Imprimir Página | Fechar Janela

Reforma de uma Caloi Cruiser Safari ano 1988.

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fóruns Novos - Outras Categorias
Nome do Fórum: Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre bicicletas antigas e assuntos afins.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=82118
Data da Impressão: 19 Abr 2024 as 18:40
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Reforma de uma Caloi Cruiser Safari ano 1988.
Postado Por: Guga-RJ
Assunto: Reforma de uma Caloi Cruiser Safari ano 1988.
Data de Publicação: 04 Mai 2015 as 15:26
Saudações amigos, há um mês resolví reformar uma antiga bike que estava guardada a 20 anos sem uso. Olhem a foto abaixo. Meu objetivo é usar a bike para passeios no fim de tarde com minha filha, mas estou disposto a trocar os componentes originais de aço pelos de alumínio para uma maior resistência.



Respostas:
Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 04 Mai 2015 as 15:47
Caros moderadores, acho que postei no lugar errado. Por favor, peço que mudem para :

Fórum Início > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas

Obrigado.


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 04 Mai 2015 as 19:32
Aqui ela com o velocímetro da Horasa. O cabo quebrou marcando 1735km.Aqui ela com o velocímetro da Horasa. O cabo quebrou marcando 1735km.


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 04 Mai 2015 as 19:37
Os pneus super ressecados.


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 04 Mai 2015 as 19:40
Ferrugem tomando conta.


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 04 Mai 2015 as 19:46
Tampa do quadro com o símbolo Caloicross em alto relevo.





Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 04 Mai 2015 as 20:02
Irei trocar o pedivela fixo por um de alumínio da Shimano. 


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 04 Mai 2015 as 20:27
Vou substituir o freio tipo ferradura por um contra pedal para ter o mínimo de manutenção possível. Já andei vendo e como pretendo substituir o sistema de câmbio para também não ter que ficar limpando esticador de corrente e o pinhão, o escolhido foi o sistema Nexus inter 3 da Shimano. 




Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 04 Mai 2015 as 20:42
Nexus inter 3




Aproveitando, escolhi o pedivela também da Shimano: Nexus FC-NX75




Postado Por: Joerly
Data de Publicação: 04 Mai 2015 as 20:48
E por que não manter o pedivela original?
Acho que vão dar uma valorizada por preservar um pouco da originalidade e acredito não impedir a instalação do Nexus. Inclusive ja vi esse setup no Bikes do Andarilho. Vê lá


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 04 Mai 2015 as 21:14
Originalmente postado por Joerly Joerly escreveu:

E por que não manter o pedivela original?
Acho que vão dar uma valorizada por preservar um pouco da originalidade e acredito não impedir a instalação do Nexus. Inclusive ja vi esse setup no Bikes do Andarilho. Vê lá

Então joerly, até pensei em deixar o pedivela original, inclusive mantendo o prato, mas onde moro tem muita umidade e maresia, então pensei em algo resistente como o alumínio. Acabei por decidir dar uma valorizada nas partes abrindo mão da originalidade. Vamos ver no que vai dar....hehehe

Estou disposto a mudar o tamanho do MC de 45mm para 34,7mm para colocar o MC da Shimano BB-UN26




Estive visitando um torneiro mecânico para ver quanto fica para fazer uma adaptação como a abaixo:




Ainda vou decidir. Tem aqueles MC transformers. Saem mais baratos.


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 04 Mai 2015 as 21:17
O torneiro mecânico me cobrou algo em torno de R$ 100,00.


Postado Por: zex
Data de Publicação: 04 Mai 2015 as 22:54
Eu acho que não vale a pena gastar R$ 100,00 para adaptar o quadro apenas para usar um pedivela diferente..... Nesse caso eu melhor buscar um outro quadro que já tenha a caixa do pedivela em 34mm... Nas bicicletarias de bairro existem muitos quadros abandonados... Os mais faceis de achar são os da Sundown  ... Acho que com uns R$ 50,00 vc deve comprar uns 3 quadros.... Muitos já vem com garfos também... Ai é só pintar e montar a bike....

Caso faça questão, vc pode comprar um quadro velho, depois corta a caixa do pedivela desse quadro e pede para solda dentro da do seu quadro.... Eu já vi não me lembro a onde uma imagem de uma bike em que o cara  fez isso...


-------------
Por favor me corrijam se eu estiver errado...


Postado Por: CristianRMS
Data de Publicação: 04 Mai 2015 as 23:32
 Mas pode ter a questão do valor sentimental, se a bike tá com ele esse tempo todo difícil querer cortar o quadro.  Faço idéia de como deve ser, tenho uma aluminum 95/96 quase toda original, o freehub tá muito ruim mas to com dó de trocar o cubo e tirar aquela cara de retrô.
 
  Os freios como vão ficar agora com nexus?


Postado Por: zex
Data de Publicação: 05 Mai 2015 as 01:02
Ele não vai cortar o quadro dele....LOL... O quadro que seria cortado seria o da bicicletaria.....
Seria pra ficar algo similar a isso..., Só não pode esquecer de alinhar o tubo novo com o centro do quadro....






-------------
Por favor me corrijam se eu estiver errado...


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 05 Mai 2015 as 03:31
Originalmente postado por Guga-RJ Guga-RJ escreveu:

O torneiro mecânico me cobrou algo em torno de R$ 100,00.


Para fazer uma peça igual aquela da ilustração??? Está de graça...


Postado Por: Libert
Data de Publicação: 05 Mai 2015 as 05:42
Acho lindo esse quadro da safari e o nexus deve cair muito bem nela. Também não acho que está caro R$ 100 pelo serviço do central, se de fato esse torneiro for capaz de acertar nas medidas do adaptador. Essa idéia de soldar a caixa de outro quadro por dentro também é interessante.
Quanto ao eixo transformer, vai permitir o uso de outro pedivela, mas não vai ter a rigidez de um central selado. Neste caso, eu manteria o pedivela original.


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 05 Mai 2015 as 08:57
Originalmente postado por zex zex escreveu:

Eu acho que não vale a pena gastar R$ 100,00 para adaptar o quadro apenas para usar um pedivela diferente..... Nesse caso eu melhor buscar um outro quadro que já tenha a caixa do pedivela em 34mm... Nas bicicletarias de bairro existem muitos quadros abandonados... Os mais faceis de achar são os da Sundown  ... Acho que com uns R$ 50,00 vc deve comprar uns 3 quadros.... Muitos já vem com garfos também... Ai é só pintar e montar a bike....

Caso faça questão, vc pode comprar um quadro velho, depois corta a caixa do pedivela desse quadro e pede para solda dentro da do seu quadro.... Eu já vi não me lembro a onde uma imagem de uma bike em que o cara  fez isso...

Zex, eu ainda vou decidir, mas toda opinião é bem vinda. Achei engrançado você dizer que com 50 mangos dá para comprar 3 quadros hehehe, é verdade. Tem gente que joga até fora. Sexta-feita eu estava dirigindo pelo bairro e um quadro de bike com o garfo e pára-lamas no lixo. Não me bateu a idéia de ver o tamanho do Movimento Central. 


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 05 Mai 2015 as 09:07
Originalmente postado por CristianRMS CristianRMS escreveu:

 Mas pode ter a questão do valor sentimental, se a bike tá com ele esse tempo todo difícil querer cortar o quadro.  Faço idéia de como deve ser, tenho uma aluminum 95/96 quase toda original, o freehub tá muito ruim mas to com dó de trocar o cubo e tirar aquela cara de retrô.
 
  Os freios como vão ficar agora com nexus?

CristianRMS, atrás não terá a ferradura, somente o freio contra pedal mesmo. Na frente talvez eu coloque o freio original. Não quero muitos conduites preso ao guidão. Do lado direito vai ter o passador do Nexus inter 3 e se for o caso uma manete de freio dianteiro do lado esquerdo como nesta bike: 








Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 05 Mai 2015 as 09:12
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Originalmente postado por Guga-RJ Guga-RJ escreveu:

O torneiro mecânico me cobrou algo em torno de R$ 100,00.


Para fazer uma peça igual aquela da ilustração??? Está de graça...

Bol Gola, na verdade esse valor foi para a peça inteiriça. Bi-partida assim eu acho que deva cobrar uns R$140,00. 


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 05 Mai 2015 as 09:23
Originalmente postado por Libert Libert escreveu:

Acho lindo esse quadro da safari e o nexus deve cair muito bem nela. Também não acho que está caro R$ 100 pelo serviço do central, se de fato esse torneiro for capaz de acertar nas medidas do adaptador. Essa idéia de soldar a caixa de outro quadro por dentro também é interessante.
Quanto ao eixo transformer, vai permitir o uso de outro pedivela, mas não vai ter a rigidez de um central selado. Neste caso, eu manteria o pedivela original.

Libert, achei esse interessante. Quanto à rigidez, vou ter que ficar reapertando de tempo em tempo? Eu quero mexer muito pouco com a manutenção. Só limpar mesmo. 






Postado Por: Libert
Data de Publicação: 05 Mai 2015 as 19:20
Na verdade não tenho experiência com o transformer e li poucos relatos a respeito. Pelo que li, dá folga sim, mas esse da foto pelo jeito usa rolamentos em vez de esferas soltas e talvez nesse caso a história seja diferente. Também tem que ver o comprimento do eixo, para não prejudicar o alinhamento da corrente. Com tantas dúvidas, eu manteria o original monobloco, depois de um trato, claro.
Apesar de mais trabalhoso e provavelmente mais caro, prefiro a adaptação no quadro, pois confio no central selado, que além da rigidez tem várias opções de comprimento de eixo. Mas continuo duvidando que o torneiro faça essa peça. Pelo jeito é uma peça de encaixe, sem solda. Então os diâmetros externo e interno devem bater com o diâmetro do quadro e a rosca do central. Se ele conseguir, então pode anunciar no ML que vai achar comprador, com certeza.


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 05 Mai 2015 as 19:32
Originalmente postado por Libert Libert escreveu:

Na verdade não tenho experiência com o transformer e li poucos relatos a respeito. Pelo que li, dá folga sim, mas esse da foto pelo jeito usa rolamentos em vez de esferas soltas e talvez nesse caso a história seja diferente. Também tem que ver o comprimento do eixo, para não prejudicar o alinhamento da corrente. Com tantas dúvidas, eu manteria o original monobloco, depois de um trato, claro.
Apesar de mais trabalhoso e provavelmente mais caro, prefiro a adaptação no quadro, pois confio no central selado, que além da rigidez tem várias opções de comprimento de eixo. Mas continuo duvidando que o torneiro faça essa peça. Pelo jeito é uma peça de encaixe, sem solda. Então os diâmetros externo e interno devem bater com o diâmetro do quadro e a rosca do central. Se ele conseguir, então pode anunciar no ML que vai achar comprador, com certeza.

O torneiro mecânico disse que faz sem problemas, mas enquanto vou cotando as peças da bike, vou pensando no assunto.


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 05 Mai 2015 as 19:38
Comecei a desmontar a bike, gosto muito dessa parte. Vou postar umas fotos.


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 05 Mai 2015 as 19:58
Pontapé inicial:









Aqui o velocímetro tinha partido no km 1710 acho. Quase 1000 voltas em torno do Maracanã. Fora outros trajetos pelo Rio com ele quebrado. Aliás, como mencionei, o cabo é que está quebrado, o velocímetro está perfeito. 
















Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 05 Mai 2015 as 21:15
Achei que tirar a mesa ia dar trabalho por causa da ferrugem e para minha surpresa, a peça estava polida como um espelho. Essa bike tem 27 anos.













Encontrei areia dentro do Movimento Central.



Esse pinhão de 3 velocidades eu usurpei da Caloi Ceci da minha mãe. Quando ela chegou do trabalho a Ceci dela tinha virado monovelocidade. kkkkkkkk







Uma coisa que me chamou atenção foi notar que a caixa do Movimento Central da minha Cruiser é vazada. Note os tubos do quadro adentrando o MC. Isso vai ser problema para adaptar um MC de 34,7mm que estou pretendendo mandar far no torneiro mecânico. 



Bom, primeira etapa concluída, bike desmontada. Próxima estapa: tirar fora essa tinta velha!!!!





Postado Por: rtthyago
Data de Publicação: 07 Mai 2015 as 00:55
Guga, voce pode usar um MC transforme com os rolamentos industriais em vez dos tradicionais de bacia e esfera, funcionam bem.
Assim você não gasta muito.


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 07 Mai 2015 as 04:03
Originalmente postado por rtthyago rtthyago escreveu:

Guga, voce pode usar um MC transforme com os rolamentos industriais em vez dos tradicionais de bacia e esfera, funcionam bem.
Assim você não gasta muito.

É Rtthyago, vai ter que ser o transforme mesmo. 


Postado Por: machrispim
Data de Publicação: 07 Mai 2015 as 10:13
Guga 
Você me fez voltar algumas decadas atraz , tive uma igualzinha .
Parabens pelo projeto e não deixe de postar fotos .

Abraços 


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 07 Mai 2015 as 13:03
Originalmente postado por machrispim machrispim escreveu:

Guga 
Você me fez voltar algumas decadas atraz , tive uma igualzinha .
Parabens pelo projeto e não deixe de postar fotos .

Abraços 

Valeu machrispim, vou postar sim. Eu estou relutando em fazer modificações nela, gostaria de deixá-la o mais original possível mas vou acabar mudando algumas coisas nela. Quero ela funcional mas também não quero que ela perca a identidade de uma Cruiser, por exemplo: o guidão. Eu queria usar o mesmo guidão, mas como não gosto das manetes originais, terei que mandar esmerilhar. Isso é mole mas ele está meio amassado e como já tenho um Guidão Beach aqui novinho da Monaco, usarei nela.
Todas as partes da bike deixarei guardadas para o caso de futuramente querer deixá-la toda original.




Postado Por: machrispim
Data de Publicação: 07 Mai 2015 as 14:19
Guga Legal deixar original , mas eu tambem faria alguns ups pra poder rodar de boa .
Valeu por compartilhar 



Postado Por: Black Knight
Data de Publicação: 07 Mai 2015 as 22:52
Uma outra saída pra questão do MC, é a que eu bolei pra minha Monark Barra Circular 1984!
Eu utilizei um adaptador Truvativ e um movimento salva-quadro da Neco! Deu muito trabalho até chegar nas medidas exatas, mas depois de pronto e instalado, ficou maravilhoso!!! Wink
O maior inconveniente aqui, é que só o adaptador custa uns 250 pau! Teve amigo meu que "chorou" quando eu meti a serra na porcaria! LOL kakakakakakak
Boa Sorte!
 
Beer Handshake
 
Segue a imagem de como ficou:
 
 
 
 
 


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 08 Mai 2015 as 01:48
Originalmente postado por Black Knight Black Knight escreveu:

Uma outra saída pra questão do MC, é a que eu bolei pra minha Monark Barra Circular 1984!
Eu utilizei um adaptador Truvativ e um movimento salva-quadro da Neco! Deu muito trabalho até chegar nas medidas exatas, mas depois de pronto e instalado, ficou maravilhoso!!! Wink
O maior inconveniente aqui, é que só o adaptador custa uns 250 pau! Teve amigo meu que "chorou" quando eu meti a serra na porcaria! LOL kakakakakakak
Boa Sorte!
 
Beer Handshake
 
Segue a imagem de como ficou:
 
 
 
 
 

Eu estou esbarrando num probleminha que são os tubos do quadro que aparecem dentro do MC. Caso não tivesse esse contratempo, iria fazer o mesmo que você fez, usar um salva quadro ou mandar fazer no torneiro. Acho que vou meter um transforme mesmo para agilizar o processo. Essa sua bike deve estar linda!!! 



Postado Por: Black Knight
Data de Publicação: 08 Mai 2015 as 02:35
Originalmente postado por Guga-RJ Guga-RJ escreveu:


Eu estou esbarrando num probleminha que são os tubos do quadro que aparecem dentro do MC. Caso não tivesse esse contratempo, iria fazer o mesmo que você fez, usar um salva quadro ou mandar fazer no torneiro. Acho que vou meter um transforme mesmo para agilizar o processo. Essa sua bike deve estar linda!!! 

Eu já falei isso em outros tópicos, mais vô repetir aqui também:
"- Fuja desse TRANSFORMER igual o diabo foge da Cruz!!!" (Escute esse "coitado" que já passou por isso!) LOL
Sério, se for par colocar essa porcaria... deixa no monobloco Original que vai te dar muito mais alegria! Eu cheguei a colocar isso na minha Barra Circular! Mais vc pedala 10 quarteirão, e ele já tá "jogando"!
Tô percebendo que vc tá querendo dar uma "modernizada" na Cruiser! Aquela ponta do "chainstay" tá bem perto da borda da caixa mesmo! Ai num dá pra fazer igualo meu, pq entra uma boa parte do Truvativ pra dentro! Foda!
Então, dá uma olhada no tópico da minha Barra Circular pq vc pode tirar algumas informações e tals... Até pq eu levei a modificação ao extremo, e todas as dificuldades, erros e acertos, eu mostrei lá! Wink
Abraço....
 
(Aqui o meu tópico) http://www.pedal.com.br/forum/monark-barra-circular-1984-total-tuning-sera_topic76301.html" rel="nofollow - http://www.pedal.com.br/forum/monark-barra-circular-1984-total-tuning-sera_topic76301.html
 
Beer Handshake
 
 


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 08 Mai 2015 as 03:53
Originalmente postado por Black Knight Black Knight escreveu:

Originalmente postado por Guga-RJ Guga-RJ escreveu:


Eu estou esbarrando num probleminha que são os tubos do quadro que aparecem dentro do MC. Caso não tivesse esse contratempo, iria fazer o mesmo que você fez, usar um salva quadro ou mandar fazer no torneiro. Acho que vou meter um transforme mesmo para agilizar o processo. Essa sua bike deve estar linda!!! 

Eu já falei isso em outros tópicos, mais vô repetir aqui também:
"- Fuja desse TRANSFORMER igual o diabo foge da Cruz!!!" (Escute esse "coitado" que já passou por isso!) LOL
Sério, se for par colocar essa porcaria... deixa no monobloco Original que vai te dar muito mais alegria! Eu cheguei a colocar isso na minha Barra Circular! Mais vc pedala 10 quarteirão, e ele já tá "jogando"!
Tô percebendo que vc tá querendo dar uma "modernizada" na Cruiser! Aquela ponta do "chainstay" tá bem perto da borda da caixa mesmo! Ai num dá pra fazer igualo meu, pq entra uma boa parte do Truvativ pra dentro! Foda!
Então, dá uma olhada no tópico da minha Barra Circular pq vc pode tirar algumas informações e tals... Até pq eu levei a modificação ao extremo, e todas as dificuldades, erros e acertos, eu mostrei lá! Wink
Abraço....
 
(Aqui o meu tópico) http://www.pedal.com.br/forum/monark-barra-circular-1984-total-tuning-sera_topic76301. - http://www.pedal.com.br/forum/monark-barra-circular-1984-total-tuning-sera_topic76301.html
 
Beer Handshake
 
 

Sério Black, até mesmo os transformes com rolamentos como o da foto que postei? Estou numa sinuca agora!!!!
Estou lendo seu tópico, cara, meu projeto não vai chegar aos pés do seu, que perfeição. O meu ficará bem simples. 


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 08 Mai 2015 as 12:30
Black, acabei de ler o tópico de sua Barra Circular. Que beleza de tópico hein! 


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 14 Mai 2015 as 23:39
Já estou com algumas coisas que chegaram essa semana, que são:

O Pedivela Nexus fc-nx75 da Shimano







O Movimento central bb-un26 da Shimano:
Vamos tentar adaptar essa MC de 34,7mm numa caixa de 45mm. Vamos ver no que vai dar.





E o Grupo Nexus inter 3





















Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 15 Mai 2015 as 00:56
Muito chique esse kit Nexus I (até o nome é chique LOL)!


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 15 Mai 2015 as 14:08
Hoje pegarei as rodas que mandei montar e o quadro que está com o torneiro mecânico. Estou meio ansioso para ver se o serviço ficou bom, caso contrário, terei que optar por um plano B, hehehe. Mas algumas coisas na vida nós temos que ver no que vai dar. 
Posto as fotos mais tarde.




Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 16 Mai 2015 as 01:15
Busquei o quadro no torneiro mecânico e gostei muito do que ele pode fazer. 
Ficou além das minhas expectativas










O encaixe das roscas ficaram perfeitos








Quem viu as imagens de como era o interior da caixa do MC observou que o Chainstay atravessava a parede da caixa atrapalhando a entrada da das duas peças. O Torneiro desbastou as pontas do chainstay e ficou tudo resolvido. Lindo serviço!!!




Depois da pintura vou engraxar tudo por dentro para evitar a umidade.







Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 16 Mai 2015 as 01:54
As rodas também já estão prontas:
Pneus Kenda Flame 26 X 2,125
Aros Vmaxx 







Cubo dianteiro de esfera da Joytech.



Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 16 Mai 2015 as 02:35
Gostei do que vi. As peças parecem brutas e bem precisas, combinando direitinho com o movimento central. Infelizmente só o tempo que estiver pedalando vai dizer se foi bom ou não. Espero que não apareça surpresas negativas. A ideia de cobrir o metal para evitar a umidade e com ela a ferrugem também foi sábia Thumbs Up

Sobre as rodas... pelo amor de dios, retire esses adesivos que eles estão ferindo meus olhos Cry


Postado Por: Libert
Data de Publicação: 16 Mai 2015 as 05:23
Que beleza, heim! Parabéns para o torneiro! Foi necessário colar o adaptador no quadro, ou já está firme só com o encaixe?


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 16 Mai 2015 as 09:56
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Gostei do que vi. As peças parecem brutas e bem precisas, combinando direitinho com o movimento central. Infelizmente só o tempo que estiver pedalando vai dizer se foi bom ou não. Espero que não apareça surpresas negativas. A ideia de cobrir o metal para evitar a umidade e com ela a ferrugem também foi sábia Thumbs Up

Sobre as rodas... pelo amor de dios, retire esses adesivos que eles estão ferindo meus olhos Cry

É Bol, realmente ó o tempo mesmo. Sobre os adesivos das rodas, eu também odeio, é que eu tinha chegado da loja e resolví fazer logo as fotos com adesivo e tudo, mas com certeza vai ficar sem os adesivos.


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 16 Mai 2015 as 10:04
Originalmente postado por Libert Libert escreveu:

Que beleza, heim! Parabéns para o torneiro! Foi necessário colar o adaptador no quadro, ou já está firme só com o encaixe?

Libert, o torneiro ia colar sim mas como eu perguntei sobre a possibilidade de um dia eu estragar a rosca (na pior das hipóteses) e ter que remover, ele fez bem justo e colocou na prensa.  Ficou muito justo. Gostei do resultado.


Postado Por: M.CROESY
Data de Publicação: 16 Mai 2015 as 10:33
um amigo do meu prédio tinha uma desta só que era a vermelha.o torneiro trabalhou direito em!vai por que cor?boa sorte ai na montagem!Wink

-------------
M.CROESY


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 16 Mai 2015 as 16:27
Ainda estou decidindo mas estou quase certo de ser preta fosca. Tudo preto!!!! 
Estava com uma ideia de deixar ela meio Rat Rod como esta da foto mas com menos ferrugem e mais metal aparecendo. Mas não amadureci a ideia ainda...hehehe


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 16 Mai 2015 as 16:34
Na verdade troquei as imagens. A de cima está com mais metal aparente, essa abaixo está com toda ela coberta pela oxidação. Prefiro a de cima.




Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 16 Mai 2015 as 16:40
Originalmente postado por M.CROESY M.CROESY escreveu:

um amigo do meu prédio tinha uma desta só que era a vermelha.o torneiro trabalhou direito em!vai por que cor?boa sorte ai na montagem!Wink

Valeu M.CROESY obrigado, a princípio eu ia pintar ela com a mesma cor e deixar toda original, mas depois mudei de ideia e vamos ver no que vai sair...Queria ve-la com outra cara. 


Postado Por: Black Knight
Data de Publicação: 17 Mai 2015 as 19:17
Opa... boenas!
Eita... como o amigo Bol Gola, eu também tô gostando do que estou vendo! Parece que a Cruiser vai ficar irada! Aliás, eu ambém tenho uma Safari vermelha... mais está guardada esperado a hora dela!
Assim como o amigo Libert, eu também fiquei imaginando como o adaptador estaria preso ao quadro! Depois li a explicação do encaixe na "pressão" e... sei lá! Talvez com o tempo o adaptador vá soltando. Recomendo dar uns "pinguinhos" de solda por dentro pra garantir! E se um dia tiver que trocar... só dar uma marteladas que pula pra fora! Winkheheheh
Abraço e boa sorte!!!
 
Beer Handshake
 
 


Postado Por: Ligeirinho
Data de Publicação: 17 Mai 2015 as 21:24
Não é q o torneiro conseguiu fazer direitinho?! Mas como ele embuchou na caixa "lisa" recebendo o ponta quadrada Shimano? Agora é usar e ver se aguenta. Tomara! Sera que ele consegue fazer isso pra uma caixa de 50mm? Em tempo , alguém pode me explicar se o transformer com os rolamentos dão sempre um jogo constante e qual o motivo técnico q explica isso?
Quanto a projeção daqueles tubos no interior do MC iria sugerir mesmo que fizesse o desbaste... por fim, pelo fato de você morar em região litorânea o Nexus 3v é uma otima escolha. Nao esqueça de postar mais fts, estamos curiosos.


Postado Por: zex
Data de Publicação: 18 Mai 2015 as 00:41
O movimento central ficou centralizado em relação ao quadro??? Se não ficou, isso poderá tirar de lugar a linha de corrente........Eu ouvi dizer que esses centros monoblocos são levemente deslocados ( Não sei dizer se é para direita ou para a esquerda).......

Uma das alternativas para corrigir a linha de corrente caso o movimento central esteja fora do centro é usar um movimento com eixo mais largo, isso empurrará o pedivela para fora do quadro, se usar um movimento com eixo mais curto, isso puxará o pedivela  para mais perto do quadro, mas se for muito se o eixo for muito curto , o pedivela poderá bater no  chain stay ( do lado direito ou do lado esquerdo) .....


-------------
Por favor me corrijam se eu estiver errado...


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 18 Mai 2015 as 13:30
Originalmente postado por Black Knight Black Knight escreveu:

Opa... boenas!
Eita... como o amigo Bol Gola, eu também tô gostando do que estou vendo! Parece que a Cruiser vai ficar irada! Aliás, eu ambém tenho uma Safari vermelha... mais está guardada esperado a hora dela!
Assim como o amigo Libert, eu também fiquei imaginando como o adaptador estaria preso ao quadro! Depois li a explicação do encaixe na "pressão" e... sei lá! Talvez com o tempo o adaptador vá soltando. Recomendo dar uns "pinguinhos" de solda por dentro pra garantir! E se um dia tiver que trocar... só dar uma marteladas que pula pra fora! Winkheheheh
Abraço e boa sorte!!!
 
Beer Handshake
 
 

É Black, só entrou na prensa mesmo, eu ví. É que a caixa do MC não é um cilindro perfeiro, tem irregularidades e para não entrar folgado para depois correr o risco de sair, ele fez bem justo para ficar bem presa. Eu pedi para não colar. Gostei da ideia dos pingos de cola. 


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 18 Mai 2015 as 13:31
Aliás, pingos de solda.


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 18 Mai 2015 as 13:40
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Não é q o torneiro conseguiu fazer direitinho?! Mas como ele embuchou na caixa "lisa" recebendo o ponta quadrada Shimano? Agora é usar e ver se aguenta. Tomara! Sera que ele consegue fazer isso pra uma caixa de 50mm? Em tempo , alguém pode me explicar se o transformer com os rolamentos dão sempre um jogo constante e qual o motivo técnico q explica isso?
Quanto a projeção daqueles tubos no interior do MC iria sugerir mesmo que fizesse o desbaste... por fim, pelo fato de você morar em região litorânea o Nexus 3v é uma otima escolha. Nao esqueça de postar mais fts, estamos curiosos.

Ligeirinho, ele fez duas peças, uma para cada lado do da Caixa. 
A minha caixa é de 45mm, para fazer uma de 50mm é a mesma coisa. 

Postarei fotos sim, pode acomanhar. A Bike ficará simples, mas minha intenção é um visual diferente do quadro. Não sei ainda o que farei. Tenho duas ideias: preto fosco ou ferrugem estilo rat rod. 


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 18 Mai 2015 as 15:31
Originalmente postado por zex zex escreveu:

O movimento central ficou centralizado em relação ao quadro??? Se não ficou, isso poderá tirar de lugar a linha de corrente........Eu ouvi dizer que esses centros monoblocos são levemente deslocados ( Não sei dizer se é para direita ou para a esquerda).......

Uma das alternativas para corrigir a linha de corrente caso o movimento central esteja fora do centro é usar um movimento com eixo mais largo, isso empurrará o pedivela para fora do quadro, se usar um movimento com eixo mais curto, isso puxará o pedivela  para mais perto do quadro, mas se for muito se o eixo for muito curto , o pedivela poderá bater no  chain stay ( do lado direito ou do lado esquerdo) .....

Zex, está centralizado tudo certinho preparei umas imagens, pois só falar não tem graça, imagens são sempre úteis para tirar dúvidas:

Sobre se o Movimento Central BB-UN26-K ficou perfeito para a Caloi Cruiser, bem centralizado: 
a caixa da Cruiser é de aproximadamente 68mm (67 e uns quebrados, com os batentes dá 68)
Esse Movimento selado é para caixas de 68mm, não deu erro, ficou centralizado tudo certinho!

As informações BC1.37 X 24 são informações úteis para o torneiro mecânico fazer os fios da rosca. Mas você deve deixar a peça com ele para não dar problema, pois os fios são de sentido contrário um do outro. 

 



Sobre a linha de corrente: o pinhão que vem no Grupo Nexus inter 3 tem duas faces para que você escolha o lado que ficou melhor para a corrente, tem um ressalto veja:












Linha de corrente:




Sobre o Pedivela bater no Chainstay:

Lado esquerdo



Lado direito






Mais umas imagens, tô gostando da brincadeira...rsrsrsrs







 


Postado Por: Libert
Data de Publicação: 18 Mai 2015 as 20:13
Uma mão na roda esse recuo do pinhão para alinhar a corrente, não? Mais um ponto para o nexus. É certamente a minha próxima compra.
Não costumo gostar de pneus grossos. Mas tenho que dar o braço a torcer, caiu muito bem nesse quadro! Parece até uma fat bike.


Postado Por: Ligeirinho
Data de Publicação: 18 Mai 2015 as 22:00
Guga Rj voto no rat rod! Tenho um projeto, ainda só na cabeça de uma bike cromo oxidada por fora e algumas peças em contraste com alumínio anodizado colorido e mesmo bater verniz vitral em outras. Ainda to viajando na ideia há meses... mas porei em pratica quando o bolso e peças "fecharem". Tem até caveirinhas.


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 18 Mai 2015 as 22:15
Originalmente postado por Libert Libert escreveu:

Uma mão na roda esse recuo do pinhão para alinhar a corrente, não? Mais um ponto para o nexus. É certamente a minha próxima compra.
Não costumo gostar de pneus grossos. Mas tenho que dar o braço a torcer, caiu muito bem nesse quadro! Parece até uma fat bike.

Também não gosto de pneus muito largos, mas gostei dela assim. 


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 18 Mai 2015 as 23:38
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Guga Rj voto no rat rod! Tenho um projeto, ainda só na cabeça de uma bike cromo oxidada por fora e algumas peças em contraste com alumínio anodizado colorido e mesmo bater verniz vitral em outras. Ainda to viajando na ideia há meses... mas porei em pratica quando o bolso e peças "fecharem". Tem até caveirinhas.

Opa Ligeirinho, ideias são bem vindas. Então temos 2 pontos para rat rod, kkkkkkk
Não esquece de por as fotos da empreitada que com certeza acompanharei.


Postado Por: deepbluemx3
Data de Publicação: 19 Mai 2015 as 11:11
Eu lembro que meu pai deu uma dessas, igualzinha, pro meu filho, e ele destruiu ela...Cry
Linda mesmo!
Quanto ao MC, eu estava lendo o seu tópico e ia dar exatamente essa idéia que o seu torneiro fez LOL  2 peças, rosqueadas, uma de cada lado, pra transformar a medida do mc pra 34,7mm, ficou show, se essas peças estivessem a venda no mercado livre seria um sucesso! Thumbs Up
Parabéns pelo projeto, acompanhando por aqui...


Postado Por: deepbluemx3
Data de Publicação: 19 Mai 2015 as 11:20
Aliás, 2 peças prensadas...


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 19 Mai 2015 as 11:54
Estava indeciso sobre a cor até ver essas fotos da roda traseira montadas no quadro Smile

Minha sugestão seria de pintar de preto liso, roxo metálico, ou verde escuro metálico respectivamente sendo que na cor preto as letras seriam minimalistas e em tom contrastante com só os contornos das letras em cores berrantes tipo amarelo limão fluorescente, rosa, magenta, prata ou um mix de prata com cor fluorescente. Em segundo lugar nas opções de letras seria usá-las em tom maciço com letras bem grossas e de preferência em arial Black itálico. Abaixo vão alguns exemplos de onde tirei a ideia:














Postado Por: ricardo_cpt
Data de Publicação: 19 Mai 2015 as 16:39
acompanhando... doido pra ver o final... ta ficando muito bom, parabens


Postado Por: M.CROESY
Data de Publicação: 19 Mai 2015 as 18:46
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Estava indeciso sobre a cor até ver essas fotos da roda traseira montadas no quadro Smile

Minha sugestão seria de pintar de preto liso, roxo metálico, ou verde escuro metálico respectivamente sendo que na cor preto as letras seriam minimalistas e em tom contrastante com só os contornos das letras em cores berrantes tipo amarelo limão fluorescente, rosa, magenta, prata ou um mix de prata com cor fluorescente. Em segundo lugar nas opções de letras seria usá-las em tom maciço com letras bem grossas e de preferência em arial Black itálico. Abaixo vão alguns exemplos de onde tirei a ideia:












gostei do verde!Wink

-------------
M.CROESY


Postado Por: Black Knight
Data de Publicação: 19 Mai 2015 as 19:18
Originalmente postado por deepbluemx3 deepbluemx3 escreveu:

Eu lembro que meu pai deu uma dessas, igualzinha, pro meu filho, e ele destruiu ela...Cry
Linda mesmo!
Quanto ao MC, eu estava lendo o seu tópico e ia dar exatamente essa idéia que o seu torneiro fez LOL  2 peças, rosqueadas, uma de cada lado, pra transformar a medida do mc pra 34,7mm, ficou show, se essas peças estivessem a venda no mercado livre seria um sucesso! Thumbs Up
Parabéns pelo projeto, acompanhando por aqui...
Opa... vc mesmo!!! Graaaande Mestre deepbluemx3!!! Sortaram vc finalmente?!?!? LOL kakakakakak
Então... nos últimos dias já comprei duas C10 (uma pelas peças, e a outra pelo quadro)!
Me aguarde!!!! Big smile KKKKKKKKKKKKKKK
Abração...
 
Beer Handshake
 
 


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 19 Mai 2015 as 20:28
Antes de tudo, quero agradecer a todos por estarem colaborando, incentivando e dando ideias, muito obrigado!!!!
Entrei nessa empreitada sem nenhuma bagagem, feras são todos vocês que já fazem há tempos restaurações magníficas e foi por isso que resolvi compartilhar a minha.

SmileSmileSmile




Postado Por: zex
Data de Publicação: 19 Mai 2015 as 20:38
Ficou 10 a adaptação parabéns !!!!Clap ClapClap


-------------
Por favor me corrijam se eu estiver errado...


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 19 Mai 2015 as 20:50
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Estava indeciso sobre a cor até ver essas fotos da roda traseira montadas no quadro Smile

Minha sugestão seria de pintar de preto liso, roxo metálico, ou verde escuro metálico respectivamente sendo que na cor preto as letras seriam minimalistas e em tom contrastante com só os contornos das letras em cores berrantes tipo amarelo limão fluorescente, rosa, magenta, prata ou um mix de prata com cor fluorescente. Em segundo lugar nas opções de letras seria usá-las em tom maciço com letras bem grossas e de preferência em arial Black itálico. Abaixo vão alguns exemplos de onde tirei a ideia:


Obrigado pelas ideias Bol Gola, são realmente boas ideias. 
Sobre as letras, o quadro da Cruiser é bem fino, não dá para fazer algo como nas fotos. 

Tem uma cor que também acho que deve ficar legal : marrom cobre do Sandero 2013


Postado Por: ircalf
Data de Publicação: 19 Mai 2015 as 21:07
Eeeeeeuuuu acho que refazer a pintura original seria o mais legal. Approve

De qualquer forma, esse é ó tópico mais legal de acompanhar no fórum nesse momento.


-------------
Tiago


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 19 Mai 2015 as 22:11
Originalmente postado por ircalf ircalf escreveu:

Eeeeeeuuuu acho que refazer a pintura original seria o mais legal. Approve

De qualquer forma, esse é ó tópico mais legal de acompanhar no fórum nesse momento.

Obrigado Ircalf.

No início eu pensei exatamente numa restauração, inclusive da cor original, mas depois mudei de ideia. Agora quero vê-la de outra forma. Mas todas as peças estão guardadas para uma futura restauração quem sabe! Smile


Postado Por: klhada
Data de Publicação: 20 Mai 2015 as 09:21
se for manter "rat" eu recomendo fazer uma versão mais adequada pra bikes, que é envernizar sem acabamento. 



não vai enferrujar nunca, e fica protegida. ferrugem vai ser foda. Toda vez que vc sair pra pedalar volta marrom pra casa? Tongue Em algum lugar do quadro vc vai raspar, sempre. 

mas eu jogava uma tinta nela. E mandava um colorgin nesse pedivela, pra ornar com as rodas LOL


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 02 Jun 2015 as 16:24
Saudações amigos, estou meio atrapalhado mas na medida do possível, vou dando continuidade na restauração. Algumas coisas já chegaram e aproveitei para mexer no final de semana mas me deparei com algumas dúvidas:

como estou marcando o local para a solda do suporte para a pinça do disco no garfo, fiz uma pré montagem de como ficaria e achei que ficou meio estranho o posicionamento da pinça.  



 No meu pouco entendimento, cheguei a conclusão que é por causa da espessura do garfo e pelo fato do parafuso do cubo ficar avançado em relação ao garfo. Ahh, esse adaptador que comprei para discos 160mm, está correto? O Disco é de 160mm e a pinça é uma Shimano BR-M447.


Eu sei que o ponto de partida é o posicionamento das pastilhas. Notem que eu centralizei tudo certinho. Mas mesmo assim ficou bem estranho. Quem puder comentar, fique à vontade.





Postado Por: lutela
Data de Publicação: 02 Jun 2015 as 21:03
Esta ficando bonita estou curioso como vai ficar depois de pronta a adaptação do mov central ficou 10 e por aqui não se acharia torneiro que fizesse isso por $100 ficaria muuuito mais caro.


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 02 Jun 2015 as 21:22
Originalmente postado por lutela lutela escreveu:

Esta ficando bonita estou curioso como vai ficar depois de pronta a adaptação do mov central ficou 10 e por aqui não se acharia torneiro que fizesse isso por $100 ficaria muuuito mais caro.

Na verdade ficou por R$120,00 porque ele teve um trabalho extra que foi o de desbastar o Chainstay. Ficou bom mesmo.


Postado Por: Black Knight
Data de Publicação: 02 Jun 2015 as 22:27
Opa... se me permite o comentário... acho que o desenho do suporte está ao contrário! A parte de baixo do suporte tem que ficar mais alta! Desse jeito ai, quando for tirar a roda, o disco vai pegar no caliper!
O suporte da frente da minha é original do garfo, mais vale pra vc ter uma visão melhor de como deve ficar! Recomendo tb, usar um suporte de 203mm! Dá até pra usar esse de 160mm ai mas, quanto menor isso ai, maior vai ser o suporte que tu terá que fazer!
Qualquer coisa... tamo aqui...
 
Beer Handshake
 
 
 
 


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 02 Jun 2015 as 23:22
Originalmente postado por Black Knight Black Knight escreveu:

Opa... se me permite o comentário... acho que o desenho do suporte está ao contrário! A parte de baixo do suporte tem que ficar mais alta! Desse jeito ai, quando for tirar a roda, o disco vai pegar no caliper!
O suporte da frente da minha é original do garfo, mais vale pra vc ter uma visão melhor de como deve ficar! Recomendo tb, usar um suporte de 203mm! Dá até pra usar esse de 160mm ai mas, quanto menor isso ai, maior vai ser o suporte que tu terá que fazer!
Qualquer coisa... tamo aqui...
 
Beer Handshake
  

Black, o desenho foi a única maneira que encontrei. Note que o meu garfo é muito espesso e ao a fixação fica avançada. No seu caso realmente o desenho ficou ao contrário do meu por estas razões. Eu também notei que se tirar a roda, pegará no caliper,  mas isso é fácil de contornar subindo um pouquinho a soldagem da chapa. Compare a foto: 



tentei todas as formas, mas cheguei a conclusão que a posição é aquela mesma. Caso eu esteja enganado, por favor, me corrijam.


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 02 Jun 2015 as 23:30
Uma simulação se o meu garfo fosse igual ao seu, ficaria assim:



A linha vermelha simula o desenho do seu garfo. Note que ele propicia um desenho parecido com o desenho do suporte do seu garfo.


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 07 Jun 2015 as 19:59
Este final de semana me concentrei no desenho do suporte que vai segurar a pinça. 
Inicialmente, cortei um pedaço de "Depron",  conhecido também como "Pluma", uma espécie de isopor muito usado em festas de criança.


Depois passei para um compensado de 5mm


Achei que ficou muito bom






















Agora é passar para a chapa e soldar


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 08 Jun 2015 as 19:08

Modelo de suporte para pinça de freio a disco para "Caloi Cruiser Safari".







Por enquanto é só pessoal!!!! Vou ver se soldo ainda esta semana.


Postado Por: Bol Gola
Data de Publicação: 08 Jun 2015 as 21:33
O projeto parece que está indo em boa direção, mas na hora de soldar é essencial que o alinhamento esteja perfeito. Muito cuidado nessa hora Disapprove


Postado Por: fred_aguas_claras
Data de Publicação: 09 Jun 2015 as 23:18
Até certo tempo atrás, eu tinha uma cruiser que acabou sendo roubada.
Fiz uma restauração básica, ela ficou single speed, pintei de preto fosca, freios imitação dos dia compe da extra light.
Passei pelo mesmo problema da central e acabei usando um trasnforme de rolamento.
Desde de quando terminei sua restauração até quando foi roubada, ela nunca apresentou folgas na caixa central.
E olha que ela era usada para ir a padaria, mercadinho e meu irmão ainda usava ela para ir ao cursinho todo dia, onde foi roubada mesmo estando presa no bicicletário.
Era a bike pau pra toda obra de casa. Tinha um otimo conforto pra pedalar. O guidão era o mesmo da foto que vc postou no início deste tópico e o canote era destes modelos novos, com ajuste milimétrico do banco.
Hoje eu estou com o projeto de restaurar outra, mas desta vez vou usar o nexus inter 3 tb. Mas estou no inicio deste
projeto e vai ser uma coisa demorada...
Estou acompanhado o topico para ideias e soluções.
Boa sorte no seu projeto aí!!!!!!!


Postado Por: mms
Data de Publicação: 10 Jun 2015 as 12:46
         Ola a todos, muito legal e caprichado o serviço na cruiser, gostaria de saber se foi só uma opção de não usar freio a disco traseiro ou existe algum impecilho ? Digo isso por achar que já que vai por freio a disco fica mais bonito com os dois...somente minha opinião.
          


Postado Por: edugcosta
Data de Publicação: 10 Jun 2015 as 13:13
Lindo post, quanta dedicação e precisão em todas as partes da reforma, meu amigo, esta de parabens mesmo, mande novas fotos quando puder! abs


Postado Por: sergio_moraes
Data de Publicação: 10 Jun 2015 as 14:21
me desculpe a indiscrição, mas quanto custou esse kit nexus com pedivela e tudo?



-------------
força sempre!!


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 10 Jun 2015 as 20:35
Originalmente postado por mms mms escreveu:

         Ola a todos, muito legal e caprichado o serviço na cruiser, gostaria de saber se foi só uma opção de não usar freio a disco traseiro ou existe algum impecilho ? Digo isso por achar que já que vai por freio a disco fica mais bonito com os dois...somente minha opinião.

MMS, obrigado por acompanhar a saga!!!! Eu nem ia colocar freio na frente. Eu escolhi o Nexus pela simplicidade. Não queria muita coisas para ficar limpando. O Grupo Nexus tem com e sem Freio Contrapedal. Optei pelo contrapedal. Já tive bikes contrapedal na minha infância e queria reviver. A ideia de colocar freio na frente veio depois, ia colocar um V-Brake mesmo mas tinha que adaptar também, aí para fazer isso, optei em colocar logo um a disco para dar um visual mesmo. Pura vaidade, kkkkk

Pensei sim em adaptar logo um na traseira também, mas como já tinha comprado o Grupo Nexus 3V, resolvi deixar só na frente mesmo.  

          


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 10 Jun 2015 as 20:37
Originalmente postado por edugcosta edugcosta escreveu:

Lindo post, quanta dedicação e precisão em todas as partes da reforma, meu amigo, esta de parabens mesmo, mande novas fotos quando puder! abs

Vou postar sim amigo, está indo devagar agora mas estarei sempre atualizando. Irei soldar o suporte do freio na sexta-feira. 

Abraços


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 10 Jun 2015 as 20:41
Originalmente postado por sergio_moraes sergio_moraes escreveu:

me desculpe a indiscrição, mas quanto custou esse kit nexus com pedivela e tudo?


Sergio, comprei o kit mo ML por R$349,00
 Kit veio com:

-Movimento Central BB-Un26
-Pedivela Shimano
-Cubo com 3 velocidades Nexus inter 3V com freio contrapedal




Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 10 Jun 2015 as 20:52
Estava passando por uma rua hoje e resolvi entrar numa loja de bikes e comprei esse selim, aliás, já estava querendo ele faz tempo, por indicação do Ravell daqui do fórum. No tópico que ele criou para dar dicas, fiquei interessado no Selim Cairu Tito, Ravell diz ser muito macio.

 






Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 10 Jun 2015 as 21:02
Originalmente postado por fred_aguas_claras fred_aguas_claras escreveu:

Até certo tempo atrás, eu tinha uma cruiser que acabou sendo roubada.
Fiz uma restauração básica, ela ficou single speed, pintei de preto fosca, freios imitação dos dia compe da extra light.
Passei pelo mesmo problema da central e acabei usando um trasnforme de rolamento.
Desde de quando terminei sua restauração até quando foi roubada, ela nunca apresentou folgas na caixa central.
E olha que ela era usada para ir a padaria, mercadinho e meu irmão ainda usava ela para ir ao cursinho todo dia, onde foi roubada mesmo estando presa no bicicletário.
Era a bike pau pra toda obra de casa. Tinha um otimo conforto pra pedalar. O guidão era o mesmo da foto que vc postou no início deste tópico e o canote era destes modelos novos, com ajuste milimétrico do banco.
Hoje eu estou com o projeto de restaurar outra, mas desta vez vou usar o nexus inter 3 tb. Mas estou no inicio deste
projeto e vai ser uma coisa demorada...
Estou acompanhado o topico para ideias e soluções.
Boa sorte no seu projeto aí!!!!!!!

Opa, a intenção é essa mesma. Estou compartilhando tudo para ajudar em futuras reformas, pois eu não achei nada na net sobre adaptação de freios a disco numa Cruiser Safari. Abraços!


Postado Por: Libert
Data de Publicação: 10 Jun 2015 as 21:28
Originalmente postado por fred_aguas_claras fred_aguas_claras escreveu:


Passei pelo mesmo problema da central e acabei usando um trasnforme de rolamento.
Desde de quando terminei sua restauração até quando foi roubada, ela nunca apresentou folgas na caixa central.
E olha que ela era usada para ir a padaria, mercadinho e meu irmão ainda usava ela para ir ao cursinho todo dia, onde foi roubada mesmo estando presa no bicicletário.

Legal saber que o rolamento funciona bem! Como foi o roubo, estava com cadeado simples e cortaram?


Postado Por: fred_aguas_claras
Data de Publicação: 10 Jun 2015 as 21:57
cara, era uma trava daquelas de cabo de aço e segredo numérico. bem sem vergonha.


Postado Por: cavalcante.c
Data de Publicação: 10 Jun 2015 as 21:59
Se vc for do bairro de jacarepagua, gostaria de ver como ficou, tá ficando bacana

-------------
Scott 27,5 - 2015
Caloi Urbe - 2015


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 11 Jun 2015 as 14:10
Originalmente postado por cavalcante.c cavalcante.c escreveu:

Se vc for do bairro de jacarepagua, gostaria de ver como ficou, tá ficando bacana

Opa, moro do outro lado da poça, longe um pouquinho, kkk


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 29 Jun 2015 as 18:21
Olá amigos, a coisa está meio devagar por aqui mas está andando. Tenho pesquisado muito e quase mudei toda a ideia da reforma. Pensei em mudar o Cubo traseiro que é um Nexus 3V contra pedal por um Nexus também 3v sendo roda livre para colocar disco na traseira também, (e a ideia inicial era somente um contrapedalzinho kkk), sabem como é né, agente que não programa nada vai fazendo conforme vamos dando corda à nossa imaginação.

O Cubo seria este:

Shimano SG-3D55 3-speed hub com freio a disco

 

Fora do Brasil achei no Amazon com encaixe Center Lock.

http://www.amazon.com/Shimano-SG-3D55-Universal-Nexus-CenterLock/dp/B002P6V2MC


No Brasil conseguí achar para freios roller Brake mas o encaixe é diferente.

 

Como para trazer de fora iria atrasar demais a reforma, e ainda tem que pintar e etc... muito tempo, resolvi deixar como ante. Talvez para a frente eu mude, mas estou satisfeito com este primeiro projeto: Disco na frente e contra pedal na traseira. 


A tinta escolhida foi a Verde Amazonie, a mesma usada do Renault Duster. O Prata será para o garfo.

 


E por falar em garfo...

Garfo com o suporte para a pinça já soldado




Postado Por: fred_aguas_claras
Data de Publicação: 29 Jun 2015 as 18:51
brother, quando tiver um tempo coloca fotos da roda traseira por favor. na parte do cubo traseiro dos dois lados. estou decidindo se coloco nexus 3 freio contra pedal ou roda livre para outros freios.


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 29 Jun 2015 as 19:07
Originalmente postado por fred_aguas_claras fred_aguas_claras escreveu:

brother, quando tiver um tempo coloca fotos da roda traseira por favor. na parte do cubo traseiro dos dois lados. estou decidindo se coloco nexus 3 freio contra pedal ou roda livre para outros freios.

fred, no momento estou sem poder postar a foto da roda traseira, mas vou fazer isso assim que possível. O que você gostaria de saber? Qualquer coisa pode perguntar, estando ao meu alcance te responderei. 

abraços 


Postado Por: fred_aguas_claras
Data de Publicação: 29 Jun 2015 as 22:45
So queria detalhes do cubo. Me parece que um lado é diferente do outro. Aquela furacao entre os raios e o eixo, sabe? Questao de estetica mesmo. Quero ver com detalhes. Se eu optar por contra pedal, nao vou colocar freio atras. Ta dificil de achar freios para este quadro descentes e com preco bom.


Postado Por: fred_aguas_claras
Data de Publicação: 29 Jun 2015 as 22:47
A proposito, se a cor do duster que eu estou pensando, vai ficar maneiro.


Postado Por: Guga-RJ
Data de Publicação: 01 Jul 2015 as 00:21
Originalmente postado por fred_aguas_claras fred_aguas_claras escreveu:

So queria detalhes do cubo. Me parece que um lado é diferente do outro. Aquela furacao entre os raios e o eixo, sabe? Questao de estetica mesmo. Quero ver com detalhes. Se eu optar por contra pedal, nao vou colocar freio atras. Ta dificil de achar freios para este quadro descentes e com preco bom.

Vou ficar te devendo a imagem original. Peguei a imagem na net mas depois posto a imagem do cubo montado. 
Peguei as imagens na net para ver se eu entendi sua dúvida.






O montador vai ter que centralizar a roda porque os lados tem uma pequena diferença.



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net