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Montar ou nao MTB 29 para estrada

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Categoria: Fóruns Novos - Outras Categorias
Nome do Fórum: Bicicletas Híbridas & Fitness Bikes
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre bicicletas híbridas e assuntos afins.
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Tópico: Montar ou nao MTB 29 para estrada
Postado Por: Mamao2015
Assunto: Montar ou nao MTB 29 para estrada
Data de Publicação: 14 Abr 2015 as 02:45
Pessoal 

Preciso de uma ajuda 

Estou comecando no pedal agora , ja estou andando media de 70 km por semana 
Penso seriamente em montar uma MTB 29 para mim 

Mas  NAO  faço trilhas , em casos extremos estradas rurais 

Estava pensando em pegar um quadro e garfo Totem  rodas comuns e pneus 1.5 lisos 

Agora duvidas 

Por que nao posso usar o V-Brake no aro 29 ? 
Se adaptar no quadro tem algo contra ?


Pensei muito no grupo AlTus ou Acera de 9 V 
MAs qual cassete usar?  quero uma com a ultima engrenagem bem grande 

Aqui na minha regiao tenho encontrado bikes com quadro RUSH ou First com kit alivio 27 vel por 2500 a 2800. 
Queria montar a minha mas gastando o minimo e usando V-Brake 
è possivel ?

grato 
Mamao



Respostas:
Postado Por: lucasguilima
Data de Publicação: 14 Abr 2015 as 08:20
Se o objetivo é estrada, pq nao pegar uma speed ao invés de mtb?

entre altus e acera, Acera é melhor!

até existe quadro 29er com v-brake, mas creio que a tendencia desses novos quadros é vim sem mesmo, veja esse topico... 
http://www.pedal.com.br/forum/montando-uma-29er-com-vbrake_topic44872.html

Eu tenho uma First TR29, eu gostei bastante do quadro, tem uma boa garantia.




Postado Por: Delgado MTB
Data de Publicação: 14 Abr 2015 as 08:33
Eu fiquei com a mesma dúvida, porém optei pela MTB justamente pela liberdade e de preocupação com piso em detrimento a velocidade.
minha prioridade é ir onde eu quiser e não chegar mais rápido.


Postado Por: Delgado MTB
Data de Publicação: 14 Abr 2015 as 08:36
Outro ponto e que utilizo a bicicleta para ir ao trabalho e uns 10% do caminho não tem ciclovia ou condições de andar no asfalto disputando com o carros, portanto acabo subindo e descendo calçadas neste trecho.

No final das contas ando na faixa de uns 10km por semana.


Postado Por: lucasguilima
Data de Publicação: 14 Abr 2015 as 08:43
Entendi, eu ontem comprei um pneu mais fino para minha 29, pois ando apenas 1  vez na semana em trilhas, e acabo andando mais no asfalto, aí vou trocando o pneu toda semana, de acordo com o meu uso.

seu orçamento é de mais ou menos até quantos Reais?


Postado Por: M.CROESY
Data de Publicação: 14 Abr 2015 as 09:42
Acho que uma hibrida é mais jogo,não?


Postado Por: Mamao2015
Data de Publicação: 14 Abr 2015 as 10:31
Eu queria gastar as 1500 

Minha intensão seria pegar um quadro e garfo totem que no mercado livre custa 480 reais e ir montando aos poucos 

Gosto de conforto por isso nao pego a Speedy , trabalho a noite e temos um pequeno grupo que vem da fabrica para casa pedalando de madrugado so asfalto 

A minha bike acho que seria uma hibrida sim pois vou usar no asfalto , mas tudo de MTB mas com pneus lisos  

é possivel montar uma assim ? dentro desse orçamento ?

obrigado 


Postado Por: Denis_CWB
Data de Publicação: 14 Abr 2015 as 11:10
Pense numa híbrida amigo, acho que é mais jogo...


Postado Por: YuriB
Data de Publicação: 14 Abr 2015 as 11:16
Originalmente postado por Mamao2015 Mamao2015 escreveu:

Eu queria gastar as 1500 

Minha intensão seria pegar um quadro e garfo totem que no mercado livre custa 480 reais e ir montando aos poucos 

Gosto de conforto por isso nao pego a Speedy , trabalho a noite e temos um pequeno grupo que vem da fabrica para casa pedalando de madrugado so asfalto 

A minha bike acho que seria uma hibrida sim pois vou usar no asfalto , mas tudo de MTB mas com pneus lisos  

é possivel montar uma assim ? dentro desse orçamento ?

obrigado 

Mamao2015,
Montei uma 29 usando quadro First XC29 (estou gostando bastante). acho que pelo preco, garantia, e fato de ter furacao de bagageiro (pra cidade, etc, acho necessario), é o melhor CxB. Paguei 420 no tam18.

Montei com kit Deore, mas trouxe de fora. Se fosse aqui, acho que vale investir mais um pouco e colocar alivio ao inves do Acera. Se for so para cidade, acho OK o V-brake... mas se for pegar alguma trilha acho que ja vale colocar disco hidraulico... nao estava acostumado com ele e foi da agua pro vinho.

Estou rodando com pneu de cravo baixo da Kenda (aro Vzan Extreme), mas estou pra comprar um 700x38 (slick, lisos) - 38R$ cada, no ML -  para rodar na cidade e comecar os treinos para o Audax 200..

Vi bastante gente usando garfo rigido Mosso, para quem quer rigido me parece um bom CxB.

...

com 1500 reais nao acho que chega em uma 29 que valha a pena... se o orcamento for realmente esse consideraria ir para uma 26. Se conseguir puxar mais um pouco para 2200,  (ir comprando aos poucos, de lugares mais baratos, etc...) acho que monta uma legal, Alivio, garfo rigido mosso e quadro First XC29





Postado Por: Mamao2015
Data de Publicação: 14 Abr 2015 as 11:22
Yuri 

bom dia 

Eu tenho uma 26 ja com grupo acera  , nao posso reclamar 

Estava pensando nesse conjunto aqui 
Quadro e garfo 
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-638755342-quadro-29er-totem-manic-aluminio-cgarfo-suspenso-_JM

Grupo Acera 
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-640309081-grupo-shimano-acera-27-velocidades-_JM

Grupo Altus 
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-635811367-kit-grupo-shimano-altus-m310-21v-mercado-envios-_JM

O problema é como colocar os V-Brake nesse quadro 

Alguma sugestao ?

Grato 

Mamao


Postado Por: Andre131511
Data de Publicação: 14 Abr 2015 as 12:02
Pega uma híbrida.
Uma bike urbana com v-brake, aro 700 e garfo rígido.


Postado Por: Andre131511
Data de Publicação: 14 Abr 2015 as 12:02
obs: aro 700 é igual 29"


Postado Por: Mamao2015
Data de Publicação: 14 Abr 2015 as 12:08
Mas aqui no interior nao tem essa opção 

Mas as relaçoes da hibrida nao sao mais para speed , so 20 vel etc ?

grato 


Postado Por: lucasguilima
Data de Publicação: 14 Abr 2015 as 13:09
qual a real diferença de uma hibrida em relação a uma mtb com pneus finos?


Postado Por: Pepebike
Data de Publicação: 14 Abr 2015 as 14:09
Originalmente postado por lucasguilima lucasguilima escreveu:

qual a real diferença de uma hibrida em relação a uma mtb com pneus finos?

Vantagens da híbrida em relação à MTB aro 29 com pneus finos:
- Em geral (não é o caso da maioria) possui um pedivela com corôas grandes (como um 48-38-28) e um cassete com pinhões menores (como um 11-30), mais adaptado ao uso em velocidades maiores e com menos "saltos" entre as marchas.
- Possuem um quadro com uma geometria que auxilia a rodagem em pisos asfaltados. O quadro é mais adaptado a este uso que o quadro de uma Mountain Bike mas, não tão adaptado quanto uma bicicleta de estrada (chamadas enganosamente de "speed"). 
- Possuem (não é o caso da maioria) um pequeno amortecedor dianteiro de 30 a 50mm de curso, o bastante para rodar em locais onde o asfalto é ruim, mas não o bastante para se utilizar em estradas de chão.

Vantagens da MTB aro 29 com pneus finos sobre as híbridas:
- Na maioria dos casos, o valor de aquisição é mais barato que uma híbrida.  
- É uma MTB, logo, possui suspensões e sistema de freios que permitem o uso no fora de estrada, quando necessário, sem grandes alterações (basta trocar os pneus).  
- É uma MTB, logo o quadro resiste melhor ao asfalto ruim, paralelepípedos, buracos e etc.
- Maior valor de revenda e maior facilidade de negociação.  É fácil vender uma MTB aro 29 no Brasil, já uma híbrida...
- Pode ser facilmente melhorada para uma utilização mais veloz com substituição do cassete por um com pinhões menores ou ainda com a substituição do pedivela.  Essas mudanças podem ser realizadas na loja onde se adquiriu a bicicleta, por meio de troca com as peças retiradas da bicicleta e sem custo para o cliente.
- Em geral, usam um sistema de câmbio melhor que o de uma bicicleta híbrida.
- São mais confortáveis que uma híbrida em pedais mais longos.

Enfim, uma MTB pode ser facilmente e com poucos recursos adaptada para o uso intensivo (100%) asfalto, sem perder seu valor de revenda e com desempenho similar ou superior à uma híbrida que, pode ainda custar mais caro.  Dessa forma, não vejo nenhuma vantagem (exceto a geometria do quadro) na aquisição de uma bicicleta híbrida. 
Pedalo há anos em rodovias e sempre vejo centenas de bicicletas MTB (aro 29, 27,5 ou 26) rodando (adaptadas ou não) no asfalto, sem problemas.  JAMAIS vi uma híbrida nesses locais.  Acho que isso diz tudo. Wink



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“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”


Postado Por: YuriB
Data de Publicação: 14 Abr 2015 as 14:10
Originalmente postado por Mamao2015 Mamao2015 escreveu:

Yuri 

bom dia 

Eu tenho uma 26 ja com grupo acera  , nao posso reclamar 

Estava pensando nesse conjunto aqui 
Quadro e garfo 
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-638755342-quadro-29er-totem-manic-aluminio-cgarfo-suspenso-_JM

Grupo Acera 
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-640309081-grupo-shimano-acera-27-velocidades-_JM

Grupo Altus 
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-635811367-kit-grupo-shimano-altus-m310-21v-mercado-envios-_JM

O problema é como colocar os V-Brake nesse quadro 

Alguma sugestao ?

Grato 

Mamao

Amigo, nao vale mais a pena comprar um bom par de pneus Slick para sua 26, e (nao sei qual sua suspa) mas trocar por uma suspa top de linha leve com trava?

Me parece meio redundante arrumar uma 29 com o mesmo grupo da sua só para ter uma estrada... Ou parte para uma speed mesmo.

mas é so minha opiniao.

abs,


Postado Por: márcio rahal
Data de Publicação: 14 Abr 2015 as 14:19
Originalmente postado por lucasguilima lucasguilima escreveu:

qual a real diferença de uma hibrida em relação a uma mtb com pneus finos?

Dê uma olhada na híbrida e perceba quão grande é a diferença de geometria comparada a uma MTB29:

http://s19.photobucket.com/user/marciorahal/media/pediveladeore1_zps4a7d98e1.jpg.html" rel="nofollow">

Pedivela 48 dentes:

http://s19.photobucket.com/user/marciorahal/media/pediveladeore2_zps17f25304.jpg.html" rel="nofollow">

Garfo estreito, com suporte para bagageiro dianteiro, freio V-brake e paralamas

http://s19.photobucket.com/user/marciorahal/media/rodadianteirapq_zpsf4376317.jpg.html" rel="nofollow">



Resumindo, são dois mundos diferentes...


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SPZ Crosstrail Elite


Postado Por: Mamao2015
Data de Publicação: 14 Abr 2015 as 14:39
Boa tarde

Eu já uso pneu liso 2.0 e tenho um jogo de roda com pneu mais fino de calou 10

Meu pedevela eh 48/38/ 28 montei essa bike em 2006 .
Estou usando sem problemas
eh que acho a 29 mais confortável
obtigado


Postado Por: M.CROESY
Data de Publicação: 14 Abr 2015 as 16:37
Pepebike deu uma aulaWink!good job....eu fiz uma ciclocrosmtb,quadro breezer 29,aro vzan extreme,relação 22.32.42 freio hidra acera,passadores acera,cambio tras acera w dianteiro altus e garfo rígido fib 29''com pneus 700x38 ciclo dos kenda.


Postado Por: M.CROESY
Data de Publicação: 14 Abr 2015 as 16:39
É como receita de bolo uma hibrida,vc acaba pondo o que vc gosta mais e adaptando a receita a seu gosto!boa sorte!


Postado Por: lucasguilima
Data de Publicação: 14 Abr 2015 as 18:52
é bem diferente mesmo, mas como foi falado que é mais caro, e tem pouca revenda depois, iria de mtb e pneus finos..hehe.
boa sorte ae...boa pedalada!


Postado Por: Mamao2015
Data de Publicação: 23 Abr 2015 as 23:28
Pessoal 

Agradeço a opiniao de todos 

Ja estou montando minha 29 para uso em asfalto 

Configuração 

Cambio Acera 9 Vel 
Cassete 9 Vel 12-36 
Quadro  GTS M1  tamanho 21 ( Não é o chines é o nacional de boa qualidade) 
Suspensão dianteira GTS (Provavel) 
Pedivela  generico  48/38/28 (sera subustituiudo por um Acera futuramente) 
Freios Shimano mecanico 
Passadores shimano Acera 

Ainda estou definindo selim , guidão  pedais 

Estou muito ancioso para que tudo chegue para montar e andar 

Abraços 
Mamão 


Postado Por: márcio rahal
Data de Publicação: 24 Abr 2015 as 17:52
Apontamentos:

1. Pra que suspensão?
2. Não conheço quadro GTS de boa qualidade... tente comprar um Soul, Groove, etc
3. pra que freio a disco?




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SPZ Crosstrail Elite


Postado Por: Mamao2015
Data de Publicação: 24 Abr 2015 as 18:34
Originalmente postado por márcio rahal márcio rahal escreveu:

Apontamentos:

1. Pra que suspensão?
2. Não conheço quadro GTS de boa qualidade... tente comprar um Soul, Groove, etc
3. pra que freio a disco?



Marcio 

1 - eu sou grande e 95 kilos , a suspensão é para ajudar os solavancos das ruas esburacadas , vou usar pneu slick 1,5 então fica duro 
2 -  Ja tenho uma GTS e me atende bem e cabe no meu orçamento outras nao cabem 
3 - Os quadros 29 sao raros os que tem fixação para VBrake , alem disso comprei rodas que ja vieram com os discos e pinças mecanicas e os passadores que comprei tambem vieram com pinças mecanicas Shimano 

Estou feliz e ansioso , nao vejo a hora de montar tudo 

abraços 


Postado Por: luyggi
Data de Publicação: 24 Abr 2015 as 21:52
A melhor bike sempre é aquela q podemos comprar... sou adepto de speed e hibrida e garanto q a grande maioria q experimentasse por um período de tempo a hibrida acabaria trocando a mb adaptada com pneus finos pela híbrida de fábrica, sem suspensao e com freios vbrake. Boa sorte...


Postado Por: Pepebike
Data de Publicação: 24 Abr 2015 as 22:48
Originalmente postado por Mamao2015 Mamao2015 escreveu:


1 - eu sou grande e 95 kilos , a suspensão é para ajudar os solavancos das ruas esburacadas , vou usar pneu slick 1,5 então fica duro 


Até onde sei não existem pneus 1.5" para aros 29".
A medida 1.5", comum em aros 26"(com aros de 559 mm), possui 40 mm de largura. 
Para a sua aro 29", com aros de 622 mm, você deverá avaliar a possibilidade de empregar pneus:

- 700x32c (32-622) com 32 mm de largura e 2174 mm de circunferência externa. 
- 700x35c (37-622) com 37 mm de largura e 2205 mm de circunferência externa. 
- 700x40c (40-622) com 40 mm de largura e 2224 mm de circunferência externa. 



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“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”


Postado Por: Mamao2015
Data de Publicação: 24 Abr 2015 as 23:27
Pepebike 

Nao achei pneus 100% slick por isso vouusar pneus mistos 

Bom pedi para meu fornecedor pneus 1.5 quando chegar vou ver 

abraços 


Postado Por: Joerly
Data de Publicação: 24 Abr 2015 as 23:41
Originalmente postado por Mamao2015 Mamao2015 escreveu:

Pepebike 

Nao achei pneus 100% slick por isso vouusar pneus mistos 

Bom pedi para meu fornecedor pneus 1.5 quando chegar vou ver 

abraços 


Se a ideia é asfalto não seria melhor garfo rígido e pneus 29x1.9 ou 29x2.0 slick não? To usando o garfo rígido com o pneu original 29x2.1 e paralamas cascadia 29er ate providenciar os slicks e já ficou outra bike. A suspensão não volta nunca mais, já penso ate em passar ela adiante.


Postado Por: Strider
Data de Publicação: 25 Abr 2015 as 09:29
Originalmente postado por Mamao2015 Mamao2015 escreveu:

Pessoal 
Ja estou montando minha 29 para uso em asfalto 
Configuração 
Cambio Acera 9 Vel 
Cassete 9 Vel 12-36 
Quadro  GTS M1  tamanho 21 ( Não é o chines é o nacional de boa qualidade) 
Suspensão dianteira GTS (Provavel) 
Pedivela  generico  48/38/28 (sera subustituiudo por um Acera futuramente) 
Freios Shimano mecanico 
Passadores shimano Acera 

Me corrija se estiver errado, mas pelo que entendi tu está montando uma MTB 26 com aros 700 (ou 29, como queira) pra andar no asfalto, não seria isso?


Postado Por: Mamao2015
Data de Publicação: 25 Abr 2015 as 10:01
Bom dia

Não estou montando uma 29 por completo.

Atualmente tenho uma 26 e possuo 2 pares de rodas um pneu misto de 2 pol e outra pneu liso e fino 1 pol .

A de pneu fino fica muito dura por causa disso que não quero deixar a suspensão de lado.
Como NÃO pedalo em pé não tenho perda de força e mantenho o conforto.

Abraços


Postado Por: márcio rahal
Data de Publicação: 25 Abr 2015 as 15:29
experimente uma hibrida de fabrica, com vbrake, de entrada mesmo... vai ver como é boa!


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SPZ Crosstrail Elite


Postado Por: Binotto
Data de Publicação: 25 Abr 2015 as 20:20
Originalmente postado por lucasguilima lucasguilima escreveu:

qual a real diferença de uma hibrida em relação a uma mtb com pneus finos?

GEometria.


Postado Por: Binotto
Data de Publicação: 25 Abr 2015 as 20:28
Originalmente postado por Mamao2015 Mamao2015 escreveu:

Originalmente postado por márcio rahal márcio rahal escreveu:

Apontamentos:

1. Pra que suspensão?
2. Não conheço quadro GTS de boa qualidade... tente comprar um Soul, Groove, etc
3. pra que freio a disco?



Marcio 

1 - eu sou grande e 95 kilos , a suspensão é para ajudar os solavancos das ruas esburacadas , vou usar pneu slick 1,5 então fica duro 
2 -  Ja tenho uma GTS e me atende bem e cabe no meu orçamento outras nao cabem 
3 - Os quadros 29 sao raros os que tem fixação para VBrake , alem disso comprei rodas que ja vieram com os discos e pinças mecanicas e os passadores que comprei tambem vieram com pinças mecanicas Shimano 

Estou feliz e ansioso , nao vejo a hora de montar tudo 

abraços 

MInha experiÊncia.

Tive alguns anos speed (bike com 9kg), mas como pratico outros esportes sou meio pesado, 90kg, e nossas estradas ruins demais, então queria montar uma suspensão na minha speed. Desisti. Acabei trocando por uma Caloi City tour, gostei, a geometria é bem legal, o peso adequado (12,5kg +-), mas acabei desistindo dela porque era fraca demais pra mim, teria que trocar muitas coisas, e acabei deixando pra namorada, e comprei uma mtb 29 (14kg). Coloquei pneus 700x38, e to usando mais na cidade.
Bom, nunca será uma speed, nem a city tour. Se quer desempenho desista, compre uma road.
Se quer dar um volta rápida, pode ser.
Eu não estou curtindo minha 29 apenas a questão do peso. 14kg é foda. Na subida é muito ruim.
E recomendo pneu 700x32 , porque acima disso são pesados demais.
Só para ter uma noção, um pneu de speed 700x23 tem 270 gramas. Um 700x38 urbano tem 700 gramas. ISso reflete em retomada, subidas etc.
700x38 é bom para passear, andar no plano, e embalado na descida. O resto esquece.
Vou modificar um pouco minha 29 pra baixar uns 2kg, e então estarei satisfeito.


Postado Por: Mamao2015
Data de Publicação: 25 Abr 2015 as 22:19
Binotto 

boa noite 

Espero um dia chegar num peso desses 

A minha aro 26 pesa 16,5  
Estou esperando que minha 29 pese perto disso tambem 

Um dia espero importar um quadro de carbono 

Se eu continuar nessa pegada de pedalar por mais 2 anos ai compro um 

Como dizem por ai . vou buscar minha sub 12 

Abraços 


Postado Por: 43679
Data de Publicação: 26 Abr 2015 as 02:51
Como levanto e carrego minha bike(gambi) todo dia pra dentro e fora da casa,com pneus Kenda/CST 23c era uma pluma,com Kenda 28c,pouquinho mais pesada,com os Rubena 35c atuais,pra min pesou igual uma 29er mesmo.
Com os 23c,ela pesou 12,5kg(qdo tinha o Mosso M3 rigido)

A receita ja foi dita,pega uma MTB 29er,e usa pneus q mais agradem,pra baixar mais o peso,no caso de uma MTB barata,a suspa muitas vezes so serve pra ancora,a troca por umgarfo rigido pode ser opçao(muita gente diexa a suspa,pra ajudar no solavancos,q ficao maiores com os penus mais finos)


Postado Por: márcio rahal
Data de Publicação: 27 Abr 2015 as 09:37
receitinha pra MTB 29 ficar melhor:

garfo rigido mosso em aluminio;
mesa e canote aluminio KCNC
pneus 700x32


melhora bastante, mas ainda assim não será uma híbrida.


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SPZ Crosstrail Elite


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 27 Abr 2015 as 11:53
Só uma dica ao pessoal que quer usar a 29er em asfalto urbano: É mais confortável um setup com garfo rígido e pneus 700x38 do que com uma suspensão de entrada amola e pneus finos de 28 pra baixo, com alta pressão. Achar que uma rst ou suntor barata vai ajudar na cidade é ilusão, fora o peso, manutenção...
Coloquem um garfo com geometria corrida, pneus um pouco mais largos e de menor pressão, boas Manoplas que fica legal, mais leve, confortável e prático.



Postado Por: Joerly
Data de Publicação: 27 Abr 2015 as 11:58
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Só uma dica ao pessoal que quer usar a 29er em asfalto urbano: É mais confortável um setup com garfo rígido e pneus 700x38 do que com uma suspensão de entrada amola e pneus finos de 28 pra baixo, com alta pressão. Achar que uma rst ou suntor barata vai ajudar na cidade é ilusão, fora o peso, manutenção...
Coloquem um garfo com geometria corrida, pneus um pouco mais largos e de menor pressão, boas Manoplas que fica legal, mais leve, confortável e prático.



Como o colega falou e concordo, to usando uma pneu 29 x 2.1 com o garfo da MOB e a bike tá com um excelente nivel de conforto e peso aceitável.


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 27 Abr 2015 as 12:12
Digitei errado ali, é garfo com geometria corrigida, que mantém a altura da frente da bike, e não "corrida".... Maldito corretor automático...rss


Postado Por: Mamao2015
Data de Publicação: 03 Mai 2015 as 23:57
Bom Pessoal 

Agora terminei minha hibrida 

MTB com pneu fino , esta otima 
Ajustada com o Bikefit 

So estou sofrende para acertar a pressao do pneu traseiro , nunca usei entao nao tenho criterio

Esta com 50 libras mas quando subo ainda embarriga isso é normal ?

Abaixo segue fotos da minha bike 

abraços 





Postado Por: Strider
Data de Publicação: 04 Mai 2015 as 10:30
Use a pressão indicada na lateral.
Como tu é pesado não tem muito o que fazer.
Desistiu de montar com aro 29?


Postado Por: Binotto
Data de Publicação: 12 Mai 2015 as 21:57
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Só uma dica ao pessoal que quer usar a 29er em asfalto urbano: É mais confortável um setup com garfo rígido e pneus 700x38 do que com uma suspensão de entrada amola e pneus finos de 28 pra baixo, com alta pressão. Achar que uma rst ou suntor barata vai ajudar na cidade é ilusão, fora o peso, manutenção...
Coloquem um garfo com geometria corrida, pneus um pouco mais largos e de menor pressão, boas Manoplas que fica legal, mais leve, confortável e prático.



Eu ainda acho que suspensão é vantagem da hibrida em relação a uma speed.
Se fosse para usar garfo rígido, teria continuado com minha road. Não vejo vantagem em hibrida com garfo rígido, em relação a uma road.  Única diferença seria poder usar pneu acima de 700x28, mas de resto a hibrida é desvantagem em tudo, peso, geometria, aceleração, etc.
Até mesmo o guidão de uma road é mais ergonômico para usar na cidade asfalto. Sinto falta dele na minha mtb (hibrida).
Ainda defendo que, aquela suspensão da city tour com 3,5cm de curso é o ideal para uso urbano. É leve, amortece bem, não tira desempenho na subida, e é aerodinâmica.
Porém difícil achar para comprar.


Postado Por: Mamao2015
Data de Publicação: 12 Mai 2015 as 23:52
Fico pronta finalmente 




Postado Por: M.CROESY
Data de Publicação: 13 Mai 2015 as 12:12
essa suspa levantou muito a frente ou tô errado?

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M.CROESY


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 13 Mai 2015 as 12:29
Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Só uma dica ao pessoal que quer usar a 29er em asfalto urbano: É mais confortável um setup com garfo rígido e pneus 700x38 do que com uma suspensão de entrada amola e pneus finos de 28 pra baixo, com alta pressão. Achar que uma rst ou suntor barata vai ajudar na cidade é ilusão, fora o peso, manutenção...
Coloquem um garfo com geometria corrida, pneus um pouco mais largos e de menor pressão, boas Manoplas que fica legal, mais leve, confortável e prático.



Eu ainda acho que suspensão é vantagem da hibrida em relação a uma speed.
Se fosse para usar garfo rígido, teria continuado com minha road. Não vejo vantagem em hibrida com garfo rígido, em relação a uma road.  Única diferença seria poder usar pneu acima de 700x28, mas de resto a hibrida é desvantagem em tudo, peso, geometria, aceleração, etc.
Até mesmo o guidão de uma road é mais ergonômico para usar na cidade asfalto. Sinto falta dele na minha mtb (hibrida).
Ainda defendo que, aquela suspensão da city tour com 3,5cm de curso é o ideal para uso urbano. É leve, amortece bem, não tira desempenho na subida, e é aerodinâmica.
Porém difícil achar para comprar.


Eu já acho como vantagem das hibridas (verdadeiras) a questão de aceitar bagageiro, paralamas, pneus maiores, enfim, boas para commuter e para pedais longos. Se vc analisar a geometria de uma híbrida (verdadeira) para uma road, a diferença não é tão grande, perde-se em velocidade em prol de um conforto maior. O peso é uma migalha a mais (e isso nem é importante numa bike para fins de transporte). E alterar o guidão flat de uma híbrida para um guidão drop é possível.
O que não pode é confundir uma hibrida verdadeira (como uma SPZ Sirrus) com uma mtb adaptada...

Agora, o filé mesmo na minha opinião são essas novas road "adventure", como a spz Secteur e Giant Anyroad,  seriam a minha escolha não fosse o preço absurdo.


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 13 Mai 2015 as 12:32
Originalmente postado por Mamao2015 Mamao2015 escreveu:

Fico pronta finalmente 





Uma das maiores quantidades de espaçadores que ví numa única espiga nos últimos tempos... e com mesa de uns 45º ainda!! LOL

Acho que se pega uma subida forte mesmo e pedala sentado, a bike empina e vira um backflip...rsrsrs

mas brincadeiras a parte, ficou bonito com o quadro GTS Thumbs Up



Postado Por: Mamao2015
Data de Publicação: 13 Mai 2015 as 13:40
Jagwire

Boa tarde

Acabei de montar
não cortei a espiga ainda por isso o monte de espaçadores
Só andei 5 km com ela .

Agora começa a fase de ajuste fino
Primeiro a altura do banco para não doe os joelhos
Depois altura e distância do guidão.

A mesa eh regulável por isso tenho opções.

Minha idéia eh depois do ajuste fino trocar a mesa por uma de carbono.

Só posso falar que estou igual criança com brinquedo novo
Muito feliz e muito satisfeito pois foi 100% trabalho meu.
Muitos ajudaram com idéias e dúvidas , não posso esquecer disso.

Abracos


Postado Por: Binotto
Data de Publicação: 13 Mai 2015 as 14:43
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Só uma dica ao pessoal que quer usar a 29er em asfalto urbano: É mais confortável um setup com garfo rígido e pneus 700x38 do que com uma suspensão de entrada amola e pneus finos de 28 pra baixo, com alta pressão. Achar que uma rst ou suntor barata vai ajudar na cidade é ilusão, fora o peso, manutenção...
Coloquem um garfo com geometria corrida, pneus um pouco mais largos e de menor pressão, boas Manoplas que fica legal, mais leve, confortável e prático.



Eu ainda acho que suspensão é vantagem da hibrida em relação a uma speed.
Se fosse para usar garfo rígido, teria continuado com minha road. Não vejo vantagem em hibrida com garfo rígido, em relação a uma road.  Única diferença seria poder usar pneu acima de 700x28, mas de resto a hibrida é desvantagem em tudo, peso, geometria, aceleração, etc.
Até mesmo o guidão de uma road é mais ergonômico para usar na cidade asfalto. Sinto falta dele na minha mtb (hibrida).
Ainda defendo que, aquela suspensão da city tour com 3,5cm de curso é o ideal para uso urbano. É leve, amortece bem, não tira desempenho na subida, e é aerodinâmica.
Porém difícil achar para comprar.


Eu já acho como vantagem das hibridas (verdadeiras) a questão de aceitar bagageiro, paralamas, pneus maiores, enfim, boas para commuter e para pedais longos. Se vc analisar a geometria de uma híbrida (verdadeira) para uma road, a diferença não é tão grande, perde-se em velocidade em prol de um conforto maior. O peso é uma migalha a mais (e isso nem é importante numa bike para fins de transporte). E alterar o guidão flat de uma híbrida para um guidão drop é possível.
O que não pode é confundir uma hibrida verdadeira (como uma SPZ Sirrus) com uma mtb adaptada...

Agora, o filé mesmo na minha opinião são essas novas road "adventure", como a spz Secteur e Giant Anyroad,  seriam a minha escolha não fosse o preço absurdo.


Entendo.
Bom, no meu caso em particular, achei que o peso é o que realmente difere. Uma road bem básica já se consegue entre 9 a 10kg. A minha tinha 8,7 . Com o valor que vendi, comprei uma mtb29 de 14 kg,  apenas troquei pneus para urbano, e pedevela 44T. Uma hibrida abaixo de 10kg, vai ter que ter freios mais leves (road) , rodas mias leves (road), pneus leves (700x23), garfo em carbono, enfim vc vai muito lá pertinho de uma road. Um pneu 700x38 tem 700gramas aprox. Um pneu 700x23 tem 250 gramas aprox. Freio a disco é bem mais pesado, pelo menos nas bikes de entrada.
Mas claro que são estilos diferentes e cada um tem o seu.
Eu já andei um tempo com a City Tour 2014. A diferença para uma speed é grande.
MAs isso só é sentido se vc realmente já andou muito tempo com uma speed, que foi meu caso.
Eu na verdade queria instalar uma suspensão na minha speed, colcoar um pedevela triplo, e usar pneus 700x28. No final achei que ia descaracterizar demais e parti para outra coisa. Vi que o meu caso era realmente partir para as comuter, urbanas.
Gsotei da city tour mas achei fraca demais pra mim, então comprei uma 29er e mudei ao meu gosto.
A única coisa que realmente me encomoda muito é o peso, são 5kg a mais. Vc sente isso nas subidas.


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 13 Mai 2015 as 15:38
ah sim, 5kg é bastante coisa, mas ai está comparando uma MTB 29 com uma Road. Quando a comparação é entre uma híbrida pura e uma road do mesmo nível, a difereça é pequena (pense na comparação de uma SPZ sirrus e uma SPZ Allez, ambas de alumínio de mesmo nível e valores, e verá que se a híbrida pesar 10% a mais é muito).
Até é possível reduzir o peso de uma MTB 29, mas o custo disso não compensa, e sempre sera uma MTB. Se vc quer andar rápido e se importa com a performance esquece e parte para uma híbrida ou uma road, agora se não faz diferença se no final do pedal vc fez média de 25 ou 30 km/h, e sim o prazer de pedalar com conforto,  a MTB é mais adequada ao meu ver.




Postado Por: Binotto
Data de Publicação: 28 Mai 2015 as 17:20
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

ah sim, 5kg é bastante coisa, mas ai está comparando uma MTB 29 com uma Road. Quando a comparação é entre uma híbrida pura e uma road do mesmo nível, a difereça é pequena (pense na comparação de uma SPZ sirrus e uma SPZ Allez, ambas de alumínio de mesmo nível e valores, e verá que se a híbrida pesar 10% a mais é muito).
Até é possível reduzir o peso de uma MTB 29, mas o custo disso não compensa, e sempre sera uma MTB. Se vc quer andar rápido e se importa com a performance esquece e parte para uma híbrida ou uma road, agora se não faz diferença se no final do pedal vc fez média de 25 ou 30 km/h, e sim o prazer de pedalar com conforto,  a MTB é mais adequada ao meu ver.



Olha. É bem relativo. Estou usando uma mtb29 na BR101, no mesmo trajeto que fazia com minha road. Só troquei 2 coisas, pé de vela com coroa 44 e um par de pneu 700x37. Em  um trajeto de 75km onde só temos uma subida forte, de aprox 1km, minha média está 2km/h abaixo da road. Isso porque nessa subida minha média fica em 16km/h com a mtb e antes 20km/h com a road. Eu já até bati alguns tempos da road. Isso devido ao local onde pedalo. Acostamento destruído com muitas entradas para asfalto na marginal etc. A média que antes era 33km/h na road, agora fica em 31. Sendo que, já bati alguns tempos no strava que eram da road com minha mtb. Então sei lá. O que acho importante mesmo é, não só qual bike anda mais, mas onde elas andam. 
E vou falar uma coisa, se eu colocar um garfo de carbono nela, uma coroa 48, e uma catraca 11/28, eu ando junto com speed sem problemas. E se quiser troco os pneus por 29x2.0 e faço trilha no outro dia.


Postado Por: mo_campos
Data de Publicação: 14 Jun 2015 as 22:31
Parabéns pelo fórum. Eu estava querendo comprar uma caloi strada. Gosto de velocidade. Tenho uma mtb 26. Peso 110kg e 188cm de altura. Moro na praia, tudo plano, muito paralepipedo. Agora já estou pensando numa mtb com estas características híbridas. Pneu 700x38, garfo fixo, pé de vela com catracas maiores e tudo mais que a deixe mais próxima de uma road


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 15 Jun 2015 as 00:13

[/QUOTE]

Olha. É bem relativo. Estou usando uma mtb29 na BR101, no mesmo trajeto que fazia com minha road. Só troquei 2 coisas, pé de vela com coroa 44 e um par de pneu 700x37. Em  um trajeto de 75km onde só temos uma subida forte, de aprox 1km, minha média está 2km/h abaixo da road. Isso porque nessa subida minha média fica em 16km/h com a mtb e antes 20km/h com a road. Eu já até bati alguns tempos da road. Isso devido ao local onde pedalo. Acostamento destruído com muitas entradas para asfalto na marginal etc. A média que antes era 33km/h na road, agora fica em 31. Sendo que, já bati alguns tempos no strava que eram da road com minha mtb. Então sei lá. O que acho importantevmo é, não só qual bike anda mais, mas onde elas andam. 
E vou falar uma coisa, se eu colocar um garfo de carbono nela, uma coroa 48, e uma catraca 11/28, eu ando junto com speed sem problemas. E se quiser troco os pneus por 29x2.0 e faço trilha no outro dia.
[/QUOTE]

Essa diferença pequena nos tempos que vc observou nao seria em função de vc estar mais treinado agora que na época da road? Chegou a registrar freq. Cardíaca, potência, etc em ambos os treinos? Foram tempos obtidos sozinho ou em pelotão? E o vento?

Ah com certeza a versatilidade de poder adaptar uma MTB de acordo com o uso é uma vantagem. Colocar uns pneus finos, garfo e relação mais ampla melhora a performance e a aproxima de uma hibrida de fábrica, só não tera a mesma geometria pra velocidade, porém tem melhor geometria pra trilhas. Em 2011 eu troquei a road pela mtb e faço exatamente isso com a mtb, tenho um par de rodas pra terra 2,10 tubeless e outro pra asfalto 700x28, garfo rigido, guidao drop pra asfalto, guidao flat pra mtb.. O ideal é claro seria ter 2 bikes, mas fora de cogitação.
Penso até em arrumar um frameset de cyclocross pro ano que vem, que seria ainda mais adequada ao meu uso, mantendo a opção de usar guidoes e pneus diferentes. Já uma hibrida não me serviria neste propósito.


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 15 Jun 2015 as 00:22
Originalmente postado por mo_campos mo_campos escreveu:

Parabéns pelo fórum. Eu estava querendo comprar uma caloi strada. Gosto de velocidade. Tenho uma mtb 26. Peso 110kg e 188cm de altura. Moro na praia, tudo plano, muito paralepipedo. Agora já estou pensando numa mtb com estas características híbridas. Pneu 700x38, garfo fixo, pé de vela com catracas maiores e tudo mais que a deixe mais próxima de uma road


Se tua mtb 26 é com freio a disco   da pra transformar ela mesma: rodas 700c, garfo, pedivela 48x38x28.. Nem precisa trocar de bike, ao menos que a idéia seja justamente comprar uma nova.


Postado Por: mo_campos
Data de Publicação: 15 Jun 2015 as 09:27
Valeu Jagwire, minha mtb é otima gosto muito dela, freio vBrake, quadro DaBomb entrentanto. O problema são dois, o quadro é um pouco pequeno pra mim e o tipo de freio. Mas gostei muito da tua ideia "Penso até em arrumar um frameset de cyclocross pro ano que vem, que seria ainda mais adequada ao meu uso, mantendo a opção de usar guidoes e pneus diferentes".

Será que conseguiria montar um bicicleta com estas caracteristicas com o preço que gastaria numa caloi strada, aproximadamente R$ 2000?

muito obrigado 


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 15 Jun 2015 as 09:50
Ah com certeza sairia bem mais caro que 2 mil reais. Quadro ou bike de cyclocross no Brasil, além de raro e difícil de achar, é meio caro.
A questão é: você ficaria com a Da Bomb e teria uma 2ª bike? Venderia a Da Bomb pra aumentar a grana? Criaria uma híbrida a partir da Da Bomb, usando o que fosse possível?




Postado Por: MarceloBHZ
Data de Publicação: 07 Jul 2015 as 00:26
Oi Pessoal,

meu primeiro post...!

Quero montar uma Híbrida também...comprar uma MTB 29 mais ou menos, sem suspensões e ir fazendo ups aos poucos...!

http://www.californiabikecommute.com/wp-/uploads/2014/02/Hybrid-Bike.jpg - http://www.californiabikecommute.com/wp-content/uploads/2014/02/Hybrid-Bike.jpg

Sou usuário urbano, meio aventureiro e pouca estrada de terra...!

Abraços.


Postado Por: Binotto
Data de Publicação: 28 Jul 2015 as 18:38
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:




Olha. É bem relativo. Estou usando uma mtb29 na BR101, no mesmo trajeto que fazia com minha road. Só troquei 2 coisas, pé de vela com coroa 44 e um par de pneu 700x37. Em  um trajeto de 75km onde só temos uma subida forte, de aprox 1km, minha média está 2km/h abaixo da road. Isso porque nessa subida minha média fica em 16km/h com a mtb e antes 20km/h com a road. Eu já até bati alguns tempos da road. Isso devido ao local onde pedalo. Acostamento destruído com muitas entradas para asfalto na marginal etc. A média que antes era 33km/h na road, agora fica em 31. Sendo que, já bati alguns tempos no strava que eram da road com minha mtb. Então sei lá. O que acho importantevmo é, não só qual bike anda mais, mas onde elas andam. 
E vou falar uma coisa, se eu colocar um garfo de carbono nela, uma coroa 48, e uma catraca 11/28, eu ando junto com speed sem problemas. E se quiser troco os pneus por 29x2.0 e faço trilha no outro dia.
[/QUOTE]

Essa diferença pequena nos tempos que vc observou nao seria em função de vc estar mais treinado agora que na época da road? Chegou a registrar freq. Cardíaca, potência, etc em ambos os treinos? Foram tempos obtidos sozinho ou em pelotão? E o vento?

Ah com certeza a versatilidade de poder adaptar uma MTB de acordo com o uso é uma vantagem. Colocar uns pneus finos, garfo e relação mais ampla melhora a performance e a aproxima de uma hibrida de fábrica, só não tera a mesma geometria pra velocidade, porém tem melhor geometria pra trilhas. Em 2011 eu troquei a road pela mtb e faço exatamente isso com a mtb, tenho um par de rodas pra terra 2,10 tubeless e outro pra asfalto 700x28, garfo rigido, guidao drop pra asfalto, guidao flat pra mtb.. O ideal é claro seria ter 2 bikes, mas fora de cogitação.
Penso até em arrumar um frameset de cyclocross pro ano que vem, que seria ainda mais adequada ao meu uso, mantendo a opção de usar guidoes e pneus diferentes. Já uma hibrida não me serviria neste propósito. [/QUOTE]

Bom ja fazem 6 meses que estou com a 29er agora. A diferença nos tempos, acho que se devem realmente ao peso da bike e os pneus. MAs minha média sempre se mantém em 33 km/h aprox no plano. O problema mesmo são as subidas, com a speed eu rendia bem mais. A minha 29 da uma travada na subida (culpa do peso + suspensão sem trava), mas na descida eu ando com mais segurança, e no plano, a diferença fica mesmo nos pneus. A posição de pilotar e geometria acho que não conta muito, isso porque quando estou com a 29 no asfalto, me encolho atrás do guidão (quase posição de triatlon). Mas lógico sou amador. Se fosse participar de corrida, competição teria que ter uma speed puro sangue, com sti, etc. 
E agora as ruas onde ando, pioraram muito. Pessoal que tem speed ta sofrendo muito com aros quebrados, pneus furados etc. Sinto falta de ter uma speed, mas não tem onde andar. Aqui tem que ser de mtb mesmo.


Postado Por: bugubr
Data de Publicação: 26 Mai 2020 as 00:55
Originalmente postado por Pepebike Pepebike escreveu:

Originalmente postado por lucasguilima lucasguilima escreveu:

qual a real diferença de uma hibrida em relação a uma mtb com pneus finos?


Vantagens da híbrida em relação à MTB aro 29 com pneus finos:
- Em geral (não é o caso da maioria) possui um pedivela com corôas grandes (como um 48-38-28) e um cassete com pinhões menores (como um 11-30), mais adaptado ao uso em velocidades maiores e com menos "saltos" entre as marchas.
- Possuem um quadro com uma geometria que auxilia a rodagem em pisos asfaltados. O quadro é mais adaptado a este uso que o quadro de uma Mountain Bike mas, não tão adaptado quanto uma bicicleta de estrada (chamadas enganosamente de "speed"). 
- Possuem (não é o caso da maioria) um pequeno amortecedor dianteiro de 30 a 50mm de curso, o bastante para rodar em locais onde o asfalto é ruim, mas não o bastante para se utilizar em estradas de chão.

Vantagens da MTB aro 29 com pneus finos sobre as híbridas:
<span style="line-height: 1.4;">- Na maioria dos casos, o valor de aquisição é mais barato que uma híbrida.  </span>
<span style="line-height: 1.4;">- É uma MTB, logo, possui suspensões e sistema de freios que permitem o uso no fora de estrada, quando necessário, sem grandes alterações (basta trocar os pneus).  </span>
<span style="line-height: 1.4;">- É uma MTB, logo o quadro resiste melhor ao asfalto ruim, paralelepípedos, buracos e etc.</span>
<span style="line-height: 1.4;">- Maior valor de revenda e maior facilidade de negociação.  É fácil vender uma MTB aro 29 no Brasil, já uma híbrida...</span>
- Pode ser facilmente melhorada para uma utilização mais veloz com substituição do cassete por um com pinhões menores ou ainda com a substituição do pedivela.  Essas mudanças podem ser realizadas na loja onde se adquiriu a bicicleta, por meio de troca com as peças retiradas da bicicleta e sem custo para o cliente.
- Em geral, usam um sistema de câmbio melhor que o de uma bicicleta híbrida.
- São mais confortáveis que uma híbrida em pedais mais longos.

Enfim, uma MTB pode ser facilmente e com poucos recursos adaptada para o uso intensivo (100%) asfalto, sem perder seu valor de revenda e com desempenho similar ou superior à uma híbrida que, pode ainda custar mais caro.  Dessa forma, não vejo nenhuma vantagem (exceto a geometria do quadro) na aquisição de uma bicicleta híbrida. 
Pedalo há anos em rodovias e sempre vejo centenas de bicicletas MTB (aro 29, 27,5 ou 26) rodando (adaptadas ou não) no asfalto, sem problemas.  JAMAIS vi uma híbrida nesses locais.  Acho que isso diz tudo. Wink



Ótimo relato. Salvou uma das dúvidas que eu tenho há muito tempo.

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Oggi Big Wheel 7.0

www.strava.com/athletes/12003580



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