Imprimir Página | Fechar Janela

Dúvida grande!

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon
Nome do Fórum: Estrada - Speed / Track / Ciclocross
Descrição Fórum: Fórum para discussão de Speed / Ciclismo de Estrada / Track / Ciclocross e amantes da velocidade!
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=94396
Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 10:14
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Dúvida grande!
Postado Por: viniciust
Assunto: Dúvida grande!
Data de Publicação: 11 Jul 2018 as 21:22
Meus amigos, negócio é o seguinte: eu possuo uma caad 12 com freios à disco, e quero trocar as rodas. Escolhi a versão com disco por querer uma frenagem melhor já que uso em cidade também e com isso descobri a enorme dificuldade em achar rodas montadas que aceitem disco e não sejam os olhos da cara. Estou pensando em adquirir apenas os aros e gostaria de saber dos colegas se é possível eu colocar aros para freios ferradura mesmo sem precisar utiliza-los ou realmente precisa ser um aro específico para disco. E gostaria de indicação de aros também. (dúvida parece besta mas estou realmente encucado com isso rs).
Muito obrigado desde já!!



Respostas:
Postado Por: joaoandre1990
Data de Publicação: 12 Jul 2018 as 08:22
Você quer trocar as folhas de aro porém pretende manter os cubos? É isso?

Até onde eu sei a diferença entre um aro p/ disco e um aro p/ ferradura é que um não tem banda de frenagem, enquanto o outro tem. Dessa forma o aro p/ disco (sem banda) não funciona com ferraduras, já o aro de ferradura não deve interferir em nada no funcionamento do disco.

-------------
NO GEARS, NO PROBLEMS!


Postado Por: LucasC
Data de Publicação: 12 Jul 2018 as 08:37
A Vzan possui o modelo Futura Disc, mas não sei até que ponto é melhor do que as suas. Sobre trocar apenas os aros, dá certo, só se atente para escolher aros com 28 furos e que sejam da mesma altura que as suas (para aproveitar os raios se quiser). Até se quiser utilizar aros de mtb dá certo. Mas qual o motivo da troca?


Postado Por: Guilhermeth
Data de Publicação: 12 Jul 2018 as 09:12
Você também pode usar os aros para MTB 29" mesmo. É o mesmo diâmetro de roda e tem uma disponibilidade maior.
Uma das tendências do ciclismo de estrada é utilizar raios com a largura interna um pouco maior para dar mais suporte ao pneu, então colocar um aro 29" pode ser uma boa alternativa.
Só verifique o número de raios que seu cubo usa. Normalmente os raios avusos da Vzan são para 32 furos, mas dá para achar os aros "para reposição"com 28 furos, que são os usados nas rodas montadas deles


Postado Por: helder.lopes
Data de Publicação: 12 Jul 2018 as 13:08
Rodas de entrada que conheço:

Vzan Futura Disc
Mavic Aksium Disc
Shimano WH-RS370-TR (ainda não tem no Brasil)

Mas pq vc quer trocar? As rodas que vieram na CAAD12 são ruins? Abraço


Postado Por: viniciust
Data de Publicação: 12 Jul 2018 as 13:31
Obrigado pelas respostas amigos. As rodas que vêm de fábrica com ela são as Maddux rd 2.0, que particularmente achei fracas. A bike tem três meses de uso e as rodas estão completamente empenadas :(. Não que as rodas sejam anti-empeno, mas eu esperava algo um pouco mais resistente, por isso estou querendo trocar. Aproveitando, eu vi que a cannondale não aderiu a moda do eixo passante em algumas bikes (a minha inclusive) e encontrei uma mavic Aksium disc e vi que ela é com esse eixo. Caso eu compre, necessita comprar algum adaptador pra Roda entrar?


Postado Por: LucasC
Data de Publicação: 12 Jul 2018 as 14:59
precisa, mas vc encontra no ebay/aliexpress facilmente.


Postado Por: Horacius
Data de Publicação: 12 Jul 2018 as 21:07
Uma boa informação seria no sentido da resistência do quadro à esse alteração. Os quadros com freios a disco são construídos para ter pontos de resistências em outros pontos quando da frenagem. Tento no garfo dianteiro, quanto na traseira do quadro. Tenho certeza que se a mudança fosse contrária, não daria certo, mas a alteração de freio a disco para freio convencional, não sei se realmente, a construção do quadro pode ter influência. Boa sorte!👍🏻


Postado Por: viniciust
Data de Publicação: 13 Jul 2018 as 07:42
Amigo,a mudança não é nos freios, é nos aros.


Postado Por: Degan
Data de Publicação: 13 Jul 2018 as 12:38
Originalmente postado por viniciust viniciust escreveu:

Obrigado pelas respostas amigos. As rodas que vêm de fábrica com ela são as Maddux rd 2.0, que particularmente achei fracas. A bike tem três meses de uso e as rodas estão completamente empenadas :(. Não que as rodas sejam anti-empeno, mas eu esperava algo um pouco mais resistente, por isso estou querendo trocar. Aproveitando, eu vi que a cannondale não aderiu a moda do eixo passante em algumas bikes (a minha inclusive) e encontrei uma mavic Aksium disc e vi que ela é com esse eixo. Caso eu compre, necessita comprar algum adaptador pra Roda entrar?

no seu caso, uma boa opção é a Vzan Futura Disc. Sem dor de cabeça de ter que colocar adaptador, peças fáceis de encontrar, manutenção mais barata que Mavic.

Na minha Caad 8 veio uma Maduxx que também achei ruim. Troquei pela Vzan Clamebr e melhorou bastante.

Uma opção é trocar apenas os cubos. Deve ajudar uns 70%.


Postado Por: Horacius
Data de Publicação: 13 Jul 2018 as 21:47
Originalmente postado por viniciust viniciust escreveu:

Amigo,a mudança não é nos freios, é nos aros.


Perdão, entendi mudar as rodas completas.
👍🏻


Postado Por: viniciust
Data de Publicação: 13 Jul 2018 as 22:05
Originalmente postado por Horacius Horacius escreveu:

Originalmente postado por viniciust viniciust escreveu:

Amigo,a mudança não é nos freios, é nos aros.


Perdão, entendi mudar as rodas completas.
👍🏻

Não tem porque se desculpar não amigo, magina! rs... Pra falar a verdade eu queria a caad 12 com freio ferradura, mas essa não esta vindo mais pra cá. Como eu sempre almejei essa bike, acabei aceitando a versão a disco..


Postado Por: Horacius
Data de Publicação: 14 Jul 2018 as 16:01
Originalmente postado por viniciust viniciust escreveu:

Originalmente postado por Horacius Horacius escreveu:

Originalmente postado por viniciust viniciust escreveu:

Amigo,a mudança não é nos freios, é nos aros.


Perdão, entendi mudar as rodas completas.
👍🏻

Não tem porque se desculpar não amigo, magina! rs... Pra falar a verdade eu queria a caad 12 com freio ferradura, mas essa não esta vindo mais pra cá. Como eu sempre almejei essa bike, acabei aceitando a versão a disco..



Legal. Coincidência sobre o assunto aqui, é que um amigo chegou hoje com uma CAAD12 freios convencionais, trouxe do 🇵🇾. Pagou super barato (comparado ao $ daqui). Linda a bike. Tb penso em pegar uma, mas gosto do conforto dos STi convencionais. O problema é que já tenho muitas bicicletas, e somente com a saída de uma delas, é que entra outra 😂😂😂😂😂 parabéns e boa sorte!🍀👍🏻


Postado Por: Adonyahu
Data de Publicação: 13 Jun 2021 as 17:52
Ressuscitando o tópico... é que estou pedalando uma MTB há dois anos e agora resolvi pedalar uma Speed TB. Peguei uma CAAD 12 com freios a disco $himano 105. As rodas são as citadas aqui, Maduxx rd 2.0. Bem, como iniciante, só estou vendo aqui críticas às rodas Maduxx. Pergunto: é necessário esse up das rodas? As Vzan Futura são efetivamente um UP ou é trocar 6 por meia dúzia?! Os cubos que vem são Fórmula, seria o caso de mexer nos cubos ou nada a ver? Uso a bike para treinar, não passeio. Não sou profissional nem tenho pretensão. Por enquanto competição só comigo mesmo, mas nada impede que no processo de evolução eu direcione isso para outros. Tenho 55 anos e só quero andar bem de bike.... haha


Postado Por: Degan
Data de Publicação: 13 Jun 2021 as 23:23
Nada que desabone a roda, eu usei uma versao dela mais basica ainda.
Ela só aparente ter uma rolagem um pouco ruim, por outro lado aguenta bem as pancadas do nosso asfalto.

Se nao sente necessidade, nao faz sentido mesmo o upgrade.
A futura poderia ser um up bom, mas ela é um roda estreita e nao acho uma boa ideia para uma bike com freio a disco onde vc poderia usar um pneu 32 por exemplo. É meio na que um desperdício.


Postado Por: dimas2dimas
Data de Publicação: 14 Jun 2021 as 00:52
Originalmente postado por Adonyahu Adonyahu escreveu:

Ressuscitando o tópico... é que estou pedalando uma MTB há dois anos e agora resolvi pedalar uma Speed TB. Peguei uma CAAD 12 com freios a disco $himano 105. As rodas são as citadas aqui, Maduxx rd 2.0. Bem, como iniciante, só estou vendo aqui críticas às rodas Maduxx. Pergunto: é necessário esse up das rodas? As Vzan Futura são efetivamente um UP ou é trocar 6 por meia dúzia?! Os cubos que vem são Fórmula, seria o caso de mexer nos cubos ou nada a ver? Uso a bike para treinar, não passeio. Não sou profissional nem tenho pretensão. Por enquanto competição só comigo mesmo, mas nada impede que no processo de evolução eu direcione isso para outros. Tenho 55 anos e só quero andar bem de bike.... haha


Troca não. Uso uma dessa 2.0 e a rolagem é muito boa e o peso menor que das Vzan (cerca de 1980g). Estive pensando em trocar, mas pra ser upgrade de verdade tem que partir pra rodas pelo menos equivalentes à Fulcrum 5! Sai caro demais.

Bota pra rodar. Caad12 é uma baita bike e as rodas pra treinar e passear não tem melhor.

-------------
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net