Imprimir Página | Fechar Janela

Vale Europeu Julho/2013 - F I N A L I Z A D O !!!

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fóruns Novos - Outras Categorias
Nome do Fórum: Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
Descrição Fórum: Fórum para assuntos relacionados à viagens de bicicleta. Rotas, dicas e etc.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=70414
Data da Impressão: 23 Abr 2024 as 08:50
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Vale Europeu Julho/2013 - F I N A L I Z A D O !!!
Postado Por: josemar
Assunto: Vale Europeu Julho/2013 - F I N A L I Z A D O !!!
Data de Publicação: 22 Ago 2013 as 10:11

Mais uma vez estou aqui para relatar um Pedal Feito pelo Fernando e sua esposa Eralda Tongue.

Em Julho de 2013 (férias para professores) eles resolveram embarcar nessa aventura.

Segue seu relato:

Preparar uma viagem deste porte demanda tempo e planejamento. Então não foi de um dia para outro que reunimos nossos objetos (uso diário e de bike). Saímos de Campinas e chegamos em Curitiba conforme programado.

Fizemos duas paradas, uma delas rápida apenas um pit-stop básico e a outra comemos um lanche e seguimos viagem. Em Curitiba já hospedados então fomos ao nosso primeiro almoço/jantar, as 17h no shopping Estação.

Retornamos ao quarto...... nesse dia o Atlético-MG faria o 2º jogo da semi-final da Libertadores. Galo precisava reverter o placar. Mesmo cansado assisti ao jogo..... foi emocionante valeu a pena esperar e acompanhar. Valeu a pena. Pena de Galo vingador. LOL

Então vamos lá para o Restaurante Tapyoca retirar, credenciais. Pedi “algumas“ orientações, quase fiz todo o trajeto com eles...... nossa quanta pergunta....LOL

Malas prontas ...alforjes + bolsas + peso.


12/07 (Sexta – Feira) Timbó – Pomerode

Distância aprox. 51 Km

Café da manhã no Hotel Timbó Park é uma delícia. Tudo pronto, foto também faz parte do roteiro, setas amarelas.

carros e caminhões mesmo na estrada de terra andam em alta velocidade. 

Logo em seguida, começa a subida prá variar porque não empurrar????



Passamos por uma comunidade (Estrada do Enxaimel) casas típicas de origem alemã.



(OBS) Os motoristas que circulam na cidade de Pomerode andam em alta velocidade ......conforme havia comentado anteriormente, aliás qualquer hora do dia....(terra, ruas, avenidas). Pedestres e ciclistas atenção....pois se depender deles...velocidade total.


13/07  (Sábado) Pomerode – Indaial

Distância aprox. 50 Km


Logo pela manhã um bom café reforçado, aproveitamos e fizemos um lanche para enfrentarmos as subidas que viriam. Muito pedal na parte da manhã então pedimos água para uma família durante o caminho.


Mias tarde um (bar–cancha) (torneio de bocha) neste local está cheio de troféus, vale conferir, tomamos água e seguimos.

Deve-se atravessar a rodovia e continuar nossa viagem. Percorremos um bom trecho e percebemos que havíamos nos perdido. Fizemos então a pergunta para um rapaz ... e nos explicou a estrada que dava continuidade ao trajeto. Essa rua fica ao lado do posto Ipiranga (outro lado da rodovia ) então para confirmar ele disse: Pergunte no Posto Ipiranga e confirme o trajeto.

(OBS) Foi neste momento que nós tivemos a certeza da propaganda .....Pergunte no posto Ipiranga.LOL

De volta ao caminho, mais pedal, subidas.... e um belo dia de sol. Fizemos uma parada no bar e Mercearia Nelson...


Os freqüentadores desse bar ...só eles se entendem a língua – mãe é o alemão......nossos ouvidos já estavam acostumando com o novo idioma. No período da tarde ......sem novidades....pedal, subidas, descidas e setas amarelas. Chegamos em Indaial, na Pousada Fink....recomendo.

(OBS) Próximo de um supermercado.....padaria e já é caminho para a cidade de Rodeio ( dia seguinte ).

E o mais importante, a pousada tem acesso direto a um bar. Evidente. Faz parte da mesma família.

Descansamos....(banho) e logo saímos para passear e não resisti.....entrei no bar.

O Sr. Jorge é um torcedor fanático do Internacional (Porto Alegre) não tem mais espaço para mais nada....fotos, revistas, cartazes, pôster, títulos e histórias..... aliás até o sangue dele é vermelho.LOL

(Detalhe) Eu estava com a camisa da Ponte Preta (manga comprida) e ele começa a falar do time da Ponte de 77. Aquilo me emocionou. Disse também que conhecia Campinas e um dia tinha feito uma visita no estádio. ( Não deixaram entrar) contava que na ocasião a Ponte fazia treino secreto com portões fechados.


Então ele me disse: Vamos fazer uma troca????? 

Você me dá a camisa da Ponte e eu do Inter????????

Na hora pensei...LOL... pois fiquei sem resposta. Depois de algumas sugestões disse que pensaria na proposta. Fizemos um passeio pelo supermercado e então voltei com a decisão tomada.

Após o jantar daria a camisa para ele. Na troca vieram duas camisas do Inter-RS ( uma branca e outra vermelha ) 2 por 1.

No jantar lasanha com molho vermelho....fomos de carro, a proprietária do Hotel Fink nos levou......que chique.

Retornamos a pé............apreciando pessoas e regiões bem diferentes os quais convivemos em Campinas.

Cama – Sono.................Boa Noite.


14-07 (Domingo) Indaial – Rodeio

Distância aprox. 30 Km

(Por ser Domingo a pousada não oferece café da manhã...porém foi uma opção nossa....pois eles se prontificam a fazê-lo.)



Tomamos café..... seguimos nossa viagem. Passamos pela ponte pênsil (turística) uma delícia, sabor de aventura e medo. Vale a pena conferir. Em seguida pela ponte de madeira, outro ponto turístico da viagem.





Sr. Mário Wine- sanfoneiro – dizia que tinha 50 anos de palco, conhecia todas as cidades do Brasil junto com sua banda levando a cultura alemã.

Dizia também que tocara em todas as festas do Oktoberfest. Um senhor muito simpático. Após sua apresentação...um teatro.

Depois disso seguimos viagem para Rodeio, um dia leve de pedal só reta...sem problemas.


Paramos no bar do Valdir ( barriga ) e fizemos nossa refeição.

Direto para Rodeio ......sem nenhuma novidade. Ao chegar na pousada da Dona Irene – Café Stolf uma breve apresentação, deixamos nossa malas e seguimos na vinícola San Michelle.


Vinícola San Michelle

Conhecemos e degustamos de um bom vinho.....aliás mais de um tipo. Sr. Moacir nos atendeu muito bem. Resolvemos “ comprar “ um vinho e no final, ganhamos com brinde por fazer o circuito....turista também tem vantagem.


Seguimos contente na pousada pensando em desfrutar do vinho. Tomamos banho quente.

Após muito diálogo com o Sr. Stolf com relatos e suas histórias levamos o vinho em um restaurante ...bem em frente a pousada.

Durante o jantar ...(bebemos toda a garrafa de vinho Confused). Ao nos despedir do proprietário Sr. Nilton tomamos um licor artesanal e outras histórias.

Atravessamos a rua..de volta a pousada.


15-07  (Segunda–Feira)

Rodeio – Pousada do Zinco

Distância aprox. 30 Km


Pela manhã um bom café e depois seguimos nossa viagem. Este percurso é o trecho mais acentuado pois o início do trajeto já é subida. Não tem descanso poucos trechos com pedal a maioria deles empurrando. Ainda pela manhã encontramos o Sr. José Perassa uma simpatia. Um pouco de história. 

Em seguida mais subida e paramos em uma casa para pedir água, e por força do destino é a casa do Sr. Paulo idealizador dos anjos feito por ele que avistamos pelo caminho. Junto com o Cristo Redentor.

São mais de 64 anjos espalhados pelo sítio e pela estrada. Nesse trecho hortênsias plantadas pelo caminho dizia ele que são 8 Km de mudas. Nos meses de novembro – dezembro – janeiro o caminho fica todo florido dizia ele. Choveu ( 5 minutos ) foi exatamente o período em que estávamos em seu sítio. Que beleza...salvos e secos.

Contara ele suas histórias pelo Brasil e pelo mundo, Sr. Paulo um homem de fé sem fim.

Deus me deu a oportunidade de conhecê-lo. Obrigado Senhor.

Seguimos viagem...... mais subida.

Ahh!!!! (detalhe) Sra. Ana esposa de Sr. Paulo muito atenciosa nos atendeu muito bem.

Deus os abençoe. No alto da serra ....uma placa vende-se água, refrigerante, gatorade.

Não acreditei.

Ao aproximar 3 cachorros latiam chamando atenção. Fomos atendidos e fizemos nossa compra, alguns metros depois perto, de uma bica d’água, descansamos. Com paciência e surpresa encontramos mexericas e laranjas pelo caminho.

Passado algum tempo fizemos nossa parada para nosso lanche do dia. Enfim descida.....ufa!!!!

Neste momento a neblina dissipava enquanto que o sol aparecia em outra região. Pedal continuava pela tarde linda, enfim chegamos a bifurcação sentido Dr. Pedrinho – Pousada do Zinco.

Em direção a pousada do Zinco restam 8 Km, resolvi acompanhar metro por metro. Que bobagem..............

Quando restavam pouca mais de 2,5 Km uma serra intensa, muito íngreme, faço, até uma comparação da serra de Ubatuba – Taubaté versão estrada de terra.           

Sem chance .....empurramos ...prá variar.

Realmente um desafio diante da natureza.

De longe a cachoeira do Zinco, um lindo cartão postal...............a tarde já se despedia, a neblina do entardecer ficava mais intensa e fria...... tempo depois ...pousada do Zinco.

Fomos recebidos pelo casal Sr. Egon e Margareth simpáticos e felizes da nossa chegada.

A pousada é um sonho não tenho como descrevê-la. 



Jantar maravilhoso, todos reunidos na mesa com outros hóspedes que lá estavam.

Após o jantar seguido de uma sobremesa, fomos convidados para um passeio noturno. Foi nesse momento que recebi um “ponche“ e sai pela pousada desfilando, ansioso pelo passeio.

Sr. Egon nos levou de carro pela fazenda a procura de animais de hábito noturno. Vimos alguns.

Próximo de sua propriedade um cachorro do mato, aliás é muito difícil encontrá-lo.

Sua caminhonete passava pela estrada, porém, tempo depois retornamos por um trecho bem diferente....pelo pasto, um verdadeiro rally. Muita emoção, adrenalina pura parecia que nem pedal tínhamos feito horas antes...uma verdadeira loucura.

De volta a pousada encantado com o fato ocorrido...... boa noite. 


16-07  (Terça–Feira)

Pousada do Zinco – Dr. Pedrinho

Distância aprox. 36 Km

Pela manhã um ótimo café e com direito a um passeio na cachoeira do Zinco com 76 metros de queda. Um dia lindo com um sol maravilhoso e uma vista no mirante indescritível.


Seguimos viagem e todo o percurso neste trecho é muito bonito. A maioria dele é todo em sombra, pois na verdade estávamos dentro de um parque estadual, digo reserva natural.


Uma parada para o lanche na Lanchonete Luci Hauss em Benedito Novo. Parada para  descanso e continuamos nosso pedal até Dr. Pedrinho.


Ao chegar pela cidade, chegamos a pousada Cristofolini, banho quente, um excelente jantar.....sono.   Obrigado Senhor.


17-07  (Quarta–Feira)

Dr. Pedrinho – Rio dos Cedros (Alto Cedros)

Distância aprox. 42  Km


Segundo o Guia Turístico conhecido como GPFolha, nos dizia que havia necessidade de fazer (levar) lanche e água pois passaríamos por lugares deserto....longe, muito distante de alguma comunidade, casas. Ficamos praticamente o dia todo nas montanhas (serras) do circuito.


Durante a manhã passamos pela cachoeira Véu da noiva... o trecho de acesso é lindo um caminho acompanhado de árvores nativas.... vale a pena fazer. E a cachoeira também tem sua beleza incomparável.


Seguimos nossa viagem sem contar com subidas e descidas os quais fazem parte do roteiro.


Fizemos nossa parada para o lanche.


Paisagem cada vez mais bonita apesar de muitas vezes encontrar pinheiro e eucalipto cortados.


Já disse anteriormente que a estrada é muito linda e com uma surpresa..na estrada passa um pequeno riacho (ribeirão).

Resolvemos tirar nosso tênis e atravessar de chileno...achamos mais seguro. Evidente que existe outros colegas ciclistas que atravessam direto, porém, o importante é a travessia.

Seguimos para o fim de nossa jornada e próximo dos Kms finais aparecem em ambos os lados lagos (represas) um cenário lindo, água para gear energia em toda região. No dia anterior tínhamos feito contato com o Sr. Raulino Duwe para um encontro próximo a sua pousada.

Motivo: Pela estrada convencional restam 7,5 Km com muita serra e em condições normais gastaríamos mais de 2 horas para chegar.

Pela opção da travessia de barco (canoa) apenas mais 2,5 Km de estrada de terra. Pelo horário combinado Sr. Raulino nos esperava, colocamos nossas bikes na canoa e atravessamos a represa, muito interessante e divertido.




Chegando efetivamente na pousada fomos convidado para um café da tarde. Que delícia.!!!

Depois aproveitamos para algumas fotos pois o lugar é encantador. O chalé é uma graça, feito de madeira estilo colonial.

Banho....Cama....sono

Acordamos e fomos jantar, novamente uma delícia, comida caseira de boa qualidade.

Sr. Raulino com suas histórias e experiências, dos relatos de outros colegas ciclistas e outros assuntos. Gente humilde, família acolhedora, simpático e atenciosos.

Vale a pena conhecê-los

Conversa boa....de qualidade...histórias de vida, gente trabalhadora.


Céu lindo....noite fria.

(OBS) Nesse dia o Atlético-MG faria o 1º jogo da final da copa libertadores....mesmo cansado assisti ao jogo.

Boa noite    .....Obrigado Senhor.


18–07 (Quinta–Feira )

Rio dos Cedros – Palmeiras

Distância aprox. 46 Km

Pela manhã um bom café feito no fogão de lenha, pão caseiro, um dia de sol....... calor e ao mesmo tempo vento forte entre as árvores – pinheiro e eucaliptos – reflorestamento.

Voltamos para nossa jornada e para isso retornamos de barco do mesmo modo do dia anterior. Seguindo viagem num trecho bem distante de tudo...subindo e descendo o dia todo, deixando para trás saudade, montanhas e vales.            

                  

Quase não há civilização,isolado de tudo, algumas vezes....sítios quando não estão fechados outras vezes abandonados. Todo tempo bebendo água e tentando comer algo.


Precisamos estar prevenidos,no meio da tarde um furo no pneu traseiro da minha bike

Parada obrigatória.

Trocar câmera e seguir viagem.


A cidade de Palmeiras também é cercada por lagos a água é represada para fornecimento de energia. Por fim um belo cenário da mata Atlântica, das montanhas, é fácil observar a exploração das madeiras ( árvores ) nativas e o reflorestamento de pinheiros e eucaliptos.

No fim da tarde depois de dias pedalando o cansaço vai se acumulando mais isso não impede de continuar. Na pousada Flor da Mata, Vanusa (Duda) nos acolheu muito bem com café e bolo. Mais tarde banho, jantar e uma bela noite de sono.


19 - 07  (Sexta – Feira  )

Palmeiras - Timbó

Distância aprox. 46 Km


Na madrugada já começava chover seguido de relâmpagos e trovões. Acompanhada de uma baixa temperatura. O dia amanheceu com muita chuva aliás antecipo que foi o dia todo.


Na última etapa existe uma descida enorme o plano altimétrico......assusta.

Mas o susto é conhecê-la não tem fim....descida muito forte, curvas sinuosas é preciso muito cuidado. Em seguida uma subida a mais íngreme da viagem parece não ter fim. Tudo isso acompanhado de muita chuva.

Em Timbó ainda chovia mas ainda achamos tempo para algumas fotos na passarela (ponte) onde inicia e termina o caminho. 





Chegando no Hotel, felicidade. Após o banho, pequeno descanso e a noite fomos ao restaurante Tapyoca retirar nosso certificado. Na retirada conhecemos o Sr. Dimas proprietário do restaurante e um dos idealizadores do circuito.



Agradeço a Deus e a Nossa Senhora por mais uma viagem encantadora perfeita do começo ao fim.

Especial agradecimento a minha mulher, fiel companheira que compartilhou comigo todos os momentos dessa viagem. Por mais que eu descreva não consigo expressar o enorme carinho e amor que eu tenho por ela. Muito Obrigado Eralda.

E quanto a viagem este relato é apenas um pequeno resumo de todas as coisas que presenciei.

Somente fazendo o circuito vocês poderão sentir, tudo que pude descrever. Muito Obrigado.         

                           Fernando – Eralda  - Julho 2013   


Relação das Pousadas: Circuito Vale Europeu

Cidade: Timbó

Hotel Timbó Park         Tel ( 047 ) 32810700

Cidade: Pomerode

Pousada Max                Tel ( 047 ) 33873070

Cidade: Indaial

Hotel Fink                     Tel ( 047 ) 33333703

Cidade: Rodeio

Cama e Café Stolf         Tel ( 047 ) 33841498

Campo do Zinco            Tel ( 047 ) 33850160

Obs: Agendar antes       Tel ( 047 ) 33913411

Cidade: Dr. Pedrinho

Hotel Cristofolini           Tel ( 047 ) 33880103

Cidade: Rio dos Cedros ( Alto Cedros )

Raulino Duwe ou Sra. Izolde  Tel (047 ) 30575581

Cidade: Rio dos Cedros ( Palmeiras )

Chalé Flor da Mata           Tel ( 047 ) 31540033

Total Km 300 oficial do Circuito Vale Europeu.

Relógio da Bike: 325 Km (aprox.)

1 pneu furado. bike Fernando 




-------------
Josemar Andrade
Valinhos/SP



Respostas:
Postado Por: Edu Bicicaos
Data de Publicação: 22 Ago 2013 as 12:35
aqui perto de casa, volta e meia dou umas voltas por um desse lugares... Muito bonito mesmo, Prabéns pelo rolê


Postado Por: josemar
Data de Publicação: 30 Ago 2013 as 15:15
Atualizado 30/08/2013 as 16h

-------------
Josemar Andrade
Valinhos/SP


Postado Por: jbtozetti
Data de Publicação: 02 Set 2013 as 08:56
pedal show de bola! parabéns

mal posso esperar pelo próximo capítulo, rs

Originalmente postado por josemar josemar escreveu:

Atualizado 30/08/2013 as 16h


-------------
http://bit.ly/K5WVuu" rel="nofollow - Vai iniciar no pedal e quer comprar uma bike?


Postado Por: josemar
Data de Publicação: 03 Set 2013 as 15:29
Quase Finalizado.

-------------
Josemar Andrade
Valinhos/SP


Postado Por: josemar
Data de Publicação: 15 Set 2013 as 19:42


Relato 100% FINALIZADO


-------------
Josemar Andrade
Valinhos/SP


Postado Por: pesouza
Data de Publicação: 15 Set 2013 as 20:53
Parabéns amigo! Viagem maravilhosa!


Postado Por: Alex Martins
Data de Publicação: 16 Set 2013 as 20:12
Parabéns pela viagem


Postado Por: Nando1980
Data de Publicação: 17 Set 2013 as 00:56
Belo passeio.
Pena que perderam por apenas 4 dias a maior nevasca de muitos anos na região. Foi muito intensa, lugares por onde passaram ficaram cobertos pela neve.
Parabéns...


Postado Por: jbtozetti
Data de Publicação: 17 Set 2013 as 09:35
pena ou sorte, né?

pq convenhamos aqui q fazer pedal na friaca é osso demais, imagina na neve? LOL



Originalmente postado por Nando1980 Nando1980 escreveu:

Belo passeio.
Pena que perderam por apenas 4 dias a maior nevasca de muitos anos na região. Foi muito intensa, lugares por onde passaram ficaram cobertos pela neve.
Parabéns...


-------------
http://bit.ly/K5WVuu" rel="nofollow - Vai iniciar no pedal e quer comprar uma bike?


Postado Por: fernando césar
Data de Publicação: 18 Set 2013 as 11:51


   Bom Dia Galera do Pedal

   Muito obrigado por acompanhar nossa viagem.

   Fernando - Eralda Thumbs Up


Postado Por: Zuelow
Data de Publicação: 22 Set 2013 as 19:41
Sonho em fazer uma dessas....

-------------
Ciclista e Baterista - Mossinha Phanter XT.
...nada temas, porque estou contigo. Isaías, 41-10


Postado Por: FernandoJlle
Data de Publicação: 27 Set 2013 as 08:39
ano que vem eu vou fazer tbm se Deus quiser! Parabéns!


Postado Por: Marcos Beto
Data de Publicação: 29 Set 2013 as 17:14
Originalmente postado por josemar josemar escreveu:

Atualizado 30/08/2013 as 16h


Olá Josemar

Onde consigo os dados para fazer o Circuito do Vale Europeu?
Estarei fazendo sozinho e também gostaria de saber se é seguro.
Se tiverem rotas de gps ou rotas no google seria muito bom.

Abraço e obrigado pelo relato. Fiquei encantado com as fotos e uma vontade tremenda de pegar a bike e já sair no rolé rs


Postado Por: Marco Santos
Data de Publicação: 29 Set 2013 as 19:45
Parabens! muito show todo o trajeto e melhor ainda o relato!


Postado Por: Nando1980
Data de Publicação: 29 Set 2013 as 21:32
Marcos Beto, sou da região e tenho o track, senão podes baixa-lo no site Circuito Vale Europeu em
http://www.circuitovaleeuropeu.com.br/cicloturismo.php?roteiros-ciclo&idioma=pt

Qualquer coisa, entre em contato, ok?
Até mais....


Postado Por: Marcos Beto
Data de Publicação: 30 Set 2013 as 19:31
Originalmente postado por Nando1980 Nando1980 escreveu:

Marcos Beto, sou da região e tenho o track, senão podes baixa-lo no site Circuito Vale Europeu em
http://www.circuitovaleeuropeu.com.br/cicloturismo.php?roteiros-ciclo&idioma=pt

Qualquer coisa, entre em contato, ok?
Até mais....
Com certeza Nando seria ótimo. Se puder me enviar no meu e-mail: duasrodas arroba msn.com

De onde você é?

Valeu e abraço


Postado Por: fernando césar
Data de Publicação: 03 Out 2013 as 23:01
   Boa Noite   Marcos Beto


   Meu amigo Josemar escreveu o relato...... porém quem fez a viagem foi o casal Fernando e Eralda - Campinas - SP.
   Quanto ao trajeto 100% seguro...... porém não recomendo que faça sozinho...pois pode ocorrer alguma fatalidade no percurso.

    E além disso em alguns trechos não há comunicação. Entre no site oficial do Caminho do Vale Europeu, ou então siga as sugestões as quais escrevi neste relato.   

       Desde já Boa Viagem...................    Fernando - Eralda


Postado Por: Marcos Beto
Data de Publicação: 04 Out 2013 as 13:06
Originalmente postado por fernando césar fernando césar escreveu:

   Boa Noite   Marcos Beto


   Meu amigo Josemar escreveu o relato...... porém quem fez a viagem foi o casal Fernando e Eralda - Campinas - SP.
   Quanto ao trajeto 100% seguro...... porém não recomendo que faça sozinho...pois pode ocorrer alguma fatalidade no percurso.

    E além disso em alguns trechos não há comunicação. Entre no site oficial do Caminho do Vale Europeu, ou então siga as sugestões as quais escrevi neste relato.   

       Desde já Boa Viagem...................    Fernando - Eralda
Valeu Fernando, vou pesquisar bem antes...


Postado Por: walescko
Data de Publicação: 06 Out 2013 as 16:24
Lendo o relato me deu vontade de fazer o Vale Europeu nas minhas férias de Verão, antes de chegar em Floripa.

-------------
walescko


Postado Por: trovaoazul69
Data de Publicação: 07 Out 2013 as 19:09
-Pretendo fazer o costa verde & Mar nas minhas férias u.u
Uma barraquinha, um saco de dormir, um isolante termino,e o restante da bagagem ....


Postado Por: trovaoazul69
Data de Publicação: 07 Out 2013 as 19:11
Originalmente postado por trovaoazul69 trovaoazul69 escreveu:

-Pretendo fazer o costa verde & Mar nas minhas férias u.u
Uma barraquinha, um saco de dormir, um isolante termino,e o restante da bagagem ....


Errata: "térmico"


Postado Por: josemar
Data de Publicação: 09 Out 2013 as 10:23
Originalmente postado por trovaoazul69 trovaoazul69 escreveu:

Originalmente postado por trovaoazul69 trovaoazul69 escreveu:

-Pretendo fazer o costa verde & Mar nas minhas férias u.u
Uma barraquinha, um saco de dormir, um isolante termino,e o restante da bagagem ....


Errata: "térmico"

Em Opção do Post, você tem a possibilidade de Editar 


-------------
Josemar Andrade
Valinhos/SP


Postado Por: jbtozetti
Data de Publicação: 09 Out 2013 as 11:14
Originalmente postado por josemar josemar escreveu:

 
Em Opção do Post, você tem a possibilidade de Editar 

precisa de um mínimo de 50 postagens pra poder editar, Josemar!


-------------
http://bit.ly/K5WVuu" rel="nofollow - Vai iniciar no pedal e quer comprar uma bike?


Postado Por: Marcos Beto
Data de Publicação: 09 Out 2013 as 11:26
Originalmente postado por jbtozetti jbtozetti escreveu:

Originalmente postado por josemar josemar escreveu:

 
Em Opção do Post, você tem a possibilidade de Editar 

precisa de um mínimo de 50 postagens pra poder editar, Josemar!
Na verdade o Pedal.com colocou uma regras chatas, mas tudo bem a gente compreende em pates. Mas ficar um tempo parado e voltar e ver que os posts foram zerados e' complicado e tambem ter o trabalho de responder varios e varios temas e ver que nao foram computados ao seu historico.

Mas o legal e' ver todos participando e comentando. Esse Vale Europeu vai salvar meu ciclotur deste ano!!!


Postado Por: josemar
Data de Publicação: 09 Out 2013 as 16:15

Eu nunca reparei isso sobre correção, mas deixa pra lá.

Esse relato eu coloquei para meu amigo Fernando.

Também fiquei morrendo de vontade de fazer, na ocasião eu não pude ir




-------------
Josemar Andrade
Valinhos/SP


Postado Por: Waldson
Data de Publicação: 14 Out 2013 as 07:57
Show de roda esse ciclotur, hein Josemar?!

Parabéns ao Fernando e esposa!

Belo relato, belas fotos, paisagens cativantes!

Grande cicloabraço!


-------------
Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com


Postado Por: e_frigeri
Data de Publicação: 15 Out 2013 as 22:17
Parabens amigo! viagem deve ter sido excelente! tem uma estimativa do valor gasto durante o passeio?
obrigado


Postado Por: fernando césar
Data de Publicação: 02 Jan 2014 as 23:34
Boa Noite E. Frigeri

Desculpa da demora de responder sua pergunta .... na ocasião fui
fazendo contato em cada pousada ....e cada uma delas tem seu preço...
variam de 120,00 a 200,00. ( casal )

   Vale a pena fazer o caminho.....recomendo

    Fernando César


Postado Por: fernando césar
Data de Publicação: 19 Fev 2014 as 11:45
Bom Dia Galera do Pedal

Tenho encontrado colegas que gostariam de fazer o
      Caminho Vale Europeu.   Neste relato tem histórias e sugestões. Espero ajudar cada um de vocês. Fizemos no semestre passado em Julho - 2013.   Se houver perguntas pode contar comigo.

        Fernando - Eralda

       



Postado Por: kiorugui
Data de Publicação: 26 Abr 2014 as 11:43
Muito show, e espero fazer o circuito com minha esposa, com pernoites em pousadas/hotéis.

Qual seria a melhor época para fazer, com suas vantagens e desvantagens?

Abraço.


-------------
Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.


Postado Por: fernando césar
Data de Publicação: 26 Abr 2014 as 21:22
Boa Noite Kiorugui.

   Fizemos no mês de Julho no período das férias escolares.
   Temperatura agradável....sem chuvas.... pois no verão pode ocorrer chuvas constantes e possível queda de barreiras, estradas de terra com difícil acesso e dificuldade no pedal. No mais estou a disposição.

    Fernando César


Postado Por: marcelorodrigo
Data de Publicação: 06 Mai 2015 as 19:35
Ressucitando o post Ouch
Para obter o tal certificado de conclusão do Vale Europeu, é necessário somente carimbar o passaporte em todo o caminho ou é obrigado a se hospedar nas pousadas que o circuito indica?


-------------
http://marcelorodrigo.com" rel="nofollow - http://marcelorodrigo.com


Postado Por: Trika
Data de Publicação: 27 Ago 2015 as 10:36
olá,
qual a melhor época do ano para fazer o Roteiro? em termos de clima? estamos fugindo do calor do nordeste Wink. Obrigada


Postado Por: marcelorodrigo
Data de Publicação: 27 Ago 2015 as 12:47
Originalmente postado por Trika Trika escreveu:

olá,
qual a melhor época do ano para fazer o Roteiro? em termos de clima? estamos fugindo do calor do nordeste Wink. Obrigada


Trika, eu moro nas cidades próximas (120km) e a melhor época é ainda no outono ou ainda no início do verão, quando as chuvas ja acabaram. Dezembro a março faz muito calor, então se quer fugir do calor evite esta época.


-------------
http://marcelorodrigo.com" rel="nofollow - http://marcelorodrigo.com


Postado Por: Trika
Data de Publicação: 27 Ago 2015 as 17:53
Olá, muito obrigada pela dica,vou me organizar e se precisar eu chamo né? Estou muito interessada. Um abraço.


Postado Por: marcelorodrigo
Data de Publicação: 27 Ago 2015 as 22:12
Originalmente postado por Trika Trika escreveu:

Olá, muito obrigada pela dica,vou me organizar e se precisar eu chamo né? Estou muito interessada. Um abraço.


Trika, quais datas pretende ir? Como está sua programação?
Eu pretendo fazer a viagem na segunda quinzena de novembro (ou outubro? nao sei) e fazer o circuito em 4 ou 5 dias, no máximo.


-------------
http://marcelorodrigo.com" rel="nofollow - http://marcelorodrigo.com


Postado Por: raulino
Data de Publicação: 27 Ago 2015 as 22:23
relato sensacional... inspirador e mto util... estou planejando o vale europeu para 2016, será meu primeiro ciclotur

-------------
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport


Postado Por: Trika
Data de Publicação: 28 Ago 2015 as 09:13
oi, 
pensava em ir em janeiro, mas no calor não acho legal. Então só poderei ir em julho nas férias escolares pq sou professora universitária. Acho legal tb entre 4 e 5 dias, gosto de pedalar mas tb de tirar fotos e curtir o lugar, vc acha que dá né? Comecei agora a me organizar, preciso comprar alforjes e demais equipamentos, estou só com a bike e com bagageiro. E vc como está seu planejamento?


Postado Por: raulino
Data de Publicação: 29 Ago 2015 as 09:09
olá trika!! eu por enquanto já tenho a bike, o capacete e a disposição rsrsrs preciso me condicionar melhor e adquirir bagageiro e alforges até dezembro... já fiz pedais até pomerode e timbó e estive de carro com a família no Tapyoka

baixei os percursos no site do circuito e descobri que as prefeituras da região possuem os mapas das ruas em PDF na internet, incluindo ruas de terra e estradas rurais (mais fidedignas que o google maps)... ainda não sei se farei o circuito todo em uma semana ou em trechos nos finais de semana livres e feriados, estou avaliando e tb devo definir este ano

sobre o clima, as temperaturas daqui em Janeiro não são maiores que as de Natal, mas também são altas e a dificuldade maior pode ser a sensação térmica, pois a umidade é alta e costuma ventar pouco no vale devido à geografia... provavelmente farei no inverno, mas ao contrário do que ocorre no sudeste (onde nasci) aqui no sul chove no inverno tanto quanto no verão, então preparação para chuva é essencial sempre

e vc como está se planejando?? abs e dom fds

-------------
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport


Postado Por: marcelorodrigo
Data de Publicação: 31 Ago 2015 as 09:01
Originalmente postado por Trika Trika escreveu:

Acho legal tb entre 4 e 5 dias, gosto de pedalar mas tb de tirar fotos e curtir o lugar, vc acha que dá né


Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

e vc como está se planejando?? abs e dom fds


Acredito que dá sim, meu planejamento comporta justamente no máximo 4 ou 5 dias. Estou planejando fazer os três primeiros dias do circuito (parte baixa) num dia só, por serem mais planos, aqui a viagem já fica com 5 dias, mas dá pra abreviar mais sem perder os atrativos, é so pedalar um pouco mais cada dia.

Com um pouco de treino nas subidas, meu planejamento está ficando assim:

Dia 1 - Timbó, Rio dos Cedros, Pomerode, Indaial, Rodeio (dia 1/2/3 do circuito)
Dia 2 - Rodeio, Doutor Pedrinho, Altos Cedros (dia 4 e 5)
Dia 3 - Altos Cedros, Palmeiras, Timbó (dia 6 e 7)

Ainda ficaria com 1 dia para alguma "sorte" com alguma chuvarada, problemas na bike ou algo assim de folga, ou se sentir cansado e quiser aproveitar mais a paisagem mesmo. A ideia é que fazendo uma média de 15km/h (bem acessível para cicloturismo, mesmo com variação de terreno) dá pra levantar cedo, tomar um café e 8h cair na estrada. Contando 6h de movimento diariamente dá pra fazer fácil uma média 90km, atendendo a programação. Não tenho alforges, a ideia é ir com um bagageiro e amarrar bem uma pequena mala ou mochila maior no bagageiro e seguir viagem.

E vocês, onde pretendem ficar? Pretendem fazer os 7 dias sugeridos ou abreviar também?
Quais dicas compartilham?

Meu pla


-------------
http://marcelorodrigo.com" rel="nofollow - http://marcelorodrigo.com


Postado Por: Trika
Data de Publicação: 31 Ago 2015 as 10:18
olá, na verdade comecei agora, estou vendo os trechos e organizando os dias assim como a melhor época para ir. É preciso definir datas, reservar pousadas e ver as passagens, ou seja, tudo. Não tenho certeza se vamos pra esse msm ou pra outro, tudo vai depender do preço das passagens. Você já tem certeza que vai? Um abraço,


Postado Por: marcelorodrigo
Data de Publicação: 31 Ago 2015 as 10:28
Originalmente postado por Trika Trika escreveu:

olá, na verdade comecei agora, estou vendo os trechos e organizando os dias assim como a melhor época para ir. É preciso definir datas, reservar pousadas e ver as passagens, ou seja, tudo. Não tenho certeza se vamos pra esse msm ou pra outro, tudo vai depender do preço das passagens. Você já tem certeza que vai? Um abraço,


Sim, tenho férias agendadas em outubro e novembro, então devo fechar um destes dois períodos. Eu moro em Joinville, distante 110km de Timbó, então devo ir e voltar pedalando de casa até Timbó, adicionando 1 dia na ida e outro na volta até lá :)


-------------
http://marcelorodrigo.com" rel="nofollow - http://marcelorodrigo.com


Postado Por: Lara_V
Data de Publicação: 24 Fev 2016 as 17:38
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

olá trika!! eu por enquanto já tenho a bike, o capacete e a disposição rsrsrs preciso me condicionar melhor e adquirir bagageiro e alforges até dezembro... já fiz pedais até pomerode e timbó e estive de carro com a família no Tapyoka

baixei os percursos no site do circuito e descobri que as prefeituras da região possuem os mapas das ruas em PDF na internet, incluindo ruas de terra e estradas rurais (mais fidedignas que o google maps)... ainda não sei se farei o circuito todo em uma semana ou em trechos nos finais de semana livres e feriados, estou avaliando e tb devo definir este ano

sobre o clima, as temperaturas daqui em Janeiro não são maiores que as de Natal, mas também são altas e a dificuldade maior pode ser a sensação térmica, pois a umidade é alta e costuma ventar pouco no vale devido à geografia... provavelmente farei no inverno, mas ao contrário do que ocorre no sudeste (onde nasci) aqui no sul chove no inverno tanto quanto no verão, então preparação para chuva é essencial sempre

e vc como está se planejando?? abs e dom fds


Postado Por: Lara_V
Data de Publicação: 24 Fev 2016 as 17:45
Olá, pretendo ir em Julho/2016, estou com dificuldade em achar pousada no dia 20/07. Vi que estiveram em Alto Cedro - Raulino Duwe - 47 3057 5581.  Vocês gostaram?

O Site dos Circuito está fora do ar. Alguém teria as planilhas em PDF para me ajudar? ou GPS?

Vi um outro trajeto do caminhos do Sertão, é muito diferente do que vcs fizeram?

Timbó a Pomerode (55 km)

Pomerode a Rodeio (55 km)

Rodeio a Doutor Pedrinho (47 km)

em volta de Doutor Pedrinho (51 km)

Dr. Pedrinho a Alto Cedros (41 km)

Alto Cedros a Timbó (55 km)


Obrigada!


Postado Por: guithepunk
Data de Publicação: 07 Mar 2016 as 16:50
Vale europeu é lindo, estou me preparando para final do ano eu e minha esposa partirmos para viagem. Pretendemos fazer em 5~6 dias, alguma dica de alguém que já fez?


Postado Por: maxx3262
Data de Publicação: 16 Mar 2016 as 14:30
Eu e um grupo (+6 pessoas) faremos entre a semana do Natal ao Ano Novo, passando o Ano Novo lá, em Palmeiras no 6º dia de pedal.

Estou encontrando dificuldades na reserva no dia 31, liguei para o Bar da Bia, que disse que não ficaremos sem lugar, nem que ela abra a porta da casa dela...bacana o clima de recepção do pessoal de lá...




Postado Por: ejr189
Data de Publicação: 17 Mar 2016 as 15:41
Originalmente postado por maxx3262 maxx3262 escreveu:

Eu e um grupo (+6 pessoas) faremos entre a semana do Natal ao Ano Novo, passando o Ano Novo lá, em Palmeiras no 6º dia de pedal.

Estou encontrando dificuldades na reserva no dia 31, liguei para o Bar da Bia, que disse que não ficaremos sem lugar, nem que ela abra a porta da casa dela...bacana o clima de recepção do pessoal de lá...


Show isso, pessoal la é muito hospitaleiro.


Postado Por: ivoleo
Data de Publicação: 18 Mar 2016 as 11:29
Originalmente postado por Lara_V Lara_V escreveu:

Olá, pretendo ir em Julho/2016, estou com dificuldade em achar pousada no dia 20/07. Vi que estiveram em Alto Cedro - Raulino Duwe - 47 3057 5581.  Vocês gostaram?

O Site dos Circuito está fora do ar. Alguém teria as planilhas em PDF para me ajudar? ou GPS?

Vi um outro trajeto do caminhos do Sertão, é muito diferente do que vcs fizeram?

Timbó a Pomerode (55 km)

Pomerode a Rodeio (55 km)

Rodeio a Doutor Pedrinho (47 km)

em volta de Doutor Pedrinho (51 km)

Dr. Pedrinho a Alto Cedros (41 km)

Alto Cedros a Timbó (55 km)
Obrigada!

Oie LARA_V,
Se vc não conseguiu as planilhas que estava precisando, segue links abaixo:

Segue links abaixo:
1 Dia - https://onedrive.live.com/redir?resid=1F817559E478B331!1511&authkey=!AGapIAoRdMbBfJs&ithint=file%2cpdf" rel="nofollow - Planilha - https://onedrive.live.com/redir?resid=1F817559E478B331!1575&authkey=!AG5k966sqbqfqqM&ithint=file%2cgpx" rel="nofollow - Arquivo GPX
2 Dia - https://onedrive.live.com/redir?resid=1F817559E478B331!1510&authkey=!AJ_CHHKgd5aMwTk&ithint=file%2cpdf" rel="nofollow - Planilha - https://onedrive.live.com/redir?resid=1F817559E478B331!1574&authkey=!AOnnbUSF53X_HQA&ithint=file%2cgpx" rel="nofollow - Arquivo GPX  
3 Dia - https://onedrive.live.com/redir?resid=1F817559E478B331!1505&authkey=!AAEJ2U8ZsZbRSpw&ithint=file%2cpdf%20" rel="nofollow - Planilha - https://onedrive.live.com/redir?resid=1F817559E478B331!1572&authkey=!AA5CQ3dV7S-3Og0&ithint=file%2cgpx" rel="nofollow - Arquivo GPX
4 Dia - https://onedrive.live.com/redir?resid=1F817559E478B331!1509&authkey=!AFWlEwkvtNOD38k&ithint=file%2cpdf" rel="nofollow - Planilha - https://onedrive.live.com/redir?resid=1F817559E478B331!1569&authkey=!AD1A0i-hUlIxfBc&ithint=file%2cgpx" rel="nofollow - Arquivo GPX
5 Dia - https://onedrive.live.com/redir?resid=1F817559E478B331!1508&authkey=!AByhsGT5pCzsPLg&ithint=file%2cpdf%20" rel="nofollow - Planilha - https://onedrive.live.com/redir?resid=1F817559E478B331!1567&authkey=!AJ07ga9dYYhRqgk&ithint=file%2cgpx" rel="nofollow - Arquivo GPX
6 Dia - https://onedrive.live.com/redir?resid=1F817559E478B331!1507&authkey=!AIfX4RUkx5mAzNw&ithint=file%2cpdf" rel="nofollow - Planilha - https://onedrive.live.com/redir?resid=1F817559E478B331!1566&authkey=!ALvCVNjQz5BCExc&ithint=file%2cgpx" rel="nofollow - Arquivo GPX
7 Dia - https://onedrive.live.com/redir?resid=1F817559E478B331!1506&authkey=!ALD9u9MwjGUTikQ&ithint=file%2cpdf" rel="nofollow - Planilha - https://onedrive.live.com/redir?resid=1F817559E478B331!1565&authkey=!AGnBp-2M5oF9x5M&ithint=file%2cgpx" rel="nofollow - Arquivo GPX

https://onedrive.live.com/redir?resid=1F817559E478B331!1548&authkey=!APQ2NgBTM5x9Bes&ithint=file%2cpdf" rel="nofollow - Lista de pousadas que fiquei no VeloTur 2015.

Os Arquivos GPX não são praticamente iguais ao percurso da panilha, pois o terceiro dia ao inves de pernoitar em Rodeio, inicio o percurso do 4 dia e vou dormir lá no Zinco. No restante segue o percurso padrão gravando de pousada-a-pousada.

Referente a hospedagem em Alto Cedro, a Hospedagem do seu Raulino é uma estrutura simples, mas aconchegante. Ele inclusive busca de barco na barragem para não dar toda a volta na represa de bike. Tem também o Paraíso das Ilhas - Telefone:(47) 3386-0780 - que fica logo após o parador. Estrutura legal, mas nunca fiquei hospedado. O Parador da Montanha e o Lindnerhof para mim são os melhores, com excelente estrutura de quartos e restaurante. Um possui lago com caiaque e bom para mergulho enquanto o outro tem piscina no Deck. Camas superconfortáveis com estrutura e atendimento impecáveis. Mas tudo tem seu preço...

[]´s


-------------
Leo - Ivo Leonardo Schmitz
http://viagemsemgluten.com.br
http://cicloturismobq.com.br

- Bike Caloi Elite FS 2015;
- Bike TOURING SPCLZD Sirrus 2010;
- Bike MTB Mosso Chalenger 2011.


Postado Por: ivoleo
Data de Publicação: 18 Mar 2016 as 11:36
Só para informar que o Site Oficial do Circuito Vale Europeu Catarinense de Cicloturismo já está novamente no ar com todas as informações de hotéis e planilhas.

http://cicloturismo.circuitovaleeuropeu.com.br/" rel="nofollow - http://cicloturismo.circuitovaleeuropeu.com.br/

[]´s


-------------
Leo - Ivo Leonardo Schmitz
http://viagemsemgluten.com.br
http://cicloturismobq.com.br

- Bike Caloi Elite FS 2015;
- Bike TOURING SPCLZD Sirrus 2010;
- Bike MTB Mosso Chalenger 2011.


Postado Por: maxx3262
Data de Publicação: 18 Mar 2016 as 11:48
Originalmente postado por ivoleo ivoleo escreveu:

Só para informar que o Site Oficial do Circuito Vale Europeu Catarinense de Cicloturismo já está novamente no ar com todas as informações de hotéis e planilhas.

http://cicloturismo.circuitovaleeuropeu.com.br/ - http://cicloturismo.circuitovaleeuropeu.com.br/

[]´s

Ivo, informações valiosas e tenho uma dúvida, vamos em uma semana de natal para ano novo, algumas Pousadas como Vale dos Ventos, Parador e outras não querem receber diárias de um dia de nenhuma forma, será que terei facilidade com os locais na hospedagem? Liguei e me pareceram muito simpáticos e hospitaleiros....digo só por experiências...


Postado Por: ivoleo
Data de Publicação: 18 Mar 2016 as 13:23
Originalmente postado por maxx3262 maxx3262 escreveu:


Ivo, informações valiosas e tenho uma dúvida, vamos em uma semana de natal para ano novo, algumas Pousadas como Vale dos Ventos, Parador e outras não querem receber diárias de um dia de nenhuma forma, será que terei facilidade com os locais na hospedagem? Liguei e me pareceram muito simpáticos e hospitaleiros....digo só por experiências...

Max,

Entendo a preocupação deles em perderem uma reserva completa de uma semana por falta de quartos em apenas uma noite que já estaria ocupada, mas eles possuem uma certa responsabilidade em receber o pessoal desta forma, devido a questão do circuito. 

Você informaram no contato que estariam fazendo de bicicleta e por este motivo ficariam apenas uma pernoite?

Não é o ideal fazer o ValeEuropeu sem reservas, talvez nesta caso a opção de negociar com eles caso não tenham disponibilidade de quarto, disponibilizarem um local para o camping e incluir na bagagem uma barraca, atenda a necessidade em caso de emergência.

Outra opção é fazer contato com o consorciotur(a)cimvi.sc.gov.br ou circuitovaleeuropeu(a)tpa.com.br e explicar a dificuldades que estão encontrando. Acredito que eles possam auxiliar.

[]´s


-------------
Leo - Ivo Leonardo Schmitz
http://viagemsemgluten.com.br
http://cicloturismobq.com.br

- Bike Caloi Elite FS 2015;
- Bike TOURING SPCLZD Sirrus 2010;
- Bike MTB Mosso Chalenger 2011.


Postado Por: maxx3262
Data de Publicação: 21 Mar 2016 as 14:27
Originalmente postado por ivoleo ivoleo escreveu:

Originalmente postado por maxx3262 maxx3262 escreveu:


Ivo, informações valiosas e tenho uma dúvida, vamos em uma semana de natal para ano novo, algumas Pousadas como Vale dos Ventos, Parador e outras não querem receber diárias de um dia de nenhuma forma, será que terei facilidade com os locais na hospedagem? Liguei e me pareceram muito simpáticos e hospitaleiros....digo só por experiências...

Max,

Entendo a preocupação deles em perderem uma reserva completa de uma semana por falta de quartos em apenas uma noite que já estaria ocupada, mas eles possuem uma certa responsabilidade em receber o pessoal desta forma, devido a questão do circuito. 

Você informaram no contato que estariam fazendo de bicicleta e por este motivo ficariam apenas uma pernoite?

Não é o ideal fazer o ValeEuropeu sem reservas, talvez nesta caso a opção de negociar com eles caso não tenham disponibilidade de quarto, disponibilizarem um local para o camping e incluir na bagagem uma barraca, atenda a necessidade em caso de emergência.

Outra opção é fazer contato com o consorciotur(a)cimvi.sc.gov.br ou circuitovaleeuropeu(a)tpa.com.br e explicar a dificuldades que estão encontrando. Acredito que eles possam auxiliar.

[]´s

Agradeço, vou contatar eles para me ajudarem, realmente o único dia é de Palmeiras, justo na virada do ano, nenhum pré dispôs as reservas. Realmente pensamos em levar duas barracas.

Apenas uma dúvida, um dos nossos amigos irá de carro, como achar a Pousada Raulino Duwe (Isolde)?  


Postado Por: ivoleo
Data de Publicação: 21 Mar 2016 as 15:36
Originalmente postado por maxx3262 maxx3262 escreveu:

Agradeço, vou contatar eles para me ajudarem, realmente o único dia é de Palmeiras, justo na virada do ano, nenhum pré dispôs as reservas. Realmente pensamos em levar duas barracas.
Segue mais algumas opções de hospedagem em PALMEIRAS:
- Carlos - Península Palmeiras: 47. 3036-8085 (hcv.12(a)hotmail.com);
- Jaime Bonette: 47 3386-0632;
- Flor da Terra - Vanusa: 47. 4052.9495 (flordaterra.chale(a)hotmail.com);
- Leonardo Palmeiras - 47. 3036-8084 (leonardoropelato(a)hotmail.com); 
Ps.: não conheço pessoalmente nenhuma delas.

Originalmente postado por maxx3262 maxx3262 escreveu:

Apenas uma dúvida, um dos nossos amigos irá de carro, como achar a Pousada Raulino Duwe (Isolde)?  
Nunca fui pedalando ou de carro, mas dizem ser bem simples chegar pois é necessário somente contornar a represa.

[]´s


-------------
Leo - Ivo Leonardo Schmitz
http://viagemsemgluten.com.br
http://cicloturismobq.com.br

- Bike Caloi Elite FS 2015;
- Bike TOURING SPCLZD Sirrus 2010;
- Bike MTB Mosso Chalenger 2011.


Postado Por: elton40
Data de Publicação: 12 Abr 2016 as 15:40
Dia 01 de maio começamos o trajeto, mas com intenção de acampar todas as noites.
Alguma informação adicional/importante, para quem não vai usar hotel/pousada?
É fácil arrumar camping? Tem isso lá? Caso não tenha, iremos acampar assim mesmo, "camping selvagem"Thumbs Up
Qualquer informação será bem vindaSmile


-------------
XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER



Postado Por: marcelorodrigo
Data de Publicação: 12 Abr 2016 as 15:46
Originalmente postado por elton40 elton40 escreveu:

Dia 01 de maio começamos o trajeto, mas com intenção de acampar todas as noites.
Alguma informação adicional/importante, para quem não vai usar hotel/pousada?
É fácil arrumar camping? Tem isso lá? Caso não tenha, iremos acampar assim mesmo, "camping selvagem"Thumbs Up
Qualquer informação será bem vindaSmile

Três colegas da minha cidade fizeram a loucura de fazer o trajeto em 3 dias, na correria. Pegaram sol de rachar na parte baixa e muita chuva na parte alta, onde acamparam. A maioria dos lugares não tinha camping, eles acampavam em gramados em igrejas ou negociando poucos reais algum gramado e água pra beber/lavar a bike com moradores. Ou seja, bem selvagem mesmo ... mas não é impossível, tudo depende do quanto está disposto a manter este estilo Big smile

Eu devo fazer o circuito com um amigo na segunda quinzena de Outubro deste ano, visto que ano passado não consegui por causa do alto volume de chuvas que caiu aqui em SC.

Elton, tens algum blog que irá postar a viagem? Ou conta no Strava?


-------------
http://marcelorodrigo.com" rel="nofollow - http://marcelorodrigo.com


Postado Por: ivoleo
Data de Publicação: 13 Abr 2016 as 08:35
Originalmente postado por elton40 elton40 escreveu:

Dia 01 de maio começamos o trajeto, mas com intenção de acampar todas as noites.
Alguma informação adicional/importante, para quem não vai usar hotel/pousada?
É fácil arrumar camping? Tem isso lá? Caso não tenha, iremos acampar assim mesmo, "camping selvagem"Thumbs Up
Qualquer informação será bem vindaSmile

Como já falado acima, não existem estruturas de camping na região do Circuito do Vale Europeu, até porque ele foi desenvolvido com o apoio das hospedarias que tem por objetivo trazer mais pessoas para suas estrutura.

Mas isto não impossibilita a acampamento, até porque está cada vez mais comum encontrar pessoas vindo para pedalar na região com este objetivo. Dê uma olhada no blog do http://www.pedarilhos.com.br" rel="nofollow - Pedarilhos , pois eles foram um dos primeiros a fazer o circuito acampando todos os dias como "treinamento" para sua viagem, acredito que tenha informações importantes.

Como possíveis locais de acampamento, posso lhe indicar em Pomerode o Pavilhão de Eventos, em Indaial o Ginásio de Esportes que fica ao lado da Polícia Militar e bem no centro da Cidade. Se for subir o Zinco, local aonde normalmente se faz a pernoite do terceiro dia depois de Rodeio, é necessário fazer contato e negociar antecipadamente esta possibilidade pois nem sempre estão na propriedade e não permitem a entrada sem autorização.  Daqui em diante, avalie acampar nos pontos turísticos indicado no caminho para ter uma estrutura disponível, com certeza será bem recebido por todos, e mesmo assim você encontrará facilidade para camping selvagem, pois mesmo as cidades são pequenas e seguras.

[]´s


-------------
Leo - Ivo Leonardo Schmitz
http://viagemsemgluten.com.br
http://cicloturismobq.com.br

- Bike Caloi Elite FS 2015;
- Bike TOURING SPCLZD Sirrus 2010;
- Bike MTB Mosso Chalenger 2011.


Postado Por: elton40
Data de Publicação: 13 Abr 2016 as 10:37
Originalmente postado por marcelorodrigo marcelorodrigo escreveu:


Três colegas da minha cidade fizeram a loucura de fazer o trajeto em 3 dias, na correria. 

..bem selvagem mesmo .. tudo depende do quanto está disposto a manter este estilo 

 não consegui por causa do alto volume de chuvas que caiu aqui em SC.

Elton, tens algum blog que irá postar a viagem? Ou conta no Strava?
Bom dia Marcelo,
Pretendemos fazer tranquilo, dentro dos 7 dias.
...e estamos dispostos a manter o estilo (acampar, seja onde for)
sobre o tempo, sabe se em maio é chuvoso? ... sei que existe a chance já ter frente fria chegando...
Postarei aqui no fórum a viagem, ok??
gracias


-------------
XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER



Postado Por: elton40
Data de Publicação: 13 Abr 2016 as 10:42
Originalmente postado por ivoleo ivoleo escreveu:

... não existem estruturas de camping na região...mas isto não impossibilita a acampamento..Dê uma olhada no blog do http://www.pedarilhos.com.br" rel="nofollow - Pedarilhos

...em Pomerode o Pavilhão de Eventos...

em Indaial o Ginásio de Esportes que fica ao lado da Polícia Militar e bem no centro da Cidade. 

...Se for subir o Zinco ... pernoite do terceiro dia depois de Rodeio, é necessário fazer contato e negociar antecipadamente

...avalie acampar nos pontos turísticos ... e mesmo assim você encontrará facilidade para camping selvagem...
Ivo, bom dia,
É mais ou menos o que eu previa.
Obrigado, valeu!



-------------
XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER



Postado Por: marcelorodrigo
Data de Publicação: 13 Abr 2016 as 10:52
Originalmente postado por elton40 elton40 escreveu:

Bom dia Marcelo,
Pretendemos fazer tranquilo, dentro dos 7 dias.
...e estamos dispostos a manter o estilo (acampar, seja onde for)
sobre o tempo, sabe se em maio é chuvoso? ... sei que existe a chance já ter frente fria chegando...
Postarei aqui no fórum a viagem, ok??
gracias

Opa, de modo geral o Ciram/Epagri relata que estamos tendo um outono de chuvas, com tempos de estiagem também. De modo geral, venha preparado para um frio eventual e monitore a previsão pelo menos uma semana antes. http://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=112&Itemid=265" rel="nofollow - Acesse o relatório para mais detalhes.

No http://www.inmet.gov.br/sim/gera_graficos.php" rel="nofollow - relatório de climatologia do INMET podes acompanhar a média mensal de chuvas da região (selecione a estação de Indaial, o circuito passa por lá) e ter uma boa base das chuvas.

Espero ter ajudado e aguardo o relato no fórum! Boa viagem.


-------------
http://marcelorodrigo.com" rel="nofollow - http://marcelorodrigo.com


Postado Por: elton40
Data de Publicação: 13 Abr 2016 as 15:22
Thumbs Up
valeu...


-------------
XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER



Postado Por: marcelorodrigo
Data de Publicação: 13 Abr 2016 as 15:30
Originalmente postado por elton40 elton40 escreveu:

Thumbs Upvaleu...
Se foi útil, clica no obrigado ali na mensagem LOL


-------------
http://marcelorodrigo.com" rel="nofollow - http://marcelorodrigo.com


Postado Por: elton40
Data de Publicação: 15 Abr 2016 as 23:21
Originalmente postado por marcelorodrigo marcelorodrigo escreveu:

Originalmente postado por elton40 elton40 escreveu:

Thumbs Upvaleu...
Se foi útil, clica no obrigado ali na mensagem LOL
Big smileBig smilenunca reparei nesse ícone...é q sou novo aqui ... abraçosTongue

-------------
XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER



Postado Por: marcelorodrigo
Data de Publicação: 18 Abr 2016 as 08:19
Originalmente postado por elton40 elton40 escreveu:

Big smileBig smilenunca reparei nesse ícone...é q sou novo aqui ... abraçosTongue

Esse "novo" aqui me quebrou as pernas, mais velho que eu de fórum LOL.
Atualizando a galera que tá pensando em fazer o circuito:

  • Podem considerar uma média de R$120 impeachments por dia só com hospedagem/pessoa (a maioria inclui jantar e café, alguns ainda um lanche a tarde na chegada). Falo isso porque na internet tem vários relatos de gente que gastou metade disso, mas o tempo passou e com certeza os ajustes nos valores ocorreram.
  • A maioria das hospedagens demoram entre 5 e 8 dias para responder por email, tenha paciência.
  • As hospedagens que não tem email, o melhor horário para ligar é entre 7~9h e 12~14h nesta ordem. Foi a melhor taxa de sucesso que obtive até agora.
  • Reservem com antecedência, já tem casos de pousadas ou cama/café lotados para daqui 6 meses.



-------------
http://marcelorodrigo.com" rel="nofollow - http://marcelorodrigo.com


Postado Por: maxx3262
Data de Publicação: 18 Abr 2016 as 08:24
Só complementando e ajudando, vamos fazer em Dezembro/2016 e realmente as estadias quase que dobraram para a data.

E me confirmaram que 30% é devido a alta temporada e a maior parte reajustes.




Postado Por: marcelorodrigo
Data de Publicação: 18 Abr 2016 as 08:34
Originalmente postado por maxx3262 maxx3262 escreveu:

Só complementando e ajudando, vamos fazer em Dezembro/2016 e realmente as estadias quase que dobraram para a data.
E me confirmaram que 30% é devido a alta temporada e a maior parte reajustes.

Pois é, mas nem é tanto por causa da alta temporada viu?
Eu vou em outubro/2016, mas cheguei a verificar possibilidade de ir em maio e também estava o mesmo valor. De qualquer forma, assim que eu fechar todas as hospedagens, vou tentar ajudar aqui a galera com telefones e emails atualizados, valores.

Max, como está sua programação, onde vai ficar em cada dia? Vai fazer em 7 dias mesmo? Se puder compartilhar seu planejamento, agradeço!


-------------
http://marcelorodrigo.com" rel="nofollow - http://marcelorodrigo.com


Postado Por: maxx3262
Data de Publicação: 18 Abr 2016 as 08:43
Originalmente postado por marcelorodrigo marcelorodrigo escreveu:

Originalmente postado por maxx3262 maxx3262 escreveu:

Só complementando e ajudando, vamos fazer em Dezembro/2016 e realmente as estadias quase que dobraram para a data.
E me confirmaram que 30% é devido a alta temporada e a maior parte reajustes.

Pois é, mas nem é tanto por causa da alta temporada viu?
Eu vou em outubro/2016, mas cheguei a verificar possibilidade de ir em maio e também estava o mesmo valor. De qualquer forma, assim que eu fechar todas as hospedagens, vou tentar ajudar aqui a galera com telefones e emails atualizados, valores.

Max, como está sua programação, onde vai ficar em cada dia? Vai fazer em 7 dias mesmo? Se puder compartilhar seu planejamento, agradeço!

Ficou mais ou menos assim:

DIAS 1° DIA 2° DIA 3° DIA 4° DIA 5º DIA 6º DIA 7º DIA 9º DIA
DATAS 25/dez 26/dez 27/dez 28/dez 29/dez 30/dez 31/dez 31/dez 01/jan
PERCURSO SP > TIMBÓ TIMBÓ > POMERODE POMERODE > INDAIAL INDAIAL > RODEIO RODEIO > PEDRINHO PEDRINHO > CEDROS CEDROS > PALMEIRAS PALMEIRAS > TIMBÓ TIMBÓ > SP
PERNOITE TIMBÓ POMERODE INDAIAL RODEIO PEDRINHO CEDROS PALMEIRAS TIMBÓ SP
KM 650 km 45 km 40,1 km 26,9 km 41,1 km 40 km 41 km 53 km 650 km
ALTIMETRIA   510 m 520 m 170 m 1.120 m 860 m 840 m 670 m  
DIFICULDADE 1 A 5   3 3 1 5 4 4 3  
HOTEL Timbó Park  Pousada Max Hotel Fink Cama Café Stolf Bella Pousada Raulino Duwe  Bar da Bia Timbó Park  Residencia SP
CONTATO/INFO SITE / E-MAIL - 47 3281-0700 / 41 8808-1999 Raquel - Pousada Max
(47) 3387-3070 / 3387-0598
Josani/JIO - Hotel FINK - (47) 3333-3703  47 3384.1498
 47 9981.3759 (Tim)
 47 9263.3470  (Vivo)
(47) 3388-0354 (47) 3057 5581            Ligar avisando (47) 3036-8095 SITE / E-MAIL - 47 3281-0700 / 41 8808-1999
ENDEREÇO
Rua Blumenau, 141 - Centro, Timbó, 
Rua XV de Novembro, 257 - Centro / Pomerode - Santa Catarina - CEP 89107-000 Marechal Deodoro da Fonseca, 1191 Indaial Santa Catarina Avenida Presidente Kennedy, 222
Centro – Rodeio
CEP: 89136-000
Rua Capelão Beill, 477( Estrada do Lima )   TRANSLADO TIMBÓ R$250,00 - ALEXANDRE (47) 9965-8388
Rua Blumenau, 141 - Centro, Timbó, 
VALOR INDIVUAL  R$ 195,00 R$ 95,00 R$ 70,00 R$ 80,00 R$ 130,00 R$ 120,00 R$ 50,00 R$ 195,00  
VALOR CASAL R$ 250,00 R$ 255,00 R$ 130,00 R$ 130,00 R$ 260,00 R$ 240,00 R$ 100,00 R$ 250,00  


Postado Por: maxx3262
Data de Publicação: 18 Abr 2016 as 08:46
Dia 31/12 em Palmeiras todos vão estar off e não tenho confirmação de estadia, fomos orientados pela própria estrutura de turismo em dormir em Timbó e passar o ano novo lá (estrtura).

Se a galera aguentar dobrar o dia (pois a maioria é descida de Palmeiras a Timbó) vamos no pedal, se não é Van até lá.

Diluímos bem, deixei opcional a cachoeira, depende como nosso grupo vai se animar.

É parte da planilha que montei de planejamento.

Média com a totalidade de gastos individual e casal, tudo!

HOTEL ALIMENTO COMB + PEDÁGIO TRANSLADO FUNDO RESERVA SOS
R$ 1.615,00 R$ 540,00 R$ 365,00 R$ 100,00 R$ 200,00   R$ 2.820,00
R$ 1.615,00 R$ 540,00 R$ 265,00 R$ 50,00 R$ 200,00   R$ 2.670,00
R$ 935,00 R$ 275,00 R$ 182,50 R$ 50,00 R$ 200,00   R$ 1.642,50
R$ 935,00 R$ 275,00 R$ 182,50 R$ 50,00 R$ 200,00   R$ 1.642,50


Postado Por: marcelorodrigo
Data de Publicação: 18 Abr 2016 as 14:51
Aqui tem ficado assim:

Timbó - Iria's Hotel
R$60 por pessoa com café (ou 50 se sem ar condicionado)

Pomerode - Hostel Dina
R$90 por pessoa com café

Timbó - Cama e Café Stolf
R$65 por pessoa com café

Campo do Zinco
R$172 por pessoa com jantar e café

Dr. Pedrinho - Bella Pousada
R$120 por pessoa com jantar e café

Altos Cedros - Raulino
Não tenho os valores ainda

Palmeiras - Cama e Café Victorino
R$150 com café da tarde, jantar e café da manhã

*Não faremos pernoite em Indaial pois vamos "emendar" o dia 2 e 3 num único dia e dar uma esticada no campo do zinco, mantendo o circuito em 7 dias.

A média tem ficado em $109,50 por dia nos 6 dias que já tenho valores. A maioria pediu 50% adiantado para garantir reserva.


-------------
http://marcelorodrigo.com" rel="nofollow - http://marcelorodrigo.com


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 27 Mai 2016 as 21:09
Colegas que moram na regiao do circuito (ou já fizeram o percurso): a época entre julho e agosto é uma boa para fazer o pedal? Chove muito na região ou é mais seco como aqui em Curitiba?
Estou me programando para fazer esse trajeto e teria que ser nessa época, neste ano.

-------------
strava.com/athletes/6410495


Postado Por: marcelorodrigo
Data de Publicação: 29 Mai 2016 as 17:02
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Colegas que moram na regiao do circuito (ou já fizeram o percurso): a época entre julho e agosto é uma boa para fazer o pedal? Chove muito na região ou é mais seco como aqui em Curitiba?
Estou me programando para fazer esse trajeto e teria que ser nessa época, neste ano.

Agosto costuma chover eventualmente menos que em julho, um período ainda que as temperaturas estão agradáveis e na média de 20 a 22c durante o dia.


-------------
http://marcelorodrigo.com" rel="nofollow - http://marcelorodrigo.com


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 30 Mai 2016 as 11:14
Originalmente postado por marcelorodrigo marcelorodrigo escreveu:

Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Colegas que moram na regiao do circuito (ou já fizeram o percurso): a época entre julho e agosto é uma boa para fazer o pedal? Chove muito na região ou é mais seco como aqui em Curitiba?
Estou me programando para fazer esse trajeto e teria que ser nessa época, neste ano.

Agosto costuma chover eventualmente menos que em julho, um período ainda que as temperaturas estão agradáveis e na média de 20 a 22c durante o dia.


Valeu Marcelo.

Como meu tempo será escasso, a ideia é fazer o percurso em 3 dias (sexta / sábado / domingo), sendo o 1º dia Timbó - Rodeio, o 2º dia Rodeio - Altos Cedros e o 3º Altos Cedros - Timbó. Será que alguém já fez com essa programação?


-------------
strava.com/athletes/6410495


Postado Por: marcelorodrigo
Data de Publicação: 30 Mai 2016 as 15:54
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Originalmente postado por marcelorodrigo marcelorodrigo escreveu:

Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Colegas que moram na regiao do circuito (ou já fizeram o percurso): a época entre julho e agosto é uma boa para fazer o pedal? Chove muito na região ou é mais seco como aqui em Curitiba?
Estou me programando para fazer esse trajeto e teria que ser nessa época, neste ano.

Agosto costuma chover eventualmente menos que em julho, um período ainda que as temperaturas estão agradáveis e na média de 20 a 22c durante o dia.


Valeu Marcelo.

Como meu tempo será escasso, a ideia é fazer o percurso em 3 dias (sexta / sábado / domingo), sendo o 1º dia Timbó - Rodeio, o 2º dia Rodeio - Altos Cedros e o 3º Altos Cedros - Timbó. Será que alguém já fez com essa programação?

Já teve relatos de gente que fez em 4 dias ou até em 3 dias mesmo.
Esteja preparado para um alto nível de exigência devido as constantes subidas. Não considere muito tempo livre para fotografar e curtir atrativos nas cidades devido ao pouco tempo disponível.

Se possível, eu sugiro você fazer só a parte alta nestes 3 dias e fazer o circuito completo em outra oportunidade, com mais calma.


-------------
http://marcelorodrigo.com" rel="nofollow - http://marcelorodrigo.com


Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 30 Mai 2016 as 16:20
Blz, vou me programar para fazer todo o circuito.  Se no dia 1 ou no começo do dia 2 surgir algum imprevisto, reduzo o percurso e faço apenas parcial.
Como vou sozinho e não sou de tirar fotos, e subida não é muito problema, acho que rola fazer tudo, só se aparecer um imprevisto como uma estrada fechada, uma tempestade que dure um dia todo, uma quebra na bike ou algo assim pra dar zebra.
Vou atualizando aqui as informações.


-------------
strava.com/athletes/6410495


Postado Por: ivoleo
Data de Publicação: 31 Mai 2016 as 08:30
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Blz, vou me programar para fazer todo o circuito.  Se no dia 1 ou no começo do dia 2 surgir algum imprevisto, reduzo o percurso e faço apenas parcial.
Como vou sozinho e não sou de tirar fotos, e subida não é muito problema, acho que rola fazer tudo, só se aparecer um imprevisto como uma estrada fechada, uma tempestade que dure um dia todo, uma quebra na bike ou algo assim pra dar zebra.
Vou atualizando aqui as informações.

Bom Dia JagWire,

Conforme já informado, normalmente chove menos nesta época mas quando isto acontece dura pelo menos o dia inteiro, já estrada fechada é bem raro de ocorrer. 

Não esqueça de vir preparado para o Frio, embora durante o dia as temperaturas fiquem na casa dos 20 graus por causa do sol, a parte alta do circuito pode chegar a temperaturas abaixo de 10º facilmente durante a noite e no inicio da manha n.

Como você quer fazer numa menor quantidade de dias, indicaria você iniciar o circuito a partir da cidade de Rodeio fazendo primeiro a parte alta e se tudo ocorrer conforme previsto, finalizar passando pelas cidades de Pomerode e Indaial. Desta maneira você não corre o risco de perder a melhor parte do circuito Vale Europeu.

[]´s


-------------
Leo - Ivo Leonardo Schmitz
http://viagemsemgluten.com.br
http://cicloturismobq.com.br

- Bike Caloi Elite FS 2015;
- Bike TOURING SPCLZD Sirrus 2010;
- Bike MTB Mosso Chalenger 2011.


Postado Por: Cintia Marinho
Data de Publicação: 03 Jun 2016 as 09:57
Fernando e Eralda, bom dia, li sua aventura e gostaria de saber mais detalhes sobre o tempo, pois estou pretendendo ir no final de junho começo de julho, será que chove muito, é muito frio?
Pelas fotos de vocês parece que o tempo estava firme e só choveu no último dia. Agradeço muito se me passarem mais informações a respeito do tempo.
Obrigada


Postado Por: marcelorodrigo
Data de Publicação: 03 Jun 2016 as 10:00
Pensando seriamente em abrir um tópico oficial sobre o Vale Europeu.
Todas as dicas estão espalhadas em vários tópicos de relatos (o cara que abriu esse não me parece estar interessado em compartilhar informações aqui) onde as informações acabam se perdendo, o que acham?


-------------
http://marcelorodrigo.com" rel="nofollow - http://marcelorodrigo.com


Postado Por: maxx3262
Data de Publicação: 03 Jun 2016 as 10:18
Originalmente postado por marcelorodrigo marcelorodrigo escreveu:

Pensando seriamente em abrir um tópico oficial sobre o Vale Europeu.
Todas as dicas estão espalhadas em vários tópicos de relatos (o cara que abriu esse não me parece estar interessado em compartilhar informações aqui) onde as informações acabam se perdendo, o que acham?

Sou a favor! Assim centraliza as infos....vou para lá em Dezembro de 2016.


Postado Por: elton40
Data de Publicação: 03 Jun 2016 as 14:26
Informações rápidas que posso passar sobre o circuito:

Fizemos os 7 trajetos, em 7 dias, no início deste mês (maio).

Fomos em 6 pessoas, com carga total. Levamos tudo. Camping, refeições, roupas, ferramentas, etc. De 30 a 50kg de carga cada um. Cicloturismo! (e não MTB).Embarrassed


No Vale Europeu, chegamos a conclusão que:

1 - Cicloturismo (carregado):
Nosso estilo (PEREGRINOS DO PANTANAL), com carga total. 
Nem um dia foi muito fácil. 
Dois dias foram difíceis. 

2 - Com carga pequena (para quem vai dormir em hotel/pousada):
 dá bem para aproveitar o percurso, fazendo turismo, tirando foto, etc...

3 - Com a bike vazia (MTB):
 dá p/ fazer mais de um trecho por dia. (mas aí perde o espírito "cicloturismo").

Visual muito bonito, mas repetitivo. Lá pelo quarto e quinto dia, só se vê eucalipto. Sobe, sobe, sobe, sobe...eucalipto...eucalipto...desce, desce, desce...eucalipto...eucalipto...

Estávamos esperando encontrar pelos trajetos, locais para degustar um vinho, umas comidas (guloseimas) locais, etc... NADA! 
Recebemos sim, várias buzinadas de moradores locais, que demostravam nitidamente que estávamos no "território" deles e estávamos atrapalhando (com excessões, lógico).
Nas cidades, poucos sabiam da existência do circuito, mas todos prestativos e amigáveis. (bem diferente da área urbana)

Meu relato completo com fotos tá aqui:
http://www.pedal.com.br/forum/vale-europeu-relato-muitas-fotos_topic86944.html







-------------
XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER



Postado Por: Jagwire
Data de Publicação: 03 Jun 2016 as 15:13
Originalmente postado por ivoleo ivoleo escreveu:

Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Blz, vou me programar para fazer todo o circuito.  Se no dia 1 ou no começo do dia 2 surgir algum imprevisto, reduzo o percurso e faço apenas parcial.
Como vou sozinho e não sou de tirar fotos, e subida não é muito problema, acho que rola fazer tudo, só se aparecer um imprevisto como uma estrada fechada, uma tempestade que dure um dia todo, uma quebra na bike ou algo assim pra dar zebra.
Vou atualizando aqui as informações.

Bom Dia JagWire,

Conforme já informado, normalmente chove menos nesta época mas quando isto acontece dura pelo menos o dia inteiro, já estrada fechada é bem raro de ocorrer. 

Não esqueça de vir preparado para o Frio, embora durante o dia as temperaturas fiquem na casa dos 20 graus por causa do sol, a parte alta do circuito pode chegar a temperaturas abaixo de 10º facilmente durante a noite e no inicio da manha n.

Como você quer fazer numa menor quantidade de dias, indicaria você iniciar o circuito a partir da cidade de Rodeio fazendo primeiro a parte alta e se tudo ocorrer conforme previsto, finalizar passando pelas cidades de Pomerode e Indaial. Desta maneira você não corre o risco de perder a melhor parte do circuito Vale Europeu.

[]´s


Valeu Ivo pelas informações! Vou me programar e atualizo aqui em breve, quando estiver pelo circuito.


-------------
strava.com/athletes/6410495


Postado Por: ivoleo
Data de Publicação: 03 Jun 2016 as 17:25
Originalmente postado por elton40 elton40 escreveu:

Visual muito bonito, mas repetitivo. Lá pelo quarto e quinto dia, só se vê eucalipto. Sobe, sobe, sobe, sobe...eucalipto...eucalipto...desce, desce, desce...eucalipto...eucalipto...

Estávamos esperando encontrar pelos trajetos, locais para degustar um vinho, umas comidas (guloseimas) locais, etc... NADA! 
Recebemos sim, várias buzinadas de moradores locais, que demostravam nitidamente que estávamos no "território" deles e estávamos atrapalhando (com excessões, lógico).
Nas cidades, poucos sabiam da existência do circuito, mas todos prestativos e amigáveis. (bem diferente da área urbana)

Olá Elton, 

Sem querer fazer críticas ao estilo de cicloturismo com acampamento que fizeram, mas vejo o Vale Europeu com um circuito destinado para quem vai ficar hospedado nas pousadas e hotéis. Na maioria dos casos (Parte Alta) inclusive são eles que oferecem o café da tarde, a jantar, o vinho, as guloseimas, uma boa conversa, entre outros atrativos. 

Digo isto, porque os principais apoiadores e manutentores deste circuito são estes próprios hotéis, além das prefeituras que como acontece em quase toda cidade sempre tem suas estratégias e problemas políticos. Sua visão "2 - Com carga pequena (para quem vai dormir em hotel/pousada):  dá bem para aproveitar o percurso, fazendo turismo, tirando foto, etc..." está coerente com a realidade para qual o circuito foi projetado.

Infelizmente, a região também tem sido tomada por eucaliptos, falta de água e pessoas com pressa em seus veículos automotores, embora seja numa parcial menor que no resto do Brasil.

Irei ler seu relato com mais calma no final de semana.
Abraço!


-------------
Leo - Ivo Leonardo Schmitz
http://viagemsemgluten.com.br
http://cicloturismobq.com.br

- Bike Caloi Elite FS 2015;
- Bike TOURING SPCLZD Sirrus 2010;
- Bike MTB Mosso Chalenger 2011.


Postado Por: elton40
Data de Publicação: 03 Jun 2016 as 17:55
ivoleo

Originalmente postado por ivoleo ivoleo escreveu:

... ao estilo de cicloturismo com acampamento que fizeram...o Vale Europeu...um circuito destinado para quem vai ficar hospedado nas pousadas e hotéis.
acho que independente onde cada um opta em dormir (e como dormir), o que sentimos falta foi de 'coisas' NO PERCURSO...(dormimos também em hotéis).

Originalmente postado por ivoleo ivoleo escreveu:

...são eles que oferecem o café da tarde, a jantar, o vinho, as guloseimas, uma boa conversa, entre outros atrativos.
 Sim sim, nas cidades não faltou nada do que procurávamos...tomamos vinho, cerveja, jantamos, etc...padrão...

Originalmente postado por ivoleo ivoleo escreveu:

...os principais apoiadores e manutentores...são estes próprios hotéis...prefeituras. Sua visão "2..." está coerente com a realidade para qual o circuito foi projetado.
Jóia


-------------
XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER



Postado Por: lyra
Data de Publicação: 05 Jun 2016 as 22:35
Originalmente postado por elton40 elton40 escreveu:

Informações rápidas que posso passar sobre o circuito:

Fizemos os 7 trajetos, em 7 dias, no início deste mês (maio).

Fomos em 6 pessoas, com carga total. Levamos tudo. Camping, refeições, roupas, ferramentas, etc. De 30 a 50kg de carga cada um. Cicloturismo! (e não MTB).Embarrassed



Obviamente que o que é "cicloturismo" é tópico de muito debate e interpretação, mas blz... agora 50kg de carga? Cada um? Isso contando a bike, ou a bike + 30/50kg?


-------------
http://ciclobits.blogspot.com


Postado Por: elton40
Data de Publicação: 05 Jun 2016 as 23:35
Originalmente postado por lyra lyra escreveu:


Obviamente que o que é "cicloturismo" é tópico de muito debate e interpretação, mas blz... agora 50kg de carga? Cada um? Isso contando a bike, ou a bike + 30/50kg?
bike + carga Thumbs Up
Nosso estilo é com carga completa e assim acabamos também por economizar. 
Estamos acostumados aqui no MS, onde dependendo do trajeto, pedalamos até 200km sem passar por nenhuma cidade.
Por exemplo no Vale: 6 pessoas dormindo 6 noites em hotel.
80,00/diária x 6 = 480,00
450,00 x 6 dias =2.880,00
+ 12 diárias (ida e volta dos 6) da viagem para chegar em SC + combustível de 2.600km (total).
falência total na segunda cicloviagemConfused



-------------
XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER



Postado Por: lyra
Data de Publicação: 06 Jun 2016 as 08:57
Originalmente postado por elton40 elton40 escreveu:

Originalmente postado por lyra lyra escreveu:


Obviamente que o que é "cicloturismo" é tópico de muito debate e interpretação, mas blz... agora 50kg de carga? Cada um? Isso contando a bike, ou a bike + 30/50kg?
bike + carga Thumbs Up
Nosso estilo é com carga completa e assim acabamos também por economizar. 


A questão nem era de $$, mas sim que até mesmo pelas fotos vcs parecem carregados demais. Mas de novo, é uma questão pessoal e eu fiquei curioso com o que vcs estavam levando para dar todo esse peso.

Mas já que vc tocou na questão financeira: na minha ultima viagem, minha bagagem "despachavel"(bike dentro da caixa + 1 alforge + 1 saque estanque com coisas) deu 33kg, excedendo assim em 10kg a franquia ridicula de 23kg para voos dentro da america latina. O resultado foi uma taxa de 100 doletas a mais para viajar pro Chile. Eu estava carregando um alforge na mão, o qual eu "ingenuamente" mantive abaixo dos 5kg que é o limite para bagagem de mão. Agora se vc for despachar, digamos, 45 kg, dai o prejuizo vai ser maior ainda.

ah sim, eu tb estava com barraca, fogareiro, etc...


-------------
http://ciclobits.blogspot.com


Postado Por: Adriano FX
Data de Publicação: 12 Jul 2016 as 08:40
Bom dia

Parabéns pelo passeio e pelo relato.

Se Deus permitir, vou com minha esposa em setembro desse ano, para fazer o percurso em 7 dias, ou seja, não estamos planejando ir para o Zinco e sim fazer Rodeio-Dr. Pedrinho direto no 4º dia.

Ela já pedalou bastante, mas agora tem uma doença inflamatória que dá muitas e fortes dores. Talvez o ideal fosse nem ir, mas como ela tem esse sonho e a cada ano piora, vamos encarar.

Vi que vocês empurraram várias vezes e minha pergunta, para ter uma noção do que vamos encarar, é sobre o condicionamento físico de vocês à época. Vocês pedalavam usualmente, ou com até alguma frequencia, ou eram iniciantes?

Alguma dica?

Obrigado
 


-------------
http://www.bikedocaminho.blogspot.com/


Postado Por: marcelorodrigo
Data de Publicação: 12 Jul 2016 as 08:45
Originalmente postado por Adriano FX Adriano FX escreveu:

Vi que vocês empurraram várias vezes e minha pergunta, para ter uma noção do que vamos encarar, é sobre o condicionamento físico de vocês à época. Vocês pedalavam usualmente, ou com até alguma frequencia, ou eram iniciantes?

Adriano, ainda não pedalei o percurso, mas moro na região e posso te dizer: vá preparado psicologicamente (e de preferência fisicamente) com a altitude acumulada. Apesar das etapas terem uma quilometragem que parece ser bem tranquila, o desafio fica por conta da altimetria e algumas duras subidas.

Nos roteiros oficiais estão bem destacadas quais subidas e dias. Minha sugestão é se preparar com as subidas previamente, treinar bastante!


-------------
http://marcelorodrigo.com" rel="nofollow - http://marcelorodrigo.com


Postado Por: marcelorodrigo
Data de Publicação: 12 Jul 2016 as 09:24
Originalmente postado por maxx3262 maxx3262 escreveu:

Originalmente postado por marcelorodrigo marcelorodrigo escreveu:

Pensando seriamente em abrir um tópico oficial sobre o Vale Europeu.
Todas as dicas estão espalhadas em vários tópicos de relatos (o cara que abriu esse não me parece estar interessado em compartilhar informações aqui) onde as informações acabam se perdendo, o que acham?

Sou a favor! Assim centraliza as infos....vou para lá em Dezembro de 2016.

maxx3262 e demais amigos, o tópico oficial foi criado
http://www.pedal.com.br/forum/oficial-vale-europeu_topic87510.html" rel="nofollow - http://www.pedal.com.br/forum/oficial-vale-europeu_topic87510.html

A intenção é concentrar lá todas as dicas, contatos, email, telefone, pousadas, onde comer e toda a experiência que os amigos passaram para ajudar futuros viajantes. Inclusive com valores atualizados de pousadas! Conforme a galera for postando atualizações lá, vou sempre atualizando o post inicial para ficar mais fácil.


-------------
http://marcelorodrigo.com" rel="nofollow - http://marcelorodrigo.com



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net