Imprimir página | Fechar Janela

Uma reflexão sobre o uso do Strava

De:: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do fórum: Fórum Principal
Descrição:: Debate de assuntos gerais, independentes de modalidade.
URL:: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=86452
Data:: 12 Mai 2021 as 07:54
Versão do Software: Web Wiz Forums 11.06 - http://www.webwizforums.com


Tópico: Uma reflexão sobre o uso do Strava
Enviado por: márcio rahal
Assunto: Uma reflexão sobre o uso do Strava
Data: 10 Abr 2016 as 12:05
Meu pedal é desplugado

por Márcio Rahal

Caros amigos, ciclistas entusiastas, amadores e profissionais. Uso destas breves linhas para explicar as razões da recente decisão que tomei de abandonar o aplicativo que atualmente é a febre dos triatletas. Muitos conhecem o Strava, mas, para os que não conhecem, trata-se de um aplicativo para smartphones que usa o GPS do aparelho para rastrear e gravar o trajeto percorrido pelo ciclista, corredor ou nadador. Têm-se tudo em sua telinha, altimetria, passo, braçadas... e ainda é uma espécie de rede social! Brilhante né?

Minha história com o ciclismo remonta ao ano de 1986, quando ganhei minha primeira BMX. De lá pra cá jamais deixei a magrela sair da minha vida. Inúmeras aventuras, muitos amigos, lugares fantásticos, tombos e gargalhadas. Sempre foi mágico o momento de sair de casa pedalando, e o é, para mim, ainda hoje.

Jamais participei de competições de ciclismo. Mesmo quando saio de casa para percorrer distâncias da casa dos três dígitos, não consigo encarar uma pedalada como TREINO, pra mim é prazer, diversão, amizade, coleguismo e mobilidade limpa.

Nesses anos vi o nascimento e morte de várias inovações, febres, lançamentos e modas relacionadas ao ciclismo. Aí entra o ponto principal do texto, com vocês, o STRAVA. Confesso que entrei nessa onda por pura curiosidade, saía de casa, ligava o aplicativo mágico! E aí começaram a aparecer tempos, segmentos, escaladas, descidas, tudo milimetricamente medido pela precisão espetacular do sistema GPS.

Vários amigos se tornando os “reis da montanha” nome dado pelo aplicativo ao ciclista mais rápido do segmento. E a competição vem se elevando a níveis cada vez mais altos. Até aí, normal, é da natureza humana a competitividade.

Notei que a coisa estava ficando muito séria ao observar um colega que chegara ao ponto de encontro da saída do pedal. Quando percebeu que havia se esquecido de carregar o celular, simplesmente não partiu para o passeio (ops... TREINO).

A cena descrita acima fica a cada dia mais comum. Ao que parece, algumas pessoas sentem mais prazer em divulgar os resultados positivos no Strava do que em pedalar, e isso, para mim, é o fim do ciclismo amador. Chegamos ao cúmulo de encontrar “atletas amadores” que se dopam para se destacar no pelotão, ou para se tornarem os “reis da montanha”.

Decidi então que meu pedal voltará a ser como sempre foi: desplugado! Como nunca deveria ter deixado de ser. Um abraço de um ciclista cansado da tecnologia.

 



-------------
SPZ Crosstrail



Respostas:
Enviado por: M.CROESY
Data: 10 Abr 2016 as 13:05
acho que isso mata o prazer das coisas e agente em vez de simplesmente sentir o lugar o movimento das ruas,as pessoas,o momento de tudo,agente simplesmente foca como estivesse em uma competiçâo e naô no simples exercício de prazer e relaxamento e convivência(quando estamos em dupla ou grupo) é isso aí!WinkWinkWink..............vamos refletir  .....vamos viver o presente!!

-------------
M.CROESY


Enviado por: furukawa
Data: 10 Abr 2016 as 13:40

Concordo plenamente, o Strava torna alguns ciclistas muito competitivos e gananciosos por KOM/QOM, recordes...

Uso meu Edge 1000 sem o recurso de segmentos e somente como monitor de batimentos, velocidade e cadência para um treino mais funcional, não competitivo.


Enviado por: Arantes89
Data: 10 Abr 2016 as 13:56
Eu praticamente abandonei o strava, ando com o celular só pra caso de emergências, não fico controlando minhas pedaladas. Sobre o que você falou, realmente vejo muita gente neurada em trilhas, galera do XC então. Eu pedalo por prazer e não pra competir. Considero que pedalo forte e tal, mas nas trilhas nem sempre ando no talo, muitas vezes pedalo forte mas pensando no meu preparo físico mesmo e não em bater tempos. Curto mesmo é pegar umas subidas(as vezes subo forte outras não) com o objetivo de descer com tudo, mas claro pelo prazer que uma boa descida proporciona. Tirando que muitas pego trilhas pra aprimorar técnicas de saltos(manuals, bunny e etc), aí acabo não indo longe.
Vejo muita gente usando strava só pra falar que andou tantos km e postar no facebook tbm, nesse caso tenho uma opinião bem pessoal, acho que você tem que mostrar sua capacidade em cima de uma bike pra você e não para os outros kkkkkkkkk.


Enviado por: Filipe_SC
Data: 10 Abr 2016 as 16:22
Sempre usei aplicativos de monitoramentos, antes quando corria a pé, e agora de bike venho usando também. Mas sempre com o objetivo de acompanhar a minha evolução, mas sem qualquer tipo de meta ou algo parecido, nunca foi objetivo principal o compartilhamento. O problema que as pessoas tem obsessão por rede social, em parecer o mais popular. No facebook todo mundo quer parecer que é super feliz e tem vida perfeita, com o strava o cara quer ser o melhor entre seus amigos e conhecidos, quando isso passa a ser o objetivo principal acho que a pessoa passa a ter um problema.  Mas como se diz: "cada um é cada um", só acho preocupante que daqui a pouco tem gente que não vai parar mais nem em sinal vermelho pra não elevar o tempo no stravaLOL


Enviado por: Dorfo
Data: 10 Abr 2016 as 18:12
Lendo esse tópico lembrei que tenho o strava instalado no smartphone. Lembro que instalei de tanto os parceiros falarem dele, mas acho que usei só uma vez. Quando saio pra pedalar coloco até o telefone no silencioso pra não escutar ele tocar caso alguém ligue. Quando estou pedalando gosto de aproveitar, curtir o momento. O único eletrônico que gosto de usar é o ciclocomputador, acho suficiente pra registrar o que preciso.


Enviado por: 43679
Data: 11 Abr 2016 as 01:35
https://www.youtube.com/watch?v=bJm1y0o7MHc
Quem tive um bom ingles é so traduzir.

Pra min o Strava nao fede nen cheira,usa quem quer,nao tenho nada contra.É pratico por integrar o mapa.Mas qualquer um de nos pode cair no vicio dos KOMs,tipo,vo bota pra fu neste segmento.É um fato que sempre vai haver uma competiçao oculta.
É saudavel qdo nao vira um vicio.


Enviado por: Marcelook32
Data: 11 Abr 2016 as 12:05
Uso e acho muito valido pelos dados, altimetria e mapa.... mas pedalo sem compromisso com dados nenhum.... e KOM é uma coisa que nunca chegarei perto kkkk


Enviado por: Rafhaway
Data: 11 Abr 2016 as 12:12
Eu particularmente uso bastante e gosto, e também me ajudou a "descobrir" novos caminhos vendo pedais de quem sigo aqui na cidade.  

Nunca cheguei ao ponto de não pedalar por falta do strava, mas a gente brinca bastante com isso "ah se eu soubesse que não ia funcionar o strava ficava em casa vendo Esquenta. "  kkkkk  Quando o strava não funciona eu faço uma entrada manual do pedal pelos dados do ciclo somente para controle, me ajuda até na manutenção da bike.

Outra coisa que sinto muita falta é pelo menos um ciclo computador para monitorar a distância e velocidade, fiquei uns dias sem quando troquei de bike e fez muita falta mas já instalei de novo.

Quanto ao seu colega que deixou de pedalar por falta de strava azar o dele e bora pedalar que é muito bom.     

Abraço.


Enviado por: rogeriosjunior
Data: 11 Abr 2016 as 12:40
Eu uso e curto. Uso pra ver o quanto to pedalando com cada bike, meu tempo médio em cada tipo de bike, etc..
 
Eu não tenho percurso pré-definido, então não dá pra ficar tentando melhorar o tempo, cada saída é um pedal diferente.
 
Me ajuda a saber o quanto estou fazendo de exercício e utilizo os dados de calorias queimadas no treino em outro app (myfitnesspal) onde registro o que como pra saber se a qtd de macronutriente, gorduras, proteínas, etc...estão de acordo com o que quero. Como ele integra com o Strava fica mais fácil controlar.
 
Pessoas viciadas vão existir em qualquer lugar e a tecnologia me ajuda muito. Enquanto isso não interferir negativamente no meu prazer de pedalar/correr/nadar, não tô nem ae, vou continuar usando!


Enviado por: Felipe_Ferpa
Data: 11 Abr 2016 as 16:10
Eu uso e  nunca vou abrir mão. Independente se vou competir ou não me motiva, me faz evoluir.
Abs


Enviado por: StFred
Data: 11 Abr 2016 as 16:27
Acho a tecnologia válida, agora no momento que começa a perturbar o juizo, melhor deixar de lado.


Enviado por: EXTREME
Data: 11 Abr 2016 as 17:27
Eu acho válido.
Até um tempo atrás, não acreditava que conseguiria fazer um pedal de 25km, pois fiz e agora faço tranquilamente.
Assim como fiz um de 42km que realmente não achei que faria e fiz.
Como não tenho ciclocomputador, acho que tá valendo.


Enviado por: mauriney
Data: 11 Abr 2016 as 17:33
Tem os Pros e Contra.
usei em 2012 e voltei a usar este ano com a troca do cel e apenas pra controle da bike nova mas jah perdi uns 250km por nao ter ligado o strava.

uso muito um outro aplicativo que eh o wikiloc que tem uma interface mais amigavel e um item indispensavel que eh o botao " siga esta trilha" pra qdo se baixa um GPX da web e desja fazer este percurso desconhecido.
jah me salvou de nao perder-me varias vezes inclusive jo caminho da fe.
a interface do Strava nao eh amigavel e nao tem esta opcao.


Enviado por: Arantes89
Data: 11 Abr 2016 as 19:08
Originalmente Postado por mauriney mauriney Escreveu:

Tem os Pros e Contra.
usei em 2012 e voltei a usar este ano com a troca do cel e apenas pra controle da bike nova mas jah perdi uns 250km por nao ter ligado o strava.

uso muito um outro aplicativo que eh o wikiloc que tem uma interface mais amigavel e um item indispensavel que eh o botao " siga esta trilha" pra qdo se baixa um GPX da web e desja fazer este percurso desconhecido.
jah me salvou de nao perder-me varias vezes inclusive jo caminho da fe.
a interface do Strava nao eh amigavel e nao tem esta opcao.


Wikiloc já me salvou de cada cilada em trilhas desconhecidas... LOL


Enviado por: Felipe_Ferpa
Data: 11 Abr 2016 as 19:47
já fiz trilhas incríveis com o wikiloc, muito bom o app


Enviado por: Skatena
Data: 12 Abr 2016 as 16:16
Vale a pena ver de novo:




Enviado por: flaviof
Data: 12 Abr 2016 as 16:24
Originalmente Postado por Marcelook32 Marcelook32 Escreveu:

Uso e acho muito valido pelos dados, altimetria e mapa.... mas pedalo sem compromisso com dados nenhum.... e KOM é uma coisa que nunca chegarei perto kkkk


Concordo e sigo essa consciência.
É relativo de cada um, tudo em excesso faz mal. Jamais vou deixar de pedalar porque esqueci de carregar o celular.



Enviado por: Ramai
Data: 13 Abr 2016 as 09:40
Originalmente Postado por Skatena Skatena Escreveu:

Vale a pena ver de novo:



kkkkkkkkkkkkkkk, os caras tirando o celular do bolso na maior pressa!! LOL


-------------
Scott
Bikes e aviões <3


Enviado por: mauriney
Data: 13 Abr 2016 as 11:36


Enviado por: Vrbelo
Data: 13 Abr 2016 as 15:48
Eu tinha vontade de usar esse Strava porque deve ser bom comparar os próprios tempos. Por curiosidade seria interessante comparar com os de outros ciclistas também. Pratico MTB Trail e pedalo muito sozinho. Mesmo quando estou em grupo, não tenho muito como comparar com os tempos , principalmente de descida (que é o que eu gosto de verdade, porque para subir pedalo muito lentamente, de modo a me cansar o menos possível), porque os meus poucos companheiros de pedal são "XCzeiros" (pelo menos no equipamento) e são muito cautelosos com a velocidade e com as linhas que escolhem nas descidas.
Também gostaria de usar o Wikiloc, para marcar as trilhas, compartilhá-las e conhecer lugares novos.
Mas por pura preguiça tecnológica não tenho e acho que tão cedo não terei nenhum deles.
Para se ter uma ideia, até foto eu tenho preguiça de tirar: parar, descer da bike, abrir a mochila, ligar o smart fone, e fazer tudo de novo ao contrário.
Mas para pedalar, acordo de madrugada fácil, fácil!
Aí sim, o smart fone me ajuda, ou melhor, a função despertador.
Mas depois desligo o aparelho, para a minha esposa não ficar ligando, a perguntar se o pedal ainda vai demorar muito LOLLOLLOL.


-------------
Pedalar é preciso, viver não é preciso.
Ride your own history!


Enviado por: Vrbelo
Data: 13 Abr 2016 as 15:50
Ah! E detesto os caras que ficam postando nos grupos de Whatsapp: Confiram minha pedalada no Strava.
Conferir a $(a)$#%(a)#$
Que saco!


-------------
Pedalar é preciso, viver não é preciso.
Ride your own history!


Enviado por: LcBlc
Data: 13 Abr 2016 as 22:08
acho o strava uma ótima ferramenta para acompanhar e auxiliar os treinos e para passeio tem a possibilidade de ver por onde pedala mais, entre outras funções.
O único problema é que o pessoal da muita importância para o treino / passeio dos outros e esquece do próprio treino/passeio... Está igual a facebook só tomando conta da vida dos outros.


Enviado por: Jagwire
Data: 13 Abr 2016 as 22:49
Eu vejo dois problemas aqui na região: 1) gente que se mata pegando vácuo de caminhão, ou rabeira nas carretas serra acima, e 2) existir kom em descidas. Esses dias vi um cara tomar um chão feio, parei pra ajudar, e o cara já estava com o celular mão: disse que era 1° lugar naquela descida e estava tentando baixar o tempo.

-------------
strava.com/athletes/6410495


Enviado por: misera
Data: 13 Abr 2016 as 23:09
Originalmente Postado por Jagwire Jagwire Escreveu:

Eu vejo dois problemas aqui na região: 1) gente que se mata pegando vácuo de caminhão, ou rabeira nas carretas serra acima, e 2) existir kom em descidas. Esses dias vi um cara tomar um chão feio, parei pra ajudar, e o cara já estava com o celular mão: disse que era 1° lugar naquela descida e estava tentando baixar o tempo.


teve um locao nos eua que morreu assim ne


Enviado por: Mafu
Data: 13 Abr 2016 as 23:11
Aplicativos como o Strava podem ajudar até na motivação, mas não podem ser eles mesmo a motivação.

Apenas para registro, a marcação de tempo do Strava é muito pouco confiável.

Eu e meu filho fazemos DH e ele queria marcar o tempo de um trecho da pista pelo Strava. Após algumas descidas, o melhor tempo ficou na descida em que ele parou para tirar um galho da pista!!!

Depois dessa, desistimos do aplicativo para marcar tempo e serve apenas para distância e altimetria.

Ficar viciado em celular já é ruim, mas viciar em celular no treino de MTB é algo ridículo.

-------------
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.


Enviado por: rafaeljcb
Data: 14 Abr 2016 as 09:17
O Strava é muito útil para acompanhar a sua evolução pedalando!
Acho sensacional ver morros que eu levava 5min para subir no começo e hoje estou subindo na casa dos 2min....
No meu caso é motivador.... e me faz querer melhor todos os dias e não deixar a preguiça bater depois daquele dia pesado no trabalho!!!!

Já o lado rede social é bacana para motivar amigos.... postar fotos com amigos naquele pedal insano de mais de 4h.... kkkk


Enviado por: StFred
Data: 14 Abr 2016 as 10:14
Originalmente Postado por LcBlc LcBlc Escreveu:

acho o strava uma ótima ferramenta para acompanhar e auxiliar os treinos e para passeio tem a possibilidade de ver por onde pedala mais, entre outras funções.
O único problema é que o pessoal da muita importância para o treino / passeio dos outros e esquece do próprio treino/passeio... Está igual a facebook só tomando conta da vida dos outros.

Realmente, é outra face do Strava que eu não gosto... negada fica se comparando metro a metro de pista pra ver quem andou mais, por mais horas, mais rápido.


Enviado por: luciano.doche
Data: 14 Abr 2016 as 10:22
Sempre uso o strava, mas nunca vou deixar de pedalar pq não deu pra ligar...
uso pra acompanhar meu desempenho mesmo, não corro atrás de KOM apesar de ás vezes dar uma olhadinha e ver em quanto tempo algém fez aquele segmento e tento melhorar, mas pra mim mesmo, não pra postar ou perseguir o kom... a tecnologia deve ser usada a nosso favor, e não nós sermos usados por ela..


Enviado por: mauriney
Data: 14 Abr 2016 as 12:57
O que gosto do Strava eh que vc consegue controlar o total de Km pedalada na semana, mes e ano.
Perfeito seria se tivesse recursos como o Wikiloc tem como baixar GPX pro cel e a opcao "siga esta trilha".
agora se o wikiloc tivesse a opcao das somatorias das km percorridas dai abandonaria o Strava msm quase nao usando ele.
Se excluirem o ranking, kudos e koms como ouvi num boato o strava vai ser a ferramenta ideal.
pois o que tah acontecendo eh cara se matando pra subir no ranking e fazendo o mesmo percurso sempre e ateh mesmo pedalando de moto e carro.
como jah vi o caso de um ciclista profissional que pegou carona numa pickup e fez 50km/h numa subida... :(


Enviado por: LcBlc
Data: 14 Abr 2016 as 19:13
Originalmente Postado por Mafu Mafu Escreveu:

Aplicativos como o Strava podem ajudar até na motivação, mas não podem ser eles mesmo a motivação.

Apenas para registro, a marcação de tempo do Strava é muito pouco confiável.

Eu e meu filho fazemos DH e ele queria marcar o tempo de um trecho da pista pelo Strava. Após algumas descidas, o melhor tempo ficou na descida em que ele parou para tirar um galho da pista!!!

Depois dessa, desistimos do aplicativo para marcar tempo e serve apenas para distância e altimetria.

Ficar viciado em celular já é ruim, mas viciar em celular no treino de MTB é algo ridículo.

o problema é o dispositivo, não tem com comparar uma recepção de gps de um telefone com um GPS de verdade. 


Enviado por: eniopj
Data: 15 Abr 2016 as 15:34
O problema não é o Strava, mas sim o ciclista.

O aplicativo está ai para nos auxiliar, depende do ciclista usar com bom senso e de uma forma que lhe traga benefícios, e não malefícios.

Ciclistas obcecados/competitivos estarão sempre por ai, com Strava ou não.

Eu uso e gosto de suas funções, se um dia achar que está me atrapalhando simplesmente paro de usar.


Enviado por: LucianoBsB
Data: 16 Abr 2016 as 18:49
Isso é verdade. Depende do ciclista ou do grupo de ciclistas.
Tenho o hábito de pedalar com um grupo mais voltado para iniciantes, que também faz pedais de níveis mais difícil. O povo é tão descansado que a cozinha da trilha chega com até 3 horas de diferença dos puxadores. Acontece porque cada boteco da trilha é um ponto de parada para o pessoal trocar uma ideia e tomar uma cerveja. Cansa pedalar tão devagar, mas é muito legal ver a interação e amizade da galera em torno do pedal e, no fim das contas, vale a pena. Prefiro pedalar com eles.
Pedalo também com outros grupos menores que se juntam quando o pedal desse meu outro grupo não é tão interessante, geralmente por ser fácil demais. Certa vez fui pedalar com um grupo em que o lema do pessoal é se superar a cada desafio, subir cada vez mais rápido e terminar o pedal em um tempo cada vez menor do que o último pedal. De início parece uma filosofia legal, mas depois de alguns quilômetros com a pressão que fica de que você está pedalando mais devagar do que o restante do grupo, de que isso se deve ao fato de que você não se esforça suficiente, depois de vários trechos em que os mais lentos não descansam porque os puxadores já te pressionam para continuar, quando eles já descansaram vários minutos te esperando... o pedal fica um martírio extremamente desagradável. No fim dei graças a deus porque terminou e nos dias seguintes ficou aquela sensação de que o final de semana não foi divertido. 
Eles não usam o strava, mas tem o comportamento de quem usa. Está entre os grupos que prefiro não pedalar. Procuro outros porque para mim o que importa é a diversão no pedal em todo seu contexto, do desbravar de um novo terreno de cerrado que nunca tinha visto, o exercício bem executado que me dá prazer e técnica, ao insubstituível reencontro com os parceiros de pedal para trocar uma ideia no meio da trilha...


Enviado por: bcgfg
Data: 16 Abr 2016 as 20:07
Acho legal o Strava porque as pedaladas estão sempre lá, mas não tenho kom nem tempos bons.
Depois que comecei a participar do Audax, o negócio é terminar o pedal no tempo limite.


Enviado por: Toguro
Data: 16 Abr 2016 as 21:22
Quando eu descobri o Strava, fazia questão de sempre usar ao pedalar. Hoje eu quase não uso. Fico com preguiça de armar o smartphone.
Uso mais quando faço passeios por locais onde eu passo só pra saber quantos km eu percorri e quanto tempo eu levei.


Enviado por: Zaro
Data: 17 Abr 2016 as 09:12
Uso o app a bastante tempo, para mapear os trajetos e acompanhar minha evolução, e acho que o problema não está no Strava e sim nas pessoas que as vezes "piram", já vi amigo parando numa corrida pra ativar o app! Mas no geral é sim muito util, por ex tenho amigos que não usam garmin e é pelo aplicativo que seu tecnico que é de outra cidade acompanha o treinamento! então não adianta generalizar!!

-------------
Zaro
Oggi Pro/ Caloi Sprint20


Enviado por: Horacius
Data: 17 Abr 2016 as 09:15
Originalmente Postado por Skatena Skatena Escreveu:

Vale a pena ver de novo:




Rachei ... Hahahahahahahaha


Enviado por: DougFF
Data: 18 Abr 2016 as 16:42
Essa questão está sendo analisada de forma errônea.

Não é o aplicativo que obriga a ser competitivo, é a mentalidade do ciclista, em buscar afirmação.

Eu uso o strava, versão simples, só pra ver no final do pedalzinho qts km eu andei.
Não olha nada além disso.

Acho melhor do que fica com cateye e ficar com medo do negocio cair.
Pego meu cel velhaço, sony with walkman que já é pequeno, coloco no braço e fui.

Tem gente que anda pra aparecer pros outros ciclistas, isso independe do aplicativo.. afinal, tem o strava e outros que fazem o mesmo.


Enviado por: hugoky
Data: 18 Abr 2016 as 16:55
O Strava é ótimo para analisar sua evolução, saber quantos kms já rodou com a Bike e saber a hora de fazer uma revisão, troca de correntes, coroas e etc.
Além disso, com ele você pode ver outros caminhos que você normalmente não faz, verificar quanto de subida você teve. A mim é um aplicativo muito útil, o caso desse teu companheiro é um caso isolado, priorizar o strava ao invés de bicicleta é muita neurose. Isso não é nada normal.
Para mim o mais perigoso do Strava é quando o cara para obiter o RP, KOM, acaba se arriscando num sinal fechado ou desviando a queima roupa de outros cilcistas que estão transitando .


Enviado por: BIRA
Data: 18 Abr 2016 as 17:08
Uma opinião sobre
Quem usa e não gosta que fiquem dando KUDOS (ora kudos, de onde veio esse nome?!/!? rsrsrsrs) é só ir em configurações e deixar suas atividades privadas! Pronto.
Oque não curto é negin pedindo solicitação pra ficar lhe vendo e dando KUDOS (olha o nome de novo rsrsrs). Tem gente que nem conhecemos e querem solicitação. Vão cagar!!
Uso somente para marcar as rotas e tempos, mas sem essa neura de bater KOM. O prazer do pedal não pode ser substituído por um aplicativo que lhe estimule a obter mais velocidade pra querer se mostrar para os outros que nem ao menos fazem parte de seu circulo de amizades.
Assim por outro lado lhe prejudicando com sérias lesões e até mesmo ao óbito por querer forçar demais e ter um enfarto ou ainda sofrer uma queda em descidas lhe deixando todo quebrado ou até mesmo paraplégico.
CUIDADO MOÇADA!! As vezes é melhor ir devagar e sempre ao invés de ir rápido pro caixão ou pra uma cama pelo resto da vida.
Não sou contra quem usa nem a favor. Use com moderação e se esqueça dessa idiotice de se mostrar para os que não estão do seu lado.


Enviado por: bcgfg
Data: 19 Abr 2016 as 13:45
http://www.significados.com.br/kudos/

Kudos basicamente é reconhecer o mérito de alguém.


Enviado por: dagspina
Data: 22 Abr 2016 as 09:46
Uso apenas para registrar a quantidade de KM percorridas para ter uma base de quantos KM já foi percorrido com tal corrente, relação, pois eu zero o ciclocomputador a cada pedal, mais para ter um histórico de uso e vida útil da relação, e também para ter um ideia do percurso feito por nossos amigos e explorar novos caminhos.
Vejo casos de pessoas deixando de ajudar o colega pois está empenhado na busca por melhores tempos.


Enviado por: Klingenfuss
Data: 22 Abr 2016 as 10:16
Originalmente Postado por eniopj eniopj Escreveu:

O problema não é o Strava, mas sim o ciclista.

O aplicativo está ai para nos auxiliar, depende do ciclista usar com bom senso e de uma forma que lhe traga benefícios, e não malefícios.

Ciclistas obcecados/competitivos estarão sempre por ai, com Strava ou não.

Eu uso e gosto de suas funções, se um dia achar que está me atrapalhando simplesmente paro de usar.


Concordo, os aplicativos estão ai para nos ajudar e quando usados com bom senso ajudam e muito!


Enviado por: Empurra Bike
Data: 22 Abr 2016 as 16:32
Eu acho massa o aplicativo.
Uso para poder mensurar o tempo que levo  para empurrar a bike nas subidas.



Enviado por: richard.rvinfo
Data: 25 Abr 2016 as 21:02
Um recurso que acho interessante é criar rotas e poder usar depois.
Tenho usado aqui e faço a rota no computador, e depois vou fazer de bike. Sempre é muito próximo.

O recurso de seguir a rota é como um gps de carro, onde vc segue o caminho.

É legal que vc pode pegar o trajeto de outro e usar como rota, facilitando e ajudando a não se perder.

Vc poder pegar o pedal de um amigo, criar uma rota e posteriormente usar ela para seguir um pedal é fantástico.

Ah, eu tenho alguns KOM. Mas geralmente faço isso quando estou só. Quando estou com os amigos, pedalo com eles e a vida segue.
Tudo depende de fazer um bom uso.



Enviado por: mauriney
Data: 26 Abr 2016 as 08:42
Originalmente Postado por richard.rvinfo richard.rvinfo Escreveu:

Um recurso que acho interessante é criar rotas e poder usar depois.
Tenho usado aqui e faço a rota no computador, e depois vou fazer de bike. Sempre é muito próximo.

O recurso de seguir a rota é como um gps de carro, onde vc segue o caminho.

É legal que vc pode pegar o trajeto de outro e usar como rota, facilitando e ajudando a não se perder.



No meu Strava nao tem este recurso... eh soh pra assinantes premium?
uso o Wikiloc pra isso jah a muitos anos e prefiro ele.

lembro que a alguns anos lah por 2011/2012 acho que o strava nao tinha essa de Kom Kudos e ranking.
cheguei a usa-lo por um tempo qdo trstada alguns aplicativos e passei a usar o Wikiloc com mais frequencia.
Mas se o Strava nao tivesse essa de Ranking trriamos ciclistas mais concientes.
...


Enviado por: luyggi
Data: 26 Abr 2016 as 09:06
Eu sempre soube q a intencao do strava é justamente incentivar a competividade.


Enviado por: luyggi
Data: 26 Abr 2016 as 09:27
Alguem criou um segmento por onde eu passei algumas vezes e sem saber era meu o KOM. Fiquei sabendo atraves do strava q me disse tal dia e tal hora bateram seu KOM. Olhei e vi q era uma menina q tinha batido. Logo pensei: vou recuperar mas ai refleti um pouco e resolvi deixar assim. Vou deixar a moca curtir seu KOM(provavelmente foi ela q criou o segmento) e quem sabe um dia sem querer eu o recupere.


Enviado por: leandroembu
Data: 26 Abr 2016 as 09:57
Bom dia a todos.
Eu só uso a bicicleta para transporte, para ir ao trabalho, mas uso o Strava por causa de outros sistemas que pegam as nossas pedaladas e gravam estatísticas de onde as pessoas andam de bicicleta. Usam isso para planejar estruturas viárias para quem usa bicicleta.

http://bikedataproject.com/

Fora isso, nem ligo para os resultados do Strava, mas porque nunca faço uso esportivo da bicicleta, somente transporte e lazer (lazer no transporte).


Enviado por: newhouse
Data: 26 Abr 2016 as 10:08
Eu não costumo usar o Strava em todos os pedais pq tenho um acompanhamento pessoal, treino basicamente nos mesmo lugares em períodos regulares. Mas eu gosto de usar em alguns treinos pra medir a evolução. Tem alguns períodos que a gente treina bem, tem outros que a vida pessoal não deixa, pelo Strava dá pra saber bem o quanto anda seu pique em relação ao que você considera ideal.


Enviado por: richard.rvinfo
Data: 26 Abr 2016 as 10:34
Originalmente Postado por mauriney mauriney Escreveu:

 
No meu Strava nao tem este recurso... eh soh pra assinantes premium?
uso o Wikiloc pra isso jah a muitos anos e prefiro ele.

lembro que a alguns anos lah por 2011/2012 acho que o strava nao tinha essa de Kom Kudos e ranking.
cheguei a usa-lo por um tempo qdo trstada alguns aplicativos e passei a usar o Wikiloc com mais frequencia.
Mas se o Strava nao tivesse essa de Ranking trriamos ciclistas mais concientes.
...
Olá, 

Não precisa ser premium, basta entrar no strava pelo computador, escolher um trajeto que algum amigo seu que pedalou, selecionar o ícone que tem uma chave e escolher... Criar rota.
Ou, ir direto e criar rota e ir tracejando com o mouse por onde quer passar.
Este segundo, uso as vezes quando queremos ir para algum lugar e não temos ideia da KM, faço a rota por ali e já sabemos a KM e elevação aproximada.

Depois vc salva, quando for no celular, tem uma opção na onde vc grava que diz... usar rota.
Pronto. VC segue a rota tranquilo.




Enviado por: mauriney
Data: 26 Abr 2016 as 11:48
Ola Richard.
esta opcao de seguir esta rota que nao achei no celular.
att


Enviado por: Pierrex
Data: 26 Abr 2016 as 13:32
quando se clica no botão vermelho (gravar) aparece uma bikezinha no canto superior esquerdo e a opção CARREGAR ROTA fica centralizada, também no topo. clica ali e escolhe uma rota previamente salva no teu perfil. abraço!

Originalmente Postado por mauriney mauriney Escreveu:

Ola Richard.
esta opcao de seguir esta rota que nao achei no celular.
att


Enviado por: richard.rvinfo
Data: 26 Abr 2016 as 15:01
Originalmente Postado por Pierrex Pierrex Escreveu:

quando se clica no botão vermelho (gravar) aparece uma bikezinha no canto superior esquerdo e a opção CARREGAR ROTA fica centralizada, também no topo. clica ali e escolhe uma rota previamente salva no teu perfil. abraço!

Originalmente Postado por mauriney mauriney Escreveu:

Ola Richard.
esta opcao de seguir esta rota que nao achei no celular.
att

Isso mesmo, quando escolhe para gravar, tem uma opção no alto. Carregar rota.
Quando vc clica ali ele lista as rotas criadas no seu perfil.

Só vc escolher uma e clicar em usar rota.

Vai aparecer uma linha vermelha por onde vc deve ir para seguir a rota.


Enviado por: mauriney
Data: 26 Abr 2016 as 17:40
Ok.

Como nao criei rota nao apareceu.
vou criar alguma para testar.
Quem sabe sera um uso melhor do Strava ao inves de ficar tentando subir no ranking...
:)


Enviado por: Filipe_SC
Data: 26 Abr 2016 as 18:19
O aplicativo é ótimo e acho que ajuda muito a medir sua evolução, mas ficar usando ele em busca dos KOM, sei la cada um cada um, mas não vejo sentido nenhum. O que deve ter de gente que faz trecho de apenas 300m que nem um maluco pra ter o KOM daquele trecho. Fora que tem uns tempos muito surreais, que é totalmente impossível chegar, acho que deve ter gente que deve fazer de carro só para ganhar o KOMLOL


Enviado por: PauloBC
Data: 27 Abr 2016 as 09:24
Eu uso e gosto bastante , mas nunca deixaria de ir em um pedal porque esqueci de carregar o celular como foi o caso do amigo do criador do post.

Neste caso específico a pessoa passou o ponto do entretenimento e virou um vício negativo.

-------------
“Não se deixa de pedalar quando se envelhece ,
envelhece-se quando se deixa de pedalar.”
Paulo Paulada


Enviado por: LuizRod
Data: 27 Abr 2016 as 11:15
Eu uso o Strava e gosto bastante, pois consigo marcar minhas rotinas de pedal e consigo ver se estou me dedicando, se estou melhorando e tal. Mas nunca fico olhando os segmentos, isso acho desnecessário.
Além disso, agora o Strava ajuda a dar pontos Multiplus através do MovaMais. Sei que é pouco, mas é de graça rs.
Cara "louco/paranóico" sempre vai existir. Concordo com os colegas, é culpa do ciclista, não do aplicativo.


Enviado por: Jagwire
Data: 27 Abr 2016 as 11:31
Essa paranóia por kom, kudos e etc é muito comum também no mundo dos corredores. Tem malandro que faz o trecho de bike e marca como corrida... Cada segmento surreal que surge, de deixar Usain Bolt no chinelo rsrs

-------------
strava.com/athletes/6410495


Enviado por: mauriney
Data: 27 Abr 2016 as 12:39
Originalmente Postado por mauriney mauriney Escreveu:

Ok.

Como nao criei rota nao apareceu.
vou criar alguma para testar.
Quem sabe sera um uso melhor do Strava ao inves de ficar tentando subir no ranking...
:)


Ontem resolvi pela prineira vez criar uma Rota no Strava.

Agora aparece na opção de Seguir a Rota.
Mas nao achei amigavel.
o Wikiloc ganha nesse quesito.

o Strava cumpre bem seu papel no quesito de competitividade....

creio que se tirassem o Ranking e koms ele perderia milhares de usuarios.
apesar que os resultados lah sao tao obvios que foram obtidos por outros meios que nem adianta querer bater recordes a nao ser os pessoais...

melhor usa-lo apenas pra monitorar a km acumulada mesmo.... :)


Enviado por: richard.rvinfo
Data: 27 Abr 2016 as 15:36
Originalmente Postado por mauriney mauriney Escreveu:

Originalmente Postado por mauriney mauriney Escreveu:

Ok.

Como nao criei rota nao apareceu.
vou criar alguma para testar.
Quem sabe sera um uso melhor do Strava ao inves de ficar tentando subir no ranking...
:)


Ontem resolvi pela prineira vez criar uma Rota no Strava.

Agora aparece na opção de Seguir a Rota.
Mas nao achei amigavel.
o Wikiloc ganha nesse quesito.

o Strava cumpre bem seu papel no quesito de competitividade....

creio que se tirassem o Ranking e koms ele perderia milhares de usuarios.
apesar que os resultados lah sao tao obvios que foram obtidos por outros meios que nem adianta querer bater recordes a nao ser os pessoais...

melhor usa-lo apenas pra monitorar a km acumulada mesmo.... :)

Não vou negar que as vezes tento fazer uns KOM´s.
Mas o melhor do strava, pelo menos pra mim são dois principais e um secundário, rss
1)
Os desafios, onde vc ganha uma medalha virtual.
Por ex. Suba 5.500 metros e ganhe...
A possibilidade de comparar o seu tempo em algum segmento com vc mesmo.
2)
A possibilidade comparar suas marcas, onde vc consegue ver a evolução que vc vai tendo ao passar por segmentos. Isso acho legal, pois consigo ver por ex. que em alguns segmentos eu fazia em 4:10~4:50
Hoje consigo fazer em 3:00~3:30
Tem segmentos que eu crio privado, para poder ir acompanhando meu desempenho ao longo do tempo.

O terceiro e secundário é o lance de flybys, as vezes saímos em grupos separados e fazemos até rotas diferentes, depois nos encontramos em algum ponto. Com este recurso é legal para ver onde estava em relação ao outro. Não tem utilidade nenhuma, mas as vezes é divertido.



Enviado por: Ireno
Data: 17 Nov 2019 as 18:44
Não dá pra tratar a exceção como regra... se um ciclista deixa de pedalar pq esqueceu o strava, bom, ele tá doente. Se dopar pra ter destaque em pelotão, doença tbm... as ferramentas são excelentes, cabe a nós fazer delas um bom uso. Particularmente, eu gosto e muito de pedalar e depois ver os dados gerados durante o pedal, mas só os leio depois de chegar em casa, trocar de roupa, comer, relaxar... se pudesse teria todos os sensores possíveis, pois acho prazeroso ver quando melhorei, e motivador quando vejo que há algo em que melhorar.


Enviado por: Fabio
Data: 17 Nov 2019 as 22:49
Originalmente Postado por Ireno Ireno Escreveu:

Não dá pra tratar a exceção como regra... se um ciclista deixa de pedalar pq esqueceu o strava, bom, ele tá doente. Se dopar pra ter destaque em pelotão, doença tbm... as ferramentas são excelentes, cabe a nós fazer delas um bom uso. Particularmente, eu gosto e muito de pedalar e depois ver os dados gerados durante o pedal, mas só os leio depois de chegar em casa, trocar de roupa, comer, relaxar... se pudesse teria todos os sensores possíveis, pois acho prazeroso ver quando melhorei, e motivador quando vejo que há algo em que melhorar.








Enviado por: Ireno
Data: 17 Nov 2019 as 22:56
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Fico lisonjeado por tão honroso reconhecimento. Dedico o prêmio a todos os ciclistas do fórum =)


Enviado por: Fabio
Data: 18 Nov 2019 as 01:20
Originalmente Postado por Ireno Ireno Escreveu:

Não dá pra tratar a exceção como regra... se um ciclista deixa de pedalar pq esqueceu o strava, bom, ele tá doente. Se dopar pra ter destaque em pelotão, doença tbm... as ferramentas são excelentes, cabe a nós fazer delas um bom uso. Particularmente, eu gosto e muito de pedalar e depois ver os dados gerados durante o pedal, mas só os leio depois de chegar em casa, trocar de roupa, comer, relaxar... se pudesse teria todos os sensores possíveis, pois acho prazeroso ver quando melhorei, e motivador quando vejo que há algo em que melhorar.



Mas tem pessoas que andam olhando para o computador e não para a pista. Outros ainda se ficam em BPM para saber se devem ou não se esforçar mais. Acho que com isso a pessoa fica artificialmente presa. Ela sente que consegue fazer tal esforço numa subida, mas deixa de fazer por o computador indicou que saiu de sua faixa ótima, etc. O Brou Bruto mesmo disse algo a respeito que é, inclusive, o motivo pelo qual ele não usa mais ciclocomoutador. Eu, particularmente, nunca usei, mas hoje uso Strava para ver depois os tempos, por onde passei, quantificar, etc. Mas durante, não olho nada. Se eu precisasse, talvez somente um GPS, o resto é supérfluo.


Enviado por: MarceloNeuriHaag
Data: 18 Nov 2019 as 07:18
Originalmente Postado por mauriney mauriney Escreveu:




Kkkk... teve anos atrás um caso muito polêmico (entre os ciclistas MTB, claro!) de uma subida muito famosa na minha região (a subida do Kieling) onde deu até postagens no Facebook de pessoas indignadas que descobriram que o recente KOM do seguimento era um cara que tinha subido ela de carro... pouco tempo depois o elemento apagou rapidinho...

Eu particularmente uso mas é só para consumo particular... não me fixo muito nisso não... pedalo em dias de semana mais como treinamento (sozinho) e em finais de semana junto com a galera como diversão/socialização...


Enviado por: sidserra
Data: 18 Nov 2019 as 07:24
Eu usei o Strava uma vez e tirei do meu celular, achei inútil para o meu tipo de pedal que, basicamente, é "circular", ou seja, já tenho meio que um circuito a percorrer pelas ruas e a ciclovia do meu bairro. O celular ficava no guidão à mostra pra todo mundo ver, com as pessoas olhando e provavelmente pensando "que cara mais besta" e tb convidando os ladrões de plantão a meterem o mãozão nele ou chamando a atenção dos mesmos para mim. Sempre usei ciclocomputador daqueles mais básicos e sempre me supriram muito bem, são discretos, precisos, com as funções mais importantes que são:
  • Tempo de percurso;
  • Hora;
  • Odômetro total (cumulativo);
  • Odômetro de percurso;
  • Velocidade atual e média;
  • Velocidade máxima atingida;
  • Cronômetro.
Agora sobre itens importantes da bike, um dos indispensáveis pra mim é o retrovisor. Se eu sair e esquecê-lo em casa, eu volto pra buscá-lo, já que meu pedal é essencialmente noturno e muitas vezes nas ruas. Ele é um da Zefal, fica na ponta do barends e é um excelente acessório de segurança, talvez até mais do que as luzes de sinalização (se for de dia...).


 


-------------
https://quasetudosobrebikes.blogspot.com/


Enviado por: GabrielSL329
Data: 18 Nov 2019 as 13:33
Contribuindo para o desenterro do tópico....

Eu pelo menos, uso para saber quantos km fechou no pedal, controlar média para avaliar (em minha análise de leigo) a intensidade do pedal (cruzando com a altimetria) e para registro de atividades (já fiz pedais solo e depois fiz com uma galera - aí posto o Strava para eles ter noção de onde vão e qual a dificuldade). Claro que me desafio pessoalmente a baixar tempo em segmentos que considero "desafio pessoal".

Agora chegar ao absurdo de cancelar pedal por falta de bateria..... já é paranoia demais!

-------------
Gabriel Pires
MTB: Soul SL329 T21 stock
Speed: Caloi Strada Sora16v


Enviado por: furukawa
Data: 18 Nov 2019 as 13:54

Com o uso do Strava, minha motivação de pedalar melhorou e uso também para estabelecer metas anualmente.

Com o uso com Garmin Edge e seus sensores (vários modelos já usados para isso), o Strava me ajuda nas análises de desempenho nos meus circuitos de treinos. Percebo claramente uma mudança de ritmo e condicionamento ao longo desses anos pois a idade começa a fazer efeito, tenho 53 anos.



Enviado por: MarceloNeuriHaag
Data: 18 Nov 2019 as 13:59
Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:


Com o uso do Strava, minha motivação de pedalar melhorou e uso também para estabelecer metas anualmente.

Com o uso com Garmin Edge e seus sensores (vários modelos já usados para isso), o Strava me ajuda nas análises de desempenho nos meus circuitos de treinos. Percebo claramente uma mudança de ritmo e condicionamento ao longo desses anos pois a idade começa a fazer efeito, tenho 53 anos.



Aproveitando que temos faixas etárias parecidas (eu faço 50 anos em fevereiro): frequentas academia? Acha que na nossa idade o tal "reforço muscular" ajuda bastante?


Enviado por: gm1987
Data: 18 Nov 2019 as 15:00
O tópico é bem antigo, mas ainda é muito atual...

Este vídeo, de uma forma bem engraçada, define muito bem a MINHA opinião sobre o uso do Strava LOL

https://www.youtube.com/watch?v=bJm1y0o7MHc" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=bJm1y0o7MHc


Enviado por: sidserra
Data: 18 Nov 2019 as 17:06
Gostei mais do cachorro, hehehehehe... Mas teve uma vez que um cara estava na bike dele rodando a mil no Engenhão com a cara no celular preso no guidão e uma coisa que ele não percebeu é que ele estava com o descanso da bike abaixado. Fui atrás dele e virou "perseguição" pra avisá-lo do perigo mas o cara estava achando que eu "chamei" ele pra um "pega" e a cada vez que eu me aproximava e apontava pra traseira da bike dele ele acelerava. Depois de duas voltas no estádio e várias arrastadas de descanso que saía até fagulha (nas curvas) e o cara não viu, ele me entendeu e parou para endireitar o descanso.

Tudo pq o cabra estava de "Stravagem" naquela neura de tempo e desempenho, parece aqueles doidos de academia que preferem encolher o pinto pra ter aqueles músculos todos e que não servem pra nada, hehehe...

Mas eu acho que quem fez esse vídeo deve ter sido o concorrente do Strava... LOL


Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

O tópico é bem antigo, mas ainda é muito atual...

Este vídeo, de uma forma bem engraçada, define muito bem a MINHA opinião sobre o uso do Strava LOL

https://www.youtube.com/watch?v=bJm1y0o7MHc" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=bJm1y0o7MHc


-------------
https://quasetudosobrebikes.blogspot.com/


Enviado por: furukawa
Data: 18 Nov 2019 as 21:03
Originalmente Postado por MarceloNeuriHaag MarceloNeuriHaag Escreveu:

Aproveitando que temos faixas etárias parecidas (eu faço 50 anos em fevereiro): frequentas academia? Acha que na nossa idade o tal "reforço muscular" ajuda bastante?


Não faço musculação pois não gosto do ambiente das academias. Faço o básico em casa (flexão de braços, prancha, exercícios com peso, alongamentos...).

Quanto ao reforço muscular, cada pessoa tem suas características físicas próprias e isso requer auto conhecimento para saber como anda o seu desempenho.

Nessa questão de desempenho, o Strava pode te ajudar nisso, basta fazer treinos repetitivos em um dado circuito de sua preferência e fazer sua análise ao longo do tempo. Eu tenho 4 circuitos que faço com muita repetição e com eles analiso como anda meu desempenho ao longo dos anos (uso Strava regularmente desde 2014) para saber como está minha condição física atual.


Enviado por: TTardelli
Data: 20 Nov 2019 as 08:24
No caso a maioria dos gps do mercado e pulseiras se comunica ou exporta para o Strava sem precisar estar com o celular no guidão. (Normalmente quem usa strava no celular deixa o celular guardado e verifica depois).
Para mim o strava foi essencial! Levei minha esposa para o pedal, 06 meses atrás, no primeiro pedal dela, ela me pediu para parar com 1km.! 1km!!!! Estava exausta! Eu logicamente parei e concordei que já tinha sido uma grande distância.
Graças ao strava, aquele pedal não ficou somente na lembrança e hoje damos risada dele quando vemos o pedal do último fim de semana quando ela fez 70 km de trilhas com 600m de altimetria!
Strava não é uma competição com os outros, mas com você mesmo.
Além disso, cadastrando os seus equipamentos, você consegue saber exatamente quantos kms rodou com a bike ou com a corrente nova ; ou mesmo com o cassete, facilitando e muito a programação financeira de qualquer manutenção.



Imprimir página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06 - http://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.co.uk