Imprimir Página | Fechar Janela

Bike Park Enduro/All Mountain

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Mountain Biking
Nome do Fórum: All Mountain / Enduro / Trail
Descrição Fórum: Nem cross-country, nem downhill - Discussões sobre as modalidades mais livres do mountain biking.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=79569
Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 09:23
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Bike Park Enduro/All Mountain
Postado Por: rapha84
Assunto: Bike Park Enduro/All Mountain
Data de Publicação: 10 Nov 2014 as 11:33
Pessoal,

Sempre fico admirado com a estrutura dos Bike Parks internacionais! Isso que acompanho somente por internet e acredito que o dia em que for a um deles, ficarei "embasbacado"!

Apesar da maior parte deles serem voltados pro DH, vejo um envolvimento de bikes de AM/Enduro nos mesmos... É só impressão minha?

Meu sonho é ir a um deles no Canadá, algo como Whistler ou a própria região de British Columbia no Canadá parece ser o paraíso para nós, mas ao mesmo tempo um tanto distante tanto pela distância em si, como pelo custo de viagem e logística!

Devido a isto, comecei a pesquisar sobre Bike Parks em regiões com uma topografia que seja mais propícia ao nosso esporte do que a que temos por aqui e descobri (talvez a maioria já conheça) que nossos vizinhos chilenos e argentinos possuem Bike Parks em suas estações de esqui durante o verão, como pode-se observar no link abaixo:

http://www.woohoo.com.br/destinos-desconhecidos-bike-parks-no-chile/

http://www.worldbikeparks.com/blog/bike-parks-down-under/nevados-bike-park-chile

Bike Parks como: "Nevados de Chillan" (Chile), "El Durazno" (Chile) e "Bike Park Cerro Catedral" (Argentina) devem ser ótimas opções para nós!

Mesmo tendo um público maior para o DH e o FR, acredito que tenha espaço para a prática do All Mountain / Enduro!

Alguém do fórum já foi a algum deles?

Aqui no Brasil apenas conheci o "Zoom Bike Park" (que gostei muito) e o Nore Bike Park (mais voltado para o DJ e FR, porém ouvi dizer que uma trilha de AM estava sendo aberta) que possuem espaço para a prática do AM... Existem outros?

Abraços!



Respostas:
Postado Por: nanito
Data de Publicação: 10 Nov 2014 as 15:45
Originalmente postado por rapha84 rapha84 escreveu:

Pessoal,

Sempre fico admirado com a estrutura dos Bike Parks internacionais! Isso que acompanho somente por internet e acredito que o dia em que for a um deles, ficarei "embasbacado"!

Apesar da maior parte deles serem voltados pro DH, vejo um envolvimento de bikes de AM/Enduro nos mesmos... É só impressão minha?

Meu sonho é ir a um deles no Canadá, algo como Whistler ou a própria região de British Columbia no Canadá parece ser o paraíso para nós, mas ao mesmo tempo um tanto distante tanto pela distância em si, como pelo custo de viagem e logística!

Devido a isto, comecei a pesquisar sobre Bike Parks em regiões com uma topografia que seja mais propícia ao nosso esporte do que a que temos por aqui e descobri (talvez a maioria já conheça) que nossos vizinhos chilenos e argentinos possuem Bike Parks em suas estações de esqui durante o verão, como pode-se observar no link abaixo:

http://www.woohoo.com.br/destinos-desconhecidos-bike-parks-no-chile/

http://www.worldbikeparks.com/blog/bike-parks-down-under/nevados-bike-park-chile

Bike Parks como: "Nevados de Chillan" (Chile), "El Durazno" (Chile) e "Bike Park Cerro Catedral" (Argentina) devem ser ótimas opções para nós!

Mesmo tendo um público maior para o DH e o FR, acredito que tenha espaço para a prática do All Mountain / Enduro!

Alguém do fórum já foi a algum deles?

Aqui no Brasil apenas conheci o "Zoom Bike Park" (que gostei muito) e o Nore Bike Park (mais voltado para o DJ e FR, porém ouvi dizer que uma trilha de AM estava sendo aberta) que possuem espaço para a prática do AM... Existem outros?

Abraços!


Cara, o melhor (e único) bike park que já pedalei, foi na Nova Zelândia, ao norte de Auckland, chamado Woodhill. É demais aquilo lá, centenas de trilhas que abrangem desde a um trail leve a um dh pesado, com alguns obstáculos de madeira, curvas, etc.

Aqui no RS, tem um lugar chamado Granja Armadilha, fica em Viamão, cidade vizinha a Porto Alegre. Ainda não conheço, mas já li a respeito e sei que a galera do DH é que frequenta por lá. Um dia vou dar uma desbravada e repasso aqui a experiência.


Postado Por: kako
Data de Publicação: 10 Nov 2014 as 18:34
Oi Rapha realmente abrimos uma trilha da AM , mas pasmem , queimou ! Cry É colocaram fogo no Nore !
 O Nore está trabalhando para em breve revitalizar ! SE vc tiver disposição de ir ajudar , já que lá não tem fins lucrativos , é só for fun , seria bem vindo .


Postado Por: fabio blanco
Data de Publicação: 11 Nov 2014 as 12:31
Nao e um Bike Park , mas a famosa e antiga Trilha dos Macacos em SP na Cantareira , e um otimo lugar para treinar AM , com drops de Dh e algumas subidas , no total sao mais 8km de trilha e uma opçao de treino !!!

-------------
Os piores caminhos com melhores amigos


Postado Por: viajeiro
Data de Publicação: 11 Nov 2014 as 14:05
Em Petrópolis, RJ tem o Trilhas do Olimpo.

Só conheço de nome, nunca fui lá para ver qual é


www.trilhasdoolimpo.com.br

As trilhas foram feitas pelo pessoal que representa a SantaCruz no Brasil, então, não devem ser pouca coisa, não...


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 11 Nov 2014 as 14:05
acho difícil demais manter uma estrutura pra esse tipo de trilhas num bike park. Uma trilha de DH geralmente é curta, há um resgate pra se chegar ao alto, então é mais facil manter (não que seja fácil, mas é possível). Já uma trilha "all mountain" costuma ser bastante longa, e pra manter isso é bem complicado. Por isso se usa bastante trilhas que se costuma passar a pé ou de moto, ou estradas em desuso. Aliás não existe exatamente uma "trilha pra all moutain" por que a diferença do XC é como você vai descer, e a diferença do DH é que você vai subir pedalando ao invés de empurrar ou usar resgate. 

Aqui no Rio os rolês de AM que faço geralmente são em pistas de DH, subindo pedalando, ou então alternando varias trilhas com deslocamentos de estradão ou asfalto entre elas. mas na região de Vargem Grande tem muitas trilhas, que você pode ir emendando uma na outra e fazer um circuito bem legal.


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: rapha84
Data de Publicação: 11 Nov 2014 as 17:32
Originalmente postado por nanito nanito escreveu:


Cara, o melhor (e único) bike park que já pedalei, foi na Nova Zelândia, ao norte de Auckland, chamado Woodhill. É demais aquilo lá, centenas de trilhas que abrangem desde a um trail leve a um dh pesado, com alguns obstáculos de madeira, curvas, etc.

Aqui no RS, tem um lugar chamado Granja Armadilha, fica em Viamão, cidade vizinha a Porto Alegre. Ainda não conheço, mas já li a respeito e sei que a galera do DH é que frequenta por lá. Um dia vou dar uma desbravada e repasso aqui a experiência.
Fala Nanito,
Deve ter sido uma experiência incrível pedalar na Nova Zelândia!!!
Esse de Viamão eu nunca tinha ouvido falar!!! Hahahahaha


Postado Por: rapha84
Data de Publicação: 11 Nov 2014 as 17:35
Originalmente postado por kako kako escreveu:

Oi Rapha realmente abrimos uma trilha da AM , mas pasmem , queimou ! Cry É colocaram fogo no Nore !
 O Nore está trabalhando para em breve revitalizar ! SE vc tiver disposição de ir ajudar , já que lá não tem fins lucrativos , é só for fun , seria bem vindo .
Kako, sacanagem terem ateado fogo no Bike Park! O Nore é um cara gente boa demais! Se conseguir ir até Itú, com certeza ajudarei! Abs


Postado Por: rapha84
Data de Publicação: 11 Nov 2014 as 17:36
Originalmente postado por fabio blanco fabio blanco escreveu:

Nao e um Bike Park , mas a famosa e antiga Trilha dos Macacos em SP na Cantareira , e um otimo lugar para treinar AM , com drops de Dh e algumas subidas , no total sao mais 8km de trilha e uma opçao de treino !!!
Fabio Blanco,
Ainda não conheço a trilha dos macacos, mas quero ir sim! É bem famosa!!! Valeu!


Postado Por: rapha84
Data de Publicação: 11 Nov 2014 as 17:37
Originalmente postado por viajeiro viajeiro escreveu:

Em Petrópolis, RJ tem o Trilhas do Olimpo.

Só conheço de nome, nunca fui lá para ver qual é

www.trilhasdoolimpo.com.br

As trilhas foram feitas pelo pessoal que representa a SantaCruz no Brasil, então, não devem ser pouca coisa, não...

viajeiro,
Esse eu também desconhecia! Deve ser interessante se foi feito pelo pessoal da Santa Cruz!


Postado Por: rapha84
Data de Publicação: 11 Nov 2014 as 17:42
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

acho difícil demais manter uma estrutura pra esse tipo de trilhas num bike park. Uma trilha de DH geralmente é curta, há um resgate pra se chegar ao alto, então é mais facil manter (não que seja fácil, mas é possível). Já uma trilha "all mountain" costuma ser bastante longa, e pra manter isso é bem complicado. Por isso se usa bastante trilhas que se costuma passar a pé ou de moto, ou estradas em desuso. Aliás não existe exatamente uma "trilha pra all moutain" por que a diferença do XC é como você vai descer, e a diferença do DH é que você vai subir pedalando ao invés de empurrar ou usar resgate. 

Aqui no Rio os rolês de AM que faço geralmente são em pistas de DH, subindo pedalando, ou então alternando varias trilhas com deslocamentos de estradão ou asfalto entre elas. mas na região de Vargem Grande tem muitas trilhas, que você pode ir emendando uma na outra e fazer um circuito bem legal.
Concordo com você The Little,
Por isso citei os internacionais que talvez devam possuir uma altimetria bem diferente do que temos por aqui! Na verdade acho que o AM, como o Enduro pode-se praticar em trilhas que pessoal de XC pratica, sem os devidos e longos estradões, mais sim com muito singletracks e pirambeiras!!!
Se estiver errado me corrijam!


Postado Por: LinosFly
Data de Publicação: 11 Nov 2014 as 18:01
Originalmente postado por rapha84 rapha84 escreveu:

Originalmente postado por fabio blanco fabio blanco escreveu:

Nao e um Bike Park , mas a famosa e antiga Trilha dos Macacos em SP na Cantareira , e um otimo lugar para treinar AM , com drops de Dh e algumas subidas , no total sao mais 8km de trilha e uma opçao de treino !!!
Fabio Blanco,
Ainda não conheço a trilha dos macacos, mas quero ir sim! É bem famosa!!! Valeu!

Aqui tem um bate-papo a respeito:  http://www.pedal.com.br/forum/trilhas-em-sp-all-mountain-enduro-trail_topic78039.html" rel="nofollow - http://www.pedal.com.br/forum/trilhas-em-sp-all-mountain-enduro-trail_topic78039.html




-------------
No Brasil, a democracia é uma ditadura de picaretas.


Postado Por: rapha84
Data de Publicação: 13 Nov 2014 as 10:08
Originalmente postado por LinosFly LinosFly escreveu:

Originalmente postado por rapha84 rapha84 escreveu:

Originalmente postado por fabio blanco fabio blanco escreveu:

Nao e um Bike Park , mas a famosa e antiga Trilha dos Macacos em SP na Cantareira , e um otimo lugar para treinar AM , com drops de Dh e algumas subidas , no total sao mais 8km de trilha e uma opçao de treino !!!
Fabio Blanco,
Ainda não conheço a trilha dos macacos, mas quero ir sim! É bem famosa!!! Valeu!

Aqui tem um bate-papo a respeito:  http://www.pedal.com.br/forum/trilhas-em-sp-all-mountain-enduro-trail_topic78039.html" rel="nofollow - http://www.pedal.com.br/forum/trilhas-em-sp-all-mountain-enduro-trail_topic78039.html


Perfeitamente LinosFly,
Optei por um novo tópico pois achei melhor separar os assuntos... Trilhas em SP e Bike Parks (não somente em SP), inclusive no exterior!
Mas obrigado pelo envio!


Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 16 Nov 2014 as 17:37
Fala Rapha, blza ? Já tive o privilégio e oportunidade de ir em muitos bikeparks na europa e também algumas pistas nos EUA e a Whistler... 

Pra mim Whistler é o melhor pra quem quer praticidade e gosta mais de downhill. Lá eu contei umas 60 trilhas quando o park tá todo aberto... e tem trilhas de todos os níveis. Além disso, você muitas vezes pode ficar hospedado há poucos minutos pedalando do teleférico. É sensacional.

Na Europa é um pouco diferente... os bike parks nem sempre tem tantas trilhas assim e nem sempre são tao bem feitas. Em Andorra por exemplo tem dois bike parks... e cada um deles se tem mais de 10 trilhas, algumas sao meio sem graça ou enjoam fácil. Em Champery tem um complexo de bike parks com passe único (região de portes du soleil), mas as vezes vc acaba andando muito e precisa voltar de trem de onde parou... é menos prático. Os que fui na Espanha também são mais difíceis de chegar e menos divertidos, com menos opções. Lembrando... isso comparando com Whistler... comparando com aqui é tudo maravilhoso!!!

Eu sei que vc tá falando de America do Sul... mas o que quis dizer é que precisa ser bem pesquisado... pq as vezes a economia de dinheiro pode não compensar a diversão. Vc gasta menos mas se diverte bem menos, sacou ? Mas nunca fui a nenhum bike park por aqui... Já fui no Peru em montanhas altas, mas não pedalei... vi muita coisa legal... mas terreno natural... nada de teleféricos ou trilhas planejadas. 

Então, entre ir 1 vez por ano em bike parks perto e baratos ou pra Whistler 1 vez a cada dois anos... eu preferia a segunda opção A PRINCIPIO... masss claro, é preciso visitar esses lugares pra saber... pela falta de tradição eu não levo muita fé... mas vai saber!

E outra coisa... to falando downhill, trilhas bem construídas... se vc tá procurando all mountain e um rolé mais visual, aí muda tudo! Vao ter muitos outros lugares... Whistler tb tem coisa legal, mas Europa é bem foda pq tem muuuito lugar em tudo que é cidade... altas travessias pelos alpes, vc consegue cruzar alguns países pedalando e tal... mas é outro tipo de rolé!


-------------
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!



Postado Por: gustavomurad
Data de Publicação: 16 Nov 2014 as 21:16
Não é Bike Park, mas o Parque da Cidade em Niterói tem ótimas opções para o AM, está rolando um movimento para expansão das trilhas. Sou suspeito para falar do Parque da Cidade, pois é o meu quintal.

-------------
Imposto é Roubo


Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 17 Nov 2014 as 00:48
Originalmente postado por gustavomurad gustavomurad escreveu:

Não é Bike Park, mas o Parque da Cidade em Niterói tem ótimas opções para o AM, está rolando um movimento para expansão das trilhas. Sou suspeito para falar do Parque da Cidade, pois é o meu quintal.

Po Gustavo, vc acha ? Lá eu só conheço o Waymea, Eucalipto e o loop lá do campinho...  o Waymea já gostei mais... agora acho que ficou muito downhill num estilo que não gosto (saltos retos)... com bike de pouco curso não é mais divertido como era antes. O loop do campinho eu curto, mas é muito rapidinho, enjoa rápido, quase sem curvas. E o Eucalipto fácil demais.

O que é muito maneiro ali é subir pelo asfalto... mais rápido e menos cansativo... se tivessem mais trilhas e principalmente com mais curvas ia ser show...


-------------
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!



Postado Por: PedroMayall
Data de Publicação: 17 Nov 2014 as 16:34
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Originalmente postado por gustavomurad gustavomurad escreveu:

Não é Bike Park, mas o Parque da Cidade em Niterói tem ótimas opções para o AM, está rolando um movimento para expansão das trilhas. Sou suspeito para falar do Parque da Cidade, pois é o meu quintal.

Po Gustavo, vc acha ? Lá eu só conheço o Waymea, Eucalipto e o loop lá do campinho...  o Waymea já gostei mais... agora acho que ficou muito downhill num estilo que não gosto (saltos retos)... com bike de pouco curso não é mais divertido como era antes. O loop do campinho eu curto, mas é muito rapidinho, enjoa rápido, quase sem curvas. E o Eucalipto fácil demais.

O que é muito maneiro ali é subir pelo asfalto... mais rápido e menos cansativo... se tivessem mais trilhas e principalmente com mais curvas ia ser show...
 
Faz muito tempo que eu não vou lá, mas soube que abriram novas trilhas de AM muito boas, ultimamente, perto da ótima Trilha da Velocidade. Waimea dá pra fazer toda sem saltar e sem passar pelo rock garden (que ali é sinistro), só curtindo os drops. A Trilha do Eucalipto é fácil em comparação com Waimea, mas é muito divertida de andar vindo lá de cima. Fizeram um saltinho bem legal na linha do lado e tem várias opções bacanas de descida pelo meio dos eucaliptos. Eu acho ótima pra treinar e pegar técnica. Como disse o Gustavo, ali não é bike park, mas é o que mais se aproxima disso na região. E a tendência tem sido esse parque se especializar mesmo como bike park (ou, mais genericamente, como um local de esportes radicais, já que tem também o pessoal do vôo livre e de corridas de aventuras e trekking nas trilhas), a galera local é muito ativa e conta com apoio da prefeitura e tudo.


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 18 Nov 2014 as 08:27
Originalmente postado por PedroMayall PedroMayall escreveu:

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Originalmente postado por gustavomurad gustavomurad escreveu:

Não é Bike Park, mas o Parque da Cidade em Niterói tem ótimas opções para o AM, está rolando um movimento para expansão das trilhas. Sou suspeito para falar do Parque da Cidade, pois é o meu quintal.

Po Gustavo, vc acha ? Lá eu só conheço o Waymea, Eucalipto e o loop lá do campinho...  o Waymea já gostei mais... agora acho que ficou muito downhill num estilo que não gosto (saltos retos)... com bike de pouco curso não é mais divertido como era antes. O loop do campinho eu curto, mas é muito rapidinho, enjoa rápido, quase sem curvas. E o Eucalipto fácil demais.

O que é muito maneiro ali é subir pelo asfalto... mais rápido e menos cansativo... se tivessem mais trilhas e principalmente com mais curvas ia ser show...
 
Faz muito tempo que eu não vou lá, mas soube que abriram novas trilhas de AM muito boas, ultimamente, perto da ótima Trilha da Velocidade. Waimea dá pra fazer toda sem saltar e sem passar pelo rock garden (que ali é sinistro), só curtindo os drops. A Trilha do Eucalipto é fácil em comparação com Waimea, mas é muito divertida de andar vindo lá de cima. Fizeram um saltinho bem legal na linha do lado e tem várias opções bacanas de descida pelo meio dos eucaliptos. Eu acho ótima pra treinar e pegar técnica. Como disse o Gustavo, ali não é bike park, mas é o que mais se aproxima disso na região. E a tendência tem sido esse parque se especializar mesmo como bike park (ou, mais genericamente, como um local de esportes radicais, já que tem também o pessoal do vôo livre e de corridas de aventuras e trekking nas trilhas), a galera local é muito ativa e conta com apoio da prefeitura e tudo.

Pra esse Downit que aconteceu nesse fim de semana deram um bom trato na pista. 
O rock garden e agora está menos difícil de passar pois botaram pedras "intermediárias". Mesmo assim continua tenso, ainda mais com lama.

Deram uma arrumada nas rampas também, estão mais seguras. Foram feitos alguns "relevês" novos pra melhorar algumas curvas, enfim, a pista está show.

Mas como choveu muito sábado e domingo de madrugada acabei nem correndo, confesso que fiquei com medo da pista molhada.

Particularmente gosto muito do parque da cidade. O  waimea é uma trilha que desafia a subir seu nível na marra. Fazer a "velocidade" toda sem parar (inclusive subindo aquela pedra chata pedalando) é um bom treino pra enduro. Subir os resgates e o platô são bons treinos de deslocamento. Descer até o Cafubá é muito legal (problema é voltar rsrs). As trilhas realmente são um pouco curtas pois o parque não é tão grande assim.. o ideal seria abrir uma trilha que saísse no pé do morro, aí dava pra descer 5 min sem parar.


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: rapha84
Data de Publicação: 18 Nov 2014 as 08:42
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Fala Rapha, blza ? Já tive o privilégio e oportunidade de ir em muitos bikeparks na europa e também algumas pistas nos EUA e a Whistler... 

Pra mim Whistler é o melhor pra quem quer praticidade e gosta mais de downhill. Lá eu contei umas 60 trilhas quando o park tá todo aberto... e tem trilhas de todos os níveis. Além disso, você muitas vezes pode ficar hospedado há poucos minutos pedalando do teleférico. É sensacional.

Na Europa é um pouco diferente... os bike parks nem sempre tem tantas trilhas assim e nem sempre são tao bem feitas. Em Andorra por exemplo tem dois bike parks... e cada um deles se tem mais de 10 trilhas, algumas sao meio sem graça ou enjoam fácil. Em Champery tem um complexo de bike parks com passe único (região de portes du soleil), mas as vezes vc acaba andando muito e precisa voltar de trem de onde parou... é menos prático. Os que fui na Espanha também são mais difíceis de chegar e menos divertidos, com menos opções. Lembrando... isso comparando com Whistler... comparando com aqui é tudo maravilhoso!!!

Eu sei que vc tá falando de America do Sul... mas o que quis dizer é que precisa ser bem pesquisado... pq as vezes a economia de dinheiro pode não compensar a diversão. Vc gasta menos mas se diverte bem menos, sacou ? Mas nunca fui a nenhum bike park por aqui... Já fui no Peru em montanhas altas, mas não pedalei... vi muita coisa legal... mas terreno natural... nada de teleféricos ou trilhas planejadas. 

Então, entre ir 1 vez por ano em bike parks perto e baratos ou pra Whistler 1 vez a cada dois anos... eu preferia a segunda opção A PRINCIPIO... masss claro, é preciso visitar esses lugares pra saber... pela falta de tradição eu não levo muita fé... mas vai saber!

E outra coisa... to falando downhill, trilhas bem construídas... se vc tá procurando all mountain e um rolé mais visual, aí muda tudo! Vao ter muitos outros lugares... Whistler tb tem coisa legal, mas Europa é bem foda pq tem muuuito lugar em tudo que é cidade... altas travessias pelos alpes, vc consegue cruzar alguns países pedalando e tal... mas é outro tipo de rolé!
É... Acho que vale a pena repensar e programar uma viagem pra Whistler... Nem que seja pra daqui a alguns vários anos! rs


Postado Por: PedroMayall
Data de Publicação: 18 Nov 2014 as 12:59
Originalmente postado por PedroMayall PedroMayall escreveu:

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Originalmente postado por gustavomurad gustavomurad escreveu:

Não é Bike Park, mas o Parque da Cidade em Niterói tem ótimas opções para o AM, está rolando um movimento para expansão das trilhas. Sou suspeito para falar do Parque da Cidade, pois é o meu quintal.

Po Gustavo, vc acha ? Lá eu só conheço o Waymea, Eucalipto e o loop lá do campinho...  o Waymea já gostei mais... agora acho que ficou muito downhill num estilo que não gosto (saltos retos)... com bike de pouco curso não é mais divertido como era antes. O loop do campinho eu curto, mas é muito rapidinho, enjoa rápido, quase sem curvas. E o Eucalipto fácil demais.

O que é muito maneiro ali é subir pelo asfalto... mais rápido e menos cansativo... se tivessem mais trilhas e principalmente com mais curvas ia ser show...
 
Faz muito tempo que eu não vou lá, mas soube que abriram novas trilhas de AM muito boas, ultimamente, perto da ótima Trilha da Velocidade. Waimea dá pra fazer toda sem saltar e sem passar pelo rock garden (que ali é sinistro), só curtindo os drops. A Trilha do Eucalipto é fácil em comparação com Waimea, mas é muito divertida de andar vindo lá de cima. Fizeram um saltinho bem legal na linha do lado e tem várias opções bacanas de descida pelo meio dos eucaliptos. Eu acho ótima pra treinar e pegar técnica. Como disse o Gustavo, ali não é bike park, mas é o que mais se aproxima disso na região. E a tendência tem sido esse parque se especializar mesmo como bike park (ou, mais genericamente, como um local de esportes radicais, já que tem também o pessoal do vôo livre e de corridas de aventuras e trekking nas trilhas), a galera local é muito ativa e conta com apoio da prefeitura e tudo.
 
Waimea é uma pista muito perigosa mesmo quando se anda sem compromisso, em ritmo de competição então, as chances de cair são muito grandes. Muita gente se machucou gravemente lá no domingo. Eu não fui dessa vez, mas no ano passado eu estive no campeonato pra assistir e vi tombos assustadores, gente desmaiada e sendo levada pelos bombeiros.


Postado Por: rapha84
Data de Publicação: 20 Nov 2014 as 10:50
Fiquei curioso pra conhecer esse Parque da Cidade em Niterói...


Postado Por: TheLittle
Data de Publicação: 21 Nov 2014 as 07:22
Originalmente postado por rapha84 rapha84 escreveu:

Fiquei curioso pra conhecer esse Parque da Cidade em Niterói...

quando vier pro RJ só falar, é bem fácil chegar lá.


-------------
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail


Postado Por: gustavomurad
Data de Publicação: 21 Nov 2014 as 09:02
Originalmente postado por PedroMayall PedroMayall escreveu:

Originalmente postado por PedroMayall PedroMayall escreveu:

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Originalmente postado por gustavomurad gustavomurad escreveu:

Não é Bike Park, mas o Parque da Cidade em Niterói tem ótimas opções para o AM, está rolando um movimento para expansão das trilhas. Sou suspeito para falar do Parque da Cidade, pois é o meu quintal.

Po Gustavo, vc acha ? Lá eu só conheço o Waymea, Eucalipto e o loop lá do campinho...  o Waymea já gostei mais... agora acho que ficou muito downhill num estilo que não gosto (saltos retos)... com bike de pouco curso não é mais divertido como era antes. O loop do campinho eu curto, mas é muito rapidinho, enjoa rápido, quase sem curvas. E o Eucalipto fácil demais.

O que é muito maneiro ali é subir pelo asfalto... mais rápido e menos cansativo... se tivessem mais trilhas e principalmente com mais curvas ia ser show...
 
Faz muito tempo que eu não vou lá, mas soube que abriram novas trilhas de AM muito boas, ultimamente, perto da ótima Trilha da Velocidade. Waimea dá pra fazer toda sem saltar e sem passar pelo rock garden (que ali é sinistro), só curtindo os drops. A Trilha do Eucalipto é fácil em comparação com Waimea, mas é muito divertida de andar vindo lá de cima. Fizeram um saltinho bem legal na linha do lado e tem várias opções bacanas de descida pelo meio dos eucaliptos. Eu acho ótima pra treinar e pegar técnica. Como disse o Gustavo, ali não é bike park, mas é o que mais se aproxima disso na região. E a tendência tem sido esse parque se especializar mesmo como bike park (ou, mais genericamente, como um local de esportes radicais, já que tem também o pessoal do vôo livre e de corridas de aventuras e trekking nas trilhas), a galera local é muito ativa e conta com apoio da prefeitura e tudo.
 
Waimea é uma pista muito perigosa mesmo quando se anda sem compromisso, em ritmo de competição então, as chances de cair são muito grandes. Muita gente se machucou gravemente lá no domingo. Eu não fui dessa vez, mas no ano passado eu estive no campeonato pra assistir e vi tombos assustadores, gente desmaiada e sendo levada pelos bombeiros.

Pedro Mayall, a pista é pequena e tensa, o último tombo lá que foi em jun/2014 até hoje não tenho movimento do dedo indicador, meu pulso e cotovelo doem bastante quando faço flexão de braço ou supino reto ou 45.  Logo, o waimea não volto tão cedo(Já não era de frequentar).

Pedro Kury, andaram abrindo algumas variantes lá, melhorou, mas é área preservada e isso dificulta a abertura de novos caminhos. Ao meu ver teriam que abrir uma a partir do antiga rampa de asa delta, até até Piratininga, calculo que seriam uns 5 a 10 minutos de descida, dependendo do desenho.

E o Leo disse o seguinte "...adianta estar em fase de elaboração de um projeto para a construção de uma pista olímpica para 2016: “Vamos lidar com percursos oficiais e devemos fazer uma prova para inauguração oficial da pista em 2015”."

http://www.ofluminense.com.br/editorias/esportes/treino-da-copa-downnit-toma-conta-do-parque-da-cidade-neste-sabado" rel="nofollow - http://www.ofluminense.com.br/editorias/esportes/treino-da-copa-downnit-toma-conta-do-parque-da-cidade-neste-sabado


-------------
Imposto é Roubo


Postado Por: rapha84
Data de Publicação: 21 Nov 2014 as 09:39
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por rapha84 rapha84 escreveu:

Fiquei curioso pra conhecer esse Parque da Cidade em Niterói...

quando vier pro RJ só falar, é bem fácil chegar lá.
Opaaaa.... Valeu pelo convite TheLittle!!! Quando for, aviso! Abs


Postado Por: Kremoso
Data de Publicação: 07 Dez 2014 as 21:52
Fala aí galera!
Alguém aí já foi no zoom Bike park em Campos do Jordão /SP?
http://zoomaventura.com.br/zoom-bike-park/

Parece que tem trilha feita para all moutain... Num dos vídeos parece não parece ser um all mountain pesado mas fiquei curioso pelas pista montadas com umas passarelas que parecem ser legais, um role bem flow..
Abraços!


Postado Por: rapha84
Data de Publicação: 07 Dez 2014 as 22:54
Originalmente postado por Kremoso Kremoso escreveu:

Fala aí galera!
Alguém aí já foi no zoom Bike park em Campos do Jordão /SP?
http://zoomaventura.com.br/zoom-bike-park/

Parece que tem trilha feita para all moutain... Num dos vídeos parece não parece ser um all mountain pesado mas fiquei curioso pelas pista montadas com umas passarelas que parecem ser legais, um role bem flow..
Abraços!

Kremoso, eu já fui!
Achei bem top!É bem diversificado e tem várias trilhas diferentes, separadas por níveis! Acho que vale a pena a visita sim!
Tem bastante subida também...
Mas pode ir que vai curtir!


Postado Por: Kremoso
Data de Publicação: 08 Dez 2014 as 22:12
Valeu Rapha84!
Parece ser bem legal mesmo!! Tipo aquelas trilhas do canal Off... Rsrs
O único problema é só vi agora que a ultima data de abertura do bikepark é 13/dez mas esse fim de semana não vou poder ...
Vou ficar ligado quem sabe consigo numa data em 2015...
Abraços!


Postado Por: Bullseye
Data de Publicação: 09 Dez 2014 as 10:24
Esse local não abre em janeiro E me parece que nem dia de semana...


Postado Por: bmobikers
Data de Publicação: 06 Jan 2015 as 14:05
Pessoal, esse fim de semana fui conhecer a pista de DH/FR que foi aberta no Parque Anhanguera no bairro de Perus aqui em sampa. Com eu disse não é AM e sim um DH/FR mas pra quem é de SP vale a pena conhecer. O pessoal mandou bem e construiu vários obstáculos, doubles, mesas, pontes de madeira, curvas emparedadas, me diverti pra caramba lá. Deem uma procurada por Bike Park Anhanguera e vamos apoiar o trabalho que o pessoal fez lá, ficou muito show! Iniciativas como esta e como o CEMUCAM é que faltam aqui no nosso país para os bike parks decolarem de vez!

Grande Abraço!


Postado Por: Kremoso
Data de Publicação: 19 Fev 2015 as 22:28
Cara, venho acompanhando esse bike park anhanguera nos FB e pelas fotos a pista parece ser legal e não muito hardcore.
Fiquei curioso se rola ir lá com bike de AM para conhecer e quem sabe treinar uma técnicas mais de descidas e DH.. Será que rola?
O que você achou da pista? Da para encarar de AM ou só DH/FR mesmo?

Abraços!


Postado Por: fabio blanco
Data de Publicação: 20 Fev 2015 as 12:22
Kremoso , sou um dos que iniciou o projeto e continuamos a fazer manutençao na pista , la e uma pista de Freeride na realidade , mas da pra descer tranquilo com uma AM , todos obstaculos seguro com mesas e algumas curvas de nivel , espero que va conheçer e volte sempre , valeu !!!  

-------------
Os piores caminhos com melhores amigos


Postado Por: Kremoso
Data de Publicação: 20 Fev 2015 as 21:00
Olá Fábio, obrigado pela informação... Assim que der vou colar lá sim (de AM mesmo) para prestigiar essa iniciativa!
Abraços!


Postado Por: molivetti
Data de Publicação: 28 Fev 2015 as 11:54
Ouvi dizer que estão montando um Bike Park na Br-040, subida da serra de Petrópolis, não sei bem se em Duque de caxias ou já em Petrópolis. Pelo que me disseram, vai ser bem interessante pois fica em uma fazenda com muita mata e uma estrada principal que dá acesso a diversas trilhas. Um dos "donos" tem uma empresa que faz brinquedos de eucalipto tratado e pistas de arvorismo, então acho que vai ter muitos obstáculos, passarelas e relevês em madeira. Assim que souber de mais alguma coisa, posto!!


Postado Por: viajeiro
Data de Publicação: 28 Fev 2015 as 18:11
Opa! Noticía boa! Ando direto em Petrópolis e Itaipava e um bike park vem a calhar! Gosto muito do Pinheirinho que é "quase" um bike park.


Postado Por: molivetti
Data de Publicação: 03 Mar 2015 as 15:42
Pois é, se for realmente como escutei, vai ser muito legal!! Sou de Petrópolis e conheço a maioria das trilhas aqui da região, e o que não falta é trilha maneira, mas algo do tipo "bike park", se for bem feito, vai arrebentar! Acho que falta por aqui um lance tipo pista mesmo, com trajetos bem elaborados e obstáculos bem feitos... os caras tão falando nisso! várias trilhas bem trabalhadas, extensas e com DH, uphill, etc... se rolar, vou virar frequentador!! Ahh, a propósito, pinheirinho é show! tenho um terreno ali ao lado, e conheço bem as trilhas ali. Dá pra andar um tempão sem repetir trilha!!


Postado Por: viajeiro
Data de Publicação: 03 Mar 2015 as 16:22
MOlivetti, pelo seu nome tenho quase certeza que fizemos juntos outro dia o singletrack do Retiro e a Cabeça do Cachorro!


Postado Por: molivetti
Data de Publicação: 03 Mar 2015 as 16:45
Viajeiro, com certeza fiz essa trilha há uns 15 dias com um galerão!! Trilha visual, dia bonito, calor!! Depois do Cabeça de cachorro fui pra casa, pois moro no Bonfim!! Bora combinar outros pedais, abraço!!


Postado Por: Royo
Data de Publicação: 08 Abr 2015 as 08:52
Acho que bike park mesmo.. com infra e tudo mais.. só tinha o Zoom em Campos do Jordão mesmo.. 

mas devido a falta de interesse e de frequentadores.. o Zoom havia fechado...  mas agora ele reabriu num esquema diferente..  só funciona em datas especificas..  vc paga antecipado e usa o bike park no dia programado.

eu fui lá na ultima vez que o park funcionou..  achei legal.. as trilhas não são longas, mas são divertidas..  tem diferentes niveis de dificuldade nas trilhas.. no taotal acho q são umas 7 ou 8 trilhas curtas mais no estilo AM e 2 mais longas pra XC.. 

alem das trilhas, tem restaurante ( almoço pro biker ja ta incluso no valor ) lojinha de artesanato, lago com pedalinho, mini golf e passeias a cavalo..  ou seja, mesmo pra quem não vai pedalar tem alguma coisa pra fazer..  eu fui com a esposa e meu filho e eles gostaram.. 

outra opção q não é um bike park de verdade é a região da cantareira mesmo..  tem muita trilha por lá..   participei da prova de Enduro do Thiago Velardi ( Montanhas Race Enduro) por lá a umas semanas atras e foi muito boa a prova..  05 trechos cronometrados, sendo cada um com uma caracteristica diferente de terreno..  e ainda tem muito mais opção de trilhas pela região..   o evento saiu do restaurante cabana... onde alem de comida, banheiro e local pra deixar o carro com segurança, tem tb o "resgate" do Samuca pra quem não quiser fazer tudo no pedal... vc paga um valor pelo dia e ele te leva pra cima da serra e vc só desce as trilhas...  mas acho q esse é mais pra quem faz DH..  Enduro mesmo deveria ser tudo no pedal..  e foi o que fizemos na prova.. 


-------------
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/


Postado Por: tarcisiogiesen
Data de Publicação: 20 Jan 2016 as 21:23
Pessoal, respondendo à pergunta inicial sobre o Chile, e beem atrasado, aí vão minhas impressões.

Passei 3 dias no bike park El Durazno. Não há uma entrada oficial, não há controle algum. Apenas fizeram trilhas com o intuito de ser um parque aberto ao público do pedal. Ainda assim é muito bom, bem no estilo AM. Sao 4 trilhas principais muito boas. Pra quem gosta mais do freeride tb está bem servido pois são inúmeras as rampas.

Já Nevados de Chillán o nível é outro, muito bem preparado e cuidado. Não é estilo whistler (n conheço) mas só de não precisar pedalar já ajuda muito. O estilo é o mesmo do el durazno só que com saltos mais longos e qualidade melhor das trilhas.

A viagem vale muito a pena, gastei menos de R$5.000 (voo, hospedagem, alimentação, traslados etc etc). El durazno fica em santiago mesmo, dá pra ir no pedal. Chillán fica a uns 500km. Da rodoviária em santiago se pega um ônibus até chillan, de lá se vai de taxi até las trancas, base da montanha e a 6km do bike park. Vale a pena levar a bike, a locação lá em santiago inexiste, no bike park Nevados é precária.

Segue um vídeo que fiz do el durazno e outro do bikepark nevados.

el durazno:
https://www.youtube.com/watch?v=TfPpQYE04l4


nevados de chillán:
https://www.youtube.com/watch?v=CoC56DJ5uVo


Postado Por: gpassarini
Data de Publicação: 27 Dez 2020 as 15:53
Revivendo o tópico!

Pessoal, boa tarde!

Sei que é um tópico muito antigo... entretanto, depois de muitos anos, algumas (ou muitas) coisas mudaram!

Gostaria de reativar esta discussão focando em indicações para a pratica do enduro/all mountain aqui no Brasil. 

Sou do interior de São Paulo (São José do Rio Preto) e o relevo de mia região não propicia opções para estas modalidades. Portanto, tenho que viajar. 

Se alguém puder indicar lugares para a prática, acho que vai ajudar muita gente.


Obrigado e um bom fim de ano a todos...


Postado Por: Edu_OldSchool
Data de Publicação: 18 Jan 2021 as 15:30
Originalmente postado por gpassarini gpassarini escreveu:

Revivendo o tópico!

Pessoal, boa tarde!

Sei que é um tópico muito antigo... entretanto, depois de muitos anos, algumas (ou muitas) coisas mudaram!

Gostaria de reativar esta discussão focando em indicações para a pratica do enduro/all mountain aqui no Brasil. 

Sou do interior de São Paulo (São José do Rio Preto) e o relevo de mia região não propicia opções para estas modalidades. Portanto, tenho que viajar. 

Se alguém puder indicar lugares para a prática, acho que vai ajudar muita gente.


Obrigado e um bom fim de ano a todos...

O Zoom Bike Park (Campo do Jordão) coninua firme e forte (e animal)

Existe um Parque em São José dos Campos com uma pista de XCO (com wall rides, rock gardens, etc) e uma pista de 500m de DH

O Nore Bike Park até a última vez que vi (2018 acho) estava funcionando de boas.








Postado Por: gpassarini
Data de Publicação: 19 Jan 2021 as 08:55
Edu, bom dia!

Dos que você citou, conheço o Zoom. Realmente muito bom!

Pretendo conhecer o Nore em breve... Aqui em São José do Rio Preto temos o Bike Park Vale dos Dinossauros. Tem alguns quilômetros de single tracks, pump track, uma pista oval e boa infra estrutura (banheiros com chuveiros, bike wash, bar, estacionamento, etc.). Muita gente o utiliza também como ponto de apoio quando parte para os estradões, uma vez que fica no extremo de uma rota de saída muito utilizada. Quem quiser conhecer, pode contar comigo, é praticamente no quintal de casa!

Um abraço!


Postado Por: Alexdh88
Data de Publicação: 28 Fev 2021 as 19:44
Tô sempre no Nore, é bem legal lá e o que mais curto são as rampas e algumas linhas com mesas e duplos. Tem uns dirt animal pra galera do bmx. Tbm da pra levar a criançada pra pedalar, é diversão pra todo mundo. Agora ele tá fazendo uns vestiários e banheiros e melhorando a estrutura. O day use tá 40 adulto e 25 criança. Da pra acampar e fazer churrasco lá tbm.


Postado Por: raulino
Data de Publicação: 28 Fev 2021 as 21:21
Nore é muito top, um dos lugares mais legais que já pedalei, só cuidar de levar bastante água e comida pois a infra é afastada... no mais, sensacional

Aqui na região, temos o Pedra Bike Park e o Brava Bike Park, picos muito bem pensados e cuidados

-------------
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport


Postado Por: raulino
Data de Publicação: 31 Mar 2021 as 06:57
Saiu um vídeo do Kdra no Eko Bike Park, parece que fica na região de Nova Lima em MG



Alguém aqui já esteve por lá?!

-------------
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport


Postado Por: gpassarini
Data de Publicação: 17 Mai 2021 as 07:22
Pessoal, bom dia!

Um trabalho interessante do pessoal do Aventrilha... segue o link!

https://www.aventrilha.com.br/guia-bike-parks-brasil/



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net