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Coroa oval realmente faz diferença?

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Categoria: Assuntos Gerais
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Tópico: Coroa oval realmente faz diferença?
Postado Por: Lucas Portela
Assunto: Coroa oval realmente faz diferença?
Data de Publicação: 19 Jan 2018 as 17:08
Olá galera do fórum! Após pesquisar um pouco achei uns tópicos de quase 10 anos atrás, porém a dúvida ainda ficou pairando, as coroas ovais fazem realmente diferença? ou elas só fazem o câmbio traseiro trabalhar mais sem necessidade?

Estou nessa dúvida por que vou trocar a relação da minha "pau pra toda obra". Recentemente eu comprei uma bike com o atual SLX 2x11, então comecei a fazer o teste usando somente a coroa de 38 dentes, pra ver se aguentaria uma relação de coroa única, dai acabei vendo que é possível, basta estar bem condicionado.

A bike que penso em usar a coroa única é minha Soul SL900, que ta com o grupo Deore 3x10. As polias do câmbio, corrente e central já estão em fim de vida, dai vou aproveitar a ocasião pra dar um UP na guerreira. 

Vou colocar o novo Deore M6000 11-42, sendo cassete, passador e corrente. Vou aproveitar a mesma pedivela e eliminar o passador e câmbio dianteiro, dai já estou certo de colocar uma 36 dentes, porém achei que seria uma boa pra usar uma coroa oval, mas quero saber a opinião de quem já usou pra ver se realmente vale a pena.

Desde já agradeço a colaboração de todos!



Respostas:
Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 20 Jan 2018 as 05:02
Ao menos em tese elas funcionariam, mas não temos essa comprovação. Penso, que a maior interessada seria a indústria automotiva, e ela continua com rodas dentadas, e não ovos dentados. LOL


Postado Por: Weber Dias
Data de Publicação: 20 Jan 2018 as 12:58
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Ao menos em tese elas funcionariam, mas não temos essa comprovação. Penso, que a maior interessada seria a indústria automotiva, e ela continua com rodas dentadas, e não ovos dentados. LOL


Na verdade as aplicações de engrenamentos ovais são bem específicas e sim a indústria automobilística faz uso de engrenagens ovais... até engrenagens variáveis (ora oval ora normal)... para as bikes a teoria é que trás um ganho sim, porém como em grande parte dos casos esse tipo de ganho é muito pouco perceptível e sempre gera a dúvida se funciona ou não... o melhor mesmo é se vc tiver vontade compra e experimenta... conheço gente que usou e não gostou e gente q ama rsrs


Postado Por: Fabriciogc
Data de Publicação: 20 Jan 2018 as 14:05
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https://pt.wikiloc.com/wikiloc/user.do?id=896107" rel="nofollow - Wikiloco


Postado Por: leandro1857
Data de Publicação: 20 Jan 2018 as 14:17

Essas coroas são antigas, desenterrada recentemente.  a teoria dela é q o ciclista tem mais força próximo do meio do movimento de pedala, [pe de vela mais ou menos no meio],  quando o pe de vela esta acima e abaixo, as chamadas zona morta da pedalada, onde o ciclista praticamente não exerce força no pedal. De modo geral as coroas ovais retiram carga da pedaladas próximo das zonas mortas e colocam carga quando o ciclistas tem maior capacidade de força



Postado Por: TomSemFreio
Data de Publicação: 20 Jan 2018 as 14:42
A cada 15 anos, mais ou menos, as coroas ovais reencarnam em alguma modalidade. Acho que a última, salvo engano, foi no triathlon.
Estão condenadas a reencarnar indefinidamente, pois no papel fazem muito sentido, mas na prática nem tanto.
O problema será encontrar coroas de reposição, caso você goste.


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Antonio Carlos


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 21 Jan 2018 as 02:47
Quando o ciclista produz menos torque ela tem uma relação mais curta e quando produz mais torque ela tem uma relação mais longa, para no geral resultar num torque mais homogêneo durante toda pedalada e evitar que a velocidade fique variando durante uma pedalada completa. Mas na prática deveria funcionar em velocidades bem baixas, pois em altas velocidades e inércia da bike/ciclista impediria essa variação de velocidade durante a pedalada como se fosse um volante inercial de motor a combustão. 


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 21 Jan 2018 as 06:13
Originalmente postado por Fabriciogc Fabriciogc escreveu:

https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=oval+chainring+&btnG=


QuestionQuestionQuestion

Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

 Na verdade as aplicações de engrenamentos ovais são bem específicas e sim a indústria automobilística faz uso de engrenagens ovais... até engrenagens variáveis (ora oval ora normal)...
 

Tá, elas existem... Mas estamos falando de transmissão, implícitamente pensei que isso estaria claro...


Postado Por: dts
Data de Publicação: 21 Jan 2018 as 07:41
A Shimano usou este sistema a muito tempo, se chamava Biopace.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 21 Jan 2018 as 11:15
Originalmente postado por dts dts escreveu:

A Shimano usou este sistema a muito tempo, se chamava Biopace.



E a delas era ao contrário. Aumentar a força onde já tinha e diminuir onde já era menor.


Postado Por: Fabriciogc
Data de Publicação: 21 Jan 2018 as 11:54
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https://pt.wikiloc.com/wikiloc/user.do?id=896107" rel="nofollow - Wikiloco


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 21 Jan 2018 as 16:49
Talvez na prática, pesquise os artigos indicados, siga um pouco do princípio de Karl Popper - para não cair no viés de confirmação. E espero que assim verá que os ganhos apesar de existirem matematicamente, são muito marginais na prática, e insuficientes para haver uma melhora no desempenho...

Mas se não crer em mim, leia o que me indicar da próxima vez e evite de passar vergonha. O que apareceu como sendo o primeiro link para mim foi isso:

https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/abstract/10.1055/s-2007-1021264" rel="nofollow - https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/abstract/10.1055/s-2007-1021264

Segue transcrição do resultado:

The results indicate no significant difference in any of the parameters measured between the two chainrings for any of the experimental conditions. The data indicate that the noncircular chainrings used in this study were not more efficient than the Standard circular chainring for trained cyclists. "

A parte sublinhada é que ainda deixa uma pequena dúvida, mas como o colega que inciou o tópico fala em "estar bem condicionado", presumo que a diferença entre ele e um atleta treinado qualquer, seja irrelevante.

EM TEMPO...

Vale dizer, que existem ovais (que são elipsoidais na verdade), em paralelos e transversais ao pedivela.

Uns argumentam que é a redução na zona morta da pedalada, minimiza o efeito desta.
Outro lado argumenta que a maior alavanca na zona morta é que minimiza o efeito desta...



Postado Por: Cebo
Data de Publicação: 22 Jan 2018 as 11:33
Então, tem alguns estudos que afirmam que funcionam sim. Um deles inclusive foi feito por uma cientista que acreditava no contrário e queria provar mas acabou convertida. Eu acho que, assim como quase tudo na vida, deve variar de caso para caso. 

Essas coisas devem gerar variações tão pequenas que deve ser complicado de mensurar em meio a tantas outras variáveis. Haja método....


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Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 28 Jan 2018 as 01:19
Não Cebo, é meio unânime que funciona, mas também é meio que unânime que é irrelevante a diferença na prática.
Como várias coisas, sabemos que a tese, até aponta que de fato há uma melhora na performance. Mas que na prática essa melhora representa algo muito pequeno, a ponto de ser irrelevante.

Um exemplo bem bobo: camelback vs caramanhola...
Em tese, é indiscutível que termos 1,5~2 kg do peso da água (que no meu caso, seria 15 a 20 % do peso total ! ), o mais baixo possível na bike é muito melhor, do que ter esse peso elevado nas costas. Em outras palavras, a caramanhola é melhor, simplesmente porque baixa o centro de gravidade da bicicleta, melhorando o equilíbrio.

Agora na prática, o número de quedas não aumentou porque o pessoal usa camelback.
Isso não anula a teoria, mas torna o efeito do uso do camelback irrelevante...


Postado Por: Alan_Pinheiro
Data de Publicação: 24 Out 2018 as 17:50
Sábia comparação meu amigo.  Acho que sua resposta, matou qualquer tipo de dúvida em relação ao aumento ou queda de performance, daqueles que usam ou deixam de usar uma ou outra.


Postado Por: Alan_Pinheiro
Data de Publicação: 24 Out 2018 as 17:51
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Não Cebo, é meio unânime que funciona, mas também é meio que unânime que é irrelevante a diferença na prática.
Como várias coisas, sabemos que a tese, até aponta que de fato há uma melhora na performance. Mas que na prática essa melhora representa algo muito pequeno, a ponto de ser irrelevante.

Um exemplo bem bobo: camelback vs caramanhola...
Em tese, é indiscutível que termos 1,5~2 kg do peso da água (que no meu caso, seria 15 a 20 % do peso total ! ), o mais baixo possível na bike é muito melhor, do que ter esse peso elevado nas costas. Em outras palavras, a caramanhola é melhor, simplesmente porque baixa o centro de gravidade da bicicleta, melhorando o equilíbrio.

Agora na prática, o número de quedas não aumentou porque o pessoal usa camelback.
Isso não anula a teoria, mas torna o efeito do uso do camelback irrelevante...



Sábia comparação meu amigo.  Acho que sua resposta, matou qualquer tipo de dúvida em relação ao aumento ou queda de performance, daqueles que usam ou deixam de usar uma ou outra.


Postado Por: Rockymountain29er
Data de Publicação: 25 Out 2018 as 12:00
Estou usando coroa OVAL 32 dentes, da Ekfan. Usei anteriormente uma de 34 CIRCULAR da X-Time, por quase 4mil km. Em resumo: A OVAL de 32 rende PRATICAMENTE igual a de 34, sendo um giro de 32 e um giro de 34 dentes. A relação está ''mais leve'' em retomadas. Porém, não perdi tanto o rendimento que eu tinha usando 34. Não possuo conhecimentos técnicos e científicos aprofundados, só a minha experiência.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-912328345-coroa-ekfan-ovalcircular-narrow-wide-104bcd-30-32-34-36-d-_JM" rel="nofollow - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-912328345-coroa-ekfan-ovalcircular-narrow-wide-104bcd-30-32-34-36-d-_JM



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Colham logo seus botões de rosas, pois o tempo vai correndo. Esta flor que hoje sorri cheirosa amanhã estará morrendo.


Postado Por: jef
Data de Publicação: 26 Out 2018 as 10:20
Eu estou nesta dúvida aí.
Minha bike veio com o conjunto do pedivela Rex 1 da Rotor, que é uma fábrica espanhola famosa pelas suas coroas ovais, as "Qrings", mas veio com uma coroa circular de 34 dentes.
Quero uma menor para subir as pirambeiras, mesmo usando Eagle uma de 32 dentes encaixaria melhor.
Então estou nesta dúvida entre uma oval ou circular.
Acho que vou pedir uma destas Qrings ovais para testar.

Este link no site deles tem muitas informações:  http://rotorbike.com/why-q/" rel="nofollow - http://rotorbike.com/why-q/


Postado Por: Keitel Conte
Data de Publicação: 28 Nov 2019 as 10:41
Eu coloquei uma coroa oval 32T ontem a noite na bike. Rodei agora cedo no asfalto plano vindo pro trabalho. Não senti diferença em relação a 32t redonda original. Nesse fds devo fazer um teste em morro/trilha. Quero ver se joguei 180,00 fora..rs


Postado Por: MarceloNeuriHaag
Data de Publicação: 28 Nov 2019 as 10:48
Se a coroa oval fosse tão boa assim o pessoal que compete já não estaria usando ela adoidado?


Postado Por: gm1987
Data de Publicação: 28 Nov 2019 as 11:34
http://www.trainsharpcyclecoaching.co.uk/images/osymetric-study.pdf" rel="nofollow - http://www.trainsharpcyclecoaching.co.uk/images/osymetric-study.pdf

Estudo acadêmico muito bem feito e esclarecedor! O biopace da ximanu foi tão mal projetado que acabou apresentando resultados piores que a coroa circular tradicional.

Em contrapartida, outras geometrias apresentaram resultados expressivos. Pq então não estão nas competições? Não sei, muitas coisas que ocorrem nas competições tem outros interesses além da máxima performance.


Postado Por: dimas2dimas
Data de Publicação: 29 Nov 2019 as 08:30
O Froome usa! E ja ganhou bastante coisa.com elas. Creio que exijam cadencia especifica e rendam bem com determinados conjuntos.

Ja usei as 5g com 0,54% de ovalação e pedivela 165 e girando muito dava pra sentir o pedalar mais "redondo" nos rpm mais altos.

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Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/


Postado Por: MarceloNeuriHaag
Data de Publicação: 29 Nov 2019 as 09:39
Entendi... então seriam mais específicas para a galera do speed...


Postado Por: zoda
Data de Publicação: 29 Nov 2019 as 11:51
Originalmente postado por MarceloNeuriHaag MarceloNeuriHaag escreveu:

Entendi... então seriam mais específicas para a galera do speed...

Vários do MTB usam. De cabeça lembro (não tenho certeza) da Raiza quando estava na equipe espanhola (coincidentemente um dos patrocinadores era a Rotor), do Sauser (lembro que usava um pouco tempo atrás, hj em dia não faço ideia). Sei que tem um número razoável que usa. Na minha humilde opinião, se fosse algo unâmide, a Sram e a Shimano já teriam em seus grupos.


Postado Por: Keitel Conte
Data de Publicação: 05 Dez 2019 as 12:40
Minha primeira experiência (pedal plano, sem esforço) não deu pra ver a diferença. Mas depois, num pedal com algumas subidas, vento contra, senti uma boa diferença da coroa redonda. O aproveitamento do esforço é melhor, mantendo mais constancia e menor desgaste físico.


Postado Por: MarcioRodrigues
Data de Publicação: 05 Dez 2019 as 17:35
A um bom tempo atrás, eu tive uma KHS comp que vinha com coroas Ovais 
era um kit Shimano na época(anos 89,90) era muito bom 


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IBIS MOJO HD-R 27.5
KHS Alite 2000 26
Cake DLX5 27.5
Caloi Elite 29
Speed |KHS



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