Imprimir página | Fechar Janela

Mudando para garfo rigido

De:: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do fórum: Fórum Principal
Descrição:: Debate de assuntos gerais, independentes de modalidade.
URL:: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=88302
Data:: 08 Ago 2020 as 07:01
Versão do Software: Web Wiz Forums 11.06 - http://www.webwizforums.com

Tópico: Mudando para garfo rigido
Enviado por: cezarstark
Assunto: Mudando para garfo rigido
Data: 21 Set 2016 as 14:30
boa tarde galera, tenho uma gonew endophine 6.3 e estou pensando em trocar a atual suspensao dela que é uma sr suntour xcr 32 por um garfo da Mosso, esse:

Minha duvida é se ele vai ser compativel com o quadro.

Ah, e vou comprar pelo Aliexpress, o que achao?

Vai sair por 250+- com taxa, metade do preço do que na loja fisica aqui perto.

Respostas:
Enviado por: 43679
Data: 21 Set 2016 as 14:45
Em primeiro lugar seja bemvindo ao mundo dos hardcore users
Um adendo,de cada 10 pilotos que testao garfos rigidos em MTB,mas mtb mesmo,nao bikes de cidade,9 voltao a usar suspensoes...

Garfo rigido é pra piloto de XC hardcore,ou minimalista
Se a sua é usada so em cidade e passeios em sitio plano,ignore o aviso ai de cima

Este é o Mosso M3,tente pegar o Mosso M5,q a fabrica Taiwanesa nen fabrica mais o M3 ,tem Mosso m5 no ML por 315R$ +frete,de um vendedor aqui do Parana,Ponta Grossa,mais barato vosmece nao vai achar,so usado

O M3 tem 435mm de altura e rake de 40mm(fit for 26er),o M5 tem 445mm e 42mm de altura(fit for 27.5 e algumas 29er)
Sim,ele é pe totalmente compativel com seu quadro
Estes garfos da Mosso sao um show a parte,dispensao apresentaçoes.
Se quiser fotos e fotos,pesquise aqui mesmo no forum.
Eu ja tive 2,o MD2 e o M3,como nao consegui o M3 Pro(o unico fit for 29er)eu acabei de compra um simples feito em Sao Bernardo do Campo,com 470mm de altura,torcendo todos os dedos da mao pra vir com soldas gabaritadas corretas,ja estes Mosso,dispensao apresentaçoes...

Data: 21 Set 2016 as 14:58
Originalmente Postado por Devair Devair Escreveu:

Em primeiro lugar seja bemvindo ao mundo dos hardcore users
Um adendo,de cada 10 pilotos que testao garfos rigidos em MTB,mas mtb mesmo,nao bikes de cidade,9 voltao a usar suspensoes...

Garfo rigido é pra piloto de XC hardcore,ou minimalista
Se a sua é usada so em cidade e passeios em sitio plano,ignore o aviso ai de cima

Este é o Mosso M3,tente pegar o Mosso M5,q a fabrica Taiwanesa nen fabrica mais o M3 ,tem Mosso m5 no ML por 315R$ +frete,de um vendedor aqui do Parana,Ponta Grossa,mais barato vosmece nao vai achar,so usado

O M3 tem 435mm de altura e rake de 40mm(fit for 26er),o M5 tem 445mm e 42mm de altura(fit for 27.5 e algumas 29er)
Sim,ele é pe totalmente compativel com seu quadro
Estes garfos da Mosso sao um show a parte,dispensao apresentaçoes.
Se quiser fotos e fotos,pesquise aqui mesmo no forum.
Eu ja tive 2,o MD2 e o M3,como nao consegui o M3 Pro(o unico fit for 29er)eu acabei de compra um simples feito em Sao Bernardo do Campo,com 470mm de altura,torcendo todos os dedos da mao pra vir com soldas gabaritadas corretas,ja estes Mosso,dispensao apresentaçoes...

Bom, uso mais na estrada, já que o resto dos componentes nao permite uma trilha. eventualmente pego uns estradoes, nao mais que isso. vou dar uma pesquisada nesse m5. obrigado.

edit: bom,no link o vendedor diz ser o m5
http://pt.aliexpress.com/item/14-MOSSO-FK-M5-7005-al-alloy-better-than-java-fork-pure-Disc-MTB-fork-ultralight/2048665058.html?spm=2114.16010208.99999999.263.B78LL5

Enviado por: Bol Gola
Data: 21 Set 2016 as 19:08
Meça a distância do eixo da roda até a base da caixa de direção, tire 20mm e saberá o comprimento do garfo rígido que vai comprar. Se for 29", escolha com um offset (rake) maior Wink

-------------
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7

Enviado por: Yang
Data: 21 Set 2016 as 19:26
MTB com garfo rígido faz a alegria dos ortopedistas.

Tem de ter condicionamento físico, pernas e braços, por isso quem puder malhar em casa ou academia, melhor.

Não é aquela moleza de sentar e só levantar do selim quando descer da bike. Tem de saber pilotar, prestar atenção no terreno, escolher o melhor traçado para evitar raízes enormes e buracos profundos.

Que alegria quando encontramos um espaço plano de terra de 1 palmo de largura ao lado de uma raiz com 30 cm de altura quando estamos com garfo rígido.

Data: 21 Set 2016 as 20:46
Originalmente Postado por Bol Gola Bol Gola Escreveu:

Meça a distância do eixo da roda até a base da caixa de direção, tire 20mm e saberá o comprimento do garfo rígido que vai comprar. Se for 29", escolha com um offset (rake) maior Wink

Deu 52cm, menos os 2cm vai ficar 50...

Segundo a imagem dele:
https://ae01.alicdn.com/kf/HTB1iFdgGpXXXXa5XFXXq6xXFXXXi/202404718/HTB1iFdgGpXXXXa5XFXXq6xXFXXXi.jpg?size=30604&height=538&width=232&hash=15635daee0cc2955a37055ccc7a1aa64

Ela tem 40,5 menos aquela partezinha.. Creio que tenha 5cm..

Vai ficar boa?

Lembrando, o que acham de comprar pelo aliexpress? Ou todos do mercado livre compra lá também?

Data: 21 Set 2016 as 21:25
:)

Data: 21 Set 2016 as 22:08

No mercado nacional so existem 2 garfos 29er :
O Mosso M3 PRO,o MOB El tenedor 29
O primeiro nunca achei pra vende que nao fosse usado,o segundo,é so sob encomenda ou usado.

Se seu quadro for 17pol pode pegar o Mosso M5,se for 19pol esqueça,vai baixar muito a frente,se for 20 ou 21,sera uma suicidal bike.]

Cuidado com o ALi,se for muito barato,vai si fu.
Faz o seguinte,ve o preço dele em dolar no Ebay ou loja online europa ou eua,ai ve o preço no Ali(com frete,cuidado q tem anuncios que dize pedido minimo 5,10 ou ate 50 peças),depois os comentarios.

E arisca um zoio,meu amigo foi em uns Avid BB5 e vierao falsos
Porem,ele foi no mais baratao,65R$(sim,reais)com frete para um par de AVid BB5?fala serio.

No ali está por 190 e no Ebay 215, está na média.. olhei nos detalhes e me pareceu identicos, se um for falso o outro é tambem LOL

Meu quadro é 17, posso arriscar?

Enviado por: raulino
Data: 21 Set 2016 as 22:10
Devair fala serio... pq o M5 não serve?? viagem sua mano

-------------
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport

Data: 21 Set 2016 as 22:13
cezar... qq importado vc tem que contabilizar o imposto de pelo menos 60% sobre preço + frete... se não cobrar sorte sua, mas se cobrar tem q estar preparado...

-------------

Data: 21 Set 2016 as 22:16
Originalmente Postado por raulino raulino Escreveu:

cezar... qq importado vc tem que contabilizar o imposto de pelo menos 60% sobre preço + frete... se não cobrar sorte sua, mas se cobrar tem q estar preparado...

Sei, ele vai ser tributado, disso eu sei, e outros compradores disseram que foi na media de 60 reais.. mesmo que seja em 100% vai sair mais vantajoso do que na loja fisica.

Data: 22 Set 2016 as 00:42

Blz.

Data: 22 Set 2016 as 00:44
Ignore este comentario meu.

[/QUOTE]

Data: 22 Set 2016 as 00:46
Ignore o comentario ou informaçao minha que foi dado quote.
Finge que nunca leu.

Data: 22 Set 2016 as 06:52

Ele disse que não serve para quadros acima de 17".

Ele está certo.

Esses chineses deveriam fazer o M5 de 29" com um tamanho próprio para uma bike 29" ou seja, com pelo menos 470mm de distancia do eixo até a coroa.

De fato por aqui infelizmente só tem - na teoria, na pratica quase nunca encontramos - o M3 PRO e o MOB como garfos rígidos específicos para as 29". Nos EUA encontra-se um garfo desse em cada esquina além dos ótimos Niner.

Quando você precisar frear violentamente numa descida utilizando um M5 com quadro tamanho 20 ou quando fizer uma curva mais fechada vai se lembrar do Devair. LOL

Enviado por: Eduardo Gama
Data: 22 Set 2016 as 07:27
Também troquei minha suspensão por um garfo rígido, mão ao invés do Mosso, que achei muito baixo, coloquei um Fib que era um pouco mais alto. Na cidade não mudou muita coisa, mas se for pegar uma trilha um pouco mais complicada o pedal fica bem mais emocionante.

Data: 22 Set 2016 as 07:51
Originalmente Postado por Eduardo Gama Eduardo Gama Escreveu:

Também troquei minha suspensão por um garfo rígido, mão ao invés do Mosso, que achei muito baixo, coloquei um Fib que era um pouco mais alto. Na cidade não mudou muita coisa, mas se for pegar uma trilha um pouco mais complicada o pedal fica bem mais emocionante.

O quew voce achou do acabamento do FIB? As soldas...  Acha ele confiável com essas canelinhas finas? Está com ótimo preço, eu vi.

Data: 22 Set 2016 as 09:10
E agora? Apareceu esse fib aí também, vai me custar 200 já com frete é o nosso por 250 já com taxa. Qual vocês me recomenda?

Data: 22 Set 2016 as 19:07
cezar... quando eu tomei uma decisão como essa, levei em conta o material, o peso, o projeto, e o mais importante: a experiência e os relatos dos foristas

as dimensões são muito importantes, mas pelo menos pessoalmente não acho que seja o critério mais decisivo... apesar que admito que se fosse fazer de novo usaria um m5 ao invés do md5 pra uma 26, pra 29 você precisa avaliar...

-------------

Data: 22 Set 2016 as 19:20
Originalmente Postado por Yang Yang Escreveu:

Ele disse que não serve para quadros acima de 17".

Ele está certo.

Esses chineses deveriam fazer o M5 de 29" com um tamanho próprio para uma bike 29" ou seja, com pelo menos 470mm de distancia do eixo até a coroa.

De fato por aqui infelizmente só tem - na teoria, na pratica quase nunca encontramos - o M3 PRO e o MOB como garfos rígidos específicos para as 29". Nos EUA encontra-se um garfo desse em cada esquina além dos ótimos Niner.

Quando você precisar frear violentamente numa descida utilizando um M5 com quadro tamanho 20 ou quando fizer uma curva mais fechada vai se lembrar do Devair. LOL

oi yang... eu tenho um ponto de vista diferente, essa diferença na prática não é de 30mm, deve ser de 10mm se na suposta suspa de 470mm você não estiver considerando a redução do sag de normalmente 20mm... ou está?

ai estes 10mm que sobram representam o que no ângulo de direção? 0,5°? lembo que meu md5 "trabalhava" tanto nos buracos (de rígido ele só tem o nome, no pedal se movimenta ao absorver energia dos impactos) que devia variar +/- 0,5°

quanto a altura do guidão... não há almoço grátis... há que se compensar na mesa e com espaçadores... ou não?

-------------

Data: 22 Set 2016 as 20:58
Tô tentando acompanhar mas está difícil.. Falaram de tanta técnica que não sei em qual eu vou.

1. Em qual deles eu vou? Mosso do aliexpress ou fib do ML?

Enviado por: misera
Data: 22 Set 2016 as 21:28
Se vc ainda está indeciso peça para que te expliquem o porque de usar ou não tal coisa e avalie se faz sentido ou não.
Existe fabricante que proibe garfos 470mm em suas bikes alegando que forca o quadro e quebra. (soulcraft bikes , até onde eu sei só eles )
Outros que se considera que não seria bom as vezes pode ser , http://twentynineinches.com/on-one-race-rigid-fork-first-impressions/ esse da materia tem 450 com 38mm de offset , na opinião do kra a bike ficou violenta pra xc racing.
Vai depender do seu uso.
O que eu uso tem 450 com um offset pequeno tbm , parece um garfo de bmx , montei pra uso exclusivamente no asfalto e pra isso ficou ótimo.
Apesar do bb drop cair um pouco nada que prejudique nas curvas nem nas freadas e meu quadro é 19.

Data: 22 Set 2016 as 21:52
Vai no Mosso M3,pois seu quadro é 26.
Quer ver como fica um garfo FIB 29 445mm/45mm rake em um quadro 18 26?

Data: 22 Set 2016 as 21:55
Se o Mosso M5 for pra 29er,coisa que nao é,ficara assim...
Cade os dados sobre o Mosso M5?
Diz o rake do Mosso M5 ai Raulino.

Tem 2 topicos;
"vamos falar de garfo rigido"
"garfo rigido Mosso é confiavel?"
Sempre dizem pra nao responder topicos que ja existem
Qto a tecnica de pilotagem tem videos e videos noTube,qq coisa dita aqui seria infinitamente inferior as imagens la.

Data: 22 Set 2016 as 22:16

Vai no Mosso M3,pois seu quadro é 26.
Quer ver como fica um garfo FIB 29 445mm/45mm rake em um quadro 18 26?

Eita bixiga , essa ai ficou esquisita mesmo.

Data: 22 Set 2016 as 22:21
Mais a endorphine 6.3 nao é 29 ?

Data: 22 Set 2016 as 22:38
Ai as medidas do m5

Brand: MOSSO
Brake Type : Disc Brake
•Condition: Brand new
•Color: Black
•Steerer: 1-1/8" (28.6mm)
Crown Race: 45mm
•Tube Length: 26cm
•Axle to Crown Length: 44.5cm
•Offset:33mm
•Aluminium 7005 Triple Butted
•Design: 29" MTB
•Weight: Approx 790g

Data: 23 Set 2016 as 00:04
Originalmente Postado por cezarstark cezarstark Escreveu:

(...) qual deles eu vou? Mosso do aliexpress ou fib do ML?

cezar... fib nunca usei então não opino... eu gosto do mosso pq já usei e no seu lugar pra uma gonew 6.3 eu compraria o M5 por estes motivos abaixo...

Originalmente Postado por misera misera Escreveu:

Ai as medidas do m5

Brand: MOSSO
Brake Type : Disc Brake
(...)
•Steerer: 1-1/8" (28.6mm)
(...)
•Aluminium 7005 Triple Butted
•Design: 29" MTB
•Weight: Approx 790g

obrigado misera pelas infos

(...) Diz o rake do Mosso M5 ai (...)

boa noite devair... tenho um ponto de vista diferente sobre esta questão das medidas... basicamente eu não sei o rake e nem quero saber, pois penso que pra amadores como eu e o cezar isso não é parametro de decisão, simplesmente porque não podemos nos dar ao luxo de entrar na loja do bairro e escolher, temos poucas opções a custo razoável, infelizmente... e se um fabricante que eu já usei e confio indica seu produto para 29, como posso duvidar sem argumentos claros?

edit:

-------------

Data: 23 Set 2016 as 03:26
Eu nao estou certo,mas 33mm de off set pro M5 é inimaginavel.
offset e rake sao a mesma coisa
Pra vc ter uma ideia,o da foto é o FIB 29,vendido no ML
Nao é um garfo ruin,porem falto zelo na gabaritagem,eeste tem o IS mount torto,e muito,mas como sou foda,consegui por a pinça,nao sem uma gambi da porra.

Tanto entendi seu ponto de vista que este FIB é o 5 garfo rigido,e o 6 esta entre SP e Parana,chega terça ou quarta
Lista ai:
Mosso MD2 (em quadro 26,da foto)
GTS M1 rigid fork 29(usado no quadro 26)
Mosso M3 (usado no quadro 26)
FIB 445mm (usado no 26 e no 29)
FIB 480mm x 62mm de rake(usado quadro 29,viro uma Harley de comprida)
Azonic T29 a caminho
Ate aqui,pelo anuncio tem 470mm A-C.

Listei?
Suspas 26:
RST GIla 100mm
RockShox XC28 100mm
Suspas 29 usadas no quadro 26 da foto:
Suntour XCM 80mm 29
Suntour XCR air 100mm 29
Suspa usadas no quadro 29:
Suntour XCR 29 100mm
RST Omega 29 80mm(emprestada de um amigo)

Isto em 6 anos.
O que acertei?O que errei?
So a RockShox XC28 me deixou saudade realmente,e logico,os 2 Mosso,fora de serie.
SE SE SE SE eu fosse,rico,o primeiro da lista seria um Voodoo Zombie 500,e nao tinha comprado um quadro 26 pra gambi hibirda,e sim,um 29er,isto em 2011.
Mas?Valeu a pena?
Tudo vale a pena se a alma nao é pequena.

Data: 23 Set 2016 as 03:42
Ah sim,eu pedi o rake no outro topico,e nen do M3 Pro forao capaz de passar
A gente ajuda comforme pode,por isto disse,pode ir no Mosso M3 que pelo menos eu SEU tive um e sei que fica otimo em bike 26,so que tem 435mm de altura,eu medi umas 25 vezes qdo tinha...
So reitero,se teu quadro for grande,pode ficar baixo mesmo.O meu é 18,o MD2 ficava baixo,o M3 ficava bom.
E SE o garfo da Azonic vier gabaritado correto,nao espero soldas iguais do Mosso que na foto no ML ja mostra uma solda mais simples,iguais as do FIB,mas espero zelo no gabarito,pretendo fazer um video-review sobre ele,afinal,sera o primeiro "fit for 29er" mesmo,com o padrao Niner(q inventarao a tal 29er),q é 468mm de altura X 45mm rake

Torcendo pra vier tudo certo.

Data: 23 Set 2016 as 03:51

FIB 480mm (foto noturna Lumia 640DTV)

Data: 23 Set 2016 as 03:54
FIB 445 mm + quadro HighOne Victory 29er tam 16pol

Data: 23 Set 2016 as 03:57
A branca é "sobra",o cambio traseiro escangalhou,nao vou compra um novo,vou vender as rodas e quadro.

Data: 23 Set 2016 as 04:00
Da pra nota pela casa que to bem longe de ser rico.
Vai de Mosso M3 ou M5 no ali,so tem o tempo de espera.
Posiçao de pilotagem com garfo rigido?

Ai mano,fu,,,primeiro vc deve passar pela aula de pilotagem em suspa,tem varios videos no Tube,ai so depois pra entender a diferença
De cada 10 mtbrs,9 voltao pra suspa
So os fortes sobrevivem.

Data: 23 Set 2016 as 06:25
Bom Devair , pode parecer pouco mais é a info que tem em varios anuncios
Até em russo http://forum.velomania.ru/showthread.php?t=274518
http://mercatino.mtb-forum.it/p-394641-Forcella-rigida-Mosso-M5

A proposito , a high one ficou bem bacana.

Data: 23 Set 2016 as 06:45
Mais eu não entendi porque vc ta dizendo "fica bom em quadro 26" , a bike dele e uma endorphine 6.3 , ela não e 29 ?

Data: 23 Set 2016 as 07:04
Originalmente Postado por misera misera Escreveu:

Se vc ainda está indeciso peça para que te expliquem o porque de usar ou não tal coisa e avalie se faz sentido ou não.
Existe fabricante que proibe garfos 470mm em suas bikes alegando que forca o quadro e quebra. (soulcraft bikes , até onde eu sei só eles )
Outros que se considera que não seria bom as vezes pode ser , http://twentynineinches.com/on-one-race-rigid-fork-first-impressions/ esse da materia tem 450 com 38mm de offset , na opinião do kra a bike ficou violenta pra xc racing.
Vai depender do seu uso.
O que eu uso tem 450 com um offset pequeno tbm , parece um garfo de bmx , montei pra uso exclusivamente no asfalto e pra isso ficou ótimo.
Apesar do bb drop cair um pouco nada que prejudique nas curvas nem nas freadas e meu quadro é 19.

Eu pensei que só quadros fuleiros se quebravam por conta de garfos longos, mas não é bem assim. Seria o "efeito alavanca" ao contrário, na parte de baixo da caixa de direção do quadro.

Tem gente que coloca até 10 espaçadores de 10mm abaixo da mesa e acima da caixa de direção, fato que favorece em muito a quebra ou trinca do quadro, condenando ele.

Eu descobri que tem um garfo FIB de 480mm, encontrei no Mercado Livre, mas está em falta. O tal M3 PRO Mosso também sumiu. Eu estou sem grana para importar coisa boa, tipo um Niner por isso acho que vou adiar o projeto de substituir minha suspensão na 29" por um garfo rígido por dois motivos:

1) O M5 Mosso é em Al. 7005, duro demais. Se ainda fosse o 6061. Ele ficando mais baixo por conta do tamanho vai tornar ainda mais desconfortável - para mim - a pedalada. A bike fica bonita, com um visual mais racing, vai ficar mais leve, mas menos ergonômica para mim.

2) O garfo FIB apresenta duas desvantagens: ter de colocar adaptador para o meu freio e ter espiga de aço, que enferruja e precisa de manutenção. Além do mais os que eu vi na net tinham um acabamento de solda muito mal feito. Bom, podem ser lotes além do mais o ideal é ver o produto em mãos.

Então vou esperar um pouco mais, anunciei umas coisas no ML e quem sabe com sorte e com $$$ eu encontro algum Java ou Vicini por bom preço na internet, muita gente compra garfo rígido e não se adapta e vende mais em conta para se livrar dele.

===================================================================

Enquanto alguns vêem o número 6 outro vêem o número 9. Até aí tudo bem.

O que dizer no entanto daqueles que ao verem a cena abaixo, insistem que estão vendo o número 4?

Data: 23 Set 2016 as 07:22
Bom , é apenas um fabricante que se manifestou e é um fabricante americano pequeno que faz quadros a mão.

'Note: For 2010 we no longer offer 29r suspension adjusted rigid forks, nor will we allow them to be used on any new 29r frames we build. Doing so will void the warranty on the front triangle of your frame. We’ve come to the conclusion after nine years of testing and customer feedback that these longer forks have serious engineering shortcomings due to their length. There are several brands of after market suspension adjusted 29r forks currently available; some are hand made steel, others are off-shore carbon. No matter the brand or material, we are not convinced that 29r suspension adjusted forks will have acceptable durability under hard usage due to their extreme length. The currently available blades and forks seem to simply be longer versions of 26” forks without any thought given to the higher loads placed on them. Frame and forks are supposed to work as a unit, with one complementing the other. If we build these forks so they have a somewhat supple ride, they will fail over time. Build them to last, and they will put too much stress on the frame which may cause premature failure'

The frame builder suggested - 29er non-suspension adjusted - 432mm axle to crown, offset depends on frame

*Source: Soulcraft site

Data: 23 Set 2016 as 07:31
Com certeza a frente mais baixa e com garfo durao fica osso mesmo , por isso eu montei a minha rigida 29 , antes eu usava uma rigida 26 mais achava a frente muito baixa e isso me incomodava.
Consegui um quadro 29 por um preco justo e como elas são naturalmente mais altas pra esse uso funcionou bem , a 29 com o garfo rigido 450mm ficou com a frente 1 cm mais alta que minha 26 com suspensao de 120 isso usando uma mesa com menos angulo que a da 26.
Então pra mim funcionou ficou com uma altura boa e ágil , mais isso é lógico que cada um é diferente e tem que olhar as medidas pra deixar no seu gosto.

Data: 23 Set 2016 as 07:40
Eu vi esse garfo "java" no aliexpress por 300reais, ele é mais confiável? Pois pelo que vi ele é alumínio por dentro e carbono por fora

Data: 23 Set 2016 as 08:12

Data: 23 Set 2016 as 09:06

430 mm!!! Esse garfo é o de 26" ou o de 29" ? Confused Confused Confused

Enviado por: Atilamg
Data: 23 Set 2016 as 13:23

Estou comprando um garfo rígido no Aliexpress também, o que comprei é esse da foto acima.

Data: 23 Set 2016 as 13:25
Para 26".

-------------
2012 - KHS Alite 1000
2015 - Trek X Caliber 7

Data: 23 Set 2016 as 13:31
Então, no caso o vendedor passa essas medidas:

Centre of axle to top of crown distance: 29"=495mm ; 27.5"=465mm ; 26"=435mm ;

Eu comprei o 29"

Data: 23 Set 2016 as 13:37
Originalmente Postado por Atilamg Atilamg Escreveu:

Eu comprei o 29"

Cara que medições mais horríveis que esse vendedor passou em.. Não deu pra entender nada, mas conforme aquele java, em vez de 43 o seu teu quanto? Pode passar o link?

Data: 23 Set 2016 as 13:45

Eu comprei o 29"

Cara que medições mais horríveis que esse vendedor passou em.. Não deu pra entender nada, mas conforme aquele java, em vez de 43 o seu teu quanto? Pode passar o link?

O link da loja que comprei é esse:

https://pt.aliexpress.com/item/Cheap-JAVA-Good-fertile-mountain-bike-front-fork-carbon-fiber-29-27-5-26-semi-rigid/32672064343.html?spm=2114.13010608.0.67.p4NTBW

E sim, ele passou medidas horríveis. Olha, especulei bastante o vendedor antes de comprar e acredito que a medida de axle to crown seja de 49,5 cm.

Enviado por: newhouse
Data: 23 Set 2016 as 14:18
Eu tenho 2 fibs e um Mosso, todos 26 e em uso urbano. A frente fica baixa mesmo, porem a espiga do mosso é maior que os modelos da Fib, então dá pra compensar alguma coisa com espaçadores (se isso não te incomodar). Se não me engano, são 265mm de espiga.

O Fib eu já quebrei a espiga de um deles, mas foi numa subida que eu não tinha marcha e forcei demais, acho que foi culpa minha mesmo. O segundo tá comigo a anos, não tive problemas com ele. A maior diferença é que o Mosso é mais leve e muito bem acabado, tenho ele há um ano, mas parece que aguenta muita porrada. O Fib é bem acabado e resistente, tem ótimo custo x beneficio. Se vc vai rodar só no asfalto, o Fib dá conta, se for partir pra trilhas o mosso é mais indicado.

Data: 23 Set 2016 as 14:29
Originalmente Postado por newhouse newhouse Escreveu:

Eu tenho 2 fibs e um Mosso, todos 26 e em uso urbano. A frente fica baixa mesmo, porem a espiga do mosso é maior que os modelos da Fib, então dá pra compensar alguma coisa com espaçadores (se isso não te incomodar). Se não me engano, são 265mm de espiga.

O Fib eu já quebrei a espiga de um deles, mas foi numa subida que eu não tinha marcha e forcei demais, acho que foi culpa minha mesmo. O segundo tá comigo a anos, não tive problemas com ele. A maior diferença é que o Mosso é mais leve e muito bem acabado, tenho ele há um ano, mas parece que aguenta muita porrada. O Fib é bem acabado e resistente, tem ótimo custo x beneficio. Se vc vai rodar só no asfalto, o Fib dá conta, se for partir pra trilhas o mosso é mais indicado.
Espaçadores? Isso não é problema, já que uso 7,5 na minha, isso mesmo 7 e uma que é metade, estava com preguiça de esperar cortar o cano da suspa quando fui instalar ela LOLLOLLOL

Data: 23 Set 2016 as 14:33
Esse é o tipo de coisa que me deixa cismado de fazer trilha com garfo de alumínio...

Data: 23 Set 2016 as 14:36

Eu comprei o 29"

O link da loja que comprei é esse:

https://pt.aliexpress.com/item/Cheap-JAVA-Good-fertile-mountain-bike-front-fork-carbon-fiber-29-27-5-26-semi-rigid/32672064343.html?spm=2114.13010608.0.67.p4NTBW

E sim, ele passou medidas horríveis. Olha, especulei bastante o vendedor antes de comprar e acredito que a medida de axle to crown seja de 49,5 cm.
Xi cara.. Viu o que o brasileiro comentou? Pediu 29 e veio 26... E acredito, pois o pedido dele foi "red" e ao clicar em comprar e escolher "White 29" a "cor" escolhida é vermelho..

Perceba que escolhi o 29 e ele botou como "vermelho" igual ao que o brasileiro pediu...

Achei uma outra, mais cara, porém achei bem mais elabora no que se pode ver na descrição, medições sem enrolação, fotos da "oficina" é uma loja que faz apenas itens de carbono.

Link:http://s.aliexpress.com/uaeiEFji

Arrisco nessa ou vou na mosso mesmo? Já que meu uso é apenas para asfalto e raramente pego estradão.

Data: 23 Set 2016 as 15:15
Xi cara.. Viu o que o brasileiro comentou? Pediu 29 e veio 26... E acredito, pois o pedido dele foi "red" e ao clicar em comprar e escolher "White 29" a "cor" escolhida é vermelho..

Perceba que escolhi o 29 e ele botou como "vermelho" igual ao que o brasileiro pediu...

Achei uma outra, mais cara, porém achei bem mais elabora no que se pode ver na descrição, medições sem enrolação, fotos da "oficina" é uma loja que faz apenas itens de carbono.

Arrisco nessa ou vou na mosso mesmo? Já que meu uso é apenas para asfalto e raramente pego estradão.

[/QUOTE]

Eu observei isso das cores quando fui comprar e confirmei a cor com o vendedor, e quanto ao tamanho e tipo de caixa de direção que no meu caso é cônico eu tirei todas as minhas dúvidas antes de comprar, tenho tudo nas mensagens com ele, se chegar algo que não pedi eu "abro disputa" com ele na loja para conseguir o estorno.

Agora quanto a esse modelo eu dei uma olhada e confesso que me passou mais confiança!!! Aliás, coloquei na minha lista de deseja lá. A respeito de qual você escolher acredito que vai mais do bolso, se seu quadro é tapered, garfo cônico, pois essa imagem aí ele é cônico, e também se está disposto a esperar a encomenda da china e correr risco de ser taxado, eu comprei realmente mais para testar, não sei se vou curtir andar de full rígida, espera a opinião de mais alguém ai.

Data: 23 Set 2016 as 15:24
tapered? Conica? Que isso? Kkkkk

Pesquise e não consegui entender, a minha é uma endophinr 6.3 é compatível?

Data: 23 Set 2016 as 15:25

Citação de Perceba que escolhi o 29 e ele botou como "vermelho" igual ao que o brasileiro pediu...

Eu observei isso das cores quando fui comprar e confirmei a cor com o vendedor, e quanto ao tamanho e tipo de caixa de direção que no meu caso é cônico eu tirei todas as minhas dúvidas antes de comprar, tenho tudo nas mensagens com ele, se chegar algo que não pedi eu "abro disputa" com ele na loja para conseguir o estorno.

Agora quanto a esse modelo eu dei uma olhada e confesso que me passou mais confiança!!! Aliás, coloquei na minha lista de deseja lá. A respeito de qual você escolher acredito que vai mais do bolso, se seu quadro é tapered, garfo cônico, pois essa imagem aí ele é cônico, e também se está disposto a esperar a encomenda da china e correr risco de ser taxado, eu comprei realmente mais para testar, não sei se vou curtir andar de full rígida, espera a opinião de mais alguém ai.

Se não gostar esse garfo vende facil no Mercado Livre. Tem gente que vende o garfo rígido depois de fazer um único pedal de 50 Km, por que detesta logo de cara.

Espero que voce goste e faça bom proveito mas se quiser vender estou em Minas Gerais também - frete mais em conta - e posso ficar com ele, não importa a cor, não tenho essas exigências.

Enviado por: stefanl
Data: 23 Set 2016 as 15:31
Um pouco offtopic, mas como tem relação com AliExpress, vai uma dica que pode ajudar os colegas em relação a pagar menos por compras no AliExpress:

Muitos produtos tem desconto maior se comprado via App (celular) do que pelo website.
Contudo, navegar pelo celular é menos pratico.
O que eu faço, é colocar 2 ou 3 produtos iguais de vendedores diferentes no carrinho, navegando pelo PC no website, mas nunca fecho a compra pelo PC.
Quando vou comprar, abro o App, e os produtos ja estão no carrinho. Muitas vezes algum deles tem desconto adicional pelo APP, entao compro este, e removo os outros do carrinho.

Para um produto muito especifico tipo garfo rigido creio que nao irá mudar, mas para produtos mais populares com varios venderores oferecendo o mesmo produto, consigo com frequencia considerável preços melhores pelo App.

É é ate mais pratico, pois deixo o cartão salvo la no app e somente digito o codigo de segurança a cada compra.

Data: 23 Set 2016 as 15:37

tapered? Conica? Que isso? Kkkkk

Pesquise e não consegui entender, a minha é uma endophinr 6.3 é compatível?

Bom, aconselho dar uma pesquisa antes de comprar, até existem alguns adaptadores apesar de não aconselhar, pois algumas adaptações podem não dar certo. Vou colocar uma imagem aqui só pra ilustrar e você entender do que estou falando. E como você pode observar a partir da terceira imagem que é a tapered vemos que a parte de baixo da caixa de direção é menor do que a de cima, basicamente é isso.

Data: 23 Set 2016 as 15:40
Se não gostar esse garfo vende facil no Mercado Livre. Tem gente que vende o garfo rígido depois de fazer um único pedal de 50 Km, por que detesta logo de cara.

Espero que voce goste e faça bom proveito mas se quiser vender estou em Minas Gerais também - frete mais em conta - e posso ficar com ele, não importa a cor, não tenho essas exigências.
[/QUOTE]

Sim, a ideia é essa mesmo. Muito obrigado, estou até um pouco ansioso e espero curtir a experiência. E pode deixar que qualquer coisa se não curtir tentarei colocar a venda aqui no fórum.

Data: 23 Set 2016 as 15:55
Yang,sim,um garfo de 470mm de "pernas" fica mais "fragil" que um de 445mm de altura,é simples fisica,uma alavanca maior vai forçar mais ali no "pé" do rolamento,na base do quadro,lugar tipico de quebra de garfos rigidos simples,quem ja viu garfo de Barra circular quebrado sabe oque falo.
MAS qto?Se vc notar,29er tem este angulo diferente das 26 ou 27,o chamado offset do quadro é menor,o rake maior,isto resulta em um ponto pior que as 26,base pra alguns,inclusive eu,afirmar que sim,qto menor o garfo,menos estresse em 29er.
So que estes quadroes e garfos ja vem com esta parte mais forte,simples fisica,sabendo que a "alavancagem"sera maior,ja se preve mais material no ponto de maior estresse de alavanca.

Sabe porque o fabricante manda por um garfo baixo?Porque desenha seu quadro pra isto.Ja os nossos nao.
TODOS sem excessao,garfos de 450mm pra baixo em 29er eu vi na net aqui:
http://www.2016.handmadebicycleshow.com/
Um adendo,a ediçao de 2016 praticamente todos as bikes "subirao"seus gafros.Tenho toneladas de fotos das bikes de 2014,2015,todos com garfos rigidos CroMo extra baixo.

ja aqui so uma amostra de como eu to vendo o mercado dar uma movimentada:
http://www.focus-bikes.com/gb/en/bikes/2016/mountainbike-race/raven-29/raven-max-factory-29.html

Tem mais de 10 fabricantes na Europa oferecendo o que a Canondale ja fazia,uma versao "pronta" com rigido,e o que vejo?480mm de altura

E porque isto?Porque os independentes aumentarao seus garfos ?
Tapered,materiais mais forte,mercado,enfim

Como deixar uma 29er amigavel pra baixinhos:Garfo baixo,frente mais baixa
Mas nao espere descidas espetaculares.
Qual a altura padrao de garfos 29er? 468mm,medida da Niner.
Se pegar um garfo assim,quase nada muda na geometria,SALVO quadros desenhados pra garfo especifico(os independentes framebuilders)

Quem ta certo,quem ta errado?
29er é superior?
Sim,depende.Eu rumo ao correto,pelo menos,na Fisica,que é ogarfo 468mm.
So qdorodar com ele saberei se ele tbm deixou minha 29er amigavel pra baixinhos como o FIB 445mm deixou.

Data: 24 Set 2016 as 07:41
entao o meu é reta, vi um vídeo de como instalar e também o preço que está na média de R$ 120,00 é esse mesmo?
Uma foto do meu quadro, ele parece ser cônico, mas afina e fica do mesmo tamanho do topo:

Data: 24 Set 2016 as 21:03
Boa noite, hoje fui "ver" como ela ficaria com o garfo rígido..

Segundo o vendedor a Mosso M5 tem 40,5cm + uns 3 não contabilizado na imagem.. O que faz ela ter 43,5.

Bom, o que fiz foi descer a suspensão e usar a trava dela para travar ela em "funcionamento" o que me deixou com uma suspensão de 46cm contra os 43,5cm da Mosso, ficando assim:

Perceba pela imagem que uma a foto está com ela em seu curso normal e na outra com seu curso abaixado.. 

O que acharam? A geometria foi comprometida? Ficou feia?
Lembrando, ela vai ficar ainda 2,5cm menor..

Data: 26 Set 2016 as 08:04
up

Enviado por: Ramai
Data: 26 Set 2016 as 11:07

Boa noite, hoje fui "ver" como ela ficaria com o garfo rígido..

Segundo o vendedor a Mosso M5 tem 40,5cm + uns 3 não contabilizado na imagem.. O que faz ela ter 43,5.

Bom, o que fiz foi descer a suspensão e usar a trava dela para travar ela em "funcionamento" o que me deixou com uma suspensão de 46cm contra os 43,5cm da Mosso, ficando assim:

Perceba pela imagem que uma a foto está com ela em seu curso normal e na outra com seu curso abaixado.. 

O que acharam? A geometria foi comprometida? Ficou feia?
Lembrando, ela vai ficar ainda 2,5cm menor..

Amigo, fica ligado que aquele garfo cônico não serve na tua bike, ok?
A Endorphine parece ter headtube cônico, mas na verdade é reto! (tenho uma 7.3).

Quanto à geometria, creio que só ficará ruim para descidas mais punks. Se tu pegar uma descida punk e frear bruscamente, é capaz de voar por cima do guidão, pois a frente vai ficar bem baixa! hahaha LOL

-------------
Scott <3 -
Bikes e aviões

Data: 26 Set 2016 as 21:55
Cezar,poderia aguardar um pouco?Eu estou esperando um garfo que comprei chegar,se chegar ok,alinhado,o que eu espero sinceramente,eu passou as referencias pra vcs(aquei e no outro,o Vamos falar de garfo rigido).Creio que terça chega.
É este aqui>
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-796638423-garfo-29-rigido-aluminio-azonic-preto-alto-47cm-21cm-espig-_JM

É um garfo bem mais simples que o Mosso M5,ja vou frisar,bem mais simples,porem,promete ter o tamanho padrao fit for 29er.Como disse,tenho o FIB(a foto) e gosto muito,porem,soldas desalinhadas),e frente muito baixa,o centro (bb drop)fica comprometido.
Mas nao,pra min que tenho 1.61m,descer com ele é ate melhor que com a suspa,pois tenho visao total da frente,posso me mover mais na bike,ja uma pessoa mais alta sim,nao conseguira uma boa pilotagem,pois tera q forçar muito o corpo pra traz,esticar os braços,enfim,a ja falada Tecnica de pilotagem.
Vamos ver como sera com o 470mm.
O Mosso é sem detalhes,perfeito.

Data: 26 Set 2016 as 22:05

Cezar,poderia aguardar um pouco?Eu estou esperando um garfo que comprei chegar,se chegar ok,alinhado,o que eu espero sinceramente,eu passou as referencias pra vcs(aquei e no outro,o Vamos falar de garfo rigido).Creio que terça chega.
É este aqui>
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-796638423-garfo-29-rigido-aluminio-azonic-preto-alto-47cm-21cm-espig-_JM

É um garfo bem mais simples que o Mosso M5,ja vou frisar,bem mais simples,porem,promete ter o tamanho padrao fit for 29er.Como disse,tenho o FIB(a foto) e gosto muito,porem,soldas desalinhadas),e frente muito baixa,o centro (bb drop)fica comprometido.
Mas nao,pra min que tenho 1.61m,descer com ele é ate melhor que com a suspa,pois tenho visao total da frente,posso me mover mais na bike,ja uma pessoa mais alta sim,nao conseguira uma boa pilotagem,pois tera q forçar muito o corpo pra traz,esticar os braços,enfim,a ja falada Tecnica de pilotagem.
Vamos ver como sera com o 470mm.
O Mosso é sem detalhes,perfeito.

Vlw Devair, vou aguardar a sua resneha sobre o garfo.

Data: 26 Set 2016 as 22:27
Seria interessante se vc pretende fazer o review do garfo (caso ele preste) que vc pudesse fazer uma filmagem dessa mostrando a flexão do garfo sob frenagem.

https://www.youtube.com/watch?v=Ul1qppy63no

Data: 26 Set 2016 as 23:01
legal Devair... bom saber que há outras opções!! pessoalmente eu não compraria um fib, mas por outro lado o mosso subiu demais, esta bem caro... infelizmente opções melhores são o olho da cara aff

eu usava 45mm de espaçadores na minha 26 sem dó... cheguei a pedalar 120km num fds com ela assim

mesmo enquanto estava montando ela, no quadro "peculiar" tam. 19 da minha aluminum, tinha ajustado o bike fit e fiz pedais de até 70km de boa

-------------

Data: 26 Set 2016 as 23:59
bb drop é a altura do centro,mais baixo = mais estabilidade em curvas de baixa velo,mais alto,mais establidade em curva de alta.
Mas um bb drop muito baixo pode pegar no chao,ou coisas,enfim.
Na pratica,pra modalidades como XC ou CX,bb drop meio baixo é benefico,mas nao tanto.
Nao,nao tem como corrgir senao com a troca do garfo/suspa.
Mais ou menos como sabendo usar pode ser benefico.So tomar cuidado nas curvas,ai q entra,se for um pro em competiçao,nao pode sequer pedalar em curvas.Eu ja bati pedal em torrao de terra e afins,e nao pedalo tipo pro nao.
Acho que a altura deve ser a estipulada pelo fabricante na prancheta,neste caso,470mm pra garfos 29er,tanto que quero ver como sera o tal 470mm eixo coroa padrao.

Data: 27 Set 2016 as 00:46
saquei... então bb drop é o tal botton bracket drop, realmente falei merda... mas vc tem ideia de quanto vai mudar? eu ainda acho que é pouco...

na minha bike atual cada 20mm tiro na suspa esta medida cai 0,7mm...

então neste caso o mais importante pra evitar este problema seria controlar a distância do mov. central ao solo... ou não?

-------------

Data: 27 Set 2016 as 01:21
Se for igual ao FIB ele é uma pedra,sem stifness.Isto nao signfica muito,ou é indicio de nda,o Mosso M3 da ate medo,qdo passa em costeleta parece que vai quebra,mas nao.
Do garfo do video é um Surly de cromo,aço trabalha mesmo,é diferente,aluminio nao,no caso do Mosso,o aluminio é mais rigido ainda,o 7005 vs 6065 comum,porem,por ser um sanduiche de aluminios,ele trabalha em alguns pontos(o triple buttered sei la,parece tripla bunda)
Isto tbm nao quer dizer que um dure ou quebre mais facil,mas o mais usado mesmo é o 6065.É mais pesado,e mais duro,porem mais barato,porem mais facil de nao dar merda na usinagem,e tbm suporta mais fadiga de material...
Alias,qual aluminio é melhor nao é consenso nen entre as marcas mundiais.

Data: 27 Set 2016 as 01:49
Ah sim,tai o porque de todo,sem excessao,recomendar Max Disc 180mm na suspa...No caso de garfo rigido,eu mesmo nao tenho coragem de usar mais que o tradicional 160mm,pois sempre freio com os 2 manetes de forma igual.
Qto maior a alavanca,maior a fadiga.Ai alguns vao dizer,ta loco,entao nao pdoe ter freio?
Pode.Mas qto mais bruto na frenagem,ou seja,mete a bota,a fadiga de material vem mais cedo.
Sim,caso alguem nao saiba,garfos rigidos tem tempo de vida,ou seja,ciclos no material.Alias,todo material tem...

ja do bb drop,com o FIB e as rodas da foto no quadro 29er,as SPIN ,com os pneus 23mm,tbm da foto,o pedal pegava no pedevela,digo,pegava na lombada,editei aqui.O pedal pegava na lombada,tinha que para de pedala
Quadros 29 e 26 tem o mesmo bbdrop SE SE SE forem montados cada um respeitando a suspa que foi estipulada pra ele.
Porem,veja,a RST Omega 29er tem 495mm,se der final de curso
495mm - 80mm(suspas simples raramente atingem o maximo do curso) = 410mm
A atual Suntour XCR tem 515mm - 100mm de curso =415mm.
Logico,isto por milesimos de segundos,ai que ta,nao se calcula assim.
A minha roda com 495mm de altura(SAG)afunda em uso cerca de 50mm,entao,o maximo na estrada,por pouco s,sera de 460~450mm,em 80% do tempo,480mm.
O mesmo pode ser dito pra 26er.
Afeta com pilota,mas de forma nao linear,temlugares que um central mais baixo ajuda,temoutro que atrapalha.
Bikes speed tem central mais alto que bike de XC,as d cx ficao no meio
Bikes de DH tem central alto,pois afundao toda a bike,mudando drasticamente a geometria.
Alias,geometria significa medir a terra?
heueue
sim,tudo tem seu "perde de um lado,ganha do outro"
Qdo eu pus as rodas 700c no quadro,mesmo com o FIB 445mm(contra 475mm de uma suspa 26)o centro ficou mais alto,benefico pra ela,pra utilizaçao
Qdo eu pus o mesmo garfo no quadro 29,as mesmas rodas e pnues(35mm)o centro ficou mais baixo que qq 29er,mas na pratica,eu nao senti nada de perda

Depois desta biblia q digitei sabe o que deduzi?NAO MEXA com gambis...
Partindo pra um garfo com altura padrao NIner (afinal os cara inventarao esta merla,bem,lançarao no mercado)

Data: 27 Set 2016 as 02:01
Então Devair , minha cisma com o garfo de alumínio é essa , ciclo de vida que ninguem sabe qual é , e como vc bem deve saber o alumínio não costuma dar avisos como o aço , simplesmente se parte.
Como o garfo tbm recebe impacto de frente e não tem nada pra dar apoio e é um material bem rígido sabe como é...sempre me vem a mente algo parecido com fazer trilha com a t-type que atrás tbm nao tem suporte ( segunda barra ) pra dar resistência contra o impacto , e é complicado andar sem ter confiança no negocio , por isso so faço trilha de rígido se for cromo mesmo.
Gostaria de ver uns testes de paulera no rígido mais so acho video de nego andando sussegado , quando é paulera é cromo , ai fico nessa , vontade de fazer trilha de rígida pra relembrar os velhos tempos mais sem coragem de ser cobaia e garfo de cromo é muito caro pra mim.

Data: 27 Set 2016 as 09:25

Eu nao estou certo,mas 33mm de off set pro M5 é inimaginavel.
offset e rake sao a mesma coisa
Pra vc ter uma ideia,o da foto é o FIB 29,vendido no ML
Nao é um garfo ruin,porem falto zelo na gabaritagem,eeste tem o IS mount torto,e muito,mas como sou foda,consegui por a pinça,nao sem uma gambi da porra.

Tanto entendi seu ponto de vista que este FIB é o 5 garfo rigido,e o 6 esta entre SP e Parana,chega terça ou quarta
Lista ai:
Mosso MD2 (em quadro 26,da foto)
GTS M1 rigid fork 29(usado no quadro 26)
Mosso M3 (usado no quadro 26)
FIB 445mm (usado no 26 e no 29)
FIB 480mm x 62mm de rake(usado quadro 29,viro uma Harley de comprida)
Azonic T29 a caminho
Ate aqui,pelo anuncio tem 470mm A-C.

Listei?
Suspas 26:
RST GIla 100mm
RockShox XC28 100mm
Suspas 29 usadas no quadro 26 da foto:
Suntour XCM 80mm 29
Suntour XCR air 100mm 29
Suspa usadas no quadro 29:
Suntour XCR 29 100mm
RST Omega 29 80mm(emprestada de um amigo)

Isto em 6 anos.
O que acertei?O que errei?
So a RockShox XC28 me deixou saudade realmente,e logico,os 2 Mosso,fora de serie.
SE SE SE SE eu fosse,rico,o primeiro da lista seria um Voodoo Zombie 500,e nao tinha comprado um quadro 26 pra gambi hibirda,e sim,um 29er,isto em 2011.
Mas?Valeu a pena?
Tudo vale a pena se a alma nao é pequena.

Devair, tu achou a XC 28 melhor que a XCR Air? Pq?

-------------
Scott <3 -
Bikes e aviões

Data: 27 Set 2016 as 15:29
Toda RockShox usa embolo na canela hidraulica,como motos,ja suspensoes como as XCR e RST Omega usado cartucho hidraulico selado.Se bem lubrificados(graxa a cada 6 meses ou menos,conforme o uso)elas trbalaho bem,mas nao se iguala a suspensoes que usao embolo hidraulico.
Se bem lubrificada,as XCR e Omega tem boa leitura de terreno,bastando uma manutençao periodica pra repor a graxa nos mancais
Este tempo pode varias de 6 meses a quase todo mes,depende do uso.
Suspa de cartucho tem manutençao rapida,facil e barata,mas mais periodica,suspas com emblo tem manutençao mais dificil,um pouco mais cara,mas bem menos pediodica
Neste caso,se a pessoa puder compra,eu recomendo enfaticamente qualquer RockShox.Elas sao mais caras nao pela grife,e sim,porque sao mais elaboradas.

E sim,vou so repassar o que li e passei no outro topico:garfos rigidos tem manutençao sim,mas ela se resume a desmontar e analisar bem a espiga,a procura de trincas ou avarias.
Isto pode variar de meses a um ano,conforme o uso,se for radical,como free ride e bike trial,é a cada mes,se for xc,6 meses ou se tomar uma pancada forte.
Limpa a area onde tem o baseplate do rolamento,no caso de espigas de alu ali que começa a trincar

Data: 27 Set 2016 as 15:42

Toda RockShox usa embolo na canela hidraulica,como motos,ja suspensoes como as XCR e RST Omega usado cartucho hidraulico selado.Se bem lubrificados(graxa a cada 6 meses ou menos,conforme o uso)elas trbalaho bem,mas nao se iguala a suspensoes que usao embolo hidraulico.
Se bem lubrificada,as XCR e Omega tem boa leitura de terreno,bastando uma manutençao periodica pra repor a graxa nos mancais
Este tempo pode varias de 6 meses a quase todo mes,depende do uso.
Suspa de cartucho tem manutençao rapida,facil e barata,mas mais periodica,suspas com emblo tem manutençao mais dificil,um pouco mais cara,mas bem menos pediodica
Neste caso,se a pessoa puder compra,eu recomendo enfaticamente qualquer RockShox.Elas sao mais caras nao pela grife,e sim,porque sao mais elaboradas.

E sim,vou so repassar o que li e passei no outro topico:garfos rigidos tem manutençao sim,mas ela se resume a desmontar e analisar bem a espiga,a procura de trincas ou avarias.
Isto pode variar de meses a um ano,conforme o uso,se for radical,como free ride e bike trial,é a cada mes,se for xc,6 meses ou se tomar uma pancada forte.
Limpa a area onde tem o baseplate do rolamento,no caso de espigas de alu ali que começa a trincar

Obrigado pela info, Deva!! Clap

-------------
Scott <3 -
Bikes e aviões

Data: 27 Set 2016 as 19:35

(...) triple buttered sei la,parece tripla bunda (...)

é triple butted... significa que a espessura varia pelo menos 2 vezes no mesmo tubo

-------------

Data: 27 Set 2016 as 20:34
Hoje observei minha Suntour XCR e ela se move mais que o FIB...
Isto é benfico ou malefico,depende do material,se for aç ruin,por exemplo,signifca torçao excessiva,se for material caro,significa que isto é intencional

Eu lembro de uma vez ler uma uma revista 2Rodas sobre uma açao que alguns consumidores estavao movendo contra a Ducati,por quebra de quadro.
Se verem fotos das Ducati,o quadro é de cromo em forma de trelhiça(nao sei os de hoje),os modelos 2008 e 2009 forao anunciado na epoca com "20% a mais de rigidez"
Bom,a merda era assim,sua moto caia do cavalete,isto mesmo,houve 2 casos onde a moto simplesmte tombou e o quadro de trelhiça simplesmente trincou,ali no lugar de fixar o motor

Nao,so vi estas motos rodando,o maximo de cilindrada que tive foi um XIzelao 250 83(famoso trator com 2 rodas)

Segue a regra,se o material é rigidoo bastante acaba perdendo a capacidade de absorver impactos.
Se for muioto mole,da fadiga bem mais rapido
O q se precisa é de um equilibrio,o Mosso aparentemente tem isto

https://www.youtube.com/watch?v=1RCSzwYhDj4
Nao levem o video como um teste,e sim,estes russos sao assim mesmo,povo doido.

Data: 27 Set 2016 as 20:39
Meu Azonic T29 nao chegou,amanha creio q chega.
Qto a cisma,eu tenho 76kg,ja fiz algumas coisas usando o garfo FIB,como piramba,mas nao algo radical mesmo,dentro do XCMao amador.

Sem reslavas,como dito,rigido (e suspa tbm,oras)qdo quebra,é snap(onomatopeia usada no Tube)
fork snap...

ah sim,humilhando de FIB...
https://www.youtube.com/watch?v=GOEizzR6AwQ

so zuera,humilhando nao,somete o rapaz do video tem mais,Cezar,presta atençao como ele desce puxando tudo pra traz,tem mais Tecnica de pilotagem.Vez q o pessoal de suspa nao topou a pedreira lisa...

Data: 27 Set 2016 as 20:42
Q fique bem BEM BEM claro,o rapaz do video tem mais pratica (e bem menos medo)q o pessoal do video com bike nas costas
OK?nao to puxando sardinha,e eu sei,e provo,quer apavorar?vai de suspa boa

Ainda nao achei dentro das minhas razoes o porque de eu gostar tanto de garfo rigido,mas digo,nao é por ser velho nao(tenho 42),refuto a ideia de "old school'"tanto que qdo der $$ é freio hidraulico com certeza.

Data: 27 Set 2016 as 21:32
É rapaz ... o mosso ali aguentou um abuso violento. Agora eu pus fé no bichinho.

Data: 27 Set 2016 as 21:37
Foda que eu vi o el tenedor stiff por 550 , é pouca coisa mais cara que o mosso m5 e um pouco mais leve que o el tenedor , vi o garfo na bike do Gilberto e achei bem bacana. Acho que vou fazer um sacrificio e catar ele futuramente.

Data: 28 Set 2016 as 09:26
Blz Devair, estou no aguardo do review do garfo rígido e acompanhando o tópico.

Enviado por: FHC
Data: 28 Set 2016 as 20:52
Alguém usa ou sabe dizer sobre o garfo rígido de carbono cônico da Java 29er? Quero colocar em uma GT Zaskar Sport 27.5. Será que aguenta o tranco? É bem acabado? Estou vendo um pra comprar mas estou na dúvida!

Atualmente uso um garfo rígido MOB EL TENEDOR de cromo em uma bike 29er e não troco por nada!

Se alguém puder ajudar...

Data: 28 Set 2016 as 21:08
Nao veio hoje,saiu de Curitiba ontem de manha,segundo o rastreio,,,faze oque...
Qto a garfos chineses de carbono,dizem que guenta,mas o Mob Eltenedor(o garfo,em espanhol)massacra eles...
Pelo que li,estes garfos de carbono 3K tem um esqueleto de aluminio por baixo,mas eu nao atesto.

Data: 28 Set 2016 as 21:11
Ah sim,tem sim muitas pessoas que usao os Java (435mm)e um sem marca,nao-tapered (o Java tem tapered e nao tapered)de 450mm A-C e dizem q aguenta.
Se eu assino em baixo?

c ta loco?
teu tinha paranoia da espiga de alu do Mosso M3,particularmente eu fujo como diabo de carbono,ainda mais chines...

Data: 29 Set 2016 as 22:01
Imagens temporarias eu uso o Tinypc,pois depois de um tempo,elas sao apagadas do server caso nao sejao ascessadas,foto de celular Lumia 640DTV
FIB 445mm aolado do Azonic 470mm

Data: 29 Set 2016 as 22:05
Bike suja,eu trabalho em casa com informatica basica,quase naod eu tempo de montar,algumas coisas tao ate soltas na foto,o guidao é um Zoom 31.8mm x720mm,reto,comprei ontem e sinceramente nao gostei.
Foto de frente pra perceber o vao livre que sobrou,pneus 54x622(29x2.10)

Data: 29 Set 2016 as 22:11
Aqui pra ter uma ideia do rake,nao medi mas creio padrao 29er 45mm.

Data: 29 Set 2016 as 22:18
Ficou xique

Data: 29 Set 2016 as 22:24
Boses de freio alinhados,drop outs alinhados,garfo alinhado,um pouco aberto(sao 100mm,medida padrao de cubo,ele veio um pouquinho aberto,provavelmente puxou apos a solda,peso 1060kg,espiga 21cm,470mm eixo-coroa,45mm rake(nao deu tempo de comprovar)
165$+ frete.Nao sei onde é feito,so é vendido por uma loja,de Sao bernardo do campo,atende pelo nome fantasia Azonic,tbm ha quadros com este noem fantasia.Nao ha equiqueta de Made in nen fabricado no.
Nao ha etiquetas da NBR,mas nen o Mosso traz,alias,nenhum garfo que eu comprei tinha adesviso indicativos de fabricaçao ou qq outro item.
Numero de serie,todos Mosso tem numeraçao(caso de roubo,acho),os FIB nao.
O adesivo ali na frente,em papel(portanto saira na primeira lavada) diz
"Certificaçao voluntaria ICEPEX
CE/VOL CEPEX nXXXXX-XX
Fora do ambito SBAC
Segurança"

Any questions?

Enviado por: jun10r
Data: 29 Set 2016 as 23:24

Imagens temporarias eu uso o Tinypc,pois depois de um tempo,elas sao apagadas do server caso nao sejao ascessadas,foto de celular Lumia 640DTV
FIB 445mm aolado do Azonic 470mm

Pensando seriamente em comprar um desse Azonic para colocar na minha gonew 7.3. gostei da altura, acredito que nao dara muita diferença....

Data: 30 Set 2016 as 00:12
ficou massa

inverte essa mesa e poe no pau... depois conta o que achou pra nóis

(...) Any questions?

[off topic] tú é macho pra kct... ce viu o site da azonic antes de comprar??

-------------

Data: 30 Set 2016 as 00:48
Se inverte minha barriga pega no joelho.Nao,nao ta baixo,é a barriga mesmo que pegara...

heuehueheueh

Quem nao tem Niner caça com Azonic...

Data: 30 Set 2016 as 04:15

Aqui pra ter uma ideia do rake,nao medi mas creio padrao 29er 45mm.

Se esse selim está adequado para a sua altura, o guidão parece muito longe de você, não? Não venda esse guidão, troque a mesa por uma mais curta antes e compare Wink

-------------
2012 - KHS Alite 1000
2015 - Trek X Caliber 7

Data: 30 Set 2016 as 16:16
o selin esta correto,tanto no fit virtual qdo nos mais de 800km de ja rodei(eu acho que mais),acontece que este quadro High One Victory 29er extra China tem absurdos:
462mm de chain stay(deixa mais confortavel,porem)
14cm de head tube(eles usao o mesmo head tube em todos os tamanhos de quadro
Ai fica estranhao mesmo.Eu pus o garfo,deixei 1,5cm de espaçadores pois vou comprar um espaçador conico pra dar acabamento,e o menor conico é 1,5cm.Baixar o guidao mesmo so pondo a mesa negativa.Talvez eu tente de uma proxima vez >>

Sim,ja opinei e acredito q mes q vem vo pega uma mesa 70mm,a atual e90mm,mas so pra mudar um pouco,pega um mesa barata,de uns 30,40R$,so pra ver como fica.
Ai da pra tentar a mesa negativa(de novo,ja usei com a suspa,mais alta,ficou bom),mas com este garfo tudo pode ficar bem baixo
Seria entao o antigo guidao + mesa 70mm +ela negativa.

Data: 30 Set 2016 as 16:18
Ah sim,sou baixo e gordo.Nao posso tentar muitos setups de atletas,alias,na minha modestia opiniao ja ando bem "Racing"pro desempenho

Data: 30 Set 2016 as 21:04
Boa noite, e então Devair, gostou do garfo? Vale a pena o valor pago por ele? Espero mais um enquanto você testa ou posso comprar sem medo?

Data: 01 Out 2016 as 13:06
Compra com medo;
O bixo tem as canelonha finas.
Pera q vo posta foto

Data: 01 Out 2016 as 13:17
As soldas sao boas,ele é alinhado,PARECE parece nao sei que ele tem as laminas (de aluminio,as canelas)de boa espessura ,mas tem algo que nao gostei:

Data: 01 Out 2016 as 13:26
Aqui medi na pressa,o garfo ta montado desde quinta,rodando.
O FIB tem,lateralmente,4cm de espessura,de frente 2cm,parece um tudo achatado(vejao fotos dele)ja o Azonic é redondo,tem 2,8cm (nao medi a circunferencia pois nao é o caso)
Ou seja,o FIB é largo de lateral,como os Mosso,ja o Azonic é como o Surly Karate Monkey,MOB el tenedor,Salsa etc.
Achei q ele copiou um de cromo sem ser de cromo...

Data: 01 Out 2016 as 13:32
Mais devair , como tá o garfo nas freadas ?
O meu é desse jeito ai tbm redondo porém a circunferencia é a mesma ate embaixo , achei bem resistente.

Imprimir página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06 - http://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.co.uk