Imprimir Página | Fechar Janela

reduzir peso

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Weight Weenies - Bikes e componentes leves (MTB e Estrada)
Descrição Fórum: Fórum para postar peso de peças leves, falar de lançamentos e tunning para redução de peso.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=68292
Data da Impressão: 28 Mar 2024 as 21:03
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: reduzir peso
Postado Por: FelipeVBS
Assunto: reduzir peso
Data de Publicação: 17 Jun 2013 as 17:04
Galera, voltei a pedalar esse ano e desempoeirei minha Kona Explosif 1995 de cromoly, fiz um upgrade nela com partes SLX. Tá com o peso total de 12kg e queria reduzir, mas tô meio sem ideia de como fazer isso.

Sugestões?

Lista de peças dela (muitas são vintage mas funcionando perfeitamente).

Quadro: Kona Explosif 1995 Columbus Cromoly 19” (1842g)
Pedivela: Shimano SLX FC-M660-10 175mm (890g)
Câmbio dianteiro: Shimano SLX FD-M660-10 (154g)
Câmbio traseiro: Shimano SLX RD-M675-SGS (311g)
Cassete: Shimano SLX CS-HG81-10 (345g)
Corrente: Shimano SLX CN-HG74 (273g)
Trocadores: Shimano SLX SL-M660-10R (134g + 122g)
Freios: Shimano VBrake XT BR-M739 (391g par)
Cubo traseiro: Shimano XT FH-M737 (454g)
Cubo dianteiro: Shimano XT HB-M738 (155g)
Pedais: Shimano XT PD-M737 (516g cada)
Manetes de freio: Avid SD-2.0 (200g)
Guidão: Titec HellBent Riser (365g)
Selim: Ventura Comp Ti (263g)
Canote: Kona
Rodas: Mavic 217 Sup 32H (410g cada)
Raios: DT-Swiss (acho) (270g)
Mesa: ControlTech 120mm (155g)
Caixa de direção: Chris King
Suspensão: RockShox Judy SL (1354 g)
Pneus: Kona Race Mr. Dirt (dianteiro) e The Cleaner (traseiro) ambos de Kevlar.


Abraços!



Respostas:
Postado Por: apfnet
Data de Publicação: 17 Jun 2013 as 17:19
Você já tem uma lista muito boa de peças, para mim eu acho que para ficar mais leve seria colocar pedais de aproximadamente 300g, rodas tubeless e um quadro de carbono menor do que 1300g.


Postado Por: HAIRTONNETO
Data de Publicação: 17 Jun 2013 as 17:37
Quadro daria pra pegar um de carbono de aprox 1.200gr
Pedais daria pra pegar uns de aprox. 300gr
Guidão daria pra pegar um de aprox. 120gr
Depois só mexendo no grupo (cassete xtr, pedivela, etc).

Qualquer UP aí fica pesado o valor.


-------------
Meus amores:

MTB: Vicini Fly Scandium - Full XT / XTR - Manitou Skareb - Everest XC - Shimano Pro Carbon - 9.8kg

ROAD: Kuota Kharma Full Carbon - Full Ultegra - Rodas Ultegra - Control Tech - 7.4kg


Postado Por: PauloBC
Data de Publicação: 17 Jun 2013 as 18:49
Cara , pelas peças achei a bike pesada , a suspa e rodas estão bem leves , acho q o quadro daria p trocar e perder umas 600 gramas.

Os pedais como falaram vc pode trocar , porem seria p egg beater que é outro sistema como vc ja deve saber , e não eh todo mundo que gosta.

Mesa tb ta pesada , mas vc gastara muito para perder umas 150 gramas , dai vai de vc qto quer gastar ao todo e em que peso vc pensa em chegar.


-------------
“Não se deixa de pedalar quando se envelhece ,
envelhece-se quando se deixa de pedalar.”
Paulo Paulada


Postado Por: FelipeVBS
Data de Publicação: 18 Jun 2013 as 09:56
É galera, acho que o peso da suspa que peguei no http://weightweenies.starbike.com/ não é o verdadeiro, deve ser entre 1.8kg, pois só assim para justificar o peso total de 12kg da bike.

Pneus, câmaras e fitas de aro também não sei quanto pesam ao certo. Achei na net que estes pneus q tenho pesam 650g na versão normal.

O quadro não troco. Apesar de ser relativamente pesado tem um geometria para subidas animal e é feito do melhor cromoly já produzido.

[]'s


Postado Por: HAIRTONNETO
Data de Publicação: 18 Jun 2013 as 10:32
Mesa da ControlTech é totalmente TOP paulo, e 155g ta ótimo pra mesa. O guidão dele que ta pesado.

Pneus 650g estão pesadinhos então também... da pra por uns de 350g cada (menos que isso eu acho doidera).

Eu mexeria na sua bike nesta ordem Felipe:

Guidão:  botava um de carbono de no máximo 130gramas recomendo o da Shimano Pro Carbon XCR de 103gramas). [R$300,00 para -262g]

Pneus: colocaria uns de Kevlar com 350gramas. [R$300,00 o par para - 600g]

Pedais: tente os egg com 200g cada [R$300,00 o par para -600g] Se não acostumar, os XTR como eu uso com 300g cada [R$500,00 o par para -500g]

É isso... mexer coisas fora isso é besteira, ainda mais que seu grupo deve ser novo.






-------------
Meus amores:

MTB: Vicini Fly Scandium - Full XT / XTR - Manitou Skareb - Everest XC - Shimano Pro Carbon - 9.8kg

ROAD: Kuota Kharma Full Carbon - Full Ultegra - Rodas Ultegra - Control Tech - 7.4kg


Postado Por: PauloBC
Data de Publicação: 18 Jun 2013 as 13:05
Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:

Mesa da ControlTech é totalmente TOP paulo, e 155g ta ótimo pra mesa. O guidão dele que ta pesado.

Pneus 650g estão pesadinhos então também... da pra por uns de 350g cada (menos que isso eu acho doidera).

Eu mexeria na sua bike nesta ordem Felipe:

Guidão:  botava um de carbono de no máximo 130gramas recomendo o da Shimano Pro Carbon XCR de 103gramas). [R$300,00 para -262g]

Pneus: colocaria uns de Kevlar com 350gramas. [R$300,00 o par para - 600g]

Pedais: tente os egg com 200g cada [R$300,00 o par para -600g] Se não acostumar, os XTR como eu uso com 300g cada [R$500,00 o par para -500g]

É isso... mexer coisas fora isso é besteira, ainda mais que seu grupo deve ser novo.





Erro meu , vi o peso da mesa errado , tanto que escrevi que daria p reduzir 150 gramas em uma mesa de 155 gramas hehehe , com 5 gramas acho q nem se fosse uma mesa de papel hehehe

Mas realmente a suspa deve ser mais pesada para essa bike ter 12 kilos.


-------------
“Não se deixa de pedalar quando se envelhece ,
envelhece-se quando se deixa de pedalar.”
Paulo Paulada


Postado Por: FelipeVBS
Data de Publicação: 18 Jun 2013 as 13:20
é. vou trocar os pedais e os pneus/câmaras. com isso ela fica sub 11kg. com calma vou trocar o guidão. vou procurar um leve e confiável com riser.

[]'s


Postado Por: Rodolfo Alecrim
Data de Publicação: 18 Jun 2013 as 21:17
O melhor a fazer é tirar peso nos pneus mesmo... quem sabe um tubless... 



Postado Por: FelipeVBS
Data de Publicação: 19 Jun 2013 as 14:43
alguma sugestão de pneus? não sei se meu aro serve para tubeless...

[]'s


Postado Por: FelipeVBS
Data de Publicação: 19 Jun 2013 as 16:41
olha a menina aí, sem os ups



[]'s


Postado Por: beesooz
Data de Publicação: 03 Jul 2013 as 16:18
Desculpa se escolhi o tópico errado, mas tou querendo diminuir o peso da minha bike. Seguinte: tenho uma SportComfort 2013 que é ótima pra minha proposta: urbana. Mas... é pesada. O que eu quero fazer é comprar um quadro novo pra ela, leve, e aros + pneus 29. Por favor, pra que eu troque meu quadro atual e mude meus aros pra 29, quais dessas peças abaixo eu vou poder aproveitar na minha nova bicicleta, e quais eu teria que descartar? Obrigadíssissississíssima pela atenção. Bjs

SITUAÇÃO ATUAL: 

Quadro Conforto 19" em Alumínio Sport Comfort 6061 T6.
Aro: 26.
Garfo: Alumínio com suspensão Travel 50 mm.
Suspensão: dianteira.
Guidão: em aço carbono tipo Cruiser.
Suporte do Guidão: em Alumínio preto com regulagem de inclinação.
Manopla: em Kraton
Pedivela: tripla Shimano 170 mm. 
Pedal: Comfort.
Freios: V-Brake em Alumínio. 
Cubos dianteiro e traseiro: em alumínio com Quick Release.
Aros: Caloi Alumínio 26".
Pneus: 26".
Canote do selim: em Alumínio com suspensão e regulagem de carga (peso).
Abraçadeira do selim: Alumínio com Quick Release.
Selim: Sport Comfort
Alavanca de freio: Shimano integrada.
Sistema de câmbio: dianteiro Shimano e traseiro Shimano TX 50 /51 7 velocidades.
Alavanca de câmbio: Shimano EZ - FIRE PLUS integrada. 
Número de marchas: 21 velocidades.
Movimento de direção: Oversize
Corrente: KMC - indexada.
Raios: Aço inoxidável.
Cassete: roda livre Everest 7 velocidades.
Movimento central: semiblindado.


-------------
Destino é inexorável.


Postado Por: HAIRTONNETO
Data de Publicação: 03 Jul 2013 as 17:06
Originalmente postado por beesooz beesooz escreveu:

Desculpa se escolhi o tópico errado, mas tou querendo diminuir o peso da minha bike. Seguinte: tenho uma SportComfort 2013 que é ótima pra minha proposta: urbana. Mas... é pesada. O que eu quero fazer é comprar um quadro novo pra ela, leve, e aros + pneus 29. Por favor, pra que eu troque meu quadro atual e mude meus aros pra 29, quais dessas peças abaixo eu vou poder aproveitar na minha nova bicicleta, e quais eu teria que descartar? Obrigadíssissississíssima pela atenção. Bjs

SITUAÇÃO ATUAL: 

Quadro Conforto 19" em Alumínio Sport Comfort 6061 T6.
Aro: 26.
Garfo: Alumínio com suspensão Travel 50 mm.
Suspensão: dianteira.
Guidão: em aço carbono tipo Cruiser.
Suporte do Guidão: em Alumínio preto com regulagem de inclinação.
Manopla: em Kraton
Pedivela: tripla Shimano 170 mm. 
Pedal: Comfort.
Freios: V-Brake em Alumínio. 
Cubos dianteiro e traseiro: em alumínio com Quick Release.
Aros: Caloi Alumínio 26".
Pneus: 26".
Canote do selim: em Alumínio com suspensão e regulagem de carga (peso).
Abraçadeira do selim: Alumínio com Quick Release.
Selim: Sport Comfort
Alavanca de freio: Shimano integrada.
Sistema de câmbio: dianteiro Shimano e traseiro Shimano TX 50 /51 7 velocidades.
Alavanca de câmbio: Shimano EZ - FIRE PLUS integrada. 
Número de marchas: 21 velocidades.
Movimento de direção: Oversize
Corrente: KMC - indexada.
Raios: Aço inoxidável.
Cassete: roda livre Everest 7 velocidades.
Movimento central: semiblindado.

Quanto você pode gastar?


-------------
Meus amores:

MTB: Vicini Fly Scandium - Full XT / XTR - Manitou Skareb - Everest XC - Shimano Pro Carbon - 9.8kg

ROAD: Kuota Kharma Full Carbon - Full Ultegra - Rodas Ultegra - Control Tech - 7.4kg


Postado Por: beesooz
Data de Publicação: 03 Jul 2013 as 18:55
Posso gastar 1,500 nela. Agora a minha dúvida é se eu aproveito as peças da Comfort (ex: selim, guidão, catracas e coroa, alavanca de câmbio, cubos e mov. central) e vendo as partes dela, pois todas essas peças pra mim são mt boas, ou se vendo ela completa por 750,00 e compro tudo novo pra a outra bike.

-------------
Destino é inexorável.


Postado Por: HAIRTONNETO
Data de Publicação: 04 Jul 2013 as 08:39
Vão te pagar 750 na bike antiga? Venda logo !!!

Está muito bem pago!

Se vender, daí terá 2.250 correto? Daí nos avisa que acharemos uma opção bem bacana pra você. Certamente vai valer muito mais a pena do que colocar UPs na SportConfort.


-------------
Meus amores:

MTB: Vicini Fly Scandium - Full XT / XTR - Manitou Skareb - Everest XC - Shimano Pro Carbon - 9.8kg

ROAD: Kuota Kharma Full Carbon - Full Ultegra - Rodas Ultegra - Control Tech - 7.4kg


Postado Por: eddie.maverick
Data de Publicação: 04 Jul 2013 as 11:09
O que me surpreendeu nesse post foi aprender sobre pneus de Kevlar... e pesam só 600gr... Cara que loco. ok, sou novato a tecnologias de MTB mas não sabia disso, apesar de pedalar faz tempo.

Tem outros posts aqui no forum... Interessante, o preço não está muito diferente dos EUA. 




Postado Por: HAIRTONNETO
Data de Publicação: 04 Jul 2013 as 11:23
Originalmente postado por eddie.maverick eddie.maverick escreveu:

O que me surpreendeu nesse post foi aprender sobre pneus de Kevlar... e pesam só 600gr... Cara que loco. ok, sou novato a tecnologias de MTB mas não sabia disso, apesar de pedalar faz tempo.

Tem outros posts aqui no forum... Interessante, o preço não está muito diferente dos EUA. 



Tem pneus para trilha, para bikes 26, de kevlar e dobráveis, que pesam na casa de 300 gramas (de 280g até 345g)... olha um exemplo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-493760507-pneu-kenda-klimax-lite-26-x-195-mtb-345gr-_JM" rel="nofollow - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-493760507-pneu-kenda-klimax-lite-26-x-195-mtb-345gr-_JM

Mas eu ainda não tive coragem de testá-los hahahahaha... parecem sensíveis demais.


-------------
Meus amores:

MTB: Vicini Fly Scandium - Full XT / XTR - Manitou Skareb - Everest XC - Shimano Pro Carbon - 9.8kg

ROAD: Kuota Kharma Full Carbon - Full Ultegra - Rodas Ultegra - Control Tech - 7.4kg


Postado Por: beesooz
Data de Publicação: 04 Jul 2013 as 14:22
http://www.ciclogiro.com.br/webstore/details.aspx?id=1031310" rel="nofollow - http://www.ciclogiro.com.br/webstore/details.aspx?id=1031310

Dá uma sacada nesses pneus, eles tem MENOS de 600g. Mas é pra aro 26. Acho que pra 29 não deve ser muito mais que isso. Eu adorei a proposta desses pneus: controle altissimo de curvas e desempenho máximo de velocidade. Pegam 65psi.


-------------
Destino é inexorável.


Postado Por: HAIRTONNETO
Data de Publicação: 04 Jul 2013 as 14:28
Originalmente postado por beesooz beesooz escreveu:

http://www.ciclogiro.com.br/webstore/details.aspx?id=1031310" rel="nofollow - http://www.ciclogiro.com.br/webstore/details.aspx?id=1031310

Dá uma sacada nesses pneus, eles tem MENOS de 600g. Mas é pra aro 26. Acho que pra 29 não deve ser muito mais que isso. Eu adorei a proposta desses pneus: controle altissimo de curvas e desempenho máximo de velocidade. Pegam 65psi.

Eles tem 580gramas cada... o que citei tem 345gramas cada...


-------------
Meus amores:

MTB: Vicini Fly Scandium - Full XT / XTR - Manitou Skareb - Everest XC - Shimano Pro Carbon - 9.8kg

ROAD: Kuota Kharma Full Carbon - Full Ultegra - Rodas Ultegra - Control Tech - 7.4kg


Postado Por: beesooz
Data de Publicação: 04 Jul 2013 as 15:17
Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:

Originalmente postado por beesooz beesooz escreveu:

http://www.ciclogiro.com.br/webstore/details.aspx?id=1031310" rel="nofollow - http://www.ciclogiro.com.br/webstore/details.aspx?id=1031310

Dá uma sacada nesses pneus, eles tem MENOS de 600g. Mas é pra aro 26. Acho que pra 29 não deve ser muito mais que isso. Eu adorei a proposta desses pneus: controle altissimo de curvas e desempenho máximo de velocidade. Pegam 65psi.

Eles tem 580gramas cada... o que citei tem 345gramas cada...

Ai, desculpa. Mas me diz uma coisa, esses pneus tem controle alto contra derrapagens e chuva e tal?


-------------
Destino é inexorável.


Postado Por: HAIRTONNETO
Data de Publicação: 04 Jul 2013 as 15:35
Originalmente postado por beesooz beesooz escreveu:

Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:

Originalmente postado por beesooz beesooz escreveu:

http://www.ciclogiro.com.br/webstore/details.aspx?id=1031310" rel="nofollow - http://www.ciclogiro.com.br/webstore/details.aspx?id=1031310

Dá uma sacada nesses pneus, eles tem MENOS de 600g. Mas é pra aro 26. Acho que pra 29 não deve ser muito mais que isso. Eu adorei a proposta desses pneus: controle altissimo de curvas e desempenho máximo de velocidade. Pegam 65psi.

Eles tem 580gramas cada... o que citei tem 345gramas cada...

Ai, desculpa. Mas me diz uma coisa, esses pneus tem controle alto contra derrapagens e chuva e tal?

Pois é aí não sei, ainda não me deu coragem de arriscar kkkkk. O vendedor da loja disse que vai bem no seco. Mas mesmo assim tenho medo que ele fure fácil demais ou rasgue sei lá.


-------------
Meus amores:

MTB: Vicini Fly Scandium - Full XT / XTR - Manitou Skareb - Everest XC - Shimano Pro Carbon - 9.8kg

ROAD: Kuota Kharma Full Carbon - Full Ultegra - Rodas Ultegra - Control Tech - 7.4kg



Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net