Imprimir Página | Fechar Janela

Pedivela 9V em 10V?

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=84450
Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 05:39
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Pedivela 9V em 10V?
Postado Por: paulorl
Assunto: Pedivela 9V em 10V?
Data de Publicação: 03 Nov 2015 as 15:46
Olá pessoal, tudo bem?

Estou de olho em uma bicicleta onde o dono fez um upgrade dela nova, na própria bicicletaria. Ela era 27V e ele passou para 30V, trocou os shifters, cambio traseiro, cubo... Porém manteve o pedivela, modelo m430. Este pedivela é para 9V, funciona normalmente em 10V?? O estranho é que a bike está redondinha, andando bem, não enrosca nada, mudanças de marcha ok....

Alguém tem alguma dica, isso é gambiarra, ou funciona mas ninguém conta pra poder vender os de 10v...??

[]s!



Respostas:
Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 03 Nov 2015 as 21:30
Pelo que eu saiba, não influencia em nada o pedivela ser de 2 ou 3 velocidades. Não tem nada a ver com o número de catracas do cassete.


-------------
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: paulorl
Data de Publicação: 03 Nov 2015 as 22:45
Desculpa, acho que me expressei mal. A bike que estou em vista era 27v, foi feito upgrade na loja, quando nova para 30v. Porém não foram trocadas todas as peças. O conjunto está assim:

trocadores deore 3x10
k7 deore 10v
corrente slx 10v
cambio traseiro xt 10v
pedivela m430 alivio 9v
cambio dianteiro alivio 9v

Minha preocupação são com os dois últimos itens, que são específicos para 9V. A bike troca normalmente de marcha, dá pra manter assim ou não? Já ouvi dizerem que os pedivelas 9v e 10v tem a mesma medida, também já ouvi dizerem que quando a corrente chega perto de cruzar, nesta configuração, ela força mais e desgasta mais rápido. Não sei o que é verdade ou não, já ouvi falarem que tem bastante gente que usa esse tipo de configuração, componentes 10v atras e 9v na frente. Mas tudo que ouvi foram comentários isolados, não me deram uma firmeza...

Se alguém puder opinar com dados concretos ficarei grato, assim poderei avaliar se vale a pena deixar assim ou se seria ideal comprar a bike e também as peças dianteiras para trocar!

Valeu, abraços! Thumbs Up


Postado Por: Pepebike
Data de Publicação: 03 Nov 2015 as 22:56
Até onde sei a Shimano não recomenda a montagem de um pedivela previsto para 9v em um conjunto 10v.
O problema seria que a corrente de 10v, mais fina e com tecnologia distinta, não possui compatibilidade técnica com o pedivela de 9v. 
 
Isso é o que diz o manual técnico da Shimano no capítulo "Compatibilidade", entre as páginas 218 e 230.
Com certeza sempre vai aparecer alguém que dirá algo como: "Conheço um amigo que usa assim e nunca deu problema"... Confused

Vc pode consultar o Manual Técnico da Shimano aqui:
http://issuu.com/shimanobrasil/docs/catalogo_shimano_2015" rel="nofollow - http://issuu.com/shimanobrasil/docs/catalogo_shimano_2015

Em tempo: segundo as mesmas recomendações da Shimano o câmbio dianteiro de 9v também não apresenta compatibilidade com a corrente de 10v.




-------------
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”


Postado Por: 43679
Data de Publicação: 04 Nov 2015 as 01:00

Tbm partindo do q li aqui em outros topico.
Parece que é pra vender um grupo fechado,mas 100% so fica mesmo de mesma familia.Agora,pode fica 90%.
OU trocando em miudos,problema nao vai dar nao mais q nao daria com o pedevela 10v.Dizem por ai q corrente 10v ja nao dura muito mesmo.E provavelmente durara menos ainda roçando nas coroa mais grossa(parece forro ponta de faca,roçando nas coroas...)
Mesma medida deve ter,mas se a corrente é mais fina,a coroa tbm
Tem varios topicos aqui,falando sobre o tal chain stuq(stuk,stuque,sei la)da corrente e coroa incompativeis.Na estrada,uma maravilha.
Ou seja,se por a prova mesmo,botar pra fu,vera os erros.Agora rodando normal,estradinhas...


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 04 Nov 2015 as 02:24
Originalmente postado por paulorl paulorl escreveu:

Desculpa, acho que me expressei mal. A bike que estou em vista era 27v, foi feito upgrade na loja, quando nova para 30v. Porém não foram trocadas todas as peças. O conjunto está assim:

trocadores deore 3x10
k7 deore 10v
corrente slx 10v
cambio traseiro xt 10v
pedivela m430 alivio 9v
cambio dianteiro alivio 9v

Minha preocupação são com os dois últimos itens, que são específicos para 9V. A bike troca normalmente de marcha, dá pra manter assim ou não? Já ouvi dizerem que os pedivelas 9v e 10v tem a mesma medida, também já ouvi dizerem que quando a corrente chega perto de cruzar, nesta configuração, ela força mais e desgasta mais rápido. Não sei o que é verdade ou não, já ouvi falarem que tem bastante gente que usa esse tipo de configuração, componentes 10v atras e 9v na frente. Mas tudo que ouvi foram comentários isolados, não me deram uma firmeza...

Se alguém puder opinar com dados concretos ficarei grato, assim poderei avaliar se vale a pena deixar assim ou se seria ideal comprar a bike e também as peças dianteiras para trocar!

Valeu, abraços! Thumbs Up


Também posso ter prestado pouca atenção na hora, mas agora olhando direito me lembrei de umas coisas: corrente 10v é mais fina, mas o pedivela que está nela é para 9v e as coroas podem provocar desgaste desigual na corrente porque foram feitos para corrente 9v... e o câmbio dianteiro 9v deve ter(suponho eu) aquele suporte desviador da corrente com uma largura menor. Usando ele no cassete de 10v pode ser que a corrente fique raspando nas marchas mais altas ou baixas.

O colega Pepe no entando mostrou uma recomendação técnica da Shimano e portanto essa deve ser respeitada em primeiro lugar.


-------------
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: rmfs66
Data de Publicação: 04 Nov 2015 as 08:05
100% compatível, pode usar sem problema algum pedivela feito para 9v com transmissão de 10v.
Tenho isso em duas bikes há mais de 3 anos sem problema algum.


Postado Por: paulorl
Data de Publicação: 04 Nov 2015 as 08:25
Originalmente postado por rmfs66 rmfs66 escreveu:

100% compatível, pode usar sem problema algum pedivela feito para 9v com transmissão de 10v.
Tenho isso em duas bikes há mais de 3 anos sem problema algum.


Obrigado a todos pelas respostas!

rmsf, suas bikes são de trilha, você faz trilha pesada com elas? Que configuração estão? Já rodou quantos km aproximadamente? Alguma vez a corrente quebrou?

Novamente obrigado a todos pelas respostas!


Postado Por: Werllys_Paixão
Data de Publicação: 30 Mar 2017 as 15:16
Estou com a msm duvida, pretendo fazer um up pra 10v, mas queria aproveitar o pedivela um deore m592...será q dá de usar ele com 10v ou precisaria mudar as coroas e se for pra mudar, sera q é compatível coroas de 10v nesse pedivela?
foto do pedivela




Postado Por: costelo
Data de Publicação: 30 Mar 2017 as 15:48
Dá pra usar!
Não é 100% compatível e não é recomendado pela shimano, mas dá pra usar.
Quanto ao problema do desgaste prematuro da corrente, também não vejo problema algum.
No meu caso uso uma pedivela SLX de 10V, mas como não achei coroas para 10V com o numero de dentes que queria, estou usando coroas de 9V e a corrente tem durado até mais que antes.


Postado Por: costelo
Data de Publicação: 30 Mar 2017 as 15:49
Pode usar!


Postado Por: Car_Lean
Data de Publicação: 14 Mar 2018 as 20:33
Boa noite, gostaria de saber se é possível usar pedevela XT modelo 760 44/32/22 coroas (9 v), com 
- corrente de 10 v
- cambio traseiro e dianteiro 10 v Dyna-sys
- cassete 10 v 
- rapid fire Dyna-sys.



Obrigado!


Postado Por: Fabio Turtle
Data de Publicação: 06 Dez 2020 as 17:49
Boa tarde, mais alguém usando pedivela 9v com k7 e corrente 10v? Tinha a intenção de após o desgaste do meu k7 11x36 migrar para o 1x11, mas achei os preços muito altos agora, consegui um K7 Slx 10v, 11x36 com um valor bacana, troquei também a corrente, KMC também para 10 velocidades, mas continua pulando a corrente após 200km rodando, então creio que meu pedivela Shimano M612 já era, achei uns Mt210com um preço legal, e vem com movimento central, pensei em trocar só as coroas mas fica inviável comparando o preço com esse Mt210.
Tava querendo encarar


Postado Por: raulino
Data de Publicação: 07 Dez 2020 as 02:37
Estou usando um "bem bolado" na transmissão dianteira, funciona, mas não fica 100%... se puder, pesquise as coroas no Aliexpress e invista nelas, não vai se arrepender

-------------
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport


Postado Por: dwsmartins
Data de Publicação: 07 Dez 2020 as 06:29
A largura interna das correntes até 10v é a mesma, o que muda é a largura externa (as placas laterais dos elos são mais finas). Daí é possível concluir que vc não vai ter problemas como o dente da coroa ficando preso na corrente. O outro problema que costuma acontecer, que é a troca dianteira mais demorada ao passar pra uma coroa maior, não deve te afetar, já que os ganchos que ajudam a corrente a subir são dimensionados pra placas laterais mais largas (o contrário acontece é inclusive me afeta, pq eu ando com coroas 9v e corrente 8v).

Ao final das contas, não deve dar problema nenhum. Se o pulo fosse de 9v pra 11v eu não diria isso, mas 9v pra 10v e ainda na dianteira não me parece gerar problemas. Vale lembrar que a corrente mais estreita (9v em sistema 8v, 10v em sistema 9v, etc.) é apontada como solução para algumas situações (chainrub excessivo, por exemplo).

-------------
Bora pedalar, senão estressa!


Postado Por: Fabio Turtle
Data de Publicação: 07 Dez 2020 as 19:33
Já procurei um monte no Alie Raulino, obrigado!


Postado Por: Fabio Turtle
Data de Publicação: 07 Dez 2020 as 19:37
Interessante seu argumento dwsmartins! Obrigado! Estava com medo justamente de um desgaste maior do conjunto, pelo fato de acreditar que o interior da corrente seria mais estreito! Obrigado!


Postado Por: jhvidal
Data de Publicação: 09 Set 2021 as 21:49
Originalmente postado por Fabio Turtle Fabio Turtle escreveu:

Interessante seu argumento dwsmartins! Obrigado! Estava com medo justamente de um desgaste maior do conjunto, pelo fato de acreditar que o interior da corrente seria mais estreito! Obrigado!

O colega fez esse uso, corrente e câmbios 10v, com o Pedivela 9v?
Estou com um Pedivela Shimano MT210 46-30 9v, relação que considero ideal para uma gravel, mas queria usar corrente e câmbios de 10V. Será que funciona?
Procurei muito por um pedivela 10v 46-30, mas não encontrei, então optei por esse para garantir.

Se alguém puder dizer algo, agradeço.


Postado Por: F.L.VULPI
Data de Publicação: 14 Out 2022 as 20:28
  Estou com o mesmo problema... estou montando uma bike para viagem e inicialmente iria usar grupo ALÍVIO FECHADO de 27v (pé de vela M4050, cambio traseiro Alívio M3100, câmbio dianteiro Alívio M4000) e comprei o pé de vela primeiro... daí resolvi mudar para DEORE 3x10, comprei Câmbio dianteiro M611b, traseiro M6000 e cassete HG 50 11-36 10v. 
   PERGUNTAS: 
  1- Será que o pé de vela para 9v vai detonar a corrente HG-X? ele é feito para corrente HG...
  2- Será que seu trocar as coroas do pé de vela Alívio M4050 por coroas do pé de vela DEORE MT500 resolve o problema? 

   


Postado Por: Gustavoct
Data de Publicação: 14 Out 2022 as 21:35
Deve funcionar bem. O contrário traria problemas, mas a corrente de 10v não vai ter problema com o pe de vela de 9v. 

-------------
Att.
Gustavo


Postado Por: hug0.dts
Data de Publicação: 14 Out 2022 as 22:47
Originalmente postado por Gustavoct Gustavoct escreveu:

Deve funcionar bem. O contrário traria problemas, mas a corrente de 10v não vai ter problema com o pe de vela de 9v. 


Talvez nas trocas mas internamente o espaçamento entre as placas é o mesmo. Não acho que terá problema algum. No meio caso já usei coroa para supostamente 11v mas funcionou com 9v impecavelmente.

 Mas acho que vale o teste antes de fazer qualquer troca. E se precisar trocar, trocar apenas a do meio e a maior por conta das rampas, que podem ser diferentes entre as coroas de 9 e 10v.



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net