Imprimir Página | Fechar Janela

Monitor Cardíaco vs Strava - Gasto calórico errado

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
Descrição Fórum: Tudo que você quer saber sobre treinamento, performance, bike fit, bicycle fitting, nutrição, suplementos alimentares, alimentação e saúde.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=80132
Data da Impressão: 25 Abr 2024 as 18:26
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Monitor Cardíaco vs Strava - Gasto calórico errado
Postado Por: ptargino
Assunto: Monitor Cardíaco vs Strava - Gasto calórico errado
Data de Publicação: 23 Dez 2014 as 12:12
Olá Pessoal,

Acabei de adquirir um monitor cardíaco (Gonew Fun, na foto) para auxiliar na minha perda de peso. Quase sempre que saio para pedalar, uso o Strava registrar a atividade. Meus percursos são em torno de 50-60min e 16km. O Strava sempre registra meu gasto calórico na casa das 600-700kcal, mas o monitor cardíaco registrou um gasto de 1100kcal! Todos os meus dados foram inseridos corretamente, tanto em um, quanto no outro.

Tenho 25 anos, 1,90m e 103kg (16kg já perdidos ). Meu bpm fica na casa dos 175-180 quando pedalo, esforço médio.

Seguem as imagens referentes ao mesmo treino:





O que poderia ser essa diferença tão grande no cálculo de gasto? Seria talvez porque o monitor calcula baseado em uma corrida ao invés de um pedal? Ou o gasto calório está relacionado apenas aos bpm em atividades aeróbicas, independentes de qual seja?

Agradeço desde já!



Respostas:
Postado Por: djrodrigolima
Data de Publicação: 23 Dez 2014 as 12:58
Olá,
Esse assunto é BASTANTE extenso, pois inúmeros fatores influenciam no valor final de calorias queimadas. E uma das suas dúvidas, que é se a diferença tem a ver com a atividade (o seu monitor cardíaco pode calcular como atividade de corrida e o strava está programado para atividade de bicicleta), o teste mais correto para analisar os dois dados seria utilizar o strava no modo corrida, e ver se o calculo fica próximo.

Para entender um pouco as coisas e esses cálculos, TUDO é influenciado pelo metabolismo do atleta, peso, tempo de atividade e a intensidade da atividade.

Existe uma fórumla padrão que se não me engano seria:
EGA (energia gasta de atividade) = MET x P x T / 60
Obs: MET seria o nome dado para a unidade metabólica de repouso e para todos há uma unidade padrão que é 3,5ml/kg/min, P seria o peso, T seria o tempo, SEMPRE em minutos.

Se for calcular atletas diferentes, Met nunca muda, o P varia de um para o outro e quanto maior a quantidade de gordura do atleta será gasto mais calorias para realizar o exercícios numa mesma intensidade que um outro atleta com menos gordura corporal.

E aí, sobra o tempo e a intensidade, que vai variar de cada um e de cada treino.

Existem alguns valores médios de gasto calórico que você pode verificar a diferença em cada exercício:
Caminhada – Homens =150 / Mulheres = 117
Corrida - Homens = 420 / Mulheres = 330
Bicicleta – Homens = 225 / Mulheres = 117
Obs.: Para os cálculos: homem de 70Kg e mulher de 55Kg, em 30 minutos de atividade.

Pra você ter noção, o MET fora do repouso (a fórmula que citei lá em cima é 3,5 porém padrão, repouso) numa corrida a 12km/h é em média 12,5 (Homem com o mesmo peso da tabela que coloquei acima).
Já o MET fora de repouso para Pedaladas em condições relativamente pesadas, seja em velocidade ou dificuldades de terrenos, é em média 10,0 (para o mesmo peso do homem da tabela aqui acima).

Por aí, da de ter noção a diferença entre pedalar e correr, sendo que correr há um gasto calórico maior, as vezes pouca diferença(dependendo da intensidade), mas há diferença.

Então se o relógio com monitor cardíaco é destinado a atividades em geral, ele faz um cálculo padrão, se é destinado a corridas ele faz um cálculo para isso, e se ele tem gps, ele faz um cálculo mais preciso utilizando o BPM + Deslocamento.

Tentei resumir bastante, espero que entenda.

Abs


Postado Por: djrodrigolima
Data de Publicação: 23 Dez 2014 as 12:59
Ah, achei aqui agora logo após responder o tópico uma tabela do MET, que da de ter noção também por idade:


Abs



Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 26 Dez 2014 as 07:01
Aproveitando: é possível "acoplar" um monitor cardíaco no strava utilizando bluetooth. Fazendo isso, teoricamente seria bem precisa essa medição, já que ele está levando em conta:

- batimento cardíaco
- peso da bicicleta
- peso do ciclista
- idade do ciclista
- inclinação
- distância
- ritmo
- cadência (opcional)

a pergunta: será que ele leva em conta tudo isso mesmo?


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: rafaelmamorim
Data de Publicação: 07 Jan 2015 as 00:29
Também passo por essa dúvida. Mas uso um monitor DLK.

Nas minhas configurações do Strava o auto pause está ativado. Então se não paro em nenhum momento a diferença é mínima (coisa de umas 30 cal). Mas se parar o MC segue computando calorias enquanto que o Strava não.

Não será por isso a diferença?


Postado Por: rafaelmamorim
Data de Publicação: 07 Jan 2015 as 00:31
Outra coisa

As configurações de peso/idade/sexo no Strava e no MC estão semelhantes????



Postado Por: junior.gusmar
Data de Publicação: 16 Mar 2015 as 19:30
Eu uso um Suunto Ambit2... Percebo nele que o gasto calórico varia entre as atividades: bike, corrida, Motocross e artes marciais! Então acho que depende de muita coisa como dito acima!

Ai como o Suunto se conecta com strava, sempre batem minhas informações, pois elas são sincronizadas diretamente!

Difícil essa dúvida ai!



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net