Imprimir Página | Fechar Janela

Ajuda que quadro é esse??

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fóruns Novos - Outras Categorias
Nome do Fórum: Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre bicicletas antigas e assuntos afins.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=88152
Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 10:40
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Ajuda que quadro é esse??
Postado Por: Flexcargo
Assunto: Ajuda que quadro é esse??
Data de Publicação: 07 Set 2016 as 13:37
Galera preciso de ajuda comprei esse quadro de uma mulher que ia jogar fora, paguei 40,00 nele, a principio parece que é de cromo, ele tem esses adesivos "Shimano Cromo" que eu saiba a Shimano não fabrica quadros, achei o quadro bem bonito e parece que é leve, por isso o pedido de ajuda. Valeu.


-------------
FLEX CARGO + First Lunix É SHOW DE QUADRO.



Respostas:
Postado Por: Roberfc
Data de Publicação: 07 Set 2016 as 21:42
desconheço,mas se tipo ela ia jogar fora então vc comprou meio carinho dela heim...deixava ela jogar fora depois pegava kkkk..se ela fosse jogar fora o certo seria doar pra vc,mas enfim boa sorte com o quadro e espero que dele nasça uma boa bike futuramente...

-------------
Rober


Postado Por: zex
Data de Publicação: 07 Set 2016 as 22:40
Antes de saber o modelo do quadro, primeiro, tente sacar aquele movimento central.... Torça pro mesmo não estar colado no quadro( solda fria) ... ... Já perdi um quadro por causa disso... Ainda bem que o quadro era velho e não era grande coisa.... 


-------------
Por favor me corrijam se eu estiver errado...


Postado Por: Flexcargo
Data de Publicação: 08 Set 2016 as 00:20
fala Zex blz, o pdv ja esta souto eu acabei não tirando na foto, duas coisas que me intrigarão nesse quadro é que ele aparenta ser bem leve e quanto ao acabamento as soldas quase não aparecem.



-------------
FLEX CARGO + First Lunix É SHOW DE QUADRO.


Postado Por: Black Knight
Data de Publicação: 08 Set 2016 as 00:21
É aquele velho ditado;
"Atirou no que viu... e acertou no que não viu!!!" kkkkkkkkkkk
 
É da época de ouro das montain bikes... no comecinho dos anos 90´s!
Um raríssimo exemplar de uma Mongoose IBOC... e sim, é de cromo!
Parabéns... vai dar uma ótima bicicleta!
 
Beer Handshake
 
 
 


Postado Por: Flexcargo
Data de Publicação: 08 Set 2016 as 00:33
Caraca Black Knight que ótima noticia, eu sabia que tinha algo de diferente nesse quadro começando pelo acabamento quase não se vê as soldas e eu não cheguei a pesar o quadro mas senti que é bem leve comparado com um quadro de ferro, cara valeu mesmo pela foto vejo que é o mesmo quadro e muito bonito, agora é juntar alguns temers e partir pra um projeto. Valeu irmão abraço.



-------------
FLEX CARGO + First Lunix É SHOW DE QUADRO.


Postado Por: carbide03
Data de Publicação: 08 Set 2016 as 10:58
belo quadro hein! Vai atualizando aqui as novidades.

Põe mais fotos dele limpinho e tudo mais
Wink


Uma vez eu quase montei um Sundown de cromo, mas por motivo de força maior tive que me desfazer. 
Cry


Postado Por: Flexcargo
Data de Publicação: 08 Set 2016 as 11:06
Galera valeu pela força, mas ja pitou um primeiro "B.O" peguei o paquimetro e medi o diametro do tubo interno do selim e deu 29.2 alguém sabe me dizer se existe essa medida pra vender pois fazendo uma rápida pesquisa não achei nada, o mais perto foi 30.0, qualquer ajuda agradeço.



-------------
FLEX CARGO + First Lunix É SHOW DE QUADRO.


Postado Por: Gryphon
Data de Publicação: 08 Set 2016 as 19:43
Estou com o mesmo problema que você.

Meu quadro da Caloi Mountain Bike usa canote de selim de 21,1 mm e não encontro essa medida em lugar algum. Algumas pessoas me disseram que essa bicicleta usava um banco DULCOR soldado no canote, assim como era em algumas Cruiser e Barraforte, mas nada confirmado.
Enfim, todos os selins Dulcor que encontro são de 22,2 mm.

Qual a solução? Plano B: Comprar uma barra de alumínio de 1 polegada (25,4 mm) por 30 cm, mandar rebaixar no torno para 21,1 mm e usar o velho carrinho de parafuso para segurar um selim padrão mesmo.
Será uma concessão no meu caso. No seu é uma uma possibilidade interessante.


Postado Por: Gryphon
Data de Publicação: 08 Set 2016 as 19:47
Esse quadro tem dois detalhes curiosos:
- Os cabos de câmbios e freio traseiro sendo passados pela lateral do quadro - onde podem atritar com a perna do ciclista;
- A arquitetura dos seat tubes, numa conformação semelhante ao do garfo dianteiro.

Não sei se é uma cópia deste quadro, mas provavelmente é. Algumas Cruiser do final dos anos 80 usaram quadros com essa configuração de seat tubes.


Postado Por: Neto1
Data de Publicação: 08 Set 2016 as 19:50
Originalmente postado por Flexcargo Flexcargo escreveu:

Galera valeu pela força, mas ja pitou um primeiro "B.O" peguei o paquimetro e medi o diametro do tubo interno do selim e deu 29.2 alguém sabe me dizer se existe essa medida pra vender pois fazendo uma rápida pesquisa não achei nada, o mais perto foi 30.0, qualquer ajuda agradeço.



Tive o mesmo problema quando montei minha primeira Caloi 12 Super Italy, com aquela medida de canote estranha (que esqueci agora, mas acho que é 25,8). Comprei um canote 26.2, levei no torneiro (Deizão o preço que ele cobrou) e lixamos até ficar na medida. tiramos apenas 0,2mm no diâmetro e não afetou em nada a resistência do canote.


Postado Por: Gryphon
Data de Publicação: 08 Set 2016 as 20:08
Neto, aí tem que ir com cuidado.

No seu caso você rebaixou apenas 0,2 mm e não teve problemas.
Ele tem de rebaixar 0,8 mm. Aí já é problema.

Canotes de aço usam tubos de paredes finas -  não chegam a 2 mm de espessura. Tirar 0,8 mm de um tubo desses é tirar uma boa fração da espessura. Considere que o tubo terá que aguentar além do peso do ciclista, o esforço de esmagamento da braçadeira e o torque dele fazendo força no pedal sentado no selim. Isso pode ser um problema.

Eu tenho dois canotes de 22,2 mm e preciso rebaixar para 21,1 mm. É um rebaixamento de 1,1 mm, ou uma diminuição de 0,55 mm na parede de um tubo de 1,5 mm. É um terço da parede. É muita coisa e não vou arriscar. Vou de barra maciça de alumínio se não achar um tubo de parede grossa nessa medida.

Se ele achar um tubo de alumínio (ou um canote com carrinho mesmo) mais espesso, aí sim ele pode tirar esses 0,8 mm sem susto.


Postado Por: Flexcargo
Data de Publicação: 08 Set 2016 as 23:10
Gryphon, estou para acreditar que seja mesmo um Mongoose Iboc veja a foto que achei num site gringo, o detalhe dos cabos passando na lateral.



-------------
FLEX CARGO + First Lunix É SHOW DE QUADRO.


Postado Por: zex
Data de Publicação: 08 Set 2016 as 23:27
Pro canote, uma das alternativas seria comprar um canote com a medida mais próxima possível (um 28.6 ?)  e enrolar uma latinha de cerveja em volta do canote pra ver de da aperto no quadro.....


-------------
Por favor me corrijam se eu estiver errado...


Postado Por: Flexcargo
Data de Publicação: 08 Set 2016 as 23:30
É Zex pode ser uma ideia, mas amanhã vou até a loja do Junior King Bike o cara manja muito de retro, vintage e acredito que vou conseguir alguma ajuda, mas valeu assim mesmo.


-------------
FLEX CARGO + First Lunix É SHOW DE QUADRO.


Postado Por: zex
Data de Publicação: 09 Set 2016 as 00:50
Esse tipo de quadro de tamanho grande da uma excelente híbrida ... Eu tenho um GT de cromoly  grande (tamanho 22"), pra mim ele ficou melhor como uma híbrida  do que como MTB...Ele ia ficar ruim como MTB porque o toptube era muito alto pro meu bikefit e era tão alto que só consegui ajustar a altura do selim cerca de 1cm....kkkkkLOL, Fora isso, a bike ficou muito boa pra andar e não ficou desconfortável devido o tamanho grande do quadro...  

Eu montei com rodas 700c ....

A bike ficou assim....


-------------
Por favor me corrijam se eu estiver errado...


Postado Por: Gryphon
Data de Publicação: 09 Set 2016 as 17:24
Zex, "bicicletão" é a minha praia.

Já fiz o bikefit e deu que pra mountain bike a bicicleta ideal seria próxima de 17 polegadas (tenho 1,68 metros de altura).
Só que já andei experimentando algumas mountain bikes nessa medida e a sensação é de estar andando em bicicleta infantil. A sensação não agradou.
Também não gostei da posição para pedalar uma speed.

Isso pode ser um vício porque ainda pequeno eu pegava uma Philips para pedalar. Nem conseguia completar a pedalada sentado no top tube, mas era uma delícia aquela bicicleta.
Já tive várias bicicletas, mas nenhuma foi tão boa quanto aquela Philips.
(Obs: essa bicicleta está devidamente guardada para ser restaurada)

Como você já viu, também tenho um quadro de GT para reconstruir, mas ele tem uma característica diferente desse seu.

Esse seu tem duas travessas ligando os seat tubes e dá para reparar que a travessa maior e mais baixa é bem rente ao pneu.
Eu encontrei essa propaganda de época da GT que explica essas duas travessas:


Segundo essa propaganda, a dupla travessa era para eliminar a flexão dos seat stays pela potência dos freios U-Brake. Isso foi para a GT 1991.
Pelos comentários que vi, em 92 a GT migrou os freios traseiros para cantilever, mas manteve as duas travessas. Acredito que a sua seja uma 92.
A minha é mais recente (93 a 95) e tem uma travessa só.

Na sua foto dá para ver que você usou um adaptador para deslocar os pinos do do freio.
A minha pergunta é sobre o uso da ferradura.
Acredito que ela seja uma necessidade porque a montagem simples da adaptação não deva dar estabilidade aos pinos postiços. Porém essa ferradura é especificada para aumentar a rigidez de quadros e grafos contra a ação dos freios.

Me preocupa a necessidade de reforço ao quadro pela minha por ela ter apenas uma travessa e para o caso de fazer uma adaptação desse tipo.

Outra coisa que fiquei pensando era na possibilidade de desenhar uma ferradura que ligasse os pinos do freio no quadro e um terceiro ponto de apoio na travessa do quadro, e sobre essa ferradura instalar os pinos deslocados para o V-Brake para rodas 700c.
Pelo que vejo tem todo tipo de adaptação para a instalação de V-Brakes em híbridas com rodas 700c adaptadas, e como transformar a minha em híbrida é parte do projeto, fico pensando numa solução melhor construída e "plug & play" que as disponíveis.
Uma ferradura de alumínio grosso podem dar conta do recado. Essas ferraduras podem ser feitas com corte a laser e saem barato. Depois é só instalar os pinos postiços, montar na bike e montar o v-brake.
Essa ferradura seria uma peça única fazendo as vezes dos seus adaptadores e da sua ferradura.
Você acha isso viável?




Postado Por: Gryphon
Data de Publicação: 09 Set 2016 as 20:56
Achei o que estava falando.






Bom, o produto pronto existe. Falta só descobrir se alguém vende por aqui.



Postado Por: Ligeirinho
Data de Publicação: 09 Set 2016 as 22:03
Originalmente postado por Neto1 Neto1 escreveu:

Originalmente postado por Flexcargo Flexcargo escreveu:

Galera valeu pela força, mas ja pitou um primeiro "B.O" peguei o paquimetro e medi o diametro do tubo interno do selim e deu 29.2 alguém sabe me dizer se existe essa medida pra vender pois fazendo uma rápida pesquisa não achei nada, o mais perto foi 30.0, qualquer ajuda agradeço.



Tive o mesmo problema quando montei minha primeira Caloi 12 Super Italy, com aquela medida de canote estranha (que esqueci agora, mas acho que é 25,8). Comprei um canote 26.2, levei no torneiro (Deizão o preço que ele cobrou) e lixamos até ficar na medida. tiramos apenas 0,2mm no diâmetro e não afetou em nada a resistência do canote.

Minha DiamondBack tem esse numero de canote. Achei na Jamur da Zoom.


Postado Por: Ligeirinho
Data de Publicação: 09 Set 2016 as 22:09
Originalmente postado por Flexcargo Flexcargo escreveu:

Galera preciso de ajuda comprei esse quadro de uma mulher que ia jogar fora, paguei 40,00 nele, a principio parece que é de cromo, ele tem esses adesivos "Shimano Cromo" que eu saiba a Shimano não fabrica quadros, achei o quadro bem bonito e parece que é leve, por isso o pedido de ajuda. Valeu.

Bati o olho e reconhecendo o Mongoose vi o crime que a mulher ia fazer. Esse seatstay tem até um nome q não recordo agora. Ainda bem que o quadro foi salvo. Longa vida a ele! Parabéns pela sorte q teve. Respeite-o e será recompensado.


Postado Por: Black Knight
Data de Publicação: 10 Set 2016 as 00:08
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:


Bati o olho e reconhecendo o Mongoose vi o crime que a mulher ia fazer. Esse seatstay tem até um nome q não recordo agora. Ainda bem que o quadro foi salvo. Longa vida a ele! Parabéns pela sorte q teve. Respeite-o e será recompensado.
Num seria "Wishbone"?!?!? Wink
 
Salve Ligeirinho!!!
 
Beer Handshake
 
 


Postado Por: zex
Data de Publicação: 10 Set 2016 as 00:26
A ferradura que coloquei no adaptador de freio que eu fiz foi para não deixar que os feios abrir pros lados, porque o adaptador está preso direto nos pinos originais do quadro, e por mais apertado que esteja, sem a ferradura , os freios acabam abrindo... Como são 2 peças separadas, eu tive que usar a ferradura...Assim o freio ficou bem firme sem sair do lugar. 

Eu também não achei pra vender o adaptador pronto, os que tinham pronto era só no ebay e eram meio caro pra comprar, sendo que gastei uns R$ 30,00 para montar o meu , foram 2 boss de freio ,2 chapinhas de  de aço de uns 2mm de espessura que peguei em uma serraleria, e a ferradura de alumínio..


-------------
Por favor me corrijam se eu estiver errado...


Postado Por: Ligeirinho
Data de Publicação: 10 Set 2016 as 09:38
Originalmente postado por Black Knight Black Knight escreveu:

Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:


Bati o olho e reconhecendo o Mongoose vi o crime que a mulher ia fazer. Esse seatstay tem até um nome q não recordo agora. Ainda bem que o quadro foi salvo. Longa vida a ele! Parabéns pela sorte q teve. Respeite-o e será recompensado.
Num seria "Wishbone"?!?!? Wink
 
Salve Ligeirinho!!!
 
Beer Handshake
Big smile Isso.isso.isso
O link do pedal forum não tá colando. É o BIKE I - MONGOOSE 1986. Primeira pagina , lá no final.

 
 


Postado Por: Gryphon
Data de Publicação: 10 Set 2016 as 11:51
Valeu, Zex.

Estou estudando o que fazer ainda.

Uma ideia que já vi também é a instalação de umas barras de extensão no V-Brake. Assim o V-Brake fica montado nos pinos originais, as barrinhas ficam parafusadas nos furos do V-Brake e oferecem furos mais altos para as sapatas.

É uma ideia mais simples e que em tese funciona bem, mas aumenta muito o braço de alavanca entre os pivôs do freio e as sapatas, o que diminui a força da "mordida" do conjunto sobre o aro. Isso deve deixar o manete mais pesado pra frear.


Postado Por: Gryphon
Data de Publicação: 10 Set 2016 as 12:10
Flexcargo, nosso amigo Black Knight manja dessas bikes antigas.

Já andei olhando fotos de algumas das bicicletas dessa época e eu vejo uma repetição do processo evolutivo de outros tipos de tecnologias.
Veja que na década de 80 houve o boom das mountain bikes. Foi a fase em que o conceito se firmou, mas as bikes dessa época tinham um design muito parecido com as speeds e de passeio com pequena variação de geometria.
Depois que o conceito estava consolidado, os fabricantes começam a lidar com as limitações do que eles tinham na mão. É a fase em que os freios de ferradura, vindo das speeds, dão espaço para os cantilever e depois para os V-brake e é quando vemos experimentações de arquitetura, como a triple triangle da GT e o esquema de seat stays  desse quadro.
Talvez esse esquema de cabos lateriais fosse uma tentativa de tornar a manutenção dos cabos mais acessível, principalmente em condições improvisadas. Foi feita a tentativa, mas não vingou.

Veja que até esse ponto a busca era por algo que funcionava. Só quando essa fase decantou e as bicicletas começaram a ficar mais iguais em termos de desempenho é que foram procurar melhorias na ergonomia, que é quando entra em jogo a evolução do design do quadro e uma maior integração com o ciclista pelo bike fit.

Talvez soe estranho, mas esse processo é conceitualmente idêntico a qualquer item tecnológico moderno. Podemos ver passos semelhantes na evolução do automóvel, da TV...


Postado Por: M.CROESY
Data de Publicação: 10 Set 2016 as 16:44
véio black falou com certeza nâo há duvida!abraço black!Wink.....cara sortudo pegar um cromoly assim.kkk...

-------------
M.CROESY


Postado Por: Flexcargo
Data de Publicação: 12 Set 2016 as 07:37
Galera olha ele pelado ai, agora é partir pra pintura e iniciar o projeto.


-------------
FLEX CARGO + First Lunix É SHOW DE QUADRO.


Postado Por: Gryphon
Data de Publicação: 12 Set 2016 as 10:28
Flexcargo,  já tem o "recheio" para esse quadro ou vai comprar tudo novo?


Postado Por: Flexcargo
Data de Publicação: 12 Set 2016 as 17:52
Fala Gryphon blz, então estou negociando um garfo da GT a ideia inicia é colocar rodas 700 com pneus finos ainda não sei se vai caber preciso testar o restante é um mix de shimano, Race Face mas oque ta pegando é o canote não estou achando na medida 29.2 alias só achei no Ebay por 130,00 Temer ja com frete achei meio caro mas vou fazer com calma.


-------------
FLEX CARGO + First Lunix É SHOW DE QUADRO.


Postado Por: Gryphon
Data de Publicação: 12 Set 2016 as 18:42
Flex, na pior das hipóteses, faça o que eu te disse. Arrume uma barra redonda de alumínio e mande tornear na medida. Aí use um carrinho de parafusar.
Mesmo sendo provisório, dá para o gasto até você achar o canote certo. E você não deixa de dar suas pedaladas com a bike nova.


Postado Por: Flexcargo
Data de Publicação: 08 Out 2016 as 15:03
Fala galera blz, ta ai o resultado final dó os adesivos ficou uma delicia de pedalar, espero que gostem.



-------------
FLEX CARGO + First Lunix É SHOW DE QUADRO.


Postado Por: Flexcargo
Data de Publicação: 08 Out 2016 as 15:05
Só falta os adesivos. rsrs



-------------
FLEX CARGO + First Lunix É SHOW DE QUADRO.


Postado Por: Flexcargo
Data de Publicação: 08 Out 2016 as 15:08
Antes que perguntem, detalhe da adaptação dos freios é cantoneira de 3 com parafuso allen e porcas travantes, o resultado ficou bem satisfatório.




-------------
FLEX CARGO + First Lunix É SHOW DE QUADRO.


Postado Por: Gryphon
Data de Publicação: 08 Out 2016 as 16:25
Cara, ficou muito bom!!!

Achou o canote na medida?

Tira umas fotos da sua solução para freio. Acho que deve estar parecida com a ideia que tenho na cabeça de fazer um extensor para reposicionar a sapatilha.


Postado Por: Roberfc
Data de Publicação: 08 Out 2016 as 19:06
show...parabéns pela restauração da bike..!!

-------------
Rober


Postado Por: Flexcargo
Data de Publicação: 08 Out 2016 as 23:12
Valeu galera, Gryphon tive que mandar fazer a bucha mesmo sorte que tem um cara do lado da minha casa, eu vi ele fazer o trapo de usinagem cobrou 40 reais mas ficou perfeito o canote é de carbono 27.2 que eu ja tinha, quanto aos freios vou tirar as fotos mais de perto e posto mas foi uma solução muito simples cantoneira de aço e parafusos com porca. Valeu.


-------------
FLEX CARGO + First Lunix É SHOW DE QUADRO.


Postado Por: Ligeirinho
Data de Publicação: 10 Out 2016 as 00:14
Ficou mais ou menos assim, Flexcargo?

http://www.pedaleria.com.br/rodas-700-na-mtb-26/


Postado Por: Gryphon
Data de Publicação: 10 Out 2016 as 17:48
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Ficou mais ou menos assim, Flexcargo?

http://www.pedaleria.com.br/rodas-700-na-mtb-26/


Essa ideia funciona, mas acho que dá muito trabalho e tem o problema da estabilidade dos suportes. Você freia e os suportes giram abrindo.

Acho que a melhor solução e a que eu acho que ele fez foi neste sentido:
https://pt.aliexpress.com/store/product/26-700c-wheel-stanchart-birdy-folding-bike-Extended-V-brake-block/416335_1730231129.html




















Postado Por: zex
Data de Publicação: 11 Out 2016 as 00:46
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Ficou mais ou menos assim, Flexcargo?

http://www.pedaleria.com.br/rodas-700-na-mtb-26/


Essa ideia funciona, mas acho que dá muito trabalho e tem o problema da estabilidade dos suportes. Você freia e os suportes giram abrindo.

Acho que a melhor solução e a que eu acho que ele fez foi neste sentido:
https://pt.aliexpress.com/store/product/26-700c-wheel-stanchart-birdy-folding-bike-Extended-V-brake-block/416335_1730231129.html





Basta usar aquelas ferraduras de alumínio( boost alguma coisa) , elas impendem que os freios se abram e saiam do lugar..... Essa ferradura é barata.....  Na minha bike alguns posts acima eu usei uma ferradura dessa....



-------------
Por favor me corrijam se eu estiver errado...


Postado Por: Black Knight
Data de Publicação: 11 Out 2016 as 03:34
Olha aí... que legal!!! Shocked
Confesso que no começo não tinha muita fé nessa "restauração". Mas, no fim, acabou saindo uma belíssima bicicleta!!! rsrsrssrr Meus parabéns!!! Wink
Masssss.... (rsrsrsr) como aqui a gente "fala" mesmo... o meu único "senão" vai para o garfo escolhido! Achei que ele ficou meio "simprão" considerando o projeto na sua totalidade!!!
Como tu escolheu colocar um garfo canela seca, eu partiria pra um garfo da MOSSO, ou até um FIB, que aí sim... ficaria "nervosa"!!! hhehehehehe
No mais... irretocável!!! Vlw!!!
 
Beer Handshake
 
 
 


Postado Por: Gryphon
Data de Publicação: 11 Out 2016 as 12:11
Zex, concordo. Fica bom com a ferradura.

Só que entre fazer os suportes como mostra o pessoal da pedaleria e as barrinhas, prefiro fazer as barrinhas.

As barrinhas podem ser feitas com cantoneiras de aço ou alumínio e no lugar do ressalto oblongo da barrinha que mostrei, dá para usar dois parafusos no lugar. Fica perfeito e muito simples de fazer e com muito menos cara de adaptação.

Agora o ideal mesmo era aquelas ferraduras que eu mostro acima, que podem ser fixadas nos dois boss de freio e mais na travessa entre os seat stays, e oferecendo os boses deslocados para o freio.
Como isso é difícil de achar no Brasil...

Originalmente postado por zex zex escreveu:



Basta usar aquelas ferraduras de alumínio( boost alguma coisa) , elas impendem que os freios se abram e saiam do lugar..... Essa ferradura é barata.....  Na minha bike alguns posts acima eu usei uma ferradura dessa....



Postado Por: zex
Data de Publicação: 11 Out 2016 as 16:21
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Zex, concordo. Fica bom com a ferradura.

Só que entre fazer os suportes como mostra o pessoal da pedaleria e as barrinhas, prefiro fazer as barrinhas.

As barrinhas podem ser feitas com cantoneiras de aço ou alumínio e no lugar do ressalto oblongo da barrinha que mostrei, dá para usar dois parafusos no lugar. Fica perfeito e muito simples de fazer e com muito menos cara de adaptação.

Agora o ideal mesmo era aquelas ferraduras que eu mostro acima, que podem ser fixadas nos dois boss de freio e mais na travessa entre os seat stays, e oferecendo os boses deslocados para o freio.
Como isso é difícil de achar no Brasil...

Originalmente postado por zex zex escreveu:



Basta usar aquelas ferraduras de alumínio( boost alguma coisa) , elas impendem que os freios se abram e saiam do lugar..... Essa ferradura é barata.....  Na minha bike alguns posts acima eu usei uma ferradura dessa....




 O meu quando eu fiz eu fiz com barra de aço da serraleria(similar a barra de cantoneira, só que reta) ai ficou como nas imagens abaixo.... Ficou bem mais simples que o do pedalera, porque não precisou ser feito em uma tornearia ... No meu caso, eu usei uma serra de ferro comum e 3 brocas de furadeira com medidas diferentes( eu não lembro o diâmetro delas..) Uma alternativa seria soldar os boss de um garfo velho ou um quadro velho diretamente na chapa de aço... O meu tem uma porca atrás prendendo o boss o freio ....

O adaptador bruto .....



E aqui ele já trabalhado e pintado ...


 


-------------
Por favor me corrijam se eu estiver errado...


Postado Por: Gryphon
Data de Publicação: 12 Out 2016 as 12:53
Ok, Zex. Entendi.



Postado Por: Flexcargo
Data de Publicação: 18 Mar 2017 as 20:38
Galera estou ressuscitando o post novamente com um novo pedido de ajuda: "Que quadro é esse?"
Alguém conhece sabem dizer se é cromoly, se sim vale a pena restaurar? Agradeço qualquer informação.




-------------
FLEX CARGO + First Lunix É SHOW DE QUADRO.


Postado Por: Ligeirinho
Data de Publicação: 19 Mar 2017 as 11:02
Tu não tá fraco não! Q cidade mora pra achar tantos quadros assim?
Bem, já vi por uma única vez um quadro Schwinn de cromo. Mas não tinha cachimbos como esse. De cachimbo já vi da Myata e da Bianchi, esse último na verdade era o bom e velho SAE 1020, mas pesadissimo. Que peso esse tem? 2,5 Kg em media é geralmente a regua que separa quadros full Cromoly daqueles mistos ou ainda dos puros aços 1020. Smile


Postado Por: Flexcargo
Data de Publicação: 20 Mar 2017 as 09:10
Fala ligeirinho blz, cara aqui é o bom e velho Olx troquei esse quadro num cambio deore 8v, quanto ao qaudro achei ele bem leve, mas andei pesquisando na net e não achei nenhuma informação e nem a pessoa com quem fiz rolo tinha alguma informação.


-------------
FLEX CARGO + First Lunix É SHOW DE QUADRO.


Postado Por: Gryphon
Data de Publicação: 20 Mar 2017 as 10:04
Flexcargo, não sei te dizer se é ou não de cromoly.

Acredito que a maior probabilidade é que não seja. A Schwinn era a Caloi americana enquanto era uma empresa independente. Era quem mais vendia bicicletas por lá. Cromoly era coisa de marcas mais especializadas, como a GT.
Pode ser um quadro de aço liga mais resistente que o aço carbono, mas isso não é garantia de nada.

Por outro lado, dá para ver que é um quadro de uma fase de transição. É cachimbado, coisa de bicicleta antiga. Mas também tem gancheira integrada e de posição fixa para o eixo traseiro, além dos pinos boss e apoio do conduíte, indicando freio cantilever ou U Brake. Estas são coisas de quadro moderno dos anos 1990.
Se fosse para datá-lo, eu diria que é do começo dos anos 90, portanto um quadro histórico, do começo das mountain bikes.
Se fosse para datá-lo, eu diria que é do começo dos anos 90, portanto um quadro histórico, do começo das mountain bikes.


Dá uma olhada neste site:
http://mombat.org/MOMBAT/BikeHistoryPages/Schwinn.html
Aqui tem catálogos da Schwinn do final dos anos 80 e início dos anos 90. Acho que num deles você deve encontrar esse quadro.

Montar uma bike a partir desta é algo a ser pensado. Depende de você.
Com certeza é um quadro que vale a pena a restauração com toda dignidade.
Por outro lado, montar uma bicicleta a partir do zero sempre sai mais caro que comprar uma pronta.
A escolha quem faz é você.

Mas se decidir não montar e quiser jogar fora esse quadro, tem uma lata de lixo aqui na minha casa. LOL


Postado Por: Flexcargo
Data de Publicação: 20 Mar 2017 as 10:57
Grande Gryphon valeu a dica seguinte, acabei de pesar o quadro descontando o movimento central deu 2.560 kg e eu acabei encontrando depois da sua dica um tal de "Criss Cross" no Ebay que achei muito parecido com o meu e segundo os adesivos diz que é de Cromoly.



-------------
FLEX CARGO + First Lunix É SHOW DE QUADRO.



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net