Imprimir Página | Fechar Janela

Classificados - Mais rígidas pelo bem do Pedal

Impresso de: Pedal.com.br
Categoria: Outros
Nome do Fórum: Instruções para usar o Fórum
Descrição Fórum: Instruções sobre o funcionamento do fórum. Como colocar fotos, usar URLs, etc. Também é possível testar suas mensagens sem atrapalhar os fóruns já em andamento.
URL: https://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=64254
Data da Impressão: 23 Abr 2024 as 18:55
Versão do Software: Web Wiz Forums 12.07 - https://www.webwizforums.com


Tópico: Classificados - Mais rígidas pelo bem do Pedal
Postado Por: Pedro Cury
Assunto: Classificados - Mais rígidas pelo bem do Pedal
Data de Publicação: 11 Mar 2013 as 15:29
Pergunta:
Devemos ter regras rígidas sobre a ação de revendedores profissionais e usuários que somente querem anunciar e usar os classificados ? Levando em conta que o objetivo principal do site não é ser um site de classificados, mas sim de discussão sobre bicicletas e ciclistas.

---------

Pessoal,

Estou levantando essa votação por causa de questões bem chatas que andam acontecendo nos classificados

Como todo usuário antigo sabe, sempre buscamos ter uma comunidade saudável. Muitos membros se conhecem pessoalmente, já tivemos ações offline legais e tudo mais. Os próprios classificados, em primeiro lugar, foram criados para que USUÁRIOS TIVESSEM A OPORTUNIDADE de vender e comprar peças dentro desse ambiente legal de comunidade que é o Pedal.

Mas estamos falando de mais de 10 anos atrás e muitas coisas mudaram.

O próprio ciclismo, como esporte e lazer, cresceu muito e aí começou a aparecer gente que tem o intuito somente de vender... alguns que nem pedalam!

Além disso não se encaixar no conceito inicial da Comunidade Pedal, também não é honesto com membros que querem vender suas peças que realmente usaram e até com anunciantes do site que ajudam a manter tudo isso funcionando.

E não é só isso... achamos gente que comprovamos ser REVENDEDOR PROFISSIONAL ou realmente age de MÁ FÉ. Vimos gente anunciando produtos novos como usados para burlar as regras, mais alguns com contas duplicadas e até casos COMPROVADOS de contrabando!

Nos últimos tempos, tomamos várias medidas para coibir esses usuários. Criamos um formulário nos classificados evitando o "esquecimento" de dados obrigatórios, maiores restrições para usuários novatos (para evitar recadastramento duplicado) e ate bloqueamos temporariamente o anuncio de peças novas.

Mesmo assim... notamos usuários tentando burlar novas regras e se aproveitando de brechas. Já fizemos uma votação perguntando a opinião de usuários para ter punições mais severas e tivemos um resultado a favor disso.

Eu realmente não vejo outra solução senão enrijecer ainda mais as regras dos classificados. E a única solução pra isso é dar aos moderadores a possibilidade de restringir usuários a usar classificados e MP, segundo critérios, julgamentos e análises internas - sem qualquer justificativa. Mesmo que para isso, uma porcentagem mínima de usuários honestos sejam "confundidos" em um primeiro momento. 

Vejam bem... isso já está nas nossas regras há muito tempo. Só que com uma moderação mais ativa, começaram a chover reclamações. São muitos casos de "mas eu não sabia", "eu sou usuário antigo, não dá pra abrir uma exceção ?", etc.

Com esse volume, realmente fica impossível agir em questões que são muito mais legais para quem está no Pedal para o propósito inicial, que é DISCUTIR SOBRE BICICLETA, e não ser um site destinado a vendedores profissionais!

Quem conhece a maneira como é levado o Pedal, sabe que somos bastante razoáveis e flexíveis. Estamos sempre pensando em soluções - e realmente já existem algumas em mente - para evitar esse tipo de decisão mais drástica. Ao mesmo tempo, a coisa chegou a um ponto que também foi levantado acabar de vez com os classificados. 

Lembrando, mais uma vez, que estar Restrito não impede de usar o fórum. Apenas impede de usar os classificados e mensagens privadas. AINDA ASSIM, os anúncios são públicos e podem ser vistos por usuários que nem mesmo são cadastrados no site. Sendo assim, não existe nenhum prejuízo para quem usa o fórum para o real propósito para o qual foi criado.

Gostaria que vocês não só participassem da votação, mas também ficassem mais uma vez cientes dos problemas que enfrentamos e da nossa posição em tentar manter o bem estar da comunidade.

Abs


-------------
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!




Respostas:
Postado Por: Chris
Data de Publicação: 11 Mar 2013 as 15:58
Pedro é uma questão muito delicada esta.
 Sou usuario do forum  ha alguns anos e faço otimo uso dele e dos classificados. Tendo vendedores profissionais ou nao.
Eu mesmo tive meu anuncio excluido hoje mesmo por 3 vezes. Desisti de anunciar o produto aqui. e olha que nunca vendi um produto novo e nao o estou fazendo agora apesar dele parecer novo.

.Podem verificar meus anuncios mais antigos, somente anuncios de peças usadas.
Mas não sou contra o anuncio de peça novas, muito pelo contrario.

Eu penso que devem existir regras sim. Excluir vendedores profissionais? como?
 e me digam,  Quem nunca comprou uma peça nova aqui e saiu feliz da vida?

Acho que isso tb faz parte do forum.

Abraço


Postado Por: HAIRTONNETO
Data de Publicação: 11 Mar 2013 as 16:05
Concordo com o Chris. Também votei que devem ter regras ainda mais severas... mas, pensando melhor agora... até que ponto vale a pena?

Eu acho que deve ser praticamente impossível inibir os vendedores profissionais. Eles podem muito bem solicitar autorização de venda de produto novo para vocês informando dados falsos.

E outro detalhe... até mesmo os vendedores profissionais, se não conseguem vender, são obrigados a baixar preço ou desistir de vender. E alguns são tão profissionais que conseguem trazer peças de fora por preços muito mais atraentes que lojas nacionais, o que seria até vantajoso para alguns compradores.

Então, será que não seria uma ideia parar de se estressar com isso e deixar que todos vendam o que quiserem? Afinal, se o preço for atraente e legal para ambos os lados, não vejo problema em negociar com um vendedor profissional. E cabe ao comprador analisar muito bem tudo sobre o vendedor, e decidir se quer comprar ou não (analisar reputação e tudo mais).



Postado Por: paulorl
Data de Publicação: 11 Mar 2013 as 16:08
Deveria ter um modo de LIMITAR a quantidade de classificados que a pessoa pode fazer, e não permitir fazer um anúncio com mil produtos de uma só vez. Anúncios de produtos individuais, e limite de anúncios, tipo 1 por mês. Se o cara é usuário de bike e está aqui no fórum para curtir a falar sobre BIKE, não vai achar ruim essa regra de anunciar apenas 1 produto por mês. Claro que tem excessões, tem o cara que quer desmontar a bike, mas infelizmente não dá pra agradar todo mundo, e existem outros meios de se anunciar seus produtos, se o cara quer fazer um comércio "maior". Essa é minha dica.


Postado Por: bercelino
Data de Publicação: 11 Mar 2013 as 17:07
Originalmente postado por paulolange paulolange escreveu:

Deveria ter um modo de LIMITAR a quantidade de classificados que a pessoa pode fazer, e não permitir fazer um anúncio com mil produtos de uma só vez. Anúncios de produtos individuais, e limite de anúncios, tipo 1 por mês. Se o cara é usuário de bike e está aqui no fórum para curtir a falar sobre BIKE, não vai achar ruim essa regra de anunciar apenas 1 produto por mês. Claro que tem excessões, tem o cara que quer desmontar a bike, mas infelizmente não dá pra agradar todo mundo, e existem outros meios de se anunciar seus produtos, se o cara quer fazer um comércio "maior". Essa é minha dica.

Concordo com o Paulo acho deve-s limitar o numero de anuncios, se o cara quer usar o forum apenas para vendas que utilze então o Mercadolivre ou uros meios de venda.


-------------
“Nós somos a soma das nossas decisões”


Postado Por: Lincolnfd
Data de Publicação: 11 Mar 2013 as 17:21
O que seriam "regras mais rígidas"? Se nao disser quais são estaremos votando no escuro (vc já tem uma carta branca pra fazer as alterações que entender necessárias, e as faz, sempre pensando no melhor para a comunidade, mas penso que nao deve buscar um aval antecipado para "regras mais rígidas" que ninguém sabe quais são.

Eu penso que um sistema automatizado, do tipo que cada usuário só pudesse anunciar 2 (3, 4 ou outro número a ser definido) produtos novos por ano poderia dispensar a prévia autorização da moderação e excluiria os vendedores profissionais (ninguém se mantém profissionalmente com 2 ou 3 vendas anuais).
Desta forma, o próprio sistema bloquearia novos anúncios, sem a intervenção de ninguém.
Assim, a única coisa que teria que ser fiscalizada manualmente é a prática de dizer que produtos novos são usados, mas penso que isso já tornaria o sistema mais funcional.

Esse sistema de limitar o número de anúncios novos poderia ser utilizado também para anúncios de usados, se for o caso, de modo a evitar manobras abusivas. São apenas sugestões.

Pedro, por favor, nao leve a mal o primeiro parágrafo que escrevi. Sei que vc dedica um tempo realmente grande à administração desse forum, e o faz com muito equilíbrio, bom senso. É a impressão que sempre tive de vc.


-------------
Lincoln


Postado Por: FlavioFloripa
Data de Publicação: 11 Mar 2013 as 17:36
Concordo com o recrudescimento das regras. Minha sugestão é que não só o número de posts, mas também a qualidade destes posts (analisada pelos moderadores segundo parâmetros de contribuição séria às discussões) e principalmente o tempo de inscrição do usuário (penso em 3 meses mínimos de inscrição) podem, de certa forma, inibir (acho que nunca se conseguirá erradicar) a atuação dos profissionais, que contam com outras ferramentas e páginas on line específicas para seu exercício comercial.

-------------
Flavio


Postado Por: Quasenada2008
Data de Publicação: 11 Mar 2013 as 17:37
Eu acho que o anúncio (quantidade) deveria ser permitido de acordo com o tempo de cadastro no site.

Isso já diminuiria consideravelmente aqueles que efetuam o cadastro só pra poder anunciar algo.

-------------
"A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena."


Postado Por: Adriano Diniz
Data de Publicação: 11 Mar 2013 as 18:04
Voces estão ignorando o fato do Pedal ser um dos trabalhos do Pedro , para sustentar este projeto e poder se dedicar a ele , é fundamental que se vendam anúncios !!!!!

Como uma loja ou distribuidora vai fechar um contrato de publicidade se o próprio site é um " concorrente" através dos classificados ? se aceita anúncios de peças novas sem origem conhecida ?





-------------
Terra   : SPZ Stump Jumper 29r
Estrada : ? ?


Postado Por: Alex SP
Data de Publicação: 11 Mar 2013 as 18:04
O Pedro é muito bonzinho e democrático, se fosse eu já tascava as regras que considero necessárias e pronto. Quem não concordasse, que fosse embora. Existem outros sites, fóruns e classificados por aí, não tem pq encher o saco ou ficar exigindo nada. É impossível agradar a todos e esse não é o objetivo. 

Os classificados são um serviço para a comunidade do site/fórum. Mas devido ao crescimento do site e ao movimento que ele atrai, acabam crescendo tb e ganhando volume e importância. Só que se deixar sem cuidado, muita gente vai se aproveitar dessa plataforma para fazer negócios sem investir um centavo. Afinal, é de graça (e mesmo assim tem gente que reclama... fala sério), é livre e dá retorno. Mas não é pra fazer comércio e sim transações pessoais.

Mas pessoal, entendam que ele é de graça pra quem usa, mas não pra quem faz. É justamente esse custo, seja em $, tempo ou dedicação, que poderia gerar receita de outras formas e fazer o site crescer e melhorar mais ainda. Ele não existe para fazer ninguém feliz ou ganhar dinheiro, esse não é o objetivo nem nunca foi. O fluxo é a entrada de quem busca informação e compartilhamento, e se integra ao site e à comunidade. Se a entrada for o comércio, perde o sentido e vira zona.

É difícil enfiar na cabeça das pessoas o conceito das coisas, e exige um esforço tremendo por parte de quem administra e auxilia (voluntariamente) na manutenção do PEDAL ficar controlando os aproveitadores. Esse esforço e tempo seriam muito mais bem aproveitados se fossem direcionados para novas propostas de melhora do site e fórum, mas é impossível pq sempre tem espertalhões tentando burlar as regras. Por isso elas exigem atualização constante e cada vez menos brechas. Se todo mundo respeitasse e entendesse, não seria necessário mas isso é utopia, cada vez tem mais malandro querendo tirar uma lasca do trabalho dos outros. É o lado ruim do sucesso do PEDAL, vamos colaborar pra não ficar pior.

Para os classificados continuarem de graça e servindo a quem quer fazer vender uma peça que não usa mais ou comprar algo que precisa sem ir nas lojas, transações ocasionais e em menor volume, é preciso ser BEM rígido no tratamento. O Pedro até que está sendo diplomático, o site é dele e ele é democrático (até demais na minha opinião rsss....) mas não vamos abusar. 



-------------
Look Good, Feel Good, GO FAST!


Postado Por: Alessandro_sp
Data de Publicação: 11 Mar 2013 as 18:29
Originalmente postado por Adriano Diniz Adriano Diniz escreveu:

Voces estão ignorando o fato do Pedal ser um dos trabalhos do Pedro , para sustentar este projeto e poder se dedicar a ele , é fundamental que se vendam anúncios !!!!!

Como uma loja ou distribuidora vai fechar um contrato de publicidade se o próprio site é um " concorrente" através dos classificados ? se aceita anúncios de peças novas sem origem conhecida ?





O ponto que o Adriano levantou é importante e verdadeiro. Sou moderador de um forum de fotografia, justamente na área de classificados, e é a mesma ladainha. E nós perdemos um "patrocinador", que pagava por espaço diferenciado, justamente por causa de espertinhos que anunciavam produtos novos.

De qualquer forma, a história não muda. Sempre vão existir os flooders que querem conseguir os N posts para anunciar, sempre vão existir os vendedores profissionais disfarçados, ou os que querem vender produtos novos como usados "apenas uma vez", ou "só tirei da caixa pra olhar".

Isso não dá pra controlar, salvo se conseguir uma equipe dedicada, e ainda assim vão acontecer injustiças com gente de bem.

No forum que eu modero, já apertamos as regras, e descobrimos que isso só faz gerar mais trabalho para a moderação, pois as tentativas de burlar continuam e agora temos mais regras para verificar. De início eu costumava mandar MP para quem pisava na bola, avisava... Aí vi que não tinha condição e comecei a limar sem dó, deletava anúncio, na reincidência suspendia e depois bania. E dá-lhe aguentar gente se recadastrando e xingando por MP. É um trampo bastante ingrato, até porque normalmente é voluntário e pro bono, e nem dá pra esperar uma receptividade boa.


Postado Por: Alessandro_sp
Data de Publicação: 11 Mar 2013 as 18:38
Em tempo:

Pedro, não votei. Acho que minha posição é clara, mas em todo caso, se as regras mais duras forem possíveis de implementar sem causar uma sobrecarga para o forum, então sim, devem ser implementadas. Caso contrário vão se tornar uma encheção de saco e em pouco tempo precisarão ser revistas.

Aproveitando, já cogitou um sistema de referências comerciais? Temos um bem simples no BRfoto, apenas uma sub-sala com tópicos para cada usuário que compra/vende nos classificados. Inclusive o nome do tópico é o mesmo que o nickname do usuário. Nesse tópico as pessoas que já negociaram com ele podem deixar seus depoimentos.

Pra nós foi útil, e não dá muito trabalho para manter (apenas a criação dos tópicos, pois nessa sala os usuários não tem permissão para criar tópicos, apenas para postar neles).


Postado Por: Papillon
Data de Publicação: 11 Mar 2013 as 19:23

Bom, acho que no caso específico dos classificados o grupo de usuários novos e não registrados não deveria visualizar o subforum, eu sei que isso tira um pouco da visibilidade do site por não indexar as buscas no google, mas... por outro lado elimina o problema e mais...

com as atuais regras de 50 posts para "mudar de categoria" e poder ser usuário comum o sujeito que perder o privilégio de anunciar pode ficar meses sem anunciar.

Das novas regras só não gostei muito da que exige um produto por página, acho que poderia ser um valor máximo em caso de miudezas...

Mas sei o trabalho que dá gerenciar tudo isso.

Aliás acho que o pedal tem pouco anúncio, Pedro já procurou uma agencia de marketing/propaganda para vender anúncios?

Enfim... acho que as regras tem de ser simples, vacilou 1x = advertência, vacilou segunda vez = suspensão, quis ser malandro = ban

um troll que vai ficar pentelhando pra dizer que ele não se encaixa na alínea x, y, z da regra sempre vai ter.



Postado Por: Saddam
Data de Publicação: 11 Mar 2013 as 19:45
Senhores,

Acho que o os classificados são uma parte muito importante dos foruns, não importa qual seja o tema.

Frequenta o tópico quem quiser.
Minha rotina diária é ir para o de Ciclismo de Estrada e Classificados de Estrada, quem sabe não aparece uma boa barganha de um TT.

Acho que itens como um mecanismo de procura mais robusto e eficiente, limpeza dos classificados com mais de 30 dias sem atualização, tópicos repetidos e mesmo uma sala de chat para os foristas seriam mais importantes para todos que esta grande polemica de mensagens e anuncios.

[]´s

Saddam


Postado Por: bcgfg
Data de Publicação: 11 Mar 2013 as 20:04
De todas essas propostas, achei muito válido limitar a quantidade de venda por usuário. É lógico que vão ter uns elementos que terão vários cadastros para poder postar mais vendas.


Postado Por: ArthurSantos
Data de Publicação: 11 Mar 2013 as 22:00
concordo com o alessandro a questão que ele levantou é muito forte, e falaram da idéia de limitar o numero de tópicos dos classificados por membro, concordo.


Postado Por: rsreis
Data de Publicação: 11 Mar 2013 as 22:22
Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:

Concordo com o Chris. Também votei que devem ter regras ainda mais severas... mas, pensando melhor agora... até que ponto vale a pena?

Eu acho que deve ser praticamente impossível inibir os vendedores profissionais. Eles podem muito bem solicitar autorização de venda de produto novo para vocês informando dados falsos.

E outro detalhe... até mesmo os vendedores profissionais, se não conseguem vender, são obrigados a baixar preço ou desistir de vender. E alguns são tão profissionais que conseguem trazer peças de fora por preços muito mais atraentes que lojas nacionais, o que seria até vantajoso para alguns compradores.

Então, será que não seria uma ideia parar de se estressar com isso e deixar que todos vendam o que quiserem? Afinal, se o preço for atraente e legal para ambos os lados, não vejo problema em negociar com um vendedor profissional. E cabe ao comprador analisar muito bem tudo sobre o vendedor, e decidir se quer comprar ou não (analisar reputação e tudo mais).



Um problema que é grave e já foi citado pelo Pedro e até foi assunto de um outro tópico: e se começarem a vender produtos piratas/falsificados? Contrabando? Peças furtadas/roubadas? Pode dar uma puta de uma dor de cabeça pro responsável pelo site. É uma questão perigosa, se analisarmos sob esse aspecto...


Postado Por: sergiotucano
Data de Publicação: 11 Mar 2013 as 22:26
Pedro, se me permite uma sugestão...

Participei de dois fóruns de fotografia que tinham duas áreas distintas para anunciantes. 
Os membros comuns e os anunciantes profissionais, revendedores e similares. 

Então era tudo bem separado e claro para um membro postar no fórum destinado a revendedores e similares era necessário autorização da moderação. 

Então fica a sugestão para a criação de um fórum de classificados para os profissionais. 


Postado Por: sergiotucano
Data de Publicação: 11 Mar 2013 as 22:27
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Em tempo:

Pedro, não votei. Acho que minha posição é clara, mas em todo caso, se as regras mais duras forem possíveis de implementar sem causar uma sobrecarga para o forum, então sim, devem ser implementadas. Caso contrário vão se tornar uma encheção de saco e em pouco tempo precisarão ser revistas.

Aproveitando, já cogitou um sistema de referências comerciais? Temos um bem simples no BRfoto, apenas uma sub-sala com tópicos para cada usuário que compra/vende nos classificados. Inclusive o nome do tópico é o mesmo que o nickname do usuário. Nesse tópico as pessoas que já negociaram com ele podem deixar seus depoimentos.

Pra nós foi útil, e não dá muito trabalho para manter (apenas a criação dos tópicos, pois nessa sala os usuários não tem permissão para criar tópicos, apenas para postar neles).

Ale, acabei respondendo sem ler seu comentário...

Sabia que te conhecia de algum lugar ! Agora esta explicado ! Wink


Postado Por: ReinaldoBrisolla
Data de Publicação: 11 Mar 2013 as 22:36
Compartilho da opiniao do Pappilon usuarios novos deveriam ser impedidos de visualizar os classificados, assm acaba de vez com toda essa confusao...
 
Tem os contras de nao aparecer na pesquisa do google, mas ao menos a maior parte do trabalho da moderacao iria acabar e, se cadastrará somente quem quiser contribuir com o forum, ao menos em principio...
 
Vendedores profissionais acabariam por desistir de se manifestar por aqui e, aqueles que so querem anunciar, com o tempo de cadastro e obrigatoriedade de posts, acabarao ou por odiar o forum e sair fora, ou contribuindo e aprendendo...
 
Sds


Postado Por: rsreis
Data de Publicação: 11 Mar 2013 as 22:49
Originalmente postado por ReinaldoBrisolla ReinaldoBrisolla escreveu:

Compartilho da opiniao do Pappilon usuarios novos deveriam ser impedidos de visualizar os classificados, assm acaba de vez com toda essa confusao...



 

Tem os contras de nao aparecer na pesquisa do google, mas ao menos a maior parte do trabalho da moderacao iria acabar e, se cadastrará somente quem quiser contribuir com o forum, ao menos em principio...

 

Vendedores profissionais acabariam por desistir de se manifestar por aqui e, aqueles que so querem anunciar, com o tempo de cadastro e obrigatoriedade de posts, acabarao ou por odiar o forum e sair fora, ou contribuindo e aprendendo...

 

Sds


Pedro, é pra se considerar, hein? Minha sugestão é criar uma votação pra isso, acho que muita gente ia abraçar a idéia.


Postado Por: kingxc
Data de Publicação: 12 Mar 2013 as 08:34
Originalmente postado por ArthurSantos ArthurSantos escreveu:

concordo com o alessandro a questão que ele levantou é muito forte, e falaram da idéia de limitar o numero de tópicos dos classificados por membro, concordo.

Acho que é a ideia mais justa.
Muitas vezes fica complicado para a moderação julgar o que é certo ou não em vista daquilo que parece ser . Os ditos "vendedores profissionais" muitas vezes utilizam aqui como ultima opçao, diria eu como um refugo pra tentar se livrar das peças . E em muitos outros casos, os que voces chamam de vendedores profissionais podem não ser , independente do que voce classifica como.

Acho que deveria haver uma maior fiscalização quanto a venda dos produtos novos. E quando me refiro a isso, quero dizer a usuários que estão sempre vendendo peças novas. Ai sim eu acho errado. 




Postado Por: marcoaleite
Data de Publicação: 12 Mar 2013 as 08:47
O Alex falou tudo! Thumbs Up Também acho o Pedro bonzinho demais...

Concordo com o que o Papillon disse, restringir a visualização de novos usuários, isto já seria um bom filtro, pois quem não estiver cadastrado não visualizaria possíveis sub-áreas di fórum.

Tem usuário nos classificados que eu nunca vi uma postagem em outras áreas, o cara só tem post nos classificados. Se precisar ele vende até a mãe dele aqui!

Edit: Ah, outra coisa Pedro, tente tirar a contagem de posts na área de classificados, off-tópic e nestes tópicos de esclarecimentos como este. O que eu vi de neguinho postando ladainha nestes tópicos de discussão estes dias, é coisa de louco! Cara que nem sabe o que está acontecendo e fica falando abobrinha.Angry


-------------
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."


Postado Por: Fabiao
Data de Publicação: 12 Mar 2013 as 10:28
Eh uma questão delicada


Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 12 Mar 2013 as 11:21
Originalmente postado por Fabiao Fabiao escreveu:

Eh uma questão delicada

Lincolnfd e demais...

É exatamente isso que to falando. A moderação me passou que esse usuário acima acabou de ser banido, junto com o outro Fabião_Pira. Usuários duplicados.  O primeiro teve a conta restrita e agora ele criou esse novo login pra fugir da punição e ainda está floodando com mensagens desse tipo.

Há muito tempo atrás, a gente avisaria e tentaria regularizar a situação. Há pouco tempo atrás, a gente esperaria ele fazer 20 mensagens, inundar o fórum com mensagens inúteis e ai sim, certificar que ele quer usar apenas os classificados, ter o trabalho de apagar as mensagens e aplicar a punição.

E a votação é apenas para mostrar / reforçar / avaliar a nossa nova conduta de já agir antes dos problemas acontecerem. Mesmo sabendo que eventualmente podemos errar. 

Mas o que me deixa puto é que cobram, especialmente usuários que são punidos, uma posição super ética, democrática e justa da moderação, mas não agem como tal. Pq nesse caso ai de cima, e dezenas de outros, o usuário que estava restrito não vem postar a opinião e tentar contornar a situação ??  Isso só reforça o sentimento de que a gente tá sendo otário em esperar o óbvio em mensagens desse tipo.  Até agora, em tópicos desse tipo, todos os usuários que reclamaram e foram contra já tinham sido no mínimo advertidos alguma vez. 


-------------
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!



Postado Por: kingxc
Data de Publicação: 12 Mar 2013 as 11:55
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Originalmente postado por Fabiao Fabiao escreveu:

Eh uma questão delicada

Lincolnfd e demais...

É exatamente isso que to falando. A moderação me passou que esse usuário acima acabou de ser banido, junto com o outro Fabião_Pira. Usuários duplicados.  O primeiro teve a conta restrita e agora ele criou esse novo login pra fugir da punição e ainda está floodando com mensagens desse tipo.

Há muito tempo atrás, a gente avisaria e tentaria regularizar a situação. Há pouco tempo atrás, a gente esperaria ele fazer 20 mensagens, inundar o fórum com mensagens inúteis e ai sim, certificar que ele quer usar apenas os classificados, ter o trabalho de apagar as mensagens e aplicar a punição.

E a votação é apenas para mostrar / reforçar / avaliar a nossa nova conduta de já agir antes dos problemas acontecerem. Mesmo sabendo que eventualmente podemos errar. 

Mas o que me deixa puto é que cobram, especialmente usuários que são punidos, uma posição super ética, democrática e justa da moderação, mas não agem como tal. Pq nesse caso ai de cima, e dezenas de outros, o usuário que estava restrito não vem postar a opinião e tentar contornar a situação ??  Isso só reforça o sentimento de que a gente tá sendo otário em esperar o óbvio em mensagens desse tipo.  Até agora, em tópicos desse tipo, todos os usuários que reclamaram e foram contra já tinham sido no mínimo advertidos alguma vez. 


Sei que não é o certo mas muitas vezes passa pela cultura brasileira.
Quando o usuário se cadastra em um forum ele nao lê todas as regras, ou sequer lê alguma regra e acaba em um determinado momento infringindo algum quesito.
Como exemplo, cito o meu irmão que é cadastrado nesse forum e teve a conta restrita por tentar vender peças minhas e meu pedido. No caso não era revenda, e a moderação compreendeu como tal.


Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 12 Mar 2013 as 12:00
Não interpretou como revenda... interpretou como venda para terceiros, que é proibido segundo as regras. 

O motivo é óbvio - se liberar, alguém se preocupa em fazer uma conta aqui toda certinha e vende pra meio mundo de gente.

E aí que vem os problemas... vc diz que vai vender pro seu irmão... e é verdade, uma peça... mas vem outro e diz que vai vender pro irmão e vende 10 bikes ao longo do ano, cada uma de uma tamanho e modalidade diferente.


-------------
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!



Postado Por: paulorl
Data de Publicação: 12 Mar 2013 as 12:25
Coloca limite Pedro! Não deixa mais fazer classificados de várias peças em um anúncio só, permite que seja anunciado individualmente, e coloca um limite e um anúncio por mês, ou seja, uma peça por mês. Se o cara quer vender mais, vá para o mercadolivre, ou coloca uma área PAGA onde o usuário pode anunciar mais de uma peça por mês. Como se fosse um anunciante. Assim reverte em verba para manter o fórum!

Obs.: Se vc fizer isso, só vai se "magoar" com isso aqueles que fazem uso abusivo disso, os verdadeiros utilizadores do fórum, aqueles que querem falar de bike, um ou outro apenas que vão se morder com essa medida. Vamos reverter esse abuso em verba pro fórum, para poder fazer sorteios entre a galera que realmente participa, promoções, parcerias, etc.


Postado Por: kingxc
Data de Publicação: 12 Mar 2013 as 12:34
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Não interpretou como revenda... interpretou como venda para terceiros, que é proibido segundo as regras. 

O motivo é óbvio - se liberar, alguém se preocupa em fazer uma conta aqui toda certinha e vende pra meio mundo de gente.

E aí que vem os problemas... vc diz que vai vender pro seu irmão... e é verdade, uma peça... mas vem outro e diz que vai vender pro irmão e vende 10 bikes ao longo do ano, cada uma de uma tamanho e modalidade diferente.


E se fosse criada uma espécie de cadastro das peças a venda. Por exemplo, o usuário que deseja anunciar algo no Forum deve enviar um pedido de permissão à moderação, com fotos , dados e etc. da forma que era feito com peças novas . Tendo posse disso, a moderação criaria um cadastro das peças vendidas pelos usuários e teria uma espécie de banco de dados para analizar os anúncios feitos.
Se a moderação constatar que a pessoa está fazendo do forum uma "loja", ai sim pode banir .
Como eu disse em alguns posts atrás , realmente muitas pessoas usam o forum pelo classificado, mas nem todos utilizam como revenda ou lojista.


Postado Por: paulorl
Data de Publicação: 12 Mar 2013 as 12:42
Originalmente postado por kingxc kingxc escreveu:

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Não interpretou como revenda... interpretou como venda para terceiros, que é proibido segundo as regras. 

O motivo é óbvio - se liberar, alguém se preocupa em fazer uma conta aqui toda certinha e vende pra meio mundo de gente.

E aí que vem os problemas... vc diz que vai vender pro seu irmão... e é verdade, uma peça... mas vem outro e diz que vai vender pro irmão e vende 10 bikes ao longo do ano, cada uma de uma tamanho e modalidade diferente.


E se fosse criada uma espécie de cadastro das peças a venda. Por exemplo, o usuário que deseja anunciar algo no Forum deve enviar um pedido de permissão à moderação, com fotos , dados e etc. da forma que era feito com peças novas . Tendo posse disso, a moderação criaria um cadastro das peças vendidas pelos usuários e teria uma espécie de banco de dados para analizar os anúncios feitos.
Se a moderação constatar que a pessoa está fazendo do forum uma "loja", ai sim pode banir .
Como eu disse em alguns posts atrás , realmente muitas pessoas usam o forum pelo classificado, mas nem todos utilizam como revenda ou lojista.



Imagina o tamanho do trabalho que a moderação teria. O foco do fórum não é esse. Se é pra ter esse trabalho todo, que o fórum tenha pelo menos um retorno financeiro disso, cobrando de quem quer anunciar mais de um item por mês, por exemplo. Nem relógio trabalha de graça, rsrs! Thumbs Up


Postado Por: kingxc
Data de Publicação: 12 Mar 2013 as 12:55
Originalmente postado por paulolange paulolange escreveu:

Originalmente postado por kingxc kingxc escreveu:

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Não interpretou como revenda... interpretou como venda para terceiros, que é proibido segundo as regras. 

O motivo é óbvio - se liberar, alguém se preocupa em fazer uma conta aqui toda certinha e vende pra meio mundo de gente.

E aí que vem os problemas... vc diz que vai vender pro seu irmão... e é verdade, uma peça... mas vem outro e diz que vai vender pro irmão e vende 10 bikes ao longo do ano, cada uma de uma tamanho e modalidade diferente.


E se fosse criada uma espécie de cadastro das peças a venda. Por exemplo, o usuário que deseja anunciar algo no Forum deve enviar um pedido de permissão à moderação, com fotos , dados e etc. da forma que era feito com peças novas . Tendo posse disso, a moderação criaria um cadastro das peças vendidas pelos usuários e teria uma espécie de banco de dados para analizar os anúncios feitos.
Se a moderação constatar que a pessoa está fazendo do forum uma "loja", ai sim pode banir .
Como eu disse em alguns posts atrás , realmente muitas pessoas usam o forum pelo classificado, mas nem todos utilizam como revenda ou lojista.



Imagina o tamanho do trabalho que a moderação teria. O foco do fórum não é esse. Se é pra ter esse trabalho todo, que o fórum tenha pelo menos um retorno financeiro disso, cobrando de quem quer anunciar mais de um item por mês, por exemplo. Nem relógio trabalha de graça, rsrs! Thumbs Up

Entao que o forum passe a ter certas taxações financeiras, como por exemplo 2% a 5% do valor de qualquer venda.
Acho que a melhor forma da moderação ter condições de averiguar as vendas é a criação de um histórico de vendas do usuário.


Postado Por: Alessandro_sp
Data de Publicação: 12 Mar 2013 as 13:01
Originalmente postado por sergiotucano sergiotucano escreveu:

Ale, acabei respondendo sem ler seu comentário...

Sabia que te conhecia de algum lugar ! Agora esta explicado ! Wink


Opa, meu disfarce foi comprometido!


Postado Por: admurinelli
Data de Publicação: 12 Mar 2013 as 13:07
concordo com o paulo,retorno financeiro pro site e premios pra negada!!!!!!!Handshake

-------------
https://www.strava.com/athletes/2204702" rel="nofollow - - The Road So Far



Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 12 Mar 2013 as 13:18
Então.. tudo isso já foi pensado e discutido...  o problema é que nenhuma solução pode gerar mais trabalho e gerenciamento.

Se gerar trabalho, temos que ter alguém pra gerenciar. E ai, quando acumula, chegam emails de reclamação, o que aumenta o trabalho, e pior ainda, rolam fraudes mesmo assim e é preciso investigar.

Cobrar é uma solução, mas pra fazer isso, foge totalmente. Tem que gerenciar mil coisas, ter atendimento eficiente e ainda gera o problema abaixo...

Abrir totalmente poderia ser uma opção num país justo... mas se fizermos isso, vamos ter revendedores  e lojistas se aproveitando. A competição é desonesta... temos gente que vive apenas comprando coisas de fora, burlando impostos e concorrendo com quem faz a coisa certa. Mesmo cobrando deles... 

As soluções automáticas podem funcionar em um primeiro momento e são minhas preferidas, mas dão trabalho de desenvolver algumas vezes. Tenho feito isso (o formulário é um exemplo), mas ainda assim tem que lidar com as fraudes.

O que falaram de uma peça apenas por anúncio - Isso já se tornou obrigatório... mas ainda tem gente querendo fraudar - assumindo que basta por 30 peças e colocar o valor total, MESMO estando escrito claramente que é um produto por anúncio - E aí que vem um dos objetivos dessa votação...  as regras duras são para mostrar que vamos colocar esses usuários diretamente em modo restrito e nem avisar / responder... e sem essa de "Não sabia", "Não sei pq fui restrito". O que eu quero que vcs entendam é o volume disso... imagina então acumulando ?

Como disse, sempre pensamos em soluções... só não encontrei nenhuma até agora, que seja perfeita para todos.


-------------
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!



Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 12 Mar 2013 as 13:19
Originalmente postado por admurinelli admurinelli escreveu:

concordo com o paulo,retorno financeiro pro site e premios pra negada!!!!!!!Handshake

Prêmios pra negada é uma das coisas que está nos meus projetos e não consigo tirar da gaveta!  Rolou na Cycle Fair ano passado.


-------------
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!



Postado Por: marcoaleite
Data de Publicação: 12 Mar 2013 as 13:33
Pedro, agradar a todos você não vai conseguir nunca. Então tem que ser tomada uma medida que seja boa para você e que não cause um impacto muito forte na maioria que utiliza o fórum para o que ele se propõe. A casa primeiramente é sua e quem quer participar deve dançar conforme a música.

Se restringir os classificados é um mal necessário, que seja feito! Pois enquanto você fica aqui perdendo tempo para resolver chororô de quem quer anunciar, este tempo poderia ser aproveitado para melhorias no site, inovações, ou melhor, com sua família. Então não se doa muito não, faça o que tiver que ser feito e deixe a roda girar.


-------------
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."


Postado Por: paulorl
Data de Publicação: 12 Mar 2013 as 13:34
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

...
As soluções automáticas podem funcionar em um primeiro momento e são minhas preferidas, mas dão trabalho de desenvolver algumas vezes. Tenho feito isso (o formulário é um exemplo), mas ainda assim tem que lidar com as fraudes.

O que falaram de uma peça apenas por anúncio - Isso já se tornou obrigatório... mas ainda tem gente querendo fraudar - assumindo que basta por 30 peças e colocar o valor total, MESMO estando escrito claramente que é um produto por anúncio
...


Pedro, se o lance de cobrar está fora dos planos, vai no automático, mete bronca e coloca um esquema para permitir apenas um anúncio por mês por usuário. Deve ter algum modo/script de se fazer isso, e coloca no robots para excluir a sessão de classificados dos buscadores como o google. Isso vai inibir boa parte da galera que só usa os classificados no fórum, e vai reduzir o trabalho dos moderadores. E eu aumentaria o número de mensagens para umas 50, só pode postar depois disso. Vinte tá fácil demais, os caras respondem alguns tópicos e pronto, já saem anunciando.

E endurece nas regras, se já está um produto por anúncio, os usuários ajudam a monitorar isso e denunciar as fraudes. Depois vc coloca no automático também um esquema de limpeza de usuários que estão a mais de X dias sem se conectar, suspendendo eles ou algo do tipo.


Postado Por: paulorl
Data de Publicação: 12 Mar 2013 as 13:34
Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Pedro, agradar a todos você não vai conseguir nunca. Então tem que ser tomada uma medida que seja boa para você e que não cause um impacto muito forte na maioria que utiliza o fórum para o que ele se propõe. A casa primeiramente é sua e quem quer participar deve dançar conforme a música.

Se restringir os classificados é um mal necessário, que seja feito! Pois enquanto você fica aqui perdendo tempo para resolver chororô de quem quer anunciar, este tempo poderia ser aproveitado para melhorias no site, inovações, ou melhor, com sua família. Então não se doa muito não, faça o que tiver que ser feito e deixe a roda girar.


2X Thumbs Up


Postado Por: gstrobel
Data de Publicação: 12 Mar 2013 as 13:47
Originalmente postado por kingxc kingxc escreveu:

Originalmente postado por paulolange paulolange escreveu:

Originalmente postado por kingxc kingxc escreveu:

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Não interpretou como revenda... interpretou como venda para terceiros, que é proibido segundo as regras. 

O motivo é óbvio - se liberar, alguém se preocupa em fazer uma conta aqui toda certinha e vende pra meio mundo de gente.

E aí que vem os problemas... vc diz que vai vender pro seu irmão... e é verdade, uma peça... mas vem outro e diz que vai vender pro irmão e vende 10 bikes ao longo do ano, cada uma de uma tamanho e modalidade diferente.


E se fosse criada uma espécie de cadastro das peças a venda. Por exemplo, o usuário que deseja anunciar algo no Forum deve enviar um pedido de permissão à moderação, com fotos , dados e etc. da forma que era feito com peças novas . Tendo posse disso, a moderação criaria um cadastro das peças vendidas pelos usuários e teria uma espécie de banco de dados para analizar os anúncios feitos.
Se a moderação constatar que a pessoa está fazendo do forum uma "loja", ai sim pode banir .
Como eu disse em alguns posts atrás , realmente muitas pessoas usam o forum pelo classificado, mas nem todos utilizam como revenda ou lojista.



Imagina o tamanho do trabalho que a moderação teria. O foco do fórum não é esse. Se é pra ter esse trabalho todo, que o fórum tenha pelo menos um retorno financeiro disso, cobrando de quem quer anunciar mais de um item por mês, por exemplo. Nem relógio trabalha de graça, rsrs! Thumbs Up

Entao que o forum passe a ter certas taxações financeiras, como por exemplo 2% a 5% do valor de qualquer venda.
Acho que a melhor forma da moderação ter condições de averiguar as vendas é a criação de um histórico de vendas do usuário.

Cury, Paulo, posso estar errado, mas se houver o alguma cobrança por parte do fórum este futuramente poderá ser responsabilizado.

Igual ao mercado livre que já respondeu e responde vários processos.

Entendo que se houver uma forma restringir um anuncio no classificado por mês, tempo de anuncio reduzido (quinze dias depois automaticamente se não houve a venda o anuncio é trancado, poderá diminuir estes problemas.



Postado Por: gstrobel
Data de Publicação: 12 Mar 2013 as 14:06
Acho que os classificados devem servir como a cereja do bolo (desculpe o exemplo foi o melhor que achei).

Tudo que sei e aprendi (não sei muito) sobre Bike, pesquisei no fórum: bikefit, com ou sem cueca, com ou sem sapatilha, freios, suspensão, aulas sobre quadro e seu material, rigidez, muita informação uma enciclopédia sobre bikes.

Como citei anteriormente restringir será a melhor forma de melhorar o que já é muito bom.


Postado Por: felipeboo
Data de Publicação: 12 Mar 2013 as 14:39
Eu como usuário quando comecei a procurar informações sobre bikes, foi esse site que me ajudou muito a entender através dos vários fóruns. A medida que foi passando o tempo e fui adquirindo peças, comecei a negociar nos classificados, acho q a maioria foi assim.
Comprei e vendi varias peças com os amigos aqui do pedal, praticamente todos sempre honestos, sempre procurando referencias na medida do possível.
Tem q respeitar as regras sim, e também tem q levar em conta quem faz isso a mais tempo, assim como temos uma pontuação quando comentamos nos foruns, e ajudamos pode ser levado em conta para poder gerar como se fosse um nivel ou ranking de privilégios, tem q ser alcançado tal meta para poder ter mais privilégios, sendo um desses poder negociar nos classificados.
Sugestões são sempre bem vindas para abrir a mente e procurar uma solução que quase todos se sintam bem.


-------------
é nois que voa baixo!!
Gios XC PRO 26 (13,2kg)
SOUL SL 900 29 (10,2kg) Breve Sub 10!


Postado Por: Moska
Data de Publicação: 12 Mar 2013 as 21:16
Meu voto é sim.

O fórum deve ser entendido como uma sociedade organizada e sincera de assuntos relacionados a BICICLETA. Não é algo estritamente comercial.

Serve para trocarmos experiências, informações, fazermos amigos e tudo mais. Infelizmente, estamos sujeito a pessoas que vêem nosso esporte como um mero negócio. Para estes, essa sociedade organizada que discute sua paixão, deve se apresentar de maneira rígida sim. 

Como? Não sei. Vamos discutir a respeito!


Postado Por: TFHG
Data de Publicação: 13 Mar 2013 as 12:06
Sou terminantemente CONTRA vendedores "profissionais" em espaços como o Pedal.com

vejo os classificados como algo muito útil (comprei bastante coisa ali. mas foi uma coisinha de um aqui e outro ali. e gente que nao fica anunciando sempre)

Mas. apesar de útil, deve ser limitado e controlado. Como a regra é um produto por anúncio, creio que uns 6 ou 8 anúncios por semestre (ou ano) de peças isoladas, seria uma quantidade boa. Ai o usuário que trocou seu grupo pode vender o antigo sem problemas (um anuncio para pedivela, outro para STI/shifters, etc). ou será que um usuário comum troca/vende mais do que isso nesse período?

Outro ponto. penso que as mensagens postadas nos classificados nao deveriam ser "contadas".

-------------
KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
GT Avalanche Expert

Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!


Postado Por: Chleinz
Data de Publicação: 13 Mar 2013 as 15:26
AOS MODERADORES

Aconteceu uma situacao muito chata comigo.
Tive que criar esse outro login só pra tentar uma explicacao.
Sou o usuario CHRIS, email chleinz(a)gmail.com cadastrado desde 2009
Na segudna feira conversei com o Moderador 2, inclusive ele entrou em contato comigo na tentativa de esclarecer o assunto e me perguntou se eu ainda desejava anunciar um ciclocomputador quase novo.  mas disse a ele que nao havia mais a necessidade do anuncio pois eu ja tinha vendido o mesmo por outros meios.Fim de conversa.

Hoje para minha minha surpresa qdo fui anunciar um avanço e um guidao VELHOS pois fiz um up me deparei com um bloqueio. nao posso mais postar nada e nem enviar MP

Agora pergunto eu, o que eu fiz pra acontecer e merecer tamanha punição isso?

Não me cadastrei ontem na comunidade e sei bem das regras daqui.

Gostaria de uma explicação.

Grato
Christian Leinz


Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 13 Mar 2013 as 15:44
Chleinz bloqueado. Não precisa criar outro login para explicação nenhuma. Existe email e usuário duplicado é proibido.

Pedi pra moderação averiguar.


-------------
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!



Postado Por: edduds
Data de Publicação: 13 Mar 2013 as 15:52
Hahaha, não queria escrever post inútil mas não aguento... Esse cometeu um crime e foi perguntar para o guarda se o crime é crime.


Postado Por: Rafaeljc
Data de Publicação: 13 Mar 2013 as 16:01
Já  vendi aqui, e sempre ocorreram negociações perfeitas.

Esta semana, comprei no  Ebay um cambio  10V e só depois descobri que não serviria para mim, precisaria sim de um 9V.

Como era novo, li as regras e não fiz o anúncio, acabei realizando a troca no  ML.

Decidi não tentar burlar as regras como os outros, mas infelizmente, os bons pagam pelos maus.

Realmente, com o volume de informações de um fórum deste porte, a fiscalização é difícil, e moderar é uma tarefa árdua.

Parabenizo aos moderadores, e acredito que a exclusão dos anúncios de vendedores profissionais deve prosseguir.

Ou então, como já presenciei em um fórum de fotografia, anúncios  profissionais devem ser pagos, assim o fórum pode  obter um renda para sua administração e as coisas ficam mais em ordem.

Abraço.


-------------
Speed é desempenho, MTB é curtição!


Postado Por: CARAJÁS
Data de Publicação: 13 Mar 2013 as 17:03
Pow !gente boa tarde. sou novo aqui e como moro longe do outro lado do país.temos que ter muita coragem para comprar a distância e confiar bastante no vendedor ou site.já comprei umas duas bikes e várias peças aqui no site e nunca tive problemas .acho eu pela forma como o site é conduzido.assim como também já comprei no mercado livre e bike magazine .mas as novas regras se for para dar maior segurança meu voto e sim.quanto a vender peças aqui no site não vou opinar pois nunca vendi aqui no pedal.mas uma coisa que gosto muito nesse site são os fóruns onde aprendi bastante .muito obrigado .

-------------
treino duro, prova fácil


Postado Por: W0LVER1NE_MG
Data de Publicação: 13 Mar 2013 as 20:58
Pedro, não sei se você viu uma sugestão minha no outro tópico... enfim, sugeri que você limite os anúncios. Cada membro do fórum teria direito a, por exemplo, três anúncios mensais; isso seria limitado automaticamente por um script. Poderia também limitar a venda de uma bicicleta completa a cada 6 meses ou um ano. E acabar de vez com a venda de peças novas. (em tempo: alguns vão reclamar, mas a verdade é que vendedor realmente CASUAL só vai ter peça nova pra vender quando comprar algo errado... que, convenhamos, não é para ser coisa corriqueira. Quem compra peça errada é porque não tem usado o fórum direito, aliás.)

Portanto, essas limitações não atrapalhariam o vendedor casual, mas por outro lado espantaria naturalmente os vendedores "profissionais" pelo simples fato de impedir o comércio de peças novas e limitar bastante a venda das usadas.

Não daria trabalho para vocês e cortaria o mal pela raiz. Simples e eficaz.

Valeu

-------------
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!


Postado Por: Moska
Data de Publicação: 13 Mar 2013 as 21:07
Boa opção! 

Os classificados tem que ser movidos por PRATICANTES do esporte. O cara que quer fazer um up, quer trocar determinada peça e tudo mais. Não serve para nego que só pensa na grana.


Postado Por: Lincolnfd
Data de Publicação: 14 Mar 2013 as 08:51
Originalmente postado por Chleinz Chleinz escreveu:

AOS MODERADORES

Aconteceu uma situacao muito chata comigo.
Tive que criar esse outro login só pra tentar uma explicacao.
Sou o usuario CHRIS, email chleinz(a)gmail.com cadastrado desde 2009
Na segudna feira conversei com o Moderador 2, inclusive ele entrou em contato comigo na tentativa de esclarecer o assunto e me perguntou se eu ainda desejava anunciar um ciclocomputador quase novo.  mas disse a ele que nao havia mais a necessidade do anuncio pois eu ja tinha vendido o mesmo por outros meios.Fim de conversa.

Hoje para minha minha surpresa qdo fui anunciar um avanço e um guidao VELHOS pois fiz um up me deparei com um bloqueio. nao posso mais postar nada e nem enviar MP

Agora pergunto eu, o que eu fiz pra acontecer e merecer tamanha punição isso?

Não me cadastrei ontem na comunidade e sei bem das regras daqui.

Gostaria de uma explicação.

Grato
Christian Leinz


Tirando a questão do usuário duplicado (que é proibido), esse lance de classificados está virando paranóia. Nao é possível que depois de 4 anos sem problema algum o camarada tenha virado subitamente um revendedor violador de regras do forum. Esse negócio de regras mais rígidas (que ninguém sabe quais serão) certamente acabará com os classificados (e ja estão acabando) e, certamente, acarretará uma redução drástica do uso do forum, afinal, se as pessoas tiverem de procurar outra comunidade para anunciar e comprar seus equipamentos, é natural que migrem todas as suas atividades para a nova comunidade.


-------------
Lincoln


Postado Por: FAB1000
Data de Publicação: 14 Mar 2013 as 12:45
Que migrem os vendedores e consumidores exclusivos dos classificados. Boa viagem sem retorno!!
Aqui não é CLASSIFICADOS Pedal.com.br seu site de vendas e trambiques de bicicleta, aqui é site de bicicleta com fórum, que contém área de classificados para os usuários negociarem suas peças usadas, do Pedal.com.br.

As regras são as mesmas a muito tempo, e os anos de anúncios grátis estão se acabando, isso aqui tinha vidado um Mercado Livre gratuito, pois elas, as regras, agora estão sendo cobradas.

O colega acima não é nenhum vendedor profissional, é só olhar o histórico do usuário no procurar, mas deu uma de joão sem braço ao tentar enganar o pedal, infringiu as regras e vai pagar por elas como todos nós temos que pagar. Depois da suspensão volta. Assim são as normas. Eu sei o que ele fez porque eu vi, se você não viu, ou não sabe, não pode julgar. E o simples fato dele ter criado outro usuário já daria banimento, pois é informado que depois da suspensão deve-se mandar um email para moderacao(a)pedal.com.br explicando o caso.

O senhor sempre se exalta quando vendedores profissionais, muambeiros, ou vendedores de falsificações são retirados dos classificados. Tem algum motivo em especial pra reclamar tanto da punição para os caras que erraram?


Obs1. - Alterei apenas umas vírgulas que faltaram.
Obs2. - Completei a resposta.


Postado Por: samuelgouvea
Data de Publicação: 14 Mar 2013 as 14:22
Originalmente postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG escreveu:

Pedro, não sei se você viu uma sugestão minha no outro tópico... enfim, sugeri que você limite os anúncios. Cada membro do fórum teria direito a, por exemplo, três anúncios mensais; isso seria limitado automaticamente por um script. Poderia também limitar a venda de uma bicicleta completa a cada 6 meses ou um ano. E acabar de vez com a venda de peças novas. (em tempo: alguns vão reclamar, mas a verdade é que vendedor realmente CASUAL só vai ter peça nova pra vender quando comprar algo errado... que, convenhamos, não é para ser coisa corriqueira. Quem compra peça errada é porque não tem usado o fórum direito, aliás.)

Portanto, essas limitações não atrapalhariam o vendedor casual, mas por outro lado espantaria naturalmente os vendedores "profissionais" pelo simples fato de impedir o comércio de peças novas e limitar bastante a venda das usadas.

Não daria trabalho para vocês e cortaria o mal pela raiz. Simples e eficaz.

Valeu


pedro, eu sou moderador de um fórum também...

lá também temos problemas com classificados, e a solução ideal, mas que não pudemos implantar, era exatamente essa sugerida pelo wolverine - limitar o no de anúncios.

por outro lado, classificados mais livres são uma mão na roda pra quem tá reformando uma bike antiga e não tem muito pra gastar... eu comprei mais coisas aqui do que vendi - aliás, nunca anunciei venda, vendi pra um colega que estava procurando uma peça antiga.

acho que analisando bem o no de anúncios, dá pra chegar num ponto de equilíbrio bem bacana... por exemplo, variar o no de anúncios de acordo com os pontos do usuário - um wolverine, por exemplo, com milhares de postagens muito construtivas, certamente poderia anunciar mais do que eu, e eu anunciar mais do que o cara com 20 ou 50 mensagens...


Postado Por: Saddam
Data de Publicação: 14 Mar 2013 as 14:29
Sério que é melhor um produto por anúncio?
E os famosos anuncios de bazar do fula, limpeza de garagem de sicrano???



Postado Por: FAB1000
Data de Publicação: 14 Mar 2013 as 14:45
Saddam,
imagina um tópico com 6 itens usados e dentro das regras, imaginando que não fosse um por anúncio como hoje é, sendo divulgado na 1a página. Depois de muita gente perguntar, ler as respostas e coisa e tal, aparecem outros produtos novos e sem autorização no meio do bolo. Como a moderação vai poder descobrir que aquele anúncio passou a ser ilegal? Passando a ser injusto com quem faz o procedimento correto que é pedir autorização para vender um produto novo. (Apesar de hoje estar momentaneamente proibido o anúncio de novos)

Eu também acho que pro vendedor honesto, é melhor ter um tópico só com um monte de coisas, mas pra quem organiza, e disponibiliza seu tempo gratuitamente para o bem da comunidade, é sacanagem. rsrsrs

Imagina o trabalho que os caras vão ter tendo que ler tópico por tópico, post por post, pra saber se nele foi inserido algo fora das regras. Wink


Postado Por: Lincolnfd
Data de Publicação: 14 Mar 2013 as 16:21
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:



O senhor sempre se exalta quando vendedores profissionais, muambeiros, ou vendedores de falsificações são retirados dos classificados. Tem algum motivo em especial pra reclamar tanto da punição para os caras que erraram?



Espero que nao pensem que sou um lojista disfaçado. Vou logo esclarecento que só fiz até hoje um único anúncio nos classificados, de produto novo, autorizado pela moderação. Tenho até alguns itens usados pra vender, mas devo demorar a fazer um anúncio. Como eu me "exalto" tanto tenho medo de acabar sofrendo alguma punição.

Desculpe, mas nao me exaltei em momento algum. mas nao escondo meu desconforto com esse modelo pocialesco. Realmente nao gosto quando todas as coisas são resolvidas com base em punições. Eu nao me acho bom o suficiente para ficar punindo os outros e, talvez, por essa deficiencia minha, tenha dificuldade em ver tal qualidade nos outros.

Entendo e respeito seu ponto de vista. Espero que também respeite o meu.

Falando muito sinceramente, gosto muito do forum, aprendi muito aqui (embora ainda saiba muito pouco) e reconheço que isso tudo funciona graças ao bom trabalho do Pedro e da moderação. Mas nao gosto disso que, para mim, parece uma "paranoia" sobre comerciantes, muambeiros, etc.

Como ja disse, um modelo bem simples, muitas vezes comentado seria um limite no número de anúncios, de forma automática, que impediria o acesso de comerciantes sem precisar ficar "punindo" a toda hora.


-------------
Lincoln


Postado Por: yurininja
Data de Publicação: 14 Mar 2013 as 21:44
E quanto a punições para produtos fora das descrições (usuários que agem de má fé, mentindo na descrição)?

Penso que deveria haver punição para usuários que anunciam produtos garantindo que estão perfeitos quando, na realidade, os produto apresentam defeitos que foram ocultados nos anúncios.

Na MINHA opinião, deveria ser punido o usuário que anuncia, por exemplo, um guidão como "sem marcas, rodou só 100Km" e o comprador, ao receber o produto, percebe que o guidão está bem malhado, com ralados e marcas incompatíveis com a descrição do anúncio.


Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 15 Mar 2013 as 11:47
Lincolnfd... entendo sua preocupação, mas veja bem que "punição" pode ser interpretado de várias maneiras...

Quando o mercado livre tira o anuncio porque colocaram o email na imagem, é uma punição. Quando o sistema automaticamente conta quantos posts vc teve e não permite postar mais anúncios, só não é uma punição porque acontece antes, mas se fosse depois, seria uma punição de qualquer maneira.

Não existe uma maneira de ser totalmente justo e transparente porque existe gente (e muita) que não joga conforme as regras. Veja que tudo isso tá acontecendo APENAS porque muita gente não está seguindo as regras... seja por preguiça de ler ou propositalmente.

A gente já fez muitas mudanças e bem graduais nas regras e foi testando. E chegamos a conclusão que é impossível explicar, responder, justificar e assumir os erros de quem não lê as regras. Teve até tópico que vieram chamar a gente de autocrático e apareceu usuário exigindo, na maior cara de pau, retirada de restrição "injusta" por não ter feito o que dissemos... mas só até eu pegar printscreens de 3 situações diferentes onde a regra poderia ser aplicada (veja bem 3... e não uma!).

Se a gente tiver uma atitude totalmente transparente e falar qual critérios usamos para aplicar punições, o resultado é muito óbvio: os espertinhos vão achar brechas nesses critérios. Quer um exemplo ? O que vocês proporam... de ter, digamos, 5 anuncios por mês apenas... contado automaticamente pelo sistema. Sabe o que aconteceria se essa regra fosse aplicada sozinha ? Iamos ter dezenas de usuários com contas duplicadas para poder anunciar mais produtos. Aí você me diz... "ok, então faz mais uma regra para o duplicado".. sim, ai encontram uma maneira... e gera mais uma regra... que gera outra brecha e mais uma regra...  Agora imagina o trabalho pra moderação ter que avisar, justificar, analisar todas essas situações de usuários, que pelos comportamentos, já vemos que só querem sacanear...

Aí te dou mais uma situação... os flooders... as mensagens "Legal, muito informativo esse tópico". Antes esperávamos as 20 mensagens até a 21 ser um anuncio e termos "certeza absoluta" que o cara quebrou a regra. A nova conduta vai ser apagar mensagens inuteis... afinal, o que acrescentaram ? Será que é tão injusto assim ?  Ao mesmo tempo, veja que também tentamos uma solução mais inteligente... conseguimos impor limite de 30 dias e 50 mensagens... mas mesmo assim, já identificamos gente fazendo flood mesmo assim.

Eu entendo que pode assustar e até soar mal essa coisa genérica de regras rígidas, mas aí é uma confiança que vocês tem que depositar na gente... até porque a moderação é feita de usuários, que são voluntários. Não teria muito sentido eles quererem causar algum mal pra comunidade por algum interesse externo.

Sobre o que levantaram do "se as regras já existem e "você que manda", porque fazer a votação" ? Eu acho importante pra reforçar e também pra saber se não sou eu que estou errado. Se a votação desse o resultado oposto, eu concluiria que existe muito mais usuários interessados apenas em anunciar do que participar as discussões. E aí mudaria tudo.

abs


-------------
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!



Postado Por: cunisso bike
Data de Publicação: 15 Mar 2013 as 21:35
aqui no interior  de sp tem poucas bike fixa 


Postado Por: bcgfg
Data de Publicação: 15 Mar 2013 as 21:47
Originalmente postado por cunisso bike cunisso bike escreveu:

aqui no interior  de sp tem poucas bike fixa 

Que?


Postado Por: rsreis
Data de Publicação: 15 Mar 2013 as 21:50
Cara, não alimenta o troll... Só pode tá de sacanagem!


Postado Por: yurininja
Data de Publicação: 15 Mar 2013 as 22:15
Provavelmente ele estava com dois tópicos abertos e clicou em responder no errado....


Postado Por: Pedro Cury
Data de Publicação: 25 Abr 2013 as 13:11
Votação encerrada - Obrigado a todos que participaram.

-------------
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!




Imprimir Página | Fechar Janela

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07 - https://www.webwizforums.com
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd. - https://www.webwiz.net