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Guidão "drop" em moutain bike, freio e câmbio..

De:: Pedal.com.br
Categoria: Fóruns Novos - Outras Categorias
Nome do fórum: Bicicletas Híbridas & Fitness Bikes
Descrição:: Fórum para discussão geral sobre bicicletas híbridas e assuntos afins.
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Data:: 11 Ago 2022 as 01:51
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Tópico: Guidão "drop" em moutain bike, freio e câmbio..
Enviado por: TheLittle
Assunto: Guidão "drop" em moutain bike, freio e câmbio..
Data: 13 Out 2016 as 17:27
Tenho hoje uma Mosso 675, excelente quadro, muito leve e com boa geometria.

"Aposentei" ele do mountain bike a algum tempo e ao invés de vender o quadro resolvi tentar, e descobri que cabe pneu 700x35 (talvez até 38) na traseira, ótimo. 

Juntei algumas peças que tinha e comprei outras, coloquei um garfo 29 e no fim montei uma espécie de híbrida, primeiramente com pneus 700x28. Rolava muito mas achei muito desconfortável.
Aproveitei uns pneus schwalbe furious fred que tinha e montei com ele na dianteira, melhorou muito o conforto, afinal ele é pneu de mountain bike 29x2.0 (mas a largura final foi 46mm). Mas infelizmente não entrou na traseira.
Aí comprei um pneu Kenda Kwick 700x35  pra traseira e ficou bem legal pra rodar, da até pra pegar estradão. Também coloquei uma coroa 48 dentes pra melhorar a relação final no asfalto, pois faltava final na coroa 42. Mas mantive o cassete de MTB, e também a coroinha menor, afinal o peso dela é muito baixo e não valeria a pena simplesmente tirar, deixa ela lá rsrs.

Meu próximo passo é comprar um garfo carbono, tanto pra abaixar peso quanto pra melhorar ainda mais o conforto da frente.. afinal estou usando um garfo barato de alumínio que não me passa segurança!


Considerando a aplicação da bike, e que sempre fui curioso pra saber como se comportam as gravel bikes e a de CX, fiquei tentado a trocar freios e shifter pra poder adotar um guidão dropper.

Meus planos seriam:

- comprar STI Sora ou Microshift de 3x9
- comprar freios Avid BB7

com isso infelizmente teria que abrir  mão dos freios hidráulicos, mas continuaria usando câmbio de mountain bike por conta da relação (coroas 48x32x24 e cassete 11-34)

A dúvida é: vale a pena mudar tudo isso?

E como não entendo nada de peças de road,  freio avid bb7 é compatível com a puxada do STI? E das marchas, daria certo com cassete e câmbio de mountain bike (no caso do sti microshift é a mesma puxada do Sora de 9v)? 

A alternativa barata, sem muita mudança, seriam "barends" dropper.. até gostei da idéia, mas talvez fique esquisito com as manetes padrão de MTB..
se alguém tiver mais experiência nessa área peço ajuda

abraço!



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Respostas:
Enviado por: luyggi
Data: 13 Out 2016 as 19:16
Eu só colocaria bar ends. Tenho uma hibrida e uma speeed. Na hora de descer com a hibrida eu abaixo meu tronco e com a speed uso a parte de baixo do guidao pra me apoiar. Acho um investimento alto só pra ver como é que é...

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pedalar pra viver ou viver para pedalar


Enviado por: Jagwire
Data: 14 Out 2016 as 10:12
Opa eu tenho utilizado configuração parecida com a sua ideia: Quadro MTB + aro 700c+ freio a disco + guidão Drop:

Nessa foto com pneus 700x28:


Nessa foto está com pneus 700x37 na traseira e 29x2.00 na dianteira. Coloquei guidão flat:



Quanto ao seu projeto, tem que analizar o seguinte:

- Freios: Pra usar guidão drop precisa de pinças mecânicas compatíveis com a puxada: tem os avid BB5 e BB7 road (tem que ser o road, os convencionais tem puxada de manete Vbrake) ou ainda o TRP Spyre que eu uso. Acho que tem um da Shimano também.

- Trocadores: Não faço ideia de como é a puxada desses microshift, teria que pesquisar como é a compatibilidade com o Shimano 9v traseiro que você pretende usar. No câmbio dianteiro tem ainda a questão do roteamento do cabo: nas bikes de estrada o cabo do câmbio passa pelo downtube e puxa o câmbio por baixo, ao contrário dos quadro MTB. E também muda o escalonamento de das coroas. talvez um câmbio dianteiro de speed pra pedivela triplo seja necessário.

Outro alerta: Guidão drop sempre faz o "top tube total" (Top tube do quadro + mesa) aumentar, deixando o biker numa posição mais esticada e baixa. Isso talvez cause incômodo. Procure usar um guidão compact e com curvas rasas. Talvez uma mesa mais curta seja necessário.  


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Enviado por: TheLittle
Data: 14 Out 2016 as 10:26
muito obrigado pela ajuda!

é, levando em conta todos esses gastos acho que fica muito caro a mudança pra pouco benefício.

acho que vou continuar com guidão flat mesmo, talvez colocar uns bar ends "comuns".


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Enviado por: newhouse
Data: 14 Out 2016 as 11:09
Eu já fiz isso na minha bike, e é bem complicado. Eu não usei freios a disco, mas provavelmente você terá que importar freios a disco road pois os padrões de MTB não são compatíveis com STI. Alguns cambios de MTB funcionam com STI normalmente também. Usar drop é muito bom pra velocidade, mas no dia-a-dia não é tão vantajoso assim. A seu favor ainda temos o freio hidráulico, infinitamente melhor que os mecânicos que vc teria que usar com STI.

O bom mesmo é manter como está, roda bem no asfalto e encara estradão sem medo. Esse garfo é fib? Eu ja usei esse modelo por um bom tempo na cidade, ele é bem resistente, aguenta muita pancada. Se for partir pra terra, recomendo colocar um garfo mais forte por garantia.

Você pode usar bar ends pra deixar ela mais agressiva no asfalto, se vc rodar em estradas mais livres, aqueles clips de guidão curtos que o pessoal usa em short triatlo é até melhor do que usar o drop, ajuda bastante em velocidade.


Enviado por: TheLittle
Data: 14 Out 2016 as 13:24
Originalmente Postado por newhouse newhouse Escreveu:

Eu já fiz isso na minha bike, e é bem complicado. Eu não usei freios a disco, mas provavelmente você terá que importar freios a disco road pois os padrões de MTB não são compatíveis com STI. Alguns cambios de MTB funcionam com STI normalmente também. Usar drop é muito bom pra velocidade, mas no dia-a-dia não é tão vantajoso assim. A seu favor ainda temos o freio hidráulico, infinitamente melhor que os mecânicos que vc teria que usar com STI.

O bom mesmo é manter como está, roda bem no asfalto e encara estradão sem medo. Esse garfo é fib? Eu ja usei esse modelo por um bom tempo na cidade, ele é bem resistente, aguenta muita pancada. Se for partir pra terra, recomendo colocar um garfo mais forte por garantia.

Você pode usar bar ends pra deixar ela mais agressiva no asfalto, se vc rodar em estradas mais livres, aqueles clips de guidão curtos que o pessoal usa em short triatlo é até melhor do que usar o drop, ajuda bastante em velocidade.

Valeu!

pois é, nem sei se é fib o garfo.. a espiga dele é de ferro, é bem simples mesmo. Nunca arrisquei andar muito rápido no estradão com ele. 

na verdade meu negócio é All mountain / Enduro, e até meus pedais de XC priorizam trilhas.. essa bike é pra dias que não consigo ir até as trilhas, ou que está chovendo por exemplo. então mais um motivo pra não gastar muita grana nela.

aproveitando, aqueles garfos "Java" são resistentes? Aguentam um estradão tranquilo? 
to pensando em comprar um.


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Enviado por: joefreire
Data: 26 Dez 2016 as 15:00
qual é esse quadro? da para colocar um pedivela 50 ou 53 nele? qual freio vc ta usando? e mecanico? o sti puxa de boa?


Enviado por: TheLittle
Data: 16 Jan 2017 as 16:14
Desisti do projeto de colocar drop bar.

acabou "sobrando" um par de freios Deore m615 que são excelentes, e resolvi colocar nessa bike.
Também comprei um guidão 710mm flat e um garfo de carbono Java.Além disso tudo tinha um COG 42 sobrando da full (comprei um cassete inteiro montado). 

Instalei tudo na bike e o resultado ficou assim:



As pecas
- quadro mosso 675 pro tamanho 15
- garfo java carbono (450g)
- guidao syncrhos 710mm
- mesa uno 70mm
- freios deore 615 + rotor avid hs1
- shifter deore 10v
- cambio traseiro xt 10v sem clutch
- corrente ???
- cassete sram 1030 + cog e13 42
- pedivela sram bb30 (veio numa spz enduro)
- central aerozine BSA pra eixo 30mm
- coroa shimano 42 esmerilhada pra caber no meio, em breve narrow wide xingling 42
- cambio dianteiro slx por enquanto travado pra servir de guia
- cubos novatec 711/712 + raios inox + aros Kore XCD 17mm largura interna.
- pneu dianteiro Schwalbe Furious Fred 29x2.0 (medida nesse aro 46mm)
- pneu traseiro kenda kwick 700x35 (esse da 35 mesmo)
- manoplas ESI race
- canote carbono xingling
- selim Fizik Gobi

a bike ficou com aprox. 9.5kg.

a coroa 42 montada na posição do meio do pedivela ficou a 2 mm no quadro, mas não pega.

Chegando a coroa NW 42 dentes eu atualizo as fotos.




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Enviado por: Jagwire
Data: 16 Jan 2017 as 20:33
A foto não ficou muito boa, mas tenho usado assim:



Enquanto não arrumo um quadro e rodas de estrada, estou rodando desta forma. Pra treino / deslocamentos / cicloviagens e etc serve.

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Enviado por: TheLittle
Data: 17 Jan 2017 as 10:11
muito legal, é roda 26?
1 coroa?

o que é aquilo ali em cima da coroa?


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Enviado por: muringuets
Data: 17 Jan 2017 as 10:22
Thelittle, eu tenho uma híbrida e estou colocando guidão drop nela, mas não tem como colocar STI, vou deixar o rapidfire na parte horizontal do guidão e colocar no drop um freio comum (SRAM S900) e na parte horizontal do lado do rapidfire um freio de ciclo cross tipo esse:

http://autobus.cyclingnews.com/photos/2007/tech/features/sea_otter_507/Kore_cyclocross_cockpit.jpg" rel="nofollow - http://autobus.cyclingnews.com/photos/2007/tech/features/sea_otter_507/Kore_cyclocross_cockpit.jpg

A sua bike ta pronta e linda por sinal, mas sei lá, acho que daria pra ter feito isso, claro que não é a melhor opção, mas vc teria um guidão drop e todos os sistemas funcionando (exceto freio hidráulico).



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=]


Enviado por: tomiello
Data: 17 Jan 2017 as 11:05
Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Desisti do projeto de colocar drop bar.

acabou "sobrando" um par de freios Deore m615 que são excelentes, e resolvi colocar nessa bike.
Também comprei um guidão 710mm flat e um garfo de carbono Java.Além disso tudo tinha um COG 42 sobrando da full (comprei um cassete inteiro montado). 

Instalei tudo na bike e o resultado ficou assim:



As pecas
- quadro mosso 675 pro tamanho 15
- garfo java carbono (450g)
- guidao syncrhos 710mm
- mesa uno 70mm
- freios deore 615 + rotor avid hs1
- shifter deore 10v
- cambio traseiro xt 10v sem clutch
- corrente ???
- cassete sram 1030 + cog e13 42
- pedivela sram bb30 (veio numa spz enduro)
- central aerozine BSA pra eixo 30mm
- coroa shimano 42 esmerilhada pra caber no meio, em breve narrow wide xingling 42
- cambio dianteiro slx por enquanto travado pra servir de guia
- cubos novatec 711/712 + raios inox + aros Kore XCD 17mm largura interna.
- pneu dianteiro Schwalbe Furious Fred 29x2.0 (medida nesse aro 46mm)
- pneu traseiro kenda kwick 700x35 (esse da 35 mesmo)
- manoplas ESI race
- canote carbono xingling
- selim Fizik Gobi

a bike ficou com aprox. 9.5kg.

a coroa 42 montada na posição do meio do pedivela ficou a 2 mm no quadro, mas não pega.

Chegando a coroa NW 42 dentes eu atualizo as fotos.



Gostou desse garfo? Comprou onde?


Enviado por: TheLittle
Data: 17 Jan 2017 as 12:38
Originalmente Postado por tomiello tomiello Escreveu:

Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Desisti do projeto de colocar drop bar.

acabou "sobrando" um par de freios Deore m615 que são excelentes, e resolvi colocar nessa bike.
Também comprei um guidão 710mm flat e um garfo de carbono Java.Além disso tudo tinha um COG 42 sobrando da full (comprei um cassete inteiro montado). 

Instalei tudo na bike e o resultado ficou assim:



As pecas
- quadro mosso 675 pro tamanho 15
- garfo java carbono (450g)
- guidao syncrhos 710mm
- mesa uno 70mm
- freios deore 615 + rotor avid hs1
- shifter deore 10v
- cambio traseiro xt 10v sem clutch
- corrente ???
- cassete sram 1030 + cog e13 42
- pedivela sram bb30 (veio numa spz enduro)
- central aerozine BSA pra eixo 30mm
- coroa shimano 42 esmerilhada pra caber no meio, em breve narrow wide xingling 42
- cambio dianteiro slx por enquanto travado pra servir de guia
- cubos novatec 711/712 + raios inox + aros Kore XCD 17mm largura interna.
- pneu dianteiro Schwalbe Furious Fred 29x2.0 (medida nesse aro 46mm)
- pneu traseiro kenda kwick 700x35 (esse da 35 mesmo)
- manoplas ESI race
- canote carbono xingling
- selim Fizik Gobi

a bike ficou com aprox. 9.5kg.

a coroa 42 montada na posição do meio do pedivela ficou a 2 mm no quadro, mas não pega.

Chegando a coroa NW 42 dentes eu atualizo as fotos.



Gostou desse garfo? Comprou onde?

gostei sim, embora ache que o garfo torce um pouco  na espiga, pro uso "leve" que estou fazendo é tranquilo. inclui principalmente asfalto, estradão e trilhas bem leves.

comprei no aliexpress, tava em promoção e paguei aproximadamente 200 nele, hoje tá mais caro.

https://pt.aliexpress.com/item/Free-fast-shipping-Tapered-3k-Black-full-carbon-fork-mtb-carbon-fork-1-1-8/32351651099.html?spm=2114.13010608.0.0.JoD6le" rel="nofollow - https://pt.aliexpress.com/item/Free-fast-shipping-Tapered-3k-Black-full-carbon-fork-mtb-carbon-fork-1-1-8/32351651099.html?spm=2114.13010608.0.0.JoD6le


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Enviado por: TheLittle
Data: 17 Jan 2017 as 12:44
Originalmente Postado por muringuets muringuets Escreveu:

Thelittle, eu tenho uma híbrida e estou colocando guidão drop nela, mas não tem como colocar STI, vou deixar o rapidfire na parte horizontal do guidão e colocar no drop um freio comum (SRAM S900) e na parte horizontal do lado do rapidfire um freio de ciclo cross tipo esse:

http://autobus.cyclingnews.com/photos/2007/tech/features/sea_otter_507/Kore_cyclocross_cockpit.jpg" rel="nofollow - http://autobus.cyclingnews.com/photos/2007/tech/features/sea_otter_507/Kore_cyclocross_cockpit.jpg

A sua bike ta pronta e linda por sinal, mas sei lá, acho que daria pra ter feito isso, claro que não é a melhor opção, mas vc teria um guidão drop e todos os sistemas funcionando (exceto freio hidráulico).


pois é, mas o custo disso ia ser muito alto.
o dia que achar um STI com freio hidráulico que não custe mais que a bike atualmente vou repensar nesse caso. 

apesar de não ter posição aerodinâmica, o guidão de mtb torna a bike mais ágil e consigo fazer coisas como dar bunnyhop pra subir meio fio, por exemplo, de maneira bem fácil, igual eu sempre fiz em qualquer mtb ou bmx. Além disso eu consigo rodar tranquilamente em estradão e até algumas trilhas (fiz uma hoje inclusive, foi bem menos pior do que eu esperava).


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Enviado por: Jagwire
Data: 17 Jan 2017 as 14:02
Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

muito legal, é roda 26?
1 coroa?

o que é aquilo ali em cima da coroa?


Isso, roda 26, pneu 26x1.25
Transmissão 1x10 (Sram x9, coroa 43t, cassete 11-36). É a mesma transmissão da MTB preta de carbono que postei acima.
Como a coroa não é narrow wide, apenas single speed, tive que colocar uma guia de corrente handmade. Estou aguardando chegar uma narrow wide 44t do eBay.


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Enviado por: TheLittle
Data: 17 Jan 2017 as 14:19
hoje fiz um pedal de montanha e achei a coroa 42 bem adequada pois a Bike é muito leve...
pra comparar eu sofro muito na mesma subida com uma full 27.5 com pneus 2.4 e coroa 32 cog 42.

não cabe rodas 700 nesse seu quadro?

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Enviado por: Jagwire
Data: 17 Jan 2017 as 15:46
Cabe roda 700 sim, com pneu até 32.
Mas nem vou mexer com isso pois estou usando com V-Brake. 700c me obriga a usar disco (como era na MTB de carbono).
A ideia desta Kinesis aí é uma bike simples, pra treino mesmo. Quando arrumar uma Road pura mesmo, para corridas, talvez até mantenha esse caroço atual pra treino (treino sempre sozinho aqui, e volta e meia acontece algum assalto pela região, então uma bike barata talvez me traga mais sorte, e em caso de roubo, pelo menos foi uma bike barata).

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Enviado por: TheLittle
Data: 17 Jan 2017 as 15:59
Originalmente Postado por Jagwire Jagwire Escreveu:

Cabe roda 700 sim, com pneu até 32.
Mas nem vou mexer com isso pois estou usando com V-Brake. 700c me obriga a usar disco (como era na MTB de carbono).
A ideia desta Kinesis aí é uma bike simples, pra treino mesmo. Quando arrumar uma Road pura mesmo, para corridas, talvez até mantenha esse caroço atual pra treino (treino sempre sozinho aqui, e volta e meia acontece algum assalto pela região, então uma bike barata talvez me traga mais sorte, e em caso de roubo, pelo menos foi uma bike barata).

show

só por curiosidade, existe alguma solução pra adaptar vbrake pra roda 29 em quadro 26? vejo muita gente desistindo de converter por conta disso. E se houvesse, seria mais fácil e barato usar STI com vbrake.


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Enviado por: Jagwire
Data: 17 Jan 2017 as 16:54
Solução tem sim, mas em princípio nada tão fácil de achar, veja alguns exemplos:
Adaptador Mavic:



Existe também alguns modelos de V-Brake que permitem subir e descer a sapata pra alcançar o aro:





Fora outros enjambres:





Este último eu até usei numa C10 fixa, com rodas 700 e V-Brake.

Uma limitação que existe, é que a puxada de STI não funciona direito com V-Brake, são sistemas diferentes. Daí ou tem que partir pra mini V-Brake (comum em ciclocross e bike de TT) ou colocar os travel agent. Se for disco, tem que ser pinças mecânicas próprias pra STI (TRP Spyre ou avid bb7s por exemplo). Esse meu manete não é STI, é só manete de freio tektro rl 520, próprio pra vbrake.

No meu caso especifico (da Kinesis azul) eu preferi ficar no 26 pois:
- Na bike já tinha essas rodas 26 com pneu e tudo (são rodas Vzan overhill, leves, fortes e com boa rolagem, pra montar uma 700c de boa qualidade seria um gasto grande).
- Queria manter V-Brake, na bike já tinha esses Deore. A ideia é ter algo simples e barato.


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Enviado por: TheLittle
Data: 21 Ago 2017 as 14:44
não aguentei a curiosidade e acabei dando um jeito de "hibridizar" o bagulho mais ainda. Graças ao amigo Jagwire consegui um guidão já com manetes pronto pra montar, aí foi só arrumar uns freios e testar. Coloquei os Avid BB5 e parecem funcionar bem com os manetes Tektro.

Ainda estou com dificuldades de ajustar a geometria, pois não entendo como tem que ficar uma "speed". já tentei mesa 70, 60, 45 e 35 de comprimento. Aparentemente a de 60 casou melhor, preciso arrumar uma 50 pra testar, acho que vai ser a medida. vou pedir a um amigo que andar de road pra ver o que ele acha do posicionamento na bike.

vantagens: realmente pra andar no plano e principalmente contra o vento, achei muita vantagem o guidão drop.

desvantagens: nao consigo mais puxar bunnyhop pra subir calçadas, e me sinto muito esquisito na posição.. mas tenho que acostumar. 


depois coloco mais fotos.


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Enviado por: joefreire
Data: 21 Ago 2017 as 14:45
Isso de puxar para subir no meio fio e treino, rapidao vc consegue


Enviado por: Jagwire
Data: 21 Ago 2017 as 18:16
E aí, freia bem o conjunto?

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Enviado por: TheLittle
Data: 21 Ago 2017 as 18:38
no plano sim mas n peguei morro com ela ainda, talvez amanhã vou testar p valer

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Enviado por: TheLittle
Data: 22 Ago 2017 as 17:06
Fiz um pedal de montanha com ela e gostei do guidão.
doeu um pouco as costas na subida mas parei e ajusttei o banco mais alto e mais pra frente, aí melhorou.

na descida é bacana a posição. Mas estou acostumado a descer com bike de All Mountain e estranhei bastante. e claro fiquei com o pescoço doendo pra conseguir olhar pra frente, mas é questão de costume.

o freio funcionou bem sim, só  não andei muito rápido por que o asfalto tava muito molhado hoje, e não exigi tanto do freio por que tava escorregando. 
Mesmo sendo provavelmente um avid bb5 genérico  achei que freia muito bem se bem regulado. Comprei no ML e o vendedor jurou ser original, mas como o preço era parecido com o genérico do Aliexpress comprei sabendo q provavelmente não é original.





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Enviado por: ernestomez
Data: 31 Ago 2017 as 00:35
JagWire e TheLittle,

Como voces resolveram o passador de marcha nessas bikes?
Os rapid fires comuns nao entram em guidao drop.
Pela foto nao consegui ver bem mas parece que tem um rapid fire ali na parte reta do guidao.

Voces limaram um rapid fire até ele entrar no drop? Ou foi alguma outra gambiarra?

Abs!


Enviado por: TheLittle
Data: 31 Ago 2017 as 07:53
Originalmente Postado por ernestomez ernestomez Escreveu:

JagWire e TheLittle,

Como voces resolveram o passador de marcha nessas bikes?
Os rapid fires comuns nao entram em guidao drop.
Pela foto nao consegui ver bem mas parece que tem um rapid fire ali na parte reta do guidao.

Voces limaram um rapid fire até ele entrar no drop? Ou foi alguma outra gambiarra?

Abs!

é um shifter ispec que coloquei numa abaçadeira adaptada. instalei na parte flat do guidão.

não é o ideal pois não consigo frear e mudar marcha ao mesmo tempo, mas pro uso q tenho feito dela até que funciona.

no futuro quero colocar um STI SRAM de 10v pois a puxada é a mesma que os câmbios SRAM e MTB e vai simplificar bem as coisas. Ou um STI Shimano com o adaptador de puxada da wolftooth.



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Enviado por: ernestomez
Data: 31 Ago 2017 as 21:10
Saquei!

Eu estou fazendo essa transiçao na minha 29er, mas meus passadores sao uns Altus simples, 8v.
A soluçao que arrumei foi abrir o anel deles com uma Dremel até caber. Deu certo pra colocar no lugar (embora tenha ficado um pouco longe do centro/mesa, porque o guidao é 31.8 e tem o centro mais grosso)

Ainda nao instalei os cabos pra ver como fica pedalando.

Quanto terminar posto fotos aqui!


Enviado por: TheLittle
Data: 31 Ago 2017 as 21:50
Originalmente Postado por ernestomez ernestomez Escreveu:

Saquei!

Eu estou fazendo essa transiçao na minha 29er, mas meus passadores sao uns Altus simples, 8v.
A soluçao que arrumei foi abrir o anel deles com uma Dremel até caber. Deu certo pra colocar no lugar (embora tenha ficado um pouco longe do centro/mesa, porque o guidao é 31.8 e tem o centro mais grosso)

Ainda nao instalei os cabos pra ver como fica pedalando.

Quanto terminar posto fotos aqui!

o suporte que usei foi um desse. ela prende na parte 31.8 do guidão, aí facilitou bem o posicionamento por que pude deixar a abraçadeira bem no meio com um bom espaço pra colocar a mão.


cortei as 3 abas e ficou "plana" a cabeça do suporte. aí fiz um furo no meio e passei um parafuso que passa por dentro desse furo, nesse tipo de shifter iSpec que eu usava preso direto no freio Deore M615 antes..


quem vê de longe, meio no escuro e rapidamente, nem percebe que é gambiarra kkk


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Enviado por: Jagwire
Data: 31 Ago 2017 as 22:59
A solução que eu usei foi também trocador ISpec (no caso um Sram X7 10v) e a abraçadeira própria dele:





Também tinha a ideia de usar STI Sram 10v, o empecilho foi o preço: mesmo garimpando no eBay não saia menos de 600 reais só o direito.

Uma opção se for usar mesmo STI é pegar um Shimano 8 ou 9v, câmbio traseiro de MTB, coroa única, cassete de range grande.

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Enviado por: muringuets
Data: 31 Ago 2017 as 23:18
é senhores, a solução de colocar esse trocador com essa abraçadeira aí é mamão com acúcar hein! Quero ver meter a Dremel no trocador e partir ele no meio sem saber como juntar depois rsrs foi tenso, levei 1 mês pra bolar um jeito de fixar o troço! No meu caso não tinha jeito passador pro Alfine tem só um modelo...

Para os senhores:

http://www.ebay.com/itm/SRAM-APEX-1-Machanical-1x11-Speed-DoubleTap-Shifter-Levers-Set-/142437454566?hash=item2129ef12e6:g:rcAAAOSwgv5ZXkey" rel="nofollow - http://www.ebay.com/itm/SRAM-APEX-1-Machanical-1x11-Speed-DoubleTap-Shifter-Levers-Set-/142437454566?hash=item2129ef12e6:g:rcAAAOSwgv5ZXkey

Em tempo, achei um par de STI pro Alfine, rapaz, outro mundo... Melhor que isso só se eu conseguir garimpar um Di2 hehe

Thelittle a bike ta massa hein!!!


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=]


Enviado por: ernestomez
Data: 01 Set 2017 as 11:32
Meu grupo é 24v, sem nenhum plano de fazer up pra qualquer coisa mais nova, entao iSpec ta fora de cogitaçao.

E STI também fora de cogitaçao porque nao seria compativel com meu BB7 Mtn 

O esquema do Dremel deu certo! Mas como disse, nao dá pra chegar bem no centro.

TheLittle, esse suporte aí é um de GoPro?


Enviado por: TheLittle
Data: 01 Set 2017 as 11:39
Originalmente Postado por ernestomez ernestomez Escreveu:


TheLittle, esse suporte aí é um de GoPro?

é, eu cortei as 3 "orelhas" e a base ficou plana, bastou fazer um furo no meio e passar o parafuso do ispec


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Santacruz Nomad 3 CC
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Enviado por: TheLittle
Data: 01 Set 2017 as 15:02
que doideira, acabei de achar por acaso um produto que é a mesma coisa da gambiarra que eu fiz lkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

a diferença é que economizei 35 dólares pois a peça da gopro custa miseros 1.50 dólar.


http://www.jensonusa.com/Paul-Component-Engineering-Shifter-Mount/?utm_source=FRGL&utm_medium=organic" rel="nofollow - http://www.jensonusa.com/Paul-Component-Engineering-Shifter-Mount/?utm_source=FRGL&utm_medium=organic

"it lets you mount any SRAM under-bar trigger shifter to a 31.8 drop bar."


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Enviado por: joao.feijo
Data: 06 Out 2017 as 15:20
seu bb5 é road ou mtb ? quero fazer uns testes mas isso é crucial para mim. O passador consigo adaptar para testes mas se a puxada do freio não der certo vou perder meu tempo e dinheiro


Enviado por: TheLittle
Data: 06 Out 2017 as 15:41
Originalmente Postado por joao.feijo joao.feijo Escreveu:

seu bb5 é road ou mtb ? quero fazer uns testes mas isso é crucial para mim. O passador consigo adaptar para testes mas se a puxada do freio não der certo vou perder meu tempo e dinheiro

acredito ser MTB. comprei no mercado livre.

funcionou certinho com o manete tektro.

não sei como funciona com um STI pois nunca usei essa combinação.


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Enviado por: joao.feijo
Data: 06 Out 2017 as 15:44
Parece que existe um guidao dropbar mais fino que dá para adaptar. Caloi 10 velha seria assim. Gostaria de fazer isso na minha tbm em um shifter xt 10V mas que não é ispec


Enviado por: joao.feijo
Data: 06 Out 2017 as 15:49
Essa resposta me animou muuuiiitooo


Enviado por: Jagwire
Data: 06 Out 2017 as 16:23
Se usar guidão drop (e mesa) 25.4mm é possível instalar passadores MTB: basta lixar um pouco o passador e mandar ver na vaselina kkkk
Dá pra chegar o passador bem pro centro do guidão, pois não tem a parte gorda 31.8mm

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strava.com/athletes/6410495


Enviado por: joao.feijo
Data: 06 Out 2017 as 16:31
https://pt.aliexpress.com/item/Handlebar-Fixed-Gear-Aluminum-Alloy-MTB-Bicycle-Parts-Mountain-Bike-Manillar-Bicicleta-Volante-Puxadores-Guidao-Manillar/32283431162.html%20" rel="nofollow - https://pt.aliexpress.com/item/Handlebar-Fixed-Gear-Aluminum-Alloy-MTB-Bicycle-Parts-Mountain-Bike-Manillar-Bicicleta-Volante-Puxadores-Guidao-Manillar/32283431162.html


Enviado por: joao.feijo
Data: 06 Out 2017 as 16:46
Originalmente Postado por Jagwire Jagwire Escreveu:

Se usar guidão drop (e mesa) 25.4mm é possível instalar passadores MTB: basta lixar um pouco o passador e mandar ver na vaselina kkkk
Dá pra chegar o passador bem pro centro do guidão, pois não tem a parte gorda 31.8mm
É que dá muita dó lixar um passador xt seminovo. Tinha que arrumar um dropbar emprestado para testar

ai só teria que comprar os manetes de freio e aproveitar o resto.

Segunda posto fotos.


Enviado por: TheLittle
Data: 06 Out 2017 as 16:47
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-812664784-par-de-freio-a-disco-mecnico-avid-bb5-dianteiro-_JM%20" rel="nofollow - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-812664784-par-de-freio-a-disco-mecnico-avid-bb5-dianteiro-_JM

este foi o freio que comprei.


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Enviado por: joao.feijo
Data: 09 Out 2017 as 11:40
Quanto ao STI parace que tem a mesma puxada que o Tektro, se funcionou neles funcionaria em um sti.
Para mim o ideal seria comprar um STI 10V tiagra ou 105 e um cabio traseiro de 9v que é compatível, assim não precisaria adaptar nada.
Mas a brincadeira não ficaria barata e tenho medo de não gostar do STI em minha bike.
Custo aproximado : Guidao drop - 80 , cambio 120, sti 10v usado - 500 - total 700 Temers. Gastar isso e não me acostumar vai me dar muita raiva, mas achar isso emprestado é semi impossível.

A alternativa seria : Manete Speed vagaba - 50, Guidão 22mm -80 - total 130, porém arriscando destruir meu passador xt.



Enviado por: TheLittle
Data: 13 Out 2017 as 10:43
foi exatamente o que eu pensei na montagem da minha, consegui guidão e manetes usados por um preço baixo, o resto já tinha. Aí o "teste" não ficou caro.



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Enviado por: joao.feijo
Data: 18 Out 2017 as 14:49
Estou quase comprando uma speed inteira para testar e depois vender conforme for o meu gosto.
Estou ainda devendo as fotos :(


Enviado por: Vinícius Marçal
Data: 18 Jan 2021 as 16:52



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