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Quadro Kode 29 Top - "Aguenta ou abre o bico?"

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Mountain Biking
Nome do Fórum: All Mountain / Enduro / Trail
Descrição Fórum: Nem cross-country, nem downhill - Discussões sobre as modalidades mais livres do mountain biking.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=89905
Data da Impressão: 24 Abr 2024 as 17:00
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Quadro Kode 29 Top - "Aguenta ou abre o bico?"
Postado Por: KAS.ER1KY
Assunto: Quadro Kode 29 Top - "Aguenta ou abre o bico?"
Data de Publicação: 21 Fev 2017 as 15:02
Boa tarde, (bom dia ou boa noite), tenho uma MTB que atualmente está utilizando um quadro da marca Kode modelo 29Top. Minha duvida é se ele aguenta um AM um pouco mais tranquilo, (passa longe de ser um Enduro). Estou usando atualmente uma susp. de 100mm, que para este uso um pouco mais "abusivo", seria substituída por uma outra suspensão de 110mm. Vocês que tem mais conhecimento nessa área, acham que da conta do tranco?



Respostas:
Postado Por: utR
Data de Publicação: 21 Fev 2017 as 17:51
O que seria um "AM um pouco mais tranquilo"? 


Postado Por: 43679
Data de Publicação: 21 Fev 2017 as 20:21
Que bico vc se refere?Como vai abrir o bico,é uma bike ou um pato?




Postado Por: KAS.ER1KY
Data de Publicação: 22 Fev 2017 as 08:30
Então, esse "AM mais tranquilo", ao qual me refiro, seria descidas com obstáculos mais técnicos e difíceis de se passar, onde geralmente a galera do XC não gosta muito muito de andar pois dizem que estes locais são "cupins de bike", além de alguns saltos, nada muito fora do normal.


Postado Por: utR
Data de Publicação: 22 Fev 2017 as 10:03
Eu acho que dá de boa! até com suspensão de 100mm


Postado Por: KAS.ER1KY
Data de Publicação: 22 Fev 2017 as 10:05
Blz parceiro. Obg pela ajuda!Big smile


Postado Por: Chuck DhFr
Data de Publicação: 22 Fev 2017 as 10:48
Conselho
Deixe de andar com esses brutos nutella de estradão batido.
Venda a 29 e vá atrás de uma full AM 26 usada.

-------------
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team


Postado Por: KAS.ER1KY
Data de Publicação: 22 Fev 2017 as 11:45
Então, tbm estou pensando nisso. Mas por hora não é viavel. (motivos pessoai$$)
Mas ainda quero comprar uma 26 ou 27,5 Full. 
Pensei tbm em aproveitar minhas peças e trocar Quadro, suspensão e rodas.


Postado Por: KAS.ER1KY
Data de Publicação: 22 Fev 2017 as 11:48
E como vc mesmo disse, estou meio de saco cheio dos "brutos de estradão". Galera nem se diverte mais, todo mundo só pensa em média e terminar o trajeto no tempo mais curto que conseguirem. Por isso essa modalidade, (AM), me atraiu bastante, (e ainda atraiu a um grande amigo meu tbmLOL).


Postado Por: VitorMaia
Data de Publicação: 22 Fev 2017 as 12:11
Não ligue para esse Devair, todo topico ele vem fazer gracinha, deve ser carencia de atenção 


Postado Por: KAS.ER1KY
Data de Publicação: 22 Fev 2017 as 14:13
Sei como é. Carência é complicado


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 22 Fev 2017 as 16:53

Cara, tem grupos de AM por aí?
Volta e meia viajo pra Primavera e lá ninguém tem full, as poucas trilhas que existiam acabaram fechando de mato por falta de uso.. e o pessoal usa as MTB 29 pra rodar só em estrada ou asfalto, pedais são meio chatos, nego socando a bota no estradão um querendo "ganhar" do outro.

estou montando uma Full 29 que consegui numa oportunidade pra deixar lá, quem sabe dou um pulo em Roo pra dar uma volta por aí se tiver trilha boa.


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Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 22 Fev 2017 as 16:56
sobre sua pergunta, 29 rígida dá pra descer legal em estradão e singles sem muito buraco, mas pra andar em trilha braba é uma tristeza.  Por mais que o quadro aguente porrada, a experiência é muito sofrida andar de rígida em trilhas pesadas, por que a geometria não é boa pra isso (head angle bem alto, posição de ataque do garfo não é boa pra obstáculo grande, geralmente os quadros são curtos e ariscos), você tem pouca suspensão, o pneu é muito estreito, e geralmente o pessoal de bike rígida não usa o canote retrátil (dropper) ou seja, cabrito doido descontrolado com o banco batendo na barriga/saco o tempo todo.

já numa full, ainda que seja XC é outra história.

Se conseguir um quadro full 29 talvez seja o melhor dos mundos pra você, pois vai poder passar tranquilo nesses trechos cascudos das trilhas de verdade e ainda poder acompanhar o pessoal do speed de terra.

pode até ter dois pares de pneu, um par 2.3 ou 2.4 pra AM e um par 2.0 pra XC.

eu acho curioso quanta gente ultimamente tem reclamado que é "chato" os pedais de estradão, mas na hora de montar bike todo mundo quer uma xc 29 rígida de 9kg.


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Postado Por: Chuck DhFr
Data de Publicação: 22 Fev 2017 as 18:16
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

sobre sua pergunta, 29 rígida dá pra descer legal em estradão e singles sem muito buraco, mas pra andar em trilha braba é uma tristeza.  Por mais que o quadro aguente porrada, a experiência é muito sofrida andar de rígida em trilhas pesadas, por que a geometria não é boa pra isso (head angle bem alto, posição de ataque do garfo não é boa pra obstáculo grande, geralmente os quadros são curtos e ariscos), você tem pouca suspensão, o pneu é muito estreito, e geralmente o pessoal de bike rígida não usa o canote retrátil (dropper) ou seja, cabrito doido descontrolado com o banco batendo na barriga/saco o tempo todo.

já numa full, ainda que seja XC é outra história.

Se conseguir um quadro full 29 talvez seja o melhor dos mundos pra você, pois vai poder passar tranquilo nesses trechos cascudos das trilhas de verdade e ainda poder acompanhar o pessoal do speed de terra.

pode até ter dois pares de pneu, um par 2.3 ou 2.4 pra AM e um par 2.0 pra XC.

eu acho curioso quanta gente ultimamente tem reclamado que é "chato" os pedais de estradão, mas na hora de montar bike todo mundo quer uma xc 29 rígida de 9kg.




Acredito que isso aconteça pelo efeito manada.
A maioria das pessoas não gosta e/ou acha perigoso pedalar sozinho e vai pedalar em algum grupo.
Os grupos na sua imensa maioria tem os seus líderes que quase sempre tem seu trajeto definido,quase sempre 99% de estradão e asfalto.
Se alguém do grupo sugere ir em trilhas mais técnicas sempre vai ter os cagoes que falam que é muito perigoso ou que tal lugar só tem trilha nível downhill e no final prevalece a vontade da maioria brudimais.
E sempre aquele papo chato de bike leve,média pra strava,etc.

Até tenho alguns amigos que gostam das trilhas mais técnicas mas o difícil é conseguir conciliar os horários,então se não pedalasse sozinho acabaria andando muito pouco.


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"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 22 Fev 2017 as 18:27
tenho sorte de ter trilhas  muito boas dentro da cidade do Rio, trilhas técnicas mesmo. E quase sempre acha um parceiro pra pedalar. Dependendo do lugar eu até pedalo sozinho sem problema, embora prefira pedalar com a galera com nível de pedal parecido com o meu.




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Postado Por: KAS.ER1KY
Data de Publicação: 23 Fev 2017 as 08:10
Então, estava pensando nessa ideia de um full de xc tbm. Sobre as trilas aqui em Roo, até que existiam, até serem destruídas.Cry
Mas tem um local que a galera de moto vai e vamos la dar uma olhada pra ver como é. Tinha até pista de Free ride aqui, mas como mencionei acima, foi destruida tbm. Uma tristeza só!


Postado Por: KAS.ER1KY
Data de Publicação: 23 Fev 2017 as 08:16
Sobre ter comprado bike pra XC e depois achar os pedais chatos, pode ter certeza que a próxima bike que irei montar sera priorizado a diversão e não a leveza LOL
Mas eu vim do road e achei que os pedais de XC seriam mais animados e tal. Mas na verdade aconteceu que é praticamente a mesma coisa das speed's, porém em estradões.


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 23 Fev 2017 as 08:44
Originalmente postado por KAS.ER1KY KAS.ER1KY escreveu:

Sobre ter comprado bike pra XC e depois achar os pedais chatos, pode ter certeza que a próxima bike que irei montar sera priorizado a diversão e não a leveza LOL
Mas eu vim do road e achei que os pedais de XC seriam mais animados e tal. Mas na verdade aconteceu que é praticamente a mesma coisa das speed's, porém em estradões.

essa galera devia comprar gravel bikes ao invés de XC..
se bem que tem uns areiões aí que é foda passar até de fat bike kkkkkkkk
vc vem descendo a 40km/h e cai numa baixada de areião, se vc n capota a bike quase para.
Uma 29 com pneu 2.25 vai muito bem em lugar assim.

fiz um pedal esses dias num lugar assim com  uma 26 e pneu 1.95, foi triste..  A bike afundava na areia e não ia.




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Postado Por: KAS.ER1KY
Data de Publicação: 23 Fev 2017 as 08:51
Areião aqui reina kkkk. Mas já estamos acostumados com isso. Fim de semana passado ficamos uns 18 min. num areião subindo! Foi complicado msm com pneus 2.10


Postado Por: KAS.ER1KY
Data de Publicação: 23 Fev 2017 as 09:52
Aproveitando o tópico, vcs me indicam algum quadro que possa ser usado para AM? Um que não seja muito salgado é claro LOLLOL


Postado Por: jeanclaude
Data de Publicação: 23 Fev 2017 as 11:59
Astro FULL FSS ALL Mountain 27.5 8.000,00 na loja online da ASTRO  Baita Bike!

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GT Sanction 27.5 10V
ASTRO Comet - 27.5 -30v
TREK Y22 - xodó 1995


Postado Por: Daniel Moreira
Data de Publicação: 23 Fev 2017 as 13:26
Eu tava só acompanhando o tópico esperando falarem dos preços kkkkkkkk. 




Postado Por: KAS.ER1KY
Data de Publicação: 23 Fev 2017 as 14:25
Interessante a bike. Mas como citei, no momento é inviável trocar de bike.


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 23 Fev 2017 as 15:21
Originalmente postado por KAS.ER1KY KAS.ER1KY escreveu:

Aproveitando o tópico, vcs me indicam algum quadro que possa ser usado para AM? Um que não seja muito salgado é claro LOLLOL

specialized camber ou stump 29
giant anthem 29
astro assasin 29

tem alguns outros que não lembro, mas esses são bons quadros e fáceis de achar.





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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 23 Fev 2017 as 15:28
tem os chineses do aliexpress também caso queira arriscar, esse aqui é muito interessante, copia do scott spark novo
http://www.lightcarbon.com/mtb_suspension-99-27-5er-plus-full-suspension-xc-carbon-frame-lcfs709" rel="nofollow - http://www.lightcarbon.com/mtb_suspension-99-27-5er-plus-full-suspension-xc-carbon-frame-lcfs709




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Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: KAS.ER1KY
Data de Publicação: 23 Fev 2017 as 15:28
Blz. Obg pela ajuda. Qualquer novidade eu compartilho aqui com vcs.


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 24 Fev 2017 as 17:31
artigo bem pertinente ao tema

http://betterride.net/blog/2016/confidence-inspiring-mountain-bike-fun/" rel="nofollow - http://betterride.net/blog/2016/confidence-inspiring-mountain-bike-fun/

resumindo, todo mundo vai  na onda e compra bikes "rápidas" e leves. e quanto tem uma situação financeira melhor, ao invés de pensar uma full, o sujeito já vai logo querer colocar o quadro mais leve possível de carbono, a roda mais leve, o pneu mais leve, mas ainda tem na cabeça que "full é muito caro".

se andar em estradões sem fim é sua praia, blz, compre uma rígida de 9kg e seja feliz.
mas se sua diversão é trilha, compre uma full, uma "confidence inspiring bike" como ele diz no artigo e seja muito mais feliz, ainda que sofra um pouquinho mais pra chegar até a trilha.
ou faça como eu em 80% dos meus pedais, vai de carro até o pé da trilha e fica rodando lá até cansar ao invés de gstar energia e tempo pedalando 30km pra chegar nela.


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Postado Por: KAS.ER1KY
Data de Publicação: 01 Mar 2017 as 08:19
Atualizando aqui. Esse fim de semana a galera foi em uma trilha aqui, que é simplesmente chamada de "trilha da cachoeira", (ou algo assim). Fui com a galera, pelas fotos parecia ser interessante. E na verdade foi bem legal mesmo! Ela é um single que é o tempo todo descendo, passando no meio da água, com pedras grandes que tem de ser passadas por cima e degraus. Ou seja a diversão foi garantida LOLLOL 
Curti bastante, apesar de que em alguns pontos minha bike sofreu um pouco, foi divertido. É o que mais me surpreendeu foi que os mesmos brutões de estradão que organizaram a ida nesse local e todo mundo achou um máximo.  Isso me acendeu bastante a esperança dos conceitos estarem mudando por aqui, mas acho difícil, já que a ida nesses locais acontecem somente uma vez ou outra. 


Postado Por: utR
Data de Publicação: 01 Mar 2017 as 12:53
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

artigo bem pertinente ao tema
No dictionary results were found. Please try another search.
  Dictionary.com

http://betterride.net/blog/2016/confidence-inspiring-mountain-bike-fun/" rel="nofollow - http://betterride.net/blog/2016/confidence-inspiring-mountain-bike-fun/

resumindo, todo mundo vai  na onda e compra bikes "rápidas" e leves. e quanto tem uma situação financeira melhor, ao invés de pensar uma full, o sujeito já vai logo querer colocar o quadro mais leve possível de carbono, a roda mais leve, o pneu mais leve, mas ainda tem na cabeça que "full é muito caro".

se andar em estradões sem fim é sua praia, blz, compre uma rígida de 9kg e seja feliz.
mas se sua diversão é trilha, compre uma full, uma "confidence inspiring bike" como ele diz no artigo e seja muito mais feliz, ainda que sofra um pouquinho mais pra chegar até a trilha.
ou faça como eu em 80% dos meus pedais, vai de carro até o pé da trilha e fica rodando lá até cansar ao invés de gstar energia e tempo pedalando 30km pra chegar nela.
Bom artigo! 

 pena que ate lá fora bikes desse tipo costumam ser mais cara$. 

E não acho que seja desonestidade ou desinformação das bikes shops em indicarem HT para quem está começando, acho que vai mais pelo custo da mesma, geralmente quem começa foca em bikes com menor custo e maior beneficio possível e ai vem a HT, peças mais básicas, geometria antiga.

Já no Brasil... Ah aqui é um caso atipico, geralmente não fazemos trilhas de verdade, ainda não temos muita variedade e informação sobre esse tipo de bike, e tem o custo brasil né, impostos alto, economia em baixa, além dos brutimais LOL

O que me deixou na curiosidade é se as bikes shops daqui manjam de geometria, qualquer dia vou numa local  atentar os funcionarios. 


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 02 Mar 2017 as 08:19
Originalmente postado por utR utR escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

artigo bem pertinente ao tema
No dictionary results were found. Please try another search.
  Dictionary.com

http://betterride.net/blog/2016/confidence-inspiring-mountain-bike-fun/" rel="nofollow - http://betterride.net/blog/2016/confidence-inspiring-mountain-bike-fun/

resumindo, todo mundo vai  na onda e compra bikes "rápidas" e leves. e quanto tem uma situação financeira melhor, ao invés de pensar uma full, o sujeito já vai logo querer colocar o quadro mais leve possível de carbono, a roda mais leve, o pneu mais leve, mas ainda tem na cabeça que "full é muito caro".

se andar em estradões sem fim é sua praia, blz, compre uma rígida de 9kg e seja feliz.
mas se sua diversão é trilha, compre uma full, uma "confidence inspiring bike" como ele diz no artigo e seja muito mais feliz, ainda que sofra um pouquinho mais pra chegar até a trilha.
ou faça como eu em 80% dos meus pedais, vai de carro até o pé da trilha e fica rodando lá até cansar ao invés de gstar energia e tempo pedalando 30km pra chegar nela.
Bom artigo! 

 pena que ate lá fora bikes desse tipo costumam ser mais cara$. 

E não acho que seja desonestidade ou desinformação das bikes shops em indicarem HT para quem está começando, acho que vai mais pelo custo da mesma, geralmente quem começa foca em bikes com menor custo e maior beneficio possível e ai vem a HT, peças mais básicas, geometria antiga.

Já no Brasil... Ah aqui é um caso atipico, geralmente não fazemos trilhas de verdade, ainda não temos muita variedade e informação sobre esse tipo de bike, e tem o custo brasil né, impostos alto, economia em baixa, além dos brutimais LOL

O que me deixou na curiosidade é se as bikes shops daqui manjam de geometria, qualquer dia vou numa local  atentar os funcionarios. 

vou te falar que pode ser até ignorância.

vai numa cidade de interior e muita gente sequer viu uma full na vida, até mesmo os caras dos bike shops.

E uma coisa leva a outra.. o pessoal roda só em asfalto e estradão e não encara trilhas, por falta de técnica, medo de machucar, etc.. aí realmente pra isso uma xc rígida é melhor mesmo. Mas isso cria um circulo vicioso e a impressão que mountain bike é só isso, e que não justifica gastar numa full que é mais pesada e mais cara.


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Postado Por: matheusbike
Data de Publicação: 08 Set 2019 as 22:07
Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:

Conselho
Deixe de andar com esses brutos nutella de estradão batido.
Venda a 29 e vá atrás de uma full AM 26 usada.


pq amigo?!


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 08 Set 2019 as 22:32
Originalmente postado por matheusbike matheusbike escreveu:

Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:

Conselho
Deixe de andar com esses brutos nutella de estradão batido.
Venda a 29 e vá atrás de uma full AM 26 usada.


pq amigo?!


leia o artigo q postei acima

ainda se vendem bikes rigidas c geometrias dos anos 90. as bikes de xc nacionais sao em grande parte assim

a nao. ser q tenha um talento e coragem fora do normal, vai ser muito mais difícil ou ate impossível desenvolver confiança e técnica nas trilhas pois a. bike nao perdoa erros e não inspira confiança.
ai pode. acabar desistindo ou então ficando so na estrada lisa por medo de cair por exemplo.

isso se quiser fazer trilhas.
p ficar no estradao ai n sei muito opinar

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Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: matheusbike
Data de Publicação: 09 Set 2019 as 18:38
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por matheusbike matheusbike escreveu:

Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:

Conselho
Deixe de andar com esses brutos nutella de estradão batido.
Venda a 29 e vá atrás de uma full AM 26 usada.


pq amigo?!


leia o artigo q postei acima

ainda se vendem bikes rigidas c geometrias dos anos 90. as bikes de xc nacionais sao em grande parte assim

a nao. ser q tenha um talento e coragem fora do normal, vai ser muito mais difícil ou ate impossível desenvolver confiança e técnica nas trilhas pois a. bike nao perdoa erros e não inspira confiança.
ai pode. acabar desistindo ou então ficando so na estrada lisa por medo de cair por exemplo.

isso se quiser fazer trilhas.
p ficar no estradao ai n sei muito opinar


Muito bom o artigo.

O negócio que to voltando agora depois de um tempo parado e tudo q se vê é 29'... Daí to querendo uma bike mais de entrada pra voltar a pedalar... E como só conheço gente q anda de 29 e trilhas mais leves penso o seguinte:

-Ou compro uma 26 e tomo sufoco pra acompanhar a galera de 29 nos estradões e pedalo sozinho nas trilhas mesmo;
-Ou compro a 29 pra pedalar mais com o pessoal.

Essas bikes da sense já tem uma quadro rigido melhor n? Um entre eixo mais curto, melhora a dinamica da bike mesmo uma 29'. Ou não? kkkkk

mals o textão e vlw pela ajuda kkkkkk


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 09 Set 2019 as 20:07
Originalmente postado por matheusbike matheusbike escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por matheusbike matheusbike escreveu:

Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:

Conselho
Deixe de andar com esses brutos nutella de estradão batido.
Venda a 29 e vá atrás de uma full AM 26 usada.


pq amigo?!


leia o artigo q postei acima

ainda se vendem bikes rigidas c geometrias dos anos 90. as bikes de xc nacionais sao em grande parte assim

a nao. ser q tenha um talento e coragem fora do normal, vai ser muito mais difícil ou ate impossível desenvolver confiança e técnica nas trilhas pois a. bike nao perdoa erros e não inspira confiança.
ai pode. acabar desistindo ou então ficando so na estrada lisa por medo de cair por exemplo.

isso se quiser fazer trilhas.
p ficar no estradao ai n sei muito opinar


Muito bom o artigo.

O negócio que to voltando agora depois de um tempo parado e tudo q se vê é 29'... Daí to querendo uma bike mais de entrada pra voltar a pedalar... E como só conheço gente q anda de 29 e trilhas mais leves penso o seguinte:

-Ou compro uma 26 e tomo sufoco pra acompanhar a galera de 29 nos estradões e pedalo sozinho nas trilhas mesmo;
-Ou compro a 29 pra pedalar mais com o pessoal.

Essas bikes da sense já tem uma quadro rigido melhor n? Um entre eixo mais curto, melhora a dinamica da bike mesmo uma 29'. Ou não? kkkkk

mals o textão e vlw pela ajuda kkkkkk

entre eixos mais curto melhora um pouco a agilidade da bike, especialmente em manobras em baixa velocidade. Mas se tiver uma bike mais longa dá pra pegar o jeito e se faz curva bem também. E bikes longas sao mais estáveis nas descidas especialemnte em alta velocidade.

a tendencia dos ultimos lancamentos sao bikes mais longas com angulos de caixa mais baixos, mesas mais curtas, pneus e rodas mais largos, ate mesmo nas bikes de XC .

As rodas 29 hoje estão em tudo, desde o XC até DH. Não existe mais a historia delas serem lentas em trilha, isso é mito. Se a bike tiver uma boa geometria so tem vantagens nas 29. Aro 26 está morto.

se vc quer acompanhar a galera e ainda andar bem nas trilhas pode pegar uma xc 29 e colocar um canote dropper. já vai fazer muita diferença.

Um coisa q sempre fiz nas outras bikes de XC que tive era colocar garfo maior,  canote dropper ,pneus maiores, mesa mais curta e guidao maior. Isso faz com que qualquer bike de XC tenha uma pegada mais agresssiva e te de mais segurança e confianca nas trilhas. E pode ser ate que piore um pouco o desempenho no estradao por causa do peso e dos pneus maiores, mas ai n tem milagre rs. Tem que treinar ai acostuma.

eu nunca testei as scott, mas as spark amais novas por exemplo (não RC) tem uma geometria acertada e curso de 120, algumas vem até com canote. Me parece uma boa bike intermediaria pro que voce quer. Mas são bem caras mesmo usada.

Como alternativa barata, fica dificil por aqui, já que o mercado brasileiro fornece praticamente só um tipo de bike com uma ampla gama de preços, que são as de XC. Bikes trail e de Enduro praticamente só se acha muito caras, pois praticamente todos q praticam essa modalidade querem full de muito curso, com canote dropper, etc.

Lá fora você consegue comprar muitas bikes trail rígidas de entrada, por menos de 1000 dolares, já com boa suspensão (120 a 140 de curso), bons pneus e as vezes até canote retrátil. Aqui simplesmente não existe, pois ninguem quer bike assim, todos pensam so em peso e estradão. Existe a nova specialized Fuse mas ela custa uma fortuna!.

num outro tópico sugeri uma bike que seria bem intermediaria entre XC e trail. Dependendo de como montar ela, pode focar mais em peso ou em resistência.

Specialized Camber 29

É uma bike q sofre preconceito por que é relativamente pesada pro pessoal obcecado por peso, mas tem pouco curso pro pessoal q anda nas trilhas mais casca. Além disso ela saiu de linha, sendo substituida pela Stumpjumper ST (no fundo ela sempre foi isso ja que usava o triangulo dianteiro da stump) .POr isso vc consegue achar num bom preço e ainda pechinchar. Por outro lado,  é uma bike que atende o que voce quer praticar, e vc vai conseguir andar legal nas trilhas sem sacrificar (tanto) desempenho no estradao.

Eu tive 2014 uma montada com 140 de curso dianteiro, mesa curta, pneus 2.3, canote dropper. Era uma bike legal tanto pras trilhas quanto pros pedais mais longos.

Minha dica é pegar um tamanho acima, pois achava ela bastante pequena pra mim mesmo sendo no tamanho recomendado. E se puder pegar 2014/15 versao EVO ou entao a 2016 pra cima seria melhor pois tem mais curso e melhor geometria.




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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 09 Set 2019 as 20:17
continuando..

por coincidência, eu tive a trek fuel ex que ele fala no artigo. E troquei ela pela santacruz hightower, que também é citada lá. São muito parecidas, mas devido a minha preferência pela Santa Cruz acabei fazendo essa troca.

Comparado com a Camber elas passam um pouco mais de confianca principalmente pelo head angle mais baixo (a camber era um pouco algo, 69 graus) e pelo entre eixos maior. E a minha camber S achava pequena demais pra ser uma trail, a fuel ex e hightower mesmo sendo também S são bikes maiores e mais estáveis, por isso se for pegar a camber seria ideal um tamanho acima (pra mim M no caso). Também Fuel e Hightower tem mais curso e usam rodas mais robustas q usava na camber.. tudo isso melhora pra triha significativamente, mas tb arrasta mais nos estradões.

Numa 2014 diria que uns 6 mil seria um preço razoável, variando pra mais ou pra menos dependendo do estado e dos upgrades q foram feitos.


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Postado Por: matheusbike
Data de Publicação: 09 Set 2019 as 20:37
26 morta mesmo?!

Mas nesses valores vou ter de ir para as XC mesmo hardtail...

To querendo uma bike de entrada um pouco melhor pra poder fazer umas trilhas e demorar pra fazer um upgrade. Tõ pesquisando algumas seminovas e achei umas interessante pra mim na faixa de 2000-2500.

brigado pelo atenção


Postado Por: raulino
Data de Publicação: 09 Set 2019 as 23:37
Originalmente postado por matheusbike matheusbike escreveu:

26 morta mesmo?!(...)


pra comprar e pra competir sim... pra se divertir negativo... seguem imagens recentes do divertimento no "além" vida

só a hightower era Full 29er e tinha mais duas rabo duro... as demais aro 26 e 27,5...

neste dia, fizemos trilhas que não estão sequer mapeadas no Strava ou no Trailforks ainda

















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"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport


Postado Por: raulino
Data de Publicação: 10 Set 2019 as 00:05
mais duas fotos direto do túmulo das 26... participantes do último Florwripa Enduro Fest S/A





essa foto abaixo exemplifica bem que andando em turma, a cada subida e a cada descida, os mais rápidos tem a oportunidade de esperar os mais lentos enquanto curtem o visual ou simplesmente fazem alguma piada



o difícil hj em dia é achar uma turma legal pra andar, que não se preocupe com o aro que vc pode bancar

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"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 10 Set 2019 as 07:05
sim 26 está morto para a indústria e em boa parte para o mercado ate mesmo de usados

tenta vender uma bike 26 e veja o que acontece
meu intuito nao foi desmerecer ninguém, mas passar a real de como está o mercado hoje.

nao significa que não dá pra se divertir e ate mesmo achar uma boa oferta numa full 26 por exemplo

so q difícil achar uma full 26 de enduro boa por menos de 4 mil, enquanto isso ja vi Camber 29 ser vendida proximo a 5000. claro a camber n é enduro mas fazendo as modificações que falei vai andar tão bem quanto uma 26 mais antiga na maioria das trilhas e ainda andar bem melhor nos deslocamentos que uma 26, pode ter certeza.

inclusive eu fiz exatamente essa troca, spz enduro 26 pela camber 29 (troquei quadro garfo e rodas) e fiquei bastante satisfeito pro propósito que du queria. apesar da camber faltar curso em certas trilhas mais casca, era uma bike melhor de andar no geral, justamente oq o amigo do post anterior queria.

a camber foi so um exemplo, existem boas bikes xc 29 vendidas a preços baixos.. giant anthem 29 antiga( já tive) rocky mountain element (essa ainda tenho c 120 de curso, dropper, mesa curta, etc, paguei muito barato no quadro e montei c as pecas q tinha)

o próprio mercado ta tentando lançar esse tipo de ideia como se fosse novidade, por exemplo aquela specialized epic Evo (vem c pneu maior, dropper, garfo 120),sants cruz blur TR (mesma ideia)
mas quem gosta de trilha a muitos e muitos anos ja percebeu q bikes de xc com essas modificações se tornam muito mais capazes e divertidas sem ficarem excessivamente pesadas como as enduro

era so isso q tava tentando mostrar nos meus posts, bikes acessíveis que podem ser um bom meio termo pra quem quer andar em qualquer situação, seja estradao ou Trilha

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Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 10 Set 2019 as 07:22
outro detalhe é que a partir de 2013 praticamente sumiram as 26 novas .ou seja as mais novas terao pelo menos 6 anos de uso. levando em conta que bikes assim são bastante abusadas por serem bem capazes, acaba correndo o risco de pegar uma bicicleta muito moida. reparo de suspensão por exemplo custa uma fortuna

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Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: raulino
Data de Publicação: 10 Set 2019 as 07:23
Exatamente The Little... como vc disse para começar hj em dia uma Scott Spark nova ou Camber usada seriam ideais... mas vai de 6 a 12mil fácil

No OLX dá pra garimpar bikes 26, são raras mas tem sim algumas oportunidades... mas realmente, de 2 a 3mil não se acha praticamente nada que não precise de alguns reparos, isso tem q estar no orçamento e na mente de quem decide começar com uma Full 26...

Um meio termo são as 27,5... tb pouco valorizadas, muitos começam com elas e depois migram pra 29, normalmente são mais novas, na faixa dos 4 a 5mil...

Eu achei uma Full 26 por 2 mil, toda bixada, acabei negociando a troca por uma HT 26, mas tive que gastar isso na volta + a reforma dela... aí cada cabeça é uma sentença

Pra quem já tem uma bike XC com boas peças e nem quer pensar numa roda pequena, uma outra opção pra cair no AM seria fabricar um quadro HT legal como o seu Myamura, e ir com calma caçando uma suspensão de curso longo... sempre tem um jeito ;-)

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"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 10 Set 2019 as 09:30
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Exatamente The Little... como vc disse para começar hj em dia uma Scott Spark nova ou Camber usada seriam ideais... mas vai de 6 a 12mil fácil

No OLX dá pra garimpar bikes 26, são raras mas tem sim algumas oportunidades... mas realmente, de 2 a 3mil não se acha praticamente nada que não precise de alguns reparos, isso tem q estar no orçamento e na mente de quem decide começar com uma Full 26...

Um meio termo são as 27,5... tb pouco valorizadas, muitos começam com elas e depois migram pra 29, normalmente são mais novas, na faixa dos 4 a 5mil...

Eu achei uma Full 26 por 2 mil, toda bixada, acabei negociando a troca por uma HT 26, mas tive que gastar isso na volta + a reforma dela... aí cada cabeça é uma sentença

Pra quem já tem uma bike XC com boas peças e nem quer pensar numa roda pequena, uma outra opção pra cair no AM seria fabricar um quadro HT legal como o seu Myamura, e ir com calma caçando uma suspensão de curso longo... sempre tem um jeito ;-)


pois é, pode ser uma boa opção também.

eu n cheguei a citar essa opção por que não é muito fácil achar suspensões 29 com 120 a 150 de curso em bons preços... e da maneira q montei a minha, com cubos boost, dropper, suspensão pike, acaba ficando um pouco caro, deve chegar ao preço de uma Camber usada.

caso achar uma suspensão na faixa de 1000 a 1500 reais e já tiver algumas peças até dá pra montar algo legal sem gastar tanto. O quadro sob medida vai sair na faixa de 700 reais em aço.

A dica é usar uma relação barata, aros vzan extreme pro, freios shimano simples..

ainda assim vai sair proximo a uns 4 mil com componentes razoáveis.




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Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: jefmello
Data de Publicação: 10 Set 2019 as 14:28
Tem um cara vendendo uma Suntour Raidon 150mm, pra 29 e 27.5+. Pedia 1300 se não me engano. Gostei, mas meu quadro foi feito pra 120...fiquei com receio... será que valeria a troca por uma Rockshox Judy 29? Ambas semi novas...

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jefmello-sorocaba


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 10 Set 2019 as 15:59
Originalmente postado por jefmello jefmello escreveu:

Tem um cara vendendo uma Suntour Raidon 150mm, pra 29 e 27.5+. Pedia 1300 se não me engano. Gostei, mas meu quadro foi feito pra 120...fiquei com receio... será que valeria a troca por uma Rockshox Judy 29? Ambas semi novas...

Eu tentaria. e provavelmente ela tem ajuste interno pra mudar o curso..

só vê se essa raidon é possível fazer revisão nela. Se usar cartucho selado e/ou não tiver banho de óleo no bloco eu acho complicado.

tenta achar o manual de serviço dela.


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Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 10 Set 2019 as 18:21
Uma trail de entrada bacana é a Cannondale Trail 2.
Já vem com 120mm de curso e dropper por 7k a vista.


Postado Por: jefmello
Data de Publicação: 10 Set 2019 as 20:27
Obrigado, TheLittle, vou verificar...

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jefmello-sorocaba


Postado Por: jefmello
Data de Publicação: 10 Set 2019 as 21:31
Observação:
- a Judy TK, tem canela de 30mm, está com 100mm de curso mas acho que daria pra alterar pra 120mm;trava no Guidão;
- a Raidon tem canela 32mm, curso 150mm, trava no ombro...estou procurando mais informações.
Agradeço comentários...vale a pena?

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jefmello-sorocaba


Postado Por: jefmello
Data de Publicação: 10 Set 2019 as 22:45
O dilema é que uso por enquanto pneus 27.5x3.0. No futuro terá outro par 29x2.4

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jefmello-sorocaba


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 12 Set 2019 as 11:08
Originalmente postado por jefmello jefmello escreveu:

Observação:
- a Judy TK, tem canela de 30mm, está com 100mm de curso mas acho que daria pra alterar pra 120mm;trava no Guidão;
- a Raidon tem canela 32mm, curso 150mm, trava no ombro...estou procurando mais informações.
Agradeço comentários...vale a pena?

canela de 30 com 120 de curso não acho boa idéia. pode torcer demais.

se a Raidon cumprir os requisitos que falei manda ver nela.


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Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: miniic
Data de Publicação: 12 Set 2019 as 11:20
Porém esses 30 são de aço, mais rígido que alumínio.
Mas provavelmente é mais pesada.

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por jefmello jefmello escreveu:

Observação:
- a Judy TK, tem canela de 30mm, está com 100mm de curso mas acho que daria pra alterar pra 120mm;trava no Guidão;
- a Raidon tem canela 32mm, curso 150mm, trava no ombro...estou procurando mais informações.
Agradeço comentários...vale a pena?

canela de 30 com 120 de curso não acho boa idéia. pode torcer demais.

se a Raidon cumprir os requisitos que falei manda ver nela.


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 12 Set 2019 as 11:24
eu tenho uma Revelation 130mm aqui,vou anunciar ela no classificados, mas se tiver interesse manda mensagem privada

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Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: jefmello
Data de Publicação: 12 Set 2019 as 13:21
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Porém esses 30 são de aço, mais rígido que alumínio.
Mas provavelmente é mais pesada.

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por jefmello jefmello escreveu:

Observação:
- a Judy TK, tem canela de 30mm, está com 100mm de curso mas acho que daria pra alterar pra 120mm;trava no Guidão;
- a Raidon tem canela 32mm, curso 150mm, trava no ombro...estou procurando mais informações.
Agradeço comentários...vale a pena?


canela de 30 com 120 de curso não acho boa idéia. pode torcer demais.

se a Raidon cumprir os requisitos que falei manda ver nela.



A Trek Roscoe 2018 vinha com a Judy 30mm, por isso pensei nela, apesar de achar que torcia um ouço mesmo.
Tô aguardando resposta ainda da Raidon.
Meu receio de 150mm de curso é alterar muito a geometria, pois o quadro tem ângulo de direção de 67gr e seat de 74gr.
Usar 130 no meu quadro seria legal pra mim, mas preciso vender a Judy antes.
Detalhe: meu uso é curtição, nada XC.

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jefmello-sorocaba


Postado Por: raulino
Data de Publicação: 12 Set 2019 as 20:08
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por jefmello jefmello escreveu:

Observação:
- a Judy TK, tem canela de 30mm, está com 100mm de curso mas acho que daria pra alterar pra 120mm;trava no Guidão;
- a Raidon tem canela 32mm, curso 150mm, trava no ombro...estou procurando mais informações.
Agradeço comentários...vale a pena?


canela de 30 com 120 de curso não acho boa idéia. pode torcer demais.

se a Raidon cumprir os requisitos que falei manda ver nela.

Já pedalei com um cara que tem uma Spz Fuse com suspa Raidon, se for a mesma da certo pois ela vem original com pneus 27.5x3.0... ele participou do Florwripa Enduro Fest

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"Reality is what you make it"
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 12 Set 2019 as 20:13
melhor dica
vende a Judy
compra a minha revelation
sucesso

obs ela passa pneu 275x2.8 mas não dá p usar paralamas daqueles de plástico

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Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: jefmello
Data de Publicação: 12 Set 2019 as 22:08
Agradeço as dicas...estou considerando. Obrigado.

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jefmello-sorocaba



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