Imprimir Página | Fechar Janela

CAMINHO DA FÉ - ÁGUAS DA PRATA - APARECIDA - 2018

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fóruns Novos - Outras Categorias
Nome do Fórum: Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
Descrição Fórum: Fórum para assuntos relacionados à viagens de bicicleta. Rotas, dicas e etc.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=94595
Data da Impressão: 24 Abr 2024 as 22:11
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: CAMINHO DA FÉ - ÁGUAS DA PRATA - APARECIDA - 2018
Postado Por: Tielo Miotti
Assunto: CAMINHO DA FÉ - ÁGUAS DA PRATA - APARECIDA - 2018
Data de Publicação: 01 Ago 2018 as 09:54
Olá pessoal,
Não sou cicloturista, nunca tinha feito algo do tipo, sou entusiasta de MTB, tenho acompanhamento de um profissional que me planilha treinos regulares com objetivo de participar de corridas e condicionamento físico, sempre ficava curioso e encantado com as estórias de cicloviagens até que a uns 2 meses atrás decidi a fazer minha estréia, no caminho da fé, e para fins de registro gostaria de deixar minha experiência nessa rota cicloturística.

Realizei a minha peregrinação entre os dias 25 e 29 de Julho de 2018.

Vou começar listando as coisas que levei pois essa foi uma grande dúvida na hora de planejar a cicloviagem. Depois de terminar a peregrinação posso dizer que os itens estão na medida pra essa distância. Não levei toalhas nem sabonetes pois todas as pousadas os disponibilizavam. Talvez pudesse usar apenas um conjunto de roupas de ciclismo pq descobri que as pousadas também oferecem serviço de lavanderia a preços relativamente baratos (dependendo do lugar) que te entregam a roupa no outro dia limpa e seca.

EQUIPAMENTO:

- Cannondale F29 Carbon (sei que não é o ideal mas como é minha única bike de MTB, teve que ser ela mesmo tadinha… rs mas saiu-se muito bem)
- Suporte para alforge traseiro com blocagem.
- Alforge removível Curtlo Fold 24L
- 2 camisas de ciclismo
- 2 bretelles
- Capacete*
- Sapatilha*
- 1 segunda pele sem manga
- 1 segunda pele manga longa
- 1 manguito (não usei)
- 1 pernito (não usei)
- 1 lenço (pode ser uma bandana)*
- 1 óculos de ciclismo*
- 3 meias de ciclismo
- Garmin*
- Bomba de ar
- Kit com 1 câmara/espátulas/canivete multi ferramentas*
- 2 caramanholas 1 de 500ml e outra de 750ml*
- 1 tênis
- 1 calça de compressão (apenas pra dormir)
- 1 bermuda casual leve
- 1 meia de compressão (apenas pra dormir)
- 2 camisetas leves (levei camisetas de corrida)
- 1 fleece
- 1 gorro
- 5 cuecas
- Necessaire (escova de dentes/pasta de dentes/protetor solar/labial/creme anti-assadura/desodorante/shampoo/analgésico spray/colírio
- Power bank
- Celular*
- Carregador de celular
- 4 saquinhos plásticos
- Credencial do peregrino

ps.: Os itens marcados com * não eram carregados no Alforge, assim como uma camisa e um bretelle.

PERCURSO:

Optamos por fazer em 5 dias, ritmo de festa, queria tirar todas as fotos possíveis (fotografar todas as igrejas, capelas, oratórios que eu encontrasse era obrigatório). Fiz umas 300 fotos e meu parceiro fez as anotações em uma caderneta. A idéia é compilar, editar e transformar em um livro pra guardarmos de recordação.
No terceiro dia fizemos uma perna mais curta pensando em descansar um pouco mais pra no quarto dia encarar a famosa subida até Campos, passando por Canta Galo e Luminosa.
Aqui também fica o registro com altimetrias corretas pois as que pesquisei (mesmo no Strava de algumas pessoas estavam um pouco furadas, talvez por terem sido feitas em celular.)
O caminho é absolutamente sinalizado com as setas amarelas e contagem regressiva de quilometragem. Pra se perder percorrendo-o você precisa se esforçar… e muito! Rs.

Dia 1 – Águas da Prata até Ouro Fino – Pousada Don Paolo – R$80,00 quarto duplo com café da manhã

https://www.strava.com/activities/1727881998" rel="nofollow - https://www.strava.com/activities/1727881998

Dia 2 – Ouro Fino até Estiva – Pousada do Poka – R$65,00 quarto duplo com café

https://www.strava.com/activities/1729868666" rel="nofollow - https://www.strava.com/activities/1729868666

Dia 3 – Estiva até Paraisópolis – Pousada da Fé – R$70,00 quarto duplo com café

https://www.strava.com/activities/1731624806" rel="nofollow - https://www.strava.com/activities/1731624806

Dia 4 – Paraisópolis até Campos do Jordão – Refúgio do Peregrino – R$65,00 quarto coletivo com café

https://www.strava.com/activities/1734038460" rel="nofollow - https://www.strava.com/activities/1734038460

Dia 5 – Campos do Jordão até Aparecida (Via Pedrinhas)

https://www.strava.com/activities/1736023174" rel="nofollow - https://www.strava.com/activities/1736023174

FOTOS:

Deixo aqui lgumas fotos que fizemos, desculpe nem todas estarem editadas e também pela quantidade insuficiente de registros que estou "subindo" aqui no forum, pelo menos dará pra se ter idéia de quão belo é o visual por todo o Caminho.
Em resumo a realidade superou em muito a expectativa que já era boa. O tempo estava muito bom, bastante poeira mas pelo que vi com chuva seria penitência “braba”.
Minha companhia não poderia ter sido melhor, um grande amigo sempre vai te fazer bem em qualquer hora.
As paisagens são fantásticas… só vivendo aquilo tudo pra se ter real dimensão de toda beleza.
Nunca tinha feito cicloviagens mas admito que daqui por diante na minha planilha de treinos vai ter espaço pra pelo menos um passeio como esse por ano. Foi incrível.









































































-------------
Trek TopFuel 9.8
Specialized Sl7 Tarmac Expert

strava.com/athletes/2795861



Respostas:
Postado Por: Tielo Miotti
Data de Publicação: 01 Ago 2018 as 10:08
































Foi isso pessoal... agradeço a todos que compartilham suas experiências por aqui, foram muito úteis nas minhas pesquisas no momento que estava planejando essa trip.

Até a próxima!

Abraços!


-------------
Trek TopFuel 9.8
Specialized Sl7 Tarmac Expert

strava.com/athletes/2795861


Postado Por: João Frango
Data de Publicação: 01 Ago 2018 as 11:12
ClapClapClap
Suas fotos ficaram bonitas demais, pedalaram muito também, média excelente pra uma trip destas.

Essa semana coincidentemente ta fazendo 4 anos que percorri o Caminho da Fé, foi minha primeira trip de bike também e depois dele animei e fiz outros caminhos e tem mais um monte na lista, ainda não repeti nenhum mas to cada vez mais tentado a no feriadaço de novembro me jogar no Caminho da Fé de novo Big smile

A Luminosa tava só o talco vermelho heim, não sei se é pior assim seco como na sua foto ou chovendo como peguei LOL

Essa sua foto na serrinha de asfalto após a descida das Pedrinhas ficou muito fóda, eu sempre esqueço de tirar esta foto pois desci igual um doido pra chegar logo na Basílica e perdi este angulo por duas vezes.

Bom, parabéns pois ficou muito legal o seu relato, bela trip


Postado Por: Tielo Miotti
Data de Publicação: 01 Ago 2018 as 12:46
Oi João! Muito obrigado.
Li muita coisa que você publicou, gratidão por compartilhar suas experiências.

Realmente estava muito seco... muitos pontos com muita poeira, Luminosa mesmo, na curva que fotografei tinha pontos com um palmo de altura dessa terra que de tão fininha parece areia... por isso tracionar bem precisava de muita concentração pra encontrar giro e força ideal.
Demorei pra me acostumar com a ciclística da bike com os alforges... a traseira pesada, por um lado ajudava a manter a bike no chão mas por outro lado a frente muito leve ficava super arisca, então pra conseguir subir essas paredes do caminho só "mordendo" o guidão. Consegui zerar o percurso mas não foi simples. Realmente é um desafio, e acho que com chuva deva ser impossível. Se vc pegou com chuva... parabéns! hahahaha

Eu já tinha descido boa parte do trecho quando meu parceiro gritou de lá de cima que uma foto pudesse ficar legal, ai voltei até a curva e ele fotografou, uma pena ter desfocado. Mas na próxima vez eu capricho.

Abraço!


-------------
Trek TopFuel 9.8
Specialized Sl7 Tarmac Expert

strava.com/athletes/2795861


Postado Por: locomotiva
Data de Publicação: 01 Ago 2018 as 13:07
Massa demais as fotos. Parabéns pela viagem


Postado Por: João Frango
Data de Publicação: 01 Ago 2018 as 14:14
Caraca voce zerou o percurso todo, ai merece mais Parabéns ainda ClapClapClap eu empurrei pra chegar no topo do Pico do Gavião e na subida da Luminosa em alguns trechos, teve jeito pra eu não, seco ou molhado a gente ja tava era morto mesmo LOL

Essa água da Luminosa deve ser medicinal pois a Dona Inês não mudou nada nestes anos LOL gente boa demais, quando eu voltar ao C.F vou programar pra ficar hospedado com ela.

A Catedral de Borda da Mata é uma das que acho mais bonita e esse céu atrás dela parece ta sempre assim limpo e pronta pra tirar foto, viajei nas suas imagens Clap

Espero que o ''vírus'' do ciclotur tenha te pegado e que voce continue, tem muita coisa legal pra fazer nessa vibe hoje em dia.




Postado Por: Tielo Miotti
Data de Publicação: 01 Ago 2018 as 14:34
Originalmente postado por locomotiva locomotiva escreveu:

Massa demais as fotos. Parabéns pela viagem


Valeu mano!


-------------
Trek TopFuel 9.8
Specialized Sl7 Tarmac Expert

strava.com/athletes/2795861


Postado Por: Tielo Miotti
Data de Publicação: 01 Ago 2018 as 14:37
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Caraca voce zerou o percurso todo, ai merece mais Parabéns ainda ClapClapClap eu empurrei pra chegar no topo do Pico do Gavião e na subida da Luminosa em alguns trechos, teve jeito pra eu não, seco ou molhado a gente ja tava era morto mesmo LOL

Essa água da Luminosa deve ser medicinal pois a Dona Inês não mudou nada nestes anos LOL gente boa demais, quando eu voltar ao C.F vou programar pra ficar hospedado com ela.

A Catedral de Borda da Mata é uma das que acho mais bonita e esse céu atrás dela parece ta sempre assim limpo e pronta pra tirar foto, viajei nas suas imagens Clap

Espero que o ''vírus'' do ciclotur tenha te pegado e que voce continue, tem muita coisa legal pra fazer nessa vibe hoje em dia.




hahaha uma vez por ano tá garantido.


-------------
Trek TopFuel 9.8
Specialized Sl7 Tarmac Expert

strava.com/athletes/2795861


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 01 Ago 2018 as 19:24
Excelente relato, dos que já vi aqui no fórum o diferencial é que você colocou os preços e nome das pousadas que ficou. Dá pra ter uma noção do custo da viagem. As fotos ficaram ótimas. Parabéns pelo feito. É uma das minhas metas essa viagem.


Postado Por: Tielo Miotti
Data de Publicação: 02 Ago 2018 as 07:34
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Excelente relato, dos que já vi aqui no fórum o diferencial é que você colocou os preços e nome das pousadas que ficou. Dá pra ter uma noção do custo da viagem. As fotos ficaram ótimas. Parabéns pelo feito. É uma das minhas metas essa viagem.


Gratidão Hugo!
Cara... só posso te dizer uma coisa sobre fazer a viagem... FAÇA! Quem estiver na dúvida... FAÇA! seja qual for a motivação, você com certeza não conseguirá ficar alheio a tudo que estiver por vir.

Um dica que peguei com o amigo João em outro post é esse arquvio que está diponível no site oficial do caminho da fé http://www.caminhodafe.com.br" rel="nofollow - www.caminhodafe.com.br

http://caminhodafe.com.br/ptbr/wp-content/uploads/2017/07/ramal-aguas-da-prata-1.pdf" rel="nofollow - http://caminhodafe.com.br/ptbr/wp-content/uploads/2017/07/ramal-aguas-da-prata-1.pdf

Ele é constantemente atualizado e fornece uma lista de todas as pousadas credenciadas do caminho. além das distâncias (estão precisas) entre as cidades e bairros. Assim fica bem mais fácil você conseguir planejar sua viagem. No link que postei são as informações referentes ao trajeto que eu fiz mas lá você encontrará de todos os outros ramais (ramais é como são chamados os pontos de partidas reconhecidos pelo Caminho da Fé).

Abraço!


-------------
Trek TopFuel 9.8
Specialized Sl7 Tarmac Expert

strava.com/athletes/2795861


Postado Por: lucas700c
Data de Publicação: 06 Ago 2018 as 16:40
da pra fazer o caminho da fé com uma gravel?


Postado Por: Tielo Miotti
Data de Publicação: 07 Ago 2018 as 07:29
Originalmente postado por lucas700c lucas700c escreveu:

da pra fazer o caminho da fé com uma gravel?


Cara... não vou falar que não dá, pq esse negócio de não dá é muito relativo.

Diria que sua penitência vai ser maior. =]


-------------
Trek TopFuel 9.8
Specialized Sl7 Tarmac Expert

strava.com/athletes/2795861


Postado Por: Carrinho
Data de Publicação: 08 Ago 2018 as 08:19
Belas fotos Tielo, assim como o trajeto, espero algum dia fazer algo parecido, obrigado por compartilhar Thumbs Up


Postado Por: Tielo Miotti
Data de Publicação: 09 Ago 2018 as 07:39
Originalmente postado por Carrinho Carrinho escreveu:

Belas fotos Tielo, assim como o trajeto, espero algum dia fazer algo parecido, obrigado por compartilhar Thumbs Up


Obrigado mano.

E um dia faça! Tenho certeza que vai se surpreender.

Abraço.


-------------
Trek TopFuel 9.8
Specialized Sl7 Tarmac Expert

strava.com/athletes/2795861


Postado Por: Elivagner
Data de Publicação: 14 Ago 2018 as 11:38
Olá Tielo,

Parabéns pelo relato e obrigado por compartilhar as experiências.

Seria possível compartilhar seu trajeto (através de arquivos gpx)? Ou através de uma conexão via Strava?

Estou pensando em fazer essa viagem e eu gostaria de verificar o trajeto (altimetria) para fazer um planejamento.

Grato,


Postado Por: Tielo Miotti
Data de Publicação: 15 Ago 2018 as 22:18
Originalmente postado por Elivagner Elivagner escreveu:

Olá Tielo,

Parabéns pelo relato e obrigado por compartilhar as experiências.

Seria possível compartilhar seu trajeto (através de arquivos gpx)? Ou através de uma conexão via Strava?

Estou pensando em fazer essa viagem e eu gostaria de verificar o trajeto (altimetria) para fazer um planejamento.

Grato,


Cara... coloquei todos os links do meu Strava no post. Tá ali em cima.
Abraço.

-------------
Trek TopFuel 9.8
Specialized Sl7 Tarmac Expert

strava.com/athletes/2795861


Postado Por: Elivagner
Data de Publicação: 20 Ago 2018 as 18:45
Olá Tielo, boa noite!

Obrigado pela resposta!

Sim, eu notei que você compartilhou os links do Strava em seu relato, eu até tentei exportá-los como "Route" para verificar as altimetrias, mas como não estou seguindo seu perfil esta opção não está disponível! Eu até tentei seguir você, mas como você não havia respondido à solicitação eu enviei esta mensagem aqui pelo fórum! :-)

Em tempo, eu acabei conseguindo um outro arquivo .gpx e já estou fazendo o plano!

Um abraço,


Postado Por: sascencio
Data de Publicação: 21 Ago 2018 as 18:58

Blz, belo pedal! 

Fiz o Caminho da Fé de Tambaú até Aparecida, foi muito bacana. 

Na época fui com minha bike de turismo, uma Aerotech Bullet 26 com pneus 1,5 slick (pneus errados, tomei um belo tombo por causa deles), sofri um pouco mas cheguei... rsrsrs...

Pelas suas fotos deu para lembrar de algumas partes legais do pedal, valeu.


-------------
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********


Postado Por: fecepa
Data de Publicação: 10 Set 2018 as 12:58
Tielo, blz?

Cara, tenho uma Carbon 4 e gostaria de saber qual o suporte de alforge você comprou (marca, modelo, etc)? 

Tenho um suporte da Thule que apoia no quadro, e pelo pouco que li não é recomendável utilizá-lo em quadros de carbono.

Abraços e obrigado,






Postado Por: Tielo Miotti
Data de Publicação: 10 Set 2018 as 14:56
Originalmente postado por fecepa fecepa escreveu:

Tielo, blz?
Cara, tenho uma Carbon 4 e gostaria de saber qual o suporte de alforge você comprou (marca, modelo, etc)?
Tenho um suporte da Thule que apoia no quadro, e pelo pouco que li não é recomendável utilizá-lo em quadros de carbono.
Abraços e obrigado,


Fala Fecepa!

Cara é um suporte idêntico a esse:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-896859829-bagageiro-ostand-cd234-com-blocagem-fixaco-na-bicicleta-_JM" rel="nofollow - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-896859829-bagageiro-ostand-cd234-com-blocagem-fixaco-na-bicicleta-_JM

Funcionou muito bem.

Abraço.


-------------
Trek TopFuel 9.8
Specialized Sl7 Tarmac Expert

strava.com/athletes/2795861


Postado Por: João Frango
Data de Publicação: 10 Set 2018 as 15:05
vivendo e aprendendo LOL to aqui de novo pra saber sobre este bagageiro que voce usou Tielo, voce usou a blocagem da sua bike ou a que vem junto com o bagageiro?

Nem é pra mim e sim pra um amigo que vai viajar comigo mês que vem e vai de Sense Impact Pró que não tem ponto de fixação nenhum e gostei deste que voce usou pois está bem testado Big smile e só fiquei na dúvida se a blocagem que se for da Ostand vai aguentar o tranco, valeu cara.


Postado Por: Tielo Miotti
Data de Publicação: 10 Set 2018 as 15:36
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

vivendo e aprendendo LOL to aqui de novo pra saber sobre este bagageiro que voce usou Tielo, voce usou a blocagem da sua bike ou a que vem junto com o bagageiro?

Nem é pra mim e sim pra um amigo que vai viajar comigo mês que vem e vai de Sense Impact Pró que não tem ponto de fixação nenhum e gostei deste que voce usou pois está bem testado Big smile e só fiquei na dúvida se a blocagem que se for da Ostand vai aguentar o tranco, valeu cara.


Fala João! caramba olha eu que sou pumpers quando o assunto é cliclo viagem dando dicas pra um cara tão experiente!

Então, tem que usar a blocagem do bagageiro (que é um pouco maior) pois a blocagem convencional não é cumprida o suficiente.
No início fiquei com o pé atrás, fiquei com medo de quebrar, ou danificar o quadro da minha bike, mas pra minha surpresa foi perfeito. Aliás esse combo (esse suporte com o alforge Curtlo) ficou matador para um rolê do tamanho do caminho da fé. Não deu nenhuma dor de barriga.

O único conselho que dou é apertar os parafusos com trava rosca, eu não tive problemas, mas o meu parceiro perdeu 2 parafusos do suporte dele (modelo diferente) depois da descida pra Barras logo no primeiro dia, eu que não sou bobo já dei logo aquela "sangrada" nos parafusos do meu suporte só pra garantir... então um trava rosca imagino ser fundamental.

Ah! não cheguei a pesar mas minha bagagem ficou em torno dos 5,5Kg com a margem do ibope pra mais ou pra menos.

Abraços.


-------------
Trek TopFuel 9.8
Specialized Sl7 Tarmac Expert

strava.com/athletes/2795861


Postado Por: João Frango
Data de Publicação: 10 Set 2018 as 15:53
Meu negócio é fazer RTI (recurso técnico improvisado ou gambiarra) LOLLOLLOL

Na minha eu vou usar o meu véio de guerra das outras trips adaptado mas meu amigo acabou de pegar a Impact nóvinha e ta querendo alisar LOL e ela não tem nem furo nenhum na região da blocagem pra prender o bagageiro mas normal pois ela é MTB eu sei, dai na hora que vi a sua indicação ja acendeu a luz aqui, vai ficar perfeita na dele e se aguentou seu pedal vai aguentar o dele tranquilo, valeu também pela dica do trava rosca e vamos seguir sim.

 Abraço e bons pedais brother, seu tópico serviu de inspiração pra meus amigos e vamos em novembro mas não pro Caminho da Fé e sim o de Alfenas-Aparecida que é mais light pra iniciação de um deles nas ciclotrips. 


Postado Por: fecepa
Data de Publicação: 17 Set 2018 as 21:46
Valeu pela dica.

Abraços


Postado Por: tmroza
Data de Publicação: 15 Jan 2019 as 15:43
Originalmente postado por Tielo Miotti Tielo Miotti escreveu:

Originalmente postado por lucas700c lucas700c escreveu:

da pra fazer o caminho da fé com uma gravel?


Cara... não vou falar que não dá, pq esse negócio de não dá é muito relativo.

Diria que sua penitência vai ser maior. =]

Tielo, muito boa a sua descrição.
Entrei no blog justamente com a vivida do lucas700c. Conta aí, então, quais seriam as dificuldades para uma gravel. Costelas? Valas? Terrenos arenosos/lamaçais/pedregulhos? E o que dizer sobre a relação de marchas: as maiores subidas foram feitas nas mais leves? Abraços!


Postado Por: Tielo Miotti
Data de Publicação: 17 Jan 2019 as 09:40
Originalmente postado por tmroza tmroza escreveu:


Tielo, muito boa a sua descrição.
Entrei no blog justamente com a vivida do lucas700c. Conta aí, então, quais seriam as dificuldades para uma gravel. Costelas? Valas? Terrenos arenosos/lamaçais/pedregulhos? E o que dizer sobre a relação de marchas: as maiores subidas foram feitas nas mais leves? Abraços!


Fala tmroza! Bão?

Cara, minha experiência no caminho é a de quem fez uma vez, pegou todos os dias com sol e muita, mas muuuuita poeira, foi uma época de estiagem e fazia um bom tempo que não chovia então os principais problemas nessas condições seriam os trechos da estrada que ficam com uma camada alta de poeira que parece areia fesh-fesh (já viu no Paris-Dakar?) de tão fina, passei por lugares com 4 dedos de altura, eram trechos grandes e apareciam toda hora, em planos, descidas e subidas (tomei um rola na subida da serra do caçador por isso e uso pneus 2.2).

Outra coisa são as descidas cheias de cascalho e tem várias enormes e sem dúvidas essa seria a maior dificuldade de gravel... pneu fino, guidão drop e descidas íngremes e longas cheias de cascalho não combinam... se for descer por pedrinhas então... deve ser um baita e perigoso desafio!
Na primeira grande descida de serra que passei pra chegar em Andradas tinha muito cascalho, pedras grandes que rasgaram meu pneu... foi meio chato isso pq uso liquido selante nos pneus, vazou tudo, coloquei câmara mas fiquei com o c# na mão pq estava com pneu rasgado e não sabia a distância pra cidade e muito menos se conseguiria resolver o problema e seguir, estava a mais de 2 anos sem saber o que era um furo e logo no primeiro dia aconteceu isso, mas pra minha sorte em Andradas tem um ótima bicicletaria Center Bike, lá remendaram meu pneu, recolocaram selante e terminei o caminho sem mais nenhum susto.

Como eu disse dá pra se fazer de Gravel, mas precisa-se ter cuidado redobrado.

Se fizer conta pra gente.

Abraço!


-------------
Trek TopFuel 9.8
Specialized Sl7 Tarmac Expert

strava.com/athletes/2795861


Postado Por: Tielo Miotti
Data de Publicação: 17 Jan 2019 as 09:47
Ah sobre a relação...

Foram 8.402mts de altimetria.

Só isso diz muito né? hehehehe

Se não tiver uma relação leve você vai empurrar muito.


-------------
Trek TopFuel 9.8
Specialized Sl7 Tarmac Expert

strava.com/athletes/2795861


Postado Por: tmroza
Data de Publicação: 17 Jan 2019 as 15:16
Valeu!


Postado Por: tmroza
Data de Publicação: 17 Jan 2019 as 15:17
Valeu!


Postado Por: cdamaso
Data de Publicação: 22 Jan 2019 as 10:59
Aproveitando o tópico, pretendo fazer o Caminho da Fé em Julho deste ano, estou cogitando o dia 8, já comecei a me preparar pra "pagar pelos pecados" e queria saber se alguém está para ir em grupo em alguma data próxima, como é a primeira vez que vou fazer a rota gostaria de não faze-la sozinho.


Postado Por: EduardoRR
Data de Publicação: 31 Jan 2019 as 12:38
Caro cdamaso, eu fiz agora, cheguei em Aparecida dia 29.01 e fiz sozinho mesmo. Foi bem tranquilo no que diz respeito a segurança e tal. Dá mais medo de acontecer alguma coisa no entorno da Basílica do que no caminho. A única coisa que não foi tranquila foram as subidas do caminho. Nosso amigo do post zerou o caminho e tenho que tirar o chapéu, porque é punk demais. 


Postado Por: Tielo Miotti
Data de Publicação: 31 Jan 2019 as 14:33
Originalmente postado por EduardoRR A única coisa que não foi tranquila foram as subidas do caminho. Nosso amigo do post zerou o caminho e tenho que tirar o chapéu, porque é punk demais. [/QUOTE EduardoRR A única coisa que não foi tranquila foram as subidas do caminho. Nosso amigo do post zerou o caminho e tenho que tirar o chapéu, porque é punk demais. [/QUOTE escreveu:



Hahaha realmente as subidas são punks, mas são todas "pedaláveis" a pior na minha opinião foi luminosa pq não é só força, precisa de um pouco


Hahaha realmente as subidas são punks, mas são todas "pedaláveis" a pior na minha opinião foi luminosa pq não é só força, precisa de um pouco de técnica pra conseguir manter-se em cima da bike.

Parabéns por ter concluído o caminho!!

Abraços!


-------------
Trek TopFuel 9.8
Specialized Sl7 Tarmac Expert

strava.com/athletes/2795861


Postado Por: João Frango
Data de Publicação: 01 Fev 2019 as 22:25
Tielo terminei ontem também, fui só e foi demais, fui bem melhor do que em 2014 mas não deu pra zerar todas não, faltou força nos finalmente de alguns dos topzinhos mas foram bem poucos sem bagagem eu zeraria, você é um monstro por zerar com bagagem
Depois com tempo criarei meu tópico, abração cara

Olha como cheguei na Dona Inês


Postado Por: Hugobh77
Data de Publicação: 01 Fev 2019 as 22:51
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Tielo terminei ontem também, fui só e foi demais, fui bem melhor do que em 2014 mas não deu pra zerar todas não, faltou força nos finalmente de alguns dos topzinhos mas foram bem poucos sem bagagem eu zeraria, você é um monstro por zerar com bagagem
Depois com tempo criarei meu tópico, abração cara

Olha como cheguei na Dona Inês


Aí sim. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻


Postado Por: cdamaso
Data de Publicação: 02 Fev 2019 as 21:30
Obrigado pelo retorno. Eu tenho receio pois já passei apuros por conta de um acidente durante um pedal, por isso evito ir sozinho quando é um pedal grande em local que não conheço, mas é bom saber que é tranquilo com relação a segurança. Já fui "turistar" em Águas da Prata e tenho familiares em Paraisópolis, Brasópolis e Luminosa, mas não conheço nada das outras cidades do trajeto.

João Frango, como foi fazer o caminho com esse alforge? Vi ele a venda na Decatlhon da minha cidade e se for bom eu já vou comprar. Vejo falar sobre distribuição de peso, principalmente para caminhos com muito subida, não seria interessante uma bolsa adicional na frente para fazer a distribuição?
Originalmente postado por EduardoRR EduardoRR escreveu:

Caro cdamaso, eu fiz agora, cheguei em Aparecida dia 29.01 e fiz sozinho mesmo. Foi bem tranquilo no que diz respeito a segurança e tal. Dá mais medo de acontecer alguma coisa no entorno da Basílica do que no caminho. A única coisa que não foi tranquila foram as subidas do caminho. Nosso amigo do post zerou o caminho e tenho que tirar o chapéu, porque é punk demais. 


Postado Por: João Frango
Data de Publicação: 02 Fev 2019 as 21:57
Originalmente postado por cdamaso cdamaso escreveu:

João Frango, como foi fazer o caminho com esse alforge? Vi ele a venda na Decatlhon da minha cidade e se for bom eu já vou comprar. Vejo falar sobre distribuição de peso, principalmente para caminhos com muito subida, não seria interessante uma bolsa adicional na frente para fazer a distribuição?

Cara vou falar por mim, este alforge é remanescente da primeira viagem em 2014, todas rotas que fiz foi com ele, só coloco tudo dentro de dois sacos de lixo mesmo ou sacola de cada lado pra não molhar pois eles não são impermeáveis e amarro este elástico em volta pois assim eles ficam bem fixos e não sacolejando e fazendo barulho, sobre distribuição de peso prefiro o peso concentrado na roda traseira pra não atrapalhar a condução da frente da bike pois eu sento a bota onde é possível e também colocar bagageiro dianteiro é complicado em suspensão e aquelas bolsas de guidão pra mim atrapalha a condução da bike, mas daí vai de cada um, ja fiz umas 10 rotas e sempre preferi assim


Postado Por: _danielcorrea
Data de Publicação: 26 Fev 2019 as 18:12
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Tielo terminei ontem também, fui só e foi demais, fui bem melhor do que em 2014 mas não deu pra zerar todas não, faltou força nos finalmente de alguns dos topzinhos mas foram bem poucos sem bagagem eu zeraria, você é um monstro por zerar com bagagem
Depois com tempo criarei meu tópico, abração cara

Olha como cheguei na Dona Inês


Pô João, cadê a GT? LOL


-------------
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!


Postado Por: _danielcorrea
Data de Publicação: 26 Fev 2019 as 18:23



Fiz o Caminho em Julho de 2017
Para 2019 estou pensando em fazer algo mais ousado LOL
O planilha acima contém o meu objetivo nos 542km de Ribeirão Preto a Aparecida.
Será?


-------------
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!


Postado Por: João Frango
Data de Publicação: 27 Fev 2019 as 09:25
Ooooh Daniel, beleza brother, que bom que voce apareceu Smile

Cara eu a dois anos tinha passado a Gtzinha pra hibrida e a seis meses acabei a vendendo pra um amigo que queria iniciar no pedal, ela estava parada e achei melhor vender pra alguém que vai usar.

Sobre seu plano é audacioso, eu nas pesquisas pra ir desta vez tinha decidido a sair de São Carlos pois quem conhece diz ser o ramal mais bonito de se percorrer, agora tem o de Borborema que também esta sendo muito elogiado, Ribeirão até Aguas não tem muito atrativo, da uma pesquisada pra voce ver o que acha mais legal.


Postado Por: _danielcorrea
Data de Publicação: 27 Fev 2019 as 18:54
Então, eu vi alguns vídeos do ramal de Sertãozinho e só vi cana e areia. Realmente não parece ser bonito, até porque, pelas informações altimetricas que consegui, parece ser bem plano. E nossas belezas são as montanhas LOL

Não tinha cogitado sair de São Carlos. Vou pesquisar sobre, já que a distância até Tambaú é praticamente a mesma.

Borborema está longe. Aumentaria mais 2 dias, no mínimo, dependendo da altimetria, na viagem. Mas é um ramal para se considerar a fazer no futuro. Com tempo.



-------------
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!


Postado Por: Etienne
Data de Publicação: 06 Mar 2019 as 16:03
Daniel em outro tópico. vc estava tentando levar a bike de ônibus de BH a poços de Caldas. conseguiu levar a bike .fira da caixa ou mala bike?


Postado Por: Etienne
Data de Publicação: 06 Mar 2019 as 16:05
Daniel em outro tópico. vc estava tentando levar a bike de ônibus de BH a poços de Caldas. conseguiu levar a bike .fira da caixa ou mala bike?


Postado Por: Etienne
Data de Publicação: 06 Mar 2019 as 16:07
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Então, eu vi alguns vídeos do ramal de Sertãozinho e só vi cana e areia. Realmente não parece ser bonito, até porque, pelas informações altimetricas que consegui, parece ser bem plano. E nossas belezas são as montanhas LOL

Não tinha cogitado sair de São Carlos. Vou pesquisar sobre, já que a distância até Tambaú é praticamente a mesma.

Borborema está longe. Aumentaria mais 2 dias, no mínimo, dependendo da altimetria, na viagem. Mas é um ramal para se considerar a fazer no futuro. Com tempo.

Daniel em outro tópico. vc estava tentando levar a bike de ônibus de BH a poços de Caldas. conseguiu levar a bike .fira da caixa ou mala bike?


Postado Por: João Frango
Data de Publicação: 06 Mar 2019 as 16:45
Originalmente postado por Etienne Etienne escreveu:

Daniel em outro tópico. vc estava tentando levar a bike de ônibus de BH a poços de Caldas. conseguiu levar a bike .fira da caixa ou mala bike?
Etienne o Daniel da umas sumidas então como estou por aqui vou tentar te ajudar até ele aparecer, so encontrei a Gardenia fazendo esttreho então esquece, eles não carregam bike fora da caixa de jeito nenhum, até em mala-bike eles criam caso, uma merda de empresa Angry  http://queropassagem.com.br/onibus/belo-horizonte-mg-para-pocos-de-caldas-mg?gclid=EAIaIQobChMIxMD7tKLu4AIVj4eRCh1GcgGjEAAYASAAEgLKyPD_BwE" rel="nofollow - http://queropassagem.com.br/onibus/belo-horizonte-mg-para-pocos-de-caldas-mg?gclid=EAIaIQobChMIxMD7tKLu4AIVj4eRCh1GcgGjEAAYASAAEgLKyPD_BwE

Ou tu coloca a bike em uma caixa pra vir de Gardenia ou vem de Gontijo ou Cometa pra sampa e pega o Cometa ou Santa Cruz pra Pocos de Caldas, dai é tranquilo e se bobear mais rapido do que nas carrocas da Gardenia.

Mas por que Pocos de Caldas Etienne?


Postado Por: _danielcorrea
Data de Publicação: 06 Mar 2019 as 23:45
Ó eu aqui 😂
Então, Etienne, o João já respondeu. A Gardênia leva somente na mala é se ligar lá para pedir informação irão dizer que tem que falar no setor de cargas. Não há o mínimo de boa vontade da parte da empresa para com os ciclistas.
Levei uma mala bike pesada e se não fosse uma caridade do Sr. Queiroz acho que eu estaria subindo a Luminosa até hoje.
Para voltar de Aparecida, usará a Útil. Lá não tem problema desde que não escolha ônibus leito. Pois este se estiver cheio o motorista pode alegar falta de espaço no bagageiro.
João, para quem sai de BH para fazer o Caminho da Fé, Poços de Caldas é a cidade mais próxima e de melhor acesso. Da uns 35km pela rodovia.



-------------
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!


Postado Por: João Frango
Data de Publicação: 07 Mar 2019 as 08:43
Ah ta, entendi Daniel.

Caras o que da pra fazer pra fugir da Gardenia e ter de levar o mala-bike é ir de BH a Tres Coracoes ou Pouso Alegre e dali pegar o Santa Cruz pra Pocos de Caldas, a Santa Cruz junto com a Cometa são as melhores empresas que ja utilizei nas ciclotrips, a Gontijo também é muito boa mas indo pra Diamantina uma vez eles me cobraram pra levar a bike o valor de R$ 35,00 por excesso do volume e não de peso.

A Util eu entendo pois os onibus DD ou dois andares não tem bagageiro mesmo, neste caso as empresas do Grupo JCA dono da Cometa hoje também avisam que não da pra levar bike neles.


Postado Por: Tielo Miotti
Data de Publicação: 07 Mar 2019 as 09:17
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Tielo terminei ontem também, fui só e foi demais, fui bem melhor do que em 2014 mas não deu pra zerar todas não, faltou força nos finalmente de alguns dos topzinhos mas foram bem poucos sem bagagem eu zeraria, você é um monstro por zerar com bagagem
Depois com tempo criarei meu tópico, abração cara

Olha como cheguei na Dona Inês




Fala João! Parabéns cara!
Nossa pegou um barrinho eim! kkkk Entre barro e poeira eu prefiro poeira. Não sei lidar psicológicamente com chuva e lama.


-------------
Trek TopFuel 9.8
Specialized Sl7 Tarmac Expert

strava.com/athletes/2795861


Postado Por: _danielcorrea
Data de Publicação: 07 Mar 2019 as 10:39
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Ah ta, entendi Daniel.

Caras o que da pra fazer pra fugir da Gardenia e ter de levar o mala-bike é ir de BH a Tres Coracoes ou Pouso Alegre e dali pegar o Santa Cruz pra Pocos de Caldas, a Santa Cruz junto com a Cometa são as melhores empresas que ja utilizei nas ciclotrips, a Gontijo também é muito boa mas indo pra Diamantina uma vez eles me cobraram pra levar a bike o valor de R$ 35,00 por excesso do volume e não de peso.

A Util eu entendo pois os onibus DD ou dois andares não tem bagageiro mesmo, neste caso as empresas do Grupo JCA dono da Cometa hoje também avisam que não da pra levar bike neles.


Se um dia precisar de mala para fazer novamente o Caminho da Fé, minha opção será despachar a mala pelo Correios para minha casa, antes de iniciar o pedal. Eu quis fazer isso, mas resolvi ouvir meu irmão. 🤔


-------------
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!


Postado Por: Etienne
Data de Publicação: 12 Mar 2019 as 06:27

bom dia ! ouvi falar em assaltos na região de Pindamonhangaba , potim, Guaratinguetá e Aparecida.a ciclistas e peregrinos. Vcs sabem de alguma coisa?


Postado Por: Etienne
Data de Publicação: 12 Mar 2019 as 06:31
obrigado João Frango e Daniel Corrêa pela informação do meio de transporte!


Postado Por: João Frango
Data de Publicação: 12 Mar 2019 as 08:44
Originalmente postado por Etienne Etienne escreveu:

 bom dia ! ouvi falar em assaltos na região de Pindamonhangaba , potim, Guaratinguetá e Aparecida.a ciclistas e peregrinos. Vcs sabem de alguma coisa?
Cara eu também sempre ouvi relatos de assaltos, em 2014 saindo de Campos do Jordão os locais me diziam que eu era louco de descer por Pedrinhas estando sozinho, infelizmente assaltos ocorrem no Pais inteiro estando a pé, de bike, carro, moto... eu mesmo ja perdi uma bike a 5 kms de casa em um treino em dupla, em fim se for deixar de pedalar onde tem relato de assalto não pedalamos mais infelizmente.

o que desde sempre tenho por costume é não levar chaves de casa, documento apenas o RG, cartão de débito que não tem limite extra além do que eu tenho realmente na conta, não levo cartão de crédito, assim minimizo o prejuizo e dor de cabeca caso de merda como da outra vez, mas isto ja fazia aqui mesmo antes de comecar a ir pra longe, sou bem encanado com estas coisas ainda mais depois de ter perdido uma bike tão perto de casa.

Outra coisa que as pessoas do Caminho me falaram desta vez é que ta uma guerra comercial entre a turma da rota antiga que vai pelo asfalto com a turma da nova alternativa oficializada estes dias pelas Pedrinhas, a turma da rota antiga ja vinha perdendo muitos peregrinos e até fizeram lobby pra que não fosse entregue certificado pra quem fizesse o caminho alternativo, eu mesmo em 2014 iria ficar sem o certificado por isto mas dai conversando bastante me entregaram, agora que a Associacão oficializou a rota alternativa ta uma choradeira danada dos comerciantes entre Piracuama, Pinda e Potim com a turma de Pedrinhas/Gomeral.

 Em abril vou sair de Itajuba e seguir por Wenceslau Bras, Charco, Trilha dos Carneiros e descer Pedrinhas Gomeral até Aparecida com meus amigos, claro que vamos tomar cuidado mas o de sempre.


Postado Por: _danielcorrea
Data de Publicação: 12 Mar 2019 as 10:25
Quando estive lá em 2017 ouvi recomendações sobre o risco de descer por Pedrinhas. Assalto e quedas. Mas não era minha opção de rota.
Sim, há uma guerra de interesses, bem relatado pelo João, das duas rotas a partir de Campos do Jordão. Pelo jeito os peregrinos e bicigrinos movimentam a economia das regiões.

Recomendo cuidado na descida pela Rodovia para Pindamonhangaba, pois há um túnel, SEM ACOSTAMENTO, e eu quase me lasquei lá. A descida é louca e frenética. Quando cheguei na Pousada do Amor Divino, em Mandú, soube de outro ciclista que ele socorreu um ciclista lá, um pouco mais cedo. O cara caiu nos buracos de coleta de água, não dá pra chamar aquilo de bueiro, e estava com o maxilar e clavícula fraturados.

Infelizmente nos dias de hoje fomos induzidos a compartilhar em tempo real nossas aventuras. Fazemos isso sem pensar em quaisquer consequência. Desde que estive lá, ainda que tenha feito publicações em minhas redes em tempo real, pensei melhor sobre o ato, pois as pessoas sabiam que naquele momento eu estava fora da minha residência e longe da minha família. Além do risco que eu me expunha ao publicar uma simples hashtag informando a minha localização para possíveis criminosos. Hoje somente publico quando estou de volta ao meu porto seguro.


-------------
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!


Postado Por: _danielcorrea
Data de Publicação: 12 Mar 2019 as 10:26
Originalmente postado por Etienne Etienne escreveu:

obrigado João Frango e Daniel Corrêa pela informação do meio de transporte!


Quando você e sua turma pretendem fazer o caminho?


-------------
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!


Postado Por: Etienne
Data de Publicação: 12 Mar 2019 as 13:14
Daniel meus planos será em maio. Vai eu e meu sobrinho de 29 anos. vou sair de águas da Prata. sou de BH.


Postado Por: _danielcorrea
Data de Publicação: 12 Mar 2019 as 16:55
Originalmente postado por Etienne Etienne escreveu:

Daniel meus planos será em maio. Vai eu e meu sobrinho de 29 anos. vou sair de águas da Prata. sou de BH.


Estou com uma data em maio, mas aguardando uma confirmação do meu irmão para ir em Outubro. Caso ele não consiga, vou agora em maio mesmo.


-------------
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!


Postado Por: Etienne
Data de Publicação: 13 Mar 2019 as 06:38
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Originalmente postado por Etienne Etienne escreveu:

Daniel meus planos será em maio. Vai eu e meu sobrinho de 29 anos. vou sair de águas da Prata. sou de BH.


Estou com uma data em maio, mas aguardando uma confirmação do meu irmão para ir em Outubro. Caso ele não consiga, vou agora em maio mesmo.

vc vai sair de águas de prata? continua morando em bh?


Postado Por: _danielcorrea
Data de Publicação: 13 Mar 2019 as 11:00
Originalmente postado por Etienne Etienne escreveu:

vc vai sair de águas de prata? continua morando em bh?


Etienne, em um primeiro momento pretendo sair de São Carlos (o João Frango me deu a ideia e eu comprei). Porém isso vai depender de quando farei o caminho. Se for em maio é provável que sim.

Sim, moro em BH.


-------------
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!


Postado Por: Etienne
Data de Publicação: 14 Mar 2019 as 09:33
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Originalmente postado por Etienne Etienne escreveu:

vc vai sair de águas de prata? continua morando em bh?


Etienne, em um primeiro momento pretendo sair de São Carlos (o João Frango me deu a ideia e eu comprei). Porém isso vai depender de quando farei o caminho. Se for em maio é provável que sim.

Sim, moro em BH.
assim que marcar a data de falo. a vezes a gente se encontra no caminho da fé.


Postado Por: West77
Data de Publicação: 27 Mar 2019 as 10:14
Show de bola, belas fotos e ótimo relato! 
Vou fazer o caminho da fé mês que vem com um amigo, saindo de Águas da Prata. Creio que será uma experiência incrível.
Abraços e obrigado por compartilhar.


-------------
Sense Impact Race
Cannondale Caad Optimo

Meu Strava --> https://www.strava.com/athletes/19981357


Postado Por: Tielo Miotti
Data de Publicação: 27 Mar 2019 as 14:35
Originalmente postado por West77 West77 escreveu:

Show de bola, belas fotos e ótimo relato! 
Vou fazer o caminho da fé mês que vem com um amigo, saindo de Águas da Prata. Creio que será uma experiência incrível.
Abraços e obrigado por compartilhar.


=]

Se precisar de mais alguma informação e eu puder ajudar só perguntar.

Abraço!


-------------
Trek TopFuel 9.8
Specialized Sl7 Tarmac Expert

strava.com/athletes/2795861


Postado Por: Shamda
Data de Publicação: 02 Jul 2019 as 10:23
Alguém já fez o caminho da fé ao contrário? Ou seja, saindo de Aparecida e indo até Águas da Prata?


Postado Por: christianmdt
Data de Publicação: 02 Jul 2019 as 11:21
Originalmente postado por Shamda Shamda escreveu:

Alguém já fez o caminho da fé ao contrário? Ou seja, saindo de Aparecida e indo até Águas da Prata?


nao faz muito sentido, porque aparecida e o climax do trajeto.


Postado Por: Shamda
Data de Publicação: 07 Jul 2019 as 19:08
Não vejo desta forma, pois meu objetivo é de cicloturismo, já que não sou católica, mas não deixa de ter um tom religioso pela peregrinação em si. De todo modo, tenho uma rota traçada até Aparecida saindo daqui da região serrana do Rio na maior parte por estrada de chão, passando por Vassouras e Rezende até Aparecida e faria o caminho da fé ao contrário, na tentativa de voltar pedalando, quem sabe até minha cidade tb. Se eu conseguir organizar um maior tempo, estava querendo fazer isso. Gosto muito de criar rotas alternativas e descobrir novos caminhos.


Postado Por: christianmdt
Data de Publicação: 07 Jul 2019 as 20:43
Originalmente postado por Shamda Shamda escreveu:

Não vejo desta forma, pois meu objetivo é de cicloturismo, já que não sou católica, mas não deixa de ter um tom religioso pela peregrinação em si. De todo modo, tenho uma rota traçada até Aparecida saindo daqui da região serrana do Rio na maior parte por estrada de chão, passando por Vassouras e Rezende até Aparecida e faria o caminho da fé ao contrário, na tentativa de voltar pedalando, quem sabe até minha cidade tb. Se eu conseguir organizar um maior tempo, estava querendo fazer isso. Gosto muito de criar rotas alternativas e descobrir novos caminhos.


bom, cada um na sua.
e realmente dificil dissociar um caminho das atracoes que tem nesse caminho.
e como ir no arpoador e nao ver o mar..
bao tem nada a ver com religiao nenhuma. o lugar e enorme, tem muita energia e muita fe de muita gente.
e possivel fazer o caminho nos dois sentidos mS
1) voce estara na contramao das pessoas e bikes, ninguem esper ver um bike indo
no mas, tranquilo


Postado Por: csrocha
Data de Publicação: 08 Jul 2019 as 08:06
Originalmente postado por Shamda Shamda escreveu:

Não vejo desta forma, pois meu objetivo é de cicloturismo, já que não sou católica, mas não deixa de ter um tom religioso pela peregrinação em si. De todo modo, tenho uma rota traçada até Aparecida saindo daqui da região serrana do Rio na maior parte por estrada de chão, passando por Vassouras e Rezende até Aparecida e faria o caminho da fé ao contrário, na tentativa de voltar pedalando, quem sabe até minha cidade tb. Se eu conseguir organizar um maior tempo, estava querendo fazer isso. Gosto muito de criar rotas alternativas e descobrir novos caminhos.

Hehe, também penso assim. Não sou mais católico, mas meu símbolo de divindade é NSAparecida... 

Há quase 6 anos faço minhas cicloviagens, quase exclusivamente no estado de São Paulo, pois meu projeto é de conhecer todas as 645 cidades, independente de tempo para concluir. Muito amigos meus, surgidos ao longo dessas jornadas, me cobram para fazer o Caminho da Fé, e sempre preciso explicar qua não curto terra, prefiro pedalar por asfalto. 

No entanto, minha próxima viagem, em agosto, farei uma rota que chamei Meu caminho DE fé, quando irei de Jaú a Aparecida. Sempre crio minhas rotas de uma forma bem pessoal, evito essas rotas consagradas.


Postado Por: João Frango
Data de Publicação: 08 Jul 2019 as 10:14
Originalmente postado por Shamda Shamda escreveu:

Alguém já fez o caminho da fé ao contrário? Ou seja, saindo de Aparecida e indo até Águas da Prata? 
Somando Caminho da Fé e de Aparecida ja estive 5 vezes pedalando por ali, conheci dezenas de peregrinos e ''bicigrinos'' e entre os que ja fizeram inumeras vezes sim encontrei alguns que fazem as rotas no sentido inverso, é bem legal conversar com estas pessoas e ouvir as historias, não sou religioso mas respeito totalmente quem é e o faz por este motivo, eu gosto de estar por estas rotas pois a estrutura e povo são excelentes e gosto de sempre que possivel pedalar o maximo que posso pela terra, por isto tantas vezes nestes caminhos não sendo religioso.

Pra quem faz de bike no sentido inverso o maior desafio é se guiar ja que as setas estão apenas no sentido de Aparecida, a pé vai mais de boa pois se tem tempo pra parar e pensar, de bike as vezes estamos rapidos e podemos ''comer bola'' em algum entroncamento, mas nada que não se de pra acertar.

Eu no futuro quero sim fazer o inverso pra descontar o sofrimento das subidas mais famosas dos Caminhos LOL por outro lado algumas das descidas mais gostosas se tornarão subidas colossais LOL esse é o legal pra mim, na minha visão vale a pena e muito se possivel.


Postado Por: Shamda
Data de Publicação: 08 Jul 2019 as 18:38
Eu costumo traçar as rotas no strava e vou seguindo, por isso não vão fazer falta as setas, felizmente...
A questão da estrutura é importante, realmente nestes caminhos já consagrados é mais fácil encontrar local pra dormir, pois por vezes levar barraca acaba sendo mais um peso e desafio, ainda mais quando há muitas subidas...


Postado Por: Tielo Miotti
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 10:14
Se tudo der certo... final do mês estarei lá novamente.

Smile


-------------
Trek TopFuel 9.8
Specialized Sl7 Tarmac Expert

strava.com/athletes/2795861


Postado Por: João Frango
Data de Publicação: 09 Jul 2019 as 10:32
Originalmente postado por Tielo Miotti Tielo Miotti escreveu:

Se tudo der certo... final do mês estarei lá novamente.

Smile

Ja vai voltar, que legal Tielo
Eu em abril fui pro Caminho de Aparecida com dois amigos, pegamos dias perfeitos na rota e foi sensacional.

Em novembro tenho uma semana de férias e vou tirar pra conhecer o Circuito Caminho da Paz que tem 370 kms e fica no interior de São Paulo, vou começar e terminar em São Carlos por causa da logística.

Em janeiro mais uma semaninha e vou conhecer o Caminho de Nha Chica que tem 250 km entre Inconfidentes e Baependi, este é novo e pelas fotos e vídeos que vi da turma passa por lugares espetaculares, pela logística vou pra Ouro Fino e de Baependi voltar pra Caxambu, tudi planejado e ansioso pra chegar as datas.

Encontro estes caminhos nas páginas do Facebook e vejo os relatos


Postado Por: EduardoRR
Data de Publicação: 16 Dez 2019 as 16:03
João, beleza ? quando você ver esta mensagem se puder responder... gostei deste caminho da Nhá Chica. Sabe informar sobre a altimetria (não sei se é só no meu pc, mas pelo site não abre a janela de altimetria) e se é fácil voltar de Congonhas para SP de ônibus ? e em que data você vai ? talvez eu consiga ir mais para o final de janeiro. Valeu, Eduardo


Postado Por: EduardoRR
Data de Publicação: 16 Dez 2019 as 16:13
Congonhas não, Caxambu.


Postado Por: João Frango
Data de Publicação: 16 Dez 2019 as 16:30
Originalmente postado por EduardoRR EduardoRR escreveu:

João, beleza ? quando você ver esta mensagem se puder responder... gostei deste caminho da Nhá Chica. Sabe informar sobre a altimetria (não sei se é só no meu pc, mas pelo site não abre a janela de altimetria) e se é fácil voltar de Congonhas para SP de ônibus ? e em que data você vai ? talvez eu consiga ir mais para o final de janeiro. Valeu, Eduardo
oh meu brother, beleza Big smile
Cara meus amigos tiveram imprevistos e eu acabei percorrendo Ouro Fino-Baependi no mes passado sozinho mesmo, do dia 15 ao dia 18, to pra fazer o relato mas o trabalho e a vida ta uma correria danada, te adianto que o Caminho de Nha Chica é espetacular, igual mas diferente dos outros que ja fiz LOL vou ver se hoje a noite inicio o topico/relato dele e voce depois da uma estudada e posteriormente te ajudo no planejamento no que for preciso, gostei tanto do Caminho e de Caxambu e Baependi que to pra ir de moto pra la e levar minha esposa pra conhecer nas proximas semanas, não conhecia a região ainda e me apaixonei por muitos lugares, prometo que vou depois relatar pois quero ajudar a alavancar este Caminho sensacional



Postado Por: EduardoRR
Data de Publicação: 16 Dez 2019 as 16:58
Beleza João. Quando der , posta sim. Eu tava pensando em repetir o caminho da fé, mas vi essa menção sua e fiquei interessado. Deve ser punk igual o caminho da fé, em MG não tem refresco meu amigo, mas deve passar por lugares muito bonitos. valeu


Postado Por: João Frango
Data de Publicação: 16 Dez 2019 as 17:19
Cara vo te falar, eu fui achando que seria sussa e me arrombei logo no primeiro dia LOL nesse Caminho a dureza é dividida em pequenas doses todos os dias LOL e no ultimo dia que é tranquilo, mas foi exatamente o que eu queria, sair da minha zona de conforto dos meus caminhos ja conhecidos, por ser uma rota nova tem de planejar bem e reservar pois ainda é bem escasso de parceiros, mas da pra fazer a viagem planejando legal, paisagisticamante em minha humilde opinião foi o mais bonito que percorri pois passa por Serras ainda pouco tocadas, bom Minas né não precisa de muito pra ser bonito, minha terra preferida.

outro que recomendo e ja tem mais estrutura caso não conheca ainda é o Caminho de Aparecida, em abril percorri ele pela segunda vez com meus amigos mas acabei nem atualizando, também é uma rota espetacular, oh saudade Big smile
http://www.pedal.com.br/forum/caminho-de-alfenas-aparecida-concluido_topic83777.html" rel="nofollow - http://www.pedal.com.br/forum/caminho-de-alfenas-aparecida-concluido_topic83777.html


Postado Por: João Frango
Data de Publicação: 18 Dez 2019 as 15:45
Falando do Caminho da Fé, eu daqui um tempo quero ir pra conhecer este novo Ramal de Franca, passa em uns lugares bem legais pelo que vi nas noticias.

Tem um Peregrino que conheci em janeiro e me tornei ''Facefriend'' e ele esta percorrendo neste momento o Ramal de Borborema, hoje ele esta em Porto Ferreira e pelo que acompanhei nos posts dele este trecho pra fazer de bike é monotono, muita fazenda, areião e lama quando chove pois são estradas de cultivo com pouco transito e o solo não compacta, dai choveu fod## LOL



Postado Por: EduardoRR
Data de Publicação: 19 Dez 2019 as 14:36
Esse ramal de Franca deve ser legal mesmo, porque ele anda bastante em Minas Gerais no começo também, e em Minas você sabe bem que o negócio é bruto. O difícil é ter o número de dias para fazer, precisaria de 8 a 10 dias, pelo menos no meu caso.


Postado Por: West77
Data de Publicação: 17 Fev 2020 as 10:47
Originalmente postado por Tielo Miotti Tielo Miotti escreveu:

Originalmente postado por West77 West77 escreveu:

Show de bola, belas fotos e ótimo relato! 
Vou fazer o caminho da fé mês que vem com um amigo, saindo de Águas da Prata. Creio que será uma experiência incrível.
Abraços e obrigado por compartilhar.


=]

Se precisar de mais alguma informação e eu puder ajudar só perguntar.

Abraço!

Depois dessa postagem já fui 2 vezes e vou novamente em abril kkkkkkkkkkkkkkk
Esse caminho é mágico, vale muito a pena!!!
As duas vezes foram em 5 dias. Dessa vez farei em 6, turma grande, muita gente que não tá acostumado com pirambeiras, vai ser mais ainda pra curtir Big smile
Abraços e bons pedais!!!



-------------
Sense Impact Race
Cannondale Caad Optimo

Meu Strava --> https://www.strava.com/athletes/19981357


Postado Por: GusBR
Data de Publicação: 19 Jun 2020 as 23:00
Alguém pensando em fazer o caminho da fé após essa quarentena do Corona Vírus?


Postado Por: MarcioRJ
Data de Publicação: 14 Set 2020 as 07:59
Sim, estou pensando em fazer na segunda semana de Outubro. Estou solo e será minha primeira vez. Alguém também está e buscando  formar um grupo?



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net