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Shimano XTR Di2 - Transmissão eletrônica para MTB

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Mountain Biking
Nome do Fórum: Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
Descrição Fórum: Fórum para discussão dessas modalidades. Para quem gosta de pedalar por vários quilometros em estradas de terra e single tracks.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=76932
Data da Impressão: 24 Abr 2024 as 20:38
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Shimano XTR Di2 - Transmissão eletrônica para MTB
Postado Por: Pedro Cury
Assunto: Shimano XTR Di2 - Transmissão eletrônica para MTB
Data de Publicação: 30 Mai 2014 as 12:32
E aí galera... lançamento mundial e inedito hoje!

Confiram o novo grupo Shimano XTR Di2:  http://www.pedal.com.br/shimano-xtr-di2-conheca-o-primeiro-grupo-eletronico-da-historia-do-mtb_texto8230.html" rel="nofollow - http://www.pedal.com.br/shimano-xtr-di2-conheca-o-primeiro-grupo-eletronico-da-historia-do-mtb_texto8230.html


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Respostas:
Postado Por: lemarco
Data de Publicação: 30 Mai 2014 as 12:53
Acabei de postar em outro tópico!
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

http://www.bikerumor.com/2014/05/30/shimano-unveils-xtr-di2-mountain-bikes-go-digital-lose-a-shifter/" rel="nofollow - http://www.bikerumor.com/2014/05/30/shimano-unveils-xtr-di2-mountain-bikes-go-digital-lose-a-shifter/














Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 30 Mai 2014 as 14:21
Acho que a coisa mais legal de todas é que você agora pode optar por usar dois passadores em modo manual ou apenas um em modo automático - nesse segundo modo, o câmbio dianteiro troca a marcha automaticamente. Isso pode ser feito com 2x11 e 3x11. Além disso, é possível também programar em que pinhão você quer que o câmbio dianteiro seja acionado. Se eu não me engano, os Di2 de road já davam a opção de troca automática, mas não sei se você podia reprogramar.

Outra coisa diferente é que você pode integrar as suspensões Fox eletrônicas com o display das marchas para mostrar se a suspa está travada, em funcionamento parcial ou liberada.

Ainda não testei nada eletrônico. Mas gosto da ideia e acho que ainda vai longe.


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Postado Por: Tux
Data de Publicação: 30 Mai 2014 as 14:56
Essa troca automática é legal... acho que eu tinha discutido sobre isso no outro tópico, eu não sabia que nas roads já possuía este sistema.


Postado Por: LinosFly
Data de Publicação: 30 Mai 2014 as 15:12
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Acho que a coisa mais legal de todas é que você agora pode optar por usar dois passadores em modo manual ou apenas um em modo automático - nesse segundo modo, o câmbio dianteiro troca a marcha automaticamente. Isso pode ser feito com 2x11 e 3x11. Além disso, é possível também programar em que pinhão você quer que o câmbio dianteiro seja acionado. Se eu não me engano, os Di2 de road já davam a opção de troca automática, mas não sei se você podia reprogramar.

Outra coisa diferente é que você pode integrar as suspensões Fox eletrônicas com o display das marchas para mostrar se a suspa está travada, em funcionamento parcial ou liberada.

Ainda não testei nada eletrônico. Mas gosto da ideia e acho que ainda vai longe.


Cara, se fosse somente automático eu não usaria isso nem a pau. Para mim, a essência do MTB é vc controlar sua máquina. Mas sempre tem a questão do teste. Depois que vc experimenta vc gosta tanto que não quer mais saber do antigo. Carro mesmo, eu falava que nunca teria um automático. Hoje já não cogito de forma alguma voltar a dirigir carro manual Smile.

Por outro lado, essa integração com a suspa eu acho sensacional.  Imagina que bacana vc travar ambas as suspas com um leve aperto num botão.


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No Brasil, a democracia é uma ditadura de picaretas.


Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 30 Mai 2014 as 17:49
Então.. eu tava até viajando por aqui... que no futuro provavelmente alguém vai inventar uma maneira de fixar uma faixa de cadência pra cada marcha e quando vc sair dessa cadência a marcha mudar automaticamente!! Duvido que ainda não tenham pensado nisso! Se fosse assim, sem poder voltar pro manual, ai não seria legal mesmo...  afinal, vc pode mudar a velocidade sem pedalar...

No futuro vc também deve ter uma tela (ou mesmo no seu smartphone) todas as infos de marcha, suspensão, GPS, notificações da internet e tal. Já tem GPS que integra com o smartphone (um garmin que mostra as notificações do seu celular)...  então acho que pode ser uma tendência. Acho que o próximo passo do Di2 é ser totalmente wireless... tão surgindo novas tecnologias nessa área e fica inevitável.


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Postado Por: Charlesxavier
Data de Publicação: 30 Mai 2014 as 18:34
A resposta da grande batalha: ShimanoXSram finalmente foi respondida:

SHIMANO WINS!

KARA.... que loucuraaaaa, TOP TOP TOP TOP,

que loucura, se isso suportar as pancadas do MTB, vai ser brilhanteeee

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Charles Douglas Xavier~~
http://www.youtube.com/user/CharlesXavierChannel" rel="nofollow - Trilhas de Goias!


Postado Por: lafon
Data de Publicação: 30 Mai 2014 as 18:46
Dó de quem jogou dinheiro fora com o desatualizado XTR 9000 11v manual


Postado Por: RobsonSMO
Data de Publicação: 30 Mai 2014 as 19:14
câmbio eletrônico com wire less a sram já está testando. mas se for como os ciclo-computadores sem fio que param de funcionar quando tem uma bateria de farol muito perto, eu ficaria longe!


Postado Por: Chuck DhFr
Data de Publicação: 30 Mai 2014 as 19:14
Originalmente postado por lafon lafon escreveu:

Dó de quem jogou dinheiro fora com o desatualizado XTR 9000 11v manual

Mais dó ainda de quem vai pagar entre R$3500 a R$4000 só pelo câmbio traseiro fora o resto.DeadDeadDeadDeadDead


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"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 30 Mai 2014 as 19:40
Vai ver que por causa do eletrônico com mudança numa mão só que usaram cassete de range menor que o XX1. Mas com certeza é melhor uma coroa do que essa loucura toda que a Shimano fez para simplificar a troca. Em engenharia se diz que quando a solução para facilitar começa a ficar muito complicada, quer dizer que o problema passou a ser a solução e é melhor parar e começar tudo de novo a partir do zero.


Postado Por: paulo ferreira
Data de Publicação: 30 Mai 2014 as 19:53
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Vai ver que por causa do eletrônico com mudança numa mão só que usaram cassete de range menor que o XX1. Mas com certeza é melhor uma coroa do que essa loucura toda que a Shimano fez para simplificar a troca. Em engenharia se diz que quando a solução para facilitar começa a ficar muito complicada, quer dizer que o problema passou a ser a solução e é melhor parar e começar tudo de novo a partir do zero.

Concordo com o Fábio, além do mais só o cambio traseiro vai sair por 850 doletas ( preço de um campagnolo super record full carbono) e um grupo xx1 completo na faixa de 1200.


Postado Por: Chuck DhFr
Data de Publicação: 30 Mai 2014 as 20:11
Preços retirados do Bikeradar.com

  • Rear derailleur — £429.99 RDM9050GS (short cage) and RD9050SGS (long cage)
  • Front derailleur — £269.99 FDM9050
  • Right shifter —  £149.99 SWM9050R
  • Left shifter – £149.99 SWM9050
  • DeadDeadDead



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"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team


Postado Por: MACHADOK
Data de Publicação: 30 Mai 2014 as 20:24
não sei pq... câmbio traseiro me lembro uma coisa meio robótica pelo design... transformers! hahaha

show de bola... agora, quantas dilmas? Ouch


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 30 Mai 2014 as 20:30
De aparência eu achei até parecido com o XTR normal de 11V. Mas o que mais me desagrada nesse tipo de câmbio é depender de energia elétrica. Na F1 tem a vantagem de não tirar a mão do volante e a velocidade da troca, mas em MTB já não se tira a mão do guidão para mudar. E velocidade depende da velocidade do seu dedo.

Eu acho que é um grupo para Shimano dizer: "Nós temos a tecnologia". Tipo o que a Honda fez com a NR750 de 1992.

Talvez seja melhor do que o Airlines, mas ainda acho que é para gerar marketing e comentários que, inclusive, é o que estamos fazendo aqui. rs


Postado Por: bcgfg
Data de Publicação: 30 Mai 2014 as 21:24
Muito legal essa evolução, principalmente por considerar que quanto mais inovações no XTR, diminui o prazo para as evoluções que estavam no último modelo, podem descer para as outras linhas num prazo um pouco menor.

Agora não sei quando terei a oportunidade de testar uma bike com esse sistema, pra minha realidade atual é muita grana numa transmissão.


Postado Por: catraca
Data de Publicação: 30 Mai 2014 as 21:36
Se for a prova de: lama, barro, água,  excesso de poeira e areia... tem todo o meu respeito!Wink

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depois coloco uma assinatura legal...


Postado Por: Tux
Data de Publicação: 30 Mai 2014 as 22:36
Cara, as coisas tem que evoluir, com toda essa apologia ao carro verde, a tendência das baterias (que é o elo mais fraco deste sistema) é evoluir, e com isso essa troca de marchas fica confiável.

Sem contar no leque de oportunidades que isso pode gerar, ainda mais quando se trata de acessórios e conectividade.
Só de imaginar o quanto de coisas podem ser feitas, como: 
Trocas automáticas de marcha de acordo com o batimento cardíaco ou cadência, pela conectividade com sensor de cadência e frequência cardíaca, que em uma competição pode até não ser tão importante, mas seria muito bom para os treinos.
Um relatório de marchas mais usadas, para fins de melhorar a vida útil do equipamento.
Conectividade com apps de smartphones ou ciclocomputadores, que podem gerar relatórios bem mais completos.
E mais um monte de coisas que eu não imaginei agora, mas que podem ser pensadas.
Tudo com o tempo, acredito que em um futuro não muito distante (espero estar vivo para ver), até os grupos mais simples serão eletrônicos, uma vez que o mais caro do projeto é o desenvolvimento da tecnologia, e não a produção.
Por hoje estas coisas ficam muito caras para nós, brasileiros, mas nos países desenvolvidos, não custa tanto assim, e os produtos são feitos para eles, não para nós.



Postado Por: rbatista
Data de Publicação: 30 Mai 2014 as 22:43
Acho que o wireles não rola.
os malditos hackers vao dar um jeito de sacanear a galera nas subidas.
  LOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOL


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MTB, porque se sujar faz bem!


Postado Por: Tux
Data de Publicação: 30 Mai 2014 as 22:46
Se os russos conseguem assumir controle até de drones espiões americanos, imagina se não vão dar conta de invadir um simples sistema de troca de marchas wireless... kkkkkkk


(a)edit: o meu é com fio pfv... hahaha


Postado Por: RobsonSMO
Data de Publicação: 31 Mai 2014 as 01:29
alguém leu ou viu em algum lugar, se o absalon já estava usando esse sistema na ultima prova?


Postado Por: dompedro
Data de Publicação: 31 Mai 2014 as 08:49
A Cannondale anunciou ontem mesmo a nova transmissão XTR DI2 na nova Flash Carbon 2015.
Um detalhe que o modelo Carbon Team (top) continua com a transmissão XX1 da Sram, enquanto que o XTR DI2 equipa o modelo Carbon Black, mas isso necessariamente não quer dizer que o modelo Carbon Black vai ser mais barato que o Team.  
Antes de dar minha opinião quero ver um teste e um comparativo dessa nova transmissão em relação as com cabo, pra ver se a diferença é tão significativa assim, mas de qualquer forma sempre pensei que a evolução nos sistemas de transmissão seria algo em torno do hidráulico, onde a confiabilidade e rapidez é muito maior que o cabo.
http://www.cannondale.com/fsi/bikes/" rel="nofollow - http://www.cannondale.com/fsi/bikes/


Postado Por: JordaozinhoMTB
Data de Publicação: 31 Mai 2014 as 09:11
como é o lance de trocas automaticas? como ele sabe que horas quero trocar de marcha?

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Abçs Jordaozinho, caloi elite 2.7 voadora 95.5km/h SLX/XT/PROSHOCK ULTRA XC


Postado Por: RobsonSMO
Data de Publicação: 31 Mai 2014 as 10:54
Originalmente postado por JordaozinhoMTB JordaozinhoMTB escreveu:

como é o lance de trocas automaticas? como ele sabe que horas quero trocar de marcha?


ele só troca automaticamente as coroas dianteiras, mesmo assim é só quando vc aciona a troca no câmbio traseiro...


Postado Por: graxatur
Data de Publicação: 31 Mai 2014 as 15:21
Pra mim que sou um simples mortal, e não estou (nem pretendo estar), no topo de competições de alto nível, é um exagero, muitas vezes pedalo em regiões ermas, sou à favor da simplicidade da mecânica do que de repente ficar na mão por falta de bateria ou um componente eletrônico que fritou, pra mim a graça de andar de bike é a interação homem-bike, e inclusive vou mais adiante esses cÂmbios eletrônicos não deveriam ser permitidos em competições! Sei que vão me malhar mas é a minha opinião


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 31 Mai 2014 as 15:49
Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

alguém leu ou viu em algum lugar, se o absalon já estava usando esse sistema na ultima prova?



Amanhã o Absalon vai usar. Semana passada ele não usou. Quem usou foi o Dan McConnell da Trek que vai usar amanhã também.

E amanhã o Fabian Giger da Giant vai usar, mas com 2 coroas e configurado de forma automática. E com um DT Swiss de 120mm na sua HT.


Vamos ver.


Postado Por: RobsonSMO
Data de Publicação: 31 Mai 2014 as 16:56
essa é daquelas "novidades" meio inúteis, do tipo que só vem pra complicar e aumentar o preço e as possibilidades de quebra em uma bike. não vejo ganho algum sobre o bom e velho cambio mecânico.
mas aí alguém vem e fala... "ah, mas tem as trocas automáticas" e eu respondo: grande coisa, qualquer ciclista mediano já sabe trocar as marchas no momento certo, sem precisar que uma pilha alcalina faça por ele!

e assistindo ao ciclismo vejo a quantia de geringonças dessas que dão pau no meio de uma prova, aí imagino que no mtb deve ser muito pior! (a ultima de que me recordo, foi a do bradley wiggins atirando uma pinarello contra o barranco, louco da vida por ter travado o cambio)


é a velha história batida de querer reinventar a roda pra fazer o povo continuar correndo atrás da máquina!


Postado Por: gladiator25
Data de Publicação: 31 Mai 2014 as 17:39
Achei o preço salgado demais Dead.

Sou realmente fã da Shimano mas não gosto da ideia da eletrônica além dos ciclo-computadores, mas com certeza tem quem goste, ainda bem que nos grupos inferiores que é onde consigo por as mãos não deve chegar tão cedo.

Só fico me perguntando onde alguém vai levar pra consertar em caso de pane Wacko?


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Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta


Postado Por: bcgfg
Data de Publicação: 31 Mai 2014 as 17:42
Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

essa é daquelas "novidades" meio inúteis, do tipo que só vem pra complicar e aumentar o preço e as possibilidades de quebra em uma bike. não vejo ganho algum sobre o bom e velho cambio mecânico.
mas aí alguém vem e fala... "ah, mas tem as trocas automáticas" e eu respondo: grande coisa, qualquer ciclista mediano já sabe trocar as marchas no momento certo, sem precisar que uma pilha alcalina faça por ele!

e assistindo ao ciclismo vejo a quantia de geringonças dessas que dão pau no meio de uma prova, aí imagino que no mtb deve ser muito pior! (a ultima de que me recordo, foi a do bradley wiggins atirando uma pinarello contra o barranco, louco da vida por ter travado o cambio)


é a velha história batida de querer reinventar a roda pra fazer o povo continuar correndo atrás da máquina!

Robinho, as inovações sempre existirão! Algumas se tornam "essenciais" para o esporte, veja o caso da própria relação das bikes, nos primórdios só existiam as SS e depois foram criados os modelos de transmissão até chegar nos produtos que utilizamos hoje.

No caso dos componentes eletrônicos, um exemplo é o ciclocomputador, hoje existem os modelos com fio, sem fio, Garmin Edge e seus irmãos/primos e ainda os aplicativos para celulares.
Você pode usar qualquer um destes modelos para as coisas básicas (velocidade, distância, tempo) mas cada tipo de aparelho trará consigo suas vantagens e desvantagens, e cada um utiliza aquele que acha melhor, ou ainda o modelo que pode comprar.

Acho absolutamente natural que as grandes marcas como a Shimano e Sram continuem buscando inovações, que nem todos utilizarão.

Pra quem tem grana e/ou vê a necessidade de comprar esse produto, eu entendo que é função da Shimano oferecer mais e mais produtos com outro nível de sofisticação. No meu caso específico, ainda estou longe de comprar um grupo XTR mecânico, quanto mais um grupo eletrônico.

Ainda penso que quem comprar esse grupo eletrônico terá uma bike com valor muito superior ao valor das peças.


Postado Por: RobsonSMO
Data de Publicação: 31 Mai 2014 as 17:58
não estou discordando de vc, mas me diga, qual a inovação e a melhora em relação ao câmbio mecânico nesse caso?


no caso dos marcadores de distância e velocidade podemos citar vários pontos positivos da mudança do analógico/mecânico para os digitais/sem-fio/gps's... peso, não te roubam força para fazer girar o mecanismo de marcação, tamanho reduzido... e por aí vai...


mas no caso dos câmbios eletrônicos, até os atletas, que são pagos pra usar, torcem o nariz, pois não se tem vantagem real nenhuma, nem em peso, por não ter o conduíte e o cabo de aço mas em compensação tem o motor, nem em agilidade.

isso me lembra aquela história que contam (pode até ser piada, mas ilustra bem o ponto) em que os americanos investiram horrores de dolares em pesquisas pra produzir uma caneta que funcionasse no espaço, para os astronautas poderem escrever com gravidade zero, aí os russos simplesmente deram lápis aos seus cosmonautas!

eu acho que a pressa pra faturar está tirando as novidades muito cedo do forno, estão vindo cada vez mais rápido, sem ao menos existir uma real vantagem para tal




Postado Por: gladiator25
Data de Publicação: 31 Mai 2014 as 18:03
Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:


isso me lembra aquela história que contam (pode até ser piada, mas ilustra bem o ponto) em que os americanos investiram horrores de dolares em pesquisas pra produzir uma caneta que funcionasse no espaço, para os astronautas poderem escrever com gravidade zero, aí os russos simplesmente deram lápis aos seus cosmonautas!



Já imaginou o desgosto do Tio San LOL?!


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Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta


Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 31 Mai 2014 as 18:37
Desde que surgiu o eletrônico para estrada, eu me perguntei o quanto seria útil e inútil e os riscos do sistema. Realmente pra mim, não vejo muitas vantagens. Mas como sou apenas um entre uma gama enorme de perfis de ciclistas, resolvi perguntar um pouco mais... e lembro que perguntei isso pro Amarildo Ferreira (campeão brasileiro de XCO) e pro Clarindo (multicampeão especialistas em provas de longa distância).

A principal vantagem segundo eles é a suavidade / menos força para acionar a mudança de marchas. Na verdade, pro Amarildo não foi nem na questão dos eletrônicos foi perguntando sobre passadores mecânicos mesmo, já que desde nos mecânicos, essa suavidade é um argumento de superioridade. 

Então, o que acontece é que um cara desse, compete numa prova de XCO duríssima, onde ele tem que ficar quase 2 horas mudando marchas sem parar e isso acaba fadigando os dedos e mãos... e PRA ELES isso é perceptível. Na verdade, isso falando do Amarildo. Uma das façanhas do Clarindo no ano passado foi ir do Rio a SP em menos de 24hrs... o que ele conseguiu.

A outra vantagem que esses atletas não citaram, mas a Shimano tá argumentando é a velocidade na passagem de marchas. Eu pessoalmente acho isso mais importante no cross-country... quem nunca saiu de uma descida e entrou numa subida inclinada o suficiente para você ter que voltar 5, 6 marchas ? No mecânico vc consegue voltar 4 de uma vez no XTR se eu não me engano, isso se não mudar também de coroa. Então, se o piloto precisar apenas manter pressionado o botão eletrônico e isso for mais rápido, PODE ser uma vantagem. Claro, isso eu não pude ainda perguntar pra ninguém, já que é lançamento.

Pensando mais além, eu acredito que se o eletrônico provar ser tão confiável quanto o mecânico, isso pode mudar como as bikes são construídas. O sistema pode evoluir, ficar mais pra dentro do quadro, em partes diferentes para melhorar a construção de alguns tubos, etc. Não vai ser mais preciso se preocupar com o roteamento dos conduítes. Lembrando que conduítes internos ainda são problemáticos em alguns casos. E ainda tem o que eu falei antes - um integração do sistema como um todo, com apenas um display e ainda o que falaram sobre uma análise ainda mais profunda de uso e aproveitamento de marchas, etc.

No futuro também possivelmente vão inventar baterias melhores ou recarregáveis com o próprio movimento das rodas ou aproveitando a força da frenagem como faz a bike elétrica da Specialized. Basta alguém inventar uma maneira leve o suficiente pra isso. De qualquer maneira, até onde eu lembre, a bateria não é um problema e é fácil de trocar (não lembro mesmo!).

No caso do XTR estamos falando de equipamentos para profissionais. Esses caras estão em outro nível e coisas que fazem diferença pra eles não fazem pra gente. Não faz a menor diferença pra mim ter uma vantagem de 1% em nada, mas pro Nino pode significar ganhar ou perder uma prova.



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Postado Por: graxatur
Data de Publicação: 31 Mai 2014 as 18:38
Se o ciclocomputador/gps/smartphone ou escambal pifar, não é algo essencial e vc termina o pedal no instinto, na raça, mas se o câmbio falhar dae os valores se invertem, é o tal do poste mijando no cachorro, a bike foi feita carregar o homem e não ser carregada por ele, salvo raras exceções, mas de repente uma boa solução é leve um grupo mecânico na mochila porque se Di2 der pau, dae é "só" vc trocar e bora, se souber trocar, se não for tipo um cidadão que uma vez me disse: Pra quê fazer a manutenção da sua bike, pois se com míseros R$ 80,00 eles revisam ela pra vc .


Postado Por: bcgfg
Data de Publicação: 31 Mai 2014 as 18:39
Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

não estou discordando de vc, mas me diga, qual a inovação e a melhora em relação ao câmbio mecânico nesse caso?




Vantagem seria algum ajuste fino/milimétrico no aproveitamento da cadência, que na imensa maioria dos ciclistas não seria percebida.

Pode ser que o MTB tenha encontrado o seu paradigma, assim como as roads tem o dela na utilização do freio hidráulico.

Eu concordo que a pressa pela inovação obriga as empresas a correrem pra lançar qualquer avanço sem um período de maturação do invento. Convém lembrar que também não deve ter sido um avanço abrupto, eles devem ter desenvolvido ao mesmo tempo do DI2 das roads, só faltava fazer aguentar os solavancos.


Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 31 Mai 2014 as 18:46
Originalmente postado por dompedro dompedro escreveu:

Antes de dar minha opinião quero ver um teste e um comparativo dessa nova transmissão em relação as com cabo, pra ver se a diferença é tão significativa assim, mas de qualquer forma sempre pensei que a evolução nos sistemas de transmissão seria algo em torno do hidráulico, onde a confiabilidade e rapidez é muito maior que o cabo.

A Acros da Alemanha lançou um sistema hidráulico mais leve que o XTR há 3 anos. Veja aqui: http://www.pedal.com.br/acros-age-inovacao-com-sistema-de-transmissao-hidraulico_texto4792.html" rel="nofollow - http://www.pedal.com.br/acros-age-inovacao-com-sistema-de-transmissao-hidraulico_texto4792.html  

Eu cheguei a brincar com ele (apenas com a bike no rolo) e é realmente muito maneiro. O problema é que é caríssimo... fabricado na alemanha e tal.

Acredito que o eletrônico seja mais rápido e mais suave nos dedos. A Shimano por ser do tamanho que é vai deixá-lo também mais barato, ainda mais mais se passar a equipar as linhas mais baixas. Economia de escala.


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Postado Por: Patricko
Data de Publicação: 31 Mai 2014 as 19:48
Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:

Preços retirados do Bikeradar.com

  • Rear derailleur — £429.99 RDM9050GS (short cage) and RD9050SGS (long cage)
  • Front derailleur — £269.99 FDM9050
  • Right shifter —  £149.99 SWM9050R
  • Left shifter – £149.99 SWM9050
  • DeadDeadDead



Se estes preços estiverem corretos, custarão R$ 3.729,00 na cotação de hoje. Este preço sem impostos, Frete,  Lucro do importador e do lojista.

Pra galera que curte ostentar, vai ser excelente. Mas para os que curtem pedalar, acho que não vai mudar nada.

Na boa, não é torcendo contra, mas acredito que não é qualquer mecânico que fará a manutenção deste sistema. Se realmente precisar de mão de obra especializada, pessoas como eu que moram em cidades minúsculas, podem esquecer. kkkkkkk


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Sabio não é aquele que aprende com os próprios erros, e sim com os erros dos outros!


Postado Por: Tux
Data de Publicação: 31 Mai 2014 as 19:50
Eu não entendo como toda novidade me deixa empolgado, enquanto maioria fica enfurecida.
Pra mim, o simples fato de ser diferente coloca em um outro caminho que aumenta as possibilidades, o que mais um cabo iria fornecer, vamos dizer, daqui 10 anos? seria o mesmo funcionamento, apenas mais leve e mais preciso.
Um equipamento eletrônico pode ser tão confiável quanto e por agora é inimaginável o número de acessórios que o mesmo pode vir a ter, principalmente relacionados a conectividade e estatísticas (isso eu já falei).
E agora falando sem um conhecimento necessário, apenas por achismo, um equipamento eletrônico preciso custa mais barato para se produzir do que um equipamento mecânico preciso. Imagina como deve ser regular um câmbio eletrônico... você coloca ele, vai apertando um botãozinho até ele alinhar com o primeiro pião e pronto, tudo regulado, sem ter que ficar apertando e afrouxando cabo, girando parafusos, sem problema de lama e poeira nos conduítes, sem perigo de quebrar o cabo...
Por hoje ele pode ainda não apresentar melhoras, principalmente por causa do custo de desenvolvimento, mas no futuro eu digo que com certeza um grupo eletrônico vai ser mais barato do que um grupo mecânico, e quem vai querer os mecânicos serão só os com bike "vintage", e vão pagar caro por isso, pois o custo de produção deles será maior.


Postado Por: bcgfg
Data de Publicação: 31 Mai 2014 as 19:59
Originalmente postado por Patricko Patricko escreveu:

Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:

Preços retirados do Bikeradar.com

  • Rear derailleur — £429.99 RDM9050GS (short cage) and RD9050SGS (long cage)
  • Front derailleur — £269.99 FDM9050
  • Right shifter —  £149.99 SWM9050R
  • Left shifter – £149.99 SWM9050
  • DeadDeadDead



Se estes preços estiverem corretos, custarão R$ 3.729,00 na cotação de hoje. Este preço sem impostos, Frete,  Lucro do importador e do lojista.

Pra galera que curte ostentar, vai ser excelente. Mas para os que curtem pedalar, acho que não vai mudar nada. 

Na boa, não é torcendo contra, mas acredito que não é qualquer mecânico que fará a manutenção deste sistema. Se realmente precisar de mão de obra especializada, pessoas como eu que moram em cidades minúsculas, podem esquecer. kkkkkkk

Ah e nessas mesas cidades minúsculas existe manutenção para suspensões mais caras?
O que falar então de manutenção das suspensões traseiras...

É como um colega falou a pouco, cada vez será mais fácil regular o câmbio dessas bikes.


Postado Por: RobsonSMO
Data de Publicação: 31 Mai 2014 as 20:05
Originalmente postado por bcgfg bcgfg escreveu:


Pode ser que o MTB tenha encontrado o seu paradigma, assim como as roads tem o dela na utilização do freio hidráulico.




eu acho que está mais ou menos por aí a verdade!

nas roads não adianta em nada um freio melhor sendo que os próprios pneus não conseguem parar a contento

nas mtbs não adiantaria muito pagar caro pelo mesmo desempenho com o dobro de riscos...


Postado Por: RobsonSMO
Data de Publicação: 31 Mai 2014 as 20:08
Originalmente postado por Tux Tux escreveu:

E agora falando sem um conhecimento necessário, apenas por achismo, um equipamento eletrônico preciso custa mais barato para se produzir do que um equipamento mecânico preciso. Imagina como deve ser regular um câmbio eletrônico... você coloca ele, vai apertando um botãozinho até ele alinhar com o primeiro pião e pronto, tudo regulado, sem ter que ficar apertando e afrouxando cabo, girando parafusos, sem problema de lama e poeira nos conduítes, sem perigo de quebrar o cabo...


vc só desconsiderou que ele É um cambio mecânico automatizado com um servo-motor acoplado, tem praticamente as mesmas peças de um comum e mais um motor, simples assim.


sem problema com lama e poeira? será que um motor não corre muito mais riscos com essas substâncias? vedadores, retentores tendem a falhar tbm...

sobre romper cabo, acho que não muda muita coisa...


Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 31 Mai 2014 as 21:03
Originalmente postado por Tux Tux escreveu:

Eu não entendo como toda novidade me deixa empolgado, enquanto maioria fica enfurecida.

Eu também não entendo... até parece que vão retirar todas as peças baratas do mercado e só vai ter o XTR eletrônico! Até no Dura Ace o mecânico coexiste com o eletrônico! Se for pensar assim, não poderíamos ter carro de F1, já que é uma tecnologia inacessível. Mas a verdade é que qualquer tentativa é muito válida, mesmo que dê errado... chama-se evolução!

Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

 
nas roads não adianta em nada um freio melhor sendo que os próprios pneus não conseguem parar a contento

Como assim ?!? Nas MTBs os pneus também não conseguem! Num carro também não e muito menos numa avião! Por isso que surgem tecnologias como ABS ou simplesmente um sistema hidráulico muito mais modulável com os rotores! Eu duvido que quando os freios a disco pra road pegarem (leia-se, forem tão confiáveis quanto os atuais), alguém vai voltar atrás! Como não voltaram pra MTB, nem mesmo no trial, onde os freios de aro ainda tem algumas leves vantagens!

Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

 
nas mtbs não adiantaria muito pagar caro pelo mesmo desempenho com o dobro de riscos...

Mesmo desempenho ? dobro de riscos ?  Sobre o desempenho já falei... riscos ? Da bateria falhar ? Do piloto profissional que usa XTR esquecer de carregar a bateria ? Não entendo muito o risco que pode ter pra um piloto profissional... se ele cair a bike bater e amassar o câmbio o problema é o mesmo com o mecânico... talvez na porrada e forçando o dedo no passador em raros casos o cara consiga salvar uma corrida caso isso aconteça...  pane no sistema ? Pode até acontecer... e o risco deve ser tão pequeno quanto uma falha mecânica... ou pelo menos como engenheiros eles deviam ter calculado isso!

Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:


sem problema com lama e poeira? será que um motor não corre muito mais riscos com essas substâncias? vedadores, retentores tendem a falhar tbm...

Vedadores e retentores tendem a falhar, como qualquer outra peça sem manutenção. As suspensões são muito piores nesses casos, porque é preciso ainda ter o movimento de jogar as bengalas pra dentro das canelas, com água, lama, areia, etc. Mesmo assim, toda hora tem provas longuissimas com chuva e a suspensão não falha, mesmo quando ficam com lama de cima a baixo. Assim como carros em provas off-roads falham muito mais por qualquer outro motivo do que por falha de vedação.

Sinceramente minha única preocupação é se eu viajar com a bike, tiver no meio do mato, cair e empenar o câmbio de uma maneira que desse pra fazer uma gambiarra em um sistema mecânico e não em um eletrônico. Ou até desse, mas comprometesse um equipamento muito caro. Ainda assim, quem já passou por isso pode tirar o câmbio fora, remendar a corrente e voltar pra casa em uma marcha só...  de qualquer forma, a proposta é ser racing...

Não to falando que é infalível... e a primeira geração pode não ser perfeita, como qualquer primeira geração, mas eu acho que existe muito medo e na verdade acredito que, fora o preço inicial, podem é ter muito mais vantagens!


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Postado Por: RobsonSMO
Data de Publicação: 31 Mai 2014 as 21:34
1º eu não vi ninguém enfurecido com a novidade, no máximo descrente de sua superioridade, me incluo total nessa nessa lista.

2º então vc quer dizer que uma road tem o mesmo grip com relação ao solo quanto uma MTB??? fala sério! e os freios a disco em rods já são confiáveis, só não "pegaram" ainda, um dos motivos é o que eu já citei.

3º mesmo desempenho sim! na essência o mecanismo não mudou em nada. se vc falar em rapidez de troca, eu te indico os gripshift xx da sram, sobre o eletrônico ser mais "macio"... convenhamos, se isso fosse tão relevante, todo mundo já andaria de XTR a tempos, pois até então, era o mais macio.

4ºsobre os riscos, vamos fazer assim, eu encho de lama as canelas da minha fox e vc enche de lama as escovas do servo-motor do câmbio eletrônico, vamos ver qual segue funcionando ainda, ou mesmo, depois de uma "lavada"...

vedadores podem falhar em qualquer situação, só que em uma, no máximo aconteceria um pequeno desgaste prematuro e uma possível perda de desempenho a curto prazo, no outro, teria desde uma pane elétrica, curto-circuito, até uma eventual troca de todo o conjunto elétrico do mesmo...
(e lembrando, não sou profissional, não posso me dar ao luxo de ter backups a vontade)





um dispositivo que me chamou a atenção, foi o que vc postou, o hidráulico, mas como não "nasceu" de pai rico (shimano, sram...) não vingou...

ou outra opção muito válida para pesquisas, seria um aperfeiçoamento da transmissão por eixo-cardã. nessa sim eu me empolgaria bastante! só o fato de tirar a corrente da jogada, já seria um avanço enorme!



Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 31 Mai 2014 as 22:30
Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

 2º então vc quer dizer que uma road tem o mesmo grip com relação ao solo quanto uma MTB??? fala sério! e os freios a disco em rods já são confiáveis, só não "pegaram" ainda, um dos motivos é o que eu já citei.

Grip = poder de frenagem ? Considerando que sim... não tem, assim como o pneu de um carro tem mais que de uma MTB... e frear confiando no pneu (travar as rodas) não é a maneira certa de frear.

Ainda assim... a maioria dos pneus de road vao ser melhores no asfalto do que pneus de MTB no mesmo asfalto. Mas é outro papo...

Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

 
3º mesmo desempenho sim! na essência o mecanismo não mudou em nada. se vc falar em rapidez de troca, eu te indico os gripshift xx da sram, sobre o eletrônico ser mais "macio"... convenhamos, se isso fosse tão relevante, todo mundo já andaria de XTR a tempos, pois até então, era o mais macio.

Se é relevante ou não é um profissional que tem que falar, pois é um grupo feito pra eles. Troca de marchas no volante do carro não é relevante pra mim, mas é pra uma piloto de F1. Gripshift é mais rápido, mas vc tem que mover mais a mão... XTR é mais macio, mas mais lento. Cada um tem sua vantagem e desvantagem. 

Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

 4ºsobre os riscos, vamos fazer assim, eu encho de lama as canelas da minha fox e vc enche de lama as escovas do servo-motor do câmbio eletrônico, vamos ver qual segue funcionando ainda, ou mesmo, depois de uma "lavada"...

Eu uso suspa X-Fusion nos últimos tempos!! Mas sim, duvido que a Shimano fosse colocar na WC algo que não fosse a prova d'agua, mesmo que talvez precise de manutenção com intervalos menores, o que não é problema pra racing.

Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

 vedadores podem falhar em qualquer situação, só que em uma, no máximo aconteceria um pequeno desgaste prematuro e uma possível perda de desempenho a curto prazo, no outro, teria desde uma pane elétrica, curto-circuito, até uma eventual troca de todo o conjunto elétrico do mesmo...

O que é mais fácil de vedar ?  Mas se a vedação é falha a gente vai saber no futuro...

Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

 
(e lembrando, não sou profissional, não posso me dar ao luxo de ter backups a vontade)

O XTR é voltado pra profissional e eles tem esse luxo. Os tops tem a suspensão quase que toda refeita a cada corrida. Pneus de downhill são usados por uma corrida só por alguns profissionais. É outro mundo!  Se você está disposto a gastar mais grana pra esse desempenho, aí é o grupo pra você! Se ou quando lançarem isso pro XT, aí a coisa fica mais complicada nesse sentido...

Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

 
ou outra opção muito válida para pesquisas, seria um aperfeiçoamento da transmissão por eixo-cardã. nessa sim eu me empolgaria bastante! só o fato de tirar a corrente da jogada, já seria um avanço enorme!

Eu nunca pesquisei mais a fundo, mas o que já tentaram muito e nunca vingou foi a Gear Box... ter todo o sistema de transmissão interno. Não sei se o eletrônico poderia tornar algum dos projetos mais viável, ou até a evolução das tecnologias de carbono.



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Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 31 Mai 2014 as 22:30
Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

 2º então vc quer dizer que uma road tem o mesmo grip com relação ao solo quanto uma MTB??? fala sério! e os freios a disco em rods já são confiáveis, só não "pegaram" ainda, um dos motivos é o que eu já citei.

Grip = poder de frenagem ? Considerando que sim... não tem, assim como o pneu de um carro tem mais que de uma MTB... e frear confiando no pneu (travar as rodas) não é a maneira certa de frear.

Ainda assim... a maioria dos pneus de road vao ser melhores no asfalto do que pneus de MTB no mesmo asfalto. Mas é outro papo...

Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

 
3º mesmo desempenho sim! na essência o mecanismo não mudou em nada. se vc falar em rapidez de troca, eu te indico os gripshift xx da sram, sobre o eletrônico ser mais "macio"... convenhamos, se isso fosse tão relevante, todo mundo já andaria de XTR a tempos, pois até então, era o mais macio.

Se é relevante ou não é um profissional que tem que falar, pois é um grupo feito pra eles. Troca de marchas no volante do carro não é relevante pra mim, mas é pra uma piloto de F1. Gripshift é mais rápido, mas vc tem que mover mais a mão... XTR é mais macio, mas mais lento. Cada um tem sua vantagem e desvantagem. 

Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

 4ºsobre os riscos, vamos fazer assim, eu encho de lama as canelas da minha fox e vc enche de lama as escovas do servo-motor do câmbio eletrônico, vamos ver qual segue funcionando ainda, ou mesmo, depois de uma "lavada"...

Eu uso suspa X-Fusion nos últimos tempos!! Mas sim, duvido que a Shimano fosse colocar na WC algo que não fosse a prova d'agua, mesmo que talvez precise de manutenção com intervalos menores, o que não é problema pra racing.

Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

 vedadores podem falhar em qualquer situação, só que em uma, no máximo aconteceria um pequeno desgaste prematuro e uma possível perda de desempenho a curto prazo, no outro, teria desde uma pane elétrica, curto-circuito, até uma eventual troca de todo o conjunto elétrico do mesmo...

O que é mais fácil de vedar ?  Mas se a vedação é falha a gente vai saber no futuro...

Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

 
(e lembrando, não sou profissional, não posso me dar ao luxo de ter backups a vontade)

O XTR é voltado pra profissional e eles tem esse luxo. Os tops tem a suspensão quase que toda refeita a cada corrida. Pneus de downhill são usados por uma corrida só por alguns profissionais. É outro mundo!  Se você está disposto a gastar mais grana pra esse desempenho, aí é o grupo pra você! Se ou quando lançarem isso pro XT, aí a coisa fica mais complicada nesse sentido...

Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

 
ou outra opção muito válida para pesquisas, seria um aperfeiçoamento da transmissão por eixo-cardã. nessa sim eu me empolgaria bastante! só o fato de tirar a corrente da jogada, já seria um avanço enorme!

Eu nunca pesquisei mais a fundo, mas o que já tentaram muito e nunca vingou foi a Gear Box... ter todo o sistema de transmissão interno. Não sei se o eletrônico poderia tornar algum dos projetos mais viável, ou até a evolução das tecnologias de carbono.



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Postado Por: RobsonSMO
Data de Publicação: 01 Jun 2014 as 02:27
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:



Ainda assim... a maioria dos pneus de road vao ser melhores no asfalto do que pneus de MTB no mesmo asfalto. Mas é outro papo...


melhor em aderência e frenagem? nunca!
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:


Eu uso suspa X-Fusion nos últimos tempos!! Mas sim, duvido que a Shimano fosse colocar na WC algo que não fosse a prova d'agua, mesmo que talvez precise de manutenção com intervalos menores, o que não é problema pra racing.


nessa concordamos! é claro que deve ser um sistema bem vedado sim, a questão que eu levantei é que esse sistema simplesmente não pode falhar, pois resultaria numa falha catastrófica na parte eletrônica, risco esse que o mecânico não corre. nas suspensões é comum a entrada de detritos, mas que não resultam em um abandono de prova.

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:


O XTR é voltado pra profissional e eles tem esse luxo. Os tops tem a suspensão quase que toda refeita a cada corrida. Pneus de downhill são usados por uma corrida só por alguns profissionais. É outro mundo!  Se você está disposto a gastar mais grana pra esse desempenho, aí é o grupo pra você! Se ou quando lançarem isso pro XT, aí a coisa fica mais complicada nesse sentido...


aí que está o ponto, conheço várias pessoas que andam com XX, XX1 e XTR e não são profissionais, embora esses grupos sejam voltados ao "profissional" sabemos que eles só existem pois uma quantia bastante significativa de amadores entusiastas os compram. e é aí que a fama ou fracasso é realmente formada, pois se começarem a pipocar falhas aqui ou ali, rapidamente as notícias se espalham.



Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 01 Jun 2014 as 09:35
O bike radar já fez um review.

http://www.bikeradar.com/mtb/gear/category/components/groupset/groupset-mountain/product/review-shimano-xtr-di2-48474/

Diz que com coroa única é melhor XX1 mesmo.

E parece que no Di2 você controla até a velocidade que quer que as mudanças ocorram. Fora várias configurações para a troca sincronizada.

E dizem que até hoje os profissionais de coroa única estão usando protótipo e por isso usam guia de corrente para prevenir, embora digam que nunca houve queda.

E por fim criticam o preço absurdo.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 01 Jun 2014 as 09:49
https://www.youtube.com/watch?v=ddJm5gs1aJY



Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 01 Jun 2014 as 14:03
Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:



Ainda assim... a maioria dos pneus de road vao ser melhores no asfalto do que pneus de MTB no mesmo asfalto. Mas é outro papo...


melhor em aderência e frenagem? nunca!

Segundo a Schwalbe sim.  O motivo é que pneus slick tem mais borracha em contato com o solo. O que poderia se questionar é a grossura dos pneus comparados e qualidade da borracha. Mas em pneus de qualidade, sempre vão fazer essas variáveis especificamente vantajosas.

http://www.schwalbe.com/gb/profil.html

Originalmente postado por </span>RobsonSMO<span style=line-height: 1.4;> RobsonSMO escreveu:

aí que está o ponto, conheço várias pessoas que andam com XX, XX1 e XTR e não são profissionais, embora esses grupos sejam voltados ao "profissional" sabemos que eles só existem pois uma quantia bastante significativa de amadores entusiastas os compram. e é aí que a fama ou fracasso é realmente formada, pois se começarem a pipocar falhas aqui ou ali, rapidamente as notícias se espalham.

Sim... mas aí tem dois lados: quem está pagando o preço disso, deveria estar ciente de que está com um produto profissional e que pode precisar de manutenção diferenciada. Ainda assim, PODE precisar, nem sempre é o caso. Então, além do preço alto do componente, é melhor guardar um dinheiro pra intervalos menores de manutenção. Certamente a Shimano está ciente desses riscos pelo uso mais amador também.

E o outro lado eu acho muito maneiro, que é que no mundo da bike é de certa forma acessível ter o mesmo produto que um profissional usa. Certa forma acessível sim, uma bike de um profissional é o preço de um carro básico-mediano.  É caro pra uma bike ? Pode ser, mas é possível pra uma faixa econômica, diferente de um carro de formula 1 por exemplo. Se for pegar apenas um componente, já é acessível... vc pode ter o mesmo guidon do Absalon por sei la, 300, 500 reais! Agora, se vale a pena, se é consumismo ou justificável, aí já é outro papo.





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Postado Por: RobsonSMO
Data de Publicação: 01 Jun 2014 as 14:15
primeiro teste de fogo: aprovado, absalon e giger


só não vale falar que o xtr di2 está aprovado agora, só porque o absalon ganhou de lavada a prova hoje de manha!



Postado Por: 49329
Data de Publicação: 01 Jun 2014 as 19:31
Originalmente postado por graxatur graxatur escreveu:

Pra mim que sou um simples mortal, e não estou (nem pretendo estar), no topo de competições de alto nível, é um exagero, muitas vezes pedalo em regiões ermas, sou à favor da simplicidade da mecânica do que de repente ficar na mão por falta de bateria ou um componente eletrônico que fritou, pra mim a graça de andar de bike é a interação homem-bike, e inclusive vou mais adiante esses cÂmbios eletrônicos não deveriam ser permitidos em competições! Sei que vão me malhar mas é a minha opinião

Eu estou do seu lado. Para mim quem faz competição tem que ter perna e cabeça.

Imagina o cara andando com isso na ciclovia aqui no Rio? Vai ser roubado por quadrilhas armadas. 

Daqui a pouco vão colocar direção hidráulica, etc. 

Eu acho que é mais uma parada para dar defeito e óbvio, para os fabricantes ficarem cada vez mais ricos, afinal o que move o mundo é a grana e a evolução não para. E vai ter um montão vendendo até carro para comprar essa "parada". Qualquer reparo ou troca de peça vai custar o olho da cara. Mas cada um faz o que quer. É minha opinião.


Postado Por: mhobold
Data de Publicação: 03 Jun 2014 as 12:53
Lembro que a 20 anos atras, usava-se 18v. Era muito divertido. Cada pedal que se realizava era uma grande aventura.
Hoje, (graças a Deus), as bikes evoluiram para muito melhor. As "pedaladas" ficaram mais seguras, longas, confortaveis e a aventura aumentou!!!
Porém, é preciso saber definir o que é util ou futil. É simples. Basta que cada biker saiba e lute pelo que é melhor para a sua vida ao lado (ou em cima) de sua bike.
Eu demorei uns... 19 anos para definir (desde a minha primeira mtb) o que é melhor para a minha vida como ciclista. 
Sonho de consumo é uma coisa. 
Aquilo que poderemos um dia comprar é outra coisa.
E o que temos no momento é a coisa mais importante!!!!
Eu aprendi que não importa a bike. O importante é pedalar.


Postado Por: pride
Data de Publicação: 03 Jun 2014 as 18:16
Originalmente postado por Tux Tux escreveu:

Eu não entendo como toda novidade me deixa empolgado, enquanto maioria fica enfurecida.
Pra mim, o simples fato de ser diferente coloca em um outro caminho que aumenta as possibilidades, o que mais um cabo iria fornecer, vamos dizer, daqui 10 anos? seria o mesmo funcionamento, apenas mais leve e mais preciso.
Um equipamento eletrônico pode ser tão confiável quanto e por agora é inimaginável o número de acessórios que o mesmo pode vir a ter, principalmente relacionados a conectividade e estatísticas (isso eu já falei).
E agora falando sem um conhecimento necessário, apenas por achismo, um equipamento eletrônico preciso custa mais barato para se produzir do que um equipamento mecânico preciso. Imagina como deve ser regular um câmbio eletrônico... você coloca ele, vai apertando um botãozinho até ele alinhar com o primeiro pião e pronto, tudo regulado, sem ter que ficar apertando e afrouxando cabo, girando parafusos, sem problema de lama e poeira nos conduítes, sem perigo de quebrar o cabo...
Por hoje ele pode ainda não apresentar melhoras, principalmente por causa do custo de desenvolvimento, mas no futuro eu digo que com certeza um grupo eletrônico vai ser mais barato do que um grupo mecânico, e quem vai querer os mecânicos serão só os com bike "vintage", e vão pagar caro por isso, pois o custo de produção deles será maior.

exato!
e ainda vou além;
num futuro próximo você irá parear via wifi seu sistema de transmissão da bike com o pc, inserir as especificações ou modelo da bike, coroa, pinhão, câmbio, etc e um app irá regular os câmbios e passadores sem você nem encostar naquele maldito parafuso philips

o que eu vejo em todos os fóruns nada mais é que a aversão das pessoas às mudanças
"pra que isso ?"
 "nossa, muito caro!" 
"se eu não posso comprar não deveria existir" 
"a shimano só pensa no lucro"

tudo isso foi dito quando os primeiros nokias tijolos apareceram em terra tupiniquim
lembram das tvs de plasma de 20.000 que agora por 600 você consegue ?

a shimano tem mais é que investir mesmo! trazer o máximo de inovações para o mercado, desenvolver cada vez mais seus componentes. isso só beneficia a nós, meros mortais. 

engana-se quem pensa que há um dispêndio monetário que não será revertido em lucro pra marca
e aos que são contra o lucro lembrem do seu poder como consumidor

boas pedaladas.




Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 03 Jun 2014 as 18:29
Mas aí também entra o gosto.

O cara pode preferir um XX1 mecânico ou mesmo um XTR mecânico que também são bem caros. Não é tudo questão de não gostar porque é caro, mas sim de, no meu caso, não ter que depender de baterias e apenas dos dedos.

Pergunta simples e direta para todos:

Quem aqui nunca ficou sem celular porque a bateria acabou ou deu pau?


Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 03 Jun 2014 as 18:29
Novidades... eu acho que isso já acontecia no Dura Ace, mas...

Se a bateria acabar, o câmbio vai parar na combinação de marchas em que estava. MAS, de qualquer maneira, dá para alinhar o câmbio manualmente para a marcha desejada. Ou seja, isso vejo como uma vantagem em cima do mecânico, que se vc tivesse problema no cabo, o câmbio ia travar na marcha mais leve ou mais pesada - ou vc teria que fazer uma boa gambiarra não confiável. Se o câmbio empenar, quebrar ou qualquer coisa, o problema é o mesmo que tem no mecânico.

O sistema desliga sozinho quando não está em uso e parece que a bateria dura bem, nada de precisar carregar toda hora. Mas ainda não são informações precisas.

Sinceramente, eu acho que o sistema pode se tornar daqui a algum tempo mais pratico e quem sabe até mais confiável que o mecânico. Provavelmente até mais leve.

Preço ? É claro que vai baratear e vai chegar às outras linhas. 



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Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 03 Jun 2014 as 18:37
Mas com certeza um cabo é mais confiável do que uma bateria. Eu não gostaria de um carro com sistema de freio e direção fly by wire.


Postado Por: Tux
Data de Publicação: 03 Jun 2014 as 18:42
Todo o peso do câmbio mecânico é devido as molas que você tem que empurrar para que ele possa voltar quando solta o cabo... um câmbio eletrônico não vai ser pesado pois só tem 1 motor de precisão, não tem necessidade de empurrar mola, o mesmo mecanismo que faz subir, faz descer, logo pode ser um motor fraco e de baixo consumo.

Eu já fiquei sem celular por ter esquecido de carregar a bateria, isso em modelos que duravam 7 dias a bateria, e meu problema acabou quando passei a usar celulares com 1~2 dias de duração, pois todo dia antes de dormir já coloco eles para carregar e já virou um hábito.

Como muitas das vezes que pedalo já é em rodovia e a noite, já tenho comigo o costume de carregar baterias, pois tenho que manter minha iluminação.... e nunca tive problemas com isso, e olhe que é uma lanterna xing ling com baterias de mesmo padrão de qualidade... o que acontece é que devido a desconfiança na qualidade do produto chego a ter 3 baterias para me garantir caso dê problema, o que não é preciso no caso de um shimano, ainda mais se tratando de xtr, que não vai ter economia na qualidade dos componentes.


Postado Por: lafon
Data de Publicação: 03 Jun 2014 as 18:58
Esse grupo eletrônico vai ser muito importante para a paraolimpíada. Eu mesmo tive uma fratura tripla no dedão direito, e sofro muita dor depois de 60km. Faz tempo que cogito colocar o grip Sram para eliminar a dor.
Quando sair o Deore eletrônico ficará mais fácil incluir quem tem deficiência física.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 03 Jun 2014 as 19:03
Esqueci desse detalhe de carregar. Só de ter que colocar gasolina no carro já me irrita. rs


Postado Por: 49329
Data de Publicação: 03 Jun 2014 as 19:27

Com todo o respeito as opiniões de cada um, mas dizer que a maioria é contra porque não pode comprar e por isso coloca vários defeitos?
Não tem nada a ver...cometário infeliz.

Meu sonho hoje é comprar um Range Rover Evoque, se vender meu apto, compro um e ainda mando blindar, e mais, ainda sobra dinheiro. Mas não quero morar dentro de um carro e nem por isso fico dizendo que o carro é ruim e que ninguém deveria comprar. 

Cada um tem uma decisão, compra se quiser ou se não quiser. Hoje eu não compraria, mas pode ser que um dia mude de ideia. Isso é uma questão pessoal de cada um.

Abraços.




Postado Por: gladiator25
Data de Publicação: 03 Jun 2014 as 20:01
Acho válido os dois lados, o de quem acredita piamente e se empolga com as novidades e o de quem como eu levanta as dúvidas sobre possíveis problemas que possam acontecer, se o produto realmente vai ser melhor que o existente, se realmente vale a pena, ainda mais num caso como esse, não é como na época do garfo<suspensão, nesse caso será um sistema eletrônico para fazer a mesma função de que o mecânico já faz a tantos anos mas com algumas possíveis melhorias.

No mais, vivam as diferenças!


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Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta


Postado Por: Liternit
Data de Publicação: 03 Jun 2014 as 20:23
Fqbio li que no dura ace a bateria chega a durar mais de 400 milhas, nao vejo problema. Se eu tivesse a grana compraria facil, achei fantastica a troca linear no 2x.





Postado Por: RobsonSMO
Data de Publicação: 03 Jun 2014 as 22:25
eu acho interessante a abordagem de alguns onde falam que "a maioria fica enfurecida" com a "novidade"...


não vi ninguém aqui se enfurecendo ou mesmo demonstrando inveja por não ter o objeto em questão, ou mesmo por não poder compra-lo! se quer debater, faça com argumentos, não com desqualificações a users contrários!
fale no possível aumento no rendimento ou qualquer que seja a vantagem que vc acha que o aparelho tenha!



até que aprimorem esse e ele realmente faça alguma coisa inovadora, vou continuar achando o mecânico melhor ou no mínimo, igual.


pra quem falou em um motor ser mais leve que a mola..., já pesou? acho meio difícil isso acontecer, ainda mais se levarmos em conta que não é apenas um motor, tem todo um "kit" de engrenagens e mais uma bela bateria de lítio!!!

sobre peso, é indiscutível que um XTR mecânico seja mais leve, só se a shimano não quiser, pra poder usar isso como argumento.


sobre bateria nem vou discutir, pois deve durar bastante e ele deve avisar (apitando ou sei lá..) quando precisa de carga.

mas só queria ver a cara de alguém tendo que cruzar um rio com água até os joelhos!

sobre manutenção, é lógico que vai ser mais caro, mas não deve mudar muito, pois o mecânico já é uma facada.


a profunda descrença que eu e mais alguns aqui tem, é em "lançar" mais do mesmo como se realmente fosse mudar alguma coisa!

a "proposta" de que relação de 11 V é melhor, meio que vai por água a baixo, pois ao que parece, o maior pinhão é de no máximo 40 dentes, obrigando a manter uma coroa menor na frente e consequentemente, conseguir velocidades menores em retas e descidas pedaláveis. então, ou corra num circuito bem travado, ou veja seus concorrentes abrir vantagem sobre vc!!!









Postado Por: FAB1000
Data de Publicação: 03 Jun 2014 as 22:45
Isso... comprem logo esses grupos novos e testem bem.

Assim a linha M970 fica cada vez mais barata para os mortais poderem desfrutar do estado da arte da década passada! kkkkkk


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Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk


Postado Por: FAB1000
Data de Publicação: 03 Jun 2014 as 23:20
Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:


e assistindo ao ciclismo vejo a quantia de geringonças dessas que dão pau no meio de uma prova, aí imagino que no mtb deve ser muito pior! (a ultima de que me recordo, foi a do bradley wiggins atirando uma pinarello contra o barranco, louco da vida por ter travado o cambio)


Só não caiu porque a alma pilotou. Wink
A final de contas, era uma Pinarello. LOL


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Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk


Postado Por: 49329
Data de Publicação: 03 Jun 2014 as 23:34
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:


e assistindo ao ciclismo vejo a quantia de geringonças dessas que dão pau no meio de uma prova, aí imagino que no mtb deve ser muito pior! (a ultima de que me recordo, foi a do bradley wiggins atirando uma pinarello contra o barranco, louco da vida por ter travado o cambio)


Só não caiu porque a alma pilotou. Wink
A final de contas, era uma Pinarello. LOL

...ou então ela deve ter piloto automático para estacionar. (risos)



Postado Por: RobsonSMO
Data de Publicação: 03 Jun 2014 as 23:56
isso deve ter deixado ele ainda mais puto!!! "nem pra cair essa desgraça serve"


Postado Por: Tux
Data de Publicação: 04 Jun 2014 as 00:15
Um dia trocaram as válvulas por transistors, e pode ter certeza que alguém reprovou falando que não tinha necessidade já que os 2 faziam a mesma coisa.

=D


Postado Por: RobsonSMO
Data de Publicação: 04 Jun 2014 as 00:22
sim, uma válvula deve pesar 50X mais que um transistor, demorar 50X mais pra começar a funcionar e custar 50X mais... (isso sim é mudança mesmo!)


obrigado por lembrar!



quando um XTR di2 fizer um quinto disso, eu te prometo que paro de desacreditar nele!!!!


Postado Por: Tux
Data de Publicação: 04 Jun 2014 as 01:20
Guarde as facas =D

Muitas invenções são pra fazer a mesma coisa, mas de um modo diferente, principalmente quando a maneira usada chega no final de seu desenvolvimento, o cabo é bom, é robusto, e tem sim suas qualidades, mas acontece que não tinha mais como melhorar ele, então é colocada uma nova solução, que de início pode ser pior, mas com muito a ser explorado, mais caminhos para um melhor desenvolvimento.

E quanto a parte eletrônica, ela pode ser segura, aguentar barro e tudo mais, até melhor do que um cabo, só acho exagero como falam destes equipamentos parece até que vão quebrar com apenas um vento lateral mais forte um um chuvisco.


Postado Por: RobsonSMO
Data de Publicação: 04 Jun 2014 as 01:46
Originalmente postado por Tux Tux escreveu:

Guarde as facas =D

Muitas invenções são pra fazer a mesma coisa, mas de um modo diferente, principalmente quando a maneira usada chega no final de seu desenvolvimento, o cabo é bom, é robusto, e tem sim suas qualidades, mas acontece que não tinha mais como melhorar ele, então é colocada uma nova solução, que de início pode ser pior, mas com muito a ser explorado, mais caminhos para um melhor desenvolvimento.

E quanto a parte eletrônica, ela pode ser segura, aguentar barro e tudo mais, até melhor do que um cabo, só acho exagero como falam destes equipamentos parece até que vão quebrar com apenas um vento lateral mais forte um um chuvisco.



aí porque não da pra melhorar pioram e mesmo assim vc acha melhor? se decida

e mais uma vez... estou te deixando nervoso ou "enfurecido"? porque se pareço ter "facas" deve ser apenas sua impressão.


Postado Por: Tux
Data de Publicação: 04 Jun 2014 as 02:11
Não disse que piorou, e sim levantei a hipótese que mesmo se tiver piorado, por ser uma maneira diferente de se fazer o trabalho ela abre um leque de opções para melhorar futuramente.

Eles não deixaram de fornecer o conjunto mecânico do xtr, e sim uma nova linha, e conhecendo bem o assunto quando se trata de eletrônico x mecânico, digo que o eletrônico tem a construção mais barata e precisão maior, além de facilidades de regulagem e apresentação de estatísticas.

Pensando bem, este sistema tem uma boa comparação usando carburador x injeção eletrônica, ambos fazem o mesmo serviço, um carburador bem regulado pode ser tão econômico quanto a injeção, mas ai cabem as seguintes perguntas: Seria possível um computador de bordo com carburador? Qual é mais fácil de regular, carburador ou injeção eletrônica? Qual desregula mais fácil?

Eu sei, a injeção eletrônica precisa de equipamentos específicos para diagnóstico e conserto caso dê problema, enquanto o carburador com conhecimento e algumas chaves pode ser consertado por qualquer um, mas para o técnico, é bem mais fácil consertar uma injeção do que um carburador.

(a)edit: E quanto ao "guarde as facas", é mais uma brincadeira mesmo, pra tentar descontrair, pois nunca sabemos como realmente está a pessoa do outro lado da tela, e vai que mesmo sem querer eu fale alguma coisa que possa irritar... hehe


Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 04 Jun 2014 as 09:57
Como eu já tinha dito... qualquer inovação é válida! Desde que não acabem com os produtos estabelecidos.

Projetos falham sim. Quem é velho no mundo da bike, deve se lembrar do Shimano Airlines... uma tentativa de câmbio a ar. Se não me engano nem chegou a ser vendido pro público.  De qualquer maneira, a tecnologia segue evoluindo, patentes caem, etc. Um projeto inviável há anos atrás pode se tornar viável, etc, etc. E por isso não devem ser testados ? Cada um que deve avaliar se é útil pro tipo de ciclista que é!

Já tentaram até inventar suspensão eletrônica inteligente que lia o terreno e se ajustava sozinha. Também não deu certo. Já tentaram várias vezes o gear box tb...

Se for olhar só alguns lados da questão, é melhor ficar com single speed. É o sistema que não vai dar problema, é mais leve, mais barato e ainda vai te deixar mais forte e disciplinado! LOL

Produtos que fazem a mesma coisa ? As suspensões fazem a mesma coisa há anos e é impossível comparar uma suspa de 10 anos atrás com uma de hoje. Suspensões que funcionavam porcamente, com 60mm de curso e que as vezes quebravam hoje chegam a 200mm, com 5 tipos de regulagem, mais leves e usadas no downhill!

Essa discussão é bem parecida com as do freio a disco VS v-brake. Na época, aqui mesmo no fórum tinha gente que falava que nunca usaria disco... que o óleo ia dar problema, que nunca seria tão leve, que precisava vender um carro pra comprar, que esquentava e você perdia os freios, bla bla bla. Hoje em dia é raro ver alguém com v-brake nas trilhas, quase impossível em uma competição de nível mais alto. E claro, o preço caiu absurdamente. Foi de um ano pra outro ? Não... mas ainda bem que alguém inventou isso, porque faz o MEU rolé HOJE muito melhor.

Voltando ao papo técnico... não vejo problemas com vedação + motor. Submarinos tem motor! O maior problema é manter o peso com a vedação eficiente. O Di2 de estrada certamente já foi submetido a muitos temporais.

Uma preocupação que ninguém ainda falou é se o câmbio empapar com barro e o motor tiver que trabalhar sob stress. Isso sim é um novo desafio pro sistema.



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Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 04 Jun 2014 as 10:21
Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:

a "proposta" de que relação de 11 V é melhor, meio que vai por água a baixo, pois ao que parece, o maior pinhão é de no máximo 40 dentes, obrigando a manter uma coroa menor na frente e consequentemente, conseguir velocidades menores em retas e descidas pedaláveis. então, ou corra num circuito bem travado, ou veja seus concorrentes abrir vantagem sobre vc!!!

Na SRAM chega a ser 42 dentes. A maior vantagem está em poder passar a usar 2 coroas ao invés de 3 ou apenas 1 ao invés de 2 - nesse último caso com a vantagem de tirar fora o câmbio e passadores dianteiros, conduítes, cabos e eventualmente tensionador de corrente.

Os circuitos de XCO estão cada vez mais travados, o que acho excelente, pois faz com que aumente o nível técnico em cima de preparo.

Fora de corrida é onde vejo até mais vantagens DEPENDENDO do seu tipo de rolé. Eu usei e gostei muito, mas não foi nas trilhas que costumo fazer, então não sei se realmente me atenderia. Mas eu adoraria chutar fora das minhas bikes toda parte de cambios dianteiros. 


Originalmente postado por RobsonSMO RobsonSMO escreveu:


pra quem falou em um motor ser mais leve que a mola..., já pesou? acho meio difícil isso acontecer, ainda mais se levarmos em conta que não é apenas um motor, tem todo um "kit" de engrenagens e mais uma bela bateria de lítio!!!

sobre peso, é indiscutível que um XTR mecânico seja mais leve, só se a shimano não quiser, pra poder usar isso como argumento.

É discutível sim... acho que a Shimano ainda não lançou os números oficiais, mas achei esses aqui:

Di2 M9050:

• Front derailleur (D-type): 115 grams 
• Rear derailleur (GS): 289 grams 
• System display: 30 grams 
• Shift switch: 64 grams
• Battery Module: 51 grams

Comparando com o XTR mecânico: 

• Front derailleur: M9050 is 5 grams lighter 
• Rear Derailleur: M9050 is 68 grams heavier 
• Shift lever: M9050 is 36 grams lighter (if you just use one, it is 136 grams lighter) 
• Battery Module: 51 grams (extra item)
• System display: 30 grams (extra item)

Novamente, ainda não são os números oficiais e não sei colocaram o peso dos conduítes / fios / conexões junto com o peso da bateria. Mas a principio, se o piloto não usar passador dianteiro (podendo trocar as marchas dianteiras pelo passador traseiro automaticamente), o sistema fica 8g mais pesado. Senão, 108g... 

Mas ok, tem que levar em consideração ainda se teve alguma mudança nas coroas para facilitar a passagem de marcha... e se isso implicou em peso.


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Postado Por: lemarco
Data de Publicação: 04 Jun 2014 as 16:36
Shimano pro com fiação integrada pra XTR Di2:
http://www.pedal.com.br/shimano-lanca-guidao-e-mesa-pro-compativeis-com-o-xtr-di2_texto8239.html" rel="nofollow - http://www.pedal.com.br/shimano-lanca-guidao-e-mesa-pro-compativeis-com-o-xtr-di2_texto8239.html





Postado Por: 49329
Data de Publicação: 04 Jun 2014 as 17:28

...e um coisa acaba puxando a outra, já tem o guidão para o lançamento do Di, ou seja, acaba tendo que trocar outras peças para que tudo fique bem ajustado ou não. Mas é claro que deve poder passar o fio pela parte de fora do quadro, mas aí numa trilha corre-se o risco do cabo ser cortado por um galho, sei lá. Achei estranho o cabo ficar na ponta do guidão, e a manopla, vai ficar por cima do cabo escondendo-o?

...é esperar para ver o que mais vão fazer para esse lançamento!

abraços.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 05 Jun 2014 as 00:10
Estava pensando:

A nova Flash 2015 vem com 2x11 XTR Di2 ou 1x11 XX1. Isso, provavelmente porque o XTR com 1x11 11-40 ia ficar com range limitado.

Talvez seja por isso que a Shimano tenha lançado esse cassete 11-40 bem limitado, para depois atiçar o povo com a troca automática no sistema 2x11 do Di2.

Vai ser bem difícil ver uma bike de fábrica com 1x11 XTR.


Postado Por: RobsonSMO
Data de Publicação: 05 Jun 2014 as 00:15
e vcs viram que esse novo xtr di2 ainda usa o guia de corrente na versão 1x11? teve um close nas bikes do absalon e de mais um cara lá, as duas estavam com o guia.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 05 Jun 2014 as 00:29
A Shimano vou até a Lua e voltou e criou uma solução para o que não era problema. rs Enquanto isso a Sram tirou uma coroa e dez um cassete 10-42. E olha que o câmbio deles alcança até 44 no cassete. Imagina um cassete 10-44. Enterraria de vez o XTR 2x11.

Mas a Shimano teve 2 anos para responder o XX1 e veio com isso. Tá louco. Só para não assumir que estava correndo atrás faz algo diferente.
Foi assim com o 2x10 do XX. A Shimano estava com 3x9 e respondeu com 3x10 e todo aquele papo de DynaSys e etc, só para não falar que estava correndo atrás da Sram.

Sou fã demais da Shimano, mas anda dando umas bolas fora, principalmente em transmissão.


Postado Por: RobsonSMO
Data de Publicação: 05 Jun 2014 as 00:47
concordo!

nos cambios "menores" (deore, slx e xt) prefiro shimano aos da sram, mas quando o papo é "profissional" acho que a shimano ta levando pau, e bastante, da sram!


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 05 Jun 2014 as 00:58
E antes que alguém fale algo, eu uso XT Shadow+ e trocadores Shimano. Só que corrente KMC Ti com cassete, pedivela e câmbio dianteiro Sram.


Postado Por: RobsonSMO
Data de Publicação: 05 Jun 2014 as 01:18
tem uma carve tbm?


é igual ao set da minha!


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 05 Jun 2014 as 02:15
A mesma porcaria. rs

E seu freenub, já deu pau também?


Postado Por: RobsonSMO
Data de Publicação: 05 Jun 2014 as 09:19
já! mas só com uma limpeza resolveu.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 05 Jun 2014 as 09:45
Me deram outra roda completa. Acredita.


Postado Por: Liternit
Data de Publicação: 05 Jun 2014 as 15:23
Só de não exigir um hub novo já é vantagem e a opção de 2x com um unico shifter com troca linear é muito mais adequado pra quem não mora do lado das trilhas, grande maioria em SP. Acho que a Shimano inventou exatamente o que era preciso.

32/10 é uma merda pra quem precisa pegar chão batido/asfalto


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 05 Jun 2014 as 15:30
Não precisar de cubo específico é vantagem, mas em troca, precisa de tudo especifico, menos o cubo. rs

E também precisa ver em relação à quê que é melhor não precisar de cubo especifico, pois se for por gasto é furada, visto o preço do sistema eletrônico.


Postado Por: Liternit
Data de Publicação: 05 Jun 2014 as 16:25
Um padrão a menos, não ter que trocar um cubo em caso de upgrade. Você acha mesmo que 32/10 atende quem não anda em um circuito?


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 05 Jun 2014 as 16:32
O próprio XTR mecânico já está com outro padrão no caminho do cabo de câmbio dianteiro. Quanto ao novo padrão de cubo do XX1, já não é mais novo, já tem 3 anos. Se for assim, vamos voltar no tempo quando a Shimano lançou o centerline e por aí vai. Sem falar no novo padrão de cabos para o Di2 e o novo padrão para prender a bateria, visto que se eu for usar nas minhas bikes atuais terei que prender com durex.LOL

Quanto a atender, atende, visto que a 90rpm numa 29" estaremos a 37,97 km/h. Quero ver que segura essa velo na terra no plano. Se for descida chega-se 50,62 km/h(a)120rpm que é praticamente a mesma coisa que 40/13 (2ª marcha) onde se atinge 51,92 km/h(a)120rpm.

Sem falar que descida todo santo ajuda.

E se não for suficiente é só usar a coroa 32, 34 ou 36.



Em tempo: A Shimano sempre se vangloriou (e isso eu concordo) que seus passadores (principalmente XT e XTR) eram bem melhores que os Sram para passar mais marchas em um único toque. E eu, e praticamente o mundo, usamos muito isso de passar mais de 1 de uma só vez. E agora ela vem com essa tese que 11 velocidades e range estreito no cassete e coroas dizendo que é para manter a cadência. Cry  Isso tudo foi caso pensado. Primeiro para não o braço a torcer que copiou a Sram e segundo para introduzir uma desculpa para argumentar a favor da introdução do Di2 sequencial. 


Postado Por: Liternit
Data de Publicação: 05 Jun 2014 as 17:28
3 anos mas ainda continua apenas em uma linha especifica, por mais top o jogo de rodas se alguém migrar para XX1 tem que trocar os cubos. Quanto a 32/11 ainda acho que duplo atende bem melhor, não pensando apenas em final, mas retomada, aceleração, pulo de relação maior (Coroa Pequena para Maior) Uma coisa é ter a opção de pular 3 marchas com um click outra é ter um K7 com buracos ou pulo grande.


Postado Por: Fabio
Data de Publicação: 05 Jun 2014 as 23:35
Mas os cassetes atuais de 10V ou XX1 não tem buracos, tanto que que existem a opção de usar 3 ou 4 mudanças de uma só vez. Se tivessem grandes nem precisariam disso.


Postado Por: iuriscotton
Data de Publicação: 06 Jun 2014 as 21:19
concordo que a shimano pode bater na tecla de maciez na troca de marcha
mas em questão de agilidade nada supera um gripshift, que por sinal, é bom demais, só que é feio

eu acho que a sram na questão de transmissão está bem melhor que a shimano tem uns 5 anos.

Agora freio nada supera esses shimanos novos


Postado Por: cerberus
Data de Publicação: 07 Jun 2014 as 10:06




Postado Por: 49329
Data de Publicação: 07 Jun 2014 as 12:02

...então se todos os corredores estivessem utilizando o sistema, todos chegariam juntos?

ou depende de quem está no comando?

abraços.


Postado Por: Hideo
Data de Publicação: 07 Jun 2014 as 13:58
Originalmente postado por Guto Nunes Guto Nunes escreveu:


...então se todos os corredores estivessem utilizando o sistema, todos chegariam juntos?

ou depende de quem está no comando?

abraços.

sinal que ele aguentou bem o tranco, concorda? se não me engano, entre os 5 primeiros, 2 ou 3 usavam o Di2


Postado Por: RobsonSMO
Data de Publicação: 07 Jun 2014 as 14:19
Originalmente postado por Hideo Hideo escreveu:



sinal que ele aguentou bem o tranco, concorda? se não me engano, entre os 5 primeiros, 2 ou 3 usavam o Di2



o 1º e o 4º colocados eram Di2.



isso não diz muita coisa, pois com o XTR mecânico, o absalon tava ganhando igual.


e essa prova foi bem sequinha, nada de barro pra testar de verdade o sistema.

vamos esperar, quem sabe nessa próxima etapa tenha condições climáticas mais "pesadas" pra por a prova.


Postado Por: 49329
Data de Publicação: 07 Jun 2014 as 14:20
Originalmente postado por Hideo Hideo escreveu:

Originalmente postado por Guto Nunes Guto Nunes escreveu:


...então se todos os corredores estivessem utilizando o sistema, todos chegariam juntos?

ou depende de quem está no comando?

abraços.

sinal que ele aguentou bem o tranco, concorda? se não me engano, entre os 5 primeiros, 2 ou 3 usavam o Di2

..ou soube utilizar melhor o sistema. 

Achei que ele fosse o único que estivesse usando.

Abraços.


Postado Por: JLSF20
Data de Publicação: 08 Jun 2014 as 17:21
Originalmente postado por Guto Nunes Guto Nunes escreveu:


...então se todos os corredores estivessem utilizando o sistema, todos chegariam juntos?

ou depende de quem está no comando?

abraços.

Sou a favor da evolução e inovação, apesar de não acompanhar muita coisa ou quase nada. 

Mas será que este novo XTR está dando super poderes? O Absalon na frente todos já rstão acostumados, mas agora me aparece este Fabian Giger chegando em quarto na WC e hoje acabaram de chegar na frente no Europeu de MTB XC...Absalon apenas 15seg a frente do Giger. 


Postado Por: Arcanjo
Data de Publicação: 08 Jun 2014 as 18:48
Já vi o desespero de quem quebra um câmbio traseiro com pouco tempo de uso num single track. Vamos ter tentativas de suicídio se o cara quebrar um câmbio Di2 recém instalado...
LOL


Postado Por: Alan Freitas
Data de Publicação: 09 Jun 2014 as 08:53
huhuehuehe...

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Viciado em treinar,viciado em competir!
'Doping no
ciclismo amador é igual tomar
viagra pra bater punheta!

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Postado Por: 49329
Data de Publicação: 09 Jun 2014 as 11:47
Originalmente postado por Arcanjo Arcanjo escreveu:

Já vi o desespero de quem quebra um câmbio traseiro com pouco tempo de uso num single track. Vamos ter tentativas de suicídio se o cara quebrar um câmbio Di2 recém instalado...
LOL

Isso se o cara botar a bike para fora de casa! (risos)

Alô pessoal que vai comprar o Di2, 3 e 4. Isso é uma brincadeira, comprem quantos quiserem e aproveitem bastante, a Shimano agradece!

Abraços.



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