermuda de ciclismo sem mais nada Embarrassed acho que não fica tão estranho, embora seja um pouco fora do padrão, pois pelo que vi no mtb se usa bermuda larga também, e a calça por baixo fica parecendo um pernito e tal.

No fim das contas eu acho que esse negócio de "o que os outros pensam" é só mais em fotos no forum mesmo, porque no pedal ninguém tem tempo pra ficar reparando a bike alheia LOLLOL eu pelo menos nem olho direito pras bikes da galera, só vejo que tipo de bike está utilizando mesmo, sem muito detalhamento. Acredito que a maioria faça isso...


Originalmente postado por misera misera escreveu:

Se vc não vai ligar pra aparência e quer opções de pegada então apela logo ...

Põe um bar ends desse aqui



Ai termina o combo com um extensor de freio


 

Aí já é exagero, fica aquelas gambiarra level master LOLLOLLOLLOLLOL 


Postado Por: misera
Data de Publicação: 06 Ago 2018 as 00:20
Mimimi , a bike é sua , liga o fods seja feliz , palavras bonitinhas , porém o autor do tópico se preocupa com a imagem da bike.

"Eu sei que o correto é a gente não ligar para o que os outros pensam e tal, mas infelizmente em todas as esferas da sociedade tem aquele pessoal que tira sarro de coisas muito "fora do padrão", e querendo ou não isso é um tanto chato né, então gostaria de saber a opinião de vocês sobre esse acessório..."

O que ele perguntou e se o povo aqui acha bonito ou feio , e eu digo , é horrível , pronto dei minha opinião , não adianta chorar.


Postado Por: rowisen
Data de Publicação: 06 Ago 2018 as 00:30
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Mimimi , a bike é sua , liga o fods seja feliz , palavras bonitinhas , porém o autor do tópico se preocupa com a imagem da bike.

"Eu sei que o correto é a gente não ligar para o que os outros pensam e tal, mas infelizmente em todas as esferas da sociedade tem aquele pessoal que tira sarro de coisas muito "fora do padrão", e querendo ou não isso é um tanto chato né, então gostaria de saber a opinião de vocês sobre esse acessório..."

O que ele perguntou e se o povo aqui acha bonito ou feio , e eu digo , é horrível , pronto dei minha opinião , não adianta chorar.
Não é exatamente a intenção do tópico. Claro que de certa forma todo mundo se preocupa com a aparência das coisas, alguns mais e outros menos (ou até beeem menos), mas se preocupa. É algo normal, e é por isso que temos veículos de vários tipos, combinações e cores... pois cada um tem um gosto e no fim das contas algo que eu acho muito bonito pode ser horrível para você e vice-versa.

Eu me importo com a aparência da bike até certo ponto SIM, isso é um fato, mas eu não vou deixar de usar algo que me é muito útil só porque diminui a beleza do produto. É o que eu fiz com os pneus da bike, inclusive... troquei os lindos pneus de cravo 2.10 e coloquei um par de 700x28 que deixou a bike com "anorexia", meio esquisita, mas a sensação ao pedalar vou te dizer... outro nível.

E a galera tirou muitas das minhas dúvidas sobre os bar ends, inclusive no sentido de utilidade dos mesmos, e eu concordo com o que a maioria (se não todos) disse sobre o aspecto visual do acessório... é feio mesmo, mas compensa por ser muito útil.




Postado Por: misera
Data de Publicação: 06 Ago 2018 as 00:48
Talvez eles tenham melhorado com o tempo , eu lembro que no início da década de 90 eu usava uns onza , vou te falar , pricipalmente os longos quando pegava e puxava pra por força no pedivela o negocio torcia todo.
E na real apesar de todo mundo nessa época dizer que eles colaboravam pra por mais potência na subida eu nunca notei uma melhoria.
A bermuda eu usei lycra muito tempo mais depois de 3 meses elas comecavam a rasgas furar etc e não são tão baratas assim , daí resolvi comprar uma de freeride , acho ela bem confortável pra andar de bike já faz 5 anos so estragou o botao de fechar que eu troquei umas 3 vezes.

Pra vc que anda muito em estrada talvez aquele guidão clip de speed fosse ate mais "útil".

E os pneus eu sei que dão diferença , só uso slick no asfalto , além de ser melhor faz mais curva e dura bem mais.


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 06 Ago 2018 as 00:49
Muito questionamentos e preocupação com a opinião alheia... Eu não preciso de nada pouco usual na bike para ser estranho... E to ali pedalando, melhorando a cada semana...

Guidões largos fazem a diferença na hora que tu cai em um buraco, valeta, passa numa pedra maior...
O caso da pedra aliás é curioso, porque na 26 com 600 e ??? mm, sentia certo a pancada e na 29 com 700 mm, quem voa é a pedra... Uns dizem "são só 10 cm", mas poxa de 600 pra 700, são 16,67 % a mais de alavanca, ou seja 16,67% mais força, não é pouca coisa não...!

Na condução normal a diferença é só maior arrasto, eu percebo nitidamente que em descidas "infinitas", a bike chega uma hora que não acelera mais... Se levando o corpo, percebo ela freando inclusive... Mas se pegar no meio do guidão (ALTAMENTE NÃO RECOMENDADO, E NÃO INCENTIVO NINGUÉM A FAZER ISSO), fica-se meio no estilo superman, banido das bikes de contra-relógio/TT, a um aumento notável de velocidade... Dos 48~50 que isso acontecia, foi para 60 e além, o que são uns 20 % de ganho...

No contexto urbano, salvo se tu pretende fazer um bike parkour, ou um urban assault, não tem sentido nenhum isso...

Bar ends? Use se achar necessário!
Serrar o guidão? Serre se achar lógico, estou quase fazendo isso no meu, porque me sinto muito aberto. Só se atente que alguns guidões são CÔNICOS, talvez o bar end não caiba mais se serrar demais... E claro, que se tira 10 cm de um guidão, cortando 5 em cada lado...
Opinião alheia? Só se pagar uma conta, e der carona uma vez na semana.

-------------
Sigam-me os bons
https://www.strava.com/athletes/12011746" rel="nofollow - Strava -
http://Instagram.com/ismah_cabelo" rel="nofollow - Instagram
Prost!


Postado Por: rowisen
Data de Publicação: 06 Ago 2018 as 01:07
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Talvez eles tenham melhorado com o tempo , eu lembro que no início da década de 90 eu usava uns onza , vou te falar , pricipalmente os longos quando pegava e puxava pra por força no pedivela o negocio torcia todo.
E na real apesar de todo mundo nessa época dizer que eles colaboravam pra por mais potência na subida eu nunca notei uma melhoria.
Eu acredito que tenham melhorado sim... se formos comparar as bikes de 20 anos atrás com as bikes de agora, houve um salto tecnológico bem grande. Nessa época eu ainda era moleque, mas meu irmão já pedalava e utilizava uma caloi 10 "louca" que era quase artesanal de tanta gambiarra que tinha LOLLOLLOL

Originalmente postado por misera misera escreveu:


Pra vc que anda muito em estrada talvez aquele guidão clip de speed fosse ate mais "útil".

E os pneus eu sei que dão diferença , só uso slick no asfalto , além de ser melhor faz mais curva e dura bem mais.
Esse guidão clip a qual você se refere é tipo isso?



-

Os pneus realmente valem muito a pena, eu devia ter trocado no primeiro dia Embarrassed


Postado Por: misera
Data de Publicação: 06 Ago 2018 as 01:17
Sim sim esse mesmo , só não sei se ele funcionaria com a geometria da mtb ou se vc ia ficar muito esticado.

Rapaz , eu imagino que tenham melhorado assim como tudo mais nessa época as coisas não eram tão fuleiras assim não , o meu guidão mesmo era um sakae de titanio , coisa mais linda.
´


Postado Por: rowisen
Data de Publicação: 06 Ago 2018 as 01:18
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Muito questionamentos e preocupação com a opinião alheia... Eu não preciso de nada pouco usual na bike para ser estranho... E to ali pedalando, melhorando a cada semana...

Guidões largos fazem a diferença na hora que tu cai em um buraco, valeta, passa numa pedra maior...
O caso da pedra aliás é curioso, porque na 26 com 600 e ??? mm, sentia certo a pancada e na 29 com 700 mm, quem voa é a pedra... Uns dizem "são só 10 cm", mas poxa de 600 pra 700, são 16,67 % a mais de alavanca, ou seja 16,67% mais força, não é pouca coisa não...!

Na condução normal a diferença é só maior arrasto, eu percebo nitidamente que em descidas "infinitas", a bike chega uma hora que não acelera mais... Se levando o corpo, percebo ela freando inclusive... Mas se pegar no meio do guidão (ALTAMENTE NÃO RECOMENDADO, E NÃO INCENTIVO NINGUÉM A FAZER ISSO), fica-se meio no estilo superman, banido das bikes de contra-relógio/TT, a um aumento notável de velocidade... Dos 48~50 que isso acontecia, foi para 60 e além, o que são uns 20 % de ganho...

No contexto urbano, salvo se tu pretende fazer um bike parkour, ou um urban assault, não tem sentido nenhum isso...

Bar ends? Use se achar necessário!
Serrar o guidão? Serre se achar lógico, estou quase fazendo isso no meu, porque me sinto muito aberto. Só se atente que alguns guidões são CÔNICOS, talvez o bar end não caiba mais se serrar demais... E claro, que se tira 10 cm de um guidão, cortando 5 em cada lado...
Opinião alheia? Só se pagar uma conta, e der carona uma vez na semana.
Você tem razão. Eu realmente fiz parecer que me importo muito com a opinião alheia e tal, mas pior que não. Meu estilo de vestimenta, por exemplo, é fora dos padrões da sociedade. Me visto de forma que pareço uma mistura de "tático" com "headbanger", e nem ligo. LOLLOLLOL 

O que eu quis dizer é sempre tem uma galera que torce o nariz quando tem um diferentão no grupo, e as vezes até desfazem dessa pessoa por conta disso. Onde li sobre os bar ends, como falaram deu a entender que o pessoal quase abomina o uso do acessório, e se fosse o caso isso é um pouco chato porque daí não se trata mais apenas de questões estéticas ou "o que pensam sobre mim", pois já começa a afetar um pouco as aproximações sociais. Eu particularmente tenho gostado muito de pedalar com os amigos, fica tudo mais divertido em grupo e tal... então na verdade é ISSO que me preocupa um pouco. O pessoal da minha região tem esse costume de viver muito das aparências, eu diria que é até mais do que a média porque já pude comprovar isso em excursões onde pessoas do Brasil inteiro se reúnem... o pessoal daqui tinha essa fama. Confused


Postado Por: misera
Data de Publicação: 06 Ago 2018 as 01:22
Pode acontecer , tem grupo que é bem elitista.


Postado Por: rowisen
Data de Publicação: 06 Ago 2018 as 01:24
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Sim sim esse mesmo , só não sei se ele funcionaria com a geometria da mtb ou se vc ia ficar muito esticado.

Rapaz , eu imagino que tenham melhorado assim como tudo mais nessa época as coisas não eram tão fuleiras assim não , o meu guidão mesmo era um sakae de titanio , coisa mais linda.
´
É... eu acho que ficaria um negócio específico demais. Eu fiquei numa posição semelhante ao que seria utilizando isso aí, em uma descida longa que fiz num percurso de 90 km... me curvei bastante e fiquei segurando o guidão escorado pelo braço (não sei explicar kkk) e assim ganhei aerodinâmica, mas é uma posição que eu não conseguiria manter por muito tempo mesmo utilizando o acessório adequado para isso (esse aí).

Com os bar ends eu acredito que fique menos radical, pois é como se eu ficasse segurando o guidão pelas pontas, só que no acessório adequado também e levemente mais avançado que com a mão no guidão.


Postado Por: misera
Data de Publicação: 06 Ago 2018 as 01:34
Eu acho que sei , costumava fazer isso , apoiar os cotovelos um pouco ao lado da mesa e ficar com as maos cruzadas igual se tivesse rezando , fazia isso nas descidas de estrada pra ganhar aerodinâmica mais é bem perigoso , se passar numa pedrinha pode escorregar e tomar um capote feio.

Outra coisa que fazia era ficar com os cotovelos bem pra dentro do quadro por o abdomen no banco e esticar as pernas igual super homi , ai a bichinha voava kkkk.



Postado Por: rowisen
Data de Publicação: 06 Ago 2018 as 01:46
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Pode acontecer , tem grupo que é bem elitista.
EXATO! Eu não quis entrar nesse assunto no início do tópico, por isso abordei daquela forma, mas na real é essa questão que me preocupa. Para essas pessoas eu devia  ter uma road bike de carbono, não uma mtb de entrada transformada em híbrida. 

A opinião dessas pessoas pouco me importa, mas se isso começa a me excluir dos grupos de ciclismo é algo preocupante, pois embora eu possa muito bem pedalar sozinho (faço isso sempre) a gente sempre quer companhias. É normal do ser humano, afinal...

Originalmente postado por misera misera escreveu:

Eu acho que sei , costumava fazer isso , apoiar os cotovelos um pouco ao lado da mesa e ficar com as maos cruzadas igual se tivesse rezando , fazia isso nas descidas de estrada pra ganhar aerodinâmica mais é bem perigoso , se passar numa pedrinha pode escorregar e tomar um capote feio.

Outra coisa que fazia era ficar com os cotovelos bem pra dentro do quadro por o abdomen no banco e esticar as pernas igual super homi , ai a bichinha voava kkkk.
Siiiiiiiim, é exatamente assim kkkkk

Então... acho que o acessório que você citou faria essa função e a de ganho de desempenho por nos deixar numa posição mais agressiva e aerodinâmica, mas acho que não ajudaria muito com o descanso das mãos e tal. Posso estar enganado.

E sim, eu fiz isso sabendo dos riscos kkkk mas como era uma região quase deserta (é um anel viário, passa poucos carros) e a gente estava o meio da pista (não tinha acostamento), arrisquei. Já essa outra posição eu não tenho coragem não, se desequilibrar estando assim cai like a fish LOLLOLLOLLOLLOL


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 06 Ago 2018 as 03:12
Originalmente postado por rowisen rowisen escreveu:

Meu estilo de vestimenta, por exemplo, é fora dos padrões da sociedade. Me visto de forma que pareço uma mistura de "tático" com "headbanger", e nem ligo. LOLLOLLOL 


Vulgo skin head... Só falta odiar judeus, e bajular o adolfinho... Tongue

Originalmente postado por rowisen rowisen escreveu:

O que eu quis dizer é sempre tem uma galera que torce o nariz quando tem um diferentão no grupo, e as vezes até desfazem dessa pessoa por conta disso. Onde li sobre os bar ends, como falaram deu a entender que o pessoal quase abomina o uso do acessório, e se fosse o caso isso é um pouco chato porque daí não se trata mais apenas de questões estéticas ou "o que pensam sobre mim", pois já começa a afetar um pouco as aproximações sociais. Eu particularmente tenho gostado muito de pedalar com os amigos, fica tudo mais divertido em grupo e tal... então na verdade é ISSO que me preocupa um pouco. O pessoal da minha região tem esse costume de viver muito das aparências, eu diria que é até mais do que a média porque já pude comprovar isso em excursões onde pessoas do Brasil inteiro se reúnem... o pessoal daqui tinha essa fama. Confused


Bicho, tu se importa mais que admite, mas certamente se forem teus AMIGOS, tu vai vestido com qualquer coisa com assinatura do Cippollini, e vai de boa... O caminho não é esse...
O conservadorismo é sim algo pertinente no ciclismo, mas se tu ficar nessas, bicho tu não vive...


-------------
Sigam-me os bons
https://www.strava.com/athletes/12011746" rel="nofollow - Strava -
http://Instagram.com/ismah_cabelo" rel="nofollow - Instagram
Prost!


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 06 Ago 2018 as 03:18
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Pode acontecer , tem grupo que é bem elitista.


O vivente tá em cima do muro entre uma MTB e uma speed, vão ter motivo para torcer o nariz em qualquer área... Não sei o tipo de pedal, e tipo de ciclista, mas honestamente isso só funciona com o tiozão que quer parecer jovem pedalando uma puta bike, ou com o que é obcecado por números...
Antes de mudar a bike, seria interessante mudar de amigos, porque ao que entendo, se não for dos bar ends, vai ser da sapatilha...


-------------
Sigam-me os bons
https://www.strava.com/athletes/12011746" rel="nofollow - Strava -
http://Instagram.com/ismah_cabelo" rel="nofollow - Instagram
Prost!


Postado Por: rowisen
Data de Publicação: 06 Ago 2018 as 03:29
Não sou tão radical assim, meu visual é mais pra tático do que pra outra coisa. Eu devo parecer mais com um "veterano de guerra" que com um skin head, pra falar a verdade LOLLOLLOLLOLLOL

Quanto aos amigos... na verdade os meus amigos mesmo não se importam, mas eles são apenas dois (e esposas), mas tem toda uma galera que pedala e que eu ainda não conheço direito, não são meus amigos até então... é do "resto" que eu me refiro, não dos amigos que conheço desde muito antes.

Enfim, esse na verdade não é o foco do tópico, não sei porque estamos falando disso ainda. Nos aprofundarmos muito em um único detalhe do que eu disse desvirtua o tópico completamente, sendo que a ideia geral é falar sobre bar ends e não sobre amigos ou o quanto me importo com o visual da bike rs


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 06 Ago 2018 as 05:22
Só que esse único detalhe, é o cerne da questão toda...

Quando decidi pendurar uma bomba dentro de um saco plástico junto da caramanhola, amarar remendos com câmara no canote, e "esconder" um tubo de lubrificante Úmido (dose única, pra caso resolvam roubar), eu sabia que estava quebrando todos os protocolos EuroStyle, AmericanStyle, BR HUE HUE Style, Baiano Bike Style etc... Como eu pedalar e investir numa bike " podre " (tem piores, sem dúvida)... Não perguntei aqui, não perguntei pros meus amigos, mas muita gente deve pensar que é a bike do inspetor bugiganga, porque as pessoas aqui normalmente não pedalam assim... Só que eu sou ciente, que se eu quebrar longe de casa, não tem um carro pra me dar apoio...

Sério, tu está fazendo essa pergunta já é surpreendente... Use o que te trás conforto, se isso interfere na tua vida, e isso começa a te afetar repense, mas não sofra por antecipação...

-------------
Sigam-me os bons
https://www.strava.com/athletes/12011746" rel="nofollow - Strava -
http://Instagram.com/ismah_cabelo" rel="nofollow - Instagram
Prost!


Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 06 Ago 2018 as 08:19
Ando muito tempo de hibrida.... guidao reto e estreito, com bar end, nas rodovias e dentro da cidade... acabei colocando guidao speed e transformei ela numa gravel bike ou ciclocross que estou gostando muito.... mas te digo que tenho saudades do bar end na bike, mesmo que agora tenha os sti"s pra usar, o bar end era muuuuuito bom pro meu uso, pro meu tipo de pedalada.

-------------
pedalar pra viver ou viver para pedalar


Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 06 Ago 2018 as 08:30


-------------
pedalar pra viver ou viver para pedalar


Postado Por: JcFiebig
Data de Publicação: 06 Ago 2018 as 10:31
Não acho feio, embora não seja lindo...
Mas pelo ponto de vista ergonômico é muito útil. Eu sentia muitas dores nos punhos, principalmente para ataques e sprints. Pus bar ends na bike e usei até esses dias, tirei por que atualmente a dor não me aparece mais, pois aprendi a me posicionar melhor na bike.
Você tem que pesar o que é mais importante para você. Eu gosto de deixar a bike bonita, mas gosto mais ainda de ter prazer em pedalar nela.



-------------
https://www.strava.com/athletes/18555940
Bike Team Palmeira
Oggi Big Wheel 7.3 2017
Caloi Strada Racing 2017


Postado Por: Pantoja
Data de Publicação: 06 Ago 2018 as 10:57
Se formos seguir "modas e tendências", somente quem tem bike carbono com 11v e uma coroa teria o direito de ir à padaria. Ah, rodas 29 claro. 

-------------
Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com


Postado Por: newtonwagner
Data de Publicação: 06 Ago 2018 as 11:07
Coloquei na minha MTB um grip daqueles que vem com o bar end integrado e com maior área para apoio das mãos.

Quando pedalo no asfalto acho ótimo. O apoio das mãos é confortável e se cansar posso mudar a pegada lateral nos bar ends e descansar. Gosto bastante também de segurar no bar end nas subidas.

Quando comecei a fazer trilhas, achei um inferno, por dois problemas:
1- Quando preciso de uma pegada mais firme em trechos mais técnicos, logo as mãos começam a doer.
2- Na última trilha que fiz, o bar end enroscou em um cipó bem na hora de atravessar um rio, quase tomei um banho grátis. rs


Quanto à estética, tudo é uma questão de combinar com a bike. Não acho feio esses que vem tudo integrado.


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 06 Ago 2018 as 11:16
Hoje não sinto falta de bar ends, mas na minha scott 95 é integrado com o guidão, e o guidão é curto pra caramba, então não tinha muitas possibilidades de pegada, e para ter a pegada "mais aberta" tanto nas retas intermináveis como na subida, somente com o bar ends, o grande problema mesmo com o guidão curto era que vivia enrroscando nos single tracks, inúmeros tombos bobos, mas perigosos na serra da cantareira nas trilhas do saco-roxo, playcenter 1, 2 e 3 sempre por causa dos "chifrinhos"... hoje essas trilhas não existem mais....

Hoje, acredito que como já dito aqui com guidões mais largos, a evolução dos quadros e o posicionamento sobre a magrela modificou a forma de pedalar não sendo mais tão usual, ou melhor dizendo, fazendo tanta diferença ter ou não, acho que nunca foi moda bar ends, a geometria dos quadros que uso, junto com mesas super curtas, não me fazem falta, nem nas subidas mais pesadas.

Tenho um amigo que acabou de montar um 29", e colocou os bar ends num guidão flat de 720mm , com mesa de 60mm, gosto de cada um.... 


-------------
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 06 Ago 2018 as 11:17
Originalmente postado por Pantoja Pantoja escreveu:

Se formos seguir "modas e tendências", somente quem tem bike carbono com 11v e uma coroa teria o direito de ir à padaria. Ah, rodas 29 claro. 

A vantagem dessa "moda", é que quando passa ,os tontos vendem coisa boa a preço de banana....


-------------
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition


Postado Por: ogum777
Data de Publicação: 29 Set 2018 as 22:13
meu palpite:

1. estética em matéria de bicicleta é secundária. por mim, resume-se à cor. bike 'eum veículo com um fator crítico: motor fraco. assim, tudo o que não tem função deve cair fora.

2. bar ends são desnecessários nas MTBs com aro 29 pois esses caminhões precisam de guidões bem largos para fazer curva com aquele rodão na frente, como já disse um colega.mas se a 29 tiver uso urbano, aquele guidãozão vai ser um inferno de usar no trânsito.

3. híbridas são de asfalto e sóde vez em quando terrinha. portanto seus critérios nãosão os das MTBs.

4. bar ends são bons nos asfalto, permitem mudança de posição das mãos. pra quem vai fazer cicloturismo e usa guidão de MTB, são praticamente obrigatórios, pra permitir várias posições da mão, a não ser que o ciclista queira usar uma viagem pra adquirir uma LER*.

5. boa parte dos MTBs pedalam por pouco tempo: passeios de no máximo 4 ou 5 horas. então problemas não aparecem. mas quem usa todo dia, quem viaja, quem faz audax e etc, tornam mandatório que haja mais posições pras mãos. por isso muito cicloturista usa drop ou guidão borboleta, por exemplo.

6. boa parte do sucesso das gravels, para uma geração que cresceu usando primeiro MTBs, é justamente a posição das mãos  em paralelo, em cima dos manetes, muito parecida com a posição das mãos nos bar-ends. essa posição é mais adequada para evitar LER.

7. já vi gente usando guidão borboleta nas híbridas. e aí, e a questão estética? bom, que se dane ela. o que vale mesmo é a multiplicidade de pegadas.



8. o negócio, em bicicletas, é se sentir confortável e seguro. de reste. deve-se ligar o grade botão F pra opinião alheia.

*LER: lesão de esforço repetitivo.




-------------
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com


Postado Por: bahzitchiu
Data de Publicação: 30 Set 2018 as 08:21

So discordo do segundo ponto, pois ando em estradoes e nao consigo ficar sem bar end, todas as vezes q troco de bike deixo sem e acabo colocando de volta, justamente pelo conforto.

[ ]'s



Postado Por: ogum777
Data de Publicação: 30 Set 2018 as 13:16
Originalmente postado por bahzitchiu bahzitchiu escreveu:


So discordo do segundo ponto, pois ando em estradoes e nao consigo ficar sem bar end, todas as vezes q troco de bike deixo sem e acabo colocando de volta, justamente pelo conforto.

[ ]'s



na verdade vc concorda... hehehe, quem pega estradão precisa.


-------------
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 30 Set 2018 as 16:55
Na verdade, o ponto 2 é meio absurdo, baseado em alguns mitos que se criou...

-------------
Sigam-me os bons
https://www.strava.com/athletes/12011746" rel="nofollow - Strava -
http://Instagram.com/ismah_cabelo" rel="nofollow - Instagram
Prost!


Postado Por: Aluizio Hamann
Data de Publicação: 02 Out 2018 as 06:58
Eu trabalho de MTB nas áreas centrais da cidade, pedalando de 4 a 8 horas por dia e as vezes pegando o corredor entre os carros. Tenho bar ends em L e utilizo em poucos momentos, mas nem cogito retirar. Seguro a bike pelos bar ends nas (poucas) subidas puxadas e quando quero variar a posição das mãos. Concordo que a bike fica mais bonita sem, mas, para mim, o ganho no conforto compensa. Minha bike é de 27,5 e com o guidão bem menor que os atuais das 29.

Um dia desses, aliás, peguei uma 29 nova de um amigo para testar e parecia que eu estava segurando um volantão de caminhão. LOL




Postado Por: misera
Data de Publicação: 02 Out 2018 as 08:35
Tamanho do guidão não tem relação com o tamanho da roda.


Postado Por: ghd
Data de Publicação: 02 Out 2018 as 08:37
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Tamanho do guidão não tem relação com o tamanho da roda.


Diretamente não tem, mas indiretamente sim.


Postado Por: zoda
Data de Publicação: 02 Out 2018 as 08:41
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por misera misera escreveu:

Tamanho do guidão não tem relação com o tamanho da roda.


Diretamente não tem, mas indiretamente sim.


Roda maior, necessidade de maior alavanca para movê-la.


Postado Por: misera
Data de Publicação: 02 Out 2018 as 09:31
Na real não existe essa necessidade , quando eu montei minha 29 montei com um guidão que tinha na 26 , 62cm não senti diferença nenhuma depois passei pra 67cm a outra tem 65cm , na 26 agora estou com 70cm.

Isso vai mais de preferência , guidão mais largo te dá maior controle e estabilidade e funcionam melhor com mesas mais curtas , geralmente as bikes feitas pra trilha tem vindo com guidões cada vez mais largos.

Isso talvez tenha começado por volta de quando as 29 chegaram e as pessoas associam uma coisa à outra , mais se vc tivesse bikes 26 sendo vendidas hj elas viriam com guidões mais largos.

Essa bike aqui por exemplo é uma trail de 2013 aro 26 vem com 73cm http://www.commencal.com.au/meta-sl-3-2013.html" rel="nofollow - http://www.commencal.com.au/meta-sl-3-2013.html

Norco fluid 6.2 aro 26 trail bike 72cm de guidão com 3,5cm de mesa https://www.norco.com/bike-archives/2017/fluid-fs-62/" rel="nofollow - https://www.norco.com/bike-archives/2017/fluid-fs-62/

O motivo de se ter ido pra guidões mais largos e mesa menores foi por maior controle e as rodas maiores por transpor irregularidades mais facilmente.


Postado Por: misera
Data de Publicação: 02 Out 2018 as 09:59
O guidão de bmx que é uma aro 20 mob big bar 9" tem 76cm de largura.

Além do fato de numa bicicleta vc fazer curva inclinando a bike , se ela vira até sozinha de quanta força vc precisa ?

https://www.youtube.com/watch?v=_SWdCutqSWQ" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=_SWdCutqSWQ


Postado Por: deivid_turvo
Data de Publicação: 02 Out 2018 as 10:22
Essa questão é simples, não tem de estar ligada à tendencia ou não.. vai do uso e preferencia do ciclista.



Postado Por: misera
Data de Publicação: 02 Out 2018 as 10:23
Originalmente postado por deivid_turvo deivid_turvo escreveu:

Essa questão é simples, não tem de estar ligada à tendencia ou não.. vai do uso e preferencia do ciclista.



Basicamente é isso mesmo.


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 03 Out 2018 as 00:55
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Além do fato de numa bicicleta vc fazer curva inclinando a bike , se ela vira até sozinha de quanta força vc precisa ?

https://www.youtube.com/watch?v=_SWdCutqSWQ" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=_SWdCutqSWQ


O Seth não vale, ele é bem outro nível !

Não tenho nada, mas estou procurando sobre... Notem que equilibristas, habitualmente usam uma barra larga ao andar sobre a corda bamba. Por algum motivo isso trás uma estabilidade maior.
Aliado ao efeito giroscópico, na bike o equilíbrio aumenta mui.
É equívoco dizer que temos que ter equilíbrio para andar de bike, com as rodas girando, o sistema se equilibra.
As provas, estão cada vez mais técnicas. Estava vendo as primeiras provas de cross-country, e era um ciclocross praticamente, porém no modelo endurance do ciclismo de estrada, indo de ponto A, para ponto B. Hoje, está bem intenso, muito mais trail/trilha de fato, e acredito que daqui a uns anos ou vamos ter cross-country trail e cross-country endurance, ou trail e XC vão se fundir. E por isso, as bikes estão cada vez mais agressivas. Vi um vídeo recente, onde o Avancini está usando um pneu híbrido, para diminuir o atrito, e rolar mais...

A bike não faz curva sozinha, ela precisa ser inclinada, para a precedência entrar em campo. E a única forma disso acontecer, é com contra-esterço. Dado ao baixo peso TALVEZ pendendo o corpo.
Há também o detalhe que o ângulo de caster interfere (e interfere bastante) em tudo isso. Notemos que mesmo parada, se inclinar a bike para um lado o guidão vira para este lado. A mudança nesse ângulo, muda o quanto a roda vira, ao inclinar a bike.
Em alta velocidade (pelo menos acima de 40 kph) isso quase não acontece, acredito que por o efeito giroscópico ficar mais forte que a força-peso que causa isso.

-------------
Sigam-me os bons
https://www.strava.com/athletes/12011746" rel="nofollow - Strava -
http://Instagram.com/ismah_cabelo" rel="nofollow - Instagram
Prost!


Postado Por: misera
Data de Publicação: 03 Out 2018 as 01:56
Ate moto que e mais pesada se vc estiver sem as maos e jogar o peso pro lado ela vira.

O contra esterco de moto e coisa de 1 segundo de movimento que o kra faz so pra forcar ela a deitar mais rapido , ajuda se for um trambolho pesadao mais nao e algo realmente necessario.

Ja a estabilidade que eu estava dizendo e a mesma base que vc ve uns artistas marciais demonstrando.
O kra abre as pernas forma um triangulo de base larga , alguem empurra ele e o kra nem se mexe , depois ele fica com as pernas fechadas ai qualquer empurraozin ja faz o caboclo sair de lado catando cavaco.

Quem andou de mtb na decada de 90 com guidoes de 40 cm vai se lembrar o quanto era instavel.


Postado Por: misera
Data de Publicação: 03 Out 2018 as 01:58
Quando eu disse que ela virava sozinha quis dizer isso , se vc inclinar o corpo ela vira.

Por favor nao me diga que vc nunca andou sem as maos


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 03 Out 2018 as 05:16
Eu não ando sem as mãos, vai que esqueço em algum lugar... Tongue

Mas não abiguinho, um dos maiores mitos do motociclismo é que se inclina o corpo para fazer curvas. O Keith Code até desenvolveu um guidão extra porém fixo pra provar isso.
A diferença de peso da moto em si é muito maior, isso é vero, então na bike até aceito que o arrasto e o peso façam alguma diferença. No caso da moto, o que acontece é um contra-esterço involuntário quando o piloto inclina.




-------------
Sigam-me os bons
https://www.strava.com/athletes/12011746" rel="nofollow - Strava -
http://Instagram.com/ismah_cabelo" rel="nofollow - Instagram
Prost!


Postado Por: ghd
Data de Publicação: 03 Out 2018 as 09:13
Originalmente postado por deivid_turvo deivid_turvo escreveu:

Essa questão é simples, não tem de estar ligada à tendencia ou não.. vai do uso e preferencia do ciclista.



Por isso se chama tendência...


Postado Por: misera
Data de Publicação: 03 Out 2018 as 10:24
Não Ismah vc ta confundindo as coisas , talvez vc não esteja entendendo o que eu estou dizendo.

Você mesmo falou de quando se inclina a bike parada o guidão vira pro lado que vc inclinou ... o mesmo acontece quando vc estã andando e isso ocorre tanto na bike como na moto , não existe contra esterço involuntário não.

Se vc travasse a direção da bike iria acontecer a mesma coisa ... vc ia inclinar o corpo mais não ia conseguir fazer a curva porque a direção não ia virar sozinha , se ela estiver solta ela vira é bem simples.

Esse lance de contra esterço que os motociclistas adoram falar "vc vira o guidão pra esquerda quando quer fazer uma curva pra direita" ate causa uma certa estranheza quando um outro motociclista que não sabe do que o kra ta falando ouve , exatamente porque naturalmente as pessoas viram pro lado que elas querem ir.

Faça um teste , andando em linha reta sem inclinar a bike vc vira o guidão de uma vez pro lado esquerdo , sabe o que vai acontecer ? Vc vai cair pra direita ... isso porque a bike não está inclinada vc inclina ela justamente pra equilibrar a força que tenta te jogar pra fora.
Então o que eles fazem é isso , vc vai fazer uma curva pra direita e a moto é pesada , quando ele começa a inclinar a moto pra direita ele dá uma cutucada no guidão pra esquerda isso faz o peso da moto pender pra direita mais rápido , assim que a moto é jogada pra direita ele volta a virar o guidão pra direita , ou faz isso ou cai...

Aqui bem explicado usando a bicicleta ao invés da moto

https://www.youtube.com/watch?v=llRkf1fnNDM" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=llRkf1fnNDM

e aqui na moto

https://www.youtube.com/watch?v=PgUOOwnZcDU" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=PgUOOwnZcDU é a mesma física ok.

Naturalmente a gente não faz isso , a gente inclina o corpo já pro lado que quer ir antes de virar o guidão justamente pra não cair pro lado oposto ao que vc quer ir.

A única forma de vc realmente fazer uma curva no contra esterço com uma moto é no drift , e na bike com o skid.

Quando digo realmente quero dizer fazer a curva inteira no contra esterço pra vc não entender errado.

Curva na bike com skid

https://www.youtube.com/watch?v=R5AZ8yYHNts" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=R5AZ8yYHNts

Curva de moto no drift

https://www.youtube.com/watch?v=Te0V71sGoxA" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=Te0V71sGoxA

Se vc não entender o que eu estou falando sinto muito mais eu não consigo ser mais claro.

Aqui uma bike primeira pessoa sem as mãos , pule para 2:50 logo se não quiser ouvir o bla bla bla.

https://www.youtube.com/watch?v=wFvuI9hv048&t=207s" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=wFvuI9hv048&t=207s

Aqui o kra de moto sem as mãos explicando "even in a curve you dont need your hands , you just transfer weight to the right fork" 3:47 " the bike's handlebars will do what it needs to do naturally so you dont have to worry about it , it will naturally goes where it has to go as long as the bike is leaning.so that is really the most important thing. When you riding a bike the handlebars dont steer the bike , they are just there to help you lean the bike the leaning is what steers the bike"

https://www.youtube.com/watch?v=n___sckq2zE" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=n___sckq2zE

https://www.youtube.com/watch?v=VkWP6sPkZmE" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=VkWP6sPkZmE

A física é a mesma pra ambas bicicleta e moto , a única diferença que existe é o fato da moto ter motor , numa curva se vc acelera a moto a traseira empurra a frente pra fora da cuva , na bike isso não acontece porque vc não tem um motor e mesmo pedalando vc não tem força pra isso.
Por isso tbm vc tem que fazer o skid ... se tivesse motor fazia drift , drift de bike so no deserto mesmo ou com plástico no pneu pra tirar a fricção.




Postado Por: misera
Data de Publicação: 03 Out 2018 as 11:14
A respeito do video do keith , é engraçado como mesmo com o guidão travado o kra consegue tirar a moto do curso só com o peso.

E na parte que ele põe a seta no tanque , ai o kra inclina pra direita e a seta vai pra esquerda e ele chama isso de counter steering ... duh ... a seta ta apontada pra traseira ... se estivesse apontada pra direção que a moto está se movendo quando o kra inclinasse pra direita ela ia pra direita .



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net