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quadro Specialized Carve 2012 com corrosão

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Mountain Biking
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Descrição Fórum: Fórum para discussão dessas modalidades. Para quem gosta de pedalar por vários quilometros em estradas de terra e single tracks.
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Tópico: quadro Specialized Carve 2012 com corrosão
Postado Por: furukawa
Assunto: quadro Specialized Carve 2012 com corrosão
Data de Publicação: 11 Mai 2016 as 23:40
Caro colegas,

depois de fazer uma limpeza geral na minha bike com quadro Specialized Carve 2012, descobri uma grande área com a pintura estufada por causa da corrosão abaixo da pintura que atacou o alumínio. É um local que estava escondido sob o suporte da caramanhola do tubo inferior do quadro. Havia um outro pequeno local atacado por corrosão que é a ponta do tubo do selim junto ao blocante do canote.

Gostaria de saber se isto vai prejudicar ou fragilizar o quadro e opiniões sobre o caso.

As fotos seguem abaixo.









Respostas:
Postado Por: 43679
Data de Publicação: 12 Mai 2016 as 00:45
vixi,ta feio hein.
Acione a garantia.


Postado Por: JPedro
Data de Publicação: 12 Mai 2016 as 01:50
Se tiver na garantia, não há motivo para esperar para acioná-la. Mesmo que não haja danos sérios no material, que venham a prejudicar a estrutura, futuramente isso vai descascar toda a pintura do quadro.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 12 Mai 2016 as 02:19

Hoje falei com uma autorizada Specialized da região e encaminhei as fotos acima, cópias da NF, da carteira CNH e foto por baixo do quadro com o número serial impresso.

Tenho que aguardar o posicionamento da Specialized Brasil sobre o problema e torcer para eles terem boa vontade de trocar o quadro.

Quanto a corrosão debaixo da pintura do tubo inferior do quadro, a questão é saber a espessura do tubo na região e a liga do alumínio. Aparentemente a seção interna do tubo inferior trabalha sob compressão e isto pode minimizar alguma fragilidade pela corrosão por pites.


Postado Por: Chuck DhFr
Data de Publicação: 12 Mai 2016 as 08:32
Já tive um Dabomb que aconteceu algo parecido,tenho quase certeza que no seu é o mesmo caso.
Isso acontece por conta do sal do suor que se acumula nesses pontos.
Se realmente for isso o dano é apenas estético pode ficar tranquilo.

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"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team


Postado Por: newhouse
Data de Publicação: 12 Mai 2016 as 14:19
O dano parece ser estético, mas conhecendo a Spec é quase certo que eles vão trocar o quadro na garantia.


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 12 Mai 2016 as 21:58
Li algumas coisas na internet ontem e só fiquei ainda mais na dúvida. No geral todo mundo fala que o alumínio é uma das ligas mais resistentes à corrosão pelo oxigênio e que só forma uma camada branca BEM fina sobre o material e nada mais. Porém encontrei uma matéria citando um estudo da NASA onde o alumínio sim, pode sofrer corrosão e com ela micro rachaduras que vão aumentando com o tempo e comprometendo a integridade do material.


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1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: sascencio
Data de Publicação: 13 Mai 2016 as 18:33
Com certeza foi o suor que ocasionou essa corrosão...

Já tive um quadro da Scott que aconteceu a mesma coisa. 

O ideal é após cada pedalada, dar uma geral na bike, pelo menos limpar o quadro, não deixando esse suor ficar cozinhando no quadro.




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*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 13 Mai 2016 as 19:40

Um fato interessante a ser discutido é a corrosão galvânica:

https://sites.google.com/site/scientiaestpotentiaplus/corrosao/corrosao-galvanica

No quadro SPZ Carve 2012, os parafusos originais de fábrica dos suportes de garrafas e do bagageiro são de aço INOX. Tenho outro quadro SPZ Crave 2014 cujos parafusos originais de fábrica são de ALUMÍNIO!!!

Pela diferença de potencial eletroquímico entre aço inox e alumínio, vai haver corrosão galvânica quando houver um eletrólito envolvido. Este eletrólito pode ser suor ou mesmo uma simples umidade. Neste caso o material que vai ser corroído (ânodo) é o alumínio.



Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 14 Mai 2016 as 01:35
Descobri sobre essa corrosão galvânica a partir da observação de uma speed que fiquei apaixonado e quase comprei. Era uma Cannondale Six13 onde alguns tubos são em fibra de carbono e outros em alumínio. A junção das partes, com o tempo e a presença do eletrólito (acho que é isso) vai acabar corroendo o alumínio, mesmo estando coberto por verniz:








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1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: Gallo
Data de Publicação: 17 Mai 2016 as 07:33
Vi que você mora em Florianópolis....
Talvez a própria umidade do ar que vem do mar pode ocasionar esse problema
Também pelo fato da manutenção utilizar água na sua lavagem de bike, a água ai de floripa não é tão boa, deve conter bastante minerais e o sal esta junto, fora o cloro que utilizam no tratamento, que também é corrosivo no alumínio!
Minha epic também tinha uma corrosão ao redor da braçadeira do câmbio dianteiro (antigo dono)
Quando peguei, raspei, peguei uma lente de aumento para checar visualmente como estava (era só superficial) e depois fiz um retoque naquela área!
Abraços
Eder


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Sense Invitus Comp 2019
Ex Caloi Alum.
Ex Bacini 560
Ex Specialized Epic Comp 2007
EX Sense Impact SL 2019
Já negociei: Damaça, Beto_Cwb, axlthiago, JoaoPauloSaraiva, gladiator25, Jorge Luiz, Fumaça


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 17 Mai 2016 as 09:17

A água de Florianópolis tem bastante alumínio que prejudica tubulações de água quente de cobre. Houve muitos casos de vazamentos em prédios antigos e as novas edificações usam tubulação de PVC própria para água quente.

Chamo a atenção para o elevado nível de corrosão sob a pintura que a levantou muito (formou a dita "bolha" ou "pipoca").

Falando com amigos engenheiros, a resposta para isto é unânime: corrosão galvânica entre o alumínio do quadro com o parafuso de aço inox.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 18 Mai 2016 as 18:10
Resposta da Specialized:

"Prezados, boa tarde!

Muito obrigado pelo contato.

De acordo com as Condições de Garantia da Specialized, a pintura tem garantia de 12 meses, pois a detecção/revelação de algum defeito de fabricação na pintura de uma bicicleta (caso ele exista) acontece no período compreendido entre a sua produção e as suas primeiras utilizações - período de 30 a 90 dias, de acordo com a intensidade e utilização.

Baseado nesse ciclo, toda a indústria atribui apenas um ano de garantia para pintura e equipamentos em contato/interação com os outros elementos de desgaste - Isso também acontece com os automóveis que tem garantias extensíveis apenas para a mecânica, não para a pintura.

Reforço que a pintura é considerada pela indústria como um elemento de desgaste/com vida útil determinada, pois está exposta a todo o tipo de ações meteorológicas, mecânicas, químicas, etc.

Diante dessa informações, entendemos que o processo não se enquadra na política de garantia da Specialized."


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 18 Mai 2016 as 20:22
Safados, pois corrosão nada tem a ver com pintura e sim com o material de construção em si.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 18 Mai 2016 as 23:05
Fábio,

essa é a grande questão, que tipo de liga de Al é este tal de M4?????

Se olharmos o catálogo da Alcoa, muitos fabricantes usam Al 6061 pelas seguintes propriedades:

"A Liga 6061é indicada para aplicações que requerem alta resistência à corrosão. O propósito geral da liga é apresentar excelente resistência a corrosão em condições atmosféricas e boa resistência a corrosão em água do mar. É praticamente inexistente a suscetibilidade a corrosão por tensão e esfoliação.
A liga 6061 oferece relativamente uma alta resistência e excelentes características de união. (Observação: o contato direto com metais dissimilares pode provocar corrosão galvânica; proteção adequada deve ser tomada em relação ao metal dissimilar.)"

Notem que na observação é citado a proteção adequada em relação ao metal dissimilar, ou seja, outro metal diferente que possa causar corrosão galvânica.

https://www.alcoa.com/brasil/pt/resources/pdf/industria/catalogo_ligas_temperas_2010.pdf

O quadro SPZ Carve 2012 veio com parafusos originais de fábrica de aço INOX. Se houve a presença de umidade (própria do ambiente, ou de chuva e poças e no pior caso, suor) VAI HAVER CORROSÃO GALVÂNICA, simples!!!!!!!!

Qual ciclista que não sua, pedala na chuva ou mora perto da praia????????

É ou não é um erro de projeto?

Como citei antes, tenho outro quadro que é SPZ Crave 2014 e veio com parafusos originais de ALUMÍNIO. Não é um capricho para aliviar peso, é simplesmente para evitar que se forme pilha galvânica!


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 18 Mai 2016 as 23:26
Da mesma forma quando meu Oakley descascou e eu tentei comprar outras lentes, não queria de graça. E mesmo assim queriam a NF. Sei lá, acham que alguém vai comprar um Oakley falso e depois somente as lentes verdadeiras? Enfim, e depois disseram que as lentes desancaram, pois eu usei "no Sol". Porra, da mesma forma quem não usaria a bike na chuva, com suor, etc?


Postado Por: lemarco
Data de Publicação: 19 Mai 2016 as 10:15
Olhem esse:
http://www.bikeblog.com.br/cupim-de-aco-44-troque-so-os-cabos-de-aco-o-resto-ainda-esta-bom/" rel="nofollow - http://www.bikeblog.com.br/cupim-de-aco-44-troque-so-os-cabos-de-aco-o-resto-ainda-esta-bom/


Postado Por: Ramai
Data de Publicação: 19 Mai 2016 as 10:33
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Olhem esse:
http://www.bikeblog.com.br/cupim-de-aco-44-troque-so-os-cabos-de-aco-o-resto-ainda-esta-bom/" rel="nofollow - http://www.bikeblog.com.br/cupim-de-aco-44-troque-so-os-cabos-de-aco-o-resto-ainda-esta-bom/

Caraca!! Dead
Ali é alumínio ou aço?


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Scott
Bikes e aviões <3


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 19 Mai 2016 as 14:15

Vou trocar os parafusos de aço inox dos suportes de garrafa e do bagageiro por outros de alumínio.

Corrosão galvânica é muito forte e rápida. Pela foto do quadro, a parte interna abriu pela fragilidade causada pela corrosão mas acho estranho pois parece que a parte interna foi tracionada ou puxada para fora como se explodisse.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 19 Mai 2016 as 16:40
Hoje comprei 4 parafusos de alumínio para substituir os de aço inox numa loja autorizada da Scott.

Conversando com o dono, Gean Hoffmann, já houve casos parecidos de falha na pintura dos quadros da Scott e TODOS eles foram trocados pelo representante do Brasil.

Isto sim é uma marca (Scott Sports) que preza pela qualidade e respeito ao consumidor.

Depois desta resposta da Specialized negando o defeito na pintura do quadro SPZ Carve 2012, sinceramente vou pesar isto antes de comprar um novo produto da marca. Eu e amigos que usam a mesma marca esperavam uma troca na garantia, dita vitalícia.

Como engenheiro, penso que seria de interesse da Specialized recolher o produto e analisar para descobrir a falha do produto!!!

Isto se chama desenvolvimento de produto pois pode haver azar num projeto e nada mais interessante do que admitir isto e corrigi-lo.

Entretanto, parace que o azar foi meu ao optar pela marca. Espero que haja uma mudança de postura da Specialized em rever o assunto.

Sinceramente...


Postado Por: Ramai
Data de Publicação: 19 Mai 2016 as 16:51
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Hoje comprei 4 parafusos de alumínio para substituir os de aço inox numa loja autorizada da Scott.

Conversando com o dono, Gean Hoffmann, já houve casos parecidos de falha na pintura dos quadros da Scott e TODOS eles foram trocados pelo representante do Brasil.

Isto sim é uma marca (Scott Sports) que preza pela qualidade e respeito ao consumidor.

Depois desta resposta da Specialized negando o defeito na pintura do quadro SPZ Carve 2012, sinceramente vou pesar isto antes de comprar um novo produto da marca. Eu e amigos que usam a mesma marca esperavam uma troca na garantia, dita vitalícia.

Como engenheiro, penso que seria de interesse da Specialized recolher o produto e analisar para descobrir a falha do produto!!!

Isto se chama desenvolvimento de produto pois pode haver azar num projeto e nada mais interessante do que admitir isto e corrigi-lo.

Entretanto, parace que o azar foi meu ao optar pela marca. Espero que haja uma mudança de postura da Specialized em rever o assunto.

Sinceramente...

Amigo, será que não dá para tentar novamente acionar a garantia?
Explica que isso não é na pintura... [É corrosão!



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Scott
Bikes e aviões <3


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 19 Mai 2016 as 17:21
Vou tentar, pedi revisão da decisão por email com a loja autorizada.

Espero mudança de atitude da Specialized do Brasil!


Postado Por: Ligeirinho
Data de Publicação: 19 Mai 2016 as 17:38
Apesar de agora estar parada esperando uma nova pintura minha Specialized de 98 apesar de alguns pequenos descascados do uso não apresenta QQ indício de corrosão externa ou interna. Detalhe, nem de Alumínio ela é... Saudosos tempos da Specialized.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 19 Mai 2016 as 17:52

Comprei uma KHS Montana usada em 1996 e usei por 15 anos.

O quadro dela era de aço Cr-Mo e só apresentou corrosão no top tube num lugar onde derrubei. Apesar da marca de ferrugem, a pintura em torno dela era perfeita sem marca de bolha ou infiltrações.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 19 Mai 2016 as 18:28
Lembrando que para a Specialized como fornecedora, um quadro novo tem preço insignificante, ainda mais levando em conta a repercussão que o tema atinge.
 
Mas lembrando também que muito vai do quanto a loja "briga" pela garantia do cliente.
 
Hoje deixei minhas rodas numa loja para acionar a garantia. Juntei mais de 20 documentos onde provam que erraram na descrição da roda. Agora vamos ver se vão me dar as rodas corretas. Pois isso é vício oculto.
 
Agora minha maior curiosidade é:
 
Se eu tiver uma bike com garantia vitalícia ou não e eu quebrar o quadro por erro meu, tipo pular do 1º andar com a bike e o quadro quebrar. Sei que não é caso de garantia. Mas e aí, e se eu quiser comprar outro como se fosse uma peça que quebrou? Vão me vender? Vão ter disponível?
 


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 20 Mai 2016 as 17:12
O assunto criou bastante repercussão e replico aqui a postagem que fiz numa rede social:


Fui na CicloVil tratar do assunto da corrosão galvânica (Al - aço inox) presente no quadro Carve 2012.

Joao Paulo, em contato direto com a Specialized, recebeu a orientação de recolher o quadro e enviá-lo para eles investigarem o problema.

Realmente agora estou satisfeito pois é necessário avaliar tecnicamente se a corrosão afetou a integridade estrutural do quadro. Não é meramente um problema estético que estava me preocupando e sim a minha segurança!

Fico contente com a iniciativa e volto a confiar na marca que sempre a defendi por vários anos.

Para esclarecimento do assunto, o quadro Carve 2012 deve (hipótese) ser de alumínio 6061. Segundo a Alcoa (https://www.alcoa.com/…/in…/catalogo_ligas_temperas_2010.pdf), esta liga tem as seguintes propriedades:
"A Liga 6061é indicada para aplicações que requerem alta resistência à corrosão. O propósito geral da liga é apresentar excelente resistência a corrosão em condições atmosféricas e boa resistência a corrosão em água do mar. É praticamente inexistente a suscetibilidade a corrosão por tensão e esfoliação.
A liga 6061 oferece relativamente uma alta resistência e excelentes características de união. (Observação: o contato direto com metais dissimilares pode provocar corrosão galvânica; proteção adequada deve ser tomada em relação ao metal dissimilar.)"

Para entender o que é corrosão galvânica tem se o seguinte link para explicações:
https://sites.google.com/…/scie…/corrosao/corrosao-galvanica

Como o quadro veio com os parafusos de aço inox originais de fábrica, sempre a usei por achar que os mesmos estavam bem isolados do quadro de alumínio ao longo destes 4 anos. Por uma falha de proteção na pintura do quadro, este isolamento falhou e permitiu que se formasse a corrosão galvânica que age de forma rápida e violenta a ponto de penetrar muito ao longo da pintura adjacente e continuar a crescer até chegar a formar "bolhas" grandes na pintura.

No quadro que comprei depois em 2014, Crave Pro, os parafusos originais de fábrica para os 2 suportes de garrafas são de alumínio!!!


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 21 Mai 2016 as 02:35
Nossa. De repente me deu um estalo aqui! Minha bike também tem quadro de alumínio e veio com parafusos cromados para suporte de garrafa de bagageiro. Eu retirei todos e coloquei uns parafusos de aço imitando alumínio anodizado para combinar com os detalhes da bike. O curioso é que os parafusos quase não entraram no furo do bagageiro!!! Tive de afrouxar e apertar várias vezes para ele entrar e nesse entra e tira foi descascando e assim entrando mais fácil na região da rosca... será que poderá ocorrer corrosão galvânica???

A propósito, Goiânia parece o deserto do saara 6 meses do ano. Quase não enferruja nada por aqui devido ao clima MUITO seco.

PS: e Furukawa, estou acompanhando seu tópico Exclamation


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1986 - Caloi Cross Aero Free Light
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2012 - KHS Alite 1000
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2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 21 Mai 2016 as 22:02
Sábado de manhã, entreguei o quadro na revenda autorizada (CicloVil Bike).

Agora é esperar o laudo técnico da Specialized!


Postado Por: LucianoBsB
Data de Publicação: 22 Mai 2016 as 03:15
Mais ou menos de 2010 para cá adquiri 3 bicicletas. Todas da Specialized. Uma Carve, uma Stumpjumper rígida e uma Stumpjumper FSR. Todas pagas a preço de ouro, justamente porque eu confiava na garantia da marca, que quando comprei tinha a fama de não ser burocrática e resolver rápido os problemas quando apareciam.
Mês passado fiz a revisão da bike e com a manutenção no movimento central passou dos 600 Reais. Mais caro do que a manutenção do meu carro. 
Esse não é o primeiro caso aqui no fórum de a marca querer refugar a garantia e só decidir se movimentar quando vê a repercussão negativa do fato. 
Agora para o final do ano já havia pensado em trocar a bike, por outra Stumpjumper, só porque está completando três anos e para pegar o modelo mais novo que tem uma geometria um pouco melhorada.  Já levei na loja da marca que tem aqui perto de casa. Eu iria pagar a fábula de 8000 Reais de diferença (que já o preço de muita bike boa por aí) só para ter uma bike muito semelhante a que já tenho, também confiando na boa fama da marca, que já não anda ficando muito boa assim. Mas os preços...
Já estou repensando se troco...
Mesmo que troquem o quadro, depois desse corpo mole para dar aquilo que, de início, é direito de quem pagou uma nota na bike, mancha muito a imagem da marca. 


Postado Por: raulino
Data de Publicação: 23 Mai 2016 as 04:22
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Sábado de manhã, entreguei o quadro na revenda autorizada (CicloVil Bike).

Agora é esperar o laudo técnico da Specialized!


bom dia Furukawa... espero que tenha uma resposta rápida e positiva... minha bike é do mesmo ano e tb possui parafusos de inox, então agradeço pelo alerta

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GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 27 Mai 2016 as 21:28
E aí? Que pé que está?


Postado Por: LucianoBsB
Data de Publicação: 04 Jun 2016 as 16:18
Pois é, deixou agente no vácuo. Isso não é legal...


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 04 Jun 2016 as 22:32
Pois é, não tenho informação alguma até agora!

Ontem fui na loja autorizada perguntar como anda a situação mas ele não receberam nenhum retorno da Specialized.

Quando tiver algo para informar, vou postar aqui, fiquem tranquilos! Grato pelo interesse!


Postado Por: Picinin
Data de Publicação: 13 Jun 2016 as 20:03
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Pois é, não tenho informação alguma até agora!

Ontem fui na loja autorizada perguntar como anda a situação mas ele não receberam nenhum retorno da Specialized.

Quando tiver algo para informar, vou postar aqui, fiquem tranquilos! Grato pelo interesse!

Opa furukawa, algum retorno da SPZ? 

Será que os parafusos da minha Stumpy 2015 são de aço também? como faço pra saber?!


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It never get´s easy... you just go faster.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 13 Jun 2016 as 23:47
Picinin,

nada ainda, amanhã vou passar um email à loja autorizada para saber se há alguma previsão de resposta.

Para testar o material, é só conferir o peso dos parafusos, para um tamanho parecidos de ambos, o de aço pesa 3 vezes mais. Outro teste simples é pegar um imã e verificar se há algum magnetismo: no de aço inox vai haver uma leve atração magnética com o imã.

Meu quadro SPZ Crave 2014 veio com parafusos de alumínio e tenho quase certeza que os da Stumpjumper também seja pois é uma linha de bike superior.


Postado Por: raulino
Data de Publicação: 14 Jun 2016 as 02:21
sexta dei uma regulada nos freios... e me dei conta que os parafusos que fixam as pinças são de aço... provavelmente liga comum com tratamento oxidado preto... alguém sabe dizer se estes também podem dar problema?

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Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 14 Jun 2016 as 08:49
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

sexta dei uma regulada nos freios... e me dei conta que os parafusos que fixam as pinças são de aço... provavelmente liga comum com tratamento oxidado preto... alguém sabe dizer se estes também podem dar problema?

Esses eu já tinha visto e pensei isso também. Mas para pinça ou é de aço ou de titânio.


Postado Por: S.Q.N.
Data de Publicação: 14 Jun 2016 as 09:02
Nesse link tem uma matéria sobre oxidação/corrosão em ligas de alumínio e outras peças da bike e como evitá-las. 

http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta.php?corrosao_por_oxidacao_ou_ferrugem&id=4623076

Sobre o contado de parafusos que vão diretamente no quadro, meu mecânico me ensinou a passar graxa em qlq componente que fixe diretamente no alumínio, pois com o passar do tempo  as ligas tendem a se fundir.

Em carros com motor de bloco de alumínio, é recomendado desapertar as velas e reapertá-las de tempos em tempos, pois pode haver a fusão da vela com o bloco, danificando o motor. o ADG fala sobre isso em um vídeo no YT.

Quem já utilizou STI Sora sabe que acontece uma espécie de corrosão devido ao suor:








Postado Por: Picinin
Data de Publicação: 14 Jun 2016 as 13:38
Originalmente postado por S.Q.N. S.Q.N. escreveu:

Nesse link tem uma matéria sobre oxidação/corrosão em ligas de alumínio e outras peças da bike e como evitá-las. 

http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta.php?corrosao_por_oxidacao_ou_ferrugem&id=4623076

Sobre o contado de parafusos que vão diretamente no quadro, meu mecânico me ensinou a passar graxa em qlq componente que fixe diretamente no alumínio, pois com o passar do tempo  as ligas tendem a se fundir.

Em carros com motor de bloco de alumínio, é recomendado desapertar as velas e reapertá-las de tempos em tempos, pois pode haver a fusão da vela com o bloco, danificando o motor. o ADG fala sobre isso em um vídeo no YT.

Quem já utilizou STI Sora sabe que acontece uma espécie de corrosão devido ao suor:







tive um par de STI 105 10v - ano 2008 +/- que também sofreram esse processo de corrosão devido ao suor.

Na época lembro de ter lido que a shimano mudou um pouco o materia de 2010 pra frente.


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It never get´s easy... you just go faster.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 17 Jun 2016 as 17:32
A resposta que tive foi:

"Conforme primeira análise através das imagens enviadas na ocasião da criação do processo, nossa conclusão é que de fato as marcas estão relacionadas à pintura da bicicleta e não tratam-se de um defeito de fabricação, mas de oxidação dado à ação de agentes externos, tais como umidade, sujeira, suor, salinação, entre outros, como podem perceber nas imagens de regiões do quadro que apresentam essas características:


http://s1252.photobucket.com/user/efzofurukawa/media/analise%20quadro%20Crave%20pela%20Spz/image1_zpsggj2yewd.png.html" rel="nofollow">


http://s1252.photobucket.com/user/efzofurukawa/media/analise%20quadro%20Crave%20pela%20Spz/image2_zpsfndcpgeu.png.html" rel="nofollow">


http://s1252.photobucket.com/user/efzofurukawa/media/analise%20quadro%20Crave%20pela%20Spz/image3_zpsy3sbgdts.png.html" rel="nofollow">


Todos esses acúmulos de sujeira, umidade, entre outros agentes, podem desencadear a oxidação apresentada na bicicleta e, do mesmo modo percebemos que a região do canote não possuía nenhum indício de lubrificação o que pressupõe falta de manutenção e, consequentemente, acúmulo de agentes externos indevidos.

Conforme nossa política de garantia (política completa em: http://service.specialized.com/collateral/ownersguide/new/assets/pdf/Apostila-Garantia-BR.pdf ):


http://s1252.photobucket.com/user/efzofurukawa/media/analise%20quadro%20Crave%20pela%20Spz/termos%20da%20garantia_zpseg0yqynr.png.html" rel="nofollow">

Dessa forma, informamos que a presente solicitação não se enquadra em nossa política de garantia, consideraremos esse processo como finalizado, podendo ainda ser editado ou mesmo reaberto para a inclusão de novas informações.

Sem mais, estamos disponíveis para o esclarecimento de qualquer outra dúvida."


Postado Por: Picinin
Data de Publicação: 17 Jun 2016 as 17:42
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

A resposta que tive foi:

"Conforme primeira análise através das imagens enviadas na ocasião da criação do processo, nossa conclusão é que de fato as marcas estão relacionadas à pintura da bicicleta e não tratam-se de um defeito de fabricação, mas de oxidação dado à ação de agentes externos, tais como umidade, sujeira, suor, salinação, entre outros, como podem perceber nas imagens de regiões do quadro que apresentam essas características:


http://s1252.photobucket.com/user/efzofurukawa/media/analise%20quadro%20Crave%20pela%20Spz/image1_zpsggj2yewd.png.html" rel="nofollow">


http://s1252.photobucket.com/user/efzofurukawa/media/analise%20quadro%20Crave%20pela%20Spz/image2_zpsfndcpgeu.png.html" rel="nofollow">


http://s1252.photobucket.com/user/efzofurukawa/media/analise%20quadro%20Crave%20pela%20Spz/image3_zpsy3sbgdts.png.html" rel="nofollow">


Todos esses acúmulos de sujeira, umidade, entre outros agentes, podem desencadear a oxidação apresentada na bicicleta e, do mesmo modo percebemos que a região do canote não possuía nenhum indício de lubrificação o que pressupõe falta de manutenção e, consequentemente, acúmulo de agentes externos indevidos.

Conforme nossa política de garantia (política completa em: http://service.specialized.com/collateral/ownersguide/new/assets/pdf/Apostila-Garantia-BR.pdf ):


http://s1252.photobucket.com/user/efzofurukawa/media/analise%20quadro%20Crave%20pela%20Spz/termos%20da%20garantia_zpseg0yqynr.png.html" rel="nofollow">

Dessa forma, informamos que a presente solicitação não se enquadra em nossa política de garantia, consideraremos esse processo como finalizado, podendo ainda ser editado ou mesmo reaberto para a inclusão de novas informações.

Sem mais, estamos disponíveis para o esclarecimento de qualquer outra dúvida."

Bah Furukawa... que m%$&*! 

SPZ nunca mais então? 



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Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 17 Jun 2016 as 17:42
A resposta acima foi enviada para a loja autorizada via CHAT interno, então pedi que fosse encaminhada para o meu email para que pudesse publicar aqui.

Nesse chat da loja, pedi para escrever uma nova mensagem em que solicito informações sobre o que eu deveria fazer com o quadro: lixar e pintar a área corroída ou deixar como está pois a corrosão não compromete o quadro.

Uma segunda pergunta foi feita e é o que mais me interessa: foi perguntado se esta corrosão no tubo inferior do quadro compromete ou não a segurança do quadro para o seu uso!!!


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 17 Jun 2016 as 19:18
Picinin,

Specialized nunca mais é uma afirmação que não posso fazer.

Creio que este problema vai ser útil para que na próxima vez, eu e outros possam escolher uma bike e componentes que melhor tratem o consumidor.


Postado Por: Picinin
Data de Publicação: 17 Jun 2016 as 20:57
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Picinin,

Specialized nunca mais é uma afirmação que não posso fazer.

Creio que este problema vai ser útil para que na próxima vez, eu e outros possam escolher uma bike e componentes que melhor tratem o consumidor.

Entendo. É, relatos assim são sempre bons, caso alguém passe por uma situação parecida já sabe que nem precisa perder tempo procurando a garantia.

Continue atualizando aqui com informações, principalmente do que pode ser feito pelo quadro, se pode haver dano estruturar etc.


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Postado Por: 43679
Data de Publicação: 17 Jun 2016 as 22:29
Furukawa,tu mora na praia?Mas sei la,a salinidade ataca assim aluminio?
Vc levou ou pensa em fazer uma analise pro conta propria,se tiver um amigo engenheiro,algo assim.
Nas fotos,o aluminio do seat tube ta cinzento,como se tivesse apodrecido.
O que poderia atacar aluminio assim,fazendo a tinta soltar?
Algum engenheiro ou chutador?
EU achei q aluminio nao sofria com salinidade


Postado Por: 43679
Data de Publicação: 17 Jun 2016 as 22:32
Procure bikes de amigos de onde mora,e veja se algo atacou o aluminio assim.
Se fosse um carro,todo picareta de carro tem uma regra,se for carro de praia nao vale nada.Carro de litoral cai pela metade o valor de revenda,é todo "podre",ouvi dizer que quem mora la se protege como pode,lonas,lavar o carro toda semana(tira o sal)troca de carro a cada 2 anos.
´`E verdade?


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 18 Jun 2016 as 01:37
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Furukawa,tu mora na praia?Mas sei la,a salinidade ataca assim aluminio?
Vc levou ou pensa em fazer uma analise pro conta propria,se tiver um amigo engenheiro,algo assim.
Nas fotos,o aluminio do seat tube ta cinzento,como se tivesse apodrecido.
O que poderia atacar aluminio assim,fazendo a tinta soltar?
Algum engenheiro ou chutador?
EU achei q aluminio nao sofria com salinidade


Moro em Florianópolis próximo de uma praia mas num apartamento que felizmente não pega vento com maresia, meus equipamentos como computador, geladeira, fogão, máquina de lavar roupa não apresentam ferrugens.

Sou técnico e engenheiro mecânico, converso com colegas da área sobre o assunto. Se você ler o que postei no dia 18 de maio das 23:05, eu coloquei uma possível explicação sobre o caso.

A liga de Al mais empregada nos quadros de bike é do tipo 6061 e apresenta alta resistência à corrosão mas SEM qualquer pintura ou algo que cubra sua superfície e SEM a presença de materiais dissimilares que possam causar corrosão galvânica.

A partir do momento que um fabricante pinta o alumínio, é preciso fazer um tratamento prévio para que a tinta não descole fácil e garanta uma proteção passiva. Eis a minha grande suspeita!!!!!

Eu também estranhei a aparência da corrosão no tubo do selim. A Specialized não informa o tipo de liga de alumínio usada no quadro Carve e Crave, menciona um código deles, M4.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 18 Jun 2016 as 01:57

Um fato curioso, alguém já viu esquadria de alumínio de janelas corroer?

Toda esquadria de alumínio é fabricada por extrusão e depois é anodizada para aumentar sua resistência à corrosão.

Anodizar é um processo eletroquímico que visa aumentar a camada de óxido superficial do metal. O alumínio por si só já possui uma camada de óxido que se forma naturalmente ao ar livre mas é muito FINA.


Postado Por: Ligeirinho
Data de Publicação: 18 Jun 2016 as 10:45
Furukawa se você ainda tiver disposição de engrossar o caldo poderia por conta própria solicitar um laudo técnico. A partir dos prováveis resultados, contrapor no âmbito jurídico o posicionamento já manifesto pela Specialized. Não poderia ser considerado como potencial vicio oculto pela existencia dos parafusos de aço? Haja visto modelo posterior virem com parafusos de alumínio. Vale a pena fazer essa contenda? A imagem da Specialized não foi arranhada seriamente com o possivel descaso? É a pergunta que fazemos.


Postado Por: Ligeirinho
Data de Publicação: 18 Jun 2016 as 10:57
Honestamente, desse modo a empresa irá acumular mais prejuízos de ordem de confiança junto aos seus atuais consumidores e ex futuros consumidores ( quem diria...) que saibam desse topico que substituir o quadro exposto nas fotos evidenciando o dano citado.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 18 Jun 2016 as 11:58
Ligeirinho,

realmente dá vontade de fazer uma análise técnica do material do quadro e da área corroída do tubo inferior.

No tubo inferior eu só poderia arrancar a pintura e ver como está o estado superficial do tubo de alumínio.

Para uma avaliação realista, seria necessário arrancar amostras e fazer análises microscópica (ótica e MEV, microscópio eletrônico de varredura), química e mecânica do material. Isto destruiria o quadro para retirada de amostras.

Eu mesmo já atuei no Laboratório de Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina e lidei com algumas análises citadas acima. No momento estou fora da UFSC.




Postado Por: Picinin
Data de Publicação: 20 Jun 2016 as 13:48
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Ligeirinho,

realmente dá vontade de fazer uma análise técnica do material do quadro e da área corroída do tubo inferior.

No tubo inferior eu só poderia arrancar a pintura e ver como está o estado superficial do tubo de alumínio.

Para uma avaliação realista, seria necessário arrancar amostras e fazer análises microscópica (ótica e MEV, microscópio eletrônico de varredura), química e mecânica do material. Isto destruiria o quadro para retirada de amostras.

Eu mesmo já atuei no Laboratório de Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina e lidei com algumas análises citadas acima. No momento estou fora da UFSC.



Mas tu ainda deve ter conhecidos na UFSC, não? 




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Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 20 Jun 2016 as 17:06
Picinin,

sim, conheço vários professores como o Klein, Bernardini, Ana Maria Maliska...


Postado Por: Picinin
Data de Publicação: 20 Jun 2016 as 17:40
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Picinin,

sim, conheço vários professores como o Klein, Bernardini, Ana Maria Maliska...

Entra em contato com algum deles... essa época o pessoal vai atras de assuntos para TCC...

Vai que tem algum aluno (coitado) que pode ser entubado com esse assunto =)


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Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 20 Jun 2016 as 18:01

Vocês notaram que a "primeira análise" da Specialized foi em cima dos pontos onde são fixados (tubo superior e stay superior) os conduítes e mangueira do freio traseiro!!! É uma região difícil de limpar e fica escondido pelos conduítes.

O problema relatado neste tópico é no TUBO INFERIOR do quadro junto ao parafuso de baixo do suporte de garrafa.

Liguei para a loja onde é feito a comunicação com a Specialized via chat e ainda não tiveram a resposta quanto ao que devo fazer com relação à corrosão do tubo inferior e se há ou não risco de segurança estrutural do quadro.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 20 Jun 2016 as 18:15
Originalmente postado por Picinin Picinin escreveu:

Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Picinin,

sim, conheço vários professores como o Klein, Bernardini, Ana Maria Maliska...


Entra em contato com algum deles... essa época o pessoal vai atras de assuntos para TCC...

Vai que tem algum aluno (coitado) que pode ser entubado com esse assunto =)


Legal!

Poderia ser tema de uma dissertação de mestrado!

Esta semana devo ir lá conversar pois faz tempo que não participo de um happy hour deles, sempre é uma conversa muito bacana sobre vários assuntos.


Postado Por: Picinin
Data de Publicação: 20 Jun 2016 as 18:22
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Vocês notaram que a "primeira análise" da Specialized foi em cima dos pontos onde são fixados os cabos e conduítes (tubo superior e stay superior)!!! É uma região difícil de limpar e fica escondido pelos cabos e conduítes.

O problema relatado neste tópico é no tubo inferior do quadro junto ao parafuso de baixo do suporte de garrafa.

Liguei para a loja onde é feito a comunicação com a Specialized via chat e ainda não tiveram a resposta quanto ao que devo fazer com relação à corrosão do tubo inferior e se há ou não risco de segurança estrutural do quadro.

Assim, analise de leigo (eu).
Depende muito do nível da corrosão... se for só superficial, entre a tinta e o alumínio, não deve afetar a estrutura.
Se tiver muito avançada... ai certamente afete.

Mas acho que pra saber o real estado... só lixando mesmo e vendo o tamanho do problema, não?




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Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 20 Jun 2016 as 19:01
Lixando e vendo o estado superficial é uma informação inicial.

O problema é saber qual o material do tubo (alumínio 6xxx, 7xxx ...) e, o mais importante, a espessura do tubo na região da corrosão.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 23 Jun 2016 as 00:55
texto do Manual do Utilizador da Bicicleta, 9ª Edição, 2007 da Specialized






Postado Por: Picinin
Data de Publicação: 23 Jun 2016 as 10:07
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Lixando e vendo o estado superficial é uma informação inicial.

O problema é saber qual o material do tubo (alumínio 6xxx, 7xxx ...) e, o mais importante, a espessura do tubo na região da corrosão.

Se tu descobrir o que é o M4, tenta ver se descobre tb o que é o M5..


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Postado Por: S.Q.N.
Data de Publicação: 23 Jun 2016 as 11:57
Não sei se a informação procede, pois encontrei em um fórum de 2009:

M4: alumínio forjado com silício, cobre, magnésio, vanádio
M5: alumínio forjado com silício, cobre, manganês, magnésio, zinco

Segundo relatos, o M5 é mais suscetível a corrosão.

Imagem de um quadro M5 com corrosão:




Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 23 Jun 2016 as 12:02
resposta de hoje da Specialized:

"...
Conforme orientado, pequenos reparos podem ser realizados por profissionais qualificados (a própria Ciclovil pode indicar o serviço caso tenham o contato), contudo desde que não comprometam a identidade da bicicleta ou seu material (alteração do quadro resulta na perda da garantia vitalícia limitada).

O alumínio utilizado na construção do quadro CRAVE PRO 29 é o 6061, contudo identificado como M4SL, por possuir maior resistência quando comparado ao tipo A1, formatos de tubos mais agressivos, além de peso e experiência de pilotagem melhorados.

Referente à estrutura, da nossa análise somente a pintura foi afetada, contudo se não for devidamente reparada e se a bicicleta não tiver a regularidade de manutenções/limpezas conforme recomendado, é possível que se agrave.

A garantia estrutural do quadro permanece, no entanto para valer da política - assim como em caso de problemas na pintura - os cuidados com o produto devem ser devidamente realizados.

Sem mais, estamos disponíveis para o esclarecimento de qualquer outra dúvida.

Muito obrigado pela sua atenção."


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 23 Jun 2016 as 12:10

Isto confirma o que eu havia dito no dia 18 de maio às 23:05:

Se olharmos o catálogo da Alcoa, muitos fabricantes usam Al 6061 pelas seguintes propriedades:

"A Liga 6061é indicada para aplicações que requerem alta resistência à corrosão. O propósito geral da liga é apresentar excelente resistência a corrosão em condições atmosféricas e boa resistência a corrosão em água do mar. É praticamente inexistente a suscetibilidade a corrosão por tensão e esfoliação.
A liga 6061 oferece relativamente uma alta resistência e excelentes características de união. (Observação: o contato direto com metais dissimilares pode provocar corrosão galvânica; proteção adequada deve ser tomada em relação ao metal dissimilar.)"

Notem que na observação é citado a proteção adequada em relação ao metal dissimilar, ou seja, outro metal diferente que possa causar corrosão galvânica.

https://www.alcoa.com/brasil/pt/resources/pdf/industria/catalogo_ligas_temperas_2010.pdf



Com este Al 6061 aliado ao que diz o próprio Manual do Utilizador da Bicicleta Specialized na página 44 que o alumínio pode sofrer corrosão galvânica na presença de outro metal, qual é o meu comentário sobre o caso?

NEGLIGÊNCIA TOTAL


Postado Por: S.Q.N.
Data de Publicação: 23 Jun 2016 as 12:14
Liga 6061... E já vi muita gente falando aqui no fórum que as ligas da SPZ vinham de outro planeta.


Postado Por: Picinin
Data de Publicação: 23 Jun 2016 as 13:16
Originalmente postado por S.Q.N. S.Q.N. escreveu:

Liga 6061... E já vi muita gente falando aqui no fórum que as ligas da SPZ vinham de outro planeta.

Eles adoram criar nomes e siglas proprietárias para cobrar mais por isso.
Para dar a entender que "nós somos diferentes", "só nós temos isso" etc...

será que o M5 então é o que? 700x? 


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Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 24 Jun 2016 as 00:54
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Isto confirma o que eu havia dito no dia 18 de maio às 23:05:

Se olharmos o catálogo da Alcoa, muitos fabricantes usam Al 6061 pelas seguintes propriedades:

"A Liga 6061é indicada para aplicações que requerem alta resistência à corrosão. O propósito geral da liga é apresentar excelente resistência a corrosão em condições atmosféricas e boa resistência a corrosão em água do mar. É praticamente inexistente a suscetibilidade a corrosão por tensão e esfoliação.
A liga 6061 oferece relativamente uma alta resistência e excelentes características de união. (Observação: o contato direto com metais dissimilares pode provocar corrosão galvânica; proteção adequada deve ser tomada em relação ao metal dissimilar.)"

Notem que na observação é citado a proteção adequada em relação ao metal dissimilar, ou seja, outro metal diferente que possa causar corrosão galvânica.

https://www.alcoa.com/brasil/pt/resources/pdf/industria/catalogo_ligas_temperas_2010.pdf



Com este Al 6061 aliado ao que diz o próprio Manual do Utilizador da Bicicleta Specialized na página 44 que o alumínio pode sofrer corrosão galvânica na presença de outro metal, qual é o meu comentário sobre o caso?

NEGLIGÊNCIA TOTAL


Uai Furukawa, não lembro direito, mas você não citou esse risco de corrosão galvânica com o parafuso de aço no quadro de alumínio na reclamação anterior? Acho que você tinha só sugerido essa probabilidade na mensagem, mas sem citar os parafusos, não? Olha... agora até eu fiquei put0 com essa atitude negligente da Specialized do Brasil!!!! Parece que o SAC deles está ficando Specialized em enganar seus consumidores com desculpas esfarrapadas.


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1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 24 Jun 2016 as 14:55

Citei a corrosão galvânica do parafuso de aço inox com o quadro de alumínio no dia 17 maio 2016 às 09:17.

"Falando com amigos engenheiros, a resposta para isto é unânime: corrosão galvânica entre o alumínio do quadro com o parafuso de aço inox."




No dia 18 maio 2016 às 23:05 digo isso enfaticamente:

"O quadro SPZ Carve 2012 veio com parafusos originais de fábrica de aço INOX. Se houve a presença de umidade (própria do ambiente, ou de chuva e poças e no pior caso, suor) VAI HAVER CORROSÃO GALVÂNICA, simples!!!!!!!!"


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 25 Jun 2016 as 01:17
Triste, viu.


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2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 07 Jul 2016 as 00:16

Uma comparação interessante: os meus 3 pedivelas são todos integrados da Shimano cujos braços são de alumínio e o eixo hollowtech é de aço inox assim como os parafusos de aperto do braço esquerdo e os eixos dos pedais.

Ou seja, todas as partes de alumínio do pedivela estão em contato direto, roscados ou aparafusados com partes de aço inox mas NÃO APRESENTAM CORROSÃO GALVÂNICA!!!

O braço esquerdo do pedivela integrado Shimano é fixado com 2 parafusos de aço inox, está sujeito a muito suor que sai do ciclista e pega água de todo tipo que se possa imaginar.

Um fato que se sabe é que todo processo de corrosão é acelerada mediante aplicação de esforço mecânico.

O aperto dos 2 parafusos de aço inox no braço esquerdo do pedivela é feito com MUITO TORQUE: 12 a 14 Nm. A montagem do braço direito do pedivela no eixo hollowtech é feita por interferência:

http://www.ghinduction.com/process/montagem-por-interferencia/?lang=pt-br


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 07 Jul 2016 as 00:27

O que eu quero dizer é que o material do quadro da Specialized Carve 2012 tem uma forte tendência a corrosão pelo simples fato de entrar em contato com aço inox. O suporte onde fica a ponteira do conduíte do câmbio dianteiro oxidou também no meu quadro Crave 2014.

Volto a dizer, os parafusos dos suportes de garrafa de aço inox são originais de fábrica, ou seja, recebi junto com o quadro. Negligência, incompetência...

É de conhecimento público e descrito no próprio manual da Specialized, página 44 da 9ª edição, 2007, que o alumínio está sujeito a corrosão galvânica na presença de outros metais.





Se houvesse um tratamento decente antes da pintura e/ou emprego de uma liga de alumínio melhor, a corrosão galvânica seria evitada. Basta comparar com o alumínio do pedivela integrado Shimano (por favor, leiam o post anterior).


Postado Por: leao
Data de Publicação: 07 Jul 2016 as 15:13
Nossa, só vi esse tópico agora, mas descepcionei com SPZ. Aqui na cidade é modinha, "SPZ é a melhor bike que existe", e já ouvi relatos de ter uma ótima garantia. Achei uma postura um tanto arrogante da parte deles.


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 07 Jul 2016 as 22:27
Depois de ler esse tópico, corri para o manual da minha Trek e sim, tem a recomendação de passar graxa no canote, avanço e outras peças, mas fala nada dos parafusos de aço inox no quadro de alumínio... Bem, não perdi tempo e lubrifiquei tudo com graxa azul LOL





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1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 08 Jul 2016 as 01:21
Bol Gola,

o que importa é a qualidade do alumínio usado na fabricação do quadro e definitivamente esta da Specialized Carve e Crave não é das melhores.

Como postei antes, fiz uma comparação, o alumínio dos pedivelas integrados Shimano não sofrem corrosão galvânica por serem melhores tratados e de boa qualidade.

Quando ocorre uma corrosão galvânica, ela é forte e rápida a ponto de se espalhar por baixo da pintura por uma grande extensão, normalmente forma "bolhas" ou nervuras.

Se fosse uma corrosão simples, ela atacaria somente a área sem pintura ou proteção MAS NÃO FORMARIA BOLHAS. Mimha antiga KHS Montana de 1996 era de aço Cr-Mo e num amassado no tubo superior, a corrosão acatou somente o local onde a pintura descascou e não penetrou por debaixo dela!


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 08 Jul 2016 as 07:54
Uma de meus manetes XTR estão descascando no aperto.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 14 Jul 2016 as 20:19
O quadro Crave 2014 está com o suporte do conduíte do câmbio dianteiro corroído e com nervuras na pintura chegando até o tubo do selim:








Na ponteira do conduíte, eu tinha colocado uma ponta simples mas agora instalei uma com mais proteção para evitar que o cabo de aço inox encoste no alumínio do quadro.




Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 14 Jul 2016 as 22:13
Amiga minha comprou uma linda Crave 2015. Vou avisar ela o quanto antes porque pelo jeito a Specialized não mudou o tratamento e tipo de alumínio usado nesses quadros Ermm


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1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 14 Jul 2016 as 23:32
Este é o problema, o material do quadro!

A tubulação do quadro Crave melhorou bastante em relação ao Carve, está mais leve, com perfil ovalado (antes era quadrado) e mais rígido.

Uma pena pois o bikefit do quadro Crave tamanho 17.5" ficou muito bom para mim.

Comprei os quadros Carve e Crave da Specialized porque era a única grande marca que vendia somente o quadro. Até queria comprar uma Crave Expert montada e pronta mas os componentes originais não me agradaram em 2014, por isso comprei somente o quadro e montei eu mesmo.


Postado Por: DougFF
Data de Publicação: 16 Jul 2016 as 10:32
Depois que eu vi este tópico fui olhar minha KHS tb.

Tudo Alumínio.


Agora meu pitaco sobre isso seria você arrumar um laudo técnico mostrando que todo esse problema aconteceu devido a montagem da bike pela fábrica, isso que aconteceu é responsabilidade deles. Não é problema de lavagem em si e sujeira... isso ocorreu pq existem dois tipos de materiais diferentes que facilitam a ocorrência desse processo.
Eles como fábrica, deveriam colocar o material como o manual exige.


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Knowledge Health Strenght.

2015 - KHS Tempe.
1994 - KHS Montana True Temper.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 17 Jul 2016 as 23:27
Hoje fui visitar meu amigo que tem uma Santa Cruz Heckler aro 26" bem antiga.

O quadro está cheio de locais com a pintura descascada e ralados mas nenhum sinal de corrosão. O alumínio exposto nem apresenta granulação ou rugosidades, está lisinha como um bom alumínio deve ser.

Vendo minhas 2 bikes Spz, elas têm muitos componentes em alumínio com parafusos de aço inox mas somente o quadro apresenta corrosão. Definitivamente, duvido que a alegação do suporte em dizer que a sigla M4 do quadro se refere à liga Al 6061.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 30 Jul 2016 as 15:52

O João, dono da CicloVil e revendedor autorizado Specialized, vai nesta segunda-feira aos EUA no encontro deles. Ele vai levar as fotos dos quadros Carve 2012 e Crave 2014.

Espero que alguém da Specialized americana tome alguma iniciativa quanto ao problema do material e pintura do quadro de alumínio M4.

Refiz as fotos da Crave 2014 para melhor visualizar o estado do suporte do conduíte do câmbio dianteiro:







Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 30 Jul 2016 as 22:00
Que privilégio heim, amigo. Acho que os gringos vão ficar tão envergonhados que vão te enviar o quadro de uma Stumpjumper Epic Carbon 2016.

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1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 31 Jul 2016 as 20:23

Gostei da iniciativa do João da CicloVil e quem sabe alguém da matriz tenha mais atitude com relação a este problema.

Deixei bem claro para o João minha completa indignação com a marca pois comprei o segundo quadro Crave 2014 esperando que fosse até melhor a liga de alumínio mas a realidade provou o contrário.


Postado Por: LucianoBsB
Data de Publicação: 01 Ago 2016 as 18:25
É realmente lamentável.
Se não trocarem, parece claro a fuga da garantia, que é o maior elemento de propaganda da marca.
Se trocarem o quadro, será por causa da pressão da galera. 
E não é a primeira vez que ocorre isso por aqui. Eles acham que o pessoal não se comunica...
Em todo caso é triste a postura da marca com o consumidor brasileiro, que paga muito mais caro pelo produto aqui. E não é somente pela conversão do dólar ou incidência de impostos. Tem muita margem de lucro na composição desses preços. Tenho a convicção que o consumidor americano não é tratado com tal descaso, mesmo pagando muito menos por lá.
Como eu disse em posts anteriores nesse mesmo tópico, agora em setembro está saindo a linha nova de bicicletas e se os preços continuarem abusivos, vou procurar outras marcas mesmo, já que em se falando da garantia, pelo visto, está tudo nivelado por baixo mesmo. Porque pagar 3 mil, 5 mil Reais a mais por uma bike, no mesmo nível de outras marcas consagradas (Trek, Giant, Cannondale...) para não ter diferencial algum na hora em que mais se precisa.



Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 01 Ago 2016 as 23:58
LucianaBsB,

concordo plenamente e acrescento que a geometria das bikes Specialized estão atrasadas.

Scott, Trek, Cannondale, Focus, etc estão usando caixa de direção com ângulo menor que 70 graus e chainstay curto mesmo nas full suspension.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 02 Ago 2016 as 09:28
A nova Epic HT vai vir com ângulo <70º.


Postado Por: CaioB
Data de Publicação: 02 Ago 2016 as 10:57
Acho que isso prova que nome e marca não é tudo. Os supostos quadros que custam 5 mil, porque tem todo um processo de estudo, testes, controle de qualidade, marketing, inovação e mais o que quiserem inventar para justificarem esse valor, esta totalmente suscetível a problemas bobos e amadores, quanto um quadro não tão conhecido de mil reais. Não estou dizendo que uma Trek, SPZ ou Scott, não valham o que custam, o problema é que por se tratar de algo desse valor, o cuidado deveria ser redobrado, o que não é o caso.


Postado Por: gladiator25
Data de Publicação: 03 Ago 2016 as 09:19
Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

Acho que isso prova que nome e marca não é tudo. Os supostos quadros que custam 5 mil, porque tem todo um processo de estudo, testes, controle de qualidade, marketing, inovação e mais o que quiserem inventar para justificarem esse valor, esta totalmente suscetível a problemas bobos e amadores, quanto um quadro não tão conhecido de mil reais. Não estou dizendo que uma Trek, SPZ ou Scott, não valham o que custam, o problema é que por se tratar de algo desse valor, o cuidado deveria ser redobrado, o que não é o caso.


O maior problema que vejo mesmo é o pós venda. Não sei o que acontece no Brasil, quando a marca se instala aqui é reclamação pra todo lado, empurra cliente com a barriga, tentam a todo custo colocar a culpa na má conservação, uso incorreto, infelizmente com qualquer produto é assim nesse país.

Boa sorte Furucawa.


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Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta


Postado Por: CaioB
Data de Publicação: 03 Ago 2016 as 11:19
Originalmente postado por gladiator25 gladiator25 escreveu:

Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

Acho que isso prova que nome e marca não é tudo. Os supostos quadros que custam 5 mil, porque tem todo um processo de estudo, testes, controle de qualidade, marketing, inovação e mais o que quiserem inventar para justificarem esse valor, esta totalmente suscetível a problemas bobos e amadores, quanto um quadro não tão conhecido de mil reais. Não estou dizendo que uma Trek, SPZ ou Scott, não valham o que custam, o problema é que por se tratar de algo desse valor, o cuidado deveria ser redobrado, o que não é o caso.


O maior problema que vejo mesmo é o pós venda. Não sei o que acontece no Brasil, quando a marca se instala aqui é reclamação pra todo lado, empurra cliente com a barriga, tentam a todo custo colocar a culpa na má conservação, uso incorreto, infelizmente com qualquer produto é assim nesse país.

Boa sorte Furucawa.

Acredito que isso esteja na cultura do país, infelizmente.
Vou dar um exemplo que nada tem a ver com bicicletas ou com o caso citado no post, mas a mais ou menos uma ano e meio atrás, deixei meu celular cair, tinha comprado pouco tempo e ainda estava na garantia, ele quebrou o vidro traseiro, decidi acionar a Sony para efetuar a troca do vidro com o fabricante, pois como é a prova d'agua, não são todas as assistências que garantem o serviço. Enfim, acionei a atendente da empresa, deixei bem claro que não era acionamento de garantia, era apenas para orçamento e substituição do vidro, que eu pagaria sem problemas. Eu moro no interior do centro-oeste, e a assistência é em são paulo, então postei o celular e aguardei, não obtive retorno, após mais ou menos duas semanas, chegou o celular com um laudo informando que não poderia ser acionada a garantia pois foi constatado mau uso. Entrei em contato novamente com a assistência, expliquei tudo de novo, despachei o celular novamente, uma semana depois recebo o orçamento no valor de R$ 2.500,00 (um celular novo), perguntei o por que? Me disseram que como eu havia modificado o celular, pois tinha trocado o Android, tinha danificado a placa e só mesmo substituindo o celular. Estou até hoje usando o celular perfeitamente, com o vidro traseiro danificado. 

O que quero dizer com essa história longa e chata, é que tratam os brasileiros como um povo que compra coisas baratas a preços absurdos, que não reclama, que não bate o pé, que compramos tudo o que nos é oferecido. As empresas não nos respeitam. 

Desejo sorte ao colega com o caso do quadro, porque é melhor fazer de tudo para não depender de pós venda nesse país.


Postado Por: BALOG
Data de Publicação: 03 Ago 2016 as 16:01
Não estou aqui para defender nem criticar as marcas, mas vale reforçar um ponto.

Nos EUA e Europa, parte-se sempre do principio que o cliente tem razão.

Por que isso?

Porque culturalmente, as pessoas não trapaceiam. Tem malandro em todo canto? Tem... mas em geral as pessoas são corretas e respeitam os processos de garantia, políticas de uso, de troca etc...

No Brasil, parte-se do princípio que o cliente é malandro.

E por que isso? Por que a maioria é mesmo.

Pra piorar a situação... trocar um quadro nos EUA tem um custo "X" e vendem-se "Y" milhares de bikes.

No Brasil, o custo para troca de um quadro é de pelo menos 2X e vendem-se "Y"/10 milhares de bicicletas.

Se está certa ou errada a avaliação da Specialized, não sei... mas em geral, infelizmente, as empresas precisam agira na defensiva e os clientes corretos pagam pelos incorretos.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 03 Ago 2016 as 20:01
Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

Originalmente postado por gladiator25 gladiator25 escreveu:

Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

Acho que isso prova que nome e marca não é tudo. Os supostos quadros que custam 5 mil, porque tem todo um processo de estudo, testes, controle de qualidade, marketing, inovação e mais o que quiserem inventar para justificarem esse valor, esta totalmente suscetível a problemas bobos e amadores, quanto um quadro não tão conhecido de mil reais. Não estou dizendo que uma Trek, SPZ ou Scott, não valham o que custam, o problema é que por se tratar de algo desse valor, o cuidado deveria ser redobrado, o que não é o caso.


O maior problema que vejo mesmo é o pós venda. Não sei o que acontece no Brasil, quando a marca se instala aqui é reclamação pra todo lado, empurra cliente com a barriga, tentam a todo custo colocar a culpa na má conservação, uso incorreto, infelizmente com qualquer produto é assim nesse país.

Boa sorte Furucawa.

Acredito que isso esteja na cultura do país, infelizmente.
Vou dar um exemplo que nada tem a ver com bicicletas ou com o caso citado no post, mas a mais ou menos uma ano e meio atrás, deixei meu celular cair, tinha comprado pouco tempo e ainda estava na garantia, ele quebrou o vidro traseiro, decidi acionar a Sony para efetuar a troca do vidro com o fabricante, pois como é a prova d'agua, não são todas as assistências que garantem o serviço. Enfim, acionei a atendente da empresa, deixei bem claro que não era acionamento de garantia, era apenas para orçamento e substituição do vidro, que eu pagaria sem problemas. Eu moro no interior do centro-oeste, e a assistência é em são paulo, então postei o celular e aguardei, não obtive retorno, após mais ou menos duas semanas, chegou o celular com um laudo informando que não poderia ser acionada a garantia pois foi constatado mau uso. Entrei em contato novamente com a assistência, expliquei tudo de novo, despachei o celular novamente, uma semana depois recebo o orçamento no valor de R$ 2.500,00 (um celular novo), perguntei o por que? Me disseram que como eu havia modificado o celular, pois tinha trocado o Android, tinha danificado a placa e só mesmo substituindo o celular. Estou até hoje usando o celular perfeitamente, com o vidro traseiro danificado. 

O que quero dizer com essa história longa e chata, é que tratam os brasileiros como um povo que compra coisas baratas a preços absurdos, que não reclama, que não bate o pé, que compramos tudo o que nos é oferecido. As empresas não nos respeitam. 

Desejo sorte ao colega com o caso do quadro, porque é melhor fazer de tudo para não depender de pós venda nesse país.
 
 
Você compra um carro em que mandam substituir a correia dentada aos 80.000 km com revisões a cada 10.000km. A correia quebra com 21.000 km e dizem que você não pode usar a garantia por só ter feito a revisão de 10.000 km e não ter feito a de 20.000 km. Como se alguém fosse olhar o estado da mesma nas revisões de 10k, 20k, 30k...


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 04 Ago 2016 as 02:24
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

A nova Epic HT vai vir com ângulo <70º.


Isto na Epic com quadro de carbono:

https://www.specialized.com/br/pt-br/bikes/mountain/epic-hardtail-comp-carbon/115145



Na Epic com quadro de alumínio M5, o ângulo da caixa de direção é 71 graus:

https://www.specialized.com/br/pt-br/bikes/mountain/epic-hardtail/115227


Ambas com transmissão Shimano SLX M7000.

Acabaram com a linha Crave e sua misteriosa liga M4!!!

Também eliminaram a Stumpjumper hardtail e deixaram somente a versão full suspension FSR.


Postado Por: newhouse
Data de Publicação: 04 Ago 2016 as 11:10
Realmente a Spec caiu muito no meu conceito agora. Eu até entenderia que a tal liga que eles resolveram criar não deu certo, que alguma coisa estaria fora do padrão. Mas se negar a resolver um problema dessa forma, foi decepcionante. Se eles simplesmente repintassem o mesmo quadro, coisa que não deveria ficar caro, tirando os pontos de ferrugem, substituindo o parafuso, e mandassem de volta, corrigiria o problema que a própria Spec criou e o cliente ficaria feliz. 

Pior que outros quadros infinitamente mais baratos, não tiveram o mesmo problema, até outros componentes da mesma bike estão em perfeito estado enquanto o quadro definha, deixando bem claro a nhaca que a liga M4 está.

O minimo que se espera de uma empresa como a Spec, que cobra uma pequena fortuna por seus quadros, é um pós atendimento bom. Até agora eles estavam indo bem, porem me parece que já é o segundo caso que vejo reclamando da Spec, acho que a politica de qualidade da marca está realmente ladeira a baixo. Pra mim, aquela desculpa que a bike deveria passar por revisão periódica na autorizada é o fim.

Tomara que o amigo consiga pelo menos ingressar na justiça, pois pela quantidade de indícios que vc mostrou, inclusive na Crave 2014, está bem claro que essa liga tem sérios problemas com corrosão galvânica, um erro claro no projeto da marca.


Postado Por: LucianoBsB
Data de Publicação: 04 Ago 2016 as 16:11
As bikes são boas e, mesmo a geometria que recentemente vem sendo criticada aqui no forum, é bem agradável e competente. Não dá para dizer que a liga de forma generalizada, apenas com base em um caso específico, está com defeito, o que certamente não é o caso. Acredito que a questão não é essa, mas sim o fato de que um quadro especificamente está apresentando defeito, foi pago um preço alto por um cliente fiel e a marca deu respostas evasivas e negativas para não dar a garantia que prometeu e que em outras épocas era famosa por tal fato. Produtos caros, com propaganda agressiva e garantia que não está no mesmo nível de outrora. Esse é o grande absurdo. 


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 04 Ago 2016 as 20:31

O fato é que a liga M4 foi tirada de linha e era usada somente na linha Crave que também acabou. Para os quadros de alumínio das melhores bikes, só com liga M5.

Quanto à geometria do quadro, acho esquisito a especificação técnica dizer que o tubo do selim tem 73 graus e a caixa de direção 71,5. Pelas fotos que tirei e vendo outras Crave novas na loja, é visível que o tubo do selim tem ângulo menor que o citado.

https://www.specialized.com/us/en/bike-archive/2014/crave/crave-comp-29/49669

http://s1252.photobucket.com/user/efzofurukawa/media/SPZ%20Crave%202014/DSC00631_zpsb629e790.jpg.html" rel="nofollow">


Com o tubo do selim muito inclinado para trás, tive que usar canote reto para que o bikefit fosse possível. Mesmo assim, tenho que deixar o selim avançado.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 04 Ago 2016 as 22:14
Esse negócio de ângulo do tubo de selim é para inglês ver, pois na prática não significa nada, pois na hoa de medir o ângulo o que vale é o ponto de apoio dos ísquios até o movimento central. Esse é chamado de ângulo do tubo de selim efetivo. Tem até artigo sobre isso para bikes de ciclismo. Então isso é totalmente personalizável na bike independente do ângulo que venha no quadro.
 
Já o ângulo da caixa de direção não. A não ser que se use uma caixa de direção regulável. Mas já vi relatos que faz muito barulho, tipo BB30 se não for instalada direito e não sei se isso força muito o quadro. Geralmente dá mais modificar até 1,5º ou 2º dependendo da marca da caixa.
 
Quanto a linha 2017 da Specialized alguns pontos.
 
Enduro sumiu da linha, pois a nova vai ser lançada dia 14/08/16.
 
Epic HT assumiu o lugar das Stumpy HT e Crave. Mas se o quadro da Epic HT de M5 é novo, porque vêm com 71º na caixa e sem eixos Boost?
 
Por que a Camber 2016 e Stumpy FRS 2016 já não vieram com Boost, em vez de vir só na Stumpy FSR 27,5+? Parece que a Spz tinha orgulho, pois foi a Trek que criou e só usou na 27,5+ mesmo por necessidade. No fim agora está usando até na HT.
 
Legal ver de novo quadro avulso em alumínio, embora o preço seja absurdo.
 
Estranho ainda estarem no site as Epic HT S-Works com quadro de 828g ou 890g com ferragens.
 
Estranho terem mantido guidões de 720mm.
 
Estranho, pois HT ficou com 100mm no garfo e Epic FRS com 95mm.
 
Eu não gosto de cabos internos. Mas se o quadro M5 fosse Boost, talez eu me ariscaria. Agora sair de QR normal para QR15 e 142x12 sendo que tudo está caminhando para Boost não vale a pena.


Postado Por: DALOMBA
Data de Publicação: 10 Ago 2016 as 16:53
Já  faz algum tempo que li este post e quando me deparei com isso corri pra ver o meu quadro que é exatamente igual foi um acho em meados de 2012 quando os quadros sumiram das lojas e os novos da coleção seguinte custavam o dobro.

Na época lembro que a SPZ estava em alta no Brasil e o diferencial era entre outros a tal garantia vitalicia.... levei um tempo montando essa bike pois como tinha e tenho a TwoNiner andava com ela e ia namorando a SPZ. Deu em casamento tanto que vim estudar em Portugal e a bike veio junto na época da vinda pesquisei se valia trazer ou comprar outra acabei por trazer.

Não quero estender de mais, porem morei 10 meses num lugar com atmosfera "salina" e observei algumas peças de aço oxidarem como nunca, a bike sempre protegida dentro do AP e mesmo assim observei.

Não sei até que ponto o "suor" ou atm Salina podem atacar esse tipo de alumínio ou até mesmo a corrosão galvânica mas as fotos podem deixa uma observação:

No suporte aparentemente não se vê nada,
No Punho "acessório SPZ" local de suor tem algo estranho. 
Por ultimo se falou em esquadria de AL tirei essa foto da minha com partes em AL e Inox.


Pra finalizar aqui em Portugal o pessoal comenta que SPZ tb teve um "Boom" de mercado e agora anda em banho maria...Porem aqui a garantia por lei minima é de 2 anos. Se vê mt Scott assim como outras marcas....

E por último aqui tudo custa a metade do Brasil isso quando não chega a 1/3 em época de liquidação.

abs. bom pedal a todos.










 


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 10 Ago 2016 as 17:43
Dalomba,

compramos o quadro Carve na mesma época pois várias pessoas deste fórum fizeram o mesmo: upgrade do quadro da Caloi TwoNiner para o da Specialized Carve. Tive sorte de comprar por R$ 1.500 e no mês seguinte o preço dobrou!!!

Esquadrias de alumínio usadas em janelas são fabricadas por extrusão assim como tubos. A grosso modo, extrusão é como fazer macarrão, pressiona-se um material aquecido através de uma matriz com perfil desejado e o mesmo sai pronto do outro lado.

Quando mencionei esquadria de alumínio foi no sentido de esclarecer que o material é bom a ponto de aguentar corrosão em ambientes agressivos. As esquadrias de alumínio não são pintadas mas recebem um bom tratamento de anodização para sua proteção.

Note que na sua bike, a trava da manopla Specialized está bem atacada por corrosão galvânica pois a pintura pipocou. No entanto, bem do lado da manopla está o o sistema de acionamento do freio hidráulico cujo material também é de alumínio fixado com parafuso de aço inox mas não apresenta corrosão!!!


Postado Por: DALOMBA
Data de Publicação: 10 Ago 2016 as 18:40
Furukawa.

Exatamente de R$ 1.5 para as alturas, pois todo pessoal estava migrando da TwoNiner para esse quadro.

Citei as esquadrias pois tinha entrado na discussão, percebo a questão da extrusão e entendo tb que o AL não esta imune a corrosão aprendi isso em 5 anos de aviação na extinta Varig onde chamávamos de "erosão" e aplicávamos banho de  "Alodine" para proteger as peças.

No "manete" do freio, fui ver a foto original aparece tb porem em menor quantidade e menos agressivo é um Avid simples o próprio Dot 5.1 já lhe estraga a pintura....mas os parafusos de aço oxidaram de forma acelerada até serem lubrificados.

Se quiser as fotos do quadro me mande um mail por MP

abs.     


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 17 Ago 2016 as 15:17

Hoje conversei com o dono da revenda autorizada Specialized da região, que esteve no encontro mundial na Califórnia, sobre o problema.

Ele disse que existe realmente muita reclamação dos lojistas com o pós venda da Specialized e que está previsto uma mudança no setor.

Quando completar esta mudança, ele vai reabrir meu processo!!!


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 17 Ago 2016 as 15:22
Mas esse problema de pós é mundial ou aqui no Brasil?



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