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Pneu raspando no freio - Ajuda

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Assuntos Gerais
Nome do Fórum: Oficina e Manutenção das Bikes
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre mecânica, manutenção, ferramentas, pintura, reparos, regulagem, compatibilidade, limpeza e ajuste da sua bicicleta.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=66333
Data da Impressão: 19 Abr 2024 as 03:33
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Tópico: Pneu raspando no freio - Ajuda
Postado Por: Cacolima
Assunto: Pneu raspando no freio - Ajuda
Data de Publicação: 28 Abr 2013 as 10:24
Galera,
estou precisando da ajuda de vocês...

troquei o grupo da bike, sai de um Tiagra e coloquei um misto de Ultegra e 105.

Ocorre que os freios traseiros, quando calibro o pneu com 100 libras, o pneu raspa no freio.

O mecânico disse que tenho que trocar o pneu.

Alguém sabe me dizer o que pode ter ocorrido? E qual será a soluçao?
trocar de freio, de roda, de pneu ou necessita algum ajuste na instalação?
Com o Tiagra estava tudo perfeito.


Grato a todos.

Abraço




Respostas:
Postado Por: Paulo69
Data de Publicação: 28 Abr 2013 as 10:50
Se a sapata raspa no pneu é só regular, ou seja, descer a sapata. Se a ferradura raspa no pneu, então o pneu é gordão ou alto, ou a ferradura está mal montada ou fechada demais.
Que pneu está instalado?
Nada pode dar errado em relacao ao grupo se o pneu for apropriado, sendo 20 ou 23 x 700.
Coloque aqui as marcas de quadro, freio e pneu traseiros.
Abraços


Postado Por: Adilson
Data de Publicação: 28 Abr 2013 as 11:01
Fotos também ajudam a avaliar


Postado Por: SANGELO
Data de Publicação: 28 Abr 2013 as 11:03
Veja também se os cabos e conduítes dos freios não estão curtos. 

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Angelo


Postado Por: Cacolima
Data de Publicação: 28 Abr 2013 as 18:31
Vamos lá...
Quadro Sundown RS4 tamanho M
pneus Bontrager 700 x 23
freio 105 5600 ou 5650

seguem algumas fotos.

dsc01387tt.jpg
dsc01390j.jpg
dsc01389pv.jpg
dsc01391fa.jpg
dsc01381h.jpg
dsc01384f.jpg
dsc01385pf.jpg
dsc01386l.jpg


Postado Por: jklaser
Data de Publicação: 28 Abr 2013 as 18:39
Hummm dá para reparar que as sapatas estão na posição mais para cima possível,dando a entender que a furação do quadro não é a mais favorável para essa ferradura...mas vou aguardar opinião dos colegas também..

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Postado Por: Zenbr
Data de Publicação: 28 Abr 2013 as 18:40
Sapatas desalinhadas. Só alinhar!


Postado Por: robervalpedal
Data de Publicação: 28 Abr 2013 as 19:45
Não é sapata desalinhada em relação ao aro não, é a própria ferradura que está raspando.

Existe um parafuso que pode ajudar um pouco, olhando para a ferradura, fica do lado direito, mas em cima, do lado oposto ao cabo (difícil explicar assim por escrito...) Com uma chave philips tente mexer nesse parafuso pra ver se melhora um pouco. Ess parafuso vai deixar a ferradura mais ou menos fechada.


Postado Por: pugpugpug
Data de Publicação: 29 Abr 2013 as 00:57
esquisito mesmo.  Se o tiagra funcionava melhor, volte pra ele. Pelo posicionamento das sapatas, no limite superior do ajuste, esses freios não são apropriados para o seu quadro. Existe sim diferença entre as pinças de freio. Como é a gancheira deste quadro? acho que se vc quiser usar esse conjunto de freio, vai ter que colocar pneu uma medida abaixo desse da foto.
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vc pode tentar entortar a ponta do parafuso a fim de deixar o conjunto (ferradura) mais pra trás um pouco. verifique se ela já não está torta, uma vez que vc comprou usado (certo?).
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o mais provável é que esteja torto o parafuso central da ferradura.
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se nada disso resolver, bota fogo na ferradura


Postado Por: CleberLucio
Data de Publicação: 29 Abr 2013 as 09:19
É rapaz... Por essa última foto que você colocou, parece que o seu quadro tem o suporte do freio baixo demais para o 105. Dá pra ver que esse 105 tem uma "barriga", que o Tiagra não tem, e é justamente essa "barriga" que raspa na parte de cima do pneu.
 
Parece que C vai ter de voltar pro Tiagra, ou - pra ficar no 105 - trocar de quadro.
 
Com todo respeito ao colega que sugeriu, não entorte o parafuso. Pode causar uma fadiga e romper; a ferradura poderia entrar na roda e aí, "o molho sairia mais caro que o peixe"... Pense primeiro na sua segurança.
 
Abraço e bons pedais!


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Cleber Lucio


Postado Por: 30455
Data de Publicação: 29 Abr 2013 as 09:35
Muito estranho, não é problema que se veja todo dia... mesmo com as tolerâncias muito estreitas das ferraduras de estrada, era p/ ficar OK. Me parece que algo está torto, mesmo, mas não tem como saber se ferradura ou quadro...

A ferradura foi comprada usada??

Abraço


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Pedalo bicicletas, não piloto espaçonaves.

blog:

quantasmarchas.blogspot.com


Postado Por: Pacheco01
Data de Publicação: 29 Abr 2013 as 11:02
Caco, tira as sapatas e fecha um pouco a ferradura com as mãos. Essa "barriga" da ferradura deve reduzir um pouco, acredito. Se resolver, vai ter que usar sapatas mais baixas.


Postado Por: Cacolima
Data de Publicação: 29 Abr 2013 as 11:32
As ferraduras estavam instaladas em outra bike (Scott Speedster) e, estava tudo perfeito, como fiz os ups, ocorreu esta situação.

Acredito que o mais sensato e economico, é transferir estas ferraduras 105 para a Scott e voltar as Tiagra para este quadro.

De toda forma, agradeço demais a ajuda de todos.




Postado Por: Paulo69
Data de Publicação: 29 Abr 2013 as 16:07
Caco
Tudo teria que funcionar. Eu uso 105 e tive esse mesmo pneu, sem o menor problema de interferência.
A terceira foto mostra, aparentemente, um desalinhamento do parafuso que prende a ferradura ao quadro. Será que o boss está alinhado? O parafuso está reto?
sucesso aí.


Postado Por: bruno_h2
Data de Publicação: 29 Abr 2013 as 16:34
É uma pergunta meio besta até mas vai saber... Por acaso a ordem das ferraduras não foi invertida, a do garfo/dianteira instalada no seatstay/traseira e vice versa?? Todas as ferraduras que vi até hj tem o parafuso de fixação maior na dianteira e menor na traseira, mas já vi fazerem cada absurdo nas bicicletarias da vida por aí que não me surpreenderia em descobrir que meteram a serra no parafuso para fazer a dianteira "dar aperto" no lugar errado...

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"I'm no pro material..."


Postado Por: pugpugpug
Data de Publicação: 29 Abr 2013 as 18:21
é verdade, minha sugestão não foi muito boa. Não entorte nada...
.
rs


Postado Por: Ericksonboi
Data de Publicação: 07 Fev 2020 as 10:22
Amigo, estou com o mesmo problema, você conseguiu resolver? Troquei os pneus 700x23 para 700x25 numa Caloi Sprint 10 e tá pegando na ferradura. Não tô acreditando que vou ter que trocar de freio por causa do pneu. Se alguém puder ajudar, fico grato.


Postado Por: dwsmartins
Data de Publicação: 07 Fev 2020 as 13:06


Caramba, 2013? Mereceu a pá de ouro, com certeza! Não tenho experiência com speed, mas tomara que outros membros do fórum possam te ajudar. Boa sorte!

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Bora pedalar, senão estressa!


Postado Por: hurry-gurits
Data de Publicação: 07 Fev 2020 as 13:32
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:



Caramba, 2013? Mereceu a pá de ouro, com certeza! Não tenho experiência com speed, mas tomara que outros membros do fórum possam te ajudar. Boa sorte!


Ai descordo de zoar o cara, ele esta com o mesmo problema, e nao respondendo uma pergunta antoga.
Se o cara abre novo tópico toma pedrada, se usa um existente tambem.... bom senso né

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scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition


Postado Por: rafael_rtg
Data de Publicação: 07 Fev 2020 as 15:44
Infelizmente é isso amigo, tem quadro que nem trocando a ferradura, devido a posição que fica instalado... Mas da para fazer testes com as ferraduras mais atuais que são mais abertas, feitas para pneus mais largos...

Originalmente postado por Ericksonboi Ericksonboi escreveu:

Amigo, estou com o mesmo problema, você conseguiu resolver? Troquei os pneus 700x23 para 700x25 numa Caloi Sprint 10 e tá pegando na ferradura. Não tô acreditando que vou ter que trocar de freio por causa do pneu. Se alguém puder ajudar, fico grato.


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Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html


Postado Por: dwsmartins
Data de Publicação: 08 Fev 2020 as 00:03
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:



Caramba, 2013? Mereceu a pá de ouro, com certeza! Não tenho experiência com speed, mas tomara que outros membros do fórum possam te ajudar. Boa sorte!


Ai descordo de zoar o cara, ele esta com o mesmo problema, e nao respondendo uma pergunta antoga.
Se o cara abre novo tópico toma pedrada, se usa um existente tambem.... bom senso né


Hurry, é zoeira mas é pra rir junto! E o cara tá realmente fazendo um favor para o fórum, anexando perguntas pertinentes ao assunto. Não leve tão a sério!

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Bora pedalar, senão estressa!


Postado Por: Ericksonboi
Data de Publicação: 10 Fev 2020 as 18:47
hahahahhaha muito bom esse meme, não conhecia ainda. O pior é que o tópico é da mesma época que comecei a usar o fórum.


Postado Por: Ericksonboi
Data de Publicação: 10 Fev 2020 as 18:48
E obrigado pelas respostas, hoje me rendi e resolvi levar numa oficina, isso é demais para meus conhecimentos limitados em mecânica e estou com abstinência sem pedalar. Valeu!


Postado Por: leao
Data de Publicação: 10 Fev 2020 as 19:09
Esse lance de freio em estradeiras é meio chato mesmo. Anos atrás eu comprei uma bike KHS FLite que custou 3400,00 na época e também tinha esse problema com os freios e pneus originais de fábrica. Os freios eram Tektro e os pneu 700x25 e a solução foi trocar os pneus por 700x23 que resolveu. Muita "falta de sei lá o que" do fabricante pra fazer uma caca dessas.


Postado Por: Ericksonboi
Data de Publicação: 10 Fev 2020 as 19:47
Originalmente postado por leao leao escreveu:

Esse lance de freio em estradeiras é meio chato mesmo. Anos atrás eu comprei uma bike KHS FLite que custou 3400,00 na época e também tinha esse problema com os freios e pneus originais de fábrica. Os freios eram Tektro e os pneu 700x25 e a solução foi trocar os pneus por 700x23 que resolveu. Muita "falta de sei lá o que" do fabricante pra fazer uma caca dessas.

O pior é que é exatamente esse o meu freio. Eu tinha pneus 700x23 e troquei para 700x25 porque estavam furando demais e porque vi um pessoal falando que a área de contato do 25 com o solo não é tão grande, o que gera uma boa velocidade e menos furos. Mas deu esse problema aí. O mecânico sugeriu raspar as sapatas para apertar mais o freio e aumentar a distância entre o pneu ele. Espero que dê certo!!


Postado Por: Cotocs
Data de Publicação: 11 Fev 2020 as 15:17
Caras tenho uma Caloi 10 de 2013, nela o pneu original é 700x28, quando troquei o pneu original coloquei um kenda kwest 700x28 mas ele é mais borrachudo e também pegava no freio traseiro. A solução foi um calço de 2mm no corte da gancheira, onde o eixo da blocagem se apoia no quadro. Como o assento do eixo é um corte longo não alterou a área de encosto da blocagem na gancheira.

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Postado Por: Ericksonboi
Data de Publicação: 11 Fev 2020 as 15:21
Originalmente postado por Cotocs Cotocs escreveu:

Caras tenho uma Caloi 10 de 2013, nela o pneu original é 700x28, quando troquei o pneu original coloquei um kenda kwest 700x28 mas ele é mais borrachudo e também pegava no freio traseiro. A solução foi um calço de 2mm no corte da gancheira, onde o eixo da blocagem se apoia no quadro. Como o assento do eixo é um corte longo não alterou a área de encosto da blocagem na gancheira.

Pow cara, valeu pela solução. Acabou que levei num cara aqui onde tô morando e ele apenas com regulagem resolveu. Não faço ideia do que ele fez, mas ele conseguiu hahaha



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