Geometrias modernas e malucas: long low and slack!
Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Mountain Biking
Nome do Fórum: All Mountain / Enduro / Trail
Descrição Fórum: Nem cross-country, nem downhill - Discussões sobre as modalidades mais livres do mountain biking.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=87385
Data da Impressão: 17 Abr 2024 as 20:20 Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com
Tópico: Geometrias modernas e malucas: long low and slack!
Postado Por: TheLittle
Assunto: Geometrias modernas e malucas: long low and slack!
Data de Publicação: 01 Jul 2016 as 08:58
Tenho visto uma certa "evolução" nas geometrias de bikes, principalmente nas bikes 2016 e 2017 de cross country. Muitos fabricantes estão indo pro lado "slack" quando se fala em caixas de direção, e antes as bikes XC race de 70 e 71° de ângulo do head tube estão caindo pra 69, 68 e algumas até 67. O comprimento do chainstay, que sempre foi um pouco mais comprido no caso das 29, estão caindo pra 440mm ou menos. Resumindo as bikes de XC estão virando trail bikes. E as trail estão com a geometria das "enduro".
Não faltam exemplos, Tallboy 3, as nova Trek Fuel, kona hei hei (que usa a geometria parecida com a process 111 que é classificada como "enduro"), scott spark, entre outras. O "moderno" agora é "long slack and low" até pra XC race..
Aí chegam as marcas "revolucionárias" com geometrias extremas pra enduro, como a Nicolai Mojo Geometron, com 62° de head angle, central baixíssimo e seat tube super inclinado.
http://www.pinkbike.com/news/nicolai-mojo-geometron-first-ride-2015.html
e a finlandesa pole bikes
http://www.pinkbike.com/news/pole-bicycles-eurobike-media-days-kirchberg-2016.html
a minha preocupação é que se as marcas continuarem seguindo esse padrão, eu que sou um cara baixo vou ter que me acostumar a usar bikes de trail, enduro ou xc com o "reach" muito grande ou então partir pra quadros XS exemplo: giant trance Small 2017 tem um reach maior que a SC Nomad 2016 Média..
o reach da bike que uso hoje é em torno de 400mm, e nessas bikes com geometrias malucas começa em 480mm!!
por enquanto to gostando muito, cada vez mais opções de bikes de XC do jeito que sempre quis: leves, com bom curso e geometria trail. mas realmente espero que não transformem todas as bikes em caminhões daqui pra frente. deve ser divertido nas descidas, mas acho que certas trilhas travadas devem ser uma tristeza de andar com uma bike de 1.30m de entreeixos.
------------- --------------------------- Santacruz Nomad 3 CC Santacruz Hightower C Miyamura Enduro Hardtail
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Respostas:
Postado Por: Mafu
Data de Publicação: 01 Jul 2016 as 11:21
Mais uma vez assistimos a uma tendência que às vezes vai ao extremo e depois recua.
Aconteceu com a s bikes de DH que ficaram cada vez mais slackers, com frentes mais lançadas e entre-eixos maiores e centrais baixíssimos. Depois encurtaram os chain stays, voltando a reduzir os entre-eixos, mas os centrais voltaram a subir. Agora os ãngulos de direção se estabilizaram por volta dos 63,5° a 64°.
Mas já se iniciou movimento (acho que a GT foi a primeira) onde se alongou o top tube efetivo.
Acho que esses movimentos também seguem uma certa dose de tentativa/erro em busca de maior rendimento.
Guidãos no DH foram abaixando e enlarguecendo até ficaram planos e chegarem aos 800 mm. Chegou a existir mesas integradas com ângulos negativos para DH. Hoje o guidãos voltaram a ter elevação de até 3" e poucos pilotos usam larguras acima de 780 mm.
Não acho que será diferente no caso das XC, Trail e Enduro.
------------- Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe. Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
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Postado Por: PedroMayall
Data de Publicação: 01 Jul 2016 as 13:09
Puxa, mal posso esperar 2 a 3 anos quando, quem sabe, não-milionários como eu poderão comprar por 10 mil uma dessas bikes de terceira ou quarta mão...
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 01 Jul 2016 as 13:28
Mafu escreveu:
Mais uma vez assistimos a uma tendência que às vezes vai ao extremo e depois recua.
Aconteceu com a s bikes de DH que ficaram cada vez mais slackers, com frentes mais lançadas e entre-eixos maiores e centrais baixíssimos. Depois encurtaram os chain stays, voltando a reduzir os entre-eixos, mas os centrais voltaram a subir. Agora os ãngulos de direção se estabilizaram por volta dos 63,5° a 64°.
Mas já se iniciou movimento (acho que a GT foi a primeira) onde se alongou o top tube efetivo.
Acho que esses movimentos também seguem uma certa dose de tentativa/erro em busca de maior rendimento.
Guidãos no DH foram abaixando e enlarguecendo até ficaram planos e chegarem aos 800 mm. Chegou a existir mesas integradas com ângulos negativos para DH. Hoje o guidãos voltaram a ter elevação de até 3" e poucos pilotos usam larguras acima de 780 mm.
Não acho que será diferente no caso das XC, Trail e Enduro. |
acho que no caso do XCO talvez as pistas estejam ficando mais casca grossa. A pista olímpica do Rio por exemplo tem umas partes bem sinistras, principalmente vendo pessoalmente. Acho que uma full, com caonote dropper, dá pra passar rápido onde muitos com HT e banco alto tem que reduzir.
pode ser também que os pilotos de XC estão "buscando" eventuais diferenças na técnica de descida, embora as descidas sejam as partes onde eles ficam a menor parte do tempo. Talvez o nível de preparo físico já esteja muito próximo entre os pilotos e estejam querendo buscar uma melhora de performance nos trechos mais técnicos e descidas. A tecnologia está possibilitando isso, agora é possível ter uma bike com bom desempenho de descida (incluindo até canote dropper) sem prejudicar no restante e isso pode ser um diferencial na corrida entre dois pilotos que estão com o condicionamento físico no topo.
o legal disso é que tem ficado mais interessante ver provas de XCO, e está forçando os pilotos a uma pilotagem mais agressiva. A dúvida é se a indústria da bike está forçando isso, ou ao contrário.
mas claro, tudo tem um limite. não acho que essa tendência vá mais pro lado extremo tão cedo, os ângulos de direção das bikes de XC devem se estabilizar entre 67 e 69°
o pior é que nem dá pra conversar isso com o pessoal do XC mais "purista", pra eles o que não for HT de carbono é "muito pesado". Nem sabem que geometria usam, não leem nada, se duvidar nem prova de XCO da UCI assistem. E muitos tem um potencial enorme mas insistem que a bike ideal sempre vai ser a deles pra qualquer situação.
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Postado Por: Mafu
Data de Publicação: 01 Jul 2016 as 13:59
Realmente as pistas de XC estão ficando com um perfil com um perfil bem mais agressivo.
Eu acho isso legal para que a modalidade tenha uma identidade própria, já que vimos no passado muitas pistas onde bikes de ciclocross seriam mais rápidas e eficientes que as de MTB.
Também acho que essa tendência poderá aumentar o número de bikes full na maioria das pistas do circuito mundial.
Ainda tem muita água pra rolar debaixo da ponte antes que se chegue a um padrão, mas com a evolução constante do esporte, sempre podem surgir novas variáveis para desviar o caminho a ser seguido.
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 01 Jul 2016 as 14:08
lembrei agora, DH teve até tentativa de usar rodas 29, mas (felizmente) não foi pra frente kkk
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Postado Por: 43679
Data de Publicação: 01 Jul 2016 as 14:32
Sao bikes diferentes pra diferentes tipos de terreno e competiçao. XCO e XCM sao diferentes.A variaçao de pistas é normal,é so olhar o mundial de F1,apesar de nao mudar todo ano,todo circuito é diferente,os carros precisao mudar tudo. Full com curso curto de suspa traseira nunca foi algo inusitado no meio do XC,nen mesmo no XCM,tem muito amador que vai de full de AM,pois tem uma unica bike. A questao pra amadores e entusiastas é que sempre uma hard vai ser mais barata,em qualquer situaçao.E no caso do XCM,sempre a melhor opçao.Ja os pro,mudou o terreno,pega a mais apropriada.
E tendencias sao tendencias,mais nescessidade mercadologica mesmo que praticidade e vantagem. O caso das rodas 29 em DH foi uma tentativa,e foi minima,ja poucas marcas tentarao,pois DH ja usa pneus enormes,uma bike pesada q so serve pra descer e mais nada,nao tem sentido rodas grandes onde se tem suspa de 180mm na dianteira,anula o efeito da 29,e o efeito giroscopico,pois o aro é maior(aro mesmo),ainda ta la.Ai poe pneus de 29er fatty e tenta descer,,,
Agora,que bike cumprida demais é bem limitada,ai é inegavel..
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Postado Por: StFred
Data de Publicação: 01 Jul 2016 as 14:58
Tenho o seu mesmo problema Little... só que no meu caso, as pernas são relativamente grandes e o tronco pequeno... 1,85 e na maioria dos bike-fits e tamanhos recomendados (Como no site da Canyon) dá M ou L.
A vantagem dessa geometrada da industria é os nego se afobando pra comprar e o mercado das usadas ficar mais recheado né :D
------------- Every man's life ends the same way. It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another. Ernest Hemingway
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 01 Jul 2016 as 15:42
StFred escreveu:
Tenho o seu mesmo problema Little... só que no meu caso, as pernas são relativamente grandes e o tronco pequeno... 1,85 e na maioria dos bike-fits e tamanhos recomendados (Como no site da Canyon) dá M ou L.
A vantagem dessa geometrada da industria é os nego se afobando pra comprar e o mercado das usadas ficar mais recheado né :D |
bike feminina!
minha giant anthem era 18 com top tube de bike 16.
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Postado Por: misera
Data de Publicação: 01 Jul 2016 as 19:18
é so virar a mesa pra tras , ta resolvido o problema
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Postado Por: misera
Data de Publicação: 01 Jul 2016 as 19:32
E eu ia zuando ne...
http://www.pinkbike.com/news/ns-bikes-introduces-radical-new-geometry-for-mountain-bikes-2015.html
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Postado Por: misera
Data de Publicação: 01 Jul 2016 as 21:03
Depois de ver o kra encima de uma ela nao parece tao esquisita.
https://www.youtube.com/watch?v=GNHKkiqiCZs
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 01 Jul 2016 as 23:25
misera escreveu:
E eu ia zuando ne...
http://www.pinkbike.com/news/ns-bikes-introduces-radical-new-geometry-for-mountain-bikes-2015.html |
kkk olha a data do artigo
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Postado Por: raulino
Data de Publicação: 04 Jul 2016 as 01:31
TheLittle escreveu:
misera escreveu:
E eu ia zuando ne...
http://www.pinkbike.com/news/ns-bikes-introduces-radical-new-geometry-for-mountain-bikes-2015.html |
kkk olha a data do artigo | [<:o)]
------------- "Reality is what you make it" GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
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Postado Por: lemarco
Data de Publicação: 04 Jul 2016 as 10:33
raulino escreveu:
TheLittle escreveu:
misera escreveu:
E eu ia zuando ne...
http://www.pinkbike.com/news/ns-bikes-introduces-radical-new-geometry-for-mountain-bikes-2015.html |
kkk olha a data do artigo | [<:o)] |
Mais de um ano depois e continua fazendo vítimas...
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 04 Jul 2016 as 11:01
muito interessante o vídeo da Pole apesar de ser meio irritante a dificuldade do cara falar inglês kkkkk
basicamente, ele fala que nas geometrias "antigas" o seat tube sempre foi bem inclinado, talvez numa tentativa de "ajustar" a bike afim de uma mesma bike atender vários tamanhos de ciclista. Com o seat tube com ângulos mais baixos, exemplo 70°, quanto mais alto se usa o selim, mais o banco se afasta do guidão e maior poderia ser a medida de top tube "virtual".
O problema disso é que o "reach", que é a distância horizontal entre o eixo vertical que passa no central e o eixo vertical que passa pela direção, era muito curta. Apesar do cidadão estar sentado muito pra trás, o pedivela está bem deslocado pra frente e quando fica em pé na bike, ela fica muito curta e o peso bem pra frente, mesmo tendo o tamanho de top tube adequado.
esse lance dos seat tubes com ângulos mais altos, como 74 ou 75° é bem interessante pois a posição em pé ou sentado na bike não muda bruscamente, e acredito ser tendência daqui pra frente. por outro lado, tem que tomar mais cuidado quando for escolher tamanho de quadro pois uma pessoa alta que compra um quadro pequeno não vai ter mais esse "ganho" de top tube real quando sentado.
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Postado Por: StFred
Data de Publicação: 04 Jul 2016 as 14:27
Little, vou olhar com outros olhos pras bikes femininas heheh
Minha Cannondale veio com uma mesa de 100mm... toda hora que achava que ia meter os peitos no guidão de tão pra frente que ficava
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 04 Jul 2016 as 14:52
StFred escreveu:
Little, vou olhar com outros olhos pras bikes femininas heheh
Minha Cannondale veio com uma mesa de 100mm... toda hora que achava que ia meter os peitos no guidão de tão pra frente que ficava |
bom era a filosofia da Giant, que agora virou LIV pra divisão feminina, usar top tubes curtos nas bikes. não conferi outras marcas ou mesmo as novas bikes LIV (que estão sensacionais, por sinal). Tanto é que se for comprar uma Giant no futuro, vou olhar também pra linha Liv e estudar bem as geometrias.
olhando a bike nem parece nada absurdo a diferença pra uma "masculina", exceto o seat tube aparentar bem baixo pra uma bike 18". Mesmo assim usava pouco canote e mesa curta.
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Postado Por: StFred
Data de Publicação: 04 Jul 2016 as 17:00
E agora a moda tá sendo usar top tube baixo em tudo que é bike mais moderna
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Postado Por: PedroMayall
Data de Publicação: 04 Jul 2016 as 18:52
Não só a geometria dos quadros está indo nessa linha long, low and slack, como também o design da suspensão traseira está cada vez melhor, facilitando muito o pedal. Uma coisa que deve ter simpificado o trabalho dos designers foi o abandono do câmbio dianteiro. Menos uma engrenagem para atrapalhar e menos velocidades de pedal para acomodar.
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Postado Por: lemarco
Data de Publicação: 05 Jul 2016 as 10:51
TheLittle escreveu:
StFred escreveu:
Little, vou olhar com outros olhos pras bikes femininas heheh
Minha Cannondale veio com uma mesa de 100mm... toda hora que achava que ia meter os peitos no guidão de tão pra frente que ficava |
bom era a filosofia da Giant, que agora virou LIV pra divisão feminina, usar top tubes curtos nas bikes. não conferi outras marcas ou mesmo as novas bikes LIV (que estão sensacionais, por sinal). Tanto é que se for comprar uma Giant no futuro, vou olhar também pra linha Liv e estudar bem as geometrias.
olhando a bike nem parece nada absurdo a diferença pra uma "masculina", exceto o seat tube aparentar bem baixo pra uma bike 18". Mesmo assim usava pouco canote e mesa curta.
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Viu a Trance 2017? http://enduro-mtb.com/en/first-look-giant-trance-2017/" rel="nofollow - http://enduro-mtb.com/en/first-look-giant-trance-2017/
Quanto a geometria: "Alongside the new rear end design, the Trance 2017 takes on revised geometry, with a 10 mm longer top tube to serve up more stability on aggressive trails. Fittingly, the bottom bracket has dropped by 5 mm compared to its predecessor. Moreover, thanks to the new rear end design the developers have succeeded in shortening the chainstays from 440 mm to 435 mm in order to boost agility."
Segue bem a tendência que vc falou TheLittle
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 05 Jul 2016 as 11:07
to curioso pra ver se vai sair uma Anthem 29 nova, e como vai ser a geometria dela. desde 2011 que não mudou a geometria.
chuto 69 de head angle e traseira 440mm, com 100mm de curso no quadro.
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Postado Por: lemarco
Data de Publicação: 05 Jul 2016 as 11:30
O mesmo está ocorrendo com as novas Trek Fuel EX e Remedy 2017: http://enduro-mtb.com/en/trek-remedy-9-9-2017-race-shop-limited-first-ride/" rel="nofollow - http://enduro-mtb.com/en/trek-remedy-9-9-2017-race-shop-limited-first-ride/
http://enduro-mtb.com/en/trek-fuel-ex-9-9-29-2017-first-ride/" rel="nofollow - http://enduro-mtb.com/en/trek-fuel-ex-9-9-29-2017-first-ride/
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Postado Por: StFred
Data de Publicação: 05 Jul 2016 as 13:16
Duas coisas que tava matutando, além da mudança dos graus de inclinação do headset:
- A galera tá aumentando o top tube e extinguindo as mesas acima de 50mm... interessante
- No meu caso (braços e tronco menores), como seria pra pegar um pedal mais extenso? Cara pedalar sentado por 1h todo jogado pra frente deve ser um saco, além de uma possivel dor nas costas
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 05 Jul 2016 as 13:50
StFred escreveu:
Duas coisas que tava matutando, além da mudança dos graus de inclinação do headset:
- A galera tá aumentando o top tube e extinguindo as mesas acima de 50mm... interessante
- No meu caso (braços e tronco menores), como seria pra pegar um pedal mais extenso? Cara pedalar sentado por 1h todo jogado pra frente deve ser um saco, além de uma possivel dor nas costas |
mesa 35mm talvez, existe até 30mm. é uma forma de jogar o guidão pra trás num top tube longo.
e tem a geometria maluca da mondraker que usa mesa 10mm, no caso o guidão fica em cima da espiga.
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Postado Por: lemarco
Data de Publicação: 06 Jul 2016 as 13:32
TheLittle escreveu:
to curioso pra ver se vai sair uma Anthem 29 nova, e como vai ser a geometria dela. desde 2011 que não mudou a geometria.
chuto 69 de head angle e traseira 440mm, com 100mm de curso no quadro. |
The Little, dê uma olhada aí: http://mtbbrasilia.com.br/2016/07/06/com-suspensao-reformulada-giant-atualiza-suas-linhas-mtb-anthem-e-trance/" rel="nofollow - http://mtbbrasilia.com.br/2016/07/06/com-suspensao-reformulada-giant-atualiza-suas-linhas-mtb-anthem-e-trance/
http://www.bikeradar.com/mtb/news/article/2017-giant-mountain-bike-updates-47418/" rel="nofollow - http://www.bikeradar.com/mtb/news/article/2017-giant-mountain-bike-updates-47418/
Na Anthem 27.5 tem 0,5 grau mais aberto na cx de direção e o Chain Stay está 5mm mais curto e 120mm de curso.
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Postado Por: lemarco
Data de Publicação: 06 Jul 2016 as 13:46
Aqui tem informações sobre a geometria: http://www.bikerumor.com/2016/06/30/2017-giant-anthem-gains-travel-shrinks-wheels-updated-trance-xtc-and-fathom-mountain-bikes/" rel="nofollow - http://www.bikerumor.com/2016/06/30/2017-giant-anthem-gains-travel-shrinks-wheels-updated-trance-xtc-and-fathom-mountain-bikes/
E só aro 27.5! Vou até postar no tópico da morte dos 27.5...
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 06 Jul 2016 as 14:22
no bike rumor:
.....there’s an all-new 29er full suspension race bike coming later this year....
vamos aguardar, tô curioso.
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 13 Set 2016 as 07:16
depois do pódio triplo da Mondraker no mundial de DH, fui procurar um pouco mais sobre a geometria "forward" deles. li em comentários que é uma das bikes de DH com top tube mais longo do mercado.
me deparei com esse artigo que achei interessante.
http://www.mbr.co.uk/news/size-matters-why-were-all-riding-bikes-that-are-too-small-321374
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Postado Por: Cordilo
Data de Publicação: 14 Set 2016 as 09:03
nessa geometria forward ainda tem a canyon strive, que me agrada muito... ...na geometria S com 17pol de seat tube, 60 de top tube e angulo de 66o.
------------- Atualmente: Focus Black Forest 29er (2014) GT Zaskar Sport 27.5 (2015)
...keep drinking and riding.
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Postado Por: Royo
Data de Publicação: 14 Set 2016 as 13:56
TheLittle escreveu:
depois do pódio triplo da Mondraker no mundial de DH, fui procurar um pouco mais sobre a geometria "forward" deles.li em comentários que é uma das bikes de DH com top tube mais longo do mercado.
me deparei com esse artigo que achei interessante.
http://www.mbr.co.uk/news/size-matters-why-were-all-riding-bikes-that-are-too-small-321374
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O que mais gostei das Mondraker.. é que o sistema de links deles ( Zero Suspension System) é o mesmo da minha Astrinho.
------------- MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!
http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 15 Set 2016 as 15:16
Cordilo escreveu:
nessa geometria forward ainda tem a canyon strive, que me agrada muito... ...na geometria S com 17pol de seat tube, 60 de top tube e angulo de 66o.
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tenho uma birra com Canyon, quero uma xc full 29 small e gosto tanto da nerve quanto da Neuro. Mas eles não tem, small só 27.5.
Se eles acham que eles sabem o que é melhor pro consumidor, eles que vendam pra outro. Orbea também é assim.
------------- --------------------------- Santacruz Nomad 3 CC Santacruz Hightower C Miyamura Enduro Hardtail
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Postado Por: lemarco
Data de Publicação: 16 Set 2016 as 10:31
Teste da Giant Anthem: http://flowmountainbike.com/tests/tested-giant-anthem-2/" rel="nofollow - http://flowmountainbike.com/tests/tested-giant-anthem-2/ "Slacker, longer, lower, better. Heard that before? It’s the way forward, not only for long travel bikes."
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 16 Set 2016 as 10:47
lemarco escreveu:
Teste da Giant Anthem: http://flowmountainbike.com/tests/tested-giant-anthem-2/" rel="nofollow - http://flowmountainbike.com/tests/tested-giant-anthem-2/ "Slacker, longer, lower, better. Heard that before? It’s the way forward, not only for long travel bikes."
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se a giant aplicar essa filosofia numa suposta Anthem 29 e colocar todas as opções de peças/preços que costuma ter pro mesmo modelo seria muito interessante pra uma bike de XC. Ainda acho que eles estão perdendo tempo de não fazer isso, e uma grande fatia do mercado XC full. Se até o enduro está migrando pra 29 (pelo menos certas marcas em certas pistas) por qual motivo ainda insistem que 27.5 pra tudo é o futuro?
------------- --------------------------- Santacruz Nomad 3 CC Santacruz Hightower C Miyamura Enduro Hardtail
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Postado Por: alexhendrix
Data de Publicação: 17 Set 2016 as 13:25
TheLittle escreveu:
Cordilo escreveu:
nessa geometria forward ainda tem a canyon strive, que me agrada muito... ...na geometria S com 17pol de seat tube, 60 de top tube e angulo de 66o.
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tenho uma birra com Canyon, quero uma xc full 29 small e gosto tanto da nerve quanto da Neuro. Mas eles não tem, small só 27.5.
Se eles acham que eles sabem o que é melhor pro consumidor, eles que vendam pra outro. Orbea também é assim. |
A Cannondale tá fazendo o mesmo com a linha Scalpel. 27,5 para o Small e os demais tamanhos tudo 29er.
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Postado Por: lemarco
Data de Publicação: 19 Set 2016 as 11:33
Comparativo entre a Ibis Replay com geometria "normal" e a "nova" long and slack: http://www.pinkbike.com/news/ibis-ripley-vs-ibis-ripley-ls-opinion-2016.html" rel="nofollow - http://www.pinkbike.com/news/ibis-ripley-vs-ibis-ripley-ls-opinion-2016.html
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Postado Por: lemarco
Data de Publicação: 26 Set 2016 as 16:12
Lendo o teste da Trek Fuel EX 2017 me deparo com isso:
"This, and the 67.7-degree head angle with a 130-millimeter-travel Fox 34 fork, makes the 2017 Fuel EX 29 blaze descents like never before. And that’s in the ‘high’ geometry mode. Flipping the Mino Link chips to the ‘low’ position relaxes the head angle more than Snoop Dogg after a 20 sack. In this position, with the front end at 67 degrees, I could attack hairball descents with a level of stability and confidence that is normally reserved for bikes that climb a lot worse than this one. For good measure, Trek gave the EX a slightly longer reach (458 millimeters) and shorter chainstays (432 millimeters)."
Essa citação o Snoop Dogg foi foda! Matéria completa: http://www.bikemag.com/gear/bikes/trail-bikes-gear/review-trek-fuel-ex-9-8-29/#YpgE88XXroYuBSlP.97" rel="nofollow - http://www.bikemag.com/gear/bikes/trail-bikes-gear/review-trek-fuel-ex-9-8-29/#YpgE88XXroYuBSlP.97
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 26 Set 2016 as 16:18
ahehuaeuhaehuea reviewers fanfarrões.
essa é a bike, e tem SMALL!!
------------- --------------------------- Santacruz Nomad 3 CC Santacruz Hightower C Miyamura Enduro Hardtail
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Postado Por: StFred
Data de Publicação: 27 Set 2016 as 08:47
Esses flip chip eu até imagino o cara parando no meio da trilha, tirando as chave allen pra fazer a troca "ops, agora tem uma subida..."
------------- Every man's life ends the same way. It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another. Ernest Hemingway
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Postado Por: lemarco
Data de Publicação: 27 Set 2016 as 08:56
A minha Remedy tem e só mudei uma vez, puz a geometria menos relaxada e deixei. Gostei do resultado. Não acho que seja pra ficar alterando o tempo todo, mas dependendo do tipo de trilha pode ser uma boa ter a opção.
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 27 Set 2016 as 09:32
StFred escreveu:
Esses flip chip eu até imagino o cara parando no meio da trilha, tirando as chave allen pra fazer a troca "ops, agora tem uma subida..." |
por enquanto só a canyon strive e algumas cannondale fazem isso "on the fly". deve ser interessante poder mudar a geometria assim
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Postado Por: lemarco
Data de Publicação: 27 Set 2016 as 09:56
O mesmo acontece com as caixas de direção que permitem a alteração do ângulo caixa de direção. Não dá para fazer isso "on the fly", cabe ao pilota analisar previamente a trilha que vai fazer e ajustar tudo antecipadamente.
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Postado Por: StFred
Data de Publicação: 27 Set 2016 as 13:11
falei mais pela zoeira mesmo... Acho interessante essa história de você poder customizar a bike...
Pra mim especificamente não tem utilidade... como sou pangaré eu raramente mexo sequer nos rebounds da suspensão da bike
------------- Every man's life ends the same way. It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another. Ernest Hemingway
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Postado Por: lemarco
Data de Publicação: 07 Nov 2016 as 16:48
Mais sobre o assunto: http://enduro-mtb.com/en/will-longer-slacker-bike-make-better-rider/" rel="nofollow - http://enduro-mtb.com/en/will-longer-slacker-bike-make-better-rider/
Não deu tempo de ler para dar uma opinião.
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 08 Nov 2016 as 11:22
lemarco escreveu:
Mais sobre o assunto: http://enduro-mtb.com/en/will-longer-slacker-bike-make-better-rider/" rel="nofollow - http://enduro-mtb.com/en/will-longer-slacker-bike-make-better-rider/
Não deu tempo de ler para dar uma opinião. |
excelente artigo, principalmente por que coloca numa espécie de "gráfico" do angulo de direção vs reach as principais bikes do mercado. só achei que a conclusão não foi tão conclusiva, não é todo mundo que tem sensibilidade ou mesmo oportunidade pra testar diversas bikes e ver o que é melhor.
A experiência que eu tive é que sim, pra andar rápido é melhor ter a bike longa.. muito mais estável. Ideal mesmo é ter mais de uma bike, mas poucos podem se dar a esse luxo infelizmente.
A tendência é realmente alongar as bikes, diminuir o ângulo do head tube e aumentar do seat tube (e isso indiretamente provoca um "encolhimento" no comprimento do top tube efetivo) além de aumentar o Reach. Acho muito bom essas bikes malucas como a Nicolai e Pole, extrapolando que se vê até onde vão as vantagens de utilizar essas geometrias. O tempo vai dizer quais são os limites.
------------- --------------------------- Santacruz Nomad 3 CC Santacruz Hightower C Miyamura Enduro Hardtail
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Postado Por: StFred
Data de Publicação: 08 Nov 2016 as 11:48
Eu acho que tende a ser mais o feeling do ciclista que necessariamente a bicicleta. Vide Aaron Gwin levando campeonato na YT (bem diferente da Spec Demo) e Richie Rude com 1.80m na Yeti SB tamanho M. Eu como sujeito pouco sensível as mudanças na bike, é difícil eu notar muita diferença... Só quando é de uma bike XC pra uma trail
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 08 Nov 2016 as 13:38
StFred escreveu:
Eu acho que tende a ser mais o feeling do ciclista que necessariamente a bicicleta. Vide Aaron Gwin levando campeonato na YT (bem diferente da Spec Demo) e Richie Rude com 1.80m na Yeti SB tamanho M. Eu como sujeito pouco sensível as mudanças na bike, é difícil eu notar muita diferença... Só quando é de uma bike XC pra uma trail |
detalhe, a SB6C média tem medidas praticamente iguais a uma Nomad Large.
se eu fosse pegar uma SB6C, teria que ser a Small, que é bem similar as medidas da minha nomad média. pelo jeito quem quiser uma bike "curta" e for baixo vai ser obrigado a escolher uma trailbike de menos curso se a tendência continuar assim.
e sim o piloto faz toda a diferença, muito mais que a bike, principalmente frequência de treino e disposição pra correr riscos. eu mesmo estava andando muito melhor com a Spz Enduro mesmo nas trilhas de DH mesmo ela sendo inferior a bike atual, mas por que tava treinando (e me arriscando) muito mais naquela época que agora.
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Postado Por: Royo
Data de Publicação: 09 Nov 2016 as 16:43
Como Ja dizia um velho ciclista Texano:
It's not about the Bike !!
Quem ganha prova é o ciclista e não a bike.
------------- MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!
http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
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Postado Por: Cordilo
Data de Publicação: 10 Nov 2016 as 08:59
StFred escreveu:
Vide Aaron Gwin levando campeonato na YT (bem diferente da Spec Demo) |
É Off Topic... mas, "se" tivesse mais 1 ou 2 etapas, pelo que vinha andando o Danny Hart levava facil do Gwin.
Efim... como dizia o velho Texano, it´s not the horse... it´s the Cowboy.
Abraços!!!
------------- Atualmente: Focus Black Forest 29er (2014) GT Zaskar Sport 27.5 (2015)
...keep drinking and riding.
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Postado Por: StFred
Data de Publicação: 10 Nov 2016 as 09:43
Mas o grande ponto da mudança que o próprio Hart falou foi o "new workout" que ele começou a fazer. Aparentemente ele não tinha o fitness, ai entrou num programa e já viu né?
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 10 Nov 2016 as 10:32
StFred escreveu:
Mas o grande ponto da mudança que o próprio Hart falou foi o "new workout" que ele começou a fazer. Aparentemente ele não tinha o fitness, ai entrou num programa e já viu né? |
falando em "fitness" viram o Marcelo Gutierres no campeonato nacional enduro da Colombia?
Segue depoimento do facebook dele:
Gente esto del Enduro es cosa seria. Muchas veces me preguntan, por que no corre, porque no se mete más al cuento y la respuesta es que el día que quiera hacerlo bien a de prepararse uno para eso... Les cuento que en mi vida creo que nunca había comido tanta pero tanta 💩 como lo hice el domingo... Por mucho rato pensé en tirar la toalla y mandar todo al carajo. De alguna forma, a punta de coraje y honor y con Garrido, (a)estebanzm24 y (a)ajaramillobo fue que me fui ahí acompañado y terminé además de varios problemas mecánicos y un número de calambres que no se los deseo a nadie. Mis respetos para todos los que terminaron y a (a)briders y (a)revistabiker por la invitación y a (a)oakleycolombia por la atencion.
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Postado Por: StFred
Data de Publicação: 10 Nov 2016 as 18:53
Tu é doido... uma vez fiz uma brincadeira aqui na região como se fosse assim... descer dois singletracks e ir pedalando de um ao outro em 25 minutos... tá loco, cheguei botando os bofe pra fora e desci agarrado no freio sem dar nenhuma pedalada
Voltando ao cerne do tópico, outra coisa a respeito do Hart/Mondraker Summum é que a geometria da Mondraker ajudou muito em VDS... aquilo tava um inferno de buraco, nam. Vide a roda do Gwin que foi pro saco.
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 13 Fev 2017 as 09:43
Nova Intense Tracer, quadros mais longos http://www.pinkbike.com/news/2017-intense-tracer-review.html%20" rel="nofollow - http://www.pinkbike.com/news/2017-intense-tracer-review.html
como a Nomad e a Tracer são bikes muito próximas, prevejo que pra 2018 a nomad vai mudar:
- cubos boost - garfos 170mm padrão (acho que os modelos 2017 já estao vindo assim) - reach de 15 a 30mm maior, dependendo do tamanho - talvez mude o seat angle coisa de 1° mais em pé.
e acho que a Santacruz lança uma Hightower de 150mm de curso no quadro com garfo 160 29", pra concorrer com Enduro 29, Trek Slash. Já tem muita gente modificando as HT pra 150 de curso, acho que vão "oficializar" a gambiarra.
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Postado Por: danielbns
Data de Publicação: 09 Mar 2017 as 02:18
TheLittle escreveu:
muito interessante o vídeo da Pole apesar de ser meio irritante a dificuldade do cara falar inglês kkkkk
basicamente, ele fala que nas geometrias "antigas" o seat tube sempre foi bem inclinado, talvez numa tentativa de "ajustar" a bike afim de uma mesma bike atender vários tamanhos de ciclista. Com o seat tube com ângulos mais baixos, exemplo 70°, quanto mais alto se usa o selim, mais o banco se afasta do guidão e maior poderia ser a medida de top tube "virtual".
O problema disso é que o "reach", que é a distância horizontal entre o eixo vertical que passa no central e o eixo vertical que passa pela direção, era muito curta. Apesar do cidadão estar sentado muito pra trás, o pedivela está bem deslocado pra frente e quando fica em pé na bike, ela fica muito curta e o peso bem pra frente, mesmo tendo o tamanho de top tube adequado.
esse lance dos seat tubes com ângulos mais altos, como 74 ou 75° é bem interessante pois a posição em pé ou sentado na bike não muda bruscamente, e acredito ser tendência daqui pra frente. por outro lado, tem que tomar mais cuidado quando for escolher tamanho de quadro pois uma pessoa alta que compra um quadro pequeno não vai ter mais esse "ganho" de top tube real quando sentado.
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isso do angulo do seat tube tbm favorece andar com banco alto em trechos mais tecnicos, drops por exemplo, o banco fica mais pra frente e nao te atrapalha tanto, além de sentado na subida a bike levantar menos a frente, acho que vai nesse lance das provas estarem mais brabas, subidas e descidas, a minha RM element acho que tinha 74° de seattube e é 2009.
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 10 Mar 2017 as 13:58
Devair escreveu:
E tendencias sao tendencias,mais nescessidade mercadologica mesmo que praticidade e vantagem. O caso das rodas 29 em DH foi uma tentativa,e foi minima,ja poucas marcas tentarao,pois DH ja usa pneus enormes,uma bike pesada q so serve pra descer e mais nada,nao tem sentido rodas grandes onde se tem suspa de 180mm na dianteira,anula o efeito da 29,e o efeito giroscopico,pois o aro é maior(aro mesmo),ainda ta la.Ai poe pneus de 29er fatty e tenta descer,,,
Agora,que bike cumprida demais é bem limitada,ai é inegavel..
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mimimimimimi
e vai ter DH 29 no world cup???
vai ter simmmm! https://www.pinkbike.com/news/will-a-29er-end-up-on-a-world-cup-dh-podium-this-year-pinkbike-poll-2017.html
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Postado Por: raulino
Data de Publicação: 16 Ago 2017 as 02:42
saiu mais um artigo do enduro-mtb.com
The New Normal Enduro 27.5 Bike http://enduro-mtb.com/en/mtb-geometry-new-normal/" rel="nofollow - http://enduro-mtb.com/en/mtb-geometry-new-normal/
avaliaram 62 bikes para entender o que rola por ai... pessoalmente adorei as seguintes constatações LOL
"(...) with enough geometry variations to confuse a NASA engineer (...) it’s all about feel, so go and test the hell out of your short list!"
------------- "Reality is what you make it" GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
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Postado Por: raulino
Data de Publicação: 16 Ago 2017 as 02:51
TheLittle escreveu:
(...) e vai ter DH 29 no world cup???(...) |
seu comentário me lembrou um video que vi esses dias, onde o "bike-reporter" fez o megaavalanche pra contar como era... usou uma canyon 29er e se lembro bem no meio do terror de tanto tombo e otb, meio que sem pensar, agradeceu a Deus pelo aro 29
segue o link https://m.youtube.com/watch?v=GI1B1ooxHwM
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 16 Ago 2017 as 07:59
Devair escreveu:
Agora,que bike cumprida demais é bem limitada,ai é inegavel..
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outra confusão que fazem sempre (coisa de leigo) é associar TAMANHO DE RODA com COMPRIMENTO DA BIKE.
Claro que existem limitações físicas e óbvias do tamanho de roda que consegue colocar num quadro dado certo comprimento. Por exemplo pegando rodas 26 e 29 com um mesmo tamanho de pneu, e tentando fazer a bike mais curta possível, é claro que com rodas 26 vai conseguir um entre-eixos menor.
eu tenho lá na minha "garagem" uma enduro 27.5 com 117cm de wheelbase e uma trail 29 com 113cm. A 29 que estou vendendo (camber) tem 112cm (original 111cm).
A traseira da 27.5 tem 43,5cm e da 29 tem 43,2cm.
é só olhar as mondraker summun 27.5 com sua "forward geometry", acredito que sejam as bikes mais longas do circuito, até mesmo mais longa que as 29 da santacruz.
E funcionou bem no campeonato mundial UCI do ano passado em Val Di Sole:
1 Danny Hart (mondraker summum) 2 Laurie Greenland (mondraker summum) 3 Florent Payet (mondraker summum)
ou seja, tamanho de roda não tem muito a ver com entre-eixos, com cubos boost e a eliminação do câmbio dianteiro é possível fazer 29 full bem curtas hoje em dia se quiser. e bikes longas podem até ter suas limitações, mas em certas situações (como essa por exemplo) funcionam muito bem.
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 16 Ago 2017 as 08:01
raulino escreveu:
saiu mais um artigo do enduro-mtb.com
The New Normal Enduro 27.5 Bike http://enduro-mtb.com/en/mtb-geometry-new-normal/" rel="nofollow - http://enduro-mtb.com/en/mtb-geometry-new-normal/
avaliaram 62 bikes para entender o que rola por ai... pessoalmente adorei as seguintes constatações LOL
"(...) with enough geometry variations to confuse a NASA engineer (...) it’s all about feel, so go and test the hell out of your short list!"
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pra quem tem 842872390 bikes a disposição pra testar é fácil falar. Pra quem não tem (como nós aqui) tem que ser meio teórico e pesquisar muito bem o que tá comprando pra diminuir o risco de comprar errado.
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Postado Por: raulino
Data de Publicação: 16 Ago 2017 as 18:57
TheLittle escreveu:
raulino escreveu:
saiu mais um artigo do enduro-mtb.com
The New Normal Enduro 27.5 Bike http://enduro-mtb.com/en/mtb-geometry-new-normal/" rel="nofollow - http://enduro-mtb.com/en/mtb-geometry-new-normal/
avaliaram 62 bikes para entender o que rola por ai... pessoalmente adorei as seguintes constatações LOL
"(...) with enough geometry variations to confuse a NASA engineer (...) it’s all about feel, so go and test the hell out of your short list!"
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pra quem tem 842872390 bikes a disposição pra testar é fácil falar. Pra quem não tem (como nós aqui) tem que ser meio teórico e pesquisar muito bem o que tá comprando pra diminuir o risco de comprar errado. | hum... não tinha pensado por este lado... mas vc tem toda razão, pelo menos pra mim o q manda mais é limite do bolso msm
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Postado Por: raulino
Data de Publicação: 28 Ago 2017 as 05:12
bom dia... ainda tentando me acostumar ao tamanho da bike nova, ela e muito longa... tanto que qdo vi ela montada pela 1a vez pensei: "caguei em pegar L... caguei, caguei, caguei, caguei..."... o vendedor depois me confessou q qdo me viu pensou a msm coisa
ambos sossegamos quando sentei nela, "vestiu" perfeitamente... escolhi este tamanho pensando no top tube efetivo, que ainda tava curto pro meu "bike fit de XC", e pq nele tive um desconto e tanto (maior do que anunciado no site)
o top tube curto foi plenamente compensado pelo guidão enorme de 800mm e pelo central ficar bem pra tras devido ao angulo do seat tube... ela literalmente rasgou tudo que ja li, calculei e pratiquei de bike fit kk
trazendo ela pra casa parei numa terraplanagem de galpão pra "sentir" ela... da uma confiança assustadora... como ja comentaram no post, ao ficar na posição de descida o banco atrapalha bem menos, parecia que nao estava lá msm alto
fds que vem vou ter tempo de andar nela de vdd, mas so o potencial dela nas descidas e obstáculos, ja superou as minhas expectativas... abs e boa semana
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 28 Ago 2017 as 10:55
por isso q meu "bike fit" é ter uma porrada de mesa chinesa de 35 ate 70mm e vou testando uma por uma até achar o tamanho certo. aí coloco uma mesa boa com a mesma medida.
eu não acredito muito nos bike fit que vendem por aí, por isso nem faço. O cara provavelmente fez um curso disso a 10 anos atrás e vai te falar que você precisa duma bike de enduro de tamanho menor e compensar com uma mesa de 90mm, como já vi acontecer.
isso é passado! a geometria do "futuro" é cada vez mais trail com mesa menor até pra XC.
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Postado Por: raulino
Data de Publicação: 30 Ago 2017 as 12:49
TheLittle escreveu:
(...) isso é passado! a geometria do "futuro" é cada vez mais trail com mesa menor até pra XC. | entendo... inclusive me parece que ate a escolha dos tamanhos muda... o que complica pra quem fica no meio de dois tamanhos como aborta este artigo: http://enduro-mtb.com/en/right-frame-size-mtb/" rel="nofollow - http://enduro-mtb.com/en/right-frame-size-mtb/
na conclusão ele diz que o estilo/objetivo do pedal de cada ciclista esta relacionado a decisão de ir para um tamanho maior ou imediatamente menor para quem esta nesse "meio"... +1 vez nos tomamos na cabeça de nao ter as bikes disponíveis para teste, ainda mais em diferentes tamanhos !!
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 30 Ago 2017 as 13:54
raulino escreveu:
TheLittle escreveu:
(...) isso é passado! a geometria do "futuro" é cada vez mais trail com mesa menor até pra XC. | entendo... inclusive me parece que ate a escolha dos tamanhos muda... o que complica pra quem fica no meio de dois tamanhos como aborta este artigo: http://enduro-mtb.com/en/right-frame-size-mtb/" rel="nofollow - http://enduro-mtb.com/en/right-frame-size-mtb/
na conclusão ele diz que o estilo/objetivo do pedal de cada ciclista esta relacionado a decisão de ir para um tamanho maior ou imediatamente menor para quem esta nesse "meio"... +1 vez nos tomamos na cabeça de nao ter as bikes disponíveis para teste, ainda mais em diferentes tamanhos !! |
bom artigo.
e foi exatamente na mesma idéia que preferi pegar a Nomad M ao invés da Small.
Embora goste do feeling da bike mais curta nas trilhas mais travadas, no caso da Nomad eu quis montar ela com uma pegada mais DH. E a trilha que costumo andar mais vezes é bastante inclinada com muitos degraus, uma bike mais longa favorece uma descida mais segura.
Como felizmente hoje posso me dar ao luxo de ter outra bike, a minha 2a bike é tamanho Small eu posso ter esse feeling de bike mais curta escolhendo andar com a outra bike. E ainda tem ajuste de geometria pra deixar ela ainda mais curta e menos "slack".
O entreeixos delas é 1169mm na nomad e 1130mm na trek no modo "low".
a nova Nomad V4 "cresceu" e se fosse trocar por uma nova, teria que ser tamanho Small. A nova V4 small tem medidas muito próximas da minha V3 Média. A V4 média é bastante maior que a minha e ficaria muito grande pra mim.
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Postado Por: utR
Data de Publicação: 30 Ago 2017 as 15:19
Na página de geometria das bikes da Niner tem essa informação para os ciclistas que caem justamente no meio termo, nela eles comentam que se você quiser mais estabilidade, escolha o tamanho maior, e mais controle e agilidade, o tamanho menor. Mas, mesmo assim, a propria marca aconselha a pessoa a fazer um test ride.
Aqui no Brasil tá faltando um evento aos moldes do Outerbike para podermos testar as bikes disponiveis no mercado. Ainda mais aqui, com as magrelas custando 2 rins saudaveis.
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Postado Por: gladiator25
Data de Publicação: 01 Set 2017 as 11:41
Sei que o tópico são para as MTB de verdade (tomara que os XCzeiros não me apedrejem ).
Me deparei com a Niner Air 9 1 star, que é um meio termo de XC com Trail segundo a Niner, pra vocês que são mais entendidos de geometria e angulação de caixa, será que essa bike por ser um meio termo tenha herdado mais características ruins que boas dos 2 mundos?
Vendo as especificações:
Mesa e guidão 35mm de diâmetro, suspensão 120mm, cubos boost, ângulo de direção de 68º, chainstay de 430mm, fica a pergunta:
Até que ponto essas características atrapalhariam ou ajudariam num speed com poeira?
Faço uso misto da bike, estradão e alguns singles.
------------- Scale 965 Astro Xtrolite 27,5 Cannondale Scalpel Giant ATX Pro (Saudades) Caloi Aluminum Monark M. Bike Monark Monareta
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 01 Set 2017 as 13:26
acho que usando pneus de XC não vai mudar tanto de uma bike "xc race" com 71 de head angle no estradão.
sempre quis experimentar uma bike assim, ou ate com HA menor, mas é muito difícil achar bike desse tipo por aqui, ainda mais no meu tamanho (small). inclusive a geometria dela é bem moderna e o tamanho Small se assemelha muito a Nomad v3 Média.
ela com garfo 130 ou 140 seria uma trail bem interessante, mas o máximo é 120.
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Postado Por: utR
Data de Publicação: 01 Set 2017 as 13:52
A diferença seria por conta do angulo do seat tube ser mais ''ingreme'', 74º.
Fora isso não sei o que poderia interferir tanto no desempenho girando em estradão.
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Postado Por: ghd
Data de Publicação: 01 Set 2017 as 14:40
Boa (a)gladiator25 Eu ia postar exatamente essa pergunta aqui nesse tópico ontem a noite, mas fique vendo notícia da Eurobike e esqueci haha. Tenho as mesmas dúvidas, pois apesar de curtir muito andar em trilhas e singles eu acabo acompanhando o pessoal nos estradoes a maioria do tempo.
Não tinha me ligado na questão do ângulo do seat tube.
Alem dos pontos já citados, tem alguma outra medida diferenciada na geometria dela?
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Postado Por: gladiator25
Data de Publicação: 01 Set 2017 as 15:52
TheLittle escreveu:
acho que usando pneus de XC não vai mudar tanto de uma bike "xc race" com 71 de head angle no estradão.
sempre quis experimentar uma bike assim, ou ate com HA menor, mas é muito difícil achar bike desse tipo por aqui, ainda mais no meu tamanho (small). inclusive a geometria dela é bem moderna e o tamanho Small se assemelha muito a Nomad v3 Média.
ela com garfo 130 ou 140 seria uma trail bem interessante, mas o máximo é 120.
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Pois é, além da geometria tem os cubos boost e ainda na faixa de preço que está 6790,00 não se encontra muita coisa por aqui.
Te falar que dá até vontade de empenhar algum órgão.
Acho que a alteração que faria inicialmente seria por um núcleo XD + k7 10x42, um pneu traseiro com uma rolagem melhor somente.
------------- Scale 965 Astro Xtrolite 27,5 Cannondale Scalpel Giant ATX Pro (Saudades) Caloi Aluminum Monark M. Bike Monark Monareta
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 22 Set 2017 as 09:47
TheLittle escreveu:
Nova Intense Tracer, quadros mais longos http://www.pinkbike.com/news/2017-intense-tracer-review.html%20" rel="nofollow - http://www.pinkbike.com/news/2017-intense-tracer-review.html
como a Nomad e a Tracer são bikes muito próximas, prevejo que pra 2018 a nomad vai mudar:
- cubos boost - garfos 170mm padrão (acho que os modelos 2017 já estao vindo assim) - reach de 15 a 30mm maior, dependendo do tamanho - talvez mude o seat angle coisa de 1° mais em pé.
e acho que a Santacruz lança uma Hightower de 150mm de curso no quadro com garfo 160 29", pra concorrer com Enduro 29, Trek Slash. Já tem muita gente modificando as HT pra 150 de curso, acho que vão "oficializar" a gambiarra. |
a propósito, relendo o post e acertei todas as previsões kkkk
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 22 Set 2017 as 10:44
O amigo requisitou explicações no outro tópico, então vou tentar dar as minhas opiniões
"Entao me mostre onde explica para que serve e no que influencia tais medidas, o que eu ganho ou perco, o que melhora a estabilidade mas perco agilidade, etc:"Altura (Central ao topo da caixa) é o "stack", serve pra ter uma noção da altura que vai ficar a frente da bike em relação ao pedivela. os tamanhos de headtube vem diminuindo pra conseguir stacks menores (e poder colocar a frente mais baixa) em bikes com rodas e cursos grandes. Alcance (medido do central ao ct da cx de direção) é o reach, medida muito importante pra quem quer uma bike trail. mede a distância horizontal da linha vertical que passa pelo central até a linha que passa na caixa de direção. É a medida que vai definir como vai ficar sua posição na bike quando está em pé nos pedais. Bikes com seat angle muito baixo tem uma grande diferença entre a posição em pé e sentado.
Comprimento do tubo da caixa de direção é o headtube lenght, atualmente estão diminuindo o tamanho disso pra poder deixar o stack menor, e permitir montar a frente mais baixo caso queira.
Ângulo do tubo da caixa de direção influencia em como a suspensão se comporta. quanto menor esse ângulo a bike fica mais propensa a absorver impactos de frente. mas a direção fica mais lenta. bikes de DH giram em torno de 63°, enduro na faixa de 64,5°~66°, Trail na faixa de 66 a 68 e XC de 68 pra cima nas bikes modernas. as bikes de xc mais conservadoras tem 71° de head angle
Altura do Movimento Central altura do eixo do pedivela até no chão, quando mais baixo teoricamente melhor a estabilidade em curvas pois seu peso vai se situar mais baixo na bike. se for baixo demais vai pegar o pedivela facilmente no chão
Desnível do central em relação à linha dos eixos de rodas é o BB Drop, e a explicação está no próprio nome. é um ajuste pra deixar a linha do central numa posição adequada, quando maior a roda, maior desnível vai ter.
Trail esse não tenho como explicar , melhor procurar videos sobre, que vai ficar mais fácil de entender. Tamanho do Garfo (completo) é o axle to crown, essa medida é importante pois pode variar mesmo entre suspensoes do mesmo curso. é interessante que os fabricantes informem qual tamanho do garfo a geometria foi baseada, pois aí você consegue calcular como vai ficar com tamanho de garfo diferente usando ferramentas como essa:
bikegeo.muha.cc
Curvatura do Garfo não sei se isso se refere ao offset , deve ser. se for, é o deslocamento do eixo da roda dianteira em relação a linha da espiga da suspensão. A Gary Fischer tinha uns tamanhos de offset diferenciados, que hoje foi incorporado na linha trek. está na moda agora usar top tube mais longos, que deixa a bike menos ágil, mas com offset menor pra compensar essa perda de agilidade. dê uma olhada na Epic 2018 e na linha de bikes 2018 da Transition, que usam offset 42mm ao invés do 46 ou 51 que geralmente são usados na 29. Nos reviews tem a explicação das implicações que isso tem na bike.
Central ao Eixo dianteiro é o front center. a tendência atual é ter front centers maiores pra compensar a traseira menor.
Comprimento da rabeira inferior ou chainstay lenght, é o comprimento da traseira do quadro. a tendência é ter traseira menor, o que melhora em curvas, em agilidade na bike.
Distância entre eixos é o comprimento da bike eixo a eixo, via de regra quanto maior, mais estável a bike
Comprimento do tubo superior medido (horizontal) é o top tube efetivo, distância horizontal do canote do selim até a mesa. é importante pra saber como vai ficar a distância qando está pedalando sentado. bikes de XC tem TT efetivo menor no geral, pois as pessoas preferem usar mesas maiores, pra poder ter masi peso na roda dianteira e auxiliar nas subidas.
Alura Tudo Superior em relação ao solo é o standover height, é imporante que seja baixo suficiente pra poder ficar na bike desmontado com os pés no chão sem o top tube ficar pegando no saco. kkkk
Comprimento do tubo de selim esse é óbvio. hoje em dia a tendência é ter esse comprimento reduzido mesmo em quadros grandes, por que muita gente está querendo usar canotes dropper com mais curso e poder baixar totalmente o selim.
Ângulo do tubo do selim esse é mais uma opinião minha do que um fato, mas as bikes mais modernas também estão convergindo pra isso. EU prefiro esse ângulo mais alto, na faixa de 75° ou mais. Mas ouvi pessoas mais altas que eu dizerem que precisam recuar bem o selim em relação ao central, por conta do posicionamento dos joelhos. O Seat angle alto me deixa mais em cima do pedal e ajuda muito na hora de subir pedalando. Além disso a posição "em pé" na bike não fica tão diferente da posição sentado. Essa medida tem relação direta com o reach. Quanto maior o seat tube angle, menor ser a discrepância entre Reach e TT Efetivo. Significa uma diferença menor de posicionamento quando está sentado ou em pé. tem esse video da Pole que o dono da marca explica os conceitos dele, acho que ja até postei aqui mas via de novo pra quem não viu, esclarece bem a questão reach x st angle x tt efetivo.
https://www.youtube.com/watch?v=GNHKkiqiCZs" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=GNHKkiqiCZs
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Postado Por: utR
Data de Publicação: 22 Set 2017 as 10:58
Perfeito!
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 22 Set 2017 as 11:29
vou copiar o post do amigo (a)LucianoBSB do outro tópico. é um resumo de como as medidas influenciam no comportamento da bike
Uma boa geometria é um conceito muito amplo. Consiste numa série de fatores que fazem que uma bicicleta tenha, desde um desempenho a níveis de conforto mais elevados, dependendo do que se procura em um determinado quadro para determinada modalidade.Marcas mais renomadas e sérias, por estarem há anos na indústria tendem a investir mais em pesquisa, que se reflete diretamente na qualidade geral do produto, o que faz com que elas tenham características diferenciadas. Por exemplo, em subidas íngremes em uma trilha de XC, para que você consiga zerar a subida, além de ter pernas, em regra você tem que ficar em uma postura diferente da postura natural para que a roda da frente não empine e você tenha que descer da bike. Para ilustrar, em regra,você deve ficar sentado no selim, e se abaixar, levando o queixo quase no nível do guidão, o que faz com que mais peso seja aplicado na roda da frente, evitando que a roda descole do chão. Em uma bike de XC com melhores geometrias voltadas para as subidas, você quase não precisa posturar.
Da mesma forma, em uma trilha que seja mais Trail, ou downhill, a idéia é que você vai encontrar mais descidas do que subidas e na hora que vai descer, se ficar sentado em posição natural enquanto desce, seu corpo vai rolar por cima da roda dianteira e você cai. Para evitar isso, assim como na subida, deve-se adotar uma posição em que o centro de gravidade fique mais recuado do conjunto. Você deve mais ou menos jogar o corpo para trás, com o ventre encostado no selim. Em uma bike para essa finalidade e com a geometria melhor acertada a ideia é que você não precise inclinar tanto o corpo para trás. É tudo uma união de bom condicionamento, técnica e de um equipamento adequado. Então pode-se dizer, de forma bem grosseira, bikes de boa geometria são aquelas que têm o quadro projetado para trazer o melhor conforto e desempenho possível para cada modalidade que está sendo praticada...
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Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 22 Set 2017 as 12:33
TheLittle escreveu:
O amigo requisitou explicações no outro tópico, então vou tentar dar as minhas opiniões
ntao me mostre onde explica para que serve e no que influencia tais medidas, o que eu ganho ou perco, o que melhora a estabilidade mas perco agilidade, etc:
Altura (Central ao topo da caixa) é o "stack", serve pra ter uma noção da altura que vai ficar a frente da bike em relação ao pedivela. os tamanhos de headtube vem diminuindo pra conseguir stacks menores (e poder colocar a frente mais baixa) em bikes com rodas e cursos grandes. Alcance (medido do central ao ct da cx de direção) é o reach, medida muito importante pra quem quer uma bike trail. mede a distância horizontal da linha vertical que passa pelo central até a linha que passa na caixa de direção. É a medida que vai definir como vai ficar sua posição na bike quando está em pé nos pedais. Bikes com seat angle muito baixo tem uma grande diferença entre a posição em pé e sentado.
Comprimento do tubo da caixa de direção é o headtube lenght, atualmente estão diminuindo o tamanho disso pra poder deixar o stack menor, e permitir montar a frente mais baixo caso queira.
Ângulo do tubo da caixa de direção influencia em como a suspensão se comporta. quanto menor esse ângulo a bike fica mais propensa a absorver impactos de frente. mas a direção fica mais lenta. bikes de DH giram em torno de 63°, enduro na faixa de 64,5°~66°, Trail na faixa de 66 a 68 e XC de 68 pra cima nas bikes modernas. as bikes de xc mais conservadoras tem 71° de head angle
Altura do Movimento Central altura do eixo do pedivela até no chão, quando mais baixo teoricamente melhor a estabilidade em curvas pois seu peso vai se situar mais baixo na bike. se for baixo demais vai pegar o pedivela facilmente no chão
Desnível do central em relação à linha dos eixos de rodas é o BB Drop, e a explicação está no próprio nome. é um ajuste pra deixar a linha do central numa posição adequada, quando maior a roda, maior desnível vai ter.
Trail esse não tenho como explicar , melhor procurar videos sobre, que vai ficar mais fácil de entender. Tamanho do Garfo (completo) é o axle to crown, essa medida é importante pois pode variar mesmo entre suspensoes do mesmo curso. é interessante que os fabricantes informem qual tamanho do garfo a geometria foi baseada, pois aí você consegue calcular como vai ficar com tamanho de garfo diferente usando ferramentas como essa:
bikegeo.muha.cc
Curvatura do Garfo não sei se isso se refere ao offset , deve ser. se for, é o deslocamento do eixo da roda dianteira em relação a linha da espiga da suspensão. A Gary Fischer tinha uns tamanhos de offset diferenciados, que hoje foi incorporado na linha trek. está na moda agora usar top tube mais longos, que deixa a bike menos ágil, mas com offset menor pra compensar essa perda de agilidade. dê uma olhada na Epic 2018 e na linha de bikes 2018 da Transition, que usam offset 42mm ao invés do 46 ou 51 que geralmente são usados na 29. Nos reviews tem a explicação das implicações que isso tem na bike.
Central ao Eixo dianteiro é o front center. a tendência atual é ter front centers maiores pra compensar a traseira menor.
Comprimento da rabeira inferior ou chainstay lenght, é o comprimento da traseira do quadro. a tendência é ter traseira menor, o que melhora em curvas, em agilidade na bike.
Distância entre eixos é o comprimento da bike eixo a eixo, via de regra quanto maior, mais estável a bike
Comprimento do tubo superior medido (horizontal) é o top tube efetivo, distância horizontal do canote do selim até a mesa. é importante pra saber como vai ficar a distância qando está pedalando sentado. bikes de XC tem TT efetivo menor no geral, pois as pessoas preferem usar mesas maiores, pra poder ter masi peso na roda dianteira e auxiliar nas subidas.
Alura Tudo Superior em relação ao solo é o standover height, é imporante que seja baixo suficiente pra poder ficar na bike desmontado com os pés no chão sem o top tube ficar pegando no saco. kkkk
Comprimento do tubo de selim esse é óbvio. hoje em dia a tendência é ter esse comprimento reduzido mesmo em quadros grandes, por que muita gente está querendo usar canotes dropper com mais curso e poder baixar totalmente o selim.
Ângulo do tubo do selim esse é mais uma opinião minha do que um fato, mas as bikes mais modernas também estão convergindo pra isso. EU prefiro esse ângulo mais alto, na faixa de 75° ou mais. Mas ouvi pessoas mais altas que eu dizerem que precisam recuar bem o selim em relação ao central, por conta do posicionamento dos joelhos. O Seat angle alto me deixa mais em cima do pedal e ajuda muito na hora de subir pedalando. Além disso a posição "em pé" na bike não fica tão diferente da posição sentado. Essa medida tem relação direta com o reach. Quanto maior o seat tube angle, menor ser a discrepância entre Reach e TT Efetivo. Significa uma diferença menor de posicionamento quando está sentado ou em pé. tem esse video da Pole que o dono da marca explica os conceitos dele, acho que ja até postei aqui mas via de novo pra quem não viu, esclarece bem a questão reach x st angle x tt efetivo.
https://www.youtube.com/watch?v=GNHKkiqiCZs" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=GNHKkiqiCZs
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Você tem paciência demais amigo Eu já teria mandado aquele colega tomar no *
------------- 1986 - Caloi Cross Aero Free Light 1990 - Samchuly Master 18 marchas 2012 - KHS Alite 1000 2013 - Cannondale Flash F2 2015 - Trek X Caliber 7
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 22 Set 2017 as 13:51
Bol Gola escreveu:
TheLittle escreveu:
O amigo requisitou explicações no outro tópico, então vou tentar dar as minhas opiniões
ntao me mostre onde explica para que serve e no que influencia tais medidas, o que eu ganho ou perco, o que melhora a estabilidade mas perco agilidade, etc:
Altura (Central ao topo da caixa) é o "stack", serve pra ter uma noção da altura que vai ficar a frente da bike em relação ao pedivela. os tamanhos de headtube vem diminuindo pra conseguir stacks menores (e poder colocar a frente mais baixa) em bikes com rodas e cursos grandes. Alcance (medido do central ao ct da cx de direção) é o reach, medida muito importante pra quem quer uma bike trail. mede a distância horizontal da linha vertical que passa pelo central até a linha que passa na caixa de direção. É a medida que vai definir como vai ficar sua posição na bike quando está em pé nos pedais. Bikes com seat angle muito baixo tem uma grande diferença entre a posição em pé e sentado.
Comprimento do tubo da caixa de direção é o headtube lenght, atualmente estão diminuindo o tamanho disso pra poder deixar o stack menor, e permitir montar a frente mais baixo caso queira.
Ângulo do tubo da caixa de direção influencia em como a suspensão se comporta. quanto menor esse ângulo a bike fica mais propensa a absorver impactos de frente. mas a direção fica mais lenta. bikes de DH giram em torno de 63°, enduro na faixa de 64,5°~66°, Trail na faixa de 66 a 68 e XC de 68 pra cima nas bikes modernas. as bikes de xc mais conservadoras tem 71° de head angle
Altura do Movimento Central altura do eixo do pedivela até no chão, quando mais baixo teoricamente melhor a estabilidade em curvas pois seu peso vai se situar mais baixo na bike. se for baixo demais vai pegar o pedivela facilmente no chão
Desnível do central em relação à linha dos eixos de rodas é o BB Drop, e a explicação está no próprio nome. é um ajuste pra deixar a linha do central numa posição adequada, quando maior a roda, maior desnível vai ter.
Trail esse não tenho como explicar , melhor procurar videos sobre, que vai ficar mais fácil de entender. Tamanho do Garfo (completo) é o axle to crown, essa medida é importante pois pode variar mesmo entre suspensoes do mesmo curso. é interessante que os fabricantes informem qual tamanho do garfo a geometria foi baseada, pois aí você consegue calcular como vai ficar com tamanho de garfo diferente usando ferramentas como essa:
bikegeo.muha.cc
Curvatura do Garfo não sei se isso se refere ao offset , deve ser. se for, é o deslocamento do eixo da roda dianteira em relação a linha da espiga da suspensão. A Gary Fischer tinha uns tamanhos de offset diferenciados, que hoje foi incorporado na linha trek. está na moda agora usar top tube mais longos, que deixa a bike menos ágil, mas com offset menor pra compensar essa perda de agilidade. dê uma olhada na Epic 2018 e na linha de bikes 2018 da Transition, que usam offset 42mm ao invés do 46 ou 51 que geralmente são usados na 29. Nos reviews tem a explicação das implicações que isso tem na bike.
Central ao Eixo dianteiro é o front center. a tendência atual é ter front centers maiores pra compensar a traseira menor.
Comprimento da rabeira inferior ou chainstay lenght, é o comprimento da traseira do quadro. a tendência é ter traseira menor, o que melhora em curvas, em agilidade na bike.
Distância entre eixos é o comprimento da bike eixo a eixo, via de regra quanto maior, mais estável a bike
Comprimento do tubo superior medido (horizontal) é o top tube efetivo, distância horizontal do canote do selim até a mesa. é importante pra saber como vai ficar a distância qando está pedalando sentado. bikes de XC tem TT efetivo menor no geral, pois as pessoas preferem usar mesas maiores, pra poder ter masi peso na roda dianteira e auxiliar nas subidas.
Alura Tudo Superior em relação ao solo é o standover height, é imporante que seja baixo suficiente pra poder ficar na bike desmontado com os pés no chão sem o top tube ficar pegando no saco. kkkk
Comprimento do tubo de selim esse é óbvio. hoje em dia a tendência é ter esse comprimento reduzido mesmo em quadros grandes, por que muita gente está querendo usar canotes dropper com mais curso e poder baixar totalmente o selim.
Ângulo do tubo do selim esse é mais uma opinião minha do que um fato, mas as bikes mais modernas também estão convergindo pra isso. EU prefiro esse ângulo mais alto, na faixa de 75° ou mais. Mas ouvi pessoas mais altas que eu dizerem que precisam recuar bem o selim em relação ao central, por conta do posicionamento dos joelhos. O Seat angle alto me deixa mais em cima do pedal e ajuda muito na hora de subir pedalando. Além disso a posição "em pé" na bike não fica tão diferente da posição sentado. Essa medida tem relação direta com o reach. Quanto maior o seat tube angle, menor ser a discrepância entre Reach e TT Efetivo. Significa uma diferença menor de posicionamento quando está sentado ou em pé. tem esse video da Pole que o dono da marca explica os conceitos dele, acho que ja até postei aqui mas via de novo pra quem não viu, esclarece bem a questão reach x st angle x tt efetivo.
https://www.youtube.com/watch?v=GNHKkiqiCZs" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=GNHKkiqiCZs
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Você tem paciência demais amigo Eu já teria mandado aquele colega tomar no *
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nem é por ele, mas sim pra tentar concentrar informações no lugar certo ao invés de ter que ficar repetindo em todo tópico.
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Postado Por: ghd
Data de Publicação: 22 Set 2017 as 13:56
Merecia um sticky no Fórum Principal ou algum outro de maior visibilidade.
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 19 Out 2017 as 06:47
otimo artigo falando um pouco das medidas das geometrias modernas e como elas influenciam no comportamento da bike http://www.mbr.co.uk/news/mountain-bike-geometry-326498" rel="nofollow - http://www.mbr.co.uk/news/mountain-bike-geometry-326498
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 02 Dez 2019 as 15:09
ressucitando o tópico, por que criaram um similar no forum principal.
estou trazendo pra cá o post que fiz lá, minha tentativa de ilustrar o que está acontecendo no mercado desde uns 2 anos atrás pra cá:
Depois de ter estudado um pouco pra poder escolher a geometria de 2 bikes que encomendei ao longo desses 2 ultimos anos (uma adventure bike/monstercross e uma Trail) e também sempre estar acompanhando os ultimos lançamentos e tendências de geometrias das bikes atuais, vou tentar sintetizar o que aprendi de maneira menos técnica, relacionando com o "feeling" na bike.
Pra mim a massificação no uso de Dropper Posts, especialmente quando não estamos falando das modalidades/pistas que necessitam de bikes extremamente leves, guiou todo o mercado pra tendência da utilização de seat tube angle (ou ângulo do tubo do canote) cada vez maiores. Hoje é comum ver bikes com 76 ate 78 graus de seat angle, especialmente em bikes trail e enduro. No XC elas estão subindo aos poucos, de 72 graus estão vindo com 74, 75, ate mais dependendo da bike.
por que o dropper causou isso? Simples: se vc tem um ângulo de canote baixo e não tem um dropper, quando ficar em pé nos pedais (descida) o banco vai ficar lá atrás e não vai pegar no seu joelho. Mas se vc tem um seat angle alto e não pode abaixar o banco, quando fica em pé ele vai continuar no meio das suas pernas o tempo todo, dificultando um pouco a manobrabilidade.
mas por que seat angle alto é bom mesmo com esse "problema"? Também é simples, como as bikes estão com tendência das frentes mais longas, um seat angle alto posiciona o ciclista mais centralizado na bike quando sentado, e quando ele fica em pé nos pedais, a bike continua com um comprimento parecido em relação ao guidão.
e qual o problema com o seat angle baixo então? com o ângulo baixo (entende-se canote do selim inclinado pra trás) além do peso do ciclista ficar muito em cima da roda traseira podendo fazer a bike empinar, existe uma diferença muito grande no comprimento da bike quando o ciclista está pedalando sentado (plano ou subida) e quando está em pé nos pedais (descida ou parte tecnica).
É só imaginar essa distância nas duas bikes abaixo pra entender o que to falando:
Nessa bike, sentado no banco, o ciclista vai ter bastante peso em cima da roda traseira e vai ter a sensação de um top tube bem comprido. Quando em pé, o guidão vai ficar próximo ao corpo e o ciclista vai sentir a bike bastante curta.
Já nessa bike (que é um tanto exagerada mas ilustra bem) a posição do ciclista em relação ao guidão em pé ou sentado vai mudar pouco.
esse artigo ilustra o que eu estou mostrando aqui: https://www.pinkbike.com/news/opinion-why-is-everyone-talking-about-seat-tube-angles.html" rel="nofollow - https://www.pinkbike.com/news/opinion-why-is-everyone-talking-about-seat-tube-angles.html
nesse vídeo abaixo, o dono da Pole Bikes (bike acima) explica isso também:
observe a distância do corpo dele em relação ao guidao sentado na bike tradicional e depois em pé, como ela fica curta: https://youtu.be/GNHKkiqiCZs?t=205 já na bike com geometria mais "moderna" deles, observe que a bike continua longa mesmo quando ele está em pé: https://youtu.be/GNHKkiqiCZs?t=303
Ao mesmo tempo, a busca por bikes mais estáveis em altas velocidades nas trilhas mais difíceis, direcionou o mercado para ângulos de caixa de direção mais abertos, ou menores. Pelo fato dos canotes serem mais "em pé" agora também é possível fazer bikes com a frente mais longa e mais estáveis sem o top tube ficar gigantesco quando o ciclista está sentado.
Não sei se consegui explicar bem, mas o que tem direcionado as mudanças atuais de geometria é mais ou menos isso aí. Sobre a grande maioria das marcas nacionais, nem comento. Algumas sequer divulgam os números de geometria dos quadros, e quando divulgam são informações erradas ou faltando medidas essenciais, como o Reach.
Diria que quem quer uma bike de XC boa de subida com geometria agressiva e não vai usar canote dropper pode procurar algo em torno de 74 graus de seat angle e em torno de 69 na direção.
Se for pra trilhas mais técnicas e/ou for usar dropper, 76 graus de canote é uma ótima medida, deixa o peso bem equilibrado e vai se sentir muito mais eficiente nas subidas. Tanto é que até as bikes de XC modernas tem adotado essa medida ou até mais.
obs: para Hardtails, como a bike tem sag só na dianteira e o quadro "gira" pra frente no funcionamento da suspensão, dá pra considerar 1 ou 2 graus a menos no canote que uma full equivalente.
Notem que a cada ano esses angulos vem mudado, é só pegar as mudanças de geometria de bikes referência como Spz Epic, Scott Scale, Trek Top Fuel, nos últimos 5 anos e observar o que aconteceu. Seat angles maiores, Reachs maiores, head angle menores, bikes mais longas de entreeixos.
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Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 03 Dez 2019 as 15:18
Esse dia estava comentando isso sobre marcas nacionais que não ousam, só copiam. O assunto veio a tona devido ao sempre debatido tema que bikes de marcas famosas são iguais as bikes de marcas mais baratas, pois é tudo igual, elas roubam no preço, etc, blá, blá, blá...
Existem marcas que lançam tendências e marcas que copiam.
Isso é fato. É fato também que depois que o produto já foi copiado, existem
discussões acaloradas onde uns atacam quem lançou a tendência os acusando de
venderem caro e elogiando quem copiou dizendo que praticam preços justos e que
é tudo igual. Não vou entrar no mérito do produto em si, se é igual ou não,
também não vou discutir sobre gastos com marketing, garantia, etc. Vou me ater
no produto criado e no copiado. Pelo fato de uma marca lançar um produto novo,
ela teve gastos invitáveis. Design, engenharia, estudo de mercado, novos
moldes, testes, simulações, etc. De graça não é. Muitas dessas novidades não
são passíveis de patente ou direito autoral e, mesmo que fossem, ia levar muito
tempo a ponto de não conseguir inibir a cópia. Aí essa empresa lança tal novo produto
no mercado. Ela está na frente. Ninguém tem. Cobra o quer. Compra quem quer,
afinal, o objetivo de uma empresa é lucro, já que não são instituição de
caridade. Talvez uns dos primeiros compradores sejam outras empresas que vão
copiar tal produto. Qual custo eles tiveram? Comprar o produto para cópia? Aí
lançam com uma velocidade frenética para não perder o bonde da história. Se o
produto é igual (considerando isso possível com uma cópia), eles têm que vender
mais barato que o original, senão por que o consumidor iria comprar deles em
vez de comprar da marca desenvolvedora e famosa? Aí vão criticar a marca desenvolvedora
que pratica preços abusivos, etc. Mesmo que algo ainda fosse passível de
patente ou direitos autorais, isso leva tempo. E depois o produto já perdeu o
apelo comercial. O que faz então a marca que lança tendências? Já está
desenvolvendo outra novidade que obviamente será copiada pelos incapazes.
Sempre ela estará na frente e quem copia sempre estará um passo atrás. Sempre
vai ter quem defenda os dois lados. Isso se aplica a tudo, desde bikes onde se
tem uma certa engenharia por trás, até roupas onde praticamente é só design,
estudo de mercado, etc. Logo, se existem roupas caras originais e baratas
cópias, imagina bike onde ainda tem engenharia envolvida.
Agora imaginem como seriam as bikes se as grandes não
lançassem novidades? Estaríamos ainda com quadros de aço, sem suspensão,
geometria de estrada, etc.
Esses dias mesmo eu estava vendo um vídeo onde comparam as
gravel (atual viadagem) com as antigas MTB. Tiveram a mesma dúvida que eu, se
gravel não seria um retrocesso para as antigas MTB. E no teste, as gravel atuais
são mais rápidas que as MTB antigas. Será que houve evolução?
Pode ser difícil perceber uma evolução de uma coisa para
outra a princípio. Tipo de um eixo assim para outro assado, mas depois de
décadas de evoluções com todas juntas, dá no que dá. Ou alguém acredita que uma
MTB dos anos 90 faça frente a uma atual? Alguém acredita mesmo que Schurter
ganharia algo usando uma MTB de 1994 contra o Avancini usando sua atual
Scalpel?
É fácil a vida de uma empresa chupim que só copia. Copiar é
assumir sua incapacidade criativa e a excelência de quem está sendo copiado.
Por isso que nunca saíram de onde estão. Grupo B de
fabricantes. Os que copiam. Os que precisam se valer de componentes mais caros
a menor preço para atrair o consumidor para seus quadros copiados, etc.
Para o consumidor, pode realmente ser melhor comprar essa
bike cópia, não tenho dúvidas disso. Financeiramente é bem interessante. Para
quem não faz questão de ter algo mais recente, faz todo sentido. Só não faz
sentido quem opta por esse caminho criticar a marca da qual a bike dele foi copiada,
pois se não fosse por ela, ele não teria tal cópia.
Por isso, parabéns para quem ousa inovar mesmo sem ser
grande. Mondraker, Pole, Nicolai, Guerrilha Bikes, Commencal, etc.
E olha que em tamanho elas são um nada perante uma Trek,
Giant, Specialized, etc.
Se os fabricantes são tudo iguais como dizem, então por que
nem todos lançam novidades. Algo diferente. Arrisquem-se. Ousem. Mas não com
uma mesa com um buraco para passar cabos. Façam algo diferente. E isso nem
precisa ser tão caro. Pode ser apenas um grau diferente no ângulo do selim, da
caixa. Nem isso...
Os caras não tem coragem nem de arriscar fazer uma caixa com
68° já que a Specialized ainda usa 68,5° nas HTs.
Medo de sair da zona de conforto.
Então agora já está liberado para as empresas que copiam
usar 68,5° também. Mas tem que parar nesse número. Não pode de jeito nenhum ser
68,4°, pois a Specialized ainda não fez isso na HT de XC dela.
Medo de sofrerem criticas onde vão dizer: se nem a Specialized
usa 68,4°, por que vocês usam? Lado ruim da fama de quem copia.
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Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 03 Dez 2019 as 15:19
Voltando para geometria. O STA ingrime praticamente obrigaria a baixar o selim num sprint. Dizem também que seria uma vantagem a posição mais próxima entre pedalar sentado e em pé, pois gastaria menos energia na mudança de posição. Mas só me resta a dúvida do quanto que melhoraria a potência usando STA maior.
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 03 Dez 2019 as 15:49
basta ver as bikes de tt e de pista, tem ângulos bem agressivos, alguns ate usam seat forward no canote
se n me engano existem ate regras em relação ao posicionamento do selim em relação ao central no ciclismo de pista
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 03 Dez 2019 as 15:55
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.uci.org/docs/default-source/equipment/clarificationguideoftheucitechnicalregulation-2018-05-02-eng_english.pdf%3Fsfvrsn%3Dfd56e265_80&ved=2ahUKEwjRk4HokprmAhXTHLkGHVLDDiEQFjASegQIAhAB&usg=AOvVaw3TSZnROSYaNyc5RO6z02cN" rel="nofollow - https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.uci.org/docs/default-source/equipment/clarificationguideoftheucitechnicalregulation-2018-05-02-eng_english.pdf%3Fsfvrsn%3Dfd56e265_80&ved=2ahUKEwjRk4HokprmAhXTHLkGHVLDDiEQFjASegQIAhAB&usg=AOvVaw3TSZnROSYaNyc5RO6z02cN
quem quiser se aventurar a ler tem uma serie de regras sobre o quadro
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Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 03 Dez 2019 as 15:57
Mas sempre falavam que isso era devido a aerodinâmica. Já li artigo dizendo que para torque era melhor ângulo menor.
Vou achar o link.
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Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 03 Dez 2019 as 16:14
https://asbicicletas.wordpress.com/2011/11/14/geometrias-de-quadros-ii-angulo-do-tubo-vertical/" rel="nofollow - https://asbicicletas.wordpress.com/2011/11/14/geometrias-de-quadros-ii-angulo-do-tubo-vertical/
https://bicycles.stackexchange.com/questions/30577/what-effect-does-seat-tube-angle-have
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Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 03 Dez 2019 as 16:16
TheLittle escreveu:
basta ver as bikes de tt e de pista, tem ângulos bem agressivos, alguns ate usam seat forward no canote
se n me engano existem ate regras em relação ao posicionamento do selim em relação ao central no ciclismo de pista |
Bikes de estrada tem limite regulamentado, embora parece que esse limite não é expresso em ângulo e sim em distâncias entre pontos o que faz com que o ângulo resultante seja diferente para um ciclista menor e outro maior. Mas, mesmo assim, eles também pedalam em pé e não acredito que usariam canote ajustável mesmo se usassem o ângulo maior.
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 13 Dez 2019 as 08:40
Fabio escreveu:
https://asbicicletas.wordpress.com/2011/11/14/geometrias-de-quadros-ii-angulo-do-tubo-vertical/" rel="nofollow - https://asbicicletas.wordpress.com/2011/11/14/geometrias-de-quadros-ii-angulo-do-tubo-vertical/
https://bicycles.stackexchange.com/questions/30577/what-effect-does-seat-tube-angle-have |
lendo esse primeiro artigo, achei bem escrito, mas notei que eles ignoram completamente o fato de se encarar subidas ou descidas muito íngremes. talvez no road não se pedale tanto assim por subidas íngremes como no mtb.
mas tem q considerar esse aspecto também, imagina vc subindo um lugar com 35% de inclinação como um seat angle bem alto ajudaria.
------------- --------------------------- Santacruz Nomad 3 CC Santacruz Hightower C Miyamura Enduro Hardtail
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Postado Por: TRILHAMARCELO
Data de Publicação: 20 Dez 2019 as 08:08
depois de ler o artigo, vi uma bike que me chamou atenção por possuir o seat tube bem "vertical", suspensão de 120mm e angulo da caixa da direção aparentemente bem relaxado.
https://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-GT-Avalanche-Expert-29-Eagle-12-vel-2020-33751 - https://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-GT-Avalanche-Expert-29-Eagle-12-vel-2020-33751
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 23 Dez 2019 as 13:47
TRILHAMARCELO escreveu:
depois de ler o artigo, vi uma bike que me chamou atenção por possuir o seat tube bem "vertical", suspensão de 120mm e angulo da caixa da direção aparentemente bem relaxado.
https://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-GT-Avalanche-Expert-29-Eagle-12-vel-2020-33751 - https://www.bikepointsc.com.br/produto/Bicicleta-GT-Avalanche-Expert-29-Eagle-12-vel-2020-33751
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bem interessante a geometria. trail, feito pra usar mesas curtas.
so achei que o angulo do seat tube n é tão alto, sao 73 graus. se tivesse essa bike colocaria 140mm de curso no garfo e usaria o selim bem pra frente. E claro colocaria um dropper seatpost.
------------- --------------------------- Santacruz Nomad 3 CC Santacruz Hightower C Miyamura Enduro Hardtail
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Postado Por: raulino
Data de Publicação: 01 Jan 2020 as 09:07
Bom dia a todos!
Estava no Instagram e vi um post da CrankWorx sobre sua nova CWC Dash 650b... ė uma bike de Enduro com quadro fabricado a mão na Alemanha, em alumínio 7020
Achei legal vir compartilhar aqui, por curiosidade, já que financeiramente é bem inviável de trazer uma pra cá...
Ela tem 65o de caixa e 75o no Seat tube...
Segue link da página deles
https://www.crossworx-cycles.com/en/cw-dash-275-160-mm
------------- "Reality is what you make it" GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
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Postado Por: s74
Data de Publicação: 06 Jan 2020 as 09:34
acho que os fabricantes tem projetos novos para isto até final dos tempos. todo ano muda. estou olhando as bikes trek stache e specialized fuse. a gt avalanche eu não tinha visto ainda.
------------- NUKEPROOF SCOUT29
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 14 Jan 2020 as 16:27
Sensacional esse experimento do Pinkbike
https://www.pinkbike.com/news/video-we-went-to-taiwan-and-made-a-bike-from-the-future-the-grim-donut.html" rel="nofollow - https://www.pinkbike.com/news/video-we-went-to-taiwan-and-made-a-bike-from-the-future-the-grim-donut.html
------------- --------------------------- Santacruz Nomad 3 CC Santacruz Hightower C Miyamura Enduro Hardtail
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Postado Por: raulino
Data de Publicação: 14 Jan 2020 as 20:15
TheLittle escreveu:
Sensacional esse experimento do Pinkbike
https://www.pinkbike.com/news/video-we-went-to-taiwan-and-made-a-bike-from-the-future-the-grim-donut.html" rel="nofollow - https://www.pinkbike.com/news/video-we-went-to-taiwan-and-made-a-bike-from-the-future-the-grim-donut.html
| Doido d+ Fiquei curioso pra ver a parte 2
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Postado Por: MatheusLPS
Data de Publicação: 15 Jan 2020 as 11:08
TheLittle escreveu:
Sensacional esse experimento do Pinkbike |
Não entendi esse shock. A parte inferior dele está raspando no quadro?
Não vi o vídeo ainda. Só lia reportagem.
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 15 Jan 2020 as 13:24
parece ter uma concavidade no tubo pra comportar o shock.
------------- --------------------------- Santacruz Nomad 3 CC Santacruz Hightower C Miyamura Enduro Hardtail
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Postado Por: raulino
Data de Publicação: 15 Jan 2020 as 19:51
MatheusLPS escreveu:
TheLittle escreveu:
Sensacional esse experimento do Pinkbike |
Não entendi esse shock. A parte inferior dele está raspando no quadro?
Não vi o vídeo ainda. Só lia reportagem.
| Esse print do vídeo mostra os pontos de fixação do shock
------------- "Reality is what you make it" GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
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Postado Por: raulino
Data de Publicação: 16 Out 2020 as 13:00
Bom dia pessoal... este fds estava vendo os lançamentos da Scott para linha 2021 e me surpreendi com a linha de XC Spark... todas as bikes desde a mais simples estão com 130mm na dianteira, canote retrátil, 1x, pneus 2.4 e mesa mais curta...
Não vi ao vivo ainda para saber se mudou a geometria entre a ultima que testei em 2019... mas me parece que chegou o dia em que o padrão de uma full de XC é ser uma verdadeira trail bike... o que vocês acham?
------------- "Reality is what you make it" GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 16 Out 2020 as 13:29
raulino escreveu:
Bom dia pessoal... este fds estava vendo os lançamentos da Scott para linha 2021 e me surpreendi com a linha de XC Spark... todas as bikes desde a mais simples estão com 130mm na dianteira, canote retrátil, 1x, pneus 2.4 e mesa mais curta...
Não vi ao vivo ainda para saber se mudou a geometria entre a ultima que testei em 2019... mas me parece que chegou o dia em que o padrão de uma full de XC é ser uma verdadeira trail bike... o que vocês acham?
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é a tendência mesmo, praticamente todas as bikes estão indo pra esse lado (exceto parte da nossa "indústria nacional" que parece ainda estar parada no início dos anos 2010).
As XC estão se tornando trail bikes super leves, geometrias q víamos a 2 a 3 anos atrás nas trail de 120-140 de curso.
As trail bikes estão ficando ainda mais "agressivas" na faixa de 65-66 de head angle. As bikes de enduro estão vindo com ângulos de DH, coisa de 63 64 graus. A grande jogada é colocarem ajustes de geometria (Stumpjumper Evo 2021 por exemplo), assim podem atender uma faixa maior de consumidores.
Eu quero só ver como a galera do xc "raiz" vai lidar com isso, daqui a pouco não vão mais existir bikes com 70 de head angle como muitos dizem "preferir". Dropper já está virando item de série até em algumas bikes de entrada.
------------- --------------------------- Santacruz Nomad 3 CC Santacruz Hightower C Miyamura Enduro Hardtail
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Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 16 Out 2020 as 14:26
Duas bikes "nacionais" que me surpreenderam em geometria:
Oggi Caturra Pro T20, com 67 de head angle.
https://oggibikes.com.br/bike/cattura-pro-t-20/" rel="nofollow - https://oggibikes.com.br/bike/cattura-pro-t-20/
Os pontos fracos, pra mim, são: - mesa que vem nela acho nada a ver, muito longa pro reach/tt efetivo dela, mesmo pra XC. - os pneus também são bem ruins pra qualquer trilha (Saber Pro, da Kenda, cravos mto baixos). - não vem com dropper.
EDRO Range https://edrobikes.com.br/produto/range/" rel="nofollow - https://edrobikes.com.br/produto/range/ 67 head angle, 77 seat angle, vem com canote retrátil e garfo SID, preço bom pro cenário atual, guidão de carbono, excelente peso.
pontos fracos: - 30 dias para a entrega
------------- --------------------------- Santacruz Nomad 3 CC Santacruz Hightower C Miyamura Enduro Hardtail
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Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 16 Out 2020 as 14:32
TheLittle escreveu:
Duas bikes "nacionais" que me surpreenderam em geometria:
Oggi Caturra Pro T20, com 67 de head angle.
https://oggibikes.com.br/bike/cattura-pro-t-20/" rel="nofollow - https://oggibikes.com.br/bike/cattura-pro-t-20/
Os pontos fracos, pra mim, são: - mesa que vem nela acho nada a ver, muito longa pro reach/tt efetivo dela, mesmo pra XC. - os pneus também são bem ruins pra qualquer trilha (Saber Pro, da Kenda, cravos mto baixos). - não vem com dropper.
EDRO Range https://edrobikes.com.br/produto/range/" rel="nofollow - https://edrobikes.com.br/produto/range/ 67 head angle, 77 seat angle, vem com canote retrátil e garfo SID, preço bom pro cenário atual, guidão de carbono, excelente peso.
pontos fracos: - 30 dias para a entrega
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Tinham que lançar uma assim em alumínio, como se fosse uma versão moderna daquela full da Caloi.
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