Rachadura no quadro
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Categoria: Assuntos Gerais
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Tópico: Rachadura no quadro
Postado Por: Valente
Assunto: Rachadura no quadro
Data de Publicação: 02 Mai 2014 as 11:44
Lavando a bike encontrei esse trincado no tubo onde entra o garfo. Como podem ver o meu quadro é de alumínio. Será que existe solução para isso? Eu sou de Rio de Janeiro.
Segue as fotos
http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img835/5618/4n9c.jpg
http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img842/6603/hje5.jpg
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Respostas:
Postado Por: Valente
Data de Publicação: 02 Mai 2014 as 11:49
http://imageshack.us/photo/my-images/835/4n9c.jpg/" rel="nofollow">
Uploaded with http://imageshack.us" rel="nofollow - ImageShack.us
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Postado Por: Valente
Data de Publicação: 02 Mai 2014 as 11:50
http://imageshack.us/photo/my-images/842/hje5.jpg/" rel="nofollow">
Uploaded with http://imageshack.us" rel="nofollow - ImageShack.us
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Postado Por: paulo ferreira
Data de Publicação: 02 Mai 2014 as 12:01
Os quadros scott de mtb em alumínio acho que 2008/2009, vários tiveram esse problema e a scott estava trocando, passe numa autorizada e veja se esse quadro também dá troca.
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Postado Por: Valente
Data de Publicação: 02 Mai 2014 as 12:42
Fala Paulo! Minha bike é uma SCOTT SPEEDSTER S1. Acho que o ano é 2006 ou 2007. Mas eu a comprei tem uns 3 anos. Comprei o quadro usado e não tenho nota fiscal e nenhum documento do quadro. Será que mesmo assim eu conseguiria trocar?
Agradeço a atenção!
Abraços!
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Postado Por: FAB1000
Data de Publicação: 02 Mai 2014 as 14:10
Como não é o primeiro dono, e não tem nem a nota fiscal dele, eu não acredito que conseguirá garantia dele. Mas como o não é garantido, não custa perguntar como seria o procedimento, pois vai que eles oferecem um desconto na aquisição de um novo?
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Postado Por: 30455
Data de Publicação: 02 Mai 2014 as 14:49
Tem solução sim:
http://www.bellosa.com.br/wp-content/uploads/2013/07/Abra.-Rosca-sem-fim-14-1.jpg" rel="nofollow - http://www.bellosa.com.br/wp-content/uploads/2013/07/Abra.-Rosca-sem-fim-14-1.jpg
Não é piada, não... tente uma destas até encontrar um quadro novo. Não recomendo tentar qualquer tipo de conserto nesse caso aí.
Abs, e prepare o seu bolso!
------------- Pedalo bicicletas, não piloto espaçonaves.
blog:
quantasmarchas.blogspot.com
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Postado Por: paulo ferreira
Data de Publicação: 02 Mai 2014 as 16:53
Valente escreveu:
Fala Paulo!Minha bike é uma SCOTT SPEEDSTER S1. Acho que o ano é 2006 ou 2007. Mas eu a comprei tem uns 3 anos. Comprei o quadro usado e não tenho nota fiscal e nenhum documento do quadro. Será que mesmo assim eu conseguiria trocar?
Agradeço a atenção!
Abraços! |
Falei pra vc ir no representante pq meu amigo comprou uma mtb usada e trincou igual ao seu e foi trocado por um novo.
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Postado Por: Pacheco01
Data de Publicação: 02 Mai 2014 as 21:53
Valente escreveu:
Fala Paulo!Minha bike é uma SCOTT SPEEDSTER S1. Acho que o ano é 2006 ou 2007. Mas eu a comprei tem uns 3 anos. Comprei o quadro usado e não tenho nota fiscal e nenhum documento do quadro. Será que mesmo assim eu conseguiria trocar?
Agradeço a atenção!
Abraços! |
Valente, Eu vou contar rapidamente um caso meu com uma compra de uma Speedster com grupo 105. O cara pedia R$ 2.8 pela bike na época. Achei honesto e fui lá em Bangu vê-la. Chegando eu fechei na hora porque a bike estava bonita mas minha mulher, chata pra caramba, falou "amor, dá uma olhada nos detalhes" então resolvi ver tudo de novo e tava lá um trincado no head tube. Fiquei arrasado. O dono tb porque ele, aparentemente, não tinha visto. Falei pra ele (que tinha a NF embora não fosse o único dono) que a bike estava na garantia e que a Scott analisa com carinho os casos. Falei pra ele que estávamos fechados mas pra ele ver isso antes e que desistiria caso não fosse aceito o pleito dele.
E a Scott deu pra ele um quadro novo !!!!
Mas... o pessoal da Sport for Life disse pra ele que 2.8 mil tava dando de graça a bike então o cara cresceu o olho e me mandou um email cheio de dedos falando que a bike agora custava R$ 4 mil. Embora merecesse, não mandei o cara VTNC mas desfizemos.
Uns 6 meses depois ele me manda um email perguntando se não queria a bike por 2.8. E eu já estava feliz da vida com a minha primeira Pinarello. Tb não mandei o cara VTNC porque sou educado.. Desculpa aproveitar o tópico pra contar esse "case" ehhe
No fim, se você tem a NF ou não porque a revendedora tem que ter, você tem direito a garantia sim. Mas não sei ao certo de quanto tempo é
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Postado Por: zex
Data de Publicação: 03 Mai 2014 as 00:35
Caso não consiga nada com a garantia, o que da para fazer é fazer um furo no final da rachadura, esse furo impede que a rachadura aumente
Exemplo: http://www.pedal.com.br/forum/ajuda-para-soldar-quadro-de-cromo-trincado_topic75429.html" rel="nofollow - http://www.pedal.com.br/forum/ajuda-para-soldar-quadro-de-cromo-trincado_topic75429.html
JeffersonSantos escreveu:
Para contribuir: existe uma técnica para evitar
que a trinca continue avançando. Fazer um furo em cada extremidade, de
forma a neutralizar a tensão na área. É o princípio do furo que existe
na fenda do seat tube.
Veja a foto.
Observe que não substitui a solda, mas pode complementar e evitar nova trinca no local. |
Depois da para usar braçadeira que o colega citou....
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Postado Por: Alessandro_sp
Data de Publicação: 03 Mai 2014 as 11:45
Essa do furo tá valendo, mas nem sempre é fácil achar o fim da trinca. Às vezes vc fura onde "vê" mas o material já foi fragilizado mais adiante, só não está aparente.
Existe um ensaio chamado "líquido penetrante" que serve para evidenciar trincas. Se tiver acesso a uma faculdade de engenharia, pode pedir aos professores que façam esse ensaio no headtube, assim terá como saber até onde vai a trinca com maior índice de acerto. O ensaio é não-destrutivo, trata-se de uma limpeza, depois é passada uma tinta evidenciadora (a que eu conheço é púrpura), nova limpeza e por fim um spray branco similar a talco, que "puxa" qualquer vestígio dessa tinta púrpura. Como na limpeza vc removeu toda ela menos a que se alojou na trinca, o spray revela direitinho o traçado da mesma.
Vc percebe que embora seja possível, esse paliativo é complicado, então acho que não custa tentar a garantia primeiro, e se essa não der certo partir para outras opções. E por tentar a garantia, não acho que deva parar só no pedido ao representante ou distribuidor, talvez seja melhor um email direto para a matriz da Scott. Os gringos levam muito mais a sério essas coisas do que os representantes, e quando a ordem vem de cima, a chance de vc ser atendido é bem maior.
------------- On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way (Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
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Postado Por: elgleidson
Data de Publicação: 03 Mai 2014 as 18:37
Se fosse carbono, a galera já tava malhando o pau.
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Postado Por: Ricardo B. Muhle
Data de Publicação: 03 Mai 2014 as 23:35
Valente,
Vou escrever o óbvio. Tente a garantia primeiro. Agora vou escrever o que não é tão óbvio. Caso não consiga, eu recomendaria verificar a espessura do head tube na região da trinca, para ver se vale uma soldagem ou um furo pra frear a trinca. Após esse procedimento seja lá qual dos dois, eu faria uma luva de carbono na base desse head tube. Um enrolamento filamentar com pré-tensão.
Abs.
------------- Reparos de quadros em fibra de carbono e fabricação de peças em materiais compostos www.mühlecomposites.com.br
Cicloviagem Floripa-Ushuaia-Floripa www.confinsaustrais.blogspot.com
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Postado Por: Valente
Data de Publicação: 07 Mai 2014 as 16:08
Postado Por: euesmago
Data de Publicação: 07 Mai 2014 as 16:59
Senhores, e as tais varetas de solda em aluminio HTS-2000. A algum tempo atrás o pessoal comentou sobre elas.
------------- Viva mais, ame mais, pedale mais...
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Postado Por: ttofanetto
Data de Publicação: 08 Mai 2014 as 16:44
euesmago escreveu:
Senhores, e as tais varetas de solda em aluminio HTS-2000. A algum tempo atrás o pessoal comentou sobre elas.
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Interessante!
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Postado Por: silva tagima
Data de Publicação: 11 Mai 2014 as 13:53
Já vi uma bike em que foi usado esse processo de fazer os furos para parar a rachadura e depois foi feita a solda e me parece que ficou bom já estava soldada a mais de um ano.
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Postado Por: Alessandro_sp
Data de Publicação: 11 Mai 2014 as 16:25
Tive uma Caloi FS2 (das primeiras full suspension que a Caloi lançou) e apareceu uma trinca no suporte do amortecedor traseiro que ficava no top tube. Em um dos lados, apenas.
Levei o quadro pra refazer a solda e não notei maiores problemas depois, mas de fato também não havia notado antes (salvo a trinca ser aparente).
Acho que vale tentar, mas de preferência em alguém com boa prática em soldas.
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Postado Por: Fernando_BRA
Data de Publicação: 16 Mar 2015 as 18:36
Pessoal que cair aqui, tem um tópico que relatei um teste com essa vareta HTS2000 para o refazimento de uma rosca fêmea de pedal em um braço de pedevela.
Ta aqui no fórum de Oficina e Manutenção.
O tópico é HTS 2000 - Reparo em Alumínio
Eu tb fiz um reparo de uma trinca em um head tube muito parecido com esse do tópico, mas foi no topo, onde vai a copa da caixa de direção, de uma Specialized Allez 2006. Aparentemente a integridade da ligação estrutural ficou OK, mas com um acabamento meio ruim: por eu ter pouca experiência, errei na mão ao esmerilhar o excesso da HTS2000 após o resfriamento e então a superfície ficou irregular, mas ainda to trabalhando nele.
------------- >>>> A PERNA TEM QUE QUEIMAR!!! >>>>
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Postado Por: 43679
Data de Publicação: 17 Mar 2015 as 00:40
Reparos sao reparos,em aço,é o mais facil,pois se acha MIG em qq luagr(tem um amigo q tem na casa dele...) Mas acho q soldar aluminio,desde q nao seja em partes de esforço(lei-se aqui,qdo se rompe totalmente,separando as partes)é valido O problema é q para se soldar algo em aço com MIG é barato,ja aluminio... Vi o reparo q vc fez,refazendo a rosca.O pedevela vale $ o reparo.
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Postado Por: realz
Data de Publicação: 17 Mar 2015 as 09:01
meu quadro surgiu uma rachadura na solda do seattube com o toptube, vou ver se da solda com um cara bom aqui na região.
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Postado Por: Fernando_BRA
Data de Publicação: 17 Mar 2015 as 09:49
Devair escreveu:
Reparos sao reparos,em aço,é o mais facil,pois se acha MIG em qq luagr(tem um amigo q tem na casa dele...) Mas acho q soldar aluminio,desde q nao seja em partes de esforço(lei-se aqui,qdo se rompe totalmente,separando as partes)é valido O problema é q para se soldar algo em aço com MIG é barato,ja aluminio... Vi o reparo q vc fez,refazendo a rosca.O pedevela vale $ o reparo.
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Se for comprar duas varetas + o maçarico, sai uns R$70, essa pdv ta uns R$ 100,00 talvez ache um pouco mais barato, dificil.
Isso vale pra quem quer adicionar uma ferramenta a mais no dia a dia, e o "maçarico" pode ser usado pra outras coisas.
Essa pdv tava encostada há uns 5 anos e usei como teste antes de consertar o headtube que comentei.
------------- >>>> A PERNA TEM QUE QUEIMAR!!! >>>>
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Postado Por: dts
Data de Publicação: 17 Mar 2015 as 12:38
Não adianta soldar. O material da solda não é temperado e nem tem a liga correta com o quadro e mesmo que tenha não dará certo. Uma vez que o quadro foi temperado não é possível adicionar resistência a novas soldas. Se não esta preocupado com SUA SEGURANÇA e a questão é só de estética cola com durepox pois terá o mesmo efeito, o de tampar TEMPORARIAMENTE a fratura. O furo no fim da trinca evita as vezes seu avanço mas NUNCA vai devolver a segurança original. Em quadros de carbono e alumínio NADA DE REMENDOS. E JAMAIS repinte o concerto e venda o quadro pois vai SEGURAMENTE colocar a vida de um colega em risco.
OK!!
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Postado Por: Fernando_BRA
Data de Publicação: 17 Mar 2015 as 15:01
DTS, sinta-se livre para falar tecnicamente. Esse é o segundo post que vc afirma veementemente a que qualquer tipo de reparo jamais devolverá a mesma resistência as ligas de aluminio temperado (entendendo como sendo as ligas 6061 e 7005).
Eu pensava assim até a divulgação da HTS2000.
(edit)
Como disse no outro post, se tiver especificações técnicas como propriedades mecânicas da HTS 2000 que diferem do que é divulgado sobre ela ou qualquer dado bem fundamentado que comprove experimentalmente que ESSE material não atende a necessidade, será um prazer saber!
Você sabe a faixa de temperatura onde começa-se a perder tensões(recozimento) da liga 6061 com têmpera T6? Isso é o x da questão visto que a HTS2000 funde a 380ºC, que foi a temperatura que controlei o processo.
------------- >>>> A PERNA TEM QUE QUEIMAR!!! >>>>
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Postado Por: corredor_x
Data de Publicação: 17 Mar 2015 as 15:41
Soldar assim sem fazer um tratamento térmico depois vai tampar o buraco, mas o "reparo" nao vai durar muito tempo, nao importa o material de adicao, seja ele HTS2000 (que é indicado para brasagem) ou qualquer outro.
O que importa é que o próprio aquecimento do material original do quadro vai degradar as suas propriedades mecanicas, esta regiao enfraquecida pelo calor da solda é chamada de ZTA (Zona Termicamente Afetada).
------------- Sent from my Road bike
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Postado Por: Fernando_BRA
Data de Publicação: 17 Mar 2015 as 16:26
Valeu pelas palavras, corredor, a ZTA de uma liga 6061 com têmpera T6 (+-42000 PSI) até onde sei começa a cerca de 500ºC, não tenho certeza exata. Quando comecei a pensar na possibilidade de fazer um reparo com a HTS2000(45900 PSI), foi a primeira coisa que me preocupei, mesmo que passasse ligeiramente da ZTA dessa liga, e perdesse um pouco da resistência na região onde receberia calor.
Edit: a temperatura de fusão da HTS 2000 é de em 380ºC, próximo da temperatura de recozimento parcial (perda de tensões internas) da liga 6061, então baseado nisso, eu meti a mão na massa.
O problema q to vendo é na minha incerteza da faixa de temperatura de recozimento parcial dessa liga. Levei fé na fonte que eu tinha, mas agora fiquei preocupado. Como a peça ja tava condenada a mais de 5 anos, caguei pra isso, mas que fique de alerta pros colegas.
Vocês sabem com certeza a temperatura de recozimento da liga 6061 T6?
------------- >>>> A PERNA TEM QUE QUEIMAR!!! >>>>
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Postado Por: klhada
Data de Publicação: 17 Mar 2015 as 17:46
qdo eu pesquisei, o cara do HTS me falou que alumínio pra ser tratado termicamente, é na base de 700 graus, muuuuito longe da temperatura necessária pra utilizar o hts. MAS, na internet falam em 980f, o que dá 526 Celsius. Um maçarico desses de botijão de gás nem chega nessa temperatura.
os poucos testes que eu tinha feito com o HTS eram promissores. Não testei em nada de bike, mas juntei duas peças de alumínio, e consegui torcer elas sem quebrar a solda. Coisa fina!
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Postado Por: Fernando_BRA
Data de Publicação: 17 Mar 2015 as 19:21
O problema não é a temperatura de trabalho no processo do tratamento da têmpera T6(solubilização e envelhecimento, feito na maioria dos quadros de bikes de aluminio) mas sim a faixa de temperatura em que as forças de interação molecular diminuem a ponto de reduzir muito a resistencia. To procurando dados corretos.
------------- >>>> A PERNA TEM QUE QUEIMAR!!! >>>>
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Postado Por: corredor_x
Data de Publicação: 18 Mar 2015 as 05:25
Ligas de aluminio
sofrem degradacao de suas propiedades mecánicas a partir de 150 graus Celsius,
nao precisa chegar na temperatura máxima do tratamento térmico original.
Com argumentos
simples voce pode entender que o reparo poposto com HTS2000 nao funciona em um quadro
de bicicleta:
-
Voce
já trincou o quadro, foi além do limite de resitencia (estática ou fadiga, nao
importa) e o quadro falhou.
-
O reparo
proposto vai degradar as propriedades do material, reduzindo ainda mais o
limite de resistencia que voce ultrapassou.
A única conclusao
lógica que podemos fazer é que após o reparo proposto o quadro vai falhar sob um
carregamento ainda menor, ou após um período menor.
Um outro problema
é que um reparo bem feito vai sair mais
caro que repor o quadro por um novo.
------------- Sent from my Road bike
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Postado Por: brunocarlo
Data de Publicação: 18 Mar 2015 as 22:33
Cara, nao quero te desanimar, mas eu tive uma scott, que comprei usada, ela tb era desta epoca, 2009, speedster, a minha foi a 20, era otima, mas trincou exatamente como a sua, eu corri atras da garantia, a scott so da 3 anos... nisto eu em contato com o primeiro dono e uma loja aqui no rio.... dai vi que pela garantia nao ia rolar, pensei em soldar.
A solda, pelo que o pessoal me explicou, nao ia ficar 100%, eu desisti.
O topocoque abri na epoca e as explicacoes sobre a solda:
http://www.pedal.com.br/forum/topic77164.html
------------- Bruno Carlo <a href="http://www.strava.com/athletes/1268675" rel="nofollow">Meu Strava</a> <img src="http://veloviewer.com/SigImage.phpa=138bfc&r=2&c=3&u=M&g=n&f=jldebcghij&z=a.png" />
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Postado Por: 43679
Data de Publicação: 19 Mar 2015 as 00:14
Modo de agir Hue BR:jato de areia,depois massa plastica,depois massa rapida,fundo automotivo e tinta idem.Remonta e vende,e quem comprar q se foda... Modo sei la altruista:Tente o reparo,ou ande assim,a trinca é pra frente,acho q nao vai partir o quadro ao meio,em uma freada usando o freio dianteiro,porem,a tendencia é q ela aumente. Ou compre outro quadro,e passe todas as peças pra ele.
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Postado Por: rodrigo.rodrigues
Data de Publicação: 19 Mar 2015 as 09:03
Valente escreveu:
Fala Paulo!Minha bike é uma SCOTT SPEEDSTER S1. Acho que o ano é 2006 ou 2007. Mas eu a comprei tem uns 3 anos. Comprei o quadro usado e não tenho nota fiscal e nenhum documento do quadro. Será que mesmo assim eu conseguiria trocar?
Agradeço a atenção!
Abraços! |
Pas possible!
Infelizmente, acho que não.
Recentemente, um quadro meu Scale de 2008 teve o mesmo problema e, sem nota, a Scott não fez nada. Faz menos de um mês que estive em contato com eles.
Eles até tentaram encontrar o registro de venda da bike/quadro, mas não conseguiram.
No entanto, não custa nada tentar.
FAB1000 escreveu:
Como não é o primeiro dono, e não tem nem a nota fiscal dele, eu não acredito que conseguirá garantia dele. Mas como o não é garantido, não custa perguntar como seria o procedimento, pois vai que eles oferecem um desconto na aquisição de um novo?
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Para meu caso, eles ofereceram um desconto na compra de um quadro novo, mas desisti de ter qualquer coisa da Scott. Nada mais da Scott e nada de quadro/bike sem NF.
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Postado Por: dts
Data de Publicação: 19 Mar 2015 as 13:03
Não é possível definir a temperatura de comprometimento do alumínio de forma fácil e padronizada.Depende da liga que seu fabricante usa e mesmo nestas ligas podem ocorrer variações em função do tratamento, projeto e origem do tubo usado no quadro. Aliás as vezes por falha no tratamento é que o quadro falha. A questão são 2 pontos de vista (em relação a reparos): 1 Se falhou por erro de tratamento seguramente não deve ser remendado. 2 Se o remendo não pede se unir com a fratura com a mesma resistência (nível molecular) não é seguro e não deve ser remendado Não existe milagre, veja se aquecer demais vai fragilizar ainda mais o quadro e se somado a isto é impossível a solda de alumínio se unir (a nível molecular) ao quadro sem ser temperada (pois enfraquece o resto do quadro) então não tem concerto.
Deixa isto para lá e troque o quadro. Estou nisto a mais 25 anos tive dezenas de quadros e NUNCA com exceção de Aço e TI (Muito difícil também) ví um remendo durar a ponto de valer a pena. Mas já ví acidentes graves por conta disto.
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