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Cassete 11-50 com 9v ?

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Fórum Principal
Descrição Fórum: Debate de assuntos gerais, independentes de modalidade.
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Data da Impressão: 25 Abr 2024 as 22:16
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Tópico: Cassete 11-50 com 9v ?
Postado Por: rogerio_prazeres
Assunto: Cassete 11-50 com 9v ?
Data de Publicação: 19 Abr 2018 as 20:35
Alguém aí já viu esse monstrinho no Aliexpress?

Diz lá que é compatível com o M430 (alivio antigo) M4000 (alivio novo shadow) M590 (Deore). Mas acho que se for compatível com o alívio antigo de cage longo, vai ser compatível com quase todos os cages longos da shimano (talvez fazendo a gambiarra de trocar o parafuso).

Será que é uma opção econômica pra um sistema sem câmbio dianteiro? Ou será que fica muito "buraco" entre as marchas?

Como pra 9v tudo é mais barato e muita gente tem sistema 9v sobrando em casa, os pobretões poderiam entrar na moda das catraconas.

Brincadeira à parte, acho que se não ficar muito mal espaçado, pode ser uma ótima opção. Existem muitas opções de boas correntes pra 9v. Só isso já seria um grande alívio no bolso.






Respostas:
Postado Por: TGTECH
Data de Publicação: 19 Abr 2018 as 20:54
então, será que o cambio consegue colocar na 50? 
Posta o link se encontrar.


Postado Por: João Frango
Data de Publicação: 19 Abr 2018 as 22:06
Eu uso o SunRace 11/40 pra 9v com o Alívio M4000 com pedivela triplo e no extremo de 30/40 o sistema fica muito forçado, imagina com 50 então, acho que pra um câmbio de linha acima e com coroa única com chainline acertado pode até funcionar legal, mas com Alívio eu acredito que iria desbeiçar o câmbio muito rápido, M430 que tem a mola mais "mole" seria mais dor de cabeça ainda


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 19 Abr 2018 as 22:11



11-13-16-20-24-30-36-42-50


Dá para ver na foto 3 buracos no escalonamento das marchas:

13-16: 23,1%
16-20: 25,0%
24-30: 25,0%

Com 9 cogs não dava para evitar esses buracos mesmo.

Não sei se um prolongador de gancheira daria conta de fazer um câmbio 9v alcançar bem o cog 50 e permitir uma boa cobertura de corrente no menor cog 11.


Postado Por: rogerio_prazeres
Data de Publicação: 20 Abr 2018 as 06:02
Originalmente postado por TGTECH TGTECH escreveu:

então, será que o cambio consegue colocar na 50? 
Posta o link se encontrar.


Aqui o https://www.aliexpress.com/item/ZTTO-Mountain-Bike-9-Speed-Cassette-11-50T-Wide-Ratio-MTB-Bicycle-9S-Freewheel-Compatible-with/32858735220.html?spm=2114.search0104.3.1.e0f945f4vq3M7y&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_2_5722916_10152_10065_10151_10344_10068_5722816_10342_10547_10343_10340_10341_10548_10698_10697_10696_5722616_10084_10083_10618_10307_5722716_5711216_10059_308_100031_522_10103_441_10624_5722516_10623_10622_10621_10620_5711316,searchweb201603_25,ppcSwitch_5&algo_expid=be96343c-a116-4033-9ba5-a73d7838a8d1-0&algo_pvid=be96343c-a116-4033-9ba5-a73d7838a8d1&priceBeautifyAB=0" rel="nofollow - link 11-50 9v no aliexpress.

Interessante que os fabricantes de supercog pra 11v mandam um kit com um cog intermediário (pra substituir o que foi retirado) e um parafuso mais longo pra afastar mais a roldana guia do câmbio https://www.aliexpress.com/item/farnear-CNC-46T-48t-Sprocket-CASSETTES-for-11s-including-18t-cog/32774575259.html?spm=2114.search0104.3.9.30ad2478LeCQqo&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_2_5722916_10152_10065_10151_10344_10068_5722816_10342_10547_10343_10340_10341_10548_10698_10697_10696_5722616_10084_10083_10618_10307_5722716_5711216_10059_308_100031_522_10103_441_10624_5722516_10623_10622_10621_10620_5711316,searchweb201603_25,ppcSwitch_5&algo_expid=92d660e7-089f-43d0-83dc-eb058946d1c2-1&algo_pvid=92d660e7-089f-43d0-83dc-eb058946d1c2&priceBeautifyAB=0" rel="nofollow - (aqui o link pro super cog) .

Esse de 11-50 9v só diz só diz que é compatível e pronto.


Postado Por: rogerio_prazeres
Data de Publicação: 20 Abr 2018 as 06:27
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Eu uso o SunRace 11/40 pra 9v com o Alívio M4000 com pedivela triplo e no extremo de 30/40 o sistema fica muito forçado, imagina com 50 então, acho que pra um câmbio de linha acima e com coroa única com chainline acertado pode até funcionar legal, mas com Alívio eu acredito que iria desbeiçar o câmbio muito rápido, M430 que tem a mola mais "mole" seria mais dor de cabeça ainda


João, 11-40 num sistema 3x9 pode forçar mesmo. Se fizer a conta (40-22)+(40-11) dá 47 ultrapassa a capacidade máxima do sistema que é 45. Nesse caso vc tem que tem que ter cuidado redobrado pra não cruzar tanto as marchas.

Mas de qualquer modo a Shimano recomenda o máximo de 36T no cassete pro sistema alívio. Qualquer coisa diferente disso é gambiarra. hehehe


Postado Por: rogerio_prazeres
Data de Publicação: 20 Abr 2018 as 06:40
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:




11-13-16-20-24-30-36-42-50


Dá para ver na foto 3 buracos no escalonamento das marchas:

13-16: 23,1%
16-20: 25,0%
24-30: 25,0%

Com 9 cogs não dava para evitar esses buracos mesmo.

Não sei se um prolongador de gancheira daria conta de fazer um câmbio 9v alcançar bem o cog 50 e permitir uma boa cobertura de corrente no menor cog 11.


Pois é. Perfeito a gente sabe que não fica pois se ajustar pra cobrir o 50, vai ficar muito longe do 11 e talvez a troca não fique tão precisa nessa região. Os cambios de 11v tem um ângulo de descida diferente, mais "rasa", são mais aptos a cassetes com mais extensão.

Também tem o lance dos buracos da relação, que pra quem treina no asfalto e faz um pedal mais técnico com certeza atrapalharia a cadência.

Mas pelo preço eu fiquei pensando se não valia uma tentativa, principalmente pro povo mais bruto como eu, que quase nunca passa uma marcha de cada vez.

O chato é que se não der certo, vai direto pro lixo.


Postado Por: João Frango
Data de Publicação: 20 Abr 2018 as 08:58
Originalmente postado por rogerio_prazeres rogerio_prazeres escreveu:


João, 11-40 num sistema 3x9 pode forçar mesmo. Se fizer a conta (40-22)+(40-11) dá 47 ultrapassa a capacidade máxima do sistema que é 45. Nesse caso vc tem que tem que ter cuidado redobrado pra não cruzar tanto as marchas.

Mas de qualquer modo a Shimano recomenda o máximo de 36T no cassete pro sistema alívio. Qualquer coisa diferente disso é gambiarra. hehehe
Sim, eu sabia disto antes de investir nele, como meu pedal é suave e Ciclotour com bagagem ele me serviu, uso a cartilha Old School e não cruzo marchas como se ainda usasse um 21v antigo LOL coroa pequena com marchas leves, do meio com intermediárias... 

Essa sua idéia com um câmbio Deore pra cima eu acredito que de certo, daria pra usar uma coroa única de 36 e ficar com uma relação bem abrangente e simples, os buracos pra quem usa pra recreação daria pra levar, acho que compensa tentar, qualquer coisa na OLX depois se não gostar vende rapidinho


Postado Por: rogerio_prazeres
Data de Publicação: 20 Abr 2018 as 09:21
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Originalmente postado por rogerio_prazeres rogerio_prazeres escreveu:


João, 11-40 num sistema 3x9 pode forçar mesmo. Se fizer a conta (40-22)+(40-11) dá 47 ultrapassa a capacidade máxima do sistema que é 45. Nesse caso vc tem que tem que ter cuidado redobrado pra não cruzar tanto as marchas.

Mas de qualquer modo a Shimano recomenda o máximo de 36T no cassete pro sistema alívio. Qualquer coisa diferente disso é gambiarra. hehehe

Sim, eu sabia disto antes de investir nele, como meu pedal é suave e Ciclotour com bagagem ele me serviu, uso a cartilha Old School e não cruzo marchas como se ainda usasse um 21v antigo LOL coroa pequena com marchas leves, do meio com intermediárias... 

Essa sua idéia com um câmbio Deore pra cima eu acredito que de certo, daria pra usar uma coroa única de 36 e ficar com uma relação bem abrangente e simples, os buracos pra quem usa pra recreação daria pra levar, acho que compensa tentar, qualquer coisa na OLX depois se não gostar vende rapidinho


Pois é... Eu tb sou Old School e pedalo muito sozinho, no silêncio. Então quando fica aquele barulhinho de corrente cruzada eu já troco logo a coroa.

Mas como os sistemas de câmbio único está dominando as bikes de trilha e eu me bati com esse monstrinho no Aliexpress, resolvi compartilhar pra ver o que o povo acha.


Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 20 Abr 2018 as 09:50
Seria bem aplicados em bikes de ciclotur e urbanas, onde não há aquela preocupação com os pulos de marchas, encontrei dois viajantes na serra do rio do rastro, o cara estava rodando com um cassete 9v 11-40 com alivio e coroa 32t, porem cheio de bagagem, reclamou que nas subidas sentia bastante a falta de marchas mais leves ...

O grande problema dos pulos de marchas, é que as vezes você não acha a rotação ideal, por ex. esta em um leve declínio na coroa 16, e reduz para de 20 e talvez fique muito leve...

O Samuca explica melhor aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=YC8rBuQJhdo&t=429s" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=YC8rBuQJhdo&t=429s

Mas acho que 50t abusaria dos alivio, acho que 11-46 já seria ate demais para ele... Sem contar que as correntes de 9v, como ja falado não trabalham bem com torção lateral, pois são mais grossas....


Postado Por: rogerio_prazeres
Data de Publicação: 20 Abr 2018 as 10:35
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:


Mas acho que 50t abusaria dos alivio, acho que 11-46 já seria ate demais para ele... Sem contar que as correntes de 9v, como ja falado não trabalham bem com torção lateral, pois são mais grossas....<div id="leiaelfabcbifngldgdlahaamjpioepa">


Isso é verdade em parte, Rafael. Até corrente de 8v excursiona o cassete inteiro na coroa do meio sem grandes problemas (tenho uma bike 24v e quando tô no transito, deixo na coroa do meio excursionando o cassete inteiro por questão de segurança). Vc sente aumentar o barulho pq a corrente tá um pouco cruzada, mas funciona.

As correntes Shimano quando estão novinhas ainda ficam meio rígidas, mas depois de uns 100km já amolece. Tem uma KMC aliviada que já é mais mole de fábrica.

Mas nos cambios 1x12 isso tb acontece. Nos extremos a corrente fica cruzada e não tem tecnologia que resolva isso.

Aliás, eu não sou um grande defensor de cambios 1x11, 1x12 não.
Pra mim, aquele barulhinho de corrente cruzada sempre dá impressão que está desgastanto mais cedo do que deveria.
Só estou discutindo porque gosto de discussões técnicas e aqui tá chovendo pra burro, não dá pra pedalar.


Postado Por: Vinicius Trevisan
Data de Publicação: 20 Abr 2018 as 10:39
Originalmente postado por rogerio_prazeres rogerio_prazeres escreveu:

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:


Mas acho que 50t abusaria dos alivio, acho que 11-46 já seria ate demais para ele... Sem contar que as correntes de 9v, como ja falado não trabalham bem com torção lateral, pois são mais grossas....<div id="leiaelfabcbifngldgdlahaamjpioepa">


Isso é verdade em parte, Rafael. Até corrente de 8v excursiona o cassete inteiro na coroa do meio sem grandes problemas (tenho uma bike 24v e quando tô no transito, deixo na coroa do meio excursionando o cassete inteiro por questão de segurança). Vc sente aumentar o barulho pq a corrente tá um pouco cruzada, mas funciona.

As correntes Shimano quando estão novinhas ainda ficam meio rígidas, mas depois de uns 100km já amolece. Tem uma KMC aliviada que já é mais mole de fábrica.

Mas nos cambios 1x12 isso tb acontece. Nos extremos a corrente fica cruzada e não tem tecnologia que resolva isso.

Aliás, eu não sou um grande defensor de cambios 1x11, 1x12 não.
Pra mim, aquele barulhinho de corrente cruzada sempre dá impressão que está desgastanto mais cedo do que deveria.
Só estou discutindo porque gosto de discussões técnicas e aqui tá chovendo pra burro, não dá pra pedalar.

Já já aparece um aventureiro que vai comprar este cassete e fazer o teste usando num sistema 1x9


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https://www.strava.com/athletes/1206610


Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 20 Abr 2018 as 11:35
Aventureiros já tem... Mas não tem avaliações e fotos instalado la no anuncio no anuncio ainda... kkkk

https://pt.aliexpress.com/store/product/ZTTO-Mountain-Bike-9-Speed-Cassette-11-50T-Wide-Ratio-MTB-Bicycle-9S-Freewheel-Compatible-with/2386003_32858735220.html?spm=a2g03.12010612.0.0.336b7c6dGFPKGQ" rel="nofollow - https://pt.aliexpress.com/store/product/ZTTO-Mountain-Bike-9-Speed-Cassette-11-50T-Wide-Ratio-MTB-Bicycle-9S-Freewheel-Compatible-with/2386003_32858735220.html?spm=a2g03.12010612.0.0.336b7c6dGFPKGQ


Postado Por: Lucas Portela
Data de Publicação: 21 Abr 2018 as 20:03
Não usaria 11-50 nem no meu grupo de 11v, quem dirá 9v. Usaria no máximo 11-40 ou 11-42.

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Oggi Hacker - 2015 (vendida)
Soul SL 900 - 2015
Caloi Strada - 2016 (vendida)
Oggi 7.4 - 2017


Postado Por: Chuck DhFr
Data de Publicação: 22 Abr 2018 as 06:14
Pra usar um cassete desses supõe se que vá montar com coroa única.
Porém pro sistema de coroa única ficar bom sem a corrente cair nas trepidações precisa de no mínimo uma coroa narrow wide e um câmbio traseiro com trava.
Aí entra a questão,não existe câmbio de 9v com trava.
Além de que nenhum câmbio de 9v funcionará bem com cog 50

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"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team


Postado Por: Pavel
Data de Publicação: 22 Abr 2018 as 18:57
vai precisar de um alongador e mesmo assim tem q analisar, usei cassete sunrace 11-40(horrivel,nao aguenta, fraco)com cambio deore 592, cambio nao aguentou, a mola soltou e depois entortou.

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Pavel Alves


Postado Por: rogerio_prazeres
Data de Publicação: 22 Abr 2018 as 22:00
Pois é. Às vezes é aquele barato que sai caro e nem funciona...

Eu tô com um cassete Sunrace de 8v na minha bike.
Eu precisei trocar com certa urgência e nem percebi que a oficina me empurrou ele a preço de Shimano. Eu não me lembro se o cara me falou ou não, mas de qualquer forma só fui ver quando cheguei em casa.
Mas ele tá indo surpreendentemente bem. Passa as marchas perfeitamente e já rodei uns 200Km sem nenhum sinal de desgaste prematuro. E como ele é cromado, tá resistindo até bem à oxidação aqui da orla.

Já esse aí, nem Sunrace é. É genérico total mesmo, sem marca.

Eu, como sou engenheiro e mexo com ferramentas desde criança, gosto muito de estudar como funcionam as coisas e não ficar limitado apenas ao que o marketing dos fabricantes diz. Mas nesse caso aí, também tô achando que é jogar dinheiro fora. Meter 50 dentes num câmbio feito pra 32/36 é realmente puxado.


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 23 Abr 2018 as 19:51
Bem, não é o cassete quem passa marcha... Tirando a tecnologia hyperglide, não há mistérios nele...

11-50 também penso que deixaria gap's muito grandes. Seria o caso de termos uma relação 15~50.

Mesmo assim, acho desnecessário... Vamos as contas...

Se pegar de exemplo 36:50 = 1,389:1... No MegaRange clássico de 22:34 = 1,545:1, que já é BEM mais reduzido que 1x9 como sugerido... 

Na final que era de 44:14 = 3,143:1 passaria para 36:11 = 3,273:1
Um ganho que não sei, se é tão significativo. Ainda assim, o nego vai ter perna pra pedalar isso? Eu tenho ainda 42:14 = 3:1 e nas subidas mais leves, mesmo no asfalto e com pneus bem cheios, logo falta marcha...

E os gaps? A bike é boa de subida e boa de velocidade final, mas certamente a velocidade média tende a ficar talvez até mais baixa, pela falta de haver uma marcha de cruzeiro, não tão pesada para as inclinações, e não tão reduzida para manter uma velocidade constante...

Isso, tende a forçar mais trocas de marcha, e por motivo óbvio, desgastar mais corrente / câmbio...
E o free hub aguenta o torque dessa parada?

Tudo bem que o mundo é movido pelo que parece, mas é viável ter 1x9, sem precisar dessa gambiarra toda... As coroas grandes parecem ser a nova modinha...

IMHO, talvez algo mais distribuído, seguindo uma curva exponencial, como se vê nos automotores, seria até de se pensar... Algo como 12,13,15,18,21,26,32,40,50...

Pra quem quiser brincar...

http://gear-calculator.com/?GR=DERS&KB=36&RZ=12,13,15,17,21,26,32,40,50&UF=2309&TF=90&SL=3.4&UN=KMH" rel="nofollow - http://gear-calculator.com/?GR=DERS&KB=36&RZ=12,13,15,17,21,26,32,40,50&UF=2309&TF=90&SL=3.4&UN=KMH


Postado Por: rogerio_prazeres
Data de Publicação: 23 Abr 2018 as 23:59
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Bem, não é o cassete quem passa marcha... Tirando a tecnologia hyperglide, não há mistérios nele...

11-50 também penso que deixaria gap's muito grandes. Seria o caso de termos uma relação 15~50.

Mesmo assim, acho desnecessário... Vamos as contas...

Se pegar de exemplo 36:50 = 1,389:1... No MegaRange clássico de 22:34 = 1,545:1, que já é BEM mais reduzido que 1x9 como sugerido... 

Na final que era de 44:14 = 3,143:1 passaria para 36:11 = 3,273:1
Um ganho que não sei, se é tão significativo. Ainda assim, o nego vai ter perna pra pedalar isso? Eu tenho ainda 42:14 = 3:1 e nas subidas mais leves, mesmo no asfalto e com pneus bem cheios, logo falta marcha...

E os gaps? A bike é boa de subida e boa de velocidade final, mas certamente a velocidade média tende a ficar talvez até mais baixa, pela falta de haver uma marcha de cruzeiro, não tão pesada para as inclinações, e não tão reduzida para manter uma velocidade constante...

Isso, tende a forçar mais trocas de marcha, e por motivo óbvio, desgastar mais corrente / câmbio...
E o free hub aguenta o torque dessa parada?

Tudo bem que o mundo é movido pelo que parece, mas é viável ter 1x9, sem precisar dessa gambiarra toda... As coroas grandes parecem ser a nova modinha...

IMHO, talvez algo mais distribuído, seguindo uma curva exponencial, como se vê nos automotores, seria até de se pensar... Algo como 12,13,15,18,21,26,32,40,50...

Pra quem quiser brincar...

http://gear-calculator.com/?GR=DERS&KB=36&RZ=12,13,15,17,21,26,32,40,50&UF=2309&TF=90&SL=3.4&UN=KMH" rel="nofollow - http://gear-calculator.com/?GR=DERS&KB=36&RZ=12,13,15,17,21,26,32,40,50&UF=2309&TF=90&SL=3.4&UN=KMH


Ismah, acho que em relação a torque no freehub não seria problema. Com o cog 50T e a coroa fixa de 34T o torque seria até um pouco menor que com cassete 36T e a coroa 22T, por exemplo.

De qualquer modo, penso que essa moda de catracona daqui a uns dias passa. Mesmo o Eagle que é 50-10 ainda tem apenas 500% de extensão. Eu acho muito pouco, meu grupo atual tem mais de 600% de extensão e falta marcha de velocidade.

Não tô dizendo que é ruim, mas acho que é um uso muito específico. Em provas vai bem, porque o circuito pode ser planejado pra essa pouca extensão.
Mas pra uso recreativo, acho que sempre vai faltar marcha.

Valeu pelo link! Vou usar esse Gear Calculator quando for acertar a híbrida que estou montando.


Postado Por: jklaser
Data de Publicação: 24 Abr 2018 as 05:04
Neguinho faz qualquer gambiarra para ficar com relação de uma coroa...não sei qual é o trauma do câmbio dianteiro,um bom câmbio com bom passador,bem regulado, funciona que é uma maravilha...
Mil vezes duas coroas próximas , tipo 10 dentes de diferença, e um cassete atrás com poucos buracos,pedalada mais confortável, cadências controladas, range bom , e o peso final não chega a ser significativamente muito superior, porque se não for estes cassetes caríssimos da SRAM , quase todas as opções de cassetes enormes são autênticas âncoras, aí o peso vai lá pra cima e fica quase igual a um 2x com cassete bem menor, pro mesmo range...Mas lá está, nunca vai ter o escalonamento do 2x....
Eu sei eu sei, eu também fico vidrado no look clean que só uma coroa na frente dá p bike , já fiquei tentado , mas temos de ter a cabeça no lugar, para um tipo de pedalada mais abrangente, sem ser XCO em circuito , 2 coroas com uma relação bem pensada, dá para atender as necessidades de quem pedala em todos os tipos de terreno, seja subidas sem fim como umas roladinhas velozes de vez em quando...


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http://app.strava.com/athletes/1173127" rel="nofollow - Strava


Postado Por: Joao Angú
Data de Publicação: 21 Mai 2018 as 13:51
Ola,
só para deixar minha impressão nesse post e tentar contribuir, eu já experimentei uma bike aro 29 com k7 11/40 sun race, cambio shimano m590 e pedivela hollowtec m590 com coroa 32 dentes onde normalmente eu ando com a minha aro 26 e gostei muito da experiencia. Porem no plano eu andei de boa, foram mais subidas, onde eu fiquei surpreso com a coroa unica , gostei demais. Mas nas descidas eu não tive oportunidade de tirar qualquer impressão pq desci sem pedalar.


Postado Por: ftajiri
Data de Publicação: 25 Mai 2018 as 09:34
so nao sei q cambio de 9v toca isso



Postado Por: marioricardo
Data de Publicação: 25 Mai 2018 as 13:58
Tem relato de uma pessoa que comprou e instalou no aliexpress. Parece que ficou um tanto forçado


Postado Por: Rockymountain29er
Data de Publicação: 18 Set 2018 as 10:00
Já tem disponível no ML. Um amigo comprou e instalou esse 9v 11-50. Funcionamento excelente.
Eu, particularmente, acho o melhor cxb usar coroas 22-36 com 11x40 para aro 29.
Uso atualmente coroa narrow wide de 34 com cassete 9v 11-40, no aro 26. Falta marcha leve e pesada.

Vou montar uma MTB 29 com coroa única narrow 32 e esse cassetão 9v 11-50 - garfo rígido e rodas vivatec xm1700 (mesmo setup do meu amigo que usar esse cassete). A bike é top!

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1076760368-cassete-sunshine-9v-11-50-alivio-acera-c-alongador-_JM" rel="nofollow - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1076760368-cassete-sunshine-9v-11-50-alivio-acera-c-alongador-_JM


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Colham logo seus botões de rosas, pois o tempo vai correndo. Esta flor que hoje sorri cheirosa amanhã estará morrendo.


Postado Por: rogerio_prazeres
Data de Publicação: 18 Set 2018 as 10:46
Se funcionar bem, acho é uma boa opção pro MTB recreativo. Fica com a praticidade do 1x e com o custo de manutenção do 9v, que é beeeem menor.

Pra competição e pra quem pedala grandes distâncias acho que pode ficar ruim, por causa do ajuste da cadência.

Uma coisa eu sei... pra quem não é rico, se for correr atrás de tudo que é lançamento nas bikes,o cara passa mais tempo juntando dinheiro pra comprar equipamento que pedalando.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 18 Set 2018 as 13:50

Na minha transmissão 1x11v com Shimano M8000 tive que usar um prolongador de gancheira:

https://www.gantechgancheiras.com.br/na005---prolongador-11v-para-cambios-xt---xtr~497~4~7~componentes~gantech---nacional" rel="nofollow - https://www.gantechgancheiras.com.br/na005---prolongador-11v-para-cambios-xt---xtr~497~4~7~componentes~gantech---nacional

Ficou muito bom.

Não sei se no cassete 9v funcione, teria que testar numa loja que tenha o prolongador antes de comprar como eu fiz.


Postado Por: dagspina
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 02:19
Cassete 11/50 de 9v?
Nunca faria isso devido ao gap muito grande no cassete. o povo quer fazer de tudo para para usar 1 coroa, ficaria no bom e novo 2x9v.

O meu cambio deore m615, as passagens de narcha ficaram ruins nos cogs menores depois que sai do 11/36 e troquei para o cassete sunrace 11/40 e olha que era 10v, agora imagina sair do 11/34 ou 12/36 e ir para o 11/50, terrível.


Postado Por: Rockymountain29er
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 10:15
Originalmente postado por dagspina dagspina escreveu:

Cassete 11/50 de 9v?
Nunca faria isso devido ao gap muito grande no cassete. o povo quer fazer de tudo para para usar 1 coroa, ficaria no bom e novo 2x9v.

O meu cambio deore m615, as passagens de narcha ficaram ruins nos cogs menores depois que sai do 11/36 e troquei para o cassete sunrace 11/40 e olha que era 10v, agora imagina sair do 11/34 ou 12/36 e ir para o 11/50, terrível.

- Eu uso 9v 11-40 com câmbio acera antigão e funciona perfeitamente. O seu deve ser falta de uma ''boa manutenção''. Não adianta usar só câmbio bom e o restante com peças incompatíveis (básicas, como coroa, passador, corrente e pedivela). Tenho um colega que usa 9v 11-50, funcionando perfeitamente.

- O bom e novo 2x9 altus? Aquele pedivela vazado que não permite a troca das coroas quando ficarem desgastadas?

- Esse ''gap muito grande'' no cassete é relativo, variando de ciclista para ciclista ou bicicleteiro. Não podemos generalizar. Cada caso é um caso. 

- Em MINHA humilde opinião, relação de coroa única é o melhor dos mundos. E olha que sou ciclista amador. Meus trajetos urbanos e off road (estradão e trilhas) melhoraram, tanto em rendimento, estética da bike, peso (pífio), manutenção... Uso uma coroa xtime de 34D. Já rodei quase 4000km e ainda dura cerca de 800km. 



-------------
Colham logo seus botões de rosas, pois o tempo vai correndo. Esta flor que hoje sorri cheirosa amanhã estará morrendo.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 10:20
Originalmente postado por dagspina dagspina escreveu:

Cassete 11/50 de 9v?
Nunca faria isso devido ao gap muito grande no cassete. o povo quer fazer de tudo para para usar 1 coroa, ficaria no bom e novo 2x9v.

O meu cambio deore m615, as passagens de narcha ficaram ruins nos cogs menores depois que sai do 11/36 e troquei para o cassete sunrace 11/40 e olha que era 10v, agora imagina sair do 11/34 ou 12/36 e ir para o 11/50, terrível.

Tá um verdadeiro vale tudo para mostrar que não tem câmbio da frente.

Os câmbios sendo exigidos além do que foram projetados.

Lembrei até de uma frase infeliz do Maluf: Estupra, mas não mata.


Postado Por: ajunio3
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 10:33
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por dagspina dagspina escreveu:

Cassete 11/50 de 9v?
Nunca faria isso devido ao gap muito grande no cassete. o povo quer fazer de tudo para para usar 1 coroa, ficaria no bom e novo 2x9v.

O meu cambio deore m615, as passagens de narcha ficaram ruins nos cogs menores depois que sai do 11/36 e troquei para o cassete sunrace 11/40 e olha que era 10v, agora imagina sair do 11/34 ou 12/36 e ir para o 11/50, terrível.

Tá um verdadeiro vale tudo para mostrar que não tem câmbio da frente.

Os câmbios sendo exigidos além do que foram projetados.

Lembrei até de uma frase infeliz do Maluf: Estupra, mas não mata.

Sou obrigado a concordar

E o pior é que, a moda está tão forte que até mesmo ciclistas iniciantes estão indo pra trilhas com 1x11 ate 1x10 sem preparo algum. pedalando travados nas subidas e/ou girando feito doidos nos estradões

Eu já disse uma vez e repito: Minha primeira bike era um Deore 30V (exagero, verdade, um 2x10 ja dava e sobrava mas preferi ir pro lado seguro afinal, iniciante) e fiz tudo que os outros faziam no meu ritmo, me condicionando aos poucos (e assim evitando a vovozinha)

Hj uso eagle, mais por oportunidade do que por escolha, e sendo muito honesto, para além do cambio dianteiro ser um saco, preferia muito mais o escalonamento com mais marchas. 


Postado Por: misera
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 11:40
Acho que eu sou o único ser humano capaz de operar um câmbio dianteiro sem problemas.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 11:56
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Acho que eu sou o único ser humano capaz de operar um câmbio dianteiro sem problemas.


Pois é, também acho!

Um bom câmbio dianteiro é fácil de montar e regular tanto para 2 coroas como 3. No começo exige bastante dedicação para entender como ajustar ele e depois fica fácil e rápido de desmontar e remontar.

Ainda uso 2x9v pelo custo e durabilidade da transmissão.



Postado Por: jklaser
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 11:56
Não ,não és..eu tb não tenho problema nenhum com o dianteiro.... Numa parte plana quando se vai na coroa grande e se encontra uma subida repentina, nada melhor q simplesmente dar uma dedada no cambio dianteiro a passar pra cora menor, rápido e eficaz sem ter que trocar 6 ou 7 marchas atrás...

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Postado Por: misera
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 12:44
Originalmente postado por jklaser jklaser escreveu:

Não ,não és..eu tb não tenho problema nenhum com o dianteiro.... Numa parte plana quando se vai na coroa grande e se encontra uma subida repentina, nada melhor q simplesmente dar uma dedada no cambio dianteiro a passar pra cora menor, rápido e eficaz sem ter que trocar 6 ou 7 marchas atrás...


Pois é , me parece que muitas pessoas não sabem aliviar o pedal durante a passagem daí ocorrem vários problemas que eles atribuem ao câmbio ...


Postado Por: heitorcolombini
Data de Publicação: 26 Set 2018 as 13:41
Eu acredito que o cambio alivio não foi projetado para 50t


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 27 Set 2018 as 10:37
Já somos 3... Eu não abriria mão de maneira alguma de um câmbio dianteiro, principalmente pelo maior range e custos. Hoje estou com 388% de range, usando 2x7, com o 3x7 seriam 509%. Para a proposta e grana que eu disponho, é bem interessante.
Mesmo no "modo caminhão", onde uso a coroinha como uma "marcha reduzida", para casos onde é preciso força...

E como escrevi em algum lugar por aqui, minhas experiências com os sistemas Sram de 12 velocidades, é negativa... Pode ser um futuro sim, mas não vejo ainda sentido para o usuário comum.

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Postado Por: Anonimo
Data de Publicação: 27 Set 2018 as 10:46
A galera que usa apenas 1 coroa, é indicado mais para trilhas, circuitos fechados, mas também tem a parte do gosto né. Mas prefiro muito mais a relação de 3 coroas, uso 3x9 alivio, além de você ter uma grande redução, você também tem uma grande final, já peguei varias descidas, dificilmente fico sem pedal, e nas subidas as vezes subo com 2 na coroa e 4 no cassete. melhor que vc descer umas 5 marchas atrás, é apenas descer uma marcha na frente.


Postado Por: ghd
Data de Publicação: 27 Set 2018 as 11:33
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Já somos 3... Eu não abriria mão de maneira alguma de um câmbio dianteiro, principalmente pelo maior range e custos. Hoje estou com 388% de range, usando 2x7, com o 3x7 seriam 509%. Para a proposta e grana que eu disponho, é bem interessante.
Mesmo no "modo caminhão", onde uso a coroinha como uma "marcha reduzida", para casos onde é preciso força...

E como escrevi em algum lugar por aqui, minhas experiências com os sistemas Sram de 12 velocidades, é negativa... Pode ser um futuro sim, mas não vejo ainda sentido para o usuário comum.


Concordo parcialmente com você.
Vc citou um ponto bem importante, custo. A pessoa tem que ter ciência do custo envolvido em sistemas 1x mais avançados. Porém, se a pessoa tem condições em comprar em manter não vejo nenhum problema.
Por exemplo, vc diz que tem 388% de range, eu tenho 418% com um mero 1x11 Shimano, ou seja, fora o custo não haveria motivo para não migrar para este 1x no seu caso.


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 27 Set 2018 as 17:12
Mas não é isso que se discute. Discutimos a briga de ir a todo custo para coroa única, diminuindo custos - ou tu acredita que lançaram esse 11-50, por qual motivo?
Até onde lembro, tu sabe da minha novela, ou parte dela pelo menos, e como fui parar numa bike de 1k4, com uma pseudo suspensão e 21v...




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Postado Por: ghd
Data de Publicação: 27 Set 2018 as 18:46
Sim, eu sei.
Mas eu fiz esse comentário pois vc disse que não vê sentido para o usuário comum, eu vejo, desde que não seja um problema de custo como citado.


Postado Por: mherpich
Data de Publicação: 06 Mai 2019 as 18:07
Tenho uma aro 26" com relação 3x9v M590. Depois de alguns cálculos, percebi que das 27 combinações de coroa-cassete, 13 são absolutamente redundantes. Sobram 14 relações úteis! Daí experimentei transformar em single ring 32 x 11-34. Abri mão das 3 mais leves e das 2 mais pesadas.
Ficou com um aspecto muito legal e pedalar tão mais simples. O cara compensa a falta de marchas usando mais as pernas, intercalando momentos pedalando sentado e outros em pé, principalmente nas subidas. Só que claro, a velocidade máxima ficou limitada, aguento acompanhar o giro sem quicar sobre o selim até 32km/h (cadência de 90rpm); depois disso deixo com a ação da gravidade. E subida de morro na casa dos 6km/h (cadência de 50rpm).
Coloquei dois pares de elos extras na corrente. Um inconveniente que ainda não entendi, que antes não acontecia e agora está acontecendo, é que se baixar a corrente pelo cassete com agressividade, ela cai da coroa! Tem que ir baixando de duas em duas.
Ainda não experimentei andar na estrada de chão e encarar subidas realmente fortes pra ver como vai. Mas na rodovia, longas distâncias, está dando pra administrar.



Postado Por: Joao Angú
Data de Publicação: 06 Mai 2019 as 20:28
O visual ficou bacana sim, e sobre subir, como voce mesmo disse as pernas vão compensar . Seu preparo será aprimorado por pedalar com essa configuração e voce logo vai se acostumar com o sistema. Como comentei em outros tópicos eu já experimentei coroa única convertida em um sistema de 9v porém era uma bike aro 29 e gostei muito da experiencia de subir.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 06 Mai 2019 as 21:30
Originalmente postado por mherpich mherpich escreveu:

Um inconveniente que ainda não entendi, que antes não acontecia e agora está acontecendo, é que se baixar a corrente pelo cassete com agressividade, ela cai da coroa! Tem que ir baixando de duas em duas.
Ainda não experimentei andar na estrada de chão e encarar subidas realmente fortes pra ver como vai. Mas na rodovia, longas distâncias, está dando pra administrar.




Normalmente nos trocadores traseiros Shimano 9v só permitem descer marcha no cassete 1 por vez (a exceção seria no modelo XTR). No meu trocador traseiro XT SL-M770A fiz uma mudança interna que permite descer 2 marchas num clique mais longo na alavanca.

Digo descer marcha no cassete no sentido do maior cog para o menor.

Quanto ao fato da corrente querer cair da coroa nesta mudança repentina, sua coroa de 32 é narrow wide?



Postado Por: Brunomarine
Data de Publicação: 07 Mai 2019 as 07:25
Eu tenho kit acera m3000 com pedivela 22-32-42 e cog de 50 9v, uso corrente de 11v e alongador no câmbio, funciona perfeitamente


Postado Por: misera
Data de Publicação: 07 Mai 2019 as 11:26
Originalmente postado por Brunomarine Brunomarine escreveu:

Eu tenho um kit acera m3000 com pedivela 22-32-42 e k7 11-50 de 9v com corrente de 11v, funciona perfeitamente com o alongador.


Bacana , tbm gostaria de fazer isso na minha , deve ter ficado show.

Poderia postar uma foto por favor pra eu ver o visual ?


Postado Por: ghd
Data de Publicação: 07 Mai 2019 as 11:48
Originalmente postado por Brunomarine Brunomarine escreveu:

Eu tenho um kit acera m3000 com pedivela 22-32-42 e k7 11-50 de 9v com corrente de 11v, funciona perfeitamente com o alongador.


Não é minha intenção criticar seu equipamento, mas não faz sentido o que você disse.
Não tem como um cassete 9v 11-50 funcionar perfeitamente com pedivela triplo.

Pode até funcionar, ma longe de "perfeitamente" e além disso nessa configuração tem que ficar atento com as trocas pra não quebrar o câmbio.
Se ajustar a corrente pra menor coroa, quando usar a maior em cogs grandes vai estourar, se ajustar pra maior, o câmbio vai ficar bambo e se embolar todo na menor coroa com os cogs menores.

Esse setup pede uma capacidade de 59 dentes de diferença, não existe câmbio que trabalhe com isso.


-------------
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Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 07 Mai 2019 as 13:23
Fico imaginando como é a combinação coroa 22t com cassete 50t. Pra mim é impensável pedalar com essa combinação tão leve (talvez numa aro 36?)

Aliás, esse cambio traseiro, se consegue lidar com todas essas marchas, merece ser estudado. Coloca uma foto da transmissão pra gente ver como ficou.

-------------
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Postado Por: mherpich
Data de Publicação: 07 Mai 2019 as 14:06

[/QUOTE]

Normalmente nos trocadores traseiros Shimano 9v só permitem descer marcha no cassete 1 por vez (a exceção seria no modelo XTR). No meu trocador traseiro XT SL-M770A fiz uma mudança interna que permite descer 2 marchas num clique mais longo na alavanca.

Digo descer marcha no cassete no sentido do maior cog para o menor.

Quanto ao fato da corrente querer cair da coroa nesta mudança repentina, sua coroa de 32 é narrow wide?

[/QUOTE]

Sim, o botão do rapidfire só baixa uma; mas eventualmente, pra baixar várias marchas apertava o botão diversas vezes. Agora estou tendo que ser um pouco mais metódico.

A coroa não é narrow wide não, é a index original mesmo; só tirei a coroa maior e a menor do pedivela e usei arruelas pra compensar a falta da coroa maior no comprimento do rebite. Concordo que uma narrow wide resolveria esse problema fácil.




Postado Por: mherpich
Data de Publicação: 07 Mai 2019 as 14:14
Originalmente postado por Brunomarine Brunomarine escreveu:

Eu tenho kit acera m3000 com pedivela 22-32-42 e cog de 50 9v, uso corrente de 11v e alongador no câmbio, funciona perfeitamente

Em uma aro 29", com um cassete 10-50, acho que estaria bem servido com uma coroa single 34 pra estrada ou 32 pra trilha.
22x50 é muito reduzido mesmo, acredito ser difícil manter o equilíbrio sobre a bike numa velocidade tão baixa.


Postado Por: christianmdt
Data de Publicação: 07 Mai 2019 as 14:43
Originalmente postado por Brunomarine Brunomarine escreveu:

Eu tenho kit acera m3000 com pedivela 22-32-42 e cog de 50 9v, uso corrente de 11v e alongador no câmbio, funciona perfeitamente


para uma combinacao tao leve eu acho que ou a bike empina, ou para. e totalmente desnecesaaria, ate mesmo para o mais carregado dos cicloturistas

na mais pesada da para pedalar forte em ladeiras morro abaixo


Postado Por: Brunomarine
Data de Publicação: 07 Mai 2019 as 14:43
Eu sempre ando com minha filha na cadeirinha traseira, ou seja carrego 22 kg a mais então essa relação 22x50 me ajuda muito


Postado Por: misera
Data de Publicação: 07 Mai 2019 as 19:43
Teve uma época que eu carregava 20-25kg na bike todo dia , 28-38-48 com cassete 11-28.


Postado Por: Brunomarine
Data de Publicação: 07 Mai 2019 as 23:31
Sabes como é difícil, ainda mais morando a 270 metro do nível do mar e tendo que subir 5x na semana e para "facilitar" é paralelepípedo, uns vai pela estética outros por necessidade os super cogs .


Postado Por: misera
Data de Publicação: 08 Mai 2019 as 01:33
90 rpm dá 5 km/h ... na moral empurrando dá na mesma e gasta menos energia.

Aguardando a foto desse negócio pra ver se é verdade ou troll.


Postado Por: Brunomarine
Data de Publicação: 08 Mai 2019 as 05:53


Obrigado pelo incentivo amigo ciclista


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 08 Mai 2019 as 08:09
Originalmente postado por misera misera escreveu:

90 rpm dá 5 km/h ... na moral empurrando dá na mesma e gasta menos energia.

Aguardando a foto desse negócio pra ver se é verdade ou troll.


Subimos pela estrada velha de santos num evento em 2016/2017... foram 3 horas e pouco sem parar praticamente a 5km/h, e quase impossível de passar de 6km/h devido a inclinação, não entendo qual o "problema" pedalar nessa velocidade.

Serra branca na serra da canastra em MG a mesma coisa... obvio que são situações bem específicas e no modo cicloturista, mas talvez um 11-50 teria ajudado e muito, mas se força o cambio traseiro, é burrice fazer, vai fadigar muito precocemente.

Uma das minhas bikes é 1x10, relação 11-42, o mecânico optou por tirar o 11, ao inves do 17 para nao ficar buraco no cassete, e pra mim ficou bom, mas fiquei sem final... como a bike é de enduro, achei vantagem com uma coroa pois a mesma tem a guia que nao cai a corrente por nada.

A minha 3x9 com 11-36 ainda se supera em varios lugares que nao tenham gaps e saltos... subo melhor... porem raramente uso a vovozinha e ja troquei duas vezes a coroa 32 do cj...



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scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition


Postado Por: misera
Data de Publicação: 08 Mai 2019 as 09:15
O problema nao e a velocidade , e a rotacao.
Uma coisa e vc subir a 5km/ h a 70 rpm outra bem diferente e 90 rpm.
O corpo na bicicleta se comporta de forma parecida como se estivease a pe.
Ele tem uma faixa de giro pra cada situacao e 90 rpm em suboda e muito.

Fora esse fato tem a capacidade do cambio , esse caasete ai ta muito alem muito mesmo do que foi projetado o sistema.

Eu nao vou mesmo incentivar ninguem a fazer isso , cada um faz por conta e risco , quando estourar nao chora.

E como eu disse vc vai gastar mais energia do que empurrando.


Postado Por: adrianomtb
Data de Publicação: 08 Mai 2019 as 09:32
Originalmente postado por Brunomarine Brunomarine escreveu:

Eu tenho kit acera m3000 com pedivela 22-32-42 e cog de 50 9v, uso corrente de 11v e alongador no câmbio, funciona perfeitamente
Faz um experimento estilo jogos mortais com sua relação. Coloca na coroa grande e vai subindo as marchas pelo cassete. Depois você conta pra gente se funciona perfeitamente.


Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 08 Mai 2019 as 10:07
E eu achava que era louco quem fazia 2x10 ou 2x11 com cassete 11-46...

Também não vejo necessidade de algo maior que 22/40 ou 22/42 (no máximo e com risco), ate para quem carrega peso...

Acredito que pelas fotos o Bruno usava um 11-36, e pode ser que realmente o 22/36 ficasse meio pesado para carregar a filha... Mas 22/50 alem de muito leve, o risco de cruzar a corrente dar pau no cambio é muito grande....

Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por Brunomarine Brunomarine escreveu:

Eu tenho kit acera m3000 com pedivela 22-32-42 e cog de 50 9v, uso corrente de 11v e alongador no câmbio, funciona perfeitamente
Faz um experimento estilo jogos mortais com sua relação. Coloca na coroa grande e vai subindo as marchas pelo cassete. Depois você conta pra gente se funciona perfeitamente.


-------------
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html


Postado Por: mherpich
Data de Publicação: 08 Mai 2019 as 10:14
Em bikes de 3 coroas é recomendado o não cruzamento da corrente; nessa do amigo Brunomarine é mandatório. Funcionar, certamente funciona, só precisará se policiar melhor na combinação das rodas dentadas, pra não exceder as molas do câmbio.


Postado Por: misera
Data de Publicação: 08 Mai 2019 as 10:51
A própria fabricante desse cassete não recomenda essa configuração...





Postado Por: Chuck DhFr
Data de Publicação: 08 Mai 2019 as 11:18
Só na coroa do meio pode usar todo o cassete.
Na pequena não usar os 4 menores cogs
E na coroa grande não usar os 4 maiores cogs

O ruim disso é que vc tem que ficar atento pra não esquecer disso pra não explodir o câmbio.

Acho que o cassete 11-42 com coroa pequena 22 já fica bem leve mesmo em subidas extremas.

22/42 é mais leve que usar coroa 30 e cog 50

-------------
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 08 Mai 2019 as 14:42

Usei por bastante tempo e funciona muito bem o 2x11 com coroas 36-24 e cassete 11-42.

Dá para fazer a mesma combinação com 2x10.



Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 09 Mai 2019 as 02:11
2x10 de 22-36 e 11-34... Muito raramente uso a 34, mas viria a calhar uma 36 ou 38 para "descansar" na subida - tipo as crowler das Scania's LOL
22x50 pode até fazer sentido, mas possível que a bike empina ou patina, antes do que arranca... Com o 22x34 em várias subidas eu já tive problema com isso... 
Toda forma, se ele diz que funciona a contento, está dito.

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Postado Por: Brunomarine
Data de Publicação: 09 Mai 2019 as 03:02
Exatamente, tem que provar com foto para verem que não é fake, tem que fazer combinação de marcha para satisfazer colegas do grupo, utilizo já a 4 meses essa configuração e ainda usam matemática para dizer ser impossível tal relação,"pq não usa cog de 40, 42 ou 46", ora será que eu já não usava antes alguns desses e senti que com acréscimo de peso eu precisei de mais conforto para subidas ? Por fim, utilizo as 27 marchas sem nenhum tipo de problema "mais é impossível" então sente na minha bike e faça meu trajeto de escalada no paralelepípedo com inclinação intermediária/intensa com uma criança na garupa, depois falamos melhor sobre o que achou do cog 50


Postado Por: misera
Data de Publicação: 09 Mai 2019 as 07:13
Sinto muito que vc ficou bravo , mais isso aqui e um forum , as pessoas vem aqui atras de informacao.

Ninguem em sa conciencia vai recomendar isso , como mostrei o proprio fabricante fala que esse cambio nao deve ser uaado.
Vc ainda pos um cassete feito pra 1x num 3x feito pra 45 de total e vc ta com 58.
Nem no sistema com o cassete original se uaa todas as marchas.


Postado Por: am.araujo
Data de Publicação: 09 Mai 2019 as 07:15
Eu não credito que seja maldade, mas é algo tão inusitado que desperta curiosidade de todo mundo. É igual aquela galera que pega uma C10 original e coloca uma catraca mega range, o fabricante diz que o cambio não aguenta, porem na pratica funciona. A curiosidade é saber se funciona direito.

Eu acredito que depende muito do uso, não dá pra generalizar. Pra um cara como eu que ataca subida, sobe pedalando em pé e trocando de marcha, uma combinação dessas pode ser perigoso, tanto que quando levo meu filho eu uso 24x34 num sistema 3x8, geralmente só pra subir pirambeira e não ter que pedalar em pé com o garoto na garupa. Mas pra um ciclista mais tranquilo, que troca as marchas com calma, é possível usar combinações mais leves pra subir mais de boa, são pontos de vista diferentes.

Então cabe da consciencia de cada um escolher o sistema que trás mais vantagens de acordo com as características e limitações de cada um.


Postado Por: ghd
Data de Publicação: 09 Mai 2019 as 07:57
O problema foi que vc veio e disse que funciona perfeitamente e nem deu mais detalhes.
É óbvio que não funciona perfeitamente. Pode funcionar a contento pra vc na sua utilização.
Mas um desavisado que leia sua mensagem poderia ser induzido ao erro.
Além dos problemas já citados anteriormente ainda há o fato de que a corrente não irá trabalhar com a tensão necessária, isso provavelmente é irrelevante pra vc e seu uso atual mas não deve ser ignorado.

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Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 09 Mai 2019 as 14:47
Ainda que eu ache a anorexia do MTB, já tem por aqui... 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1166452828-cassete-sunshine-9v-1150d-c-prolongador-mtb-_JM" rel="nofollow - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1166452828-cassete-sunshine-9v-1150d-c-prolongador-mtb-_JM

E o preço é até convidativo, mas quero ver achar câmbio pra isso... E principalmente, achar cadência... Os gap's são enormes, só vejo sentido se fossem compensados por uma troca constante de coroa, onde a menor fizesse o papel de uma reduzida de caminhão, que é uma intermediária entre a marcha X e X+1... Digamos, coroas 38-36, onde o gap fica em 10~12% na maioria do tempo:

http://gear-calculator.com/?GR=DERS&KB=34,38&RZ=11,13,16,20,24,30,36,42,50&UF=2281&TF=90&SL=2.6&UN=KMH&DV=ratio" rel="nofollow - http://gear-calculator.com/?GR=DERS&KB=34,38&RZ=11,13,16,20,24,30,36,42,50&UF=2281&TF=90&SL=2.6&UN=KMH&DV=ratio

Aliás, é uma combinação que já cogitei, para baixar custos do cassete + câmbio traseiro com menos marchas, mas mantendo uma relação bem linear para asfalto... E diferente do sistema mais usual de coroa dupla, a troca de marchas é um tanto lógica...

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Postado Por: Brunomarine
Data de Publicação: 09 Mai 2019 as 16:11
Eu paguei R$ 179 no k7 de 50, China


Postado Por: dagspina
Data de Publicação: 12 Mai 2019 as 14:58
É brincadeira né, funciona perfeitamente? Kkk

Eu que estou usando 11/50 sunrace com câmbio xt m8000 11v só consegui um nível satisfatório de funcionamento com prolongador de gancheira, e mesmo assim nas marchas intermediárias ouço um barulho e um delay para as marchas entrar, mas funciona e sempre troca as marchas, mas longe de ser perfeitamente igual era quando eu usava o que o câmbio foi projetado para usar, aquilo era perfeitamente, sem barulho e sem atraso.


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Postado Por: XCb
Data de Publicação: 06 Jun 2019 as 12:48
Tive bikes caras e agora me divirto a baixo custo. Instalei esse Ztto 9v 11-50 com cambio xtime S8 (isso mesmo 8v) e passador Sunrace M9. Ficou showwww! Passo as 9 marchas e vai do 11 ao 50 alinhado. Por desconfiar da mola do S8 comprei o RD S9 e vou instalar hoje.


Postado Por: ghd
Data de Publicação: 06 Jun 2019 as 16:50
Ficou tão confiável que vc já está trocando o câmbio...

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Postado Por: XCb
Data de Publicação: 06 Jun 2019 as 19:26
Acabei de montar o novo cambio XTime RD S9. Bem, muito mais robusto que o S8, mas as roldanas sao um lixo e troquei por 2 de aluminio rolamentadas. Hehehehehe. 150 do cambio + 40,00 par de roldanas aluminio rolamentadas = 190,00... lindoooo BBB. Amanha vou girar!!!!


Postado Por: XCb
Data de Publicação: 06 Jun 2019 as 19:30
Cambio S8 p 8V e eu usando p 9v... perai né amigo. Mas usei ele com 8v 11-34 e nao tenho do que reclamar. Acho que o ponto aqui é o baixo custo x funcional x durável. Eu fui atendido!!!


Postado Por: Rovari
Data de Publicação: 20 Jun 2019 as 10:54
Estou esperando chegar o meu 11/50 da Ztto. Vou usar com o alívio M4050 e manter o pedivela triplo. Como sou iniciante no MTB e faço apenas trilhas por diversão, creio que será uma combinação interessante (mantendo sempre o alinhamento de corrente)...


Postado Por: Rovari
Data de Publicação: 20 Jun 2019 as 10:56
Só estou com dúvida de qual corrente utilizar, acham q a kmc pra 9v é suficiente?


Postado Por: misera
Data de Publicação: 20 Jun 2019 as 14:44
Originalmente postado por Rovari Rovari escreveu:

Só estou com dúvida de qual corrente utilizar, acham q a kmc pra 9v é suficiente?


Precisa do cassete na bike pra poder medir ,na minha 40-36 tirei só 1 elo.

Mais por que vc não espera mais um pouco ? Ouvi dizer que estão lançando cassetes 51 e 52 agora.


Postado Por: Rovari
Data de Publicação: 20 Jun 2019 as 17:04
Eu comprei pelo aliexpress, estou so esperando chegar. Vou pegar uma bike nova toda alívio m4050 e ja quero colocar esse cassete. Aqui no norte do Paraná as subidas são bem pesadas (ainda mais para um iniciante), creio que o 11/50 vai ser beeem melhor que o 11/36 original. Mas obrigado pelas dicas, assim que eu montar na bike mando aqui!


Postado Por: Rovari
Data de Publicação: 20 Jun 2019 as 18:00
Originalmente postado por Brunomarine Brunomarine escreveu:



Obrigado pelo incentivo amigo ciclista


Bruno, a minha vai ficar praticamente com a mesma configuração, só não entendi o motivo de usar a corrente 11v...


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 21 Jun 2019 as 05:32
Creio que ele usou pela maior flexão lateral...

Bem, a bike é sua e o dinheiro também... Da ótica dos mais experientes, não tem sentido. Sua marcha mais leve seria 22x50... Se for caminhando e empurrando a bike, vai gastar menos energia que assim. Não há nenhuma justificativa para algo mais que 22x42. O benefício de um cog 50, é mesmo usar uma coroa única de tamanho médio - ali nos 30~40 dentes, e ainda ter uma boa redução para subidas.

Na sua proposta, e na do Bruno, temos os dois mesmo problemas que são os buracos e a redução desnecessária...

Uma marcha é absurdamente leve, e a outra absurdamente pesada, para determinada situação. Geralmente demora a passagem da corrente de um cog para outro, nesses casos. Perde embalo, a marcha não entra, e o sistema todo fica forçando.

Poderia aproximar as coroas, digamos 26-32-38, ou 32-40. Eu usaria assim, justamente para diminuir o buraco na passagem de coroas, e ter um range levemente maior - sinto falta de uma marcha um pouco mais leve.

A reduzida, não justifica. A hora que entrar a coroa menor, vai ter que passar várias marchas do cassete. Ou vai dar de cara no chão, de tão leve que ficou. Como dito, vai estar deitado sobre o guidão, e ainda a frente levanta - se é que a traseira traciona sem peso atrás!
Pode usar apoios de BMX como manoplas...



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Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 21 Jun 2019 as 15:29
Desculpa a sinceridade, juro que não entendo quem faz essas coisas sem pesquisar, sem andar primeiro, experimentar...

11-50 é uso exclusivo para quem vai rodar 1x.... Já acho TOTALMENTE desnecessário o uso de 2x com 11-46, visto que 26/46 que usam por ai é reduzida pra cace;te...

Nas três coroas temos a menor 22, vai ficar pior ainda.... Velocidade baixíssima, quase não vai sair do lugar, vai ter que ter um puta equilíbrio para não cair para lado, e apesar não entender de física, sempre imaginei que quanto mais lento, mais você sofrera o efeito da gravidade te puxando para baixo, com velocidades baixíssimas, você não vai fazer muita força muscular, mas não conseguira subir decentemente, estará desperdiçando energia para ficar praticamente parado, melhor subir empurrando... 

Coroa tripla no MAXIMO cassete 11-40... Coroa Dupla, no máximo coroas 24-36 combinado com 11-42...



Originalmente postado por Rovari Rovari escreveu:

Eu comprei pelo aliexpress, estou so esperando chegar. Vou pegar uma bike nova toda alívio m4050 e ja quero colocar esse cassete. Aqui no norte do Paraná as subidas são bem pesadas (ainda mais para um iniciante), creio que o 11/50 vai ser beeem melhor que o 11/36 original. Mas obrigado pelas dicas, assim que eu montar na bike mando aqui!


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Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 21 Jun 2019 as 15:44
Eu gostaria de ver um vídeo com alguém pedalando no 22x50.
Deve ser muito curioso (seja pela inclinação absurda pra usar isso, seja pela habilidade do biker em se equilibrar a 3km/h quando pedala)

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Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 21 Jun 2019 as 15:59
A pessoa deve girar quem nem helice de avião...rs...

Os físicos do grupo poderiam fazer as contas de qual o giro necessário dependendo da inclinação...

EDIT: FALEI BESTEIRA

A velocidade sera a mesma quando pedalando, visto que estará "engrenado" kkkk... falei que não sou bom de física...

Mas quanto mais rápido, mais fácil vencer a força da gravidade, porem mais força (potencia) terá que ser aplicada... Andando muito devagar, ao invés de ajudar, pode atrapalhar....

Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Eu gostaria de ver um vídeo com alguém pedalando no 22x50.
Deve ser muito curioso (seja pela inclinação absurda pra usar isso, seja pela habilidade do biker em se equilibrar a 3km/h quando pedala)


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Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html


Postado Por: Rovari
Data de Publicação: 22 Jun 2019 as 23:14
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Creio que ele usou pela maior flexão lateral...

Bem, a bike é sua e o dinheiro também... Da ótica dos mais experientes, não tem sentido. Sua marcha mais leve seria 22x50... Se for caminhando e empurrando a bike, vai gastar menos energia que assim. Não há nenhuma justificativa para algo mais que 22x42. O benefício de um cog 50, é mesmo usar uma coroa única de tamanho médio - ali nos 30~40 dentes, e ainda ter uma boa redução para subidas.

Na sua proposta, e na do Bruno, temos os dois mesmo problemas que são os buracos e a redução desnecessária...

Uma marcha é absurdamente leve, e a outra absurdamente pesada, para determinada situação. Geralmente demora a passagem da corrente de um cog para outro, nesses casos. Perde embalo, a marcha não entra, e o sistema todo fica forçando.

Poderia aproximar as coroas, digamos 26-32-38, ou 32-40. Eu usaria assim, justamente para diminuir o buraco na passagem de coroas, e ter um range levemente maior - sinto falta de uma marcha um pouco mais leve.

A reduzida, não justifica. A hora que entrar a coroa menor, vai ter que passar várias marchas do cassete. Ou vai dar de cara no chão, de tão leve que ficou. Como dito, vai estar deitado sobre o guidão, e ainda a frente levanta - se é que a traseira traciona sem peso atrás!
Pode usar apoios de BMX como manoplas...


Então, comprei pra ver como seria, e vou ver também se a relação do alivio vai ser suficiente pra mim antes de instalar. Qualquer coisa posso instalar o 11/50 mantendo apenas as coroas 30 e 40 do pedivela. Acho que seria interessante...


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 23 Jun 2019 as 04:02
E corrente desse tamanho? 40x50, já queima 35 elos nas coroas...
Armazenar essa corrente? Câmbio Alívio pau e corda deve alcançar na 3ª maior... Imagina armazenar tanta corrente...
Brincadeira cara... Mas o dinheiro é seu...

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Mas quanto mais rápido, mais fácil vencer a força da gravidade, porem mais força (potencia) terá que ser aplicada... Andando muito devagar, ao invés de ajudar, pode atrapalhar....


Não sei se entendi bem, nem se sei física suficiente para explicar...

Não confunda força com potência. Força é a capacidade gerar uma aceleração, e potência de realizar um trabalho...
1 000 W (ou 1 kW) é constante, indiferente a força ou cadência (RPM). A 50 RPM, terá que fazer 20 kgfm (uns 114,3 kgf sobre o pedal, para um pedivela de 175 mm) para gerar 1 kW. A 100 RPM, terá que fazer 10 kgfm (uns 57 kgf no pedal) para gerar 1 kW...

Em carros preparados, é normal quebrar volta e meia uma coisa... Mas ao contrário do que diz uma crença popular, o que quebra biela, ejeta pistão, joga tampa de cabeçote longe, e destrói caixas de câmbio, é torque e não a potência...
No ciclismo, é a mesma coisa, só que em proporção menor. Fazendo muita força, a pouca cadência, se força o corpo e a bike - nada além. 

Na prática, a velocidade não tem muita relação com a potência... Se a velocidade é contínua, a aceleração tende a zero, e por consequência a força também (F = m*a, tal que, X*0 = 0 SEMPRE).
De fato, a inércia de movimento, ou seja o embalo, ajuda a subir...

Não ficou claro onde a gravidade entra na equação...
Se está sugerindo que quanto mais rápido, mais fácil da bike equilibrar, sim... É o efeito giroscópico.
Pode haver uma CERTA relação do pedalar com equilíbrio, já que também é um movimento rotacional, mas não o suficiente para equilibrar a bike...

Supondo massa constante... Não há mais fácil ou mais difícil, entre subir um morro a 100 km/h ou a 1 km/h. A diferença é a potência necessária - lembre potência é capacidade de realizar trabalho, aqui no caso, subir o morro.
Não necessariamente nessas situações, se precisa fazer mais força também. Bastaria apenas girar mais rápido - evidentemente, inviável para a bike...

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Postado Por: Rovari
Data de Publicação: 02 Jul 2019 as 08:38
Pensando bem, tô seriamente pensando em usar com uma coroa única... Falaram pra usar uma 36, mas não ficaria faltando marcha leve?? Ou será que o 36/50 daria conta na maioria das subidas??


Postado Por: ghd
Data de Publicação: 02 Jul 2019 as 08:53
Originalmente postado por Rovari Rovari escreveu:

Pensando bem, tô seriamente pensando em usar com uma coroa única... Falaram pra usar uma 36, mas não ficaria faltando marcha leve?? Ou será que o 36/50 daria conta na maioria das subidas??


Depende totalmente do local e a força da pessoa.

Para usuários comuns não competidores, a coroa 32 costuma ser o meio termo, a 34 um pouco mais pesada e a 36 bem pesada. Pra quem precisa bem leve pode usar a 30.

A 32/50 é um pouco mais pesada que a 26/42 e um pouco mais leve que uma 22/34.

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Postado Por: Rovari
Data de Publicação: 02 Jul 2019 as 10:10
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por Rovari Rovari escreveu:

Pensando bem, tô seriamente pensando em usar com uma coroa única... Falaram pra usar uma 36, mas não ficaria faltando marcha leve?? Ou será que o 36/50 daria conta na maioria das subidas??


Depende totalmente do local e a força da pessoa.

Para usuários comuns não competidores, a coroa 32 costuma ser o meio termo, a 34 um pouco mais pesada e a 36 bem pesada. Pra quem precisa bem leve pode usar a 30.

A 32/50 é um pouco mais pesada que a 26/42 e um pouco mais leve que uma 22/34.

Muito obrigado! Acho que vou de 32 mesmo! Daí mais pra frente compro uma 34 e uma 36, pq dependendo do terreno troco a coroa e adiciono uns elos da corrente e dá tudo certo!


Postado Por: ROBSONLARA
Data de Publicação: 18 Set 2019 as 17:50
Estou com uma relação 11-50 com alongador de gancheira e coroa única na frente de 36 dentes, achei tranquila para subir e olha que moro no interior de Minas e relevo é bem acidentado com bastante aclives.Realmente as relações do meio tem um LEG para passar e acho que é por causa de câmbio alívio que já rodou mais de três mil kms e mola já está bem frouxa, a intensão agora é trocar de câmbio. Em relação custo benefício, o valor é bem menor que comprar kits de 10, 11 ou 12 V. 


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 25 Set 2019 as 22:45
Eu sou sincero que pra um uso urbano, esses gaps são toleráveis. Se perde bastante tempo fazendo 12 trocas de marchas a cada poucas centenas de metros.
Gostaria de testar fazendo entregas. Em tese eu teria a mesma coisa que passando 2 marchas num sistema convencional, e menor que passando da coroa 22 para 32...

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Postado Por: DALMO
Data de Publicação: 13 Mar 2020 as 18:29
Se for o caso de economia, e o desejo de usar uma coroa apenas . Não seria mais sensato 1x 8v com K7 11 - 40 e coroa de 30 dentes. Final 2,72 e reduzida de 0,75, mais se a questão é 1x 9 a microshift já tá lançando um grupo 11-42.


Postado Por: Gutonobre
Data de Publicação: 17 Dez 2020 as 19:22
Eae pessoal, montei uma bike hídrida que atualmente está 1x10 (Coroa Narrow Wide 36, K7 11-36), resolvi dar um UP na configuração de marchas e comprei as seguintes peças:

- Coroa Narrow Wide 42T
- Cambio e Trocador Ltwoo 10v (com cage longo compatível com 50T)
- K7 11-50 10v

Será que vai ficar legal pra girar?

A minha híbrida é só pra uso urbano, pra treinos na cidade.


-------------
[MTB] Soul Volcano Darkside, peso 10,5kg.
[Road] Cervelo R5, peso 6.5kg.
[Acessórios] Ciclocomputador e radar Garmin / Samsung Watch 5 Pro.


Postado Por: rogerio_prazeres
Data de Publicação: 18 Dez 2020 as 15:50
Originalmente postado por Gutonobre Gutonobre escreveu:

Eae pessoal, montei uma bike hídrida que atualmente está 1x10 (Coroa Narrow Wide 36, K7 11-36), resolvi dar um UP na configuração de marchas e comprei as seguintes peças:

- Coroa Narrow Wide 42T
- Cambio e Trocador Ltwoo 10v (com cage longo compatível com 50T)
- K7 11-50 10v

Será que vai ficar legal pra girar?

A minha híbrida é só pra uso urbano, pra treinos na cidade.



Depende das ladeiras da cidade, mas se sua bike estava funcionando bem pra subidas com a relação 36x36 (maior cassete x coroa), acho que vai ficar bem legal sim. Vai ter relação mais leve e mais final com a 42x11.

Pode ser que digam que vai ter buracos na relação etc, mas pra uso em cidade isso não é fundamental. Preocupação com cadência é pra quem treina por horas em rodovias e estradões ou pra quem faz MTB mesmo.

Eu uso coroa única de 38T com cassete 11-36 de 8 velocidades na minha híbrida e não sinto problema nenhum com buracos na relação.


Postado Por: brunomedina
Data de Publicação: 18 Dez 2020 as 22:30
Dando a minha contribuição 
Estou usando uma relação de 10v no cassete na seguinte configuração

Cassete : Sunrace 11-42 
Pe de vela : Shimano Deore FC-M440 "customizado" , sairam as coroas 42 e 32 e entrou uma 36 . Ficando um pe de vela 36x22

Impressões : No pedal urbano  quase não precisa acionar a coroa 22, so quando a coisa apertar mesmo.

Eu era bem reticente a usar 2 coroas. Mas resolvi arriscar e não arrependo uma bike aro 26 quadro giant de entrada com um misto de peças de deore p cima , montei uma bike de 12.45kg oq eu julgo um bom numero. 
Eu acredito q se tivesse coragem de fazer 11-50 ou 11-46 com coroa unica iria entrar na casa dos 11kg. 

Uma coroa com 11-34 acho um passo ousado, tem que estar com fisico BEM em dia.

Como sempre brinco, para usar coroa unica o primeiro mandamento é PARE DE FUMAR( caso vc fume).
 


Postado Por: andrerusch
Data de Publicação: 17 Set 2021 as 11:42
Fala galera ,sou novo aqui no forum, dificilmente me manifesto, geralmente uso para adquirir conhecimento e e captar alguma ideias, acompanhando esse post, decidi expor a minha experiência com o sistema 1x9, ja uso esse sistema a uns 8 meses, para mim funciona bem, não perfeito mas funciona, hoje uso um cassete ZTTO 11/50, com pedivela ABSOLUTE coroa narrow wide 38 da marca MOTLUV, ja usei a coroa original do pedivela, mas acontecia muitas quedas da corrente, por isso acabei mudando para a narrow, melhorou mas as vezes a corrente ainda caia, usava um cambio traseiro ACERA RD-M3000, ele ja estava meio cansado, substitui ele pelo cambio da SUNRACE M9 9v indicado para uso de ate 51 dentes, ele também tem estabilizador selecionável onde você pode deixar a mola do cambio mais rígida melhorou consideravelmente o desempenho da bike, ficou muito bom, como descrito acima, não ficou perfeito por causa do escaloamento do cassete, 11 13 16 20 24 30 36 42 50 tem uns gaps, mas ja me acostumei com isso.
Geralmente faço pedais de 60 a 100 km  misto de asfalto e estradão de terra, como disse me atende bem, ja fiz pedal de 120 km com 2400 de elevação, foi de boas, as pernas tiveram que compensar um pouco a coroa 38, mas deu pra subir... fica aqui meu relato com a experiência no 1x9



Postado Por: rogerio_prazeres
Data de Publicação: 21 Set 2021 as 00:01
Originalmente postado por andrerusch andrerusch escreveu:

Fala galera ,sou novo aqui no forum, dificilmente me manifesto, geralmente uso para adquirir conhecimento e e captar alguma ideias, acompanhando esse post, decidi expor a minha experiência com o sistema 1x9, ja uso esse sistema a uns 8 meses, para mim funciona bem, não perfeito mas funciona, hoje uso um cassete ZTTO 11/50, com pedivela ABSOLUTE coroa narrow wide 38 da marca MOTLUV, ja usei a coroa original do pedivela, mas acontecia muitas quedas da corrente, por isso acabei mudando para a narrow, melhorou mas as vezes a corrente ainda caia, usava um cambio traseiro ACERA RD-M3000, ele ja estava meio cansado, substitui ele pelo cambio da SUNRACE M9 9v indicado para uso de ate 51 dentes, ele também tem estabilizador selecionável onde você pode deixar a mola do cambio mais rígida melhorou consideravelmente o desempenho da bike, ficou muito bom, como descrito acima, não ficou perfeito por causa do escaloamento do cassete, 11 13 16 20 24 30 36 42 50 tem uns gaps, mas ja me acostumei com isso.
Geralmente faço pedais de 60 a 100 km  misto de asfalto e estradão de terra, como disse me atende bem, ja fiz pedal de 120 km com 2400 de elevação, foi de boas, as pernas tiveram que compensar um pouco a coroa 38, mas deu pra subir... fica aqui meu relato com a experiência no 1x9
<br style="color: rgb34, 34, 34; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: small; : rgb255, 255, 255;">


Faltava apenas um cambio de 9v pra 50T e com "trava" pra isso vingar.

Quando eu abri esse tópico eu ainda tinha dúvida, mas hoje acho que pra MTB ainda é muito melhor ter gaps (que nem são absurdos pro MTB) do que ter que trocar a coroa no meio de uma subida.

Então sem dúvidas, é uma ótima opção pra quem faz MTB recreacional e não quer gastar uma pequena fortuna toda vez que for trocar corrente e cassete.

Tem mais detalhes sobre a construção desse cambio Sunrace? Tem umas fotos mais detalhadas dos eixos etc? Em qualidade de construção ele se parece mais um Alivio/Deore ou um Altus?


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 21 Set 2021 as 08:45
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Eu gostaria de ver um vídeo com alguém pedalando no 22x50.
Deve ser muito curioso (seja pela inclinação absurda pra usar isso, seja pela habilidade do biker em se equilibrar a 3km/h quando pedala)

opa

eu tenho "coroinha de emergência" na bike. uso 1x com cassete 9-50 e coroa 30, mas deixei a coroa menor do pedivela (22 dentes) pq onde ando tem umas subidas muito absurdas e eu gosto de tentar subir nelas pedalando, aí acabo usando 22-50. Sim é bastante reduzida mas não ao ponto de "não sair do lugar" como dizem. Consigo subir alguns trechos técnicos muito inclinados, que ninguém mais subiu, graças a essa relação.

Outro uso dessa coroinha é pra preservar os cogs maiores do cassete, já que onde ando passo a maior parte do tempo em subidas longas e inclinadas pra chegar no topo das trilhas (infelizmente é a lei cruel do mtb, tem q subir p descer). Durante maior parte desse tempo teria q usar a combinação 30-50. Como o cog 50 é de alumínio e não dá pra trocar ele avulso, uso a coroa 22 com os cogs um pouco menores (q são de aço) na tentativa de preservar um pouco cog 50.

Lembrando que não tenho câmbio dianteiro, o processo de troca pro cog 22 é manual. Só troco p coroinha quando o negócio fica inclinado mesmo, e depois troco de volta na mão. Tem gente q tira sarro mas não consegue subir onde subo rs.

Não estou incentivando ninguém a usar essa combinação, mesmo por que n é nem um pouco prático ficar botando mão na corrente p trocar de marcha, e não dá pra usar algumas marchas com a coroa 22 pq fica muito solta a corrente. O que quero dizer é que relações extremamente leves podem ter sim seu uso justificado.


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Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: rogerio_prazeres
Data de Publicação: 21 Set 2021 as 14:47
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Eu gostaria de ver um vídeo com alguém pedalando no 22x50.
Deve ser muito curioso (seja pela inclinação absurda pra usar isso, seja pela habilidade do biker em se equilibrar a 3km/h quando pedala)


opa

eu tenho "coroinha de emergência" na bike. uso 1x com cassete 9-50 e coroa 30, mas deixei a coroa menor do pedivela (22 dentes) pq onde ando tem umas subidas muito absurdas e eu gosto de tentar subir nelas pedalando, aí acabo usando 22-50. Sim é bastante reduzida mas não ao ponto de "não sair do lugar" como dizem. Consigo subir alguns trechos técnicos muito inclinados, que ninguém mais subiu, graças a essa relação.

Outro uso dessa coroinha é pra preservar os cogs maiores do cassete, já que onde ando passo a maior parte do tempo em subidas longas e inclinadas pra chegar no topo das trilhas (infelizmente é a lei cruel do mtb, tem q subir p descer). Durante maior parte desse tempo teria q usar a combinação 30-50. Como o cog 50 é de alumínio e não dá pra trocar ele avulso, uso a coroa 22 com os cogs um pouco menores (q são de aço) na tentativa de preservar um pouco cog 50.

Lembrando que não tenho câmbio dianteiro, o processo de troca pro cog 22 é manual. Só troco p coroinha quando o negócio fica inclinado mesmo, e depois troco de volta na mão. Tem gente q tira sarro mas não consegue subir onde subo rs.

Não estou incentivando ninguém a usar essa combinação, mesmo por que n é nem um pouco prático ficar botando mão na corrente p trocar de marcha, e não dá pra usar algumas marchas com a coroa 22 pq fica muito solta a corrente. O que quero dizer é que relações extremamente leves podem ter sim seu uso justificado.





É uma boa ideia, sem dúvidas. Os cogs intermediários sempre acabam por último e trocar coroa de 1x na mão é super tranquilo. Eu deixei o 22 reserva na minha tb, mas acaba que só uso quando quero ficar brincando de empinar etc.

Eu creio que se trocar a corrente no tempo certo, desgaste nos cogas de alumínio não são um grande problema. Eu sempre perco os cogs pequenos primeiro e o custo de trocá-los separados geralmente não compensa e acabo trocando o cassete inteiro.

Mas cada caso é um caso e economizar é sempre bom. Melhor pro bolso e melhor pro meio ambiente.


Postado Por: andrerusch
Data de Publicação: 27 Set 2021 as 15:19
Originalmente postado por rogerio_prazeres rogerio_prazeres escreveu:

Originalmente postado por andrerusch andrerusch escreveu:

Fala galera ,sou novo aqui no forum, dificilmente me manifesto, geralmente uso para adquirir conhecimento e e captar alguma ideias, acompanhando esse post, decidi expor a minha experiência com o sistema 1x9, ja uso esse sistema a uns 8 meses, para mim funciona bem, não perfeito mas funciona, hoje uso um cassete ZTTO 11/50, com pedivela ABSOLUTE coroa narrow wide 38 da marca MOTLUV, ja usei a coroa original do pedivela, mas acontecia muitas quedas da corrente, por isso acabei mudando para a narrow, melhorou mas as vezes a corrente ainda caia, usava um cambio traseiro ACERA RD-M3000, ele ja estava meio cansado, substitui ele pelo cambio da SUNRACE M9 9v indicado para uso de ate 51 dentes, ele também tem estabilizador selecionável onde você pode deixar a mola do cambio mais rígida melhorou consideravelmente o desempenho da bike, ficou muito bom, como descrito acima, não ficou perfeito por causa do escaloamento do cassete, 11 13 16 20 24 30 36 42 50 tem uns gaps, mas ja me acostumei com isso.
Geralmente faço pedais de 60 a 100 km  misto de asfalto e estradão de terra, como disse me atende bem, ja fiz pedal de 120 km com 2400 de elevação, foi de boas, as pernas tiveram que compensar um pouco a coroa 38, mas deu pra subir... fica aqui meu relato com a experiência no 1x9
<br style="color: rgb34, 34, 34; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: small; : rgb255, 255, 255;">


Faltava apenas um cambio de 9v pra 50T e com "trava" pra isso vingar.

Quando eu abri esse tópico eu ainda tinha dúvida, mas hoje acho que pra MTB ainda é muito melhor ter gaps (que nem são absurdos pro MTB) do que ter que trocar a coroa no meio de uma subida.

Então sem dúvidas, é uma ótima opção pra quem faz MTB recreacional e não quer gastar uma pequena fortuna toda vez que for trocar corrente e cassete.

Tem mais detalhes sobre a construção desse cambio Sunrace? Tem umas fotos mais detalhadas dos eixos etc? Em qualidade de construção ele se parece mais um Alivio/Deore ou um Altus?

Segue o link do cambio Sunrace no mercado livre..

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2009527380-cmbio-traseiro-mtb-sunrace-m9-9v-m900-cage-longo-para-50d-_JM?quantity=1

a noite tiro umas fotos dele instalado na bike...





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