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Movimento Central Hollowtech II MTB em Road

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
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Tópico: Movimento Central Hollowtech II MTB em Road
Postado Por: brunoleite
Assunto: Movimento Central Hollowtech II MTB em Road
Data de Publicação: 15 Mar 2014 as 18:01
Olá a todos. Hoje, pela primeira vez, resolvi fazer um passo-a-passo das manutenções que faço em casa.

Há algum tempo venho sofrendo com problemas no Movimento Central da minha Caloi Strada 2012. Não sei a origem exata do problema - se eu encharco demais a bicicleta na hora de lavar, se a chuva acumula dentro do quadro - fato é que os rolamentos sempre acabam moídos e com a graxa com a característica de contaminação por água (aspecto leitoso).

Pois bem. Havia comprado o Movimento Central mais barato que encontrei em uma viagem que fiz. Foi um Shimano SM-BB51, rosca inglesa, Hollowtech II. Os vendedores me garantiram que seria compatível com meu grupo Tiagra 4600 2x10v.

http://imageshack.us/photo/my-images/23/jda9.jpg/" rel="nofollow">


Nota importante: há diferenças no Movimento Central caso o pedivela seja duplo ou triplo. Seja, Road ou MTB, há uma série de combinações de espaçadores a serem colocados entre o quadro e o Movimento Central. Fique atento.

Como os rolamentos do meu Movimento Central Tiagra já haviam sido substituídos (farei um tutorial sobre isso futuramente) e estavam novamente roncando, achei que era a hora de tentar a sorte com esse Movimento Central de MTB.

Fiz uma breve pesquisa na internet e há muita informação desencontrada. Alguns atestam que há diferenças e outros que não há diferença nenhuma entre os modelos de MTB x Road. A única informação fidedigna que encontrei foi  no http://velonews.competitor.com/2009/09/news/road/technical-faq-shimano-road-and-mountain-bottom-bracket-compatibility_100803" rel="nofollow - http://velonews.competitor.com/2009/09/news/road/technical-faq-shimano-road-and-mountain-bottom-bracket-compatibility_100803 , onde o cara que escreve os artigos havia atestado que todos são iguais e um representante da Shimano esclareceu que existem pequenas diferenças, sem entrar em detalhes. Mas, o cara deu uma dica importante: os de Road são mais largos.

Com essas informações, a primeira coisa que fiz foi medir a largura total do Movimento Central da minha bicicleta, com os copinhos Tiagra instalados. Essa medida deu 90mm.

http://imageshack.us/photo/my-images/827/aqbu.jpg/" rel="nofollow">

Com isso, o próximo passo foi retirar o Movimento Central velho e instalar o novo, de MTB. A medida resultante foi de 88mm.

Pois bem. Outro detalhe importante entre MTB e Road é a largura do quadro no Movimento Central. Em Road com rosca inglesa a medida padrão é 68mm. Em MTB é de 73mm.
O conjunto do Movimento Central é composto basicamente por 3 elementos: os copinhos e um tubo de plástico que os conecta (alguns, no caso do de MTB, vem com uma série de espaçadores de espessuras diferentes). Esse tubinho diminui o contato da água que entra pelo quadro com os rolamentos, portanto é bem importante.

O tubinho plástico de MTB é mais comprido que o de Road, portanto tive de usar o antigo, mas troquei os o-rings pra ter uma boa vedação.

http://imageshack.us/photo/my-images/819/0jqo.jpg/" rel="nofollow">

A diferença de 2mm na largura total é justamente nos copinhos. O Road tem 11mm, enquanto o de MTB tem 10mm. A prova real: 68mm do quadro + 2 copinhos de 11mm = 90mm.

http://imageshack.us/photo/my-images/706/tqdz.jpg/" rel="nofollow">

Nesse ponto, tive uma pequena dificuldade. Os espaçadores que vieram junto com o Movimento Central de MTB foram: 1 de 1mm, 1 de 2mm e 2 de 3mm.

http://imageshack.us/photo/my-images/30/y690.jpg/" rel="nofollow">

O ideal era utilizar um espaçador de 1mm de cada lado, mas infelizmente não tinha espaçadores pra tanto. Optei por usar o de 2mm do lado direito (das coroas), e ter o chainline 1mm pra fora, do que 1mm pra dentro. Ainda não sei bem qual será o efeito disso. Caso alguém tenha um espaçador de 1mm pra doar, eu aceito.

Ao final, retirei o copinho direito, inseri nele o tubinho plástico e o espaçador de 2mm e montei tudo.

http://imageshack.us/photo/my-images/835/6br4.jpg/" rel="nofollow">


Assim que testar a bicicleta, adiciono mais comentários.

















Respostas:
Postado Por: lafon
Data de Publicação: 15 Mar 2014 as 18:18
Caramba! É raro encontrar alguém que consegue estragar o movimento central tantas vezes. No seu caso seria mais interessante investir em um movimento central que aceita troca de rolamentos, tipo um RaceFace com revestimento de Ti. Você sabe que se deve fazer a revisão dos rolamentos sempre que molhar, né?




Postado Por: brunoleite
Data de Publicação: 15 Mar 2014 as 18:24
Pois é, mas isso ainda seria remediar. Queria solucionar a questão da água que entra no quadro. Coloquei um o-ring no canote e tb fecho com fita isolante o rasgo ali de onde se prende o canote. Ajudou, mas não resolveu.


Postado Por: lafon
Data de Publicação: 15 Mar 2014 as 19:17
Faz tempo que aprendi a não jogar água na bike. Se você gosta de bike sempre limpa, aprenda a lavar a seco. Água, só se for inevitável.


Postado Por: Rafaeljc
Data de Publicação: 15 Mar 2014 as 20:29
Hoje, descendo a serra percebi barulho no MC... igual ao seu vídeo Cry

a uma semana peguei chuva com a bike e nem limpeza fiz depois... secou no quartinho/oficina, agora pelo jeito preciso comprar um pressfit.


Postado Por: Alessandro_sp
Data de Publicação: 16 Mar 2014 as 15:00
Esse 1mm de chainline pra fora muito provavelmente não vai te causar qq problema, no máximo pedir um pouquinho mais de tensão no cabo do câmbio dianteiro e talvez um ajustezinho nos limitadores.

E melhor mais longe do que mais perto mesmo...

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On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)


Postado Por: Voodoo
Data de Publicação: 16 Mar 2014 as 15:05
Acho que o problema nem é lavagem, é o tempo CUritibano mesmo, com chuva, garoa, ou coisa parecida em 75% dos dias do ano.

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PauloR2

Viciado em sofrimento


Postado Por: vladbarra
Data de Publicação: 16 Mar 2014 as 16:41
Eu faço um bike cleaner Gheto, que eu mesmo desenvolvi e dá resultados supimpasThumbs Up

Uso um borrifador de plantas, daqueles que vende em qualquer mercado:
uso como medida um copo de requeijão(usado e vazio...)
coloco 2 dedos de veja multiuso
um dedo de detergente neutro
e um copo de água.

Quando chego com a bike mesmo em dias de chuva que ela fica toda cagada, eu borrifo nas partes e espero uns 15 segundos e vou passando pano úmido para restirar a sujeira e não deixar escorrer para as partes que contém rolamentos.
Vou limpando o pano em um balde com água, torço, e torno a passar na bike.
Assim  até hoje nunca tive problemas com a limpeza e a bike fica jóia.


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O mundo é bão Sebastião


Postado Por: RaulRockSeixas
Data de Publicação: 16 Mar 2014 as 17:23
Acho que o quadro é que não ajuda. A specialized por exemplo pode mergulhar na água que não entra nada no movimento central.  A trek tem um furo na parte de baixo, é só passar um papel contact q já fica selado.
Agora, algumas bikes deixam entrar água por cima, acho que esse é maior problema... pelo menos eu troco o movimento central de vez em nunca, é raro mesmo.



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Arrroooocha Pica-Pau!


Postado Por: brunoleite
Data de Publicação: 16 Mar 2014 as 18:49
Eu lavo minha corrente da seguinte maneira, usando o limão com detergente:



E é bem verdade que dá uma boa ensopada no central. Só não sei outra maneira de lavar a corrente que molhe menos o central. Ontem por exemplo, tirei a corrente e lavei num potinho e ficou muito mal lavada. Depois que lubrifiquei, espalhou sujeira em tudo.


Postado Por: lafon
Data de Publicação: 16 Mar 2014 as 19:10
Primeiramente você deve usar um lubrificante que não suje a corrente. Eu lavo a corrente fora da bike, óbvio! Com limão italiano e detergente Coccolino da Acqua & Sapone, e isso, apenas para retirar o excesso de teflon...


Postado Por: Lhess
Data de Publicação: 10 Jul 2014 as 10:38
Sou novo por aqui, muito bom o topico, agora sei a real diferença entre um MC MTB e ROAD.
Comprei um FRAME SET 29ers, com garfo rigido, e quero montar SS.



Postado Por: zeca
Data de Publicação: 11 Jul 2014 as 15:59
Eu lavo a bike com agua e usando mangueira, é claro que com diifusor tipo chuveirinho e sem pressão e nunca tive problemas com movimento central.


Postado Por: MBarreto
Data de Publicação: 15 Jul 2014 as 22:16
Ja vi casos da caloi não instalar todas as peças no pedivela, justamente os aneis de vedação, isso é um problema da Elite, dá uma consultada nos manuais, veja se seu PDV tem todas as peças que deveria.
Sempre que lavo bike com central integrado eu tiro eles e mando água no quadro depois remonto usando o torquimetro. Assim é certeza que a água não vai estragar os rolamentos.



Postado Por: deepbluemx3
Data de Publicação: 16 Jul 2014 as 09:53
-Muito bom o tópico, tanto pelo assunto principal da montagem do MC, como das técnicas de lavagem da bike " a seco", minha  bike nova está chegando, e quando vier vou tomar essas precauções com a lavagem e os rolamentos, na minha antiga Aluminum-Altus o MC se foi rapidinho(400kms) depois que comecei a fazer trilha, e  lavá-la, com muuita água, e frequência, o mecânico disse que tinha água e muita areia no MC antigo, ele não só fazia barulho como já estava travando!... Dead
Agora aprendi!Wink


Postado Por: lafon
Data de Publicação: 16 Jul 2014 as 10:07
Originalmente postado por brunoleite brunoleite escreveu:

Pois é, mas isso ainda seria remediar. Queria solucionar a questão da água que entra no quadro. Coloquei um o-ring no canote e tb fecho com fita isolante o rasgo ali de onde se prende o canote. Ajudou, mas não resolveu.
 
http://mtbbrasilia.com.br/2013/10/14/proteja-o-interior-do-quadro-de-sua-bike-contra-a-lama-e-a-agua/" rel="nofollow - http://mtbbrasilia.com.br/2013/10/14/proteja-o-interior-do-quadro-de-sua-bike-contra-a-lama-e-a-agua/


Postado Por: deepbluemx3
Data de Publicação: 16 Jul 2014 as 10:48
Aidéia é muito boa Lafon, apesar que fica feio pra caramba Confused, e a maioria se liga muito na estética da bike né, mas deve ficar mais bonitinho dobrando as extremidades da câmara pra dentro; também nas bikes pretas deve ficar praticamente invisível...Smile



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