Imprimir Página | Fechar Janela

Evitando roubos - O que fazer

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Fórum Principal
Descrição Fórum: Debate de assuntos gerais, independentes de modalidade.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=89613
Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 07:56
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Evitando roubos - O que fazer
Postado Por: lucianor
Assunto: Evitando roubos - O que fazer
Data de Publicação: 26 Jan 2017 as 15:42
Pessoal,

Recentemente comprei uma GT Transeo 4.0 masculina para mim e uma feminina para a patroa. Como são duas bikes novas, custaram R$ 2.400, estou com medo de sair com ela por aí porque li no fórum que o mais visado pela bandidagem era: suspensão, freio a disco e GT.  E as duas bikes tem exatamente isso....

Moro na zona sul de Porto Alegre, então pretendo circular da Cavalhada para Juca, ou Cavalhada para o centro através da Cel Marcos -> Wenceslau -> Ciclovia Av Guaiba.

Sei que o habitual de evitar roubos é andar onde há maior movimento, não parar em locais inseguros, andar em bando sempre que possível, mas fico pensando em outras possíveis ações que eu posso tomar para prevenir:

1) Vale a pena mandar pintar o quadro da bike? Sei que vou perder a identidade visual da GT nos quadros, mas não pretendo revender a bike nem tenho a necessidade de "ostentar". Minha esposa até não é muito fã da cor branca do quadro dela.

2) Existe algum tipo de camuflagem para o freio a disco ?

3) Como posso personalizar, para que caso roubem a bike eu possa identificar como sendo a minha? Já vi alguns adesivos com o nome num site gringo (por 15 dolares...), mas queria ver algo que seja mais difícil de remover e que identifique unicamente a bike, e se possível também, indique a algum possível receptador que a bike já tem dono.

4) Número de série do quadro: isso é uma referência comum pelo que olhei, mas com a pintura eu vou perder isso, mas creio também que o bandido possa raspar. Vocês sabem se já alguém já fez em alto relevo ou marcou direto no metal?

Enfim, essas são minhas dúvidas por agora, mas qualquer dica é bem vinda.

Abraços



Respostas:
Postado Por: newhouse
Data de Publicação: 26 Jan 2017 as 16:21
Roubos são uma mistura de prevenção e sorte. Alguns pontos são locais clássicos de roubo, por que ladrões procuram uma rota fácil pra fugir e esconder as bikes, então sempre tem aqueles pontos visados pra roubos, principalmente de bikes. Furtos geralmente são de ocasião, uma bike boa trancada do jeito errado, com um cadeado mais ou menos, na primeira oportunidade o ladrão corta e leva. Mas isso não evita que você seja roubado, as vezes você está no lugar errado na hora errada, infelizmente com o aumento das drogas tem nego roubando qualquer coisa, já não existe mais garantias que uma bike ruim nunca será roubada.

Tendo em vista tudo isso, respondemos:

1 - Pintar é uma ótima alternativa, uma pintura personalizada que só sua bike tem faz com que ela seja reconhecida facilmente depois, dificultando a receptação, acredito que isso desestimula o roubo também. É bom consultar a garantia do fabricante pra ver se a pintura não viola a garantia. Uma alternativa interessante é cobrir os adessivos das marcas, uma bike sem adesivos com nomes gritantes fica bem discreta e difícil do ladrão identificar o modelo. Alguns adesivos dá pra arrancar, mas outros estão sobre o verniz da pintura ai só cobrindo mesmo. Acho que dá pra mandar fazer adesivos no tamanho e cor certo pra cobrir, com modelos que não agridam a pintura.

2 - Freio a disco não dá, mas se a bike não tiver os adesivos da marca fica bem mais discreto, pode passar por uma bike mais simples.

3 - Aqueles adesivos que vem com seu nome e tipo sanguíneo são bem legais, ajuda muito a identificar a bike depois, principalmente se vc colocar num local escondido. Tem sites brasileiros que vendem.

4 - O numero de serie da bike fica em baixo do movimento central, é feito em baixo relevo e é quase impossível de ser apagado. Ele deve vir marcado na nota fiscal da bike, se não vier tire uma foto e guarde, é de longe a melhor forma de identificar sua bike.

Mas talvez sua cidade não seja tão complicada como algumas capitais do sudeste, faça um levantamento pra ver se o numero de assaltos na sua cidade é tão grande assim, as vezes você pode rodar com a bike mesmo original de boa, só evitando locais conhecidamente perigosos.


Postado Por: Daniel Moreira
Data de Publicação: 26 Jan 2017 as 16:35
Quando você disse 2400, eu entendi que era o valor total, logo imaginei bikes bem simples, mas elas dão pro gasto kkkk.

Olha, não quero te deixar triste, mas como eu sei que muita gente vai ler esse tópico, vou mandar uma real de acordo com minha experiência.

A maioria das pessoas que compra MTB tem aquela sde por fazer trilha, mas nada muito hardcore, iso falando da maioria, não todos. Só que a galera anda 90% de eu percurso diário em asfalto lisinho bundinha de nenê, e uma bike com freio a disco e suspensão serve mais de modismo do que desempenho, especialmente quando a bike é barata que tem freio mecânico e suspensão mais ou menos.

Ou seja, são dois itens que chamam muito atenção mas são desnecessários, e podem até prejudicar (Muitos não sabem, mas suspensão barata (Sem trava) atrapalha nas subidas e nas pedaladas em pé.

Então pra quem ainda n comprou bike e vai usar pra ir pro serviço e fazer passeios em pistas planas, evite esses itens se não quer chamar atenção e quer economizar.

Agora pra quem já comprou, não sei o que dizer, pq aqui em SP eu ando sozinho em locais bem ariscados, não sou exemplo de segurança kkk. pra mim, um cadeaozinho pra quando a bike estiver sozinha já da conta do recado + o fato de ela ser bem simples, toda preta, freio v-brake, e uma suspensão vagabunda que eu vou trocar por garfo rígido em breve...

tô até pensando em deixar ela ainda mais feia, com paralama de garrafa pet, cestinha de menina (Pra carregar meu cachorro) enfim..

A propósito, lá no japão (só podia ser), tem profissionais de pintura que inventaram uma tinta que deixa a bike igualzinha enferrujada, só pra evitar os roubos. Eu faria isso com certeza. Prefiro salvar minha suada grana do que ficar ostentando...

Agora quando eu vou andar em trilha e tiver uma grana junta, vou pegar uma bike bem top. Mas não saio com ela de casa na frente da favela e sozinho nem fudendo.





Postado Por: Leo Amaral
Data de Publicação: 26 Jan 2017 as 16:54
Seguro! Perde-se o prêmio e a franquia, mas salva-se o principal. Há varias corretoras

-------------
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.


Postado Por: Empurra Bike
Data de Publicação: 26 Jan 2017 as 17:07
Cara, não faz sentido vc pagar caro numa bike e depois descaracterizar a mesma por conta de ladrões. Até pq els vivem de oportunidades( seja bike top ou de entrada) será transformada em míseros reais,  umas um pouco mais valiosas e outras nem tanto. Pintar, tirar o adesivo etc... não resolverão os problemas.
Sugiro andar em grupos( a socialização entre ciclistas é saudável) procure por grupos de iniciantes no mesmo nível de resistência e que tenham afinidades em certos tipos de percursos. será mais fácil a socialização.
Evitar zonas vermelhas(maior incidência ou tendenciosas a roubos e furtos)
eu particularmente não largo minha bike em canto nenhuma solta. ex: Encostar no muro da padaria, bar , lanchonete e entrar para comprar pão ou sei la o que mais.
Minha bike vai  onde eu vou.
Em casa deixo deixo trancada com cadeado mesmo estando dentro do quarto,
pq se o vagabundo entrar num momento em que a casa vai estar sozinha, não vai  sair pedalando.
Terá que carregar nas costas e isso é bem suspeito e chamará a atenção de terceiros.
então a ideia é dificultar o máximo a vida deles e isso diminui tais oportunidades já  mencionadas.
Mesmo com todos esses cuidados ainda somos suscetíveis a ação dos pebas.
Já passei sufoco por andar muito sozinho e apesar de ainda praticar pedais solos, não recomendo.
Isso é apenas minha opinião.




Postado Por: MarceloNeuriHaag
Data de Publicação: 27 Jan 2017 as 07:10
Tá dando muita propaganda de uma tal "Bike Registrada"... isso funciona? https://www.bikeregistrada.com.br/home" rel="nofollow - https://www.bikeregistrada.com.br/home


Postado Por: Empurra Bike
Data de Publicação: 27 Jan 2017 as 07:59
Originalmente postado por MarceloNeuriHaag MarceloNeuriHaag escreveu:

Tá dando muita propaganda de uma tal "Bike Registrada"... isso funciona? https://www.bikeregistrada.com.br/home" rel="nofollow - https://www.bikeregistrada.com.br/home


Bom dia!
Funciona sim - ajuda na recuperação das bikes
Vc faz um cadastro com seus  dados e fotos de sua bike.
Esses dados vão parar num aplicativo.
Num eventual roubo(furto) de sua bike, vc faz o comunicado nesse app que teve a bike roubada.
Qualquer pessoa (do bem) que venha comprar uma bike usada pode fazer uso desse app e saber se a bike é produto de roubo ou não.
Isso vai inibir a venda de bikes roubadas( no meio social)
aqui no DF a policia usa o app(bike registrada) para fazer consultas quando param suspeitos e quando recuperam bikes roubadas entram em contato com o proprietário por meio do cadastro ja informado no registro.

É  mais ou menos isso



Postado Por: edulpj
Data de Publicação: 27 Jan 2017 as 08:16
Faz muito tempo... Foi no dia 11 de setembro de 2001 pra ser mais exato... Eu fui a São Paulo e entre meus afazeres, comprei um quadro Alfameq Tirreno para montar uma bicicleta para meu filho mais velho, que à época completava DEZ ANOS de idade... Guardei a data, pois foi exatamente no dia do atentado ao World Trade Center...

Levei dois anos para montar a bicicleta, pois o dinheiro não tava sobrando e eu tinha dois objetivos:

- Montar uma bicicleta com material da melhor qualidade possível
- Ensinar um pouco de mecânica ciclística para meu filho

A bicicleta ficou pronta e no ano de 2009, meu filho entrou na faculdade e foi estudar em outra cidade (São Carlos - SP)... A bicicleta, obviamente foi junto com ele. No dia 02 de maio de 2011 (coincidência ou não, foi o dia da morte de Osama Bin Laden...), meu filho foi assaltado e levaram sua bicicleta...

Dois dias após, a polícia prendeu o meliante e uma foto da bicicleta foi inclusive publicada num jornal da cidade...

Aí começou a enrolação... Cada dia que meu filho ia à polícia, era uma nova desculpa para não liberarem... Um mês depois, disseram a ele que HAVIAM DEVOLVIDO A BICICLETA AO CRIMINOSO (que já havia sido solto), pois este alegou que a bicicleta lhe pertencia...

Na verdade, sabemos que a bicicleta não foi devolvida... Alguém na polícia, viu, gostou e resolveu "ganhar de presente"...

Nessas horas, só acredito em Deus... O que vem de seres humanos, seja de que lado estiverem das grades, não me inspira confiança...


Postado Por: MarceloNeuriHaag
Data de Publicação: 27 Jan 2017 as 08:24
Putz! Que coisa! Acho que nesse caso caberia até mover um processo contra a delegacia: afinal, você tinha o B. O.


Postado Por: Victor.A
Data de Publicação: 27 Jan 2017 as 08:35
Originalmente postado por MarceloNeuriHaag MarceloNeuriHaag escreveu:

Putz! Que coisa! Acho que nesse caso caberia até mover um processo contra a delegacia: afinal, você tinha o B. O.

Ah mas o caso dele faz um bom tempo né... E outra, nasci e cresci em São Carlos... Infelizmente tem muito costa quente... Não vale a pena...

Quanto ao tópico: Uma alternativa à pintura é o envelopamento, que conserva ainda a pintura original da bike...

Mas eu voto que a melhor coisa mesmo é pedalar sem se preocupar somente evitando lugares "manjados" e horários perigosos (muito à noite, de manhãzinha... Quando não tem muita gente na rua). Acho que ficar na nóia de ser ou não assaltado faz a gente perder um pouco do prazer pela coisa né...


Postado Por: MarceloNeuriHaag
Data de Publicação: 27 Jan 2017 as 08:41
Outra coisa: tem MUITO cara que ADORA compartilhar praticamente TODOS os percursos que fazem com o Strava/etc. nas redes sociais: claro que tem amigos lá mas quem garante que alguém não "hackeou" e está bisbilhotando? O cidadão tem acesso a praticamente TODA a rotina ciclística dele: de onde sai, o percurso os, dias, os horários, onde chega, etc. Eu nunca fui muito disso...


Postado Por: edulpj
Data de Publicação: 27 Jan 2017 as 09:24
Originalmente postado por MarceloNeuriHaag MarceloNeuriHaag escreveu:

Putz! Que coisa! Acho que nesse caso caberia até mover um processo contra a delegacia: afinal, você tinha o B. O.

Então... Fui conversar com o delegado de polícia pessoalmente... Disse a ele que havia sido MUITA INOCÊNCIA da polícia acreditar num marginal sem endereço e sem emprego, que ele pudesse ser dono de uma bicicleta que na época custaria cerca de R$ 1.500,00... Aí ele me disse: "Meus investigadores não são pagos para entender de bicicleta"...

Fui obrigado a dizer pra ele, que os investigadores, eram pagos para DESCONFIAR DE MARGINAIS e não para passar a mão na cabeça deles ou ainda se mancomunar com eles...

Quase fui preso por desacato...

A Polícia, não existe para garantir a segurança do cidadão... A Polícia, existe para resolver os problemas da Polícia.

Rio que tem piranha, jacaré esperto nada de costas, bebe água de canudinho e toma antibiótico por via das dúvidas...


Postado Por: jklaser
Data de Publicação: 27 Jan 2017 as 10:04
Ou faz como eu , muda de país...


-------------
http://app.strava.com/athletes/1173127" rel="nofollow - Strava


Postado Por: Empurra Bike
Data de Publicação: 27 Jan 2017 as 10:05
Originalmente postado por edulpj edulpj escreveu:

Originalmente postado por MarceloNeuriHaag MarceloNeuriHaag escreveu:

Putz! Que coisa! Acho que nesse caso caberia até mover um processo contra a delegacia: afinal, você tinha o B. O.

Então... Fui conversar com o delegado de polícia pessoalmente... Disse a ele que havia sido MUITA INOCÊNCIA da polícia acreditar num marginal sem endereço e sem emprego, que ele pudesse ser dono de uma bicicleta que na época custaria cerca de R$ 1.500,00... Aí ele me disse: "Meus investigadores não são pagos para entender de bicicleta"...

Fui obrigado a dizer pra ele, que os investigadores, eram pagos para DESCONFIAR DE MARGINAIS e não para passar a mão na cabeça deles ou ainda se mancomunar com eles...

Quase fui preso por desacato...

A Polícia, não existe para garantir a segurança do cidadão... A Polícia, existe para resolver os problemas da Polícia.

Rio que tem piranha, jacaré esperto nada de costas, bebe água de canudinho e toma antibiótico por via das dúvidas...


Não é bem assim.
Existem pessoas bandidas no meio da polícia sim mais a maioria dos policiais são íntegros
Não pode generalizar.
Infelizmente a polícia fez pouco caso ao acontecimento e alguém de dentro pode ter se beneficiado sim  (até pq duvido muito que tenham devolvido a bike para o suspeito).
Mais acredito que isso aconteceu pq vc também não tinha como provar que a bike era sua tendo em vista que vc  montou peça por peça.(minha dedução)
Enfim, não justifica o desaparecimento da bike
Mais tambem não cabe generalizar a polícia como um todo.



Postado Por: Jube
Data de Publicação: 27 Jan 2017 as 10:21
Não sabia que existia seguro para bike, vou dar uma olhada a respeito.

Sobre o medo de pedalar, eu desencanei porque realmente é como disseram, você fica com a neura e perde muito do prazer de pedalar, o negócio é ser atento e ir.
Só não largo ela por nada e no trabalho tem um bicicletário bem seguro.

Minha namorada tem esses medos e comprou uma bike no valor de 1600 ano passado e se andou 50km foi muito, faz uns 2 meses que a bike não sai do lugar e no fim dei uma fischer que ganhei em um sorteio para ela ir trabalhar.


Postado Por: LisandroRR
Data de Publicação: 27 Jan 2017 as 10:30
Recomendo que façam o cadastro no bikeregistrada (sem intenção de fazer propaganda!! por questão de segurança!!). Fica mais fácil até de provar a propriedade da bike, mesmo sem nota fiscal e só custa 30 contos (acho que ainda é esse preço).
tenho 5 bikes em casa todas registradas.
E vamos pedalar, sem nóia!!


Postado Por: edulpj
Data de Publicação: 27 Jan 2017 as 12:15
Originalmente postado por Empurra Bike Empurra Bike escreveu:



Não é bem assim.
Existem pessoas bandidas no meio da polícia sim mais a maioria dos policiais são íntegros
Não pode generalizar.
Infelizmente a polícia fez pouco caso ao acontecimento e alguém de dentro pode ter se beneficiado sim  (até pq duvido muito que tenham devolvido a bike para o suspeito).
Mais acredito que isso aconteceu pq vc também não tinha como provar que a bike era sua tendo em vista que vc  montou peça por peça.(minha dedução)
Enfim, não justifica o desaparecimento da bike
Mais tambem não cabe generalizar a polícia como um todo.


É claro que a bicicleta não foi "devolvida" para o marginal... Em momento algum acreditei nessa lorotinha...

Pois é... Eu tinha como provar a procedência de cada um dos componentes, eis que comprei tudo com nota e tenho as notas guardadas até hoje... Mais uma coisa... Como pretendia comprar uma suspensão dianteira pra ela (coisa que nunca foi feito), ela foi montada com um garfo de alumínio polido e não pintado. Era um quadro Alfameq Tirreno (fiz constar na N.F. o número de série dele quando comprei...) vermelho e amarelo, com garfo de alumínio polido, ou seja, DUVIDO que existissem duas iguais.

Mais uma coisa... Fotografei cada passo da montagem da bicicleta (foto de papel, ainda não digital, logo não editável).

Juridicamente, isso é mais do que suficiente para provar de que a bicicleta me pertencia...

Com relação à Polícia, desafortunadamente, fui atendido pela banda podre... Tem gente íntegra lá??? Claro que tem... O problema, é que nas corporações do tipo, os elementos íntegros, são coagidos a promoverem a lei do silêncio... O que no final das contas, acaba tornando-os coniventes...


Postado Por: Leo Amaral
Data de Publicação: 27 Jan 2017 as 12:30
Originalmente postado por LisandroRR LisandroRR escreveu:

Recomendo que façam o cadastro no bikeregistrada (sem intenção de fazer propaganda!! por questão de segurança!!). Fica mais fácil até de provar a propriedade da bike, mesmo sem nota fiscal e só custa 30 contos (acho que ainda é esse preço).
tenho 5 bikes em casa todas registradas.
E vamos pedalar, sem nóia!!


o registro é gratuito. 30 reais é o selo para colocar na bike. Esse selo pode ser arrancado, daí não faz sentido. Se o registro fosse pago, tipo 10 reais por ano, e com mais recursos, eu pagaria. Mas o selo não me convenceu.

-------------
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.


Postado Por: edulpj
Data de Publicação: 27 Jan 2017 as 12:39
Originalmente postado por LisandroRR LisandroRR escreveu:

Recomendo que façam o cadastro no bikeregistrada (sem intenção de fazer propaganda!! por questão de segurança!!). Fica mais fácil até de provar a propriedade da bike, mesmo sem nota fiscal e só custa 30 contos (acho que ainda é esse preço).
tenho 5 bikes em casa todas registradas.
E vamos pedalar, sem nóia!!

Eu não conhecia o serviço... Corri lá e cadastrei... Umas das minhas bikes a marca não aparecia na lista. Contatei os caras e eles atualizaram a lista... Tudo hoje mesmo, no período da manhã. Seriedade, eles já provaram que têm... O que faltava agora, era um etiquetamento mais eficiente e não removível...


Postado Por: Travasso_JP
Data de Publicação: 28 Jan 2018 as 03:41
Fala pessoal. Reabrindo o tópico depois de 01 ano!!
Muitas foram as maneiras que nós encontramos para nos previnir dos ladrões, mas como o amigo disse acima: é uma mistura de sorte e cuidados.
O amigo ali em cima citou, mas até agora não vi fotos recentes de bikes envelopadas, o aspecto de como fica...
Então hoje mais cedo estava pensando: uma alternativa fácil, barata e que vai "camuflar" a bike é uma plastificação. No meu caso, onde o quadro é branco e todo cheio de detalhes na pintura eu pretendo plastificá-lo todo de branco gelo ou algum outro branco que dê um aspecto mais velho a bike. Com toda certeza isso dispersa 60% dos olhares cairiam sobre a bike. Além de ser menos custoso que uma pintura (R$20),é resistente, mas dá pra tirar quando quiser/precisar. Assim, além de previnir roubos, previne também o desgaste da pintura pelo uso. Eu creio que seja um alternativa bastante viável pra quem não deseja pintar o quadro, mas mesmo assim quer evitar maus olhares sobre sua bike.
Claro que uma bike com suspensão, mesa baixinha e freios à disco não passa despercebida por aí, mas um tom de "desgaste artificial" seria uma boa. O que me dizem?
Aqui na minha cidade não há roubos de bike nem nada parecido, mas como ando muito em cidades vizinhas fico com receio. Vou fazer isso quando tiver tempo e posto o resultado aqui pra vocês verem a diferença.

-------------
Só deixarei meu par de rodas, quando ganhar meu par de asas!


Postado Por: christianmdt
Data de Publicação: 28 Jan 2018 as 20:26
O melhor jeiro ja falaram aqui: uglification da bike!

Pintar com uma cor feia, depois mandar uma piradas de cobre por cima....fica um aspecto sinistro de bike velha...
https://youtu.be/R2QzusbKlGM" rel="nofollow - https://youtu.be/R2QzusbKlGM


Postado Por: Carlos sp
Data de Publicação: 29 Jan 2018 as 17:50
Sabe uma formula imbatível para tentar, pois é impossível se safar completamente, é ter uma bike para o dia-a-dia sem nenhuma peça de marca, tudo genérico, eis a razão:
O NÚMERO DE ROUBOS E ASSALTOS A CICLISTAS CRESCE, DA MESMA FORMA QUE O COMÉRCIO DE PEÇAS SEM PROCEDÊNCIA CRESCE!
Está aí, para quem quiser ver! Classificados, fóruns, sites como olx e ml, cheios de anúncios com peças e preços muito suspeitos, e o que não falta é compradores, então o número só tende a subir!
Acreditar que estão assaltando a troco de drogas é no mínimo ingenuidade, na maioria dos casos a bike furtada ou roubada já tem destinatário certo!

Outra coisa, já trabalhei em algumas lojas de médio e grande porte aqui em SP, e posso afirmar, esse negócio de adesivo de segurança, marcar número de série, etc, etc, é pura perda de tempo! Cansei de ver bikes serem desmanchadas e o quadro ser descartado, pois até o ladrão mais burro sabe que o quadro é a única coisa que pode identificar se a bike é roubada. A primeira vez que vi um quadro da marca americana Surly, foi na mão de um grupo de pivetes que roubam bicicletas no centro da cidade, os ladrões normalmente não conseguiam desmontar a pedivela e levavam o quadro para terminar o desmanche.

Também não adianta usar nenhum truque de "descaracterizar" a bike, vejam a foto abaixo e entendam o porquê:


Pintei o quadro de preto, troquei a suspensão por um garfo rígido, lixei (sim lixei), as marcas da Shimano dos câmbios, braços da pedivela, rapid-fire e v-brakes, só não consegui apagar a marca do selim, para ficar uma bike menos chamativa possível. Instalei uns paralamas indianos, coloquei pezinho, e por um certo tempo parecia que tinha surtido efeito, mas em 2015 fui assaltado e levaram ela assim mesmo. Mas, mesmo com quase todas peças personalizadas, a mesma foi depenada e vendida picada... Sei disto pois a duas semanas atrás um carinha que sabia do ocorrido me falou sobre o fim dela e que foi FITA DADA.Angry

Eis o problema, não importa o quanto você tenha cuidado em descaracterizar sua bike, tem gente que conhece (e muito bem) cada item da bike, e se a mesma tiver peças que possam ser revendidas, você corre um risco imenso! Para quem não conhece o caso do meu assalto, aqui está o link:
http://www.bicicletasroubadas.com.br/roubos-busca-unico.asp?id=3792#.Wm96CrynFdg" rel="nofollow - http://www.bicicletasroubadas.com.br/roubos-busca-unico.asp?id=3792#.Wm96CrynFdg

Para uso na cidade, deslocamento urbano, trabalho, use uma bicicleta simples, usada, com peças sem valor comercial, ou de valor baixo, isso diminui muito, mas muito mesmo o risco de um assalto, roubos nem tanto, pois como já foi comentado, a oportunidade faz o ladrão. 

Outra coisa: MUITO CUIDADO com quem você comenta sobre sua bicicleta, em qualquer meio eletrônico ou pessoal... O pior ataque vem de onde menos se espera, eu descobri isso da pior forma, por isso deixo a advertência!


-------------
O que não nos mata nos torna... Estranhos.


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 29 Jan 2018 as 23:31
Eu me safo um pouco porque estou no interior, mas não iria por na capital algo além de uma 7s com no máximo cara de Caloi 10...

Até tenho uma tentativa, que aconteceu a anos atrás, numa época que não tinha essa parada de LED piscando até na cauda do cometa... Num pedal noturno - era umas 2 da manhã - pedalando na rodovia (pista dupla, com canteiro no meio) passou uma Montana rebaixada por mim em uma certa velocidade. Deu pra ver só pelo vulto, que os que estavam dentro faziam o tipo chinelo.
 
Acho que depois os anos trabalhando na noite te deixam com uma certa malandragem, e te leva a uma mesma mentalidade de um bandido. LOL
Eu observei isso tudo, e suspeitei de roubo/assalto quando passaram por mim já.  Meu instinto apitou que eles estavam pro crime...

Tem hábito que eu sempre tive: olhar pro motorista pelo espelho e não pro carro... Pareceu que meio que se olharam, pode ser impressão, mas na dúvida melhor prevenir.

Então, desligaram os faróis logo a frente, e pararam na beira da estrada rápido demais pro meu gosto. Quando apagaram as luzes, já tomei por certo, não precisava nem ter parado. Tongue
Aí eu parei também, e pelo reflexo de alguns carros pareceu que estavam me observando.
Ficamos nessa uns minutos, e arrancaram.

Na próxima curva, minha cabeça de "meio-bandido", dizia que eles estariam lá. Assim, já fui esperando eles: marcha leve, dedo no freio, e do outro lado da pista... Não deu outra... Mesma coisa. Eu dei um cavalinho de pau, e saí sentando a bota.
Como conheço a rodovia, sabia que eles não viriam atrás porque não tem retorno próximo, mas entrei na primeira trilha, e parti pro off-road onde a bike teria vantagem sobre o carro rebaixado...

Então eu concordo que não adianta adesivo, não adianta serial anotado, não adianta foto de documento com a bike - até porque isso só vale algo se aparecer o quadro...
Claro, que se tiver 10 bikes, e uma com adesivo, o cara vai TALVEZ nas outras 9 primeiro...
Claro que não chamar a atenção é essencial, então em pedal noturno por onde eu conheço, é sem luz de sinalização, e sem farol... Dando preferência por caminhos alternativos, ou seja, ruas pouco movimentadas e pedalando no meio da rua (essa só funciona bem no interior).
Apesar de ser a favor do armamento, uma garrucha na guaiaca e saber atirar, não resolve muita coisa. Se tu pode atirar, o cara também pode...
Até acho que vale um spray de pimenta, mas mais por ataque de animais, que por assalto... Talvez contra assaltante-mirim, ou zé droguinha que assalta no medo, funcionaria... Mas pagar pra ver e falhar, pode ser pior que não fazer nada...

O que penso que ajuda? Seguro residencial contra roubo, com a bike inclusa.
No assalto, entrega a bike, e vai atrás de socorro... Passividade? Sim, mesmo sabendo que a minha calma é proporcional ao meu impulso, o que joga lá em cima as chances de eu reagir, levanto essa bandeira. Penso que nada vale a vida, e pra quem tá no crime, muitas vezes sob efeito de drogas*, não dá pra saber se ele ainda tem algo a perder...

* Cabe dizer que tem drogas e drogas... Por maconha ou LSD, ninguém mata uma mosca, mas cocaína, crack (todas que criam dependência física)... O cheirador entra em parafuso, de tanta fissura que dá... Não consegue ficar parado de ansiedade, 


Postado Por: Travasso_JP
Data de Publicação: 30 Jan 2018 as 23:31
Originalmente postado por Carlos sp Carlos sp escreveu:

Sabe uma formula imbatível para tentar, pois é impossível se safar completamente, é ter uma bike para o dia-a-dia sem nenhuma peça de marca, tudo genérico, eis a razão:
O NÚMERO DE ROUBOS E ASSALTOS A CICLISTAS CRESCE, DA MESMA FORMA QUE O COMÉRCIO DE PEÇAS SEM PROCEDÊNCIA CRESCE!
Está aí, para quem quiser ver! Classificados, fóruns, sites como olx e ml, cheios de anúncios com peças e preços muito suspeitos, e o que não falta é compradores, então o número só tende a subir!
Acreditar que estão assaltando a troco de drogas é no mínimo ingenuidade, na maioria dos casos a bike furtada ou roubada já tem destinatário certo!

Outra coisa, já trabalhei em algumas lojas de médio e grande porte aqui em SP, e posso afirmar, esse negócio de adesivo de segurança, marcar número de série, etc, etc, é pura perda de tempo! Cansei de ver bikes serem desmanchadas e o quadro ser descartado, pois até o ladrão mais burro sabe que o quadro é a única coisa que pode identificar se a bike é roubada. A primeira vez que vi um quadro da marca americana Surly, foi na mão de um grupo de pivetes que roubam bicicletas no centro da cidade, os ladrões normalmente não conseguiam desmontar a pedivela e levavam o quadro para terminar o desmanche.

Também não adianta usar nenhum truque de "descaracterizar" a bike, vejam a foto abaixo e entendam o porquê:


Pintei o quadro de preto, troquei a suspensão por um garfo rígido, lixei (sim lixei), as marcas da Shimano dos câmbios, braços da pedivela, rapid-fire e v-brakes, só não consegui apagar a marca do selim, para ficar uma bike menos chamativa possível. Instalei uns paralamas indianos, coloquei pezinho, e por um certo tempo parecia que tinha surtido efeito, mas em 2015 fui assaltado e levaram ela assim mesmo. Mas, mesmo com quase todas peças personalizadas, a mesma foi depenada e vendida picada... Sei disto pois a duas semanas atrás um carinha que sabia do ocorrido me falou sobre o fim dela e que foi FITA DADA.Angry

Eis o problema, não importa o quanto você tenha cuidado em descaracterizar sua bike, tem gente que conhece (e muito bem) cada item da bike, e se a mesma tiver peças que possam ser revendidas, você corre um risco imenso! Para quem não conhece o caso do meu assalto, aqui está o link:
http://www.bicicletasroubadas.com.br/roubos-busca-unico.asp?id=3792#.Wm96CrynFdg" rel="nofollow - http://www.bicicletasroubadas.com.br/roubos-busca-unico.asp?id=3792#.Wm96CrynFdg

Para uso na cidade, deslocamento urbano, trabalho, use uma bicicleta simples, usada, com peças sem valor comercial, ou de valor baixo, isso diminui muito, mas muito mesmo o risco de um assalto, roubos nem tanto, pois como já foi comentado, a oportunidade faz o ladrão. 

Outra coisa: MUITO CUIDADO com quem você comenta sobre sua bicicleta, em qualquer meio eletrônico ou pessoal... O pior ataque vem de onde menos se espera, eu descobri isso da pior forma, por isso deixo a advertência!



Realmente, meu caro... pra os bandidos que já conhecem um mínimo de bike, não adianta tentar uma descaracterização. É inevitável. Mas é realmente aquilo que a você disse: tudo isso -ou boa parte- por conta do aumento de número de peças roubadas e vendidas à baixo preço no mercado negro, o que leva pessoas no mínimo ingênuas a comprarem. No dia que as pessoas pararem de comprar coisas suspeitas e SEM NOTA FISCAL, aposto que boa parte desses roubos se acabam. Mas enquanto o povo continuar comprando desse jeito, não tem saída. Sinto muito pela sua bike. Que isso não aconteça mais. Abraço e obrigado pelo alerta.

-------------
Só deixarei meu par de rodas, quando ganhar meu par de asas!


Postado Por: Travasso_JP
Data de Publicação: 30 Jan 2018 as 23:36
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Eu me safo um pouco porque estou no interior, mas não iria por na capital algo além de uma 7s com no máximo cara de Caloi 10...

Até tenho uma tentativa, que aconteceu a anos atrás, numa época que não tinha essa parada de LED piscando até na cauda do cometa... Num pedal noturno - era umas 2 da manhã - pedalando na rodovia (pista dupla, com canteiro no meio) passou uma Montana rebaixada por mim em uma certa velocidade. Deu pra ver só pelo vulto, que os que estavam dentro faziam o tipo chinelo.
 
Acho que depois os anos trabalhando na noite te deixam com uma certa malandragem, e te leva a uma mesma mentalidade de um bandido. LOL
Eu observei isso tudo, e suspeitei de roubo/assalto quando passaram por mim já.  Meu instinto apitou que eles estavam pro crime...

Tem hábito que eu sempre tive: olhar pro motorista pelo espelho e não pro carro... Pareceu que meio que se olharam, pode ser impressão, mas na dúvida melhor prevenir.
 


Que coisa, meu velho!
Mas como o amigo Carlos disse: "o ataque vem de onde menos esperamos."
Você não suspeitou de alguém que soubesse desse seu pedal às 2 da manhã, não? Pode ser que tenham armado algo pra levar sua bike. Ainda bem que você tava ligado. A atenção (ou falta dela) faz toda diferença nesses casos. Você foi bastante esperto

-------------
Só deixarei meu par de rodas, quando ganhar meu par de asas!


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 31 Jan 2018 as 03:46
Não creio que me cuidaram, seria serviço demais para lucro de menos... Porque assaltar um pé de chinelo?

Não sou de pedalar em grupo - eu trabalho com banda na noite então to sempre fora quando o povo tá de folga - e não sou de me expor... Até usava estrava, nunca em tempo real, sempre deixei a casa com 1km de raio ocultada, mas não mais usava naquela época... Nunca uso as mesmas rotas...
A cidade tem 15mil habitantes... Então tenho mais ou menos, como dizer que não era gente daqui, já que não tem tanta gente pra gostar da coisa... 
Habitualmente não aviso NINGUÉM da hora que eu volto ou onde pretendo ir, já por precaução.

No caso estava voltando de um encontro de motociclistas onde trabalhei, pode ser que me viram saindo, mas não é provável. Até porque rebaixados e motos, são tribos que não tem nada em comum.

Mesmo se levassem a bike, eles teriam uma decepção tremenda... LOL
Era uma MTB 26, ajeitada pra urbana, já puxando pra gravel... Mas se juntasse tudo, não valeria mil pila...

Quanto a ser esperto, acho que to mais pra cagão mesmo, do tipo que suspeita até da sombra...
Até dizem que o mundo é dos espertos, mas to pra dizer que o mundo é dos precavidos...

De resto boa sorte... Zona sul não é o meu lugar preferido...
Fazem anos que sempre que fui pro Santa Tereza gravar alguma coisa de TV, o povo quase levava escolta armada. Confused


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 31 Jan 2018 as 11:12
Pedalo muito à noite por são paulo, as vezes com meu grupinho de 3, no máximo 4, geralmente 2 ou sozinho, já saio meio tarde 21 hrs e retorno por volta de meia noite e meia, 3 fatores que ao meu ver são fundamentais para evitar ser roubado em SP:

- Rota a escolher,pode falar que é preconceito, mas tem bairro de SP que o cara rouba sua barra forte porque a dele é azul e a sua é vermelha, tem lugar que é encomenda, tem lugar que é puro azar; evito os locais de encomenda e da barra forteLOLLOLLOLLOLLOL

- Atenção total à sua volta, já evitei de ser enquadrado pois estava atento, incrivelmente na praça do ciclista na avenida paulista, veio um de cada lado, eles ficaram na duvida se eu estava em um grupo que tinha acabado de encostar, foi a deixa para sair no pinote, na ciclovia por exemplo da av. sumaré,tem muita vegetação, sempre tem o nego do atrapalha e o do bote na ciclovia, lá por exemplo só passo pela rua. Numa madrugada estava voltando sozinho já eram quase 2 da manhã, tinha uma turminha quase no burgerking da santo amaro, só me liguei quase em cima, vi dois moleques dando grau, e outros dois com moleque no cano da bike, geralmente esses que enquadram, apaguei as luzes da frente, eles atravessaram pra ver a loja dos importados(porche, ferrari,etc) e sai pedalando forte, dois deles vieram atras,  a sorte é que eu tinha mais perna que eles, peguei uma subida curta mas inclinada, e eles não alcançaram, nesse caso o fator azar que mencionei acima.

- GOPRO no capacete bem a vista, com o led piscando.

Se for encomenda não tem o que fazer, o cara vai te seguir, agora acho que 90% dos casos é oportunidade, o que vejo de nego vacilando com a bike.

Ja as bikes de trilha tem seguro, e evito locais com histórico de roubo, mas infelizmente aquilo que fazíamos há 20 anos atrás, de sair explorando as trilhas , somente longe das grandes cidades.

E invariavelmente cair pra bikepark´s mais seguros e não menos divertidos.


-------------
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition


Postado Por: misera
Data de Publicação: 31 Jan 2018 as 17:06
A primeira coisa é não dar mole de ficar postando seu percurso em strava facebook etc como já falaram , veja , nesse post mesmo vc ja revelou que tem 2 bikes , a marca delas , o valor , onde vc mora e onde pretender andar...
Furto , se vc pretende usar a bike pra fazer coisas é melhor comprar uma bem simples só pra isso ou então desencana pega uma corente bem grossa e comprida , não deixe ela curta senão o ladrão faz um torniquete nela e torce dai ela quebra.
Andando é sorte mesmo , ai é treinar curva e agilidade e não ficar andando muito mole , muito mole que eu digo não é devagar , mas "despreocupado" como se estivesse num parque vendo as flores , nego bate o olho ve o kra todo bobão na bike ai atiça a maldade porque ele ja pensa que vai ser fácil.
Cuidado com as luzes tbm , é legal mais nego te enxerga a 700 metros de distância e já sabe que é uma bike , ai é só esconder e esperar.


Postado Por: Carlos sp
Data de Publicação: 01 Fev 2018 as 20:50
Foi o que eu alertei, sobre a mensagem acima.

Eu resolvi expor mais uma vez meu caso, por duas razões:
1-Quem me conhece sabe, eu realmente amo bicicletas, elas fazem parte da minha vida, e da mesma forma que eu não queria perder a bike daquele jeito, também não desejo isso para o próximo.
2-Nao existe "ingênuos" comprando peças de origem duvidosa... Muitos sabem muito bem ou melhor, estão pouco se lixando da procedência, o importante é o preço baixo, já que sabem que não há meios legais de comprovar que a peça foi roubada.

Sobre o lance do seguro. Funciona sim, dentro de casa se a bike for roubada.
Na rua, se sua bike for alvo ou fita dada, vão usar qualquer meio para te roubar, e se você dificultar mesmo sem saber vai morrer!
Tive a infelicidade de saber que 5 colegas de pedal foram assassinados de 2015 a 2017, mesmo entregando tudo e não reagindo, foram covardemente mortos.
Enquanto discutimos aqui meios de nos resguardar, tem muito marginalzinho lendo e se acabando de rir, com absoluta certeza, por isto, pense mil vezes antes de falar que pedala armado... Tem um contingente de "Dadinho bicho solto" nas ruas brasileiras.

-------------
O que não nos mata nos torna... Estranhos.


Postado Por: zoda
Data de Publicação: 02 Fev 2018 as 02:11
5 amigos assassinados? Em que cidade? É muito!!!!


Postado Por: Carlos sp
Data de Publicação: 06 Fev 2018 as 11:07
Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

5 amigos assassinados? Em que cidade? É muito!!!!

Aonde? Aqui mesmo São Paulo / capital!
Se no Brasil, fosse divulgado dados reais de roubos, assaltos e mortes de ciclistas, como ocorrem com veículos, quebraria o mercado em dois tempos! 
Todos esses dados amplamente divulgados na mídia são parciais, pois é sabido que na maioria das ocorrências a vítima não é identificada como "ciclista", é só ver meu B.O. Consta lá, "roubo a transeunte" apenas.



-------------
O que não nos mata nos torna... Estranhos.


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 09 Fev 2018 as 17:26
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

- GOPRO no capacete bem a vista, com o led piscando.


Mal que eu pergunto... Qual o objetivo? Ter uma recordação do assalto? Cry


Postado Por: Thalyson
Data de Publicação: 09 Fev 2018 as 21:52
Nunca fui assaltado e nem tive nada furtado, planejo continuar assim.

Vou me mudar pra SP em breve e planejo pedalar por lá. Possuo uma u-lock que considero boa, porém ela não protege as rodas e o selim. Além de um cabo de aço passando entre as rodas, o selim e o cadeado, existe algo que dificulte o roubo desses itens?

Minha bicicleta não é das mais caras, mas ela chama mais atenção do que eu gostaria


Postado Por: Ismah/Cabelo
Data de Publicação: 15 Fev 2018 as 13:04
Porcas no lugar das blocagens, Loctite, e claro um seguro...


Postado Por: MarcusLisboa
Data de Publicação: 06 Jun 2018 as 16:38
o estado de SP tem um site para consultar bikes roubadas
http://www.ssp.sp.gov.br/consultabicicleta" rel="nofollow - http://www.ssp.sp.gov.br/consultabicicleta


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 06 Jun 2018 as 17:21
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

- GOPRO no capacete bem a vista, com o led piscando.



Mal que eu pergunto... Qual o objetivo? Ter uma recordação do assalto? Cry

Em algumas situações talvez, mas já evitei enquadro justamente por causa da GOPRO ligada, quem rouba sempre no mesmo lugar, não quer ser reconhecido e perder a boquinha, quantos casos recentes o ladrão rodou por causa das imagens da Gopro? Alguns, quantos não vários, vejo sempre o copo cheio....

-------------
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition


Postado Por: Sakuraba.
Data de Publicação: 18 Jul 2018 as 19:28
Estou reforçando o uso da bike no dia a dia para o trabalho, pois vou ter uma mudança de rotina que me permite e até pede mais por isso. Assim, vou me atualizando até aqui também sobre a segurança. 

A trava que eu comprei (uma genérica mais ou menos em loja de motos) deu conta do recado, talvez pelo ladrão imaginar que tinha pouco tempo (eu estava fazendo uma compra sozinho no mercado), ela ficou retorcida.... mas felizmente o cara não descontou a raiva na bike. De qq forma, irei pegar outra trava mais forte dessas chiques mais faladas (Abus, Kryptonite, etc) assim que meu orçamento der uma folga.

Minha bike é uma simples Caloi 100. Embora eu tenha melhorado alguns componentes por questão de desgaste e desejo de qualidade mesmo, pretendo pintá-la e dar uma personalizada, já ciente de que embelezar vai sim atrair os vermes de sempre. Mas paciência....tomo meus cuidados, mas me recuso a não fazer algo que me deixa feliz com a bike pelo medo do roubo.





Postado Por: MarcusLisboa
Data de Publicação: 18 Jul 2018 as 20:31
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

- GOPRO no capacete bem a vista, com o led piscando.



Mal que eu pergunto... Qual o objetivo? Ter uma recordação do assalto? Cry

Em algumas situações talvez, mas já evitei enquadro justamente por causa da GOPRO ligada, quem rouba sempre no mesmo lugar, não quer ser reconhecido e perder a boquinha, quantos casos recentes o ladrão rodou por causa das imagens da Gopro? Alguns, quantos não vários, vejo sempre o copo cheio....
o ladrao roubaria a camera tambem


Postado Por: Skatena
Data de Publicação: 09 Nov 2018 as 14:08
Desenterrando para alertar sobre o mudus operandi de ladrões em Curitiba, com vídeo no link:

Polícia procura dupla que derruba ciclistas para levar bicicletas na Linha Verde


A Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba (DFR) procura uma dupla de ladrões que derruba ciclistas para levar as bicicletas na região da Linha Verde, no bairro Jardim Botânico, em Curitiba. Pelas imagens divulgadas pela DFR, é possível ver a forma de agir dos suspeitos, se colocando na frente dos ciclistas e os derrubando.

https://www.bandab.com.br/seguranca/policia-procura-dupla-que-derruba-ciclistas-para-levar-bicicletas-na-linha-verde/


Postado Por: lucasguilima
Data de Publicação: 09 Nov 2018 as 14:25
É revoltante ver isso, além da parta financeira e traumática, parece que o cara se machucou na queda.



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net