bikes roda 27,5
De:: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Mountain Biking
Nome do fórum: Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
Descrição:: Fórum para discussão dessas modalidades. Para quem gosta de pedalar por vários quilometros em estradas de terra e single tracks.
URL:: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=90851
Data:: 27 Jun 2022 as 05:56 Versão do Software: Web Wiz Forums 11.06 - http://www.webwizforums.com
Tópico: bikes roda 27,5
Enviado por: carlos slm 29
Assunto: bikes roda 27,5
Data: 29 Mai 2017 as 12:54
faz uns tres anos, eu tinha já minha bike aro 29, uma Fuji SLM 2.0. estava usando ela e deixando minha bike aro 26 empoeirar, mesmo ela tendo suspensão RST FIRST 30, trocadores STI e freios a disco shimano Hone. eu sempre pesquisei se era viável a conversão pra roda 27,5, mas ainda era novidade, só um pneu dessa medida era em torno de 250 reais!!!!! então de repente abaixaram os preços dos pneus, comprei 2 CST Critter 27,5x1.95, dois aros VZAN Extreme, as camaras continuam de aro 26 até hoje, servem perfeitamente. claro que antes de comprar tudo isso eu testei numa loja se a roda 27,5 servia na minha bike, no quadro Volare Boxxer a roda com o pneu 1,95 ainda sobrava 4 cm! na suspensão sobra 15 mm, então já sei que essa medida 1.95 tem que ser mantida pra não raspar nada. então entre peças e mão de obra gastei em torno de 300 temers, e agora tenho uma bike 1000% melhor que em aro 26, e revesando em uso com a minha Fuji aro 29. na última Black Fraude eu achei no mercado livre um quadro VZAN Everest pro pela metade do preço, por ter o grafismo errado, tá escrito que é 29, mas é para aro 27,5 (oh-oh, acho que alguém na VZAN foi demitido!), comprei e montei as peças nesse quadro, sobrando do aro 26 só a suspa RST. aqui ela ainda com o quadro Volare Boxxer aro 26, já com as rodas 27,5. 
|
Respostas:
Enviado por: hugomedeiros
Data: 01 Jun 2017 as 07:26
Pedale com ela e seja feliz.
------------- "Pedalar, um prazer quase sexual"
|
Enviado por: 43679
Data: 01 Jun 2017 as 22:24
Nada.Se fosse uma 29er todo mundo tinha malhado,ou amado
Eu tenho com uma 26er,na verdade quadro e suspa 26 mas rodas 700C,ganhei um par de pneus 584x52B,baratos,de uma Tito 27.5,e to pensando em montar rodas 650B O problema é que quero vender esta bike,q esta com rodas 700X35C. Ai vender 27.5 depois pro caba achar pneus?? Dia 8 preciso decicir,se monto um par de 559mm ou um par de 584mm. Eu creio q 584/650B a bike ficaria melhor,apesar de ser uma adaptaçao,mas depois o comprador tera problemas ao repor pneus. Eu nao acho um tamanho morto como dizem,pois é assim,dizem... Tem muita gente que nao pedalou uma 27.5 mas diz..diz e diz.
|
Enviado por: luiz.estacheski
Data: 30 Abr 2021 as 10:49
opa.... vou ressuscitar o tópico, haha!
seguinte... minha bike também tem um quadro Volare Boxxer, tamanho 20.
de peças ela não tem nada de excepcional, uma relação 3x8 shimano, marcha acera na frente e altus atrás, um amortecedor RST Gila de - acho - 100mm de curso sem trava, enfim...
a questão é que ando pensando em ir trocando as peças dela até o ponto de conseguir trocar ela toda por uma 29"
havia pensado em começar pelo cubo, depois relação, marchas, freios, manetes/trocadores e por fim o quadro em si.
mas aí encontrei esse tópico aqui do colega que colocou rodas 27,5 na boxxer dele e ainda disse que sobrou espaço e fiquei pensando em fazer a mesma "gambirra": começar botando rodas 29" e aí ir trocando as outras peças.
o que me dizem?
o colega falou que no quadro Volare Boxxer a roda com o pneu 1,95 ainda sobrava 4 cm! então imagino que uma roda 29" encaixe na traseira do quadro e talvez tenha que trocar o garfo, aí já pegaria um garfo para 29" mesmo
penso em fazer isso para, basicamente, economizar dinheiro e ir gastando aos poucos para chegar até a bike do jeito que gostaria.
acho que vale destacar que meu uso seria para uns 75% asfalto, 15% estradas de terra e no máááximo uns 5% de trilhas leves. isso me faz pensar que montar uma "gravel" talvez seria até o ideal para mim.
o que me dizem?
|
Enviado por: hurry-gurits
Data: 30 Abr 2021 as 11:40
Gravel é um pato, ruim no asfalto, não desenvolve bem como uma speed, e ruim na terra não desenvolve como uma MTB, mas se quiser andar melhor que MTB no asfalto, e melhor que speed na terra, achou sua bike.
Se couber a roda 29" no quadro não vejo problemas, a única questão é verificar se o pneu de perfil super baixo com aro 29", não está praticamente com o mesmo diâmetro da aro 27,5" com pneu normal... Vai gastar dinheiro para um ganho físico radial e psicológico.
Com o seu perfil, eu economizaria e partiria para uma 29" nata.
------------- scott single track 95 26" cromo khs 204 full 2012 26"- R.I.P. khs sixfifty 2500 27.5" - 2014 Mongoose XR PRO 29" - 2016 GT Sanction Pro 27.5" - 2015 GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
|
Enviado por: luiz.estacheski
Data: 30 Abr 2021 as 11:53
luiz.estacheski Escreveu:
de peças ela não tem nada de excepcional, uma relação 3x8 shimano, marcha acera na frente e altus atrás, um amortecedor RST Gila de - acho - 100mm de curso sem trava, enfim...
a questão é que ando pensando em ir trocando as peças dela até o ponto de conseguir trocar ela toda por uma 29"
havia pensado em começar pelo cubo, depois relação, marchas, freios, manetes/trocadores e por fim o quadro em si.
mas aí encontrei esse tópico aqui do colega que colocou rodas 27,5 na boxxer dele e ainda disse que sobrou espaço e fiquei pensando em fazer a mesma "gambirra": começar botando rodas 29" e aí ir trocando as outras peças.
o que me dizem?
o colega falou que no quadro Volare Boxxer a roda com o pneu 1,95 ainda sobrava 4 cm! então imagino que uma roda 29" encaixe na traseira do quadro e talvez tenha que trocar o garfo, aí já pegaria um garfo para 29" mesmo
penso em fazer isso para, basicamente, economizar dinheiro e ir gastando aos poucos para chegar até a bike do jeito que gostaria.
acho que vale destacar que meu uso seria para uns 75% asfalto, 15% estradas de terra e no máááximo uns 5% de trilhas leves. isso me faz pensar que montar uma "gravel" talvez seria até o ideal para mim.
o que me dizem?
|
só deixar claro que não penso em usar esse "frankenstein" pra sempre, seria por 1 ou 2 anos, prazo esse em que eu penso que conseguiria juntar grana o suficiente para comprar as peças e quadro do jeito que quero.
|
Enviado por: paulohn
Data: 30 Abr 2021 as 12:07
o que me dizem?
o que me dizem?
|
Aumentando o tamanho da roda, você vai acabar aumentando o centro de gravidade da bike e do conjunto 'bike + ciclista'.
No caso de 26 ->27,5, você aumenta em 3/4 de polegada. No caso de 26 ->29, você aumenta em 1 1/2 polegada.
Com a mudança (especialmente 26 ->29) é bom tomar cuidado com freadas em descidas íngremes. A chance de um capote vai aumentar.
No quadro já feito para 27,5 ou 29, a geometria (altura do pedivela, o que depois influencia na altura do selim e do conjunto todo) é feita considerando o tamanho do aro.
|
Enviado por: dimas2dimas
Data: 30 Abr 2021 as 13:20
paulohn Escreveu:
o que me dizem?
o que me dizem?
|
Aumentando o tamanho da roda, você vai acabar aumentando o centro de gravidade da bike e do conjunto 'bike + ciclista'.
No caso de 26 ->27,5, você aumenta em 3/4 de polegada. No caso de 26 ->29, você aumenta em 1 1/2 polegada.
Com a mudança (especialmente 26 ->29) é bom tomar cuidado com freadas em descidas íngremes. A chance de um capote vai aumentar.
No quadro já feito para 27,5 ou 29, a geometria (altura do pedivela, o que depois influencia na altura do selim e do conjunto todo) é feita considerando o tamanho do aro. |
Na verdade de 26 pra 27,5 é quase 1 polegada (559mm => 584mm) e pra 29 2,5 polegadas (559 => 622).
Há sim o risco de uma 26 com rodas ou de 29 ficar excessivamente alta.
Não existe um de 26 ou 27,5 pra transformar em 29. Muda tudo. Melhor vender a 27,5 e partir logo pra uma 29, mas prepare bem o bolso!
------------- Dimas C. Prado
https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas
https://www.strava.com/athletes/11470031
https://www.instagram.com/dimas2dimas/
|
|