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bikes roda 27,5

De:: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Mountain Biking
Nome do fórum: Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
Descrição:: Fórum para discussão dessas modalidades. Para quem gosta de pedalar por vários quilometros em estradas de terra e single tracks.
URL:: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=90851
Data:: 27 Jun 2022 as 05:56
Versão do Software: Web Wiz Forums 11.06 - http://www.webwizforums.com


Tópico: bikes roda 27,5
Enviado por: carlos slm 29
Assunto: bikes roda 27,5
Data: 29 Mai 2017 as 12:54
faz uns tres anos, eu tinha já minha bike aro 29, uma Fuji SLM 2.0. estava usando ela e deixando minha bike aro 26 empoeirar, mesmo ela tendo suspensão RST FIRST 30, trocadores STI e freios a disco shimano Hone. eu sempre pesquisei se era viável a conversão pra roda 27,5, mas ainda era novidade, só um pneu dessa medida era em torno de 250 reais!!!!!Shocked então de repente abaixaram os preços dos pneus, comprei 2 CST Critter 27,5x1.95, dois aros VZAN Extreme, as camaras continuam de aro 26 até hoje, servem perfeitamente. claro que antes de comprar tudo isso eu testei numa loja se a roda 27,5 servia na minha bike, no quadro Volare Boxxer a roda com o pneu 1,95 ainda sobrava 4 cm! na suspensão sobra 15 mm, então já sei que essa medida 1.95 tem que ser mantida pra não raspar nada. 
já vi cada crítica, comentários absurdos sobre mudança da geometria da bike, manejo instável e por aí vai, mas nunca ouvi ninguém dizer "eu testei na minha bike e não ficou bom!", ou seja, os críticos de "achismo" não tão com nada, todos os fóruns que eu pesquisei sobre esse assunto com caras que REALMENTE converteram suas bikes são só elogios! teve um doido que colocou pneus 2.4 numa Giant XTC! aí até eu fico com os dois pés atrás, LOLLOLLOL 
então entre peças e mão de obra gastei em torno de 300 temers, e agora tenho uma bike 1000% melhor que em aro 26, e revesando em uso com a minha Fuji aro 29. na última Black Fraude eu achei no mercado livre um quadro VZAN Everest pro pela metade do preço, por ter o grafismo errado, tá escrito que é 29, mas é para aro 27,5 (oh-oh, acho que alguém na VZAN foi demitido!), comprei e montei as peças nesse quadro, sobrando do aro 26 só a suspa RST.
o que vocês acham, sugestões, críticas, comentários, mandem bala!TongueTongueTongue
aqui ela ainda com o quadro Volare Boxxer aro 26, já com as rodas 27,5.



Respostas:
Enviado por: hugomedeiros
Data: 01 Jun 2017 as 07:26
Pedale com ela e seja feliz.

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"Pedalar, um prazer quase sexual"


Enviado por: 43679
Data: 01 Jun 2017 as 22:24
Nada.Se fosse uma 29er todo mundo tinha malhado,ou amado

Eu tenho com uma 26er,na verdade quadro e suspa 26 mas rodas 700C,ganhei um par de pneus 584x52B,baratos,de uma Tito 27.5,e to pensando em montar rodas 650B
O problema é que quero vender esta bike,q esta com rodas 700X35C.
Ai vender 27.5 depois pro caba achar pneus??
Dia 8 preciso decicir,se monto um par de 559mm ou um par de 584mm.
Eu creio q 584/650B a bike ficaria melhor,apesar de ser uma adaptaçao,mas depois o comprador tera problemas ao repor pneus.
Eu nao acho um tamanho morto como dizem,pois é assim,dizem...
Tem muita gente que nao pedalou uma 27.5 mas diz..diz e diz.




Enviado por: luiz.estacheski
Data: 30 Abr 2021 as 10:49
opa.... vou ressuscitar o tópico, haha!

seguinte... minha bike também tem um quadro Volare Boxxer, tamanho 20.

de peças ela não tem nada de excepcional, uma relação 3x8 shimano, marcha acera na frente e altus atrás, um amortecedor RST Gila de - acho - 100mm de curso sem trava, enfim...

a questão é que ando pensando em ir trocando as peças dela até o ponto de conseguir trocar ela toda por uma 29"

havia pensado em começar pelo cubo, depois relação, marchas, freios, manetes/trocadores e por fim o quadro em si.

mas aí encontrei esse tópico aqui do colega que colocou rodas 27,5 na boxxer dele e ainda disse que sobrou espaço e fiquei pensando em fazer a mesma "gambirra": começar botando rodas 29" e aí ir trocando as outras peças.

o que me dizem?

o colega falou que no quadro Volare Boxxer a roda com o pneu 1,95 ainda sobrava 4 cm! então imagino que uma roda 29" encaixe na traseira do quadro e talvez tenha que trocar o garfo, aí já pegaria um garfo para 29" mesmo

penso em fazer isso para, basicamente, economizar dinheiro e ir gastando aos poucos para chegar até a bike do jeito que gostaria.

acho que vale destacar que meu uso seria para uns 75% asfalto, 15% estradas de terra e no máááximo uns 5% de trilhas leves. isso me faz pensar que montar uma "gravel" talvez seria até o ideal para mim.

o que me dizem?


Enviado por: hurry-gurits
Data: 30 Abr 2021 as 11:40
Gravel é um pato, ruim no asfalto, não desenvolve bem como uma speed, e ruim na terra não desenvolve como uma MTB, mas se quiser andar melhor que MTB no asfalto, e melhor que speed na terra, achou sua bike.

Se couber a roda 29" no quadro não vejo problemas, a única questão é verificar se o pneu de perfil super baixo com aro 29", não está praticamente com o mesmo diâmetro da aro 27,5" com pneu normal... Vai gastar dinheiro para um ganho físico radial e psicológico.

Com o seu perfil, eu economizaria e partiria para uma 29" nata.

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scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition


Enviado por: luiz.estacheski
Data: 30 Abr 2021 as 11:53
Originalmente Postado por luiz.estacheski luiz.estacheski Escreveu:

opa.... vou ressuscitar o tópico, haha!

seguinte... minha bike também tem um quadro Volare Boxxer, tamanho 20.

de peças ela não tem nada de excepcional, uma relação 3x8 shimano, marcha acera na frente e altus atrás, um amortecedor RST Gila de - acho - 100mm de curso sem trava, enfim...

a questão é que ando pensando em ir trocando as peças dela até o ponto de conseguir trocar ela toda por uma 29"

havia pensado em começar pelo cubo, depois relação, marchas, freios, manetes/trocadores e por fim o quadro em si.

mas aí encontrei esse tópico aqui do colega que colocou rodas 27,5 na boxxer dele e ainda disse que sobrou espaço e fiquei pensando em fazer a mesma "gambirra": começar botando rodas 29" e aí ir trocando as outras peças.

o que me dizem?

o colega falou que no quadro Volare Boxxer a roda com o pneu 1,95 ainda sobrava 4 cm! então imagino que uma roda 29" encaixe na traseira do quadro e talvez tenha que trocar o garfo, aí já pegaria um garfo para 29" mesmo

penso em fazer isso para, basicamente, economizar dinheiro e ir gastando aos poucos para chegar até a bike do jeito que gostaria.

acho que vale destacar que meu uso seria para uns 75% asfalto, 15% estradas de terra e no máááximo uns 5% de trilhas leves. isso me faz pensar que montar uma "gravel" talvez seria até o ideal para mim.

o que me dizem?


só deixar claro que não penso em usar esse "frankenstein" pra sempre, seria por 1 ou 2 anos, prazo esse em que eu penso que conseguiria juntar grana o suficiente para comprar as peças e quadro do jeito que quero.


Enviado por: paulohn
Data: 30 Abr 2021 as 12:07
Originalmente Postado por luiz.estacheski luiz.estacheski Escreveu:

opa.... vou ressuscitar o tópico, haha!

seguinte... minha bike também tem um quadro Volare Boxxer, tamanho 20.

de peças ela não tem nada de excepcional, uma relação 3x8 shimano, marcha acera na frente e altus atrás, um amortecedor RST Gila de - acho - 100mm de curso sem trava, enfim...

a questão é que ando pensando em ir trocando as peças dela até o ponto de conseguir trocar ela toda por uma 29"

havia pensado em começar pelo cubo, depois relação, marchas, freios, manetes/trocadores e por fim o quadro em si.

mas aí encontrei esse tópico aqui do colega que colocou rodas 27,5 na boxxer dele e ainda disse que sobrou espaço e fiquei pensando em fazer a mesma "gambirra": começar botando rodas 29" e aí ir trocando as outras peças.

o que me dizem?

o colega falou que no quadro Volare Boxxer a roda com o pneu 1,95 ainda sobrava 4 cm! então imagino que uma roda 29" encaixe na traseira do quadro e talvez tenha que trocar o garfo, aí já pegaria um garfo para 29" mesmo

penso em fazer isso para, basicamente, economizar dinheiro e ir gastando aos poucos para chegar até a bike do jeito que gostaria.

acho que vale destacar que meu uso seria para uns 75% asfalto, 15% estradas de terra e no máááximo uns 5% de trilhas leves. isso me faz pensar que montar uma "gravel" talvez seria até o ideal para mim.

o que me dizem?

Aumentando o tamanho da roda, você vai acabar aumentando o centro de gravidade da bike e do conjunto 'bike + ciclista'.

No caso de 26 ->27,5, você aumenta em 3/4 de polegada.
No caso de 26 ->29, você aumenta em 1 1/2 polegada.

Com a mudança (especialmente 26 ->29) é bom tomar cuidado com freadas em descidas íngremes. A chance de um capote vai aumentar.

No quadro já feito para 27,5 ou 29, a geometria (altura do pedivela, o que depois influencia na altura do selim e do conjunto todo) é feita considerando o tamanho do aro.


Enviado por: dimas2dimas
Data: 30 Abr 2021 as 13:20
Originalmente Postado por paulohn paulohn Escreveu:

Originalmente Postado por luiz.estacheski luiz.estacheski Escreveu:

opa.... vou ressuscitar o tópico, haha!

seguinte... minha bike também tem um quadro Volare Boxxer, tamanho 20.

de peças ela não tem nada de excepcional, uma relação 3x8 shimano, marcha acera na frente e altus atrás, um amortecedor RST Gila de - acho - 100mm de curso sem trava, enfim...

a questão é que ando pensando em ir trocando as peças dela até o ponto de conseguir trocar ela toda por uma 29"

havia pensado em começar pelo cubo, depois relação, marchas, freios, manetes/trocadores e por fim o quadro em si.

mas aí encontrei esse tópico aqui do colega que colocou rodas 27,5 na boxxer dele e ainda disse que sobrou espaço e fiquei pensando em fazer a mesma "gambirra": começar botando rodas 29" e aí ir trocando as outras peças.

o que me dizem?

o colega falou que no quadro Volare Boxxer a roda com o pneu 1,95 ainda sobrava 4 cm! então imagino que uma roda 29" encaixe na traseira do quadro e talvez tenha que trocar o garfo, aí já pegaria um garfo para 29" mesmo

penso em fazer isso para, basicamente, economizar dinheiro e ir gastando aos poucos para chegar até a bike do jeito que gostaria.

acho que vale destacar que meu uso seria para uns 75% asfalto, 15% estradas de terra e no máááximo uns 5% de trilhas leves. isso me faz pensar que montar uma "gravel" talvez seria até o ideal para mim.

o que me dizem?



Aumentando o tamanho da roda, você vai acabar aumentando o centro de gravidade da bike e do conjunto 'bike + ciclista'.

No caso de 26 ->27,5, você aumenta em 3/4 de polegada.
No caso de 26 ->29, você aumenta em 1 1/2 polegada.

Com a mudança (especialmente 26 ->29) é bom tomar cuidado com freadas em descidas íngremes. A chance de um capote vai aumentar.

No quadro já feito para 27,5 ou 29, a geometria (altura do pedivela, o que depois influencia na altura do selim e do conjunto todo) é feita considerando o tamanho do aro.


Na verdade de 26 pra 27,5 é quase 1 polegada (559mm => 584mm) e pra 29 2,5 polegadas (559 => 622).

Há sim o risco de uma 26 com rodas ou de 29 ficar excessivamente alta.

Não existe um de 26 ou 27,5 pra transformar em 29. Muda tudo. Melhor vender a 27,5 e partir logo pra uma 29, mas prepare bem o bolso!

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Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/



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