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(Quase) tudo sobre Grupos Shimano para estrada

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Categoria: Assuntos Gerais
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Data da Impressão: 23 Abr 2024 as 19:33
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Tópico: (Quase) tudo sobre Grupos Shimano para estrada
Postado Por: 1bertorc
Assunto: (Quase) tudo sobre Grupos Shimano para estrada
Data de Publicação: 10 Jan 2013 as 14:06

(Quase) tudo que você queria saber sobre Grupos Shimano para Estrada

Apesar de o fórum ter muito material sobre grupos eu tive a impressão de tudo estar meio espalhado. Encontrei este texto em inglês sobre grupos Shimano para bikes de estrada. Pensei em compartilhar aqui no fórum tanto para membros que por ventura tenham ainda menos disposição do que eu quanto a língua inglesa quanto preguiça de procurar. O artigo é antigo (de 2011) e quase certamente está desatualizado (Seria interessante se os colegas com mais conhecimento apontassem o que mudou).

Eu não tenho como garantir a qualidade do artigo, mas pelo estilo o autor parece saber do que fala. Obviamente erros relacionados a tradução/português/digitação são minha responsabilidade e só posso me desculpar e agradecer por correções.

STI - quer dizer Shimano Total Integration é um sistema onde os passadores de marcha estão integrados aos acionadores dos freios, desta forma é possível a troca de marchas sem afastar a mão dos freios.

A Shimano atualmente oferece sete níveis de componentes para bikes de estrada. Do mais caro para o mais barato eles são:
Dura-Ace Di2
Dura-Ace
Ultegra
105
Tiagra
Sora
2200

Um grupo Di2 custa mais que 10 grupos Sora, então quais as diferenças? Começando do 2200 irei explicar o que você recebe pela diferença de preço.

Shimano 2200
É o mais barato dos grupos e o mais básico, é um sistema de 8 velocidades (no cassete traseiro) e duas ou três coroas no pedivela. Os passadores STI aumentam a marcha usando o controle de freio e 'abaixam' usando um pequeno botão, similar aos controles Campagnolo.
http://bike.shimano.com/publish/content/global_cycle/en/us/index/products/road/2200.html

Sora
O diferencial mais importante do 2200 para o Sora é uma engrenagem adicional no cacete traseiro (ou seja de 9). O passador inclui um indicador da engrenagem utilizada, logo você consegue ver em que engrenagem você está sem olhar para o cassete. O Sora também usa um movimento central integrado ao invés do tradicional movimento central quadrado afunilado do 2200 e possui um conjunto de coroas forjado de uma maneira bem mais sofisticada.Essa estrutura é mais firme e permite uma pegada melhor ao pedalar em arrancadas e aclives acentuados. No geral o Sora é melhor acabado que o 2200 e é um grupo mais atrativo e com um aspecto mais moderno.
http://bike.shimano.com/publish/content/global_cycle/en/us/index/products/road/sora.html

Tiagra
Esse grupo também oferece um sistema de 9 engrenagens traseiras como o Sora, mas tem melhor qualidade e acabamento. A melhoria mais significativa é dos passadores STI. Ao invés do pequeno botão para abaixar as marchas usadas nos grupos anteriores o Tiagra possui uma pequena alavanca atrás dos passadores. Isso permite uma passagem muito mais rápida, essencial para corredores e grupos de ciclistas de alta velocidade.
http://bike.shimano.com/publish/content/global_cycle/en/us/index/products/road/tiagra.html

105
Este é o primeiro grupo com 10 engrenagens no cubo traseiro, e usa muito da tecnologia do Dura-Ace em um pacote mais em conta. O 105 oferece um conjunto de coroas mais firme e leve (HollowTech) do que os utilizados em grupos mais básicos. O grupo oferece também um sistema de cabeamento por baixo da fita do guidom, permitindo melhor aerodinâmica e um visual mais limpo na dianteira.
http://www.shimano.com/publish/content/global_cycle/en/us/index/products/road/105_5700.html

Ultegra E Dura-Ace
Esses grupos oferecem praticamente a mesma tecnologia do 105, mas com melhores materiais e na confecção. Sendo o grupo 'principal' da marca o Dura-Ace possui muitas partes em fibra de carbono e algumas partes sofisticadas como mancais revestidos de flúor. Curiosamente o Dura-Ace oferece apenas um conjunto com duas coroas (NT: Isto parece estar desatualizado, na página da Shimano há um conjunto novo FC-7703 que tem três coroas).
http://bike.shimano.com/publish/content/global_cycle/en/us/index/products/road/dura_ace.html

Dura-Ace Di2
O Di2 usa trocas controladas eletronicamente para oferecer mais suavidade e velocidade na troca de marchas. O Di2 é um pouco mais pesado que o Dura-Ace convencional por causa do peso adicional da bateria, mas oferece trocas bem melhores. A maior vantagem do Di2 é que os botões de troca podem ser colocados em qualquer lugar tornando-o ideal para corridas contra o relógio ou para corredores de arrancada que precisam trocar as marchas enquanto as mãos estão na parte baixa do guidom. O Di2 permite trocas mesmo em pedaladas muito intensas já que os dispositivos eletrônicos são 'inteligentes' e identificam o momento perfeito para a troca.

Peso
As diferenças de peso entre os grupos são pequenas mais significativas. O peso exato pode variar, mas há aproximadamente 1kg de diferença entre o 2200 e o Dura-Ace. Cada grupo oferece partes um pouco mais leves que o inferior (NT: exceto o Di2 conforme consta no texto).

Performance
Há muito debate sobre a performance dos diferentes grupos. O consenso é que no Sora as trocas são muito melhores do que no 2200, O Tiagra também é um grande avanço em relação ao Sora, mas do 105 para frente há pouca diferença. Para a maioria das pessoas as trocas são igualmente suaves em todos os grupos de 10 velocidades. As maiores melhorias do Ultegra e do Dura-Ace são relacionados a peso e estética.

Mistura e compatibilidade
Com exceção do Di2, componentes podem ser misturados entre grupos com o mesmo número de velocidades. Muitas bicicletas de entrada oferecem uma mistura de Sora e Tiagra, usando Tiagra nas partes mais cruciais como o trocador traseiro para uma melhor relação custo benefício. Muitos ciclistas montam suas bicicletas com um sistema adaptado de componentes ou vão substituindo as peças aos poucos por peças de um grupo superior.

Artigo original:
http://www.infobarrel.com/How_to_Choose_a_Road_Bike_Groupset_-_Sora_Tiagra_105_Ultegra_or_Dura-Ace#4dZpCwIELFBGkHj2.99

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1berto



Respostas:
Postado Por: werner
Data de Publicação: 10 Jan 2013 as 15:49
 Acrescentando: já existem o Grupo Tiagra de 20 velocidades e o Ui2 (Ultegra eletrônico). O artigo dá uma noção geral dos grupos, bom para quem não conhece e quer ingressar no speed.

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vamo que vamo!!!


Postado Por: JhonathanDJ
Data de Publicação: 10 Jan 2013 as 19:57
Muito bom o topico, o pessoal que tem mais conhecimento poderia manter atualizado estas informações.


Postado Por: PAF
Data de Publicação: 10 Jan 2013 as 20:56
As informações aí são de 3 anos atrás. Precisam ser atualizadas.

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Agora eu sou um recalcado com orgulho...


Postado Por: uphill
Data de Publicação: 11 Jan 2013 as 00:45
Originalmente postado por werner werner escreveu:

 Acrescentando: já existem o Grupo Tiagra de 20 velocidades e o Ui2 (Ultegra eletrônico). O artigo dá uma noção geral dos grupos, bom para quem não conhece e quer ingressar no speed.


e os DA 2013 são 11 v Dead.
    


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luciano


Postado Por: Colnago
Data de Publicação: 11 Jan 2013 as 01:50
Entre o "tudo" e o "quase" tem muito caminho a percorrer... Parabenizo pela iniciativa e as informações tiveram algum proveito para mim.


Postado Por: claudio.schmidt
Data de Publicação: 11 Jan 2013 as 06:31

Acho que nunca vi um Sora de 9.. ou nao contei direito o da minha.. 


uma coisinha.. o certo nao é "cassete".. essa coisa ai com "c" eu nao sei não hein... hehehehe




Postado Por: Sizaque
Data de Publicação: 11 Jan 2013 as 10:07
Eu tinha uma bike com uma massaroca só, misturei peças de 8 velocidades com 10 e não dá regulagem nem com reza braba (lógica né?). Porém agora eu coloquei 100% Shimano 105 mas quando tá na coroa menor não consigo usar as duas engrenagens menores na traseira, a corrente fica raspando na coroa maior, me obrigando pra isso usar nas duas marchas menores a coroa maior, já que as coroas são muito próximas em 10 velocidades, isso é normal?


Postado Por: FAB1000
Data de Publicação: 11 Jan 2013 as 10:30
É.


Postado Por: smlnovaes
Data de Publicação: 15 Jan 2013 as 16:57
Olá Pessoal. Estou com duvida sobre corrente.

Tenho uma Strada Caloi 2011 (grupo tiagra), quero trocar a corrente. Gostaria de saber se posso colocar o modelo da shimano CN-7901 de 10v ou tenho de continuar com o modelo CN-7701?

Obrigado.


Postado Por: T-Rodman
Data de Publicação: 15 Jan 2013 as 17:00
Originalmente postado por smlnovaes smlnovaes escreveu:

Olá Pessoal. Estou com duvida sobre corrente.

Tenho uma Strada Caloi 2011 (grupo tiagra), quero trocar a corrente. Gostaria de saber se posso colocar o modelo da shimano CN-7901 de 10v ou tenho de continuar com o modelo CN-7701?

Obrigado.

sua bike é 9v, não?
pode usar qualquer corrente, de 9v. Tem até corrente ultegra de 9v. Basta procurá-las.



Postado Por: smlnovaes
Data de Publicação: 15 Jan 2013 as 17:05
Originalmente postado por T-Rodman T-Rodman escreveu:


Originalmente postado por smlnovaes smlnovaes escreveu:

Olá Pessoal. Estou com duvida sobre corrente.

Tenho uma Strada Caloi 2011 (grupo tiagra), quero trocar a corrente. Gostaria de saber se posso colocar o modelo da shimano CN-7901 de 10v ou tenho de continuar com o modelo CN-7701?

Obrigado.

sua bike é 9v, não?
pode usar qualquer corrente, de 9v. Tem até corrente ultegra de 9v. Basta procurá-las.


Então não posso usar corrente de 10v? modelo da shimano CN-7901 e sim a CN-7701 que é a Dura-Ace, segundo catalógo de reposição de peças no site da shimano.


Postado Por: T-Rodman
Data de Publicação: 15 Jan 2013 as 17:13
sim, com 9v, você só pode usar corrente de 9v. Se mudar pra 10v que é mais fina, ela vai ficar pulando marcha ou mesmo se enroscar na catraca.

Suas opções:
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=1018" rel="nofollow - - Shimano Dura-Ace/XTR 7701 9 Speed Chain
Agora $27.40
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=656" rel="nofollow - - Shimano HG93 9 Speed Chain
Agora $23.08
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=6053" rel="nofollow - - Shimano HG53 9 Speed Chain
Agora $14.42




Postado Por: fmarcanzoni
Data de Publicação: 15 Jan 2013 as 17:15
Isso, você não pode usar corrente 10v, e sim 9v, independente de qual grupo a corrente pertença.

Essa corrente que você postou  CN-7701 Dura Ace 9v, é a correta, pode comprar e instalar de boa. 


Postado Por: smlnovaes
Data de Publicação: 15 Jan 2013 as 17:17
Originalmente postado por T-Rodman T-Rodman escreveu:

sim, com 9v, você só pode usar corrente de 9v. Se mudar pra 10v que é mais fina, ela vai ficar pulando marcha ou mesmo se enroscar na catraca.

Suas opções:
<div id="ModelCell2" style="padding-bottom:5px;">
               [URL=http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=1018" rel="nofollow]<span ="99]Shimano </span>Dura-Ace/XTR 7701 9 Speed Chain[/URL]
          
               
                    
                         
                              
                                   
                                        
                                             Agora $27.40
<div id="ModelCell1" style="padding-bottom:5px;">
               [URL=http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=656" rel="nofollow]<span ="99]Shimano </span>HG93 9 Speed Chain[/URL]
          
               
                    
                         
                              
                                   
                                        
                                             Agora $23.08
<div id="ModelCell4" style="padding-bottom:5px;">
               [URL=http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=6053" rel="nofollow]<span ="99]Shimano </span>HG53 9 Speed Chain[/URL]
          
               
                    
                         
                              
                                   
                                        
                                             Agora $14.42





Qual modelo você recomenda?


Postado Por: T-Rodman
Data de Publicação: 15 Jan 2013 as 17:26
vai a gosto do cliente. Se quiser, no Brasil tem até corrente mais barata, da KMC e mais genéricas.
HG50 já funciona. A melhor de todas, é mais bonita, tem rolagem pouco melhor, mas não faz nenhum milagre, e com o tempo também vai se desgastar como a sua.
Logo, fica a seu critério gastar muito ou pouco.
se for trazer de fora, até vale trazer a mais cara que aqui custa algo em torno de R$ 180.
Se for comprar no Brasil, compre da mais barata mesmo.



Postado Por: smlnovaes
Data de Publicação: 15 Jan 2013 as 17:30
Desculpe a citação acima, sou novo por aqui.

Acho melhor trazer de fora. Agradeço muito sua ajuda. Quase compro errado.


Postado Por: fmarcanzoni
Data de Publicação: 15 Jan 2013 as 17:51
Eu lembro que comprei uma corrente Tiagra 9v aqui na minha cidade e paguei 100 reais, uma facada.


Postado Por: Voodoo
Data de Publicação: 15 Jan 2013 as 18:03
Originalmente postado por 1bertorc 1bertorc escreveu:

O Di2 é um pouco mais pesado que o Dura-Ace convencional por causa do peso adicional da bateria, mas oferece trocas bem melhores.

Errado, não é apenas a bateria que adiciona peso, mas também os servo-motores que movimentam os câmbios.

Trocas bem melhores? Confused 


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PauloR2

Viciado em sofrimento


Postado Por: pugpugpug
Data de Publicação: 15 Jan 2013 as 19:05
Trocas bem melhores? Confused   (2x)


Postado Por: FAB1000
Data de Publicação: 15 Jan 2013 as 19:36

É porque gasta menos energia movendo todo o pulso para fazer a troca. Tongue



Postado Por: pugpugpug
Data de Publicação: 15 Jan 2013 as 19:44
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

É porque gasta menos energia movendo todo o pulso para fazer a troca. Tongue



ahhhh  bom, se é assim sim...
..
mas tem uma coisa

.
.
PENSEI QUE ISSO ERA UM ESPORTE DE MACHO, PÔ!!
.
oBS.: ui ui ui vou carregar a bateria da minha bike pra trocar com clik de mouse pra não machucar a minha mãozinha...
.
.
.

obs2.: é brincadeira...


Postado Por: 1bertorc
Data de Publicação: 15 Jan 2013 as 20:29
Voodoo e pugpugpug ... Obrigado por postar. '...trocas bem melhores...' ficou estranho mesmo, mas a tradução literal ficaria ruim também: 'trocas significativamente melhores' e menos coloquial.

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1berto


Postado Por: FAB1000
Data de Publicação: 15 Jan 2013 as 20:32
pugpugpug,
não reparou que todo usuário de passadores integrados, em bicicletas de estrada, desmunheca deitado, na hora de passar as marchas?
Por isso que os mtbk's dizem que não somos machos. 
 
 
Olha só o cara desmunhecando ao subir as marchas...Tongue
http://imageshack.us/f/237/atyaaad02yesoz3x5o62twd.jpg/" rel="nofollow - http://imageshack.us/f/237/atyaaad02yesoz3x5o62twd.jpg/
 


Postado Por: 1bertorc
Data de Publicação: 15 Jan 2013 as 20:36
Voodoo, no texto original ele menciona apenas a bateria. Mas é claro que você está certo, os servos também pesam.

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1berto


Postado Por: T.C.
Data de Publicação: 15 Jan 2013 as 22:25
Apesar de estar desatualizado, parabéns ao autor pelo trabalho de compartilhar isso com a comunidade, tem muita gente que ainda acha que shimano é tudo igual (chega na bicicletaria e fala "Quero tudo shimano").

Seria interessante os conhecedores dos grupos SRAM e Campagnolo fazerem um tópico igual também. Pouca gente sabe qual a hierarquia desses grupos e a diferença entre eles.


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O texto acima contém uma verdade absoluta.


Postado Por: monterscs
Data de Publicação: 16 Jan 2013 as 01:21
No lugar do 2200 já existe também o 2300..


Postado Por: JBatistaJr
Data de Publicação: 16 Jan 2013 as 01:50
Gostei da postagem, foi muito útil pra um iniciante como eu.

Mas só acrescentando: onde entra o novo grupo road da shimano, o Tourney de 7v?
Ele veio substituir o 2200/2300, ou está abaixo desses dois?


Postado Por: 1bertorc
Data de Publicação: 16 Jan 2013 as 03:11
Originalmente postado por JBatistaJr JBatistaJr escreveu:

Gostei da postagem, foi muito útil pra um iniciante como eu.

Mas só acrescentando: onde entra o novo grupo road da shimano, o Tourney de 7v?
Ele veio substituir o 2200/2300, ou está abaixo desses dois?


Pelo q eu entendi o Tourney é um 'outro de entrada' mas não sei dizer se ele está 'acima' ou 'abaixo' dos 2200/2300...
Talvez ele seja uma 'atualização' destes (2200/2300) e dessa vez foi 'batizado' para a marca poder ser registrada...

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1berto


Postado Por: 1bertorc
Data de Publicação: 16 Jan 2013 as 03:25
Aqui:
http://techdocs.shimano.com/techdocs/index.jsp
O Tourney é colocado na área de MTB... E em alguns artigos menciona ele como sendo de 'Touring'... De uma forma ou de outra ele parece não ser 'exatamente' um grupo de road bike, embora é claro o site possa estar desatualizado em relação a alguma versão mais recente...

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1berto


Postado Por: marcoaleite
Data de Publicação: 16 Jan 2013 as 08:44
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por 1bertorc 1bertorc escreveu:

O Di2 é um pouco mais pesado que o Dura-Ace convencional por causa do peso adicional da bateria, mas oferece trocas bem melhores.

Errado, não é apenas a bateria que adiciona peso, mas também os servo-motores que movimentam os câmbios.

Trocas bem melhores? Confused 

Estes dias atrás eu vi uma Di2 trabalhando na bike de um ciclsita conhecido por aqui e o que eu achei interessante foi a compensação do cambio dianteiro com as trocas do traseiro. Conforme as marchas sobem ou descem no cassete, o dianteiro se movimenta fazendo a compensação da torção da corrente, achei muito interessante isto!

Com o Campagnolo é possível fazer isto manualmente e é um recurso interessante que nos mecânicos da Shimano não dava por causa de ser posição fixa, ver que o Di2 fazia isto automaticamente achei muito legal.


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"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."


Postado Por: Voodoo
Data de Publicação: 16 Jan 2013 as 09:01
Originalmente postado por 1bertorc 1bertorc escreveu:

 
Pelo q eu entendi o Tourney é um 'outro de entrada' mas não sei dizer se ele está 'acima' ou 'abaixo' dos 2200/2300...
Talvez ele seja uma 'atualização' destes (2200/2300) e dessa vez foi 'batizado' para a marca poder ser registrada...

Originalmente postado por 1bertorc 1bertorc escreveu:

Aqui:
http://techdocs.shimano.com/techdocs/index.jsp
O Tourney é colocado na área de MTB... E em alguns artigos menciona ele como sendo de 'Touring'... De uma forma ou de outra ele parece não ser 'exatamente' um grupo de road bike, embora é claro o site possa estar desatualizado em relação a alguma versão mais recente...

Humberto
Existe o Tourney de MTB e o de Estrada. Na verdade o de estrada saiu de linha por um bom tempo e voltou agora, pois as Caloi 10 dos anos 70 usavam componentes dessa linha e haviam trocadores de quadro, câmbios traseiros e dianteiros e pedivelas até alguns anos atrás.

Ele fica abaixo do 2300 pois é de 7 velocidades e os componentes em geral são bem simples, o pedivela usa inclusive uma capa plástica para melhorar o visual e o câmbio traseiro tem bastante plástico também.



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PauloR2

Viciado em sofrimento


Postado Por: Voodoo
Data de Publicação: 16 Jan 2013 as 09:03
E o foco do Tourney parece ser o Touring mesmo pois a bike de apresentação da linha era de aço!



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PauloR2

Viciado em sofrimento


Postado Por: T-Rodman
Data de Publicação: 16 Jan 2013 as 15:55
alguém chegou a mencionar o primeiro post desse tópico:
http://www.pedal.com.br/forum/vai-iniciar-no-pedal-e-comprar-uma-bikeleia-aqui_topic50661.html#1019786

Lá tem quase todos os grupos citados, de todas as marcas, tanto pra estrada quanto pra BTT.


Postado Por: 1bertorc
Data de Publicação: 25 Fev 2013 as 19:22
T-Rodman
Esse tópico que você citou realmente é incrível. É uma leitura até mais útil para os iniciantes por ir 'direto ao ponto'.
De qualquer maneira eu ainda acho este artigo útil por que ele explica 'por que' este grupo é melhor que aquele... Apesar do problema da desatualização, claro.

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1berto


Postado Por: Sergio Soares
Data de Publicação: 25 Mar 2014 as 10:28
Sei que este assunto ja esta um pouco antigo, porem estou comprando um Grupo Shimano 105 5700 10V para Speed. 
Porem não sei qual o melhor conjunto. Sei que o tamanho do Pé de vela para mim que não faço competições e só pedalo finais de semana porem subindo bastantes ladeiras aqui no Rio de Janeiro, é o 172,5 porem a quantidade dos dentes, 50,39 ou 53,34 a quantidade de elos da corrente 112 ou 116 e o tamanho do cazete 10.26 ou 11.28 não sei qual a melhor combinão. Gosto de uma bike com velocidades nas retas porem com uma certa facilidade nas subidas, pois estou com 51 anos e ter um conjunto que ajude um pouco mais nas subidas é bem vindo, sem perder a performace nas retas claro.


Postado Por: FAB1000
Data de Publicação: 25 Mar 2014 as 10:37
Sergio,
conforme informou que não compete, aqui na nossa cidade o mais adequado é pedivela com dentes 50 e 34, somado a cassete 11-28, pois com essa relação vai poder rodar rápido nas partes planas próximo as praias, e ter relação leve para as subidas, que são nossas maiores e melhores opções.
Cassete 10-26 não existe, talvez tenha visto 12-26. Wink

Sobre a quantidade de elos das correntes, essas informações são as máximas que vem na mesma. Sendo diminuída para a quantidade necessária depois da relação montada, já que cada combinação de cassete e corrente utiliza um comprimento diferente. Então, tanto faz se são 112 ou 116 elos.

Abraço,
Fabricio.


Postado Por: Sergio Soares
Data de Publicação: 25 Mar 2014 as 10:59
Caramba Fabricio. Muito obrigado mesmo, sua resposta me ajudou muito. Estou com 03 site de vendas da china só esperando para saber o melhor configuração para fechar o pedido. Aproveitando e explorando um pouco mais seus conhecimentos, voce saberia qual site é mais confiavel: FIBICA; ALIEXPRESS ou CHAIN. Este ultimo é o que tem o melhor preço, porem a guia de importação vem com o valor total do produto os outros dois colocam um valor menor. por isso estou inclinado a comprar no FIBICA.

Abs, e mais uma vez muito obrigado
Sergio Soares


Postado Por: FAB1000
Data de Publicação: 25 Mar 2014 as 11:14
Sergio,
Aliexpress é um Mercado Livre da China, então tem que pesquisar o vendedor pra não tomar susto.
Fibica é um vendedor do Ebay, bem conceituado pelo pessoal com relação a responsabilidade.
ChainReactionCycles (CRC) é a maior loja de produtos de ciclismo online do planeta e fica na Grã-Bretanha.

Todos tem riscos de imposto. Logo, tem que calcular incluindo estes em todas as compras, além do IOF do cartão e dólar turismo. Mas essas informações estão disponíveis nos tópicos delas aqui no pedal, e esse é pra falar só de grupos Shimano. Wink

Digita qualquer um dos 3 temas na caixa Buscar, lá em cima, que vai encontrar as informações específicas sobre cada uma delas. Thumbs Up


Postado Por: Sergio Soares
Data de Publicação: 25 Mar 2014 as 12:01
Mais uma vez. Muito obrigado mesmo.

Att,

Sergio Soares


Postado Por: fhmartins
Data de Publicação: 25 Ago 2014 as 23:34
Originalmente postado por JhonathanDJ JhonathanDJ escreveu:

Muito bom o topico, o pessoal que tem mais conhecimento poderia manter atualizado estas informações.

Exatamente.
To, como iniciante, comendo informacao e essa foi crucial, pq eu via o povo comentando aqui nos outros topicos e eu nao entendia nada


Postado Por: CID21
Data de Publicação: 26 Ago 2014 as 07:49
As rodas que vem para 11v ,servem para grupos de 10v?


Postado Por: williancardosodasilv
Data de Publicação: 26 Ago 2014 as 08:07
servem

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O gênio controla o caos! Jens Voigt.
http://www.strava.com/athletes/2126930
Litespeed C1R+Force/Red 22+Tubular China 38mm


Postado Por: dinelli
Data de Publicação: 26 Ago 2014 as 17:04
Lembrando que agora também jé existe o grupo 105 de 11V, que é o 5800.


Postado Por: CArthur
Data de Publicação: 26 Ago 2014 as 20:24
Originalmente postado por CID21 CID21 escreveu:

As rodas que vem para 11v ,servem para grupos de 10v?
geralmente sim, elas vem com um espaçador pra ser usado com 8v, 9v e 10v. Se quiser usar com 11v é só não usar o espaçador


Postado Por: manoelcamillo
Data de Publicação: 27 Ago 2014 as 17:12
E o Claris? Melhor nem contar?


Postado Por: ludmilaaa
Data de Publicação: 27 Ago 2014 as 19:11
O Claris é bem honesto.


Postado Por: Pepebike
Data de Publicação: 27 Ago 2014 as 22:25
Originalmente postado por ludmilaaa ludmilaaa escreveu:

O Claris é bem honesto.

Honestamente (sem trocadilho com a citação da Ludmilaa), posso afirmar que nunca ouvi ou li nada que desabonasse o Claris.  Ele não é - óbvio - o supra-sumo da esportividade, mas cumpre o que promete. E, dizem, cumpre bem. Wink


Postado Por: ludmilaaa
Data de Publicação: 27 Ago 2014 as 23:06
Wink


Postado Por: monterscs
Data de Publicação: 20 Set 2014 as 18:25
O Claris é a versão mais atualizada do 2300. Pra quem quer um grupo de 8v é uma boa opçao e tem um preço mais acessível.


Postado Por: Rafaelleitee
Data de Publicação: 21 Set 2014 as 00:16
Estou rodando com o Claris 8v desde fevereiro e acho um muito bom grupo, tendo um ótimo custo x benefício.


Postado Por: murilohfranca
Data de Publicação: 18 Dez 2017 as 19:56
Hj em dia, praticamente 2018, os grupos Claris e Sora ainda valem um pouco a pena ou melhor partir logo pra um Tiagra?
Ouvi um papo q os Sora desregulam mto fácil, é real?
Estou pesquisando há um tempinho uma speed mas os preços estão assustadores.


Postado Por: afonsogrf
Data de Publicação: 18 Dez 2017 as 21:45
Originalmente postado por murilohfranca murilohfranca escreveu:

Hj em dia, praticamente 2018, os grupos Claris e Sora ainda valem um pouco a pena ou melhor partir logo pra um Tiagra?
Ouvi um papo q os Sora desregulam mto fácil, é real?
Estou pesquisando há um tempinho uma speed mas os preços estão assustadores.


Amigo, eu estou com um Claris R2000, é o modelo novo, o grupo é legal, mas o problema são as 8v, é muito pouco, frequentemente falta uma marcha, a cadência varia muito.

Se está procurando uma speed de entrada com grupo bom, quem leu o tópico da Strada R sabe, tem um cara de manaus vendendo a strada R por 3200, no mercado livre, e se pedir ele baixa mais, o cara é confiável. Ela vem com o Tiagra 10v novo, é a melhor pedida!



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Afonso,

https://www.instagram.com/afonsogrf/
https://www.strava.com/athletes/10471406

Niterói, RJ.


Postado Por: SPQR
Data de Publicação: 19 Dez 2017 as 13:27
Utilizei Sora 9v 2013 por pelo menos 13000 km em 3 anos. Pelo meu perfil, com percursos com altimetria baixa (em média 500m de ascensão) os câmbios e manetes cumpriram bem. As regulagens geralmente fiz a cada 2000 km. Atualmente troquei por um 105 (5800) de 11v. Que maravilha ... recomendo. 


Postado Por: newhouse
Data de Publicação: 20 Dez 2017 as 11:15
O problema dos grupos 8v é a amplitude, acho que o único cassete de 8v que casa legal é 12-23, se o percurso é plano vai de boa, mas se tiver muita subida complica. Porem, se o cara tiver perna dá pra compensar os buracos dos cassetes maiores, eu mesmo uso 8v em estrada até hoje. O sora é bom, não desregula fácil não, é bem resistente, o claris deve tá no mesmo nível, acho que dos grupos atuais só o tourney que fica devendo, mas pra um iniciante que não pedala pesado é até aceitável.

Mas se o financeiro tá pesando, no mercado de usadas dá pra encontrar as antigas caloi sprint com sora 2300 na casa dos 1.000, ou a strada com tiagra 9v ou sprint 20 com tiagra 10v na casa dos 1800.

Se for pra comprar novo, a caloi strada com claris tá meio cara, vale a pena apertar um pouco e pegar a rancing tentando chorar um preço bom.


Postado Por: capoeira
Data de Publicação: 19 Abr 2018 as 12:27
galera,
para quem tem um grupo antigasso, mistura de rx100 e 105 de 8v, um Sora 3500 seria um upgrade?
ou vale mais a pena procurar cassete 8v, corrente e coroas novas?



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