Imprimir Página | Fechar Janela

Panorama do Mountain Bike no Brasil

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Mountain Biking
Nome do Fórum: Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
Descrição Fórum: Fórum para discussão dessas modalidades. Para quem gosta de pedalar por vários quilometros em estradas de terra e single tracks.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=93102
Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 05:19
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Panorama do Mountain Bike no Brasil
Postado Por: Tanski
Assunto: Panorama do Mountain Bike no Brasil
Data de Publicação: 12 Fev 2018 as 23:48
Abro este tópico para discutirmos sobre o panorama do mountain bike no Brasil. Vamos discutir aqui sobre atletas, equipes, competições,eventos, mídia, etc.
Como você enxerga o cenário do mountain bike brasileiro?
Eu por exemplo, estive observando algumas notícias recentes sobre a mountain bike e fiquei com a sensação de que o esporte no país subiu de patamar.
Primeiro temos os bons ranqueamentos mundiais de Avancini, top 5, e Raíza Goulão no top 10. Além disso, as recentes apresentações das novas equipes nacionais de mountain bike com destaque para a Cannondale Brasil Rancing com chancela da UCI ( http://www.bikemagazine.com.br/2018/02/equipe-cannondale-brasil-e-aprovada-e-recebe-licenca-uci/" rel="nofollow - http://www.bikemagazine.com.br/2018/02/equipe-cannondale-brasil-e-aprovada-e-recebe-licenca-uci/ )

Teremos este ano em solo brasileiro a final da Copa do Mundo de Eliminator ( http://www.bikemagazine.com.br/2017/08/brasil-tera-final-da-copa-do-mundo-de-mtb-eliminator-em-2018/" rel="nofollow - http://www.bikemagazine.com.br/2017/08/brasil-tera-final-da-copa-do-mundo-de-mtb-eliminator-em-2018/ ), além das competições já habituais como Brasil Ride, Copa Internacional , Maratona Internacional Estrada Real ( https://www.pedal.com.br/maratona-internacional-estrada-real-2018-prova-tera-cobertura-ao-vivo-com-cameras-no-percurso_texto12719.html" rel="nofollow - https://www.pedal.com.br/maratona-internacional-estrada-real-2018-prova-tera-cobertura-ao-vivo-com-cameras-no-percurso_texto12719.html ) entre outras.

Na mídia temos o surgimento do MTB90, um projeto que promete transmissões ao vivo das principais competições nacionais. ( https://www.redbull.com/br-pt/mtb90:-novo-conceito-no-mountain-bike-no-brasil" rel="nofollow - https://www.redbull.com/br-pt/mtb90:-novo-conceito-no-mountain-bike-no-brasil ). Também o programa do Henrique Avancini, Vida de Biker, no canal Off.

E você qual sua opinião?



Respostas:
Postado Por: Weber Dias
Data de Publicação: 14 Fev 2018 as 11:06
Tmb vejo essa evolução... pena que "na minha opinião" brasileiro gosta de ganhar e não de esporte... por isso sofremos tanto pra evoluir em outros esportes q não os da massa... mas mesmo assim continuo apaixonado pelo MTB (ou melhor por todo o ciclismo) e espero ver nosso esporte evoluir cada vez mais...
Tive a oportunidade de ir nas olimpíadas assistir o MTB e foi demais... pena ser dificil acompanhar tudo q acontece no Brasil, principalmente pela falta de cobertura da mídia...


Postado Por: DougFF
Data de Publicação: 14 Fev 2018 as 16:05
Eu acho que em termos percursos, o Brasil talvez seja o melhor cenário para um atleta se desenvolver.

O que precisa é de mais apoio $.

Em minha opinião, não adianta um atleta dividir o tempo em trabalho e esporte e querer bater de frente com os de fora.

O trabalho do cara tem que ser o esporte.. e tem que ter quem apoie, dê salário, tem que ter como sobreviver disso...  e além disso, a equipe tem que ter realmente uma equipe por trás... cheio de gente pra fazer o cara chegar fisicamente ao topo.

Eu vejo um certo crescimento... mas não no patamar ideal.
Veja a Isabella Ribeiro... ela tem um apoio por trás dela pela equipe da SPZ, mas ainda sim tem que dividir o tempo dela com a profissão.

Isso não impede ela chegar ao topo, mas é um fator dificultador.



-------------
Knowledge Health Strenght.

2015 - KHS Tempe.
1994 - KHS Montana True Temper.


Postado Por: Tanski
Data de Publicação: 28 Fev 2018 as 22:00
Palavras de Avancini:

"Atualmente em 5º lugar no ranking da UCI e hexacampeão na CIMTB Levorin, Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing), afirmou que o mountain bike brasileiro está entre os melhores do mundo. “Não só eu como atleta, o mtb brasileiro está entre os melhores do mundo. Temos uma grande qualidade de organização de competições, comparado às melhores provas do mundo e é mais do que justo e inteligente por parte da UCI trazer uma etapa da Copa do Mundo de Eliminator para o Brasil”, comentou. https://www.pedal.com.br/copa-do-mundo-de-xce-2018-brasil-sediara-ultima-etapa-de-forma-inedita_texto12757.html" rel="nofollow - https://www.pedal.com.br/copa-do-mundo-de-xce-2018-brasil-sediara-ultima-etapa-de-forma-inedita_texto12757.html


Postado Por: Tanski
Data de Publicação: 10 Nov 2018 as 22:32
Reativando o tópico...

Estamos chegando ao final de uma bela temporada para o MTB brasileiro, que com certeza ficará marcada na história como o ano em que um brasileiro se tornou campeão mundial na categoria elite.

Pensando sobre o panorama do mountain bike no Brasil vejo vários pontos importantes:

Mídia - neste ano tivemos o privilégio da transmissão em português das etapas da Copa do Mundo e do Campeonato Mundial na voz de Andrea Marcellini (muito boa condução , porém seria bom se tivesse alguém com ela para fazer os comentários, percebi que ela deu informações equivocadas, não por falta de conhecimento, mas creio que pela adrenalina e tensão de uma transmissão ao vivo).
Também tivemos o crescimento do canal MTB90 com transmissões, coberturas e entrevistas, no cenário nacional e internacional, um belo trabalho que ainda vai crescer muito e vai ajudar a divulgar e incentivar a modalidade no país.

Fabricantes - hoje temos várias marcas que estão com uma gama bem interessante de bikes como Sense, Oggi, Audax, Groove, Soul e Caloi,que também estão incentivando o esporte através de equipes, algumas com atletas de categorias de base. O incentivo a base é importante formação de novas gerações de atletas.
A Cannondale também está com uma presença forte no cenário nacional. A equipe Cannondale Brasil Racing vem alcançando bons resultados.

Vejo hoje o Brasil como o principal Player do MTB Sul-Americano e possivelmente das Américas, (além de Avacini campeão Mundial XCM, a Raíza e o Cocuzzi são os atuais campeões Panamericanos) e no cenário mundial um player em ascensão ganhando respeito e espaço a cada competição.


E você, como enxerga o cenário do mountain bike nacional? Como você vê o cenário do mountain amador no Brasil? Qual sua opinião sobre as marcas e equipes nacionais? E sobre a mídia especializada? O que esperar das próximas gerações de atletas? Colabore com a discussão.



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net