Imprimir Página | Fechar Janela

Tentando deixar a SPZ um pouco mais leve

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Weight Weenies - Bikes e componentes leves (MTB e Estrada)
Descrição Fórum: Fórum para postar peso de peças leves, falar de lançamentos e tunning para redução de peso.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=82776
Data da Impressão: 23 Abr 2024 as 16:14
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Tentando deixar a SPZ um pouco mais leve
Postado Por: belopancas
Assunto: Tentando deixar a SPZ um pouco mais leve
Data de Publicação: 24 Jun 2015 as 16:39
Boa tarde pessoal, tenho uma SPZ Rockhopper Sport 2015 e fui pesar ela esses dias eu quase cai pra trás, a bike pesa 15.200kg. Minha pergunta, sei que existe VÁRIAS formas de deixar a bike mais leve, mas minha pergunta é: Trocando o grupo dela por um Deore 20v e uma suspensão Proshok Onix, quantos quilos ou consigo perder nessa bike?



Respostas:
Postado Por: Eric F
Data de Publicação: 24 Jun 2015 as 18:44

  Se informe sobre o peso, ou pese, as peças que vai trocar e e as novas e faça a diferença. Só não confie muito na informação de peso dos fabricantes.

  Suspensão das bikes mais simples geralmente é pesada. Se trocar vai perder um bom peso e deixar a frete da bike mais fácil de manobrar.

  Uma boa forma de saber o que trocar quando a finalidade é baixar peso, é ver quanto peso vai tirar trocando a peça e ver quanto vai custar a troca. Depois faça o cálculo para saber quanto vai gastar por grama a menos.


-------------
Vendo Fixa/Single C10.


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 24 Jun 2015 as 21:52
Originalmente postado por belopancas belopancas escreveu:

Boa tarde pessoal, tenho uma SPZ Rockhopper Sport 2015 e fui pesar ela esses dias eu quase cai pra trás, a bike pesa 15.200kg. Minha pergunta, sei que existe VÁRIAS formas de deixar a bike mais leve, mas minha pergunta é: Trocando o grupo dela por um Deore 20v e uma suspensão Proshok Onix, quantos quilos ou consigo perder nessa bike?


Minha Trek 29" tem 14,57 kg. Aqui em casa tenho uma balança digital de cozinha para até 3 kg. Então já tirei algumas peças dela e coloquei na balança para depois postar no tópico de peso das peças. Geralmente o que mais pesa nessas 29" baratas são o conjunto roda/pneu e a suspensão. Por isso tem tanta gente comprando jogo de roda Vzan Everest. São as mais baratas do mercado e pesam 1800g, cerca de 500g mais leve que as minhas. O próximo passo e usar pneus leves com selante e aí se consegue tirar mais uns 500g (cada câmara de ar pesa 200g) então já se reduz 1kg nessa brincadeira. Comprando uma Rock Shox Reba já se reduz mais 1 kg sobre as suspensões comuns a mola dessas 29" como a sua e a minha. É o que vou fazer, mas só quando gastar as peças. Enquanto isso vou juntando dinheiro Wink


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 25 Jun 2015 as 08:13
O problema esta sendo achar o peso das peças já existente na bike. Pesquiso e não acho nada a respeito de peso. Tanto nas peças que vem na bike quanto as novas que pretendo colocar.


Postado Por: tomiello
Data de Publicação: 25 Jun 2015 as 09:03
Originalmente postado por belopancas belopancas escreveu:

O problema esta sendo achar o peso das peças já existente na bike. Pesquiso e não acho nada a respeito de peso. Tanto nas peças que vem na bike quanto as novas que pretendo colocar.
Tenta nesse site, achei algumas coisas aí.

http://bikescale.com/


Postado Por: gladiator25
Data de Publicação: 25 Jun 2015 as 09:39
Em miúdos é melhor tirar 1kg no conjunto rodas/pneus do que 1kg no kit transmissão.

Acredito que o primeiro up a se fazer são rodas/pneus e é o onde mais irá sentir diferença, depois suspensão, grupo, guidão, mesa, canote, selim e por fim pedais, esse onde muito se gasta para diferença bem pequena.




-------------
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta


Postado Por: Roberfc
Data de Publicação: 25 Jun 2015 as 14:21
complicado isso heim,por isso mesmo estou pesquisando bem e quando eu for comprar uma bike nova pretendo pegar uma bike que já venha abaixo dos 13 kg...aqui tem a descrição das peças dessa bike,mas não tem o peso..

http://www.sportbike.com.br/prod,IDLoja,25558,IDProduto,4701318,bikes-mtb-bike-specialized-rockhopper-sport-2015

alias acho que devia ser lei sair o peso da bike nos anúncios de bike...já que muitos ciclistas procuram por essa informação na hora da compra e muitas vezes não acha,só consegue saber mesmo depois que compra a bike e a coloca em uma balança...


-------------
Rober


Postado Por: Royo
Data de Publicação: 25 Jun 2015 as 16:10
Originalmente postado por Roberfc Roberfc escreveu:

complicado isso heim,por isso mesmo estou pesquisando bem e quando eu for comprar uma bike nova pretendo pegar uma bike que já venha abaixo dos 13 kg...aqui tem a descrição das peças dessa bike,mas não tem o peso..

http://www.sportbike.com.br/prod,IDLoja,25558,IDProduto,4701318,bikes-mtb-bike-specialized-rockhopper-sport-2015

alias acho que devia ser lei sair o peso da bike nos anúncios de bike...já que muitos ciclistas procuram por essa informação na hora da compra e muitas vezes não acha,só consegue saber mesmo depois que compra a bike e a coloca em uma balança...

muitos fabricantes não divulgam o peso de propsosito. Segundo eles, muitos ciclistas se baseiam apenas no peso da bike e não consideram muitos outros fatores que interferem no desempenho da bike..   ai acaba gerando uma briga por peso e não por melhor desempenho. 

e o peso tb varia de acordo com o tamanho do quadro e se foi pesada com ou sem pedal...  tem varias "artimanhas" que o fabricante pode usar pra divulgar um peso menor e com isso tentar ganhar mais clientes. 


eu concordo que peso não é o fator determinante no desempenho da bike..    ajuda? sim claro que ajuda, mas não basta ser leve pra ter melhor desempenho..  muitas vezes um componentes mesmo sendo mais pesado vai te dar melhor desempenho...  e mesmo sendo mais pesada, uma bike com melhor geometria tambem vai ter desempenho melhor que uma bike mais leve e de goemetria não tão acertada....  


Postado Por: 43679
Data de Publicação: 25 Jun 2015 as 22:09
Sai Suntour XCM 29er hidraulica de 2.9kg e entra Proshock ou similar de 1.8kg,ja sai 1.1kg.
Se vai ser efetivo e seu desempenho melhorara,eu nao sei,so sei q ela ficara mais leve.

O drive train tbm é pesado,mas nao influenciara tanto,e sera o item(pelo q leio aqui)q mais lhe custara $ pra baixar.Trocar por tudo Deore acho q nao baixara nen 1kg(o q mais baixara sera no eixo vazado x eixo ponta quadrada)
Sugerirao rodas e o q mais pesa,pneus.Tanto em qualidade qto em peso.


PS:Cuidado com peças em carbono vagabundo,tipo guidao de 150R$ e canote de selin de 120.Sera suicidio.Melhor um aluminio pesado e resistente q sua cara ralada no chao.


Postado Por: 43679
Data de Publicação: 25 Jun 2015 as 22:16
Para constar,minha lixobike ta com 12,4kg....(editei>Pesei ela numa balança de pesar "gente',aquelas com tamponha de vidro,pequenas,pus ela em pe,roda dianteira
Custou 1500R$.Ta com garfo rigidao de aluminio,freio a disco mecanico e drive train 3x8 Shima Acerinha,ou seja,tudo extra basicao.

Tinha uma XCM29,e é um tanque de guerra,é boa,trabalha bem pelo preço,tem trava hidraulica,mas...rodando vc literalmente sente a frente da bike pesar(pneus 700x35c),erguendo ela do chao,nao tem como discordar dos quase 3kg...



Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 25 Jun 2015 as 22:42
Originalmente postado por Roberfc Roberfc escreveu:

complicado isso heim,por isso mesmo estou pesquisando bem e quando eu for comprar uma bike nova pretendo pegar uma bike que já venha abaixo dos 13 kg...aqui tem a descrição das peças dessa bike,mas não tem o peso..

http://www.sportbike.com.br/prod,IDLoja,25558,IDProduto,4701318,bikes-mtb-bike-specialized-rockhopper-sport-2015

alias acho que devia ser lei sair o peso da bike nos anúncios de bike...já que muitos ciclistas procuram por essa informação na hora da compra e muitas vezes não acha,só consegue saber mesmo depois que compra a bike e a coloca em uma balança...


Deve ser essa a bike do autor do tópico. Aquela loja bikepointsc costuma publicar o peso do modelo junto o tamanho do quadro avaliado Wink


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 26 Jun 2015 as 08:58

Essa é a minha Bol Gola. Só pra constar, no bikepointsc eles informam que o peso dessa bike é de 12kg. Devair preciso de uma bike um pouco mais leve pra sofrer menos, moro nuna região que é só morro, 20k de pedal já esta na casa dos 1.000m de altimetria, nada pra desempenho ou competição. Não penso em por o carbono, não por enquanto. Royo tb penso que deveria ter peso nos produtos anunciados.


Postado Por: Roberfc
Data de Publicação: 26 Jun 2015 as 13:57
Originalmente postado por belopancas belopancas escreveu:


Essa é a minha Bol Gola. Só pra constar, no bikepointsc eles informam que o peso dessa bike é de 12kg. Devair preciso de uma bike um pouco mais leve pra sofrer menos, moro nuna região que é só morro, 20k de pedal já esta na casa dos 1.000m de altimetria, nada pra desempenho ou competição. Não penso em por o carbono, não por enquanto. Royo tb penso que deveria ter peso nos produtos anunciados.

foda isso tbm muitas lojas fala o peso da bike ,mas mentem jogam o peso lá embaixo e quando vc vai medir se assusta...a minha mesmo estou louco para pesar,pois no site da centaura ela estava marcada como 13,5 kg,mas pelo preço que paguei dela (2000) duvido que ela seja esse peso mesmo,pois tem bike ai que custa o dobro do que essa e pesa mais como por ex essa sua bike ai...caberia um processo por essa informação falsa? hehehe acho que por isso que muitas marcas preferem nem divulgar o peso o melhor jeito de vc saber mesmo é ver uma pessoa que tem a mesma bike que vc pretende comprar e ela ter pesado e falado pra vc o peso real... ai sim vc pode pegar sem duvida nenhuma....


-------------
Rober


Postado Por: 43679
Data de Publicação: 27 Jun 2015 as 01:52
15,5 kg achei exagero mas 12kg tbm nao,nao pra uma bike com os componentes dela.Mas isto nen vem ao caso,o caso é q tens um M1 Abrams na frente da bike.Tem alguns topicos aqui sobre q suspa leve na faixa de 1200R$,alem da Proshock tem outras varias,abaixo dela tem tbm,como a Spinner Aeris 29 e a propria Proshock sem trava.

So pra constar,a XCM Ds29 q eu tinha foi oriunda de uma bike igual a tua,e o cara tomou outro tombo,esta suspa tem apenas 16cm de espiga,originais,o rapaz me vendeu,nao mediu,me garantiu q tinha 26cm,perguntei 2 vezes,qdo peguei,faltou 2cm pra por a mesa(head-tube com 13cm,mesa 5)ele ficou com tanta vergonha q literalmente doou a suspa pra min,deixou pelo frete.
Eu tinha comprado ela pra usar enquanto achava outro rigidao,assim qcomprei outo garfo,vendi a XCM Ds por 100 R$ no ML,cobriu o frete q paguei + a emenda na MIG q tive q fazer pra usa-la...

Ha,antes q alguem diga,ficou mais forte q as partes originais,pus umpedaço de 5cm dentro da espiga,soldei 4cm de tubo 28mm galvanizado,mas oq ja era pesado,ficou mais ainda...nossa,deve ter passado dos 3kg.


Postado Por: 43679
Data de Publicação: 27 Jun 2015 as 01:53
Ah sim,gente boa demais o rapaz q vendeu,honesto é apelido(ele ta aqui no forum tbm)


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 29 Jun 2015 as 14:59
Na troca de suspensão é nítida tamanha diferença de peso da Santour pra Proshock. E entre os pedivelas Deore 2 coroas pro Santour XCR 3 coroas, alguem arrisca diferença de peso?


Postado Por: apfnet
Data de Publicação: 29 Jun 2015 as 21:11
belopancas,

Analisando a sua bike, você conseguirá reduzir o peso adquirindo suspensão rockshox reba, rodas crankbrothers ou ztr crest, pedais de clipe, pneus de 650 a 700 gramas.

Um abraço!


Postado Por: fmgeraldine
Data de Publicação: 03 Jul 2015 as 16:03
Sem maldade, o valor que vc vai gastar pra trocar todas essas peças pra tirar 1,5kg a 2kg, voce pega a Rockhopper expert , com suspa a Ar , grupo 2x10 , e componentes melhores. Não compensa gastar na minha opinião, mas gosto é gosto.


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 07 Jul 2015 as 10:17
Tb acho que não compensa, sem contar que a cor tb não me agradou muito. Pensei que me acostumaria com ela, mas ainda não me acostumei.


Postado Por: fmgeraldine
Data de Publicação: 07 Jul 2015 as 11:39
sou meio suspeito sobre cores, eu gosto das chamativas ;)


Postado Por: hugoky
Data de Publicação: 07 Set 2015 as 03:40
Não e possível uma bike dessa pesar 15kg...
Deve pesar 14,00 no máximo.
Suspensao da pa tirar 1 kg
E toda mais 500g.
To achando estranho pesar tanto


Postado Por: BERNARDI
Data de Publicação: 08 Set 2015 as 18:55
... qual seria o peso ideal para você?
... quanto você tem $ para gastar em ups?...como já disse o amigo, vale a pena? 



-------------
pedalamanha.blogspot.com.br
spz stumpjump expert carbon HT
Trek Madone 5.2


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 10 Set 2015 as 09:06
Pois é, podem acreditar nos 15kg! Essa semana troquei a suspensão dela por uma proshock Onix, saiu exatos 1kg, agora proximo passo será trocar somente o pédivela e pronto, não vou ficar paranoico com esse lance de peso não. O peso que achei bacana foi o da Vitus, mas pra chegar naquele peso dela vou gastar um valor exorbitante, então trocarei somente e pédivela e ser feliz mesmo. Se conseguir deixar ela nos seus 13.5kg já ta bom, mas acredito que na troca do pdv consiga reduzir somente uns 200g ou 300g.


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 10 Set 2015 as 09:24
Originalmente postado por belopancas belopancas escreveu:

Pois é, podem acreditar nos 15kg! Essa semana troquei a suspensão dela por uma proshock Onix, saiu exatos 1kg, agora proximo passo será trocar somente o pédivela e pronto, não vou ficar paranoico com esse lance de peso não. O peso que achei bacana foi o da Vitus, mas pra chegar naquele peso dela vou gastar um valor exorbitante, então trocarei somente e pédivela e ser feliz mesmo. Se conseguir deixar ela nos seus 13.5kg já ta bom, mas acredito que na troca do pdv consiga reduzir somente uns 200g ou 300g.


Qual está nela e qual pedivela quer colocar? Eu estou querendo colocar o X0 ou X1 (sonho) na minha Trek e vi que perderia 500 nessa troca Shocked  Olha só esse site que cataloga o peso de uma porrada de coisa:

http://bikescale.com/index.php?d=artykul&kat=30


-------------
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 10 Set 2015 as 14:00
O original, Specialized Stout. E colocarei um Deore ou um SLX no máximo.


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 10 Set 2015 as 14:15
Só pra se terem uma idéia do peso, no dia da revisão pedi a moça que pesasse algumas prças que pedi e ela me passou os valores.
Quadro = 2.040kg
Garfo = 2.890kg
Roda traseira com catraca = 2.930kg
Roda dianteira = 2.350kg

Total das peças = 10.210kg.

Selim + canote + mesa + guidão + grupo = 4.840kg


Postado Por: fmgeraldine
Data de Publicação: 10 Set 2015 as 14:17
eu nao colocaria Deore / SLX . colocaria os SRAM serie S que vem nas specialized mesmo ... puta pedivela leve e rigido...


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 10 Set 2015 as 14:55
Então esse Sram que vem nas SPZ são mais leves que o Deore e o SLX? E em relação a preço, muito mais caro?


Postado Por: fmgeraldine
Data de Publicação: 10 Set 2015 as 15:18
não tenho noção de preços, sei pq na minha Crave 2015 veio ele e ele é muito rígido e leve ...


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 10 Set 2015 as 16:24
5,3 kg só de rodas/pneus/cassete/rotores... pesado isso hein!!

Eu mexeria nisso e não em pedivela ou no grupo. Se tem um lugar onde vai notar diferença é nesse conjunto "rotativo".
O quadro e o cockpit não são lá muito leves, mas reduzir 200g nisso não fará a menor diferença em rendimento.

Originalmente postado por belopancas belopancas escreveu:

Só pra se terem uma idéia do peso, no dia da revisão pedi a moça que pesasse algumas prças que pedi e ela me passou os valores.
Quadro = 2.040kg
Garfo = 2.890kg
Roda traseira com catraca = 2.930kg
Roda dianteira = 2.350kg

Total das peças = 10.210kg.

Selim + canote + mesa + guidão + grupo = 4.840kg


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 10 Set 2015 as 19:25
Originalmente postado por belopancas belopancas escreveu:

Só pra se terem uma idéia do peso, no dia da revisão pedi a moça que pesasse algumas prças que pedi e ela me passou os valores.
Quadro = 2.040kg
Garfo = 2.890kg
Roda traseira com catraca = 2.930kg
Roda dianteira = 2.350kg

Total das peças = 10.210kg.

Selim + canote + mesa + guidão + grupo = 4.840kg


Bem parecido com minha Trek. Coloquei o peso das peças no subfórum Weight Weenies e deu:

Quadro: 1.930g
Garfo: 2.450g
Roda traseira com cassete, disco e blocagem: 2.957g
Roda dianteira com disco e blocagem: 2.430g

Total: 9.767g



Observando a partir desses dados sabemos que a suspensão e o grupo de rodas são os grandes vilões do peso. Outras peças combinadas também pode ter resultado surpreendente como guidão, canote, selim e pedivela. Trocando essas peças por modelos top em carbono se perde mais 1 kg. Então fica assim: suspensão Reba (-1000g) + canote, guidão, selim top (-500g) +pneus tubeless (-500g) +pedivela top (-500g). Vai uma redução de 2,5kg aí, mas pedivela top e Rock Shox Reba saem caro Cry


-------------
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 11 Set 2015 as 10:28
Rapaz, pra essa grana toda aí não rola. Somente o grupo mesmo pra aguentar mais regasso, do resto vai o que tem e compensar com força nas pernas.DeadDeadDeadDeadDead


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 11 Set 2015 as 11:59
De vez em quando eu acho umas promoções legais por aí. A última foi uma Rock Shox Reba OEM 2014 por 250 dólares. Era de uma Specialized de showroom e foi removida. Era nova, sem uso e na cor verde abacate. Pena que eu não tive grana nessas horas. O dólar era 3 reais. Pedivela teve um SHimano XTR M980 de 3 coroas que ficou um tempo para vender no mercadolivre. Da última vez estava a 899 reais e era novo, sem uso. É um dos pedivelas mais leve que existe e é em alumínio. No site Bike Scale o XTR de duas coroas pesa 650g Smile


-------------
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 15 Set 2015 as 08:01
Em fase de regime já se foram 1kg. Notei que a frente ficou mais leve e mais dócil. Falta fazer os ajustes agora, pois ela foi enviada pra mim e montei ela em casa e o peso que passei pra moça calibrar ela ficou muito dura. Em alguns post acima havia citado que não tinha gostado da cor da bike, confesso que agora ela está bem bonita e já á vejo com bons olhos.









Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 15 Set 2015 as 13:56
Nossa, a cor dela é uma das coisa que mais gostei hehe... só que a suspensão tinha de ser preta para combinar com o resto. E esse conduíte do freio dianteiro tem de prender na canela da suspensão para evitar acidentes nas trilhas. Já pensou se agarra em um galho de árvore? Na minha eu ainda passei o conduíte pelo lado interno do garfo para não ter risco de raspar e vazar flúido de freio Wink


-------------
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: Vrbelo
Data de Publicação: 15 Set 2015 as 17:37
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Nossa, a cor dela é uma das coisa que mais gostei hehe... só que a suspensão tinha de ser preta para combinar com o resto. E esse conduíte do freio dianteiro tem de prender na canela da suspensão para evitar acidentes nas trilhas. Já pensou se agarra em um galho de árvore? Na minha eu ainda passei o conduíte pelo lado interno do garfo para não ter risco de raspar e vazar flúido de freio Wink


Caro Bol Gola,

O correto seria mesmo passar o conduíte pelo lado interno do garfo, mas prender no arco da suspensão (ao invés da canela) não?

Abç.


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 16 Set 2015 as 08:04
Bol Gola, já está devidamente prendida o conduite na canela, em relação a suspensão branca é que trocarei futuramente Selim e os conduites pela cor branca também ou até mesmo o freio de branco. Agora vou rancar esses adesivos da proshock dela e mandarei um amigo fazer os adesivos bem ADV nas cores da bike.


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 16 Set 2015 as 13:47
Originalmente postado por Vrbelo Vrbelo escreveu:

Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Nossa, a cor dela é uma das coisa que mais gostei hehe... só que a suspensão tinha de ser preta para combinar com o resto. E esse conduíte do freio dianteiro tem de prender na canela da suspensão para evitar acidentes nas trilhas. Já pensou se agarra em um galho de árvore? Na minha eu ainda passei o conduíte pelo lado interno do garfo para não ter risco de raspar e vazar flúido de freio Wink


Caro Bol Gola,

O correto seria mesmo passar o conduíte pelo lado interno do garfo, mas prender no arco da suspensão (ao invés da canela) não?

Abç.


Sim. O ideal seria prender no arco mesmo por causa do caminho natural do conduíte da pinça à manete de freio. Mas nessa Proshock não vi o pino de prender, só uns calombos ali na lateral do arco. Talvez prendendo ali com uns tie up seja a melhor solução Thumbs Up


-------------
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 16 Set 2015 as 13:48
Originalmente postado por belopancas belopancas escreveu:

Bol Gola, já está devidamente prendida o conduite na canela, em relação a suspensão branca é que trocarei futuramente Selim e os conduites pela cor branca também ou até mesmo o freio de branco. Agora vou rancar esses adesivos da proshock dela e mandarei um amigo fazer os adesivos bem ADV nas cores da bike.


Acho que só os adesivos bastam. Vai ficar linda, parecendo peça original Clap


-------------
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 17 Set 2015 as 10:34
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Originalmente postado por Vrbelo Vrbelo escreveu:

Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Nossa, a cor dela é uma das coisa que mais gostei hehe... só que a suspensão tinha de ser preta para combinar com o resto. E esse conduíte do freio dianteiro tem de prender na canela da suspensão para evitar acidentes nas trilhas. Já pensou se agarra em um galho de árvore? Na minha eu ainda passei o conduíte pelo lado interno do garfo para não ter risco de raspar e vazar flúido de freio Wink


Caro Bol Gola,

O correto seria mesmo passar o conduíte pelo lado interno do garfo, mas prender no arco da suspensão (ao invés da canela) não?

Abç.


Sim. O ideal seria prender no arco mesmo por causa do caminho natural do conduíte da pinça à manete de freio. Mas nessa Proshock não vi o pino de prender, só uns calombos ali na lateral do arco. Talvez prendendo ali com uns tie up seja a melhor solução Thumbs Up


Não tem o o local pra prender o cabo, aqueles "calombos" parece ser um local pro cabo ficar preso, mas sozinho ele não fica. Depois posto uma foto detalhada de como é.


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 25 Set 2015 as 11:22
Depois da suspensão as rodas da bike passaram a ser as maiores vilas em relação ao peso da bike. O que mais realmente pesa nas rodas, os pneus? O aro? Os raios? Os cubos?


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 25 Set 2015 as 13:39
Originalmente postado por belopancas belopancas escreveu:

Depois da suspensão as rodas da bike passaram a ser as maiores vilas em relação ao peso da bike. O que mais realmente pesa nas rodas, os pneus? O aro? Os raios? Os cubos?


Pneus e câmaras de ar. Se olhar nesse subfórum, no tópicode peso de pneus, verá que os da minha Trek pesam 850g cada e a câmara de ar, mais 250g. Ou seja, 2,1 kg Dead


-------------
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: Euphra
Data de Publicação: 25 Set 2015 as 21:50
Cubos também contribuem no peso. Alguns cubos de aço, os mais baratos (Quando, Quanta, Shufeng), pesam praticamente 1kg os 2. Mesmo cubos shimano Deore são bem pesadinhos, o conjunto passa das 700g.

O ideal é por um par de Circus Monkey que pesam incriveis 350g o par e tem um som estalado que é o maior tesão, rolam pra caramba graças aos 6 macaquinhos do núcleo.


Postado Por: Euphra
Data de Publicação: 25 Set 2015 as 21:52
Ah, raios e nipples também pesam! Raios e niples de aço são umas pequenas ancoras!

Prefira raios e niples de alumínio, se puder investir, compre DT Swiss.

Série Revolution para quem pesa até 85Kgs, estes raios são umas penas de tão leves.
Séries Champion e Competition daí pra cima, mas estes já são bem leves se comparado aos raios originais de sua bike.


Postado Por: Euphra
Data de Publicação: 25 Set 2015 as 21:56
Vi umas rodas ZTR Crest 29 montadas com o que há de melhor em weight weenie, pesando incríveis 1,6Kgs o par.

Raios DT Swiss Revolution, niples DT Swiss e cubos Circus Monkey. O ganho em rolagem é imenso com este conjunto de rodas, ideal para quem usa drivetrain com 1 coroa, pois o esforço das pedaladas é muito bem aproveitado pelo baixo peso das rodas aliado aos cubos com 6 macaquinhos.



Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 29 Set 2015 as 10:21
É isso mesmo?! Estava olhando o peso das rodas Everest XC 29 vi as seguintes especificações:
Dianteira 800g + 660g pneu + 200g camara = 1.660kg ( a original pesa 2.350kg) 2.350 - 1.660 = 690g de peso reduzido em uma roda?


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 29 Set 2015 as 19:14
É isso ai mesmo, talvez no teu cáculo faltou levar em conta o peso do rotor, blocagem, fita de aro, e a câmara talvez pese mais que 200g.
A everest dianteira pesa +- 850g e a traseira 1000g (já com as fitas de aro e sem blocagem).
No teu caso, se simplesmente vc trocar as rodas e manter pneus, rotores, cassete, câmaras e blocagens, reduz por volta de 1kg (fora o ganho em rolagem das everest, que é ótimo pelo preço da roda).
Se no futuro vc trocar esses pneus (quando os atuais acabarem) por uns um pouco mais leves e converter a roda pra tubeless, tira mais umas 400g.

Da pra chegar nos seguintes valores:

Roda traseira com cassete + rotor + blocagem + pneu + selante = 2.300g
Roda dianteira + rotor + blocagem + pneu + selante:  1700g



Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 30 Set 2015 as 07:28
Sendo assim investirei nas rodas ao invés de trocar o grupo. Os pneus trocarei eles assim que esses acabarem por uns mais leves.


Postado Por: fmgeraldine
Data de Publicação: 30 Set 2015 as 08:36
Desculpa minha questão critica e construtiva , mas , ao invés de gastar com suspensão , rodas e pneus e grupo,  você tivesse vendido a bike e colocado a mesma quantidade de grana, andaria de SPZ Crave, que é mais leve o tanto que você "emagreceu" essa bike e com componentes infinitamente melhores ?

Suntour XCM  vs Manitou
quadro Rockhopper ( aluminio a1 ) vs quadro Crave ( aluminio m4 )
grupo 3x9 vs 2x10
pneus de arame vs pneus dobraveis

Rock = 4300,00 ( aprox.)  + peças que vc comprou 3000 ( aprox ) = Crave de 7999 ( aproximados )

Olha só pessoal , sem criticas e inimizades , só expus meu ponto de vista ... eu fiz a conta e nao compensava gastar na minha ex Crave pra liberar 1,5 kg. vendi ela e peguei uma stumpjumper , que já é 1,5kg mais leve...

Abraço!




Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 30 Set 2015 as 10:15
Com certeza seria bem melhor uma CRAVE, mas não tinha $$$ pra comprar uma na época e meu cartão não passava o valor da bike. Tentei vende-la e não consegui, daí a suspensão original estourou e então troquei por essa. Um amigo meu tem uma do jeito que eu quero, ( cinza com adesivos vermelhos) daí mais pra frente irá trocar de quadro e pegar um full, problema que tenho 1.77m e uso "19" e o dele é "17.5"


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 30 Set 2015 as 10:20
Antes que eu me esqueça, em relação a $$$ a bike cusou $ 3.750 e a suspa $ 1.300.


Postado Por: fmgeraldine
Data de Publicação: 30 Set 2015 as 10:23
entendi .. mas continuo no que eu disse ... SE , eventualmente for trocar roda , pneu e grupo só por peso , nao compensa ... mas a sua bike é linda, cor incrivel..


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 30 Set 2015 as 12:32
O problema nesse caso é vender a bike. Corre o risco de ficar meses tentando negociar e nem conseguir vender à vista por um preço justo, uma vez que comprar uma nova parcelada acaba sendo mais atraente pra maioria das pessoas... nesse caso o negócio mesmo é ir fazendo upgrades na atual (desde que o quadro se encaixe bem  no bikefit).
Eu indicaria trocar as rodas e pneus quando possível, o custo benefício é bem melhor que trocar o grupo no que diz respeito ao peso. Só tem que ver qual será a utilização da bike, se a redução de peso visa otimizar desempenho  ou apenas é pra pesar a bike na balança...


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 30 Set 2015 as 12:49
Isso mesmo que o amigo disse acima sobre revenda. Se for pra vender hj ela não passaria de uns $ 4.000 e teria que dar ainda mais 3k que não tenho pra uma nova. Vou fazendo um ups no que for necessário e depois posso pegar um quadro melhor. Agora em respeito a ultima frase acima do amigo procure por Belo Pancas no Strava e vai ver as parambeiras que subimos aqui.


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 01 Out 2015 as 08:09
Demorei acostumar com essa cor, só depois de uns 4 meses que me familiarizei com ela. Depois que passei a suspensão pra branca me adaptei por total.


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 16 Out 2015 as 09:37
Amigos, meu irmão comprou uma Soul que veio com as rodas da Shimano Modelo WH-MT15;Vi numa loja que elas pesam 1.982 kg o par. Minha duvida em relação a Everest; Será que ela é tão resistente quanto a da Vzan? Os cubos tem uma boa rolagem?


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 16 Out 2015 as 12:45
Originalmente postado por belopancas belopancas escreveu:

Amigos, meu irmão comprou uma Soul que veio com as rodas da Shimano Modelo WH-MT15;Vi numa loja que elas pesam 1.982 kg o par. Minha duvida em relação a Everest; Será que ela é tão resistente quanto a da Vzan? Os cubos tem uma boa rolagem?


Conferiu se o peso é sem blocantes? Os pesos no site da Vzan são assim.


-------------
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 19 Out 2015 as 07:37
No anuncio diz que já vem com as blocagens. Pois achei o valor da Shimano a metade da Everest. Com certeza as Everest são bem melhores, mas acho que pro meu uso não tenha necessidade dessas rodas.


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 07 Mar 2016 as 09:55
Essa semana foi a vez de trocar a relação da bike:
Saiu:
pedivela Stout 3 Coroas
K7 Sunrace de 9v 11/34
Corrente KMC X9 de 9v

Entrou:
Pedivela Deore 3 coroas
Cassete Shimano HG300 de 9v 12/36
Corrente KMC Z99 

Redução de peso: 120g CryCry 

Achei que perderia um pouco mais de peso com a troca do pedivela, me decepcionei com o resultado.








Postado Por: fmgeraldine
Data de Publicação: 07 Mar 2016 as 10:51
trocou os componentes por desgaste ou por peso mesmo ?



Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 07 Mar 2016 as 13:16
Por Desgaste. 


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 07 Mar 2016 as 15:54
Originalmente postado por belopancas belopancas escreveu:

Essa semana foi a vez de trocar a relação da bike:
Saiu:
pedivela Stout 3 Coroas
K7 Sunrace de 9v 11/34
Corrente KMC X9 de 9v

Entrou:
Pedivela Deore 3 coroas
Cassete Shimano HG300 de 9v 12/36
Corrente KMC Z99 

Redução de peso: 120g CryCry 

Achei que perderia um pouco mais de peso com a troca do pedivela, me decepcionei com o resultado.



As coroas são de aço e são três, muito pesadas!!!! Se tivesse comprado o pedivela Deore 2v poderia ter tirado mais uns 200g de peso. E se usar um sistema 1x10 deixando uma coroa de alumínio narrow wide 32T com um cassete 11-42 Sunrace você tira mais de 600g do peso além de aposentar o câmbio dianteiro Wink


-------------
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 07 Mar 2016 as 16:28
Acho que ainda não tenho perna pra 1 x 10. Ainda não andai na bike, mas tomara que ela fique pelo menos com uma pedalada "mais gostosa"Big smileBig smileBig smile


Postado Por: fmgeraldine
Data de Publicação: 07 Mar 2016 as 16:46
recentemente eu fiz tubeless na minha stump, e tirei quase 300g de peso , sem esforço. bike ta um canhão ... Quero por uns "carbonos" nela em breve ... hehehe fazer a stump aluminio ficar sub 10kg. Uma dica legal , é talvez pegar seu pedivela e trocar as coroas de aço , por similares em aluminio, na mesma medida.


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 07 Mar 2016 as 16:51
Anotado!


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 07 Mar 2016 as 21:59
Problema ai é que esse cassete 12-36 é mais pesado que o 11-34 que vc tinha. Reduziu peso no pdv mas aumentou no cassete.
Originalmente postado por belopancas belopancas escreveu:

Essa semana foi a vez de trocar a relação da bike:
Saiu:
pedivela Stout 3 Coroas
K7 Sunrace de 9v 11/34
Corrente KMC X9 de 9v

Entrou:
Pedivela Deore 3 coroas
Cassete Shimano HG300 de 9v 12/36
Corrente KMC Z99 

Redução de peso: 120g CryCry 

Achei que perderia um pouco mais de peso com a troca do pedivela, me decepcionei com o resultado.




<span style="color: rgb255, 255, 255; font-family: Helvetica, sans-serif; line-height: 24px; : rgb41, 41, 41;">
</span>



Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 08 Mar 2016 as 07:54
Eita p#*%! 


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 08 Mar 2016 as 11:04
Esses dias fazendo o rodizio dos pneus peguei os aros e pesei sem as camaras e os pneus numa balança que tenho lá em casa não da pra ver as gramas mas as duas rodas pesaram 3kg. Dianteira 1kg e traseira 2kg. Ah!, já ia me esquecendo, a bike está com exatos 13.800kg.


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 08 Mar 2016 as 13:47
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Originalmente postado por belopancas belopancas escreveu:

Essa semana foi a vez de trocar a relação da bike:
Saiu:
pedivela Stout 3 Coroas
K7 Sunrace de 9v 11/34
Corrente KMC X9 de 9v

Entrou:
Pedivela Deore 3 coroas
Cassete Shimano HG300 de 9v 12/36
Corrente KMC Z99 

Redução de peso: 120g CryCry 

Achei que perderia um pouco mais de peso com a troca do pedivela, me decepcionei com o resultado.



As coroas são de aço e são três, muito pesadas!!!! Se tivesse comprado o pedivela Deore 2v poderia ter tirado mais uns 200g de peso. E se usar um sistema 1x10 deixando uma coroa de alumínio narrow wide 32T com um cassete 11-42 Sunrace você tira mais de 600g do peso além de aposentar o câmbio dianteiro Wink

você pesou isso ou tá chutando?

na minha bike de 2x10 (coroa 36x24, câmbio dianteiro x7) com a conversão tirei só 350g. Isso sem contar a guia de corrente que tive que colocar depois pq caía a corrente toda hora mesmo com coroa narrow wide. No fim a diferença deu menos de 300g.


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 08 Mar 2016 as 14:59
Foi pesado na loja as peças novas e as retiradas. 


Postado Por: Empurra Bike
Data de Publicação: 08 Mar 2016 as 15:13
Perder uns 2kg de massa gorda vai resolver boa parte dos problemas relatados com performace aí em cima.
Vai melhorar o desempenho, o corpo vai responder melhor a atividade e ainda vai economizar uns 2 a 3k 
tentando tirar peso da bike.

Big smile


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 08 Mar 2016 as 15:45
É mesmo amigão? E quando o cara não tem o que perder? Perder 2kg de massa gorda eu sumo do mapa!


Postado Por: Empurra Bike
Data de Publicação: 08 Mar 2016 as 16:11
calma aí Amigão!

Foi apenas uma sugestão.

Enfim (não cabe a minha pessoa julgar ou fazer suposições) sobre o seu interesse.

o Carbono deve te ajudar.


Postado Por: fmgeraldine
Data de Publicação: 08 Mar 2016 as 16:19
o carbono ajuda , quando vc parte de uma plataforma de carbono, pois o alivio de peso é minimo e o custo é alto, um quadro Specialized M5 vs Carbono , a diferença é minima , algo em torno de 200 a 300 gramas. os componentes ( suspa / rodas / grupo ) são responsaveis por peso maior em bikes de entrada. 
Ja disse aqui uma vez, nao compensa "tunar" uma bike , compensa comprar uma plataforma melhor e mais leve. ( Opiniao pessoal minha , sem atritos )


Postado Por: Empurra Bike
Data de Publicação: 08 Mar 2016 as 16:32
Originalmente postado por fmgeraldine fmgeraldine escreveu:

o carbono ajuda , quando vc parte de uma plataforma de carbono, pois o alivio de peso é minimo e o custo é alto, um quadro Specialized M5 vs Carbono , a diferença é minima , algo em torno de 200 a 300 gramas. os componentes ( suspa / rodas / grupo ) são responsaveis por peso maior em bikes de entrada. 
Ja disse aqui uma vez, nao compensa "tunar" uma bike , compensa comprar uma plataforma melhor e mais leve. ( Opiniao pessoal minha , sem atritos )



Concordo 100% com vc.
É que o amigão aí em cima me entendeu mal quando postei.
enfim...

Nada como bons treinos


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 08 Mar 2016 as 16:40
Tranquilo brother, sem ressentimento ok? Em relação em "tunar" a bike não acho viável tb. Mas comprar uma Crave por exemplo terei que desembolsar a diferença grande e meu orçamento não permite. Com certeza compensaria pegar uma gama acima, mas o $$ ta curto.


Postado Por: fmgeraldine
Data de Publicação: 08 Mar 2016 as 16:41
ta curto pra todo mundo Belo, esse ano acho que não troco a stumpy tão cedo ... 


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 09 Mar 2016 as 02:56
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Originalmente postado por belopancas belopancas escreveu:

Essa semana foi a vez de trocar a relação da bike:
Saiu:
pedivela Stout 3 Coroas
K7 Sunrace de 9v 11/34
Corrente KMC X9 de 9v

Entrou:
Pedivela Deore 3 coroas
Cassete Shimano HG300 de 9v 12/36
Corrente KMC Z99 

Redução de peso: 120g CryCry 

Achei que perderia um pouco mais de peso com a troca do pedivela, me decepcionei com o resultado.



As coroas são de aço e são três, muito pesadas!!!! Se tivesse comprado o pedivela Deore 2v poderia ter tirado mais uns 200g de peso. E se usar um sistema 1x10 deixando uma coroa de alumínio narrow wide 32T com um cassete 11-42 Sunrace você tira mais de 600g do peso além de aposentar o câmbio dianteiro Wink

você pesou isso ou tá chutando?

na minha bike de 2x10 (coroa 36x24, câmbio dianteiro x7) com a conversão tirei só 350g. Isso sem contar a guia de corrente que tive que colocar depois pq caía a corrente toda hora mesmo com coroa narrow wide. No fim a diferença deu menos de 300g.


Fui olhar aqui no meu computador:

* Coroa maior Acera 44T: 192g
* Câmbio dianteiro Altus: 187g
* Passador dianteiro Acera: 199g

Ainda teria de somar mais o peso das duas coroas restantes e subtrair tudo pelo peso de uma coroa narrow wide que pesa cerca de 60g.


-------------
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 09 Mar 2016 as 07:47
Pois é, num ta fácil pra ninguém fmgeraldine. Agora é dar um tempo e esperar os pneus acabarem pra troca los por uns bem mais leves, no site da SPZ fala que pesa 755g o pneu e já vi uns pneus ai pesando 550g, lá se vão umas graminhas a menos e depois trocar as rodas. Mas isso a médio prazo.


Postado Por: fmgeraldine
Data de Publicação: 09 Mar 2016 as 08:40
poisé amigo ... Pneus leves e bons são os Fast Track Grid , to usando na minha bike S-Works FT Control na frente e FT Grid na traseira, ambos com Tubeless ... 


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 09 Mar 2016 as 08:57
Pensei neles mesmo, na Pitch 27.5 (QUE TESÃO DE BIKE!) da minha esposa são os Fast e é uma delicia andar com eles, os Ground Control no asfalto é uma tremedeira danada por causa dos cravos, também pensei nos Maxxis Ikon com seus 580g. 


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 14 Jun 2016 as 15:48
Boa tarde galera, como muitos falaram as rodas da SPZ são bem pesadas, esses dias com uma balança não muito precisa (aquelas que marcam somente com os risquinho) fiz uma pesagem sem os pneus e não deu pra ter o valor exatos das gr's, mas a dianteira bateu na casa de 1k e a traseira bateu seus 2k. Já estava um bom tempo de olho nas Everest XC e hj apareceu uma oportunidade boa de pegar uma CSS com fita e válvulas para tubless (aquelas com os cubos azuis). Apesar de ter que dar manutenção a cada 150 km (coisa que não vou fazer), estou bem otimista em reduzir um bom peso já que as rodas pesam 1.695kg + blocagens + discos + cassete deve chegar perto de uns 2.5kg, acho que 500gr nas rodas deve fazer uma boa diferença. Quando chegarem mando uma foto de como ficou e as impressoes dela.


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 15 Jun 2016 as 03:01
Originalmente postado por belopancas belopancas escreveu:

Boa tarde galera, como muitos falaram as rodas da SPZ são bem pesadas, esses dias com uma balança não muito precisa (aquelas que marcam somente com os risquinho) fiz uma pesagem sem os pneus e não deu pra ter o valor exatos das gr's, mas a dianteira bateu na casa de 1k e a traseira bateu seus 2k. Já estava um bom tempo de olho nas Everest XC e hj apareceu uma oportunidade boa de pegar uma CSS com fita e válvulas para tubless (aquelas com os cubos azuis). Apesar de ter que dar manutenção a cada 150 km (coisa que não vou fazer), estou bem otimista em reduzir um bom peso já que as rodas pesam 1.695kg + blocagens + discos + cassete deve chegar perto de uns 2.5kg, acho que 500gr nas rodas deve fazer uma boa diferença. Quando chegarem mando uma foto de como ficou e as impressoes dela.


Cuidado com a manutenção dessas rodas. Não é só a Km que limita elas. O peso máximo do ciclista também é limitado a 90kg. Com certeza sua bike vai rodar muito mais e pesar bem menos, mas não recomendaria usar tubeless porque o desenho interno do aro não tem aquela aba que prende as paredes do pneu. No aguardo da foto dela na balança Big smile


-------------
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 15 Jun 2016 as 08:26
Bol Gola, ainda não bati os 70kg, confesso que o tubless me deixa receoso ainda e devo usar as camaras já q meus pneus estão em bons estado ainda. 


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 15 Jun 2016 as 16:50
Para usar tubeless com segurança é preciso que o aro tenha um calombo interno para prender o pneu nas curvas e quando estiver muito murcho senão o ar pode sair de uma vez e causar acidente. Essas rodas Vzan não tem esse calombo. Continue usando as câmaras e depois compre pneus mais leves Smile


-------------
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 16 Jun 2016 as 09:27
Valeu pela dica, é sempre bom ter um pneu furado no pedal pra render umas histórias.


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 03 Ago 2016 as 08:09
Bom dia, ontem pesei a bike e ela bateu seus 13kg. Apesar de ter diminuído muito pouco no peso a pedalada ficou outra. Bike ficou super "LEVE", parece que saiu uns 2k, ta um "canhão" agora. Vou deixar "ela" pedir a manutenção do cubo pra ver até onde vai, já estão com 230km e tudo ok. Outra coisa que notei é que a gente não sente mais vibração nenhuma na bike, parece que ela esta parada, resumindo; a bike tá um tesão agora pra andar.

Então ficou assim; bike original 15,120kg com os pedais original
Passou pra isso; 13kg com as seguintes trocas;
Saiu;
pedivela Stout 3 Coroas
K7 Sunrace de 9v 11/34
Corrente KMC X9 de 9v
Suspensão Santour XCM
Roda SPZ Stout

Entrou;
Pedivela Deore 3 coroas
Cassete Shimano HG300 de 9v 12/36
Corrente KMC Z99 
Suspensão Proshock Ônix
Roda Vzan Everest CSS


Postado Por: hugo_salves
Data de Publicação: 03 Ago 2016 as 08:32
Acho bacana essa de diminuir um pouco o peso da bike tenho tbm uma Rockhopper, porém a Comp e ela pesa 14200g, estava na mesma vontade de diminuir peso, porém o custo disso é melhor pegar uma bike nova.

Você trocou tudo o que realmente poderia fazer na bike, agora o interessante é que você tenha aproveitado as peças retiradas em outra bike ou ter vendido, do contrário como disse, esses upgrades sai bem mais caro do que pegar um bike leve de cara, como uma Vitus por exemplo.


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 03 Ago 2016 as 09:08
Hugo, as peças retiradas vou vendendo e algumas eu doo para pessoas que estão precisando, mas no geral eu vendo mesmo. Qual tamanho da sua RH Comp, achei que ela era mais leve.


Postado Por: fmgeraldine
Data de Publicação: 03 Ago 2016 as 09:13
Gente , muito bacana o post ! estou acompanhando aqui faz um tempo , e é legal ver a modéstia de vocês .. .hehehe
Tirar 2KG de uma bike é tirar peso pra xuxu, meus parabens novamente. Recentemente vendi minha Stumpjumper de 10,5KGs e peguei na troca uma RH Expert de 14Kg , e quase morri pra subir uma subidinha aqui na região que subia com a outra bike com facilidade.
Nessa SJ M5, eu fiz tubeless e troquei as manoplas apenas , a diferença em peso foi praticamente nula, mas tirar peso da frente da bike , ajuda demais , como todo mundo sabe. 


Postado Por: belopancas
Data de Publicação: 03 Ago 2016 as 10:00
Deixa eu contar um caso então; minha região onde more é só montanhas (Pesquisem por curiosidade por Pancas-ES), com a bike na configuração original eu tinha controle dela nas subidas, agora com essas mudanças ela ganhou vida própria nas subidas e vai onde quer, ainda não peguei a manha de controlar uma frente leve em subidas, to apanhando feito louco dela. Mas uma hora consigo doma-la. kkkkk


Postado Por: fmgeraldine
Data de Publicação: 03 Ago 2016 as 10:08
as vezes pode ser a calibragem de retorno da suspa, ja ouvi um pessoal falando que a Proshock tem uma configuração diferente pra compressão e retorno, pq na teoria , nao tem que brigar com a frente leve não , hehehe ... Posta aqui foto da bike modificada, pra galera ver ... 


Postado Por: Ramai
Data de Publicação: 03 Ago 2016 as 10:10
Originalmente postado por belopancas belopancas escreveu:

Deixa eu contar um caso então; minha região onde more é só montanhas (Pesquisem por curiosidade por Pancas-ES), com a bike na configuração original eu tinha controle dela nas subidas, agora com essas mudanças ela ganhou vida própria nas subidas e vai onde quer, ainda não peguei a manha de controlar uma frente leve em subidas, to apanhando feito louco dela. Mas uma hora consigo doma-la. kkkkk

Caramba! É morro para todo lado! LOL
Muito bonita a tua cidade!

Hahaha, deve mudar demais mesmo a dirigibilidade da bike, estes upgrades! Big smile
Mas quando acostumar, terá melhorado muito!!


-------------
Scott
Bikes e aviões <3


Postado Por: hugo_salves
Data de Publicação: 03 Ago 2016 as 10:48
Originalmente postado por belopancas belopancas escreveu:

Hugo, as peças retiradas vou vendendo e algumas eu doo para pessoas que estão precisando, mas no geral eu vendo mesmo. Qual tamanho da sua RH Comp, achei que ela era mais leve.

Tamanho 19.

Eu até achava pesado, pois queria andar com os caras de speed LOLLOLLOLLOL

Agora Glória a Deus consegui comprar uma Speed usada, agora, choveu MTB, estiou Speed Big smileBig smileBig smile


Postado Por: hugo_salves
Data de Publicação: 03 Ago 2016 as 10:54
Originalmente postado por fmgeraldine fmgeraldine escreveu:

Gente , muito bacana o post ! estou acompanhando aqui faz um tempo , e é legal ver a modéstia de vocês .. .hehehe
Tirar 2KG de uma bike é tirar peso pra xuxu, meus parabens novamente. Recentemente vendi minha Stumpjumper de 10,5KGs e peguei na troca uma RH Expert de 14Kg , e quase morri pra subir uma subidinha aqui na região que subia com a outra bike com facilidade.
Nessa SJ M5, eu fiz tubeless e troquei as manoplas apenas , a diferença em peso foi praticamente nula, mas tirar peso da frente da bike , ajuda demais , como todo mundo sabe. 

3,5 kg é uma baita de uma diferença, porém além do peso, pode ser a questão de relação de marchas que deu essa diferença, pedivela e o casamento dos COGS.

Eu peguei uma Merida de 30 marchas com pedivela com o maior coroa do pedivela de 38, contra os 36 da minha, putz deu uma baita diferença no mesmo pedal que eu faço normalmente, a RH faltava marcha, a Merida sobrava marcha, com esses míseros 2 dentes a mais no pedivela.


Postado Por: hugo_salves
Data de Publicação: 03 Ago 2016 as 11:02
Outra coisa galera já vim um forista relatando ter um bike que ele montou com as peças mais leves possíveis e tal e tinha uma Giant Original e o desempenho dele era melhor na Giant Original, mesmo a Giant sendo mais pesada.

Ai vem aquele esquema de equilíbrio, engenharia e geometria do quadro.

Daí as vezes recomendo a n ser por quebra a troca por uma bike superior.

Pego como exemplo o meu, o meu cassete Sunrace original com aquela proteção de plástico pesava 477g e empenou os 3 cogs menores.CryCryCry

Então estava na oficina e um colega chegou e disse que tinha uma roda parada com um cassete XT seminovo, paguei 150 conto no cassete e ai foi uma economia de 177g.Big smileBig smileBig smile

Creio que só compensa nesse caso, quebrou troca por uma melhor!

Big smileBig smileBig smileBig smile


Postado Por: fmgeraldine
Data de Publicação: 03 Ago 2016 as 11:20
Originalmente postado por hugo_salves hugo_salves escreveu:

Outra coisa galera já vim um forista relatando ter um bike que ele montou com as peças mais leves possíveis e tal e tinha uma Giant Original e o desempenho dele era melhor na Giant Original, mesmo a Giant sendo mais pesada.

Ai vem aquele esquema de equilíbrio, engenharia e geometria do quadro.


Eu tinha uma bike montada,  quase tudo XT/XTR , casa dos 13kgs, quadro porcaria. Comprei a Crave laranjinha , 12kgs, e quando pensei em eliminar peso, comprei a stump, e meu pedal sempre melhorando devido a geometria acertada e etc. Montar bike , nunca mais !!!


Postado Por: hugo_salves
Data de Publicação: 03 Ago 2016 as 11:57
Originalmente postado por fmgeraldine fmgeraldine escreveu:

Originalmente postado por hugo_salves hugo_salves escreveu:

Outra coisa galera já vim um forista relatando ter um bike que ele montou com as peças mais leves possíveis e tal e tinha uma Giant Original e o desempenho dele era melhor na Giant Original, mesmo a Giant sendo mais pesada.

Ai vem aquele esquema de equilíbrio, engenharia e geometria do quadro.


Eu tinha uma bike montada,  quase tudo XT/XTR , casa dos 13kgs, quadro porcaria. Comprei a Crave laranjinha , 12kgs, e quando pensei em eliminar peso, comprei a stump, e meu pedal sempre melhorando devido a geometria acertada e etc. Montar bike , nunca mais !!!

ClapClapClapClapClap

Ótimo relato, eu estava nessa fissura de tirar peso, qnd coloquei na ponta do lápis quanto que iria gastar, desisti, conseguindo as peças o mais barato possível, trocando rodas, pedivela, suspensão e colocando um conjunto chinês de carbono o orçamento estava em R$ 3600,00 ShockedShockedShockedShocked.

A bike sairia de aproximadamente 14,2 kg para algo em torno de 11,5 a 12 kg.

Resultado desisti e comprei uma Spz Allez Sport E5 2015 com Kit Tiagra pesando 9,5 kg por R$ 4000,00.LOLLOLLOLLOLLOL


Postado Por: CaioB
Data de Publicação: 03 Ago 2016 as 15:29
Peguei o bonde andando, mas... Minha Oggi BW 7.2, que é dita como das marcas menos conhecidas, bateu 13,5 Kg na balança com os suportes da caramanhola. Toda original, sem trocar nada, lembrando que a minha é a maior da Oggi, que é quadro 19.

Achei um bom peso.


Postado Por: hugo_salves
Data de Publicação: 03 Ago 2016 as 15:35
Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

Peguei o bonde andando, mas... Minha Oggi BW 7.2, que é dita como das marcas menos conhecidas, bateu 13,5 Kg na balança com os suportes da caramanhola. Toda original, sem trocar nada, lembrando que a minha é a maior da Oggi, que é quadro 19.

Achei um bom peso.

Qse meio quilo a menos de sua bike é devido ao pneu de 630g cada um contra 850g do Control da SPZ, bem como as rodas Vzam mais leves. No mais são equivalentes, exceto a geometria. 



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net