Olá a todos! Não sou novo no forum, embora participe pouco, leio bastante por aqui. Faz 6 anos que troquei o carro pela bike aqui em sampa. Vida nova. Durante esse tempo passei por algumas bikes, sempre procurando algo que me atendesse melhor no cotidiano urbano. Como a grana é curta, fui fazendo tudo aos poucos, planejando bem as modificações de acordo com o que eu achava mais importante. Escolhi e instalei quase tudo, tenho um certo apego a essa magrela.
Como fui colocando umas peças diferentes na minha bike achei que podia sacudir a preguiça e postar um tópico com ela. As vezes as soluções que achei pra ela, podem ajudar outros usuários! Enfim segue abaixo a bike:
A bike das fotos tem um quadro feito pela oficina Bornia & Cox, aqui em sampa, na vila madalena. O quadro foi encomendado sob medida para combinar com os componentes que eu tinha na época (final de 2015).
Acho que o principal motivo desse tópico é mostrar umas peças que não são comuns aqui no Brasil.
Cubo dianteiro da Sturmey Archer com freio a tambor de 90mm e Dinamo:
Acho que essa foi a primeira peça que comprei para essa bike. Segurança sempre em primeiro lugar! O freio é MUITO bom (ao contrário do traseiro de 70mm que é bem fraquinho), funciona sempre do mesmo jeito, no calor, no frio, no seco e no molhado. Muito difícil precisar regular, nunca deu manutenção. Sobre o dinamo que está ai, vou falar mais quando falar da iluminação. Mas ele está sempre funcionando. Dá pra ver que a roda arrasta um pouco por causa dele, mas nada que de pra perceber com a bike rodando.
Cubo traseiro da Sturmey Archer com freio a tambor de 70mm e 8 velocidades:
Essa é a peça da bike que mais me deu dor de cabeça! Hehehe Comprei e instalei ela quando usava um quadro com gancheira vertical. Realmente não era a peça certa pra bike que eu tinha. Tive que fazer gambiarra para instalar, comprar arruelas anti-rotacionais especificas, usei tensionador de corrente... No fim acabei trocando o quadro!
O cambio em si funciona muito bem. Você troca a marca quando não está pedalando. Pra trocar enquanto pedalando, tem que aliviar um pouco a pressão no pedal, se não ela não troca. Questão de habito. Depois de 3 anos com ele, não volto pra cambio externo. Ele tem uma amplitude muito bacana de marchas. Como o pinhão dela tem 25 dentes e não tem muita opção, tive que regular a relação trocando a coroa (no fim a pedivela inteira).
O freio funciona do mesmo jeito que o dá frente. No seco e no molhado funciona igual, nunca preciso regular. Mas esse já não freia tão bem quanto o dianteiro. Na verdade, nunca usei muito freios traseiros. Mas sem duvida, nessa bike, conto muito mais com o dianteiro.
Corrente e pedivela:
Apesar de sujo (depois troco a foto) a bike está com uma corrente KMC de aço inox. A pedivela é da Sturmey Archer também. Precisava de uma coroa de 30 dentes para a relação que queria com o cambio traseiro e essa foi uma das poucas que achei. Já tinha usado uma de 32 dentes antes, porém queria uma relação um pouco mais leve. A marcha mais pesada (8) era quase impossível de usar. Nessa foto também dá pra ver o suporte do tipo cavalete, que é MUITO pratico. Não entorta a roda em bicicletários vagabundos, facilita pra carregar alforjes ou caixa de compra na bike. Um ótimo acessório por menos de cem reais. Também coloquei uma mola (tensionador) que segura o guidão, assim a roda da frente não tomba com a bike levantada.
Iluminação:
Frente:
Esse farol da Busch & Müller ( Lumotec IQ Fly ) é sensacional. A marca tem alguns mais fortes que eu recomendaria para quem pega estrada a noite, mas pra cidade esse é muito bacana. Ele tem um sistema que detecta a luminosidade ambiente (LICHT24) e funciona em dois modos dependendo da condição. De dia ele utiliza 6 leds que ajudam você a ser visto no transito. A noite ele joga a energia para um led direcional mais forte, para iluminar o seu caminho. Ele ainda tem um refletor que o feixe de luz vai somente para baixo, e não atrapalha motoristas e ciclistas que vem na mão oposta. Fica sempre na bike, e funciona sempre quando a roda dianteira começa a rodar.
Traseira:
Luz de bagageiro Busch & Müller TOPLIGHT Line brake plus. Bagageiro Topeak (só achei o modelo para freio a disco. Queria o outro na verdade). Uso tanto a mala para trazer coisas pro trabalho como a caixa de transporte para fazer compras no mercado. Solução show de bola da Topeak. Uma das minhas primeiras aquisições também... Para lamas SKS Bluemels.
Guidão:
E
Essa é a parte da bike que ainda estou trabalhando. O guidão é um North Road que está (temporariamente?) invertido. Estou procurando uma mesa mais comprida (de 90mm atuais para 110mm). Quero aquelas com regulagem de angulo, para que eu possa achar a melhor posição sem ficar trocando.
Os manetes de freio são da Sturmey Archer com freio de estacionamento (segura a bike com o freio travado), o trocador de marca de 8v ( usava o GripShifit que veio com o cambio, mas ele só serve em guidão reto ou riser) e uma sineta da Cateye.
Cadeado:
Além de um Kryptonite u-lock que uso quando paro a bike por aí, eu coloquei um Axa defender preso permanentemente no quadro. Uso ele no cotidiano, para travar a bike no meu predio e no trabalho. Levo um cabo de aço (12mm) que uso em conjunto com ela em bicicletários e afins. Mas para parar na rua, não confio. Só com u-lock mesmo.
O guidão north road funcionou muito bem na posição original e invertido. Uma pegada mais tranquila a outra mais agressiva. Trocando a mesa vou fazer alguns testes para ver qual é a melhor posição pra andar em sampa!!!
E ai galera? O que acharam da minha magrela?? Fui montando aos poucos, com calma e pouco dinheiro...
Quem tiver alguma duvida sobre algum componente ou acessório, é só perguntar! Se quiserem discutir algumas escolhas minhas, também estou sempre aberto ao dialogo!
Preciso batiza-la agora... Hehehe
Valeu!!
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