Imprimir Página | Fechar Janela

Ciclovias e ciclofaixas em Belém

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fóruns Novos - Encontros / Passeios / Treinos
Nome do Fórum: REGIÃO NORTE - Encontros / Passeios / Treinos
Descrição Fórum: Fórum para marcar de encontros, passeios e treinos dos ciclistas da Região Norte
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=79181
Data da Impressão: 13 Abr 2024 as 06:19
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Ciclovias e ciclofaixas em Belém
Postado Por: danielgcruz
Assunto: Ciclovias e ciclofaixas em Belém
Data de Publicação: 12 Out 2014 as 15:06
Há alguns meses comecei a pedalar. Conforme fui me acostumando ao trânsito, comecei a utilizar a bike para o deslocamento urbano também. Comparado com outras capitais, Belém tem ciclofaixas e ciclovias que ligam pontos importantes da cidade. Comecei a incentivar outras pessoas do trabalho a pedalar, algumas já compraram bike, e um colega já deixou o automóvel de lado em troca da magrela. O trajeto da pratinha até são braz, que era feito em 1:30 horas em horário de pico foi reduzido para aproximadamente 1 hora.
Mas apesar da estrutura cicloviária, da facilidade de ser uma cidade bastante plana, e do uso tradicional da bicicleta como meio de transporte por boa parte da população com menor poder aquisitivo, vejo um desrespeito às bicicletas muito grande.
Logo que a ciclofaixa da Mundurucus foi implantada (a que eu mais utilizo), havia uma fiscalização rígida por parte da Ctbel. Mas o tempo passou, e o desrespeito não punido foi aumentando. Hoje em dia, em horários de pico, ficou terrível. Diversos pontos ficam trancados, como a Clinica Som Diagnósticos, onde os taxistas ignoram completamente a via e ainda fazem questão de acelerar para cima de nós, o big mengão, à noite. Esses dias até um carro da polícia veio pela ciclofaixa dando luz alta e tive que jogar a minha road para a calçada. É incrível que os caras sabem que estão errados, e quando são questionados ficam nervosos e jogam o carro para cima.
Outro ponto são os motoristas de ônibus, que deveriam ser os mais responsáveis. Eles já são provalecidos com os automóveis menores, ônibus, passageiros, pedestres e também conosco. Recentemente um conhecido meu, funcionário de uma bikeshop que também se desloca de bike pela cidade quase morreu. Foi imprensado entre a calçada e o ônibus. O motorista nem parou para saber o que tinha acontecido, e o cara ficou acabado, além do trauma.
Essas situações de estresse são terríveis. Desincentivam o uso deste veículo como meio de locomoção em uma cidade que tem cada vez mais carros (assim como todas as outras no brasil) e o trânsito está ficando insuportável.
Alguém concorda, apoia, tem alguma sugestão de como melhorar esta situação?



Respostas:
Postado Por: danielgcruz
Data de Publicação: 14 Out 2014 as 23:43
É, só eu mesmo... o resto vai treinar de carro.


Postado Por: leograla
Data de Publicação: 27 Fev 2017 as 18:29
Amigo, desculpe a demora, vi que seu status está BH agora e não mais BELEM-PA.
Realmente, temos muitos problemas em Belém e região metropolitana. Faço parte do Bicicletada local e sou Bike Anjo também.
Temos que fortalecer as lutas para que as nossas conquistas não sejam perdidas, como já está ocorrendo na Almirante Barroso e Augusto Montenegro.
Creio que em Março teremos novas ações para cobrar providências do poder público. Infelizmente, educação no trânsito não é um dos atributos da maioria dos motoras paraenses.


Postado Por: JP amazonia
Data de Publicação: 01 Jun 2017 as 09:09
vdd, precisamos intensivar e incentivar as lutas pelas melhorias para os ciclistas


Postado Por: JP amazonia
Data de Publicação: 01 Jun 2017 as 09:10
oi
gostaria de participar do bicicletada local e ser bike anjo, como faço?


Postado Por: LiveFast
Data de Publicação: 01 Jun 2017 as 10:54
Tenta pelo site bikeanjo.org


Postado Por: Edelberto
Data de Publicação: 01 Jun 2017 as 11:25
Tópico ainda super atual. Aqui em Floripa temos poucas Ciclovias e Ciclofaixas menos ainda. Já tentei por diversas vezes ir ao trabalho, cerca de uns 10 km de bike e desisti. A cultura da preferencia que o carro (qualquer veiculo motorizado) tem sobre nos é incrível. O motorista de carro (....) parece que quando fecha a porta e liga o motor, metade do cérebro para. Aqui a falta de educação, (o que não quer dizer que falte cultura) é demais. Nas ciclofaixas precisa disputar o espaço com todo mundo, até pedestres (rsrsrs). Estamos, também nisso, na contramão do progresso. Ohh pais mal educado.


-------------
Caloi 10 - 1995
Caloi KS - 2013
GT Karakoram Comp - 2016


Postado Por: leograla
Data de Publicação: 14 Jun 2017 as 21:35
Amigo, você pode se conectar via facebook que atualmente tem sido o canal mais dinâmico:

Becicletada: https://www.facebook.com/groups/bicicletadabelem/" rel="nofollow - https://www.facebook.com/groups/bicicletadabelem/
Bike Anjo: https://www.facebook.com/bikeanjobelem/" rel="nofollow - https://www.facebook.com/bikeanjobelem/

Sempre temos atividades programadas.
Atualmente fomos surpreendidos pelo prefeito maluquinho que aprovou um "plano cicloviário" sem discutir com os ciclistas, passando por cima da lei que acumula um processo de 2 anos de discussões.



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net