Imprimir Página | Fechar Janela

Problema STI Tiagra 2016 modelo 4700

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon
Nome do Fórum: Estrada - Speed / Track / Ciclocross
Descrição Fórum: Fórum para discussão de Speed / Ciclismo de Estrada / Track / Ciclocross e amantes da velocidade!
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=86601
Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 06:45
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Problema STI Tiagra 2016 modelo 4700
Postado Por: Luiz Olivo
Assunto: Problema STI Tiagra 2016 modelo 4700
Data de Publicação: 22 Abr 2016 as 09:57
Bom dia 
Preciso de uma ajuda de vocês.
Comprei o novo grupo tiagra 4700 2016, porém o STI direito (faz a trocas do coroão) é a segunda vez que mando pra garantia, e eles sempre mandam um novo.
Ele chega a um ponto que não sobre mais para o coroão, e do nada quando vc vai passar as marchas ele sobe, ai quando desce não sobe mais. 
Aguem sabe se tem algum ajuste que da pra fazer para ele funcionar perfeitamente, pois a dor de cabeça ta grande já, em menos de 1 mes ja foi acionado 2 vezes a garantia da shimano. (o problema é no STI)

Desde já obrigado.



Respostas:
Postado Por: Pepebike
Data de Publicação: 22 Abr 2016 as 19:42
Originalmente postado por Luiz Olivo Luiz Olivo escreveu:

Bom dia 
Preciso de uma ajuda de vocês.
Comprei o novo grupo tiagra 4700 2016, porém o STI direito (faz a trocas do coroão) é a segunda vez que mando pra garantia, e eles sempre mandam um novo.
Ele chega a um ponto que não sobre mais para o coroão, e do nada quando vc vai passar as marchas ele sobe, ai quando desce não sobe mais. 
Aguem sabe se tem algum ajuste que da pra fazer para ele funcionar perfeitamente, pois a dor de cabeça ta grande já, em menos de 1 mes ja foi acionado 2 vezes a garantia da shimano. (o problema é no STI)

Desde já obrigado.

Talvez vc esteja se referindo ao "esquerdo" e não ao "direito", uma vez que é o "esquerdo" o responsável pelo acionamento do câmbio dianteiro.
Há muito poucos grupos Tiagra 4700 (Black) em uso no Brasil e, por esse motivo, confesso que ainda não ouvi reclamação sobre os STI's.

O que ouvi e comprovamos aqui neste fórum é que a gama 4700 não possui 100% de intercambiabilidade com a antiga gama 4600 (prata).  Ou seja, é preciso muita cautela para mixar componentes das gamas 4600 com STI's da gama 4700 pois a "puxada" do cabo é diferente (ao menos no câmbio traseiro). 
Verifique se  vc está usando todas as peças da nova gama 4700 (black) em seu conjunto.  

Abaixo o link com o tópico sobre a compatibilidade do câmbio traseiro 4700 x 4600:
http://www.pedal.com.br/forum/compatibilidade-tiagra-4600-e-4700_topic84847.html" rel="nofollow - http://www.pedal.com.br/forum/compatibilidade-tiagra-4600-e-4700_topic84847.html
 


-------------
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”


Postado Por: Luiz Olivo
Data de Publicação: 23 Abr 2016 as 08:42
Bom dia 
Exatamente, é o STI esquerdo (acabei me confundindo)  comprei o grupo fechado Tiagra 4700 (black). Eu tentei pesquisar no google pra ver se não é as vezes um ajuste talvez poderia resolver o problema, mas acabei não encontrando nada, estou tentando ver se o mecânico descobre algo, se não vou ter que enviar de novo pra shimano. O grupo em si é perfeito e as trocas de marchas são precisas e muito macio o STI, o único problema é o STI esquerdo que esta dando bastante dor de cabeça.


Postado Por: Luiz Olivo
Data de Publicação: 10 Jun 2016 as 15:15
Bom dia 
Preciso de uma ajuda de vocês.
Comprei o novo grupo tiagra 4700 2016, porém o STI esquerdo (faz a trocas do coroão) é a segunda vez que mando pra garantia, e eles sempre mandam um novo.
Ele chega a um ponto que não sobre mais para o coroão, e do nada quando vc vai passar as marchas ele sobe, ai quando desce não sobe mais. 
Aguem sabe se tem algum ajuste que da pra fazer para ele funcionar perfeitamente, pois a dor de cabeça ta grande já, em menos de 1 mes ja foi acionado 2 vezes a garantia da shimano. (o problema é no STI)

Desde já obrigado.


Postado Por: AlexRJ
Data de Publicação: 16 Jun 2016 as 16:27
Agora fiquei preocupado, estou com um grupo Tiagra 4600 aqui só faltando os STIs e estava de olho nesses 4700 por terem os conduítes embutidos,será que vou ter problemas?


Postado Por: Luiz Olivo
Data de Publicação: 16 Jun 2016 as 16:41
Já vou adiantando não será compatível, pois os câmbios são diferentes e não vai casar, somente o grupo fechado 4700 vai rodar legal, e os STI infelizmente deixaram a desejar, foi a terceira vez que solicitei a garantia. Ta um saco a shimano.


Postado Por: Luiz Olivo
Data de Publicação: 16 Jun 2016 as 16:48
Já vou adiantando não será compatível, pois os câmbios são diferentes e não vai casar, somente o grupo fechado 4700 vai rodar legal, e os STI infelizmente deixaram a desejar, foi a terceira vez que solicitei a garantia. Ta um saco a shimano.


Postado Por: AlexRJ
Data de Publicação: 16 Jun 2016 as 17:11
Que loucura,pelo visto não rola misturar, vou dar mais uma pesquisada porque queria o cabeamento interno por ter uma estética melhor.

-------------
Caloi Vitus 29er
Rockshox Reba


Postado Por: borgescaio
Data de Publicação: 12 Jul 2016 as 09:44
Oi, Luiz!
Estou exatamente com o mesmo problema que você: o STI esquerdo não sobe mais a marcha depois que coloco na coroinha.
Acho que não tem a ver com a compatibilidade, porque estou com o grupo completo 4700.
Você conseguiu resolver o seu?
Abs


Postado Por: maleato
Data de Publicação: 13 Jul 2016 as 12:14
Opa, mais um aqui com problema no STI esquerdo do Tiagra 4700. Recebi ontem um novo do vendedor, dessa vez espero que não tenha problemas.
Comprei no ML, aí é aquela coisa, não tem nota fiscal né... O vendedor foi super prestativo, trocou sem o menor problema. Mas se esse tiver problema também, penso se não seria o caso de acionar a Shimano. Quando vocês acionaram, tiveram que mostrar nota fiscal etc? Ou só mandar a peça tá ok?


Postado Por: borgescaio
Data de Publicação: 13 Jul 2016 as 12:19
Eu ainda não troquei o meu.
Como comprei numa loja do interior, vou conseguir levar até lá só na outra semana. Já conversei com o vendedor e ele disse que se não for regulagem ou algo simples, ele troca na hora.


Postado Por: maleato
Data de Publicação: 13 Jul 2016 as 22:22
Porra, o que eu temia aconteceu. O novo STI também tá com problema Angry
Vou revirar a internet pra ver se tem alguma solução isso aí


Postado Por: maleato
Data de Publicação: 13 Jul 2016 as 22:55
Fórum gringo, muita gente reclamando do mesmo problema: http://www.bikeradar.com/forums/viewtopic.php?f=40004&t=13061559&p=19913763&hilit=tiagra#p19913763


Postado Por: CristianRMS
Data de Publicação: 14 Jul 2016 as 10:07
  Bom saber desse problema crônico, era minha intensão para o próximo STI. Acompanhando.


Postado Por: radMG
Data de Publicação: 14 Jul 2016 as 12:03
Tem certeza que não é o cambio dianteiro?

Segundo CDC, se o produto não for consertado dentro de 30 dias ou apresentar defeito 3 vezes, o consumidor tem direito a um produto novo ou o dinheiro de volta.


Postado Por: Pepebike
Data de Publicação: 14 Jul 2016 as 16:24
Originalmente postado por maleato maleato escreveu:

Fórum gringo, muita gente reclamando do mesmo problema: http://www.bikeradar.com/forums/viewtopic.php?f=40004&t=13061559&p=19913763&hilit=tiagra#p19913763

Triste saber disso.  Uso um Tiagra 4600 (versão anterior ao black 4700) e ele funciona perfeitamente.
Os preços de um grupo novo Tiagra 4700 de 10V e de um grupo novo 105 5800 de 11V estão ficando cada vez mais próximos.  Esse problema pode ajudar a decidir. 


-------------
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”


Postado Por: maleato
Data de Publicação: 15 Jul 2016 as 16:54
Até vi alguns vídeos no youtube falando pra atolar de desengraxante, abrir e apertar uns parafusos, relubrificar... Mas não vou me arriscar não. Componente novo tem que funcionar direto da caixa, sem precisar me aventurar fazendo isso. Amanhã vou levar em outra oficina pra realmente confirmarem que é problema do STI e eu entrar em contato com o vendedor.


Postado Por: Luiz Olivo
Data de Publicação: 26 Jul 2016 as 10:45
Bom dia 
Referente ao STI Tiagra 4700 esquerdo, auguem descobriu alguma solução?, pois a shimano Latin que deveria dar algum suporte, não ta nem ai para seus clientes.


Postado Por: Luiz Olivo
Data de Publicação: 26 Jul 2016 as 10:45
Bom dia 
Referente ao STI Tiagra 4700 esquerdo, alguem descobriu alguma solução?, pois a shimano Latin que deveria dar algum suporte, não ta nem ai para seus clientes.


Postado Por: borgescaio
Data de Publicação: 26 Jul 2016 as 12:13
Fala, pessoal!
O meu, levei na loja em que comprei neste fds e os caras colocaram um novo na hora.
Falaram que eles resolvem com a Shimano e eu fico com um novo (loja muito boa :D chama Sport Bike, merece a propaganda aqui).
Se tiver mais problemas, posto aqui.
Abs


Postado Por: newhouse
Data de Publicação: 26 Jul 2016 as 12:24
Isso tá com cara de defeito de fabricação, mas se tem tanta gente reclamando, a Shimano deve resolver logo e sem reclamar.


Postado Por: Luiz Olivo
Data de Publicação: 26 Jul 2016 as 12:25
Opa tomara que de certo dessa vez. Pois no meu caso durou uma semana e aconteceu tudo de novo o problema.





Postado Por: Luiz Olivo
Data de Publicação: 26 Jul 2016 as 12:30
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Isso tá com cara de defeito de fabricação, mas se tem tanta gente reclamando, a Shimano deve resolver logo e sem reclamar.

É isso mesmo, defeito de fabricação, nos blogs gringo informam que é defeito de fabricação, ai trazem essas porcarias para o BR e nos temos que ficar com o lixo deles.

Descaso da shimano completamente com seus clientes.


Postado Por: Luiz Falcão
Data de Publicação: 26 Jul 2016 as 16:40
Será que o dpto de mkt da shimano foi em algum congresso sobre consumidores brasileiros?? Será que eles souberam que brasileiro gosta de pagar caro por qualquer lixo importado? rsrsrs... Só prestarem atenção no que a as fabricantes de automóveis fazem pra gente, ou então olha o que a Caloi tb está fazendo. Ou olha as operadoras de telefonia, internet, tv a cabo, enfim... Brasileiro aceita pagar caro por qualquer porcaria. Precisamos aprender a ler o Cód de defesa do consumidor e correr atras dos nossos direitos. Parabéns pra vcs que não aceitam ser feito de trouxa.

-------------
"Se planejarmos para um ano, devemos plantar cerais.
Se planejarmos para décadas, devemos plantar árvores.
Se planejarmos para toda a vida, devemos educar o homem."


Postado Por: Luiz Olivo
Data de Publicação: 27 Jul 2016 as 11:46
Originalmente postado por borgescaio borgescaio escreveu:

Oi, Luiz!
Estou exatamente com o mesmo problema que você: o STI esquerdo não sobe mais a marcha depois que coloco na coroinha.
Acho que não tem a ver com a compatibilidade, porque estou com o grupo completo 4700.
Você conseguiu resolver o seu?
Abs

Bom dia 

Então até agora a Shimano não se posicionou, conforme contato com a Shimano Latin America iriam me ressarcir um grupo superior, mas até o momento estou sem alguma resposta (pois simplesmente não me respondem mais) peço para a gente se unir e fazer reclamação via Reclame Aqui tambem. 

Pois é um descaso da Shimano com seus consumidores.


Postado Por: Luiz Olivo
Data de Publicação: 09 Ago 2016 as 15:14
Boa tarde 

gostaria de saber se deu mais alguma problema com alguém referente o STI esquerdo?


Postado Por: maleato
Data de Publicação: 09 Ago 2016 as 15:18
O meu, na terceira tentativa, parece que foi. 100km sem problemas.


Postado Por: borgescaio
Data de Publicação: 09 Ago 2016 as 15:22
Fala, pessoal.
O meu acho que está ok agora.
Depois que trocou, já pedalei quase 300km e não tive nenhum problema.

Qualquer novidades, aviso aqui ;)

Abs


Postado Por: newhouse
Data de Publicação: 09 Ago 2016 as 16:28
Pelo visto é erro de projeto e estão arrumando, ou mais um caso de "corrigindo problemas em tempo de produção", kkkk.


Postado Por: Luiz Olivo
Data de Publicação: 10 Ago 2016 as 08:42
Obrigado senhores, o meu grupo inteiro esta indo essa semana para a Shimano, vamos ver o que vão fazer pois já se passaram mais de  5  e a dor de cabeça não.
 Só quero que façam um teste na hora de lavar a bike, verificar se não atolaram de graxa ou spray desigripante dentro do STI,  ai pode acontecer de quando secar volte o problema, dei mais um pesquisada nos blogs gringos.

Boa sorte pra nós Wink


Postado Por: Luiz Olivo
Data de Publicação: 29 Set 2016 as 10:20
Galera bom dia
tenho más noticias, depois de 5 meses "resolveram o problema" Entrei em contato com a representante Blue Cycle e através do lojista mandaram um Sti novo, porém não durou 20 dias e novamente o mesmo problema. Estou bem insatisfeito e para minha pessoa não aceito mais esse lixo de grupo.
Alguém mais teve problema com o STI esquerdo? 


Postado Por: borgescaio
Data de Publicação: 05 Out 2016 as 15:39
Poxa, Luiz, que azar, cara! :/
Depois que trocou o meu, nunca mais tive problema.
Inclusive tenho pedalado com um cara que também está usando esse grupo e também disse nunca teve problemas.
Não vou arriscar nenhum palpite porque entendendo zero de mecânica, rs.
Abraço e boa sorte aí!


Postado Por: borgescaio
Data de Publicação: 18 Out 2016 as 10:05
Eita, não pode comemorar em voz alta, né?
Deu merda de novo.
Levei pra revisão a bike (numa loja diferente da que comprei e troquei o STI) e quando fui pegar, o STI esquerdo não estava funcionando de novo.
Agora vou levar de novo na loja que comprei. :/

Vc já recebeu o upgrade Luiz Olivo?

Abs,


Postado Por: Gustavo_hu
Data de Publicação: 15 Dez 2016 as 13:23
Olá pessoal.

Lendo aqui até desanima as coisas no Brasil, um descaso total!!!

Estou estudando pegar uma CAAD8 com esse grupo tiagra 20v, será que terei problemas com o STI esquerdo? ou melhor já escolher outra BIKE com outro grupo, pois caso contrário vou ter que ficar indo atrás de garantia para trocar o "bendito" STI, de tempos em tempos!?!? com defeito em série de fabricação.

Obrigado pelas informações! E o pessoal que está com problemas crônicos, vão postando aqui os andamentos da garantia!


Postado Por: borgescaio
Data de Publicação: 15 Dez 2016 as 14:40
Olha, sendo a Shimano uma empresa japonesa, não sei muito o que o Brasil tem a ver com isso, rs.

Enfim, depois que o terceiro STI deu problema, a loja colocou um STI 105 do lado esquerdo (o 105 do lado direito não era compatível pois o Tiagra é 10v e o 105, 11v) e falou que trocaria de volta para um Tiagra quando chegasse um novo lote (os três que eles trocaram pra mim eram do mesmo lote).
Não lidei com a Shimano em nenhum momento, quem resolveu tudo pra mim foi a loja onde comprei a bike.

Quando voltar para o Tiagra, aviso aqui.

Abs,


Postado Por: Guto Nunes
Data de Publicação: 15 Dez 2016 as 19:53

Pessoal, boa noite!

Quem possui Tiagra 4600, Shimano 105 5700 e Ultegra 6700 pode usar qualquer peça de um grupo com o outro que tudo funcionará perfeitamente.

Mas a nova linha 4700 que veio para o Brasil, a cinza meio esverdeada, o sti 4700 NÃO funciona com nenhum câmbio traseiro das linhas 4600, 5700 e 6700. E nenhum sti 4600, 5700 e 6700 funciona com o câmbio traseiro 4700. Tentei regular um câmbio traseiro 4700 com o sti 105 5700 e Ultegra 6700 e não funciona. Não casa, regula a primeira coroa e depois da segunda já dá um pulo diferente. Não tem jeito. Depois fui informado pela BlueCycle (nova e única fornecedora Shimano no Brasil) e lendo na internet também, de que fizeram o passo diferente mesmo. Tudo que escrevi acima está relacionado aos grupos de 10 velocidades. Não acho que peças de grupos de 11 funcionem bem com o 4700. Acredito que o novo Sora R3000 também deverá ter o passo diferente, não possibilitando a utilização de câmbio traseiro com sti 3400 ou 3500.


Postado Por: newhouse
Data de Publicação: 16 Dez 2016 as 09:38
Tem um esquema de passo diferente do cabo que já vi aqui no forum que muda a rota do cabo e permite fazer um crossover doido que só a shimano entende. Talvez esse cross permita usar o cambio com stis diferentes, mas eu não arriscaria não, quase sempre essas gambis não ficam 100% legal.

Por essas e outras que a Campy continua só produzindo grupos de estrada e reina soberana, kkkk.


Postado Por: Pepebike
Data de Publicação: 21 Dez 2016 as 17:15
Originalmente postado por Guto Nunes Guto Nunes escreveu:


Pessoal, boa noite!

(...) Mas a nova linha 4700 que veio para o Brasil, a cinza meio esverdeada, o sti 4700 NÃO funciona com nenhum câmbio traseiro das linhas 4600, 5700 e 6700. E nenhum sti 4600, 5700 e 6700 funciona com o câmbio traseiro 4700. Tentei regular um câmbio traseiro (...)

Esse assunto já foi discutido em outro tópico:

http://www.pedal.com.br/forum/compatibilidade-tiagra-4600-e-4700_topic84847.html" rel="nofollow - https://www.pedal.com.br/forum/compatibilidade-tiagra-4600-e-4700_topic84847.html

Realmente: o STI direito do 4700 só funciona perfeitamente com o câmbio traseiro 4700. 


-------------
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”


Postado Por: Lordvan
Data de Publicação: 27 Dez 2016 as 13:11
O mecânico que montou já ouviu falar dessa peça Tl fd68? Seu cambio e preso direto no quadro ou usa a abraçadeira no cano do selim? Dependendo da maneira como prende no quadro, tem um pino convert, tem a posição on off. Tem o caminho correto do cabo, e essa peça Tl fd68 tem a conferencia do ângulo que sobe o cabo. Não é chegar puxar e apertar o cabo. Não sei do seu mecanico como trabalha, mas nas minhas bikes eu mexo, ou acompanho o serviço, que tá feia a coisa.
https://www.google.com.br/search?q=Tl+fd68&oq=Tl+fd68&aqs=chrome..69i57j69i65j69i60j0l3.1579j0j4&client=tablet-android-samsung&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8" rel="nofollow - https://www.google.com.br/search?q=Tl+fd68&oq=Tl+fd68&aqs=chrome..69i57j69i65j69i60j0l3.1579j0j4&client=tablet-android-samsung&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8
https://www.google.com.br/search?q=instalar+Tiagra+Fd-4700&client=tablet-android-samsung&biw=1280&bih=800&prmd=sivn&source=lnms&sa=X&ved=0ahUKEwi82vrEpZPRAhUEUJAKHbG0CjIQ_AUIBigA&dpr=2" rel="nofollow - https://www.google.com.br/search?q=instalar+Tiagra+Fd-4700&client=tablet-android-samsung&biw=1280&bih=800&prmd=sivn&source=lnms&sa=X&ved=0ahUKEwi82vrEpZPRAhUEUJAKHbG0CjIQ_AUIBigA&dpr=2
Videos tem poucos e o tonto pos a camera na cabeça, se assistir depois do almoço volta tudo.
Num dos links tem um pdf, que mosta o caminho correto do cabo, on off do convert, e uso desta peça. Ve se foi feito esses procedimentos. 
Porque 4 cambios só com você, tá parecendo eu com os quadros kkkk.


Postado Por: Lordvan
Data de Publicação: 27 Dez 2016 as 13:14
Originalmente postado por Pepebike Pepebike escreveu:

Originalmente postado por Guto Nunes Guto Nunes escreveu:


Pessoal, boa noite!

(...) Mas a nova linha 4700 que veio para o Brasil, a cinza meio esverdeada, o sti 4700 NÃO funciona com nenhum câmbio traseiro das linhas 4600, 5700 e 6700. E nenhum sti 4600, 5700 e 6700 funciona com o câmbio traseiro 4700. Tentei regular um câmbio traseiro (...)

Esse assunto já foi discutido em outro tópico:

http://www.pedal.com.br/forum/compatibilidade-tiagra-4600-e-4700_topic84847.html" rel="nofollow - https://www.pedal.com.br/forum/compatibilidade-tiagra-4600-e-4700_topic84847.html

Realmente: o STI direito do 4700 só funciona perfeitamente com o câmbio traseiro 4700. 
E ainda se instalado seguindo tudo e usando a ferramenta de conferência, do jeito que está logo vai ter faculdade para mecanica de bikes. 


Postado Por: Lordvan
Data de Publicação: 27 Dez 2016 as 13:19
Originalmente postado por Luiz Olivo Luiz Olivo escreveu:

Já vou adiantando não será compatível, pois os câmbios são diferentes e não vai casar, somente o grupo fechado 4700 vai rodar legal, e os STI infelizmente deixaram a desejar, foi a terceira vez que solicitei a garantia. Ta um saco a shimano.
Incompatibilidade no cambio ou k7? 


Postado Por: leonardoribeiro
Data de Publicação: 02 Abr 2017 as 12:10
Originalmente postado por Luiz Olivo Luiz Olivo escreveu:

Bom dia 
Preciso de uma ajuda de vocês.
Comprei o novo grupo tiagra 4700 2016, porém o STI direito (faz a trocas do coroão) é a segunda vez que mando pra garantia, e eles sempre mandam um novo.
Ele chega a um ponto que não sobre mais para o coroão, e do nada quando vc vai passar as marchas ele sobe, ai quando desce não sobe mais. 
Aguem sabe se tem algum ajuste que da pra fazer para ele funcionar perfeitamente, pois a dor de cabeça ta grande já, em menos de 1 mes ja foi acionado 2 vezes a garantia da shimano. (o problema é no STI)

Desde já obrigado.


Tive o mesmo problema com o trocador do câmbio dianteiro após 4 meses de uso (500km). Tirei o sti da bike, removi a borracha e a tampa inferior para ver o mecanismo interno e seu funcionamento. Normalmente, quando a alavanca grande é empurrada, uma trava empurra a engrenagem que enrola o cabo apoiando-se em um dente, levanta e voltando à posição baixa pela ação de uma mola quando a alavanca retorna; quando se aciona a alavanca menor, a trava se solta, e o cabo volta à posição inicial; o desenho do dente faz com que a trava abaixe e levante sem bloquear o sistema.

O que parece estar havendo é que a trava que empurra o dente, ao subir, não está voltando mais, mesmo com a mola no lugar, e bastante lubrificação, ficando levantada quando a alavanca retorna à posição inicial, e não sendo mais capaz de empurrar o dente do sistema que enrola o cabo.

Dá para ver isso sem desmontar o sistema, só removendo a tampa inferior. Consegui colocar para funcionar e devolvi para a bike, mas a gravidade não ajudou quando montei de volta: a trava fica voltada para baixo e o próprio peso dela faz perder contato com os dentes.

Falha de design da Shimano. parece que os 105 sofrem do mesmo mal.


Postado Por: newhouse
Data de Publicação: 03 Abr 2017 as 09:38
Esse problema do sti 105 eu nunca tinha visto, será mesmo um problema da tecnologia da shimano? Eu pensava que como de costume, a shimano deve ter empregado materiais mais simples e abusado do plastico pra trazer o 4700 a vida, talvez tivesse adaptado alguns componentes novos pra tornar a produção viável, dai a origem do problema. Mas o 105 sempre pensei que fosse um ultegra com peças de ferro no lugar do alumínio.


Postado Por: lc.esser
Data de Publicação: 03 Abr 2017 as 14:35
Com relação ao 105 5800 para mim é nova também. Desse não vi reclamação em lugar algum, inclusive uso um, e já está com cerca de 5000 km, com uma queda, e "firme e forte".


Postado Por: Lordvan
Data de Publicação: 06 Abr 2017 as 06:33
Leonardo quando você montou foi usada a ferramenta de conferencia da linha do cabo de aço que define a posição on off do cambio? Eu fiz a pergunta acima a respeito da ferramenta usada para a linha do cabo de aço. Nos 105 também vem essa ferramenta, ela define a posição on off, e o caminho correto do cabo na hora de montar. Se fosse uma coisa irrelevante, não produziriam e mandariam junto com o cambio. Tem o doc com as explicações bem detalhadas para montagem, regulagem, posição dos sti nos trins do cambio 105, comprimento de corrente. São vários fatores que podem acabar fazendo não funcionar direito, ou detonar um dos componentes. To com um 105 5800 montado e vou montar um 4700.


Postado Por: Lordvan
Data de Publicação: 06 Abr 2017 as 06:43
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Esse problema do sti 105 eu nunca tinha visto, será mesmo um problema da tecnologia da shimano? Eu pensava que como de costume, a shimano deve ter empregado materiais mais simples e abusado do plastico pra trazer o 4700 a vida, talvez tivesse adaptado alguns componentes novos pra tornar a produção viável, dai a origem do problema. Mas o 105 sempre pensei que fosse um ultegra com peças de ferro no lugar do alumínio.
Olha pela diferença de preço ser pouca entre o 4700 e o 105, montei o grupo completo 105 numa race zero que tenho, agora peguei o 4700 para a caloi R que estou finalizando. Seria muito vacilo da shimano.


Postado Por: SanFisher
Data de Publicação: 07 Abr 2017 as 18:36
Originalmente postado por Lordvan Lordvan escreveu:

Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Esse problema do sti 105 eu nunca tinha visto, será mesmo um problema da tecnologia da shimano? Eu pensava que como de costume, a shimano deve ter empregado materiais mais simples e abusado do plastico pra trazer o 4700 a vida, talvez tivesse adaptado alguns componentes novos pra tornar a produção viável, dai a origem do problema. Mas o 105 sempre pensei que fosse um ultegra com peças de ferro no lugar do alumínio.
Olha pela diferença de preço ser pouca entre o 4700 e o 105, montei o grupo completo 105 numa race zero que tenho, agora peguei o 4700 para a caloi R que estou finalizando. Seria muito vacilo da shimano.

Fala mestre.... depois mostre para a gente a evolução do seu projeto!


Postado Por: Lordvan
Data de Publicação: 10 Abr 2017 as 07:41
Fala San, tirei fotos da montagem do cambio, se conseguir ponho elas hoje.


Postado Por: _Júlio_
Data de Publicação: 10 Abr 2017 as 08:57
Tenho grupo todo de 105 5800 até o momento (500km) nem sequer enroscou para subir, acredito que não deva ocorrer isso nesse modelo, uma particularidade do 105 que não conhecia (perdoem a ignorância) é que ele tem 1 toque a mais em cada coroa dianteira, assim no "cruzamento de marchar" não fica raspando a corrente no trocador dianteiro achei de muita valia isso .. rsrsr


Postado Por: Lordvan
Data de Publicação: 12 Abr 2017 as 02:39
?


Postado Por: leonardoribeiro
Data de Publicação: 17 Abr 2017 as 08:37
Usei sim a ferramenta de correção. O cambio estava funcionando perfeitamente. Do nada, parou de puxar para o cabo. O cambio estava normal. Parece ser mesmo o lance da mola, que é bem fraquinha. Vi em um forum da bikeradar o lance com os 105.


Postado Por: Lordvan
Data de Publicação: 17 Abr 2017 as 10:34
Originalmente postado por leonardoribeiro leonardoribeiro escreveu:

Usei sim a ferramenta de correção. O cambio estava funcionando perfeitamente. Do nada, parou de puxar para o cabo. O cambio estava normal. Parece ser mesmo o lance da mola, que é bem fraquinha. Vi em um forum da bikeradar o lance com os 105.
Quando eu desço todas as marchas e empurro para continuar descendo, ele não passa livre, bem no final vai até um ponto e forçando um pouco dá uma enroscada antes do final do curso total. Eu achei que fosse defeito isso, fui até um representante shimano. e lá vi outros mais duros ainda. Também os 4700 fazem isso no final do curso. Esperimentou encher de superlub? Eu ainda comprei mais outro 105 5800 para ficar de reserva ou montar em outra bike, noticia desagradável essa. Por hora aqui está OK.


Postado Por: toimlf
Data de Publicação: 10 Jun 2017 as 10:34
Ola galera,

Tive um caso interessante, ate 3 mecanicos da regiao falaram a mesma coisa. Sou lojista e nao estava por dentro da mudança de tecnologia do Tiagra 4600 para o 4700.

Tive um caso aqui agora da incompatibilidade do STI 4600 com o cambio traseiro 4700. Os espaçamentos sao diferentes. Porém, quando voce coloca um STI 105 de 10v ele funciona com o cambio traseiro 4700.

Agora resta saber, sera que os K7 ultegra de 10v, tiagra de 10v e 105 de 10v funcionam adequadamente no sistema STI 4700 e cambio traseiro 4700?

Ate entao gostaria de entender porque dessa mudança e qual o sentido. (talvez pra nao mesclar grupos). Mas que sentido faz usar 2 tecnologias de 10v diferentes ? Visto que a corrente tem a mesma medida. Sera apenas mudança nos espaçamentos do STI e cambio t. ? Ou sera um conjunto de nova construção dos k7 tb ?



Postado Por: Lordvan
Data de Publicação: 11 Jun 2017 as 15:05
Originalmente postado por toimlf toimlf escreveu:

Ola galera,

Tive um caso interessante, ate 3 mecanicos da regiao falaram a mesma coisa. Sou lojista e nao estava por dentro da mudança de tecnologia do Tiagra 4600 para o 4700.

Tive um caso aqui agora da incompatibilidade do STI 4600 com o cambio traseiro 4700. Os espaçamentos sao diferentes. Porém, quando voce coloca um STI 105 de 10v ele funciona com o cambio traseiro 4700.

Agora resta saber, sera que os K7 ultegra de 10v, tiagra de 10v e 105 de 10v funcionam adequadamente no sistema STI 4700 e cambio traseiro 4700?

Ate entao gostaria de entender porque dessa mudança e qual o sentido. (talvez pra nao mesclar grupos). Mas que sentido faz usar 2 tecnologias de 10v diferentes ? Visto que a corrente tem a mesma medida. Sera apenas mudança nos espaçamentos do STI e cambio t. ? Ou sera um conjunto de nova construção dos k7 tb ?


 
Eu coloquei aqui o grupo 4700, como queria um k7 11-28, coloquei um 105 de 10v e tá perfeito. Estou com duas speeds, uma com 105 11v, e o 4700 10v. Eu sei que gosto muito do 4700.
Agora quanto a mistura restrita do grupo novo, pode ser por vários fatores, força de mola, ângulo de puxada do mecanismo, enfim, a orientação eles dão nos documentos disponíveis no site, lista de compatibilidade, instalação, etc..



Postado Por: newhouse
Data de Publicação: 12 Jun 2017 as 09:49
Provavelmente existe uma mudança na puxada do sti, talvez por conta do cabeamento interno, que muda também a característica do cambio. Não sei até aonde é interessante pra shimano manter os sistemas com características iguais, mas sei que a shimano adora usar a obsolência programada pra forçar os usuários a trocar seus grupos, por isso acho que não existe um esforço em manter os grupos compatíveis entre si, eles mudam a tecnologia e adotam um novo padrão.


Postado Por: BobbyG
Data de Publicação: 10 Jun 2018 as 01:45
Retomando o tópico pra saber: Já há uma solução simples para o problema? Tem acontecido comigo ultimamente...😔


Postado Por: Lordvan
Data de Publicação: 10 Jun 2018 as 03:47
Originalmente postado por BobbyG BobbyG escreveu:

Retomando o tópico pra saber: Já há uma solução simples para o problema? Tem acontecido comigo ultimamente...😔


Detalhe como acontece. Você mexeu na capa de borracha do sti antes de começar o problema?


Postado Por: centauromtb
Data de Publicação: 13 Jun 2018 as 10:51
Alguém sabe dizer se o STI do Tiagra 4700 funciona com um câmbio traseiro 105 de 10v?


Postado Por: Lordvan
Data de Publicação: 13 Jun 2018 as 14:39
Originalmente postado por centauromtb centauromtb escreveu:

Alguém sabe dizer se o STI do Tiagra 4700 funciona com um câmbio traseiro 105 de 10v?


Leu acima?


Postado Por: centauromtb
Data de Publicação: 13 Jun 2018 as 15:15
Originalmente postado por Lordvan Lordvan escreveu:

Originalmente postado por centauromtb centauromtb escreveu:

Alguém sabe dizer se o STI do Tiagra 4700 funciona com um câmbio traseiro 105 de 10v?


Leu acima?

Vi agora, estou pensando em colocar aqui tb.  Não sei se vc viu meu problema em outro post. Estou tendo que trocar o cabo do câmbio traseiro a cada 1000 e poucos km, depois disso o cabo começa a desfiar, já fui em vários mecânicos mas nenhum me deu uma solução.

Um fala q o projeto do câmbio é mal feito e q o cabo fica muito torcido na saída do câmbio, outro até concorda mas acha q entortando com um alicate um pouco essa saída pode resolver.

Já pensei em trocar apenas por outro câmbio tiagra 4700 mas tenho medo q seja mesmo algum problema no projeto e continue acontecendo, agora surgiu a ideia de pegar um 105 10v.

Pra ficar mais claro, meu câmbio é long cage e essa saída é diferente do mesmo câmbio na versão cage curto, no curto o cabo fica mais reto quando tá no menor pinhão. Uso cassete 11-34


Postado Por: Lordvan
Data de Publicação: 13 Jun 2018 as 19:41
Centauromtb, tira umas fotos do local onde desfia. De maneira alguma deixe por alcate no quadro ou entortarem alojamento do conduite. Já montei 4700 tiagra cage longo, cage curto, 5800 longo e curto. Quando voce aciona o cambio é facil ou dificil empurrar a alavanca do sti?
Coloca no k7 menor e coroa menor e manda uma foto do cambio nessa posição tambem.
Onde entra o conduite no alojamento do câmbio tem o terminal de aluminio na ponta do conduite?
Os limitadores do cambio estão corretos? Faz isso, coloca no k7 maior e com a mão empurra o cambio para fora ve se ele passa alem do dente do k7 ou se já trava.


Postado Por: centauromtb
Data de Publicação: 13 Jun 2018 as 21:05
Originalmente postado por Lordvan Lordvan escreveu:

Centauromtb, tira umas fotos do local onde desfia. De maneira alguma deixe por alcate no quadro ou entortarem alojamento do conduite. Já montei 4700 tiagra cage longo, cage curto, 5800 longo e curto. Quando voce aciona o cambio é facil ou dificil empurrar a alavanca do sti?
Coloca no k7 menor e coroa menor e manda uma foto do cambio nessa posição tambem.
Onde entra o conduite no alojamento do câmbio tem o terminal de aluminio na ponta do conduite?
Os limitadores do cambio estão corretos? Faz isso, coloca no k7 maior e com a mão empurra o cambio para fora ve se ele passa alem do dente do k7 ou se já trava.

Blz, te mandei as fotos no zap 


Postado Por: Lordvan
Data de Publicação: 13 Jun 2018 as 23:47
A saida do cabo até o parafuso do câmbio, a bike veio com aquela extensão que protege o cabo de contato direto?


Postado Por: centauromtb
Data de Publicação: 14 Jun 2018 as 07:53
Originalmente postado por Lordvan Lordvan escreveu:

A saida do cabo até o parafuso do câmbio, a bike veio com aquela extensão que protege o cabo de contato direto?

não, foi colocado pelo mecânico pra tentar resolver o problema, não fez diferença.


Postado Por: Lordvan
Data de Publicação: 14 Jun 2018 as 12:34
Originalmente postado por centauromtb centauromtb escreveu:

Originalmente postado por Lordvan Lordvan escreveu:

A saida do cabo até o parafuso do câmbio, a bike veio com aquela extensão que protege o cabo de contato direto?

não, foi colocado pelo mecânico pra tentar resolver o problema, não fez diferença.
 
Foi trocado o pedaço do conduite ou so colocou a ponteira? Uso esse modelo de conduite, https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-807583327-conduite-cmbio-shimano-sis-ot-sp41-600mm-terminais-02-un-_JM" rel="nofollow - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-807583327-conduite-cmbio-shimano-sis-ot-sp41-600mm-terminais-02-un-_JM
Aqui é só dos câmbios, e tenho no grupo 105 de 11v o da jagwire https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-916568177-kit-cabos-e-conduites-jagwire-road-pro-_JM" rel="nofollow - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-916568177-kit-cabos-e-conduites-jagwire-road-pro-_JM
 
Pega o superlub e aplica no cambio todo, retire o excesso, troque as marchas, repita o processo e veja se ficou mais leve nas trocas.


Postado Por: BobbyG
Data de Publicação: 28 Set 2018 as 18:26
Retomando esse tópico! Vc (ou alguém) teria link pra algum vídeo tratando desse problema?! O meu foi aparecendo de vez em quando, aumentou a frequência e já tem um tempinho que não sobe mais pra coroa maior de jeito nenhum. Não puxa o cabo mesmo. A alavanca vai solta... .


Postado Por: BobbyG
Data de Publicação: 28 Set 2018 as 18:30
Originalmente postado por centauromtb centauromtb escreveu:

Alguém sabe dizer se o STI do Tiagra 4700 funciona com um câmbio traseiro 105 de 10v?


Me desculpe, não tinha ativado a notificação de resposta... Bom, mesmo atrasado... Não, eu não tinha mexido na capa nem em cabo nem nada. Estão com bons conduítes, novos e tudo instalado em oficina boa. Ainda tô com esse pepino aí...



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net