Calma, amigos, muita calma nesta hora para não haver confusão.Não tem muito mistério. A Reba que vem na Specialized é a mesma Reba que se vende oem, que tem curso que pode ir de 80 a 100 mm. Se não me engano existe uma versão que vai de 80 até 120 (tem que pesquisar direito). E essa "customização" que a marca do S faz nada mais é do que utilizar os espaçadores que já vêm internamente na canela e são fornecidos pela Rockshox. Se você tira o espaçador (e o guardar para não perder) a suspensão ficará com mais curso. O desenho que vem pintado na canela é para se ter uma referência do sag e do curso. Se observarem bem verão que pintado em linhas transparentes tem-se o curso delimitado até 80mm, quando os espaçadores estão na suspensão e o sag para 80 mm é observado na marca transparente. Pintando imediatamente à frente, de preto, mostra o curso até os 100 mm, que é quando se retirou o/os espaçadores. Não podemos ver na foto o número 90mm, porque pintado na canela ele não existe. Existem apenas, para referência, os cursos de 80mm e 100mm. Mas observa-se que o curso da suspensão está regulado para 90mm, pois a marca de 80mm é aquela imediatamente abaixo do 30% em preto. Abaixo do 20% preto é a marca de 90mm, que não está escrito. Se a suspensão estivesse com 80mm, o indicador do sag, que é aquele anel vermelho estaria na marca logo abaixo do 30% preto. Como tem um espaçador dentro da suspensão ela não está no curso máximo de 100mm ou 120mm. Se se retirar o espaçador se verá a marca dos 100mm e seu respectivo sag em preto. Repetindo as marcas de 10%, 20% e 30% transparente são para o sag de 80 mm e as marcas em preto são para o curso de 100mm. Tanto que, na sua suspensão vem um adesivo para indicar o curso de 90mm, como mostrado na foto, para suprir esta falta da escala, certamente para contensão de custos de fabricação... Então, para resumir, a sua suspensão está com o curso de 90mm. Se quiser mais curso, peça para o mecânico retirar o espaçador que o curso aumenta. A minha Reba, por exemplo, está com curso de 100mm, pois preferi o conforto em detrimento do desempenho da bike na subida, pois a SJ com curso original sobe muito bem, vc nem precisa inclinar o corpo para a frente porque a roda não empina de jeito nenhum nesta configuração, mas quando você muda o curso a geometria altera perceptivelmente, se fazendo necessário o ajuste na postura para as subidas mais íngremes. Abrcs.
|