Imprimir Página | Fechar Janela

Porque torcem o nariz quando falo que tenho 27.5 ?

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Mountain Biking
Nome do Fórum: Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
Descrição Fórum: Fórum para discussão dessas modalidades. Para quem gosta de pedalar por vários quilometros em estradas de terra e single tracks.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=89369
Data da Impressão: 23 Abr 2024 as 09:54
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Porque torcem o nariz quando falo que tenho 27.5 ?
Postado Por: papiba
Assunto: Porque torcem o nariz quando falo que tenho 27.5 ?
Data de Publicação: 03 Jan 2017 as 12:00
Oi pessoal , ja a algum tempo frequento o pedal(forum) percebi nestes dias que quando saio com a galera e encontro outros grupos e falo sobre minha bike (aro 27.5 ) o pessoal meio que ... torce o nariz !!, nao quero criar polemica mas parece que é algo estranho " no ninho" ..entrei a pouco tempo no mtb e notei isso , antes estava com minha speed e notava algo estranho tambem entre as duas categorias , poxa e so bike e que delicia pedalar seja qual for a escolha mas que tem uma diferença ....tem sim ... eu notei !é tanta diferença assim ao pedalar .. eu nao notei, ja pedalei as duas , se as 27.5 estiverem mal "na fita" vendo logo antes de perder  grana e parto para as 29 Dead mas tudo bem Confused

-------------
spex



Respostas:
Postado Por: utR
Data de Publicação: 03 Jan 2017 as 12:58
se tu ta satisfeito com tua bike e não viu diferença, deixa os tontos torcerem o nariz. 
LOL

nesse meio ai deve ter pelo menos uns 2 ou 3 que não sabem porque acham 29 melhor e foi na onda da massa. 

mas é verdade, em certas ocasiões, como plano, estradão de terra(por favor não chamem isso de trilha kkkk) as 29 são mais vantajosas. 

a real é que bike é só uma parte da equação final, nada adianta ter uma 29 e nao ter condicionamento físico. 


Postado Por: leogc
Data de Publicação: 03 Jan 2017 as 13:21
ano passado passei uns dias fazendo mtb na frança, mais especificamente nos alpes. Quase não se usa bike 29 lá...a maioria imensa é 27.5. eles dizem que pros single tracks de lá são mais apropriados. eu andava numa scott 27.5 e ela funcionava ótimo lá....(apesar de não ter andando com minha 29 em terrenos semelhantes, logo não posso comparar, mas não tenho do que reclamar).


Postado Por: Pepebike
Data de Publicação: 03 Jan 2017 as 13:59
A 27,5 nasceu morta.  Era para ser uma opção entre a 26 e a 29, com o "melhor dos dois mundos".
Infelizmente, na prática (e em estudos sérios realizados por institutos e entidades responsáveis),  a 27,5 mostrou-se pior que a velha 26 e que a 29.
Enfim, a 27,5 é a pior escolha que alguém pode fazer...Ouch

Veja esse estudo (sério) e observe os resultados:

http://www.praquempedala.com.br/blog/vlog-82-mtb-aro-275-o-pior-dos-dois-mundos/" rel="nofollow - http://www.praquempedala.com.br/blog/vlog-82-mtb-aro-275-o-pior-dos-dois-mundos/


Isso pode explicar por que todos "torcem o nariz" para a sua 27,5.  Porém não significa que vc deva "jogar no lixo" a sua bicicleta.  Ainda que possa não ser a melhor escolha, se vc gosta dela, por que não usá-la ? 


-------------
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”


Postado Por: utR
Data de Publicação: 03 Jan 2017 as 14:06
esse estudo que o bikeradar fez não comprova muita coisa. Os proprios apresentadores disseram que não houve diferença estatisticamente significante ou seja até pode ter algum tipo de variação no tempo ou produçao de potência - agora não lembro o que eles quantificaram... - mas não se pode  concluir que isso ocorreu por causa do aro, há inumeras variaveis que não foram mensuradas e que pode influenciar o resultado. 

E no resumo do outro estudo: The findings indicate that wheel size does not significantly influence performance during cross-country when ridden by trained mountain bikers, and that wheel choice is likely due to personal choice or sponsorship commitments. 




Postado Por: DougFF
Data de Publicação: 03 Jan 2017 as 14:34
pra mim o que manda mais é técnica e "perna".

Se colocar um cara bom, ele vai bem em qualquer uma.


-------------
Knowledge Health Strenght.

2015 - KHS Tempe.
1994 - KHS Montana True Temper.


Postado Por: gabriel bps
Data de Publicação: 03 Jan 2017 as 15:19
eu faço trilha de moto tem aproximadamente 14 anos, depois de 2 acidentes recentes (onde tiver que fazer 2 cirurgias) eu decidi partir pras bikes.

sinceramente, nunca vi tanta cagação de regra e "viadagens" como existe nesse mundo, em 14 anos de moto o que eu via era nego montando nas motos, independente de qual seja, e sendo feliz nas trilhas!  nas bikes parece que se você não tá na moda, as pessoas de fato torcem o nariz.  

to curtindo demais bike, pedalar, fazer minhas trilhas de vez em quando, mas sinceramente os grupos que tenho visto cada vez me desanimam mais.  é muita frescurinha, muita novidade, muito teste, muita peçinha que entra e sai de moda, muito marketing envolvido que acabam ruindo o verdadeiro intuito de subir em cima da bike e aproveitar! 

enfim, eu tenho uma 29 e acabei de comprar uma 27'5 pra fazer dupla com ela, to cagando e andando se o bikeradar fala que não presta, se o praquempedala faz videozinho bostejando, comprei, pretendo me divertir e se não me divertir, simplesmente vendo, deixo pendurada e bola pra frente.

abs!


Postado Por: Pierrex
Data de Publicação: 03 Jan 2017 as 15:44
quando o motor é tua perna não é só uma questão de marketing ou moda. dá uma olhada no podium olímpico e só tem 29. só acho que entre amadores normalmente se está longe de tirar tudo de uma bike ou mesmo do próprio desempenho atlético. então tu pode evoluir sobre uma 27,5 e literalmente "passar por cima" dos teus parceiros 29ers. aí eles vão parar de torcer o nariz e torcer o olho pra ver se estão vendo direito.   


Postado Por: 43679
Data de Publicação: 03 Jan 2017 as 15:54
Entao vc ia sozinho de moto pra "trilha",pois hoje se for de Tornado cagao em vc,tenque ser "especial"(CR/F,YZ/F,KD/X),e na epoca q alguns aqui começarao,sempre teve os q sabe tudo
Ex:O pessoal aumentava a balança traseira,diziao q era pra subir melhor,nao enpinava.Depois que o obvio apareceu,q perdia torque,ninguem maos fez.
Qdo aparece o primeiro de DT200,e na primeira trilha ferveu,dano a desce o pau na moto.Depois q o caba vendeu,foi avisado pra por ventoinha e um YPVS mecanico,q esta moto nao era destinada a trilhas...
Se for fala de BR mudando carro,por exemplo,as rodas "Orbital"(modelo inicialmente original do Gol GTI) em todo tipo de carrro,era uma febre,depois,motivo de chacota


Nao é um defeito das pessoas,é natural do ser humano.
Senao seria chato

Qto ao praquempedala,tem uns 3 ou 4 "reportagens" la q parecem feitos por que so usa bike em transbike.Parece mais um praquemnaopedala

Se for analisar usando ciencia,elas sao assim

559mm______584mm___________662mm
26er____27.5_______29er

559-584=25mm
584-622=38mm
Entao,por esta conta besta elas sao um upgrade das 26er.Mantem-se mais perto.E é uma medida q ja tem quase 50 anos.


Postado Por: 43679
Data de Publicação: 03 Jan 2017 as 16:00
O praquemnaopedala nao ta abridno aqui,conexao insegura/expirou o certificado do site
Mas é como dizem,NENHUM NENHUM NENHUM NENHUM
dos 3 tamanhso passa por cima do outro no mundo real
Na descida e plano,a 29er se sai melhor,na trilha propriamente dita as menores se saem melhor,mas tudo isto pra Pro
Sei q no mundial de XCO so tem 29er,mas sao bikes extraleves.E ja teve o episodio Nino,q hoje correu de full,q era um tipo de bike q diziao
"full 29er esta morta'
Oxe,ai vem uma leva de bike de Enduro 29er??
Diziao q a geometria das full 29 nao dava,ficava longa demais,agora vem alguns modelos de XC extra longos,tem ate rigida rigida,com garfo rigido de carbono com 52mm de rake?

WTF?
nao,é assim mesmo,onde se ganha aqui perde-se la.
Ja pra ralador de joelho no mundo real é relativo.



Postado Por: gabriel bps
Data de Publicação: 03 Jan 2017 as 16:01
cara, as pessoas precisam aprender que EVOLUIR é totalmente diferente de seguir MODA.

claro que se você chegar com uma Tornado na trilha hoje em dia você vai ficar pra trás, mas não porque o mundo da modinha vai torcer o nariz pra você, mas simplesmente porque é uma moto defasada, num mundo onde você acha motos melhores que ela pelo mesmo preço.  

isso é buscar o melhor pra você (dentro da sua realidade/bolso), sem se preocupar com o que o site da moda vai falar daqui a duas semanas quando lançarem um produto totalmente diferente daquele que lançaram recentemente, praticamente aniquilando a peça (como a SRAM fez com os câmbios dianteiros, por ex.), por mais útil que ela seja.   




Postado Por: gabriel bps
Data de Publicação: 03 Jan 2017 as 16:12
recomendo a leitura, achei esse artigo muito bom e resume bastante o que se passa hoje em dia.

http://aventrilha.com.br/marketing-do-mountain-bike-loucura/


Postado Por: gabriel bps
Data de Publicação: 03 Jan 2017 as 16:15
esse é o ponto:

"O mountain bike foi feito para gente se divertir, entrar em contato com a natureza, experimentar a adrenalina que corre quando descemos por uma trilha cheia de obstáculos. 

Não deixe que o marketing do mountain bike consuma suas ideias com pensamentos de “preciso de uma bike melhor para ser mais feliz”."


Postado Por: Gryphon
Data de Publicação: 03 Jan 2017 as 16:44
Não esqueçam do fator "moda" e do fator "canto das sereias" ("o maior é SEMPRE melhor").

Olhem o sucesso das SUV's. Me dêem uma razão lógica para ter um carro mastodôntico que só será usado no trânsito travado e caótico das grandes cidades. Já fiz essa pergunta várias vezes e até agora ninguém me deu uma resposta convincente.
A questão real é que SUV parece ser mais carro que os demais porque é maior, enche mais os olhos (e causa mais inveja no vizinho e no cunhado).

Eu não tenho uma SUV. Eu tenho um carro com mais de 20 anos, tratado a pão de ló, e que serve para as mesmas coisas. E meu carro não quebra, não me deixa na mão.
Mas o pessoal sempre torce o nariz. "Nossa! Esse aí só anda de carro velho, xexelento!!!...".
Só que no tempo que eu tenho esse meu carro, quem torce o nariz já trocou de carro pelo menos 6 vezes, sempre por carros zero km, da moda e em financiamentos longos. Fazendo as contas, só entre juros e desvalorização, essas mesmas pessoas pagaram pelo menos mais 3 carros que viraram fumaça. As financeiras e fabricantes agradecem embevecidas pela preferência.

Não vejo um pingo de inteligência nesse tipo de escolha, mas cada um é cada um nas suas escolhas. Mas respeito é algo que se dá antes de receber. Quando torcem o nariz para o meu carro, estão faltando com o respeito de eu ter o carro eu quero e posso ter. Então não tenho o menor compromisso com o respeito aos carros deles.
O mesmo vale para bicicletas.

Aí vem a questão específica das bikes de 29 polegadas.
Isso me lembra deste vídeo:
https://youtu.be/7EEbLXEhBLw" rel="nofollow - https://youtu.be/7EEbLXEhBLw

Esse vídeo é de 2014, tem mais de 2 anos e não sei o quanto ele está atualizado, mas é algo a ser ponderado.
Aí existem mais dois fatores: quem quer vender uma 29 e quem quer aparecer com uma 29.

É o mesmo problema das SUV's.
Quem compra 29 comprou porque precisa de uma 29, ou comprou porque quer aparentar, estar na moda? Será que quem comprou a 29 comprou porque entende as diferenças técnicas e precisa dela por estas diferenças, ou comprou porque enche os olhos, ou porque o amigo disse que é legal, que as 26 ou 27,5 são pequenas demais e blablablá?
Pelo lado de quem vende, isso também é importante porque ele consegue vender uma 29 com muito mais margem de lucro do que uma 26. Claro que se tiver o hype de empurrar a 29 é bom para ele, então ele é mais um elo para inflar esse hype. Igual as fábricas de carros fazem com as SUV's.

Agora, vamos falar da parte técnica.
Eu restauro bicicletas antigas. Atualmente estou restaurando duas Caloi Mountain Bikes (as primeiras oficiais). São bicicletas de 1988 (quase 30 anos de lançadas). São bicicletas de aro 26 iguais a qualquer mountain bike atual na mesma medida de aro, mas o quadro tem uns 20 cm a mais de entre-eixos que as mountain bike modernas. Resultado: é um bicicletão. É uma bicicleta com muita estabilidade, boa para cicloturismo mas ruim para o mountain bike por faltar agilidade.
Tenho aqui também uma bicicleta Phillips 1950 de aro 28. Se a Caloi Mountian Bike era grande, esta é ainda maior. Delícia de bicicleta, sendo ainda mais estável. Só que não tem a manobrabilidade exigida de uma mountain bike.

Agora vamos pensar no que é uma bicicleta de 29 polegadas.
Aro 29 polegadas é cerca de 11,5% maior que a aro 26. O aro metálico da 26 entra dentro do aro da 29 e ainda tem folga. Isto significa eixos de cubos mais altos e maior espaço da estrutura da bicicleta. Só que a bicicleta não pode crescer na mesma proporção porque ela precisa manter muitas variáveis: centro de gravidade na altura certa, distância entre-eixos curta para manter a bicicleta ágil...
Em termos de geometria de quadro a coisa complica.  O quadro é projetado para que o ciclista fique de pé com os dois pés no chão com o quadro passando por entre as pernas com alguma folga. Mas o head tube teve de ser elevado em 3 polegadas (7,6 cm) para ajustar a altura da nova roda. Fica um quadro muito "cabeçudo", com impacto na altura do guidão.
A roda de 29 polegadas não é só mais pesada. Ela tem um efeito giroscópico ainda maior que a 26, e isso tira agilidade da bicicleta. Há correção, mas geralmente isso é feito na geometria da bicicleta, muitas vezes diminuindo medidas, sentido inverso do imposto pela mudança das rodas.
Como dá para ver as mudanças de projeto a partir da 26 polegadas para adaptar às rodas de 29 polegadas não são pequenas.

Agora vem um questionamento interessante.
Mountain Bike começou como uma brincadeira de jovens no começo da década de 1980. Esses jovens usavam as bicicletas que eles tinham para se divertir naquilo que a gente chama hoje de downhill. Dessas brincadeiras, num autêntico processo darwiniano, se sobressaiu uma bicicleta em particular: a Schwinn Excelsior. Era uma bicicleta urbana que se tornou a base da geometria do que seriam as bicicletas de mountain bikes.
Em cima dessa brincadeira, o mountain bike se tornou esporte e produto muito fortes no mercado e muito dinheiro foi investido desde então. E desde o começo o aro 26 se impôs em praticamente todas as modalidades. Foram praticamente 30 anos de domínio. Claro que os fabricantes experimentaram outros aros atrás de mais desempenho, desde o aro 24 até o aro 30. Mas o 26 se estabeleceu e muito rapidamente, o que é uma mostra de quanto ele era mais vantajoso que outras medidas.
Evidentemente que o aro 26 não é perfeito, e com a evolução de outros componentes, como quadros e suspensões (inexistentes nas antigas mountain bikes) pode ser que outro aro se mostre mais vantajoso. Mas não dá para chutar o pau da barraca, ainda mais de uma hora para outra.

Nem sei se o aro 26 perdeu tanto assim competitividade frente a outras medidas, ao ponto de ter gente decretando a morte dele. Tenho boas razões para não acreditar nisso. Pelas mesmas razões, duvido que a 29 seja realmente a medida francamente melhor hoje que a 26. Se houve alguma evolução nesse sentido, do ponto de vista técnico, a 27,5 é muito mais favorita que a 29.

Acredito mais que sejam duas coisas:
- Há um mercado que precisa estar sempre mostrando novidades (e tornando os produtos nas mãos dos consumidores "velhos" e "obsoletos") para que os consumidores troquem continuamente seus produtos;
- Há um efeito placebo, onde a troca do produto velho por outro diferente causa uma sensação de diferença no uso, mas que as pessoas acreditam ser uma diferença positiva, embora nem sempre esta seja uma vantagem real.

Temos que considerar que estamos no Brasil, onde chegar informação de primeiro nível é raro e difícil tanto quanto equipamentos de qualidade, onde todo mundo é técnico de futebol da seleção brasileira e engenheiro de bicicletas e onde as lojas vivem doidas atrás de vender uma nova moda.
Não é difícil que o mountain bike lá fora caminhe para as 27,5 ou mesmo se mantenha nas 26 enquanto aqui cria-se o hype das 29 polegadas.

Isso é o que eu posso te dizer em termos gerais.
Mas finalizo com um dos melhores pensamentos sobre esta questão em 50 anos vividos entre bicicletas, motos e carros. Ele está escrito no livro "Manual Completo da Moto" de G. Lear e I. S. Mosher:
- "A melhor moto do mundo é aquela que você tem ou pode vir a ter".
Diga o mesmo sobre sua bicicleta.


Postado Por: leogc
Data de Publicação: 03 Jan 2017 as 17:00
grande aula gryphon..
 
só complementando: procurem na internet um filme chamado klunkerz....
 
abs


Postado Por: misera
Data de Publicação: 03 Jan 2017 as 18:39
Se divirta com sua bike e deixe pra lá essa bobagem , mais se não aguentar a pressão e quiser jogar sua bike fora eu tenho uma lata de lixo novinha aqui


Postado Por: TomSemFreio
Data de Publicação: 03 Jan 2017 as 18:50
No vídeo do PraQuemPedala, falando da potência gasta nas subidas percebi o seguinte:

26 250,47+/-52,90 W
27.5 243,85 +/-60,75 W
29 237,91+/-27,61 W

Ou seja, alguns ciclistas de aro 27.5 e 26 , gastaram menos de 200 W, o que não ocorreu com NENHUM ciclista de aro 29. 
Se eu não tivesse lido o estudo, diria que os ciclistas que optam por bikes 27.5 e 26 , são menores e mais leves, portanto naturalmente sobem com menor demanda de potência.  MAS..... o estudo foi feito com os mesmos ciclistas, e com as bikes aro 29 nenhum ciclista subiu gastando menos de 200W.

Esse estudo não é tão definitivo assim, acho que 27.5 faz muito sentido em quadros pequenos. A desvantagem fica por conta da oferta de pneus e de não poder usar pneus 700, o resto é blá blá blá.





Postado Por: ALEXRIDER
Data de Publicação: 03 Jan 2017 as 19:16
Amigão seja feliz com a sua bike, se te serve de consolo eu mesmo troquei minha 29er por uma 27,5 e estou feliz da vida, comprei minha 29er em 2009 e todos torciam o nariz também, falando que era modinha que era maior trambolhão e tudo mais.

Tenho 1,79 de altura então tamanho nunca foi problema, eu andava de 26 num quadro 20 e era feliz da vida nunca devia ter me desfeito da minha cannondale killer V900, estaria andando nela até hoje e cagando para esse mimimi de tamanho de roda, como diz um amigo tem coisa que a gente morre de fome mas não vende.

Vejo um monte de gente falando isso aquilo como se fossem atletas profissionais que vão ganhar mais segundos com a 29er, a melhor coisa da minha 27,5 é que consigo colocar inteira dentro do carro sem tirar nada e isso para mim é uma vantagem enorme em cima da 29er evito ter que ficar ajustando freio e tira os olhos de cobiça dos ladrões no trânsito, o resto é perna para pedalar e ser feliz.

Vamos pedalar galera, ser feliz e deixar os outros serem felizes!




Postado Por: papiba
Data de Publicação: 04 Jan 2017 as 07:59
Boa pessoal !  agradeço o retorno e tenho com muito carinho acolhido todas as respostas  ,realmente tem muitas divisões de opnioes !!!! como dizem ..." tem que ter pernas é o que vale " e se divertir  o que é mais importante Clap

-------------
spex


Postado Por: papiba
Data de Publicação: 04 Jan 2017 as 11:28
pepebike !, respeito muito sua opniao sei que você entende mais que eu e esta a muito tempo no fórum, mas acho que você esta sendo muito radical ao dizer "27.5 nasceu morta" não porque foi minha escolha de aro mas pergunto você já andou em uma  para ter tanta certeza assim ? posso aceitar que você acredite nisso , mas eu não acredito realmente nesta certeza .....mas no ciclismo e marketing tudo pode acontecer .
Abraço


-------------
spex


Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 04 Jan 2017 as 11:32
Vi o vídeo... conheço o Henrique, pedalo com ele algumas vezes.

Problemas que vejo nesse estudo...

- Fizeram num circuito de XCO.
E provavelmente com atletas de XCO. Esses atletas estão mais preparados pra subidas ou descidas ? Muscularmente falando mesmo ? O que interfere no ponto abaixo.

- Focado apenas no desempenho.
No vídeo ele fala que a 26 foi mais rápida na descida, mas recrutou mais músculos e fez o cara perder mais energia. E desgastaria mais nas subidas.

Tá e daí ? Se meu objetivo for me divertir na descida, não me importa. E diga-se de passagem, 3 segundos é uma vantagem enorme em provas de Enduro e Downhill.

- Outras variáveis
Geometrias evoluem. Se forem analisar a geometria das principais bikes 29 do mercado dos últimos 4, 5 anos, muitas delas tiverem algumas alterações anualmente. Já teve ano, que marcas usaram quase a mesma geometria de 29 e 27.5, uma super gambiarra. Isso porque uma nova bike requer muitos recursos e estudos, o aprendizado vem com o tempo!

Se bobear, esse estudo pode ter resultados diferentes a cada ano e até concluir o mesmo com outras mudanças de geometria nas bike, mas mantendo as mesmas rodas. Existe uma infinidade de variáveis.

Não estou questionando se o estudo está certo ou não! Só digo que ele foi focado em desempenho em XCO, que é importante para competidores!

O estudo conclui o mesmo que eu:
As 29 são mais rápidas pra competir. As 29 rendem mais e te cansam menos. 

O problema é: meu objetivo nem sempre é desempenho e sim diversão!!! E especialmente em descidas!!

Minhas conclusões, baseado nas MINHAS experiências.
- 29 são mais rápidas, mas são algumas vezes "engessadas". Meio "caminhãozão". O que as deixam PRA MIM menos divertidas.

- As geometrias das 29 evoluem a cada ano como eu disse, e tão se tornando muito melhores no aspecto acima. Esse ano, pela primeira vez, me questionei se 29 poderia ser uma opção pra mim ao invés de uma 27.5". Ou se devo ter uma de cada com objetivos diferentes. E falo isso tendo testado as fulls 29 desde 2012! Ou seja, quase 5 anos pra eu sentir a mesma diversão que as 26.

- Esse ano fiquei bastante tempo com uma https://www.pedal.com.br/teste-specialized-stumpjumper-fsr-carbon-comp-2016_texto10437.html" rel="nofollow - Specialized Stumpjumper 27.5" e uma https://www.pedal.com.br/teste-specialized-sworks-camber-29-2016_texto11232.html" rel="nofollow - Specialized Camber 29" . Fiz os testes delas aqui no Pedal (ver na seção Bikes - Testes profissinais). Na verdade eu andei em muitas outras bikes, mas sinceramente não tenho coragem de fazer um artigo aqui e chamar de teste uma bike que não fiquei tempo o suficiente!! Lá também tem algumas primeiras impressões de outras bikes.

Nesse exemplo em particular, posso afirmar - Como a Stumpjumper é uma bike divertida! Como ela faz curva! Realmente impressionante e muito divertida! A 29 vc tem que pegar o jeito! Essa Camber foi uma das com "mais jogo" que já andei... mas ainda assim, necessita um outro tipo de esforço, é diferente, por mais que tenha melhorado muito, não se compara a Stumpjumper.

Ahhh, mas a Stumpjumper vai ser 3 segundos mais lenta!!! Olha minha cara de preocupado -> Cool

26 morreram por marketing ?
A situação é... pode ser realmente que a indústria tenha visto que as 29 foram bem aceitas e tentaram empurrar a 27.5 pra vender. Pode ser que não, já que elas também já tinham sido testadas há muitos anos atrás. Vai saber!

A verdade é... as 26 estavam muito bem consolidadas - geometria, suspensões, pneus e tudo já estava muito bem estudo e validado. Por mais que a diferença de rodas seja pequena, a coisa muda e leva tempo pra se consolidar. As 29 saíram na frente nesses estudos todos e em teoria eram mesmo pra ficarem mais acertadas primeiro.

O problema é que estão matando (pelo menos por enquanto! rsrs) as 26. Então, em alguns anos se você de 26 não migrar para 27.5 ou 29, pode começar a faltar peças mais legais... os novos pneus, novas suspensões, etc.

Ao mesmo tempo, hoje em dia ainda é uma oportunidade! Existem muitas 26 muito tops com preços excelentes... se você está cagando para os 3 segundos, é uma boa oportunidade!!

Quanto a pergunta do tópico...
Falei pra kct! Mas resumindo... o pessoal torce o nariz por modismo e porque não entende de bike. Problema é deles!




-------------
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!



Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 04 Jan 2017 as 11:40
Muito bom Gryphon! 

-------------
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!



Postado Por: muringuets
Data de Publicação: 04 Jan 2017 as 13:16
O Henrique do PQP produz um material muito bacana, mas tem uns vídeos que ele força a barra, principalmente quando ele pesa na opinião pessoal dele... Esse vídeo que o Pepebike postou surgiu de um vídeo anterior, em que ele falou tanta coisa esquisita que depois ele passou uma semana fazendo vídeo se explicando pra apaziguar a galera...

Pedro Cury e Gryphon mandaram muito nos comentários ClapClapClapClapClap


-------------
=]


Postado Por: Ligeirinho
Data de Publicação: 04 Jan 2017 as 13:23
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Se divirta com sua bike e deixe pra lá essa bobagem , mais se não aguentar a pressão e quiser jogar sua bike fora eu tenho uma lata de lixo novinha aqui


Eu tenho duas latas de lixo. :)) Que venham a mim todas as bikes desprezadas ha ha.


Postado Por: Ligeirinho
Data de Publicação: 04 Jan 2017 as 13:24
Em tempo, parabéns pelas palavras Gryphon.


Postado Por: piracaia_XC
Data de Publicação: 04 Jan 2017 as 14:28
acho que torcem o nariz porque 90% das 27,5 que vejo são bikes aro 26 com rodas adaptadas...vai ver é só isso

-------------

enterre sua tv


Postado Por: leogc
Data de Publicação: 04 Jan 2017 as 14:59
to falando. andei com uns caras de mtb na frança...e ninguem quer saber de 29...eles acham a 27.5 muito mais ágil no terreno deles (muitas pedras e trilhas técnicas). eu perguntei do porque não usarem 29 e me disseram que acham as 29 mais lentas nas trilhas deles.
 
p mim isso é tudo frescura...só quero chegar em casa suado e sujo de lama (nem que tenha que mergulhar na poça p isso).


Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 04 Jan 2017 as 15:11
Mesmo na França o mercado das 27,5 está em declínio, os profissionais abondaram tal medida, mas isso quer dizer que você tem que correr para trocar sua bike? Absolutamente não....

São poucos segundos e watts de diferença para competidores profissionais, o que para eles pode custar a vitoria, porem para nos, meros seres humanos normais,  talvez sejam irrisórios, insignificantes e imperceptíveis esses números... No meio da galera sempre vai ter o brutão que mesmo com uma 26 de alumínio, vai deixar muitos com 29 de carbono para traz, isso vai significa que e 26 é melhor? absolutamente não, vai mostrar que o cara de 26 é melhor, assim como o de 27,5 pode se o melhor, como o de 29 pode ser o melhor... 

Quando falo em seres humanos normais, incluo competidores amadores no meio, que estão muito longe dos profissionais, e o tamanho do aro, vai ser a ultima coisa que pode influenciar no seu desempenho... 

Agora quem curte uma bike por pura diversão, sem se preocupar com números, tempos e bla bla bla, as 27,5+ ou 27,5 Plus, estão se saindo super bem, a circunferência os pneus 27,5+, é quase o mesmo de uma 29", porem mais largo, podendo apostar na mesma geometria, e ter uma bike super divertida e estável de guiar....  


Postado Por: SrSky
Data de Publicação: 04 Jan 2017 as 16:17
Acredito que afirmar que 29 é melhor que 27.5 ou 26 é complicado, mesmo com estudos como o demonstrado pelo PQP, ainda assim vai ter margens para erros ou questionamentos... tem N fatores que podem interferir no estudo tais como:

O piloto que fez os testes, sua modalidade era XC? 

Qual foi a ordem destes teste, em qual bike ele andou primeiro? 

Esse piloto é naturalmente acostumado a pedalar com qual tipo de roda?

A geometria dessa bike, foi realmente bem elaborada tanto para 27.5 quanto para 29?

Enfim, são muitos questionamentos, que ficam em aberto, e que necessitaria de um estudo muito mais abrangente com uma amostra muito maior tanto de bikes quanto de ciclistas...

Eu penso que cada tamanho de roda traz seus prós e contras, e vai muito da opinião pessoal de cada um elencar qual característica é mais importante para o seu uso.

Concordo com a colocação do Pedro sobre as 29, acho elas mais rápidas, rendem mais e cansam menos, e são realmente mais “caminhãozão”, porem pra mim essa característica é um ponto positivo, mais facilidade para passar obstáculos, mais conforto... Vejam, o que para um é uma característica ruim para outro é boa... então classificar essa ou aquela como melhor ou pior é complicado. 

Outra questão que vejo é que o Brasileiro no geral quando vai para o mtb cai direto no XC, é como se só existisse essa modalidade, o foco do pessoal aqui é rendimento acima de tudo, eu pessoalmente não conheço ninguém aqui na minha região que pratique outra modalidade.... Isso pode em partes explicar o porquê da popularização das 29.

Essa questão do “olhar torto” relatado pelo colega, é comum mesmo, e isso não é só ligado ao tamanho da roda, mas sim ao equipamento como um todo, ou seja muita gente julga o Ciclista pelo equipamento que possui, logo se o cara tem uma bike igual à do Avancini ele provavelmente vai anda pra c**** [ironia]. 



Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 04 Jan 2017 as 18:54
Originalmente postado por SrSky SrSky escreveu:

Outra questão que vejo é que o Brasileiro no geral quando vai para o mtb cai direto no XC, é como se só existisse essa modalidade, o foco do pessoal aqui é rendimento acima de tudo, eu pessoalmente não conheço ninguém aqui na minha região que pratique outra modalidade.... Isso pode em partes explicar o porquê da popularização das 29.




Antes no MTB era DH e XC, aí começaram a segmentar cada vez mais. Assim como nas bikes de ciclismo existem muitos segmentos (pista, estrada, time trial, etc.) a clássica é a a bike de estrada. E no MTB o clássico é o XC. Fora isso, a bike de XC é mais barata que qualquer bike de outro estilo. Só ver o preço de bikes de trail, AM, enduro, etc. Sem falar que as básicas mesmo são modelos XC simples, ou seja, não existem modelos trail simples. Até porque se uma XC simples pesa 15kg, uma trail simples pesaria quase 20kg.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 04 Jan 2017 as 18:58
Originalmente postado por piracaia_XC piracaia_XC escreveu:

acho que torcem o nariz porque 90% das 27,5 que vejo são bikes aro 26 com rodas adaptadas...vai ver é só isso



Essas são o pior dos 3 mundos. LOL

E tem gente que fala que vai colocar um pneu 27,5 mais baixo, para no geral o diâmetro não fugir muito de uma 26 com pneu normal. Aí pergunto? Qual vantagem em ter uma roda de igual diâmetro e com roda maior e pneu menor? Tipo carro de mano que coloca aro 18 no Gol e depois um pneu super baixo que parece uma fita isolante em volta.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 04 Jan 2017 as 18:59
Originalmente postado por muringuets muringuets escreveu:

O Henrique do PQP produz um material muito bacana, mas tem uns vídeos que ele força a barra, principalmente quando ele pesa na opinião pessoal dele...



Principalmente quando começa a dar uma de ativista contra carro, etc.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 04 Jan 2017 as 19:01
Originalmente postado por ALEXRIDER ALEXRIDER escreveu:

a melhor coisa da minha 27,5 é que consigo colocar inteira dentro do carro sem tirar nada e isso para mim é uma vantagem enorme em cima da 29er evito ter que ficar ajustando freio e tira os olhos de cobiça dos ladrões no trânsito, o resto é perna para pedalar e ser feliz.






Essa vantagem é a melhor. Mas foda que MTB volta pro carro sempre suja.


Postado Por: Pepebike
Data de Publicação: 04 Jan 2017 as 19:05
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:



559-584=25mm
584-622=38mm
Entao,por esta conta besta elas sao um upgrade das 26er.Mantem-se mais perto.E é uma medida q ja tem quase 50 anos.

Ah, tem bem mais de 50 anos.  Eu arriscaria uns 100 anos.  Embarrassed
Essa medida de aro  (que hoje se chama 27,5 e que nunca teve esse nome no passado) é o "velho e bom" aro 650B (medida francesa). O aro 650B, também conhecido por 26x 1 1/2",  é popular na França, onde é usado em bicicletas urbanas, de turismo e tandens.  

Essa série francesa, que usa números e letras, ainda prevê:
- 650 => aro de 597mm. Equivalente ao britânico 26 x 1 1/4", muito usado em bicicletas Schwin de 3 velocidades.
- 650A => aro de 590mm. Equivalente ao britânico 26 x 1 3/8", muito usado em bicicletas inglesas de 3 velocidades e bastante popular no Japão.
- 650C=> aro de 571mm.  Empregado antigamente em bicicletas com pneus "balão", o 650C atualmente é uma opção ao 700c (ou aro 29" de 622mm) em bicicletas de estrada, especialmente em bicicletas de time trial, triathlon, bicicletas femininas e juvenis (pela menor altura que o 700C).



Muitos agora devem estar se perguntando por que há tantas medidas diferentes e 3 (ao menos) sistemas de medidas de pneus de bicicletas.
A resposta para isso é a mesma que faz esse tópico "inflamado" e repleto de "textões":  a paixão humana.
Para o bem ou para o mal, a espécie humana é movida à paixão e, quando o ciclismo começou a se tornar popular no mundo, a Europa vivia o período mais intenso de nacionalismo "apaixonado" (uma das causas da primeira guerra mundial, conflito que ainda originou a segunda guerra mundial).  Nesse mundo de "paixões extremas", ingleses, franceses e alemães não aceitavam as normas e nomenclaturas de seus pares, criando 3 diferentes sistemas de medidas para pneus de bicicletas.
Igualmente, os principais fabricantes da época: Michelin (França), Dunlop (Inglaterra) e Continental (Alemanha) também muito "colaboraram" para que esse problema continuasse, de modo a manterem a hegemonia de vendas em seus países e territórios (e eles possuíam muitos àquela época).

Em pneus de automóveis (praticamente 100%), de caminhões e motocicletas (uma grande parte), de ciclomotores (parcialmente) já é comum uma nomenclatura comum, tendendo para medidas em milímetros, exceto medidas tradicionais.  
Nos pneus de bicicleta foi estabelecida a dimensão padrão ETRTO (European Tyres, Rims, Tubes Organization),em milímetros e em todos pneus, porém, infelizmente, ela não é usada como a nomenclatura principal... Cry

Exemplo: 
Pneu 700x23C => ETRTO: 23-622
Pneu 26x1.50" => ETRTO: 40-559

Enfim, como na eterna "briga" entre a 26" a 27,5" e a 29" as paixões ainda falam mais alto... LOLLOL




-------------
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”


Postado Por: hugomedeiros
Data de Publicação: 04 Jan 2017 as 19:07
No grupo que pedalo, seis ciclistas se arrependeram da 29 e partiram para a 27.5  Os lojista empurram as 29 dizendo que o cara vai ficar um foguete, dai muitos ficam frustados com a realidade. Para definir o tamanho da roda, existem vários fatores, tais, como; Perfil do ciclista, tipo de pedal, condicionamento físico, tipo de terreno, etc. Antes de migrar para a 27,5 fiz vários testes para poder decidir. Um detalhe, continuo com a minha 26 também. Que se adequar melhor em certos pedais.

-------------
"Pedalar, um prazer quase sexual"


Postado Por: Pepebike
Data de Publicação: 04 Jan 2017 as 19:12
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Tipo carro de mano que coloca aro 18 no Gol e depois um pneu super baixo que parece uma fita isolante em volta.

Rindo muito do "fita isolante"... LOLLOL

Hoje fui ao Assaí (um supermercado tipo atacado) perto de casa e não pude deixar de observar um Voyage vermelho super rebaixado, com rodas enormes e pneus "fita isolante". 
O mais legal foi conferir como o proprietário escolheu lidar com as críticas:  Junto aos para-lamas traseiros haviam letras adesivadas em branco que informavam: "Quica menos que a sua irmã !"  LOLLOL

Devia ter tirado uma foto...Cry



-------------
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 04 Jan 2017 as 19:25
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:


Nem sei se o aro 26 perdeu tanto assim competitividade frente a outras medidas, ao ponto de ter gente decretando a morte dele. Tenho boas razões para não acreditar nisso. Pelas mesmas razões, duvido que a 29 seja realmente a medida francamente melhor hoje que a 26. Se houve alguma evolução nesse sentido, do ponto de vista técnico, a 27,5 é muito mais favorita que a 29.


Em competições as 26 não perderam competitividade, pois simplesmente não existem mais. No mercado de bikes esportivas também não existe mais. Só não perdeu mercado nas bikes de supermercado.


Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:


Acredito mais que sejam duas coisas:
- Há um mercado que precisa estar sempre mostrando novidades (e tornando os produtos nas mãos dos consumidores "velhos" e "obsoletos") para que os consumidores troquem continuamente seus produtos;
- Há um efeito placebo, onde a troca do produto velho por outro diferente causa uma sensação de diferença no uso, mas que as pessoas acreditam ser uma diferença positiva, embora nem sempre esta seja uma vantagem real.


Realmente o mercado sempre precisa de novidades. E nesse caso a novidade foi a 27,5 e não a 29 que já está no mercado a quase 2 décadas. Por isso só sendo muito atrasado para ainda achar que 29 é moda. E nesse caso se a 27,5 é a novidade e, portanto, a moda, ela que deveria ser a bola da vez. E não é. Talvez porque ninguém imaginava que a 29 lançada anteriormente seria tão boa e bem aceita que não bastaria a 27,5 chegar depois como novidade que não cairia no gosto popular e nem faria menor tempo no cronômetro. Se soubessem, teriam lançado a 27,5 primeiro e deixado o melhor (29) pro final. Placebo tem muito, esse ano lançam um eixo com x mm a mais com y% mais rigidez. Aí vem a pergunta? Quanto isso reflete no cronômetro? Por isso hoje em dia inventaram as tais bikes para diversão, já que não conseguiam mais provar no cronômetro. 

Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:


Temos que considerar que estamos no Brasil, onde chegar informação de primeiro nível é raro e difícil tanto quanto equipamentos de qualidade, onde todo mundo é técnico de futebol da seleção brasileira e engenheiro de bicicletas e onde as lojas vivem doidas atrás de vender uma nova moda.
Não é difícil que o mountain bike lá fora caminhe para as 27,5 ou mesmo se mantenha nas 26 enquanto aqui cria-se o hype das 29 polegadas.


Brasil não é mais nenhum país inocente no que tange a informações. Podemos ser órfãos de coisas de qualidade por causa de custo, mas informação é de graça. Agora quanto ao fato de lá fora caminhar para 27,5, é só ver os lançamentos, onde para 2017 as 29 vieram em massa, até em bikes de grande curso. E quanto ao mercado lá fora se manter em 26, isso não existe. 26 acabou como esporte. A não ser em supermercado. 



Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:


Mas finalizo com um dos melhores pensamentos sobre esta questão em 50 anos vividos entre bicicletas, motos e carros. Ele está escrito no livro "Manual Completo da Moto" de G. Lear e I. S. Mosher:
- "A melhor moto do mundo é aquela que você tem ou pode vir a ter".
Diga o mesmo sobre sua bicicleta.

E acrescento outra: a melhor peça da sua bike (ou melhor bike) é aquela que não quebra.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 04 Jan 2017 as 19:36
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

A roda de 29 polegadas não é só mais pesada. Ela tem um efeito giroscópico ainda maior que a 26, e isso tira agilidade da bicicleta. Há correção, mas geralmente isso é feito na geometria da bicicleta, muitas vezes diminuindo medidas, sentido inverso do imposto pela mudança das rodas.
Como dá para ver as mudanças de projeto a partir da 26 polegadas para adaptar às rodas de 29 polegadas não são pequenas.



Esse efeito giroscópico não se aplica, pois para mesma velocidade da bike em km/h (linear), as rodas 26 e 29 estarão em velocidades (angulares) em rad/s diferentes. A 29 estará girando menos em rad/s, já que com a circunferência maior ela precisa girar em menos rpm para que a bike tenha a mesma velocidade em km/h.  


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 04 Jan 2017 as 19:42
O mercado sempre vai tentar impor moda e sempre vai ter os clientes "boi de piranha" que são os que testam os famosos produtos milagrosos do 1406. Mas com o tempo a máscara cai. Cadê os bar ends? Os protetores de câmbio? Os discos mecânicos? Os pneus UST? As rodas 24" para DH? O Shimano fly by air? Os rapid fire para bar ends? As coroas com 2 marchas internas da Truvativ? Os pneus 3.0 de DH? 

Se não for bom, o produto não se estabelece.



Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 04 Jan 2017 as 19:53
Originalmente postado por utR utR escreveu:

mas é verdade, em certas ocasiões, como plano, estradão de terra(por favor não chamem isso de trilha kkkk) as 29 são mais vantajosas. 






Isso é um verdadeiro mantra. Repetido a exaustão. Uma mentira dita 1000x se torna verdade. Em fóruns para ser especialista em um assunto, basta saber 5% sobre esse assunto e 95% de internetês. 

A MAIOR e MELHOR diferença de uma 29 é justamente num terreno irregular onde ela vai mostrar a que veio. Onde se passa com a bike como se o chão fosse um tapete.

Esse papo de retão surgiu provavelmente porque na época, usando a mesma relação, nas 29 as marchas ficavam mais longas. Isso é fato, se aumenta o diâmetro deve-se reduzir as coroas (ou relação) para que no avanço no chão (rpm/m) fique igual. Aí surgiu esse papo.

E realmente, é foda falar que estrada de terra é trilha. Isso nem MTB é. Agora a pergunta que não quer calar? Cadê os retões na Copa do Mundo onde todo mundo usa 29? Na World Cup os circuitos não são travados? E no Mundial de Enduro onde a Trek agora em 2017 só vai usar 29, afinal não existe mais Slash sem ser 29? E a Spz que vem em massa com a Enduro 29 para 2017?

Ou acha que as fábricas não querem vencer as etapas?

Igual quando lançam algo revolucionário para motor a combustão ou carros. Lubrificantes milagrosos, etc. Materiais novos, etc. Só ver: Usa na F1? Óbvio que vendo no regulamento se é permitido. Se não usa não funciona, senão já estaria lá antes de chegar ao consumidor final.

Já viram a nova Liryk 29 170mm na Spz Enduro 29 de fábrica? Nem existe pro consumidor ainda. E os pneus 2.6 da Spz que só agira estão chegando ao mercado, mas já era usado por atletas de enduro da Spz?






Postado Por: Oruam
Data de Publicação: 04 Jan 2017 as 21:48
Tenho três bikes uma 26" uma 27.5" e uma 29" tenho 48 anos 1,81m de altura e peso 86 quilos e pedalo por prazer e melhorar o condicionamento. Quando pedalo sozinho não sinto diferença entre as três. Porém quando estou pedalando em grupo percebo nitidamente a diferença entre elas. A 26" em subidas deixam as 29" para trás e as 29" em estradões deixam as 26" para trás. Quando digo para trás me refiro a ter que fazer um pouco mais de força para acompanhar a galera. A que mais eu gosto é a 27.5", sinto- me mais confortavel.


Postado Por: 43679
Data de Publicação: 04 Jan 2017 as 21:50
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Não esqueçam do fator "moda" e do fator "canto das sereias" ("o maior é SEMPRE melhor").

Olhem o sucesso das SUV's. Me dêem uma razão lógica para ter um carro mastodôntico que só será usado no trânsito travado e caótico das grandes cidades. Já fiz essa pergunta várias vezes e até agora ninguém me deu uma resposta convincente.
A questão real é que SUV parece ser mais carro que os demais porque é maior, enche mais os olhos (e causa mais inveja no vizinho e no cunhado).

Resposta;Todos que escolhem um SUV,principalmente nos EUA e Europa(aqui seria as Hylux e S10)sao pelo fato de qdo bater matar todo mundo no outro carro e vc sair andando tranquilo.´E unanime la que quem compra quer um tanque de guerra

Eu não tenho uma SUV. Eu tenho um carro com mais de 20 anos, tratado a pão de ló, e que serve para as mesmas coisas. E meu carro não quebra, não me deixa na mão.
Mas o pessoal sempre torce o nariz. "Nossa! Esse aí só anda de carro velho, xexelento!!!...".
Só que no tempo que eu tenho esse meu carro, quem torce o nariz já trocou de carro pelo menos 6 vezes, sempre por carros zero km, da moda e em financiamentos longos. Fazendo as contas, só entre juros e desvalorização, essas mesmas pessoas pagaram pelo menos mais 3 carros que viraram fumaça. As financeiras e fabricantes agradecem embevecidas pela preferência.

Não vejo um pingo de inteligência nesse tipo de escolha, mas cada um é cada um nas suas escolhas. Mas respeito é algo que se dá antes de receber. Quando torcem o nariz para o meu carro, estão faltando com o respeito de eu ter o carro eu quero e posso ter. Então não tenho o menor compromisso com o respeito aos carros deles.
O mesmo vale para bicicletas.

Aí vem a questão específica das bikes de 29 polegadas.
Isso me lembra deste vídeo:
https://youtu.be/7EEbLXEhBLw" rel="nofollow - https://youtu.be/7EEbLXEhBLw

Esse vídeo é de 2014, tem mais de 2 anos e não sei o quanto ele está atualizado, mas é algo a ser ponderado.
Aí existem mais dois fatores: quem quer vender uma 29 e quem quer aparecer com uma 29.

É o mesmo problema das SUV's.
Quem compra 29 comprou porque precisa de uma 29, ou comprou porque quer aparentar, estar na moda? Será que quem comprou a 29 comprou porque entende as diferenças técnicas e precisa dela por estas diferenças, ou comprou porque enche os olhos, ou porque o amigo disse que é legal, que as 26 ou 27,5 são pequenas demais e blablablá?
Pelo lado de quem vende, isso também é importante porque ele consegue vender uma 29 com muito mais margem de lucro do que uma 26. Claro que se tiver o hype de empurrar a 29 é bom para ele, então ele é mais um elo para inflar esse hype. Igual as fábricas de carros fazem com as SUV's.

Agora, vamos falar da parte técnica.
Eu restauro bicicletas antigas. Atualmente estou restaurando duas Caloi Mountain Bikes (as primeiras oficiais). São bicicletas de 1988 (quase 30 anos de lançadas). São bicicletas de aro 26 iguais a qualquer mountain bike atual na mesma medida de aro, mas o quadro tem uns 20 cm a mais de entre-eixos que as mountain bike modernas. Resultado: é um bicicletão. É uma bicicleta com muita estabilidade, boa para cicloturismo mas ruim para o mountain bike por faltar agilidade.
Tenho aqui também uma bicicleta Phillips 1950 de aro 28. Se a Caloi Mountian Bike era grande, esta é ainda maior. Delícia de bicicleta, sendo ainda mais estável. Só que não tem a manobrabilidade exigida de uma mountain bike.

R:Isto explica um pouco como pensa? seu perfil,so mexe com coisa velha,antiga,obsoleta e ultrapassada.

Agora vamos pensar no que é uma bicicleta de 29 polegadas.
Aro 29 polegadas é cerca de 11,5% maior que a aro 26. O aro metálico da 26 entra dentro do aro da 29 e ainda tem folga. Isto significa eixos de cubos mais altos e maior espaço da estrutura da bicicleta. Só que a bicicleta não pode crescer na mesma proporção porque ela precisa manter muitas variáveis: centro de gravidade na altura certa, distância entre-eixos curta para manter a bicicleta ágil...
Em termos de geometria de quadro a coisa complica.  O quadro é projetado para que o ciclista fique de pé com os dois pés no chão com o quadro passando por entre as pernas com alguma folga. Mas o head tube teve de ser elevado em 3 polegadas (7,6 cm) para ajustar a altura da nova roda. Fica um quadro muito "cabeçudo", com impacto na altura do guidão.
A roda de 29 polegadas não é só mais pesada. Ela tem um efeito giroscópico ainda maior que a 26, e isso tira agilidade da bicicleta. Há correção, mas geralmente isso é feito na geometria da bicicleta, muitas vezes diminuindo medidas, sentido inverso do imposto pela mudança das rodas.
Como dá para ver as mudanças de projeto a partir da 26 polegadas para adaptar às rodas de 29 polegadas não são pequenas.

R: Nao forao adaptadas,forao concebidas a partir de hibridas do leste europeu,proprias pra neve e barro umido

Agora vem um questionamento interessante.
Mountain Bike começou como uma brincadeira de jovens no começo da década de 1980. Esses jovens usavam as bicicletas que eles tinham para se divertir naquilo que a gente chama hoje de downhill. Dessas brincadeiras, num autêntico processo darwiniano, se sobressaiu uma bicicleta em particular: a Schwinn Excelsior. Era uma bicicleta urbana que se tornou a base da geometria do que seriam as bicicletas de mountain bikes.

R: Ate onde eu sei,elas erao 584mm,ou sej,650B/27.5

Em cima dessa brincadeira, o mountain bike se tornou esporte e produto muito fortes no mercado e muito dinheiro foi investido desde então. E desde o começo o aro 26 se impôs em praticamente todas as modalidades. Foram praticamente 30 anos de domínio. Claro que os fabricantes experimentaram outros aros atrás de mais desempenho, desde o aro 24 até o aro 30. Mas o 26 se estabeleceu e muito rapidamente, o que é uma mostra de quanto ele era mais vantajoso que outras medidas.
Evidentemente que o aro 26 não é perfeito, e com a evolução de outros componentes, como quadros e suspensões (inexistentes nas antigas mountain bikes) pode ser que outro aro se mostre mais vantajoso. Mas não dá para chutar o pau da barraca, ainda mais de uma hora para outra.

R:O aro 26 foi INVENTADO(nao existe como norma europeia ou americana,usa somente nomenclatura em pol.
Ele so existe porque na epoca os aros erao extremamente fraco,os freios,enfim.É fisica,qto menor o aro,mais ele suporta torçao lateral
Os californianos tentarao descer ate de aro 20,de 622mm,de 584mm(ficarao 2 anos usando 27.5/650B),enfim...

Nem sei se o aro 26 perdeu tanto assim competitividade frente a outras medidas, ao ponto de ter gente decretando a morte dele. Tenho boas razões para não acreditar nisso. Pelas mesmas razões, duvido que a 29 seja realmente a medida francamente melhor hoje que a 26. Se houve alguma evolução nesse sentido, do ponto de vista técnico, a 27,5 é muito mais favorita que a 29.
R: É melhor pra 80% das utilizaçoes;

Acredito mais que sejam duas coisas:
- Há um mercado que precisa estar sempre mostrando novidades (e tornando os produtos nas mãos dos consumidores "velhos" e "obsoletos") para que os consumidores troquem continuamente seus produtos;
- Há um efeito placebo, onde a troca do produto velho por outro diferente causa uma sensação de diferença no uso, mas que as pessoas acreditam ser uma diferença positiva, embora nem sempre esta seja uma vantagem real.

R:Nao ha placebo,so quem gosta mesmo de bike sabe q a 29er nao é superior 100%,mas é melhor nas situaçoes de XC,tanto q ha discussao nao tem fim.

Temos que considerar que estamos no Brasil, onde chegar informação de primeiro nível é raro e difícil tanto quanto equipamentos de qualidade, onde todo mundo é técnico de futebol da seleção brasileira e engenheiro de bicicletas e onde as lojas vivem doidas atrás de vender uma nova moda.
Não é difícil que o mountain bike lá fora caminhe para as 27,5 ou mesmo se mantenha nas 26 enquanto aqui cria-se o hype das 29 polegadas.
R: As 559mm nao morrerao mas tao moribundas no XC.
NO XC<<<<

Isso é o que eu posso te dizer em termos gerais.
Mas finalizo com um dos melhores pensamentos sobre esta questão em 50 anos vividos entre bicicletas, motos e carros. Ele está escrito no livro "Manual Completo da Moto" de G. Lear e I. S. Mosher:
- "A melhor moto do mundo é aquela que você tem ou pode vir a ter".
Diga o mesmo sobre sua bicicleta.

Quem "inventou' a 29er foi Gary Fischer,ele,ao contrario de muitos,nao para no tempo.
Frase de Gary Fischer "A bike simples jamais vai deixar de existir'.O q nao diz q ele quer dizer q ama bike sem marcha,e sim,q de certta maneira tem lugar pra todo mundo.


Postado Por: marcbarbosa
Data de Publicação: 09 Jan 2017 as 21:08
Quando dizem que as 27,5 já nasceram mortas, nao deixo de acreditar. Acho que depois da 29 que fizeram pro Nino, a Scott acabou de enterrar a 27,5. Ok, o cara é tao bom que correria bem com qualquer padrao, mas o desempenho que se vê nessa nova bike nao deixa duvida de que as 27,5 nao voltarao mais na elite mundial do XC.


Postado Por: StFred
Data de Publicação: 09 Jan 2017 as 21:20
Levando em conta que tanto ano retrasado (2015), como boa parte do ano de 2016 Nino Schurter correu de 27,5, incluindo o Mundial de Vallnord que ele ganhou do Absalon que tava de 29.

O protótipo que veio se tornar a nova Scott Scale 900 só começou a ser usada no decorrer do campeonato desse ano.

http://www.pinkbike.com/news/spotted-nino-schurters-prototype-scott-la-bresse-xco-world-cup-2016.html" rel="nofollow - http://www.pinkbike.com/news/spotted-nino-schurters-prototype-scott-la-bresse-xco-world-cup-2016.html

Ainda nessa entrevista o site afirma que Nino prefere 27,5... Vai entender né?

-------------
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway


Postado Por: LcBlc
Data de Publicação: 09 Jan 2017 as 22:27
Li muito comparativo entre os aros em relação à competitividade e fiquei com uma curiosidade, quantos aqui são atletas profissionais?


Postado Por: 43679
Data de Publicação: 09 Jan 2017 as 22:30
Ele "correu" com uma full 29 e deu um pega com outro pro nao foi?Nao lembro os nomes.
O q se disse(aqui mesmo no forum):
Olha como ele desce no circuito de XCO!eita,parece bike de DH.
E olha como o de 29 hardtail passa por ele na subida!
Ou seja,qdo eel viu q na final do camp a UCI escolheu um circuito de XCO em que uma Enduro poderia ter vantagem em algumas partes(no caso,as descidas tinhao muitos obstaculos pra uma HT)ele escolheu .
As full 29er(as chamadas Enduro,nao AM)nao estavao mortas?

Nada ta tao morto,exceto as 559mm.Ou nao?
Fat bikes,apesar de nao ser exatamente um argumento aqui,sao 559mm.
Bikes de DH ainda usao 559mm.Algumas sao 584mm.
Reitero,pelo que assisto,se for no XCO,as 26er nao voltao nen com vontade dos anjos.
Comparando um video da final de XCO de 2011 com a de 2015/2016,na seçao de pedras e obstaculos,e hilario ver os cara caindo de cara com 26er,comparado com a maneira mais rapida de passar ali com as 29er.
Em saltos ela ja nao se sai melhor.


Postado Por: Chuck DhFr
Data de Publicação: 10 Jan 2017 as 07:42
Se torcem o nariz pra sua 27,5 imagina pra mim que tenho 3 bikes 26"
No meu caso como gosto do lado mais extreme do MTB(DH,Enduro,all mountain,trail,freeride,etc.)estou bem servido de bikes(Rocky Mountain Flatline pra DH,Santa Cruz Nomad pra um pouco de tudo e Astro Defense pra Trail e all mountain)

Até tenho vontade de experimentar uma 29 ou 27,5 modernas porém com os precinhos camaradas aqui do BR teria que vender minhas 3 bikes pra comprar apenas uma.
Sem contar a manutenção que além de cara é muito difícil achar peças desses formatos,27,5 e 29,que não sejam pra XC.
E por mais que tenham uns que parecem que torcem pra acabar as 26"(normalmente xczero recalcado que só sabe girar perna e não pula nem meio fio)a internet está aí e basta pesquisar que ainda acho todas as peças que preciso e geralmente bem mais barato em relação as peças da moda 29".

-------------
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 10 Jan 2017 as 10:51
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:


Nada ta tao morto,exceto as 559mm.Ou nao?
Fat bikes,apesar de nao ser exatamente um argumento aqui,sao 559mm.
Bikes de DH ainda usao 559mm.Algumas sao 584mm.
Reitero,pelo que assisto,se for no XCO,as 26er nao voltao nen com vontade dos anjos.
Comparando um video da final de XCO de 2011 com a de 2015/2016,na seçao de pedras e obstaculos,e hilario ver os cara caindo de cara com 26er,comparado com a maneira mais rapida de passar ali com as 29er.
Em saltos ela ja nao se sai melhor.

559 tá morto sim. Pelo menos no circuito mundial. Nenhum piloto de DH que eu saiba tem usado aros 26, nem mesmo os Junior. No Enduro em 2013 se não me engano o Jared Graves usou 26, mas agora usa enduro 27.5 ou 29.

Até Fat Bikes estão vindo 27.5. Sim, a trek tem uma fatbike 27.5x4" bem bacana. E tem até 29+.

No meu caso, eu que sou baixo, uso a bike de Enduro 27,5 (nomad 160/165 de curso) mas tenho curiosidade de experimentar uma 29, problema é que os quadros são muito grandes pra mim.

Já na bike de XC tenho uma Camber 29 small, as vezes acho ela curta demais e instável em alta velocidade nas trilhas, comparando com a Nomad que é 5cm mais longa no entreeixos. Mas é o preço que pago pra ter uma bike mais ágil, penso até em colocar uma angleset nela pra alongar e ficar um meio termpo. Pra pedais em estradão gosto muito dela, e na descida ela é de longe melhor que as full de XC 26 que tive.

Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:

Se torcem o nariz pra sua 27,5 imagina pra mim que tenho 3 bikes 26"
No meu caso como gosto do lado mais extreme do MTB(DH,Enduro,all mountain,trail,freeride,etc.)estou bem servido de bikes(Rocky Mountain Flatline pra DH,Santa Cruz Nomad pra um pouco de tudo e Astro Defense pra Trail e all mountain)

Até tenho vontade de experimentar uma 29 ou 27,5 modernas porém com os precinhos camaradas aqui do BR teria que vender minhas 3 bikes pra comprar apenas uma.
Sem contar a manutenção que além de cara é muito difícil achar peças desses formatos,27,5 e 29,que não sejam pra XC.
E por mais que tenham uns que parecem que torcem pra acabar as 26"(normalmente xczero recalcado que só sabe girar perna e não pula nem meio fio)a internet está aí e basta pesquisar que ainda acho todas as peças que preciso e geralmente bem mais barato em relação as peças da moda 29".

Eu tenho vontade de experimentar uma XC 27,5, nunca rodei numa. Mas o que senti no XC é que a 29 comparado com a 26 realmente rende mais no asfalto e lugares planos, especialmente em estradão, isso não tem como negar. Sei por que fiz um mesmo pedal com duas bikes equivalentes (peso e relação) e foi nítida a diferença, embora o trecho de subida tenha ido pouca coisa melhor com a 26, mas no geral a 29 foi bem melhor.


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 10 Jan 2017 as 11:04
complementando:

a questão dos pneus faz muita diferença e tem que levar em consideração na comparação.

vi várias conversões de 26 pra 27.5 em que o pessoal coloca pneu mais fino, mas no fim o diâmetro da roda fica pouco alterado.
uma roda 26 com pneu 2.4 tem um diâmetro muito próximo a uma roda 27,5 com pneu 2.0.

assim como uma roda 27.5 com pneu 2.4 vai ter um diâmetro não tão menor assim que uma 29 com 2.0

aproveitando que essa minha minha mosso 26 com garfo 29, está adaptada atualmente com rodas 29 com pneu 2.0 dianteiro e 35mm traseiro (que é o que cabe no quadro), mas cabe os três tamanhos de roda, quero fazer um experimento científico qualquer hora dessas..

um pedal de estradão com essas rodas atuais,  e depois fazer o mesmo pedal com um par de pneus 26x2,35 e se possível 27.5x2.0.


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: VitorMaia
Data de Publicação: 10 Jan 2017 as 11:14
Pode colocar 26 29 ate aro 40 do lado que vai sobrar VEMMM MONSXXTROOOO


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 10 Jan 2017 as 11:32
postei errado

-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 10 Jan 2017 as 12:16
A "torção" de nariz mesmo ocorre quando vc marca um pedal com uns conhecidos, chega de 26er V-Brake, e os caras estão de 29 Carbon com XT ou xx1... O nariz torcido, os olhares de pena e desprezo vão embora rapidinho, na primeira subida forte quando vc tem que esperar os "parças" que estão empurrando morro acima...
O nariz torcido dá lugar à choradeira, ao "preciso treinar mais", ao "não acredito que o cara subiu pedalando com aquele caroço e nós estamos empurrando"... E por aí vai.

-------------
strava.com/athletes/6410495


Postado Por: StFred
Data de Publicação: 10 Jan 2017 as 13:56
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

A "torção" de nariz mesmo ocorre quando vc marca um pedal com uns conhecidos, chega de 26er V-Brake, e os caras estão de 29 Carbon com XT ou xx1... O nariz torcido, os olhares de pena e desprezo vão embora rapidinho, na primeira subida forte quando vc tem que esperar os "parças" que estão empurrando morro acima...
O nariz torcido dá lugar à choradeira, ao "preciso treinar mais", ao "não acredito que o cara subiu pedalando com aquele caroço e nós estamos empurrando"... E por aí vai.


Né? Tipo o cara que quando te vê numa bike de menos de 5 mil e acha que tu não gira nada kkkkkkk

-------------
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway


Postado Por: 43679
Data de Publicação: 10 Jan 2017 as 21:55
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

A "torção" de nariz mesmo ocorre quando vc marca um pedal com uns conhecidos, chega de 26er V-Brake, e os caras estão de 29 Carbon com XT ou xx1... O nariz torcido, os olhares de pena e desprezo vão embora rapidinho, na primeira subida forte quando vc tem que esperar os "parças" que estão empurrando morro acima...
O nariz torcido dá lugar à choradeira, ao "preciso treinar mais", ao "não acredito que o cara subiu pedalando com aquele caroço e nós estamos empurrando"... E por aí vai.


Desculpe mas nao cola.
O modo q vc fala "chega com uma 26 vbrake" é ridiculo
Chega com que?
Uma Colli ou uma Canondale Flash?
Na boa,pega uma bike 26,com 21 marchas,freio vbrake acera,aros parede simples,suspa Zoom inteira de aço,enfim,bike de 300R$,q recomeça sua cronica
Quero ver subir nen q seja meio fio sem desmontar...
E nego com XX1 desmontar?
serio?
Vc quer comparar gente que pedala com rolhas de trilha?
Outro argumento q nao cola,eu desconheço alguem que compre uma bike foda e nao gire bem,mesmo que seja apenas no nivel dos "parças
Entao onde uma 29 desmonta pra subi,do lado dela vai ter uma 26 e uma 27.5,se bikers e principalmente BIKES de mesmo nivel.

Ou o cara de 26er,com 21 marchas 28x24 vai subir pedalando onde um de 27 ou 20 22x34 ou 24x36 vai empurar?
nao cola nao,tenta de novo.



Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 10 Jan 2017 as 22:14
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

A "torção" de nariz mesmo ocorre quando vc marca um pedal com uns conhecidos, chega de 26er V-Brake, e os caras estão de 29 Carbon com XT ou xx1... O nariz torcido, os olhares de pena e desprezo vão embora rapidinho, na primeira subida forte quando vc tem que esperar os "parças" que estão empurrando morro acima...
O nariz torcido dá lugar à choradeira, ao "preciso treinar mais", ao "não acredito que o cara subiu pedalando com aquele caroço e nós estamos empurrando"... E por aí vai.
 
Depois de 12 anos sem pedalar, cheguei todo feliz para subir a Pedra Grande (que na época eu não conhecia), como minha Gary Fisher 1995 8V XT. 42/32/22 11-28. E freios cantilever. Precisa ver a cara dos caras. Ainda mais depois que eu tomei um pau e atrasei o passeio deles. CryCryCry


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 10 Jan 2017 as 22:42
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Originalmente postado por Jagwire</td></tr></table> <br /><br />Desculpe mas nao cola.<br />O modo q vc fala chega com uma 26 vbrake é ridiculo<br />Chega com que?<br />Uma Colli ou uma Canondale Flash?<br />Na boa,pega uma bike 26,com 21 marchas,freio vbrake acera,aros parede simples,suspa Zoom inteira de aço,enfim,bike de 300R$,q recomeça sua cronica<br />Quero ver subir nen q seja meio fio sem desmontar...<br />E nego com XX1 desmontar?<br />serio?<br />Vc quer comparar gente que pedala com rolhas de trilha?<br />Outro argumento q nao cola,eu desconheço alguem que compre uma bike foda e nao gire bem,mesmo que seja apenas no nivel dos parças<br /> Entao onde uma 29 desmonta pra subi,do lado dela vai ter uma 26 e uma 27.5,se bikers e principalmente BIKES de mesmo nivel.<br /><br />Ou o cara de 26er,com 21 marchas 28x24 vai subir pedalando onde um de 27 ou 20 22x34 ou 24x36 vai empurar?<br />nao cola nao,tenta de novo.<br /><br />[/QUOTE Jagwire


Desculpe mas nao cola.
O modo q vc fala chega com uma 26 vbrake é ridiculo
Chega com que?
Uma Colli ou uma Canondale Flash?
Na boa,pega uma bike 26,com 21 marchas,freio vbrake acera,aros parede simples,suspa Zoom inteira de aço,enfim,bike de 300R$,q recomeça sua cronica
Quero ver subir nen q seja meio fio sem desmontar...
E nego com XX1 desmontar?
serio?
Vc quer comparar gente que pedala com rolhas de trilha?
Outro argumento q nao cola,eu desconheço alguem que compre uma bike foda e nao gire bem,mesmo que seja apenas no nivel dos parças
Entao onde uma 29 desmonta pra subi,do lado dela vai ter uma 26 e uma 27.5,se bikers e principalmente BIKES de mesmo nivel.

Ou o cara de 26er,com 21 marchas 28x24 vai subir pedalando onde um de 27 ou 20 22x34 ou 24x36 vai empurar?
nao cola nao,tenta de novo.

[/QUOTE escreveu:



Ah Caloi elite 2.4 antiga, acera, 24v, suntour xct.. nada muito elaborado, bike bem surrada.
Diferença mesmo é treino, peso/potência, experiência.


Ah Caloi elite 2.4 antiga, acera, 24v, suntour xct.. nada muito elaborado, bike bem surrada.
Diferença mesmo é treino, peso/potência, experiência.

-------------
strava.com/athletes/6410495


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 10 Jan 2017 as 22:43
Peso/potência é o que manda na subida.


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 10 Jan 2017 as 22:45
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

[QUOTE=Jagwire]
 
Depois de 12 anos sem pedalar, cheguei todo feliz para subir a Pedra Grande (que na época eu não conhecia), como minha Gary Fisher 1995 8V XT. 42/32/22 11-28. E freios cantilever. Precisa ver a cara dos caras. Ainda mais depois que eu tomei um pau e atrasei o passeio deles. CryCryCry



Mas daí a questão não eram seus 12 sem pedalar xará?

-------------
strava.com/athletes/6410495


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 10 Jan 2017 as 22:50
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

[QUOTE=Jagwire]
 
Depois de 12 anos sem pedalar, cheguei todo feliz para subir a Pedra Grande (que na época eu não conhecia), como minha Gary Fisher 1995 8V XT. 42/32/22 11-28. E freios cantilever. Precisa ver a cara dos caras. Ainda mais depois que eu tomei um pau e atrasei o passeio deles. CryCryCry



Mas daí a questão não eram seus 12 sem pedalar xará?
LOLLOLLOLLOL Mas aí sempre a gente quer culpar a bike. Aí você compra outra achando que vai resolver e vê que o problema é você. Cry


Postado Por: raulino
Data de Publicação: 11 Jan 2017 as 01:36
nao esquenta com o nariz torcido e chama o josé pro seu próximo pedal

http://www.bbc.com/portuguese/geral-38568126

-------------
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport


Postado Por: Miro Am
Data de Publicação: 11 Jan 2017 as 06:40
Muito bom! Boa dica Raulino.


Postado Por: Gryphon
Data de Publicação: 11 Jan 2017 as 10:33
http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/01/09/ciclistas-passam-vergonha-ao-serem-vencidos-por-homem-em-subida/" rel="nofollow - http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2017/01/09/ciclistas-passam-vergonha-ao-serem-vencidos-por-homem-em-subida/


Postado Por: Gryphon
Data de Publicação: 11 Jan 2017 as 11:13
Pelo que vi, começaram a misturar bife de caçarolinha com rifle de caçar rolinha.

Bicicleta de competição nunca deve ser referência para bicicleta de diversão. No dia que que isso for verdade, todo mundo anda com carro errado. Todos deveriam andar de Fórmula 1.

Os fóruns de carros estão cheios de "especialistas" de tuning que dizem que freio bom só o pinça de freio gigante da Brembo com 8 pistões contrapostos, independente do tamanho, do peso e da potência do carro. Nunca vi um desses "especialistas" fazer um dimensionamento de engenharia. O que eles dizem é verdade absoluta e isso não se discute. Carro só se for Mitsubishi Lancer Evolution pra cima. Celta? Argh!

E muitos desses que torcem o nariz comem frango e arrotam peru. Com 84 suaves prestações, qualquer um compra BMW mesmo sem ter uma casa decente pra morar. Sujeito não tem onde cair morto, mas anda de carrão e torcendo o nariz pra todos os outros carros abaixo do dele.

Cansei desses caras.
Eu prefiro ter um carrinho velho, confiável, que eu curta e que seja meu sem dever nada para ninguém.

Ninguém discute que pinça Brembo de 8 pistões seja ou não ruim. Só que ela tem o lugar dela. Ninguém discute que um Lancer Evolution ou um BMW M3 sejam carrões, mas compra quem pode e gosta.
E se o forista só tem grana para ter um Celta 1.0 velhinho? E se esse é o carro que ele comprou depois de muito suor do próprio rosto? Quem tem direito a torcer o nariz? Acho que aí entra o respeito com o que o outro tem, pode ter e gosta de ter.

Bicicleta de competição é feita para que aquele atleta em específico seja 1 centésimo de segundo mais rápido. É ridículo impor um padrão desses a um amador assim como pinça Brembo e Lancer Evolution para quem vive travado no congestionamento.

Dane-se se a bicicleta não foi feita pelos anões nibelungos nas forjas vulcânicas do deus Hefaistos usando ligas élficas ao som de cânticos gregorianos entoados pelas freiras virgens do convento de Santa Quitéria do Campo Aberto enquanto costuram a mão o selim com o couro de cabras montesas alimentadas por flores que crescem no topo do Kilimanjaro.
Esse tipo de papinho sem pé nem cabeça nunca levou a nada, embora ele sempre se repita para justificar o que não tem razão para ser justificado.

99,999% das bicicletas do mundo nunca vão participar de competição e dessas 1 em 1000 competirão em condições de vencer provas.
Bicicleta boa para a grande maioria das pessoas é aquela que serve ao seu propósito, seja ela para transportar, divertir, trazer saúde e até ser barata. O resto é discriminação.

A discussão inicial era a de torcerem o nariz para a bicicleta do outro.
Logo entrou a discussão técnica pelo lado do extremo das bicicletas de competição de ponta para justificiar o que cada um deve ou não ter. É exatamente justificar o que a discussão original desejava discutir e negar.
É ridículo isso.

Você pode ter a bicicleta não foi feita pelos anões nibelungos nas forjas vulcânicas do deus Hefaistos usando ligas élficas ao som de cânticos gregorianos entoados pelas freiras virgens do convento de Santa Quitéria do Campo Aberto enquanto costuram a mão o selim com o couro de cabras montesas alimentadas por flores que crescem no topo do Kilimanjaro? Legal. Guarde isso pra você e respeite a bicicleta do outro.

A melhor bicicleta do mundo é aquela que você tem ou pode vir a ter. Ponto final.


Postado Por: misera
Data de Publicação: 11 Jan 2017 as 11:43
Exatamente , no fim é apenas uma batalha de egos besta.


Postado Por: 43679
Data de Publicação: 11 Jan 2017 as 21:52
Vamos voltar ao tema?Vou intercalar o que penso:
"Oi pessoal , ja a algum tempo frequento o pedal(forum) percebi nestes dias que quando saio com a galera e encontro outros grupos e falo sobre minha bike (aro 27.5 )
>Falo?Como assim falo?Vc nao vai com ela?



"o pessoal meio que ... torce o nariz !!, nao quero criar polemica mas parece que é algo estranho " no ninho" .."
>>>SO parece,quem gosta mesmo de bike nao é assim,e vc mesmo diz "meio" q torce o nariz.A resposta é simples,muita gente nao sabe nen o que é,e alguns q sabem acharo que e´algo novo,na verdade,os que realmente torcem sao os mesmo que diziao aqui no forum "29er é moda"
Ou seja,eles falao,falao,mas estao prontos a mudar de opiniao se todo mundo mudar.


"entrei a pouco tempo no mtb e notei isso , antes estava com minha speed e notava algo estranho tambem entre as duas categorias "

>>>>Algo estranho?MTBers e speederos???ELES SE ODEIAO.
Speedero tem nojo de MTBer,e algumas vezes é reciproco.
Logico,o povo q leva a serio.Caça aqui no forum,e cada treta...
Limpa da tua cabeça q ciclista é raça diferente da raça humana...


", poxa e so bike e que delicia pedalar seja qual for a escolha mas que tem uma diferença ....tem sim ... eu notei !é tanta diferença assim ao pedalar .. eu nao notei, ja pedalei as duas"
As 29er sao melhores no plano e descidas imgremes,com pedras,as 27er sao melhores em trilhas fechadas,q exigem curvas rapidas ,na pratica,é um perde-ganha,é como escolher uma arma ou personagem em um jogo,tem os balanceado,os especificos,enfim,cada um se sai melhor,ja os balanaceadso,seriao as hibridas,nao se saem bem em tudo e se saem bem em tudo


" , se as 27.5 estiverem mal "na fita" vendo logo a'ntes de perder grana e parto para as 29 Dead mas tudo bem Confused"
Esta parte q nao entendi,vc fala q nao notou a diferença,contrariando o que eu e zilhares disserao,q a 29er se sai melhor em 80% das situaçoes,mas fala em comprar uma?
Entao nao rodou nas duas.
EU recomendo uma 29er pra treekeiros(treeking) pra quem NAO NAO NAO tem uma bike ainda.EU nunca recomendo vender a 26er e compra um 29er,SE O CAARA fala como vc falou "ja rodei nas duas e nao vi diferença/vantagem" na 29er
Se vc nao viu,nunca as vera.


Postado Por: 43679
Data de Publicação: 11 Jan 2017 as 21:56
Ali na parte qdo digo que quem gosta de bike nao torce o nariz,eu digo DE MESMA TRIBO
JA li,nao ouvi,q speedeiros sao mais ariscos,tipo,reune 4 de Tarmac e vem um de Caloi 10 ou GTS R3,ai os speedero olha de lado,,,

E COM RAZAO>
Treinar em pelotao é treinar em pelotao(visitem o forum de speeds,sobre pelotao)
E acho q eles tem toda razao se chega alguem com uma bike inferior,com 16 marchas,pneu KEnda seco,de 12kg.Vai atrapalhar o pelote
O mesmo pode,pode acontecer com MTB,mas como a maioira dos grupos de MTB é de treeking,e nao pelotes de treino(boa parte dos speederos treina mesmo em dupla),as coisas sao bemmmm diferentes no quesito speed VS mtb
E com razao.
Quem treina nao tolera roda presa.


Postado Por: misera
Data de Publicação: 11 Jan 2017 as 22:16
Pelo que o autor deu a entender ele foi nesses grupos de passeio que tem em todo lugar onde vao pessoas de todas idades e tipos de bikes , nesse cenário ou em qualquer outro pra falar a verdade não vejo razão alguma pra desmerecer a bike dos outros.
Treino em pelotão , tá entendo treino é treino , no caso a pessoa responsável pelo grupo deveria colocar parâmetros pra evitar esse tipo de coisa se não quer ser atrapalhado , assim como em categorias de corrida tem as divisões idade tempo pra classificação etc.
Tem grupo aqui que é assim , os kras poe lá no site , tem que comparecer assim assim assado cabou , se o kra não aparece como devia não anda.
Já um grupo de speed ou pelo menos eu acho que são de speed por que sempre vejo eles na lagoa trocentos grudados uns nos outros , sempre sempre eu vejo no meio umas mtbs andando no pelotão no ritmo dos outros , e pra piorar na maioria das vezes são 26 , eu olho e penso oO , mais o povo parece que fica de boa todo mundo.
Enfim todos temos nossas opiniões e fazemos nossas escolhas , mais quando alguém que nem te conhece vem criticar as suas sem saber como vc anda o que vc quer da bike sua condição financeira suas experiências etc não é muito legal né ?
Então não façam o mesmo com os outros , o kra comprou a bikezinha dele lá ta de boa alegre vc vai correr o risco de estragar o dia da pessoa a troco de nada.
Alguns como eu mesmo tão pouco ligando , outros ja ficam bem chateados.


Postado Por: marcbarbosa
Data de Publicação: 11 Jan 2017 as 22:51
A questao é: por que torcem o nariz? Pois por que querendo ou nao somos escravos, o mercado está dizendo que as 29 sao melhores, entao é melhor, quem tem que se adaptar somos nós. Se a "moda" agora é uma coroa, logo vamos ter que nos adaptar pra uma coroa. O mercado dita as regras... ah, mas minha 26 está dando conta do recado, ótimo, mas querendo ou nao uma hora vai ter que chegar nas 29, um dia vai acabar as peças de reposiçao e nao vai ter jeito.
Claro que a grande maioria possui bikes de entrada e nao uma super maquina igual dos atletas profissionais, por uma razao obvia, estamos no Brasil... até no reino das bikes vemos toda essa desigualdade, a gente só nao tem uma bike de 30k por que a grana nao dá, por que se desse com certeza teriamos.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 11 Jan 2017 as 23:12
Mercado entope de novidade, mas compra quem quer? Protetor de câmbio já era, bar ends já era, Shimano fly by air, Rapid Fire para bar ends, etc. Roda Disk Drive. Etc. Mercado tenta empurrar, se o produto não for bom não se estabelece.
 
 
No mais quando agora diz que o "mercado diz que 29 é melhor". Aí quando é provado, falam, "ah, mas isso é para profissional.
 
Afinal é o mercado, são os profissionais ou o produto é bom mesmo.
 
Aliás, 20 anos no mercado, deve ser bom, né. Depois lançaram 27,5, não pegou. O mercado se arrependeu, afinal achavam que todo mundo ia sair das 29 e ir para as 27,5. Mas a 29 se provou melhor. Se arrependeram de não lançar 27,5 e depois 29. E quando falam que é moda as 29. E 27,5 que veio depois é o quê então?
 


Postado Por: misera
Data de Publicação: 11 Jan 2017 as 23:16
Até pode ser que chegue o dia que a 26 acabe , não tento prever o futuro , mais duvido que vai chegar o dia em que vc só vai ter 1 tamanho disponível.
Se um dia isso acontecer alguém vai inventar algo novo pra capturar uma parcela do mercado , essa discussão nunca vai ter fim.


Postado Por: leogc
Data de Publicação: 12 Jan 2017 as 09:38
(se os moderadores acharem que eu peguei pesado..tudo bem, aceito numa boa)
 
mas pelo amor de deus...isso tá muita "filosofia de internet"...larga o teclado e vai pedalar com qq coisa que tiver...eu ando de speed, ando de mtb, ando de fixa, ando com qq coisa que deixarem na minha mão...se tem grana para andar na moda e quer andar, anda...se não tem...para de reclamar e vai se divertir. se o "meio" não gosta...troca de "meio". arruma outros amigos.
 
abs


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 12 Jan 2017 as 09:44
Concordo. Também não gosto quando olham torto quando ando com minha bike antiga de madeira com rodas maciças sem pneu. Esse negócio de pneumático nas rodas é moda. A minha também não tem freio, esse negócio de cantilever é moda.


Obs.: Quanto tempo um produto precisa estar no mercado para não ser mais considerado moda?

Injeção eletrônica é moda? Afinal, a última fábrica de carburador do Brasil fechou em 94. 23 anos é moda para mim. Um dia o mercado vai perceber e voltar pro carburador.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 12 Jan 2017 as 11:10
Hoje cedo passe na Rua do Glicério. Para quem é de São Paulo e conhece, sabe que é uma bocada nervosa. Uma rua onde já vi um cara entrar pela janela num táxi e arrancar o celular pendurado no vidro e sair correndo. Uma rua onde tem um monte da haitiano vendendo coisas pela calçada e pelo meio fio, como pinga, roupas usadas, bananas, etc. E onde só tem imóvel caindo aos pedaços, etc. E nessa tem uma bicicletaria daquelas bem mais simples que as ditas de bairro. De manhã o cara abre e pendura as rodas na porta, peçcas, etc. E estaciona em frente a loja e na guia várias bikes surradas para venda. E hoje que vi que tem até 29 surrada para vender. Não deu para tirar foto, manhã eu tiro. 29 já chegou até em bicicletaria boca de porco e ainda é moda?


Postado Por: Rafhaway
Data de Publicação: 12 Jan 2017 as 12:28
Eu tenho uma 27,5 e tô feliz com ela.   O que me levou a escolher ela foi que nos testes que fiz com as 29 de amigos achei a aceleração delas lenta.  Como tinha uma 26 senti muita falta disso.  E outro fator foi que gastei 3500 e peguei uma bike com 12,5 kg.   Pra pegar uma 29 nessa faixa de peso sai bem mais caro, e não tinha grana pra investir mais agora.   
A 27,5 eu acho o desempenho muito bom, e quando tô num dia bom anda bem, quando tô num dia ruim anda mal.  kkkk     
Pra eu partir pra uma 29 somente se conseguir pegar uma bem leve, senão acho que não vale a pena fica parecendo um caminhão pesadão.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 12 Jan 2017 as 12:35
12,5 por 3500 é muito bom. Nova ou usada?


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 12 Jan 2017 as 12:40
29 para 26 a diferença sempre foi de uns 100g a mais para cada item, considerando mesma marca, nível e modelo. Ou seja, tipo uma roda Sram Roam 40 26 e uma roda Sram Roam 40 29. Afinal não vale comparar uma roda Enve 26 (nem sei se existe) com uma roda Vzan 29. Quais itens tinham esses 100g a mais?

Quadro, garfo, roda dianteira, roda traseira, pneu dianteiro e pneu traseiro. 600g no total. Câmaras (se alguém ainda usar) são uns 50g mais pesada cada. No total uma bike de mesma marca e nível, variava uns 700g entre a 26 e a 29. Na época dava para ver no site da Scott, pois ela fabricava 26 e 29. Depois a Scott passou a fabricar os 3 tamanhos e se via que a diferença de peso entre a 26 e 27,5 era maior do que da 27,5 para 29, mesmo a 27,5 sendo quase uma 26 repaginada. Talvez por isso pior dos 2 mundos, quase tão pesada quanto uma 29 e quase do tamanho de uma 26. Enfim, hoje é complicado essa comparação, pois 26 foi extinta e quase ninguém faz 27,5 e/ou não divulgam peso. A Specialized tem essa estupidez de não divulgar peso. A Trek divulgava, entrou na onda imbecil da Specialized, mas agora voltou a divulgar. A Scott sempre divulgou, sendo que sempre deu GRANDE ênfase ao peso e isso as sempre me deixou meio preocupado com a resistência de seus quadros ultra-leves. Enfim, é só pesquisar e ver. Hoje uma Scott de mesmo modelo 27,5 e 29 é o mesmo preço e muda pouco em peso. 

Exemplo: 

Scott 750 27,5 11,70 kg e 950 29 11,80 kg.

E olha que não é top. É intermediária. 100g de diferença.

Então se a bike for nova 27,5 e tiver 12 kg, a semelhante 29 da mesma marca vai custar o mesmo preço e pesar não mais de 12,5 kg.

Não sei se o ser humano consegue ter sensibilidade para perceber 500g de diferença numa aceleração. Ainda considerando mais uns 4 kg de roupas e hidratação/ferramentas e uns 70 kg do ciclista (fui bonzinho no peso do ciclista), dá um total de 86 kg para 27,5 e 86,5 kg para 29. 0,5% de diferença. Muito se fala que o sere humano só percebe diferenças a partir de 5% seja lá no que for. 5% no ruído, na temperatura, esforço físico, etc.

Então é meio complicado dizer que pelo mesmo preço a 29 vai ser MUITO mais pesada. Podia ser verdade no lançamento das 29 uns 15 anos atrás quando só tinha 26 e 29 era novidade, mas hoje em dia onde 29 se consolidou e nem mais 27,5 é novidade. Esse argumento caiu por terra.

No mais volto a falar, tirando o fator peso (100g no caso da Scott 950), o diâmetro maior não influência a aceleração, pois para uma mesma velocidade em km/h a roda da 29 estará numa menor velocidade angular em rad/s, ou entenda-se rpm.



Postado Por: Leo Amaral
Data de Publicação: 12 Jan 2017 as 13:50
Sobre o assunto:
"
Para completar o pacote, um bom projeto contemplaria também um centro de gravidade mais baixo. Apenas para ilustrar, o supercampeão Nino Schurter decidiu migrar para as 29ers a partir do momento que a Scott conseguiu deixar sua Scale 900 tão "baixa" quanto a versão 700, avanços no processo produtivo dos seus quadros em carbono permitiram a construção de uma bike com um tubo de direção curtíssimo.

Resumindo, o top tube cresceu, a mesa e os chain stays encurtaram consideravelmente e os garfos agora trabalham um pouco mais relaxados. Quando pensar na sua próxima bike, o ideal seria buscar um modelo que de preferência agregasse todas essas características."

http://www.29er.com.br/2017/01/p29br-29er-geometry-longas-e-baixas-o.html?m=1" rel="nofollow - http://www.29er.com.br/2017/01/p29br-29er-geometry-longas-e-baixas-o.html?m=1

-------------
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 12 Jan 2017 as 14:14
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Já na bike de XC tenho uma Camber 29 small, as vezes acho ela curta demais e instável em alta velocidade nas trilhas, comparando com a Nomad que é 5cm mais longa no entreeixos. Mas é o preço que pago pra ter uma bike mais ágil, penso até em colocar uma angleset nela pra alongar e ficar um meio termpo. Pra pedais em estradão gosto muito dela, e na descida ela é de longe melhor que as full de XC 26 que tive.



Já pensei em usar uma angleset da Cane Creek, mas a ProParts só tem um modelo encalhado e não serve para mim. teria que comprar fora, mas tem muita medida para acertar na hora da compra e tenho medo. sem falar que li em relatos que ela faz muito barulho, tipo movimento central press fit. Até Spz Enduro voltou a usar rosca no central. Projetista da Santa Cruz que press fit é a pior invenção e técnico do Schurter disse que usam press fit só por causa do peso, pois a durabilidade é menor.


Postado Por: Mano Malkhs
Data de Publicação: 12 Jan 2017 as 14:56
 Se o cara torcer o nariz pra ela é só colocar do lado e ver qual pulmão e qual perna é melhor...

Resumindo: Foda-se ^^


Postado Por: Carlos W
Data de Publicação: 12 Jan 2017 as 20:52
29 não é um caminhão pesado. 

O que vejo é pessoal arrancando no pinhão pequeno, chegando a pedalar de pé.

Então tenho que ficar esperando embalarem.  Na hora de parar no semaforo,  reduz 2 marchas no cambio traseiro e veja se é lenta no arranque.

Baixar 2 kg na bike, dificil...  Vou tentar perder uns 4 kg antes...


Postado Por: hugomedeiros
Data de Publicação: 13 Jan 2017 as 12:18
Também estou muito feliz com a minha 27.5. A decisão foi tomada depois de varios testes com a 29. No entanto acho que existe espaço para todos os tamanhos. Hoje tenho essa 27.5, porém continuo com a minha antiga 26.

-------------
"Pedalar, um prazer quase sexual"


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 13 Jan 2017 as 12:41
Originalmente postado por Carlos W Carlos W escreveu:

29 não é um caminhão pesado. 

O que vejo é pessoal arrancando no pinhão pequeno, chegando a pedalar de pé.

Então tenho que ficar esperando embalarem.  Na hora de parar no semaforo,  reduz 2 marchas no cambio traseiro e veja se é lenta no arranque.

Baixar 2 kg na bike, dificil...  Vou tentar perder uns 4 kg antes...

pois é, mais uma coisa a se lembrar é que com rodas maiores, a relação no geral fica mais "pesada", tanto é que os grupos se modificaram com o tempo pra adaptar a esssa condição (cassetes maiores, pedivelas menores, etc)

e muita gente diz que é lenta por outro motivo. Imagine que o cara tem uma 26 boa, pesando 10kg. Com o valor de venda dela vai conseguir pegar uma 29 de entrada, 13,5kg, com rodas e pneus pesados. E provavelmente a geometria dessa bike 29 de entrada vai ser bem simples. Aí realmente o desempenho vai piorar.
Agora se pegar uma 29 que seja só 10% mais pesada por exemplo, a coisa já muda. O problema é que custa muito caro uma hardtail 29 zero km com suspensão dianteira de 11kg, muito mesmo.

Outra coisa que evoluiu muito: Geometria.

As primeiras 29 tinham quadros estranhos derivados de 26, tinham traseira muito longa, central alto, ângulos de direção esquisitos.

Com o tempo a geometria foi melhorando e hoje temos 29 com traseiras de menos de 430mm, central baixo e ângulos de direção mais "slack", são bikes muito melhores que as primeiras 29. E se quiser uma bike mais "ágil" pode escolher um quadro com um ângulo de direção maior.

veja o exemplo da minha camber 29 small.. é uma bike que tem algumas modificações pra poder comportar as rodas 29 num quadro full e tamanho pequeno.
o head tube dela é o mais curto que já vi até hoje, 90mm. Isso faz com que se possa usar suspensões 29 grandes (120mm por exemplo) sem a dianteira ficar absurdamente alta. 

E na parte debaixo do top tube tem um batente pra não destruir as regulagens da suspensão e amassar o down tube em caso da suspensão girar (queda, transporte, etc)

segue uma foto da internet pra ilustrar, reparem no down tube um batente de borracha pra evitar danificar a suspensão e de como é curto o head tube.




-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: Marcelook32
Data de Publicação: 13 Jan 2017 as 13:25
Bem interessante essas modificações citadas...




Sempre que leio "torcem o nariz pra xxx", penso que só conheço gente boa por aqui onde pedalo kkkk NUNCA presenciei nada do tipo com meus colegas, anda bike de 26" de 1200 conto junto com Full de carbono com Brain e não sei mais o que e nunca ouvi reclamação de "preconceito".


Postado Por: Rafhaway
Data de Publicação: 13 Jan 2017 as 13:58
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

12,5 por 3500 é muito bom. Nova ou usada?

Peguei nova na queima de estoque das KHS da Centauro.


Postado Por: JcFiebig
Data de Publicação: 13 Jan 2017 as 15:57
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Não esqueçam do fator "moda" e do fator "canto das sereias" ("o maior é SEMPRE melhor").

Olhem o sucesso das SUV's. Me dêem uma razão lógica para ter um carro mastodôntico que só será usado no trânsito travado e caótico das grandes cidades. Já fiz essa pergunta várias vezes e até agora ninguém me deu uma resposta convincente.
A questão real é que SUV parece ser mais carro que os demais porque é maior, enche mais os olhos (e causa mais inveja no vizinho e no cunhado).

Eu não tenho uma SUV. Eu tenho um carro com mais de 20 anos, tratado a pão de ló, e que serve para as mesmas coisas. E meu carro não quebra, não me deixa na mão.
Mas o pessoal sempre torce o nariz. "Nossa! Esse aí só anda de carro velho, xexelento!!!...".
Só que no tempo que eu tenho esse meu carro, quem torce o nariz já trocou de carro pelo menos 6 vezes, sempre por carros zero km, da moda e em financiamentos longos. Fazendo as contas, só entre juros e desvalorização, essas mesmas pessoas pagaram pelo menos mais 3 carros que viraram fumaça. As financeiras e fabricantes agradecem embevecidas pela preferência.

Não vejo um pingo de inteligência nesse tipo de escolha, mas cada um é cada um nas suas escolhas. Mas respeito é algo que se dá antes de receber. Quando torcem o nariz para o meu carro, estão faltando com o respeito de eu ter o carro eu quero e posso ter. Então não tenho o menor compromisso com o respeito aos carros deles.
O mesmo vale para bicicletas.

Aí vem a questão específica das bikes de 29 polegadas.
Isso me lembra deste vídeo:
https://youtu.be/7EEbLXEhBLw - https://youtu.be/7EEbLXEhBLw

Esse vídeo é de 2014, tem mais de 2 anos e não sei o quanto ele está atualizado, mas é algo a ser ponderado.
Aí existem mais dois fatores: quem quer vender uma 29 e quem quer aparecer com uma 29.

É o mesmo problema das SUV's.
Quem compra 29 comprou porque precisa de uma 29, ou comprou porque quer aparentar, estar na moda? Será que quem comprou a 29 comprou porque entende as diferenças técnicas e precisa dela por estas diferenças, ou comprou porque enche os olhos, ou porque o amigo disse que é legal, que as 26 ou 27,5 são pequenas demais e blablablá?
Pelo lado de quem vende, isso também é importante porque ele consegue vender uma 29 com muito mais margem de lucro do que uma 26. Claro que se tiver o hype de empurrar a 29 é bom para ele, então ele é mais um elo para inflar esse hype. Igual as fábricas de carros fazem com as SUV's.

Agora, vamos falar da parte técnica.
Eu restauro bicicletas antigas. Atualmente estou restaurando duas Caloi Mountain Bikes (as primeiras oficiais). São bicicletas de 1988 (quase 30 anos de lançadas). São bicicletas de aro 26 iguais a qualquer mountain bike atual na mesma medida de aro, mas o quadro tem uns 20 cm a mais de entre-eixos que as mountain bike modernas. Resultado: é um bicicletão. É uma bicicleta com muita estabilidade, boa para cicloturismo mas ruim para o mountain bike por faltar agilidade.
Tenho aqui também uma bicicleta Phillips 1950 de aro 28. Se a Caloi Mountian Bike era grande, esta é ainda maior. Delícia de bicicleta, sendo ainda mais estável. Só que não tem a manobrabilidade exigida de uma mountain bike.

Agora vamos pensar no que é uma bicicleta de 29 polegadas.
Aro 29 polegadas é cerca de 11,5% maior que a aro 26. O aro metálico da 26 entra dentro do aro da 29 e ainda tem folga. Isto significa eixos de cubos mais altos e maior espaço da estrutura da bicicleta. Só que a bicicleta não pode crescer na mesma proporção porque ela precisa manter muitas variáveis: centro de gravidade na altura certa, distância entre-eixos curta para manter a bicicleta ágil...
Em termos de geometria de quadro a coisa complica.  O quadro é projetado para que o ciclista fique de pé com os dois pés no chão com o quadro passando por entre as pernas com alguma folga. Mas o head tube teve de ser elevado em 3 polegadas (7,6 cm) para ajustar a altura da nova roda. Fica um quadro muito "cabeçudo", com impacto na altura do guidão.
A roda de 29 polegadas não é só mais pesada. Ela tem um efeito giroscópico ainda maior que a 26, e isso tira agilidade da bicicleta. Há correção, mas geralmente isso é feito na geometria da bicicleta, muitas vezes diminuindo medidas, sentido inverso do imposto pela mudança das rodas.
Como dá para ver as mudanças de projeto a partir da 26 polegadas para adaptar às rodas de 29 polegadas não são pequenas.

Agora vem um questionamento interessante.
Mountain Bike começou como uma brincadeira de jovens no começo da década de 1980. Esses jovens usavam as bicicletas que eles tinham para se divertir naquilo que a gente chama hoje de downhill. Dessas brincadeiras, num autêntico processo darwiniano, se sobressaiu uma bicicleta em particular: a Schwinn Excelsior. Era uma bicicleta urbana que se tornou a base da geometria do que seriam as bicicletas de mountain bikes.
Em cima dessa brincadeira, o mountain bike se tornou esporte e produto muito fortes no mercado e muito dinheiro foi investido desde então. E desde o começo o aro 26 se impôs em praticamente todas as modalidades. Foram praticamente 30 anos de domínio. Claro que os fabricantes experimentaram outros aros atrás de mais desempenho, desde o aro 24 até o aro 30. Mas o 26 se estabeleceu e muito rapidamente, o que é uma mostra de quanto ele era mais vantajoso que outras medidas.
Evidentemente que o aro 26 não é perfeito, e com a evolução de outros componentes, como quadros e suspensões (inexistentes nas antigas mountain bikes) pode ser que outro aro se mostre mais vantajoso. Mas não dá para chutar o pau da barraca, ainda mais de uma hora para outra.

Nem sei se o aro 26 perdeu tanto assim competitividade frente a outras medidas, ao ponto de ter gente decretando a morte dele. Tenho boas razões para não acreditar nisso. Pelas mesmas razões, duvido que a 29 seja realmente a medida francamente melhor hoje que a 26. Se houve alguma evolução nesse sentido, do ponto de vista técnico, a 27,5 é muito mais favorita que a 29.

Acredito mais que sejam duas coisas:
- Há um mercado que precisa estar sempre mostrando novidades (e tornando os produtos nas mãos dos consumidores "velhos" e "obsoletos") para que os consumidores troquem continuamente seus produtos;
- Há um efeito placebo, onde a troca do produto velho por outro diferente causa uma sensação de diferença no uso, mas que as pessoas acreditam ser uma diferença positiva, embora nem sempre esta seja uma vantagem real.

Temos que considerar que estamos no Brasil, onde chegar informação de primeiro nível é raro e difícil tanto quanto equipamentos de qualidade, onde todo mundo é técnico de futebol da seleção brasileira e engenheiro de bicicletas e onde as lojas vivem doidas atrás de vender uma nova moda.
Não é difícil que o mountain bike lá fora caminhe para as 27,5 ou mesmo se mantenha nas 26 enquanto aqui cria-se o hype das 29 polegadas.

Isso é o que eu posso te dizer em termos gerais.
Mas finalizo com um dos melhores pensamentos sobre esta questão em 50 anos vividos entre bicicletas, motos e carros. Ele está escrito no livro "Manual Completo da Moto" de G. Lear e I. S. Mosher:
- "A melhor moto do mundo é aquela que você tem ou pode vir a ter".
Diga o mesmo sobre sua bicicleta.

Que aula!

Outro dia sai pedalar com amigos e no retorno fomos até um Posto de Gasolina que a galera se reúne depois dos pedais pra bater um lanche e conversar. Quando "estacionei" minha bike vieram alguns do grupo e, olhando ela com cara de espanto, perguntaram: - É 27.5? Respondi afirmativamente e eles disseram que eu pedalo muito pra quem começou há pouco, pois acompanhar as 29er em descidas e planos não é tão fácil, mas lá estava eu. 

Uma vez li uma frase, não sei onde, que dizia que "a bicicleta é como um prolongamento do corpo do ciclista" e explicava que se você está confortável e em sintonia com teu equipamento, essa é a bike ideal pra você. Tem muita gente que gosta de ostentar uma Scott Scale de 15k, uma bike 29er, um capacete de 2k, uma sapatilha fodona, mas que vive reclamando que o pedal não foi bom, sentiu muitas dores, que não consegue render o que gostaria de render, etc..

Bike é pra ser curtida, é um estilo de vida... Aproveita e não esquenta com as caras feias e as piadinhas. Pedala mais e mostra que a 27.5 pode superar as 29er com a força das tuas pernas.

Bons pedais...


Postado Por: 43679
Data de Publicação: 14 Jan 2017 as 17:00
Vitoria da 29er.

Porque toda discussao sobre os tamanhso acaba assim:
"nao liga,pegue seu velotrol e vai pedalar,o que manda é a perna"
Ou pior
"eu dou pau no Armstrong com meu velotrol"

Sempre acaba assim.E ainda acusao a gente de nao usar dados tecnicos,so achismos e que nao pedalamos...


Postado Por: 43679
Data de Publicação: 14 Jan 2017 as 17:05
pega sua 26 e participa aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=WIlPbe8n3fo&feature=youtu.be" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=WIlPbe8n3fo&feature=youtu.be

é divertido sim.
mas notou q cada categoria so tem veiculos iguais?
e o "terreno" é especifico?
Dizer pegue sua mtb de mercado de 300R$ e va pedalar é coisa de pessoa sem responsailidade
Ai estes mesmos trolls vao no outro topico falar mal da Caloi,q ela so vende bosta,e tal
Mas no outro topico a qualidade da bike nao importa?

vao se fude


Postado Por: gladiator25
Data de Publicação: 17 Jan 2017 as 19:33
Não entendo porque isso de A x B se a escolha já foi feita, cada um compra o que bem entende, agora se mesmo depois da compra feita a pessoa precisar de afirmação de outros é porque tem dúvidas sobre sua decisão.
Sempre haverão divergências quanto a esse assunto, um vai dizer que 29 é melhor por "n" fatores, mas nem sempre o que é bom pra um é pro outro e por ai vai.
Façam suas escolhas e convivam com elas, isso é a vida.


-------------
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta


Postado Por: Ligeirinho
Data de Publicação: 17 Jan 2017 as 20:01
Originalmente postado por Pepebike Pepebike escreveu:

Originalmente postado por Devair Devair escreveu:



559-584=25mm
584-622=38mm
Entao,por esta conta besta elas sao um upgrade das 26er.Mantem-se mais perto.E é uma medida q ja tem quase 50 anos.

Ah, tem bem mais de 50 anos.  Eu arriscaria uns 100 anos.  Embarrassed
Essa medida de aro  (que hoje se chama 27,5 e que nunca teve esse nome no passado) é o "velho e bom" aro 650B (medida francesa). O aro 650B, também conhecido por 26x 1 1/2",  é popular na França, onde é usado em bicicletas urbanas, de turismo e tandens.  

Essa série francesa, que usa números e letras, ainda prevê:
- 650 => aro de 597mm. Equivalente ao britânico 26 x 1 1/4", muito usado em bicicletas Schwin de 3 velocidades.
- 650A => aro de 590mm. Equivalente ao britânico 26 x 1 3/8", muito usado em bicicletas inglesas de 3 velocidades e bastante popular no Japão.
- 650C=> aro de 571mm.  Empregado antigamente em bicicletas com pneus "balão", o 650C atualmente é uma opção ao 700c (ou aro 29" de 622mm) em bicicletas de estrada, especialmente em bicicletas de time trial, triathlon, bicicletas femininas e juvenis (pela menor altura que o 700C).



Muitos agora devem estar se perguntando por que há tantas medidas diferentes e 3 (ao menos) sistemas de medidas de pneus de bicicletas.
A resposta para isso é a mesma que faz esse tópico "inflamado" e repleto de "textões":  a paixão humana.
Para o bem ou para o mal, a espécie humana é movida à paixão e, quando o ciclismo começou a se tornar popular no mundo, a Europa vivia o período mais intenso de nacionalismo "apaixonado" (uma das causas da primeira guerra mundial, conflito que ainda originou a segunda guerra mundial).  Nesse mundo de "paixões extremas", ingleses, franceses e alemães não aceitavam as normas e nomenclaturas de seus pares, criando 3 diferentes sistemas de medidas para pneus de bicicletas.
Igualmente, os principais fabricantes da época: Michelin (França), Dunlop (Inglaterra) e Continental (Alemanha) também muito "colaboraram" para que esse problema continuasse, de modo a manterem a hegemonia de vendas em seus países e territórios (e eles possuíam muitos àquela época).

Em pneus de automóveis (praticamente 100%), de caminhões e motocicletas (uma grande parte), de ciclomotores (parcialmente) já é comum uma nomenclatura comum, tendendo para medidas em milímetros, exceto medidas tradicionais.  
Nos pneus de bicicleta foi estabelecida a dimensão padrão ETRTO (European Tyres, Rims, Tubes Organization),em milímetros e em todos pneus, porém, infelizmente, ela não é usada como a nomenclatura principal... Cry

Exemplo: 
Pneu 700x23C => ETRTO: 23-622
Pneu 26x1.50" => ETRTO: 40-559

Enfim, como na eterna "briga" entre a 26" a 27,5" e a 29" as paixões ainda falam mais alto... LOLLOL




Pepebike, meu muito obrigado pela perspectiva histórica na qual ,confesso, nunca tinha refletido e que nos impacta ainda hoje no consumo dos produtos que nos acompanharão por toda nossa vida.


Postado Por: Diego_Fleury
Data de Publicação: 17 Jan 2017 as 21:01
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Não esqueçam do fator "moda" e do fator "canto das sereias" ("o maior é SEMPRE melhor").

Olhem o sucesso das SUV's. Me dêem uma razão lógica para ter um carro mastodôntico que só será usado no trânsito travado e caótico das grandes cidades. Já fiz essa pergunta várias vezes e até agora ninguém me deu uma resposta convincente.
A questão real é que SUV parece ser mais carro que os demais porque é maior, enche mais os olhos (e causa mais inveja no vizinho e no cunhado).

Eu não tenho uma SUV. Eu tenho um carro com mais de 20 anos, tratado a pão de ló, e que serve para as mesmas coisas. E meu carro não quebra, não me deixa na mão.
Mas o pessoal sempre torce o nariz. "Nossa! Esse aí só anda de carro velho, xexelento!!!...".
Só que no tempo que eu tenho esse meu carro, quem torce o nariz já trocou de carro pelo menos 6 vezes, sempre por carros zero km, da moda e em financiamentos longos. Fazendo as contas, só entre juros e desvalorização, essas mesmas pessoas pagaram pelo menos mais 3 carros que viraram fumaça. As financeiras e fabricantes agradecem embevecidas pela preferência.

Não vejo um pingo de inteligência nesse tipo de escolha, mas cada um é cada um nas suas escolhas. Mas respeito é algo que se dá antes de receber. Quando torcem o nariz para o meu carro, estão faltando com o respeito de eu ter o carro eu quero e posso ter. Então não tenho o menor compromisso com o respeito aos carros deles.
O mesmo vale para bicicletas.

Aí vem a questão específica das bikes de 29 polegadas.
Isso me lembra deste vídeo:
https://youtu.be/7EEbLXEhBLw - https://youtu.be/7EEbLXEhBLw

Esse vídeo é de 2014, tem mais de 2 anos e não sei o quanto ele está atualizado, mas é algo a ser ponderado.
Aí existem mais dois fatores: quem quer vender uma 29 e quem quer aparecer com uma 29.

É o mesmo problema das SUV's.
Quem compra 29 comprou porque precisa de uma 29, ou comprou porque quer aparentar, estar na moda? Será que quem comprou a 29 comprou porque entende as diferenças técnicas e precisa dela por estas diferenças, ou comprou porque enche os olhos, ou porque o amigo disse que é legal, que as 26 ou 27,5 são pequenas demais e blablablá?
Pelo lado de quem vende, isso também é importante porque ele consegue vender uma 29 com muito mais margem de lucro do que uma 26. Claro que se tiver o hype de empurrar a 29 é bom para ele, então ele é mais um elo para inflar esse hype. Igual as fábricas de carros fazem com as SUV's.

Agora, vamos falar da parte técnica.
Eu restauro bicicletas antigas. Atualmente estou restaurando duas Caloi Mountain Bikes (as primeiras oficiais). São bicicletas de 1988 (quase 30 anos de lançadas). São bicicletas de aro 26 iguais a qualquer mountain bike atual na mesma medida de aro, mas o quadro tem uns 20 cm a mais de entre-eixos que as mountain bike modernas. Resultado: é um bicicletão. É uma bicicleta com muita estabilidade, boa para cicloturismo mas ruim para o mountain bike por faltar agilidade.
Tenho aqui também uma bicicleta Phillips 1950 de aro 28. Se a Caloi Mountian Bike era grande, esta é ainda maior. Delícia de bicicleta, sendo ainda mais estável. Só que não tem a manobrabilidade exigida de uma mountain bike.

Agora vamos pensar no que é uma bicicleta de 29 polegadas.
Aro 29 polegadas é cerca de 11,5% maior que a aro 26. O aro metálico da 26 entra dentro do aro da 29 e ainda tem folga. Isto significa eixos de cubos mais altos e maior espaço da estrutura da bicicleta. Só que a bicicleta não pode crescer na mesma proporção porque ela precisa manter muitas variáveis: centro de gravidade na altura certa, distância entre-eixos curta para manter a bicicleta ágil...
Em termos de geometria de quadro a coisa complica.  O quadro é projetado para que o ciclista fique de pé com os dois pés no chão com o quadro passando por entre as pernas com alguma folga. Mas o head tube teve de ser elevado em 3 polegadas (7,6 cm) para ajustar a altura da nova roda. Fica um quadro muito "cabeçudo", com impacto na altura do guidão.
A roda de 29 polegadas não é só mais pesada. Ela tem um efeito giroscópico ainda maior que a 26, e isso tira agilidade da bicicleta. Há correção, mas geralmente isso é feito na geometria da bicicleta, muitas vezes diminuindo medidas, sentido inverso do imposto pela mudança das rodas.
Como dá para ver as mudanças de projeto a partir da 26 polegadas para adaptar às rodas de 29 polegadas não são pequenas.

Agora vem um questionamento interessante.
Mountain Bike começou como uma brincadeira de jovens no começo da década de 1980. Esses jovens usavam as bicicletas que eles tinham para se divertir naquilo que a gente chama hoje de downhill. Dessas brincadeiras, num autêntico processo darwiniano, se sobressaiu uma bicicleta em particular: a Schwinn Excelsior. Era uma bicicleta urbana que se tornou a base da geometria do que seriam as bicicletas de mountain bikes.
Em cima dessa brincadeira, o mountain bike se tornou esporte e produto muito fortes no mercado e muito dinheiro foi investido desde então. E desde o começo o aro 26 se impôs em praticamente todas as modalidades. Foram praticamente 30 anos de domínio. Claro que os fabricantes experimentaram outros aros atrás de mais desempenho, desde o aro 24 até o aro 30. Mas o 26 se estabeleceu e muito rapidamente, o que é uma mostra de quanto ele era mais vantajoso que outras medidas.
Evidentemente que o aro 26 não é perfeito, e com a evolução de outros componentes, como quadros e suspensões (inexistentes nas antigas mountain bikes) pode ser que outro aro se mostre mais vantajoso. Mas não dá para chutar o pau da barraca, ainda mais de uma hora para outra.

Nem sei se o aro 26 perdeu tanto assim competitividade frente a outras medidas, ao ponto de ter gente decretando a morte dele. Tenho boas razões para não acreditar nisso. Pelas mesmas razões, duvido que a 29 seja realmente a medida francamente melhor hoje que a 26. Se houve alguma evolução nesse sentido, do ponto de vista técnico, a 27,5 é muito mais favorita que a 29.

Acredito mais que sejam duas coisas:
- Há um mercado que precisa estar sempre mostrando novidades (e tornando os produtos nas mãos dos consumidores "velhos" e "obsoletos") para que os consumidores troquem continuamente seus produtos;
- Há um efeito placebo, onde a troca do produto velho por outro diferente causa uma sensação de diferença no uso, mas que as pessoas acreditam ser uma diferença positiva, embora nem sempre esta seja uma vantagem real.

Temos que considerar que estamos no Brasil, onde chegar informação de primeiro nível é raro e difícil tanto quanto equipamentos de qualidade, onde todo mundo é técnico de futebol da seleção brasileira e engenheiro de bicicletas e onde as lojas vivem doidas atrás de vender uma nova moda.
Não é difícil que o mountain bike lá fora caminhe para as 27,5 ou mesmo se mantenha nas 26 enquanto aqui cria-se o hype das 29 polegadas.

Isso é o que eu posso te dizer em termos gerais.
Mas finalizo com um dos melhores pensamentos sobre esta questão em 50 anos vividos entre bicicletas, motos e carros. Ele está escrito no livro "Manual Completo da Moto" de G. Lear e I. S. Mosher:
- "A melhor moto do mundo é aquela que você tem ou pode vir a ter".
Diga o mesmo sobre sua bicicleta.


Discordo em alguns quesitos. Acabei de comprar uma 29, eu estava sem pedalar a mais de 10 anos, antigamente sempre tive 26, também só existia 26. Fui comprar uma agora, tinha 26 e 29, fui pesquisar, 26 não está achando muitas peças, mercado de suspensão tudo 29, peças, coroas tudo p 29. Ou seja, eu não iria comprar algo que depois não tivesse peças. Mas se eu tivesse uma 26 eu não trocaria só porque tá na moda 29.
Agora quanto suv, eu não compro porque não tenho dinheiro, se tivesse eu tinha suv ou camionete. Vai depender do uso. Eu tenho rancho no lago, depende da chuva meu carro não sobe o barranco do Lago. Um 4x4 seria útil p mim. Agora se eu vivo em cidade e nunca pego terra eu já não compraria um suv por ser mais caro, imposto maior e consumo mais alto sem ter necessidade.


Postado Por: 43679
Data de Publicação: 17 Jan 2017 as 22:19
Exato,SE OC ARA JA TEM uma 26er,uma 27.5er e esta bom,ate mesmo compra um reclinada,uma BMX,uma tandem e POE TODAS na garagem,pedala todas,qeu mal tem???

Se ocara ja tem uma BOA bike e ela é 26er,nao precisa trocar por uma 29er,nao é oque estamos dizendo.So eu digo,ela nao pega uma 29er.Simples assim.Se for pernas iguais,bikes de mesmo nivel,nao pega.
Isto é argumento pra trocar????

NAO
Onde encontraremos pernas e niveis iguais?Logico,numa competiçao.
Se a 29er tem vantagens pra treeking?Evidente.
Se vale a troca?SO se vc estiver insatisfeito,ou ja de cara,de saco cheio,etc.Ninguem aqui ta falando "troque seu aparato velho"
Mas eu estou dizendo q pode ser sim um UP.

Qto a 27.5er,falta relatos reais.Eu creio q tem sim,vantagens sobre a 559mm,ao contrario do que dizem,q desce ruin igual 26er(trepida e nao faz curvas)e sobe ruin(pesada),entao,seria bom pra treeking,,,afinal,segundo disserao,nao é um pro,entao esta "media" seria ate benefica.

Pode ser,PODE ser q a 27.5er,por DIZEM q tem o pior do 2 mundos,pra PROfissional,nao ser adequada,talvez por isto a maioria use mesmo 29er em XCO e XCM.Porque ela nao faz nen uma nen outra.

Mas ai precisariamos rodar um mes com uma,eu faço o mea-culpa de nao ter feito isto,porque como dissemos,pra onde se olha no estradao,ta 29ers e 26ers,entao emprestar de quem?

Sim,ja pedalei uns 3 km de 27.5er,mas era uma Tito...Simples igual aminha,mas com quadro bem porco,top tube longo...geometria meia boca
Sim,meu amigo tem uma,mas como ele ta com pneus de 40mm(hibrida)nen temcomo


Postado Por: 43679
Data de Publicação: 17 Jan 2017 as 22:20
O que eu poderia fazer era emprestar esta Tito 27.5er,por os pneus 52mm(ele guardou),e rodar
Ela é 21 marchas,suspa XCT pesada,enfim,nao teria logica comparativa.É 17pol mas tem um top tube enormemente enorme.


Postado Por: SrSky
Data de Publicação: 18 Jan 2017 as 00:35
Não acho que 29 seja moda, já tive as três e prefiro a 29, mas isso é minha opinião, também penso as 27.5 em XC/XCM não pegaram, hj a única marca que oferece 27.5 em toda sua linha é a Scott, pelo menos até onde eu me lembre... outras só oferecem 27.5 nos tamanhos pequenos, outas nem nos tamanhos pequenos, pois já afirmam que chegaram a uma geometria satisfatória com 29 e quadros pequenos. 

Com relação ao discurso do “modismo”, não acho que seja moda, é uma evolução natural, todos os seguimentos que conheço, seja automobilístico, tecnológico, aviação, ou qualquer outro que vocês possam pensar evoluem porque no ciclismo não? Mas isso não quer dizer que você obrigatoriamente precise sempre ter o lançamento mais recente, ai cabe uma avaliação pessoal sobre suas necessidades/condições.

Vejo que o pessoal foca muito no tamanho da roda e esquece que não é só as rodas que muda, mas sim todo um conjunto, pegue uma bike top 26, compare com uma 29 intermediaria, não duvido que muita gente teria um desempenho melhor na 29, mas isso não é só pelo tamanho da roda, e sim pq estamos comparando produtos com níveis de evolução tecnológica muito diferentes, e isso não é moda é evolução.

Com relação ao grupo do amigo que torce o nariz para as 27.5... isso provavelmente não acontece só com 27.5, acontece com 26, com bikes de entrada 29, marcas nacionais e etc... pq muito provavelmente esse seu grupo tem a ideologia de julgar o ciclista pelo equipamento.



Postado Por: N3SSO
Data de Publicação: 18 Jan 2017 as 10:08
Essa é uma discussão que não tem fim.

Eu tenho as duas, e uma grande vantagem da 27,5" é o custo das peças. 

A grande vantagem da 29" é a facilidade de revender.

E a grande vantagem pra mim é poder me divertir, seja lá com qual for.


-------------
Soul Volcano / Scott Scale 940 / BMC SLR03 One
Ex: SPZ Chisel Expert XX1 / BTWIN Triban 540 / KHS SixFifty 800 / Breezer Storm Expert / Caloi Elite 10


Postado Por: SrSky
Data de Publicação: 18 Jan 2017 as 11:21
Originalmente postado por N3SSO N3SSO escreveu:

Essa é uma discussão que não tem fim.

Eu tenho as duas, e uma grande vantagem da 27,5" é o custo das peças. 

A grande vantagem da 29" é a facilidade de revender.

E a grande vantagem pra mim é poder me divertir, seja lá com qual for.

Mas esse baixo custo das peças nas 27.5 para mim é um baita de um indicio de que tem muito lojista querendo se livra de estoque parado, quando comprei minha 27.5 final de 2014, tudo era mais caro e com menos opções se comparado às 29, eu não fui o único que passou por este problema, tem relatos aqui no fórum do pessoal reclamando dos custos das 27.5 na época.



Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 18 Jan 2017 as 11:34
reparei isso também, tudo que é XC e 27.5 na média está muito mais barato que os equivalentes 29.

quadro, suspensão, pneus, rodas, etc.

mas no mercado trail/enduro continua tudo muito caro pra qualquer roda kkkkkkk


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 18 Jan 2017 as 11:36
Imagina o mercado 27,5 de DH.


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 18 Jan 2017 as 12:17
engraçado que a galera do enduro torce o nariz quando chego de full 29 na trilha kkk

-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 18 Jan 2017 as 12:19
Vão ter que torcer o nariz para Trek e para muitos pilotos em 2017.


Postado Por: LiveFast
Data de Publicação: 18 Jan 2017 as 13:31
Isso ta um tópico sem fim porque está havendo uma mistura de competitivo com diversão.



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net