Imprimir Página | Fechar Janela

Pneus largos são mais rápidos que finos

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Fórum Principal
Descrição Fórum: Debate de assuntos gerais, independentes de modalidade.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=88007
Data da Impressão: 23 Abr 2024 as 05:57
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Pneus largos são mais rápidos que finos
Postado Por: Corsários
Assunto: Pneus largos são mais rápidos que finos
Data de Publicação: 23 Ago 2016 as 14:28
Contrariando o senso comum há pessoas chegando à conclusão que pneus mais largos são mais rápidos que os finos:

"Joshua’s conclusion really is remarkable: “Buy the most supple and widest tire you can fit in your frame.” His words could just as well have been mine. To have the guy who designed wheels for Zipp say this… It shows that the wide tire revolution has reached cycling’s mainstream."

https://janheine.wordpress.com/2016/08/19/panel-discussion-the-wide-tire-revolution/



vejam também:
https://janheine.wordpress.com/2016/02/05/when-experts-are-missing-something/

https://janheine.wordpress.com/2016/08/22/minimum-tire-pressure/

https://janheine.wordpress.com/2016/08/08/the-missing-piece-suspension-losses/



Respostas:
Postado Por: VJoe
Data de Publicação: 23 Ago 2016 as 14:34
Não é tão simples assim, depende do terreno e do pneu em si.


Postado Por: BALOG
Data de Publicação: 23 Ago 2016 as 16:06
Este papo pode acontecer em dois mundos... no MTB e no ciclismo de estrada... isso se a gente for simplificar, porque cada um destes dois mundos tem suas subdivisões.

No MTB, que é o que eu entendo mais, este negócio de 27.5+ e 29+ está vindo forte... mas não para competições, onde os pneus menores ainda fazem mais sentido.

De qualquer forma... o problema mais importante dos pneus maiores e que está sendo "solucionado" nos ultimos 2 anos é o peso.

Um pneus 2.8 ou 3.0 obviamente usa muito mais borracha que um pneus 2.2 ou 2.3... logicamente MUITO mais do que um pneu 1.9"...e o peso é um fator muito importante nas rodas.

O segundo fator passa a ser a resistência à rolagem... e quanto mais área de contato, maior a resistência e mais lenta é a bike... em compensação, pneus maiores oferecem maior aderência e te permitem passar por terrenos complicados e fazer curvas com mais segurança e, consequentemente, mais rapido.

É um jogo de ganha aqui, perde ali... o que manda neste caso é o que cada um busca... o melhor equilibrio para cada tipo de terreno, tipo de pilotagem, necessidade etc... 

Realmente não tem regra... é caso a caso.


Postado Por: Carlos W
Data de Publicação: 23 Ago 2016 as 22:07
Este uso de pneus mais largos, na minha opinião, é para as "gravel bikes".  Mais uma moda que os fabricantes lançaram para vender mais.  Já que nas bikes de estrada dificilmente pode-se colocar um pneu 700X28 ou maior sem pegar no quadro. Então compra-se outra bike.
A gravel bike é uma bike de estrada que pode se aventurar fora do asfalto em estradas de terra, quase um cicloturismo.  A maioria parece uma speed, mas usa freio a disco, pedivela compacta 50x34, cassete 11x30 ou 11x32  e pneus 700x32 ou 700x35.  Exemplo: Ridley X-Trail C10 Gravel Bike 2016.  Linda bike.
Com o pneu maior é possivel andar mais rápido em terreno irregular, pois o pneu ajuda a amortecer as imperfeições.
Vou escrever uma heresia para a maioria,  mas na bike MTB 29, o pneu mais pesado ajuda para manter velocidade. Comparo com o volante de um motor, quanto mais pesado mais energia mantem. Mas acelera devagar.
Uso a bike na cidade, estrada e estradas de terra.  Comecei com 700x35 que desenvolve bem no asfalto,  mas na terra e no pedal noturno judia bastante a bike e o corpo. Comprei pneu Levorin Liege de kevlar 700x28 para aumentar a velocidade. Não é o melhor,  mas bem leve.  Com ele não consegui aumentar muito a velocidade,  mas perdi bastante nas subidas. Testando sempre no mesmo trecho.  Encostei o par novo.
Agora passei a usar 700x50. Pneu urbano e pesado.   Anda bem na estrada e na terra. Mantem mais fácil a velocidade.   Não faço trilhas.
Mas são somente impressões de um tipo especifico de uso.



Postado Por: Royo
Data de Publicação: 24 Ago 2016 as 08:41
Mantendo-se as devidas proporções e sempre dentro de uma mesma categoria ( speed x speed, MTB x MTB e Fat Bike x Fat Bike) , um pneu mais largo vai ser mais rapido sim.

Lógico q não dá pra comparar um pneu de MTB 1.9 top de linha e super leve com um 2.5 de arame e baixo custo e alto peso..   ai o fator peso e qualidade do pneu vai acabar "vencendo" e acabando com toda a melhoria que uma maior área de contato e menor resistencia a rolagem q um pneu mais largo tras. 

Mas comparando pneus similares em qualidade e peso .. o pneu mais largo vai trazer um desempenho melhor..   ele vai ter uma maior área de contato com o solo e com isso a pressão que ele aplica no solo será menor, ja que o peso vai ser distribuido por uma área maior.. e ai a perda de desempenho vai ser menor a cada irregularidade que o pneu tiver q passar por cima/absorver. 

e com o pneu mais largo, é possivel usar uma calibragem mais baixa.. melhorando ainda mais a capacidade de absorção de irregularidades.

Foram feitos varios testes de laboratórios em condições muito bem controladas, para se eliminar os fatores subjetivos do teste, e todos que vi os resultados até hoje mostram que os pneus mais largos gastam menos energia do ciclista do que um pneu mais fino. 

até no speed isso é válido..   podem ver q mesmo nas provas das grandes voltas... onde antes se usava pneus 700x19 ou até mais finos, hj se usa 700x25 na maioria dos casos..  


-------------
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/


Postado Por: hugo_salves
Data de Publicação: 24 Ago 2016 as 10:32
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Mantendo-se as devidas proporções e sempre dentro de uma mesma categoria ( speed x speed, MTB x MTB e Fat Bike x Fat Bike) , um pneu mais largo vai ser mais rapido sim.

Lógico q não dá pra comparar um pneu de MTB 1.9 top de linha e super leve com um 2.5 de arame e baixo custo e alto peso..   ai o fator peso e qualidade do pneu vai acabar "vencendo" e acabando com toda a melhoria que uma maior área de contato e menor resistencia a rolagem q um pneu mais largo tras. 

Mas comparando pneus similares em qualidade e peso .. o pneu mais largo vai trazer um desempenho melhor..   ele vai ter uma maior área de contato com o solo e com isso a pressão que ele aplica no solo será menor, ja que o peso vai ser distribuido por uma área maior.. e ai a perda de desempenho vai ser menor a cada irregularidade que o pneu tiver q passar por cima/absorver. 

e com o pneu mais largo, é possivel usar uma calibragem mais baixa.. melhorando ainda mais a capacidade de absorção de irregularidades.

Foram feitos varios testes de laboratórios em condições muito bem controladas, para se eliminar os fatores subjetivos do teste, e todos que vi os resultados até hoje mostram que os pneus mais largos gastam menos energia do ciclista do que um pneu mais fino. 

até no speed isso é válido..   podem ver q mesmo nas provas das grandes voltas... onde antes se usava pneus 700x19 ou até mais finos, hj se usa 700x25 na maioria dos casos..  

Royo tempos que não presenciava suas colaborações aqui no fórum, desde qnd iniciei meu pedal e sempre que pensei em upar várias coisas na minha bike sempre encontrei seus comentários, que por sinal me ajudaram e muito a não jogar dinheiro fora...

Obrigado!



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net