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[Ajuda] Problema ao instalar garfo rigido mosso

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Categoria: Assuntos Gerais
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Tópico: [Ajuda] Problema ao instalar garfo rigido mosso
Postado Por: Pmagalhaes
Assunto: [Ajuda] Problema ao instalar garfo rigido mosso
Data de Publicação: 04 Set 2014 as 19:30
Boa noite,
Sou novato em manutenção de bikes e estou montando a minha mas surgiu um problema.
Instalei os "copinhos"(não sei o nome técnico) da caixa de direção (neco aheadset) no quadro (mosso Odyssey) mas quando tento colocar o rolamento e o cone no garfo rígido ele trava antes de chegar ao final da espiga, ele chega praticamente ao final deve faltar 1cm ou 2cm. aparentemente ao garfo (mosso md-5) dá uma "engordada" no finalzinho.
o que estou fazendo errado? será que a caixa de direção esta errada? obrigado pessoal.

http://shack.com/f/hlTQRSW3j -
http://shack.com/f/ipop2wJSj -



Respostas:
Postado Por: BrunoAgostini
Data de Publicação: 04 Set 2014 as 22:39
O meu aconteceu a mesma coisa quando fui instalar, então peguei uma lima e uma lixa e fui desgastando até ficar certo.

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Voltando a pedalar...


Postado Por: Black Knight
Data de Publicação: 04 Set 2014 as 23:03
Tentou colocar o outro colar (de bolinhas) pra ver se entra até o fim?
Se não entrar tb, possivelmente o o movimento de direção enteja errado!
Outra saída, é vc meter graxa na bacia inferior do quadro e colocar as bolinhas sem o colar de plástico! Vai funcionar do mesmo jeito!
 
Beer
 


Postado Por: Pmagalhaes
Data de Publicação: 04 Set 2014 as 23:14
Obrigado pela resposta amigo!
Eu fiquei achando que era a caixa de direção que estava errada, pq essa não é semi integrada. Então isso não tem nada a ver né?
vou ver se compro uma lima amanhã pra tentar resolver isso, Tem alguma tecnica especial pra saber onde devo gastar a espiga? porque não sei exatamente onde ta pegado.
Obrigado!


Postado Por: AndreLimaBSB
Data de Publicação: 04 Set 2014 as 23:21
Cadê o crow race dessa caixa de direção?


Postado Por: Pmagalhaes
Data de Publicação: 04 Set 2014 as 23:54
nao sei se da pra ver mas tudo da caixa de direçao esta aqui.... nao sei o que é o crown race LOL

http://shack.com/f/kqyGehpQj -


Postado Por: onoda
Data de Publicação: 05 Set 2014 as 00:23
Pmagalhaes, leva o garfo na bicicletaria que eles tem uma ferramenta especifica pra assentar esse anel até o fim da espiga. Eu não lembro o nome da ferramenta profissional mas é parecida com um cano com uma das pontas fechada.

Essa ferramenta pode ser improvisada com um cano de diametro e comprimento um pouco maior que a espiga do garfo/suspensão.

achei o nome da ferramenta, Crown Race Setting Tool.
um video pra ilustrar o procedimento:


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♪ Hime Hime Hime, Suki Suki Daisuki, Hime, Hime ♪


Postado Por: Pmagalhaes
Data de Publicação: 05 Set 2014 as 00:55
Opa, obrigado pelo video explicando! 
agora eu nao sei qual é o crown race, será que é esse? ou tem caixa de direçao que nao vem?

http://shack.com/f/f0vhXPfjj -


Postado Por: lcrevilari
Data de Publicação: 05 Set 2014 as 09:35
É assim mesmo, essa peça entra bem justa até o final para que ela não tenha o perigo de escapar. 

Em algumas oficinas tem ferramenta especifica para colocar do jeito certo, se quiser fazer no método "faça voce mesmo" é só arranjar alguma forma de bater nessa peça para ir até o fim. Cuidado para não apoiar a parte onde prende a blocagem da roda no chão que poderá entortá-la, já vi isso LOL


Postado Por: BrunoAgostini
Data de Publicação: 05 Set 2014 as 14:03
Originalmente postado por Pmagalhaes Pmagalhaes escreveu:

Obrigado pela resposta amigo!
Eu fiquei achando que era a caixa de direção que estava errada, pq essa não é semi integrada. Então isso não tem nada a ver né?
vou ver se compro uma lima amanhã pra tentar resolver isso, Tem alguma tecnica especial pra saber onde devo gastar a espiga? porque não sei exatamente onde ta pegado.
Obrigado!


Não é um único lugar, mas sim por todo a circunferência, portante deve ir girando a espiga. eu acho melhor com a lixa, corte uma tira de largura aproximada do que falta para encaixar, apoie o garfo de maneira a ficar firme, e comece a lixar fazendo movimento de vai e vem.

demorei mais ou menos 30 mim, a lima é mais agressiva, então é mais rápida, porém demanda mais cuidado para não danificar ou ficar irregular.

    

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Voltando a pedalar...


Postado Por: sergio_moraes
Data de Publicação: 05 Set 2014 as 15:11
acho que o mais correto, é dar uma gastadinha na espiga com uma lima e ir tentando encaixa-la, quem sabe com um cano onde entre a espiga sem muita folga batendo nele de leve, mas tenha cuidado para não pegar um cano muito maior que a espiga, senão vc corre o risco de danificar a pista onde vai o colar de bolinhas ok!


Postado Por: klhada
Data de Publicação: 05 Set 2014 as 16:32
tem uns garfos que são foda mesmo. Eu peguei um da Caloi (de aço, década de 90), que não entrava o crown race mas nem a pau (caixa de direção standard, comprada certa, tudo nos conformes). Tentei bater, com um esquema que tenho pra isso. Muita e muita porrada depois, não entrou. Precisei ficar um puta tempo com uma lima desgastando a parte de baixo do garfo, que ainda por cima era meio errada. No final ficou do jeito certo, entrou com necessidade de umas batidinhas, mas nada de outro planeta. Uma vez fui colocar uma na porrada, acho que exagerei, e entrou o crown race, quando ele rachou no meio LOL 


Postado Por: Pmagalhaes
Data de Publicação: 05 Set 2014 as 18:14
Hahaha! Bom então o esquema vai ser esse, vou comprar uma lixa ou lima e vou colocar a mão na massa aqui! Se nada der certo eu recorro ao cicle aqui perto...
Quero montar logo o garfo pra ver qual roda vou conseguir colocar aqui, vou testar uma 700x38 da bike do meu pai, mas acho q não vai caber mas já da pra ter uma ideia de qual vai caber.
Obrigado aí pessoal!


Postado Por: cerberus
Data de Publicação: 05 Set 2014 as 19:33
No meu rockshox quando montei, a parte final era mais justa também, entrou com umas batidas, mas nada pesado.

Em vez de limar o garfo, você poderia levar num torneiro para tirar as medidas exatas pra ver se o crown race entraria justo com batidas. 

Agora se a diferença for muita, era só tornear o crown race e pronto. Simples, rápido e não fica caro não, caso se der errado(ficar folgado demais) é preferível perder o crown race do que estragar o garfo.


Postado Por: dts
Data de Publicação: 06 Set 2014 as 12:36
A única coisa errada é a falta de conhecimento.
Nada de lima, lixa etc.
Leve a um profissional competente que ele terá a ferramenta adequada e colocará a peça que entra sob pressão.

Abraço  


Postado Por: Avgvsto
Data de Publicação: 06 Set 2014 as 15:26
Eu uso uma chave de pressão, com ela fechada giro o parafuso ate abrir ela + ou - 1mm a mais que a espiga e na mesma medida da parte mais alta do crown race, deixo encostada a chave nessa parte mais alta com tudo alinhado paralelamente à base onde vai ficar no garfo e bato com martelo na chave. Pelo menos comigo sempre deu certo.


Postado Por: 43679
Data de Publicação: 09 Set 2014 as 02:47
Eu ia digitar isto,alicate de pressao,fecho ela,mas nao ate apertar,logico,e bato com uma mareta de borracha,tipo de borracheiro
Tive 2 garfos Mosso(uma ainda tenho)3 suspas
NAs 3 suspas,espiga em aço,foi moleza,no rigdo deaço tbm(GTS M1 rigido)mas ns 2 Mosso...
A espiga é de aluminio
MAs pelas fotos,ta faltando(comoja fi alertado)a base do rolamento...


Postado Por: 43679
Data de Publicação: 09 Set 2014 as 02:49
Originalmente postado por cerberus cerberus escreveu:

No meu rockshox quando montei, a parte final era mais justa também, entrou com umas batidas, mas nada pesado.

Em vez de limar o garfo, você poderia levar num torneiro para tirar as medidas exatas pra ver se o crown race entraria justo com batidas. 

Agora se a diferença for muita, era só tornear o crown race e pronto. Simples, rápido e não fica caro não, c<span style="line-height: 1.4;">aso se der errado(ficar folgado demais) é preferível perder o crown race do que estragar o garfo.</span>


Manos<NAO <por fvro,NAO FAÇAO NADA
E assim mesmo,BEEEEEMMM justo
NAO<repito,nao "torneie'nada,nao lime nada
Como foi dito,sem ofensas,mas viver é aprender,se nao sabe,leve a um bom mecanico,pode danificar a peça...


Postado Por: cerberus
Data de Publicação: 09 Set 2014 as 17:48
Admito que passei informação errada e peço desculpas, não é preciso tornear nada, a peça entra justo mesmo, e para instalar o crown race é preciso ferramenta adequada como este da park tools:


Como não tinha ferramenta o meu instalei assim, por sorte achei uma bucha sobra de material no tamanho certo do crown race e que entrava na espiga sem muita folga assim servindo de guia, e utilizei um cano para bater por cima com uma marreta de nylon. 

Como a bucha pega toda a circunferência do crown race evita que na pancada o mesmo entorte ou entre fora de esquadro, crie rebarba e etc.


Postado Por: zex
Data de Publicação: 09 Set 2014 as 20:52
O pessoal também não pode esquecer de passar uma graxa na parte onde o crown race assenta na espiga para que  entre mais fácil ....

Eu tentei instalar uma vez e desisti, mesmo usando graxa ainda é bem difícil .... Não da para instalar sem o uso de ferramentas mesmo que sejam improvisada...

No meu caso como não consegui instalar por conta, então levei o garfo em uma bicicletaria de  confiança e o mecânico instalou na porrada mesmo..

Ele usou um uma chave de boca grande um cano de aço  mais longo que a espiga e uma marretinha.... A chave de boca ele colocou entre o crown race e o cano de aço, então foi batendo no cano com a marreta sem por muita força até o crown race assentar por completo...  E teve umas horas que ele batia na própria chave de boca para ajudar a assentar...


Postado Por: Pmagalhaes
Data de Publicação: 09 Set 2014 as 23:43
Muito Obrigado a todos!! vou experimentar as tecnicas que vcs falaram aqui!
até esse fds devo ter resolvido isso, ou instalando sozinho ou no mecanico LOL 


 


Postado Por: 43679
Data de Publicação: 10 Set 2014 as 00:03
Magalhaes,eu ja montei(pra min)2garfos Mosso,eles tem a espiga em aluminio,que requer cautela,nao descera lenha.
Ja os 3 outros q tive(atualmente tenho uma Suntour XCR e o Mosso M3 guardado),com epigas em aço,desciao em bater muito
COmo eu disse,pego uma alicate de pressao,aperto ate fica justa em cima da base do rolamento(este,atençao ao como ele esta descendo,nao deixe ele descer torto,pode danificar a espiga de aluminio)
Aperto a alicate,ica bem justa,sem prender,vou batendo com uma marreta de borracha,uma pancada de cada lado,igualando a descida(isto é muito importante

FAto:Da mais trabalho retirar a base do rolamento(qdo vendi o Mosso MD2)q por...
GAstei 30 min pra retirar,com o cagador* na mao,pra nao danificar(esteticamente falando)a base do garfo...


Postado Por: Pmagalhaes
Data de Publicação: 21 Set 2014 as 14:45
Bom pessoal obrigado pela ajuda de todos!! No fim das contas descobri que eu estava colocando uma caixa de direção errada, troquei e consegui instalar direitinho! Na nova o crown race vem com um corte para ajustar ao garfo!


Postado Por: JASilveira
Data de Publicação: 29 Mai 2015 as 13:52
Dando uma ressuscitada...

Pmagalhaes

Qual caixa de direção vc comprou que vem com o crown race cortado?

Abç


Postado Por: Pmagalhaes
Data de Publicação: 31 Mai 2015 as 00:14
desculpa a demora amigo! Comprei na Jamur bikes:
http://www.jamurbikes.com.br/produto/589-caixa-de-direcao-aheadset-oversized-semiintegrada-44mm-ch919


Postado Por: Luiz Gobo
Data de Publicação: 31 Mar 2017 as 11:38
normal, o ressalto e para entrar forçado a pista do colar de esferas, tem ferramenta certa pra instalar isso ok!


Postado Por: Luiz Gobo
Data de Publicação: 31 Mar 2017 as 11:39
cagou no garfo/suspensao, o ressalto é projetado assim mesmo, para fixar a pista



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