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Preparando uma Hibrida Cromoly

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Fóruns Novos - Outras Categorias
Nome do Fórum: Bicicletas Híbridas & Fitness Bikes
Descrição Fórum: Fórum para discussão geral sobre bicicletas híbridas e assuntos afins.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=64678
Data da Impressão: 19 Abr 2024 as 00:31
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Preparando uma Hibrida Cromoly
Postado Por: svdo
Assunto: Preparando uma Hibrida Cromoly
Data de Publicação: 20 Mar 2013 as 14:13

Saudações a todos do fórum, deste futuro ex-gordinho e novato por aqui!

 

É isto, estou decidido e finalmente retornando para este mundo maravilhoso do ciclismo, após longos 6 anos sem pedalar de verdade!

Meu início no ciclismo foi a muitos anos atrás com a velha e boa monark 10 e muito embora andasse 99% do tempo na cidade eu adorava a pegada veloz dessas bikes, me divertia muito em apostar que chegava em casa (saindo do clube) antes do meu pai que ia de carro e via de regra chegava. Alguns anos se passaram, e a moda da vez era a das MTBs, o barato então passou a ser explorar as trilhas de Campinas e arredores com os amigos, o que durou até a época da faculdade em Bauru, tomando vários capotes (essa é das antigas) nos areiões das inúmeras estradinhas de terra que percorria todos os finais de semana. Foram anos e anos maravilhosos, mas foi lá pelo 6º termos da faculdade que sem quere eu realmente encontrei minha paixão, as estradas.

Embalado por um grande amigo que gostava de ir de Bauru para Agudos, Km após km ficava cada vez mais maravilhado com esse tipo de pedalada, a cadência, a velocidade, o vento no rosto, putz, muito bom e assim se passaram meus dois últimos anos em Bauru, mais ou menos 40km por dia durante a semana (fora dias de chuva) e pelo menos 80 aos sábados, culminando com uma viagem de 300km de Bauru para Campinas com um vento contra que judiou o joelhinho por todo o trajeto.

Mas então veio a “tragédia”, aconteceu comigo aquilo que acontecia com a maioria das pessoas que eu conhecia, o primeiro emprego, as primeiras contas, o segundo emprego, as horas-extras, mais contas, a barriguinha, novas contas, mais trabalho, contas e mais contas, o barrigão, contas desgraçadas sem fim... e a bike tadinha, acabou ficando de lado em um canto escuro e frio da casa dos meus pais. Na realidade, esta tem sido a melhor fase da minha vida, minha esposa , meu filho, são meu ar e eu agradeço a Deus por este presente maravilhoso todos os dias! Só tem um problema, fisicamente estou me sentindo com cinquenta anos e na realidade tenho somente trinta e quatro, então o que fazer? Fácil, voltar a pedalar! E para este retorno (que na realidade já começou), estou preparando minha velhinha ex-trilheira para fazer o que mais gosto de verdade, pegar a estrada. E nesse processo conto com a opinião, críticas, palpites, pitacos, dicas e tudo mais que for possível de todos, ok.

 

Bom, sem mais delongas, vamos ao projeto.

 

Objetivo: Preparar uma bike “hibrida” voltada para pedaladas longas em asfalto. (tenho 1,90m de altura e peso 117kg)

 

Quadro: Cromoly MTB (usarei meu Specialized Hard Rock Ultra de 1993)

Rodas: Atual, 26”, na traseira um aro Vince e na dianteira um aro xpto de uma bike antiga eu tive, cubos Shimano HB-RM40. As novas serão também 26”, com aros Vzan Action e cubos Shimano HB-RM70.

Freios: Atuais, Shimano Cantilever. Os novos serão Shimano V-break Deore.

Câmbio Diant.: Atual, Shimano SIS (eca!). Novo, Shimano Acera FD-M390 (relativamente leve, bastante preciso  e muito parrudo).

Câmbio Tras.: Atual, Shimano Acera (rodando desde 2001). Novo, Shimano Acera RD-M390 (relativamente leve, bastante preciso  e muito parrudo).

Movimento Central: Atual, Shimano selado (não sei o código), Novo, Shimano selado e zerado BB-UN26.

Pedivela / Coroas: Atual, só Deus sabe a marca (mas foram valentes), relação 44/32/22. Novo, Acera FC-M391 175mm 44/32/22 ponta quadrada.

Cassete: Atual Shimano 7v (genericão). Novo, Acera HG20 9v 11/34.

Pedais: Básico (pedal de aço com firma pé)

Guidão: Atual, MTB reto. Novo, não sei bem ainda, estou em dúvidas entre manter o atual e adicionar um clip, ou trocar por um drop com clip (mas ai terei de trocar os trocadores e possivelmente os freios tb).  

Trocadores: Atual, na catraca um rapidfire Shimano Altus e na coroa um grip shift shimano xpto (que horror). Os novos serão Shimano Acera ST- M390

Suspensão: Tenho a intenção de manter a atual Manitou

 

Bom, é basicamente isso, mais tarde colocarei as fotos da velhinha e dos componentes novos, ok.


Agradeço a ajuda e abs a todos!

Fernando.



Respostas:
Postado Por: BlackSunshine
Data de Publicação: 20 Mar 2013 as 15:19
Ajudando o colega.

http://imageshack.us/photo/my-images/708/20130319180251.jpg/" rel="nofollow">

Uploaded with http://imageshack.us" rel="nofollow - ImageShack.us




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Se você fizer algo a prova de idiotas, o mundo se encarregará de criar um idiota melhor.


Postado Por: raphaelheadbanger
Data de Publicação: 20 Mar 2013 as 16:05
Vai ficar uma bike incrível!

Acompanhando...

PS: Meu colega aqui do trabalho tem um quadro desses (hardrock) que ele usa como bike urbana: single speed, relação pesadinha e pneus 1.5. Todo mundo fica babando...


-------------
"Niguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, mas de quão forte pode ser atingido e continuar em frente. Assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa


Postado Por: svdo
Data de Publicação: 20 Mar 2013 as 20:34
obrigado!!! LOL deve ser a coisa mais simples do mundo colocar uma foto no post, mas eu não consegui entender o processo... pode chamar de lerdo... tô até merecendoLOL

Devo colar o código do fórum?


Postado Por: svdo
Data de Publicação: 20 Mar 2013 as 20:46
Originalmente postado por raphaelheadbanger raphaelheadbanger escreveu:

Vai ficar uma bike incrível!

Acompanhando...

PS: Meu colega aqui do trabalho tem um quadro desses (hardrock) que ele usa como bike urbana: single speed, relação pesadinha e pneus 1.5. Todo mundo fica babando...

Assim espero raphaelheadbanger.

Estou fazendo com carinho e para minha sorte conto com os serviços do pessoal da Elite Bikes daqui de Campinas, eles são autorizados Specialized e são bastante receptivos. Para ter uma ideia, hoje eu deixei o quadro e as peças lá para a montagem, antes de começar a mexer na caixa com as peças o responsável pela oficina trocou uns 20 minutos de conversa comigo sobre o quadro, meu objetivo e a montagem e quando pedi para acompanhar, ele me falou que seria um prazer e me passou o horário que vão trabalhar na bike, são muito organizados.
Isso foi muito legal pois eu sempre gostei de fuçar e amanhã poderei aprender.

Acho que lá pela hora do almoço já terei a velhinha de volta e de cara nova.



Postado Por: svdo
Data de Publicação: 20 Mar 2013 as 21:03
Originalmente postado por raphaelheadbanger raphaelheadbanger escreveu:

Vai ficar uma bike incrível!

Acompanhando...

PS: Meu colega aqui do trabalho tem um quadro desses (hardrock) que ele usa como bike urbana: single speed, relação pesadinha e pneus 1.5. Todo mundo fica babando...

Já quanto à Hardrock single speed, dá uma olhada nesse tópico ( http://kcsbikes.com/topic.asp?TOPIC_ID=199 ), o quadro era igualzinho ao meu e o produto final ficou sensacional, apesar de single speed não ser bem a minha praia (estou muito pesado Confused).

abs...


Postado Por: Ligeirinho
Data de Publicação: 20 Mar 2013 as 22:22
Svdo:
1- Seu cubo não aceita 9v, somente 7v ( a altura do núcleo é menor.) Porisso o rapid fire st m390 é imcompatível com o cubo atual. Me corrijam se tiver errado. O rapid fire acera  st m360 é o de 8v. Cubo bom custo benefício são os Acera 8v e Alivio (Não sei se acha mais Alivio em 8v por aí) Não creio que precise mais do que isso para uso urbano. Uso na minha híbrida Giant e gosto muito.
2- Tire essa suspensão pesada e use um garfo rígido cromo standart, meio difícil achar mas não impossível. Boa garimpagem nas bicicletarias de bairro.
3- Tire essa mesa feinha (desculpe) e ponha uma mesa aheadset com adaptador aheadset para permitir seu uso com garfo rígido standart.
4- Compre outra caixa de direção standart . Tem a shimano 105 que se vende numa loja com nome oriental por cerca de 40 pilas.
5- Guidao curvo mais confortavel que o reto de bom custo benefício (alguns já usei) são nessa ordem: Promax, Uno/kalloy, Zoom e Trans-x. Fora os de linha dita superior ( Easton, Truvativ,Race Face e outros mais) não compraria outros pois não os conheço.
6- Os cambios para uso de 9v podem ser usados sem restrições para velocidades inferiores (8 e 7v) então nesse seu caso o cambio RD-M390  tá tranquilo.
7- Ponha ao menos um pedal xerama de aluminio e se animar com a brincadeira "suba" para o shimano clip m520.
8- Contabilize ante$ minha$ $ugestõe$ e veja $e vale a pena.
9- Também tenho uma specialized cromo q não vendo, dou ou empresto e sou muito feliz até hoje com ela, então... Em tempo, também estou na fase de filhos pequenos e maravilhosos mas com uma baita vontade de pedalar mais, e olhe que não é por falta de bicicleta.
Acatando ou rejeitando minhas sugestões, ponha seu posicionamento para mais cabeças pensantes ajudarem. Boa sorte e poste as fotos depois. Tongue




Postado Por: raphaelheadbanger
Data de Publicação: 21 Mar 2013 as 13:20
Originalmente postado por svdo svdo escreveu:

Originalmente postado por raphaelheadbanger raphaelheadbanger escreveu:

Vai ficar uma bike incrível!

Acompanhando...

PS: Meu colega aqui do trabalho tem um quadro desses (hardrock) que ele usa como bike urbana: single speed, relação pesadinha e pneus 1.5. Todo mundo fica babando...

Já quanto à Hardrock single speed, dá uma olhada nesse tópico ( http://kcsbikes.com/topic.asp?TOPIC_ID=199 ), o quadro era igualzinho ao meu e o produto final ficou sensacional, apesar de single speed não ser bem a minha praia (estou muito pesado Confused).

abs...


Muuuuuuuuuuito show essa do link que tu passou hein!!!

Consegui tirar uma foto da bike que te falei.

Olha aí:




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"Niguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, mas de quão forte pode ser atingido e continuar em frente. Assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa


Postado Por: svdo
Data de Publicação: 21 Mar 2013 as 22:45
Originalmente postado por raphaelheadbanger raphaelheadbanger escreveu:

Originalmente postado por svdo svdo escreveu:

Originalmente postado por raphaelheadbanger raphaelheadbanger escreveu:

Vai ficar uma bike incrível!

Acompanhando...

PS: Meu colega aqui do trabalho tem um quadro desses (hardrock) que ele usa como bike urbana: single speed, relação pesadinha e pneus 1.5. Todo mundo fica babando...

Já quanto à Hardrock single speed, dá uma olhada nesse tópico ( http://kcsbikes.com/topic.asp?TOPIC_ID=199 ), o quadro era igualzinho ao meu e o produto final ficou sensacional, apesar de single speed não ser bem a minha praia (estou muito pesado Confused).

abs...


Muuuuuuuuuuito show essa do link que tu passou hein!!!

Consegui tirar uma foto da bike que te falei.

Olha aí:



Você tem razão, ficou muito show. Tenho uma queda por preto e amarelo em bikes.



Postado Por: svdo
Data de Publicação: 21 Mar 2013 as 23:55
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Svdo:
1- Seu cubo não aceita 9v, somente 7v ( a altura do núcleo é menor.) Porisso o rapid fire st m390 é imcompatível com o cubo atual. Me corrijam se tiver errado. O rapid fire acera  st m360 é o de 8v. Cubo bom custo benefício são os Acera 8v e Alivio (Não sei se acha mais Alivio em 8v por aí) Não creio que precise mais do que isso para uso urbano. Uso na minha híbrida Giant e gosto muito.
2- Tire essa suspensão pesada e use um garfo rígido cromo standart, meio difícil achar mas não impossível. Boa garimpagem nas bicicletarias de bairro.
3- Tire essa mesa feinha (desculpe) e ponha uma mesa aheadset com adaptador aheadset para permitir seu uso com garfo rígido standart.
4- Compre outra caixa de direção standart . Tem a shimano 105 que se vende numa loja com nome oriental por cerca de 40 pilas.
5- Guidao curvo mais confortavel que o reto de bom custo benefício (alguns já usei) são nessa ordem: Promax, Uno/kalloy, Zoom e Trans-x. Fora os de linha dita superior ( Easton, Truvativ,Race Face e outros mais) não compraria outros pois não os conheço.
6- Os cambios para uso de 9v podem ser usados sem restrições para velocidades inferiores (8 e 7v) então nesse seu caso o cambio RD-M390  tá tranquilo.
7- Ponha ao menos um pedal xerama de aluminio e se animar com a brincadeira "suba" para o shimano clip m520.
8- Contabilize ante$ minha$ $ugestõe$ e veja $e vale a pena.
9- Também tenho uma specialized cromo q não vendo, dou ou empresto e sou muito feliz até hoje com ela, então... Em tempo, também estou na fase de filhos pequenos e maravilhosos mas com uma baita vontade de pedalar mais, e olhe que não é por falta de bicicleta.
Acatando ou rejeitando minhas sugestões, ponha seu posicionamento para mais cabeças pensantes ajudarem. Boa sorte e poste as fotos depois. Tongue



Ligeirinho, boa noite e ante de mais nada obrigado pela contribuição!

Vou tópico a tópico, ok.

1 - Num intindí, o grupo que eu coloquei segue a recomendação do fabricante:   - http://bike.shimano.com.br/publish/content/global_cycle/pt/br/index/products/mountain/Acera_9v.html">http://bike.shimano.com.br/publish/content/global_cycle/pt/br/index/products/mountain/Acera_9v.html
Confesso que fiquei muito preocupado, mas hoje durante o dia fizemos a montágem da bike e tudo encaixou certinho. Quanto a escolha de 9v, eu concordo que 8v é suficiente, porem a escolha por 9v é puramente pessoal, queria não ter de sair da bike (mesmo quando carregada) em piranbeira nenhuma, na realidade eu gosto muito de manter a cadência da pedalada, as vezes até em detrimento da velocidade.

2 - Não tiro não (rsrs, bricadeira), na realidade a ideia inicial era recolocar o garfo original da bike que eu tenho guardado (rígido), mas no fim das contas essa manitou é bastante leve 1,5kg e é muuuito resistente tb, o que é importante pq eu estou pesando 118kg, então acabei optando por manter a susp. pelo menos até eu me "recompor".

3 -  Putz, para ser feinha essa mesa tem que melhorar muito! Concordo com você quanto à troca, está nos planos mas só preciso virar o mês por necessidades de manutenção de fluxo de caixa.

4 -  Tá na mesma da linha da mesa, mas um mês (assim espero).

5 - Esse é um ponto problemático, eu comprei esse guidão reto junto com um clip que usei por muitos anos até quebrar, então a minha idéia inicial é de colocar um novo clip mantendo esse guidão, mas eu já ouvi de várias pessoas que usar um drop potencializa muito a pedalada, outros como você me recomendaram o curvo com bar ends maiores e curvos por conta do conforto e da possibilidade de várias pegadas diferentes, o fato é que eu não sei ao certo o que fazer neste caso.

6 - Segue a linha do ponto 1, vou de 9v por enquanto.

7 - Meu amigo, hoje eu vi um shimano clip m520 com plataforma, sensacional!!! É minha escolha sem dúvidas, só que o conjunto todo ficava em torno de R$450,00, ai eu travei na questão do fluxo de caixa (rsrs), mas tá programado para Maio. Enquanto isso vou manter os atuais, eles são de alumínio tb e estão inteiros.

8 - Interessante, se colocarmos na ponta do lápis e compararmos com as MTBs de alumínio com grupos alívio que tem por ai, acaba que não compensa. Mas se considerarmos que a ideia é construir uma bike bastante pessoal e focada em um tipo de pedalada, ai acho que vale, até pq tudo acaba tendo uma razão no conjunto, fora o tesão que é projetar e executar uma montagem específica. Bom, como primeira impressão, hoje pedalei os primeiros dez km com a nova montagem e fiquei bastante contente, a bike está muito leve e muito "justa", mas dá para melhorar.

9 - Filhos são a maior benção do mundo, espero com essa minha decisão tb plantar uma sementinha na cuca do meu filho, para que conforme ele cressa eu acabe ganhando um parceiro de pedal. Quanto ao quadro fico tranquilo, pq tratando bem ele dura mais 20 anos, hehe.

Obrigado novamente pela ajuda Ligeirinho! Amanhã vou postar as fotos da velhinha de roupas novas.





Postado Por: svdo
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 00:16
Mais fotos da velhinha:



Postado Por: svdo
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 00:19
Nova tentativa:



Postado Por: svdo
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 00:26
Suspensão:



Postado Por: svdo
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 00:32
A Clara (minha cachorra) tem verdadeira adoração pelo firma pé da bike. Deve ter sabor osso!



Postado Por: svdo
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 00:37
Peças Novas 1 (tudo lacrado, que lindo):



Postado Por: svdo
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 00:40
Agora sim, peças novas 2:



Postado Por: raphaelheadbanger
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 08:29
SVDO, ao vivo é mais bonita ainda. Sabe como é câmera de celular, né?

Teu projeto tá ficando TOP!

Abraço!


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"Niguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, mas de quão forte pode ser atingido e continuar em frente. Assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa


Postado Por: TFHG
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 12:25
Qual o curso dessa suspa manitou? Pelas fotos tem-se a impressão de que ela está bem "arriada"....

-------------
KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
GT Avalanche Expert

Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!


Postado Por: svdo
Data de Publicação: 22 Mar 2013 as 20:04
TFHG, o curso é de 100mm e ela estava hiper arriada. Os elastômeros esfarelados, tinha óleo singer dentro do pistão e para finalizar dois tocos de madeira (cabos de vassoura) servindo de calço.
Mas para minha sorte o mecânico que montou a bike é fanático por suspensões (vai entender) e tomou como desafio recuperar a minha, bom para encurtar, ela está praticamente zerada agora.

Vou postar umas fotos da montagem que dá para comparar com as de antes, ficou show.


Postado Por: svdo
Data de Publicação: 23 Mar 2013 as 00:18
Amigos, seguem as novas fotos com a evolução do projeto até o momento.

Passando pela cirurgia:



Postado Por: svdo
Data de Publicação: 23 Mar 2013 as 00:41
Resultado final:









Hoje andei os primeiros 20km com ela, fora a necessidade de pequenos ajustes e adequações de posições de componentes ao meu uso, o comportamento da bike foi exatamente o esperado, ela está "solta", gostosa de pedalar. O grupo acera se comportou bem e as rodas/pneus trazem um rendimento muito bom.

Como todo projeto tem de ser revisto a cada etapa, acho que vou alterar certas prioridades que havia estabelecido, pois acho que a troca do sistema atual de pedal+firmapé por sapatilha e colocação do clip de guidão, vão me trazer um resultado mais expressivo no curto prazo, do que o trabalho de redução de peso com a troca da mesa, guidão, canote, selim e garfo.

Uma coisa é certa, preciso fazer abdominais para reforçar a musculatura do tronco, senti dificuldades de manter a posição na bike, no que descuidava os braços ficavam retos forçando a articulação do pulso e minhas costas reclamaram bastante depois do banho, hehehe gordinho é uma desgraça.

Pessoal, conto com a ajuda e comentários, ok!


Postado Por: amon
Data de Publicação: 24 Mar 2013 as 13:20
tá show irmào, bola p/ frente!!!

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Se tiver chuveiro...vou de bike!


Postado Por: TFHG
Data de Publicação: 24 Mar 2013 as 14:31
Bela bike!

Mas, se intenta usar clip de guidão penso que suspensão seja algo dispensável.

Um garfo rigido de cromo ou de alu ajudaria na "tocada" da bike. Vc consegue diminuir de 0,5 a 1,00 kg só com isso, dependendo da escolha alu ou cromo

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KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
GT Avalanche Expert

Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!


Postado Por: svdo
Data de Publicação: 24 Mar 2013 as 19:34
Originalmente postado por amon amon escreveu:

tá show irmào, bola p/ frente!!!

Obrigado amon! Ela tb está gostosa de pedalar.Big smile

Devagarinho vou evoluindo a velhinha, a ideia é ir igualando a bike à minha performance.


Postado Por: svdo
Data de Publicação: 24 Mar 2013 as 20:04
Originalmente postado por TFHG TFHG escreveu:

Bela bike!

Mas, se intenta usar clip de guidão penso que suspensão seja algo dispensável.

Um garfo rigido de cromo ou de alu ajudaria na "tocada" da bike. Vc consegue diminuir de 0,5 a 1,00 kg só com isso, dependendo da escolha alu ou cromo


TFHG, eu concordo contigo, mas meu problema atualmente é meu, digamos, porte avantajado.

Eu pretendo trocar a suspa pelo garfo original dela que é de cromo tb e colocar o clip.

Na realidade essa questão do guidão é o ponto fraco do meu projeto, confesso que não sei ao certo o que vai ficar melhor, amanhã vou trocar esse reto por um Tranz-x curvo (OS31.8 preto 710mm), seguindo a recomendação do amigo LIGEIRINHO. Quero melhorar a pegada e a postura, meus pulsos estão ficando doloridos nos meros 10km rodados.


Postado Por: DANIELBOSSAN
Data de Publicação: 11 Abr 2013 as 22:26
Ficou Lindassa a Bike hein!!! Parabéns!



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