Imprimir Página | Fechar Janela

bike na contramão

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
Descrição Fórum: Fórum para discutir o uso da bicicleta como meio de transporte - Qualquer assunto relacionado, incluindo indicação de bikes e peças, devem ser discutidos aqui. Exceto cicloturismo.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=93561
Data da Impressão: 19 Abr 2024 as 02:06
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: bike na contramão
Postado Por: 0cool
Assunto: bike na contramão
Data de Publicação: 04 Abr 2018 as 13:23
Galera, vou começar a ir de bike pra universidade, são mais ou menos 3/4 km ida e volta no transito, por sorte as ruas não são MUITO movimentadas porém não tem ciclofaixa, mas para alguém que não tem experiencia com bike no trânsito já é pra se preocupar... Tenho 18 anos e só usava bike pra lazer mesmo. A questão é que no meu trajeto tem uma parte que eu poderia ir na contramão e isso iria diminuir meu trajeto em quase 1 km, e iria facilitar muito as coisas, sei que isso é proibido mas realmente dá algum problema? Algum usuário do fórum já foi parado por andar na contramão?
Obs: O trajeto é bem curto, e é DENTRO DO CAMPUS. ( oq me deixam menos receoso)
Outra coisa, vocês fazem 3 km em mais ou menos quanto tempo? Com uma bike comum, e relativamente rápido?



Respostas:
Postado Por: Leo Amaral
Data de Publicação: 04 Abr 2018 as 13:31
Indo de boa, em terreno plano, 20km/h. 4km = 12 minutos.

Se for a 15km/h, que seria tipo passeio e não mobilidade, cerca de 15 minutos.

Sinceramente, mesmo dentro do Campus não vale a pena ir na contramão.



-------------
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.


Postado Por: 0cool
Data de Publicação: 04 Abr 2018 as 13:34
Pô, não sabia q ir na contramão é tão ruim assim, vejo isso direto no trânsito. Por que exatamente não valeria a pena ir mesmo dentro do campus? O trecho não é movimentado e a rua é bem larga até...


Postado Por: jh1991
Data de Publicação: 04 Abr 2018 as 13:55
Originalmente postado por 0cool 0cool escreveu:

Pô, não sabia q ir na contramão é tão ruim assim, vejo isso direto no trânsito. Por que exatamente não valeria a pena ir mesmo dentro do campus? O trecho não é movimentado e a rua é bem larga até...

quando você tá andando a pé e da um encontrão com uma pessoa o que acontece? maioria das vezes fica um vai pro lado vai pro outro e quase se para. 

Um motorista de carro vai fazer a mesma coisa ao se deparar com você, com o adendo que ele tá no carro e vc de bike.


-------------
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1


Postado Por: 288vm
Data de Publicação: 04 Abr 2018 as 14:30
Não vejo problema, ja andei muito na contra mão(hoje evito ao máximo, pois meu pedal é focado em treino, então não tem o porque de cortar caminho), porem cuidado redobrado, se for em horário noturno não recomendo e caso cause algum acidente, o culpado será você, esteja ciente disso.

Ninguem vai lhe parar, lhe multar, aprender a sua bike por conta disso 


-------------
https://www.strava.com/athletes/16179293
Bikes:
Scott Yz1 2003 - Aro 26 / 24 marchas
Scott Scale 980 2018 - Aro 29 / NX 1x11
Niner Air 9 RDO MY-19 - Aro 29 / GX 1x12


Postado Por: RuanRAC
Data de Publicação: 04 Abr 2018 as 14:31
pense o seguinte, quando você está de carro e vai entrar em uma rua qual lado você olha mais? o da mão ou o da contramão? vá por mim, pegar contramão é um perigo grande até para quem é experiente, para quem não é é suicídio.


Postado Por: JcFiebig
Data de Publicação: 04 Abr 2018 as 14:35
E pense pelo lado ético, por mais besta que isso pareça ser: você sabe que é errado andar na contramão, logo...!

No Brasil temos essa cultura do jeitinho... O cidadão sabe que tá fazendo errado, mas faz por conforto. Não seja esse brasileiro. Seja a mudança!


-------------
https://www.strava.com/athletes/18555940
Bike Team Palmeira
Oggi Big Wheel 7.3 2017
Caloi Strada Racing 2017


Postado Por: Gryphon
Data de Publicação: 04 Abr 2018 as 15:03
Uma maneira de pensar o problema:
- O ciclista pedala a 18 km/h ou 5 m/s;
- O carro se move a 54 km/h ou 15 m/s.
Se o carro e a bicicleta se movem no mesmo sentido a diferença de velocidades é de  72 km/h ou 20 m/s.
Se o carro e a bicicleta se movem em sentidos contrários, a diferença de velocidades é de 36 km/h ou 10 m/s.

O problema das composições de velocidade não é apenas a de energia de impacto. Tão importante quanto isso são os tempos.
No exemplo, se a bike está no mesmo sentido do veículo, o motorista tem o dobro do tempo para reconhecer o ciclista e o dobro do tempo para reagir e desviar ou frear. Em sentidos opostos, os tempos de percepção, reconhecimento, decisão e reação são muito menores.

Essas estatísticas foram feitas em casos reais e reensaiadas em simulações no mundo todo. Andar na contramão  sempre é pior que andar na mão.

Qual a situação que engana o ciclista que decide andar na contramão, achando que está fazendo o certo?
- Em primeiro lugar, é mais difícil para o ciclista perceber um carro que venha de trás dele. Um carro que venha da frente é visivelmente reconhecível facilmente;
- É um erro bastante comum que o ciclista acredite que uma vez que ele pode ver o carro, intua que o motorista também o está vendo. Este erro é o que mais mata crianças pequenas.

Qual a solução?
A visão do ciclista deve sempre estar focada para frente e para o entorno da bike, mas é perigoso olhar para trás, e retrovisores nem sempre são realmente úteis na bicicleta.
O melhor "retrovisor" que um ciclista deve ter são seus ouvidos. Um bom ciclista está tão atento à sua audição quanto está na sua visão. Este é o conceito.

Um dos maiores erros de segurança que um ciclista comete, e causa constante de acidentes com bicicletas ocorre quando o ciclista usa fones de ouvido para ouvir música enquanto pedala.  Em nome da segurança, este hábito deve ser evitado a qualquer custo.


Postado Por: Diogenez
Data de Publicação: 04 Abr 2018 as 15:04
Mestre, tu já andou de carro com um ciclista na contramão em uma via de mão unica ?

A possibilidade de causar um acidente grave é muito grande, eu como ciclista já arrisquei fazer isso também e por algumas vezes já quase fui atropelado ou voei por cima de algum capo

Agora por mais longo que seja meu trajeto, não ando na contra mão e não recomendo também

Pedala este pouco a mais e seja feliz :D


Postado Por: 0cool
Data de Publicação: 04 Abr 2018 as 15:16
Galera, eu entendo que é bastante perigoso, mas eu cogito andar na contramão justamente por ser dentro do Campus da universidade, onde tem limite de velocidade, e a rua é espaçosa também, em breve posso postar uma foto dela, pra vocês avaliarem. Eu nunca iria fazer o mesmo em uma avenida, ou rua movimentada. O ideal mesmo seria ciclovias, mas né... Brasil.


Postado Por: Gryphon
Data de Publicação: 04 Abr 2018 as 15:26
Sobre o tempo de deslocamento.

Eu fazia curso técnico no começo dos anos 80 na Escola Técnica Federal de São Paulo.
Da minha casa na escola eram exatamente 3,5 km, e não tinha ônibus direto. O ônibus que tinha era sempre demorado, vinha cheio, tinha muito pouco tempo para entrar pela frente, atravessar o ônibus inteiro com gente espremida feito sardinha em lata para descer no ponto e ainda tinha que caminhar mais 1 km até a escola.

Na época, meu pai me deu uma Caloi Barraforte. Bicicleta pesadona, sem marcha e com um freio que não freava nem em pensamento. E com pneus balão, não era uma bicicleta boa de embalo. Mas foi com ela que me servi.

Depois que peguei o jeito, eu ia de casa para a escola e vice versa em apenas 15 minutos, fizesse tempo seco ou caindo um dilúvio.

Na época muita gente me criticou porque achava que eu penava, principalmente no frio e na chuva.
Só que se eu computasse o tempo que eu ficaria esperando o ônibus e depois caminhando do ponto até a escola e vice versa, na bicicleta eu sofria muito menos.

Me lembro que eu praticamente considerava que a escola ficava "ao lado" de casa, tal a facilidade de ir e voltar.
Cansei de precisar de alguma coisa que deixei em casa, e pegava a bicicleta no começo do intervalo e conseguia voltar a tempo da próxima aula.

Hoje, com a dependência do automóvel, muita gente acha isso "impossível" e considera que essa minha experiência é uma fantasia.
Hoje, até para ir na padaria as pessoas precisam de SUV paquidérmica...


Postado Por: 0cool
Data de Publicação: 04 Abr 2018 as 17:03
Sim, usei ônibus minha vida inteira, única coisa que ganhei foi frustração e stress além da perda de tempo de 1/2 horas. Agora só resta convencer minha mãe, já que ela acha muito perigoso andar de bicicleta e pelos assaltos... Vai ser uma tarefa difícil. CryCry


Postado Por: DavidGSP
Data de Publicação: 04 Abr 2018 as 17:13
na teoria todas avenidas tem limite de velocidade, regras mas é Brasil né uma minoria não respeita o próximo. É sabido também que devido a falta de estrutura viária, ou pela falta de segurança, ou para evitar uma avenida que seja mais seguro vc ir errado do que ir certo, confesso que tenho um trecho no meu trajeto (Av Celso Garcia em SP que pego para evitar uma pior que é a Radial) que juro pra vc é mais seguro e tranquilo ir na contramão alternando pela linha amarela que indica no meio da pista que indica mão dupla(é nessa linha que vai a maioria dos ciclistas, por ter um pequeno trecho de ciclovia nesse lado no começo que depois termina e vc se obriga a ficar na contramão, por ter bem menos movimento de carros e onibus desse lado, por ter poucos cruzamentos que entram carros, se vier um carro no sentido certo é só esperar ele passar e continuar já que demora pra passar outro carro), do que ir no lado certo pela faixa de onibus que não respeitam vc e te fecham para parar no ponto, passam tirando fina, te obrigando a pedalar rápido ocupando uma faixa inteira. Mas saiba que vc terá que ter a atenção redobrada, ter muita experiência urbana já que vc diz não ter, respeitar todo mundo mais do que vc ja respeitaria ja que a preferencia nunca será sua, saber o que está fazendo pq se der merda vc será o culpado mesmo não sendo.


Postado Por: Daniel Moreira
Data de Publicação: 04 Abr 2018 as 17:22
Sobre andar na contra mão. Simplesmente não. É um risco desnecessário. Por mais seguro que possa parecer pra você. 

A ÚNICA situação em que eu indicaria andar na contra mão, é se você puder ir pela calçada, e que não tenha muito movimento, mas também não é a melhor das ideias, pois pedestre é ainda mais desleixado, e pra você atropelar um é facinho.

Eu por exemplo faço um trecho em contra mão porque vou na calçada, só que essa calçada que eu pego é subida bem íngreme, aí eu vou bem devagar, e ainda assim economizo um puta tempo, porque se eu fosse pela estrada na via correta, ia dar uma volta enorme. Economizo uns 5 minutos nisso. Não é muito, mas dentro de m percurso total de 10 km, 5 minutos é uma eternidade.

Sobre o tempo: Eu ando BEM rápido, pilotagem agressiva - e as vezes até perigosa - literalmente soco a bota. Faço 10km em 40 minutos. Isso é pouco, porque apesar da "pilotagem agressiva", eu paro nos faróis vermelhos e pego muita subida.






Postado Por: christianmdt
Data de Publicação: 04 Abr 2018 as 18:15
Originalmente postado por 0cool 0cool escreveu:

Galera, eu entendo que é bastante perigoso, mas eu cogito andar na contramão justamente por ser dentro do Campus da universidade, onde tem limite de velocidade, e a rua é espaçosa também, em breve posso postar uma foto dela, pra vocês avaliarem. Eu nunca iria fazer o mesmo em uma avenida, ou rua movimentada. O ideal mesmo seria ciclovias, mas né... Brasil.


Seos argumentos de perigo ou legal nao convencem, que tal o argumento da multa?
A partir da abril de 2018 cicliatas e pedestres poderao e serao multados.


Postado Por: christianmdt
Data de Publicação: 04 Abr 2018 as 18:17
Originalmente postado por Daniel Moreira Daniel Moreira escreveu:

Sobre andar na contra mão. Simplesmente não. É um risco desnecessário. Por mais seguro que possa parecer pra você. 

A ÚNICA situação em que eu indicaria andar na contra mão, é se você puder ir pela calçada, e que não tenha muito movimento, mas também não é a melhor das ideias, pois pedestre é ainda mais desleixado, e pra você atropelar um é facinho.

Eu por exemplo faço um trecho em contra mão porque vou na calçada, só que essa calçada que eu pego é subida bem íngreme, aí eu vou bem devagar, e ainda assim economizo um puta tempo, porque se eu fosse pela estrada na via correta, ia dar uma volta enorme. Economizo uns 5 minutos nisso. Não é muito, mas dentro de m percurso total de 10 km, 5 minutos é uma eternidade.

Sobre o tempo: Eu ando BEM rápido, pilotagem agressiva - e as vezes até perigosa - literalmente soco a bota. Faço 10km em 40 minutos. Isso é pouco, porque apesar da "pilotagem agressiva", eu paro nos faróis vermelhos e pego muita subida.







Me desculpe mas ta completamente errado de pegar a calcada e ir na contramao.
Sao ciclistaa que acham que pode tudo e que regras sao somente para os outros que detonam o ciclismo urbano, o cicloativismo e a possibilidade de ser respeitado na cidade


Postado Por: Leo Amaral
Data de Publicação: 04 Abr 2018 as 19:38
Originalmente postado por 0cool 0cool escreveu:

Galera, eu entendo que é bastante perigoso, mas eu cogito andar na contramão justamente por ser dentro do Campus da universidade, onde tem limite de velocidade, e a rua é espaçosa também, em breve posso postar uma foto dela, pra vocês avaliarem. Eu nunca iria fazer o mesmo em uma avenida, ou rua movimentada. O ideal mesmo seria ciclovias, mas né... Brasil.


Não faça isso, mesmo que seja em uma via que passam carros apenas uma vez por ano. Vai que você o encontra exatamente naquele dia.

Além disso, não é ético. Como foi dito, dê o exemplo. Faça a coisa certa.

-------------
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.


Postado Por: leandro_amaral
Data de Publicação: 04 Abr 2018 as 22:06
Eu vou na contra mão por 100 ou 200m, + - isso, se não vou dar uma puta volta e passar por lugares perigosos 


Postado Por: katan
Data de Publicação: 04 Abr 2018 as 23:38
Cara, se você se importa com as questões éticas e/ou com o julgamento do pessoal daqui, você pode pegar esse pequeno pedaço de caminho e simplesmente andar. Desmonta da bicicleta, sobe na calçada e anda até o outro ponto.

Uma coisa que tenho feito, quando o caminho permite, é: fechou o sinal, eu paro a bike, desço, atravesso a faixa de pedestre andando, monto novamente e sigo meu caminho. Mas isso também depende do tipo de sinal (cruzamento ou apenas pedestre, por exemplo), horário, tipo de pedal que tô fazendo (mais bruto ou mais leve)..

No seu caso, eu faria esse 1km a mais simplesmente pra ir acostumando o corpo a pedalar cada vez mais. Daqui a pouco cê tá dando umas duas voltas no campus só pra fazer um caminho mais longo rs

Porém, avalie os riscos e tome suas decisões. Não espere que alguém aqui te indique a andar na contramão, por mais que possamos fazer isso de vez em quando, porque indicar isso é irresponsável e pode colocar ainda outros ciclistas iniciantes em risco pois "os cara tão falando que pode, então tá tranquilo". A responsabilidade é sua.


Postado Por: RuanRAC
Data de Publicação: 05 Abr 2018 as 07:17
cara eu saquei, é dentro da universidade e você disse que vai devagar, aqui na UFRN mão e contramão são conceitos abstratos então eu acho que entendo seu ponto. Quer ir pela contramão? vá mas saiba que você está errado e qualquer merda que der você está errado, só isso. Cuidado, bons pedais e não atropele ninguém andando na calçada.


Postado Por: joaoandre1990
Data de Publicação: 05 Abr 2018 as 10:18
É certo andar na contramão? NÃO, É PERIGOSO! Principalmente no trânsito... Se você estiver pedalando na rua, JAMAIS pegue a contramão.

Agora, existe uma multa pra ciclista que anda na contramão? Também NÃO!

Mas eu entendo seu ponto... Algumas vezes, DENTRO DO CAMPUS, dependendo do horário (se não tiver movimento) eu também pego a contra, porém com muita atenção pra não causar um acidente. Uma das facilidades que a bike oferece é a possibilidade de cortar caminhos, por outro lado, essa prática exige uma série de cuidados.

Tenha uma coisa em mente: se der merda a culpa é sua! Cabe a você avaliar se vale a pena assumir o risco... Mas seria hipocrisia dizer pra você não cometer tal irresponsabilidade, visto que todo cilicista uma vez na vida já pedalou na contramão.


-------------
NO GEARS, NO PROBLEMS!


Postado Por: christianmdt
Data de Publicação: 05 Abr 2018 as 11:05
Originalmente postado por joaoandre1990 joaoandre1990 escreveu:

É certo andar na contramão? NÃO, É PERIGOSO! Principalmente no trânsito... Se você estiver pedalando na rua, JAMAIS pegue a contramão.

Agora, existe uma multa pra ciclista que anda na contramão? Também NÃO!

Mas eu entendo seu ponto... Algumas vezes, DENTRO DO CAMPUS, dependendo do horário (se não tiver movimento) eu também pego a contra, porém com muita atenção pra não causar um acidente. Uma das facilidades que a bike oferece é a possibilidade de cortar caminhos, por outro lado, essa prática exige uma série de cuidados.

Tenha uma coisa em mente: se der merda a culpa é sua! Cabe a você avaliar se vale a pena assumir o risco... Mas seria hipocrisia dizer pra você não cometer tal irresponsabilidade, visto que todo cilicista uma vez na vida já pedalou na contramão.


Esta equivocado meu amigo, o contrqn regulamentou multa para quem anda de bicicleta na calcada e na contramao.
Leia, se informe, pesquise no google.
Tem ate apreensao de bike. Aqyi no forum tem varios topicos sobre isso.


Postado Por: DiegoAsro
Data de Publicação: 05 Abr 2018 as 11:38
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

Originalmente postado por joaoandre1990 joaoandre1990 escreveu:

É certo andar na contramão? NÃO, É PERIGOSO! Principalmente no trânsito... Se você estiver pedalando na rua, JAMAIS pegue a contramão.
Agora, existe uma multa pra ciclista que anda na contramão? Também NÃO!

Mas eu entendo seu ponto... Algumas vezes, DENTRO DO CAMPUS, dependendo do horário (se não tiver movimento) eu também pego a contra, porém com muita atenção pra não causar um acidente. Uma das facilidades que a bike oferece é a possibilidade de cortar caminhos, por outro lado, essa prática exige uma série de cuidados.

Tenha uma coisa em mente: se der merda a culpa é sua! Cabe a você avaliar se vale a pena assumir o risco... Mas seria hipocrisia dizer pra você não cometer tal irresponsabilidade, visto que todo cilicista uma vez na vida já pedalou na contramão.


Esta equivocado meu amigo, o contrqn regulamentou multa para quem anda de bicicleta na calcada e na contramao.
Leia, se informe, pesquise no google.
Tem ate apreensao de bike. Aqyi no forum tem varios topicos sobre isso.




O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) suspendeu nessa quinta-feira, 15, os efeitos da Resolução 706/2017, que regulamenta os procedimentos para  http://vadebike.org/2017/10/multas-para-ciclistas-calcada-quais-sao-valores/" rel="nofollow - autuação de pedestres e ciclistas  por infrações cometidas no trânsito. A suspensão foi feita através da  http://www.denatran.gov.br/images/Resolucoes/Resolucao7312018.pdf" rel="nofollow - resolução 731/2018 , assinada pelo presidente do Contran e diretor do Denatran, Maurício José Alves Pereira, em plenária no 60º Encontro Nacional dos Detrans, em João Pessoa/PB


Postado Por: joaoandre1990
Data de Publicação: 05 Abr 2018 as 12:09
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

[QUOTE=joaoandre1990] É certo andar na contramão? NÃO, É PERIGOSO! Principalmente no trânsito... Se você estiver pedalando na rua, JAMAIS pegue a contramão.

Agora, existe uma multa pra ciclista que anda na contramão? Também NÃO!

Mas eu entendo seu ponto... Algumas vezes, DENTRO DO CAMPUS, dependendo do horário (se não tiver movimento) eu também pego a contra, porém com muita atenção pra não causar um acidente. Uma das facilidades que a bike oferece é a possibilidade de cortar caminhos, por outro lado, essa prática exige uma série de cuidados.

Tenha uma coisa em mente: se der merda a culpa é sua! Cabe a você avaliar se vale a pena assumir o risco... Mas seria hipocrisia dizer pra você não cometer tal irresponsabilidade, visto que todo cilicista uma vez na vida já pedalou na contramão.



christianmdt
Leia, se informe, pesquise no google, você meu amigo!


-------------
NO GEARS, NO PROBLEMS!


Postado Por: PILOTO DE FUGA
Data de Publicação: 05 Abr 2018 as 13:27
eu até final do ano passado quando me formei, usava a bike pra ir pra escola todos dias, pegava uns 500 metros de contramão pq senão teria q dar uma puta volta, ia pela calçada, 7 da manhã pouquíssimos pedestres na rua mas já com bastante fluxo de carros, era melhor ir pela calçada doq atrapalhar todo o trânsito e arriscar ainda ser atropelado


Postado Por: katan
Data de Publicação: 05 Abr 2018 as 15:14
"A condução na contramão também continua sem pena, visto que há erro no art. 255 – que se refere ao parágrafo único do art. 59, inexistente, quando deveria se referir ao art. 58."

http://advogadocgr.com.br/2018/o-relator-s02e06-multa-para-ciclistas/


Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

Originalmente postado por joaoandre1990 joaoandre1990 escreveu:

É certo andar na contramão? NÃO, É PERIGOSO! Principalmente no trânsito... Se você estiver pedalando na rua, JAMAIS pegue a contramão.

Agora, existe uma multa pra ciclista que anda na contramão? Também NÃO!

Mas eu entendo seu ponto... Algumas vezes, DENTRO DO CAMPUS, dependendo do horário (se não tiver movimento) eu também pego a contra, porém com muita atenção pra não causar um acidente. Uma das facilidades que a bike oferece é a possibilidade de cortar caminhos, por outro lado, essa prática exige uma série de cuidados.

Tenha uma coisa em mente: se der merda a culpa é sua! Cabe a você avaliar se vale a pena assumir o risco... Mas seria hipocrisia dizer pra você não cometer tal irresponsabilidade, visto que todo cilicista uma vez na vida já pedalou na contramão.


Esta equivocado meu amigo, o contrqn regulamentou multa para quem anda de bicicleta na calcada e na contramao.
Leia, se informe, pesquise no google.
Tem ate apreensao de bike. Aqyi no forum tem varios topicos sobre isso.


Postado Por: katan
Data de Publicação: 05 Abr 2018 as 15:16
Mas independente de infração ou não, risco ou não, pelo menos a calçada cês respeite, viu. Pela incolumidade do pedestre etc, o elo mais fraco.. Eu fico um bocado PUTO com bicicletas e motos na calçada. Mais com motos que com bicicletas, claro rs


Postado Por: 0cool
Data de Publicação: 06 Abr 2018 as 00:52
Galera, esse foi meu primeiro tópico. Não esperava uma discussão tão grande, cada um tem sua opinião, e expôs ela, acho que a parte das leis, querendo ou não é irrelevante em certos casos, já que não é muito comum, as bicicletas serem multadas ou apreendidas, justamente pela falta de fiscalização (posso estar errado). Mas na minha humilde opinião, a contramão e a calçada é válido em várias situações... Uma mãe/pai levando seu filho(a) para escola de bicicleta, por que ele se arriscaria no trânsito disputando com os carros, pondo sua vida e do seu filho(a) em risco? Ao invés disso poderia muito bem ir pela calçada respeitando os pedestres em baixa velocidade (E convenhamos, é muito difícil, causar um acidente na calçada em baixa velocidade, quanto mais matar uma pessoa). E a outra situação do colega acima, que prefere cortar caminho pela contramão, para não passar por um lugar perigoso. Acima de tudo, o mais importante é preservar a sua vida. Eu particularmente não estou afim de ser roubado, ou pior, roubado e esfaqueado/baleado por esses marginais (Oq é totalmente comum se você mora nas capitais do Brasil).
Eu acabei decidindo em ir pelo caminho mais longo. Apesar de achar o outro caminho inofensivo, eu não dirijo, portanto, não sei oq passa na cabeça dos motoristas. É isso.  



Postado Por: PILOTO DE FUGA
Data de Publicação: 06 Abr 2018 as 08:10
Eu particularmente acho q tem muita frescura a respeito de pedalar na calçada, na contramão eu concordo q é perigoso, mas na calçada.... se tu tem o minimo de noção tu n vai andar a mais de 8-10 kmh junto dos pedestres, e se tua bike tem qualquer freio, pode ser um freio vbrake de plastico de 20 pila, se tu freia a 10 kmh ela para na hora, em muito menos de 1 metro, ou seja... chance de atropelamento e minima. E outra, transito intenso é bem assustador pra quem n tá acostumado, no começo tu n tem tanta nocao de quanto os motoristas te respeitam e te enxergam, enquanto tu pode atravessar a rua andando junto com os carros, trocando de faixa em faixa conforme possivel, mta gente vai parar a bike e esperar pra atravessar empurrando, coisa q vai demorar bem mais e q inclusive é mais perigoso


Postado Por: christianmdt
Data de Publicação: 06 Abr 2018 as 08:21
Originalmente postado por PILOTO DE FUGA PILOTO DE FUGA escreveu:

Eu particularmente acho q tem muita frescura a respeito de pedalar na calçada, na contramão eu concordo q é perigoso, mas na calçada.... se tu tem o minimo de noção tu n vai andar a mais de 8-10 kmh junto dos pedestres, e se tua bike tem qualquer freio, pode ser um freio vbrake de plastico de 20 pila, se tu freia a 10 kmh ela para na hora, em muito menos de 1 metro, ou seja... chance de atropelamento e minima. E outra, transito intenso é bem assustador pra quem n tá acostumado, no começo tu n tem tanta nocao de quanto os motoristas te respeitam e te enxergam, enquanto tu pode atravessar a rua andando junto com os carros, trocando de faixa em faixa conforme possivel, mta gente vai parar a bike e esperar pra atravessar empurrando, coisa q vai demorar bem mais e q inclusive é mais perigoso


Nao e frescura parça, e lei. E ao contrario do que disseram nos posts anteriores a lei nao foi revogada, so foi adiada para o ano que vem.

Seguindo a sua logica:
Qual o o problema de sonegar imposto? O camarada vai preso!
Qual e o problema de criar uma banca de jogo do bicho?


Sao normas que regem o convivio pacifico de uma sociedade e nao precisam dessa logica direta de atitude e risco. E outra, quem vai ser o juiz de lei boa e lei ruim?

Quer ver outro problema da sua logica? 100 ciclistas a 10 por hora na calcada? Calcada com idosos? Saida de escola? Ciclistas dando grau?

Para quem acha que pode escolher as leis que cumpre eu digo: nao sao muito diferentes de temer, de dilma, de odebretch, de oas...


Postado Por: christianmdt
Data de Publicação: 06 Abr 2018 as 08:38
Originalmente postado por 0cool 0cool escreveu:

Galera, esse foi meu primeiro tópico. Não esperava uma discussão tão grande, cada um tem sua opinião, e expôs ela, acho que a parte das leis, querendo ou não é irrelevante em certos casos, já que não é muito comum, as bicicletas serem multadas ou apreendidas, justamente pela falta de fiscalização (posso estar errado). Mas na minha humilde opinião, a contramão e a calçada é válido em várias situações... Uma mãe/pai levando seu filho(a) para escola de bicicleta, por que ele se arriscaria no trânsito disputando com os carros, pondo sua vida e do seu filho(a) em risco? Ao invés disso poderia muito bem ir pela calçada respeitando os pedestres em baixa velocidade (E convenhamos, é muito difícil, causar um acidente na calçada em baixa velocidade, quanto mais matar uma pessoa). E a outra situação do colega acima, que prefere cortar caminho pela contramão, para não passar por um lugar perigoso. Acima de tudo, o mais importante é preservar a sua vida. Eu particularmente não estou afim de ser roubado, ou pior, roubado e esfaqueado/baleado por esses marginais (Oq é totalmente comum se você mora nas capitais do Brasil).
Eu acabei decidindo em ir pelo caminho mais longo. Apesar de achar o outro caminho inofensivo, eu não dirijo, portanto, não sei oq passa na cabeça dos motoristas. É isso.  



O grande problema aqui e a premissa que esta equivocada.
Obedecer as regras e leis do seu pais NAO E UMA QUESTAO DE OPINIAO.

E uma questao de etica.
E digo mais: para quem acha que pode andar na contramao e na calcada fica aqui a minha torcida para que encontrem policiais ou guardinhas de transito no caminho e tenham suas bicicletas apreendidas ou paguem a multa, ou nao paguem e tomem uma execucao fiscal do detran!
Nao se preocupem se a fiscalizacao nao te pegar logo...um dia ela pega...


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 06 Abr 2018 as 09:37
É uma questão bem complexa... Porto Alegre gira quase toda no sentido horário... Ainda não pedalei, mas to me coçando pelas elétricas do Itaú...
Pra mim ir de ponto A até ponto B, dá uma boa diferença, seguindo a mão certa... A pé, dá 1,2 km, de carro 7,7 km... Se eu cruzar uma rua, já cai pra 3,4 km de carro... "Culpa" das ruas de mão única, algumas sem tráfego quase...

Dependendo a situação, não é lá o fim do mundo cortar caminho pela contra-mão... Penso que cabe o bom senso de avaliar se o momento é propício ou não... Pedalar NO TRÂNSITO é uma coisa BEM DIFERENTE de pedalar numa rua deserta com espaço para 5 carros...
Ainda assim, o risco sempre será maior, e a atenção deve ser maior...

Só que cá pra nós que a diferença é nula... 1 km de bike não é nada... Se fossem 10km, até justificaria... E como o colega acima disse, não custa desce e empurrar...


Postado Por: katan
Data de Publicação: 06 Abr 2018 as 11:50
Véi, o pensamento "vou economizar 5 minutos aqui na contramão ou em cima da calçada" é o mesmo que "vou economizar 1 minuto aqui fazendo uma conversão errada" de um motorista, ou "vou economizar 3 segundos tirando fina desse ciclista".

Calçada é pra pedestre, bicicleta não deve andar na contramão. Por mais que não tivesse lei dizendo isso, continuaria do mesmo jeito porque isso é fruto de estudos também. Não foi um legislado apenas que num belo dia chegou e "quer saber? vou botar isso na lei já que não tô fazendo nada". Sim, podem existir leis injustas que devem ser infringidas e combatidas, mas essas não chegam nem perto e, como disse, estudos etc confirmam essas leis.

Na contramão você coloca você mesmo em risco, os motoristas e até os pedestres, que por não esperarem um veículo naquele sentido, poderão tomar uma atitude um pouco mais descuidada. Imagina cê só esbarra num idoso. Já era, é uma bacia quebrada, uma ferida que não cicatriza e, até se você fizer isso caminhando, pode levar à morte, uma simples queda.

Na calçada é a mesma coisa.

Não, um pai ou uma mãe não deveria correr risco ao levar os filho à escola, mas o risco não é culpa de leis que impedem de andar na calçada ou na contramão. O ideal, nesse caso, seria ele escolher ruas menos movimentadas, mesmo que aumentando o percurso e não colocar em risco outras pessoas.

Não, não deveríamos correr risco de assalto no nosso caminho, mas, novamente, não é culpa dessas leis etc.. chega, cansei desse papo. Como disse, cada um tome suas decisões, cada um suas responsabilidades. Espero que façam o certo e, caso façam errado, espero que sejam punidos por isso.

(dsclp o tom, mas hoje fiquei especialmente puto com o tanto de motociclista que vi subindo na calçada pra passar pelo congestionamento pq "é só um pouquinho", "é rapidinho", "não tem ninguém", "tô tomando cuidado".. é o mesmo pensamento..)


Postado Por: katan
Data de Publicação: 06 Abr 2018 as 11:51
Só pra constar, já fiz errado sim, não sou perfeito. Mas faço o máximo pra andar certo e não ficar procurando desculpas pros meus erros.


Postado Por: joaoandre1990
Data de Publicação: 06 Abr 2018 as 12:16
Sobre a calçada: eu NÃO GOSTO DE PEDALAR NA CALÇADA, eu NÃO RECOMENDO... Pq ciclistas atrapalham pedestres e pedestres atrapalham ciclistas, se tiver que passar na calçada, eu desço e empurro a bike...

Sobre a contramão: DENTRO DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE eu não vejo problemas, desde que feito com certo cuidado, já que nunca vi um campus com trânsito frenético, 4 faixas, carros vindo na direção dos ciclistas a 80km/h, muito menos fiscais de trânsito (nem a policia) aplicando multa na galera... Já NO TRANSITO, ai é ooooutra história, perigoso bagarai...

Mas cada um faz o que acha prático, moral, ético, patriota, ou sei lá o que... Tem gente que anda igual louco no meio das pistas trocando de faixa sentindo-se o dono da rua, outros enfiam o fone no ouvido e saem pedalando no mundo da lua... Enfim.

Em relação a lei: conversei com um professor do curso de reciclagem do DENTRAN-PR sobre o assunto polêmico e em síntese o que ele me disse foi que existem sim as leis que preveem multas pra ciclistas e pedestres, porém, é inviável a aplicação das mesmas, ainda mais no BR - o país da burocracia.

O raciocínio é + ou - o seguinte: no tempo que um fiscal perde abordando um ciclista ou um pedestre (explicando a lei esdruxula, pedindo documentos, registrando a ocorrência, etc...) ele deixa de flagrar e anotar a placa de X carros que passam pelo local cometendo infrações comuns (furar o sinal, falar ao celular, deixar de usar cinto de segurança, etc...). É mais rápido (só anotar uma placa) e vale mais a pena pro estado multar CARROS, é lógico!

Tão lógico que a lei apesar de ainda ser válida, já foi revogada. Ou seja, o que pode rolar é uma advertência verbal...


-------------
NO GEARS, NO PROBLEMS!


Postado Por: DavidGSP
Data de Publicação: 06 Abr 2018 as 15:56
acho que a questão ética, está mais voltada para respeito ao próximo, tudo se resolveria se houvesse respeito pelo próximo, saber compartilhar espaço público com os outros. Pra muitos aqui, ciclistas experientes, profissionais, que pedalam diariamente a anos, soa realmente um absurdo pedalar um trecho pequeno na contramão ou na calçada, claro vcs não precisam mesmo utilizar esse artifício, agora pense nas pessoas iniciantes, que não tem perna pra ocupar uma faixa de rolamento e pedalar no ritmo dos carros, pense nas crianças, nos idosos, se fosse seu filho vc recomendaria ele ir pedalando pra casa no meio da rua esperando o respeito dos motoristas, ou ele ir pedalando quando der na calçada respeitando os pedestres e as pessoas? Se fosse sua mãe querendo perder o medo de pedalar, vc recomendaria ela ir devagar pela calçada, devagar no cantinho da pista, ou rápido ocupando uma faixa? O que falta é educação e respeito ao próximo, se colocar no lugar do outro, é um bom exercício para praticar a cidadania, só se basear na lei não adianta, é preciso analisar a realidade para aplicação da lei, todo espaço público deveria ser compartilhado, se houvesse respeito ao próximo não precisaria de leis, ciclovias, semáforos, por isso precisamos de leis pq não somos educados suficientes, agora o estado precisa criar instrumentos para que a lei seja cumprida, e não é só multando que se resolverá o problema, precisamos de melhor estrutura e educação


Postado Por: joaoandre1990
Data de Publicação: 06 Abr 2018 as 16:24
Originalmente postado por DavidGSP DavidGSP escreveu:

acho que a questão ética, está mais voltada para respeito ao próximo, tudo se resolveria se houvesse respeito pelo próximo, saber compartilhar espaço público com os outros. Pra muitos aqui, ciclistas experientes, profissionais, que pedalam diariamente a anos, soa realmente um absurdo pedalar um trecho pequeno na contramão ou na calçada, claro vcs não precisam mesmo utilizar esse artifício, agora pense nas pessoas iniciantes, que não tem perna pra ocupar uma faixa de rolamento e pedalar no ritmo dos carros, pense nas crianças, nos idosos, se fosse seu filho vc recomendaria ele ir pedalando pra casa no meio da rua esperando o respeito dos motoristas, ou ele ir pedalando quando der na calçada respeitando os pedestres e as pessoas? Se fosse sua mãe querendo perder o medo de pedalar, vc recomendaria ela ir devagar pela calçada, devagar no cantinho da pista, ou rápido ocupando uma faixa? O que falta é educação e respeito ao próximo, se colocar no lugar do outro, é um bom exercício para praticar a cidadania, só se basear na lei não adianta, é preciso analisar a realidade para aplicação da lei, todo espaço público deveria ser compartilhado, se houvesse respeito ao próximo não precisaria de leis, ciclovias, semáforos, por isso precisamos de leis pq não somos educados suficientes, agora o estado precisa criar instrumentos para que a lei seja cumprida, e não é só multando que se resolverá o problema, precisamos de melhor estrutura e educação


Concordo contigo, cada caso é um caso, existem inúmeras variáveis e situações, tudo depende... Mas no final o que vale mesmo é o bom senso, sempre funciona em qualquer situação.

-------------
NO GEARS, NO PROBLEMS!


Postado Por: PILOTO DE FUGA
Data de Publicação: 06 Abr 2018 as 19:31
Originalmente postado por DavidGSP DavidGSP escreveu:

acho que a questão ética, está mais voltada para respeito ao próximo, tudo se resolveria se houvesse respeito pelo próximo, saber compartilhar espaço público com os outros. Pra muitos aqui, ciclistas experientes, profissionais, que pedalam diariamente a anos, soa realmente um absurdo pedalar um trecho pequeno na contramão ou na calçada, claro vcs não precisam mesmo utilizar esse artifício, agora pense nas pessoas iniciantes, que não tem perna pra ocupar uma faixa de rolamento e pedalar no ritmo dos carros, pense nas crianças, nos idosos, se fosse seu filho vc recomendaria ele ir pedalando pra casa no meio da rua esperando o respeito dos motoristas, ou ele ir pedalando quando der na calçada respeitando os pedestres e as pessoas? Se fosse sua mãe querendo perder o medo de pedalar, vc recomendaria ela ir devagar pela calçada, devagar no cantinho da pista, ou rápido ocupando uma faixa? O que falta é educação e respeito ao próximo, se colocar no lugar do outro, é um bom exercício para praticar a cidadania, só se basear na lei não adianta, é preciso analisar a realidade para aplicação da lei, todo espaço público deveria ser compartilhado, se houvesse respeito ao próximo não precisaria de leis, ciclovias, semáforos, por isso precisamos de leis pq não somos educados suficientes, agora o estado precisa criar instrumentos para que a lei seja cumprida, e não é só multando que se resolverá o problema, precisamos de melhor estrutura e educação
ClapClapClap


Postado Por: PILOTO DE FUGA
Data de Publicação: 06 Abr 2018 as 19:39
eu particularmente tenho uma duvida.... digamos q um guarda me pegue cometendo uma infração de bike, e eu n tenho documentos a mão (ou se tenho omito), oq o guarda tem a fazer? kkk vai mandar pra quem a "multa"? e se ele me der o papel da multa na mão, e eu n pagar, qq vai acontecer já q ngm tem o meu nome?..... enfim... acho bem estranho toda essa história de fiscalização sobre ciclistas, oq mais tem ai é pirralho de bikelete com motor aí q deveria ter placa, luzes de sinalização e condutor habilitado em acc, nunca vi nenhum mlk tomando abordagem e prendendo a bike (imagina um guincho inteiro pra uma bike kkk)
outra, minhas duas bikes roubadas nunca mais vi nem a sombra delas, vão querer me dar porra de multa por ta dando grau? ah mas vao se fode, mete uma segurança publica decente q eu nunca vou reclamar de pagar imposto / multa, mas com essa anarquia da porra q tem ai, quer cobrar alguem cobra primeiro a segurança publica



Postado Por: misera
Data de Publicação: 06 Abr 2018 as 20:17
Ai vc ta de boa na ciclovia e pá...



Me vem o cidadão descendo na contra-mão de moto sem capacete com luz apagada na ciclovia.
Será que ele tomou multa ?


Postado Por: leandro1857
Data de Publicação: 07 Abr 2018 as 07:18
Originalmente postado por PILOTO DE FUGA PILOTO DE FUGA escreveu:

eu particularmente tenho uma duvida.... digamos q um guarda me pegue cometendo uma infração de bike, e eu n tenho documentos a mão (ou se tenho omito), oq o guarda tem a fazer? kkk vai mandar pra quem a "multa"? e se ele me der o papel da multa na mão, e eu n pagar, qq vai acontecer já q ngm tem o meu nome?..... enfim... acho bem estranho toda essa história de fiscalização sobre ciclistas, oq mais tem ai é pirralho de bikelete com motor aí q deveria ter placa, luzes de sinalização e condutor habilitado em acc, nunca vi nenhum mlk tomando abordagem e prendendo a bike (imagina um guincho inteiro pra uma bike kkk)
outra, minhas duas bikes roubadas nunca mais vi nem a sombra delas, vão querer me dar porra de multa por ta dando grau? ah mas vao se fode, mete uma segurança publica decente q eu nunca vou reclamar de pagar imposto / multa, mas com essa anarquia da porra q tem ai, quer cobrar alguem cobra primeiro a segurança publica





Aqui em Santos em alguns pontos da cidade tem sempre fiscalizacao da guarda municipal, por ex na orla na praia, onde tem ciclovia. Se a guarda td pega na calcada andando de bike eles apreende a bicicleta e vc paga a multa para retirar a bicicleta


Postado Por: Gryphon
Data de Publicação: 07 Abr 2018 as 07:57
Li os comentários e se falou em ética. O problema vai além da ética.
Trânsito precisa seguir algumas regras e essas regras precisam ser seguidas por todos . É aí que entram as leis de trânsito.

Eu não posso entrar estabanado num cruzamento, quer eu esteja de bicicleta, de moto, carro ou carreta carregada. A chance de de causar um acidente é grande. Então as leis de trânsito ditam como eu tenho que fazer para cruzar ou fazer uma conversão lateral em um cruzamento. Se outra pessoa for passar pelo mesmo cruzamento no mesmo instante e seguir as leis de trânsito, não há risco de acidente.

Se o ciclista seguir as leis de trânsito, o motorista vai saber o que ele irá fazer e vice-versa. Quando um dos dois viola a lei de trânsito, qualquer coisa é possível de acontecer.


Postado Por: christianmdt
Data de Publicação: 07 Abr 2018 as 10:34
Originalmente postado por leandro1857 leandro1857 escreveu:

Originalmente postado por PILOTO DE FUGA PILOTO DE FUGA escreveu:

eu particularmente tenho uma duvida.... digamos q um guarda me pegue cometendo uma infração de bike, e eu n tenho documentos a mão (ou se tenho omito), oq o guarda tem a fazer? kkk vai mandar pra quem a "multa"? e se ele me der o papel da multa na mão, e eu n pagar, qq vai acontecer já q ngm tem o meu nome?..... enfim... acho bem estranho toda essa história de fiscalização sobre ciclistas, oq mais tem ai é pirralho de bikelete com motor aí q deveria ter placa, luzes de sinalização e condutor habilitado em acc, nunca vi nenhum mlk tomando abordagem e prendendo a bike (imagina um guincho inteiro pra uma bike kkk)
outra, minhas duas bikes roubadas nunca mais vi nem a sombra delas, vão querer me dar porra de multa por ta dando grau? ah mas vao se fode, mete uma segurança publica decente q eu nunca vou reclamar de pagar imposto / multa, mas com essa anarquia da porra q tem ai, quer cobrar alguem cobra primeiro a segurança publica





Aqui em Santos em alguns pontos da cidade tem sempre fiscalizacao da guarda municipal, por ex na orla na praia, onde tem ciclovia. Se a guarda td pega na calcada andando de bike eles apreende a bicicleta e vc paga a multa para retirar a bicicleta


Recusar a se identificar o cabra pode ser conduzido para a delegacia.
E nao acha que vai ser tranquilo nao...quem corre de policia geralmenta acaba se acidentando...pode cair da bike, pode ganhar uns abracos da fiscalizacao...
Aqui no rio blitz normal de carro e moto as vezes agarra ciclista fazendo besteira na rua...
Se correr e pior...

No mais, esse raciocinio de que so vai respeitar a lei no dia que tal coisa acontecer e mentira. Nao vai respeitar a lei nunca, nem agora com pouca fiscalizacao nem daqui a 300 anos.

Infrlizmente o "jeitinho brasileiro" esta enraizado em muita gente.
So muita paciencia, muita educacao, muita punicao para mudar isso ai.

No caso dos teus argumentos, acho ainda mais grave, porque alem de nao respeitar faz pouco caso de quem esta tentando construir regras de civilidade e de convivencia respeitosa entre as pessoas.

Respeitar as regras e questao deeducacao e nao fiscalizacao
O que mede o valor de uma pessoa e pelo que ela faz quando ninguem esta olhando.


Postado Por: joaoandre1990
Data de Publicação: 07 Abr 2018 as 15:36
Na minha cidade já vi "abordagens" de guardas municipais a ciclistas, mas apenas para advertir e orientar mesmo... Acredito que apreensão do veículo mesmo só num caso extremo.

O tópico comecou dentro do campus e foi parar na orla! kkkkkk gostamos!

Originalmente postado por leandro1857 leandro1857 escreveu:

Originalmente postado por PILOTO DE FUGA PILOTO DE FUGA escreveu:

eu particularmente tenho uma duvida.... digamos q um guarda me pegue cometendo uma infração de bike, e eu n tenho documentos a mão (ou se tenho omito), oq o guarda tem a fazer? kkk vai mandar pra quem a "multa"? e se ele me der o papel da multa na mão, e eu n pagar, qq vai acontecer já q ngm tem o meu nome?..... enfim... acho bem estranho toda essa história de fiscalização sobre ciclistas, oq mais tem ai é pirralho de bikelete com motor aí q deveria ter placa, luzes de sinalização e condutor habilitado em acc, nunca vi nenhum mlk tomando abordagem e prendendo a bike (imagina um guincho inteiro pra uma bike kkk)
outra, minhas duas bikes roubadas nunca mais vi nem a sombra delas, vão querer me dar porra de multa por ta dando grau? ah mas vao se fode, mete uma segurança publica decente q eu nunca vou reclamar de pagar imposto / multa, mas com essa anarquia da porra q tem ai, quer cobrar alguem cobra primeiro a segurança publica





Aqui em Santos em alguns pontos da cidade tem sempre fiscalizacao da guarda municipal, por ex na orla na praia, onde tem ciclovia. Se a guarda td pega na calcada andando de bike eles apreende a bicicleta e vc paga a multa para retirar a bicicleta


-------------
NO GEARS, NO PROBLEMS!


Postado Por: PILOTO DE FUGA
Data de Publicação: 08 Abr 2018 as 17:19
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:



Recusar a se identificar o cabra pode ser conduzido para a delegacia.
E nao acha que vai ser tranquilo nao...quem corre de policia geralmenta acaba se acidentando...pode cair da bike, pode ganhar uns abracos da fiscalizacao...
Aqui no rio blitz normal de carro e moto as vezes agarra ciclista fazendo besteira na rua...
Se correr e pior...

No mais, esse raciocinio de que so vai respeitar a lei no dia que tal coisa acontecer e mentira. Nao vai respeitar a lei nunca, nem agora com pouca fiscalizacao nem daqui a 300 anos.

Infrlizmente o "jeitinho brasileiro" esta enraizado em muita gente.
So muita paciencia, muita educacao, muita punicao para mudar isso ai.

No caso dos teus argumentos, acho ainda mais grave, porque alem de nao respeitar faz pouco caso de quem esta tentando construir regras de civilidade e de convivencia respeitosa entre as pessoas.

Respeitar as regras e questao deeducacao e nao fiscalizacao
O que mede o valor de uma pessoa e pelo que ela faz quando ninguem esta olhando.

Mds quanto mimimi .... cara minha pergunta é simples, quem e como vai me dar multa/ prender minha bike se eu n tenho 1 documento em maos, sem menção a omitir, simplesmente nao ando com documentos pra la e pra ca quando vou sair de bike. Eai? Vai me levar pra delegacia so por n ter documento?

Cara a questao e simples, n to desmerecendo tentativa nenhuma de civilizar a convivência, simplesmente se eu ando de noite devagar moscando aqui onde eu moro eu perco a bike... a segurança pública é um belo lixo e eles querendo cobrar boa ação dos ciclistas. Minha cidade tem poucas ciclovias e mal e porcamente respeitadas, se tu n ta ligeiro tu toma uma portada. Quer andar na ciclovia tens q dividir espaço com carro estacionado e pedestre q nao entende oq é CICLOvia. A ciclovia q eu mais uso é quase uma trilha, inviável de andar com uma speed.

Quer fazer regrinhas bonitinhas de convivência, faz num bairro nobre onde tudo funciona, onde o ciclista n vai andar na calçada pra veia rica q ta andando com seu poodle italiano nao se assustar com a presença do ciclista, nesse caso tudo bem, n tem nada de errado. Mas aqui onde eu moro mal ciclovia tem direito quanto mais respeito ao ciclista, tanta coisa pra consertar quer cobrar q o ciclista n ande na calçada.. ah se fude


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 08 Abr 2018 as 21:16
Não é obrigatório portar documentos, mas por lei, é obrigatório se identificar toda vez que solicitado por autoridade competente. Sem se identificar (sou fulano, CPF 000 000 000 - 00, RG 0000000000), podem sim te conduzir para a DP para averiguação, e se não concordar, pode dar cadeia por desacato de autoridade... Seja ciclista, ou seja pedestre...

quem corre de policia geralmenta acaba se acidentando...

LOL


Postado Por: misera
Data de Publicação: 09 Abr 2018 as 12:00
Fui parado recentemente e estava sem documentos , o policial me pediu meu rg e pos no celular.
Não sei se no app que eles usam tem sua foto mais acredito que tenha , eles puxam sua ficha na hora.


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 09 Abr 2018 as 19:55
Originalmente postado por PILOTO DE FUGA PILOTO DE FUGA escreveu:

 
Mds quanto mimimi .... cara minha pergunta é simples, quem e como vai me dar multa/ prender minha bike se eu n tenho 1 documento em maos, sem menção a omitir, simplesmente nao ando com documentos pra la e pra ca quando vou sair de bike. Eai? Vai me levar pra delegacia so por n ter documento?


Exatamente, como já exposto, é sua obrigação se identificar, mesmo assim se não se identificar ou o oficial achar que está mentindo, como em qualquer abordagem na rua, vai pra delegacia ser identificado, é muito mais rápido responder para a autoridade policial e seguir seu caminho, do que tomar chá de cadeira na delegacia.

Esqueço o celular, mas não esqueço um documento, se for atropelado, ou algum acidente mais grave, vai pra vala como mendigo se não tiver documento.

Agora se quiser aprender como não se portar numa ciclovia, utilize o eixo da ciclovia que interliga o Ibirapuera, da helio pelegrino, passando pela faria lima até o largo da batata, tanto pela manhã como no final do expediente, ali podemos observar que o que falta no brasil é educação de forma geral, seguir regras de transito e ser cordial é quase uma afronta para esse pessoal. 

 


-------------
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition


Postado Por: Victor.A
Data de Publicação: 09 Abr 2018 as 21:38
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:


Agora se quiser aprender como não se portar numa ciclovia, utilize o eixo da ciclovia que interliga o Ibirapuera, da helio pelegrino, passando pela faria lima até o largo da batata, tanto pela manhã como no final do expediente, ali podemos observar que o que falta no brasil é educação de forma geral, seguir regras de transito e ser cordial é quase uma afronta para esse pessoal. 


Eu pego essa ciclovia diariamente agora (antes eu pegava a da Jabaquara, mas mudei de trampo) e aquilo parece uma pista de corrida, com uma galera sangue nos olhos passando por cima de tudo e todos. Uma vez vi um "cicloativista" na minha frente ficar puto porque um tiozinho tava ultrapassando um cara lerdão... Ele saiu correndo e freiou violentamente em cima do tiozinho, para assustar Confused O tiozinho tava de speed e na subida para a Ibirapuera teve que ultrapassar novamente o cicloativista apressadinho, que ficou sem gás para aquela subidinha final.

Tem um cara do meu trampo que apelidou essa ciclovia de "Rio Vermelho" LOL

(a)ontopic: Eu acho que sinceramente além de uma clara questão de legislação, tem a reciprocidade. Igual a gente fica bravo quando um carro nos fecha, ou freia em cima, por que fechar o carro, ou entrar na frente? Igual a gente fica bravo com o carro que fura o sinal vermelho, por que furar o sinal vermelho também? Igual a gente fica bravo com os pedestres correndo na ciclovia, por que a gente anda na calçada? Aliás, andando a pé as vezes eu trombo com uns pedestres andando distraídos e virando do nada. De bike, mesmo a 10 km/h, tem a questão de momento, o impacto é como se seu peso fosse muito maior e pode machucar bem alguém.

Você perde 2 - 3 minutos no máximo por parar no sinal vermelho, você perde 5-10 andando na rua, entre os carros. Contramão? Você só pode estar doido. Se vem um carro distraído e não te vê, tchau. Principalmente em um campus. Quando eu era universitário e tinha acabado de tirar carta eu fazia tudo menos dirigir direito e com atenção.



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net