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upgrade: 2 x 9v para 2 x 11v

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Mountain Biking
Nome do Fórum: Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
Descrição Fórum: Fórum para discussão dessas modalidades. Para quem gosta de pedalar por vários quilometros em estradas de terra e single tracks.
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Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 22:56
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Tópico: upgrade: 2 x 9v para 2 x 11v
Postado Por: furukawa
Assunto: upgrade: 2 x 9v para 2 x 11v
Data de Publicação: 12 Dez 2015 as 21:30
Depois de 4,5 anos usando sistema de 9v, resolvi fazer um upgrade para o 11v com os componentes da parte traseira Shimano XT M8000, por enquanto.

Os componentes comprados para a atualização foram:

- cassete 11-42
- câmbio traseiro SGS (cage longo)
- passador traseiro
- corrente HG-600






A bike com o sistema de transmissão 2 x 9v, coroas 38-22 com cassete 11-34 era assim:






Depois de desmontar o 9v e montar o 11v, a bike ficou assim:




Respostas:
Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 12 Dez 2015 as 21:45
Levei mais de 4 horas para fazer o upgrade.

A montagem do cassete Shimano 11-42 no cubo da roda Vzan Everest teve um pouco de dificuldade pois o 3 maiores cogs, são unidos e formam um bloco, entrou bem apertado nas ranhuras do núcleo do cubo. O segundo bloco de 3 cogs e os outros 5 cogs unitários entraram fácil. A largura do núcleo do cubo coube tranquilamente o cassete de 11v (não tinha certeza se haveria espaço mas felizmente deu certo).





A montagem do câmbio traseiro, do conduíte e passador traseiro foram tranquilos. A montagem da corrente com MissingLink KMC 11v foi a parte dura pois não tenho alicate para montagem e usei o gabarito de medição de desgaste para fechar o MissingLink. A regulagem do câmbio traseiro foi fácil.

Uma observação: a corrente HG600 veio na embalagem com óleo fino (deve ser por causa do SIL-TEC), as correntes de 9v da Shimano vem com um óleo grosso e grudento que eu removia antes de usar pois emporcalhava muito a corrente com o uso. Nesta HG600 só passei um pano para remover o excesso e montei direto.

A regulagem do câmbio dianteiro foi um grande problema: inicialmente tentei com as coroas 38-24 e com o câmbio dianteiro XT M785. Não funcionou, a mudança da coroa 24 para 38 simplesmente emperrava no guia da corrente.

Desmontei o MissingLink no improviso com 2 alicates, troquei a coroa maior para 36 e voltei para o câmbio dianteiro M667. Deu o maior trabalho fazer o câmbio dianteiro funcionar minimamente bem. Vou comprar o novo dianteiro da Shimano M8025 pois outro amigo me alertou depois que não dá certo mesmo usar câmbio diferente ou antigo.



Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 12 Dez 2015 as 22:03
Fiz um passeio de 36 km para testar o funcionamento.

O passador traseiro de marchas Shimano XT M8000 Shadow+ é um relógio, muito preciso e ergonômico. Inicialmente achava a alavanca dura mas é uma necessidade pois os movimentos são bem curtos e isto se torna necessário.

A diferença entre o cassete 11-34 9v e o 11-42 11v é muito grande (o cassete é maior que o disco de freio de 160 mm). Faltou marcha mais pesada nas descidas mas no plano a coroa de 36 dá conta legal do pedal.

É notório que o uso da coroa menor de 24 só é necessário nas subidas mais fortes.

Estava bem preocupado com o câmbio dianteiro mas deu para pedalar bem pois sabia em qual cog do cassete a subida da corrente da coroa 24 para 36 acontecia melhor. Vale aquele velho macete de ficar de olho na corrente e, quando ela começa a sair da coroa maior, mudar rápido o passador dianteiro para a coroa menor.

Com relação aos cruzamentos de marcha, o maior ficou assim:






Ainda sobra um pouco de corrente pois o cage SGS não está totalmente esticado mas creio que isto seja o ideal. Se fosse um cage GS não daria certo pois excederia a sua capacidade total de 39, a capacidade total do SGS é 47. Neste meu caso, a capacidade usada é: (36-24) + (42-11) = 43.

O cruzamento menor ficou assim:





Note que o cage SGS permite o esticamento bom da corrente neste cruzamento menor.



Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 12 Dez 2015 as 22:11
Tem o tópico sobre o problema da corrente cair 2 cogs ao pedalar para trás no cruzamento maior:

http://www.pedal.com.br/forum/um-alerta-chainline-1x11-xt-m8000_topic84767_post1419542.html

No meu caso, a corrente cai mesmo os 2 cogs previstos. Isto é um fato e só precisa saber disto para evitar uma situação crítica.

Mais para frente vou comprar um câmbio dianteiro Shimano XT M8025 e uma coroa Shimano SLX de 38 dentes.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 17 Dez 2015 as 17:53

Hoje chegou o câmbio dianteiro XT M8025, abraçadeira alta. Troquei também a coroa 36 de aço já bastante usada por uma nova SLX FCM665.





Agora o funcionamento está muito bom, dificilmente a corrente é lançada para fora da coroa 36 como ocorria antes.

Mesmo usando coroas 36-24 que são diferentes das originais propostas pela Shimano (36-26), a corrente não raspa no guia de corrente quando se está no cruzamento menor (coroa 24 com cog 11 do cassete).


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 17 Dez 2015 as 18:40
O conjunto como um todo ficou assim:




Postado Por: graxatur
Data de Publicação: 17 Dez 2015 as 22:09
Vou montar um 2x11 com coroas 36x24 e cassete sram 10-42, câmbio traseiro gx 2x11 com cassete x1 e trocador traseiro x1, aranha 2x10 no pedivela x1 com coroas 2x10 e câmbio dianteiro e trocador dianteiro x7 2x10. Assim que chegar às peças falantes posto as impressões.

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Viver intensamente e de preferência em contato com a natureza.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 18 Dez 2015 as 01:33
Originalmente postado por graxatur graxatur escreveu:

Vou montar um 2x11 com coroas 36x24 e cassete sram 10-42, câmbio traseiro gx 2x11 com cassete x1 e trocador traseiro x1, aranha 2x10 no pedivela x1 com coroas 2x10 e câmbio dianteiro e trocador dianteiro x7 2x10. Assim que chegar às peças falantes posto as impressões.


Bacana a configuração, o cassete SRAM X1 10-42 permite uma marcha mais pesada que o da Shimano XT 11-42.

Só recomendo conferir se o câmbio dianteiro X7 2 x 10v vai funcionar legal com a corrente de 11v.

No meu caso, tive que comprar o câmbio dianteiro XT M8025 para que as coroas 36-24 funcionem bem. Note pela foto acima que a coroa 36 é originalmente para 2 x 9v (SLX FCM665) e a coroa 24 é de 10v. Hoje fiz um pedal de 68 km e o funcionamento do câmbio M8025 está muito bom.

O guia de corrente do câmbio XT M8025 tem um desenho interno bem interessante e a parte de baixo dele tem uma peça de plástico com um ressalto na frente que ajuda a levantar a corrente da coroa menor para a maior. Quando se está no cruzamento maior (coroa em 36 e cassete no 42) dá para notar que o guia de corrente fica bem próximo da corrente na parte interna para garantir que ela não caia da coroa 36. A montagem e regulagem dele foi fácil e rápida.


Postado Por: rogevc
Data de Publicação: 18 Dez 2015 as 15:46
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Hoje chegou o câmbio dianteiro XT M8025, abraçadeira alta. Troquei também a coroa 36 de aço já bastante usada por uma nova SLX FCM665.


http://s1252.photobucket.com/user/efzofurukawa/media/Shimano%20XT%20M8000%20parte%20diant/IMG_0146_zpsentjnk4r.jpg.html -


Agora o funcionamento está muito bom, dificilmente a corrente é lançada para fora da coroa 36 como ocorria antes.

Mesmo usando coroas 36-24 que são diferentes das originais propostas pela Shimano (36-26), a corrente não raspa no guia de corrente quando se está no cruzamento menor (coroa 24 com cog 11 do cassete).

furukawa,

Além do câmbio dianteiro vc tbm comprou o rapid fire original do grupo ou utilizou qualquer outro de 2v.
Quando fiz a montagem do meu grupo tbm achei o rapid fire bem duro, principalmente o gatilho que desce as marchas. E realmente o funcionamento do grupo em relação as passagens de marchas são extremamente precisas.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 18 Dez 2015 as 16:51
rogevc,

ainda uso o passador dianteiro de 3v mas o que importa e manda é o câmbio dianteiro. O funcionamento é muito bom e macio. Mais para frente comprarei o passador dianteiro XT M8000 só para deixar bonito o cockpit.

O que me deixou desanimado é que o passador Shimano M8000 de abraçadeira não permitir a retirada do mostrador de marcha, não vi lugar algum que venda a tampa de substituição sem mostrador, espero que a Shimano venda no futuro.


Postado Por: ftajiri
Data de Publicação: 19 Dez 2015 as 10:16
o cambio dianteiro de 3x pode ser usado porem a regulagem é mais chata.. 

no meu tive que baixar o cambio pra ficar mais proximo da coroa.,. dai funcionou bem


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 21 Dez 2015 as 22:39
Fotos dos cruzamentos com a coroa SLX M665 (36 dentes 9v) e câmbio dianteiro M8025







Postado Por: graxatur
Data de Publicação: 22 Dez 2015 as 14:03
Hoje esmerilhei os parafusos da coroa maior e fixei-a na aranha, estou organizando as peças do upgrade deixando tudo pronto pra só chegar e montar, achei legal o toque do câmbio dianteiro, consegui um XT 11v direct mount que é o que meu quadro aceita, minha dúvida se funcionaria shifter SRAM X7 (2x10) com câmbio dianteiro XT 11v? Mas logo vou saber rs

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Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 22 Dez 2015 as 14:55
Originalmente postado por graxatur graxatur escreveu:

Hoje esmerilhei os parafusos da coroa maior e fixei-a na aranha, estou organizando as peças do upgrade deixando tudo pronto pra só chegar e montar, achei legal o toque do câmbio dianteiro, consegui um XT 11v direct mount que é o que meu quadro aceita, minha dúvida se funcionaria shifter SRAM X7 (2x10) com câmbio dianteiro XT 11v? Mas logo vou saber rs


Eu estou usando, por enquanto, o passador dianteiro SRAM Attack, originalmente feito para 3 x 9v (creio que seja equivalente ao X5), com o câmbio dianteiro Shimano XT M8025 sem problema algum.

No seu caso, vai funcionar também sem problema.

Tenho vários câmbios dianteiros pois fiz vários testes de combinações de coroas e cassetes no sistema 9v. O câmbio dianteiro dificilmente dá problema com o passador, seja Shimano ou SRAM, seja 3x ou 2v.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 22 Dez 2015 as 15:22

Um detalhe que gostaria de mostrar é o quanto que a corrente envolve, fica em contato, no cog 11 do cassete.






Esta foto é da minha segunda bike com câmbio traseiro XT M772 e cassete 11-36 adaptado de 9v. Note que a corrente envolve pouco o cog 11 pois a roldana fica no mesmo eixo de articulação do cage SGS.






Esta foto mostra bem como a corrente envolve bem o cog 11.

O fato da roldana estar fora do eixo de articulação do cage melhora bem o envolvimento da corrente sobre os cogs do cassete. Esta posição da roldana é usada nos câmbios traseiros de bikes de estrada mas não nos de MTB (exceto os Shimano não Shadow).



Postado Por: rafafgn
Data de Publicação: 27 Dez 2015 as 18:31
Olá amigo Furukawa. E sobre o bate bate da corrente? Como era com o 772 e como ficou com o novo 8025? Mesma coisa ou melhor? Ah...na configuração do cruzamento menor, parece que a corrente está um pouco curta. É um macete pra evitar o bate bate?


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 27 Dez 2015 as 20:43
rafafgn,

a corrente bate igual no chainstay por causa da curta distância que os separa. A corrente não está curta, tem uma boa folga ainda, e a intenção é realmente deixar mais esticada no cruzamento menor para diminuir a bate-bate no chainstay.

O câmbio dianteiro M8025 é ótimo e funciona muito bem com o pedivela LX M582 com coroas 36-24 (não são para 11v) e passador SRAM Attack.


Postado Por: ftajiri
Data de Publicação: 27 Dez 2015 as 21:14
minha impressão sobre a quantidade de dentes que a corrente pega no cog de 11d é pode gerar um pouco mais de arrasto.. o q diz o manual a respeito da distancia do b-screw? 
mesmo com a embreagem ainda bate a corrente no quadro? 


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 27 Dez 2015 as 22:33

O manual da Shimano recomenda uma distância de 5 a 6 mm (entre o maior cog e a roldana) para a regulagem do B-tension.

Nos câmbios traseiros onde a roldana fica no mesmo eixo de articulação do cage, isto é fácil de medir pois dá para posicionar a roldana sem a corrente. Nos câmbios M9000 e M8000 isto é complicado pois a roldana fica fora do eixo de articulação do cage e fica difícil medir a distância recomendada com a corrente no meio.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 29 Dez 2015 as 22:44

Coroa Shimano SLX M675 de 38 dentes no lugar da de 36.






Tive que limar a parte interna da coroa para ela entrar no encaixe do pedivela. Deu um pouco de trabalho mas vale a pena. A corrente continua com bom comprimento pois o cage SGS é generoso.

Por enquanto a coroa menor ainda é 24 e o funcionamento do câmbio continua muito bom. O problema é que se a corrente estiver na coroa 24 e nos 5 menores cogs do cassete, ela raspa na parte de baixo do guia do câmbio dianteiro.

Já comprei uma coroa de 26 dentes para resolver o problema de raspagem mas só vou trocar depois de testar esta relação superleve (24/42) numa subida muito forte de 900 m com 21% de inclinação média.


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 29 Dez 2015 as 23:01
No aguardo desse teste, amigo. Mas com coroa 38 e 24 você terá uma gama enorme de utilização! Se eu usasse duas coroas, a maior também seria a 38. OBS: por que os novos pedivela Shimano M8000 só tem variação de 10 dentes entre a maior e menor coroa? Tipo se a maior é 38, a menor será 28. Ermm


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1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 29 Dez 2015 as 23:57
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

No aguardo desse teste, amigo. Mas com coroa 38 e 24 você terá uma gama enorme de utilização! Se eu usasse duas coroas, a maior também seria a 38. OBS: por que os novos pedivela Shimano M8000 só tem variação de 10 dentes entre a maior e menor coroa? Tipo se a maior é 38, a menor será 28. Ermm

Pois é, vai entender a Shimano! Eu não gosto desta diferença de 10 entre as coroas duplas dos pedivelas M8000 (34-24, 36-26 e 38-28).

Eu gosto mais quando a diferença é de 12: 36-24 e 38-26


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 20 Jan 2016 as 22:42

Até que enfim hoje deu para fazer o teste de subida de 900 m com ganho de elevação de 199 m:

https://www.strava.com/activities/474842543/segments/11395286361

Até 2/3 da subida fiz com a segunda mais leve (24/37, coroa/cog do cassete, quase equivalente ao 22/34) e no último terço fiz com 24/42 que equivale 22/38,5.

Quando subia com 2 x 9v (coroas 38-22, cassete 11-34) o sofrimento para completar o terço final da subida era grande pois a mesma apresenta 2 curvas fechadas e muito cascalho solto, é difícil pedalar em pé para dar um alívio nas pernas, só sentado controlando a tração. Sempre chegava com o coração na boca e a respiração ofegante.

Neste caso de controlar a tração, a marcha leve 24/42 é um grande refresco e tornou este último terço tranquilo de completar mesmo no calor que fez hoje.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 04 Mar 2016 as 08:57

Interessante:

http://www.pedal.com.br/forum/pedivela-de-10v-com-grupo-de-11v_topic85809.html


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 16 Mar 2016 as 17:19

Após 3 meses e 2.644 km de uso, foi trocado a corrente Shimano HG600 com quase 0,75% de alongamento.

Estou impressionado com a durabilidade desta corrente pois as correntes HG93 e outros modelos de 9v duraram aproximadamente 2.000 km sob as mesmas condições de uso.


Postado Por: samuelgouvea
Data de Publicação: 16 Mar 2016 as 18:04
gostei de saber sobre a corrente, durabilidade excepcional mesmo!

interessante que a maioria das reservas que eu tenho aos sistemas de 11v (preço e desgaste de corrente) estão caindo aos poucos. provável que quando a minha relação abrir o bico eu migre pra 11v!

uma das reservas que eu ainda tenho é de ordem prática: considerando um cassete 11-42 de 10v, sem problemas de escalonamento, transmissão de 10v com polia guia excêntrica (usando rad cage ou outra solução semelhante), a única vantagem real das 11v é ter os cogs de 17 e 19 ao invés de um 18 (meu caso).

furukawa, obrigado por seguir postando suas experiências aqui no fórum, sempre dá gosto pra caramba ler o que vc escreve!


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meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 16 Mar 2016 as 22:46
Obrigado, samuelgouvea!

Quando comecei neste fórum tirei grandes ideias para melhorar minha finada Caloi TwoNiner 2011. Foi muito bom a iniciativa de vários participantes que mostraram ser possível a troca com sucesso para o quadro Specialized Carve. Segui as ideia e melhorei incrivelmente minha bike.

O que faço é retribuir e compartilhar as mudanças que faço nas minhas 2 bikes pois tem pessoas como você interessadas em também fazê-las.

Valeu!!!


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 21 Out 2016 as 15:29
Depois do problema da corrosão no quadro Specialized Carve 2012 que foi negado pela marca, mudei toda transmissão 2 x 11v para minha segunda bike com quadro Spz Crave 2014.

Ontem testei uma mudança de coroa, saiu a coroa SLX M675 de 38 dentes e instalei uma coroa FSA 36 dentes de 10v. O funcionamento ficou muito bom com o câmbio dianteiro M8025.







Postado Por: Tiago182
Data de Publicação: 21 Out 2016 as 19:46
Furukawa, posso colocar um pedivela xt m8000 (talvez 38-28) + cambio dianteiro 8025 para quebrar o galho e continuar usando com meu 9v(11-34), ou vc acha que a corrente 9v vai atrapalhar??


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 21 Out 2016 as 20:16

Eu não acho bom fazer isso pois as correntes 9v e 11v tem padrões diferentes: HG no 9v que pode ser usado de qualquer lado enquanto que o 11v é HG-X11 com lado único de uso (com a impressão das informações da corrente para o lado de fora).

Além disso, a coroa menor do pedivela XT M8000 é de alumínio e vai gastar rápido com a corrente de 9v.


Postado Por: ftajiri
Data de Publicação: 21 Out 2016 as 20:25
É mais fácil casar os kits ou peças de 10v com os de 11v do que com 9v..os mais próximos de 9 são 8 e 7v


Postado Por: fahering
Data de Publicação: 30 Out 2016 as 20:04
Pessoal, migrei do SRAM 2x10v para o shimano 2x11v, instalando cambio sgs,cog 11-42, cambio xt 11 dianteiro direct mount e corrente 11v xt. Mantive o pedivela que já tinha, o gxp 1000 38-24. As trocas ocorrem normalmente no jogo de coroas dianteiro, de forma não muito diferente do que já ocorria com meu sistema de 10v. Falo isso pois os comentários sobre o XT 11v geralmente acentuam a rapidez e precisão das trocas nas coroas dianteiras. Tenho andado geralmente com o clutch acionado, pois percebo que as marchas trocam mais precisamente nessa situação. Geralmente uso a bike em trilhas e singletrack, por isso penso em adquirir um pedivela slx 11v 36-26, para manter a cadencia nas trocas de coroas e manter uma boa redução para as subidas mais íngremes. Minha bicicleta é uma scott scale 27,5, e acredito que com um pedivela mais compacto o sistema todo funcione melhor.

Sou colega do Furukawa e foi com prazer que pude acompanhar a discussão aqui e ter algum suporte extra para a migração de relação de minha bike. 




Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 30 Out 2016 as 21:22
Valeu, Fabio Hering!

Pode contar sempre comigo para mais ajuda, abraços!


Postado Por: Italouu
Data de Publicação: 31 Out 2016 as 17:09
Boa tarde pessoal,
Estou querendo migrar minha 3x9v pra 2x9. 
Atualmente esta assim:

Pedivela ProWhell Holowtech 22 32 44
Cassete hg50 11-34 9v
corrente shimano hg53 9v
Cambio traseiro Alívio shadow m4000 9v
Cambio dianteiro deore m590 9v
Passador Altus m370 9v 
.
Pretendo fazer um up instalando uma coroa 38 no lugar da 32. (e tirando a 44)
É possível ? Qual coroa eu instalo ?
.
Tambem pensei em trocar esse passador pra um deore m590 9v, mas vou ganhar mais precisao ?
.
Abraço, agradeço desde já.



-------------
Vamos Treinar, ninguém quer ser feio !


Postado Por: VitorMaia
Data de Publicação: 31 Out 2016 as 17:28
Otimo topico aprendi algumas coisas rs 


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 01 Nov 2016 as 01:00
Italouu,

creio que o pedivela seja parecido com este modelo:

http://pro-wheel.com/main/?portfolio=suolo-481-tt" rel="nofollow - http://pro-wheel.com/main/?portfolio=suolo-481-tt

O importante é saber o BCD (circunferência dos parafusos de fixação das coroas) que normalmente é 104/64 mm.

Existe um pouco de diferença no formato dos dentes das coroas 9v e 10v devido a diferença de padrão: HG e HG-X, respectivamente.

É difícil achar coroa 38 para 9v, talvez de certo usar uma de 10v. Só testando para ver se funciona bem e se tem boa durabilidade.

Uma coroa de 36 dentes é mais fácil de achar e é barato, eu usava uma de aço Shimano M532 e atualmente uso uma de alumínio SLX M665.

Tanto a coroa 36 como a 38 é instalada no lugar da coroa 32. A cora 44 sai e vai precisar usar parafusos menores. No caso de usar os mesmos parafusos, precisa usar arruelas bem grossas ou limar elas para diminuir o seu comprimento (mais ou menos 2 mm).

O passador de marcha dianteiro não precisa ser trocado. O câmbio dianteiro vai bloquear automaticamente a terceira coroa que não existe.

Eu aconselho usar um câmbio dianteiro Shimano XT M785 que é próprio para pedivela duplo e é excelente. Acha-se no Mercado Livre com preço a partir de R$ 149 + frete.

A vantagem dos passadores Deore M590 e superiores (SLX, XT e XTR) é que a alavanca para descer marcha pode ser usada com o dedo indicador ou com o polegar (2-way release) como nos passadores da SRAM. Como a linha Deore é superior ao Altus, precisão e durabilidade costumam ser melhores.


Postado Por: ftajiri
Data de Publicação: 01 Nov 2016 as 06:21
Outra vantagem dos trocadores xt - xtr é a ação mais macia (o xtr é melhor ainda por ter mais rolamentos q fica uma manteiga) e ter o multi-releaase que pode descer até duas marchas numa dedada


Postado Por: fahering
Data de Publicação: 26 Nov 2016 as 19:50
Cambio XT 11v desmontado - pouquissima lubrificação



Dia desses fui fazer a manutenção da bike e fui limpar as roldanas. Pelo barulho dos rolamentos imaginei que houvesse pouca graxa neles. Alarmado com essa possibilidade, resolvi conferir a lubrificação dos mancais e do cage e do mecanismo do clutch. Desmontei o cambio e constatei que todas as peças estavam bastante secas. Tenho o câmbio há pouco mais de dois meses e sempre sou muito cuidadoso na limpeza e manutenção, portanto a falta de graxa não é resultante do uso. A lubrificação com graxa é muitas vezes um assunto controverso entre mecânicos e técnicos, entretanto como muitas vezes as peças da relação de marchas estão expostas a vários esforços e condições adversas (muitos mtbikers costumam lavar as bicicletas no posto de gasolina) vale a pena para aqueles que fazem um uso mais fora de estrada e que pegam eventualmente uma chuvinha conferir a lubrificação e o estado geral do cambio. 
Eu não gravei um passo a passo mas tem esse aqui na internet que ajuda a ver sequência de desmontagem e remontagem (https://www.youtube.com/watch?v=wV6W4PKDUrU). Quem for fazer vai precisar de algumas chaves allen, chave de fenda, um desengraxante, pano seco e limpo e uma boa graxa (finish line, parktool ou zefal, que tem no mercado). Deixe uma boa área limpa disponível para dispor as peças. No meu caso, nem tirei o cambio do cabo de aço, apenas soltei ele da presilha do quadro para não precisar recolocar o cabo de volta e acabar danificando ele.
Esse cambio novo 11v é até mais fácil de desmontar que os antigos, pois como ele é mais robusto as peças são maiores e e aceitam manutenção numa boa. 
O meu cambio é o sgs e ele tinha um joguinho no cage quando estava nas engrenagens menores. Isso sumiu com a limpeza, lubrificação e regulagem. 
Bom trabalho pra quem resolver 


Postado Por: fahering
Data de Publicação: 26 Nov 2016 as 19:55
cambio conectado no cabo
Como vcs podem ver, não foi necessário soltar o cambio do cabo para fazer a manutenção!


Postado Por: fahering
Data de Publicação: 26 Nov 2016 as 20:10
coroas 36 26

Há mais ou menos um mês atrás troquei meu pedevela por um slx 11v 36-26. 
Antes eu usava um sram gxp 38-24. A troca de marchas era satisfatória, mas como uso geralmente minha mtb em trilhas ou single-track, com muitas subidas e descidas e com a necessidade de muitas trocas de marchas, resolvi experimentar o pedevela mais compacto. Para o uso que faço atualmente essa configuração é mais útil, inclusive dando mais efeiciência para as trocas entre as coroas dianteiras. 
Tenho estranhado um pouco o fato de usar com mais frequência os pinhoes menores, 15 13 11, o que acontecia muito eventualmente com a coroa 38. 
PAra quem não viu meu post inicial, o conjunto está montado com cambio dianteiro e traseiro, passadores, cassete e corrente 11v xt, apenas o pedevela é slx. Minha mtb é uma 27,5.




Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 26 Nov 2016 as 22:23
Parabéns, Fabio Hering!

Muito bom seu relato!


Postado Por: fahering
Data de Publicação: 27 Nov 2016 as 17:08
Valeu Eduardo! Obrigado pelas suas dicas de sempre!

Aproveito para deixar aqui a referencia das peças é montagem do rd m800 da
http://si.shimano.com/php/download.php?file=pdf/ev/EV-RD-M8000-3859.pdf


Postado Por: Empurra Bike
Data de Publicação: 28 Nov 2016 as 10:22
Eu fiz um up grade na minha carve 2013
Andava com relação 2x10 ( 22/36)

Migrei para o XT 2x11

11,40 /26,36

Trocas precisas mais senti um pouco a diferença ao usar a coroa 26.
Tava chegando mais destruido no final das t6rilhas.
Gosto de pedais longos  com ganho de elevação consideráveis. 
Fiz o pedido da cora de 24t e espero ter um melhor  desempenho.
Assim que fizer o teste faço  as minhas observações afim de contribuir também com algumas informações que possa ser útil a outros.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 28 Nov 2016 as 15:55
Empurra Bike,

Na Spz Carve 2013, as coroas são 36-22 com cassete 11-36:

https://www.specialized.com/us/en/bike-archive/2013/carve/carvecomp/37713" rel="nofollow - https://www.specialized.com/us/en/bike-archive/2013/carve/carvecomp/37713

No 2 x 10v, a marcha mais leve era 22/36 = 0,611

No seu 2 x 11v, a marcha mais leve é 26/40 = 0,650

Quanto MENOR for a relação de marcha (número de dentes da coroa dividido pelo do cassete), MAIS LEVE será a marcha.

Portanto, a marcha da sua antiga relação 20v é mais leve do que a atual 22v.

Com a coroa menor de 24 dentes a sua marcha mais leve ficará 24/40 = 0,600. Desta forma, seu problema estará resolvido.



Postado Por: Empurra Bike
Data de Publicação: 28 Nov 2016 as 17:37
[QUOTE=furukawa]Empurra Bike,

Na Spz Carve 2013, as coroas são 36-22 com cassete 11-36:

https://www.specialized.com/us/en/bike-archive/2013/carve/carvecomp/37713" rel="nofollow - https://www.specialized.com/us/en/bike-archive/2013/carve/carvecomp/37713

No 2 x 10v, a marcha mais leve era 22/36 = 0,611

No seu 2 x 11v, a marcha mais leve é 26/40 = 0,650

Quanto MENOR for a relação de marcha (número de dentes da coroa dividido pelo do cassete), MAIS LEVE será a marcha.

Portanto, a marcha da sua antiga relação 20v é mais leve do que a atual 22v.

Com a coroa menor de 24 dentes a sua marcha mais leve ficará 24/40 = 0,600. Desta forma, seu problema estará resolvido.



Furukawa,

Exatamente isso.
Fiz os cálculos baseado nos conhecimentos de vcs.
Daí vi que ficaria parelho como a 22.
Acho que chegarei mais inteiro.

A 26 vou deixar na reserva


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 28 Nov 2016 as 22:08
Originalmente postado por fahering fahering escreveu:

Valeu Eduardo! Obrigado pelas suas dicas de sempre!

Aproveito para deixar aqui a referencia das peças é montagem do rd m800 da
http://si.shimano.com/php/download.php?file=pdf/ev/EV-RD-M8000-3859.pdf" rel="nofollow - http://si.shimano.com/php/download.php?file=pdf/ev/EV-RD-M8000-3859.pdf


https://www.youtube.com/watch?v=zGdkAE_y_aE" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=zGdkAE_y_aE


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 12 Dez 2016 as 23:07

Em toda transmissão 30v, 27v, 22v, 20v, 18v e 11v, o importante mesmo é manter um bom chainline para que as trocas de marchas funcionem bem.

Busquei na internet e as formas de medição do chainline são confusas ou mesmo ruim. Por isso, fiz um esquema de medição usando paquímetro para saber quanto é esta medida nas minhas transmissões.




Por exemplo, na minha segunda bike (Crave preta) com 2x11v os valores são:
Dt = 70,9 mm
Ts = 35,0 mm
Ec = 10,5 mm (no caso é a largura total das 2 coroas)
chainline = 48,2 mm

Com 1x11v:
Dt = 69,2 mm
Ts = 35,0 mm
Ec = 3,6 mm
chainline = 49,9 mm

Se conferimos as medidas para o pedivela Shimano XT M8000, as especificações do fabricante são 48,8 mm para 2x11v e 50,4 mm para 1x11v.

Na minha próxima manutenção do movimento central vou acrescentar um espaçador de 0,5 mm no lado direito do pedivela para deixar de acordo com o especificado pela Shimano.


Postado Por: Mbomba
Data de Publicação: 17 Dez 2016 as 08:34
Bom dia galera ,estou fazendo uma migração de 2x10 para 1x11, gostaria de saber se meu cambio traseiro xt m781 da certo para passar o k7 11x42 de 11v ,desde ja meh muito obrigado


Postado Por: ftajiri
Data de Publicação: 17 Dez 2016 as 10:47
melhor pegar o kit completo de 11v.. esse xt primeiro q é de 10v, segundo que não tem trava...como o 2x11 usa a corrente mais longa, ele precisa de mais sustentação, q se sem a trava pode comprometer o cambio a curto prazo 


Postado Por: Mbomba
Data de Publicação: 17 Dez 2016 as 11:05
Entendi muito obrigado pela ajuda,vou da uma pesquisada se compensa comprar o kit ou peças separada


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 18 Dez 2016 as 21:48
excelente link sobre transmissão por corrente para explicar o efeito poligonal, ou seja, quantidade mínima de dentes para um cassete:

https://www.cerello.ind.br/engrenagem.php" rel="nofollow - https://www.cerello.ind.br/engrenagem.php

Valeu Marcelook32 pela citação desta importante matéria!


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 07 Mai 2018 as 16:01
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

excelente link sobre transmissão por corrente para explicar o efeito poligonal, ou seja, quantidade mínima de dentes para um cassete:

https://www.cerello.ind.br/engrenagem.php" rel="nofollow - https://www.cerello.ind.br/engrenagem.php

Valeu Marcelook32 pela citação desta importante matéria!



Para facilitar a leitura acima ou caso o site seja apagado/modificado, vou postar aqui o assunto:


Número mínimo de dentes:

Existem quatro importantes vantagens em uma transmissão por corrente que derivam diretamente do número de dentes da engrenagem menor. Estas vantagens são: o fluxo suave e uniforme de potência, ausência de ruídos na operação, alta eficiência e longa durabilidade. O motivo para que estas dependências ocorram é o fato de a corrente formar um polígono sobre a engrenagem. Desta forma, quando a velocidade da engrenagem for constante, a velocidade da corrente (devido a sua configuração de múltiplos lados, representados pelos passos da corrente, em sua trajetória ao redor dos dentes da engrenagem) fica sujeita a uma variação cíclica regular. Esta variação cíclica se torna menos visível quando a trajetória da corrente aproxima-se o mais perto possível de círculo verdadeiro, e por isso, torna-se desprezível para a maioria de aplicações em que, o nº de dentes da engrenagem exceda a 19. Os efeitos desta variação cíclicos são mais bem demonstrados no caso de uma engrenagem com nº absolutamente mínimo de dentes, ou seja, 03. Neste caso para cada volta da engrenagem, a corrente fica submetida a um ciclo trifásico, combinando cada fase com o engrenamento de um único dente. Assim que o dente engrena, para cada 1/6 da rotação, a distância efetiva (ou raio de acionamento) do centro da engrenagem a corrente é gradualmente dobrada; para a restante sexta parte de rotação, ela retorna para sua posição original. Desta forma, como a velocidade linear da corrente relaciona-se diretamente com o raio efetivo da transmissão da engrenagem, a velocidade da corrente flutua em 50% por seis vezes durante cada rotação da engrenagem.






Gráfico de transmissão

Conforme indica o gráfico, a porcentagem de variação da velocidade cíclica diminui rapidamente, conforme se adicionam mais dentes. Portanto, com uma engrenagem de 19 dentes, esta variação de velocidade cíclica é desprezível. Por conseguinte, recomendamos que as engrenagens utilizadas em aplicações normais de transmissão, funcionando desde velocidade médias até máximas, não tenham menos do que 19 dentes.






Além da variação cíclica, existem também fatores adicionais que afetam transmissões com números pequenos de dentes na engrenagem menor. Ao diminuir o número de dentes, o engrenamento se torna mais duro e a potência se dissipa entre o impacto e a fricção; surge uma vibração do lance suspenso da corrente por auto-excitação, e a vida útil da corrente se reduz drasticamente com o ângulo de articulação da junção. Existem, entretanto, aplicações onde a economia de espaço é necessidade vital de projeto, e as condições de velocidade/potência são tão conservadoras que as desvantagens do número limitado de dentes (ou seja, abaixo de 17) permanecem discretas para que uma transmissão compacta e satisfatória seja possível, como por exemplo, máquinas de oficina, transmissões operadas a mão, mecanismos, etc.
As condições limites com carga permanente, para utilizar um número pequeno de dentes são como segue:



Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 17 Mai 2018 as 23:11

Na quarta corrente nova, o cassete Shimano XT M8000 11-42 ficou ruim de usar no cog 11, a corrente pula demais se forçar! O cassete está com aproximadamente 5.000 km

Hoje instalei o cassete Sunrace MX8 11-42:





Testei num pedal em grupo e a subida para os 3 maiores cogs está ruim com a corrente Shimano HG701 de 260 km usados que até então funcionava perfeitamente no cassete XT M8000, com exceção do cog 11! Incomodou bastante nas subidas em que precisa usar os cogs 32, 36 e 42.

Comprei uma corrente nova KMC X11.93 para poder usar bem no novo cassete Sunrace MX8 11-42.


Postado Por: misera
Data de Publicação: 17 Mai 2018 as 23:17
5mil e 4 correntes ? Preju ein...
E o desgaste da coroa como está nesse tempo ?


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 17 Mai 2018 as 23:32
Originalmente postado por misera misera escreveu:

5mil e 4 correntes ? Preju ein...
E o desgaste da coroa como está nesse tempo ?


Conversei com outras pessoas que também usam o cassete XT M8000 e realmente dura pouco mesmo, infelizmente!

Foi por isso que resolvi testar o cassete Sunrace MX8 11-42 que por sinal é mais barato mas não é tão bem feito e preciso como o Shimano XT M8000.

Até pouco tempo atrás usava coroa 36 FSA de 10v mas troquei por um Shimano M617 de 36 10v que ficou perfeito! A coroa FSA deixava um vão grande com a coroinha 24 e várias vezes a corrente enroscava no meio, com a coroa 36 M617 acabou este problema!


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 18 Mai 2018 as 02:01
Putz. Lendo e aprendendo. Estava cogitando usar um cassete Shimano M8000 quando o meu Sunrace acabar, mas depois de ler aqui, vou considerar um Sram NX 11-42.
Furukawa, o Sunrace que tenho veio com os cogs avulsos empenados (os dois menores) e as marchas não entravam direito além de fazer aqueles tec tec de câmbio mal regulado. Removi os cogs menores e reaproveitei do meu velho HG50. Não pula nenhum dente mesmo com a corrente com quase 2500km (é uma HG95 - uso 1x10) mas reconheço que algumas marchas demoram mais para mudar no cassete Sunrace do que no meu antigo HG50.


-------------
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: ftajiri
Data de Publicação: 18 Mai 2018 as 07:34
abandonei as correntes shimano de 11v.. duram nada e caem da coroa narrow ao menor desgaste.. 

uso corrente sram da mais basica e tem aguentado melhor q a shimano.. 


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 18 Mai 2018 as 13:13

Para se ter noção de como fica ruim a combinação de um cassete novo Sunrace com corrente Shimano, fiz o seguinte vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jrdqyVHdm3Q


Para resolver o problema, misturei as partes boas do cassete velho Shimano XT M8000 (os 6 maiores cogs agrupados em 2 blocos) com os 5 menores cogs do cassete novo Sunrace MX8 11-42. Ficou bom conforme o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=MMSFgYBZAzE


A foto da combinação é:



Postado Por: ftajiri
Data de Publicação: 18 Mai 2018 as 13:34
se a salada resolveu o problema.. ta bão ue.. kkkk 

mas corrente shimano nunca mais 


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 17 Set 2018 as 15:30

Esse assunto foge do tópico mas vou usar para divulgar um novo upgrade para 1x11v da minha transmissão.

Comprei cassete Sunrace MX80 11-50, corrente KMC X11.93 116 links, e alongador de gancheira Gantech (link abaixo). Já tinha comprado antes uma coroa 34 NW Nottable.

https://www.gantechgancheiras.com.br/a005---prolongador-11v-para-cambios-xt---xtr~373~4~7~componentes~gantech---nacional

Ficou muito bom a transmissão com o alongador de gancheira Gantech (ele substitui a peça original do câmbio XT M8000, assim ele não abaixa ainda mais o cage que fica a menos de 15 cm do chão).

O incrível é que agora a corrente não cai mais do cog 50 ao girar para trás!










Postado Por: dagspina
Data de Publicação: 18 Set 2018 as 14:22
Furukawa,

Estou inclinado a fazer o upgrade também, mas ainda reluto em fazer pois meu cambio é o XT M8000 GS, já estou a corrente, a coroa de 32 notablle, porém falta o alongador de gancheira e o cassete sunrace.

Já vi algumas pessoas que fizeram e não precisaram do alongador, será que é possível e ainda ter precisão na passagem de marchas nos cog menores.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 18 Set 2018 as 16:59

No meu caso, fui obrigado a usar alongador de gancheira sim, eu tentei regular o câmbio sem ele e simplesmente era um caos, funcionamento totalmente irregular, muito ruim. A descida da corrente era um desastre!

A Trek Superfly tem chainstay de 435 mm e uso coroa 34, meu câmbio é cage longo SGS e pelas fotos dá para notar que com cage médio a corrente abraçaria um pouco mais o cog 11.

No seu caso, com coroa 32 talvez nem precise usar todos os 116 links da corrente. Tem que ver como fica o sistema todo montado na sua bike.

Meses atrás montei para um amigo o mesmo cassete e corrente numa bike GT full suspension com coroa 32 NW com câmbio XT M8000 cage médio GS sem problema.

Então pode ficar tranquilo que dá certo. Monte a transmissão com o câmbio XT M8000 GS, corrente KMC nova e o cassete Sunrace. Tente regular o câmbio para ter a exata noção do funcionamento. Se estiver OK, então fica por aí.

Mas, se seu conjunto não funcionar bem e tiver problema na subida ou na descida da corrente no cassete, não perca tempo, leve numa loja que tenha alongador de gancheira e teste com ele na loja. Se funcionar bem, então compre ela. Foi exatamente assim que eu fiz.


Postado Por: SrSky
Data de Publicação: 18 Set 2018 as 21:31
To usando um cassete XT 11-46 com coroa 34 tem, não to muito satisfeito com as trocas de marcha, acho que isso esta ligado com a regulagem do b-tension, o angulo do cambio esta muito aberto, achei interessante esse seu alongador de gancheira, aparentemente seu cambio esta trabalhando mais fechado em um cassete 11-50 que o meu em um 11-46. 


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 18 Set 2018 as 22:39

Quando se aperta muito o parafuso B-tension para jogar o câmbio para trás, prejudica muito o funcionamento dele.

Com este alongador de gancheira na horizontal, a corrente envolve bem o cog 11 e deixa a roldana guia bem próximo do cassete em todos os cogs, só senti um problema, para subir 3 ou 4 marchas de uma vez, principalmente os maiores cogs, a roldana guia não segue direito a rampa do cassete e faz um barulhão nessa mudança repentina. Então para subir, é importante subir um a um que é mais seguro.

Fora este pequeno problema de subir 3 ou 4 marchas de uma vez, esta solução de alongar o ponto de articulação de câmbio é impressionante. Ao girar a roda para trás no cog 50, a corrente não cai mais! No câmbio original, o cassete 11-42 faz a corrente cair fácil do cog 42.

Acho que mesmo usando um cassete 11-46, o alongador vai evitar o aperto em excesso do B-tension e assim melhorar as trocas de marchas.


Postado Por: dagspina
Data de Publicação: 19 Set 2018 as 02:01
Obrigado Furukawa pela resposta.

Hoje eu uso 2x11, mas quando comprei essa relação ela era 1x11 e usei durante um tempo 11v, com cassete 11/46 e eu tive problemas da corrente cair do cog 46 ao girar para trás a corrente e não havia o que pudesse mais ser feito, pois a coroa já estava bem próxima do chainstay faltando muito pouco para raspar, não precisei usar alongador de gancheira.

Estou quase comprando o cassete 11/50 para voltar ao 1x11...


Update: comprei o cassete, falta agora o prolongador de
gancheira, de qualquerr forma vou deixar no jeito o prolongador, se eu não usar eu vendo depois.

Furukawa,

Esse prolongador de gancheira da gantech é específico para o câmbio XT e o xtr?
O que muda exatamente para os outros prolongadores?


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 19 Set 2018 as 21:46

Para se ter noção exata do antes e depois, fiz vídeos.

O primeiro é com o câmbio XT M8000 SGS original, o funcionamento é ruim demais, impossível de se pedalar em condições reais:

https://www.youtube.com/watch?v=ygVJrtLQ2_0&t=21s" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=ygVJrtLQ2_0&t=21s



O segundo vídeo é com prolongador no mesmo câmbio XT M8000 SGS, funcionamento muito bom. Um fato importante é a corrente não cair do cog 50 ao girar para trás. Entretanto tem um problema, ao subir de uma vez 3 marchas, a roldana guia muito junto ao cassete não consegue acompanhar a rampa dele e "pipoca".

https://www.youtube.com/watch?v=TUz0T9IEj2U&t=5s" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=TUz0T9IEj2U&t=5s




Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 19 Set 2018 as 21:56
Originalmente postado por dagspina dagspina escreveu:

Obrigado Furukawa pela resposta.

Hoje eu uso 2x11, mas quando comprei essa relação ela era 1x11 e usei durante um tempo 11v, com cassete 11/46 e eu tive problemas da corrente cair do cog 46 ao girar para trás a corrente e não havia o que pudesse mais ser feito, pois a coroa já estava bem próxima do chainstay faltando muito pouco para raspar, não precisei usar alongador de gancheira.

Estou quase comprando o cassete 11/50 para voltar ao 1x11...


Update: comprei o cassete, falta agora o prolongador de
gancheira, de qualquerr forma vou deixar no jeito o prolongador, se eu não usar eu vendo depois.

Furukawa,

Esse prolongador de gancheira da gantech é específico para o câmbio XT e o xtr?
O que muda exatamente para os outros prolongadores?


Sim, usei o prolongador Gantech específico para XT/XTR 11v

https://www.gantechgancheiras.com.br/a005---prolongador-11v-para-cambios-xt---xtr~373~4~7~componentes~gantech---nacional" rel="nofollow - https://www.gantechgancheiras.com.br/a005---prolongador-11v-para-cambios-xt---xtr~373~4~7~componentes~gantech---nacional


Aparentemente os outros prolongadores funcionam em tamanho e posições diferentes:

https://www.gantechgancheiras.com.br/4_gantech---nacional_componentes_7



Postado Por: jklaser
Data de Publicação: 20 Set 2018 as 06:45
Alguém já viu ou encontrou um prolongador destes mais específico para os câmbios XT no Aliexpress ??

-------------
http://app.strava.com/athletes/1173127" rel="nofollow - Strava


Postado Por: dagspina
Data de Publicação: 20 Set 2018 as 15:51
Originalmente postado por jklaser jklaser escreveu:

Alguém já viu ou encontrou um prolongador destes mais específico para os câmbios XT no Aliexpress ??


Ontem eu procurei o prolongador mas não achei, eu estava pensando em comprar o cassete sunrace e o prolongador no aliexpress, mas a diferença de preço era pequena, acabei que por comprar no BR mesmo, o prolongador comprei igual a esse do furukawa, mas achei   o mesmo em outra loja, na gantech acabou.


Postado Por: HardWell
Data de Publicação: 30 Set 2019 as 09:25
estou tendo um problema quanto ao alinhamento!

1x11, sendo 34t - 11-46

Vou tirar um tempo e medir, talvez ajustar o calco do centro para o outro lado, assim favorece a alta e cruza mais na baixa, mas se resolver a queda ao girar para traz, ta otimo!


Postado Por: HardWell
Data de Publicação: 30 Set 2019 as 09:27
Errei o post, ignorem! ;D


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 12 Ago 2020 as 08:15

Quando foi lançado a linha Deore M6100, M5100 e M4100 no começo de maio de 2020, fiquei animado com o cassete M5100 11-51 com seu escalonamento de marchas: 11-13-15-18-21-24-28-33-39-45-51.

Chegou no mercado mas com preço alto devido à crise mundial do vírus Covid-19 e
a alta do dólar. Nas lojas locais o preço cobrado é acima de R$ 890, um absurdo mas, felizmente, achei no ML por R$ 683 e comprei.




Na minha Trek Superfly uso 1x11 desde setembro de 2018 com o cassete Sunrace MX80 cujo escalonamento é 11-13-15-18-21-24-28-32-36-42-50. Vai ser interessante comparar o escalonamento Sunrace x Shimano sendo este último com menores gaps e com aparente melhor construção e qualidade que deve resultar em melhor funcionamento.

Vou montar hoje mesmo para conferir e postarei mais informações.

Valeu!


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 12 Ago 2020 as 22:46

Com o cassete Sunrace MX80 11-50 com corrente KMC X11 118 elos e coroa 36 NW, a transmissão fica assim:




Montei agora a noite o cassete Shimano M5100 11-51 com a mesma corrente e coroa mas tive que fazer um leve recuo apertando o parafuso B-tension:


Na bancada senti um funcionamento melhor (no Sunrace dá umas falhas na subida da corrente em um dos cogs intermediários). Fiz um vídeo rápido para mostrar seu funcionamento:

https://youtu.be/7RTu8NYT-K4


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 24 Jun 2021 as 18:32

Depois de 12.640 km no cassete Sunrace MX80 11-50, instalei o novo cassete Deore M5100 11-51 e tive que trocar o câmbio traseiro XT M8000 com goat link Gantech por não funcionar direito, instalei um novo câmbio M5100.

Instalei também uma nova corrente KMC X11 118 links que ficou por 1 link mais curta (a recomendação é deixar 4 links a mais; nessa corrente ficou com 3) na coroa 36 NW. Eu sei que tem corrente Shimano 11v de 138 links...

O funcionamento ficou ótimo:

https://youtu.be/bvb4FEqYOf0







Postado Por: l.gustavo
Data de Publicação: 24 Jun 2021 as 22:38
Furukawa, primeiramente gostaria de parabenizar e lhes agradecer por manter esse tópico vivo e atualizado por tanto tempo!

Ficam algumas dúvidas:

Vc mencionou que esse último cassete rodou 12.640 Km, vc tbm se lembra do seu uso de correntes? Quantas e quais foram se trocou durante esse período.
Depois de tanto tempo, tem alguma consideração especial sobre o uso da relação 1 x 12?
Eu fiz hoje a instalação na bike da minha namorada (bike que eu tenho usado mais do que ela). Mas ainda não deu nem tempo de testar efetivamente.
Abc!


Postado Por: l.gustavo
Data de Publicação: 24 Jun 2021 as 22:40
Fiz uma leve confusão aqui..
Sua relação é 1x12. Mas q minha pergunta foi mais no sentido da coroa única com K7 11-50.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 25 Jun 2021 as 09:14
Originalmente postado por l.gustavo l.gustavo escreveu:


Vc mencionou que esse último cassete rodou 12.640 Km, vc tbm se lembra do seu uso de correntes? Quantas e quais foram se trocou durante esse período.
Depois de tanto tempo, tem alguma consideração especial sobre o uso da relação 1 x 12?
Abc!


Obrigado pela menção!

Minha transmissão é 1x11, desculpe pela falta de clareza na minha citação.

No cassete Sunrace MX80 11-50, eu usei somente 2 (duas) correntes KMC X11, a primeira durou 5.255 km e a segunda, 7.385 km. Uso lubrificante Squirt e a bike é usada exclusivamente para uso urbano em meus treinos. Tenho outra bike para trilha com 2x11.

Ontem dei um primeiro pedal para testar e gostei muito do escalonamento de marchas do cassete M5100. Fiz uma tabela abaixo para comparar o escalonamento de marchas de ambos os cassetes:



A montagem e regulagem do cassete e câmbio M5100 foi fácil e gostei bastante do funcionamento.

Com relação à 12v, minha opinião é que só vale a pena se for para usar com cog de 10, tipo um cassete 10-50 ou 10-51. Vejo muitas bikes com transmissão 12v mas com cog menor de 11 e nesse caso não tem vantagem em termos de range (variação da maior marcha para a menor) e exige o uso de um núcleo de roda específico para esse cog de 10: xD ou MicroSpline.



Postado Por: l.gustavo
Data de Publicação: 25 Jun 2021 as 12:29
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Originalmente postado por l.gustavo l.gustavo escreveu:


Vc mencionou que esse último cassete rodou 12.640 Km, vc tbm se lembra do seu uso de correntes? Quantas e quais foram se trocou durante esse período.
Depois de tanto tempo, tem alguma consideração especial sobre o uso da relação 1 x 12?
Abc!

Minha transmissão é 1x11, desculpe pela falta de clareza na minha citação.

Digitei errado, voltei para corrigir e digitei errado novamente, e então desisti! rs

Eu parti do 3X9, só foi viável ir para o 1X12 pq no caso da Sram, tem a opção de usar o mesmo freehub. Se não fosse o caso, realmente seria algo proibitivo.

O nosso uso aqui tbm vai ser muito urbano, então vou criar aqui a expectativa de uma longa duração do conjunto tbm. 




Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 04 Fev 2022 as 19:47

Em junho de 2021 troquei uma corrente KMC X11 da minha bike Trek com 1x11 depois de 7.385 km (controlo pelo Strava). Uma anterior tinha durado 5.255 km. Em ambos os casos, a corrente chegou nos 0,5% de alongamento medido com a ferramenta Park Tool CC 3.2

Em novembro de 2021 troquei outra KMC X11 e que durou somente 2.356 km. Hoje vou trocar outra que durou somente 2.027 km.

Daí fiquei atento e descobri que essas 2 últimas correntes eram falsas e por isso duraram pouco.

A lubrificação é com Squirt e tenho sido rigoroso com a limpeza da transmissão.

Hoje chegou uma nova e que fiz uma busca atenta aos detalhes das fotos do produto antes de comprar. Consegui comprar no ML uma original e pelas fotos dá para ver a diferença entre uma original e uma falsa:



Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 09 Fev 2022 as 16:29

Outra acontecimento que percebi é a falha no cassete M5100 11-51 que apresenta folga nos 3 maiores cogs e que são presos em 6 pontos na aranha de alumínio do cassete.

Esta folga está relatado em vários vídeos do Youtube e no ReclameAqui. É ou foi uma falha de fabricação que a própria Shimano admite. Na loja oficial da Shimano do ML fiz esse questionamente e eles disseram que resolveram.

Peguei uma ideia de um canal do Youtube onde se propunha eliminar a folga com algodão preenchendo o vão entre a aranha de alumínio e o cog 39 e depois endurecer o algodão com supercola. Fiz uma modificação: calcei um lado dessa folga com uma chapa de 0,3 mm dobrada para aumentar sua espessura em 0,6 mm e fiz uma cordinha de algodão passando por ela e entrando no resto do vão. Apliquei supercola no algodão para fixar ela no vão. Essa cordinha de algodão é para evitar que a chapa de 0,6 mm caia do seu local.



Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 14 Jan 2023 as 12:04

O cassete Shimano M5100 11-51 de 11 velocidades está com 11.000 km e continua a funcionar bem mesmo com uma corrente nova KMC X11 instalada semana passada. As correntes anteriores foram substituídas ao chegar 0,5% de alongamento no gabarito ParkTool CC3.2.

Vale destacar que uma corrente ORIGINAL (ver diferença na foto publicada anteriormente neste tópico) KMC X11 de 118 links combinada com uma coroa 36 NW durou mais de 5.000 km até chegar ao 0,5% de alongamento.

Eu estava incomodado com o peso do cassete Shimano M5100 e seu funcionamento é Ok mas não tão bom quanto um XT M8000 11-42 que funcionava igual um relógio. Então resolvi comprar um ZTTO SLR 11-52 11v pois um amigo meu comprou e gostou.



Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 14 Jan 2023 as 15:51

A regulagem do câmbio M5100 para funcionar no cassete ZTTO SLR 11-52 foi um pouco complicado.

Tive que aproximar a roldana guia bem próxima ao cog 52 no parafuso b-tension. No cassete anterior, Shimano M5100 11-51, usava a marcação do cage e assim a roldana guia ficava mais afastada do cog 51.

Foi necessário aproximar a roldana guia do cog 52 para que a corrente descesse para os 3 cogs menores (bloco de alumínio usinado). Nos cogs de aço não havia problema!!! A subida da corrente ocorre de forma legal em qualquer condição.

Com a roldana guia bem próxima aos cogs, as subidas de marcha devem ser feitas uma a uma, infelizmente isso é necessário. Esse é um inconveniente a se conviver para usar esse cassete.


Postado Por: hug0.dts
Data de Publicação: 14 Jan 2023 as 16:14
 Acredito  que se você colocar roldanas ligeiramente maiores isso aí se resolverá.

https://shp.ee/vrngi5i" rel="nofollow - https://shp.ee/vrngi5i

Precisará adicionar um par de elos na corrente mas não é um problema.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 14 Jan 2023 as 16:30

Já vi um caso semelhante no Youtube onde se recomendou a aproximação da roldana guia ao maior cog do cassete:

https://www.youtube.com/watch?v=Sm7jUv4LQO8" rel="nofollow - https://www.youtube.com/watch?v=Sm7jUv4LQO8

No tempo de 8:04 do vídeo, é comentado essa questão.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 17 Jan 2023 as 13:59

Hoje modifiquei o comprimento de corrente da corrente KMC X11, de 118 foi para 116 elos. Tinha testado antes com uma antiga já gasta e achei que ficaria melhor mas infelizmente o funcionamento piorou a ponto de eu desistir de usar nessa bike.

Vou testar na outra bike que tem câmbio traseiro XT M8000 com prolongador de gancheira.

Infelizmente isso acontece.






Postado Por: GabrielSL329
Data de Publicação: 17 Jan 2023 as 14:17
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Hoje modifiquei o comprimento de corrente da corrente KMC X11, de 118 foi para 116 elos. Tinha testado antes com uma antiga já gasta e achei que ficaria melhor mas infelizmente o funcionamento piorou a ponto de eu desistir de usar nessa bike.

Vou testar na outra bike que tem câmbio traseiro XT M8000 com prolongador de gancheira.

Infelizmente isso acontece.





E aumentar para 120 elos? não rolaria?


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Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 17 Jan 2023 as 14:58

Não! Com 118 estava comprido o suficiente e, pela foto que postei antes da corrente no cog 52, dá para notar que o cage está quase na vertical.

Quando estava com 118 elos, dava para soltar o parafuso b-tension e assim deixar a roldana guia bem próxima do cog 52. Isso "quebrava o galho" na troca de marcha pois foi o recurso que tive que usar para funcionar.

Com 116 elos, o parafuso b-tension não atua mais, com o parafuso totalmente recuado, ele está fora de contato com o batente da gancheira.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 18 Jan 2023 as 19:03

Para vocês entenderem o problema, fiz um vídeo com o cassete ZTTO 11-52 SLR2 e como ele funciona:

https://youtu.be/uAo20-ZWMyQ" rel="nofollow - https://youtu.be/uAo20-ZWMyQ



Postado Por: misera
Data de Publicação: 18 Jan 2023 as 19:40
Imagino que vc já conferiu o alinhamento da gancheira mais não custa perguntar.

Sei que vc é experiente aqui no fórum mais a gente sabe que 11v é mais sensível com gancheira empenada e 12 é mais que 11 , por ser apenas 1 ponto do cassete que tá com problema e o resto tá normal eu diria que isso é a primeira coisa a conferir.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 18 Jan 2023 as 21:39

Nessa bike (Trek Superfly 6 de 2017), usei o cassete Shimano M5100 por 11.000 km sem problemas.

Testei depois na Spz Crave 2014 que tem câmbio traseiro M8000 SGS com prolongador de gancheira que funciona muito bem com um cassete Sunrace 11-50. Com o cassete ZTTO, tive muito problema de mudar do cog 11 para o 13 pois a distância da roldana guia é grande (no câmbio M5100 fica bem próximo). Nos cogs maiores, funcionou bem pois a roldana guia fica bem próxima aos cogs grandes.

Eu uso a espátula de limpeza da Pro para conferir a distância entre os cogs:



Notei que as distâncias entre os cogs do cassete ZTTO é bem irregular, os do cassete Shimano M5100 são bons.



Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 18 Jan 2023 as 22:31

Hoje a tarde abri uma disputa no Aliexpress solicitando estorno integral do pagamento feito do produto.

Fiz o vídeo acima para ajudar no processo de disputa. Espero conseguir.



Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 19 Jan 2023 as 13:28




Até este momento, o processo de devolução e estorno do pagamento foram aceitos. No aguardo do código de devolução (pago por eles) para envio.


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 07 Mar 2023 as 09:58

Hoje, finalmente, o processo de reembolso da compra foi finalizado pelo Aliexpress.



Postado Por: BrunoRHCP
Data de Publicação: 07 Mar 2023 as 12:25
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Hoje a tarde abri uma disputa no Aliexpress solicitando estorno integral do pagamento feito do produto.

Fiz o vídeo acima para ajudar no processo de disputa. Espero conseguir.

Estorno do K7 ZTTO?
Não conseguiu alinhar com seu câmbio de 11v?
Tenho um colega q usa o de 12v com a corrente deles mesmo, não troca nada, usa até acabar tudo e troca o conjunto todo K7 + corrente, acho q falou algo em torno de 8k a 10k Km.


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https://www.strava.com/athletes/605290


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 07 Mar 2023 as 15:51

Testei esse cassete ZTTO na minha outra bike com câmbio XT M8000 que funciona perfeitamente com cassete Sunrace 11-50 e também não funcionou direito.

O problema que vi nesse cassete ultraleve é o espaçamento entre os cogs, os maiores de alumínio são muito próximos e o há um grande entre os cogs 11 e 13. Por isso que não consegui regular o câmbio traseiro Deore M5100 e XT M8000 com esse cassete. Fiz o processo de devolução e reembolso na semana seguinte.



Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 10 Mar 2023 as 21:14

Na busca de um cassete mais leve, achei o novo Sunrace MX80 11-51 com o mesmo escalonamento do Shimano M5100 mas com peso menor, 519 g. Comprei um na Bikeinn e ele é assim:



Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 31 Mar 2023 as 13:02

Chegou o cassete Sunrace MX80 11-51







Postado Por: Gustavoct
Data de Publicação: 31 Mar 2023 as 15:14
Tenho um desse num grupo SLX, funcionando perfeitamente ! 



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Att.
Gustavo


Postado Por: furukawa
Data de Publicação: 31 Mar 2023 as 21:06

Fiz uma montagem rápida para conferir se o cassete Sunrace funciona bem. Os espaçamentos entre os cogs são bons e a achei a qualidade de construção melhor do que o antigo MX80 11-50 que tenho na outra bike.

Voltei a montar o cassete M5100 pois quero ver até onde ele aguenta com uma corrente nova sem girar em falso no cog 11.




Postado Por: LeoSilva
Data de Publicação: 02 Abr 2023 as 04:57
Foi taxado?



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