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A diferença de All Mountain, Enduro e Trail

De:: Pedal.com.br
Categoria: Fórum Mountain Biking
Nome do fórum: All Mountain / Enduro / Trail
Descrição:: Nem cross-country, nem downhill - Discussões sobre as modalidades mais livres do mountain biking.
URL:: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=75462
Data:: 08 Dez 2019 as 02:52
Versão do Software: Web Wiz Forums 11.06 - http://www.webwizforums.com


Tópico: A diferença de All Mountain, Enduro e Trail
Enviado por: Pedro Cury
Assunto: A diferença de All Mountain, Enduro e Trail
Data: 18 Mar 2014 as 21:35
Olá pessoal,

Vou deixar aqui novamente o link de um artigo que escrevi originalmente pra revista bicicleta com um esclarecimento atual sobre os termos. Eu digo atual, porque nunca se sabe se pode mudar... assim como o freeride já foi algo mais parecido com o enduro antigamente.

http://www.pedal.com.br/all-mountain-a-modalidade-mais-completa-do-mountain-biking_texto6764.html" rel="nofollow - http://www.pedal.com.br/all-mountain-a-modalidade-mais-completa-do-mountain-biking_texto6764.html

Qualquer dúvida é só falar!


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Respostas:
Enviado por: MTBRS
Data: 18 Mar 2014 as 21:43
Originalmente Postado por Pedro Cury Pedro Cury Escreveu:

Olá pessoal,

Vou deixar aqui novamente o link de um artigo que escrevi originalmente pra revista bicicleta com um esclarecimento atual sobre os termos. Eu digo atual, porque nunca se sabe se pode mudar... assim como o freeride já foi algo mais parecido com o enduro antigamente.

http://www.pedal.com.br/all-mountain-a-modalidade-mais-completa-do-mountain-biking_texto6764.html" rel="nofollow - http://www.pedal.com.br/all-mountain-a-modalidade-mais-completa-do-mountain-biking_texto6764.html

Qualquer dúvida é só falar!

Bem legal a matéria Pedro, bem completa, esclareceu bastante, valeu.


Enviado por: Charlesxavier
Data: 19 Mar 2014 as 01:38
excelente matéria, uma sugestão, já que as ares foram separadas, é tentar mover um pouco do conteúdo especifico de all mountain para cá... 

-------------
Charles Douglas Xavier~~
http://www.youtube.com/user/CharlesXavierChannel" rel="nofollow - Trilhas de Goias!


Enviado por: Jrises
Data: 19 Mar 2014 as 09:02
Boa Explicação para os iniciantes que nem eu, consegui sanar algumas duvidas com isso.



Enviado por: PedroMayall
Data: 19 Mar 2014 as 10:53
Ótimo artigo, muito esclarecedor. Pois é, o all mountain/enduro está na moda no mundo todo, menos no Brasil, claro, onde só existe o XC. As marcas estão investindo pesado em bicicletas específicas para AM. Elas estão ficando cada vez mais leves e eficientes nas subidas, além, claro, de arrasar nas descidas. Parece que o tamanho de roda escolhido pelos fabricantes vai se firmar no aro 27,5, o que é uma pena para quem prefere aro 26, como eu. Bikes top de linha como a YT Capra, Canyon Spectral, Lapierre Zesty, Santa Cruz Bronsom, com curso de 160mm pra cima e menos de 13 kg, são um sonho!


Enviado por: zeca
Data: 19 Mar 2014 as 11:14
Originalmente Postado por PedroMayall PedroMayall Escreveu:

Ótimo artigo, muito esclarecedor. Pois é, o all mountain/enduro está na moda no mundo todo, menos no Brasil, claro, onde só existe o XC. As marcas estão investindo pesado em bicicletas específicas para AM. Elas estão ficando cada vez mais leves e eficientes nas subidas, além, claro, de arrasar nas descidas. Parece que o tamanho de roda escolhido pelos fabricantes vai se firmar no aro 27,5, o que é uma pena para quem prefere aro 26, como eu. Bikes top de linha como a YT Capra, Canyon Spectral, Lapierre Zesty, Santa Cruz Bronsom, com curso de 160mm pra cima e menos de 13 kg, são um sonho!


E Pedro, existe um texto muito interessante na MTB Action de abril que trata do fim do câmbio dianteiro.


Enviado por: Luiz72
Data: 21 Mar 2014 as 14:09
Originalmente Postado por PedroMayall PedroMayall Escreveu:



Ótimo artigo, muito esclarecedor. Pois é, o all mountain/enduro está na moda no mundo todo, menos no Brasil, claro, onde só existe o XC. As marcas estão investindo pesado em bicicletas específicas para AM. Elas estão ficando cada vez mais leves e eficientes nas subidas, além, claro, de arrasar nas descidas. Parece que o tamanho de roda escolhido pelos fabricantes vai se firmar no aro 27,5, o que é uma pena para quem prefere aro 26, como eu. Bikes top de linha como a YT Capra, Canyon Spectral, Lapierre Zesty, Santa Cruz Bronsom, com curso de 160mm pra cima e menos de 13 kg, são um sonho!


Muito bom o texto colocado pelo Pedro Cury !

Concordo com o Pedro Mayall 27,5 está em alta para Enduro/AllMountain. Acrescento ainda neste tamanho de roda as GT Force, Genius, Intense Tracer.


Enviado por: Camicase
Data: 26 Mar 2014 as 21:10
Obrigado por disponibilizar o artigo. Embora eu pedale a bastante tempo, ainda não tinha um conceito de all mountain. Mas, gosto é gosto, continuo com meu cross country e marathon. Abrç


Enviado por: pklen
Data: 25 Jan 2015 as 21:43
Pedro, excelente artigo!!! faz pouco tempo que descobri que o que pratico é All Mountain, andava e ficava meio perdido, pois não era nem do downhill nem do crosscountry, exatamente como falado. Hoje entendo que sou All Mountain, e acho, sem dúvidas, que é a modalidade mais técnica e mais gostosa do MTB... O cara de All Mountain tem que conhecer um pouquinho de todas as modalidades pra não se comprometer em nenhuma... muito bom!


Enviado por: HEUIEU
Data: 09 Fev 2015 as 01:19
Pessoal, obrigado pelas explicaçoes e pelos artigos indicados. Eu sempre tive curiosidade sobre esses termos. valeu


Enviado por: victorjf
Data: 08 Mar 2015 as 03:33
Interessante, nunca tinha lido sobre isso antes... boa materia


Enviado por: jeanclaude
Data: 09 Mar 2015 as 09:28
Ótimo artigo. mas uma pergunta:
Com uma Rockshox XC 30 100mm 27.5 dá pra curtir um  AM?? Nada de muito radical não
Não precisaria ser um quadro full com  um curso excessivo do SHOX não - 120/140mm está suficiente para mim; Só para sair da rigida e voltar ao bom e velho ful suspension


Enviado por: LipeMG
Data: 16 Mar 2015 as 09:39
Ótimo artigo, parabéns Pedro.

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Ride, Damn it.


Enviado por: raulino
Data: 05 Abr 2015 as 12:18
Originalmente Postado por LipeMG LipeMG Escreveu:

Ótimo artigo, parabéns Pedro.


x2


Enviado por: segatto
Data: 14 Mai 2015 as 07:24
O problema aqui no Brasil é apenas um, o preço.
As bikes AM são muito caras.

-------------
Sds,
Eduardo Segatto


Enviado por: lemarco
Data: 14 Mai 2015 as 08:41
Originalmente Postado por segatto segatto Escreveu:

O problema aqui no Brasil é apenas um, o preço.
As bikes AM são muito caras.
Não só as de AM, bike de qualquer modalidade é cara aqui!


Enviado por: LeandroCabral
Data: 19 Set 2015 as 10:26
otima materia muito esclarecedora



Enviado por: mancha
Data: 23 Nov 2015 as 09:58
Enduro é na verdade um tipo de competiçao com 4, 5 segmentos onde so as descidas sao cronometradas. Eu acho isso tudo meio papo furado. Nem as marcas hj conseguem definir suas bicicletas. GT por exemplo tem uma gama de 100mm, 120, 140, 150, 160, 203... termos como Overmountain (Cannondale) ou Gravity tbem sao muito usados. 
Acho valido o artigo pra aqueles que nao conhecem muito mas o importante é encontrar algo que te faz prazer e deixar essa discussao de lado. 
Tem pessoas que fazem enduro com hardtail e 120mm de suspensao. A geometria e a cinematica da bicicleta vao ser muito mais importantes que o tamanho da suspensao. 
Enfim, o negocio é se divertir.
Abs.

ps. a parte que diz que o peso de uma bike de freeride pode ser 3 vezes mais pesada que uma de cross coutry ficou exagerada, hein? uma bike de downhill hj chega facilmente a 16, 17kg. Uma bike boa de xc ta em media uns 10kg. A nao ser que vc esteja referindo ao peso do quadro, mesmo ai talvez.
autra coisa, ja se ve bastante k7 de 10-42 visto que a maioria das bikes mais top sao equipadas com uma so coroa. 


Enviado por: Fabio
Data: 27 Nov 2015 as 20:35
Para não criar outro tópico eu vou perguntar aqui:
 
Por que em muitos vídeos onde não sobem pedalando, preferem levar a bike na cabeça em vez de subir empurrando?
 
Em tempo: Viram que a Trek não trás nem mais a Remedy pro Brasil?


Enviado por: Pedro Cury
Data: 29 Nov 2015 as 17:48
Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Para não criar outro tópico eu vou perguntar aqui:
 
Por que em muitos vídeos onde não sobem pedalando, preferem levar a bike na cabeça em vez de subir empurrando?
 
Em tempo: Viram que a Trek não trás nem mais a Remedy pro Brasil?

Fabio,

Eu chuto que sejam dois motivos: um é que fica mais bonito no vídeo... uma questão puramente visual... a segunda é que quando você empurra por muito tempo, você vai cansar alguns músculos e se carregar vai cansar outros... então ficar variando você cansa mesmo... é só reparar que até só empurrando por muito tempo a gente vai mudando a bike de lado que cansa menos um dos lados... 

Sobre a Trek, não sei dessa info... onde você viu ? 


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Enviado por: Fabio
Data: 30 Nov 2015 as 17:33
Originalmente Postado por Pedro Cury Pedro Cury Escreveu:

Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Para não criar outro tópico eu vou perguntar aqui:
 
Por que em muitos vídeos onde não sobem pedalando, preferem levar a bike na cabeça em vez de subir empurrando?
 
Em tempo: Viram que a Trek não trás nem mais a Remedy pro Brasil?

Fabio,

Eu chuto que sejam dois motivos: um é que fica mais bonito no vídeo... uma questão puramente visual... a segunda é que quando você empurra por muito tempo, você vai cansar alguns músculos e se carregar vai cansar outros... então ficar variando você cansa mesmo... é só reparar que até só empurrando por muito tempo a gente vai mudando a bike de lado que cansa menos um dos lados... 

Sobre a Trek, não sei dessa info... onde você viu ? 


Sei lá, porque mesmo nas costas, continuamos andando. Enfim...


A Spz agora só trás a Enduro 29 Elite bem cara e não mais a 29 Comp. E Demo, agora só S-Works e nenhuma de alumínio. E a Trek só estava trazendo a Remedy 27,5 no fim do ano e agora parou de vez. Só Fuel EX. E olha que já lançaram aqui a Procaliber nova e a Top Fuel nova. Então não é por ser novidade que ainda não chegou. Não tem mais Lush, nada de DH. Superfly de alumínio mais cara e com componentes melhores do que a de carbono. Estranho. A Trek tinha tudo para bater de frente com a Spz no Brasil, mas assim é duro. Sem falar que a Bontrager nunca "entrou" de verdade no mercado aqui.


Enviado por: Fabio
Data: 03 Dez 2015 as 18:15
http://www.trekbikes.com/br/pt_BR/bikes/montanha/enduro/c/B340


Enviado por: StFred
Data: 03 Dez 2015 as 19:07
E é porque nem trazia a Slash, que é a utilizada pelos atletas trek no EWS.

Perguntei no instagram da Hupi quando iam lançar o Sherpa, e me responderam "que a economia está ruim então estava indefinido quando"... tá ficando cada vez mais raro equips de AM/Enduro no Brasa =(


Enviado por: mancha
Data: 07 Dez 2015 as 16:09
putz... sworks no brasil, os caras so podem estar de sacanagem. TUDO que tem Sworks é um absurdo la fora, imagina aqui. Alem disso Sworks é maior pilantragem. Vc paga uma melhor finiçao e pintura, consequentemente uma bike mais leve (de algumas gramas) pq tem uma pintura mais leve. 


Enviado por: raulino
Data: 08 Jan 2016 as 19:45
Originalmente Postado por mancha mancha Escreveu:

(...) importante é encontrar algo que te faz prazer e deixar essa discussao de lado.


Tem pessoas que fazem enduro com hardtail e 120mm de suspensao. A geometria e a cinematica da bicicleta vao ser muito mais importantes que o tamanho da suspensao. 

Enfim, o negocio é se divertir. (...)


da pra fazer AM de boa assim mesmo? ou pode acabar arrebentando a bike

aqui em SC tem muitas provas de XCM... estilo maratonas, com altimetria elevada e trechos técnicos... relendo o artigo fiquei em duvida se isso se encaixaria no AM

-------------
"Reality is what you make it"
GT Sanction Expert 2015 | GT Force ⭐⭐⭐ 2008 | Caloi Aspen Way 1 1993
ex Cannondale Trail SL2 2012 | Giant ATX Limited 2015 | Caloi Aluminun 2012


Enviado por: Royo
Data: 09 Jan 2016 as 04:33
Não é AM não..  

AM não tem o lado competitivo..    AM é pedal por diversão.  sem compromisso com desempenho. 

se é competição..  não é AM. 


-------------
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/


Enviado por: raulino
Data: 09 Jan 2016 as 10:43
tendi royo... vlw

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"Reality is what you make it"
GT Sanction Expert 2015 | GT Force ⭐⭐⭐ 2008 | Caloi Aspen Way 1 1993
ex Cannondale Trail SL2 2012 | Giant ATX Limited 2015 | Caloi Aluminun 2012


Enviado por: marco.nicola
Data: 11 Jan 2016 as 14:13
Originalmente Postado por Royo Royo Escreveu:

Não é AM não..  

AM não tem o lado competitivo..    AM é pedal por diversão.  sem compromisso com desempenho. 

se é competição..  não é AM. 


Royo, e o Enduro, esqueceu ?!?!?   É a competição do AM...





Enviado por: marco.nicola
Data: 11 Jan 2016 as 14:15
Originalmente Postado por raulino raulino Escreveu:

Originalmente Postado por mancha mancha Escreveu:

(...) importante é encontrar algo que te faz prazer e deixar essa discussao de lado.


Tem pessoas que fazem enduro com hardtail e 120mm de suspensao. A geometria e a cinematica da bicicleta vao ser muito mais importantes que o tamanho da suspensao. 

Enfim, o negocio é se divertir. (...)


da pra fazer AM de boa assim mesmo? ou pode acabar arrebentando a bike

aqui em SC tem muitas provas de XCM... estilo maratonas, com altimetria elevada e trechos técnicos... relendo o artigo fiquei em duvida se isso se encaixaria no AM


raulino, acho que pode ser classificado como AM, para isso, basta que você use uma bike de AM e não uma de XC.  As subidas serão mais sofridas, mas a diversão durante todo o percurso será  muito maior Big smile




Enviado por: Royo
Data: 11 Jan 2016 as 14:27
Originalmente Postado por marco.nicola marco.nicola Escreveu:

Originalmente Postado por Royo Royo Escreveu:

Não é AM não..  

AM não tem o lado competitivo..    AM é pedal por diversão.  sem compromisso com desempenho. 

se é competição..  não é AM. 


Royo, e o Enduro, esqueceu ?!?!?   É a competição do AM...




Sim..   se é competição é Enduro e não AM...  

AM é um role descompromissado onde vc tanto sobe qto desce, mas foca mais nos trechos de descida e com trechos tecnicos...   a subidas são só pra te levar até os trechos tecnicos de descida. 

se colocar cronometragem de tempo..  ai não é mais AM..  vira Enduro se os trechos cronometrados forem apenas os de descida.... ou vira um XCM ou XCO, dependendo se vc faz um trajeto de um ponto ao outro ( XCM) ou se o trajeto é num circuito fechado com varias voltas ( XCO) e todo o trajeto for cronometrado. 


e não é a bike em si que define se é AM ou não..   tem as bikes mais indicadas pra se fazer AM..  mas vc pode fazer AM tanto com bike full como de HT..  não é pq vc via numa prova de XCM com uma bike indicada pra AM que a prova vai virar uma prova de AM. 


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Enviado por: Pedro Cury
Data: 12 Jan 2016 as 14:36
Originalmente Postado por Royo Royo Escreveu:

Sim..   se é competição é Enduro e não AM...  

Mas lembrando que na Europa já definiam bikes como da modalidade Enduro antes de ter, ou pelo menos de se popularizar, a competição de Enduro. Teve revista até chegando em falar em bike para "avalanche", com as mesmas características das de enduro, mas pra correr as provas de avalanche, que são aquelas que larga todo mundo ao mesmo tempo em montanhas bem altas.

Eu na verdade acho que foi um erro essa caracterização de Enduro, que ainda confunde com carro, motos e corrida a pé. Pra mim deveria ser tudo all mountain... uma coisa só... quem define qual bike usar seria o piloto... aí pra piorar ainda enfiaram Trail no meio... e pior, Europa e EUA usam termos diferentes... 

Mas enfim... até antes das competições de Enduro, pra mim all mountain era qualquer coisa que não seja competição, nem XC, nem DH. O famoso "ir fazer trilha".


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Enviado por: BIRA
Data: 12 Jan 2016 as 14:57
Originalmente Postado por Pedro Cury Pedro Cury Escreveu:

Originalmente Postado por Royo Royo Escreveu:

<span style="line-height: 1.4;">Sim..   se é competição é Enduro e não AM...  </span>
<span style="line-height: 1.4;">
</span>
<span style="line-height: 1.4;">
</span>
<span style="line-height: 1.4;">Mas lembrando que na Europa já definiam bikes como da modalidade Enduro antes de ter, ou pelo menos de se popularizar, a competição de Enduro. Teve revista até chegando em falar em bike para "avalanche", com as mesmas </span>características<span style="line-height: 1.4;"> das de enduro, mas pra correr as provas de avalanche, que são aquelas que larga todo mundo ao mesmo tempo em montanhas bem altas.</span>
<span style="line-height: 1.4;">
</span>
Eu na verdade acho que foi um erro essa caracterização de Enduro, que ainda confunde com carro, motos e corrida a pé. Pra mim deveria ser tudo all mountain... uma coisa só... quem define qual bike usar seria o piloto... aí pra piorar ainda enfiaram Trail no meio... e pior, Europa e EUA usam termos diferentes... 

Mas enfim... até antes das competições de Enduro, pra mim all mountain era qualquer coisa que não seja competição, nem XC, nem DH. O famoso "ir fazer trilha".



Eu vejo muitas pessoas, principalmente em fóruns se matando pra fazer ups e ou questionando sobre peças e afins, ou até mesmo quebrando o pau por causa do uso do capacete ou não rsrsr. Nada contra tudo isso, pois também sou suspeito em falar rrssrsrs
Mas dai se esquecem da essência, to fundamental, do puro e simples Mountain Bike.


Enviado por: Royo
Data: 12 Jan 2016 as 15:00
Tb entendo dessa forma..    AM é o pedal just for fun..    se for competição.. seja ela de qual modalidade for..  deixa de ser AM. 

No caso , da pra fazer uma prova de XCM, uma de Enduro e um pedal de AM exatamente no mesmo trajeto..   basta mudar como se conta o tempo durante o percurso. 

Se o tempo contar desde a largada até a linha de chegada, não fazendo diferença entre trechos de subida ou descida.... ai vira competição de XCM

Se o tempo contar apenas nos trechos de descida e os trechos de subidas forem trechos não cronometrados.. apenas com tempo limite máximo pra se chegar até o inicio doproximo trecho cronometrado..  ai é competição de Enduro. 

Se não tiver contagem de tempo... ai é pedal de AM. 


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Enviado por: BIRA
Data: 12 Jan 2016 as 15:02
Originalmente Postado por Royo Royo Escreveu:

Tb entendo dessa forma..    AM é o pedal just for fun..    se for competição.. seja ela de qual modalidade for..  deixa de ser AM. 

No caso , da pra fazer uma prova de XCM, uma de Enduro e um pedal de AM exatamente no mesmo trajeto..   basta mudar como se conta o tempo durante o percurso. 

Se o tempo contar desde a largada até a linha de chegada, não fazendo diferença entre trechos de subida ou descida.... ai vira competição de XCM

Se o tempo contar apenas nos trechos de descida e os trechos de subidas forem trechos não cronometrados.. apenas com tempo limite máximo pra se chegar até o inicio doproximo trecho cronometrado..  ai é competição de Enduro. 

Se não tiver contagem de tempo... ai é pedal de AM. 


Qual sua bike? poe foto ai.


Enviado por: Royo
Data: 12 Jan 2016 as 15:54
Tenho uma Astro FSS 150mm..  

ta com alguns ups em relação a foto abaixo.. mas basicamente é essa daqui:


Mas o que isso tem a ver com o tópico???? LOL


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Enviado por: rapha84
Data: 24 Fev 2016 as 15:37
Pessoal,
Saiu uma matéria interessante no site Pinkbike entre as bikes de Enduro e Trail...
Vale a pena a leitura!
http://www.pinkbike.com/news/opinion-enduro-vs-trailbike-marriage-and-divorce.html


Enviado por: Fabio
Data: 24 Fev 2016 as 21:41
Originalmente Postado por rapha84 rapha84 Escreveu:

Pessoal,
Saiu uma matéria interessante no site Pinkbike entre as bikes de Enduro e Trail...
Vale a pena a leitura!
http://www.pinkbike.com/news/opinion-enduro-vs-trailbike-marriage-and-divorce.html
Interessante esse artigo.
 
Cai numa opinião que eu já tinha dado aqui faz tempo, onde sempre disse que as bikes de enduro estavam ficando como bikes de DH autônomas, ou seja, bikes de DH onde se fazia necessário que elas conseguissem subir também. É só ver que muitos pilotos de enduro ainda usam 2 coroas.
 
E vem a confirmar a opinião do Pedro Cury numa conversa que tive com ele aqui no fórum, onde ele mesmo diz que bike de 160mm não é ideal, a não ser que seja um trajeto bem curto e com descidas bem técnicas. Sendo que do contrário preferia uma bike com menos curso.
 
Jared Graves usa uma Yeti com 127mm de curso, embora com garfo de 160mm até 170mm.
Sobre as 29", dias atrás li o artigo abaixo onde também confirmam que as 29" voltaram a toda:
http://twentynineinches.com/the-state-29er-union/" rel="nofollow - http://twentynineinches.com/the-state-29er-union/
 
Aliás, é só ver que as 27,5 dominam no enduro justamente com bikes de 160mm até 180mm, que são valores que nenhuma 29" praticamente chegou. As mais próximas são a Specialized Enduro, a BMC trailfox, a Drossiger XEA 29'' e a Lenz Sport PBJ 29''.  
 
Mas em cursos menores os lançamentos de 29" em 2016 bombaram.
 
Lembrando também que hoje a Trek considera a Remedy 29" de 140mm uma trail e indica como enduro a Slash 27,5". Mas a campeã mundial de enduro do ano passado usou uma Remedy 29", assim como Katy Winton e Justin Leov que liderou o campeonato nas duas primeiras provas de 2015.
 
Tem atletas que correm com Stumpjumper FSR no lugar da Enduro.
 
Leah Maunsell usa uma Kona 29 de 111mm.


Enviado por: Mafu
Data: 24 Fev 2016 as 22:41
Só pontuando que a Specialized lançou bike com o nome "Enduro" no ano 2000, muito antes de se cogitar uma modalidade.

Na verdade, as bikes muitas vezes se superpõem nas variadas modalidades por simples opção dos pilotos.

Em 2014, salvo engano, teve piloto de DH que correu prova em bike 29 de Enduro (ou AM, ou trail bike, conforme o gosto)

Então,, sempre vamos ver bikes que, tecnicamente, seriam de uma modalidade, sendo usada em outra com sucesso.

-------------
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.


Enviado por: Fabio
Data: 24 Fev 2016 as 22:48
Originalmente Postado por Mafu Mafu Escreveu:

Só pontuando que a Specialized lançou bike com o nome "Enduro" no ano 2000, muito antes de se cogitar uma modalidade.
Verdade.
 
Na época nem existia a competição de subir e cronometrar só na descida.
 
Por isso sempre disse que as bikes enduro/AM sempre me lembram do que era o free ride nos anos 90 antes de Red Bull Rampage e coisas do gênero.


Enviado por: MrAtuario
Data: 25 Fev 2016 as 12:01
Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Sobre as 29", dias atrás li o artigo abaixo onde também confirmam que as 29" voltaram a toda:
http://twentynineinches.com/the-state-29er-union/" rel="nofollow - http://twentynineinches.com/the-state-29er-union/
 
Muito obrigado pela dica do artigo Fabio, muito legal.
 
A alguns anos eu havia encontrado este artigo, o que me motivou a ter comprado minha GT Sensor 26 com 120mm de curso e digo uma coisa, como eu me diverti naquela bike, só me desfiz dela por necessidade mesmo. E agora quando fui trocar de bike pensei muito em pegar uma Helion 27,5 com 110mm.
 
Segue o link: http://www.pinkbike.com/news/The-Argument-For-Short-Travel-Bikes-Opinion-2012.html" rel="nofollow - http://www.pinkbike.com/news/The-Argument-For-Short-Travel-Bikes-Opinion-2012.html
 
Mas no futuro, devo me manter em uma 29er, talvez full, e com suspensão(ões) de no máximo 110mm, uma vez que pra cada 1 km de trilha que eu faço, eu pedalo no mínimo 10 km de estradão.


-------------
Pepper- Specialized Rockhopper Expert.


Enviado por: PedroMayall
Data: 25 Fev 2016 as 18:58
Essa divergência entre enduro e trail existe, mas tem também questões de gosto pessoal, de que tipo de pedal se faz, com quem se anda e outras. Não existe uma bicicleta boa para todas as disciplinas, sempre se perde aqui pra ganhar ali. O ideal, claro, é ter uma bike pra cada disciplina: uma para XC, outra para enduro/all mountain, uma para DH, uma trail e até uma pra pumptrack e slopestyle. Ou pelo menos duas, uma boa de pedal pra xc e trail, outra de all mountain, que dá conta de um DH moderado. No meu caso, tenho essa feliz combinação, uma trail e outra de all mountain. A trail pedala melhor, é arisca e ágil, mas eu praticamente só ando em uma trilha pesada, a única próxima de casa, e nela com a trail não é tão divertido. Então praticamente só uso a bike de AM. Se fosse pra ter uma bike só, seria de AM e não trail. Se eu andasse em trilhas mais leves e em longos pedais, a trail seria uma opção melhor.


Enviado por: Royo
Data: 26 Fev 2016 as 13:10
A quantidade ideal de bike pra se ter é dada pela equação abaixo:

B = N+1

onde: 

B = Quantidade de bikes ideal. 

N = Quantidade de bikes que se tem atualmente. 


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Enviado por: lemarco
Data: 26 Fev 2016 as 13:54
Essa é uma verdade universal Royo!


Enviado por: MrAtuario
Data: 26 Fev 2016 as 14:01
Originalmente Postado por Royo Royo Escreveu:

A quantidade ideal de bike pra se ter é dada pela equação abaixo:

B = N+1

onde: 

B = Quantidade de bikes ideal. 

N = Quantidade de bikes que se tem atualmente. 
Contudo Royo,
 
B<D, para qualquer D.
 
Onde:
 
D = número de bikes que ira causar o divórcio.
 
Já que é melhor ter uma bike a menos do que metade delas. LOL


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Pepper- Specialized Rockhopper Expert.


Enviado por: Royo
Data: 26 Fev 2016 as 17:03
Casamento com separação total de bens ta ai pra isso !!!

LOL


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MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/


Enviado por: lemarco
Data: 12 Abr 2016 as 10:19
Tava lendo uma reportagem sobre bikes full de XC e vi isso:
Citação de
Just think, how many riders actually line up week-in, week-out at races with their XC bike? How many are just riding local loops and clocking up kilometres on their home trails? According to Specialized, 95% of those buying their Epic bikes do the latter! Sounds about right to us.

Bem o que a gente pensa mesmo. A maior parte das pessoas compram uma XC para fazer algo mais parecido com Trail. Não é atoa que a maior parte das bikes testadas tenham mais de 100mm de curso. Os fabricantes já perceberam isso e estão mudando um pouco o perfil das XC. Tanto que a vencedora foi a Pivot Mach 4 com 120 e 115mm de curso.

Reportagem completa:
http://enduro-mtb.com/en/new-kids-block-8-modern-xc-bikes-comparison/" rel="nofollow - http://enduro-mtb.com/en/new-kids-block-8-modern-xc-bikes-comparison/


Enviado por: Mafu
Data: 13 Out 2016 as 12:21
De uma maneira mais fácil de entender:

- as bikes de XC são para competição/performance pura. São em regra desconfortáveis para pedais recreativos.
- bikes trail buscam um certo grau de desempenho, mas com mais conforto para quem quer fazer pedais mais longos em trilhas variadas.
- bikes AM são mais focadas na diversão com capacidade para enfrentar todo tipo de obstáculo inclusive subidas. São bikes "pedaláveis", mas são normalmente mais pesadas e resistentes para aguentar o tranco nas descidas e saltos.
- bikes Enduro possuem a mesma configuração das de AM e têm foco em competição. Dessa forma, estão mais dentro da fórmula desempenho/peso do que as bikes de AM.
- bikes DH são para competição em descida e as próprias de FR (que são raras hoje em dia) são para diversão em descidas (não dá pra pedalar subindo).

Esse conceito de bike AM (sem essa nomenclatura) esteve presente desde o início do MTB, mas se fortaleceu mesmo nos anos 90 com as primeiras bikes pedaláveis com suspensão traseira.

Na minha opinião, o marco do AM foi a bike AMP, lançada no início dos anos 90, full suspension com freio a disco hidráulico (apenas a pinça) e com o famoso sistema que foi rebatizado de FSR após ser adquirido pela Specialized.

Sem me estender muito, em 1998 eu comprei minha SPZ FSR Comp cor laranja e com ela eu fazia exatamente o que hoje se denomina AM.

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Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.


Enviado por: Pedro Cury
Data: 14 Out 2016 as 11:08
Originalmente Postado por Mafu Mafu Escreveu:

De uma maneira mais fácil de entender:
Sem me estender muito, em 1998 eu comprei minha SPZ FSR Comp cor laranja e com ela eu fazia exatamente o que hoje se denomina AM.

Show, eu tive uma! Mas comprei o quadro em 2000 ou 2001, usado. Não sei se era a Comp, pq tinha sido pintada. Mas o shock tinha um controle de retorno que não funcionava! Acho que era Rock Shox Deluxe.


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Enviado por: lemarco
Data: 21 Fev 2017 as 15:02
Boa disputa postada no portal:
http://www.pedal.com.br/video-enduro-vs-downhill-qual-bike-e-mais-rapida_texto11746.html" rel="nofollow - http://www.pedal.com.br/video-enduro-vs-downhill-qual-bike-e-mais-rapida_texto11746.html


Enviado por: Fabio
Data: 21 Fev 2017 as 15:03
Tinha visto ontem. Mas é uma trilha normal. Não tinha como DH ganhar mesmo.


Enviado por: Pedro Cury
Data: 21 Fev 2017 as 16:19
Comentei lá na notícia (comentem tb!!!)...

Show... mas a pista tinha uma seção de pedal meio forte. Pra mim, a questão não é nem essa... mas acho que muita gente que tem bike de downhill anda em pistas onde uma bike de enduro andaria quase igual (ou melhor) e ainda teria uma bike muito mais versátil. 

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Enviado por: Fabio
Data: 21 Fev 2017 as 19:45
Bike de enduro te permite um DH autônomo sem precisar de carona. Isso é muito bom.


Enviado por: ogum777
Data: 03 Mar 2017 as 11:20
Originalmente Postado por Fabio Fabio Escreveu:

Bike de enduro te permite um DH autônomo sem precisar de carona. Isso é muito bom.

yep!  e se colocar uma bikg bolsa de selim, de uns 12 litros, e uma bolsa de quadro, dá até rpa fazer viagemzinha com ela.  ou fazer um rolê de FDS inteiro.


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asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com


Enviado por: hudfow
Data: 27 Dez 2017 as 11:09
hardtrail ou full qual se adapta melhor a qual modalidade?


Enviado por: lemarco
Data: 29 Dez 2017 as 09:28
Originalmente Postado por hudfow hudfow Escreveu:

hardtrail ou full qual se adapta melhor a qual modalidade?
Sugiro dar uma lida:
http://www.pedal.com.br/all-mountain-a-modalidade-mais-completa-do-mountain-biking_texto6764.html" rel="nofollow - http://www.pedal.com.br/all-mountain-a-modalidade-mais-completa-do-mountain-biking_texto6764.html
http://www.pedal.com.br/forum/all-mountain-a-modalidade-mais-completa-artigo_topic66428&OB=DESC_page1.html" rel="nofollow - http://www.pedal.com.br/forum/all-mountain-a-modalidade-mais-completa-artigo_topic66428&OB=DESC_page1.html
http://www.pedal.com.br/forum/quadros-hardtail-para-trail_topic81392.html" rel="nofollow - http://www.pedal.com.br/forum/quadros-hardtail-para-trail_topic81392.html


Enviado por: BIRA
Data: 15 Jan 2018 as 17:10
Minha dúvida (até criei um tópico a respeito:
29 realmente se consolidará no Dh e Enduro?) é se realmente as 29 se consolidarão no Enduro AM e Downhill. Será?


Enviado por: s74
Data: 16 Jan 2018 as 10:44
creio que sim...
dependendo do tamanho do piloto haverá necessidade de uma 29.


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Triciclo Bandeirante, Odomo, BMX Pantera, Caloi Aluminum, Nautec, Scott G-Zero, JT CB400, GTS Challenger, Astro Horror, Kona Stinky, Giant Glory, Banshee Rune V2, Specialized Epic FSR, GT Karakoram.


Enviado por: matheusbike
Data: 08 Set 2019 as 22:17
mto da hora o artigo...




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