Imprimir Página | Fechar Janela

É arriscado andar com a roda empenada?

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=89624
Data da Impressão: 25 Abr 2024 as 16:37
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: É arriscado andar com a roda empenada?
Postado Por: Gilberto1441
Assunto: É arriscado andar com a roda empenada?
Data de Publicação: 27 Jan 2017 as 10:09
Olá. Meu primeiro tópico no fórum. Bom, eu tenho uma bicicleta Houston Atlantis aro 24, e eu notei que as rodas estão empenadas, principalmente a traseira que está ainda mais. Essa bicicleta é provisória só até eu comprar minha próxima, que provavelmente vai ser lá pra março, e eu estou economizando, estou evitando gastar o máximo possível com manutenção de bicicleta para poder comprar minha próxima, eu queria saber se é um risco andar na bicicleta com a roda empenada, tipo, pode acontecer de eu estar andando normalmente e em consequência da roda empenada, acontecer algum problema grave na bicicleta e eu sofrer um acidente? 



Respostas:
Postado Por: RuanRAC
Data de Publicação: 27 Jan 2017 as 10:50
sim, é arriscado pois pode travar o freio. Mas sabendo que existe o problema você pode pegar leve nos passeios e se sair evita exagerar nos saltos e nos meio-fios 


Postado Por: Daniel Moreira
Data de Publicação: 27 Jan 2017 as 11:26
Quanto custa pra desempenar? Faz anos que paguei pelo serviço, mas acho que compensa muito, principalmente dependendo de quanto tempo tu vai continuar usando ela.


Postado Por: Kid Falcon
Data de Publicação: 27 Jan 2017 as 12:10
Bom tomar cuidado, que se a roda tá empenada, sei lá, vai que estoura algum nipple ou alguma raia, trava seu freio e pronto?... Eu faria uma inspeção, pra ver se as raias estão bem fixadas, no mínimo. E andaria meio devagar, principalmente na hora de usar freio.



-------------
Pedale com segurança: utilize equipamentos e respeite o trânsito.
___________________
Visite: http://www.lucianopsi.wordpress.com" rel="nofollow - www.lucianopsi.wordpress.com


Postado Por: newhouse
Data de Publicação: 27 Jan 2017 as 12:47
Desempenar uma roda não sai tão caro, aqui onde eu moro cobram uns 10 reais mais ou menos pelo serviço. O problema de andar com a roda empenada é que pode estourar algum raio pelo fato da roda estar desbalanceada. Se você rodar de boa, é só ajustar o freio bem aberto pra não pegar na roda que dá pra ir, mas é bom pegar leve por que qualquer carga em excesso pode piorar a situação.


Postado Por: Gilberto1441
Data de Publicação: 27 Jan 2017 as 13:06
Opa pessoal. Obrigado pelo conselho de todos, baseado no que vocês falaram achei melhor desempenar mesmo, fui numa bicicletaria próxima daqui de casa e cobram 30 reais cada roda, achei meio caro, portanto mandei desempenar somente a roda traseira, porque ela que está pior, ela tá péssima, a dianteira tá empenada mas quase imperceptível. Vamos ver como vai ficar o serviço deles né, hehe. É uma bike só provisória mesmo até eu comprar a minha bike fixa da RAF. Vou procurar ser mais cauteloso em ruas muito acidentadas, e não pular de calçadas com a bicicletas. 


Postado Por: newhouse
Data de Publicação: 27 Jan 2017 as 15:09
Por esse preço tá valendo super a pena comprar uma chave de raio e aprender a desempenar vc mesmo. Com 2 desempeno que vc economiza, dá pra mandar trocar o aro todo por um de parede dupla.


Postado Por: betto1965
Data de Publicação: 27 Jan 2017 as 19:07
É possivel ajsutar em casa, embora nao fique tao bem, pois sem o aparelho que indica a posição central

-------------
Specialized Tarmac Sport 2016
Scott Scale 970 2014


Postado Por: 43679
Data de Publicação: 28 Jan 2017 as 00:08
É 30 reais mesmo,e ainda quebra muita raia se estiverem enferrujadas.Vale lembrar q o preço é porque é preciso desmontar o pneu e por no alinhador.
Se fosse so pra da um jeito,qdo a roda ta pouco,nao precisa tirar o pneu nen tampouco a roda da bike,nao se cobra nada.
Eu imagino q esta bike tem aros de aluminio parede simples,entorta mesmo,se planeja rodar com ela ate março vai com calma.


Postado Por: João Krein
Data de Publicação: 04 Fev 2017 as 22:26
Caso travar e você estiver devagar, creio que você não se machucará
Mas se estiver "voando" e travar, as consequências podem ser muito sérias


Postado Por: João Krein
Data de Publicação: 04 Fev 2017 as 22:29
E para desempenar, é possível sim. Há pouco tempo troquei em casa os cubos das minhas rodas e consegui realinhá-las sem precisar comprar um centralizador. Fiz tudo pelo quadro!
Lógico que sem alinhador o trabalho é bem demorado. E as rodas não ficarão como vieram de fábrica. 
 


Postado Por: marcohmaciel
Data de Publicação: 06 Nov 2017 as 01:15
Quanto sai o serviço para alinhamento da roda normalmente em São Paulo?

Estou com a roda traseira empenada... rodando fica bem inseguro pq dá pra perceber que a traseira nao ta girando como a dianteira. A bike fica saindo de lado.

Tenho ctz q a traseira está empenada, oq pode ter causado isso? é um Aro ZTR (Caloi Vitus)... empenou do nada, eu nem pulei e nem passei em buraco significativo que eu me lembre.

Demora pra fazer o serviço?


-------------
(a)marcohmaciel


Postado Por: newhouse
Data de Publicação: 06 Nov 2017 as 14:26
Alinhamento é um serviço bem simples, se a bicicletária não estiver cheia não demora a fazer e costuma ser barato. O problema é a qualidade, se o mecânico for ruim existe uma boa chance do aro voltar a empenar, vai depender muito da mão do mecânico.


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 09 Nov 2017 as 16:29
rodando fica bem inseguro pq dá pra perceber que a traseira nao ta girando como a dianteira. A bike fica saindo de lado.

Sei não, mas isso não me parece caso de roda empenada...

Tenho ctz q a traseira está empenada, oq pode ter causado isso?

Pancadas e torções geralmente. Não necessariamente UMA pancada que fez isso, mas a coincidência de algumas delas no mesmo lugar. Acontece... Se não fosse assim, não usariam com toda certeza raios móveis para uma roda...




Postado Por: newhouse
Data de Publicação: 10 Nov 2017 as 09:22
Bom, se o empeno for pequeno dá pra rodar sim, mas por experiencia própria isso aumenta muito a chance de estourar um raio ou danificar o aro. Se a roda tá empenada, melhor fazer uma revisão pra evitar mais gastos.



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net